braziliannews london

36
w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o m Londres, 23 a 29 de abril de 2009 Ano 9 / Número 369 banda navidad banda navidad Escândalo das passagens atinge Temer e Gabeira 20 09 06 BRASIL Israel pára em memória as vítimas do Holocausto MUNDO Poetiza brasileira Ana Maria Leocádio lança livro dia 28 BRAZILIAN BEATS Continua nas páginas 18 e 19 Continua na página 23 Cada vez mais, mulheres brasileiras optam ficar com a família ao invés de longas jornadas de trabalho "N ão sou dona de casa, sou mãe em tempo integral", falam em coro as mulheres que deixaram o mercado de trabalho para se de- dicar à educação dos filhos. Antes de a maternidade bater em suas portas, essa ideia jamais passaria por suas cabeças. Afinal, apren- deram desde crianças a investir na formação e carreira, livrando-se da dependência dos maridos, o que era comum no tempo de suas mães. Embora tenham optado por esse caminho, deixando para trás boas posições profissionais, todas re- cusam a pecha de "dona de casa", que se tornou quase um palavrão. "O termo é carregado de precon- ceito", diz a engenheira de compu- tação Alinye Amorim Yamada, de 29 anos. "Associam a faxineira ou a alguém sem qualificação." Opinião parecida tem a ex-mode- lo e ex-empresária Luciane Trapp, de 27 anos. "Basta falar que é dona de casa para as pessoas olharem para você com pena, ou acharem que você é inútil ou folgada por não ajudar o marido com as des- pesas." A ex-coordenadora de Re- cursos Humanos, Laís Rosa, de 24 anos, também não se sente bem no posto de "mulher do lar", pois sempre ouviu da sua própria mãe que "dona de casa é empregada doméstica de filhos e marido". Ivete Sangalo confirma gravidez durante show de Andrea Bocelli A cantora baiana Ivete Sanga- lo, 36, confirmou, durante a participação no show de Andre Bo- celli, em São Paulo, que está grávi- da de quatro meses. A informação vinha sendo mantido em sigilo pela cantora, que se recusava a falar so- bre assuntos pessoais. O anúncio foi feito em meio a uma gafe do músico Toquinho. Durante a apresentação nesta terça-feira, 21, o músico comentou sobre a gravidez ao chamar Ivete ao palco.

Upload: express-media-world

Post on 10-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Capa | Cada vez mais, mulheres brasileiras optam ficar com a família ao invés de longas jornadas de trabalho

TRANSCRIPT

Page 1: BrazilianNews London

w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o mLondres, 23 a 29 de abril de 2009 Ano 9 / Número 369

banda navidadbanda navidadEscândalo das passagens atingeTemer e Gabeira

200906

BRASILIsrael pára em memória as vítimasdo Holocausto

MUNDOPoetiza brasileiraAna Maria Leocádiolança livro dia 28

BRAZILIAN BEATS

Continua nas páginas 18 e 19 Continua na página 23

Cada vez mais, mulheres brasileirasoptam ficar com a família ao invés de longas jornadas de trabalho

"Não sou dona de casa, sou mãe em tempo integral", falam em

coro as mulheres que deixaram o mercado de trabalho para se de-dicar à educação dos filhos. Antes de a maternidade bater em suas portas, essa ideia jamais passaria por suas cabeças. Afinal, apren-deram desde crianças a investir na formação e carreira, livrando-se da dependência dos maridos, o que era comum no tempo de suas mães.

Embora tenham optado por esse caminho, deixando para trás boas posições profissionais, todas re-cusam a pecha de "dona de casa", que se tornou quase um palavrão.

"O termo é carregado de precon-ceito", diz a engenheira de compu-tação Alinye Amorim Yamada, de 29 anos. "Associam a faxineira ou a alguém sem qualificação."

Opinião parecida tem a ex-mode-lo e ex-empresária Luciane Trapp, de 27 anos. "Basta falar que é dona de casa para as pessoas olharem para você com pena, ou acharem que você é inútil ou folgada por não ajudar o marido com as des-pesas." A ex-coordenadora de Re-cursos Humanos, Laís Rosa, de 24 anos, também não se sente bem no posto de "mulher do lar", pois sempre ouviu da sua própria mãe que "dona de casa é empregada doméstica de filhos e marido".

Ivete Sangalo confirma gravidez durante show de Andrea Bocelli

A cantora baiana Ivete Sanga-lo, 36, confirmou, durante a

participação no show de Andre Bo-celli, em São Paulo, que está grávi-da de quatro meses. A informação vinha sendo mantido em sigilo pela cantora, que se recusava a falar so-bre assuntos pessoais.

O anúncio foi feito em meio a uma gafe do músico Toquinho. Durante a apresentação nesta terça-feira, 21, o músico comentou sobre a gravidez ao chamar Ivete ao palco.

Page 2: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

FMI prevê queda de 11% no comércio mundial em 2009Projeção mostra piora significativa em relação ao declínio de 2,8% previsto anteriormente pelo Fundo

O Fundo Monetário Inter-nacional (FMI) projeta recuo de 11% do volu-

me do comércio mundial de bens e serviços este ano, de acordo com o relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês). O número denota uma piora signi-ficativa em relação ao declínio de 2,8% previsto na divulgação ante-rior do documento, feita em janeiro. No próximo ano, o FMI prevê que o volume do comércio mundial cres-cerá apenas 0,6%, em comparação à previsão de crescimento de 3,2% na divulgação anterior do WEO.

O conselheiro econômico do FMI e diretor do Departamento de Pesquisa, Olivier Blanchard, avalia que a diminuição na demanda está levando à diminuição em produ-ção, em exportação e aumentos no desemprego em escala mundial. E o Fundo reitera que deveria ser evi-tado o protecionismo financeiro e comercial e cita mais uma vez que a rápida conclusão da Rodada de Doha "revitalizaria os prospectos para o crescimento global".

Com o declínio na atividade eco-nômica, o FMI calcula que as im-portações feitas pelas economias avançadas vão recuar 12,1% este ano. No próximo ano, a expectati-va do Fundo é de leve avanço de 0,4%. As importações das econo-mias emergentes vão cair 8,8% neste ano, prevê o FMI. Para 2010, o número estimado é de 0,6%.

Para as exportações, a projeção é de queda de 13,5% para as econo-mias avançadas neste ano e cresci-mento de 0,5% no próximo. Para os emergentes, as exportações devem recuar 6,4% em 2009 e subir 1,2% em 2010.

Muitos emergentes viram-se afetados pela queda pela deman-da por commodities, acrescenta o FMI. Desta forma, continua o Fun-do, os preços das matérias-primas devem permanecer, durante este

ano, próximos aos níveis que se encontram atualmente. Um avanço apenas moderado é esperado para 2010.

Para o FMI, é improvável que os preços tenham retomada rápida para os níveis registrados em 2007 ou no primeiro semestre de 2008. O petróleo, em particular, pode re-gistrar maior retomada dos preços no médio prazo, mas é improvável rápida recuperação para preços vis-tos no primeiro semestre de 2008.

Déficit fiscalO FMI prevê ainda que nas prin-

cipais economias avançadas, o déficit fiscal deve saltar para 10% do PIB neste ano, ante um número próximo a 2% em 2007 (em 2008, a expansão fiscal já começava apa-recer). Segundo o Fundo, neste nível, o déficit combinado das eco-nomias avançadas representaria nível muito maior do que o que foi experimentado desde a Segunda Guerra. No relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na si-gla em inglês), o Fundo acrescen-ta que metade desta deterioração projetada para 2009 reflete o im-pacto da implementação de estí-mulos fiscais.

Apesar dos números citados, o FMI reconhece que os governos forneceram estímulo substancial neste ano, mas avisa que este es-forço, no mínimo, precisa ser man-

tido, se não for o caso para que as medidas sejam aumentadas. "Pa-íses com espaço fiscal deveriam ficar preparados para introduzir novas medidas de estímulo confor-me forem necessárias". O principal risco no cenário atual, diz o FMI, é que a alavancagem financeira de longa duração nas economias avançadas conduza a uma para-lisação nos fluxos de capital no mundo, o que exigiria maior ajuste interno.

O FMI adverte que o balanço fis-cal também deve ter deterioração nas economias emergentes, saindo de um pequeno superávit em 2007 em direção a um déficit de 4% do PIB em 2009.

No cenário delineado pelo Fundo, os déficits fiscais das economias avançadas devem retornar para um nível próximo a 4% do PIB até 2014. De toda forma, diz o WEO, "a dívida pública subiria substancial-mente, de cerca de 75% do PIB em 2008 para quase 110% do PIB até 2014". O documento, no entan-to, cita uma outra projeção a par-tir de "um recente estudo do FMI" sugerindo que alguns fatores - por exemplo, necessidade de apoio do setor público para os fundos de pensão - poderiam elevar a relação dívida combinada dos governos/PIB nas economias avançadas do G-20 para 140% em 2014. (AE)

Os Estados Unidos e outros países ricos precisam ser

mais atuantes para ajudar a fechar um acordo histórico sobre mudan-ça climática este ano, disse uma importante autoridade da Organi-zação das Nações Unidas (ONU) em um encontro de ministros do Meio Ambiente.

A reunião de três dias dos países do Grupo dos Oito e das principais economias em desenvolvimento, inaugurada nesta quarta-feira, 22,

na Sicília, tem sido saudada como o ponto de partida para um acordo sobre mudança climática patroci-nado pela ONU, previsto para ser aprovado em dezembro em Cope-nhague.

Todos os olhos se voltaram para a delegação norte-americana, uma vez que o presidente Barack Oba-ma prometeu reduzir as emissões de gases-estufa dos EUA para os níveis de 1990 até 2020, injetando ânimo às negociações de Cope-

nhague. Seu antecessor, George W. Bush, rejeito o Protocolo de Kyoto, que será substituído pelo novo acordo deste ano.

"Não é suficiente e os EUA pre-cisam fazer mais," disse à Reuters Yvo de Boer, a principal autoridade da ONU para mudança climática.

"Sem a liderança dos países do G8, não haverá uma resposta in-ternacional à mudança climática. Esse encontro precisa mostrar o caminho." (Reuters)

ONU pede que G8 seja mais atuante no combate à mudança climática

Page 3: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Última Hora

Investimento estrangeiro cai para US$ 1,444

bi em marçoValor é menor que a metade do registrado no mesmo período do ano passado, quando o IED foi de US$ 3,083 bi

Os investimentos estran-geiros diretos no Brasil somaram US$ 1,444

bilhões em março, segundo infor-mou nesta quarta-feira, 22, o Ban-co Central. O ingresso foi inferior ao piso das estimativas colhidas no mercado pela Agência Estado, que variavam de US$ 2,5 bilhões a US$ 2,8 bilhões. O valor regis-trado no mês passado também foi menor que o observado em março de 2008, quando a entrada de IED somou US$ 3,083 bilhões.

O chefe do Departamento Eco-nômico do Banco Central, Altamir Lopes, explicou que o volume de IED em março ficou abaixo do esperado tanto pelo BC quanto pelo mercado por causa de duas operações de retorno de investi-mentos no final do mês passado. Uma delas foi relativa à venda de postos de gasolina e a outra de

venda de uma processadora de cartão de crédito por um banco estrangeiro.

Os investimentos estrangeiros em ações computaram um saldo positivo de US$ 852 milhões em março. O número é inferior ao re-gistrado em igual mês do ano pas-sado, quando houve um ingresso líquido por parte de estrangeiros de US$ 1,284 bilhão. De acordo com o BC, boa parte dos novos investimentos em ações ocorreu em papéis listados no mercado doméstico.

As ações negociadas no País registraram saldo positivo de US$ 844 milhões de investimentos es-trangeiros. Já os papéis negocia-dos na forma Depositary Receipts (Drs) terminaram o mês com saldo positivo de US$ 8 milhões.

Em março, o investimento es-trangeiro em título de renda fixa

seguiu trajetória contrária, com saída líquida de US$ 370 milhões. Em igual período do ano passado, o resultado havia sido positivo em US$ 4,065 bilhões. Segundo o BC, o saldo negativo nesse tipo de in-vestimento foi determinado pela saída líquida equivalente a US$ 1,079 bilhão registrada nos títu-los negociados no exterior. Papéis transacionados no mercado brasi-leiro terminaram o mês com saldo positivo de US$ 708 milhões.

Apesar do desempenho abaixo do esperado no mês de março, Altamir destacou que, no primeiro trimestre, o IED somou US$ 5,3 bi-lhões e mais do que cobriu o dé-ficit em conta corrente no período, que foi de US$ 5,02 bilhões. No acumulado dos 12 meses encerra-dos em março de 2009, o IED acu-mula US$ 41,601 bilhões. O valor corresponde a 2,88% do PIB. (AE)

Chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes.

Page 4: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Pergunta da semana:

Quem você acha que vai ganhar o Campeonato de Formula 1 deste ano?

Presidente - Fundador: Horácio Sterling

[email protected]

Diretor-Geral: Marcelo Mortimer

Diretora AdministrativaPatricia Zúñiga

[email protected]

Editora e Redatora: Paula Medeiros

[email protected]

Direção de Arte e Diagramação: Javier Reyes

[email protected] Izquierdo Real

[email protected]

Departamento Comercial: Rogerio Moura Lima

[email protected]

Colaboradores: Cláudia Stoy

Daniel NoceraDiego GazolaBetina Oliveira

Ednéia Rodrigues MirandaFábio Brito

Fernando RebouçasMarcus Fumagalli

Paula ScheidtRandes NunesRodolfo TorresYanna Barbosa

LondonHelp4U.co.uk

Distribuição: BR Jet Delivery

[email protected]

Impresso por Newsfax

Classificados: [email protected] conteúdo dos anúncios e clas-

sificados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade

dos anunciantes.

Brazilian NewsUnit 28 Skylines Village

London, E14 9TSTelephone: +44 (0) 207 987 1692

Fax: +44 (0) 207 987 9840

www.braziliannews.uk.com

Domingo no parque, imagem capturada pela leitora Luciana Campos.

Luiz Natividade, caixa.R: Felipe Massa ou Lewis Hamilton.

Issac Silva, chefe.R: Felipe Massa.

Carta do leitor

Olá! Boa tarde!Meu nome e Renata Formoso e moro em Londres há dois meses.Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo maravilhoso trabalho de vocês, que atualizam os brasileiros em Londres com notícias de ótima quali-dade, fazendo com que eles se sintam ‘em casa’.Vim morar em Londres em busca de estudo e ex-periência de vida. No momento estou trabalhando part time em um cafe no meu bairro e estudando bastante para logo ter fluência na língua inglesa. Renata Formoso.

Page 5: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

CMN libera R$ 12,6 bilhõespara setor agropecuário

Eis um breve panorama das ações do governo brasilei-ro para conter os efeitos

da crise financeira na economia. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na última quinta-feira, 16, a liberação de R$ 12,6 bilhões para o setor agropecuário. Desse total, R$ 10 bilhões serão destinados para uma linha de crédito que financiará a agroindústria e as cooperativas agropecuárias.

De acordo com o ministro da Fa-zenda, Guido Mantega, o setor de carnes será um dos beneficiados com a linha de crédito, que terá taxas de juros fixas de 11,25% ao ano.

A CVM também aprovou a libe-ração de uma segunda linha de crédito, de R$ 2,3 bilhões, para um programa de financiamento à estocagem de álcool. Além disso, elevou de R$ 1,7 bilhão para 2 bi-lhões os recursos do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop).

O Conselho Monetário Nacional ainda aprovou duas resoluções para regulamentar a linha de cré-

dito de R$ 5 bilhões aos projetos de habitação popular do Programa Mi-nha Casa, Minha Vida.

“A linha terá a Caixa Econômi-ca Federal como agente operador e o BNDES como fonte primária dos recursos. O objetivo é finan-ciar construtoras do setor privado que tenham gastos em projetos de infra-estrutura em edificações de empreendimentos imobiliários”, afirma o CMN.

Em outra frente de ação anticri-se, o presidente Lula informou que quer mudar o cálculo do rendimen-to da caderneta de poupança. Lula não chegou a definir uma data para essa alteração.

“Nós vamos discutir isso com carinho porque, primeiro, nós pre-cisamos proteger os poupadores. Segundo, nós não podemos permi-tir que pessoas que tenham muito dinheiro utilizem o dinheiro para aplicar na poupança. A poupança é para salvaguardar os interesses da maioria da população, que tem pouco dinheiro, para que ela não tenha prejuízo”, argumentou. “Nós queremos preservar aquilo que nós

temos de mais sagrado, que são os poupadores brasileiros.”

A medida visa impedir que a pou-pança se torne uma aplicação atra-ente para grandes investidores com a redução na taxa de juros.

“Na medida em que você co-meça a cair a taxa de juros, você precisa ter um equilíbrio, porque senão não é mais poupança, pas-sa a ser um investimento. Daqui a pouco, as grandes multinacionais vão querer colocar dinheiro na poupança. Então, nós precisamos apenas tomar cuidado para não quebrar um sistema que funciona adequadamente”, afirmou.

A declaração ocorreu poucas horas depois de a Receita Federal anunciar que a arrecadação do go-verno caiu pelo quinto mês conse-cutivo. De acordo com órgão, em março deste ano foram arrecada-dos R$ 53,261 bilhões entre impos-tos e contribuições federais. O va-lor é 1,11% menor do que o mesmo o mesmo período do ano passado, mas representa uma elevação de 17,84% se comparado a fevereiro de 2009.

Rodolfo Torres, de [email protected]

Por:

Setor agropecuário receberá verba para ajudar na crise financeira.

Page 6: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) prome-te realizar na próxima

quarta-feira (22) um discurso para reconhecer o "erro" ao ceder pas-sagens aéreas da cota a que faz jus como deputado para que fami-liares viajassem ao exterior.

Gabeira também entrou no novo escândalo da Câmara, mas "quer convencer a direção da Casa a mo-dificar as regras que disciplinam o uso das passagens".

"Em razão da ampla utilização de passagens aéreas nos gabinetes parlamentares, o presidente da Câ-mara reconhece que deputados, inclusive ele próprio, destinaram parte dessa cota a familiares e ter-ceiros não envolvidos diretamente com a atividade do Parlamento", afirmou Michel Temer em nota.

O presidente da Câmara criticou as brechas nas regras para uso da cota. "[O uso irregular das passa-gens ocorreu] porque o crédito era do parlamentar, inexistindo regras claras definindo os limites da sua utilização", afirma.

Gastos Até o TCU entrou no caso das

passagens aéreas. Dados de re-

portagem da Folha mostram que a despesa com passagens aéreas para os nove ministros do TCU (Tri-bunal de Contas da União) chegou a R$ 720.344,38 no ano passado, o que representa aumento de 45,2% em relação a 2007 e corresponde a uma média de R$ 80 mil anuais por integrante da corte.

O TCU é o responsável por fis-calizar a aplicação do dinheiro pú-blico. Segundo a reportagem, os valores não incluem as cotas indi-viduais a que os ministros do TCU têm direito a gastar livremente por ano com passagens, no valor de R$ 43,2 mil para cada um deles. Nos dois últimos anos, somente o ministro Raimundo Carreiro não usou a benesse.

O ministro Walton Alencar Ro-drigues, presidente do TCU no bi-ênio 2007/08, disse que "a verba de passagens existe há décadas e permite aos ministros cumprir agenda nacional porque o TCU é um tribunal com jurisdição em todo o país".

