boletim missionário -...

17
Boletim Missionário DIVISÃO (CENTRO) OESTE AFRICANA 2º Trimestre de 2017

Upload: vuongbao

Post on 29-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Boletim Missionário

DIVISÃO (CENTRO) OESTE AFRICANA

2º Trimestre de 2017

Prezado Líder da Escola Sabatina,

Este trimestre ficaremos a conhecer a Divisão (Centro) Oeste Africana, que incluiu países como o Benim, o Burkina-Faso, Cabo Verde, os Camarões, a República Centro-Africana, o Chade, o Congo, a Costa do Marfim, a Guiné Equatorial, o Gabão, a Gâmbia, o Gana, a Guiné, a Guiné-Bissau, a Libéria, o Mali, a Mauritânia, Níger, a Nigéria, o Senegal, a Serra Leoa e Togo.

Esta Divisão serve de lar a mais de 399 milhões de pessoas, incluindo 683 318 Adventistas do Sétimo Dia.

Os projetos do Décimo Terceiro Sábado deste trimestre ajudarão a construir uma nova escola secundária em Franceville, no Gabão, onde existem atualmente apenas uma escola primária e uma escola secundária. Auxiliará também na construção de um Centro Multiusos na Universidade Babcock, no Estado de Ogun, na Nigéria, onde centenas de jovens não dispõem de um edifício onde prestar culto ou assistir a programas.

Estes projetos são semelhantes pelo facto de ambos ajudarem as nossas escolas Adventistas a alcançarem os seus muitos corpos estudantis não-Adventistas. Em ambos os países, 62 por cento da população situa-se abaixo da idade de 25 anos, fazendo da educação Adventista uma prioridade para a missão.

O que mais me tocou enquanto reunia estas histórias foi o facto de como estas crianças se envolviam apaixonadamente na missão. A sua compreensão era que, se fossem membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, elas estavam envolvidas no evangelismo. Elas eram um exemplo inspirador do Envolvimento de Todos os Membros, uma iniciativa que encoraja cada Adventista do Sétimo Dia, não importa quão jovem ou quão idoso, a estar ativamente envolvido em alcançar outras pessoas para Jesus.

Agora estamos no Facebook! Por favor, visite a nossa página e dê um “Gosto”, em Facebook.com/missionquarterlies.

Encorajo-o a mostrar os vídeos (Mission Spotlight), que apresentam histórias missionárias de todo o mundo e dos países que receberão as nossas ofertas este trimestre. Pode registar-se, de modo a receber um email que inclui uma descrição de cada vídeo, e os links para download ou para visualizar online. Registe-se em MissionSpotlight.org/subscribe.

Obrigada por ajudar os membros da sua Escola Sabatina a ligarem-se com os seus irmãos e as suas irmãs espirituais ao redor do mundo e por os encorajar a participarem na missão da Igreja mediante as suas ofertas.

Desejo-vos as mais ricas bênçãos de Deus!

Laurie Falvo, editora-interina de Mission

Oportunidades– Construção de uma nova escola secundária em Franceville, no Gabão.– Construção de um Centro Multiusos na Universidade Babcock, no Estado de Ogun, na Nigéria.

1º Sábado, 1 de abrilMais para Jesus

Bonté tem 12 anos e gosta muito da escola Adventista, em Libreville, no Gabão, onde frequenta o oitavo ano.

Se virmos no mapa, veremos que o Gabão fica na costa oeste da região central de África. Encontraremos a Guiné-Equatorial a nordeste, os Camarões a norte, a República do Congo a leste e a sul e o Oceano Atlântico a oeste. Se nos dirigirmos à principal região de Libreville, podemos ver crianças a jogar Frisbee na praia.

As disciplinas favoritas de Bonté são matemática, desporto e inglês. Porém, o que ele mais gosta é de aprender acerca de Jesus todos os dias.

Bonté está muito grato por morar em Libreville, a única cidade do Gabão que tem uma instituição de ensino secundário Adventista. Mas também lamenta pelos outros jovens Adventistas do país que frequentam escolas públicas. Os seus amigos da igreja contam que é muito difícil.

“A pior parte é que as nossas provas são quase todas realizadas aos sábados”, dizem. “Tentamos explicar aos professores que o sábado é um dia sagrado, mas eles não aceitam. Eles dizem: ‘Porque devemos abrir uma exceção para ti por causa de uma crença desconhecida?’ Alguns até nos acusam de passar o dia a brincar. Eles não acreditam quando dizemos que vamos à igreja.”

Bonté está mais contente ainda porque a Oferta especial deste trimestre ajudará a construir outro colégio no Gabão. Esta nova escola será construída em Franceville e receberá centenas de crianças Adventistas. Pela primeira vez, no primeiro dia de aulas terão culto e orações. Eles terão aulas de ensino religioso e professores amáveis. Ninguém dirá para não irem à igreja no sábado.

Muitos alunos da escola em Libreville não são Adventistas e alguns nem partilham a fé cristã. Os pais decidem matricular os filhos na escola por acreditarem que ela é superior à escola pública. Todos partilham a fé com estes estudantes e alguns têm tomado a decisão de se unir à nossa Igreja. Os professores dizem que a escola é um verdadeiro centro missionário, porque ensina as crianças da comunidade a amarem e servirem Jesus.

“Esse é outro motivo da minha felicidade com a nova escola. Ela também será uma verdadeira escola missionária, onde centenas de jovens podem aprender sobre Deus”, diz Bonté.

A grande decisãoNa escola em Libreville, são realizados, com frequência, programas a que chamamos seminários.

São cultos especiais conduzidos pelo capelão. Nessas ocasiões, a Bíblia é estudada com os alunos. Certo dia, ao terminar um seminário, o capelão perguntou se alguém desejava ser batizado. Nesse momento, Bonté respondeu positivamente.

Naquele mesmo dia, após as aulas, dois amigos não-Cristãos perguntaram a Bonté o que precisavam de fazer para que também fossem batizados. Bonté disse que era necessário participar numa classe especial com o capelão, para aprender mais sobre a Bíblia. “Ele faz muitas perguntas”, disse, “e quando acha que os jovens estão prontos, organiza um programa na igreja para os batizar”.

Bonté já conversava com estes amigos sobre Jesus; então, sabia que estavam interessados em crescer na experiência com Ele. Mas ficou surpreendido e feliz quando disseram que desejavam ser batizados e juntar-se à família da Igreja.

