É o bicho!

20
Os avanços tecnológicos que diminuem o sofrimento do seu animal www.rneditora.com.br ANO 03| NÚMERO 10 | 2011 ESQUILO! Um bicho muito esquisito que ganha os lares o

Upload: terceirize-editora-ltda

Post on 09-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista soobre pets

TRANSCRIPT

Page 1: É o Bicho!

Os avanços tecnológicos que diminuem o sofrimento do seu animal

www.rneditora.com.br

ANO 03| NÚMERO 10 | 2011

ESQU

ILO

!

Um

bic

ho muito

esq

uisito

que ganha o

s la

res

o

É o Bicho-final.indd 1É o Bicho-final.indd 1 8/8/2011 11:15:41 AM8/8/2011 11:15:41 AM

Page 2: É o Bicho!

É o Bicho-final.indd 2É o Bicho-final.indd 2 8/8/2011 11:09:26 AM8/8/2011 11:09:26 AM

Page 3: É o Bicho!

É o Bicho-final.indd 3É o Bicho-final.indd 3 8/8/2011 11:09:33 AM8/8/2011 11:09:33 AM

Page 4: É o Bicho!

EDITORIALÍndice

EXPEDIENTE

Endereço: Av. Prudente de Morais, 507 - Sala 103 - Petrópolis. Natal/RN | Fone: (84) 3222-4001Site: www.rneditora.com.br | E-mail: [email protected]

DiretorIdalécio Rêgo

MarketingSandra Oliveira

EdiçãoExtra Assessoria de Comunicaçã[email protected]

Projeto e diagramação Terceirize Editora | 3211-5075www.terceirize.com ImpressãoGráfica Sul

GOLFINHO: O AMIGO DO MAR

ESQUILO: UM BICHO ESPERTO

MODERNIZAÇÃO VETERINÁRIA

Saiba mais sobre esse dócil, inteligente e caçador mamífero

Mamífero, ágil e roedor é um animal que desperta atenção

Novas tecnologias empregada em benefí cio da saúde dos animais

A revista “É o Bicho” está mais uma vez em suas mãos e trás para você matérias bem interessantes sobre o mundo ani-mal. Na era da internet, informações sobre bichos de todos os tipos aparecem por todos os lados. Mas só na “É o Bicho” você encontra matérias especializadas, apuradas por quem entende do assunto e dedicadas àqueles que buscam credibilidade. Den-tre as matérias selecionadas para essa 10ª edição escolhemos assuntos relevantes como por exemplo, o avanço tecnológico das cirurgias veterinárias, tema escolhido para compor a nossa capa. Algumas clínicas veterinárias disponibilizam aos animais de grande e pequeno porte, tratamentos e métodos de diagnósti-co cada vez mais modernos, precisos e eficientes.

Veja também como fazer para evitar que a leptospirose entre na sua casa e atinja o seu cachorrinho de estimação. Um exem-plo de trabalho e de amor aos animais. Conheça a ONG Patama-da, que pretende criar um código de proteção animal, tanto no âmbito municipal, quanto no estadual.

Você sabia que segundo a Guiness Word Records, a raça dog alemão é considerada a mais alta do mundo? Sabia também que a raça consome aproximadamente 30 quilos de ração por mês? Assim como, em todas as edições, essa revista foi preparada com muito carinho para que você possa aproveitar cada matéria sobre os animais que deixam nossas vidas muito mais alegres.

Boa leitura!

Animais que são levados a sério

a revista do RN

22

22

22

É o Bicho-final.indd 4É o Bicho-final.indd 4 8/8/2011 12:38:54 PM8/8/2011 12:38:54 PM

Page 5: É o Bicho!

É o Bicho-final.indd 5É o Bicho-final.indd 5 8/8/2011 11:09:42 AM8/8/2011 11:09:42 AM

Page 6: É o Bicho!