O procurador Marinus Eduardo Marsico, representante do Ministé-rio Público no TCU, se reuniu nesta segunda-feira com os diretores-

gerais da Câmara e do Senado para cobrar mudanças como a uti-lização de passagens aéreas pelos deputados e senadores.

Marsico está disposto a pedir ressarcimento de valores gastos de forma inadequada pelo Legis-lativo com as passagens e mover ações por improbidade administra-tiva caso o Congresso não atenda às recomendações do Ministério Público.

O procurador entende que os parlamentares estão proibidos de utilizar os bilhetes para viagens particulares ou repassá-las aos seus familiares. "O gasto dos par-lamentares com passagens aéreas deveria estar disponível na internet e vinculados exclusivamente a atos do mandato. A utilização das pas-sagens por parentes deveria ser uma prática paga com o próprio salário do parlamentar", afirmou.

Mudanças na Câmara Segundo a presidência da Câ-

mara, os gastos da Casa vão ser readequados com base na "trans-parência absoluta, redução e pu-blicidade para que todos a eles te-nham acesso". A Casa afirma que vai impor "marcos legais claros e

definitivos" nos próximos dias para dar transparência aos gastos legis-lativos.

Além de irregularidades no uso da cota aérea, a Câmara reconhe-ce "equívocos" na utilização das verbas de postagem, de impres-sos, no auxílio-moradia e na ver-ba-indenizatória --valor de R$ 15 mil destinado aos deputados para gastos mensais. "Daí porque o pre-sidente da Câmara dos Deputados determinou estudos para a reade-quação e reestruturação geral e definitiva de todos pagamentos fei-tos pela Casa", afirma a nota.

Líderes partidários, presidentes de partidos e integrantes do Con-selho de Ética utilizaram a cota de passagens aéreas da Câmara para transportar familiares e tercei-ros para viagens ao exterior --sem vínculo com atividades próprias do mandato. A partir de uma lista de bilhetes aéreos obtida pela Folha,

foi constatado que nomes como Mário Negromonte (PP-BA), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Ricardo Berzoini (PT-SP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) beneficiaram parentes com bilhetes aéreos pagos pela Casa.

Além deles, são citados na repor-tagem os deputados Ciro Gomes (PSB-CE), ex-candidato ao Planal-to; José Genoino (PT-SP), ex-pre-sidente do PT; Armando Monteiro Neto (PTB-PE), presidente da Con-federação Nacional da Indústria; e Vic Pires (DEM-PA), ex-candidato a corregedor da Câmara.

Os deputados alegam que o re-gimento não proíbe esse tipo de uso, já que não estabelece normas para a utilização de bilhetes no ex-terior. As medidas anunciadas nes-sa semana para regulamentar os gastos com passagens não fazem referências a viagens para fora do país. (Folha Online)

Brasil (geral)

Escândalo das passagens atinge Temer e Gabeira Prometendo "transparência absoluta", a Câmara dos Deputados anunciou nesta segunda-feira que vai realizar estudo para reestruturar os gastos executados pela Casa depois das denúncias de má utilização das passagens aéreas pelos parlamentares. Hoje, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-PR), admitiu que utilizou parte da cota de passagens para o transporte de familiares e pessoas não relacionadas com o exercício do seu mandato

Capa do jornal A Folha de S. Paulo desta terça-feira.

Incra compra fazenda que já foi invadida pelo MST no PR

O Instituto Nacional de Colo-nização e Reforma Agrá-

ria (Incra) no Paraná anunciou ter encerrado na quinta-feira, 16, o processo de compra da Fazenda Cajati, em Cascavel, no oeste do Paraná, onde devem ser assenta-das 106 famílias.

Com essa aquisição, o órgão atende a uma das principais reivin-dicações do Movimento dos Traba-lhadores Rurais Sem-Terra (MST) na região. A fazenda foi invadida em 1999, mas, com as negociações para a compra sendo realizadas, os sem-terra deixaram o local em 2004 e montaram o Acampamento Dorcelina Folador nas imediações, um lugar comumente utilizado para as manifestações do movimento.

O Incra investiu cerca de R$ 10

milhões, dos quais R$ 90,2 mil pa-gos em moeda corrente, devido às benfeitorias, e o restante por meio de Títulos da Dívida Agrária (TDA), com prazo de resgate até 2012.

Com 889 hectares disponíveis para a reforma agrária, a fazenda era propriedade da empresa Ima-par-Cajati Reflorestamentos e Agri-cultura. A compra deveria ter sido concretizada já em novembro de 2005. No entanto, vários entraves burocráticos vinham dificultando o negócio, o que levou a proprietária a cogitar a desistência. A compra foi feita com base no Decreto 433, de 24 de janeiro de 1992, que per-mite a aquisição de imóveis consi-derados de interesse social, mas não passíveis de desapropriação. (AE)

Page 7: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Em entrevista à Folha Online, por telefone, de Palm Dale

(Califórnia), Dornélio afirmou que fugiu de casa porque "apanhava muito" e que tinha conhecimen-to dos abusos que a irmã sofria. Os abusos começaram quando a jovem tinha apenas seis anos. Hoje ela tem 29.

Vendedor de celulares em Palm Dale, Dornélio é filho de Lindolfo com a brasileira Roseli Lima, que mora nos EUA e trabalha cuidan-do de idosos. Ele conta que fugiu de casa em 2001 porque apanha-va com fios elétricos e socos.

"Eu sabia dos abusos, mas eu nunca vi. Eu chamei a polí-cia quando eu fugi, só que eles não fizeram nada". Segundo ele, a violência doméstica aumentou quando sua mãe decidiu sair de casa em West Adams, na Cali-fórnia. "O medo que minha mãe sentia era devido às ameaças dele [do pai], que sempre falou que iria para o Brasil matar a mãe dela."

Dornélio descreve o pai como um homem violento. "Ele sem-pre estava bêbado ou drogado [segundo o filho, ele consumia maconha e crack], sempre esta-

va nervoso, dando 'porrada' em todo mundo", afirma.

Dornélio chegou a ligar para o avô paterno, que mora no Bra-sil, para relatar os abusos e as agressões, mas ele disse que "as mãos deles estavam amarradas porque era velho e vivia no Bra-sil". Com o mesmo sentimento de impotência, Dornélio temia chamar a polícia porque o pai ameaçava ferir sua irmã e os fi-lhos dela.

Logo após sair de casa, Dor-nélio morou um tempo na rua e ficou preso por seis meses após assaltar uma pessoa e levar US$ 400. Ao sair da prisão, em 2003, conheceu uma americana, teve um filho com ela e conseguiu um emprego de vendedor.

"Minha mulher sempre me per-guntava onde estava o meu pai e a minha mãe, mas eu falava que eles estavam mortos, eu tinha vergonha de falar tudo", disse. Ele decidiu procurar a polícia de-pois de contar toda a história à família de sua mulher.

"Eu procurei a polícia em 2003, mas não aconteceu nada. Eles não acreditaram em mim." Na mesma época, Lindolfo foi morar

em Las Vegas (Nevada) com a fi-lha, onde foi preso em 2005.

Condenação Lindolfo dispensou a ajuda de

advogado e se defendeu sozinho durante o julgamento. Foi conde-nado na última sexta-feira, em Los Angeles (Costa Oeste dos EUA).

"Eu acho que o tempo que eles deram para ele foi perfeito. É uma parte da nossa vida que a gente pode encerrar agora e continuar a vida, porque nós sabemos que ele não vai sair. Agora eu posso seguir em frente."

Ele disse ainda que estava ao lado da irmã quando soube da condenação. "Nos abraçamos, choramos, ela chorou mais do que eu. Ela estava contente que ele ia embora e, ao mesmo tem-po, triste por tudo que passara."

Lindolfo Thibes nega os cri-mes. Ele afirmou durante o julga-mento que a condenação era re-sultado de "provas fraudulentas e testemunhos mentirosos". Sobre as declarações do pai, Dornélio disse que não sabe se "ele está louco por falta de drogas ou se está mentindo apenas para ten-tar se livrar [da prisão]". (Folha Online)

Brasil (geral)

Funai lança programa de documentaçãode línguas indígenasO objetivo da iniciativa é fortalecer cerca de 20 línguas nativas que estão correndo o risco de desaparecer

A Fundação Nacional do Índio (Funai) lançou na terça-feira, 14, o progra-

ma de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas Brasileiras, em Brasília. O objetivo da inicia-tiva é fortalecer cerca de 20 lín-guas nativas que estão correndo o risco de desaparecer. Também foi aberta a exposição Tisakisu - Tradição e Novas Tecnologias da Memória elaborada pelos índios da etnia Kuikuro, localizada no Alto Xingu (MT).

De acordo com o presidente da Funai, Márcio Meira, o programa irá disponibilizar equipamentos digitais de alta tecnologia aos jovens índios para o registro das formas de comunicação indígena. "Documentar uma língua é mais do que escrever uma gramática ou um dicionário. É preciso reunir gravações em áudio e vídeo que representem todos os gêneros da fala indígena", afirmou.

O presidente da Associação

Indígena Kuikuro do Alto Xingu, Mutua Mehinaku, afirmou que, no início, a realização dos trabalhos da exposição foi difícil pela resis-tência dos mais velhos da tribo. "Quando começamos o trabalho foi difícil porque os mais velhos não aceitaram as câmeras, mas depois que explicamos que era para o futuro da língua do povo indígena, eles aceitaram", disse.

Com o programa, será criado um acervo digital, um dicionário, uma gramática básica, mídias de divulgação e publicações científicas, abrangendo as etnias localizadas no Parque Indíge-

na do Xingu, no estado de Mato Grosso. Segundo Meira, existem 180 línguas nativas no Brasil e a expectativa é de que o programa cresça e passe a documentar a língua de todo povo indígena do Brasil. "O programa será aplicado em várias etnias indígenas, a prin-cípio o foco é nos povos xinguano porque a iniciativa partiu deles", informou.

A exposição fica no Salão Ne-gro do Ministério da Justiça até o dia 14 de maio e apresenta um acervo de 11 vídeos, 100 fotos e dois filmes produzidos pelos ín-dios kuikuro. (Agência Brasil)

Filho de brasileiro condenado nos EUA diz que fugiu de casa e sabia do abuso da irmã "Eu sabia dos abusos e também apanhei, mas não podia fazer nada. Sentia-me impotente." A declaração é de Dornélio Thibes, 27, filho do brasileiro Lindolfo Thibes, condenado a 109 de prisão na última sexta-feira, 17, nos Estados Unidos, acusado de abusar sexualmente e agredir a própria filha, com quem teve três filhos, atualmente com quatro, sete e 11 anos

Page 8: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

mundo

França condena discursoiraniano, mas defende reunião da ONUApesar de retórica 'antissemita' de Ahmadinejad, chanceler diz que conferência sobre racismo teve avanços

O ministro de Assuntos Ex-teriores francês, Bernard Kouchner, defendeu nes-

ta terça-feira, 21, a Conferência Mun-dial sobre o Racismo da ONU pelos avanços com relação à anterior, em 2001, e reafirmou que seu país não deixará o encontro apesar do discur-so "antissemita" do presidente irania-no, Mahmoud Ahmadinejad. Em en-trevista à rádio Europe 1, Kouchner disse que defende a permanência da França na conferência por causa da adoção de "um texto no qual fi-gura tudo o que os países ocidentais querem, embora não seja perfeito."

Segundo o ministro francês, "mão é um sucesso absoluto, mas o co-meço de um êxito" em virtude dos avanços nessa declaração final, que menciona "o antissemitismo, a discri-minação de pessoas, a liberdade de expressão, o genocídio, a memória do Holocausto, os direitos das mu-lheres", lembrou.

Sobre o discurso de segunda-feira de Ahmadinejad, Kouchner o considerou "inadmissível" por causa de seu tom "antissemita", mas disse também que o presidente iraniano não podia ser impedido de falar já que é um dos membros da ONU.

O chanceler francês se distanciou da posição americana de boicotar a conferência, mas de manter sua in-tenção de diálogo com Teerã, e opi-nou: "É mais que um paradoxo, pode ser um erro". O embaixador da Fran-ça na conferência foi um dos que se retirou quando Ahmadinejad fez seu polêmico discurso.

Protesto ChecoA República Checa, que ocupa a

Presidência rotativa da União Euro-peia (UE), abandonou a Conferência Mundial sobre o Racismo da ONU, abandonou a reunião, segundo

confirmou nesta terça o embaixador checo no órgão em Genebra, Tomás Husák. Um total de 22 dos 27 países da UE - todos menos Holanda, Itá-lia, Polônia, Alemanha e a República Checa - permanecerão na conferên-cia e estão dispostos a assinar a de-claração oficial final.

As nações europeias ausentes, junto aos EUA, Israel, Canadá, Aus-trália e Nova Zelândia, consideraram que o encontro se transformaria em um fórum antissemita. As polêmicas palavras pronunciadas na abertura do evento por Ahmadinejad, que

Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, denunciou nesta segunda-feira, 20, o “racismo” de Israel e a cumplicidade dos Estados Unidos.

chamou Israel de racista, fez com que diplomatas europeus deixassem a reunião. Segundo o embaixador tcheco, foi por este motivo que seu país decidiu abandonar o evento.

"O discurso de ontem foi a gota d'água", disse Husák a jornalistas. A UE debateu até o último momento sua participação na Conferência e, em reunião em Bruxelas no domin-go, foi decidido sem consenso que os países-membros do bloco com-pareceriam, mas não aceitariam "ne-nhuma provocação."

A conferência pode aprovar entre esta terça e quarta seu documento oficial, como anunciou ontem a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, e como que-rem algumas delegações, como a

latino-americana, que temem a rea-bertura da discussão sobre um do-cumento alcançado por consenso após muitas negociações.

O documento não faz nenhuma menção a Israel e nem aos territórios ocupados, mas faz referência explíci-ta ao Holocausto e à necessidade de não esquecê-lo. Além disso, o texto não inclui o conceito de "difamação de religiões", apoiado por alguns países árabes e que foi excluído por-que as nações ocidentais temiam que pudessem afetar a liberdade de expressão. Pillay agradeceu publica-mente à delegação palestina e à Or-ganização da Conferência Islâmica por terem renunciado a pontos que lhes eram cruciais com o interesse de alcançar o consenso. (Efe)

Brasileiro coordena campos com 110 mil refugiados no Sri Lanka

Um brasileiro está no coman-do do atendimento aos mi-

lhares de refugiados deslocados de suas casas por causa do conflito entre o governo e rebeldes tâmeis no Sri Lanka. O carioca Gerson Brandão, que chefia o Escritório de Coordenação da Ajuda Humanitária no Norte do Sri Lanka, é responsá-vel por todos os campos de refugia-dos do país.

"Até agora temos 17 campos e mais dois sendo preparados que devem estar ocupados antes de sexta", disse ele à BBC Brasil.

Apenas na segunda-feira, 20, cerca de 35 mil pessoas fugiram da última região controlada pelo grupo rebelde Tigres Tâmeis, segundo o Exército do país.

Segundo Brandão, desde no-vembro de 2008, quando o Exército iniciou uma ofensiva para tentar es-magar o grupo, 110 mil refugiados fugiram da região.

"Do lado dos rebeldes, ainda há cerca de 100 mil pessoas. Não sa-bemos ao certo o número porque muita gente fugiu de barco para pa-íses como Índia ou Malásia", disse ele.

O Exército cingalês intensificou sua ofensiva contra os rebeldes nas últimas semanas. Segundo um cor-respondente da BBC, a vida para os civis na minúscula faixa de terra - com tamanho inferior a 20 km - é um "pesadelo".

O território vem sendo bombarde-ado há meses e, segundo a ONU, os Tigres Tâmeis estão impedindo a população de deixar a área. Os re-beldes negam as acusações.

Segundo Brandão o conflito já resultou em mais de quatro mil mor-tes de inocentes só nos últimos três meses.

Comida Brandão fica baseado em Van-

ni, a cerca de 60 km da faixa que divide as duas áreas, considerada o lugar mais perigoso para os civis em fuga, segundo ele. "Essas pes-soas estão exatamente na linha de frente quando tentam atravessar", diz.

"Quando essas pessoas chegam da zona de conflito, elas chegam sem absolutamente nada. Elas per-deram literalmente tudo, a casa que tinham, a moto, o carro. Ao atraves-sarem, a sensação delas é apenas de alívio."

Brandão é quem coordena a dis-tribuição de comida, roupas e água para essas pessoas, além de bus-car apoio em hospitais e de procu-rar por novos campos de refugiados caso necessário, como em igrejas, escolas e outros prédios públicos até que os novos campos sejam construídos.

"Essas são pessoas que durante 25 anos viveram nessa situação de guerra, com alguns intervalos de seis meses apenas. Então, hoje em dia passar para o lado do governo é um sentimento de alívio, apesar de terem perdido tudo", disse Bran-dão, que citou a conversa tida com um refugiado recém-chegado que disse: "Ontem vivi a melhor noite dos últimos dois anos, porque sa-bia que não tinha bomba pra cair na minha cabeça".

O brasileiro ainda citou uma famí-lia recém-chegada, que nos últimos cinco meses mudou de casa ou de vilarejo 17 vezes. "Isso acontece porque chegavam num lugar e a li-nha de frente se aproximava, então eles mudavam de novo, seja para a casa de um primo, um templo, onde achavam abrigo". (BBC/Brasil)

Page 9: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Israel para em memória das vítimas do Holocausto Durante dois minutos,

alarmes soaram por todo país para lembrar os 6 milhões de judeus mortos na 2ª Guerra

Israel parou totalmente duran-te dois minutos nesta terça-feira, 21, enquanto alarmes

de bombardeios aéreos soavam por todo o país para lembrar os seis milhões de judeus que foram mortos durante o Holocausto, na 2.ª Guerra Mundial, há cerca de seis décadas. As autoridades isra-elenses prometeram que não have-rá um segundo massacre.

Como sinal de respeito, os carros pararam e as pessoas diminuíram seus passos. Muitos abaixaram a cabeça. Em um ato oficial, flores foram colocadas em Yad Vashem, memorial do Holocausto em Isra-el. Restaurantes, bares e locais de entretenimento também fecharam suas portas.

No começo da cerimônia do dia das vítimas do Holocausto, na segunda-feira à noite, o primeiro-ministro israelense Benjamin Ne-tanyahu criticou o presidente suíço

por ter se reunido com o líder ira-niano, Mahmud Ahmadinejad, an-tes da conferência da ONU sobre o racismo. Ahmadinejad sugeriu que o Holocausto nunca aconteceu e em várias ocasiões pediu a aniqui-lação de Israel. Na reunião em Ge-nebra, o iraniano acusou na segun-da o Ocidente de usar o massacre como "pretexto" para agressões contra os palestinos.

"Não vamos tolerar que aqueles que negam o Holocausto realizem um novo massacre contra o povo judeu. Essa é a tarefa mais im-portante dos que estão em Israel e é minha tarefa mais importante como primeiro-ministro", afirmou Netanyahu em um discurso em Yad Vashem. Israel não participou da conferência sobre o racismo, que também foi boicotada pelos Esta-dos Unidos e outros oito países. (Associated Press)Silvan Shalom, vice-premiê de Israel, visita Auschwitz, campo de concentração nazista na Polônia.