A nossa escola em Libreville está a fazer o seu melhor para encaminhar crianças para Jesus. Porém, tendo mais uma escola secundária, será possível alcançar um maior número de jovens. Por favor, não nos esqueçamos da Oferta especial do trimestre, que ajudará a construir a nova escola.

Resumo Missionário– Esta é a primeira vez que o Gabão será contemplado pelo projeto da Oferta especial do trimestre.O Gabão faz parte da Divisão (Centro) Oeste Africana, que também inclui os países do Benim, do

Burkina-Faso, de Cabo Verde, dos Camarões, da República Central Africana, do Chade, do Congo, da Costa do Marfim, da Guiné-Equatorial, da Gâmbia, do Gana, da Guiné, da Guiné-Bissau, da Libéria, do Mali, da Mauritânia, de Níger, da Nigéria, do Senegal, da Serra Leoa e do Togo.

– O Adventismo foi estabelecido no Gabão em 1975. – Há 3041 Adventistas, 18 igrejas e 10 grupos no país.

2º Sábado, 8 de abrilO Legado de Leo – Parte I

Leo, o irmãozinho de Bienvevu, tinha doze anos quando morreu afogado. Bienvevu ficou muito triste. Não sabendo como lidar com o luto, começou a consumir bebidas alcoólicas, esperando amenizar a dor.

Bienvevu não era Cristão na época da morte do irmão. Porém, Leo e Reone, o irmão mais velho, tinham estudado a Bíblia com um homem da Igreja Adventista e planeavam ser batizados em breve.

Depois do funeral de Leo, Reone uniu-se à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Mesmo assim, nunca criticava o comportamento de Bienvevu. Simplesmente vivia a sua fé silenciosamente.

Certa noite, Bienvevu e o amigo Rachidy saíram para beber. Estavam quase perto de casa, quando sofreram um terrível acidente. O carro ficou completamente destruído, mas, por milagre, os dois escaparam ilesos.

“O meu avô disse que estamos vivos por tua causa”, disse Rachidy algumas semanas depois. “Vivo por minha causa? Porque pensa ele assim, Rachidy? Eu quase te matei!”“O meu avô acredita em espíritos que têm grandes poderes”, respondeu Rachidy. “Ele pensa que

um deles não quer que tu morras.” Rachidy e Bienvevu ficaram em silêncio enquanto ele pensava sobre o que o amigo dissera. “Tenho

de ir”, disse finalmente. “Há algo que preciso de fazer.” Então, foi para casa e abriu a Bíblia pela primeira vez em meses. “Senhor, Tu salvaste a minha vida!”,

orou. “Também quero entregar-me a Ti.”

Decisão surpreendenteDurante os meses seguintes, Bienvevu mantinha comunhão com Jesus diariamente. O seu amor

por Jesus crescia e ele desejava obedecer aos mandamentos, incluindo o do Sábado. Finalmente, tornou-se Adventista.

Bienvevu não comunicou à família que estava em oração e a estudar a Bíblia. Por isso, quando disse que seria batizado, ninguém acreditou.

“Tu, tornares-te Cristão? Isso é impossível!”, diziam os familiares. No dia do batismo, ele ficou muito feliz e impressionado quando viu a família sentada na igreja. “Reone sabia que estavas a falar a verdade”, a mãe disse mais tarde. “Ele sabia que era possível

tornares-te Cristão, porque nunca parou de orar por ti.”

De volta à escolaQuando passava o tempo embriagado, Bienvevu tomou muitas decisões erradas, incluindo a de

deixar a escola. Ele queria um emprego melhor, que ajudasse a sustentar a família, mas, por não ter estudo, ninguém queria contratá-lo.

Certo sábado, enquanto estava na igreja, Bienvevu inclinou a cabeça e orou. “Senhor, sei que cometi erros. Não quero muito, só preciso que me ajudes a ganhar o pão de cada dia!”

Naquela noite, um dos membros da igreja ofereceu-lhe emprego no seu restaurante. Ele trabalhou arduamente até conseguir dinheiro suficiente para voltar aos estudos.

Após terminar os estudos, encontrou um bom emprego. Aparentemente, parecia que tudo estava a correr muito bem. Os pais estavam a estudar a Bíblia com um irmão da igreja Adventista e estavam bem financeiramente. Então, de repente, o pai faleceu e ele descobriu que, para manter o emprego, deveria fazer coisas que Deus desaprovava.

Continua.

Resumo Missionário– A capital do Gabão é Libreville, que significa “cidade livre”, em francês. Os escravos libertos

fundaram a cidade em 1949. – O clima no Gabão é quente e húmido. – O francês é o idioma oficial do país. Outros idiomas incluem fang, myene, nzebi, bapounou/eschira

e kota. – No Gabão, o ensino secundário é dividido em dois ciclos: o ensino secundário inferior, do 6º ao

9º anos, e o ensino secundário superior, do 10º ao 12º anos.

3º Sábado, 15 de abrilO Legado de Leo – Parte II

Na semana passada, conhecemos Bienvevu, que acabara de saber que deveria escolher entre obedecer a Deus ou manter o seu trabalho bem remunerado. Esta semana, veremos como Deus o conduziu à perfeita oportunidade de trabalho para ajudar a Missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Gabão.

“Estou a começar tudo de novo!”, pensou Bienvevu, quando deixou o emprego mais bem remunerado que já teve. Ele não estava arrependido de ter escolhido obedecer a Deus em vez de manter o emprego, mas agora não tinha como sustentar a mãe. Desde que o pai falecera, ela dependia do filho.

“Senhor”, orou Bienvevu, “preciso de um emprego novamente. Por favor, ajuda-me a encontrar um que me permita servir-Te”.

Sonho estranhoCerta noite, depois de orar, Bienvevu teve um sonho estranho. Estava na igreja, e um homem

falava com ele. Bienvevu perguntou se ele era membro da igreja e ele respondeu que não. O homem continuou a falar, mas Bienvevu estava tão ocupado, a pensar nos problemas, que não ouviu uma palavra do que o homem estava a dizer.

Quando o homem acabou de falar, Bienvevu levantou-se para sair. Foi então que se lembrou da história bíblica sobre o anjo que tinha visitado Jacob, e este recusou-se a deixar o anjo ir até que ele o abençoasse. “E se este homem for um anjo?”, perguntou-se Bienvevu, segurando o homem pelo pé. “Por favor, não me deixe”, clamou.

“O que queres?”, perguntou o homem. Ele olhou por cima do ombro e viu uma grande pilha de dinheiro, casas caras, carros e roupas. “Quero ser rico!”, respondeu Bienvevu.

