relatÓrio de atividades - fundacionelecnor.com...ao longo do exercício, avançamos nos projetos de...

24
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

Upload: others

Post on 23-May-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RELATÓRIODE ATIVIDADES

2016

www.fundacionelecnor.com

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 / fundação elecnor 1

Mensagem do Presidente 02

Projetos de Infraestrutura Social

• Projeto H2OMe, Angola 04• Projeto Empreendendo e Aprendendo em Digital (PEAD), Nicarágua 06• Projeto Luzes para Aprender, Uruguai 08• Terceira edição do Voluntariado Corporativo, Gana 10

Projetos de Formação e Pesquisa

• II Laboratório de Ideias sobre Energias Renováveis 12• Quarta edição do Curso Especialista de Pós-ciclo em instalações elétricas de média e baixa tensão 13• Impulsionando a pesquisa a partir da Cátedra Fundação Elecnor de Energias Renováveis e Eficiência

Energética 14• Programa de Bolsas Escola Técnica Superior de Industriais da Universidade Politécnica de Valência 16• Estadia na Espanha de alunos do Instituto Superior Tecnológico Particular Novo Pachacútec (Peru) nas

usinas termossolares de Ciudad Real 17

2008-2016: outros projetos que têm marcado estes 8 anos de trabalho emprol de um mundo melhor

• Ilumina, Honduras 19• Loma Atravesada, República Dominicana 19• Sinergia, Chile 19• Casa Ronald McDonald de Madri, Espanha 20• Sustentabilidade, RSC e inovação social 20

Resumo

2 fundação elecnor / RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

Como Presidente da FundaçãoElecnor, é um prazer apresentar oRelatório de Atividadescorrespondente a 2016, um ano queimplicou novos avanços em nossosincero compromisso com o progressoe desenvolvimento integral dascomunidades onde o Grupo Elecnoratua.

Ao longo do exercício, avançamosnos projetos de infraestruturas sociaisiniciados há anos. O caso do H2OMeé uma resposta inovadora à escassezde água potável em países em viasde desenvolvimento. Em 2016, osistema foi implantado em Angola epara entrar em plena operação em2017.

Também no caso do ProjetoEmpreendendo e Aprendendo emDigital (PEA), implementado naNicarágua, em colaboração com oPlano Internacional, cuja finalidade éapoiar o processo de educação eformação cultural da população local,em especial das crianças e dos

Mensagem do Presidente

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 / fundação elecnor 3

adolescentes da etnia misquita, pormeio do uso das TIC e de formasustentável.

Sentimos especial orgulho do esforçodesenvolvido para envolver ospróprios funcionários do GrupoElecnor em alguns dos desafios que aFundação tem traçados. Umaferramenta essencial, neste sentido, é o programa de VoluntariadoCorporativo, que em 2016 teve aterceira edição. O cenário escolhidofoi o Gana, país onde implantamos oprojeto “Back-up Systems” com oobjetivo de garantir o fornecimentode eletricidade e o funcionamento deáreas chave, tais como blocosoperatórios, urgências oumaternidade, em seis hospitais e trêsclínicas do país.

Na área de formação e pesquisa, aDisciplina Fundação Elecnor deEnergias Renováveis e EficiênciaEnergética apoiou, entre outrasatividades, o II Laboratório de Ideiassobre energias renováveis, um fórum

em que especialistas de primeiralinha debatem sobre como lidar comos desafios de um fornecimento maisseguro, competitivo edescarbonizado. Como novidade doano, devemos mencionar a estadiaconcedida por meio de bolsa emnossas usinas termossolares deCiudad Real de dois alunos doInstituto Superior TecnológicoParticular Novo Pachacútec, do Peru,destinada a apresentar os aspectoschave da tecnologia termoelétrica.

A Fundação Elecnor, criada no anode 2008, está prestes a comemoraros 10 anos de experiência mantendoa vontade de serviço à sociedadeque caracteriza o Grupo Elecnordesde as origens. Tudo issoreforçando sua especial orientaçãopara as comunidades maisdesfavorecidas a que a empresa temacesso por meio de sua atividade nosdiversos países onde opera.