AP

AP

EUA lembram uma década do massacre de Columbine

Os americanos marcam nes-ta segunda-feira, 20, os 10

anos do massacre de Columbine, em que dois alunos de um colégio no Estado do Colorado mataram 12 alunos e um professor. A escola Co-lumbine High School, onde ocorreu o massacre, não abrirá nesta segun-da, em homenagem aos mortos. Uma sessão especial de lembrança da tragédia está marcada para esta segunda-feira na cidade.

No dia 20 de abril de 1999, os adolescentes Eric Harris e Dylan Klebold invadiram a escola arma-dos, matando pessoas a esmo e depois se suicidando. No domin-go, centenas de pessoas participa-ram de uma vigília em um parque próximo à escola Columbine High School. Kirsten Kreiling, presidente da Fundação Columbine Memorial, que representa os familiares das ví-timas, estima que mil pessoas parti-ciparam da vigília de domingo.

"Esta é uma hora para a comuni-dade voltar a se unir como ela fez há 10 anos, no dia das mortes", afirmou Kreiling. A filha de Dave Sanders, o único professor morto no episódio, disse que o aniversário de 10 anos da tragédia é o momento certo para finalmente deixar o caso para trás.

"Nós passamos os últimos 10 anos lembrando o dia da sua morte. Eu acho que de agora em diante, vamos tentar é celebrar a sua vida", disse Connie Sanders. O diretor de Columbine, Frank DeAngelis, tam-bém está entre as pessoas que devem participar das homenagens desta segunda-feira. Ele prometeu que só deixará o cargo no dia que todas as crianças que estava no jardim de infância na época do in-cidente tiverem completado todo o ensino básico.

Na sexta-feira, o governador de Colorado, Bill Ritter, ordenou que as

bandeiras fossem hasteadas a meio pau em prédios públicos. O massa-cre de Columbine reabriu o debate sobre porte de armas nos Estados Unidos, um tema que é polêmico até hoje. Desde Columbine, outros massacre do tipo aconteceram no país, entre eles o da Universidade de Virginia Tech, onde 32 pessoas foram mortas por um estudante em abril de 2007.

Histórico Segundo a rede CNN, o massa-

cre de Columbine causou grande atração midiática, principalmente quando as equipes de operações especiais da polícia cercaram a escola, ajudaram dezenas de alu-nos, empregados e professores a escapar, e encontraram Klebold e Harris mortos. Imediatamente, co-meçou um acalorado debate sobre a facilidade de acesso a armas de fogo, a influência dos videogames violentos nas mentes dos jovens, e a atenção ou falta dela por parte de pais em direção aos filhos com conflitos emocionais ou problemas psicológicos.

Na versão apressada que surgiu do ataque em Columbine emergi-ram rumores: que uma menina tinha sido morta após dizer que acredita-va em Deus, ou que Klebold e Har-ris se sentiam vítimas de abusos de outros estudantes. Estas duas afir-mações, e o suposto fascínio dos dois com jogos "góticos" de fantasia e vídeos, foram negadas por inves-

tigadores, embora permaneçam na mente do público.

O estudo das mensagens deixa-das pelos suicidas e uma análise das ações de ambos, planejadas durante mais de um ano, mostram que Harris e Klebold queriam cau-sar um massacre generalizado que superasse em violência o cometido em 1995 por Timothy McVeigh em Oklahoma City. Esse, que continua sendo o ataque terrorista mais mor-tífero cometido por um indivíduo nos Estados Unidos, deixou 168 mortos e

800 feridos. Mas, ao contrário de Mcveigh, que tinha uma motivação política, Harris e Klebold só queriam terminar seus dias em uma heca-tombe.

Todos os estudos, exames de consciência, polêmicas, medidas adotadas para o controle de armas de fogo, programas de atendimento psicológico para os adolescentes e sermões de políticos e líderes reli-giosos não impediram que, desde 1999, ocorressem outros ataques em escolas.

Também não impediram que, quatro dias antes do oitavo aniver-sário do massacre em Columbine, o estudante Seung-hui Cho, armado com uma pistola automática Glock e outra Walther P22, percorresse por quase três horas os arredores da universidade Virginia Tech, onde matou 32 pessoas e se suicidou. (BBC/Brasil com Efe)

Page 10: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

A reunião da Alternativa Bo-livariana para as Améri-cas (Alba) terminou nesta

sexta-feira, 17, não só rejeitando o documento final da V Cúpula das Américas, a ser realizada em Trini-dad e Tobago, mas pedindo uma transformação radical do modelo capitalista para salvar a Terra. A po-sição da Alba foi expressada em um documento divulgado ao término da reunião intitulado "Documento dos países da Alba em relação com a V Cúpula das Américas", lido pelo pre-sidente venezuelano, Hugo Chávez.

A rejeição ao projeto do docu-mento final da Cúpula das Américas se baseou em duas premissas. A primeira, que o documento "não dá resposta à crise econômica global" que, na opinião da Alba, "constitui o maior desafio ao qual a huma-nidade enfrenta em décadas". E a segunda, que "exclui injustificada-mente Cuba" sem levar em conta o consenso geral de todos os países latino-americanos e do Caribe con-tra o bloqueio e a discriminação que os Estados Unidos mantêm contra esse país caribenho.

"São as duas grandes objeções que fazemos ao documento" disse Chávez antes de tornar públicas as "proposições" que, segundo a Alba, devem ser "debatidas a fun-do". A posição da Alba começa

afirmando que na raiz dos atuais problemas do mundo, tanto os econômicos, como os alimentícios e os ambientais, está o sistema ca-pitalista. Explica que isso se deve a que o capitalismo subordina tudo à obtenção de lucro, sem importar o custo que em nível humano e ecológico a Terra e seus habitantes sofram.

O texto respalda esta colocação com a afirmação que atualmente estão sendo destruídos um terço

mais dos recursos que o planeta pode regenerar, o que leva a pro-jetar que em 2030 fariam falta dois planetas para manter este ritmo de depredação. Também destaca que a crise já aumentou em 100 milhões o número de famintos no mundo e em cerca de 50 milhões o de desempregados.

Coloca, por isso, a necessidade de ativar um modelo alternativo ao capitalismo, que se baseie na soli-dariedade, na complementaridade

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, prometeu

nesta terça-feira, 21, durante o primeiro aniversário de seu his-tórico triunfo eleitoral, manter as exigências de melhores benefí-cios para seu país na hidroelétrica

de Itaipu, dentro das negociações que acontecem atualmente com o Brasil.

"Não somos parceiros de 'se-gunda' do Brasil, somos parceiros e discutimos de igual para igual, com dignidade, sem pedir miga-lhas", afirmou.

Além disso, afirmou que vai se-guir com seu "compromisso de combater a corrupção do país", após ordenar uma reforma minis-

terial na qual trocará o comando de quatro pastas.

"Cada Ministério, cada secre-taria de Estado deve denunciar e extirpar o câncer da corrupção que nos traz a pobreza e a misé-ria", disse Lugo em um comício em San Lorenzo, próxima a As-sunção.

O ato foi organizado pela Alian-ça Patriótica para a Mudança (APC), uma coalizão de ampla

base ideológica liderada pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), segunda maior legenda do país, que levou o ex-bispo ao poder no pleito geral de 20 de abril passado.

Esse triunfo pôs fim a 61 anos ininterruptos de governos do Par-tido Colorado.

O aniversário da vitória eleito-ral foi encoberto por uma nova denúncia de paternidade contra

Lugo, uma semana depois de o líder reconhecer que é pai de uma criança que tem agora dois anos.

A nova denunciante é Benigna Leguizamón, de 27 anos, assegu-rou nesta terça-feira que o presi-dente paraguaio é pai do segun-do de seus quatro filhos, nascido em 9 de setembro de 2002, em um povoado do departamento de San Pedro (centro), onde naquela época Lugo era bispo emérito.

Países da Alba rejeitam declaraçãoda Cúpula das AméricasResolução lida por Hugo Chávez diz que ata de reunião americana 'não dá resposta à crise' e 'exclui Cuba'

Raúl Castro e Hugo Chávez discursam na Alba.Reu

ters

Lugo promete manter exigências sobre Itaipu

e na harmonia com a Terra, e não no saque de seus recursos. Após esta exposição de princípios, o do-cumento se fixa em aspectos con-cretos e diz que os resultados da última reunião do Grupo dos Vinte (G-20, que reúne países mais de-senvolvidos e principais emergen-tes) em Londres não levam a uma solução dos problemas do mundo.

Ainda assinala que instituições como o Fundo Monetário Interna-cional (FMI), que foram potencia-lizados nessa reunião, deveriam desaparecer porque foram fatores importantes na gestação e desen-volvimento da crise econômica mundial. O documento insiste em que reforçar instituições que estão na gênese do problema agravará uma crise cuja solução só é viável dentro de uma "nova ordem econô-mica mundial."

Além do G-20Adverte, além disso, que essa

nova ordem não deve ser resultado das decisões tomadas por um gru-po de países privilegiados, como os do G-20, mas resultado de um debate no qual participem todos os membros da Organização das Na-ções Unidas (ONU). Lembra, tam-bém que esses países privilegia-dos têm uma dívida ecológica com o mundo, já que são responsáveis por 70% da poluição atmosférica que sofre o planeta.

Por outro lado, considera que iniciativas para substituir os com-bustíveis fósseis por "agrocom-bustíveis" requerem uma análise profunda, porque poderiam pro-vocar escassez de alimentos que

são básicos para grandes setores da humanidade. Nessa linha, de-fende que a saúde, a educação, a água e as telecomunicações sejam declarados Direitos Humanos, dis-ponham de acesso universal e não sejam "mercantilizados."

A declaração dedica seus últimos pontos a aspectos relacionados di-retamente com os Estados Unidos. Assim, reivindica a mudança da política migratória de Washington e exige a demolição do muro levan-tado em parte de sua fronteira com o México, porque ser emigrante "é um direito humano, não um deli-to". Reivindica também do novo governo americano, que responda às expectativas de mudança que despertou no mundo e abandone a "longa e nefasta tradição" de inter-vencionismo em outros países.

O pedido se estende a outras práticas como as "operações en-cobertas, a guerra midiática e o fi-nanciamento de grupos desestabi-lizadores". Essa colocação se junta à exigência de que a "legítima luta contra o narcotráfico" não seja uti-lizada por Washington como uma nova "desculpa" para intervir em outros países.

No caso de Cuba, lembra que no dia 16 de dezembro, todos os pa-íses latino-americanos e do Caribe pediram o fim do bloqueio a essa ilha. Finalmente, o documento ex-pressa que as mudanças propos-tas na declaração final da V Cúpula das Américas não vão ser aceitas e convoca os povos da região e do mundo para se organizar e mobili-zar para consegui-los. (Efe)

Page 11: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Por:

Daniela Romã[email protected]

Dia 25 Abril reconstituído passo a passo na InternetA "Revolução dos Cravos" vai ser recordada e os momentos recontados minuto a minuto na internet, ao longo do dia 25, num microblog da rede social Twitter. "Uma forma diferente de comemorar o 25 de Abril", contando como foi a revolução através de uma ferramenta muito utilizada pelas gerações mais novas que nasceram depois do derrube da ditadura

Paulo Jacob, técnico de informática português radicado na Irlanda há

cinco anos e mentor da iniciativa, contou como nasceu esta idéia. Da conversa com José Felício, profes-sor do primeiro ciclo licenciado em Filosofia e também "apaixonado pelas novas tecnologias", os dois amigos naturais do Porto decidi-ram recorrer ao Centro de Docu-mentação 25 de Abril da Universi-dade de Coimbra para reconstituir, com o máximo rigor, a cronologia da revolução.

Para os dois amigos, ambos na casa dos 40 anos, esta iniciativa é "uma forma diferente de comemorar o 25 de Abril. Explicando como tudo funcionará, Paulo Jacob disse "Con-seguimos uma 'timeline' (linha de tempo) bastante interessante. Com

um pequeno programa que estou a fazer, vamos tentar que o Twitter en-vie mensagens a determinadas ho-ras, correspondentes aos principais momentos do 25 de Abril".

Ao longo de cerca de 24 horas, serão publicados dezenas de "twit-ts" (mensagens do Twitter), assina-lando a hora e minuto que aconte-

ceu cada evento. "Vamos publicar também “links” para o arquivo de som da Universidade de Coimbra, para a leitura de comunicados, para fotografias e para outros do-cumentos", relatou o mentor à agencia noticiosa.

O primeiro "twitt" será publicado em http://twitter.com/25Abril1974

às 22horas de 24 de Abril, estando previsto que uma das mensagens iniciais seja uma ligação à grava-ção do momento em que a Emis-sora Nacional transmitiu a canção de Paulo de Carvalho "E Depois do Adeus", o sinal combinado pe-los capitães do MFA para iniciar a revolução. "Grândola, Vila Morena"

será outras das canções a ouvir nesta reconstituição.

Já para o dia 26 Paulo Jacob ex-plica que "a minha idéia é colocar o código fonte do programa e toda a cronologia" no blog http://250474.blogspot.com”, acrescentando o português que "a máquina estará ligada para repetir tudo em 2010".

Cão português escolhido para Casa BrancaBarack Obama prometeu e

cumpriu, oferecendo um cão às suas filhas como compen-sação pela paciência demonstra-da durante a campanha eleitoral. O nome “Bo” foi escolhido por Sasha e Malia, segundo o "Wa-shington Post" online, porque os seus primos têm um gato cha-mado Bo. Segundo este jornal, o primeiro encontro "secreto", entre a família e o cão de água português, aconteceu há já algu-mas semanas na Casa Branca. A primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, já anteriormen-te tinha revelado à revista People a sua preferência para o cão de água português.

Uma fonte que estava presente na altura disse que “Bo” encan-tou a família Obama, sentou-se quando as crianças se sentaram, levantou-se quando estas se le-vantaram. O cão de água portu-guês foi escolhido para ir morar para a Casa Branca por ser con-siderada uma raça adequada a pessoas com alergias, como é o

caso de Malia.O presidente reconheceu que a

resolução da escolha do cão foi mais difícil que imaginava e re-centemente brincou dizendo que "foi mais difícil do que encontrar um secretário do Comércio". A procura do companheiro de qua-tro patas para a nova presidência suscitou um enorme entusiasmo nos EUA, com os cidadãos a su-gerirem várias alternativas, mes-mo tendo em conta que Malia tem alergias ao pêlo de cão.

Também conhecido por Cão de Pescador, o Cão de Água Portu-guês é meigo, leal e de extrema obediência, capaz de estabelecer laços de cumplicidade muito in-tenso com os donos. Este com-panheiro de quatro patas é ami-gável e dá-se bem com crianças, têm imensa energia e está sem-pre pronto para brincar.

Sendo um cão que adora a água, foi sempre uma companhia dos navegadores portugueses. Durante os descobrimentos, há 500 anos, este cão era um bom

ajudante e uma companhia ines-timável, fazendo muitas vezes o papel de mensageiro.

Mais tarde, o Cão de Água transformou-se num companhei-ro do pescador artesanal, sempre pronto para se atirar para den-tro de água e com facilidade em identificar cardumes de peixe e tubarões. Era considerado o me-lhor e mais fiel amigo dos homens do mar. Atualmente esta raça está a ser treinada para realizar bus-cas e salvamentos em ambientes marinhos ou fluviais.

O Cão de Água português têm porte médio podendo medir entre 50 a 57 cm de altura no caso dos machos, enquanto que as fêmeas não ultrapassam os 52 cm. Têm dois tipos de pelo, um comprido e ondulado e outro mais curto e encaracolado. Habituam-se a todo o tipo de situações embora prefiram espaços amplos. Podem ser pretos, castanhos ou brancos e são excelentes cães de guar-da, reportou o Jornal de Notícias. (Daniela Romão)

Page 12: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Taxa de desemprego trimestralno Reino Unido sobe para 6,7% Número de desempregados no país atinge 2,1 milhões, mas ministro das Finanças prevê recuperação econômica

O desemprego no Reino Unido atingiu 2,1 mi-lhões de pessoas nos

três meses até fevereiro, com base na medida mais ampla da Organi-zação Internacional do Trabalho, o nível mais alto desde os três meses até setembro de 1997, informou o Escritório Nacional de Estatísticas. A taxa de desemprego correspon-dente subiu para 6,7%, alta de 0,6 ponto porcentual em relação aos três meses anteriores.

Em dado separado, o número de pessoas que pediram auxílio-de-semprego em março subiu 73.700, após alta revisada de 136.600 em fevereiro. Isso elevou o número to-tal de pedidos para 1,46 milhão, o maior desde setembro de 1997.

O 13º mês consecutivo de au-mento nos pedidos ficou abaixo do esperado por economistas, que previam alta de 120 mil. As infor-mações são da Dow Jones.

RecuperaçãoO ministro da Fazenda do Reino

Unido, Alistair Darling, disse nesta quarta-feira, 22, que a economia

britânica vai voltar a crescer no final do ano, mas que o Produto Interno Bruto do país deve ser 3,5% menor do que o de 2008.

O número é o pior desde o final da Segunda Guerra Mundial e é consequência de uma recessão que, segundo Darling, poderá ser superada graças às medidas orçamentárias propostas pelo go-verno.

Na apresentação das contas no Palácio de Westminster, o ministro confirmou que o PIB (Produto Inter-no Bruto) contraiu 1,6% no último trimestre de 2008 e que o número "será semelhante" para o primeiro trimestre de 2009.

"Minha previsão é que o retroces-so do PIB para todo o ano será de 3,5%, na linha de outras previsões independentes", disse Darling, que previu que a recuperação chegará em 2010, graças "à recuperação da demanda mundial, aos benefícios dos preços baixos e das medidas substanciais iniciadas."

"Prevejo um crescimento de 1,25% em 2010", anunciou o mi-

nistro, que declarou que esse crescimento se cimentará em uma expansão do investimento em em-presas das indústrias do futuro, como as de baixas emissões de gases poluentes, as manufaturei-ras mais avançadas e as telecomu-nicações.

O PIB de 2010 será positivo, mas Darling considerou que os primei-ros sinais de crescimento começa-rão a ser vistos "por volta do final" de 2009, um ano difícil, mas no qual "a economia britânica sofrerá menos que a Alemanha, menos que o Japão, menos que a Itália e menos que toda a zona do euro."

"A economia britânica é diver-sa, flexível e forte, razão pela qual podemos ter confiança na recupe-ração", disse o ministro da Econo-mia, acrescentando que a inflação continuará "caindo bruscamente, situando-se em 1% este ano."

Em 2011, concluiu Darling, a re-cuperação será um fato, com uma taxa de crescimento do PIB em torno de 3,5%, para se consolidar nos anos seguintes em torno de

2,75%. Porém, os esforços para reativar

a economia custarão caro para o governo. Segundo Darling, a dívi-da pública do Reino Unido subirá a

59% do PIB no ano fiscal 2009/2010, e para 68% em 2010/2011. No ano fiscal 2008/2009, a dívida pública britânica ficou em 43,1% do PIB. (Agências Internacionais)

Inglaterra planeja criar maior banco de gêmeos do mundo

O "TwinBank" (banco de gê-meos) já tem o suporte do

serviço público de saúde, mas ain-da busca recursos financeiros.