Novas oportunidadesO homem olhou-o com tristeza. “Tenho algo para te dar, mas não estás pronto para o receber.” “O

que vai dar-me?”, ele perguntou, mas nunca ouviu a resposta, porque, nesse momento, acordou do sonho, e ajoelhou-se imediatamente para orar. “Deus, não quero ser rico. Quero o que Tu quiseres dar-me. Sou tão grato por teres inspirado o nosso vizinho Adventista a chegar à minha família e agora quero seguir o seu exemplo. Por favor, ajuda-me a alcançar pessoas para Ti.”

Logo após a oração, ele teve a oportunidade de aprender a produzir vídeos. Agora, usa essa habilidade para ajudar a Igreja a partilhar o Evangelho pela TV.

“Sou grato porque Deus me possibilitou conquistar pessoas para Jesus, à semelhança dos jovens da nossa escola no Gabão. Eles ajudaram centenas de pessoas na comunidade, atendendo às suas necessidades, e dando-lhes uma razão para ter esperança”, testemunha Bienvevu.

A Oferta deste trimestre ajudará a construir outra escola de ensino secundário no Gabão, para que os nossos irmãos possam alcançar mais pessoas para Cristo. Sejamos generosos!

Resumo Missionário– Max Pierre deixou Nova Iorque em 1991, com a família, para servir como presidente da Missão

Adventista do Gabão. Os seus esforços evangelísticos ajudaram a jovem Igreja a crescer. – A Missão do Gabão tem 3041 membros, 18 igrejas e 10 grupos.

4º Sábado, 22 de abrilOração de Mãe

Juana tem 17 anos e está no 12º ano. Ela mora em Libreville, no Gabão, um país localizado na costa oeste da África Central.

Ela era aluna da escola Adventista, porém, certo dia, a mãe disse-lhe que a escola passava por dificuldades, razão pela qual não poderia oferecer anos mais avançados. Isso não seria tão mau, se ela pudesse estudar noutra escola Adventista, mas não há outra no país.

Na escola Adventista, Juana começava o dia com um culto matinal. Ela estudava Ensino Religioso e aprendia diariamente sobre Deus. Os professores eram gentis e os amigos apoiavam o seu compromisso com Jesus. Mas tudo isso iria mudar.

Preocupações“O que acontecerá com a minha fé quando eu tiver que mudar para a escola pública?”, ela

perguntou-se. “Sou forte o suficiente para permanecer firme em Jesus?” Os seus amigos que estudavam na escola pública diziam que muitos colegas acabavam por se envolver com drogas e bebidas alcoólicas.

“Todas as atividades sociais são realizadas nas noites de sexta e de sábado”, disse um deles. “A minha professora só dá aulas quando quer”, acrescentou uma garota. E como se não fossem já motivos suficientes para se preocupar, Juana sabia que todas as provas eram agendadas para o sábado.

No início, tudo correu de forma tranquila na nova escola. Mas, depois de algum tempo, Juana começou a enfrentar dificuldades. Ela percebeu que não passava muito tempo a ler a Bíblia nem a orar, e já não sentia necessidade de falar sobre Jesus com as pessoas.

Preocupada, certo dia, a mãe olhou para Juana enquanto tomavam o pequeno-almoço. “Estou preocupada contigo, Juana”, ela disse. “Está tudo bem?”

“Não, mãe, não está nada bem”, confidenciou ela. “Sinto que tudo está a afastar-me de Jesus. Não quero que isso aconteça, mas sinto que estou a distanciar-me d’Ele. Como percebeste?”

Orações e respostaA mãe assegurou-lhe que Jesus a amava mais do que podia imaginar e que não havia nada que

pudesse mudar esse sentimento. “Também estou ao teu lado”, a mãe continuou. “Farei tudo para te ajudar. Ficarei com os joelhos calejados de tanto orar por ti!”

A mãe de Juana orou em favor dela e pediu que alguns amigos fizessem o mesmo. Depois de alguns meses, notou que a filha estava mais feliz. “Sinto que estou mais perto de Jesus”, disse Juana. “Ele é o meu melhor amigo e procuro fazer o que for possível para ajudar os colegas da escola a experimentarem a Sua bondade.”

Testemunhar acerca de Jesus com os amigos não-Cristãos foi mais fácil do que imaginava. Quando vão fazer alguma prova, ela convida-os para orarem, pedindo que Deus os ajude. Mesmo diante de alguma situação difícil, ela convida: “Vamos orar, pedindo que Deus nos ajude a resolver o problema.”

“Estou muito feliz, por saber que a Oferta do trimestre ajudará a construir uma nova escola no Gabão. Assim, voltarei a frequentar uma escola Adventista e centenas de jovens Adventistas receberão uma educação cristã pela primeira vez na vida”, Juana agradece.

Agradecemos pela vossa ajuda para construir a nossa escola!

Resumo Missionário– O Gabão conquistou a sua independência da França a 17 de agosto de 1960.– O país tem ricas reservas de madeira, petróleo, manganês e ferro.– A floresta ocupa cerca de ¾ do seu território, que também possui um dos maiores parques

naturais do mundo.

5º Sábado, 29 de abrilA Nova Escola

Diretamente do Gabão, na África Central, Marion-Melrose deseja-vos um feliz Sábado! Ela mora em Libreville, a capital do país, tem doze anos e está no 8º ano. As suas disciplinas preferidas são francês e matemática, e ela deseja ser enfermeira.

Ela gostaria de estudar numa instituição Adventista, mas, atualmente, frequenta a escola pública. É muito difícil, porque os colegas não conhecem Jesus e consomem bebidas e drogas. Marion é grata pelas oportunidades de partilhar a fé em Deus, mas gostaria de ter professores e colegas que incentivassem o fortalecimento dessa fé.

A Oferta deste trimestre ajudará na construção de uma escola Adventista de ensino secundário no Gabão. Quando estiver concluída, muitos jovens Adventistas poderão estudar pela primeira vez numa escola Adventista. Além disso, os alunos não-Adventistas, cujos pais desejam que aprendam acerca de Jesus, também poderão estudar nessa instituição.

Por favor, não se esqueçam da Oferta especial do trimestre. Assim, muitas crianças poderão conhecer Jesus.

Fabíola tem 18 anos e está no 11º ano. Ela gostaria de estudar numa escola Adventista, onde não fosse obrigatório realizar provas aos sábados. Esse é um desafio enfrentado por todos os alunos Adventistas que estudam numa escola pública no Gabão.