Dr, É o Bicho

PAULO

TABANEZ

A leishmaniose visceral canina é transmitida pela picada do inseto, conhecido pelos nomes de Birigui, Cangalha ou Mosquito Palha, contamina-do pelo protozoário Leishmania. Os mosquitos, co-nhecidos como Birigui e Cangália, podem infectar um mamífero já contaminado e caso não tenham o protozoário, o inseto passa a ser infectado. A doen-ça antes atingia animais do ciclo sil-vestre, por ser considerada rural, mas com o crescimento desordenado, o desmatamento, o aquecimento global hoje ela está presente no meio urbano e infectando animais domésticos.

De acordo com o veterinário Paulo Tabanez, mestre em imunologia/infec-tologia, e que há 10 anos trabalha com animais de pequeno porte, 70% dos pacientes são assintomáticos, e apenas 30% apresentam sinais. “Eles podem apresentar aumento de unha, aumento de linfonodos, perda de peso, insufici-ência renal, anemia entre vários outros sinais”, ressalta o especialista.

Descobrir a doença não é tão simples. “O exame sorológico pode apresentar falsos positivos ou ne-gativos e só existem dois tipos de sorologias dispo-níveis nos laboratórios credenciados – a sorologia Elisa e Rifi”, explica Dr. Paulo. Sobre o controle da doença no Brasil. O veterinário explica que estes exames não são funcionais e muito atrasados. “Há 60 anos o procedimento é o mesmo e é um dos úni-

cos países do mundo onde o governo não orienta o tratamento e sim a eutanásia”, esclarece sobre a portaria do Ministério da Agricultura e Saúde.

A questão da eutanásia é polêmica e segundo Dr. Paulo ela não serve como única forma de con-trole para controlar a doença, visto que os reserva-tórios continuam existindo. “A política correta é a

vacinação e uso do repelente em ani-mais, porém é uma política cara para governo que acaba adotando a eutaná-sia”, reforça.

A Leishmaniose Visceral é uma doença de comunicação compulsória, onde os casos precisam ser informa-dos ao governo. ”Embora o governo não permita o tratamento, acho que as pessoas devem ir à justiça e brigar pelo direito de tratar o cão. Na Europa, existem tratamentos e até rações para este tipo de doença”, salienta Dr. Paulo Tabanez.

A vacina recomendada é a Leshi-mune, fabricada pelo laboratório Pfi-

zer, que é muito conceituada no mercado, custa em média R$ 90 e tem existem muitos trabalhos publicados sobre a sua eficácia.

A recomendação de Dr. Paulo Tabanez para os ani-mais que são infectados é que o dono procure ime-diatamente um especialista, use os repelentes ade-quados e que não desista de tratar o animal. O maior problema da leishmaniose é a falta de informação.

LEISHMANIOSEvisceral canina

revista É o Bicho!www.rneditora.com.br6

ACHO QUE AS PESSOAS DEVEM IR À JUSTIÇA E

BRIGAR PELO DIREITO DE TRATAR O

CÃO

É o Bicho-final.indd 6É o Bicho-final.indd 6 8/8/2011 11:09:44 AM8/8/2011 11:09:44 AM

Page 7: É o Bicho!

É o Bicho-final.indd 7É o Bicho-final.indd 7 8/8/2011 11:09:46 AM8/8/2011 11:09:46 AM

Page 8: É o Bicho!

8

GOLFINHO

DÓCIL, SOCIÁVEL E MUITO COMUNICATIVO, O GOLFINHO PODE VIVER ATÉ 40 ANOS

Até debaixo D’água

O amigo do

MAR

Inteligente e muito comunicativo, o Golfinho é um mamífero, e não peixe, tem sangue quente como o homem, mas não dorme como nós, eles são capa-zes de “desligar” uma parte do cérebro por minutos numa determinada altura ao longo do dia. Mas mui-to raramente “desligam” o cérebro completamente. Isto é necessário porque os golfinhos necessitam de respirar pelo menos uma vez em cada 8 minutos. Existem 37 espécies de golfinhos conhecidas e esse amigo do mar pode viver até 40 anos.

