avançamos em o desenvolvimento nas comunidades ... · buição secundaria um híbri-do...

4
Avançamos em o desenvolvimento nas comunidades sustentáveis mediante a melhora constante de nossas iniciativas em relação a segurança vial, abastecimento sustentável e estratégia de relacionamento comunitário. NOSSA COMUNIDADE NOSSA COMUNIDADE

Upload: lamkhanh

Post on 03-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Avançamos em o desenvolvimento nas comunidades sustentáveis mediante a

melhora constante de nossas iniciativas em relação a segurança vial, abastecimento

sustentável e estratégia de relacionamento comunitário.

NOSSA

COMUNIDADE

NOSSA COMUNIDADE

6564

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

vanguarda garantindo o ótimo desempenho de nossas unidades motrizes.

Desenho de Jornadas de TrabalhoAvançamos para proteger a segurança da comunidade com as que convivemos. Neste sentido contamos com uma políti-ca interna para a administração e contro-le de tempos de trabalho e descanso de nossos operadores, garantindo condições ótimas de trabalho. Uma das principais ferramentas são os diários de bordo, onde asseguramos a correta gestão da jornada de nossos operadores, diminuindo nos-sos índices de acidentes.

DISTRIBUIÇÃO PRIMARIA

DISTRIBUIÇÃO SECUNDÁRIA

65

Enfoque de GestãoBuscamos conservar a boa convivência com as comunidades com quem compar-tilhamos vialidades. Neste sentido, avan-çamos com segurança através de nosso Sistema Integral de Segurança, cumprindo com as normas. Graças a isto, temos con-quistado manter os menores índices de acidentes na indústria.

PROGRAMAS E INICIATIVAS

Sistema Integral de SegurançaCom base em nosso Sistema Integral de Segurança (SIS) contribuímos com a redu-ção de impactos em nossa comunidade por meio do seguimento de políticas e procedi-mentos fundamentados baseados em nor-mas internacionais em segurança vial, assim como a implementação de tecnologia de

Meta 2020: diminuir em um 25% o índice de acidentes de Distribuição Primaria* *Linha base 2014: (0.156)

Avance 2016: diminuição de 16.6%

COMPROMISSO

Efetuaremos uma análise das ope-rações no Brasil para a implemen-tação do ISO 39001:2012, buscan-do levar dito estândar a este país para a obtenção da Certificação em 2017-2018.

G4-14, G4-SO1, G4-SO2, G4-PR1

LT9

INDICE DE ACIDENTES

0.121

0.156

0.239

0.13

2013 2014 2015 20160

0.05

0.1

0.15

0.2

0.3

0.25 0.082

0.095

0.042

0.021

2013 2014 2015 20160

0.02

0.04

0.06

0.1

0.08

Certificação ISO 39001:2012 em Segurança VialNosso compromisso com a segurança vial na comunidade, durante 2016 obtivemos a certificação ISO 39001:2012 no México para as operações de Distribuição Secun-daria e mantivemos o certificado em Distri-buição Primaria.

Convertemos em empresa pioneira de ser-viços logísticos em América Latina ao obter a certificação, e alcançamos um nível de normas internacional em nossas políticas, processos e indicadores.

Os comparativos do Índice de acidentes com anos anteriores evidenciam o compro-misso com o avance que temos conquista-do devido à adequada gestão da segurança vial através de nosso Sistema Integral de Segurança.

Diminuímos em um 45% o índice de Acidente de Distribuição Pri-

maria em um 50% o de Distribuição Secundaria

com respeito a 2015.

PRINCIPAIS CONQUISTAS

COMUNIDADENOSSA

Transformamos positivamente o entorno ao mesmo tempo que crescemos nosso negócio; por esta razão, reduzimos os riscos sociais, influenciamos a nossos sócios estratégicos na implementação de boas práticas junto com as comunidades locais.

Unidade de medida: acidentes maiores por milhão de quilômetros Viagens. Nível de relatório: FEMSA Logística Distribuição Primaria.

G.I*

65

SEGURANÇADO ENTORNO

Unidade de medida: acidentes maiores por cada mil viagens. Nível de relatório: FEMSA Logística México e Brasil.

6766

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

O centro atualmente do serviço à operações que promove a admi-nistração de frotas utilizando tecnologia de ponta e um equipe de expertos em soluções logísticas no México e Latincentro em seus diferentes modalidades.

Através da função de nosso Módulo de Atenção ao Cliente (MAC) recebemos as inquietudes, sugestões ou comentários de nossos clientes internos e externos e das comunidades, referentes a nos-sas soluções logísticas integrais. Em 2016 recebemos um total de 2441 interações em México, que nos permitem manter uma comu-nicação constante para receber retroalimentação da qualidade de nosso serviço, assim como adotar e melhorar a eficácia de nossas operações.