Os cientistas pretendem contatar 500 mil dos 640 mil pares de gê-meos estimados na Grã-Bretanha e recrutar 300 mil deles para o banco de dados, que permitirá comparar gêmeos idênticos e não idênticos em escala inédita.

"O banco de gêmeos é importan-te para discriminar qual é o papel da genética e do ambiente em de-terminadas doenças e comporta-mentos frequentes, como câncer, diabetes, autismo e asma, em que cada vez mais os genes estão sen-do envolvidos", afirma Decio Bru-noni, coordenador do Centro de Genética Médica da Unifesp (Uni-versidade Federal de São Paulo).

De acordo com Salmo Raskin, presidente da Sociedade Brasilei-ra de Genética Clínica, os estudos com gêmeos estão sendo retoma-dos após um intervalo graças aos avanços da genômica, "que permi-tem estudar o genoma quase com-pleto das pessoas".

Para o médico, o projeto preten-de reunir um grande número de participantes para tentar detectar variabilidades raras que são res-ponsáveis por doenças frequentes -até hoje, o que se fez foi o oposto, diz ele.

Outras aplicações incluem inves-tigações sobre epigenética, um fe-nômeno em que genes são ligados e desligados, e temas de caráter social, como paternidade, educa-ção e os efeitos da pobreza. (Folha Online)

Pesquisadores do King's College London, na Inglaterra, planejam reunir informações sobre a saúde e o DNA de 300 mil pares de gêmeos para investigar as origens genéticas e ambientais de doenças e comportamentos.

Page 13: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Seminário: Como criar seu negóciobrasileiro no Reino Unido

A Embaixada do Brasil em Lon-dres, com o apoio da Asso-ciação Brasileira (BASE) e

a Innovative Enterprise Action (IEA), promove o seminário “Como criar seu negócio brasileiro no Reino Unido”, na próxima terca-feira, 28, a partir das 17:30 horas, na Embaixada do Brasil (32 Green Street).

O evento visa a informar pequenos e médios empresários brasileiros e aqueles que planejam abrir um novo empreendimento brasileiro ou voltado à comunidade brasileira no Reino Unido sobre os requisitos necessários para a abertura de uma empresa no país. Se-rão realizadas apresentações, seguidas de debates, sobre temas como opor-tunidades de negócios em Londres, plano de negócios (business plan), as-pectos legais e adaptação intercultural no ambiente de negócios britânico. A apresentação de um caso de sucesso encerrará as palestras e será seguida de sessão de perguntas e respostas.

A participação no evento é gratuita, no entanto a inscrição prévia é essen-cial dado o número limitado de vagas. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail [email protected]

Maiores informações: Álvaro Piton, no telefone 077 2991 8448 de segunda a quinta, das 13h às 17h.

Paula [email protected]

Por:

Inner Space organiza palestra em Português No sábado, 25, a partir das 18

horas, o inner Space abre suas portas mais uma vez para re-ceber a comunidade brasileira. O tema da palestra deste mês é “Sem Problema”, ou seja, quando as pes-soas usam muito essa expressão e se acomodam sem lutar para trans-por os obstáculos da vida.

As palestras do inner space são sempre gratuitas, porém é neces-sário fazer uma inscrição por e-mail

[email protected] (em Portu-guês) ou pelo telefone 020 7836 6688 (em Inglês).

Mais informações e cursos ofere-cidos pelo Inner space você encon-tra no website www.innerspace.org.uk. O vídeo (http://www.londresbra-sil.com/arquivo/outros-programas/conheca-um-lugar-para-relaxar-e-meditar-de-graca-no-centro-de-londres/) também mostra informa-ções sobre o centro.

Londres sedia-rá congresso sobre cura da homossexuali-dade

Neste fim de semana aconte-ce em Londres um seminário

para "amigos, familiares e religiosos" que pretendem ajudar gays a deixa-rem a homossexualidade para trás.

Estudo recente realizado entre te-rapeutas ingleses mostrou que 6% deles têm tentado curar pacientes da homossexualidade.

São estes terapeutas, além de pais que condenam a homossexu-alidade de seus filhos, e religiosos, o grupo esperado para este con-gresso.

Page 14: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Gigantes hipotecárias dos EUApagarão US$ 210 mi em bônus até 2010

As gigantes hipotecárias americanas Fannie Mae e Freddie Mac, atualmen-

te sob administração do governo, devem pagar cerca de US$ 210 mi-lhões em bônus a 7.600 emprega-dos em 18 meses, segundo carta do administrador de ambas, James Lockhart, ao senador republicano Charles Grassley.

Lockhart – que é diretor da FHFA (Agência Federal de Financiamento da Habitação, na sigla em inglês, agência do governo que agora controla a Fannie Mae) – informa no texto que o valor mais alto a ser pago a um único executivo nesse período será de US$ 1,5 milhão. Segundo a carta, aproximadamen-te US$ 51 milhões em bônus foram pagos no fim do ano passado, com o restante programado para este ano e o início do próximo.

Ele justifica os bônus na carta a Grassley como "vitais para manter talentos nas duas empresas, as principais fontes de crédito para as hipotecas nos EUA". "Não é re-alista esperar que empregados ex-perientes e habilidosos continuem indefinidamente em uma empresa se não oferecermos incentivos ra-zoáveis."

A questão dos bônus a executi-vos tem estado no centro das aten-ções desde que a seguradora AIG,

que sofreu prejuízos bilionários no ano passado – US$ 61,7 bilhões no quarto trimestre e de US$ 99,289 bilhões em 2008 como um todo (ambos recorde) –, pagou US$ 165 milhões em bônus a seus executi-vos.

Há algumas semanas, a Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados) dos EUA aprovou um projeto de lei que impede as em-presas que receberam ajuda do governo de conceder bônus a seus executivos. No mês passado, foi proposta a taxação em 90% das bonificações.

O programa de bônus da Fre-ddie Mac envolve 4.057 funcioná-rios, cerca de 80% do quadro da empresa, enquanto o da Fannie envolve 3.545 empregados, ou cer-ca de 61% do total.

Neste ano, 92 funcionários da Freddie receberão bônus de US$

100 mil ou mais e um receberá pouco mais de US$ 675 mil, diz a carta. Na Fannie, 121 funcionários receberão de US$ 100 mil ou mais neste ano, e o valor máximo a ser pago é de US$ 705 mil.

Entre os bônus milionários a se-rem pagos na Freddie no período estão os do diretor-operacional, Michael Williams (US$ 1,3 milhão); do vice-diretor-financeiro, David Hisey (US$ 1,1 milhão); e os de vice-presidentes-executivos Tho-mas Lund, responsável pela área de hipotecas, e Kenneth Bacon, da área de desenvolvimento imo-biliário e de comunidades (US$ 1 milhão cada).

A Freddie Mac teve um prejuízo de US$ 50,1 bilhões no ano pas-sado, dos quais US$ 23,9 bilhões apenas no último trimestre. Já a Fannie Mae perdeu US$ 58,7 bi-lhões em 2008. (Folha Online)

AIG fecha acordo para obter mais US$ 30 bi em ajuda dos EUA

A seguradora AIG (American International Group) anun-

ciou nesta segunda-feira, 20, que fechou um acordo com o Departa-mento do Tesouro dos Estados Uni-dos para receber cerca de US$ 30 bilhões em ajuda financeira extra. Desde setembro do ano passado, a empresa já recebeu US$ 180 bi-lhões para não quebrar.

Em um acordo com a SEC (Se-curities and Exchange Commission, o órgão regulador do mercado fi-nanceiro americano), a seguradora concordou em conceder ao Tesouro 300 mil ações preferenciais, incluin-do garantias de compras na Bolsa, em troca de US$ 29,835 bi.

A quantia original negociada em março era de US$ 30 bilhões, mas o departamento subtraiu US$ 165 milhões referente aos pagamentos de bônus a executivos no mês pas-sado.

Socorrida com dinheiro do gover-no, a AIG pagou bônus milionários em março, alegando que os bônus fazem parte dos contratos dos exe-cutivos --incluindo daqueles respon-sáveis pelas divisões da empresa que estão mais envolvidas na crise em que a empresa se encontra.

Na ocasião, a seguradora ha-via anunciado um prejuízo de US$ 61,7 bilhões no quarto trimestre, o maior já registrado por uma em-presa americana. No ano passado como um todo, a AIG anunciou uma perda, também recorde, de US$ 99,289 bilhões.

A empresa foi duramente critica-da, inclusive pelo presidente Barack Obama, para quem o Departamen-to do Tesouro deveria impedir "por todo meio legal" a AIG de pagar as bonificações.

A polêmica levou a Câmara dos Representantes americana (equi-valente à Câmara dos Deputados) a aprovar, no começo de abril, um projeto de lei que impede as em-presas que receberam ajuda do governo de conceder bônus a seus executivos.

A AIG recebeu um pacote públi-co de ajuda do governo depois que apostas arriscadas em investimen-tos hipotecários deixaram a gigante de seguros com grandes prejuízos e com poucos recursos para honrar dívidas. (Reuters)

Page 15: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Por:

Editora do Portal CarbonoBrasilwww.carbonobrasil.com

Paula Scheidt

Pegada hídrica promete serpróxima onda verde

A utilização de selos em produtos informando quanto foi emitido de dió-

xido de carbono (CO2) na sua pro-dução – conhecida como pegada de carbono – já é adotada por di-versos fabricantes europeus, como a rede de supermercados britânica Tesco. Agora surgem os selos com dados sobre o consumo de água, ou simplesmente a pegada hídrica. E a primeira empresa a imprimi-los nas embalagens é uma indústria de cereais da Finlândia, chamada Raisio.

Desde a última semana, o cereal Elovena, feito com aveia, ganhou um selo que indica quanto de água foi utilizada na cadeia de produ-ção - do crescimento dos grãos no campo a produção e descarte. Para fabricar 100 gramas do pro-duto foram necessários 101 litros, a maior parte para o cultivo da aveia.

Devido às condições climáticas da Finlândia, onde é alto o volume de chuvas, a empresa afirma que não é necessária a utilização de ir-rigação e a água é utilizada como parte do seu ciclo natural. Além

disso, segundo a Raisio, não há descarte de água, uma vez que os flocos de aveia são feitos por va-porização.

Como base de comparação, uma xícara de café precisa de 140 litros de água, enquanto que um quilo de carne utiliza inacreditáveis 16 mil litros de água para chegar na geladeira dos açougues.

A Raisio afirma ser a “primeira do mundo a adicionar etiquetas H2O nas embalagens de produtos”. Para chegar ao consumo, a empre-sa desenvolveu um modelo próprio para fazer os cálculos, o qual utili-zou dados sobre a evaporação da água do Instituto Meteorológico da Finlândia.

Padrões de cálculoApesar de ser considerada lou-

vável a atitude da empresa finlan-desa, grupos de pesquisadores que trabalham no desenvolvimento de uma metodologia para a pe-gada hídrica alertam que ainda é necessário melhorias para garantir que o consumidor possa comparar

as informações de produto para produto, uma vez que não existe uma ferramenta de cálculo interna-cional.

“Apesar de ser excelente ver esta empresa agindo de forma proativa em busca de transparência e de mostrar suas preocupações com a água, nós precisamos garantir que existam padrões consistentes in-ternacionalmente”, afirmou ao blog Green Inc. a porta-voz da The Na-ture Conservancy, Cristina Mestre.

Ela destaca ainda que exibir a pegada hídrica não basta, uma vez que ela não mede a sustentabili-dade do processo de captura da água.

Uma rede de empresas, ongs, governos e as Nações Unidas,

chamada Water Footprint Network (Rede Pegada da Água), foi criada justamente com o intuito de criar tal ferramenta.

Uma pesquisa feita pela rede so-bre o fluxo de água virtual (aquela utilizada para a produção de bens e alimentos) entre os anos de 1997 e 2001 mostra que os maiores ex-portadores de água em produtos agrícolas e industriais são Estados Unidos, Canadá, França, Austrália, China, Alemanha e Brasil. Já en-tre os maiores importadores estão novamente os Estados Unidos e a Alemanha, mas também Japão, Itália, França e Holanda.

Segundo a publicação “Globali-zation of water: Sharing the planet"s freshwater resources”, a pegada

hídrica média anual per capita é 1243 metros cúbicos (m3), a de um brasileiro, 1381 m3 e a de um norte-americano, 2483 m3.

No site da Rede, criado pela Uni-versidade de Twente, da Holanda, é possível conferir a pegada hídrica de diferentes produtos, incluindo alimentos, roupas e bens eletrôni-cos. Ele inclui tanto a água utilizada no processo de fabricação quanto no transporte dos produtos.

As empresas interessadas em mapear o uso de água e medir os riscos relativos às operações glo-bais e à cadeia de suprimentos podem utilizar a ferramenta Global Water Tool, criada pelo Conselho Mundial de Negócios para o Desen-volvimento Sustentável (WBCSD).

Depois da pegada de carbono e com as crescentes preocupações com a escassez dos recursos naturais, selos que informam quanto de água foi consumido na produção de mercadorias devem ser a próxima tendência nos negócios

Page 16: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Por:

Randes Nunes

Amigos do Karaokê

Balada Rio

Na sexta-feira, 17, a ba-lada da vez foi a inau-guração do Praia Brasil

Bar e Restaurante, em Willesden Junction – onde funcionava o an-tigo Ilha Brasil. O gerente Jenni-to é angolano e, com muito bom gosto, comandou a mudança do visual da casa. No evento foi ser-

vido uma deliciosa feijoada aos convidados e público presente, regada ao som de Wesley Wandir e Zeu Azevedo.

Ainda na sexta-feira, o Casa Nossa Bar ferver com a presen-ça da galera portuguesa! E, não esquecendo da Balada Rio, em Vauxhall, onde a Erika comemo-

rou seu niver com amigos e fa-miliares na área VIP. Ela dançou muito com os hits do Dj Arnaldo Novais que estreou agradando a todos.

No sábado, 18, os amigos do karaokê passaram pelo Ponto de Encontro Bar, em Vauxhall, e fize-ram a festa! Até quem nunca can-

tou ariscou umas notas.Para fechar a semana com

chave de ouro, nada melhor que assistir a um clássico do futebol brasileiro, Corinthians e São Pau-lo, no Restaurante Bankete, em Aldgate.

Um forte abraço e até semana quem vem!

Felicidade no Karaokê

O cantor Samuel

Teixeira, o amigo de todos

Gleice

Cantora NéliaErika e Evelyn

Bela por natureza

Dayana e Rafael para-béns pelo seu niver Izabelly

Bankete

Gaviões da Fiel no Bankete

Leandro e Fernanda

Neto e Fabiane

Marcos e Helen

Page 17: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Tiago e Maria

Felipe e Tatiany Florindo e Meca

Francielle, Isabella e Karla

Cassa Nova

Praia BrasilLuciana Lacerda, Luciana Prado e Jessica Lacerda

Michelle e Fabiana

Percusionista Ney

Agda e BatistaGerente do Praia Brasil Jennito e Marcelo Mortimer

Page 18: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

"Não sou dona de casa, sou mãe em tempo integral", falam em

coro as mulheres que deixaram o mercado de trabalho para se dedi-car à educação dos filhos. Antes de a maternidade bater em suas por-tas, essa ideia jamais passaria por suas cabeças. Afinal, aprenderam desde crianças a investir na forma-ção e carreira, livrando-se da de-pendência dos maridos, o que era comum no tempo de suas mães.

Embora tenham optado por esse caminho, deixando para trás boas posições profissionais, todas recu-sam a pecha de "dona de casa", que se tornou quase um palavrão. "O termo é carregado de preconcei-to", diz a engenheira de computa-ção Alinye Amorim Yamada, de 29 anos. "Associam a faxineira ou a alguém sem qualificação."

Opinião parecida tem a ex-mode-lo e ex-empresária Luciane Trapp, de 27 anos. "Basta falar que é dona de casa para as pessoas olharem para você com pena, ou acharem que você é inútil ou folgada por não ajudar o marido com as despesas." A ex-coordenadora de Recursos Humanos, Laís Rosa, de 24 anos, também não se sente bem no pos-to de "mulher do lar", pois sempre ouviu da sua própria mãe que "dona de casa é empregada doméstica

de filhos e marido". Ainda, a arquiteta Fernanda Pas-

sos, de 29 anos, recusa-se a pre-encher fichas e cadastros com a expressão que no passado já foi considerada motivo de orgulho en-tre as recém-casadas.

Apesar dessa conotação nega-tiva, foram elas que abriram mão da carreira para trabalhar em casa sem ganhar um tostão. Mas não antes de terem pensado e avaliado todos os prós e contras dessa de-cisão tão difícil. E aí está uma das grandes diferenças em relação às donas de casa de antigamente.

Escolha

Segundo a psicóloga e pesquisa-dora Cecília Russo Troiano, autora do livro “Vida de Equilibrista – Do-res e Delícias da Mãe que Traba-lha” (Editora Cultrix), ao contrário de antigamente, esse retorno ao lar é uma opção, e não mais uma falta de escolha. "Agora trata-se de um movimento renovado, pois não existe mais submissão feminina", argumenta. "Antes não era uma escolha, mas sim uma resolução compulsória, o caminho tradicional a ser seguido. Além disso, as mu-lheres se deparavam com a falta de qualificação profissional e com um mercado que restringia o acesso

feminino." Essa escolha, porém, é motivo

para muito estranhamento hoje. A dona de casa Luciane Trapp cau-sou polêmica quando escreveu no blog Mamíferas sobre seu encanta-mento pela vida do lar. Com dois re-bentos, ela abdicou até de serviços de faxineira para assumir as tarefas domésticas. "Não há dinheiro, car-reira ou prestígio que pague o que estou vivendo. Conforto, coisas materiais, tenho a vida inteira para conquistar, mas acompanhar os fi-lhos pequenos é uma oportunidade única na vida!"

Após tais afirmações, choveram críticas, pois as mães que continu-am batendo ponto em uma empre-

sa sentiram-se ofendidas, achando que a ex-modelo e ex-empresária estava criticando quem não ha-via feito o mesmo que ela. "Fiquei chateada no começo, pois apenas contei como me sinto realizada com a minha vida atual", explica Lu-ciane, que dispensou o brilho dos holofotes de sua carreira de modelo para assumir o papel de "mãe em período integral".

Enquanto muitas seguem esse caminho logo na primeira experiên-cia de maternidade, Luciane só re-solveu jogar tudo para cima depois de sua segunda gravidez. Quando não estava na escolinha, aos 6 meses de idade, sua primogênita acompanhava a mãe durante as visitas a clientes. A vida de Lucia-ne era tão corrida que a pequena Gabriela largou o peito e foi para mamadeira com 6 meses.

Diferentemente das outras entre-vistadas – marinheiras de primeira viagem, que estão se adaptando ainda à rotina doméstica, algumas contando com a ajuda de empre-gada ou faxineira –, Luciane faz absolutamente tudo em casa. Ga-rante que, depois que assumiu as rédeas do lar, muita coisa mudou para melhor:

“Amadureci como mulher, ajudei a reorganizar as finanças da família, e minha casa ficou mais arrumada, pois antes era uma bagunça. A qualidade da alimentação de todos melhorou radicalmente a ponto de estar mais magra e mais rejuvenes-cida. Meus filhos estão mais amá-veis e tranquilos, não ando mais es-tressada como antes. Agora estou sempre de bem com a vida e até o sexo com o marido melhorou. Sou

As novas donas de casaAntenadas e atuantes, as donas de casa de hoje abrem mão da carreira em prol da educação dos filhos

Laís: sempre ouvia da mãe que dona de casa é empregada doméstica de filhos e maridos.

