biologia | lÍngua portuguesa | literatura grupo 2 · em 2010, a agência espacial americana (nasa)...

9
GRUPO 2 BIOLOGIA | LÍNGUA PORTUGUESA | LITERATURA RESOLUÇÃO • P1 - 2º BIMESTRE ª 1 SÉRIE 04 de maio

Upload: others

Post on 09-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BIOLOGIA | LÍNGUA PORTUGUESA | LITERATURA GRUPO 2 · Em 2010, a agência espacial americana (NASA) divulgou a descoberta de uma bactéria que foi noticiadapela imprensa como extraterrestre

GRUPO 2BIOLOGIA | LÍNGUA PORTUGUESA | LITERATURA

RESOLUÇÃO • P1 - 2º BIMESTRE

ª1 SÉRIE04 de maio

Page 2: BIOLOGIA | LÍNGUA PORTUGUESA | LITERATURA GRUPO 2 · Em 2010, a agência espacial americana (NASA) divulgou a descoberta de uma bactéria que foi noticiadapela imprensa como extraterrestre

A Ele a Glória

BIOLOGIA 1 PROFESSOR BRUNO RAMELLO

QUESTÃO 01| Considere uma molécula de DNA sem qualquer mutação e que apresente 16% de bases nitrogenadas de citosina.

A Determineospercentuaisdeguaninaedetiminaencon-tradosnessamolécula,justificandosuasrespostas.

Guanina – 16% A citosina e a guanina ocorrem em quan-tidadesiguaisnoDNA.

Timina–34%Comoaadeninaeatiminaocorrememquantidades iguais no DNA, a quantidade de timina éigual à metade dos 68% restantes de bases nitrogenadas.

B O DNA é um polímero de vários monômeros chamado denucleotídeos.Desenheenomeiecadaestruturaquecompõeosnucleotídeos.

QUESTÃO 02| O arsênio (As) é um elemento amplamente distribuído na crosta terrestre. Sua liberação para o ambien-tesedáporatividadesvulcânicaseantrópicas,comoami-neração.Em 2010, a agência espacial americana (NASA) divulgou a descobertadeumabactériaquefoinoticiadapelaimprensacomoextraterrestre(ET).AnaliseafiguraqueilustraoDNAdesta bactéria:

As

As

As

As

As

As

As

As

Folha de São Paulo, 2 de dezembro de 2010.

A Combasenasinformaçõesdafiguraeemoutrosconhe-cimentos sobre o assunto, EXPLIQUE, do ponto de vista biológico,porqueestabactériafoiconsideradaET.

Ao contrário de todos os seres vivos terrestres, os nu-cleotídeosdoDNAdessabactériapossuemarsênionolugar de íon fosfato.

B Qual o nome dado as ligações químicas representadas pelaslinhaspontilhadasequantasguaninassãoencon-tradas na molécula acima.

As ligações são as pontes de hidrogênio ou ligações de hidrogênio. Na molécula acima temos 2 guaninas uma vez que a ligação da guanina com a citosina é uma tripla ligação.

QUESTÃO 03| A obesidade começa a preocupar os governantes no momento em que passa a ser de alta incidência entre crianças, jovens e adultos. Esta preocupação se justificaporquetalproblemapode levaraosurgimentode patologias como hipertensão e diabetes entre outras.

A reeducação alimentar baseada numa dieta balanceada em que carboidratos, proteínas, lipídeos e vitaminas estejam presenteséoquesepregacomométodoeficazparaareso-lução inicial do problema.

A Quais vitaminas pertencem a cada grupo de acordo com a solubilidade?

Lipossolúveis: vitaminas A, D, E e K. hidrossolúveis: B e C.

B Considerando a presença da vitamina D como importan-tenaprevençãodoraquitismo,porqueseindicatomarsol como parte da prevenção e do tratamento desta pa-tologia?

Poisosraiossolares,aoatingiremapeleestimulaapro-dução de vitamina D, que por sua vez é responsável pelo processodecalcificaçãodosossos.

QUESTÃO 04|

Algumas bebidas à base de soja e suco de frutas, vendidas em caixinhas longa-vida, estampam com destaque em suas embalagens:

Não contém lactose e colesterol.Um dos consumidores desse tipo de bebida,

preocupado com o produto que consome, procurou saber se a isenção de lactose e colesterol na bebida era devida ao fato de os ingredientes básicos do produto, sojaefrutas,teremsidomodificadosgeneticamente.

A Apreocupaçãodoconsumidorjustifica-se,ouseja,háapossibilidade de a soja e a fruta empregadas na compo-siçãodabebidateremsidomodificadasgeneticamenteparanãoproduziremlactoseecolesterol?Justifique.

