braziliannews 298

36
w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o m Gil confirma que vai deixar ministério 27 07 02 ULTIMA HORA Brasileiros aprovam chefes, diz pesquisa BRASIL Londres, 15 a 21 de novembro de 2007 Pesquisas avançam sobre vacina contra AIDS SAÚDE Musical inicia comemorações dos 50 anos da bossa nova Ano 6 / Número 298 Continua na página 23 13 Se você tem uma empresa, oferece um produto ou serviço, nós levamos o cliente até você. Não fique de fora dessa! Ligue já! E saiba como anunciar nas Páginas Brasileiras. Continua na páginas 16 e 17 Brasil descobre megajazida de petróleo na bacia de Santos A Petrobrás anunciou na quinta-feira, 8, a desco- berta de um megacam- po de petróleo, batizado de Tupi, que aumentará em mais de 50% as reservas do Brasil. Estima-se que a área, situada em águas profun- das da Bacia de Santos, contenha entre cinco e oito bilhões de barris petróleo – a produção atual brasi- leira é de 14,4 bilhões. Segundo a estatal, a produção no local deve começar em 2013. A divulgação coincide com a crise de escassez de gás no país. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o Brasil deve passar ao patamar onde es- tão os países árabes, a Venezuela e outros. “Reservas como essa po- dem transformar o Brasil num país exportador de petróleo”, afirmou. Poor Little Rich Girl, dirigida por Franko Figueiredo, é uma nova produção do clássico musical bra- sileiro “Pobre Menina Rica”, escrito por Carlos Lyra e Vinicius de Mora- es, a ser apresentado pela primeira vez em Londres. Essa produção dá início às co- memorações dos 50 anos da Bos- sa Nova, em 2008, e mostrará doze músicas compostas por Carlos Lyra e Vi- nicius de Moraes, numa perfeita Nuvem de fumaça cobre céu londrino Um incêndio deixou o céu londri- no ainda mais cinza no início da se- mana. A fumaça negra cobriu qui- lômetros desde o local do incêndio, onde a sede dos jogos olímpicos de 2012 está sendo construída, até o centro da cidade. O fogo começou no Parque Olím- pico, na Waterden Road, em Hack- ney Wick, perto de Stratford, a leste de Londres. Um galpão vazio, que estava sendo demolido, foi aponta- do como o ponto inicial do fogo. combinação entre a sofisticada Bossa Nova e uma encenação mi- nimalista.

Upload: express-media-world

Post on 09-Feb-2016

257 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Brasil descobre megajazida de petróleo na bacia de Santos

TRANSCRIPT

Page 1: BrazilianNews 298

w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o m

Gil confirma que vai deixar ministério

270702

ULTIMA HORABrasileiros aprovam chefes, diz pesquisa

BRAsIL

Londres, 15 a 21 de novembro de 2007

Pesquisas avançam sobre vacina contra AIDs

sAÚDE

Musical inicia comemorações dos 50 anos da bossa nova

Ano 6 / Número 298

Continua na página 2313

Se você tem uma empresa,

oferece um produto ou serviço, nós levamos o

cliente até você.Não fique de fora dessa!

Ligue já!E saiba como anunciar nas

Páginas Brasileiras.

Continua na páginas 16 e 17

Brasil descobre megajazidade petróleo na bacia de SantosA Petrobrás anunciou na

quinta-feira, 8, a desco-berta de um megacam-

po de petróleo, batizado de Tupi, que aumentará em mais de 50% as reservas do Brasil. Estima-se que a área, situada em águas profun-das da Bacia de Santos, contenha entre cinco e oito bilhões de barris petróleo – a produção atual brasi-leira é de 14,4 bilhões. Segundo a estatal, a produção no local deve começar em 2013. A divulgação coincide com a crise de escassez de gás no país.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o Brasil deve passar ao patamar onde es-tão os países árabes, a Venezuela e outros. “Reservas como essa po-dem transformar o Brasil num país exportador de petróleo”, afirmou.

Poor Little Rich Girl, dirigida por Franko Figueiredo, é uma nova produção do clássico musical bra-sileiro “Pobre Menina Rica”, escrito por Carlos Lyra e Vinicius de Mora-es, a ser apresentado pela primeira vez em Londres.

Essa produção dá início às co-memorações dos 50 anos da Bos-sa Nova, em

2008, e mostrará doze músicas compostas por Carlos Lyra e Vi-nicius de Moraes, numa perfeita

Nuvem de fumaça cobre céu londrino

Um incêndio deixou o céu londri-no ainda mais cinza no início da se-mana. A fumaça negra cobriu qui-lômetros desde o local do incêndio, onde a sede dos jogos olímpicos de 2012 está sendo construída, até o centro da cidade.

O fogo começou no Parque Olím-pico, na Waterden Road, em Hack-ney Wick, perto de Stratford, a leste de Londres. Um galpão vazio, que estava sendo demolido, foi aponta-do como o ponto inicial do fogo.

combinação entre a sofisticada Bossa Nova e uma encenação mi-nimalista.

Page 2: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Gil confirma que vai deixaro Ministério da Cultura em 2008

O ministro da Cultura, Gil-berto Gil, confirmou na terça-feira, 13, que de-

verá sair do ministério no próximo ano. Segundo ele, essa decisão foi motivada por um problema de voz. “Tive a reincidência de um pólipo (calo) de voz que tinha sido remo-vido há dez anos”, disse Gil.

Em entrevista a emissoras de rá-dio parceiras da Radiobrás, ele afir-mou estar satisfeito com o trabalho no Ministério da Cultura, especial-mente com o reconhecimento pelo governo e pela sociedade do papel estratégico da cultura. No entanto, para Gil, o momento é de fazer um recolhimento. “Eu especializei a mi-nha voz em cantar, e ultimamente tenho usado mais para falar.”

O ministro ainda detalhou o Pro-grama Mais Cultura, que prevê investimentos de R$ 4,7 bilhões até 2010. Segundo ele, esse orça-mento será utilizado em diversos ministérios, que vão se dedicar parcialmente a programas cultu-rais. Como exemplo, Gil lembrou que o Ministério da Justiça vai fazer 300 pontos de cultura em áreas de

risco para evitar o envolvimento da juventude com a violência.

O ministro disse que o programa foi desenvolvido em associação com os programas sociais do governo fe-deral, dando atenção aos locais de maior vulnerabilidade social. “Os programas culturais vão estar traba-lhando em função do aprimoramen-to da abordagem social geral que o governo lula vem fazendo”, afirmou.

Gil ressaltou que o conceito de cultura vem sendo ampliado nos últimos anos no Brasil e no mun-do. Segundo ele, até pouco tem-po, eram consideradas culturais apenas as manifestações ligadas a artes e ao patrimônio. “Muita gen-te que não se achava culta, não se sentia parte da cultura, hoje se sente porque é parte da cultura.” (Agência Brasil)

O ministro da Cultura Gilberto Gil chora durante cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural.

Page 3: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Última Hora

Médico que atendeu Dianapensou que a princesa sobreviveriaPrimeiro a prestar socorro na noite do acidente relata que Lady Di “estava viva, mas muito fraca”

O primeiro médico a chegar ao local do acidente que matou a princesa Diana

afirmou na terça-feira, 13, que pen-sou que Lady Di sobreviveria.

Em videoconferência feita em Pa-ris, o médico Frederic Mailliez contou ao júri encarregado da investigação judicial que está sendo realizada em Londres que viu o carro da princesa enquanto dirigia pela Ponte d’Alma, na capital francesa.

Ao perceber a colisão, Mailliez correu para prestar socorro. “Diana estava viva. Reclamava, respirava, mas estava muito fraca”, disse.

“Lembro a buzina fazendo baru-lho e lembro que a parte dianteira do carro estava danificada e o mo-tor, quase partido em duas partes”, acrescentou.

Mailliez afirmou que viu que o segurança da princesa, Trevor Rees-Jones, o único sobrevivente, estava vivo, mas gravemente ferido no banco da frente. A testemunha disse ainda que só percebeu que a mulher que estava dentro do carro era a princesa quando ouviu as no-tícias no dia seguinte.

Sobre o estado de Diana, o mé-dico relatou que não se lembrava se a ex-mulher do príncipe Charles da Inglaterra tenha sofrido qual-quer “lesão óbvia na cabeça”. “Só me recordo de algumas gotas de sangue, mas não diria que eram causadas por uma lesão grave”, disse.

Antes desta investigação judicial, outras duas foram realizadas, uma na França e outra a cargo da polí-cia Metropolitana de Londres, que chegaram à mesma conclusão: no

momento da batida, o motorista Henri Paul dirigia em alta velocida-de e sob os efeitos do álcool, e as mortes foram causadas por um trá-gico acidente.

Diana, de 36 anos, morreu com Dodi al-Fayed, de 42 anos, e com Paul pouco depois de deixar o ho-tel Ritz, e após serem perseguidos por vários paparazzi. A tragédia ocorreu quando o veículo no qual os dois estavam bateu contra uma coluna de um túnel parisiense no dia 31 de agosto de 1997.

Diana deixa o hotel momentos antes do acidente no túnel em Paris.

Passageiro de vôo regular da BRA ainda terá problemas

Os passageiros de vôos regula-

res da BRA com bilhetes mar-

cados para o feriado da República ou

para o período de Natal e Ano Novo

poderão ter problemas para embarcar,

admitiu ontem o presidente da Ocea-

nAir, German Efromovich. O acordo

firmado entre a BRA e a OceanAir ga-

rante apenas o vôo dos 27 mil passa-

geiros que compraram pacotes pela

PNX Travel, empresa do grupo BRA.

Os 43 mil passageiros de vôos re-

gulares da BRA terão de contar com a

disponibilidade de assentos em vôos

de qualquer companhia, seja TAM,

Gol, VRG ou a própria OceanAir. Não

é possível fazer reserva e o passagei-

ro tem de se dirigir ao aeroporto no dia

do vôo com algumas horas de antece-

dência.

Como estratégia de marketing, a

OceanAir está oferecendo um atendi-

mento diferenciado para conquistar o

passageiro da BRA. Criou um canal de

atendimento telefônico só para tirar

as dúvidas desses passageiros. Pelo

número (11) 2144-5319, o passageiro

pode se informar sobre a ocupação

de determinado vôo antes de se diri-

gir ao aeroporto. As informações são

do jornal O Estado de S. Paulo.

Page 4: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Leitor

Foto da Semana

Presidente: Horácio Sterling

[email protected]

Diretor-Geral: Marcelo Mortimer

[email protected]

Editora e Redatora: Paula Medeiros

[email protected]

Direção de Arte e Diagramação: Carlos A. Ceballos Moreno

[email protected] Izquierdo Real

[email protected]

Departamento Comercial: Rogério Moura Lima

Israel Robertson Salles

Colaboradores: Fabio Garcia

Jacqueline Vieira HaddadRoberta ÁvilaOiligriv PereiraRogerio OliveiraVinicius Parente

Virgilio GuimarãesVitória Nabas

Yanna BarbosaMaria Novais

Makfferismar SantosDelfim Netto

Mauricio Lamano Ferreira

Serviço de imagens: AFP

Distribuição: Marcus Fumagalli

Impresso por Newsfax

Classificados: [email protected] conteúdo dos anúncios e classi-ficados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade

dos anunciantes.

Brazilian News15 Borough High Street, 1st floor

SE1 9SE LondonTel: 020 7357 0601Fax: 020 7357 0607

www.braziliannews.uk.com

Pergunta da semana:

Cavalaria inglesa em cerimônia de troca da guarda.

Paula Medeiros

O que é o melhor e o pior de Londres?

Marcus Fernandes,comissário de bordo.Melhor: diversidade cultural.Pior: estresse de cidade grande.

Plácido Marcondes Júnior,estudante.Melhor: miscigenação de culturas.Pior: clima.

Jéssica Colli Pollastri,estudante.Melhor: os parques.Pior: metrô lotado.

Andréa Valencia,jornalista.Melhor: cultura.Pior: não tem nada.

Page 5: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Sabe onde encontrar um dentista

brasileiro?

Você encontrará nasPáginas Brasileiras!

Governistas substituem “indecisos”para aprovar CPMF na CCJ do SenadoO governo manteve hoje

a estratégia de subs-tituir os “indecisos” e

“rebeldes” da base na CCJ (Co-missão de Constituição e Justiça) do Senado. Os “rebeldes” são os senadores que mesmo integrando a base declararam voto contrário à prorrogação da cobrança.

Hoje, foram substituídos Pedro Simon (PMDB-RS) e Gilvam Bor-ges (PMDB-AP). Ontem, a líder Ideli Salvatti (PT-SC) substituiu Mo-zarildo Cavalcanti (PTB-RR) por ela mesma.

Simon foi substituído pelo líder do PMDB no Senado, Valdir Rau-pp (RO). A troca, segundo Raupp, ocorreu porque o peemedebista declarou que votaria contra a pror-rogação da CPMF --mas teria sido tomada em consenso com o sena-dor.

“Ele não estava pronto para votar. Se viesse, disse que votaria contra. Fizemos um entendimento com a líder do governo e na presença do próprio senador”, disse Raupp.

O voto de Simon era considera-do como de “minerva” pelos gover-nistas, já que o senador não havia anunciado publicamente posição favorável à prorrogação da CPMF.

Vale e Votorantim negociam participação em hidrelétrica no rio Madeira

A Companhia Vale do Rio

Doce e a Votorantim estão

negociando entrar como investido-

res no consórcio Furnas-Odebrecht

que competirá pelo direito de cons-

truir e explorar a Usina Hidrelétrica

de Santo Antônio, no rio Madeira,

em Rondônia, de acordo com uma

fonte que acompanha de perto as

discussões.

As duas empresas estão interes-

sadas em usar para consumo próprio

parte dos 30% da energia gerada que,

segundo diretriz do Ministério de Mi-

nas e Energia, poderão ser vendidos

para consumidores livres, a critério do

vencedor.

Os outros 70% dos 3.150 megawatts

(MWs) produzidos deverão ser neces-

sariamente destinados às distribuido-

ras de energia, em tarifa de ambiente

regulado, geralmente menor do que os

preços praticados pelo mercado.

O fechamento do acordo dependeria

apenas da definição da fatia de partici-

pação das empresas e do custo pelo

qual terão a energia, se o consórcio li-

derado por Furnas-Odebrecht sair ven-

cedor do leilão marcado para o próximo

dia 10 de dezembro.

A Vale informou, por meio da sua

assessoria de comunicação, que está

discutindo formas de participar do em-

preendimento, inclusive com outros

consórcios, mas não confirmou que as

discussões com Furnas-Odebrecht es-

tejam próximas de um acordo. A Voto-

rantim, por sua vez, informou, também

por meio da assessoria, que está ava-

liando a sua participação no consórcio.

A assessoria da Odebrecht confir-

mou que está em negociações com

empresas interessadas em investir no

projeto, mas enfatizou que o quadro

final ainda não está definido.

Raupp já havia substituído Simon e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) na CCJ depois que os dois sinalizaram que votariam contra a prorrogação da CPMF. Depois das críticas, ele recuou e reconduziu os dois aos seus lugares.

Desta vez, no entanto, o líder ar-gumentou que a mudança ocorreu sem imposições, em um diálogo firmado com Simon. “Conversando com o senador Simon, ele me dis-se que não estava em condições de votar. Ele vai continuar discutin-do [a prorrogação da CPMF] até entrar em votação no plenário por-que esteve ausente da reunião da bancada governista com o ministro Guido Mantega [Fazenda]”, disse Raupp.

Com a mudança, o voto de Jar-bas deve ser o único da bancada do PMDB contrário à prorrogação da CPMF. O senador Valter Pereira (PMDB-MS), que também era dúvi-da na votação, disse que vai apoiar o texto do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que prorroga a CPMF até 2011.

“Aqui na CCJ eu vou aprovar a prorrogação, no plenário do Se-nado eu não tenho esse compro-misso. Eu fiquei isolado [dentro da

bancada] com essa decisão. Por isso adotei o caminho do compro-misso de aprovar a matéria na co-missão”, disse Pereira.

Governistas calculam que terão 13 dos 23 votos da CCJ favoráveis à prorrogação da CPMF. A própria oposição admite que --diante do anúncio de concessões do governo como contrapartida à prorrogação da CPMF-- sairá derrotada na vota-ção do relatório da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) na comissão.