Fabíola está muito feliz porque um dos projetos beneficiados com a Oferta do trimestre é a construção de uma nova escola de ensino secundário no país. Ela será grande o suficiente para receber centenas de estudantes Adventistas. Assim, nunca mais terão problemas com as aulas aos sábados

Por favor, ajudem na construção da escola através da Oferta deste trimestre.

Georges tem 16 anos e frequenta o 11º ano. Ele gosta de tocar violão e a sua disciplina preferida é Ciências.

Ele sente-se abençoado por conseguir estudar na única escola Adventista do país. Estudar nessa instituição não apenas ajuda a fortalecer a fé, mas também dá oportunidade de partilhar as suas crenças com os colegas que pertencem a outras religiões.

Certo dia, o professor falou sobre a criação do mundo e a amiga Marie fez muitas perguntas sobre o assunto. Georges ajudou-a a encontrar respostas na Bíblia. Quando ela perguntou sobre a sua Igreja, ele falou sobre as doutrinas, e os dois colegas começaram a orar juntos diariamente.

Georges convidou Marie para reuniões de estudos bíblicos, oferecidos pela escola. Ela aceitou o convite e, no fim dos estudos, entregou o coração a Jesus, e foi batizada! Georges está muito feliz porque Deus lhe deu o privilégio de testemunhar a respeito d’Ele com a amiga.

A Oferta do trimestre ajudará na construção de uma nova escola de ensino secundário no Gabão. Por favor, ajudem os nossos irmãos na missão de resgatar os jovens do Gabão para Jesus.

Resumo Missionário– 62% da população do Gabão tem menos de 25 anos. Isso representa um público ideal para a

missão Adventista através da educação.– Em 1975, a União Equatorial Africana enviou o colportor Raymond Ondoua e a esposa, para

iniciar a obra Adventista no Gabão.– Em 1976, Daniel Cordas foi enviado pela Conferência Geral ao Gabão, onde formou uma igreja de

mais de 40 membros na capital do país.– A Missão foi organizada em 1978.

6º Sábado, 6 de maioO Sonho de Max

Hoje, conheceremos o missionário pioneiro Max Pierre. Ele nasceu e cresceu no Haiti, e ajudou a desenvolver a jovem Igreja Adventista no Gabão.

Os pais de Max eram missionários e, na adolescência, ele sonhava com o dia em que evangelizaria uma terra distante. Max casou-se com Eliane Joseph, e o jovem casal mudou-se para Berrien Springs, Michigan, nos Estados Unidos da América, onde estudaram na Universidade de Andrews. Max formou-se em Religião e Eliane em Dieta e Nutrição. Depois de formados, Max fez mestrado e foi ordenado pastor.

O irmão Pierre e a família saíram de Nova Iorque a 5 de outubro de 1991 rumo ao Gabão, onde ele foi presidente da Missão local. Sob a sua liderança, o número de membros cresceu de 205, em 1990, para 1500, em 1995.

Foi nessa época que aconteceu algo muito fora do comum. Perto da capital do país, Libreville, um líder político de um município organizou uma Igreja Cristã, coisa rara num país onde a maioria dos políticos não é Cristã. A congregação cresceu tanto que os membros tiveram de derrubar a pequena igreja para construir um prédio maior.

Durante a construção, a congregação começou a estudar a Bíblia, com o objetivo de a conhecer melhor. Eles descobriram a verdade sobre o Sábado e perguntaram-se se alguém no Gabão guardava o dia do Senhor.

Em pouco tempo, descobriram que havia uma igreja Adventista em Libreville, e enviaram alguns membros para a investigar. Esses irmãos convidaram o pastor Pierre para apresentar a mensagem do Advento aos outros membros daquela Igreja não confessional.

Quando os ouvintes se convenceram de que a base da doutrina Adventista está somente na Bíblia, quase todos foram batizados, e a nova igreja tornou-se numa igreja Adventista do Sétimo Dia.

O pastor Pierre ajudou a fundar muitas igrejas Adventistas por todo o Gabão. Cada igreja tinha cerca de 30 membros no início, mas foram construídas para receber entre 400 a 500 pessoas. Em alguns anos, as igrejas ficariam lotadas e os membros começariam a fundar outras igrejas nas regiões vizinhas. Dessa maneira, muitos entraram para a família Adventista.

A Igreja no Gabão continua a crescer, mas enfrenta vários desafios. Um deles é que há somente uma escola de ensino secundário. A pequena sede só pode receber 120 alunos aproximadamente, obrigando muitos estudantes Adventistas a estudarem na escola pública. As experiências mostram que muitos alunos que frequentam a escola pública abandonam a Igreja.

A Oferta deste trimestre ajudará na construção de uma nova escola no Gabão. Esse projeto ajudará centenas de crianças a adquirirem uma educação Adventista e a fortalecerem a Igreja no futuro.

Por favor, apoiem este projeto através das vossas ofertas. Muito obrigado!

Nota: Adaptado, com permissão, de Precious Memories of Missionaries of Color (Memórias Preciosas dos Missionários de Cor), vol. 2, por DeWitt Williams).

Resumo Missionário– Antiga colónia francesa, o Gabão mantém fortes laços com o idioma e a cultura da França. – Territorialmente, o país é pouco menor do que o estado do Colorado, nos Estados Unidos da

América.

7º Sábado, 13 de maioVencendo a Timidez

Chukwuemeka estuda Ciências da Computação na Universidade de Babcock, na Nigéria. Aos cinco anos, ele partilhou, pela primeira vez, a fé com uma multidão. Foi num culto onde o avô pregava para pessoas que não conheciam Jesus. Ele chamou os amiguinhos Niran e Chukwuemeka para que recitassem versos bíblicos de memória.

Nos primeiros versos, ele falou corretamente, porque estava com a cabeça voltada para baixo. Mas, ao levantá-la, e ao ver a grande plateia, a respiração ficou ofegante e ele simplesmente paralisou. Esqueceu-se de tudo. Desesperado, Chukwuemeka olhou para o avô, mas ele já tinha tudo sob controlo. Então, pediu que uma pessoa sussurrasse os versos no ouvido do menino.

Ele lembra-se de que, depois, pensou que se sentiria melhor, se não participasse mais nas pregações do avô. Mas, felizmente, o avô continuou a incentivá-lo, e, agora, partilhar Cristo é uma das suas maiores alegrias.