Não, pois frutas e soja não são fontes de lactose nem de colesterol.

B No organismo humano, quais as funções desempenha-das pelo colesterol?

Ocolesterol tem funçãodeconstituintedamembranacelular e precursor dos hormônios sexuais femininos e masculinos.

Page 3: BIOLOGIA | LÍNGUA PORTUGUESA | LITERATURA GRUPO 2 · Em 2010, a agência espacial americana (NASA) divulgou a descoberta de uma bactéria que foi noticiadapela imprensa como extraterrestre

A Ele a Glória

QUESTÃO 05|

Cada marinheiro da esquadra de Cabral recebia mensalmente para suas refeições 15 kg de carne salgada, cebola, vinagre, azeite e 12 kg de biscoito. O vinagre era usado nas refeições e para desinfetar o porão, no qual, acreditava-se, escondia-se a mais temível enfermidade davidadomar.ApartirdoséculoXVIIIessadoençafoievitada com a introdução de frutas ácidas na dieta dos marinheiros. Hoje sabe-se que essa doença era causada peladeficiênciadeumnutrienteessencialnadieta.(Adaptado de: E. Bueno, A viagem do descobrimento,RiodeJaneiro,Objetiva,1998.)

Sobreoexpostopodeseafirmarque

A avitaminaAestápresenteemgrandequantidadenasfrutas cítricas e serve como desinfetante.

B o nutriente referida no texto é a vitamina C, uma vez que é encontrada nas frutas cítricas e evita o escorbuto.

C oraquitismoéadoençacausadaporumaalimentaçãorica em cálcio.

D o escorbuto é uma doença causada por uma alimenta-ção pobre em vitaminas K e E.

E nenhuma das respostas anteriores está correta.

GABARITO:B

QUESTÃO 06|

O colesterol é um importante constituinte dasmembranas celulares, estando relacionado à síntese dos hormônios esteróides e sais biliares. No plasma ele éencontrado ligado a corpúsculos lipoprotéicos.

LDL - (Low Density Lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade) – 45% de colesterolHDL - (High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade) – 20% de colesterol

Considereaafirmativa:

Há uma relação direta entre as taxas de colesterol no sangue e a incidência de ateromas, tromboses e infartos.

Marque a opção que apresenta conclusão CORRETA acerca destaafirmativa.

A ConcentraçõesdeHDLeLDLnãopossuemimportânciana avaliação da predisposição para o infarto.

BAltaconcentraçãodeHDLebaixadeLDLsignificampe-queno risco de infarto.

CAltaconcentraçãodeLDLebaixadeHDLsignificamme-nor risco de infarto.

D O aumento das taxas de colesterol depende somente da alimentaçãoenãoéinfluenciadoporfatoresgenéticos,estresse,fumoediminuiçãodaatividadefísica.

EAafirmativaé INCORRETA,poisnãoháprovassignifi-cativasquecorrelacionemosníveisdecolesterolcomaincidência de tromboses e infartos.

GABARITO:B

BIOLOGIA 2 PROFESSORA OLÍVIA

QUESTÃO 01| A esquistossomose mansônica é uma doen-ça que afeta 7 milhões de brasileiros atualmente. A vacina contra este helminto está em fase pré-clínica de testes e foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros.

A Quais são as formas infectantes para o hospedeiro verte-bradoeparaohospedeiroinvertebrado?Indiqueesseshospedeiros.

No ciclo vital do platelminto Schistossoma mansoni, as formas infectantes para o hospedeiro humano são as larvas cercarias e, aquelas que infectam o caramujo transmissor, são as larvas miracídios.

B Vacinassãoestratégiasprofiláticasimportantesnocom-bate a infecções, porém, até o momento, não existem va-cinas contra essa parasitose. Cite DUASmedidasprofilá-ticasefetivasparaocontroledessainfecçãonohomem.

Pode-sepreveniraesquistossomoseatravésdepolíticaspúblicas como o saneamento básico e evitando lagoas infestadas com os caramujos transmissores.

QUESTÃO 02| UmturistafoiparaVitóriapelaprimeiravezem sua vida para conhecer o mar. Quando chegou à praia, observou cada detalhe e notou, entre tantas coisas, que haviaplacascomoindicativodeproibiçãodecachorrosnapraia, de acordo com uma lei municipal. Ele não entendeu bemosignificadodaquilo,mas,independentementedisso,aproveitouaomáximoseusdiasdelazer.Algunsdiasapósretornar para sua cidade, ele percebeu o surgimento de uma pequena ferida na pele de sua perna, que se desenvolveu naformade linhastortuosas.Essaferidafoidiagnosticadacomo uma doença parasitária. Com base nessas informa-ções, faça o que se pede a seguir.