Com a aprovação do texto de Jucá, o relatório de Kátia Abreu fica automaticamente rejeitado na CCJ.

Trocas O PMDB também trocou o sena-

dor Gilvam Borges (PMDB-AP) pela senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) na votação da CMPF na CCJ. Com a morte de um familiar, Borges pediu licença da votação e acabou sendo substituído por Roseana.

Nesta segunda-feira, 12, o bloco governista também afastou o sena-dor Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) de titular da CCJ. Sua vaga foi ocu-pada pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC) depois que o petebista anunciou o voto contrário à pror-rogação da CPMF. A base aliada

articulou a votação entre os seus integrantes na tentativa de evitar a derrota do texto de Jucá na CCJ.

Enquanto o relatório do peeme-debista defende a prorrogação da CPMF até 2011, o relatório de Kátia

Abreu prega a extinção do “impos-to do cheque” com o argumento de que o governo federal tem recursos suficientes para manterseus gastos sem a arrecadação anual de R$ 40 bilhões da CPMF. (Folha Online).

Governo e aliados fecham acordo para aprovar prorrogação da CPMF até 2011.

Page 6: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Brasil (geral)

Brasil cai em ranking mundialde igualdade entre sexosO Brasil caiu sete posições em um ranking que mede a igualdade entre homens e mulheres, preparado pelo Fórum Econômico Mundial e divulgado na quinta-feira, 8

Segundo o próprio Fórum, a queda do país, da 67ª para a 74ª posição, se deve

mais à entrada de novos países no ranking deste ano do que devido a uma piora em seu desempenho.

O Brasil detém a liderança na América Latina na categoria saúde

e mostrou melhoras nos índices de participação econômica da mulher – como no que mede a participação da mulher na força de trabalho e na remuneração dada a mulheres em comparação com a dada a homens desempenhando a mesma ativida-de.

Por outro lado, o Brasil mostrou “resultados fracos” no tocante à ca-pacitação educacional da mulher e à participação dela na política.

RelatórioO índice faz parte do Relatório

Global de Desigualdade entre Gê-neros, que analisa as diferenças em

quatro áreas de desigualdade entre homens e mulheres: participação econômica e oportunidade (que in-clui, por exemplo, diferenças entre salários); realização educacional (acesso à educação); poder político e saúde e sobrevivência (que anali-sa e compara a expectativa de vida relativa entre os gêneros).

De forma geral, o Fórum Econô-mico Mundial detectou um progres-so em todo mundo na diminuição das diferenças entre mulheres e ho-mens nas áreas econômica, política e educacional, mas uma piora na área da saúde.

Em 2007, o relatório abrange 128 países, 13 a mais do que em 2006, e é novamente é liderado por paí-ses da Escandinávia. Como no ano passado, a primeira posição ficou com a Suécia, seguida por Norue-ga, Finlândia e Islândia.

Todos os primeiros colocados do ranking tiveram avanços em relação ao ano passado, mas dois deles, a Letônia (13º lugar) e a Lituânia (14º) mostraram o melhor desempenho

Relatório analisou desigualdade entre gêneros em 128 países.

entre os 20 primeiros da lista, gal-gando, respectivamente, seis e sete posições.

“O Índice avalia os países na di-visão de seus recursos e nas opor-tunidades dadas às populações masculina e feminina, independen-temente do nível geral destes (paí-ses)”, explicou Ricardo Haussman, diretor do Centro para Desenvolvi-mento Internacional da Universida-de de Harvard e um dos colabora-dores do ranking.

“Dessa forma, não há desvanta-gens para países com níveis edu-cacionais que são baixos em ter-mos gerais, mas (o índice) penaliza aqueles onde a distribuição educa-cional entre homens e mulheres é desigual.” (BBC/Brasil)No Brasil, mulheres e homens têm remuneração parecida quando ocupam mesmo cargo.

Page 7: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Brasil (geral)

Quer saber onde encontrar passagem

barata pro Brasil?

Você encontrará nas Páginas Brasileiras!

Maioria dos brasileiros estásatisfeita com chefe, diz pesquisaUma pesquisa feita em seis países revela que 64% dos brasileiros se dizem satisfeitos com o desempenho de seus chefes

A pesquisa “O que é pre-ciso para ser um bom gerente”, realizada pela

empresa norte-americana Kenexa Research Institute, ouviu 16 mil funcionários dos Estados Unidos, Brasil, Índia, China, Grã-Bretanha e Alemanha.

O objetivo central da enquete é avaliar a opinião dos empregados sobre seus gerentes.

Na média, 63% dos entrevista-dos nesses seis países se dizem satisfeitos com os chefes.

Os brasileiros ocupam o tercei-ro lugar na lista de satisfação dos funcionários, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Conduta éticaNos seis países analisados pela

pesquisa, um total de 12% dos funcionários afirma que seus che-fes não são eficientes.

De acordo com o estudo, a efi-ciência dos chefes é avaliada pela prática de conduta ética, pela ava-liação de desempenho do funcio-nário, pelo tratamento justo dado aos empregados e pela gerência eficiente do volume de trabalho.

Todos os funcionários ouvidos pela pesquisa afirmam que o de-sempenho dos chefes afeta a de-cisão de continuar trabalhando na empresa e a satisfação geral com o ambiente de trabalho.

Para Jack Willey, diretor execu-tivo do instituto Kenexa, “chefes que demonstram conduta ética,

mostram consideração e respeito e têm uma relação aberta e pró-ativa com os subordinados, são capazes de criar unidades de forte desempenho e ainda con-seguem manter os empregados talentosos”.

BrasilO estudo aponta que há dife-

renças importantes entre os paí-ses que participaram da pesqui-

sa. Os resultados mostram que os empregados na Grã-Bretanha têm a pior avaliação dos seus chefes, enquanto os funcionários indianos são os mais satisfeitos com o de-sempenho dos seus superiores.

Para os funcionários brasileiros, a boa conduta ética é fator deter-minante para avaliar a eficiência dos chefes. Segundo a pesquisa, 66% dos empregados ouvidos no

Brasil acham que seus chefes são eficientes e apenas 10% acredita que o superior não é eficiente.

Os resultados revelam que 80% dos brasileiros ouvidos na pesqui-sa dizem que seus chefes tratam os empregados com respeito e 68% afirmam que o chefe apre-senta boa conduta ética no am-biente de trabalho.

“Os chefes eficientes respeitam

63% dos funcionários estão satisfeitos com seus gerentes.

e são justos com seus funcioná-rios. Eles conseguem demonstrar as expectativas de trabalho e dar um retorno positivo aos subordi-nados. Apesar de ser fácil con-ceituar, muitos chefes não con-seguem adotar esta conduta no ambiente de trabalho, mas para aqueles que conseguem, os divi-dendos são enormes”, diz Willey. (BBC)

Page 8: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Mundo

Para Anistia, europeus são‘cúmplices’ de tortura no AfeganistãoOrganização pede que integrantes da ISAF paralisem as transferências de detidos às autoridades afegãs

A Anistia Internacional aler-tou que países europeus que participam da missão

da Otan no Afeganistão podem ser “cúmplices” de torturas, por entre-garem detidos aos serviços de in-teligência afegãos, contra os quais há “sólidas evidências” de maus-tratos.

A organização de defesa dos direitos humanos solicitou que os integrantes europeus da Força Internacional de Assistência à Se-gurança (Isaf) paralisem as transfe-rências de detidos às autoridades afegãs. As entregas seriam conge-ladas até que o governo adotasse medidas efetivas contra a tortura e os maus-tratos.

No relatório “Detidos transferi-dos para a tortura: cumplicidade da Isaf?”, a AI critica a entrega de prisioneiros dos aliados à Direção Nacional de Inteligência do Afega-nistão. As práticas do órgão são

alvo de preocupação de numero-sas organizações, entre elas Na-ções Unidas.

Além disso, o estudo destaca os problemas detectados na entrega de detidos às autoridades afegãs. Há deficiências nos registros (nos casos da Bélgica e Noruega), ocul-tação de transferências (Canadá) e dificuldades para assegurar um controle independente sobre os presos entregues (Dinamarca, Ho-landa e Reino Unido).

O estudo analisa também os acordos bilaterais assinados pela Dinamarca, Holanda, Noruega e Reino Unido com o governo afe-gão para regular as entregas de prisioneiros de acordo com as leis internacionais.

A AI lembrou que os acordos não liberam os países de suas obriga-ções sob a legislação internacio-nal. Eles devem se certificar de que não enviam prisioneiros a situações

nas quais possam “correr risco de sofrer torturas”.

“Como é sabido por todos que os serviços de inteligência afegãos utilizam técnicas de interrogatório que chegam à tortura, os países da UE deveriam trabalhar com as au-toridades afegãs para acabar com os maus-tratos em lugar de tentar se eximir de responsabilidades por acordos bilaterais”, disse em um comunicado o diretor do escritório europeu da AI, Dick Oosting.

Ele pediu ao Conselho da União Européia que desenvolva um códi-go de conduta sobre a entrega de detidos às autoridades afegãs por parte dos Estados-membros.

O estudo não analisa o sistema de detenção da operação Liberdade Du-radoura, liderada pelos Estados Uni-dos. Mas lembra que Anistia Interna-cional já mostrou em várias ocasiões a sua preocupação com a atuação americana no Afeganistão. (Efe)

Anistia Internacional: preocupação com a atuação americana no Afeganistão.

Rússia e Ucrânia mantêm buscas de marinheirosno Mar Negro

Cerca de 730 pessoas ainda

trabalham nesta terça-feira,

13, para encontrar 20 marinheiros

desaparecidos após o naufrágio de

cinco embarcações no Mar Negro. No

último domingo, fortes tempestades

afundaram as embarcações causa-

ram o derramamento de pelo menos

1,3 mil toneladas de um derivado de

petróleo.

Ministros russos e ucranianos, cujo

país também foi atingido pelo vaza-

mento de combustível, devem visitar

as áreas afetadas no mar Negro. O

objetivo é avaliar os danos ambientais

causados pelos naufrágios. Além do

derivado do petróleo, um outro navio

derramou duas mil toneladas de en-

xofre na região do estreito.

Até agora, autoridades russas con-

firmaram a morte de três navegantes.

Eles eram membros da tripulação de

um cargueiro que imergiu no estreito de

Kerch, entre o mar Negro e mar Azov.

Outros cinco tripulantes deste navio es-

tão desaparecidos.

Outros 15 marinheiros faziam par-

te de uma embarcação carregada de

fragmentos de metal. Autoridades marí-

timas suspeitam de que os 20 desapa-

recidos estejam mortos.

O derramamento da carga dos navios

no mar negro foi definida pelo governo

russo como um “desastre ambiental”.

Na última segunda, a mancha de

combustível que vazou do petroleiro

Volga-Neft atingiu a costa russa. “A

mancha já chegou à costa. As aves

posam sobre o combustível e morrem”,

assegurou Aleksandr Dovgal, diretor-

Derramamento de 1.300 t de combustível e 2.000 t de enxofre causou desastre ambien-tal no Mar Negro.

adjunto da filial da Corporação Portu-

ária Russa em Tamansk, citado pela

agência Interfax. (Associated Press)

Page 9: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Após briga com rei,empresários espanhóis reclamam de ChávezMultinacionais afirmam que situação no país é insustentável e já pensam em abandonar investimentos

A discussão entre o presi-dente venezuelano, Hugo Chávez, e o rei Juan Car-

los da Espanha ao término da cú-pula ibero-americana, no domingo, 11, colocou as relações entre Madri e Caracas no centro do debate po-lítico na Espanha. Após as trocas

de farpas na segunda-feira, 12, en-tre governo e oposicionistas, nesta terça-feira, 13, foi a vez de empre-sários espanhóis reclamarem da in-tervenção de Chávez na economia venezuelana.

Embora as companhias se recu-sem em comentar individualmente as acusações de Chávez de que Madri e empresários espanhóis ti-veram ligação com a tentativa de golpe na Venezuela em 2002, o pre-sidente da Confederação Espanho-la de Organizações Empresariais (CEOE), Gerardo Díez, diz que as palavras do líder bolivariano são um “disparate”.

O choque do rei espanhol com Chávez trouxe à tona a lembran-ça do fracassado golpe. Segundo versões que circularam na época, o então premiê José María Aznar teria mandado o embaixador espa-nhol no país dialogar com o golpista Pedro Carmona. Desde então, Chá-vez tem criticado as empresas es-

panholas no país, acusando-as de colaborar com a suposta ação do governo espanhol.

Em sua edição digital desta ter-ça-feira, o jornal El País lembra que as multinacionais espanholas estão entre os principais grupos investido-res na América Latina. Só na Vene-zuela, mais de 1,7 bilhões de euros foram investidos desde que Chávez chegou ao poder, em 1999.

Ainda assim, os empresários tem enfrentado impasses crescentes em suas relações com governos esquerdistas de Venezuela, Nica-rágua, Argentina, Bolívia e Equador. Entre os problemas citados pelos investidores, o texto destaca a alta taxa de impostos e a falta de benefí-cios concedidos por países.

De acordo com o El País, alguns investidores afirmam que estão cansados da situação na Venezue-la e ameaçam abandonar o país, reconhecendo que “não se pode seguir adiante”. Algumas empresas

já tentaram sair, mas não conse-guiram compradores para as suas instalações. O único consolo para elas é que a Venezuela não “é um dos únicos grandes países da Amé-rica Latina. Contamos também com México, Brasil, Chile e Argentina”, argumentam.

Outro problema citado pelos em-presários ouvidos pelo joranl são as constantes ameaças de naciona-lização enfrentadas pelos bancos espanhóis (que controlam 25% do mercado) e acusações feitas contra seus presidentes.

Corrida presidencialA pouco mais de três meses das

eleições gerais, marcadas para mar-ço, a discussão entre Juan Carlos e Chávez parece ter aberto a cam-panha eleitoral espanhola. Pratica-mente empatados em pesquisas de opinião divulgadas na segunda, o PP aproveitou o caso para criticar a política externa do premiês socialis-ta, considerada “negligente” e “mui-to tolerante” com Chávez. O PP é o partido do ex-premiê José Maria Az-nar - que foi chamado de “fascista”

por Chávez e acabou sendo o pivô do bate-boca com o rei.

A polêmica envolvendo o ex-pre-miê começou quando Chávez, em seu discurso na Cúpula Ibero-ame-ricana, acusou Aznar de participa-ção no fracassado golpe de estado contra ele, em abril de 2002. “É um fascista”, disse Chávez. Zapatero defendeu o ex-premiê, exigiu “res-peito”, já que Aznar havia sido eleito pelos espanhóis.

Zapatero e Chávez começaram então uma dura discussão - que mais parecia um monólogo de Chá-vez. Irritado, o rei (que estava sen-tado ao lado de Zapatero) apontou para Chávez e gritou: “Por que você não se cala?”

Posteriormente, Chávez disse ain-da que Juan Carlos sabia do golpe de Estado que tentou derrubá-lo em 2002. “Eu me pergunto: será que o rei sabia do golpe contra mim em 2002?”, disse o venezuelano. “Se-nhor rei, lhe digo o seguinte: esta-mos a 500 anos aqui e nunca nos calaremos. Muito menos diante de um monarca.”

Rei Juan Carlos da Espanha se desentende com Chávez.

Page 10: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Precisa enviar dinheiro pro Brasil?

Você encontrará as melhores opções

nas PáginasBrasileiras!

Estudantes protestamcontra reformas na VenezuelaProtestos em várias cidades venezuelanas demonstram a revolta de estudantes contrários às propostas de reforma de Chávez

Caracas e Barquisimeto, uma das cidades mais importantes da Venezue-

la, foram palcos das últimas e vio-lentas manifestações estudantis de protesto às reformas constitucio-nais que o presidente Hugo Chá-vez pretende aprovar, como por exemplo, ampliar o mandato presi-dencial para sete anos, reeleições ilimitadas, e outorga de maiores poderes ao chefe de Estado.

Com as emendas constitucio-nais, também se pretende que o Banco Central perca sua autono-mia, e que o governo federal pos-sa criar novas regiões, cidades e municípios, cujas autoridades se-riam nomeadas pelo próprio Pre-sidente.

