banho de bicho - cortez editora · criança e do jovem por meio da literatura em suas mais diversas...

2
Livro: Autora: 978-85-24920-39-4 32 Banho de Bicho Rosangela Lima ; N° páginas: . Ilustrador: Marco Antonio Godoy ISBN: Caro professor, Conhecendo a obra e suas aplicações... 1) Projeto Natureza e Sociedade: Todos prontos para o banho? Comprar A Cortez Editora, desde seu surgimento há mais de trinta anos, afirma seu compromisso com a Educação. Nesse sentido, o segmento da literatura infantil e juvenil cresce dialogando com os temas da atualidade, ampliando as fronteiras da formação da criança e do jovem por meio da literatura em suas mais diversas expressões de forma e conteúdo. Um caminho partilhado com os educadores de todos os ambientes de formação, e, especialmente, com as escolas de todo país. A seguir, você terá a oportunidade de conhecer algumas possibilidades de trabalho com o livro Banho de Bicho, bem como informações mais detalhadas sobre a narrativa. Além disso, você poderá contar com nosso atendimento pelo portal www.cortezeditora.com.br/emsaladeaula ou pelo e-mail [email protected], para enviar solicitações, sugestões ou comentários sobre nossas publicações e sobre a experiência de sua escola com elas! Um ótimo trabalho! Cortez Editora Objetivo: Partindo da vivência do livro, criar situações experienciais de aprendizagem, tornando significativos e prazerosos conteúdos de análise, reflexão e criação em múltiplas áreas disciplinares e/ou em temas transversais. Práticas Curriculares sugeridas: vivências sensoriais; vivências de análise em reflexão a partir de pesquisa de campo e observação; formulação de perguntas e hipóteses sobre o tema em estudo, classificação e ordenamento tipológico, identificação de similaridades e oposições, reconhecimento de seu próprio corpo. Resultados específicos: Confecção de painéis e jogos lúdicos; composição de coreografias de banho e organização da Festa dos bichos. Avaliação: Continuada, envolvendo critérios de participação, aquisição e aplicação dos conteúdos nas propostas das diferentes disciplinas e temas transversais. Duração indicada: 1 a 2 meses. Processo de trabalho: em três etapas coordenadas, envolvendo o trabalho dos docentes das áreas integradas: 1) Que delícia de banho! 2) E nós, como vamos?; 3) Biblioteca de Bichos! Um delicioso convite para conhecer os mais diferentes animais e seus hábitos! Já imaginou um banho cheio de lama? E um de esguicho? O delicioso livro de Rosangela Lima é uma divertida experiência para os leitores que estão descobrindo as letras e o mundo à sua volta, especialmente encantados pela forma de viver dos animais de todos os tamanhos. Uma leitura gostosa, que envolve e motiva a formação dos costumes saudáveis da infância! Áreas envolvidas: Formação Pessoal e Social (Identidade e Autonomia) / Conhecimento de Mundo. Linguagens propostas: Movimento e Música. Experiências analíticas: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade. Calendário Pedagógico: Todo o ano. Idades prioritariamente indicadas: a partir de 2 anos. Ficha Pedagógica

Upload: doankhanh

Post on 14-Dec-2018

224 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Livro:Autora:

978-85-24920-39-4 32

Banho de BichoRosangela Lima

; N° páginas: .

Ilustrador: Marco Antonio Godoy

ISBN:

Caro professor,

Conhecendo a obra e suas aplicações...

1) Projeto Natureza e Sociedade: Todos prontos para o banho?

Primeira Etapa: Que delícia de banho!

Segunda Etapa: E nós, como vamos?

Comprar

A Cortez Editora, desde seu surgimento há mais de trinta anos, afirma seu compromisso com a Educação. Nesse sentido, o segmento da literatura infantil e juvenil cresce dialogando com os temas da atualidade, ampliando as fronteiras da formação da criança e do jovem por meio da literatura em suas mais diversas expressões de forma e conteúdo. Um caminho partilhado com os educadores de todos os ambientes de formação, e, especialmente, com as escolas de todo país.

A seguir, você terá a oportunidade de conhecer algumas possibilidades de trabalho com o livro Banho de Bicho, bem como informações mais detalhadas sobre a narrativa. Além disso, você poderá contar com nosso atendimento pelo portal www.cortezeditora.com.br/emsaladeaula ou pelo e-mail [email protected], para enviar solicitações, sugestões ou comentários sobre nossas publicações e sobre a experiência de sua escola com elas!

Um ótimo trabalho!

Cortez Editora

Objetivo: Partindo da vivência do livro, criar situações experienciais de aprendizagem, tornando significativos e prazerosos conteúdos de análise, reflexão e criação em múltiplas áreas disciplinares e/ou em temas transversais.