A Indiqueonomedadoençaparasitária(oudoparasita)de que trata o texto acima.

A doença parasitária é conhecida com o nome de bicho geográficooularvamigranseécausadapelonematel-minto Ancylostoma braziliensis.

B Indiquearelaçãoexistenteentreaproibiçãodaleimuni-cipal mencionada e essa parasitose.

A braziliensis é um parasita de cães e gatos. Os ovos do pa-rasita são eliminados junto com as fezes desses animais, contaminando a areia da praia, onde as larvas se desen-volvem,sendocapazesdepenetrarativamenteatravésdapele das pessoas que andarem descalças na praia. Daí a razão da proibição da circulação de cães pela praia.

C Esseparasitapertenceaumfiloqueapresentaopreen-chimentodacavidadecorporalbastantetípico,quandocomparado com a cavidade corporal de outros parasitas humanos. Explique como a cavidade corporal do parasi-ta em questão está preenchida e indique UMA de suas funções.

Page 4: BIOLOGIA | LÍNGUA PORTUGUESA | LITERATURA GRUPO 2 · Em 2010, a agência espacial americana (NASA) divulgou a descoberta de uma bactéria que foi noticiadapela imprensa como extraterrestre

A Ele a Glória

A braziliensis pertence ao Filo Nematelminthes que se caracteriza pela presença de uma cavidade corporal preenchida de líquido (pseudoceloma). O pseudocelo-ma realiza a distribuição dos nutrientes e dos gases para todo o corpo do animal. Excreções resultantes do meta-bolismo celular também são lançadas no pseudoceloma para posterior eliminação. Além disso, o pseudoceloma funcionatambémcomoumesqueletohidrostáticodan-do sustentação, mantendo a forma do animal e contri-buindo para a sua locomoção.

QUESTÃO 03| Lesma, caracol, lula e polvo pertencem ao Filo Mollusca.

A Quais os DOIStiposdesistemacirculatórioencontradosnos animais citados?

OsdoistiposdesistemacirculatórioencontradosnoFiloMolluscasãodostiposabertooulacunar(osanguevaidosvasosparaosespaçosentreascélulas)edotipofe-chado (o sangue circula no interior de vasos).

B As lesmas e os caracóis deixamum rastro viscoso poronde se locomovem. A lula e o polvo expelem um jato de tintaemdeterminadassituações.ExpliqueasvantagensadaptativasdestasDUAS ações.

Orastroviscoso(muco)deixadopormoluscosgastrópo-des pode auxiliar na locomoção e marcação do caminho de volta (muitas pesquisas são feitas sobre esta questão, devido à liberação de muita energia pelo animal, poden-do apresentar outras funções ainda não conhecidas). As lulasepolvosliberamumjatodetintanaáguaparacon-fundir seus predadores, facilitando a fuga.

QUESTÃO 04| A figura abaixo representa esquematica-mente cortes do corpo de três diferentes grupos de animais multicelulares: anelídeos, platelmintos e nematelmintos(não necessariamente nessa ordem). Elas representam o processo evolutivoque levou ao surgimentode cavidadesno corpo dos animais.

A Correlacione cada figura comos grupos animais apre-sentados no enunciado.

Figura 1: platelmintos. Figura 2: nematelmintos. Figura 3: anelídeos.

B Discorra sobre DUAS vantagens trazidas pelo surgimen-todecavidadescorpóreas.

Vantagem1: As cavidades corpóreas tornamo animalmaisflexível,permitindoaelemelhormovimentaçãoedeslocamento.

Vantagem2:O líquido que preenche as cavidades cor-póreasforneceproteçãomecânicaaosórgãosinternos,além de funcionar como veículo para uma melhor distri-buiçãodesubstâncias(nutrientes,gaseseexcretas).

QUESTÃO 05| Considere o texto a seguir.

Força-tarefa apreende 2,5 toneladas de carne e outros produtos impróprios para consumo em MS

Cerca de 2,5 toneladas de carne e outros produ-tosdeorigemanimalimprópriosparaoconsumoforamapreendidosentreosdias5e9dejunho,nosmunicípiosde Antonio João, Caracol e Nioaque, por uma força-tarefa.