O diretor nacional da Defesa Ci-vil, general Antonio Rivero, comu-nicou que “oito pessoas ficaram feridas, sendo uma à bala, mas sem vítimas fatais, por causa da violência dos acontecimentos na Universidade Central da Venezuela (UCV), o maior e mais antigo centro de estudos do país, localizada no leste de Caracas.”

Mas, além das desordens prota-gonizadas, o que surpreendeu foi que homens encapuzados dispa-raram contra os manifestantes. Por sua vez, agentes da Guarda Nacio-nal e policiais da polícia de choque se posicionaram para evitar enfren-tamentos entre os integrantes da passeata e os simpatizantes de Hugo Chávez.

Apesar disso, a violência foi evi-dente, principalmente depois que os estudantes foram recebidos a balas por um grupo de pessoas armadas, favoráveis do “Sim à Re-forma”.

O ministro do interior e justiça da Venezuela, Pedro Carreño, culpou os estudantes, as autoridades uni-versitárias, os partidos de oposição e os meios de comunicação pelos atos de violência.

“Queremos fazer um chamado profundo aos meios de comuni-cação, que deixem de estar pro-pagando notícias tendenciosas, incitando o ódio numa parcela da população venezuelana”, disse Carreño.

Por sua parte, o dirigente es-tudantil Freddy Guevara solicitou aos parlamentares da Assembléia Nacional que “não permitam que a Venezuela vá por um caminho que ninguém quer e que também não permitam que se sigam cometen-do injustiças”.

As manifestações de rua acon-teceram nas cidades de Caracas,

Mérida, Maracaibo, Puerto La Cruz, San Cristóbal e Barquisimeto.

No próximo dia 2 de dezembro, haverá um plebiscito onde os vene-zuelanos vão votar a favor ou contra

as 69 modificações que se preten-dem na Constituição atual. Chávez assegura que as reformas levarão a Venezuela ao que ele denomina “o socialismo do século 21”.

Page 11: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Para FBI, Blackwater atirou sem justificativa contra civis iraquianos

Peruanos querem 30 anosde cadeia para FujimoriO procurador geral de

Justiça do Peru, José Peláez, acusou Alber-

to Fujimori, que foi presidente daquele país entre 1990 e 2000, pelos crimes de homicídio qua-lificado, seqüestro e lesões cor-porais graves.

A matança de Barrios Altos, uma das mais antigas localidades no centro de Lima, aconteceu em novembro de 1991, comandado por um grupo de extermínio de-nominado Grupo Colina, o qual assassinou a sangue frio 15 pes-soas, entre eles um menino.

Em julho de 1992, esse mesmo grupo, composto de militares, assassinou nove estudantes e um professor da Universidade La Cantuta, depois de seqüestrá-los dentro da própria universidade.

Investigações posteriores concluíram que as vítimas não tinham nenhuma relação com grupos terroristas e que Fujimo-ri conhecia todas as atividades clandestinas do Grupo Colina, criado por seu então assessor, Vladimiro Montesinos, atualmen-te preso.

Outra acusação que recai so-

bre o ex-presidente, foi o seqües-tro de um jornalista e um empre-sário divulgado pelos meios de comunicação como o caso “Po-rões do Serviço de Inteligência”.

Além dos 30 anos de prisão que pede o procurador-geral, também se pede a condenação de Fujimori ao pagamento de cem milhões de soles, aproximadamente 33 milhões de dólares, por reparação civil às vítimas dos bairros Alto e La Cantuta, e mais cerca de cem mil dólares de indenização a cada um dos seqüestrados.

O procurador-geral, José Pe-láez, adequou a acusação aos moldes do que foi decidido pela Corte Suprema Chilena, a qual, por sua vez, havia aprovado a extradição do mesmo por viola-ção ao direitos humanos e cor-rupção.

O julgamento de Fugimori co-

meça dia 26 de novembro, e será presidido pelo Juiz César San Martín, presidente da Câmara Penal Especial da Suprema Cor-te do Peru.

Em 21 de setembro passado, a Corte Suprema chilena orde-nou indiciar Fujimori nos crimes de homicídio qualificado, lesões graves e seqüestro.

Por sua vez, 77 deputados ja-poneses pediram justiça no caso de Fujimori, criando inclusive uma associação para reivindicar suas pretensões. “Reivindicamos à comunidade internacional um julgamento justo”, declarou Taku Yamasaki, líder da associação.

“Temos um sentimento de gra-tidão para com o ex-presidente peruano por seus esforços em resolver a crise dos reféns na residência do embaixador japo-nês”, acrescentou Yamasaki so-bre o incidente de 1997, quando depois de quatro meses de ocu-pação a Embaixada Japonesa em Lima por membros do co-mando revolucionário do grupo Tupac Amaru. As forcas militares peruanas conseguiram libertar 71 dos 72 reféns.

Fujimori foi extraditado em setembro deste ano do Chile para o Peru.

Os agentes da companhia americana de segurança

privada Blackwater dispararam sem justificativa contra pelo me-nos 14 dos 17 civis que morreram em um incidente em Bagdá no dia 16 de setembro, segundo uma in-vestigação do FBI (polícia federal dos EUA). A informação é do jornal “The New York Times”.

O episódio começou quando um comboio que levava uma comitiva de diplomatas americanos cercado por guardas da Blackwater chega-vam em uma praça em Bagdá. Um outro comboio, posicionado mais adiante, abriu fogo, matando 17 pessoas e ferindo 24.

Na ocasião, a companhia alegou que o comboio havia sido atacado, o que provocou a troca de tiros e as mortes, mas, segundo o FBI, não há evidências para sustentar a versão.

A investigação dos agentes fe-derais ainda não terminou, mas suas descobertas indicam que só três das 17 mortes na praça al-Na-sur, em Bagdá, podem ser justifi-cadas como uma resposta a uma iminente ameaça. O Departamento de Justiça já está examinando os relatórios preliminares.

Citado pelo “NYT”, o deputa-

do David E. Price, da Carolina do Norte, que trabalha para submeter agentes americanos fora do país à legislação dos Estados Unidos, disse que o Departamento de Jus-tiça deve apontar os responsáveis pelo incidente.

“As deficiências na lei, que cer-tamente existem, não podem servir de desculpa para que crimes como esse sigam sem punição”, disse Price.

Segundo o “The New York Times”, o FBI concluiu que alguns dos cin-co guardas da Blackwater abriram fogo. A investigação se concentra na atuação de um deles, responsá-vel por muitas das mortes.

No mês passado, as famílias de alguns iraquianos que morre-ram no incidente processaram a

companhia por considerar que ela promove uma cultura “de anarquia legal” entre seus empregados.

Imunidade No final de outubro, investiga-

dores do Departamento de Estado dos EUA concederam imunidade aos agentes da Blackwater.

Com o benefício --a chamada imunidade limitada-- os agentes da Blackwater não poderão ser processados com base em seus depoimentos anteriores, desde que suas declarações sejam ver-dadeiras.

A imunidade surpreendeu o De-partamento de Justiça, que vinha trabalhando a questão sobre se civis americanos deveriam ou não ser processados no Iraque. (Folha Online)

Precisa de assistência médica em Londres?

Você encontrará nasPáginas Brasileiras!

Page 12: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Procurando comida brasileira em Londres?

Você encontrará nas Páginas Brasileiras

Paula [email protected]

Por:

Inglaterra: o segundo lugar mais caro do mundo

Uma lista de 26 produtos mostra que a Inglaterra é 38% mais cara do que

a média internacional, de acordo com a pesquisa pelo Web site Pri-ceRunner.co.uk de comparação de preços.

Londres é o lugar o mais caro para comprar um bilhete do cine-ma da noite de sábado entre todas as 29 cidades examinadas. Um adulto paga, em média, £8.90 por sessão na capital londrina. A Hun-gria é o país mais barato por uma noite no cinema, com os bilhetes fixados ao preço de £3.14 médio para um adulto.

Os clientes na Inglaterra pagam sobre as probabilidades por uma escala dos bens de consumidor revela PriceRunner. Por exemplo, um inglês paga £269.66 pelo Mi-crosoft Xbox enquanto que o pre-ço em New York fica em £178.63 e em Tóquio, £161.73.

Os cigarros também são mais caros em Inglaterra. Um pacote com 20 unidades de uma marca comum custava £4.95, em 2003, e, hoje, tem o preço médio de £5.33. Xangai é a cidade a mais

barata para comprar cigarros, 92p por maço.

Porem, Oslo, capital da Norue-ga, revela-se ainda mais cara que Londres. Lá os bens de consumi-dor são, em média, 83% mais ca-ros do que as outras capitais sele-cionadas pela pesquisa.

Um litro do leite, um frasco do Vodka de Absolut, uma lata de a de Coca-Cola, cigarros e hambúr-guer BigMac estão entre os pro-dutos que custam mais em Oslo do que em algumas das outras 28 cidades examinadas.

O diretor britânico de PriceRun-ner, Mattias Berg, completa “Não é só no cinema que os britânicos pagam mais, vários outros produ-tos de consumo chave são encon-trados com preços bastante eleva-dos em Londres”.

Beijing foi apontada como a ca-pital mais barata entre todas as 29 cidades examinadas para a lista de 26 artigos. Os preços na cida-de chinesa eram 47% abaixo da média internacional.

Tokyo, em Japão, é o lugar o mais barato para comprar bens elétricos, com Nintendo Wii que custa £107.22 na média, compa-rada a £192.99 no Reino Unido.

Polícia Metropolitana quer estreitarlaços com comunidade brasileira

Para tentar estreitar o relaciona-

mento da comunidade brasi-

leira com a Polícia Metropolitana de

Londres, a Associação Brasileira no

Reino Unido (ABRAS) realiza um en-

contro no sábado, 17, das 10 às 14

horas, que tem como objetivo princi-

pal dar oportunidade aos brasileiros,

e latino-americanos em geral, de de-

nunciar crimes, seja qual for a situa-

ção imigratória em que se encontrem.

Casos como tráfico humano, fraudes,

patrões que decidiram não pagar salá-

rios, etc. Os oficiais da Polícia Metropo-

litana falarão em português e estarão à

disposição da comunidade.

Outro motivo do encontro em que a

Polícia Metropolitana estará com um

ônibus de recrutamento de oficiais co-

munitários no local. É uma oportunidade

para qualquer brasileiro se candidatar

ao cargo de oficial comunitário, o que re-

presenta um belo início de carreira junto

à Scotland Yard – cargo remunerado.

Na ocasião, a equipe de recruta-

mento da Polícia estará apresentan-

do vídeos ilustrativos da carreira e

ajudará os interessados a preencher

um application pack e saber como

funciona a instituição, conhecendo

todas as fases do treinamento. A Po-

lícia pretende cadastrar voluntários

para auxiliar nos trabalhos da insti-

tuição.

Mais informações no telefone 020

8961 3377 (ABRAS).

A pesquisa de PriceRunner olhou o preço de 26 bens de con-sumidor populares em 29 cidades em torno do globo. Onde procurou

três preços possíveis para cada produto e, a partir deles, uma mé-dia de preço em cada cidade foi estipulado.

Os preços foram coletados prin-cipalmente das correntes de vare-jo para assegurar representantes do preço típico de cada país.

Page 13: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Incêndio deixa céude Londres ainda mais cinza

Um incêndio deixou o céu londrino ainda mais cin-za no início da semana.

A fumaça negra cobriu quilôme-tros desde o local do incêndio, onde a sede dos jogos olímpicos de 2012 está sendo construída, até o centro da cidade.

O fogo começou no Parque Olímpico, na Waterden Road, em Hackney Wick, perto de Stratford, a leste de Londres. Um galpão vazio, que estava sendo demoli-do, foi apontado como o ponto inicial do fogo.

Relatórios divulgados confir-mam que não houve nenhuma vítima fatal ou feridos no aciden-te. A polícia também atestou que não houve grandes explosões. Quinze engenheiros e 75 bom-beiros trabalharam na operação para apagar o incêndio e impedir novos focos.

O chefe executivo do Comitê Olímpico, David Higgins, disse “Haverá uma investigação com-pleta sobre o incêndio, porém investigações preliminares mos-tram que foi realmente um aci-dente e não um atentado”.

“Nós estamos em contato com

Paula [email protected]

Por: os moradores locais e estamos mantendo-os informados sobre a situação. Enquanto trabalhos de emergência estão sendo provi-denciados, outros trabalhos con-tinuam em todo o parque olímpi-

co”, garante Higgins.Atualmente, cerca de 20 famí-

lias estão sendo removidas do local por estarem ocupando uma área destinada a construção do Parque Olímpico.

Page 14: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Procurando um lugar para tomar uma cerveja brasileira

ou uma caipirinha?Você encontrará nas Páginas Brasileiras!

A vulnerabilidade externaÉ preciso aumentar as exportações para dar continuidade ao crescimento sem maiores restrições

É um fato empírico facilmen-te constatável que o pro-cesso de desenvolvimento

econômico pode ser interrompido ou ter a velocidade reduzida pela ocorrência de um de dois fatos: 1. A limitação da oferta física de ener-gia. 2. A limitação da capacidade de importar os bens e serviços que não podem ou não devem, técnica ou economicamente, ser produzi-

dos internamente. A condição para superar esta segunda é estimular exportações, não apenas nos se-tores com vantagens comparativas naturais, mas atentar também (e principalmente!) para os que res-pondem mais rápida e fortemente à evolução da economia mundial, que são produtos industriais e ser-viços. É a expectativa de equilíbrio no prazo médio do setor externo da economia que permite manter o flu-

xo de importações. Quando há de-sequilíbrio persistente, o ajuste tem de ser feito não apenas pela mu-dança dos preços relativos (taxa de câmbio), mas também pela re-dução do crescimento.

Nos últimos 50 anos, o Brasil so-freu, mais de uma vez, os efeitos da restrição externa e viu reduzir-se a taxa de crescimento. Existem muitas causas para explicar a enor-me queda do robusto crescimento do País, de 6,5%, em média, no período 1950-1985, para os raquí-ticos 2,5%, no período 1986-2006: aumento da carga tributária, taxas de juros reais estratosféricas, endi-vidamento interno e externo, efeitos da Constituição de 1988, descuido com educação e saúde. Cada uma delas com alguma responsabilida-de. Provavelmente, entretanto, a causa causans, a causa de todas as causas, foi a falta de uma estra-tégia econômica que: 1. Continu-asse a apoiar firmemente o setor industrial exportador. 2. Aproveitas-

se o equilíbrio em conta corrente, obtido a duras penas pela desvalo-rização cambial e pela recessão de 1981/1983, para renegociar a dívi-da externa acumulada entre 1974 e 1986, devido às crises do petróleo. O Brasil foi, dos emergentes, o pri-meiro a produzir equilíbrio na conta corrente (1983) e último a renego-ciar a dívida (1994).

Analisando a evolução da dívida externa líquida entre 1951 e 2005, constata-se a estabilização da dí-vida entre 1986 e 1994 (não por virtude da política econômica, mas por falta de crédito) e a dramática piora durante o Plano Real, devido à trágica política cambial. A partir de 2003 (de novo, não somente por virtudes da política econômica, mas pela enorme expansão mun-dial) o endividamento externo do Brasil caiu rapidamente. Livramo-nos do que, ao fim de 2002, pa-recia impossível: a vulnerabilidade externa, vinda de duas décadas de condenação ingênua, em nome da

suposta ciência econômica, das políticas de estímulo ao setor in-dustrial exportador e por três con-gelamentos da taxa cambial (1986, 1990 e 1995/1998), que aumenta-ram dramaticamente os riscos dos que se aventuravam a exportar.

A relação Dívida Externa Líqui-da/Exportação de Bens e Serviços é um indicador da possibilidade de continuidade do crescimento sem problemas de financiamento ex-terno. O valor virtuoso é abaixo de 1,5 (dívida líquida menor do que 18 meses de exportação); o estado de alerta, entre 1,5 e 3, e a indicação de perigo, acima de 3. A economia brasileira está hoje livre da restrição externa, eliminada graças ao esfor-ço de auto-suficiência na produção de petróleo. Mas, lamentavelmen-te, sem aumentar a participação no valor das exportações mundiais! Isso certamente dá algum confor-to, mas não nos liberta de pensar uma estratégia para não voltar a tê-la nos próximos 25 anos...

Delfim NettoPor:

Page 15: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Precisa de assistência médica em Londres?

Você encontrará nasPáginas Brasileiras!