Como ferramenta privilegiada daResponsabilidade Social do Grupo, a

Fundação que tenho a honra depresidir continuará contribuindo comseus projetos e o espírito de aberturapara dotar de pleno conteúdo oconceito de sustentabilidade daElecnor.

Estão convidados para conhecer, pormeio das páginas seguintes, maisdetalhes sobre nossas principaisatuações em 2016.

Atentamente,

Fernando Azaola Presidente da Fundação Elecnor

“SENTIMOS ESPECIAL ORGULHO DOESFORÇO DESENVOLVIDO PARAENVOLVER OS PRÓPRIOSFUNCIONÁRIOS DO GRUPOELECNOR EM ALGUNS DOSDESAFIOS QUE A FUNDAÇÃO TEMTRAÇADOS

4 fundação elecnor / RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

O desenvolvimento doProjeto H2OMe é umaresposta inovadora àescassez de água potávelem países em vias dedesenvolvimento. Em 2016,o sistema foi implantadoem Angola e estaráoperacional em 2017

Com um investimento de 767.000euros, foi concebido paraproporcionar água potável a 10.000pessoas em Gove, província deHuambo.

Para ajudar na resposta ao desafio doacesso a água potável em ambientesvulneráveis, a Fundação Elecnorimplementou um projeto inovador,automatizado, com tecnologia devanguarda para o fornecimento deágua potávelA H2OMe é uma solução versátil esustentável desenvolvida pela áreade P+D+i da companhia Elecnor. Éconstruída a partir de contêineresmarítimos, que são resgatados,redesenhados e são reutilizados paracriar uma estrutura móvel em doisníveis fácil de instalar e transportar.

Em seu interior, o H2OMe abrigauma estação de tratamento de águase um grande espaço multifuncionalpara uso pela comunidade, quealberga uma biblioteca audiovisual.

Uma biblioteca de 100 metrosquadrados que arrancará com maisde 3.000 livros, computadores, DVDe tela de televisão para emitirdocumentários e filmes que ajudempara uma melhor formação dosestudantes. E para garantir um ótimouso destas instalações, serão ospróprios professores da escola deGove (província de Huambo) querealizarão um calendário para que ascrianças possam desfrutar do espaçoque será, sem dúvida, uma valiosajanela para a informação e formaçãodos alunos.

Proyecto H2OMe, Angola

Projetos de Infraestrutura Social

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 / fundação elecnor 5

Com a instalação do H2OMe emAngola, a água chega diretamente àescola de Gove e ao seu centro desaúde, e também é distribuída poronze fontes por toda a populaçãocom o objetivo de chegar ao máximonúmero de pessoas.

ÁGUA PARA TODOSOs Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pretendem conseguir oacesso universal e equitativo à água potável para o ano 2030. Segundo oPlano Internacional, cada dia morrem 4.000 crianças por causas relacionadascom a falta de água salubre. Doenças perfeitamente evitáveis como a diarreiaaguda, o cólera, a disenteria e o tifo tiram a vida de 1,5 milhões de criançasem cada ano. A água é básica para a segurança alimentar, a saúde humana eo meio ambiente, pelo que é imprescindível a sua promoção e cuidado.

“A LOCALIDADEANGOLANA DE GOVEACOLHE A PRIMEIRAINSTALAÇÃO DEH2OMe EM ÁFRICA

“INVESTIMENTO DE767.000 EUROS

10.000 PESSOASPOTENCIALMENTEBENEFICIADASPERMITE DISPENSAR 50LITROS DE ÁGUA PORPESSOA E DIA

PREVENÇÃO DEDOENÇASTRANSMITIDAS PELAÁGUA

6 fundação elecnor / RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

Este projeto tem afinalidade de apoiar oprocesso de educação eformação cultural dapopulação local, emespecial das crianças eadolescentes da etniamisquita, por meio do usodas TIC´s e de formasustentável. Para aexecução, a FundaçãoElecnor concorreujuntamente com o PlanoInternacional Nicarágua àconvocatória 2015 daquiloque a Agência Espanhola deCooperação Internacionalpara o Desenvolvimento(AECID) denomina de“Agrupamento de ONGDs”