Page 19: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

amélia, caxias com as obrigações do lar e gosto de cozinhar!”, revela.

Ponto de EquilíbrioA nova geração de donas de casa

se distingue também pela maneira de atuar. De acordo com a psicó-loga e pesquisadora Cecília Russo Troiano, a mulher de hoje é diri-gente de seu caminho, seja traba-lhando fora ou dedicando-se ao lar. "Cuidar da casa, agradar ao marido e educar os filhos eram as missões da boa mãe e esposa", compara. "Faz parte do ciclo de mudança da sociedade a negação do extremo, representado pela dona de casa e, agora, também pelo modelo da

executiva, que precisou se masculi-nizar para ingressar no mercado de trabalho. Esta é a época da busca do equilíbrio."

As realizações das novas donas de casa não se resumem mais a passar direitinho a gola da camisa do marido ou a deixar a casa "um brinco", mas sim a cuidar atenta-mente dos filhos, ter boa qualidade de vida e – aí vem a grande virada – manter-se sempre bem-informada.

A arquiteta Fernanda Passos, por exemplo, aproveita a soneca da fi-lha de 10 meses para se atualizar. "Estou mais informada agora do que quando trabalhava, pois antes

não sobrava tempo", fala. "Depois que minha filha vai para a cama, fico no computador praticando um programa de animação sobre o qual fiz curso. Mantenho contato com os colegas e faço questão de mostrar que estou por dentro das novidades da profissão."

Alinye está esperando a poeira baixar para seguir cursos de enge-nharia, sua área profissional. Aliás, a fase de adaptação em casa não é nada fácil. Afinal, essas mulheres foram criadas por suas mães para brigarem pelo sucesso profissional, e não para serem hábeis nas tare-fas domésticas.

A engenheira com pós-gradua-ção em gestão de negócios ficou balançada quando percebeu o ta-manho da nova responsabilidade. "Tenho uma faxineira que me aju-da", confessa Alinye. "Do serviço de casa o máximo que faço é lavar as roupinhas do bebê e cozinhar. Como não tenho prática nem ideias para preparar refeições variadas todos os dias, pesquiso receitas na internet. "

Freios nos gastosDinheiro parece não preocupar

essas mulheres. Boa parte tem um bom pé de meia guardado no banco, resultado das economias dos extintos salários, ou dispõem

de um cartão de crédito conjunto com o marido. Só que, em vez de gastança, o lema é administrar as finanças com parcimônia. Outro ponto em comum: nenhuma se imagina a rainha do lar para o resto de suas vidas. O retorno à carreira permanece como projetos pesso-ais para o futuro.

"Não parei de trabalhar para virar dona de casa, mas sim para cuidar do meu filho", avisa Laís Rosa, que abandonou seu posto de coorde-nadora de Recursos Humanos em uma multinacional. "Ele é a minha missão mais importante no momen-to. Minha mãe fala que se arrepen-deu de ter largado sua profissão para cuidar dos filhos, pois ninguém dá valor. Não quero reconhecimen-to, apenas que meu filho tenha uma infância feliz. Mas pretendo retomar a minha profissão."

Mais seguras nessa decisão compartilhada com os maridos, sentem-se apoiadas e valorizadas por eles, que também veem essa iniciativa como uma contribuição para as responsabilidades do lar, mesmo que isso signifique menos dinheiro no caixa da família. "A mu-lher, contudo, sempre vai se sentir culpada, ou por deixar o filho em casa ou por abandonar o traba-lho", ressalta a pesquisadora Cecí-lia. "Por isso, o importante é saber administrar essa culpa feminina inerente, que perece fazer parte de seu DNA", conclui. (Folha Online)

Nova fase: Luciane (à esquerda) sente-se realizada, e Fernanda está se adaptando à vida em casa.

Page 20: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Carl Cox para brasileiros

Antes da fera da música eletrônica entrar, outro

DJ irá fazer a abertura com a responsabilidade de animar o público antes de Cox assumir as pick-ups. O DJ inglês Carl Cox considerado o sétimo me-lhor DJ de Techno do mundo diz que esta ansioso para tocar para um publico composto de muitos brasileiros. Ele afirma que adora a energia do nosso povo.

Carl Cox nasceu na Inglater-ra a 29 de Julho de 1962. Cox chegou a iniciar o Curso de En-genharia Eletrônica, mas não agüentou mais de seis meses.

Iniciou o seu percurso como DJ aos 15 anos, onde comprou o seu primeiro mixer. Desde a era da disco music até hoje, envolveu-se com o hip-hop, com o movimento rare-groove “durante os anos 70”, com a imensa revolução das raves iniciadas nos anos 80 e com o acid-house em 88 e 89.

Nessa época tocou no even-to Sunrise para 13 mil pessoas, e usando três decks para mixa-gem tornou-se um dos top DJs de todo o mundo.

Atualmente Carl Cox está vi-vendo na Austrália, mas con-tinua com grandes projetos como a Pacha Nova Iorque, onde é um dos proprietários, e a sua já famosa agência de DJ’s internacionais, chamada Ultimate.

Dia 23 – a partir das 23 horasGuanabaraParker Street corner of Drury LaneLondon (WC2B 5PW)

O internacionalmente famoso DJ Carl Cox estará nesta quinta-feira, 23, se apresentando nos palcos do Guanabara, numa sessão especial para o público brasileiro – já que a casa é bastante freqüentada pelos conterrâneos.

Paula [email protected]

Por: Poetiza brasileira Ana Maria Leocádio

A poetisa Ana Maria Leocádio estará

lançando seu livro “Paz e Amor” nesta terça-feira, 28, a partir das 20 horas. Sua mais recente coletâ-nea traz poemas em in-glês e português. Alguns de seus poemas já foram divulgados pelo Brazilian News por vários meses. A festa de lançamento será no Guanabara e apresen-ta uma programação bem brasileira, com show de capoeira e outros.

Não perca e prestigie!

Eu e a PazEstou só. . . e tal-vez como nuncaEncontro o meu euE na reflexão, come-ço a compreender.A razao dos meus gestos,A causa de tudo certo,No errado, que temos na vida.A compreensão é certa,Paro um pouco. . . penso mais,H á certos momentos fracosMomentos tão valiososE que julgamos banais. . .Valiosos, porque nos tornamTalvez muito mais capazes. . .E a própria consciênciaQue nos chama a realidadeA nós mesmo, dentro de nós,Que nos anima e reage.Posso dizer que sou forteSozinha, mas com algo forteA vencer a mesquinhez

Que dentro de nós vem nos ferir.E na minha solidãoSinto conforto, e penso- Mais uma vez, venci. . .Com essa Mao PoderosaQue nos envolve e elevaSou alguém, sou algo mais. . .Sou gente. . . Sou capaz, de ven-cer a mim mesmaE mais. . . muito maisDe querer bem e ser felizPor um momento – agora. . .E esse momento na vidaE a dádiva mais queridaQue tudo pode envolver.Ser feliz por um minutoE realizar com tributeToda tristeza que trazA angústia no momentoÉ vencer todo tormentoE poder viver. . . em paz!

Page 21: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Senna é tema de exposiçãona cidade de São Paulo

Galeria Prestes Maia recebe carro, troféus e fotos da carreira do tricampeão

As comemorações do Dia do Trabalho em São Paulo terão

uma homenagem ao piloto Ayrton Senna. O tricampeão de F-1, fale-cido na data do feriado em 1994, será tema de uma exposição que tem início nesta quarta-feira, 22, na Galeria Prestes Maia, localizada no Vale do Anhangabaú.

O evento, que é uma parceria entre os grupos União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras Brasileiros (CTB), Nova Central Sin-dical de Trabalhadores (NCST) e o Instituto Ayrton Senna, terá a Lo-

tus usada pelo brasileiro em 1987, além de diversos troféus e fotos.

“É a primeira vez que temos a oportunidade de levar esses objetos à apreciação dos traba-lhadores”, comemora Margareth Goldenberg, diretora-executiva do Instituto Ayrton Senna. “A intenção é fazer com que trabalhadores que torciam e vibravam por ele tenham acesso ao acervo”.

A abertura da exposição está prevista para às 19h30 (de Brasí-lia), com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do ministro dos Esportes, Orlando Sil-va, entre outras personalidades. O público poderá visitar a partir desta quinta, das 9 às 17h. A exposição vai até o dia 15 de maio.

No próximo dia 1º, a morte de Senna completará 15 anos. O pilo-to perdeu a vida em um forte aci-dente durante o GP de San Marino, quando estampou seu Williams no muro da curva Tamburello.

Ayrton Senna e Instituto Ayrton Senna são homenagea-dos por 50 artistas e organizações sociais em mostra no Conjunto Nacional

Para homenagear Ayrton Senna e celebrar o sucesso

da atuação filantrópica num todo, foi organizada a exposição “Arte para um Mito”, que tem curadoria do artista plástico Paulo Solaris e de Angelo Iacocca. A exposição acontece de 27 de abril a 30 de maio, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, tradicional con-domínio da capital que completa 50 anos e se notabiliza pelo incen-tivo à cultura, servindo de palco para inúmeras exposições, salas de cinema e livrarias.

Após a mostra, a obra feita por Paulo Solaris – uma escultura de 3 metros de altura, de resina, que simboliza a vitória de Ayrton Senna nas pistas – fará parte do Espaço Cultural Conjunto Nacional, sim-bolizando que o local foi palco da exposição.

“Arte para um Mito” terá escul-turas e pinturas de 50 artistas, um para cada ano de vida do Conjun-to Nacional, além de obras cria-das por atendidos da APAE DE SÃO PAULO, do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), do Instituto

Olga Kos de Inclusão Cultural, da Associação Brasileira de Assistên-cia ao Deficiente Visual (Laramara) e também do Instituto Ayrton Sen-na, por meio de alunos do Centro Educacional Gracinha, uma das organizações parceiras do Insti-tuto Ayrton Senna no Programa Educação pela Arte. Essa ampla parceria denota o caráter solidário e desafiador da exposição, pecu-liaridades inerentes do homena-geado Ayrton Senna.

O artista plástico Paulo Solaris desde pequeno teve os carros como fonte de inspiração para seus desenhos. Caminhou por vá-rias áreas, algumas até ligadas às corridas, mas sempre muito longe das artes. Após um longo período de isolamento para refletir sobre a vida, Solaris resolve mudar tudo e retomar a atividade artística, que sempre foi sua verdade inicial.

Conhecido pelas suas pinturas sobre automobilismo, e principal-mente pelos trabalhos realizados para e sobre Ayrton Senna, Pau-lo atua também como curador de exposições de arte. Para ele, o desinteresse do público se dá

pela banalização da arte e por “artistas-aventureiros”, o que re-sulta em trabalhos sem a menor personalidade.

Solaris organizou sua primeira exposição, “Sensuale”, em 2008, onde convidou 22 artistas a parti-ciparem, cada um com uma obra sobre o tema da sensualidade. Repetiu a dose na exposição “Arte na Fórmula I”, ocorrida em outu-bro do ano passado. Agora, ao lado do jornalista Angelo Iacocca, Paulo reúne 50 artistas e organiza-ções filantrópicas para homena-gear mais uma vez Ayrton Senna, um dos maiores esportistas brasi-leiros e ídolo de toda uma nação. “Creio que esta é a melhor manei-ra de produzir um bom resultado porque sai fora da monotonia de certas exposições que se tornam muito repetitivas e tira totalmente o interesse das pessoas”, diz So-laris.

Ao completar 15 anos de exis-tência em 2009, o Instituto Ayrton Senna é homenageado com a ex-posição, sendo o mais importante legado deixado por nosso tricam-peão mundial de Fórmula 1.

Page 22: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Rosário, que atualmente vive o mafioso "Brasilia-no" em "Poder Paralelo",

da Rede Record, foi escolhido para interpretar um sargento que está a serviço de um ditador sul-america-

no no longa-metragem. "Os Mercenários" foi escrito, é di-

rigido e também conta com a atua-ção de Stallone.

"Stallone ele é um diretor calmo e sensível, mas sabe bem o que quer do ator. Na hora, pediu mudanças no meu texto – que foi todo em in-glês e espanhol – e me ofereceu diferentes personagens. Acabei ganhando um personagem maior do que o previsto graças à opor-tunidade que tive de improvisar. Devo perder cinco quilos a pedido do diretor", afirmou o ator, segundo o comunicado.

O filme tem estréia prevista para 23 de abril de 2010. A história gira

em torno de um time de mercená-rios que vai para a América do Sul com a missão de derrubar um dita-dor. Rosario irá gravar suas sequ-ências no Rio de Janeiro e arredo-res, com Stallone, Jason Statham e com a atriz brasileira Gisele Itié.

Rosario nasceu em Santos e vi-veu durante 15 anos em Los An-geles, no Estado americano da Califórnia. Ele participou no Brasil da "Belíssima", de Silvio de Abreu, como Paranhos. Também fez "Pé na Jaca", "O Profeta", "Malhação" e "Carga Pesada", na Globo.

Na Record, fez participações em "Caminhos do Coração", "Cidadão Brasileiro" e "Vidas Opostas". (Folha)

Filme de Sylvester Stalloneescala outro brasileiro para o elenco O ator brasileiro Marcio Rosário integra o elenco do filme "Os Mercenários", de Sylvester Stallone, anunciou nesta segunda-feira a produção do longa-metragem

Marcio Rosário foi anunciado como integrante de “Os Mercenários”.

Sequência de "O Código Da Vinci" será lançada em setembro

"O Código Da Vinci" ven-deu mais de 70 milhões

de cópias desde 2003 e alcan-çou o topo das listas dos livros mais vendidos em todo o mundo, contrariando o Vaticano e alguns católicos por conta da história fic-tícia que mostrava uma conspira-ção envolvendo a Igreja Católica.

Serão impressas cinco milhões de cópias de "The Lost Symbol", que novamente mostra com fic-ção os mistérios que precisam ser desvendados pelo professor de simbologia Robert Langdon. Está é a maior tiragem inicial de uma publicação da Random Hou-se.

"Esse romance foi uma estra-nha e maravilhosa jornada", disse o autor Dan Brown em um co-municado. "Juntar cinco anos de pesquisa no intervalo de 12 horas no qual se passa a história foi um desafio emocionante. A vida de Robert Langdon claramente corre mais rápido do que a minha."

Não foram divulgados mais de-

talhes sobre o livro, que será pu-blicado nos Estados Unidos e Ca-nadá pela Doubleday, e no Reino Unido pela editora Transworld.

Tom Hanks foi quem interpre-tou Langdon na adaptação do livro para os cinemas, em 2006, que arrecadou mais de US$ 750 milhões. A adaptação do roman-ce mais recente de Brown, "Anjos e Demônios", também protago-nizada por Hanks, está prevista para ser lançada nos cinemas em maio. (Reuters)

A sequência do best seller "O Código da Vinci", de Dan Brown, será lançada nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá no dia 15 de setembro com o título "The Lost Symbol" (o símbolo perdido, em tradução livre), anunciou nesta segunda-feira, 20, a editora Random House

Dan Brown: livro chega primeiro nos EUA, Canadá e Reino Unido.

AP

Banda portuguesa ganha categoria em ‘The Peoples Music Awards’A banda portuguesa Papercutz arrecadou um prêmio no The Peoples Music Awards, em Londres, cerimônia destinada a premiar grupos não assinados ou lançados por pequenas editoras independentes

Os portugueses triunfaram na categoria "Off the beaten tra-

ck", à qual concorreram com a faixa cantada em português "Ultravioleta", pertencente ao álbum "Lylac", álbum de estréia do grupo Papercutz, edi-tado em fevereiro, de acordo com a agência Lusa.

A sonoridade dos Papercutz, trio formado por Bruno Miguel, Marcela Freitas e Francisco Bernardo, as-senta numa base eletrônico com ligações ao jazz e à música experi-mental. O grupo é editado pelo selo independente Apegenine Recordin-gs, sediada em Montreal, Canadá, que lançou trabalhos de artistas como David Kristian, Emanuele Er-rante e Khonnor.

Os prêmios The Peoples Music Awards, cuja primeira edição decor-reu este ano, premiaram diversos Projetos com base em notas atri-buídas por um júri e por votação na Internet.

No júri figuraram nomes como Annie Nightingale, BBC radio 1, e Emre Ramazanoglu, produtor asso-ciado a Lou Rhodes, ex-cantora dos Lamb, entre outros.

Pamela Martin, Kevin Lucas Or-chestra, North of Ping Pong e High School Crush foram alguns dos restantes Projetos distinguidos nos prêmios The Peoples Music Awards, segundo a Lusa. (Daniela Romão)

Page 23: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Vanessa da Mata estréia nos palcos de Londres e prepara-se para gravar disco ao vivo

A apresentação abrirá o pro-jeto ‘New Brazilian Divas’ e acontecerá no badalado

Koko, em Camden, neste domingo, 26. As portas da casa noturna esta-rão abertas a partir das 19 horas.

O ingresso pode ser adquiri-do no endereço www.ticketweb.co.uk a partir de 15 libras. O Bra-zilian News, em parceria com a JungleDrums, está sorteando dois

pares de ingressos. Inscrição em nosso website www.braziliannews.uk.com.

Álbum ao vivo O próximo título da série "Mul-

tishow ao Vivo" já tem dona. Está previsto para a primeira semana de maio, o lançamento do CD e DVD ao vivo "Multishow Ao Vivo: Vanes-sa da Mata" (capa acima). Gravado ao vivo na cidade de Paraty, o DVD

trará o show na íntegra, com 25 canções, incluindo sucessos como "Amado", "Ai Ai Ai", "Vermelho" e "Boa Sorte / Good Luck". Vanessa da Mata também registrou a inédita "Acode" (composta por ela própria) no show.

O repertório também apresenta as regravações de "Um Dia, Um Adeus", de Guilherme Arantes e do clássico "As Rosas Não Falam",

da lavra de Cartola. Este samba ainda teve a participação especial do violonista Rogério Caetano. Os músicos jamaicanos Sly Dunbar e Robbie Shakespeare também par-ticiparam da gravação do show.

"Multishow Ao Vivo: Vanessa da Mata" é o primeiro projeto ao vivo da cantora a ser lançado em CD e DVD. Além do show, o DVD apre-sentará em seus extras, imagens

da turnê de Vanessa da Mata pela Europa, bem como o seu encontro com Ben Harper em São Paulo, onde gravaram o videoclipe para a canção "Boa Sorte / Good Luck".

A direção musical do projeto é da dupla Kassin e Mario Caldato, que já haviam trabalhado com a canto-ra no disco "Sim". A direção geral do DVD ficou por conta de Joana Mazzucchelli.

Já começou a contagem regressiva para a estreia do festival latino La Linea e pelo desembarque em solo londrino da nova diva brasileira Vanessa da Mata, que fará seu debut no Reino Unido em um show organizado pela JungleDrums e pela Como No.

Paula [email protected]

Por:

Vanessa da Mata canta este domingo, 26, em Camden.