Por:

* Formado em ciências biológicas pela Universidade Mackenzie e mestre em biodiversidade vegetal e meio

ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo

Mauricio Lamano Ferreira

Pesquisadores utilizam cortes de plantaspara avaliar qualidade do ar em São Paulo

Estudos anatômicos em folhas mostram os efeitos que o ozônio pode causar nas plantas e também podem servir como indicadores da qualidade do ar

A cidade de São Paulo tem sofrido demasiadamente com o aumento da polui-

ção atmosférica nas últimas déca-das. O aumento da frota veicular e as emissões de poluentes por indústrias têm contribuído signifi-cativamente para que esse quadro piorasse nos últimos tempos.

Segundo a doutoranda em ana-tomia vegetal do Instituto de Botâ-nica de São Paulo, Andréa Nunes Vaz Pedroso, no período que com-preende os meses de primavera e verão no Brasil há uma maior inci-dência de raios solares, fator que contribui para uma maior formação do ozônio troposférico, ou seja, uma maior concentração do gás no ar que respiramos.

Este poluente tem sido bastan-te estudado pelo seu alto poder oxidativo nos organismos vivos. A doutoranda comenta que, no mês de outubro deste ano, a capital paulista apresentou índices relati-vamente altos do poluente, sendo que em um único dia a concentra-ção do ozônio na atmosfera che-gou a alcançar 82 ppb (parts per

billion), na região do Parque do Ibirapuera, valor que ultrapassa o nível de atenção para o poluente.

Estudos sobre os efeitos da po-luição atmosférica em plantas têm sido publicados em diversos paí-ses do mundo nas últimas déca-das, fato que ganhou força depois da conferência de Estocolmo em 1972. “É muito comum nos países do hemisfério norte as pessoas trabalharem em programas de bio-monitoramento da qualidade do ar, que consistem em avaliar os danos causados pelo ozônio na vegeta-ção. Equipes são treinadas para reconhecer os sintomas e validar os mesmos”, diz a pesquisadora.

No Brasil o assunto tem sido es-

tudado com grande profundidade e êxito por alguns grupos de pesquisa. Segundo Pedroso, análises microscó-picas em folhas são essenciais para a validação dos danos causados pelo poluente, além de servirem como in-dicadores da qualidade do ar.

O ozônio pode alterar a espessu-ra da folha e também causar uma série de desarranjos internos que são respostas de defesa da plan-ta contra a ação do poluente. “Na minha tese de doutorado tenho uti-lizado cortes anatômicos de folhas da cultivar Bel-W3 de tabaco, que é uma planta muito sensível ao ozô-nio e facilita a compreensão dos efeitos que o poluente pode causar na comunidade vegetal”, explica. Cortes anatômicos servem como ferramentas para avaliar qualidade do ar.

Carros são grandes fontes de poluição atmosférica.

Page 16: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Segundo o jornal britânico “Fi-nancial Times”, a descober-ta do campo de Tupi levou

ao maior aumento no valor das ações da Petrobras em mais de nove anos.

O espanhol “El País” destaca as declarações do presidente da Petro-brás, José Sérgio Gabrielli, de que com a descoberta do novo campo o Brasil “pode se converter em um ex-

O presidente da União da Indús-tria de Cana-de-açúcar (Unica), Marcos Sawaya Jank, minimizou na segunda-feira, 12, a descoberta das reservas de petróleo e gás no bloco de Tupi, anunciada na sema-na passada pela Petrobras. Segun-do ele, o potencial da jazida não vai atrapalhar os investimentos bilioná-rios previstos para serem feitos em quase uma centena de destilarias para a produção de álcool no País.

“De forma alguma (Tupi) pode atrapalhar os investimentos na produção de etanol no Brasil. Esse poço, que é um dos maiores des-cobertos ultimamente, não dá para um ano de consumo de petróleo da China hoje”, disse Jank, que retor-nou no domingo da Europa, onde participou, entre outros eventos, da conferência World Ethanol 2007.

Jank acompanhou o secretário-

geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, em vi-sita à Usina Santa Adélia, em Jabo-ticabal (SP) e atribuiu ao consumo mundial de petróleo, sua posição em relação ao aumento das reser-vas brasileiras.

“Existe uma explosão de consu-mo, principalmente quando os países emergentes começam a querer consumir o mesmo que os ricos. O petróleo tem um fim, nos próximos anos vai estar cada vez mais caro, chega próximo a US$ 100 o barril e isso abre oportu-nidade de novas fontes, princi-palmente renováveis”, explicou. (Agência Estado)

Descoberta de nova reserva petrolífera no Brasil é destaque nos principais jornais do mundoportador de petróleo à altura da Vene-zuela ou da Nigéria”.

O jornal argentino o “Clarín” diz que o anúncio é “uma novidade que pro-duzirá uma importante mudança para

toda a região” e “implica um salto de qualidade que coloca em outra pers-pectiva o gigantesco país sul-ameri-cano”.

Para o “Clarín”, a descoberta “mu-

dou o conteúdo dos sonhos bra-sileiros”, que desde os anos 1970 “ambicionava ser auto-suficiente em petróleo” e agora “se situa como um futuro grande exportador”.

Campo de Tupi não atrapalhainvestimento em etanol, diz Unica

Page 17: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Gigantesco campo de petróleovai aumentar reservas do Brasil em 50%Brasil pode se tornar exportador de petróleo novo campo na bacia de Santos e ações da Petrobrás disparam nas bolsas após anúncio da descoberta de megacampo petrolífero

A Petrobrás anunciou na quinta-feira, 8, a desco-berta de um megacampo

Glaudinéia [email protected]

Por: de petróleo, batizado de Tupi, que aumentará em mais de 50% as re-servas do Brasil. Estima-se que a área, situada em águas profundas da Bacia de Santos, contenha en-

tre cinco e oito bilhões de barris petróleo – a produção atual brasi-leira é de 14,4 bilhões. Segundo a estatal, a produção no local deve começar em 2013. A divulgação

coincide com a crise de escassez de gás no país.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o Brasil deve passar ao patamar onde es-tão os países árabes, a Venezuela e outros. “Reservas como essa po-dem transformar o Brasil num país exportador de petróleo”, afirmou. O presidente da Petrobras, José Sér-gio Gabrielli, disse que com a nova descoberta o Brasil deve subir do 24º lugar no ranking de maiores re-servas do mundo para a 8ª ou 9ª colocação.

Após o anúncio, as ações da estatal dispararam na Bolsa de Va-lores de São Paulo (Bovespa). Os papéis ordinários (ON, que dão di-reito a voto) subiram 14,45% e os preferenciais (PN), 14,16%.

A descoberta levou o governo a retirar do leilão da Agência Nacio-nal de Petróleo (ANP), que será realizado neste mês, todos os blocos localizados na camada de pré-sal, que vai do Espírito Santo a Santa Catarina. Essa área, onde

está Tupi, estende-se por 800 qui-lômetros, com 200 quilômetros de largura. A decisão foi referendada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

O governo ainda não decidiu se essas áreas voltarão a ser ofe-recidas à iniciativa privada ou se ficarão sob a responsabilidade da Petrobrás.

O ex-diretor da Agência Nacio-nal de Petróleo (ANP), David Zyl-bersztajn, avalia que a mega des-coberta na área de Tupi aumenta a independência brasileira, mas alerta que o país precisa investir na transformação de óleo bruto para ampliar a produção nacional de derivados.

Presidente Lula comemora a descoberta.

A P-50 instalada na Bacia de Campos, o maior campo petrolífero do país.

Page 18: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

PeoPle

Angelina Jolie napremière londrina de “Beowulf”

A atriz Angelina Jolie, 32 anos,

levou o namorado Brad Pitt

para a pré-estréia britânica da ani-

mação “A Lenda de Beowulf”, no

domingo, 11, em Londres.

Ao chegar, o casal tirou fotos e

fez a alegria dos fãs concedendo

autógrafos e conversando com os

mais exaltados diante das faixas de

contenção.

Em “A Lenda de Beowulf”, An-

gelina interpreta a mãe do monstro

Grendel, que aterroriza toda uma

população.

Em entrevista, Angelina disse que

achou o filme “pesado”, apesar de

ser uma animação, e que não vai

deixar seus filhos assistirem porque

ficou envergonhada ao fazer uma

cena picante, que mais tarde foi

transposta para os recursos em 3

dimensões.

Quem dirige a produção é Robert

Zemeckis, de “Forrest Gump”.

Amy Winehouse assisteem lágrimas ao julgam

A cantora inglesa Amy Winehouse

apareceu em lágrimas neste sá-

bado, durante julgamento de seu ma-

rido, acusado de agredir um barman,

em junho.

Winehouse assistiu ao julgamento da

galeria no Thames Magistrates’ Court,

em Londres. O júri decidiu que seu ma-

rido, Blake Fielder-Civil, 25, deve per-

manecer preso até 23 de novembro.

De acordo com as acusações lidas

na corte, Fielder-Civil tentou subornar a

vítima do ataque, tentando persuadi-lo

a retirar as acusações.

Michael Jacksonfala pela

primeira vez desde foi julgado

inocenteO cantor americano Micha-

el Jackson vai se abrir ao

seu público na segunda-feira, 19,

na edição de dezembro da revista

“Ebony”, à qual deu sua primeira

entrevista desde que foi declarado

inocente da acusação de abuso

sexual de um menor, em 2005.

O site da rede MTV publicou

hoje uma antecipação da entre-

vista.

Nela, o astro diz que sua maior

inspiração musical é o composi-

tor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky.

Além disso, reflete como o hip-hop

evoluiu e lembra o apelido que ga-

nhou do produtor Quincy Jones -

“Smelly” que significa cheiroso.

Page 19: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Page 20: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Brazilian Beats

Pipoca na Panela…

Letícia Gonç[email protected]

Por:

Com cerca de cinco mil filiais em mais de 80 países, incluindo Brasil, a organização Brahma Kumaris vem trabalhando junto a comuni-

dades oferecendo oportunidade de aprender meditação, yoga e apro-fundar o entendimento de princípios universais e valores inatos do ser humano através de sua filosofia. Para eles a meditação é um processo de redescoberta, de criação e de utilização das qualidades positivas que estão presentes em cada um de nós para melhor a qualidade de vida. E traz também alguns benefícios mentais, espirituais e físicos como o aumento da concentração, restaura a tranqüilidade, libera a mente de an-siedades e medo, alivia a tensão, melhora a qualidade do sono, aumenta a vitalidade e energia, reduz a incidência de doenças psicossomáticas. O Inner Space, uma das unidades do Brahma Kumaris em Londres, está oferecendo um curso introdutório de meditação em português que terá início nesse dia 17 de novembro. Serão quatro aulas gratuitas, sempre aos sábados, das 18h às 19h, porém é necessário fazer inscrição antecipadamente. Informações e inscrições pelo telefone 020 7836 688 (em inglês) ou e-mail [email protected] (em português).

Inner Space - www.innerspace.org.uk36 Shorts Gardens - WC2H 9AB - Covent Garden Tube Station

Em paz na caótica Londres

No terceiro ano consecutivo o companhia de teatro StoneCrabs está produzindo o Festival Origens Playreading. Este ano eles celebram “Três continentes, três países e quatro escritores de teatro” em

uma excitante troca e unificação da dramaturgia entre Brasil, Portugal e Angola. Quarta-feira, 21, às 19h a peça do autor Augusto Boal (Brasil), “Murro em ponta de faca”. Sexta-feira, 23, às 19h, a obra de Armando Rosa (Portugal), “O túnel de ratos”. No encerramento, 27, às 19h, duas peças “O container” de Mena Abran-tes (Angola), e “Dorotéia” do gênio do teatro brasileiro Nelson Rodrigues. Ingressos £5 e £3 para sócios.

Canning House www.canninghouse.com 020 7235 2303(ext.226) 2 Belgrave Square - SW1X 8PJ - Hyde Park Corner Tube Station

Três continentes em uma só língua

Um retrato de mulheres marcantes no cinema brasileiro é o tema que o BCA

reservou para o mês de novembro. Essa tem-porada é uma homenagem às mulheres que fazem a história do nosso país. E o filme des-ta semana é “Filhas do Vento” (2005). Cida (Ruth de Souza) e a irmã Ju (Léa Garcia) es-tão separadas por quase 45 anos e o tempo não conseguiu dissipar o rancor provocado pelo incidente amoroso e familiar que marcou a juventude e a vida das duas. Com a morte do pai, Zé das Bicicletas (Milton Gonçalves), que havia expulsado Cida de casa, as duas voltam a se encontrar. Cida tornou-se uma mulher solitária. Fez carreira de atriz atuando em cinema e em telenovela, mas, apesar do talento, não teve o reconhecimento merecido. Maria D’Ajuda nunca saiu do interior, cuidou do pai até a morte. Parece ter nascido para amar e cuidar dos outros, mas nunca conseguiu desenvolver nenhuma identidade profissional – o inverso da irmã atriz. Casou-se uma vez e depois teve vários filhos de compa-nheiros diferentes. Sua família é uma típica família brasileira do interior, cheia de filhos, sobrinhos, netos e agregados. No entanto, uma de suas filhas, Dorinha (Danielle Ornellas), a que mais admira pela persistên-cia profissional e talento artístico, é a única que despreza o amor da mãe. Quinta, 22, às 19h15. Ingressos £1 e £0,50 para membros e idosos.

BCA - Brazilian Contemporary Arts - www.brazilian.org.uk 020 8747 4770 – 22, Chiswick High Road - W4 1TE - Stamford Brook Tube Station

Page 21: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Por:

Yanna Barbosa [email protected]

A Feia“As muitas feias que me perdoem, mas beleza é fundamental” declarou Vinícius de Mores em seu poema Receita de Mulher. Mas, em se tratando de amor, o poeta, como bom amante e apaixonado, deveria saber que regras não se aplicam e são difíceis de serem seguidas

Conhecemo-nos em Goiâ-nia, ainda na década de 80. Ela veio procurar uma

vaga no mesmo pensionato em que morávamos. Já era formada em Direito e procurava emprego. Uma moça normal. Nem feia, nem bonita. Um pouco sem sal, talvez. Ali não havia charme... Mas tarde pude constatar que era auto-esti-ma que faltava na nossa protago-nista. Tímida, vivia isolada pelos cantos da casa. Arrancar uma pa-

lavra dela, não era tarefa fácil. Mas a gente não desistia facilmente. Aos poucos fomos conhecendo a moça. Vamos chamá-la Maria.

Por entre lágrimas narrou o início do seu sofrimento. Ela tinha apenas vinte e oito anos. Filha mais velha de uma família de cinco irmãs. Todas belíssimas. Era o primeiro dia de aula e ela estava mudando de es-cola. Numa cidade do interior, onde todos se conheciam, a diretora logo que a viu questionou com a mãe:

- Coitadinha... Como pode ela ter nascido tão feia, entre tantas filhas bonitas, não é?

A mãe, revoltada, nunca mais pi-sou naquela escola. Mas o estrago já tinha sido feito...

Contava envergonhada que, du-rante os cinco anos do curso de Direito, nunca fez uma pergunta na sala. Sentava num canto para nin-

guém notá-la. Não participou das festas, nem da colação de grau. Queria se esconder na sala como se escondia do mundo. Era assim na faculdade, na família, na rua. Nossa tarefa não seria fácil.

Nessa época Maria já estava com vinte e sete anos. Nunca havia beijado. Para ela, ninguém nunca se interessaria por alguém tão feia. Não adiantava tentar tirar isso da-quela cabeça dura.

Não esqueço uma noite em que aprontávamos para um casamento. Ela olhava o troca- troca de roupa, as maquiagens, penteados. Num ímpeto falou:

- Se algum dia vocês ficarem sabendo que eu casei, podem ter certeza que terá sido o dia mais fe-liz da minha vida.

Perdemos até o rumo... A fes-ta já não tinha tanta graça, afinal deixaríamos para trás uma amiga se derramando em lágrimas, com certeza.

Tentamos de tudo... Namorados arranjados (nunca dá certo), ma-quiagens, penteados, roupas no-vas...

Maria arranjou um emprego em Brasília. Partiu para a nova vida como quem vai para a forca. O que seria da nossa amiga?

Perdemos o contato. Naquela época não havia e-mails. Era mais difícil encontrar alguém. Sempre lembrávamos da Maria. Lembran-ças tristes, de uma figura patética.