Participaramdafiscalização,agentesdaDelegaciaEspecializada de Repressão aos Crimes contra as Rela-çõesdeConsumo(Decon)efiscaisdaAgênciaEstadualdeDefesaSanitáriaAnimaleVegetal(Iagro),daSuperin-tendênciaFederaldaAgricultura(SFA/MS)edaVigilân-cia Sanitária do estado e dos municípios.

Segundo a Decon, a ação conjunta teve como foco afiscalizaçãodeaçouguesecasasdecarnenessesmu-nicípios.Oobjetivofoiprevenirerepreenderacomer-cialização de carne e outros produtos de origem animal, oriundosdeabatesclandestinosouemdesacordocoma legislação sanitária.

As cerca de 2,5 toneladas de produtos apreendidos nos estabelecimentos, por estarem sem inspeção, terem origemduvidosaouestarem imprópriosparaoconsu-mo,foramencaminhadasparaadestruiçãonosprópriosmunicípios em que foram recolhidas.

Riscos

Segundoa vigilância sanitária, consumir carnedeprocedência duvidosa, que não tenha passado pelos processosdecontroleefiscalizaçãosanitária,podeex-por a saúde da população a uma série de riscos.

Os problemas mais comuns são as chamadas toxin-fecções alimentares, que são provocadas pelo consumo de alimentos, no caso a carne, contaminados por bac-térias ou suas toxinas, e que podem levar até mesmo à morte.

Disponívelem:<http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/forca-ta-refa-apreende-25-toneladas-de-carne-e-outros-produtos-impro-prios-para-

-consumo-em-ms.ghtml> Acesso em 13/06/2017

Váriassãoasdoençasquepodemseroriginadasdoconsu-mo de carne contaminada, como a brucelose, a tuberculose eacisticercose,dependendodacarneedotipodecontami-nação.Nocasodacisticercose,operigoseriaacarnesuínaestar contaminada com

A ovos de tênia.

B ovos de lombriga.

C larvas de tênia.

D larvas de ascaris.

E proglotes de planária.

GABARITO:A

Acisticercosehumanaécausadapelaingestãodosovosembrionados da Teania solium presentes no alimento in-gerido cru e mal lavado ou na água poluída com esgoto.

Page 5: BIOLOGIA | LÍNGUA PORTUGUESA | LITERATURA GRUPO 2 · Em 2010, a agência espacial americana (NASA) divulgou a descoberta de uma bactéria que foi noticiadapela imprensa como extraterrestre

A Ele a Glória

QUESTÃO 06|

Uma idosa residente em uma cidade do interior do país foi levada a um hospital por sua neta. Ao examiná-la, omédicoverificouqueasenhoraapresentavaumquadrocrônicodeedemalinfáticonosmembrosinferioresenosseios,concluindoserumcasodeelefantíaseoufilarioselinfática.Preocupadacomapossibilidadedeadquiriramesma doença, a neta perguntou ao médico como era possível se prevenir.

Qual foi a orientação dada à jovem pelo médico?

A Usar repelentes e telas em janelas, já que a doença é transmitidapormosquito.

B Evitar nadar em rios, lagos e lagoas da região, já que a doençaétransmitidapelaáguacontaminada.

C Evitarcontatocomanimaisdezoológicos,umavezquesetrata de uma zoonose veiculada por grandes mamíferos.

D Realizarexamesmédicosperiódicosparadetectarpre-cocemente a doença, já que se trata de uma enfermida-de hereditária.

E Manterumadietabalanceadaepráticaregulardeativi-dadesfísicas,umavezqueadoençaestáassociadaaosedentarismo.

GABARITO:A.

Afilarioseétransmitidapelapicadadefêmeasdemos-quitos dos gêneros Culex, Aedes ou Anopheles. Por esse motivo,omédicoindicoucomomedidaspreventivasouso de repelentes e telas em janelas.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA RAYSA

QUESTÃO 01| Analise a capanha e responda o que se pede a seguir.

AQUI A NATUREZA

TEM SUPERPODERES.

Disponívelem:<www.hortifruti.com.br/social/tartaruvas-ninja-campanha-horti--flix-hortifruti>.

A A peça publicitária acima explora, como recurso comuni-cativonaconstruçãodeseusentido,aintertextualidadecomorecursoestilístico.Expliquecomoarelaçãointer-texual foi desenvolvida.

AcampanhadaHortifrutiestabeleceumdiálogocomumcartazououtdoordedivulgaçãodofilme“Astartarugasninjas”,quantoaosseusaspectosformaiseestilísticos.

B Oneologismo“tartaruvas”éformadoporqualproces-so? Explique-o.

Oneologismos“tartaruvas”éumacomposiçãoporaglu-tinação.Houvea junçãodedois termos (radicais)comperda de letras e fonemas (tartaruga+ uvas).