O quiosque digital é um espaçocomunitário que consiste em umasala de aula anexa ao colégio local dacomunidade e onde estão diversosserviços tecnológicos da informaçãoe conhecimento. Além disso, asustentabilidade do projeto ébaseada na existência de um modeloinclusivo de gestão comunitária, demodo que possa ser sustentável nolongo prazo por meio da cobrançade pequenas quantias pelos serviços,assim como na instalação de umsistema fotovoltaico de alta gamaque tem os máximos padrões dequalidade e garante o funcionamentoindependentemente do acesso aenergia elétrica.

Tendo em conta as eventuaissituações de ausência de radiaçãosolar, foram incorporados sistemas de“back-up” de baterias que garantamo funcionamento durante três diascaso esta situação ocorra. Além disso,tem um conector de satélite quepermite quatro horas de descarga dedados diariamente e a possibilidadede comunicação telefônica,carregamento de celulares ou aimpressão e digitalização dedocumentos. Estes serviços irãocustear a manutenção e permitirão ageração de emprego verde.

Além disso, este modelo pode serextrapolado para outras zonasnicaraguenses nas quais o fossosocial e tecnológico seja elevado.A seguir, indicamos algumas das maisnotáveis atividades realizadas duranteo ano de 2016:

• Estabelecimento do modeloinclusivo e sustentável de negócio anível comunitário, por meio daformação de líderes, odesenvolvimento do tipo demodelo de negócio, a compra e ainstalação dos recursostecnológicos necessários e aformação da equipe técnica.

• Desenvolvimento de capacidadestecnológicas por meio das TICs, pormeio da alfabetização tecnológicados docentes, das instalações depacotes informáticos para o acessoa informações culturais, educação,saúde e proteção das crianças e apromoção da leitura em criançaspor meio de um softwareeducacional livre.

• Definição de prioridades do uso deenergias renováveis e das TIC noplano de desenvolvimentocomunitário de seis comunidades.Para isso, foi realizada umaatualização do plano dedesenvolvimento comunitário coma participação de crianças,adolescentes e jovens, e aprestação comunitária de contas eperante os governos territoriais.

• Transferência do modelo paraoutras comunidades, por meio desessões participativas, elaboraçãodo documento narrativo eaudiovisual de aprendizagem,desenvolvimento do estudotécnico-financeiro, organização deeventos nacionais, etc.

Projeto Empreendendo e Aprendendo em Digital (PEAD), Nicarágua

Projetos de Infraestrutura Social

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 / fundação elecnor 7

“O PLANO INTERNACIONAL ESTÁPRESENTE EM 70 PAÍSES PORMEIO DE PROJETOS DEDESENVOLVIMENTO QUEBENEFICIAM DIRETAMENTE 81,5MILHÕES DE CRIANÇAS

“O PEAD PROCURABENEFICIARAPROXIMADAMENTE3.800 PESSOAS

A REGIÃO QUE ACOLHEO PROJETO, FRANCIASIRPI, É A MAISVULNERÁVEL DANICARÁGUA, COM UMGRAU DE POBREZAGRAVE DE 71%

CONTRA A POBREZA MAIS GRAVEO projeto PEAD atua em comunidades de Francia Sirpi, no norte deNicarágua. É a região mais vulnerável do país do ponto de vista social, comum grau de pobreza severa de 71%. É também uma zona com altaconcentração de população indígena. De fato, ali reside 70% do total deindígenas e afro descendentes de toda a Nicarágua. E dentro desse segmento,a etnia misquita é a maioritária, ao representar 91% das comunidadesincluídas no projeto.

Devido à falta de eletricidade, existem grandes problemas de poluição pelouso de lâmpadas de queroseno, pilhas e, em casos muito remotos, pelo uso demotores diésel. Nas comunidades indígenas prevalecem obstáculos culturaisque dificultam a implementação das novas tecnologias e o acesso energético,aumentando o isolamento tecnológico.