Portas fechadas e cães raivososAos dez anos, Chukwuemeka começou a visitar as casas para falar de Jesus. No princípio, ele ficava

muito nervoso, pois não conhecia as pessoas. “E se eu interromper o jantar ou o programa favorito na TV?”, pensava. “E se fecharem a porta na minha cara ou se houver lá cães maus?”

Ele era gentil e primeiro perguntava a cada pessoa se tinha alguns minutos disponíveis para conversar. Se a resposta fosse negativa, ele agradecia e dirigia-se à casa seguinte. Caso fosse afirmativa, ele fazia uma breve oração, agradecendo a Deus pela oportunidade de partilhar a fé e pedindo-Lhe que colocasse as palavras certas na sua boca.

Os membros da Universidade de Babcock são apaixonados por partilhar Jesus. Por esse motivo, o Ministério Jovem Adventista é muito forte. O objetivo é falar acerca de Jesus com centenas de alunos não-Cristãos, do campus e da comunidade.

Centro Multiusos Chukwuemeka é membro desse Ministério há anos e é uma das experiências mais gratificantes da

vida. Aos cinco anos, e ouvindo os joelhos a baterem um no outro, naquele palco, ele nunca imaginou que, um dia, estaria a pregar diante de milhares de estudantes durante a Semana de Oração da Juventude da Universidade de Babcock. Mas o Ministério Jovem aprimorou as suas habilidades de partilhar o Evangelho, e ele adquiriu confiança.

A Oferta do trimestre ajudará a construir um Centro Multiusos para o Ministério Jovem. Atualmente, não há um lugar para os cultos e para outras reuniões do grupo. O novo Centro receberá a equipa jovem, além de todos os amigos da cidade que desejarem convidar.

Lembrem-se de apoiar o nosso projeto missionário. Se vocês já se sentiram muito novos para serem usados por Jesus, ou tímidos, ou tiveram receio de que não fariam um bom trabalho, Deus também pode fazer os vossos joelhos pararem de tremer!

Resumo Missionário– O Ministério Jovem Adventista da Universidade de Babcock tem angariado fundos para o seu

novo Centro. – O Centro será um lugar no qual os membros do Ministério Jovem poderão adorar e participar em

reuniões, além de ser um espaço para armazenar materiais.

8º Sábado, 20 de maio“Operação Sorriso”

“Como colocar um sorriso no rosto de cada criança da cidade?” Essa foi a pergunta que desafiou um grupo dos Ministérios da Criança numa reunião na igreja da Universidade de Babcock. O grupo costuma ajudar a comunidade, mas, desta vez, desejava fazer algo pelas crianças. O que quer que fosse realizado deveria ser algo novo, divertido e poderoso.

Os participantes oraram e partilharam ideias do que poderiam fazer. Até que alguém sugeriu que realizassem um programa especial no sábado, chamado “Operação Sorriso”. O objetivo era mostrar que as crianças podem ter esperança e revelar-lhes o amor de Deus de maneira prática, como, por exemplo, oferecendo uma refeição nutritiva. O grupo gostou da ideia e escolheu o tema da maravilhosa graça de Deus.

Havia muito trabalho para fazer e, graças a Deus, a equipa recebeu ajuda dos pastores, dos professores e dos pais. Até os alunos da Universidade se ofereceram para ajudar.

Finalmente, o grande dia chegou. A única preocupação era que aparecessem poucas pessoas, porque não se anunciou o programa com antecedência. Para alegria de todos, mais de 80 crianças e adultos compareceram ao evento.

Ao longo de mais de três horas, 110 jovens Adventistas falaram de Jesus através de músicas, encenações e de uma mensagem especial de esperança. Também ofereceram aos convidados uma deliciosa refeição nutritiva, além de Bíblias.

Eles agradecem a Deus por abençoar a “Operação Sorriso”. Muitos convidados manifestaram interesse em aprender a respeito de Jesus, por isso planeiam começar uma Escola Sabatina filial o mais brevemente possível. E não foram apenas os amigos da comunidade que foram contagiados com este projeto. A equipa organizadora também esbanjava felicidade.

Parte da Oferta deste trimestre ajudará a construir um Centro Multiusos para a nossa juventude Adventista, onde os jovens poderão reunir-se para os cultos e as programações especiais. Isso fortalecerá muito os programas de evangelismo das nossas crianças. Por favor, sejam generosos!

Resumo Missionário– A Nigéria é um país da África Ocidental que faz fronteira, a norte, com a República de Níger;

a leste, com o Chade e os Camarões; a oeste, com a República do Benim; e, a sul, com o Oceano Atlântico.

– É o país mais populoso de África, com mais de 186 milhões de habitantes. Isso significa que em cada sete Africanos um é Nigeriano.

– Existem, na Nigéria, mais de 250 grupos étnicos, como os Ibo, Hausa e Yoruba, que são as tribos dominantes.

9º Sábado, 27 de maioMinistério Jovem em Crescimento

Demilade e Jéssica são Desbravadoras e estudam no colégio da Universidade de Babcock. Mas, além disso, têm algo mais em comum: gostam mesmo muito de falar de Jesus!

Como membros do Ministério Jovem Adventista elas têm muitas oportunidades para ajudar as pessoas nas cidades próximas à instituição.

Uma das experiências favoritas aconteceu quando visitaram uma aldeia muito pobre, onde os habitantes nunca tinham ouvido falar do Evangelho. Enquanto alguns membros falavam sobre Jesus, elas mostravam o Seu amor através da entrega de vestuário às crianças. Foi tão emocionante observar aquelas crianças! Elas ficavam muito felizes e corriam para chamar os seus amigos.

Jéssica e Demilade também costumam ajudar os estudantes de Saúde da Universidade a oferecer checkups gratuitos e a falar acerca do amor de Jesus às pessoas. Distribuem literatura sobre Jesus e aproveitam para as convidar para visitarem a igreja.

É muito gratificante receber visitas na igreja, como resultado desse trabalho. Houve um casal, com o seu filho, que aceitou o convite e foi batizado.

As meninas já perceberam que, quando suprimos a necessidade das pessoas, elas abrem os ouvidos para o que temos para lhes falar a respeito de Jesus.

A alegria de SábadoA escola é outro campo missionário para Demilade e Jéssica, porque muitos colegas não são

Adventistas. Uma das amigas delas não acreditava em Deus. Não gostava das regras da escola, mas, certo dia, perguntou: “Porque devo preocupar-me em ir à igreja ao sábado em vez de ficar em casa e divertir-me?” Elas explicaram que as regras da escola as ajudam a manterem-se felizes e partilharam o que fazem na igreja. “Talvez estejas a perder algo de especial”, disseram. A amiga decidiu ir à igreja e passou a crer em Jesus.