QUESTÃO 02| Leia o texto.

Pizza por droneNão ria, mas a entrega de pizzas nas noites de sexta

e sábado é um problema para as grandes cidades. Em nome do conforto das famílias, os motoboys das pizza-rias tomam as ruas com a preciosa carga, infernizam o trânsito,comprometemoambientecomseuscanosdedescargaeneurotizamosmotoristasfazendobibibi. Sei bem que, diante do prazer que as pizzas proporcionam, seus consumidores fazem vista grossa a isso e ao des-propósitodesecomprometerumveículode200kgparatransportar um pacote de 2 kg.

Mas a tecnologia se preocupa. Agora, graças à Ama-zon e ao Google, são os satélites que trazem uma solução nova: a entrega por drone. Pede-se a pizza pelo celular; ela é acomodada num drone equipado com GPS e, em poucosminutos,chega,fofaequentinha,àportadopré-dio ou casa do cliente. Pode-se recolhê-la já de guardana-poaopescoço.Nãocongestionaasruas,nãopolui,nãofaz barulho e deixa um perfume de orégano no ar.

Mas há alguns inconvenientes. As autoridades não gostamqueosdronesvoemànoite.Afiaçãoaéreanascidades não é favorável a objetos que voam baixo. E há ainda o risco de colisão com corujas e morcegos.

Mas,pelomenos,59anosdepoisdoSputnik,fica-mos sabendo para que se inventou o satélite. Para aca-bar em pizza.

(Ruy Castro, Pizza por drone. Folha de S.Paulo, 31.08.2016. Adaptado)

Na elaboração de seu discurso, o autor recorre a diferentes registros linguísticos. Entre eles, identifica-se a variedadelinguísticacoloquial.Sobre isso,respondaoquesepedeaseguir.

A Por que o autor optou pelo uso dessa varidade?

O uso dessa variedade evidencia a intenção de aproxi-mar-sedoleitor,utilizandoumalinguagemmaispróximada sua realidade (adequando-se ao gênero textual).

B Apartirdaanálisedaestruturaedaorigemdaspalavrasdestacadas no texto, determine o processo de formação de cada uma delas e explique-o.

Pizzaria -derivaçãosufixal(formadoapartirdoemprés-timolexical“pizza”)radical+sufixo–ria.

Bibibi–onomatopeia–tentativadereproduzirsonsna-turais (buzina).

Page 6: BIOLOGIA | LÍNGUA PORTUGUESA | LITERATURA GRUPO 2 · Em 2010, a agência espacial americana (NASA) divulgou a descoberta de uma bactéria que foi noticiadapela imprensa como extraterrestre

A Ele a Glória

QUESTÃO 03| Analiseatirinha.

DESODORANTE.MILENINHA, VOCÊ ACHA QUE

FALTA ALGUMA COISA NESTE

NOSSO RELACIONAMENTO

TÃO BONITO?

A Ohumornatirinhafoicausadopelabreverespostadadapelamulher.Porquê?

Arespostadamulhercausahumorporquequebraaexpectativadoleitor.Quandoonamorado/maridoaquestionasobreoquefaltavanorelacionamento,oleitoresperaqueapersonagemdêumarespostadecaráterafetivo(nãoumaresposta relacionada ao odor do namorado/marido).

B Determinequaissãooselementosmórficosquecompõemotermo“desodorante”.

Otermodesodoranteéformadoporprefixo(des-),radical(-odor-),vogaldeligação(-a-)esufixo(-nte).

QUESTÃO 04|

Gota-de-orvalho

Aocontráriodesuaparente,adama-da-noite,estaherbácearasteiratemfloresqueseabremcomoamanhecer.Quandosubstituiagrama,formandoumconjunto,suasfloresbrancasepequenasparecemgotasdeorvalhosobreoverde de suas folhas.

Disponívelem://revistacasejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2014/11/15-palntas-com-nomes-curiosos.hatml.Acessoem:18nov.2014.

Considerando a formação de alguns termos presentes no texto, responda o que se pede a seguir.

A As palavras dama-da-noite e gota-de-orvalho foram formadas pelo mesmo processo?

Os termos Dama-da-noite e gota-de-orvalho são composições por justaposição, pois houve a junção de radicais/pala-vras sem perda ou troca de letras e fonemas;

B Overbo“amanhecer”éformadoporparassíntese.Justifiqueessaafirmaçãoconsiderandooselementosmórficosquea compõe.

Overboamanheceréformadoporderivaçãoparassintética,poisénecessárioousodoprefixo(a-)edosufixo(-ecer)simultaneamenteparaconstituí-lo.