Práticas Curriculares sugeridas: vivências sensoriais; vivências de análise em reflexão a partir de pesquisa de campo e observação; formulação de perguntas e hipóteses sobre o tema em estudo, classificação e ordenamento tipológico, identificação de similaridades e oposições, reconhecimento de seu próprio corpo.

Resultados específicos: Confecção de painéis e jogos lúdicos; composição de coreografias de banho e organização da Festa dos bichos.

Avaliação: Continuada, envolvendo critérios de participação, aquisição e aplicação dos conteúdos nas propostas das diferentes disciplinas e temas transversais.

Duração indicada: 1 a 2 meses.

Processo de trabalho: em três etapas coordenadas, envolvendo o trabalho dos docentes das áreas integradas: 1) Que delícia de banho! 2) E nós, como vamos?; 3) Biblioteca de Bichos!

Um delicioso convite para conhecer os mais diferentes animais e seus hábitos! Já imaginou um banho cheio de lama? E um de esguicho? O delicioso livro de Rosangela Lima é uma divertida experiência para os leitores que estão descobrindo as letras e o mundo à sua volta, especialmente encantados pela forma de viver dos animais de todos os tamanhos. Uma leitura gostosa, que envolve e motiva a formação dos costumes saudáveis da infância!

Áreas envolvidas: Formação Pessoal e Social (Identidade e Autonomia) / Conhecimento de Mundo.

Linguagens propostas: Movimento e Música.

Experiências analíticas: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade.

Calendário Pedagógico: Todo o ano.

Idades prioritariamente indicadas: a partir de 2 anos.

Depois de descobrir mais sobre os amigos do reino animal, é hora de falar de nós! Quem gosta de banho? Rápido ou demorado? No início ou no final do dia? Procure aproveitar o tema para ampliar o repertório de palavras e expressões de seus alunos, e faça também um exercício de rever os dias, reconhecendo aquilo que é rotineiro (como comer, dormir, escovar os dentes...) e o que é feito apenas esporadicamente (como passeios, visitas). É também um momento de aprender mais sobre o corpo: que partes devemos lavar? Como cuidar de cada uma? Uma sugestão lúdica de trabalho nesta etapa é fazer um grande painel com a imagem de meninos e meninas (o material pode ser construído a partir do exercício de contornar cada aluno no papel kraft). Pendure na vertical e peça às crianças que utilizem uma escova seca para simular um banho, quando podemos chamar atenção para: limpar as unhas, lavar os cabelos e penteá-los em seguida, não esquecer de esfregar bem os joelhos e os dedos dos pés! A fase pode ainda ser complementada pelo uso de músicas sobre o tema banho (é possível encontrar ótimas letras para crianças na internet), em que a turma cria uma bela coreografia, trabalhando elementos importantes da lateralidade e da motricidade.

Com a leitura de Banho de Bicho, que é também uma brincadeira entre rimas e descobertas, o professor pode inaugurar o projeto buscando interação e ludicidade como proposta de ensino: ao ler com os pequenos, interprete os animais do livro, simule seus banhos e faça uma sondagem sobre o que conhecem de cada um dos personagens. A curiosidade dos alunos pode ser estimulada com perguntas sobre: onde vive este? Como se alimenta? Em que país podemos encontra-lo? Ele é bravo ou manso? Toda a conversa pode gerar painéis de registro sobre os saberes prévios do grupo, e estas fichas devem ser complementadas com aquilo que cada um identificar como uma descoberta – o que, para os alunos maiores, pode subsidiar inclusive um exercício de escrita posterior.

Para os que já iniciam o contato com as letras, que tal desenvolver um jogo da memória em que os pares sejam os bichos e sua inicial, ou ainda os nomes dos bichos e a forma como tomam banho (PORCO – imagem da lama ou um polvo em desenho ou recorte e a letra P)?

Ficha Pedagógica

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

banho_de_bicho.pdf 2 28/05/14 08:31

Primeira Etapa: Que delícia de banho!

Segunda Etapa: E nós, como vamos?

Terceira Etapa: Biblioteca dos Bichos!

2) Sugestões de atividades diversas a partir da obra

Um ótimo trabalho para você!