Ivete Sangalo confirma gravidez durante show de Andrea Bocelli

A cantora baiana Ivete Sanga-lo, 36, confirmou, durante a

participação no show de Andre Bo-celli, em São Paulo, que está grávi-da de quatro meses. A informação vinha sendo mantido em sigilo pela cantora, que se recusava a falar so-bre assuntos pessoais.

O anúncio foi feito em meio a uma gafe do músico Toquinho. Durante a apresentação nesta terça-feira, 21, o músico comentou sobre a gravi-dez ao chamar Ivete ao palco.

"Ela é uma em duas. Tem um be-bezinho de quatro meses na barri-ga: Ivete Sangalo!"

Ao entrar no palco, a cantora confirmou a gravidez, acabando com o segredo. "Tadinho, ele não sabia que era segredo. Agora, não é mais", disse.

"Estamos num lugar que tem muitas famílias reunidas, e eu te-nho certeza de que vão ficar felizes. Afinal, estou formando a minha".

O pai do filho de Ivete é o estu-dante de nutrição de Daniel Cady, 23.

Em outubro de 2008, a cantora anunciou em seu blog que estava esperando seu primeiro filho, mas ela acabou sofrendo um aborto espontâneo na sexta semana de gestação.

Ivete Sangalo acabou com o segredo em torno de sua gravidez.

Page 24: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

informática e tecnologia

Impressora portátil da Pentaxé leve e pode ser usada sem fios

Que tal uma impressora que você possa levar no carro, imprimir pelo seu

smartphone via infrared alimenta-da por bateria? Quanto ao tama-nho, não é preciso se preocupar: 25 centímetros de largura, por 5,5 de profundidade e 3 de altura. O peso é de 500 gramas. Fizemos o teste dessa impressora, que leva o nome de PocketJet 3, fabricada pela Pentax.

Ela funciona com sistema de im-pressão térmico, que é basicamen-

te o mesmo utilizado nos velhos e conhecidos aparelhos de fax. Por esse motivo, ela não utiliza car-tuchos e, sim, papel térmico. Daí vem o segredo de dimensões tão pequenas. Ela aceita bobinas típi-cas de aparelhos de fax, mas não possui sistema de corte, e folhas soltas tamanho A4, vendidas em lojas especializadas.

O equipamento pode ser utilizado pela USB, em computadores com processadores Linux ou Windows XP. Fizemos, também, o teste com o Vista e o driver fornecido funcionou sem problemas. Como ela oferece mobilidade, é interessante usá-la com Palms, PDAs e smartphones, pois o CD que acompanha o produ-to vem com softwares de instalação para Palms, Symbian, Windows Mo-bile e CE.

Nesses dispositivos a impressão pode ser feita por cabo ou por co-nexão de infravermelho. A qualida-de de impressão obtida nos testes foi muito boa, apresentando nitidez tanto em textos pequenos quanto tabelas do Excel. Imagens também oferecem nitidez, mas devido a re-solução de 200 pontos por polega-da, ela não é uma boa opção para impressão de fotos.

A velocidade de impressão é de três páginas por minuto e a bateria suporta cerca de 65 páginas im-

pressas. Sua configuração é feita pelo driver, onde você configura a densidade de impressão, o espa-çamento entre linhas, margens, ta-manho do papel que pode ser A4, carta ou customizado, e desliga-mento automático, quando muito tempo sem uso. A PocketJet 3 tem apenas um botão, que serve para ligar, desligar e avançar o papel.

O produto é acompanhado por estojo para transporte, 100 folhas térmicas, carregador da bateria, cabo USB, bateria de níquel-cád-mio, CD com drivers e manual. O ponto forte da pequena impressora é a mobilidade, a característica de ser livre de cabos, tanto de força, quanto de passagem de dados. Ela pode ser muito útil para força de vendas de uma empresa, no qual os vendedores podem preen-cher os pedidos em qualquer lugar, imprimir e já obter a assinatura do cliente, agilizando o processo de vendas.

O ponto fraco dessa maquina é que não tem um suporte para manter uma bobina de fax. Quanto ao cus-to da impressão, depende apenas do custo do papel. Como exemplo, uma caixa com 100 folhas térmicas, sai em média por R$30,00, o que significa um custo de 30 centavos por página. Outro ponto negativo é o preço R$2.197,00.

Edneia Rodrigues MirandaGrupo ERM Solution www.ermsolution.com.br

Por:

Honda apresenta exoesqueleto robótico para ajudar deficientes

A Honda vai revelar dois apa-relhos exoesqueletos as-

sistentes de caminhada e levan-tamento em Nova York na última quarta-feira, 15.

A mesma empresa que trouxe ao mundo, o robô humanóide ASIMO, a American Honda Motors, usou o que eles aprenderam sobre loco-moção humana para construir o Stride Management Assist e o Bo-dyweight Support Assist.

O primeiro protótipo é um apare-lho leve e vestível para ajudar pes-

soas idosas e/ou com músculos da perna fracos a andar. Um compu-tador interno regula a caminhada do usuário e o ritmo do andar para deixá-los mais consistentes e, no final das contas, efetivo.

O Bodyweight Support é um aparato mais extensivo, que se es-tende pelo quadril até o pé e até tem uma cadeira embutida que veste-se entre as pernas. No equi-pamento extra é necessária está cadeira porque o Bodyweight não apenas quer ajudar aqueles que

tem dificuldades de andar, mas para auxiliar a execução de tare-fas difíceis, como levantar objetos pesados.

A Honda planeja mostrar alguns desses protótipos inteligentes de exoesqueleto no final do mês no Congresso Mundial de Engenhei-ros Automotivos no Cobo Center, em Detroit que sera entre os dias 20 a 23 de abril. De qualquer for-ma, estamos mostrando está novi-dade da Honda. (Edneia Rodrigues Miranda)

Page 25: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Cientistas britânicos desen-volveram o primeiro trata-

mento mundial contra a causa mais comum de cegueira – a Degenera-ção Macular Relacionada à Idade (DMRI) – a partir do uso de células-tronco, que poderia começar a ser aplicados até 2015.

O tratamento é obra de oftalmolo-gistas do University College London

(UCL) e do hospital Moorfields de Londres, e consiste em substituir a camada de células oculares que so-freram um processo degenerativo, por causa da idade, por células no-vas obtidas a partir da manipulação de células-tronco embrionárias.

A DMRI é uma doença ocular causada por degeneração, danos ou deterioração da mácula, uma ca-mada amarelada de tecido sensível à luz que se encontra no centro da retina e que proporciona a acuida-de visual que permite ao olho notar detalhes.

O tabagismo, a idade avançada, antecedentes familiares, o alto nível

de colesterol no sangue e a hiper-tensão arterial são os fatores que mais comumente causam DMRI, um problema que afeta 30 milhões de pessoas no mundo.

Estima-se que um em cada dez indivíduos afetados acabe sofrendo uma cegueira absoluta.

O professor Peter Coffey, do Insti-tuto Oftalmológico da UCL, afirmou que um quarto da população com mais de 65 anos sofre de diferentes graus de DMRI, e assegurou que os exames realizados até agora no laboratório tiveram um resultado sa-tisfatório.

"Há uma camada de células na

parte posterior do olho que são o suporte da parte do olho que vê, a retina. Essa camada de células co-meça a se degenerar e morre, e o resultado é que a pessoa fica cega porque a parte da retina que nos ajuda a ver já não tem o respaldo do qual necessita", explicou o cientista.

"O que estamos estudando é se podemos voltar a colocar célu-las para regenerar essa camada",

acrescentou o professor.Os cientistas da UCL e do hospi-

tal Moorfields, que trabalham agora para produzir células que possam ser utilizadas clinicamente com o anunciado financiamento da far-macêutica Pfizer, esperam fazer os primeiros testes a partir de 2011, assim que tiverem autorização das autoridades médicas do Reino Uni-do. (Efe)

Defensores do preserva-tivo feminina estão pro-movendo uma versão

mais barata e mais fácil de usar que eles esperam que ajudem a combater a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Uma versão inicial da camisi-nha feminina foi apresentada em 1993 e continua sendo a única forma de proteção contra DSTs e gravidez não desejada totalmente controlada pela mulher. Ainda as-sim, apesar do incentivo da ONU e de outras organizações, seu uso ainda é minúsculo, mesmo quando a parcela de mulheres contaminadas pela epidemia de aids continua a crescer.

Defensores esperam que essa dinâmica mude com a aprovação pela Food and Drug Adminis-tration (FDA) do FC2, uma nova versão do preservativo produzido

pela Female Health Co.Cerca de 35 milhões de pre-

servativos femininos foram distri-buídos em todo o mundo no ano passado, mas isso se compara a mais de 10 bilhões de camisinhas masculinas, que são muito mais baratas e, ao menos inicialmente, mais fácil de usar. No entanto, em algumas nações com elevados níveis de contaminação por HIV, homens se recusam a usar pre-servativos, colocando mulheres em risco.

Embora pareça similar a sua antecessora - feita de material macio e transparente com dois anéis - a FC2 é feita de borracha sintética ao invés de poliuretano, tornando sua produção muito mais barata. Seu custo é de cerca de um terço de sua antecessora e pode ficar ainda menor, permitin-do que organizações distribuam um número muito maior de pre-servativos.

Mary Ann Leeper, ex-presidente da Female Health Co. e agora sua conselheira estratégica, disse que a FC2 faz menos barulho durante o uso. (AP)

Novo modelo promete maior uso a prevervativos femininos FC2 é mais barato

e fácil de usar, facilitando luta contra a aids com um meio totalmente controlado pela mulher

O novo preservativo feminino, FC2.

AP

Células-tronco atuam contra doença que causa cegueiraA DMRI é uma doença ocular causada por degeneração, danos ou deterioração da mácula, na retina

Espanha autoriza seleção de embriões para evitar câncer

As autoridades sanitárias es-panholas autorizaram, pela

primeira vez, o uso de técnicas de seleção genética de embriões para dois casais com anteceden-tes familiares de câncer, sendo um caso de mama e um de tireoide.

Esta é a primeira vez em que a Comissão Nacional de Reprodu-ção Humana Assistida analisa a possibilidade concreta de aplica-ção da seleção genética no caso de cânceres hereditários graves, de aparecimento precoce e, em muitos casos, com pouca chance

de tratamento.Um artigo da lei espanhola de

reprodução humana assistida au-toriza o uso do diagnóstico gené-tico pré-implantação - realizado antes que o embrião seja implan-tado no útero, para a escolha de um embrião sem os genes que predispõem a certas doenças - no caso de "enfermidades genéticas graves, precoces e sem tratamen-to".

O Ministério de Saúde e Política Social informa que só 5% dos ca-sos de câncer de mama são here-

ditários, o que mesmo acontecen-do com o câncer e tireoide.

Os dois casos aprovados ago-ra são os mais destacados de um total de 19 submetidos às auto-ridades. Desse total, informa o governo espanhol, 13 pretendem "selecionar embriões saudáveis em casais que são portadores de enfermidades genéticas graves", e seis envolvem a seleção de em-briões para fins terapêuticos - isto é, escolher uma criança que seja doadora de tecidos para um irmão doente. (Efe)

Os dois casos aprovados agora são os mais destacados de um total de 19 submetidos às autoridades

Page 26: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Endereços Úteis:Consulado do Brasil em Londres:3 Vere StreetW1G 0DHTel: 020 7659 1550Fax: 020 7659 1554E-mail: [email protected]

Embaixada do Brasil em Londres:32 Green StreetW1K 7ATTel: 020 7399-9000Fax: 020 7399-9100E-mail: [email protected] www.brazil.org.uk

Banco do Brasil em Londres: 34 King StreetEC2Tel: 0800 35 888 10Envio de dinheiro para o Brasil de for-ma fácil e segura. O banco não cobra comissão na troca de dólares, reais e euros.

Home Office (para serviço de imigra-ção): Immigration & Nationality Directorate Lunar House - 40, Wellesley Road Croydon CR9 2BYTel: 0870 606 7766

Imigração - Immigration Advisory Service (IAS): County House, 2nd floor190 Great Dover StreetSE1 4YBTel: 020 7967 1200ou 020 7378 9191www.iasuk.orgOrientação jurídica gratuita por tele-fone, em inglês, pela manhã. Além de orientação e pedido de visto, a IAS pode oferecer representação jurídica.

Emergências: 999Para contactar a polícia, corpo de bombeiros ou pronto-socorro. O número pode ser usado de qualquer

telefone e é gratuito.Embratel: 0800 890 055 Ligações a cobrar para o Brasil. Digi-tando-se 1, a ligação é completada automaticamente. Para ligar para o Brasil pagando em Londres, disque 00 55 seguido do código de DDD da cidade.

NHS:O NHS é o sistema de saúde britâni-co. No website é possível encontrar informações sobre postos de saúde, hospitais e últimas notícias. www.nhs.uk

Citizens Advice Bureau (CAB):Organização não-governamental que oferece aconselhamento gra-tuito, confidencial, imparcial e inde-pendente sobre diversos assuntos, inclusive imigração. A instituição se baseia no trabalho de voluntários e tem dezenas de escritórios em Lon-dres e em todo o Reino Unido.

www.citizensadvice.org.ukA-Z:Pela internet, fica fácil buscar ende-reços em Londres. É possível aces-sar o site através do código postal ou pela rua. www.streetmap.co.uk

Post Office:Não sabe o postcode da sua rua? Quer saber o endereço do seu amigo? O site do Post Office pos-sui um ótimo sistema de procura em todo Reino Unido. www.postoffice.co.uk

TFL:Pelo site é possível encontrar toda informação necessária sobre o transporte urbano em Londres, mapas, horários e, inclusive, um sistema para planejar a melhor rota para chegar a qualquer des-tino. www.tfl.gov.uk/tfl

19 à 25 de outubro de 2006

COMUNIDADE / LONDON HELP 4U

Endereços Úteis:Consulado do Brasil em Londres:6 St Alban’s Street SW1Y 4SQTel: 020 7930-9055(central telefônica) Fax: 020 7925-3990E-mail: [email protected]/consulate

Embaixada do Brasil em Londres:32 Green StreetW1K 7ATTel: 020 7399-9000Fax: 020 7399-9100E-mail: [email protected] www.brazil.org.uk

Banco do Brasil em Londres: 34 King StreetEC2Tel: 0800 35 888 10Envio de dinheiro para o Brasil de for-ma fácil e segura. O banco não cobra comissão na troca de dólares, reais e euros.

Home O�ce (para serviço de imigração): Immigration & Nationality Directorate Lunar House - 40, Wellesley Road Croydon CR9 2BYTel: 0870 606 7766

Imigração - Immigration Advisory Service (IAS): County House, 2nd floor190 Great Dover StreetSE1 4YBTel: 020 7967 1200ou 020 7378 9191www.iasuk.orgOrientação jurídica gratuita por tele-fone, em inglês, pela manhã. Além de orientação e pedido de visto, a IAS pode oferecer representação jurídica.

Emergências: 999Para contactar a polícia, corpo de bombeiros ou pronto-socorro. O número pode ser usado de qualquer telefone e é gratuito.

Embratel: 0800 890 055 Ligações a cobrar para o Brasil. Digi-tando-se 1, a ligação é completada automaticamente. Para ligar para o Brasil pagando em Londres, disque 00 55 seguido do código de DDD da cidade.

NHS:O NHS é o sistema de saúde britâni-co. No website é possível encontrar informações sobre postos de saúde, hospitais e últimas notícias. www.nhs.uk

Citizens Advice Bureau (CAB):Organização não-governamental que oferece aconselhamento gra-tuito, confidencial, imparcial e inde-pendente sobre diversos assuntos, inclusive imigração. A instituição se baseia no trabalho de voluntários e tem dezenas de escritórios em Lon-dres e em todo o Reino Unido. www.citizensadvice.org.uk

A-Z:Pela internet, fica fácil buscar ende-reços em Londres. É possível aces-sar o site através do código postal ou pela rua. www.streetmap.co.uk

Post O�ce:Não sabe o postcode da sua rua? Quer saber o endereço do seu amigo? O site do Post Office pos-sui um ótimo sistema de procura em todo Reino Unido. www.postoffice.co.uk

TFL:Pelo site é possível encontrar toda informação necessária sobre o transporte urbano em Londres, mapas, horários e, inclusive, um sistema para planejar a melhor rota para chegar a qualquer des-tino. www.tfl.gov.uk/tfl

Alguma dúvida sobre diferentes tópicos?

» IMIGRAÇÃO» CIDADANIA EMPREGOS» ABERTURA DE EMPRESAS» CONTABILIDADE

» ACIDENTES DE TRABALHOS» HELP IN LONDON» EQUIVALENCIA DE DIPLOMAS» IMPORTAÇÃO & EXPORTAÇÃO

ou qualquer outro assunto que esteja interessado.

Pergunte para London Help 4 U que eles respondem!Envie um e-mail para:

[email protected] tenha sua resposta publicada no jornal da comunidade brasileira.

Cidadania

Leitor: Como faço para obter a nacio-nalidade britânica?

London Help4U: A obtenção de cida-dania através de antepassados britâni-cos é, sem dúvida, um dos caminhos mais seguros para quem quer morar no Reino Unido. Mas, como o Brasil não foi colonizado pela Inglaterra, os brasileiros não têm direito de aplicar para o UK Ancestry, já que o reque-rente deve ser cidadão de um dos paí-ses membros do Commonwealth (que são aqueles antigos países da colônia inglesa, como o Canadá, Austrália e África do Sul); ser maior de 17 anos; o ancestral (no caso do avô) deve ter nascido antes do dia 31 de março de 1922, no Reino Unido, Island Channels, Isle of Man ou na República da Irlanda. Além disso, deve provar que tem con-dições financeiras para sustentar-se

(e qualquer dependente) durante todo o período que estiver no Reino Unido sem precisar recorrer à recursos públi-cos. Agora se o seu caso é de cida-dania Européia, o processo é menos complicado. O brasileiro deve apenas apresentar, em sua árvore genealó-gica, algum histórico de uma pessoa de sua família de nacionalidade euro-péia. Depois de verificar as chances de conseguir a cidadania européia, o requerente deverá apresentar alguns documentos que comprovem a sua descendência. O tempo de busca para dar entrada na naturalização, varia de país para país, mas normalmente é solicitado a certidão de nascimento, casamento e óbito (em caso de faleci-mento) dos antepassados. Conte com a LondonHelp4U para ir atrás do seu direito à cidadania!

L: Tenho interesse em estudar outras línguas e gostaria de saber se existe alguma escola em Londres, com cur-sos na Espanha, França e Itália.

LH4U: Existem algumas escolas que oferecem cursos de inglês não só na Inglaterra, mas também nos países e cidades onde o inglês também é a lín-gua oficial, como nos Estados Unidos (Nova Iorque, Los Angeles, Miami), Canadá (Toronto), Austrália (Sydney) ou em Malta. Agora se o objetivo é

improvisar o espanhol, existem paco-tes para a Espanha (Madri, Málaga e Barcelona) e até nas exuberantes Ilhas Balearic, em Mallorca, e Cuba. O curso de francês é uma ótima opção para aqueles interessados em apren-der a língua e desfrutar do ambiente cultural e romântico da cidade de Paris ou Nice. No caso do italiano, existem alguns cursos também em Florença, Roma e na Calábria. Invista em seu futuro e escolha o melhor rumo.