QUESTÃO 05|

Gato e Gata Laerte

MESSIAS!! CINCOHORAS VENDO TEVÊ

JÁ É DEMAIS!!LEVANTA!

MEU DEUS!! O QUEHOUVE COM VOCÊ?!

NADA, UÉ.FUI BUSCARUM BELISCONA COZINHA.

Sobre os processos de formação das palavras presentes no texto, considera-se que

A nocontextoemquefoiutilizado,“cinco”éumaderivaçãoimprópria.

B) aexpressão“tevê”éconsideradaumneologismonalíngua.

C) “levanta”éumsubstantivoformadoporderivaçãoregressiva.

Page 7: BIOLOGIA | LÍNGUA PORTUGUESA | LITERATURA GRUPO 2 · Em 2010, a agência espacial americana (NASA) divulgou a descoberta de uma bactéria que foi noticiadapela imprensa como extraterrestre

A Ele a Glória

D otermo“belisco”éclassificadocomoformadeverbal.

E) em“cozinha”,osufixo–inhaindicaodiminutivodosubs-tantivo.

GABARITO:D

QUESTÃO 06| Observe a manchete do site UOL a seguir.

SE VOCÊ ACH

A

QUE ESTÁ DIF

ÍCIL

LER UM TEX

TO

NESTE FORM

AT

O

IMAGINE SU

BIR

COM CAD

EIRA

DE RODAS LIG

UE

(011)551 5852 E A

JU

DE

A CONSTRUIR

RAM

AIS

NA CIDADE.

O Anúncio acima foi feito pela Fundação Selma para promo-ver a acessibilidade a cadeirantes. Sabendo disso, é possível determinarqueseuobjetivoé

A mostrar uma das dificuldades que cadeirantes enfren-tam no dia-a-dia.

B convencer os leitores de que cadeirantes encontram di-versos obstáculos.

C informar quais são as limitações de um cadeirante.

D divulgar a fundação que faz trabalhos voluntários.

E) expor a realidade sobre as condições da Fundação.

GABARITO:A

LITERATURA PROFESSOR BRUNO MALAVOLTA

QUESTÃO 01| Os excertos abaixo foram extraídos do Auto da barca do inferno, de GilVicente.

(...) FIDALGO: Que leixo na outra vidaquem reze sempre por mi.DIABO: (...) E tu viveste a teu prazer,cuidando cá guarecerporquerezemláporti!...(...)ANJO: Que querês?FIDALGO: Que me digais,poispartitãosemaviso,se a barca do paraísoé esta em que navegais.ANJO: Esta é; que me demandais?FIDALGO: Que me leixês embarcar.sôfidalgodesolar,é bem que me recolhais.ANJO: Nãoseembarcatiranianeste batel divinal.FIDALGO: Não sei por que haveis por malQue entr’a minha senhoria.

ANJO: Pera vossa fantesiamui estreita é esta barca.FIDALGO: Pera senhor de tal marcanom há aqui mais cortesia? (...)ANJO: Nãovindesvósdemaneirapera ir neste navio.Essoutro vai mais vazio:a cadeira entraráe o rabo caberáe todo vosso senhorio.Vósirêsmaisespaçosocom fumosa senhoria,cuidandonatiraniado pobre povo queixoso;e porque, de generoso,desprezastes os pequenos,achar-vos-eis tanto menosquanto mais fostes fumoso. (…)

SAPATEIRO: (...) E pera onde é a viagem?DIABO: Pera o lago dos danados.SAPATEIRO: Os que morrem confessados,onde têm sua passagem?DIABO: Nomcuresdemaislinguagem!Estaéatuabarca,esta!(...) E tu morreste excomungado:não o quiseste dizer.Esperavas de viver,calaste dous mil enganos...tu roubaste bem trint’anoso povo com teu mester. (...)SAPATEIRO: Poisdigo-tequenãoquero!DIABO: Quetepês,hás-deir,si,si!SAPATEIRO: Quantas missas eu ouvi,não me hão elas de prestar?DIABO: Ouvir missa, então roubar,é caminho per›aqui.

(GilVicente,Autodabarcadoinferno,emCleoniceBerardinelli(org.),Anto-logia do teatro de Gil Vicente.RiodeJaneiro:NovaFronteira;Brasília:INL,1984,

p.57-59e68-69.)

A) Por que razãoespecíficaofidalgoécondenadoaseguirna barca do inferno? E o sapateiro?