FICHA DO PROJETO

Investimento:319.236 €

Financiamento:AECID (40%) Convocatória deInovação 2015

Duração:18 meses. Janeiro 2016 - junho 2017

Beneficiários/as diretos:3.778 pessoas

OBJETIVO E RESULTADOS DO PROJETO

Objetivo específico: “Melhoria das condições de vida de 6 comunidades pormeio de um serviço TIC acessível e inclusivo”

1. Estabelecimento do modelo inclusivo e sustentável denegócio a nível comunitário

2. Capacidades tecnológicas desenvolvidas nacomunidade por meio do acesso às TIC’s

3. Uso da energia renovável e das TIC’s têm prioridade noPlano de Desenvolvimento Comunitário

4. Transferência do modelo de negócio para outrascomunidades

8 fundação elecnor / RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

A Fundação Elecnor, aOrganização de EstadosIbero-Americanos (OEI) e aAdministração Nacional deCentrais e TransmissõesElétricas (UTE) assinaramum convênio para odesenvolvimento conjuntono Uruguai do ProjetoLuzes para Aprender, queimplicava levar energiaelétrica a 82 escolas ruraisdo Uruguai, completando aeletrificação de todos oscentros escolares, com oobjetivo de melhorar ascondições de vida eeducativas de milhares decrianças da zona.

Este projeto consiste em dotar asescolas com energia renovável,sustentável e que respeite o meioambiente, por meio da instalação deum sistema fotovoltaico em cadauma das escolas. Deste modo,ficavam cobertas as necessidades deiluminação interna e externa,proporcionando também energiapara o uso de equipamentostecnológicos e de comunicaçãocomo computadores, televisores eequipamentos de comunicação.

Convém salientar que, das 82 escolasque receberam estes equipamentosfotovoltaicos, 17 foram

posteriormente conectadas à rede deenergia elétrica por meio do projetode eletrificação rural e está previstoconectar mais cinco durante 2017.

No final de 2016, a FundaçãoElecnor, OEI e UTE assumiram ocompromisso de realocar aquelasinstalações fotovoltaicas que estãoem desuso para fornecer aquelesequipamentos às escolas rurais maisafastadas das redes UTE, reforçandoassim os recursos atribuídos àeducação das crianças, por meio dainstalação de energia tanto nasescolas como em seus lares.

Projeto Luzes para Aprender, Uruguai

Projetos de Infraestrutura Social

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 / fundação elecnor 9

82 ESCOLAS RURAIS EMAIS DE 500 ALUNOSBENEFICIADOS

ELIMINANDO AS BARREIRAS À EDUCAÇÃOLATINO-AMERICANAA iniciativa Luzes para Aprender Uruguai está enquadrada no projeto ibero-americano Luzes para Aprender, que tem como objetivo fazer chegar a luz eInternet a 66.000 escolas ibero-americanas. Foi aprovado na XXII ConferênciaIbero-Americana de Ministros de Educação realizada no Paraguai em 2011 etem origem nas “Metas Educativas 2021”, aprovadas pelos Chefes de Estado ede Governo na XX Cimeira Ibero-Americana de 2012. Além do Uruguai, ospaíses ibero-americanos que participam no projeto são a Colômbia, Paraguai,El Salvador, República Dominicana, Peru, Panamá, Costa Rica, Nicarágua,Honduras, Guatemala, Equador e Bolívia.

“O URUGUAI É OPRIMEIRO PAÍS DAAMÉRICA LATINA QUETEM TODAS ASESCOLAS RURAISILUMINADAS E COMACESSO À INTERNET

10 fundação elecnor / RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

Em 2016, foi lançada umanova edição doVoluntariado Corporativo daFundação Elecnor. Por estaocasião, o âmbito deatuação foi o Projeto “Back-up Systems”, no Gana. Esteprojeto, realizado em 2013,tinha como objetivo garantiro fornecimento deeletricidade e ofuncionamento de áreaschave, tais como blocosoperatórios, urgências oumaternidade, em seishospitais e três clínicas noGana.