Alguns anos se passaram. Numa das minhas viagens a Brasília, num restaurante à beira do Paranoá, uma figura me chamou a atenção. Não é possível... Maria!

Depois de um grande abraço, reparando na moça, encontrei ou-tra pessoa. Extremamente bem vestida, risadas soltas e seguras e uma lindíssima aliança na mão esquerda.

Não resisti:- Maria! Você se casou?E ela nos apresentou seu mari-

do... Inacreditável. Para quem até aos vinte e sete anos era comple-tamente virgem... Um verdadeiro espetáculo. Parecia ter saído de uma revista masculina. Bem ves-tido, simpático. Ficamos sabendo que era dono de uma concessio-nária de carros importados. Mas isso não importava. Para mim, o importante era saber que, com cer-teza ela tinha alcançado a felicida-de. Que um dia, aquela moça feia

do interior, pode realizar seu maior sonho... Sonho, muitas vezes não alcançado pelas mais belas do mundo... O de amar e ser amada.

Page 22: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Por:

[email protected]

Fabio Garcia

Quer saber onde ouvir MPB em Londres?

Você descobrirá nasPáginas Brasileiras!

Imprensa americana começaa especular sobre indicados aos Oscar

A crítica cinematográfica dos Estados Unidos co-meçou a especular sobre

alguns dos favoritos para a pró-xima edição do Oscar, e se divi-de entre os recém-estreados “O Gângster” e “Onde os Fracos Não Têm Vez”.

Apesar de afirmar que 2007 não foi, por enquanto, um ano de favo-ritos destacados que farão furor na cerimônia de prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográfi-cas, a imprensa especializada res-

salta a qualidade de alguns filmes já estreados.

“Definitivamente, não há nenhum favorito. Mas isso é bom e aumenta nossas expectativas”, afirma o pre-sidente da distribuidora Miramax, Daniel Battsek, ao “The Wall Street Journal”.

O crítico do jornal nova-iorquino, Sam Schechner, prevê que Francis Ford Coppola e Mike Nichols, dois clássicos de Hollywood, retomarão o caminho do Oscar com “Youth Without Youth” e “Jogos do poder”.

Mas as maiores apostas até o momento recaem sobre as mais recentes obras do britânico Ridley Scott e dos irmãos Joel e Ethan Coen.

“O Gângster” e “Onde os Fracos Não Têm Vez” são filmes que divi-diram as atenções da crítica gra-ças, em parte, às atuações de seus protagonistas, Denzel Washington e Russell Crowe, de um lado, e Ja-vier Bardem, de outro.

“A atuação de Denzel Washington como o ‘chefão’ do Harlem é digna do Oscar”, afirma Carrie Rickey, crí-tica do “Philadelphia Enquirer”.

“É um duelo emocionante. A expressão de aço de Washington pode derrotar a personalidade cor-rosiva de Crowe? Há um empate”, acrescenta Rickey, que, no entan-to, acredita que a estatueta para Crowe poderia vir por outro filme - o faroeste “Os Indomáveis”.

No caso de Bardem, tudo são elogios para seu papel na filme dos Coen, no qual encarna - em suas próprias palavras - a violência per-sonificada.

“Bardem, com sua pele pálida e o pior corte de cabelo do mundo, está estupendo em seu papel, um monstro que será lembrado por anos.

Por trás de seus olhos se escon-de o mal, revestido com um per-verso senso do humor”, comenta o crítico Peter Travers, da revista “Rolling Stone”.

Anthony Breznican, crítico do “USA Today”, lembra outro nome presente nas apostas americanas: o do ator Viggo Mortensen, “caris-mático e ao mesmo tempo repulsi-vo” em seu papel de mafioso russo em “Senhores do Crime”.

Também se destacam os papéis de George Clooney em “Michael Clayton” e de Tommy Lee Jones, em “No Vale das Sombras”.

Entre as mulheres, há previsão de indicações para Jodie Foster por “Valente” e Angelina Jolie por “O Preço da Coragem”, respectiva-mente.

Mas, por enquanto, as grandes disputas estão no campo da ani-mação. Uma estréia da próxima semana nos EUA, “A Lenda de

Beowulf”, de Robert Zemeckis, sur-ge como óbvia indicada, mas não isenta de polêmica.

Sua inclusão nesta categoria causou certa polêmica na indústria porque o Zemeckis utilizou uma técnica denominada “performan-ce capture”, que usa animação tridimensional, digitaliza os atores - incluindo suas vozes - e os trans-forma em imagens geradas por computador.

Concorrem com ele filmes como “Shrek Terceiro”, “Bee Movie - a história de uma abelha”, “Ratatouil-le” e “Os Simpsons - o filme”.

Por enquanto, são apenas es-peculações, mas é quase certo que muitos desses títulos esta-rão presentes nos envelopes que serão abertos pela Academia de Hollywood em 22 de janeiro, dia em que serão anunciados os indi-cados ao Oscar.

Page 23: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Procurando umaagência de empregosbrasileira em Londres?

Você encontrará nas Páginas Brasileiras!

Peça musical chega a Londres,iniciando as comemorações dos 50 anos da Bossa Nova

Poor Little Rich Girl, dirigida por Franko Figueiredo, é uma nova produção do

clássico musical brasileiro “Pobre Menina Rica”, escrito por Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, a ser apresentado pela primeira vez em Londres.

Essa produção dá início às co-memorações dos 50 anos da Bos-sa Nova, em 2008, e mostrará doze músicas compostas por Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, numa perfeita combinação entre a sofis-

ticada Bossa Nova e uma encena-ção minimalista.

A peça retrata os dois lados da sociedade carioca dos anos 60, com todo o seu glamour e suas contradições sociais, onde o cen-tro da narração é a força do amor entre a Pobre Menina Rica e o Men-digo Poeta, uma ousadia também refletida na modernização da músi-ca brasileira daquela época.

A nova produção conta com a participação de Gui Tavares (violão e voz), além de assinar a produção musical; Cida de Assis (voz), Rogé-rio Corrêa (voz) e a percussão de

Kleyton Macedo. Será represen-tada em inglês, sem perder o seu charme original.

Apresentações no ETCetera The-atre, 265 Camden High Street, em cima do Pub Oxford Arms. Estação do Metrô: Camden Town.

Sexta-feira 16/11/07 – 21:30hsSábado 17/11/07 – 21:30hsSegunda-feira 19/11/07 – 19:30hsQuinta-feira 06/12/07 – 21:30hsSexta-feira 07/12/07 – 21:30hsIngressos £10 e £8 (descontos)Reserva de ingressos com ante-

cedência: 020 7482 4857 ou www.etceteratheatre.com

Paula Santoro volta a Londres em turnê européia

Na terça-feira, 20, a cantora

Paula Santoro estará no Gua-

nabara, em apresentação exclusiva

no Reino Unido. O show faz parte da

turnê européia de divulgação de seu

mais novo CD que traz muita bossa

nova, samba e MBP.

Não é a primeira vez que a canto-

ra mineira vem a Inglaterra e da última

vez que passou por aqui foi chamada

de “uma sensacional atração, Rio sen-

sation” pelo jornal “Evening Standard”.

A revista “Time Out” também aprovou

suas performances na época concluin-

do que Paula era “uma prova que o

samba pode continuar sendo reinven-

tado a cada geração”.

Em seu novo CD há participações

especiais de artista como Chico Bu-

arque, Toninho Horta e do músico e

produtor Jacques Morelembaum.

Ingressos no local a partir de £5,00.

Mais informações no web site da can-

tora http://www.paulasantoro.com.br.

Paula [email protected]

Por:

Page 24: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

InformátIca e tecnologIa

Precisando de assistência financeira em Londres?

Você encontrará

nas Páginas Brasileiras!

Nokia investe em produtosmenos agressivos ao meio ambienteA Nokia, maior fabricante

mundial de celulares, está trabalhando em novos

produtos que consomem menos energia para tentar reduzir seu im-pacto ambiental, informou o vice-presidente de relações ambientais da empresa, Kirsi Sormunen, nesta terça-feira.

A Nokia, cujos aparelhos são usados por cerca de 900 milhões de pessoas no mundo, foi a pri-meira empresa do setor a incluir lembretes em seus celulares in-

centivando as pessoas a desligar o carregador depois que a bateria estivesse totalmente carregada, para economizar energia.

“Medidas como o lembrete? Há muitas novas idéias de como po-demos usar a tecnologia móvel para dar suporte à sustentabilidade ambiental”, afirmou Sormunen, du-rante conferência sobre negócios e biodiversidade em Lisboa.

“Nosso objetivo é usar os apare-lhos de comunicação para possi-bilitar que os consumidores façam

escolhas melhores.”Os avisos de economia de ener-

gia tiveram início com os modelos 1200, 1208 e 1650 e têm se expan-dido pelo leque de produtos da companhia.

O alerta de telefone é uma das séries de iniciativas favoráveis à causa ambiental da empresa fin-landesa, que está prestes a renovar uma parceria com a World Wildlife Fund (WWF) para conscientização de seus funcionários.

Sormunen não quis comentar sobre futuros investimentos da Nokia em produtos menos agres-sivos ao meio ambiente.

“Há uma certa quantidade de fundos usada em pesqui-sa para tornar nossa tecnolo-gia menos agressiva. Também estamos engajados em cam-panhas para plantação de árvo-res e reflorestamento”, concluiu Sormunen. (Reuters)

Diplomatas tentamacordo mundial para frequências de rádio

Laura McInnisPor:

Um acordo sobre como dividir as freqüências mundiais de

rádio entre operadoras de satélite, telefonia móvel e redes de televisão e emissoras de rádio está próximo, disseram fontes setoriais e diplo-máticas na terça-feira.

Pessoas próximas das negocia-ções disseram que os participantes da Conferência Mundial de Radio-comunicação, que se encerrar na sexta-feira, estão perto de fechar um acordo para a divisão das fre-quências usadas em transmissões de sinais de rádio e telefonia móvel, um recurso finito e de valor avalia-do em bilhões de dólares.

“Os detalhes estão sendo finali-zados”, disse um dos participantes da conferência que acontece em Genebra e envolve 2,6 mil pesso-as, entre as quais representante

de grandes empresas como AT&T, Boeing, Nortel, Sharp, Intel e Qual-comm.

Os Estados Unidos vinham pres-sionando pela reserva de porção maior do espectro de rádio de alta qualidade para as novas tec-nologias de comunicação móvel e ao mesmo tempo resistindo a qualquer redução nas freqüências reservadas a usos militares, mete-orológicos, de emergências maríti-mas e segurança.

As ondas de rádio também são fundamentais para garantir a segu-rança das aeronaves e a monito-ração de desastres naturais. Apa-relhos domésticos como controles remotos de portas de garagem também empregam esse tipo de si-nal, ainda que em nível mais fraco.

Uma vez que os serviços móveis avançados ainda estão em desen-volvimento e não vão precisar de frequências adicionais por mais alguns anos, fontes próximas da negociações em Genebra dizem que existe relutância em promover uma realocação imediata e radical de frequências.

Mas os delegados concordaram, em termos gerais, que as opera-doras de comunicações móveis deveriam, no futuro, receber maior acesso às frequências mais procu-

radas, hoje reservadas a transmissões de televi-

são, segundo as fontes.Quando os países substituírem

os sinais analógicos de televisão por sinais digitais --processo que começa a ganhar força no Brasil--, grande número de frequências ficarão livres pois os sinais digitais precisam de espaço muito menor no espectro que o exigido por sis-temas analógicos mais antigos.

O presidente da conferência que acontece a cada quatro anos, Fran-çois Rancy, informou que os países parecem preparados para reservar tais porções de espectro para uso quando a nova tecnologia de te-levisão for amplamente difundida, desde que não sejam pressiona-dos a uma transição custosa.

“A melhor solução parece iden-tificar um conjunto de frequências para o futuro, por exemplo, para os próximos 20 a 30 anos”, disse Rancy, citando que isso poderia abrir espaço para novas tecnolo-gias “sem sacrificar outros serviços essenciais, como transmissão de televisão e conexões de satélite”.

“Uma vez que esse conjunto de frequências seria acordado no mundo todo, isso poderia permitir que os fabricantes de aparelhos produzam equipamentos em gran-des quantidades para distribuição internacional a preços atraentes”, afirmou o representante em comu-

nicado dirigido aos delega-dos que participam

da reunião.

Page 25: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Previdência ou imóvel:qual a melhor opção para sua aposentadoria?

Apesar das várias mudan-ças que ocorreram no mercado financeiro do

Brasil, com a introdução de novas alternativas de aplicação, como os fundos de investimentos ou planos de previdência privada, os imóveis seguem sendo uma das preferên-cias nacionais.

Muitas pessoas ainda investem quase todo o dinheiro que pos-suem em imóveis, apostando na renda de aluguel como garantia de rendimento para quando se apo-sentarem. Mas será que esta é a melhor estratégia?

Imóveis: uma aplicação de riscoMuitas pessoas considerarem

o investimento em imóveis como conservador. Mas, na verdade, existe um risco considerável asso-ciado a este tipo de aplicação. Isto porque estamos falando de investi-mentos de grande porte com baixa liqüidez. Mas qual o problema da liqüidez? O problema é que, quan-to menor ela é, maior a dificuldade que terá para resgatar o dinheiro que aplicou, caso venha a preci-sar.

Desta forma, não há como negar que o grau de liqüidez de um fun-do de investimento é infinitamente maior do que o de um imóvel. Ao contrário da aplicação em fundos, em que você pode sacar pratica-mente quando quiser, em alguns casos até mesmo diariamente, no investimento em imóvel você pre-cisa encontrar um comprador ou inquilino, o que pode levar algum tempo.

Isto sem falar nos custos da apli-cação em si, que podem ser bem elevados. É verdade que nas apli-cações em fundos de investimento você paga uma taxa de administra-ção anual, além dos impostos. No entanto, os custos associados à compra e/ou venda de um imóvel também podem ser bem elevados: corretagem, escritura, registro em cartório e imposto de transmis-são. Os altos custos associados ao investimento em imóveis são a principal razão pela qual são con-siderados investimentos de longo prazo.

Aluguel ou renda garantida?O valor do aluguel vai depender

da localização do imóvel (possibi-lidade de melhorias), condições do imóvel (se você tiver que gastar muito em reformas, pense duas ve-zes), idade do imóvel, etc. Se você decidir alugar o imóvel, então pode esperar um retorno bruto, ou seja, antes de impostos, de 0,5% a 1,1% do seu valor por mês.

Para se ter uma idéia, a rentabi-lidade média dos fundos DI e dos

fundos de renda fixa, por exemplo, é de aproximadamente 1,2% ao mês, valor que já embute a taxa de administração. Já os fundos de pre-vidência, cujos custos são maiores do que nos fundos de investimento tradicionais, apresentam uma ren-tabilidade média pouco abaixo de 1% ao mês. Além disso, na maioria dos planos os benefícios, mesmo após o início do pagamento, são corrigidos pela inflação, o que, dependendo do imóvel, pode não acontecer devido ao excesso de oferta no mercado.

Análise fiscal exige atençãoOutro aspecto importante é o

tratamento fiscal, e esse não é fácil analisar após as mudanças intro-duzidas tanto nos planos de pre-vidência quanto nos imóveis. Uma coisa é certa, você terá que reco-lher mensalmente imposto através do carnê-leão sobre o rendimento com aluguel, com base nas alíquo-tas da tabela regressiva de IR, isto é, 15% para quem recebe até R$ 2.512,08 e 27,5% para quem rece-be acima deste valor por mês.

Mais ainda, em alguns casos é possível que tenha que pagar 15% a título de ganho de capital. Porém, essa mordida diminuiu com a nova Medida Provisória do Bem, pois os ganhos com a venda de um imóvel que forem usados na compra de outro imóvel estão isentos desde que a compra seja efetuada em até 180 dias da venda do primeiro imóvel. Outra vantagem é que pas-sou a ser permitida a correção do valor do imóvel ao longo dos anos, o que também deve contribuir para a redução da mordida do leão no que refere ao ganho de capital em imóveis.