As personagens desta obra são divididas em dois grupos: asalegóricaseaspersonagens-tipo.Noprimeirogrupoinserem-seoAnjoeoDiabo,representandorespectiva-menteoBemeoMal,oCéueo Inferno.Nosegundogrupo incluem-se todas as restantes, nomeadamente o fidalgoD.AnriqueeosapateiroJoanantão,personagensque,comotodasasoutras,trazemelementossimbólicosque representam os seus pecados na vida terrena e dos quais não conseguiram libertar-se.O fidalgo veste umlongo manto vermelho e vem acompanhado de um cria-do que porta uma cadeira, elementos que simbolizam a vaidadeeaarrogância.Osapateirotransportaoaventale formas para fazer sapatos, símbolos da exploração in-teresseira da classe burguesa comercial.

B) Alémdasfaltasespecíficasdessespersonagens,háuma

Page 8: BIOLOGIA | LÍNGUA PORTUGUESA | LITERATURA GRUPO 2 · Em 2010, a agência espacial americana (NASA) divulgou a descoberta de uma bactéria que foi noticiadapela imprensa como extraterrestre

A Ele a Glória

A) No excerto, a maneira de tratar o Anjo, empregada por BrísidaVaz,relaciona-seàatividadequeelaexerceraemvida? Explique resumidamente.

BrísidaVaz,quandoeravivafoialcoviteira,agenciavamu-lheresparaaprostituição.Então,sualinguagemmostrasuaatividade,poiselautilizatermosqueprocuramse-duzir o Anjo, como "anjo de Deus", "minha rosa", "meu amor","minhasboninas","olhosdeperlinhasfinas".

B) Noexcerto,o tratamentoqueBrísidaVazdispensaaoAnjo é adequado à obtenção do que ela deseja – isto é, levaroAnjoapermitirqueelaembarque?Porquê?

OtratamentoqueBrísidaVazdáaoAnjoéinadequado,pois deixa claro o apego ao universo pecaminoso da se-duçãoeprostituição.

QUESTÃO 04| Leia a crônica de Fernão Lopes sobre El Rey dePortugal,D.PedroI,erespondaaoquesegue.

“Porque semelhante amor, como el-rei Dom Pe-droteveporDonaInês,raramenteéachadoemalgumapessoa,porémdisseramosantigosquenenhumétãoverdadeiramente achado, como aquele cuja morte não tiradamemóriaograndeespaçodotempo.Esealguémdisser que muitos já amaram como o Rei, assim como Adriana, e Dido, e outros que não nomeamos, respon-de-se que não falamos em amores literários, os quais alguns autores ricos em eloquência, e bons contadores dehistórias, recontaramsegundoentenderammelhor,dizendo em nome de tais pessoas razões que nunca nenhuma delas de fato possuiu; mas falamos daqueles amoresquesecontame leemnashistórias reais,queseu fundamento têm sobre verdade.

Esse verdadeiro amor teve el-rei Dom Pedro a DonaInês,comoporelaseapaixonousendocasadoeainda príncipe, de forma que, de frente dela perdesse a vistaeafala,esedelaestivesselonge,queéamaisco-mum forma de se perder o amor, nunca deixava de lhe enviar recados, como em seu lugar tendes ouvido, leitor. Quanto depois se esforçou o Rei para a ter de volta, e tudoaquiloque fezapóssuamorte,ea justiça impôssobre seus assassinos, indo contra seu juramento, bem étestemunhodoquenósdizemos.

E sendo lembrado de honrar os ossos de sua ama-da, pois nada mais lhe restava que fazer, mandou fazer ummonumento de pedra clara, todo mui sutilmenteconstruído, pondo elevada sobre a pedra de cima a ima-gem dela, com coroa na cabeça, como se fosse rainha. E este monumento mandou pôr no mosteiro de Alcobaça, não à entrada, onde jazem os reis, mas dentro na igreja, à mão direita, acerca da capela-mor.

FernãoLopes,ChronicadosenhorreiD.PedroI,oitavoreidePortu-gal.

A) Emborasejaumhistoriador,oestilodeFernãoLopesfoifrequentementeassociadoaoestilodasnovelasdeca-valaria,pelasuanarratividade literária.Vocêconcordacomessaafirmação?Justifiquecombasenaleituradotexto.

outra, comum a ambos e bastante praticada à época,queGilVicentecondena.Identifiqueessafaltaeindiquede que modo ela aparece em cada um dos personagens.

TantoofidalgoquantoosapateiroacreditavamqueosrituaisrecomendadospelaigrejacatólicaparasalvaçãodaalmaeramgarantiaabsolutaparaentrarnoParaíso,oqueédesmentidopelodiabo.Ofidalgousaoargu-mento de que deixou na terra alguém que reza por ele (“Queleixonaoutravida/quemrezesemprepormi”)eo sapateiro alega que o fato de ter ouvido missas e se ter confessado antes de morrer lhe assegurariam a entrada noCéu (“Osquemorremconfessados, /onde têmsuapassagem?”,“Quantasmissaseuouvi,/nãomehãoelasde prestar?”).

QUESTÃO 02| Leia o diálogo a seguir, de Auto da Barca do Inferno:

DIABO:Cavaleiros,vóspassaise não perguntais onde is?

CAVALEIRO:Vós,Satanás,presumis?Atentaicomquemfalais!

OUTRO CAVALEIRO: Vósquenosdemandais?Siquer conhecê-nos bem.Morremos nas partes d’além,e não queirais saber mais.

(GilVicente,AutodaBarcadoInferno,em“AntologiadoTeatrodeGilVicen-te”.Org.CleoniceBerardinelli,RiodeJaneiro:NovaFronteira/Brasília:INL,1984,

p.89.)

A) Por que o cavaleiro chama a atenção do Diabo?

PorqueocavaleirosacrificouavidaparadefenderoCris-tianismoe,assim,terasseguradoseulugarnabarcadaGlória.

B) Onde e como morreram os dois Cavaleiros?

Os cavaleiros morreram numa Cruzada, em combate contraos"infiéis".

QUESTÃO 03|

E chegandoàbarcadaglória,dizaoAnjo:

BRÍSIDA:Barqueiro, mano, meus olhos,pranchaaBrísidaVaz!

ANJO:Eu não sei quem te cá traz...

BRÍSIDA:Peço-vo-lodegiolhos!Cuidais que trago piolhos,anjo de Deus, minha rosa?Eu sou Brísida, a preciosa,que dava as môças aos molhos.A que criava as meninaspara os cônegos da Sé...Passai-me, por vossa fé,meu amor, minhas boninas,olhosdeperlinhasfinas!(...)

GilVicente,“Autodabarcadoinferno”.(TextofixadoporS.Spina)

Page 9: BIOLOGIA | LÍNGUA PORTUGUESA | LITERATURA GRUPO 2 · Em 2010, a agência espacial americana (NASA) divulgou a descoberta de uma bactéria que foi noticiadapela imprensa como extraterrestre

A Ele a Glória

Sim, uma vez que há um romaneceamento da cena, ou seja,um tomnarrativoeaventurescoque remeteaosepisódiosdasnovelasdecavalaria,umtipodeliteraturaentãomuitoemaltanaBaixaIdadeMédia.

B) Épossível,combasenaleituradotexto,afirmarqueFer-nãoLopesseesforçaporretratarumpainelpsicológicodo rei?

Sim, uma vez que Fernão Lopes esforça-se por mostrar ocaráterhumanoesubjetivodeD.Pedro,expresso,nacena,peloseuamorporInês,segundooscódigosdaca-valaria cortesã, ou seja, o amor cortês.

QUESTÃO 05| IndiqueaafirmaçãoCORRETA sobre o Auto da Barca do Inferno,deGilVicente.

A) É intrincada a estruturação de suas cenas, que surpreen-dem o público com o inesperado de cada situação.

B) Omoralismovicentinolocalizaosvíciosnãonasinstitui-ções, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.

C) É complexa a crítica aos costumesdaépoca, já queoautoréoprimeiroarelativizaradistinçãoentreoBemeo Mal.

D) Aênfasedestasátirarecaisobreaspersonagenspopu-lares, as mais ridicularizadas e as mais severamente pu-nidas.

E) Asátiraéaquidemolidoraeindiscriminada,nãofazen-doreferênciaaqualquerexemplodevalorpositivo.

GABARITO:B

QUESTÃO 06| Sobre o Auto da Barca do Inferno,deGilVi-cente, é INCORRETOafirmarque

A) oautorapresentaseveracríticaàprepotênciaetiraniadosnobres,eàdesonestidadeecorrupçãodoshomensdas leis.

B) na luta entre o Bem e o Mal são favorecidos aqueles que em vida pertenceram à classe social privilegiada.

C) oDiaboatuacomoagentecrítico,querevelaasmenti-ras e falsidades das personagens.

D) pelo julgamento do Anjo, o Pavo embarca para o paraí-so, uma vez que o céu pertence aos simples.

E) o autor vale-se do tema do Juízo Final para estabelecer uma crítica à sociedade, fazendo desfilar em cena ostipossociaisidentificadosatravésdesuasqualidadesedefeitos.

GABARITO:B