Com o objetivo de colaborar noótimo uso e manutenção dosequipamentos, foram selecionadosvários voluntários para analisar ofuncionamento dos sistemas e ademanda atual energética em doisdos hospitais contemplados noprojeto, o de Saint Xavier em AssinFosso e Our Lady of Grace emAsikum. Os voluntários recolheram osdados, analisaram a sua situação,

simularam propostas de medidas depoupança energética e redigiram umrelatório final de diagnósticoenergético, expondo o relatório acada um dos hospitais. Por fim, foramselecionadas as atuações técnicas aimplementar tendo em conta osresultados obtidos e foi desenvolvidoum projeto básico das atuaçõesselecionadas.

Projeto de Voluntariado Corporativo,Gana

Projetos de Infraestrutura Social

“O PROJETO “BACK-UP SYSTEMS” TEMCOMO OBJETIVO GARANTIR OFORNECIMENTO DE ELETRICIDADEEM ÁREAS CHAVE DE 6 HOSPITAIS E 3 CLÍNICAS DO GANA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 / fundação elecnor 11

VOLUNTÁRIOS DISPOSTOS A TRABALHAR POR UM MUNDO MELHOR O Voluntariado Corporativo para o Desenvolvimento é define como “o voluntariado impulsionado a partir das empresas ede seus funcionários e que é implementado em zonas em desenvolvimento, com a intenção de melhorar as condições devida de grupos de escassos recursos. Estas iniciativas são uma das melhores ferramentas para a transferência deconhecimentos profissionais e técnicos das empresas e de seus profissionais para estas zonas e facilita que a empresaobtenha um conhecimento em primeira mão das necessidades sociais, ao mesmo tempo que são reforçados os valoresempresariais, o desenvolvimento de competências, o sentimento corporativo e a retenção do talento e se consegueincorporar na RSC das empresas o contributo e participação dos funcionários” (extraído da obra Voluntariado Corporativopara o Desenvolvimento, realizada pela Fundação Codespa e ICEP).

12 fundação elecnor / RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

A partir da DisciplinaFundação Elecnor deEnergias Renováveis eEficiência Energética,promovida em colaboraçãocom a Escola TécnicaSuperior de EngenheirosIndustriais da UniversidadePolitécnica de Madri, sãoorganizadas diversasatividades destinadas apromover projetos depesquisa e encontrosprofissionais com figuras dosetor, com o objetivo detentar estabelecer as linhasgerais do setor energéticopara os próximos anos

É o caso do Laboratório de Ideiassobre energias renováveis, que em2016 teve a segunda edição. Com otema “Mudanças a realizar nossistemas elétricos para cumprir osrequisitos assinados na Cimeira deParis”, a jornada tratou de abordar osdesafios que são colocados no setorenergético como resultado dosacordos da cimeira climática COP 21.

O fórum teve a presença de EmilioMínguez, Diretor da ETSII; LuisAtienza, Presidente da Argo CapitalPartners; Juan Temboury, Diretor-Geral da Fortia Energia; CarmenBecerril, Administradora da Acciona;Tomás Gómez, professor daUniversidade Pontifícia de Comillas;Rafael Gómez-Elvira, Diretor Adjuntoda Presidência da OMIE; GuillermoPlanas, Diretor-Geral da ElecnorRenováveis, e Rubén Esteller, Chefede Redação do diário El Economista.

II Laboratório de ideias sobreenergias renováveis

Projetos de Formação e Pesquisa

A PRIMEIRA ALIANÇA MUNDIAL PELA DESCARBONIZAÇÃO A decisiva Cimeira climática realizada em Paris em dezembro de 2015, COP 21, confirmou o compromisso da imensamaioria dos países para combater o aquecimento global, abrindo um novo paradigma no mundo da energia: após o Acordode Paris, o processo de descarbonização é imparável.