Já na previdência privada, o va-lor da contribuição pode ser aba-tido do imposto devido, desde é claro que você opte pelos planos do tipo PGBL ou tradicional. É bom lembrar que a dedução está limita-da a 12% da sua renda tributável

anual. Outra vantagem é que você não precisa pagar imposto de ren-da até a data em que efetivamen-te efetuar o resgate do benefício. Porém, a alíquota de tributação vai depender do regime tributário a que optar (progressivo ou regressi-vo), e o prazo durante o qual tiver mantido a aplicação.

Diversificação é sempre me-lhor alternativa

Para quem tem mais do que 30% do seu patrimônio aplicado em imóveis, uma alternativa pode ser direcionar parte do dinheiro atual-mente aplicado em imóveis para os planos de previdência para se beneficiar dos incentivos fiscais.

A maior facilidade de di-versificação é na verdade uma vantagem dos planos de previdência em relação aos imóveis, pois basta comprar planos com perfis distintos para conseguir diversificar suas aplicações. Enquan-to isso, no investimento em imóveis é mais difícil reduzir a concentração, pois isso implica em investir em mais de um imóvel. Mesmo os fundos imobiliários ainda concen-tram sua carteira em poucos imó-veis, isso sem falar que gozam de liqüidez menor do que os planos de previdência.

Em termos de perfil de investi-mento, existem hoje basicamente três tipos básicos de planos de previdência: os mais conservado-res, que aplicam preferencialmente em títulos de dívida pública, e que antes eram chamados de sobera-nos; os planos de renda fixa, que aplicam em outros tipos de títulos de renda fixa além dos títulos públi-cos, e os compostos, que combi-nam aplicações em renda fixa com renda variável.

Como muitos dos planos de pre-vidência, principalmente os do tipo

PGBL, são estru-turados como fun-do de investimen-to, também existe a vantagem da transparência. Isto porque é possí-vel acompanhar o valor do seu in-vestimento diariamente, através do valor da cota do plano no jornal.

Este tipo de transparência é me-nor nas aplicações em imóveis,

onde é preciso contratar especia-listas para saber o valor do seu imóvel e do aluguel a ser cobra-do. Apesar do mercado de fundos imobiliários ter crescido, ainda não goza do mesmo grau de liqüidez que o de previdência, e isso deve ser levado em consideração.

Page 26: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

19 à 25 de outubro de 2006

Comunidade / London HeLp 4u

Endereços Úteis:Consulado do Brasil em Londres:6 St Alban’s Street SW1Y 4SQTel: 020 7930-9055(central telefônica) Fax: 020 7925-3990E-mail: [email protected]/consulate

Embaixada do Brasil em Londres:32 Green StreetW1K 7ATTel: 020 7399-9000Fax: 020 7399-9100E-mail: [email protected]

Banco do Brasil em Londres: 34 King StreetEC2Tel: 0800 35 888 10Envio de dinheiro para o Brasil de for-ma fácil e segura. O banco não cobra comissão na troca de dólares, reais e euros.

Home Office (para serviço de imigração): Immigration & Nationality Directorate Lunar House - 40, Wellesley Road CroydonCR9 2BYTel: 0870 606 7766

Imigração - Immigration Advisory Service (IAS): County House, 2nd floor190 Great Dover StreetSE1 4YBTel: 020 7967 1200ou 020 7378 9191www.iasuk.orgOrientação jurídica gratuita por tele-fone, em inglês, pela manhã. Além de orientação e pedido de visto, a IAS pode oferecer representação jurídica.

Emergências: 999Para contactar a polícia, corpo de bombeiros ou pronto-socorro. O número pode ser usado de qualquer telefone e é gratuito.

Embratel: 0800 890 055 Ligações a cobrar para o Brasil. Digi-tando-se 1, a ligação é completada automaticamente. Para ligar para o Brasil pagando em Londres, disque 00 55 seguido do código de DDD da cidade.

NHS:O NHS é o sistema de saúde britâni-co. No website é possível encontrar informações sobre postos de saúde, hospitais e últimas notícias. www.nhs.uk

Citizens Advice Bureau (CAB):Organização não-governamental que oferece aconselhamento gra-tuito, confidencial, imparcial e inde-pendente sobre diversos assuntos, inclusive imigração. A instituição se baseia no trabalho de voluntários e tem dezenas de escritórios em Lon-dres e em todo o Reino Unido. www.citizensadvice.org.uk

A-Z:Pela internet, fica fácil buscar ende-reços em Londres. É possível aces-sar o site através do código postal ou pela rua. www.streetmap.co.uk

Post Office:Não sabe o postcode da sua rua? Quer saber o endereço do seu amigo? O site do Post Office pos-sui um ótimo sistema de procura em todo Reino Unido.www.postoffice.co.uk

TFL:Pelo site é possível encontrar toda informação necessária sobre o transporte urbano em Londres, mapas, horários e, inclusive, um sistema para planejar a melhor rota para chegar a qualquer des-tino.www.tfl.gov.uk/tfl

Alguma dúvida sobre diferentes tópicos?

» IMIGRAçãO» CIDADANIA EMPREGOS» ABERTURA DE EMPRESAS» CONTABILIDADE

» ACIDENTES DE TRABALHOS» HELP IN LONDON» EQUIVALENCIA DE DIPLOMAS» IMPORTAçãO & EXPORTAçãO

ou qualquer outro assunto que esteja interessado.

Pergunte para London Help 4 U que eles respondem!Envie um e-mail para:

[email protected] tenha sua resposta publicada no jornal da comunidade brasileira.

Cidadania

Leitor: Como faço para obter a nacio-nalidade britânica?

London Help4U: A obtenção de cida-dania através de antepassados britâni-cos é, sem dúvida, um dos caminhos mais seguros para quem quer morar no Reino Unido. Mas, como o Brasil não foi colonizado pela Inglaterra, os brasileiros não têm direito de aplicar para o UK Ancestry, já que o reque-rente deve ser cidadão de um dos paí-ses membros do Commonwealth (que são aqueles antigos países da colônia inglesa, como o Canadá, Austrália e África do Sul); ser maior de 17 anos; o ancestral (no caso do avô) deve ter nascido antes do dia 31 de março de 1922, no Reino Unido, Island Channels, Isle of Man ou na República da Irlanda. Além disso, deve provar que tem con-dições financeiras para sustentar-se

(e qualquer dependente) durante todo o período que estiver no Reino Unido sem precisar recorrer à recursos públi-cos. Agora se o seu caso é de cida-dania Européia, o processo é menos complicado. O brasileiro deve apenas apresentar, em sua árvore genealó-gica, algum histórico de uma pessoa de sua família de nacionalidade euro-péia. Depois de verificar as chances de conseguir a cidadania européia, o requerente deverá apresentar alguns documentos que comprovem a sua descendência. O tempo de busca para dar entrada na naturalização, varia de país para país, mas normalmente é solicitado a certidão de nascimento, casamento e óbito (em caso de faleci-mento) dos antepassados. Conte com a LondonHelp4U para ir atrás do seu direito à cidadania!

L: Tenho interesse em estudar outras línguas e gostaria de saber se existe alguma escola em Londres, com cur-sos na Espanha, França e Itália.

LH4U: Existem algumas escolas que oferecem cursos de inglês não só na Inglaterra, mas também nos países e cidades onde o inglês também é a lín-gua oficial, como nos Estados Unidos (Nova Iorque, Los Angeles, Miami), Canadá (Toronto), Austrália (Sydney) ou em Malta. Agora se o objetivo é

improvisar o espanhol, existem paco-tes para a Espanha (Madri, Málaga e Barcelona) e até nas exuberantes Ilhas Balearic, em Mallorca, e Cuba. O curso de francês é uma ótima opção para aqueles interessados em apren-der a língua e desfrutar do ambiente cultural e romântico da cidade de Paris ou Nice. No caso do italiano, existem alguns cursos também em Florença, Roma e na Calábria. Invista em seu futuro e escolha o melhor rumo.

Help in London

Por: Nelissa Atkins

L: Gostaria de saber se existe futsal em Londres, se tenho que ser profis-sional para jogar e como funciona a Liga de Futsal na Inglaterra.

LH4U: Sim. Existem várias equipes em Londres. Uma delas é o Kickers Futsal, que está selecionando jogado-res entre 16 e 32 anos para fazer par-te do seu time. A equipe é dividida em três categorias: Profissional (Kickers Futsal), Reservas (Kickers Reserves) e o Kickers Academy, equipe aberta para aqueles que gostam do espor-te, mas apenas como forma de lazer e diversão. A Kickers Futsal partici-pa dos principais torneios no Reino Unido, como o Futsal Premier Lea-gue (FPL), England Serie A, o FPL England London League, Hull Tourna-ment e o England Nationals e também acumula diversos títulos como Cam-pões de Londres. Participando da Liga de Futsal de Londres, o jogador poderá também participar do Cam-peonato Nacional Inglês, onde a equi-pe de brasileiros do Kickers Futsal é a atual campeã. Para fazer parte do time não há necessidade de ser um professional. Basta querer jogar e ter espírito esportivo. Para participar da

Liga e dos treinamentos, entre em contato com Rogério Oliveira através do e-mail [email protected]. Os treinos acontecem aos domingos à tarde, em Battersea, e a equipe oferece a melhor disponibilidade de horários para o jogador.

L: Acabei de chegar em Londres e tenho mil e uma dúvidas sobre empre-gos, cursos, entre outros assuntos. Tem algum lugar que oferece este tipo de serviço gratuitamente?

LH4U: Bem-vindo à Londres amigo! O curso gratuito chamado Survive, promovido pela City Gates Church, é uma ótima opção para quem acabou de chegar em Londres e necessita de ajuda com acomodação, trabalho, ligações telefônicas, inglês para o dia-a-dia, entre outros. O curso é realiza-do durante o segundo sábado do mês, das 13h às 17h, no Church Centre, localizado na 07 Greens Court, W1F 0HQ. Faça já a sua inscrição através do e-mail: [email protected]. O próximo curso acontece dia 11 de novembro. Informações com Cleverson pelo telefone: 079 0411 7302 ou www.citygateschurch.net.

ESCOLA

Escolas

London

Por:

LEITOR: Estou com o visto de estudante em Londres e estou querendo fazer um curso de negócios para melhorar o

meu currículo. Mas estou com muitas dúvidas e preciso de ajuda. Percebi que existem vários níveis de certificados e não sei quais são os melhores para mim. Existe algum tipo de bolsa ou programa de ajuda a futuros estudantes vindos do Brasil? É possível eu entrar na universidade estando aqui em Londres? Percebi que existem muitas universidades, mas é possível saber qual é registrada e mantêm um nível de qualidade.

LH4U: Boa tarde, Gustavo, tudo bem? Obrigado por entrar em contato conosco. André Jóia, Consultor Educacional do departamen-to de Educação da LondonHelp4U, pode ajudá-lo. Segundo André é possível sim o ingresso em universidades estando em Londres com visto válido, tanto particulares, quanto do Governo, nessas pagando como não-europeu. Com relação às bolsas, existem sim, mas são bastante concorridas e mais recomendáveis para estudantes que ainda estão fora do país. Entretanto, muitas universidades oferecem opções de parcelamento, facilitando a forma de pagamento. Por fim, não existem selos de qualidade, mas sim classificação das melhores universidades, por conceito e aprovação no mercado, como a Lon-don School of Economics, entre outras. Quanto ao curso de Business que você nos perguntou, sim temos várias opções, mas precisamos saber primeiro que nível você pretende cursar, pois a estrutura está dividida em certificate, diploma e advanced diploma, nos casos dos cursos profissionalizantes, além de graduação e pós-graduação.

LEITOR: Olá amigos da LondonHelp4U. Minha amiga é cliente de vo-cês e gostaria de parabenizá-los pelo trabalho realizado à comunidade brasileira! Os serviços da agência têm sido muito importantes para nós, principalmente os conselhos sobre imigração e vistos! Venho através desta, aproveitar para esclarecer uma dúvida. Sou casada com um inglês há dois anos e tenho o visto de esposa, que vai terminar agora no final de janeiro de 2008. Gostaria de saber o que eu tenho que fazer para requerer o Indefinite Leave to Remain e depois quando é que poderei pedir a cida-dania britânica. Mais uma vez obrigada! Catarina.

LH4U: Leitora, você precisa pedir o requerimento para o Indefinite Le-ave to Remain (visto de permanência no Reino Unido) antes da data de vencimento do seu visto. Para isso, terá de comprovar que o casamento continua válido e que residiu com o esposo inglês nos últimos dois anos. Deverá apresentar comprovantes de residência emitidos por fontes oficiais, como contas de água, luz, recibo de pagamento do Council Tax, extratos bancários, etc. O Home Office solicita que cada um apresente no mínimo dez provas da relação matrimonial. Lembre-se, desde o dia 1º de abril to-dos os requerimentos de visto de permanência no Reino Unido também devem comprovar o seu conhecimento de língua inglesa e cultura britânica, através do teste Life in the UK. O requerente deve estudar para o teste e marcá-lo juntamente a um dos centros localizados no seu bairro local, que fornecerá no mesmo dia, após a prova, o resultado e o certificado do Life in the UK. Caso seja reprovado, a pessoa poderá refazer o teste depois de no mínimo sete dias. Para solicitar o requerimento da cidadania britânica, você deverá esperar um ano após conseguir o visto de permanência.

Nelissa AtkinsPublic Relations

[email protected]

Page 27: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Precisando obter informações e

assessoria sobre visto e abertura

de conta?

Você encontrará nasPáginas Brasileiras!

Por:

Samanta Gobbo [email protected]óloga, mestrado em Fisiologia pela UNI-CAMP e doutorado em Ciências pela USP.

Cientistas anunciam que em trêsanos terão vacina contra o vírus da AIDS

Será que um dia chegaremos a desenvolver uma vacina contra o vírus da AIDS? Novos estudos realizados por cientistas suecos nos levam a crer que sim.

Uma vacina efetiva deveria proteger contra a trans-missão por diferentes

vias mucosas, o que é difícil para o HIV, pois possui várias formas de transmissão e o número alto de mutações torna ainda mais difícil. Alguns especialistas acreditam que será muito difícil a produção de va-cina que proteja completamente, como contra a varíola, por exem-plo. Uma forma mais fácil seria o desenvolvimento de uma vacina que estimule o sistema imunológi-co do paciente a se livrar do vírus.

É isso o que os cientistas do Insti-tuto Karolinska da Suécia, uma das mais respeitadas instituições de pesquisa do mundo, anunciaram. Esperam obter uma vacina eficaz contra o vírus da Aids dentro de dois a três anos. A vacina desen-volvida pelo Instituto Karolinska, em cooperação com o Instituto Sueco para Controle de Doenças Infeccio-sas (SMI), combina, portanto, dois tipos de vacinação.

Primeiro, o paciente recebe vá-rias doses de uma vacina elabo-rada a partir de genes de diversos subtipos do vírus HIV em circulação no mundo. Em seguida, é aplicada uma segunda vacina, destinada a

Ilustração do vírus HIV.

ampliar a resposta imunológica. Esta segunda vacina contém um

vírus vacina - usado para erradicar a varíola - modificado e outros ge-nes do vírus HIV. A segunda vacina foi produzida pelo Instituto Nacio-nal de Saúde dos Estados Unidos, e doada para utilização no estudo sueco.

No próximo ano, o estudo sueco entrará na chamada Fase 2-B, com os testes clínicos em larga escala. Será uma fase crucial, com dura-ção prevista de dois anos. A etapa final será a Fase 3, que vai determi-nar o grau de proteção da vacina.

Para Eva Maria Fenyö, do Depar-tamento de Microbiologia e Virolo-gia da conceituada Universidade de Lund, no Sul da Suécia, a vaci-na representa uma nova esperança para conter a propagação da Aids.

A dificuldade em conseguir uma vacina é o problema que instiga os cientistas. Umas das dificuldades é que por todo o mundo, o HIV se separou em grupos distintos de-nominados clades (termo grego para ramos), ou subtipos. Os vírus podem variar em 15 a 20% dentro de um subtipo, entre os subtipos, eles podem variar 30% ou mais. Atualmente o HIV-1, é o tipo mais comum de HIV, possui 11 subtipos. Esses subtipos é que dificultam o sucesso da vacina. Quando se está testando para um subtipo, se formam novos e assim por diante.