1 Das quais 210 são por Gestão de serviços de Transporte e 34 são da Manutenção..

Índice de mortalidade

Lamentamos o falecimento de nossos colaboradores e membros da comunidade, ocorrido a consequência de acidentes viais em durante 2016. Seguiremos esforçando ao máximo para evitar o decesso de qual-quer pessoa, por isso continuamos fortalecendo processos e to-mando ações que impulsem a vivencia de uma cultura de segurança vial integral.

Índice de mortalidade total de operadores ou terceiros por milhão de Km: 0.061

Direitos de Trabalho

Trabalho infantilTrabalho forçado e liberdade de movimentoLiberdade de associação e negociação coletivaDiscriminação e assedio Horários de trabalho e compensaçãoSaúde e segurança no trabalhoMecanismos de denuncia

Ambiente Impactos e cumprimento ambiental

Comunidade Desenvolvimento da comunidade

Ética e Valores

Cumprimento legalIntegridade fiscalAnticorrupçãoLavagem de dinheiroCompetência justaConflitos de interessePrivacidade e propriedade intelectual

Princípios Guia para Fornecedores FEMSA

Inovação e tecnologia em segurança

Tecnologia Avances

Durante 2016, 100% de nossos Fornecedores de In-sumos* priorizados (2014) assinou os Princípios Guia, refreando seu compromisso e cumprimento.

*Pertencentes às categorias de consumíveis, peças de reposição, equipe e ferramenta.

Recriação de acidentes viaisComo uma boa prática, buscamos recrear os acidentes da opera-ção mediante um simulador de feitos com a finalidade de documen-tar e difundir as causas destes mesmos, impulsando com isso, uma cultura de presença de acidentes.

Centro de Monitoramento e Produtividade

Em 2016 demos continuidade a esta iniciativa, a qual tem como objetivo principal proporcionar serviço de monitoração, produtivi-dade e segurança a todos nossos Centros Operativos e que por sua vez gera valor agregado a nossos clientes promovendo confiança e tranquilidade em todo momento.

Buscamos influir em nossa cadeia de valor para que nossos forne-cedores adotem práticas sustentáveis, reduzindo riscos e promo-vendo boas práticas. Os Princípios Guia de Fornecedores FEMSA estabelecem as expectativas mínimas para formar parte de nossa rede de aliados estratégicos.

Durante 2016 o 100% de nossas compras no México co-rrespondem a fornecedores de origem nacional1.1 Fornecedor do país onde se efetua a compra.

G4-PR5, LT9

G4-PR1

G4-EC9

LT12

Se avaliou na frota de Distri-buição Secundaria um Híbri-do Hidráulico, que funciona como auxiliar ao sistema de freio em casos de emergência ao aumentar sua efetividade.

Concluímos a avaliação de sistemas de câmaras e sen-sores de ré para Distribuição Secundaria.

Se concluíram provas do sistema de retroalimenta-ção, se obtiveram resultados positivos que podem pre-sentar uma diminuição em o índice de acidentes.

Retardadores

Câmaras e sensores de

reversa

Retroalimentação em tempo real ao

operador

Para garantir a administração dos produtos o serviços a nossas empresa operam baseados em políticas, princípios e práticas de negócio sustentável, os Princípios Guia para Fornecedores (PG) incluem temas de Direitos de Trabalho, Meio Ambiente, Comuni-dade e Ética e Valores. Estes Princípios foram desenhados com base em normas internacionais como as diretrizes de a Organiza-ção para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para Empresas Multinacionais e o Pacto Mundial das Nações Unidas.

Em seguimento ao compromisso realizado em 2014, realizamos um exercício de priorização de nossos sócios estratégicos de trans-porte e começamos a comunicação dos PG. Conseguimos a assi-natura de 24% da meta estabelecida no segundo semestre do ano.

ABASTECIMIENTO SUSTENTAVELG4-12, G4-EC8, G4-EC9, G4-EN32, G4-LA14, G4-HR1, G4-HR5, G4-HR6, G4-HR10, G4-SO9/ PM I, II, IV, V, VIII

Enfoque de Gestão

Índice de mortalidade de operadores ou terceiros por milhão de Km com responsabilidade

do negócio: 0.004

6968

Relatório de Sustentabilidade FEMSA Logística 2016

Nos comprometemos a dar seguimento ao plano estabelecido, a incluir nossos PG nos acordos de serviço, assim como a concen-trar esforços em a profissionalização de nossos sócios estratégi-cos de transporte.