Praticamente todos os envolvidos no setor energético mostram estar de acordo que têm de ser as usinas de geração queutilizem fontes de energia renovável que devem cobrir a maior parte da demanda, enquanto que as tecnologias queutilizem hidrocarbonetos fósseis, –sobretudo gás–, devem apenas produzir a energia necessária para garantir oabastecimento pelas flutuações de disponibilidade de potência, embora, atualmente, o percurso para alcançar esse objetivoainda não esteja claramente perfilado.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 / fundação elecnor 13

A Fundação Elecnor,juntamente com o ColégioSalesianos de Deusto(Bilbau), é promotora destecurso pioneiro no campo daFormação Professional. AFundação colaboraativamente na concepçãodo programa formativo,assim como nofinanciamento dosequipamentos necessáriosno laboratório do colégio.

O programa deste curso apresentauma estrutura modular e umaduração de 90 horas, distribuídas emaulas teóricas, aulas práticas e umavisita às instalações da Elecnor. Nestaedição, contamos com 14 assistentes.

Este curso implica uma grandeoportunidade para jovens estudantesde formação profissional de graumédio do ciclo de distribuiçãoelétrica, ao complementar a suaformação teórica e prática nesteâmbito.

IV Edição do Curso Especialista dePós-ciclo em instalações elétricas demédia e baixa tensão

UMA PONTE ENTRE AS AULAS E ASEMPRESAS Lançado em novembro de 2012, o Curso Especialista Pós-Ciclo em instalaçõeselétricas de média e baixa tensão representa um contributo prático para avocação da Fundação Elecnor de fornecer uma ligação entre o mundo daformação e o mundo empresarial. Na apresentação, o então Diretor deRecursos Corporativos da Elecnor declarava: “Assumimos o compromisso doarranque deste projeto formativo, que tem um caráter de novidade, porque,infelizmente, não é habitual a colaboração entre a formação profissional e aempresa. Acreditamos que este tipo de iniciativas, que fazem parte da linhade atuações da Fundação Elecnor no âmbito da Formação e Pesquisa, sãoessenciais para conseguir profissionais altamente formados e capacitados,com melhores possibilidades laborais e que possam contribuir para a melhoriada competitividade no ambiente empresarial”.

14 fundação elecnor / RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

Sob os auspícios daDisciplina Fundação Elecnorde Energias Renováveis eEficiência Energética, aolongo de 2016, foramrealizados três projetos depesquisa que são descritosem seguida:

• O primeiro projeto trata daotimização dos processosfotovoltaicos e consiste em umaanálise de todos os processos queestão envolvidos na construção deuma usina fotovoltaica, começandopela própria oferta, engenharia,logística e construção e acabandocom a manutenção.

• O segundo projeto estárelacionado com a otimização deusinas de ciclo combinado, com oobjetivo de poder replicar omodelo termodinâmico de um ciclocombinado para assim reproduziros resultados obtidos nos diversoscasos de operação, e obter umsuporte teórico para as conclusõesobtidas pelo programa“Thermoflow”.

• O último é um projeto associado aoprograma de VoluntariadoCorporativo anteriormente descritoque trata da reabilitação energéticade hospitais no Gana. Consiste emfazer uma análise dos sistemasatuais e da demanda energética dedois hospitais, com a finalidade dereduzir o consumo, realizar umrelatório sobre a situação e, por fim,preparar um projeto básico commedidas de poupança quepermitam reduzir o consumo deambos os hospitais.

Impulsionando a pesquisa a partir da Cátedra Fundação Elecnor de EnergiasRenováveis e Eficiência Energética

Projetos de Formação e Pesquisa

ABRINDO NOVOS HORIZONTESTECNOLÓGICOS DESDE 2013A Cátedra Fundação Elecnor de Energias Renováveis e Eficiência Energéticatem auspiciado desde 2013 projetos de pesquisa. É uma iniciativa orientadatanto para professores como para alunos da ETSII da Universidade Politécnicade Madri. Para a seleção dos projetos há duas vias. Na primeira, a Elecnor fazuma proposta concreta e procura quem na ETSII-UPM demonstre ter ointeresse e as capacidades necessárias; na segunda, é lançada umaconvocatória as áreas de interesse para a Elecnor e são os professores aproporem projetos que encaixem nessas áreas. Posteriormente, sãoselecionadas as mais interessantes e é procurado um consenso para o alcancedefinitivo.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 / fundação elecnor 15

OUTRAS INICIATIVAS DESTACADAS DA CÁTEDRA FUNDAÇÃOELECNOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E EFICIÊNCIA ENERGÉTICAVISITA ÀS INSTALAÇÕES DA ELECNOR Em 2016, a cátedra organizou duas visitas às estações termossolares que o Grupo mantém em Ciudad Real.