Help in London

Por: Nelissa Atkins

L: Gostaria de saber se existe futsal em Londres, se tenho que ser profis-sional para jogar e como funciona a Liga de Futsal na Inglaterra.

LH4U: Sim. Existem várias equipes em Londres. Uma delas é o Kickers Futsal, que está selecionando jogado-res entre 16 e 32 anos para fazer par-te do seu time. A equipe é dividida em três categorias: Profissional (Kickers Futsal), Reservas (Kickers Reserves) e o Kickers Academy, equipe aberta para aqueles que gostam do espor-te, mas apenas como forma de lazer e diversão. A Kickers Futsal partici-pa dos principais torneios no Reino Unido, como o Futsal Premier Lea-gue (FPL), England Serie A, o FPL England London League, Hull Tourna-ment e o England Nationals e também acumula diversos títulos como Cam-pões de Londres. Participando da Liga de Futsal de Londres, o jogador poderá também participar do Cam-peonato Nacional Inglês, onde a equi-pe de brasileiros do Kickers Futsal é a atual campeã. Para fazer parte do time não há necessidade de ser um professional. Basta querer jogar e ter espírito esportivo. Para participar da

Liga e dos treinamentos, entre em contato com Rogério Oliveira através do e-mail [email protected]. Os treinos acontecem aos domingos à tarde, em Battersea, e a equipe oferece a melhor disponibilidade de horários para o jogador.

L: Acabei de chegar em Londres e tenho mil e uma dúvidas sobre empre-gos, cursos, entre outros assuntos. Tem algum lugar que oferece este tipo de serviço gratuitamente?

LH4U: Bem-vindo à Londres amigo! O curso gratuito chamado Survive, promovido pela City Gates Church, é uma ótima opção para quem acabou de chegar em Londres e necessita de ajuda com acomodação, trabalho, ligações telefônicas, inglês para o dia-a-dia, entre outros. O curso é realiza-do durante o segundo sábado do mês, das 13h às 17h, no Church Centre, localizado na 07 Greens Court, W1F 0HQ. Faça já a sua inscrição através do e-mail: [email protected]. O próximo curso acontece dia 11 de novembro. Informações com Cleverson pelo telefone: 079 0411 7302 ou www.citygateschurch.net.

ESCOLA

Escolas

London

Israel MonteImmigration [email protected]

Por:

Pergunta: Gostaria que vocês me tirassem uma dúvida, por favor. Estou com minha filha menor no Brasil. Já saiu minha cidadania italiana só que estou aqui travada porque preciso de uma autorização do pai da minha filha que é de menor e ele reside na Inglater-ra. Gostaria de saber se posso ir sem o documento italiano apenas com o brasileiro para pegar no consulado da Itália, em Londres, que seria mais fácil pra mim sem correr o risco de ser de-portada….

Muito Obrigada, Danielli Cristina da Luz.

LondonHelp4U: Olá Danielli, obri-gado por sua pergunta. Toda criança, para poder sair do Brasil, precisa de uma autorização de viagem de ambos os pais. Só você viajando com sua filha não é suficiente. Você tem que solicitar para o pai da criança ir ao Consulado Italiano no Reino Unido para providen-ciar uma autorização de viagem para a sua filha. Se você decidir vir para a In-glaterra você tem que vir com sua iden-

tidade italiana, pois nada garante que você tenha sua entrada aceita no Reino Unido mostrando apenas o passaporte brasileiro.

Alternativamente, o pai da criança pode tirar a autorização de viagem e mandar pra você na Itália. Sem a au-torização dele, não será possível trazer sua filha, a não ser que você tenha a guarda total dela.

Marque uma consulta com a gente que poderemos analisar melhor o seu caso e te dar dicas importantes! A Lon-donHelp4U é especialista em vistos e imigração para o Reino Unido!

Pergunta: Oi, LH4U! Tenho um caso um pouco complicado. Sou dependen-te de um cidadão europeu, mas me separei há dois meses e estou em pro-cesso de divórcio. Meu filho mora com o pai, pois achei que seria melhor para ele sendo que o pai tem uma condição financeira melhor que a minha.

Estou morando de favor na casa de amigos e sem trabalho. Nosso acordo foi que ele tomasse conta do nosso fi-

lho enquanto eu organizo minha vida. Um mês após a separação, vou pe-

gar meu filho no final de semana, como de costume, e quem aparece na porta? Um oficial da justiça me proibindo de pegar meu filho.

Meu ex-marido entrou com processo para pegar a guarda do menino. Ape-sar de muito religioso, meu ex-marido ainda mentiu para ganhar a causa. Confesso que me senti traída.

Agora estou em Londres sozinha, sem dinheiro, sem trabalho e com um pepino desse na mão. Compareci a corte e a juíza decidiu que o meu filho tem que ver a mãe, sim! Ainda mais que algumas alegações, como a de raptar o menino para o Brasil, eram sem fundamento, pois sempre defendi que o filho também precisa do pai.

Como meu passaporte está nas mãos do meu advogado, exatamente para que eu não ‘fuja’, tenho que ficar no país até o processo acabar.

Como não tenho renda fixa, o advo-gado é gratuito, necessitando apenas

de uma contribuição simbólica de 38 libras para o governo.

A guarda do menino ainda vai ser decidida, mas o meu grito por socorro agora é que preciso de trabalho. Moro há um ano e quatro meses aqui em Londres.

Gostaria de ter meu filho de volta e provar para a justiça que posso criar meu filho. Posso perder meu visto de cinco anos e ter que voltar para o Brasil sozinha e vai saber quando vou poder ver meu filho novamente.

Então, este é um grito de socorro de uma mãe desesperada. Obrigada, Vi-vian de Lucca.

LondonHelp4U: Olá Vivian de Luc-ca. Obrigado por sua pergunta.

Ficamos muito sensibilizados com sua situação. A LondonHelp4U propor-ciona o “Survival”, um curso gratuito de sobrevivência em Londres, onde da-mos “umas dicas” sobre onde encon-trar trabalho, além de outros tópicos. Entre em contato conosco. Talvez pos-samos ajudá-la. Boa sorte!

Page 27: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Por:

[email protected]

Betina Oliveira

Guarnições para um churrasco típico brasileiro

Está chegando o verão e todos nós começamos a inventar churrasco e para fazer em casa ou na casa de amigos. Enfim, aqui estão algumas dicas e guarnições e receitas basiquíssimas para você fazer quando for a um churrasco fora de casa, seja ele Brasileiro ou Inglês. Abaixo está o nosso jeito simples e delicioso de fazer churrasco, numa receita que serve seis pessoas!

Arroz a Grega

Farofa Tradicional

Salada de Batatas

Molho Vinagrete

Ingredientes4 copos de arroz 4 colheres de sopa de azeite 4 dentes de alho 8 copos de água quentesal a gosto4 cenouras cortadas em cubos6 colheres de sopa de ervilha1 cebola picada em cubos2 pimentoes vermelhos picados em cubos

Modo de PreparoEm uma panela, refogue o arroz

no óleo, juntamente com o alho e a cebola, por mais ou menos 3 minutos. Cubra metade da panela do arroz com a água quente, acres-cente o sal e deixe cozinhando com a tampa semi-aberta.

Depois de cozido, acrescente a cenoura, a ervilha e o pimentão. Misture delicadamente e sirva a seguir.

Dica- Quando a água começar a se-

car da panela desligue o fogo e tampe a panela até o arroz chegar ao ponto exato.

Conhecido no mundo inteiro, o arroz à grega é simples, nutritivo e dá um toque especial no dia-a-dia.

Ingredientes100 gr de bacon picadinhos2 colheres de sopa de manteiga1 cebola picadasal a gosto3 colheres de sopa de salsinha picado finamente (parsley)2 ovos cozido4 xícaras de farinha de mandiocaModo de PreparoNuma panela de tamanho ade-

quado à quantidade, coloque o ba-

con picado para fritar sem óleo (o bacon já tem sua gordura). Quan-do estiver dourado, junte a mantei-ga e a cebola picada e refogue por alguns minutos, até que a cebola esteja transparente. Tempere com sal a gosto.

Junte a farinha de mandioca e mantenha no fogo, mexendo bem até que a farinha uma coloração tí-pica da farofa (dourada).Um pouco antes de tirar do fogo, junte a salsa e mexa por mais um minuto, com

cuidado para não deixar queimar a farinha.

Retire do fogo, junte os ovos pi-cados.

Dica- Se for congelar a farofa, não co-

loque os ovos antes de levá-lo ao freezer, pois os ovos perdem a tex-tura e sabor, ficando a parecer bor-rachinhas. Deixe para colocá-los na hora de servir, quando aquecer.

Farofa é o acompanhamento perfeito para qualquer receita que tenha molho

Ingredientes3 batatas picadas em cubos1 dente de alho (amassado)1 cebola cortada em rodelas1 colher sopa de azeite de oliva sal a gosto 1 ramo de cebolinha (spring onions)

Modo de PreparoEm uma panela média, cozinhe

as batatas com água, sal e o alho. Quando as batatas estiverem cozi-das, escorra a água. Tempere-as, ainda quentes, com a cebolinha e o azeite. Espere esfriar, e se ne-cessário, adicione mais sal. Sirva a seguir.

Dica- Se colocar um pouco de noz

moscada e maionese fica uma salada de maionese “a Francesa” uma delícia também.

A salada de batatas e uma guarnição excelente e geralmente e servida fria.

Quando se faz um churrasco, o molho vinagrete é indispensável. É uma receita simples e rápida que dá um toque especial no seu dia a dia.

Ingredientes2 tomates em cubos pequenos ½ maço de cheiro-verde picado (parsley and coriander)1 cebola cortada em cubos pe-

quenos1/2 xícara de vinagre branco2 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de PreparoEm uma vasilha, misture delica-

damente, todos os ingredientes. Sirva a seguir, sobre grelhados ou saladas.

Dica- Você pode colocar água aos

poucos para tirar o sal do molho!!!

Page 28: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

-Qual é a origem da palavra Sergipe?

- Vou tomar a li-berdade de ler para você a expli-cação que encontrei ao buscar in-formações sobre a capital desse Estado nordestino: “O local onde hoje se encontra o município de Aracaju era a residência oficial do temível e cruel cacique Seri-gy, que segundo Clodomir Silva no “Álbum de Sergipe”, de 1922,

dominava desde as margens do rio Sergipe até as margens do rio Vaza-Barris. Em 1590, Cristó-vão de Barros atacou as tribos

do cacique Serigy e de seu irmão Siriri, matando-os e derrotando-os. Assim, no dia 1º de janeiro de 1950, Cristóvão de Barros fundou a cidade de São Cristóvão (mais tarde capital da província) junto à foz do rio Sergipe e define a Capi-tania de Sergipe”.

- E Aracaju, qual o significado dessa palavra?

- A versão mais aceita é que Aracaju quer dizer “cajueiro dos papagaios” (do tupi “ará acaiú”). Aliás, o símbolo da capital sergi-pana é o caju, presente em es-culturas, desenhos e motivos que a apresentam doce e deliciosa

como o fruto da terra.- Pelo que sei, Aracaju substitui

São Cristóvão, que era a capital administrativa da região. Com o advento da cultura da cana-de-açúcar, a cidade histórica deu lugar ao porto, que surgiu para escoar a mercadoria que era en-caminhada à Europa. Em 1855, uma das principais cidades pla-nejadas do Brasil desponta no cenário econômico e cultural e se afirma com o tempo como uma das mais aprazíveis capitais do nordeste brasileiro.

- Também é importante salien-tar que, como cidade planejada, Aracaju foi pioneira nas áreas de saneamento – água encanada e esgoto sanitário –, além de ter o privilégio de conviver com o transporte fluvial e ferroviário que a tornou ponto de referência no Estado e em toda a região.

- Qual é a população atual da cidade?

- Fala-se em mais de 500 mil habitantes. Tem como municí-pios limítrofes São Cristóvão – a antiga capital –, Nossa Senhora do Socorro e Santo Antônio das Brotas.

- Qual é a época ideal para co-nhecer Aracaju?

- Depende. Eu adoro chuva, quando o clima se torna mais ameno e a natureza ainda mais exuberante. Portanto, pra mim, o ideal é de março a agosto, duran-te o “inverno nordestino”.

- Eu já prefiro o céu azul pra aproveitar as belíssimas praias limpas, em uma das mais bonitas orlas urbanas do país, a orla da Atalaia. Depois, pra buscar um pouquinho de sossego e tranqui-lidade, basta alugar uma bicicleta e sair pedalando... São quilôme-tros e mais quilômetros de areia alva, coqueirais e um horizonte atlântico que nos faz sonhar. Sem considerar a cervejinha gelada em uma das graciosas e alegres barracas de praia ou uma peixada no final do dia. Conclusão...

- Conclusão? Vamos pra Araca-ju!!!

Aracaju, “cajueiro dos papagaios” Fotos por: Diego Gazola (MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico. Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes. As fotografias de Brasilzão são de sua [email protected] por: Fábio Brito é escritor. Presidente da Empresa das Artes, editora com de 160 obras publicadas nos seg-mentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua [email protected]

Recuperação do patrimônio histórico.

Paz e sossego nos arredores de Aracaju.

Aracaju é uma cidade planejada e elegante.

São quilômetros de areia alva para o turista exigente.

Page 29: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

guia de serviçosentreterimento

(20 março a 20 abril)Áries

Aproveite o seu talento para conquistar a simpatia das pessoas. Ótimo momento para ampliar os seus horizon-tes. Vênus, em seu signo, realça sua sensualidade. Su-cesso no campo afetivo.Oportunidade para grandes transformações. Invista no que seu coração chama e clama. Agir para reformar.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(21 abril a 20 maio)

(20 fevereiro a 20 março) Peixes

O momento é bom para unir as pessoas com objetivos comuns, podendo, inclusive, contar com o favorecimen-to de pessoas de autoridade. Nos assuntos do coração, abra-se ao diálogo.Foque energia em sua capacidade e ajude os que são im-portantes para você. Planeje mais as finanças.

Elemento: ArPlaneta Regente: Neturno

(22 novembro a 21 dezembro) Sagitário

Mostre mais interesse por sua profissão e só terá a ga-nhar. Há chances de receber uma gratificação salarial. Evite gastos desnecessários. Cuidado para não sacrifi-car a sua vida afetiva.Tenha mais simpatia para distribuir e o mundo lhe sorri-rá. Faça hoje e terá resultados amanhã e depois.

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Sol

Touro

Terá domínio absoluto sobre as suas atividades profis-sionais, favorecendo seu crescimento. Você pode estar muito exigente no campo afetivo. Talvez seja hora de bai-xar suas expectativas.Fase em que valores espirituais são parte da sua cami-nhada rumo ao sucesso, confie na sua intuição.

Elemento: TerraPlaneta Regente: Neturno

(23 agosto a 22 setembro) Virgem

Exercite o espírito de cooperação no trabalho e vai ser fácil chegar à raiz dos problemas. Cuidado, porém, com as reações emocionais exageradas. Sua vida amorosa ganha mais estímulos.Retire excessos do seu cotidiano, empenhe-se profunda-mente no que é efetivamente importante para você.

Elemento: ArPlaneta Regente: Júpiter

(21 maio a 20 junho)Gêmeos

Elemento: ArPlaneta Regente: Saturno

Sol e Lua estão no topo do seu Horóscopo, trazendo a motivação necessária para conquistar o que julgava im-possível. Invista na sua carreira. Cuidado para não deixar o romance de lado.Prepare-se para novas oportunidades, abra o leque de opções, amplie as chances fazendo novos contatos.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Sol

(23 outubro a 21 novembro) Escorpião

Quanto mais liberdade de ação você tiver, mais criativo será o seu serviço. Trabalho que possa ser feito em casa pode ser uma boa opção de renda. O amor está em uma fase muito boa.Nas pequenas coisas estão as soluções para os proble-mas mais difíceis. Confie em sua perspicácia.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Saturno

(21 janeiro a 19 fevereiro)Aquário

É hora de ter coragem para peitar situações que em ou-tro momento poderia evitar. É o momento de reconhe-cer a sua capacidade individual. Ótimo astral para iniciar uma nova relação.Desenvolver a comunicação e fazê-la eficiente é a arma mais adequada para que você tenha realização.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(22 dezembro a 20 janeiro) Capricórnio

Evite resistir às mudanças que podem ocorrer nesta fase. Os negócios podem deslanchar e terá sucesso, especialmente, com vendas e nas questões imobiliárias. No amor, grande erotismo.Atente-se também à sua casa e família. São os que efeti-vamente ajudarão em seu crescimento. Boa intuição.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(23 setembro a 22 outubro) Libra

Procure modernizar o seu trabalho a fim de se manter na concorrência. O astral favorece as transações imobi-liárias, podendo mudar de residência nesta fase. Forte erotismo no romance.Mais do que nunca, parcerias e sociedades devem ser consideradas prioridade agora. Amor em alta.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(21 junho a 21 julho)Câncer

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Lua

Não tenha medo de apostar em seus projetos mais am-biciosos. Atividades que estejam voltadas à criatividade serão as mais favorecidas. Sua discrição será bem-re-cebida no romance.Reconhecimento profissional e sucesso estão na estra-da, faça sua parte e com certeza verá os resultados.

(22 julho a 22 agosto) Leão

Fonte: João Bidu. www.joaobidu.com.br

Dê mais atenção às questões profissionais e faça contato com gente de prestígio. O astral é dos mais estimulantes para estreitar os vínculos de amizade. No romance, tudo caminha bem.Mantenha-se firme em suas metas, pois tem novidade aparecendo. Fique ligado(a) para fazer sua escolha.

Abobrinha

Por:

Marcus Fumagalli

SensibilidadeMasculina Um homem estava em coma há algum tempo. Sua esposa ficava à cabeceira dele dia e noite. Até que um dia ele acorda, faz um sinal para a mulher para se aproximar e sussurra-lhe: - Durante todos estes anos você esteve ao meu lado. Quando me licenciei, você ficou comigo. Quando a minha empresa faliu, só você ficou lá e me apoiou. Quando perdemos a casa você ficou perto de mim. E desde que fiquei com todos estes problemas de saúde, você nunca me abandonou. Sabe de uma coisa? Os olhos da mulher encheram-se de lágrimas: - Diz, meu amor... - Acho que você me dá azar!

UM ABRAÇO, ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO!!!

Page 30: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

classificados

Page 31: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

classificados

Contrata-se profissional de ma-rketing com experiência em ven-das. Fluência em português e in-glês. Full time. Salário: 17k – 35k p.a. enviar CV para email: [email protected] (R367370)

Contrata-se Telefonista com inglês e experiência na área de escorts. Segunda a Sábado, em Paddington W2. Oferecemos travel-card semanal e Comissão. excelen-te probabilidade de ganhos. conta-tar: 07836316191 ou 07826727687 (J367/370).

Seja voluntário numa nova cha-rity latino americana. Necessário ser honesto, confiável e morar em Londres, de preferência na área Richmond ou South West London. Contate Anna: [email protected] 079 8995 4714 (M)

Consultoria e assessoria com-pleta para o reconhecimento de cidadania Italiana. Busca de docu-mentos no Brasil e Itália, acompa-nhamento aos consulados Italianos no Brasil e em Londres. Tel: 078 5386 8501 www.seculo20.com e-mail: [email protected] (*)

Serviços de Van (NW10), mudan-ças entulhos e aeroporto, 24 horas. 077 4610 5786 / 075 3309 2846 (R366/369).