Os jovens gostariam de convidar os amigos da cidade para o culto de Sábado e para os programas do Ministério Jovem. Mas, como se juntam em pequenas salas de aula, e não têm um salão próprio, não há espaço para eles.

A Oferta deste trimestre ajudará a construir um salão para os jovens, amplo o suficiente para os acomodar, bem como aos amigos da cidade. Sejamos generosos, para que mais pessoas sejam alcançadas para Jesus. Muito obrigado!

“Não posso dizer o quanto foi importante fazer parte do Ministério Jovem na Universidade de Babcock. Quero alcançar para Jesus tantas pessoas quantas for possível. Por favor, ajudem-nos a construirmos o nosso centro de jovens, para que possamos crescer cada vez mais”, pede Demilade.

“Eu era muito tímida e não gostava de falar para muitas pessoas. O Ministério Jovem ajudou-me a fortalecer a minha confiança. Agora, posso apresentar-me diante de qualquer multidão. O nosso novo centro de jovens ajudará muitos jovens a fazerem coisas que nunca imaginaram que pudessem fazer para Jesus. Por favor, apoiem generosamente este projeto. Muito obrigada!”, diz Jéssica.

10º Sábado, 3 de junhoMais do que Um Jogo

Sylvanus é camionista e trabalha na Universidade de Babcock, na Nigéria. Ao chegar a Babcock, ele descobriu que havia muitos jovens não-Cristãos que estudavam na

escola ou que viviam na comunidade. “Jesus!”, ele orou. “Aqui estão os Teus filhos. Por favor, mostra-me como levá-los até Ti.”Após alguns meses, um jovem corpulento aproximou-se dele. “Senhor, estamos a organizar uma

equipa de futebol americano que participará na liga”, disse. “Mas não é simplesmente uma equipa de futebol. É o nosso campo missionário. É um dos projetos do Ministério Jovem Adventista para resgatar jovens que não conhecem Jesus. Precisamos de um treinador. Você pode ajudar-nos?”

“Uau! O que poderia ser melhor?”, pensou Sylvanus. “Gosto de futebol, gosto muito dos jovens e de falar de Jesus. Este trabalho é perfeito para mim!”

“O Sábado é do Senhor!”Quando Sylvanus começou a trabalhar, iniciava cada sessão de treino com uma oração e uma

pequena meditação. Metade dos jovens participantes não era Adventista, razão pela qual ele explicava por que não jogariam nas noites de sexta-feira e aos sábados. Quando as outras equipas agendavam um jogo para esse período, ele dizia: “O Sábado é do Senhor. Não jogamos nesse dia.” Muitos que nunca tinham ouvido falar da Universidade de Babcock aprenderam sobre o Sábado através desta equipa. Para os seus elementos, o campo de futebol era o campo missionário onde mostravam o amor de Deus.

Havia um jogador que Sylvanus acreditava piamente ter sido enviado por Deus para a sua equipa. O seu nome é Jamiyu. Havia duas características nesse jovem: ele nunca faltava a um treino e era muito reservado. Sylvanus admirava a sua determinação em aprender a jogar, mas, ainda assim, o jovem precisava de melhorar as suas habilidades.

Certo dia, ele chamou Jamiyu e perguntou se estava tudo bem. “Sim”, disse o garoto em voz baixa. Conversaram por alguns momentos e o treinador perguntou como estavam as coisas em casa.

“Mais ou menos”, respondeu Jamiyu. “O meu pai morreu recentemente, a minha mãe foi embora com os meus irmãos e abandonou-me.”

Luta para sobreviverSylvanus ficou chocado. “A tua mãe deixou-te sozinho e foi embora?” Jamiyu balançou a cabeça

afirmativamente, desviando o olhar marejado de lágrimas. Naquela ocasião, Jamiyu teve de deixar a escola. Felizmente, encontrou abrigo junto de um amigo,

mas lutava diariamente para sobreviver. O futebol era a sua atividade mais importante. Isso foi suficiente para Sylvanus. Ele decidiu cuidar do rapaz, ajudando-o a melhorar o rendimento, dando--lhe alimentos e vestuário. Quando ele conseguiu emprego numa lavandaria, o treinador ajudou-o a abrir uma conta no banco, para que pudesse poupar dinheiro para regressar aos estudos.

Sylvanus disse a Jamiyu que Jesus o ama, e ele também. Assim, ao ser convidado para fazer parte do Ministério Jovem Adventista, Jamiyu aceitou alegremente. Atualmente está a preparar-se para ser batizado.

“Sou grato, porque Deus usou os meus gostos pessoais para que eu revelasse o Seu amor. O que vocês gostam de fazer? Ele também pode usar isso para a Sua causa!”, diz Sylvanus.

Resumo Missionário– O Ministério Jovem da Universidade de Babcock não tem um local adequado onde realizar os

cultos, as reuniões e outros programas especiais. – Este Ministério está envolvido em evangelismo e está em constante crescimento. – Um dos projetos da Oferta deste trimestre ajudará na construção de um local grande o suficiente

para acomodar todos os membros do Ministério e os seus amigos que queiram aprender sobre Jesus. Contamos com o vosso apoio generoso para este projeto. Muito obrigado!

11º Sábado, 10 de junhoUma Escola que Transforma Vidas

“Onde aprendeste esta história?”, perguntou Joshua, depois de o seu amigo Gift* ter contado a história de José e dos seus irmãos.

“Foi na Bíblia”, respondeu ele com um sorriso. “Joshua, se vieres comigo aos programas do Ministério Jovem Adventista, também podes aprender outras histórias.” Gift morava no campus da Universidade de Babcock, perto da cidade onde Joshua vivia. Admirado com o conhecimento bíblico do amigo, Joshua sentiu o desejo de aprender também.

“Dentro de alguns dias, teremos a Escola Cristã de Férias”, informou Gift. “Porque não vens connosco?”

Joshua costumava jogar futebol aos domingos com alguns jovens Adventistas, nas atividades de desporto, e gostava muito da sua companhia. O jogo começava sempre com um pequeno culto e os participantes eram gentis em campo uns com os outros.

Joshua orou sobre se deveria frequentar a Escola Cristã de Férias, e sentiu que esse era o desejo de Deus para ele. Gift estava certo. Joshua não somente ouviu muitas histórias bíblicas, mas também aprendeu cânticos, trabalhos manuais, e fez novos amigos. E o melhor de tudo, descobriu que Jesus o ama.