ENTREGA DE PRÊMIO PARA O MELHOR PROJETO DE FIM DE CURSO Andrés Sebastián Herrera recebeu o prêmio pelo seu projeto “Para uma tecnologia termossolar Fresnel mais eficiente ecompetitiva: implementação de inovadoras estratégias de operação em uma concepção de estação alternativa”.

PATROCÍNIO DISCIPLINAS INGENIA Foi doada uma instalação fotovoltaica de 3 kW para o tema “Engenhando um sistema elétrico”.

16 fundação elecnor / RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

Desde há mais de 20 anos,a Elecnor mantém umconvênio de colaboraçãocom a UniversidadePolitécnica de Valencia pormeio do qual em 2016foram concedidas cincobolsas com uma dotaçãoeconômica de 1.800 eurose um prêmio de 1.500euros para o melhortrabalho de fim de curso oude final de mestrado.

Constatamos que, fruto desteprograma, são muitos os bolsistasque, após o seu período de bolsa,são incorporados no quadro depessoal, alguns dos quais ocupamatualmente postos de

responsabilidade na empresa. Alémdisso, foram tutelados inúmerosprojetos de fim de curso, dos quaisalguns foram premiados pela suaelevada qualidade.

Programa de Prêmios e Bolsas com aEscola Técnica Superior de Industriaisda Universidade Politécnica de Valência

Projetos de Formação e Pesquisa

MAIS DE 4.000 ALUNOS E 530 PROFESSORESA Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais da UniversidadePolitécnica de Valência é uma instituição que desenvolve suas funções comoserviço público para a Educação Técnica Superior na área industrial deEngenharia. Com cerca de 4.100 alunos matriculados, 534 professores de 26 Departamentos, 11 edifícios e 45.000 m2 de superfície construída, a ETSII éatualmente o mais importante dos Centros da UPV. O alto prestígiointernacional da Escola foi demonstrado com o aumento, curso após curso,das bolsas de intercâmbio acadêmico oferecidas, atingindo no curso de 2016-17 um total de 178 convênios subscritos com Universidades de 30 países nomundo inteiro.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 / fundação elecnor 17

Com a finalidade de transferir aformação experiencial para os alunosdo Instituto Superior TecnológicoParticular Novo Pachacútec do Peru,na Fundação Elecnor foramconcebidos todos os detalhes de suaestadia e os marcos de sua formação,que esteve orientada para oconhecimento de aspectos como agestão da prevenção de riscostrabalhistas, conhecimentos emeletricidade, manutenção, mecânica,etc., no âmbito da tecnologiatermelétrica. Além disso, foramorganizadas atividades de interesseturístico, gastronômico e cultural.

A estadia teve a duração de 3 mesese a formação foi realizada de formavoluntária pelos trabalhadores dasestações termossolares ASTE 1A eASTE 1B.

Estadia na Espanha de alunos do InstitutoSuperior Tecnológico Particular Novo Pachacútec (Peru) nas usinas termossolares de Ciudad Real

A ABRIR AS PORTAS DO FUTURO PARA OSJOVENS TALENTOS PERUANOS O Instituto Superior Tecnológico Novo Pachacútec é uma instituição criadaem 2004 em Ventanilla, um dos distritos mais pobres de Lima (Peru) paraoferecer oportunidades de futuro a jovens de poucos recursos. A Endesa(atualmente Enel Distribución Peru) colaborou com a Universidade Católicade El Callao na criação da carreira Técnico-Profissional de Eletricidade,lecionada pelo Instituto na atualidade a cerca de 150 alunos. O Instituto fazparte da Fundação Pachacútec, que acolhe cerca de 1.000 alunos no total,sendo os mais demandados os estudos de cozinha e administração.