Uma concepção errônea é de

que a infecção por HIV é sinônimo de AIDS. A AIDS denota somente o estágio final de uma longa infec-ção. A progressão inicial por HIV até a AIDS leva cerca de 10 anos em adultos. Esse número é típico em países industrializados; na Áfri-ca é quase sempre a metade disso. Nesse período ocorre uma guerra entre as células do organismo. No mínimo cem bilhões de HIVs são gerados por dia, com meia vida de somente seis horas. Esses vírus devem ser eliminados pelas células de defesas do corpo, que envolvem os anticorpos, células T citotóxicas e macrófagos. Quase todos os ví-rus são produzidos pelas células T CD4 e, quando infectadas, estas sobrevivem por apenas dois dias, o que normalmente viveriam vários anos. Por dia são produzidas cerca de dois bilhões de células T CD4 para tentar compensar essas per-das. Contudo, ao longo de uma in-fecção, cerca de 20 milhões de cé-lulas T CD4 morrem, tornando-se um dos principais marcadores da progressão da infecção pelo HIV. Essa diminuição que ocorre nas células T CD4 não é exclusivamen-te pela ação do vírus diretamente, mas devido principalmente à vida reduzida das mesmas e à falha do organismo em repor essas células.

A infecção pelo HIV elimina o sis-tema imunológico que fica incapaz de responder efetivamente aos pa-tógenos. Ocorrem então as doen-

ças ou condições que podem levar o indivíduo à morte.

Como alguns indivíduos perma-necem livres de AIDS? Cerca de 5% dos infectados se encontram nessa situação. Alguns casos, os vírus parecem ser menos viru-lentos, ou na maioria das vezes o sistema imunológico parece ser mais eficaz. A idade da pessoa infectada também é um fator im-portante. Adultos mais velhos têm mais dificuldade em repor as célu-las T destruídas, enquanto crianças

que nascem infectadas de mães HIV-positivas nem sempre são in-fectadas. Existem indivíduos que mesmos expostos várias vezes ao vírus nunca se tornam infectados, podendo ser resultado de uma re-sistência inata nas suas células T CD4.

Uma vacina contra a AIDS será um desafio muito mais difícil de superar que qualquer vacina existente, mas vamos torcer por termos a oportuni-dade de presenciar seu fim.

Page 28: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Quer saber onde ouvir MPB em Londres?

Você descobrirá nasPáginas Brasileiras!

Depilação decorativa:um presente diferente

Presente de aniversário, na-tal ou dia dos namorados, comemoração de casa-

mento, ou simplesmente um final de semana que quebre a rotina do relacionamento e surpreenda o parceiro de uma maneira sexy e di-vertida. A depilação decorativa ou artística, como também vem sendo chamada, ainda é novidade nos salões em todo o mundo, porém com certa descrição, é claro.

Disponível há alguns anos nos salões em Londres, é difícil dizer onde a idéia surgiu. A primeira apa-rição pública dessa inovadora téc-nica aconteceu em 2003 em uma campanha publicitária da Gucci, veiculada na revista Vogue, em que a modelo exibia a letra “G”, símbo-lo marca, em sua região pubiana.

Paula [email protected]

Por: Mas de um simples formato de le-tra, a técnica evoluiu e, hoje, conta com diversificadas “opções”.

De acordo com o gosto da clien-te, tintas e purpurinas especiais podem ser aplicadas no pêlo dese-nhado, dando um colorido especial ao formato escolhido. A depiladora Antônia Galvão, uma das primei-ras a desenvolver a depilação de-corativa em Londres, conta com mais detalhes como o processo da depilação artística acontece. “Primeiro a gente dá uma aparada no pêlo, depois coloca o desenho escolhido, pode ser coração, seta, letra; e daí vai depilando em volta. Se a pessoa quiser a gente pinta e coloca glitter pra deixar ainda mais especial”, explica.

Com experiência de mais de 20 anos depilando, Antônia diz que a depilação decorativa não é exclusi-

vidade feminina. “Homens também procuram os nossos serviços, prin-cipalmente o público gay”, revela. Outro dado interessante é que as brasileiras não são as que mais procuram o serviço, “Em Londres tem gente de todo lugar do mundo, mas a maior parte da nossa clien-tela que quer fazer a depilação de-corativa são estrangeiros mesmo”, analisa a depiladora.

A cliente Elena Volodina, que ex-perimentou a técnica pela primeira vez, espera que ela e o namorado se divirtam com a novidade. “Não é vulgar e eu achei bem fofo o re-sultado, acho que será engraçado quando meu namorado ver”, conta a russa.

A depilação decorativa esteve, está e ainda deve permanecer por um bom tempo na moda, então es-colha a data e experimente.

Antônia Galvão, do salão Brazilian Look, centenas de depilações decorativas.

Controversa campanha publicitária da Gucci.

Page 29: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Guia de ServiçoS

Espaço reservadopara sua publicidade

020 7357 0601

Page 30: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

ClassifiCados

Quer saber onde ouvir

MPB em Londres?

Você descobrirá nas Páginas Brasileiras!

020 7357 0601

Espaçoreserva-

do para sua publicidade

Page 31: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

[email protected] (Ref ind.)

SERVIÇOS

RAG Support is looking for staff: * Property Main-tenance: Multi-Skill People to do Carpentry (mainly), Plumbing, Tiling and De-coration. * Electrical Main-tenance and installations Please visit our website: ragsupport.co.uk/opera-tive.html or contact us: [email protected] (J 298/299)

Professor de inglês nati-vo. IELTS, Cambridge FCE e LIFE in UK preparação. Aulas por £10 a hora. Livro por curso = grátis! [email protected] (M296/299)

Sabia que seu extra-to, ou qualquer conta de água, luz ou tel. do Brasil serve como comprovan-te de endereço? Ligue p/ quem tem anos de expe-riência te auxiliando junto aos bancos com emprés-timos e cartões de crédi-to. Paulo 079 4609 8580 (M288/302)

Ótima oportunidade de trabalho. Precisa-se de curries para trabalhar em Londres e no interior. Trabalhos full-time e part-time. Envie detalhes para wmdel iveryserv [email protected] ou ligue 078 5336 9624 (R295/298)

BIG VAN. A mudança mais rápida e barata de Londres. Segurança, rapi-dez e os melhores preços para reboque de motos, remoção de entulhos e transportes em geral. Via-gens curtas e longas. Ligue e faça uma consulta. Viní-cius: 079 4332 9657 / 077 2458 2979 (M294/297)

S O S em Londres: Seu patrão só paga mediante depósito em conta? Pre-cisa de ajuda? Estamos preparados para socorrer em quase tudo, mesmo que não possua Bill. Li-gue agora. Queremos te ajudar. Paulo ou Elga, 078 2582 8139 (M 291/296)

Financiamento em ge-ral: empréstimos, mort-gages, … Transparência, agilidade e seriedade comprovadas. Traduções e revisão gramatical e tex-tual da língua portuguesa para executivos e muito mais. Referências dispo-níveis. Marcos 075 1262 6162 e 079 2562 4859 (M 292/299)

Trabalhe da sua casa em negócio internacional Óti-mos ganhos - Ligue já 078 9444 9983 (M290/303)

Pequenas mudanças, pequenos preços. Trans-porte de passageiros, ae-roportos, etc. 079 0849 0888 / 079 5669 9909 /020 8806 0306 Ricardo (M289/299)

Auxiliamos no acompa-nhamento para: GP, lojas, cartões de crédito, BT Te-lecomunicações, entrevis-tas de emprego, emprés-timos e tudo aquilo que necessita de tradução. Tradutores Vinney, Mar-cos ou Douglas: 078 4036 1816 (M288/298)

Precisa chamar atenção p/ atrair novos clientes? Trabalhamos sua imagem do jeitinho que você quer: criamos website, logo, cartões, panfletos, anún-cios, retocamos fotos e fazemos o trabalho gráfi-co que precisar (em portu-guês, inglês e espanhol).

079 8451 6809 Andreia (A290/296))

Auxiliamos com seus problemas bancários, em financiamento para compra de sua casa e suporte financeiro (em-préstimos e outros) Procu-re-nos: Kátia 07707750234 (M291/297301)

Faça sua página Web. Melhor preço de Londres! Ligue já! 078 4713 6984 (275/298)

ADULTO

Garotas de 20 a 30 anos, com muita disponibilidade de tempo e boa aparência para trabalhar em agên-cia atendendo executivos. Ótimos ganhos. Interessa-das contatar Cláudia: 075 0420 8957 (M 298/301)

Precisa-se de moças bonitas e educadas para acompanhar executivos no centro de Londres. Excelente ambiente de trabalho. 077 2541 4912 “(M295/298)

Preciso de uma pessoa do sexo feminino para aprender uma dança sa-grada e sensual e massa-gem tantrica. Oferecemos treinamento e possível emprego. Tel. para con-tato: 079 0563 7861 (R 295/298)

Precisa-se de moças bonitas e educadas para acompanhar executivos no centro de Londres. Ex-celente ambiente de tra-balho. 077 2541 4912 (M 294/297)

MORE BEM

Ótimos quartos para ca-sal e solteiros em Water-loo - Old Street - All Saints

– WhitChapel - Line House - West Ferry – Poplar - Ca-lendonia Road e Aldgate West. TV, DVD, telefone, internet e frigobar nos quartos, limpeza e mate-rial incluídos.

077 0466 4090 / 077 5614 7992 (R 296/299)

Vagas para moças. £50 por semana. 1 semana de depósito. Contas e faxina inclusas. Aldgate East. Maria 077 4947 2362 (M295/298)

Vagas para quartos em Brixton por £45. Edi 077 8951 5586 (M 294/297)

Quartos duplos e triplos a 2 minutos da estação de Seven Sisters, e quar-tos duplos em Standford Hill, ambos com internet, faxina e contas inclusas. Tel: César 078 7439 9253 ou Simone 077 2862 0260 (M293/300)

Quartos doubles e vagas em Mile End, Westferry, a 2 minutos das estações, contas inclusas, internet. Flats novos e bem mobi-liados. Falar com Fernan-da ou Juliano: 077 6774 4778 / 079 1615 2020 (M 290/301)

Temos os melhores quartos single ou double, em casa limpa, organiza-da em Leyton. Faxina se-manal, wireless e contas incluídas. Tratar 079 8451 6809 (M293/296)

EMPREGOS

Drivers Wanted - Full training - Precisamos de Motoqueiros - Mobile 078 6407 9516 (R 296/299)

Necessita-se Auxiliar de Contabilidade part-time. Inglês indispensável e de preferência que se fale Es-panhol. Enviar CV para: [email protected] (P288/295)

Necessita-se pessoal para Costumer Service. Experiência bancária e/ou contabilidade e Microsoft Office é essencial. En-vie CV c/ informações p/

ClassifiCados

Page 32: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

EntrEtErimEnto

Dani

el N

ocêr

a

(20 março a 20 abril)Áries

Tenha mais cautela ao sair por aí dizendo o que pensa, pois há risco de magoar alguém. Cumpra suas obriga-ções; pessoas interessante estará de olho em seu de-sempenho. Amizade no romance.Reflita sobre as atitudes que tem tomado e busque o aprendizado em cada situação.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(21 abril a 20 maio)

(21 fevereiro a 20 março) Peixes

O astral pede mais jogo de cintura, mas avisa que não deve ter medo de errar. Concentre-se em seus objetivos, pois é o melhor que tem a fazer. Espante a indiferença na vida sentimental. Os amigos também farão parte de seus planos e há boas chances de receber convite para uma viagem.

Elemento: ArPlaneta Regente: Neturno

(22 novembro a 21 dezembro) Sagitário

Mostre ao mundo que tem grande equilíbrio interior, pois os astros indicam que estará na mira de pessoas importantes. Em casa, o astral elevado lhe fará bem. A dois, renda-se à paixão. Saberá canalizar suas energias e seus pensamentos e poderá se dar bem ao desafiar os próprios limites.

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Sol

Touro

Seu trabalho deverá fluir de maneira excelente e terá a consciência do dever cumprido. No amor, clima de satis-fação. Se estiver só, olhe em volta. Alguém bem próximo pode se declarar. Reconheça tudo o que receba de Deus e mostre grati-dão pelo que possui. Verá que é uma pessoa de sorte.

Elemento: TerraPlaneta Regente: Neturno

(23 agosto a 22 setembro) Virgem

O período favorecerá a tomada de decisões que esta-vam sendo adiadas e você terá consciência de suas es-colhas. Bom momento nos negócios. Corte intromissões de parentes no romance. A correria e o trabalho vão aumentar, mas reserve um tempo para estudar ou iniciar um novo curso.

Elemento: ArPlaneta Regente: Júpiter

(21 maio a 20 junho)Gêmeos

Elemento: ArPlaneta Regente: Saturno

Priorize seus compromissos, pois é provável que tenha vontade de jogar tudo para o alto e buscar novos rumos, mas isso só vai gerar problemas. A dois, será fácil falar do que sente. Concentre-se mais no que precisa fazer e não fique ape-nas sonhando com a recompensa que deseja.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Sol

(23 outubro a 21 novembro) Escorpião

Este período trará oportunidades que você espera há tempos. Algumas vezes, as coisas ficam confusas quan-do nos afastamos. Busque apoio em quem confia. No amor, compartilhe as emoções. O astral favorece, especialmente, os escorpianos que trabalham com imóveis e artigos de decoração.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Saturno

(Enero 21 - Febrero 19)Aquário

A chance de ter retorno financeiro por seus esforços será grande. O segredo é fazer as coisas que julga cor-retas. Sua proteção espiritual estará imbatível. Novos horizontes no amor. Estará mais sensível e com uma facilidade fora do co-mum para captar o que os outros esperam que faça.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(22 dezembro a 20 janeiro) Capricórnio

Pessoas à sua volta poderão confundir sua mente e aba-lar suas certezas. Por isso, avalie bem o que ouve e de quem ouve. O astral facilitará a compreensão dos seus sentimentos. A semana será fértil em contatos sociais, profissionais e amorosos. Alguns podem dar frutos instantâneos.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(23 setembro a 22 outubro) Libra

Deixe de lado algumas questões que não entende. Os astros avisam que, quanto mais relutar em se adaptar a certas situações, pior vai ser. Seja tolerante. Aguarde boas notícias afetivas. Aproveite o dia de hoje para deixar o seu cantinho mais acolhedor. Será fácil atrair quem deseja.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(21 junho a 21 julho)Câncer

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Lua

Sua capacidade de discernimento estará maior e fará a diferença ao ter que fazer escolhas. O segredo é ser maleável com a situação. No amor, quanto mais carinho der, mais receberá. Seu pique para o trabalho está a mil, mas tente dar mais atenção para a sua vida pessoal também.

(22 julho a 22 agosto) Leão

Fonte: João Bidu. www.joaobidu.com.br

Estará com os pés no chão. No trabalho, essa postura fará com que os colegas se aproximem, criando boas oportunidades para trocar experiências. Com sua alma gêmea, erotismo de sobra. A comunicação familiar terá altos e baixos. Fortaleça sua autoconfiança e valorize seus pontos de vista.

Abobrinha

Numa dinâmica de grupo foi feita a seguinte pergunta para três alunos:

O que você gostaria que falassem de você no seu velório?

O 1º disse:

- Que eu fui um grande médico e um ótimo pai de família.

O 2º disse:

- Que eu fui um homem maravilhoso, excelente pai de família, e um professor

de grande influência no futuro das crianças.

Aí o 3º arrasou:

- Gostaria que eles dissessem: “OLHA, ELE ESTÁ SE MEXENDO!!!”

Estavam no campo de golfe: Moisés, Jesus e um velhinho... bem velhinho.

Então Moisés colocou a bola de golfe no pino e deu a primeira tacada.

A bola foi para dentro de um lago. Moisés chegou à beira do lago e, levan-

tando o taco, as águas se abriram.

Ele entrou, deu a segunda tacada e a bola foi diretamente para o buraco.

Na vez de Jesus jogar, a bola também foi parar no lago, mas caiu sobre uma

folha de uma vitória-régia.

Então, Jesus caminhou sobre as águas, foi até a planta e deu a segunda

tacada, mandando a bola para o buraco.

Aí, foi a vez do velhinho. Ele chegou todo trêmulo para dar a tacada inicial.

A bola cruzou por cima do lago, voou para fora do clube de golfe, bateu na

carroçaria de um caminhão e começou a cair na direção de um riacho.