Equipe Pedagógica Cortez Editora

Depois de descobrir mais sobre os amigos do reino animal, é hora de falar de nós! Quem gosta de banho? Rápido ou demorado? No início ou no final do dia? Procure aproveitar o tema para ampliar o repertório de palavras e expressões de seus alunos, e faça também um exercício de rever os dias, reconhecendo aquilo que é rotineiro (como comer, dormir, escovar os dentes...) e o que é feito apenas esporadicamente (como passeios, visitas). É também um momento de aprender mais sobre o corpo: que partes devemos lavar? Como cuidar de cada uma? Uma sugestão lúdica de trabalho nesta etapa é fazer um grande painel com a imagem de meninos e meninas (o material pode ser construído a partir do exercício de contornar cada aluno no papel kraft). Pendure na vertical e peça às crianças que utilizem uma escova seca para simular um banho, quando podemos chamar atenção para: limpar as unhas, lavar os cabelos e penteá-los em seguida, não esquecer de esfregar bem os joelhos e os dedos dos pés! A fase pode ainda ser complementada pelo uso de músicas sobre o tema banho (é possível encontrar ótimas letras para crianças na internet), em que a turma cria uma bela coreografia, trabalhando elementos importantes da lateralidade e da motricidade.

Além de possibilitar um projeto de trabalho interdisciplinar, o livro pode também ser complementado com atividades de sensibilização e motivação para uma atitude transformadora, como as que descrevemos a seguir:

- Somos bichos no banho?: Que tal organizar um dia de banho na escola? Especialmente nos dias de muito calor, nada melhor para as crianças do que explorar a água como um brinquedo, aprendendo na prática seus segredos: como a água molha? Por que seca? É dura ou mole?... Com alegria, disponibilize um esguicho ou uma tina, e brinque com os alunos de imitar o jeito de tomar banho que conheceram no livro Banho de Bicho, e peça ainda que criem outros!

- Álbuns de Bichos!: O livro Banho de Bicho nos apresenta vários bichos que podem ser comuns, próximos aos alunos, ou nunca vistos. Que tal propor ao grupo criar um álbum com imagens dos bichos que têm em casa, ou ainda aqueles que veem no dia a dia, no caminho da escola ou de casa? A criação pode aproveitar fotos xerocopiadas ou ser composta com desenhos confeccionados por eles, trazendo ainda algumas frases para apresentar os bichanos especiais de cada um.

Como pudemos observar nas diretrizes de trabalho aqui apresentadas, a obra Banho de Bicho possibilita o trabalho pedagógico com conteúdos diferentes, inclusive de forma interdisciplinar. Para complementar a elaboração de seus planos de aula e projetos temáticos, solicite novas sugestões de atividades e temas, e envie suas dúvidas e experiências para o e-mail: [email protected]

Na última etapa do projeto, depois de vivenciar as descobertas do livro Banho de Bicho, que tal descobrir mais sobre estes amigos tão importantes para nossa vida? Eles estão presentes em livros e histórias de todas as partes do mundo, e, com a leitura, podemos conhecer muito mais... Convide os alunos a pesquisar na biblioteca da escola (ou da cidade) livros que tenham animais como personagens ou ainda que sejam informativos sobre a fauna – assim você poderá exercitar a classificação em tipos diferentes de obra, ou de bicho, ou ainda de ambiente. Crie ainda uma festa dos bichos, confeccionando fantasias em classe (ou solicitando de casa), em que cada um deverá apresentar aos amigos aquele animal que representa, contando sobre seus hábitos e características – e para este dia você pode ainda fazer quitutes inspirados nas comidas deles (imitando ossinhos, leite, bifes...). Inspire a criatividade dos pequenos e faça um momento inesquecível de aprendizagem divertida!

Com a leitura de Banho de Bicho, que é também uma brincadeira entre rimas e descobertas, o professor pode inaugurar o projeto buscando interação e ludicidade como proposta de ensino: ao ler com os pequenos, interprete os animais do livro, simule seus banhos e faça uma sondagem sobre o que conhecem de cada um dos personagens. A curiosidade dos alunos pode ser estimulada com perguntas sobre: onde vive este? Como se alimenta? Em que país podemos encontra-lo? Ele é bravo ou manso? Toda a conversa pode gerar painéis de registro sobre os saberes prévios do grupo, e estas fichas devem ser complementadas com aquilo que cada um identificar como uma descoberta – o que, para os alunos maiores, pode subsidiar inclusive um exercício de escrita posterior.

Para os que já iniciam o contato com as letras, que tal desenvolver um jogo da memória em que os pares sejam os bichos e sua inicial, ou ainda os nomes dos bichos e a forma como tomam banho (PORCO – imagem da lama ou um polvo em desenho ou recorte e a letra P)?

A literatura de qualidade pode ser uma grande aliada do processo de ensino e de aprendizagem, por isso a Cortez Editora lança sistematicamente novos títulos que sejam parceiros para educação de nossas crianças! Conheça nosso catálogo e as várias sugestões de trabalho disponíveis em www.cortezeditora.com.br

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

banho_de_bicho.pdf 3 28/05/14 08:31