Os golfinhos nascem com 90 cm e na fase adulta podem chegar a 4 metros de comprimento. A espé-cie mais conhecida tem como característica o foci-nho longo e pode medir até 2 metros.

A reprodução da espécie ainda é um mistério para os cientistas, no entanto sabe-se que a gravi-dez dura 12 meses, a fêmea é compartilhada com

outros machos, os pais raramente cuidam dos be-bês e esses costumar ser amamentados até os 4 anos em circunstâncias normais.

Num único mergulho, o golfinho é capaz de submergir por 20 minutos até 300 metros de pro-fundidade. Embora sejam gorduchos, os golfinhos conseguem nadar a velocidades de até 40 Km/h, graças a um efeito aerodinâmico que eles alcan-çam contraindo a pele e formando dobras que di-minuem as turbulências.

Os golfinhos são caçadores, e alimentam-se principalmente de diversas espécies de peixe. Contudo alguns golfinhos preferem lulas e outros comem moluscos e camarão. Um macho adulto em cativeiro, devora cerca e 160 Km de peixe por dia, mas a média e de 79 Kg para os machos, 63 Kg para as fêmeas e 16 Kg para os bebês.

revista É o Bicho!www.rneditora.com.br8

É o Bicho-final.indd 8É o Bicho-final.indd 8 8/8/2011 11:09:48 AM8/8/2011 11:09:48 AM

Page 9: É o Bicho!

ESQUILO DA MONGÓLIA

Com temperamento social

e pacífico, limpo e sem

produzir mau cheiro, fácil

de manejar e sem exigir

muito espaço. Uma ótima

alternativa para iniciar

uma criação tida como

novidade no mercado.

Bicho estranho ESQUILOS

Um animal ESPERTO

O esquilo vive em lugares que tem muitas ár-vores, sempre correndo e saltando de ramo em ra-mos, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. Com um corpo esticado mede mais de 25 cm de comprimento e chama atenção por ter uma cau-da comprida e peluda, pesando aproximadamente 250 gramas. Quando adulto, as maiores espécies da família chegam a medir de 53-73 cm de com-primento (com a cauda) e pode possui três tipos sendo eles, o arborícolas, voadores e terrestres.

Assim como os outros roedores, os esquilos tam-bém se alimentam de sementes, como o personagem Scrat famoso por todas suas trapalhadas ao tentar abrir sua noz no filme “A Era do Gelo”. Além das nozes, o esquilo também se alimenta dos pinhões e coquinhos, as sementes são as principais fontes de alimentação, mas também consome insetos e frutas.

Esperto ele guarda a comida em buracos das árvores ou em buracos que ele mesmo escava, quando o ali-mento é raro, principalmente no inverno.

Esse bichinho peludo é bastante popular em desenhos, filmes, seriados entre outros por ter ca-racterísticas próprias, como mudar a cor conforme as estações do ano e o clima, uma barriga bran-ca e audição e olfato muito fortes. Inquieto com a mudança dos tempos ele emiti um assobio, uma característica para mostrar que está agitado.

Na hora de reproduzir o esquilo constrói ninhos com folhas e galhos, para proteger os filhotes da chuva e do vento. A reprodução ocorre duas vezes ao ano, a primeira em Março e a segunda em Ju-nho. Sua gestação varia de 30-32 dias, e os filhotes variam de 3 a 10 por ninhada, eles nascem cegos e assim permanecem nove dias. A fêmea cuida dos filhotinhos com muito cuidado amor e carinho.

MAMÍFERO E ROEDOR, O ESQUILO É UM ANIMAL VIVO E ÁGIL, E SUA ESPERTEZA CHAMA ATENÇÃO

revista É o Bicho! www.rneditora.com.br 9

É o Bicho-final.indd 9É o Bicho-final.indd 9 8/8/2011 11:09:53 AM8/8/2011 11:09:53 AM

Page 10: É o Bicho!