Nesse instante, um sapo a engoliu. O sapo estava prestes a pular no riacho,

quando um gavião agarrou-o com suas potentes garras. Ao sobrevoar o cam-

po de golfe, o gavião soltou o sapo que, ao cair, bateu com o peito no chão e

cuspiu a bola de golfe diretamente no buraco.

Depois de acompanhar toda aquela cena, Moisés olha para Jesus e diz:

- Cara, é muito chato jogar golfe com Seu Pai...

Muy facil

3 4 1 5 9 8

8 6 7 3

1 4 7

9 5 4 7

4 9

2 1 6 5

1 5 4

5 9 2 1

8 7 3 1 5 6

Facil

9 7 6 8

4 6 8 9

2 1 7 3

2 7 9 3

6 3 5 1

4 9 1 2

3 5 4 8

6 9 5 1

Intermedio

1 6 3

4 1

2 4 8

6 4 9 7 8

2 4

8 5 6 7 9

2 9 1

3 6

5 3 8

Difıcil

6 7 8

6 4 5

2 1 3

3 2 5

7 4 2 9

3 2 1

5 1 9

4 8 3

9 5 7

Muy difıcil

5 4 8

1 7 4

7 2 3

6 9 1

7 9 5 4

2 9 1

8 1 3

2 3 9

4 6 1

Magic Sudoku

4

8

1

7 6 3

9

5 2

c©2005-2006 http://www.PrintSudoku.com Sudoku #480

Por:

Marcus Fumagalli

Page 33: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

EsportE

Procura ajuda para comprar uma casa em

U.K. ou no Brasil?

Você encontrará nas Páginas Brasileiras!

Maria de NovaisPor:

Brazilian FC vencetime inglês por 8x1

Foi um jogo bem com cara do Brasil, com jogadas de efeito, gols de placa,

dribles e balões que o Brazilian Football Club venceu a equipe in-glesa Park Place FC pelo placar de 8x1, no Estádio Nacional Crys-tal Palace. A partida válida pela Senior Open Cup iniciou bem mo-vimentada e logo aos cinco minu-tos do primeiro tempo os brasi-leiros abriram o placar com Jacó Briones, em cobrança de pênalti, e ampliou em seguida com Ediel.

Os gols seguintes foram um de Paulo Rebelo e quatro de Bruno Costa. Para fechar a goleada his-tórica o atacante Rodrigo Ferreira marcou o oitavo gol da partida, após escorar de cabeça para o fundo das redes.

O Park Place FC ainda fez um gol – de consolação – no final da partida.

O clube que representa a comuni-dade brasileira em Londres venceu com Newerton, Ediel, Natan, Dal-ney, André (Carlos Eduardo), Jacó, Guilherme, Rogério, Paulo Rebelo, Bruno Costa e Rodrigo (Vitor).

Bruno Costa: Atacante fez quatro gols na goleada brasileira.

Lusitânia Brasil perde para França

Lusitânia Brasil, time luso-brasi-

leiro, participante do campeo-

nato internacional de futebol amador

da DFA-IFLeague, em Londres, jogou

no último sábado, 10, contra a Fran-

ça, líder da competição. O resultado

final foi 5 a 2 pro França.

Em fase de reestruteração, o Lusitâ-

nia Brasil iniciou a partida com vários

jogadores estreantes. Com a falta de

entrosamento do time, a França abriu o

placar logo aos 8 minutos, aproveitando

falha na zaga. O time luso-brasileiro veio

a conseguir o empate aos 32 minutos,

com Wander de pênalti. A França, aos

38 minutos, elevou o placar para 2-1.

Depois do intervalo e com substituições

extremas – como a do gerente do time,

Virgílio Guimarães, que teve que substituir

um zagueiro – responsável o time francês

voltou a dominar o jogo e aos 65 e 67 mi-

nutos marcou por mais duas vezes.

Wander Silveira, no meio campo

durante a primeira parte e na zaga na

segunda, foi sem dúvida o homem do

jogo, com a sua exibição a ser coroada

com dois gols marcados em jogadas de

bola parada. Destaque também para as

boas exibições do goleiro João Rosa e

do artilheiro João Bolner, este jogando

no time pela primeira vez.

O assistente de Técnico, Avelino Santi-

nha, comentou no final da partida “tendo

Time do Lusitânia Brasil.

em conta o elevado número jogadores

vestindo a camisa do clube pela pri-

meira vez e o valor da oposição o re-

sultado acaba por ser aceitável. Recor-

do que na temporada passada, com o

time repleto de ‘estrelas’, perdemos da

França por 5x3, e hoje até o manager

teve que dar a sua contribuição pois

não tínhamos jogadores suplentes”.

A próxima partida do Lusitânia Bra-

sil é já no próximo sábado, próximo

sábado, 17, contra a Espanha, em

Wandsworth Common. Jogadores in-

teressados em fazer parte do time en-

trar em contato no telefone: 0789 908

5989 ou no web-site: www.clubwebsi-

te.co.uk/lusitaniabrazilfc.

Campeonato de futsal esquentao outono londrino

Na rodada do último domingo,

11, os jogos da liga de futsal

londrina foram recheados de gols.

O primeiro entre o Baltic e Águia do

Vale que terminou com vitória por 4 a

2 do Baltic.

O jogo seguinte foi uma goleada

do Ipswich Wolves em cima do FCF

Corinthians por 7 a 2, apesar do Co-

rinthians ter começado ganhando a

partida por 2 a zero. O primeiro tempo

terminou com 3 a 2 para o Ipswich e

no segundo tempo o time português

dominou.

No outro grande jogo da rodada o

Kickers venceu o London Brasil por 3

a 1, com direito a dois gols da jovem

promessa Moldaviano e Alex. Fechan-

do com um golaço do brasileiro Marco

Antonio “Negão”. Mesmo parecendo

que o time ia aplicar uma goleada já

no primeiro tempo, o Kickers perdeu

muitos gols. Mas prevaleceu o con-

junto do time que abrir o placar. O gol

de consolação do time London Brasil

saiu de um pênalti.

A rodada do próximo domingo, 18,

promete ainda mais emoções com

jogos decisivos começando ás 9h30,

no ginásio do Bethnall Green Techno-

logy College, com entrada franca.

Victor Hurpia comandou o Kickers na vitória de 3 a 1.

Foto

Ave

lino

San

tinha

Oiligriv PereiraPor:

Jair [email protected]

Por:

Page 34: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

González quebra tabu evence Federer na estréia da Masters

O chileno Fernando Gon-zález surpreendeu o nú-mero um do mundo nes-

ta segunda. Na estréia da Masters Cup de Xangai, ele venceu o suíço Roger Federer por 2 sets a 1, 3-6, 7-6 (7-1), 7-5.

Consistente em quadra, a vitó-ria deixa o chileno em segundo do grupo Vermelho, atrás de Andy Roddick, que derrotou Nikolay Davydenko. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais. Federer é o atual cam-peão e busca o quarto título da sua carreira (ele foi campeão em 2003, 2004 e 2006).

González era velho “freguês” de Fe-derer. Até esta Masters, o suíço tinha 10 vitórias contra sequer uma derrota. Os dois tinham disputado neste ano apenas a final do Aberto da Austrália, com triunfo para o suíço. A quebra do tabu ocorreu de virada.

“Foi uma dura derrota. Eu achava que estava jogando bem. Eu gostaria de ter uma desculpa”, declarou o nú-mero um na entrevista após o revés.

O chileno, que participa pela segunda vez da Masters Cup (ele esteve em 2005), foi quebrado logo no início do primeiro set e correu atrás do prejuízo. Federer se manteve equilibrado e fechou em 6-3 com apenas a quebra à frente.

“Estava um pouco nervoso no começo, ainda mais abaixo do pla-car. Mas não tinha nada a perder e com calma tudo foi funcionando”, afirmou o vencedor após a partida.

No segundo set, González me-lhorou muito seu saque. De 46% de aproveitamento no primeiro saque passou para 64% e administrou o jogo com Federer até o tie-break. Não houve sequer uma chance de quebra para os dois lados. No tie-break decisivo, o chileno se impôs, fez 7-1 e fechou o set.

Federer voltou melhor no tercei-ro set depois de sacar primeiro. Com 1 a 0, como no primeiro set, ele quase quebrou González, que salvou três break-points no seu saque. No game seguinte, com o suíço sacando, o chileno desper-diçou duas chances também.

Se faltaram break-points no se-gundo set, sobraram no último: fo-

ram 9, cinco para Federer e quatro para González. Este se aproveitou

do último deles no décimo primei-ro game e fechou o jogo.

Makfferismar [email protected]

Por:

Federer, atual campeão, perde em estréia.

Page 35: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

EsportE

Brasil e Itália abrem 4ª faseda Copa em jogo sem mistérios

A quarta e última fase da Copa do Mundo de vô-lei disputada no Japão

começa na quarta-feira, 14, a seleção brasileira feminina tem um grande desafio pela frente: encarar a invicta equipe da Itá-lia, primeira colocada na classi-ficação geral ao lado dos Esta-dos Unidos. Mais perigoso do que duelar com o melhor time do torneio, porém, é enfrentar uma seleção bem conhecida que também conhece, e muito, o elenco brasileiro.

A proximidade entre os dois combinados é clara. Até a última temporada, Fofão e Walewska eram comandadas pelo técnico Massimo Barbolini, no Despar Sírio Perugia, time italiano. Hoje, ele dirige a seleção do país. Já o brasileiro José Roberto Guima-rães era o técnico do Scavolini Pesaro, no mesmo período. Por isso, não há grandes mistérios entre as duas seleções.

“A partida será difícil, pois são, talvez, as seleções que mais bem se conhecem no voleibol mundial”, atesta Fofão. “O téc-nico italiano me conhece bem também. Eles jogarão baseados em estatísticas. Com isso, tenho de tentar fazer um jogo diferen-te, modificar um pouco, tentar surpreender”.

Em contrapartida, o conheci-mento das brasileiras sobre as italianas também pode ajudar. “Assim como o Zé Roberto e a Walewska, conheço bem o time italiano”, explica a levantadora. “Nós duas já jogamos e treina-mos ao lado de atletas como Aguero, por exemplo. Podemos ajudar com informações, já que conhecemos os pontos fracos e fortes delas”.

A meio-de-rede concorda com a companheira de equipe. “Podemos trocar muitas infor-mações antes, no vídeo, e du-rante o jogo. Saber quem pode receber uma determinada bola, decidir as diferentes direções de ataque. Outra contribuição será

até no aspecto tático, com rela-ção às escolhas da levantadora durante o fim de cada set. O fato de o Zé Roberto ter visto de per-to todas as jogadoras adversá-rias, durante o Campeonato Ita-liano, é fundamental”, completa Walewska.

A partida desta quarta-feira, às 3h05 (horário de Brasília), em Nagoya, será a 41ª entre Brasil e Itália, e as sul-americanas le-vam ampla vantagem. São 33 vitórias contra apenas sete das européias. Neste ano, porém, o retrospecto é favorável às italia-nas. As duas seleções se encon-traram três vezes, todas durante o Grand Prix, e o Brasil venceu somente o primeiro duelo, su-cumbindo nos outros dois.

Depois de encarar a Itália, a seleção brasileira ainda terá pela frente a Sérvia, na quinta-feira, e o Japão, na sexta, encer-rando sua participação na Copa do Mundo. As três equipes mais bem classificadas se garantem nos Jogos Olímpicos de Pe-quim.Equipe olímpica no Pan2007, medalha de prata.

Makfferismar [email protected]

Por:

Page 36: BrazilianNews 298

15 a 21 de novembro de 2007

Markfferismar [email protected]

Por:

Felipe salva o Timão em GoiâniaGoleiro defende pênalti, deixa o Corinthians fora da zona da degola e complica o Goiás

Se o Corinthians não for rebaixa-do para a Série B, pode colocar na conta de Felipe. O goleiro do timão defendeu um pênalti no segundo tempo da partida em Goiânia e ga-rantiu o empate por 1 a 1. E come-morou como se fosse um gol.

O empate não era o resultado dos sonhos do Corinthians. Mas o 1 a 1 com o Goiás, neste domingo, no Serra Dourada, pode ter resolvi-do o problema corintiano, que luta para escapar do rebaixamento.

Se na próxima rodada, somen-te daqui a 14 dias (por causa dos jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias), vencer o Vasco da Gama, em casa, e Goiás e Paraná perderem seus jogos, ufa... O Co-rinthians se garante na Série A em 2008. E os rivais têm compromis-sos difíceis. O Goiás vai até Belo Horizonte encarar o Atlético-MG. O Paraná recebe o Santos.

Em Goiânia, Paulo Baier, abriu o placar para o Goiás, em falha de Fábio Ferreira, ainda no primeiro tempo. Mas o zagueiro se redimiu pouco tempo depois e empatou a partida, aí com a colaboração do goleiro Harlei.

E o jogo começou com cara de decisão. Truncado, divididas ríspi-das e muita reclamação do árbitro Alício Pena Jr., que resultou no ter-ceiro cartão amarelo do atacante Finazzi, o que o deixa fora da par-tida contra o Vasco, dia 25 de no-vembro. O Corinthias teve a posse de bola nos primeiros minutos e deu a impressão que sufocaria os goianos. Mas ficou na esperança. O Goiás passou a dominar até che-gar ao gol, aos 28 minutos.

Até lá, o personagem do jogo era Felipe. Para variar, salvava o Corin-

thians com defesas variadas. Ora bola alta, ora bola baixa, uma ou-tra depois de escanteio e outra na qual precisou segurar duas vezes no mesmo lance. Mas Fábio Ferrei-ra bobeou no gol do Goiás. Espa-nou a bola, e ela sobrou para Baier, que abriu o placar. Ferreira já esta-va mal, falhando em marcação e errando na saída de bola. Mas não demorou dez minutos para deixar a fama de vilão. Sete minutos de-pois, cabeceou e contou com a fa-lha do goleiro Harlei. Tudo igual, 1 a 1, resultado bem melhor para os corintianos.

O Corinthians atuou bem melhor no segundo tempo. Faltou é ponta-ria para os homens de frente e até para os homens de trás, já que Fá-bio Ferreira parece ter gostado de atacar e em um lance deu até uma de ponta-direita.

Harlei se redimiu da falha no gol corintiano e fez boas defesas. Mas os garotos Bruno Bonfim e Lulinha, que deitavam e rolavam na veloci-dade contra os defensores do Goi-ás, falhavam na hora da finalização. Finazzi não estava em uma noite inspirada e mal conseguia dominar uma bola dentro da área.

A torcida do Goiás começou a perder a paciência com o time, que deixava um buraco no meio-cam-po. E vaiou muito o técnico Márcio Araújo quando ele sacou o atacan-te Fabrício Carvalho. Os torcedores sabiam que o Goiás precisava da vitória e que o empate, em casa, era horroroso.

E chegou o pênalti. Iran deu um golpe de arte marcial dentro da área em Harison. Pênalti. Paulo

Baier, um dos melhores cobrado-res de pênalti do Brasil, foi para a bola. Felipe defendeu e foi abraçar Iran. Na tribuna, o presidente co-rintiano, Andrés Sanches, passava mal. Aos 42, Arce ainda acertou a trave e quase virou para o Timão. Mas o empate já foi bastante co-memorado. Graças a Felipe.

Veja abaixo os demais resultados da 36º rodada do brasileirão 2007 e os jogos da penúltima rodada do campeonato e a tabela de classi-ficação.

Sábado, 10/11/2007Internacional 1 x 0 CruzeiroBotafogo 3 x 2 ParanáNáutico 4 x 0 América-RN

Domingo, 11/11/2007Atlético-MG 4 x 1 JuventudeFlamengo 1 x 0 SantosSão Paulo 1 x 0 GrêmioAtlético-PR 0 x 0 SportFigueirense 3 x 3 VascoGoiás 1 x 1 Corinthians

Próximos Jogos,37º Rodada.Quarta, 14/11/2007Palmeiras x Fluminense

Domingo, 25/11/2007Corinthians x Vasco Flamengo x Atlético-PRInternacional x PalmeirasFigueirense x NáuticoSão Paulo x BotafogoAtlético-MG x GoiásSport x CruzeiroFluminense x JuventudeAmérica-RN x GrêmioParaná x Santos

Goleiro Felipe comemora defesa. Goleiro Felipe salva time com defesas.