Ao findar a Escola Cristã de Férias, ele decidiu ser Adventista. Um ano depois, foi batizado, e, hoje, partilha a fé, assim como Gift. Ele quer que as pessoas saibam acerca da guarda do Sábado e que Jesus voltará em breve.

Certo dia, Joshua convidou o primo para participar na Escola Cristã de Férias. O convidado também gostou das histórias bíblicas, dos trabalhos manuais e das brincadeiras. Ele não é Cristão, porém sabe que Jesus Se importa com ele. Os seus pais apoiam a participação dele na programação da igreja.

A maioria dos amigos critica Joshua por se ter tornado Adventista. Isso entristece-o muito. Eles não querem ouvir falar sobre Jesus, por isso ele procura testemunhar através do caráter e das ações, mostrando-se sempre alegre. Mas nem todos os amigos reagem dessa maneira. Alguns permitem que ele fale de Jesus e pensam em ir à igreja. Isso deixa-o muito feliz.

Jesus libertou-oParticipar no Ministério Jovem Adventista fez uma diferença positiva no caráter de Joshua. Agora,

ele ajuda as pessoas da comunidade, principalmente as mais idosas, ajudando-as a carregar sacos, cumprimentando-as e mostrando-lhes respeito.

A Escola Cristã de Férias também transformou a sua vida. Ele ficou tão feliz quando aprendeu que Jesus o ama! Ele carregou sempre os seus fardos sozinho. Mas agora sabe que Jesus o ajuda a levar os fardos. Jesus libertou-o!

A Oferta especial ajudará a construir um Centro Multiusos para os membros do Ministério Jovem Adventista na Universidade de Babcock. Esse Centro é uma necessidade urgente, porque os jovens não têm um local para os cultos e para outros programas. O Centro ajudá-los-á a amarem cada vez mais Jesus e a fortalecerem as suas habilidades em testemunhar d’Ele. Sejamos generosos!

*Pseudónimo.

Resumo Missionário– A Universidade de Babcock recebeu esse nome em homenagem a David C. Babcock, missionário

norte-americano, pioneiro Adventista do Sétimo Dia, que chegou à Nigéria em 1914.– A Universidade de Babcock tem mais de 350 professores e funcionários e mais de 10 mil alunos.– 90% dos alunos desta instituição não são Adventistas.

12º Sábado, 17 de junhoLocutores de Rádio

Valerie tem doze anos e frequenta o nono ano no colégio da Universidade Adventista de Babcock. Ela mora com a mãe e o primo, Tobi, e quer ser médica ou jornalista. É tímida e não costuma conversar com desconhecidos. Também gosta de ler e de ouvir histórias missionárias.

Desejosa de partilhar as suas histórias favoritas, Valerie sempre quis vencer a timidez. Então, certo dia, ela e Tobi foram convidados para dirigir um programa de Rádio intitulado Be to Be! Esse é um dos programas de rádio do Ministério Jovem Adventista, e o seu objetivo é partilhar a mensagem de esperança com as crianças da vizinhança.

Valerie percebeu imediatamente que Deus tinha um plano para ela. O Senhor sabia que, com a timidez, ser-lhe-ia difícil testemunhar. Mas Ele deu-lhe uma oportunidade com a participação no programa. Agora, pode falar de Jesus sem precisar de encarar os ouvintes.

Tobi e Valerie decidem os temas que serão mais interessantes para as pessoas. Então, enquanto preparam cada programa, procuram o que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto escolhido e oram para que Deus coloque na sua boca as palavras certas, a fim de tocar o coração dos ouvintes. Trabalhar no programa Be to Be ajudou Valerie a ler mais a Bíblia e a aproximar-se de Deus.

Os amigos chamam Tobi ao primo de Valerie, mas o seu nome é Oluwatobiloba, que significa “Deus é grande” na sua língua nativa, o yoruba.

Ele tem oito anos e está no terceiro ano. Gosta de ouvir histórias de missionários, tocar bateria e fazer outras coisas divertidas, como jogar à bola.

Quando lhe pediram para apresentar o Be To Be, Tobi ficou muito animado. Não seria apenas muito divertido, mas seria também uma ferramenta para levar a Jesus pessoas que não seriam alcançadas de outra forma.

Por exemplo, algumas pessoas na cidade ainda se apegam ao velho modo de vida. Ocasionalmente, têm festivais aos sábados, quando apenas os pais e os meninos podem sair de casa. As mães e as meninas não podem ir à igreja. O nosso programa de Rádio é a maneira perfeita de alcançar aqueles que são forçados a ficar em casa.

Tobi acredita que Deus o usa e a Valerie para ajudar a Universidade de Babcock a alcançar os que não conhecem Jesus. Ele fica feliz por ver as pessoas adquirirem esperança e desistirem das coisas que as amedrontam.

O grupo do Ministério Jovem Adventista não tem um lugar onde adorar ou se reunir para programas de jovens, mas a Oferta deste trimestre ajudará a construir um Centro Multiusos.

Ele será grande o suficiente para receber todos os novos amigos que Valerie e Tobi fizeram através de Be to Be. Será um lugar de encontros para fortalecer o impacto do programa de Rádio.

Valerie e Tobi pedem e agradecem o nosso apoio a este projeto!

Resumo Missionário– A moeda oficial da Nigéria é a Naira.– O Inglês é o idioma oficial da Nigéria. – O nome Nigéria deriva do nome do rio Níger, o mais longo e largo da África Ocidental.

13º Sábado, 24 de junhoPrograma do Décimo Terceiro Sábado

Preparação: Adquirir bandeiras ou ilustrações das bandeiras do Gabão e da Nigéria. Escolha uma criança para cada país. Elas devem segurar a bandeira ou a ilustração do país designado. Para este programa serão necessários dois narradores (juvenis ou adultos). As crianças intercalarão a leitura das perguntas, e os narradores revezar-se-ão na leitura das respostas.

Narrador 1: Durante este trimestre, ouvimos histórias do Gabão e da Nigéria. Estes são os países que terão os seus projetos contemplados pela Oferta da Escola Sabatina.

Narrador 2: Hoje, no programa especial da Escola Sabatina, por meio de um teste, vamos rever algumas coisas que aprendemos durante o trimestre.

Narrador 1: Veremos quem consegue responder a mais perguntas corretamente.