CAPA CIRURGIA

A cirurgia veterinária e os AVANÇOS TECNOLÓGICOS

A medicina veterinária está a cada dia mais avan-çada no que diz respeito a diagnóstico e tratamento dos animais, porém o caminho é longo a trilhar até alcançar a medicina ideal. As clínicas veterinárias disponibilizam aos animais de grande e pequeno

porte, tratamentos e métodos de diagnóstico cada vez mais modernos, precisos e eficientes. Muitos destes recursos são iguais ou parecidos aos utili-zados em pessoas, como os exames laboratoriais, ultrassom, raio–x, ecocardiograma, tomografia,

OS CONSTANTES AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA ÁREA DA MEDICINA BENEFICIAM OS ANIMAIS

revista É o Bicho!www.rneditora.com.br10

É o Bicho-final.indd 10É o Bicho-final.indd 10 8/8/2011 11:09:56 AM8/8/2011 11:09:56 AM

Page 11: É o Bicho!

CAPA CIRURGIA

revista É o Bicho! www.rneditora.com.br 11

ressonância magnética e as cirur-gias através da videolaparoscopia e as sem pontos, essa última, sendo uma novidade no mercado local.

O médico pós-graduado em Anatomia Humana e Animal Tarcí-sio Alves Barreto Filho que atua nas áreas de neuro - ortopedia e cirur-gias gerais há nove anos aproxima-damente afirma que quase tudo que existe na medicina humana existe no animal, o que proporciona muito mais qualidade de vida aos bichos. “O primeiro passo é fazer o risco cirúrgico do animal e, em seguida, realizar exames. Somente, a partir daí, que é possível avaliar qual é o tipo de correção cirúrgica ideal a ser feita”, explica e acrescenta que depois desse processo o animal se-gue para a cirurgia, sempre com a supervisão de um corpo clínico ci-rúrgico especializado.

Pioneiro na técnica de cirurgias sem pontos em Natal e um estudio-so sobre tecnologia da medicina veterinária Tarcisio Barreto Filho comenta que recebe muitos ani-mais para realização de cirurgias

de castrações, esterectomias, rins, pulmões, fígado, coluna e cabeça. “Atualmente, tudo mudou, a me-dicina avançou bastante, o que me proporciona a possibilidade de rea-lizar incisões de menos de 1 cm e, até mesmo, sem pontos externos, no caso de cirurgias eletivas.”, res-salta o médico e enfatiza que, tudo depende do tipo da patologia do animal e que é possível dar mais qualidade de vida ao animal e ain-da, oferecer tudo o que ele precisa tanto em cirurgias, como também, no seu dia-a-dia.

Todos esses avanços são realiza-dos com poucos recursos e, mesmo assim, já se realiza um trabalho sério e de muita relevância. Dr. Tarcisio Barreto Filho lembra que o dono do animal tem que procurar uma clíni-ca que esteja preparada para fazer os procedimentos, totalmente em acor-do com a legislação em vigor. “Cabe a nós profissionais da área, a fiscali-zação e a realização de bons serviços aos animais. Afinal nós estamos li-dando com vidas, o bem mais precio-so do universo”, finaliza.

CIRURGIAS ELETIVAS SEM PONTO Vantagens: pequena invasão, ausência de pontos externos, de curativos e de antibió-tico terapia pós-opera-tória e comodidade ao cuidador do animal. Desvantagens: custo (valores acima do pre-ço de mercado).

EXAMES AVANÇADOS

Tomografia: Possibilita imagens precisas de todo o corpo.Ressonância magnéticaIdentifica problemas de coluna e tumores.

DR. TARCISIO BARRETO FILHOA TECNOLOGIA EM BENEFICIO DOS ANIMAIS

É o Bicho-final.indd 11É o Bicho-final.indd 11 8/8/2011 11:10:06 AM8/8/2011 11:10:06 AM

Page 12: É o Bicho!