Auxilio junto aos bancos. Car-tões de crédito e empréstimos. Ligue para quem tem anos de ex-periência. Paulo: 078 7883 4607 (M331/366)

Vende-se leasing, loja em óti-ma localização, tudo novo, ótima clientela na atividade, preço nego-ciável. Oportunidade para comer-cio Brasileiro.

078 8791 5679 (R365/372)

Precisa-se de garotas de boa aparência entre 18 e 30 anos para trabalhar em casa de massagem. Não e necessária experiência, nem inglês. Bons ganhos. Falar com Stefany 075 4577 0312 (M369/372)

Precisa- se de garotas atraen-tes de 18 a 30 anos para trabalhar em movimentados flats em East London. Possibilidade de ganhos entre £200 a £400 por dia. Tam-bém precisamos de recepcionista. Podemos providenciar acomoda-ção. Contatar Tracy 079 0756 8565 (M364/368*)

Precisa-se de garotas bonitas de 18 a 30 anos para trabalhar na Escócia como Escort. Boa possi-bilidade de ganhos. Lisa 077 2886 1432 (M362/370*)

Contratam-se garotas bonitas e atraentes de 18 a 30 anos. Possibi-lidades de ganho de £200 a £400/dia. Não é necessária experiência nem falar inglês. Ótimo ambiente de trabalho. Falar com Sara 075 0646 5324 (M 361/368*)

Procuro garotas de 18 a 30 anos, bonitas e com tempo disponível e vontade de vencer na vida para trabalhar como Escort em ambien-te elegante e discreto em Londres. Não é necessária experiência e nem falar inglês. Ganhos £1000 a £2000 por semana. Interessadas ligar p/ Karina após 13:00 079 3331 3931 [email protected] (M359/370)

Seven Sisters / Stramford Hill Net. Rooms Togo. Aluga-se quarto de solteiro £75.00 e Double £120 por semana. Email: [email protected] Fone: 0208 808 4577 /075 3835 9037 (R369/372)

Quartos e vagas a partir de £50 por semana, em Chadwell, todas

as contas inclusas, internet 24hs, TV e frigobar nos quartos. Chamar Juliano 079 1615 2020 (M368/371)

Alugo quarto de casal grande por apenas £115.00 por semana em confortável casa com dois quar-tos, quintal, cozinha e sala grande. Toda equipada. Casa com maximo de 4 pessoas. Próximo ao esta-ção de trem Tulse Hill e do metro Brixton. Claudinei 075 2179 7970 (R368/369)

Alugo quartos single ou de ca-sal, zona 1 e 2, em casa totalmente mobiliada, com secadora, TV e ge-ladeira nos quartos, internet wire-less, condução na porta, e contas incluídas. Thiago 079 3993 9700, 077 0459 2466 e 077 9196 8284 (R368/379)

Oportunidade. Alugo excelente casa com 3 quartos, sala de star grande com TV de plasma “32”, sala de jantar com mesa de 6 lu-gares, cozinha maravilhosa, amplo quintal no fundo e jardim na frente. Completamente mobiliada. £277 por semana. New Cross / Deptford Brigde. Cel: 078 2816 5812 / 079 1638 9481 (M)

Dalston Z2, próximo a Liverpool

e Angel Station. Quartos e vagas, casa equipada com internet e te-lefone. Falar com Madalena - 078 9424 6199 (R366/369)

Quartos e vagas, casa equipada com internet e telefone. Z2 Daslton, próximo a Liverpool e Angel Station, vários ônibus. Falar com Bertinho - 078 3700 7131 (R366/369)

Aluguel de quartos e vagas em Kensal Rise, Harlesden e Kilburn. Quartos de casal e vagas com preços variados, contas inclusas. 077 4610 5786 / 075 3309 2846 (R366/369)

Quartos e vagas em Dalston, Stoke Newington e Shoreditch. Ca-sas equipadas com telefone, Inter-net Wireless e muito mais. Contas inclusas. Ótimas localizações. Cel: 078 5307 2096 (R369/372)

Alugo quarto grande para moças ou casal, completo, contas inclu-sas. Willesden Green. Washington 078 5384 0063 (R366/371)

Quartos duplos e para casal

110,00/120,00 p/w.Vaga para divi-dir Elephant, Vauxhall, Bermond-sey, Canada Water e Old kent road. Internet, telefone, frigobar, contas incluídas. Tel: 075 1901 9329 / 078 2388 1421 (R366/369).

Page 32: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Tottenham tenta realizar sonho de infância de Beckham, diz jornal

O Tottenham está disposto a realizar o sonho do meia

Beckham e contratá-lo na próxi-ma temporada. O inglês nunca escondeu desde criança que um dia gostaria de atuar pelo clube londrino, o que pode acontecer já no meio do ano.

Segundo o jornal espanhol "Marca", o técnico Harry Redkna-pp terá cerca de 45 milhões de euros (R$ 130,4 milhões) para gastar em contratações. Boa par-te do montante seria destinado

a tirar Beckham do Los Angeles Galaxy.

No momento, o meio-campista está emprestado ao Milan. Seu contrato com o clube italiano vai até o fim da atual temporada. Em junho, ele retorna aos Estados Unidos, onde ficaria pelo menos até o fim do ano.

O Milan já deixou claro que deseja contar com Beckham em 2010, talvez em definitivo. O Totte-nham, no entanto, pode atraves-sar o negócio. (Lancepress)

Copa do Brasildefine sete classificados para as oitavasA Copa do Brasil vai conhecer, nesta quarta-feira, 22, mais sete equipes classificadas para as oitavas-de-final. Os clubes que atuam nesta quarta-feira vão se juntar a outros sete já garantidos na terceira fase: Americano-RJ, Coritiba, Corinthians, Flamengo, Goiás, Vasco e Vitória. Outros dois jogos fecham, na quinta-feira, a segunda fase

Três clubes paulistas vão estar em campo, e o prin-cipal deles é o Santos, fi-

nalista do Estadual, que recebe o CSA na Vila Belmiro. Após um em-pate sem gols em Maceió, os san-tistas entram com um time misto e precisam de uma vitória simples para continuar na disputa pelo títu-

lo inédito. Enquanto isso, os alago-anos sonham com a zebra: empate com gols ou a vitória.

Em Porto Alegre, o Internacional repetirá diante do Guarani o mes-mo time que goleou o Caxias, por 8 a 1, e conquistou o bicampeonato gaúcho no fim de semana. Como venceu por 2 a 1, em Campinas, o Inter pode até perder por 1 a 0. Ao visitante resta uma vitória por dois ou mais gols de diferença, ou por um gol, desde que acima de 3 a 2.

Em Campinas, a Ponte Preta recebe o Figueirense e precisa de uma vitória para avançar às oita-vas-de-final - empates por 0 a 0 ou 1 a 1 também classificam a equipe, que arrancou um bom empate por 2 a 2 em Santa Catarina.

No Maracanã, o Fluminense ten-ta salvar o semestre. Depois de eli-minado da Taça Rio, precisa elimi-nar o Águia de Marabá, que venceu o primeiro jogo por 2 a 1, em Be-lém, e deve armar uma retranca em busca do empate no Maracanã. O time carioca precisa de uma vitória simples por 1 a 0, ou por dois gols de diferença.

A missão do Atlético-PR parece mais fácil diante do ABC, na Arena da Baixada, em Curitiba, depois do

empate inicial por 2 a 2, em Natal. O time paranaense pode empatar por até um gol ou vencer por qual-quer placar. Também em Curitiba, o Paraná precisa reverter a vantagem do Fortaleza, que venceu o primeiro jogo por 2 a 1, no Castelão, e agora pode até empatar. Os paranaenses vão brigar pela vitória para chegar à outra fase.

No único duelo nordestino, o Confiança recebe o Icasa, em Ara-caju, e quem vencer leva a vaga porque houve empate sem gols no primeiro confronto, no Ceará. (AE)

Todos os jogos desta quarta-feira (entre parênteses, o placar do jogo de ida):

19h30Atlético-PR x ABC-RN (2 x 2)Ponte Preta x Figueirense (2 x 2)

20h30Confiança x Icasa (0 x 0)

21h50Fluminense x Águia de Marabá (1 x 2)Santos x CSA (0 x 0)Paraná x Fortaleza (1 x 2)Internacional x Guarani (2 x 1)

Page 33: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

esporte

No Bahrein, Massa tenta encerrar "sofrimento" na temporada A má fase que a Ferrari atravessa já custa a Felipe Massa sua pior sequência de resultados desde que se tornou titular da escuderia italiana, em 2006. Vice-campeão no ano passado, o piloto brasileiro passou em branco nas três primeiras etapas do Mundial de F-1, algo que nunca havia ocorrido, nem mesmo quando era da Sauber

Neste ano, Massa sofreu com a quebra de seu F60 no GP da Austrália,

abertura da temporada, e no últi-mo domingo, no GP da China. Na Malásia, um erro de estratégia du-rante a classificação, fez com que o ferrarista largasse na 16ª colo-cação, deixando suas chances na corrida bastante reduzidas – com-pletou a prova em nono.

"Parece que faz tanto tempo que ia de uma corrida para a outra fa-lando sobre vitórias e pódios", re-clamou Massa, que ganhou seis GPs no ano passado, inclusive o último, no Brasil, quando se sa-grou vice-campeão mundial. "Para ser honesto, ultimamente ir para as provas tem sido mais um sofri-mento do que um prazer. Mas ain-da não desisti", afirmou.

Apesar do mau desempenho da Ferrari – seu companheiro, Kimi Raikkonen, também não marcou pontos em 2009 –, Massa tem um consolo. Graças à segunda do-bradinha do ano, já neste domin-go ele terá uma nova chance de

tentar pontuar. Mais que isso, num cenário que

lhe traz ótimas recordações: o Bahrein, onde venceu nas duas

últimas temporadas – no ano pas-sado, inclusive, o brasileiro tam-bém vinha de duas corridas sem marcar.

"O fato de a corrida ser no Bahrein me deixa mais confiante e espero que o fato de já ter vencido neste circuito seja um bom sinal",

disse Massa. Outro motivo de esperança para

os pilotos ferraristas é o fato de a equipe de Maranello ter sido uma das três únicas que testaram na pista de Sakhir durante a pré-tem-porada.

"Nosso carro não estava mui-to ruim, e os pneus funcionaram bem, o que é mais um motivo para imaginar que vamos andar bem", completou o piloto, que ainda não sabe se voltará a contar com o Kers.

O sistema, que recupera e ar-mazena a energia desperdiçada durante as freadas e a converte em potência, acabou não sendo usado pela dupla da Ferrari na China por precaução.

Como a perda de performance foi muito grande, a intenção do time é voltar a utilizá-lo desde os primeiros treinos do GP do Bahrein – a corrida é no domingo.

"Neste circuito, o Kers deve ser uma grande vantagem e espero que a gente possa, finalmente, di-ficultar a vida das outras equipes e lutar por um bom resultado", afir-mou Massa.

"Estou muito motivado apesar de tantos resultados ruins e mu-danças têm que acontecer. Só es-pero que elas comecem a vir neste final de semana", completou o bra-sileiro. (Folha Online)

Manchester vai trocar Cristiano Ronaldo por Kaká, diz tabloide Segundo o tabloide britânico

"News of the World", o Man-chester United tem como principal objetivo no mercado de transfe-rências do próximo verão europeu a contratação de Kaká, do Milan, para substituir Cristiano Ronaldo.

De acordo com a publicação, o técnico do Manchester, Alex Fergu-

son, já conta com a iminente saída do português, que deverá forçar a sua transferência para o Real Madrid, e usaria o dinheiro desta negociação (cerca de R$ 250 mi-lhões) para contratar o meia brasi-leiro do Milan.

Ainda segundo o "News of the World", o técnico escocês está

confiante em persuadir Kaká a tro-car a Itália pela Inglaterra, pois o brasileiro está frustrado com a fal-ta de reformulação do envelhecido elenco do Milan.

Além de Kaká, o Manchester United também busca os meio-campistas Ribéry, do Bayern, e Va-lencia, do Wigan. (Lancepress)

Page 34: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

guia de serviços

Espaço reservadopara sua publicidade

Espaço reservadopara sua publicidade

020 7987 1692

020 7987 1692

Page 35: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

esporte

São Paulo joga na Copa Libertadores em busca da recuperação

O São Paulo recebe o América de Cali nesta quarta-feira, às 21h50,

no Morumbi, na expectativa de vencer, melhorar sua pontuação no Grupo 4 da Libertadores e ficar

com alguma vantagem nas fases seguintes, de confrontos mata-mata – o jogo terá cobertura onli-ne do estadao.com.br e transmis-são da Eldorado/ESPN, também no FM 107,3. Mesmo com uma vitória, porém, a campanha são-paulina não será suficiente para garantir todos os jogos decisivos em casa mais adiante. O time fará no máximo 13 pontos e outros ad-versários devem ultrapassá-lo.

A situação ficou um pouco mais difícil quando a comissão técnica decidiu dar maior importância à fase semifinal do Paulista. O São Paulo acabou eliminado diante do Corinthians, perdeu para o Inde-pendiente Medellín (2 a 1) na sema-na passada com time praticamente reserva e a pressão por vencer um campeonato decidido no mata-mata aumentou - o clube acumu-la nove eliminações seguidas em competições nesse formato.

"No mata-mata, o meu currícu-lo mostra que ganhei muito mais títulos do que perdi", defende-se o técnico Muricy Ramalho. "Te-mos três títulos brasileiros, não é porque perdemos que não pres-

tamos mais." A confiança são-paulina anda

abalada depois da eliminação no Paulista. A última vez que o time havia sido derrotado três vezes consecutivas foi em outubro de 2007 - para Flamengo e Corin-thians, pelo Nacional, e para o Millionarios, da Colômbia, pela Copa Sul-Americana, todas por 1 a 0. Mas, na ocasião, o peso das derrotas não foi tão grande, pois o São Paulo acabaria sendo cam-peão brasileiro.

"Este é um time que está triste, mas não se abate. Temos o ano todo ainda pela frente", lembra Muricy. "Não estamos acostuma-dos com as derrotas, mas também não é o fim do mundo", completa Washington. "Quando falhamos, temos de nos recuperar sempre na próxima partida. A próxima par-tida é de Libertadores, a competi-

ção mais importante para nós." Muricy não terá os mesmos titu-

lares ausentes nos últimos jogos: Rogério Ceni, André Dias, Zé Luis e Arouca, todos contundidos. E descartou a utilização de Joílson e Wagner Diniz na ala-direita. "Quan-do o jogador está em má fase a gente tem que dar um tempo para ele recuperar a confiança", expli-ca. Dagoberto, que jogou na fun-ção na última partida, e Wellington podem aparecer por ali.

O América de Cali, eliminado da disputa, vem com o time reserva. Até o técnico Diego Umaña ficou na Colômbia, e a equipe será comandada pelo auxiliar Alex Es-cobar. No outro jogo da noite, o Defensor precisa vencer o Inde-pendiente de Medellín, em Mon-tevidéu, para conquistar a outra vaga do Grupo 4. Os colombianos jogam pelo empate. (AE)

Clube tenta esquecer derrota diante do Corinthians para garantir a ponta do grupo; rival é o América de Cali

Muricy Ramalho tenta recuperar o São Paulo.

Diego diz estar indeciso quanto ao seu futuro

Jogador brasileiro teria proposta concreta para jogar na Juventus já na próxima temporada europeia

O meia brasileiro Diego ain-da não decidiu se ficará

no Werder Bremen, clube com o qual tem contrato até 2011, ou se irá para uma equipe europeia de maior expressão.

Diego foi fundamental para o time alemão nas classificações às semi-finais da Copa da Uefa e da Copa da Alemanha, e especulações so-bre uma possível ida a um clube espanhol ou italiano aumentaram nas últimas semanas. "Tenho ofer-tas de grandes clubes europeus",

afirmou Diego à revista Sportbild. "O técnico [do Werder] Klaus Allofs está ciente disso."

Ele não especificou quais clubes estão interessados em seu futebol, mas disse que as investidas da Ju-ventus o deixaram lisonjeado. "Por um lado, me deixa orgulhoso o fato de grandes clubes como a Juven-tus, por exemplo, terem mostrado interesse. Mas eu vivo na realidade. Todas as minhas expectativas es-tão no Bremen. Estou muito feliz e tenho contrato até 2011", afirmou.

Diego, de 24 anos, afirmou que todas as opções estão em aberto, acrescentando: "Posso ir, ou ficar, ou renovar o contrato", concluiu. (AE)

Diego é o principal jogador do Werder Bremen.

Reu

ters

Page 36: BrazilianNews London

23 a 29 de abril de 2009

Rhalf Lo Turco vence as trêsbaterias da primeira prova da temporada 2009Ja na primeira etapa do ano o Brasileiro Rhalf Lo Turco vence as três baterias da copa Triumph no superbike Ingles sendo considerado o favorito ao título de 2009

Na sexta-feira, 17, com muita chuva e um amortecedor novo, o

piloto brasileiro Lo Turco come-çou a bateria de testes. “Nós enfrentamos muita dificuldade para acertar a moto, pois só re-cebemos o novo amortecedor na manha de sexta e choveu muito o dia todo, o que dificul-tou muito nosso trabalho, mas no final do dia conseguimos um bom acerto para moto naquelas condições”, afirmou. Rhalf Lo Turco agora lidera o campeona-to com setenta e cinco pontos, Duncan Knox e segundo com 52 pontos e Alister Haynes com

40 pontos. Nas qualificações de sábado,

novas mudanças e ajustes na moto para melhorar os tempos. Rhalf garantiu a quarta posição no gride, pole em sua categoria.

Apesar do resultado positivo, o piloto ainda não estava conven-cido de que a moto estava ‘no melhor acerto’. “Voltamos aos boxes depois da qualificação e trocamos alguns settings, me-

lhorando a performance”. Sem surpresas na primeira

corrida, Rhalf fez uma largada muito boa saltado de sexto na geral para segundo deixando o trabalho duro para os pilotos

que vinham atrás. Em grande estilo Rhalf vence a primeira prova do final de semana.

No domingo, 19, com uma vitória já assegurada, Rhalf não decepcionou os faz e teve mais uma bela atuação. Sempre an-dando na frente, Rhalf quase foi derrubado por um outro competi-dor, perdendo três posições mas recuperando se muito rápido as-sumiu a ponta mais uma vez e novamente vencendo a prova.

Na segunda bateria, apesar do cansaço, Lo Turco demons-trou muita garra. Já na segunda volta baixou seu tempo em 3 se-gundos e volta a assumir a lide-rança da prova. Seu maior rival, Alister Haynes, após a volta de número seis sofreu uma queda deixando o brasileiro vencer a última bateria com uma vanta-gem de dezesseis segundos para o segundo colocado.

Para mais informações e de-talhes sobre o piloto acesse o site www.rhalfloturco.co.uk, que é patrocinado por SBK City ser-vicing Ltd, Rider Support Servi-ces, Brazilian News, BR Jet.

Paula [email protected]

Por:

Estreia brilhante do piloto Rhalf Lo Turco na primeira etapa na superbike inglesa Triumph Cup 2009, no Circuito de Kent Brands Hatch.