BEM-ESTAR SOCIAL DE LAS COMUNIDADES

Nosso propósito é melhorar o desenvolvimento econômico, social e ambiental de nossa comunidade. Promovendo o seu bem-estar através de soluções a desafios sociais e ações para reduzir os im-pactos causados por nossas operações, como congestionamen-tos viais, acidentes, ruído, emissões, entre outros.

MARCO

O desenvolvimento e manutenção de relações que gerem valor mutuo com as comunidades onde operamos, é fundamental para a sustenta-bilidade do negócio e o cumprimento de nossa missão. Em operações que evidenciamos em distintos contextos e com uma grande diversi-dade de pessoas, grupos e instituições, temos o desafio de melhorar e profissionalizar nossa relação com isso.

Assim, em 2015 contribuímos com FEMSA e as demais Unidades de Negócio, em o desenvolvimento do Modelo de Atenção a Riscos e Relacionamento Comunitário (MARCO), mediante o qual buscamos fortalecer a efetividade de nossa interação com nossas comunidades imediatas, móveis e estendidas, ao entender as particularidades do en-torno mediante o diálogo e ao gerar laços de confiança, que nos permi-tam desenvolver projetos de colaboração que gerem valor simultâneo e atendam riscos comunitários.

Através de MARCO, apoiamos o desenvolvimento de capacidades em equipes multidisciplinares em nossos centros operativos que nos per-mitam fortalecer a gestão do relacionamento comunitário a nível local, assim como identificar como podemos otimizar as ações que já imple-mentamos com a finalidade de maximizar o valor mutuo.

• Governo• Papeis e responsabilidades• Categorização de

fornecedores

Terminado Em processo

• Definição de periodicida-de e responsável

• Adaptação e validação da ferramenta de priorização

• Atualização de informação chave de fornecedores

• Análise de resultados

• Comunicação de PG• Revisão de alienação com

expectativas• Desenvolvimento de capa-

cidades e capitalização de oportunidades

• Projetos de colaboração

• Documentação do processo

• Revisões continuas• Difusão de a prática

Bases Priorização Estratégia Melhoria continua

Durante 2016, como parte da primeira etapa de implementa-ção do modelo, realizamos um piloto em um centro operativo no México, abarcando as operações de Distribuição Primaria e Manutenção.

OFERTA DE PRODUTOS Y SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS

Redução de contaminação urbanaAs frotas veicular que administramos contam com planos de ma-nutenção preventiva, assegurando ótimo desempenho, e como consequência, o cumprimento com os níveis de emissões máximos permitidos em cada país onde operamos. Por sua vez, em nossos processos de seleção realizamos avaliações de emissões contami-nantes produzidas por veículos de diferentes marcas.

Gestão de tráfico veicular Como parte dos processos operativos de nossas Distribuição Se-cundaria –em áreas urbanas– otimizamos o uso de unidades mo-

G4-SO2

LT5, LT6, LT7

G4-EC7, G4-SO1, G4-SO2

Para cumprir com os objetivos de Abastecimento Sustentáveis elaboramos um Plano de Vinculação com Fornecedores, o qual consta de as seguintes fases:

COMPROMISSO

Para 2017, continuaremos implementando esta meto-dologia em centros operativos prioritários no México e trabalharemos em sua integração aos processos, siste-mas e cultura de trabalho do negócio.

trizes ao operar veículos com desenho multitemperatura e de me-nores dimensões para transitar em centros históricos; ademais de levar a cabo procedimentos de consolidação de carga e seleção de rotas. Assim reduzimos o impacto na circulação e mobilidade nas cidades.

Redução de contaminação acústicaAo realizar a seleção de nossas unidades motrizes nos assegura-mos de que os motores no excedam as emissões de ruído máxi-mo permissível. Por sua vez, na manutenção que realizamos uti-lizamos unicamente peças de reposição originais vigilando assim o cumprimento da normativa aplicável. Assim, contribuímos na redução de contaminação acústica.

DESASTRES NATURAIS

Como membros ativos das comunidades onde operamos, facilita-mos ajuda humanitária em caso de desastres naturais ou sociais, proporcionando nossas soluções logísticas integrais.

Por motivos lamentável do evento do Furacão Otto em Costa Rica em setembro de 2016, apoiamos –em conjunto com Coca Cola FEMSA, doação de garrafas de agua– às vítimas no desastre natu-ral. Os recursos (unidades motrizes e operadores) para fazer che-gar agua potável a mais de 5,000 vitimas.

G.I* LT15