Leptospirose SAÚDE

O Risco da LEPTOSPIROSE

A Leptospirose é uma zoono-se, doença transmitida dos ani-mais para o homem, causada por uma bactéria. Rara em gatos e bastante comum em cães não va-cinados com a vacina múltipla. Os ratos funcionam como reser-vatório da bactéria, ou seja, são disseminadores da doença, atra-vés da urina contaminada.

Os cães e as pessoas adquirem a doença através do contato de pele e mucosas com solo, água, alimentos e objetos contamina-dos. A sobrevida da bactéria na água é de 180 dias. A transmis-são por ferimento de mordedura também ocorre. Os animais con-taminados podem desenvolver a doença de forma aguda ou serem portadores. Animais recupera-dos podem eliminar a bactéria na urina por meses ou até anos após

a infecção. Após penetrarem pela pele e

mucosas, as bactérias atingem, através da circulação sanguínea, os rins e o fígado. O diagnóstico é feito através de exames labo-ratoriais, os sintomas são febre, depressão, falta de apetite, vômi-tos e diarréia que podem ser com

sangue, relutância em se mover, devido à dor muscular generali-zada, dor renal ou meningite, de-sidratação, lesões hemorrágicas na pele, icterícia e podem tam-bém ocorrer sintomas neurológi-cos na fase final. O tratamento é feito com antibióticos específi-cos e terapia de suporte intensiva com fluídos intravenosos.

A vacinação dos cães é o fator mais importante na prevenção da doença. Atualmente no mer-cado existem várias vacinas múl-tiplas, e um exemplo, é a Van-guard Plus, do laboratório Pfizer, considerada uma das melhores e mais completas.

Para os filhotes a orientação é aplicar a vacina a partir de 45 a 60 dias de idade, com mais dois refor-ços com intervalos de 21 a 30 dias, após, a revacinação anual.

revista É o Bicho!www.rneditora.com.br12

BACTÉRIA QUE ATINGE ANIMAIS E HOMENS PODE SER COMBATIDA COM VACINA

DRA. DÉBORA PINTO

É o Bicho-final.indd 12É o Bicho-final.indd 12 8/8/2011 11:10:10 AM8/8/2011 11:10:10 AM

Page 13: É o Bicho!

É o Bicho-final.indd 13É o Bicho-final.indd 13 8/8/2011 11:10:17 AM8/8/2011 11:10:17 AM

Page 14: É o Bicho!

Patamada ONG

revista É o Bicho!www.rneditora.com.br14

Fundada em 2008, a Organização não Gover-namental Patamada é uma instituição de utilida-de pública municipal. Sua missão é a prática de amparo aos animais abandonados e orientação a comunidade para posse responsável, despertando o senso de cidadania. Além de, fiscalizar o cumpri-mento das leis, decretos, portarias sobre proteção de animais e meio ambiente.

Em sua segunda direção a Ong Patamar teve sucesso com a promulgação da Lei 326/2011 de autoria do vereador Julio Protásio, que dispõe do Controle reprodutivo dos cães e gatos no RN e a Lei que proíbe a eutanásia no município de Natal, onde não existia qualquer lei sobre o assunto.

Outro assunto trabalhado pela Ong é a realiza-ção contínua de feiras de adoções de animais, em parceria com a Prefeitura, que neste ano aconteceu no mês de maio. A direção da Ong recorda que as placas polêmicas em torno do Parque da Cida-de que criminalizam as pessoas que alimentam os animais abandonados serão substituídas por ou-tras em consonância com a Lei Federal de proteção

Animal. Outro grande passo é o dia Municipal de Proteção aos Animais instituída no dia 04 de ou-tubro, neste dia será realizado um grande evento com palestras educativas e orientação sobre posse responsável.

Atualmente a Ong trabalha a conscientização da sociedade para a importância do bem-estar e da proteção animal, sugerindo a criação de um código de proteção animal, com todo um normativo jurí-dico sobre o assunto, tanto no âmbito municipal quanto no Estadual.

O Abrigo Patamada está com um projeto de re-forma em parceria com a arquiteta Marjorie Leão para proporcionar mais conforto e ampliar a assis-tência oferecida no local. O abrigo atualmente está lotado, e pede apoio dos órgãos públicos, para agi-lizar o processo de castração dos animais, evitando assim, a proliferação descontrolada.