Pergunta 1: Em que Divisão mundial da Igreja estão localizados os países em destaque?Resposta 1: Na Divisão (Centro) Oeste Africana. Esta Divisão tem 683 318 membros que adoram

Deus em 3958 igrejas e 4444 grupos.

Pergunta 2: Em que escola as crianças do Ministério Jovem Adventista se reúnem debaixo de árvores, no parque ou em salas de aula, porque não têm um lugar apropriado onde realizar o culto?

Resposta 2: Na Universidade Adventista de Babcock, na Nigéria. Aproximadamente 450 crianças não têm um prédio suficientemente grande para reuniões de culto e outras programações do Ministério Jovem Adventista.

Pergunta 3: Em que país a maioria dos estudantes Adventistas é obrigada a frequentar escolas não-Adventistas, porque há apenas uma escola Adventista de ensino secundário?

Resposta 3: No Gabão. Há 3041 membros Adventistas no Gabão e aproximadamente 79% deles são estudantes. Todos estes jovens, com exceção dos que vivem na capital, Libreville, não têm outra escolha a não ser estudar em escolas não-Adventistas, onde enfrentam muitas pressões, incluindo exames aos sábados.

Pergunta 4: Quem foi David C. Babcock e porque é ele importante na história Adventista?Resposta 4: David C. Babcock foi um missionário norte-americano que foi pioneiro da Igreja

Adventista do Sétimo Dia na Nigéria, onde chegou em 1914.

Pergunta 5: Numa história deste trimestre, conhecemos um menino chamado Joshua, que nunca tinha ouvido falar sobre o amor de Jesus. Qual foi o lugar onde ele conheceu Jesus?

Resposta 5: Na Escola Cristã de Férias, na Universidade de Babcock. Este é um dos muitos programas evangelísticos que os membros Adventistas do Ministério Jovem de Babcock realizam para alcançar as crianças da comunidade que não conhecem Jesus.

Pergunta 6: Que país tem 62% da população abaixo dos 25 anos: Gabão ou Nigéria? Resposta 6: Os dois. Na verdade, mais de 40% da população tem menos de 15 anos em ambos os

países, possibilitando, assim, uma oportunidade ideal de conquistar a população para Jesus.

Pergunta 7: Em que país se planeia fundar uma Escola Sabatina para as crianças da comunidade? Resposta 7: Na Nigéria. Os membros do Ministério Jovem Adventista realizaram um grande evento

para mais de 80 adultos e crianças. Muitas crianças expressaram o desejo de aprender mais sobre Jesus. Por isso, planeiam iniciar uma Escola Sabatina filial em breve.

Pergunta 8: Quando as crianças da Universidade de Babcock realizaram o evento “Operação Sorriso”, o seu objetivo era mostrar, na prática, o amor de Deus, atendendo às necessidades das crianças. O que fizeram para que o objetivo fosse cumprido?

Resposta 8: Ofereceram uma refeição nutritiva. Ao fazer isso, seguiram o exemplo de Jesus, de acordo com Ellen White: “Só os métodos de Cristo darão verdadeiro êxito ao aproximarmo-nos do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como Alguém que desejava o seu bem. Manifestava simpatia por eles, ajudava-os nas suas necessidades e ganhava a sua confiança. Depois ordenava--lhes: ‘Segue-me’” (A Ciência do Bom Viver, p. 94, ed. P. SerVir). A missão Adventista concentra-se num ministério integral: ajudar as pessoas a encontrarem em Jesus a cura física, mental, social e espiritual.

Pergunta 9: Na história “Oração de Mãe”, porque ficou Juana feliz ao saber que a Oferta ajudará a construir uma nova escola de ensino secundário no Gabão? Marquem a(s) alternativa(s) certa(s):

( ) Centenas de alunos Adventistas poderão estudar numa escola Adventista pela primeira vez.( ) Centenas de alunos Adventistas não terão mais exames aos sábados. ( ) Os alunos não-Cristãos aprenderão sobre Jesus.( ) As pessoas da comunidade vizinha terão oportunidade de ouvir falar a respeito de Jesus.Resposta 9: Todas as alternativas estão certas.

Pergunta 10: Em 1990, um líder político organizou uma Igreja Cristã independente em Libreville, no Gabão. Enquanto a congregação estudava a Bíblia e avaliava as suas crenças, descobriu a verdade sobre o Sábado e começou a pesquisar se havia alguém no país que guardasse o Sábado. Quando os membros souberam da Igreja Adventista em Libreville e pediram para o pastor Pierre os visitar, o que aconteceu?

Resposta 10: Entenderam que a doutrina Adventista é fundamentada na Bíblia, e quase toda a congregação foi batizada. A nova igreja tornou-se num templo da Igreja Adventista.

Pergunta 11: Qual é o idioma oficial do Gabão?a) Inglêsb) Portuguêsc) Francêsd) FangResposta 11: Francês. Antiga colónia francesa, o Gabão continua ligado à cultura e ao idioma

franceses.

Pergunta 12: Verdadeiro ou Falso? A Nigéria é o país mais populoso de África.Resposta 12: Verdadeiro. A Nigéria tem uma população de mais de 186 milhões de pessoas. Um

em cada sete Africanos é Nigeriano.

Pergunta 13: Qual é o rio mais longo e largo da África Ocidental, e onde está localizado?Resposta 13: É o rio Níger, na Nigéria.

Pergunta 14: Verdadeiro ou Falso? No Gabão, as crianças Adventistas que frequentam escolas não-Adventistas tendem a afastar-se da Igreja.

Resposta 14: Verdadeiro. Uma das razões pelas quais o Gabão precisa da nova escola é para ajudar a construir uma forte presença Adventista para o futuro.

Pergunta 15: Verdadeiro ou Falso? A maioria dos alunos da escola secundária Adventista no Gabão e da Universidade de Babcock, na Nigéria, não é Adventista.

Resposta 15: Verdadeiro. Aproximadamente 70% dos estudantes na escola Adventista de ensino secundário, no Gabão, e 92% dos estudantes na Universidade de Babcock não são Adventistas. As escolas têm uma grande missão para alcançar os alunos e a comunidade para Jesus.

Narrador 1: Esperamos que tenham gostado de rever algumas coisas que aprendemos este trimestre. Talvez tenham aprendido algo novo!

Narrador 2: As vossas ofertas generosas ajudarão os jovens Adventistas no Gabão e na Nigéria a terem os recursos de que precisam para se tornarem fortes Cristãos Adventistas, equipados para alcançar aqueles que não conhecem Jesus. Muito obrigado!

[Ofertas]