18 fundação elecnor / RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

2008-2016: outros projetos que têmmarcado estes 8 anos de trabalho emprol de um mundo melhor

Além dos projetos e realizações daFundação Elecnor em 2016, resumimosem seguida os executados nos anosanteriores desde a constituição em 2008,a maioria dos quais tem hoje em diacontinuidade com trabalhos demanutenção e, inclusivamente, por meioda extensão do seu alcance inicial

2008-2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 / fundação elecnor 19

Projetos de Infraestrutura social

Ilumina, Honduras

O projeto Ilumina levou a energia solar fotovoltaica a váriascomunidades do município de Cantarranas no Departamento deFrancisco Morazán das Honduras. Para isso foram instalados 124 sistemas fotovoltaicos em três escolas, o parque debombeiros, o serviço de ambulância, outras zonas comunitárias enas casas. Mais de 13.000 pessoas beneficiaram de um melhornível de vida, maiores oportunidades de desenvolvimentoeconômico e uma ampliação das possibilidades educativas graçasà iluminação artificial nas aulas. As três escolas da zona tambémforam reforçadas com biblioteca e ludoteca graças à doação demateriais realizada pelos colaboradores da Elecnor.

Loma Atravesada, República Dominicana

Loma Atravesada é o primeiro projeto de infraestrutura social daFundação Elecnor na República Dominicana, país onde a Elecnor estápresente desde há três décadas. O projeto aproximou a energiaelétrica de 1.400 habitantes de Loma Atravesada no Distrito Municipalde Las Galeras que, até ao momento, carecia de qualquer tipo deinfraestrutura energética. Com este fim, foi construída uma linha dedistribuição de sete quilómetros de comprimento e foram instaladostransformadores de voltagem, iluminando um total de 178 lares, assimcomo a igreja, principal espaço social desta comunidade.

Sinergia, Chile

O Projeto Sinergia, na localidade de Totoral (deserto deAtacama), surgiu como fruto da colaboração com o INDAP, oInstituto de Desenvolvimento Agropecuário pertencente aoMinistério da Agricultura chileno, com o fim de fornecer água eenergia a esta zona chilena, beneficiando cerca de 40 famílias. Asingularidade deste projeto reside na combinação de energiasolar fotovoltaica e água em sua execução. Daí vem o nome,Sinergia, que reflete como a conjunção de dois elementos, nestecaso energia e água, proporcionam um maior resultado do quese fossem aplicados em separado.

Projetos de Formação e Pesquisa

20 fundação elecnor / RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

2008-2016

Sustentabilidade, RSC e inovação social

A Fundação Elecnor e a Deusto Business School mantêm umacordo de colaboração para colocar em funcionamento edesenvolver conjuntamente fóruns e ações formativas no campoda sustentabilidade, a RSC e a inovação social. O acordoarrancou em 2014 com a realização do I Fórum do DiálogoDeusto Business School - Fundação Elecnor, um encontro deespecialistas mundiais em Responsabilidade Social, criação devalor e internacionalização da empresa.

Casa Ronald McDonald de Madri, Espanha

A Fundação Elecnor realiza seu primeiro projeto de infraestruturasocial na Espanha junto com a Fundação Infantil Ronald McDonald,dedicada a proporcionar às famílias das crianças hospitalizadas umalojamento próximo do centro médico onde recebem o tratamento. AElecnor foi a encarregada de construir “chave na mão” a Casa RonaldMcDonald de Madri, a maior do país com 3.000 m2, no recinto doHospital Infantil Menino Jesus. Por sua vez, a Fundação Elecnor - queconta com um vogal no Conselho da Casa – contribuiu com o projetode Eficiência Energética que permitirá uma poupança energéticaglobal de 46,5% face às instalações convencionais e reduzirá asemissões de CO2 em 52,45 toneladas.

RELATÓRIODE ATIVIDADES

2016

www.fundacionelecnor.com