Para ajudar entre em contato através do e-mail, [email protected], http://ongpatamada.blogspot.com/ ou pelos telefones (84) - 9416-7330 (84) 9639-0166.

A ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL PATAMADA DESPERTA A SOCIEDADE E POLÍTICOS PARA A DEFESA DOS ANIMAIS E MEIO AMBIENTE

Não compre, ADOTE

É o Bicho-final.indd 14É o Bicho-final.indd 14 8/8/2011 11:10:21 AM8/8/2011 11:10:21 AM

Page 15: É o Bicho!

É o Bicho-final.indd 15É o Bicho-final.indd 15 8/8/2011 11:10:25 AM8/8/2011 11:10:25 AM

Page 16: É o Bicho!

DOG ALEMÃOÉ preciso ter raça

CONSIDERADO UMA DAS RAÇAS MAIS SENSÍVEIS, A ESPÉCIE CHAMA ATENÇÃO GRAÇAS AO FASCÍNIO DO SEU TAMANHO AVANTAJADO, BELEZA E AFETIVIDADE

Assim é o Dog Alemão MAJESTOSO E ELEGANTE

revista É o Bicho!www.rneditora.com.br16

A raça Dog Alemão tem características espe-ciais. É um cão nobre, corajoso e chama atenção pelo seu tamanho, sendo considerada a raça mais alta do mundo, segundo o Guinnes World Records. Os machos costumam passar de 80 cm de altura, já as fêmeas possuem uma altura média de 70 cm e chega a pesar quase 80 quilos. Com 12 meses já tem o seu tamanho definitivo, mas não espere um comportamento adulto, sua maturidade só é alcan-çada por volta dos vinte e quatro ou trinta meses.

Apesar de ter um porte grande é um cão que es-

banja amor e afeto com seus donos, e adora as crian-ças, mas é reservado e desconfiado com estranhos. Por causa do seu tamanho e força, é bom adestrá-lo, uma vez que suas brincadeiras e jogos podem, facil-mente, derrubar seus donos. Brincalhão, ele possui uma pelagem curta, espessa e com brilho. A cor pode ser preta, rajada, arlequim e dourada.

O Dog Alemão continua sendo um cão extrema-mente popular no Brasil e pra quem não lembra, o mais famoso Dog Alemão é o personagem dos quadrinhos Scooby Doo.

SAIBA MAISDog alemão, também conhecido como dinamarquês, grand danois ou como grande ou gigante dinamarquês é uma raça canina que pertence à categoria dos molossóides, tendo sido criado para a caça ao javali. Hoje em dia é co-mumente criado para a guarda e a companhia. - O Dog Alemão consome aproximadamente de 30 quilos de ração por mês, capazes de alimentar por mais de um ano um Poodle Toy ou por oito meses um Cocker ou, ainda, por mais de um mês e meio um Pastor Alemão.- Uma área pequena, de 15 metros quadrados permite que o Dog Alemão viva muito bem desde que receba carinho, cuidados e pratique algum exer-cício diariamente

É o Bicho-final.indd 16É o Bicho-final.indd 16 8/8/2011 11:10:35 AM8/8/2011 11:10:35 AM

Page 17: É o Bicho!

É o Bicho-final.indd 17É o Bicho-final.indd 17 8/8/2011 11:10:37 AM8/8/2011 11:10:37 AM

Page 18: É o Bicho!

DICAS

revista É o Bicho!www.rneditora.com.br18

SPIKE. VOCÊ VAI SE APAIXONAR. HISTÓRIAS DE UMA FAMÍLIA. GISELE MARTINS NEISO livro conta através de pequenas histórias a convivência de uma família com um cachorro da raça Labrador. São contos engraçados, divertidos, leves e envolventes onde o leitor, a cada página vi-rada, vai sentir a importância de saber respeitar e dar amor aos animais. A família Neis o acolheu ainda filhote, mas já sabia, desde o momento em que foi buscá-lo em São Paulo que aquele cachorro era especial. Carinhosamente ape-lidado pela família de Neguinho por causa dos seus pelos negros e brilhantes. Com seu jeito estabana-do, seu temperamento dócil e ami-go, Spike encantará os leitores com suas histórias de malcriações de to-dos os tipos e atos de muito amor e carinho. O livro emocionará todos que já tiveram ou que sonham em ter um amigo canino.

MEU CACHORRO SKIP DVDWARNER HOME VÍDEOO ano é 1942. Enquanto os aliados sal-vam o Mundo Livre da ameaça nazista . Willie Morris ( Frankie Muniz) vive isolado do resto do mundo. Tudo que este tímido garoto deseja é um amigo. Afinal, aquele que ele considera seu único e verdadeiro amigo. Dink Jenkins (Luke Wilson) se alistou no exército e está prestes a embarcar para a Europa. Em casa, Willie vive dividido entre o pai linha dura(Kevin Bacon) e a compreen-siva mãe (Diane Lane), que percebe a carência do filho. Um presente muda a vida de Willie, ao completar nove anos ele ganha o cãozinho Skip, que além de amizade lhe dá mais segurança, se aproximar da garota mais bonita da escola e provar se valor.

MANDE DICASPARA

corresponda-se com a revista mandando sua sugestão para o e-mail [email protected] ou também acesse o nosso site para ter a versão da revista on line

www.rneditora.com.br

É O BICHO!

Livros e fi lmes

Branquinho O GATO VITORIOSO

Branquinho deu entrada no Hospital Animal Center resgatado da rua pela protetora D. Adelita. Ela desconfiava de atropelamento, mas pelo tipo de lesão que ele apresentava, o médico veterinário Dr. Ma-ximiliano Moura disse que havia 95% de chance dele ter sofrido um chute ou uma paulada na cabeça.

Com a mandíbula e o palato duro (o “céu” da boca) fraturados, não podia se alimentar pela boca pra não sujar os ferimentos e se alimen-tava através de uma sonda que foi colocada no esôfago (no pescoço) e que iria diretamente ao estômago. As escoriações e ferimentos que haviam na pele cicatrizaram aos poucos.

Apesar de sofrer paradas respiratórias, ele resistiu a colocação da sonda e depois de 30 dias quando o seu estado geral melhorou foi rea-lizada a cirurgia de correção do palato.

Foram quatro meses de luta pela vida e, tudo isso, com várias cirur-gias até que ele ficasse totalmente recuperado. As despesas de Bran-quinho ultrapassaram R$ 1.000,00 (um mil Reais), mas tudo foi pago com a ajuda de protetores e amigos dos animais. Além do belo traba-lho e parceria da equipe do Hospital Animal Center.

Diversas campanhas foram feitas e a vida de Branquinho correu o Brasil inteiro através de vídeos expostos no Youtube.

Branquinho foi morar em um apartamento e, com apenas 48 horas, apesar da cegueira, ele já estava adaptado e sendo considerado como um membro da família. Ele fez quatro amiguinhos e passou a conviver com três gatos e uma cadelinha.

Este é mais um exemplo de amor, compaixão e cidadania.Maus-tratos aos animais é crime previsto por lei! “Os vira-latas são lindos! Feio é o seu preconceito!” - Adote um

gatinho vira-lata!

É o Bicho-final.indd 18É o Bicho-final.indd 18 8/8/2011 11:10:42 AM8/8/2011 11:10:42 AM

Page 19: É o Bicho!

É o Bicho-final.indd 19É o Bicho-final.indd 19 8/8/2011 11:10:44 AM8/8/2011 11:10:44 AM

Page 20: É o Bicho!

4ª CAPA SAÚDE ANIMAL

É o Bicho-final.indd 20É o Bicho-final.indd 20 8/8/2011 11:10:47 AM8/8/2011 11:10:47 AM