automóveis 09 09 15

8
AUTOMÓVEIS www.odebateon.com.br Macaé (RJ), quarta-feira, 9 de setembro de 2015, Ano XL, Nº 8807 Fundador/Diretor: Oscar Pires O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Na garupa da emoção MOTOMUNDO Com 200 cv e visual inspirado, nova geração da Yamaha YZF-R1 flerta com moto de competição PÁG. 6 DIVULGAÇÃO VITRINE Land Rover prepara um 'mini' Evoque Modelo deverá receber o nome de Landy e chega aos mercados mundiais em meados de 2017 PÁG. 7 DIVULGAÇÃO Novo BMW X1 estreia em Frankfurt Próxima geração do carro, que será feita no Brasil a partir de 2016, estará no salão alemão D as atrações da BMW no Salão de Frankfurt (Ale- manha), que abre as portas ao público no dia 19, a mais inte- ressante é a segunda geração do X1. O modelo, cujas fotos haviam sido mostradas em junho, fará sua primeira aparição oficial. A partir do primeiro trimestre do ano que vem, ele substituirá o X1 atual na linha de montagem da montadora em Araquari, em Santa Catarina. Porém, antes disso será trazido ao Brasil um pequeno lote, impor- tado da Alemanha, que conviverá com a versão "antiga", feita atual- mente no País. Isso ocorrerá até o final deste ano. Além do visual reformulado e de novas tecnologias, o X1 traz uma nova plataforma. Nela, a tração traseira foi trocada pela dianteira. Esse sistema será usado pela segunda vez na linha BMW. A primeira a recebê-la foi a Série 2 Active Tourer. PÁG. 4 FOTOS DIVULGAÇÃO

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 23-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Automóveis 09 09 15

AUTOMÓVEISwww.odebateon.com.br Macaé (RJ), quarta-feira, 9 de setembro de 2015, Ano XL, Nº 8807 Fundador/Diretor: Oscar Pires

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ

Na garupa da emoção

MOTOMUNDO

Com 200 cv e visual inspirado, nova geração da Yamaha YZF-R1 flerta com moto de competição PÁG. 6

DIVULGAÇÃO

VITRINE

Land Rover prepara um 'mini' EvoqueModelo deverá receber o nome de Landy e chega aos mercados mundiais em meados de 2017 PÁG. 7

DIVULGAÇÃO

Novo BMW X1 estreia em FrankfurtPróxima geração do carro, que será feita no Brasil a partir de 2016, estará no salão alemão

Das atrações da BMW no Salão de Frankfurt (Ale-manha), que abre as portas

ao público no dia 19, a mais inte-ressante é a segunda geração do X1. O modelo, cujas fotos haviam sido mostradas em junho, fará sua primeira aparição oficial. A partir do primeiro trimestre do ano que vem, ele substituirá o X1 atual na linha de montagem da montadora em Araquari, em Santa Catarina.

Porém, antes disso será trazido ao Brasil um pequeno lote, impor-tado da Alemanha, que conviverá com a versão "antiga", feita atual-mente no País. Isso ocorrerá até o final deste ano.

Além do visual reformulado e de novas tecnologias, o X1 traz uma nova plataforma. Nela, a tração traseira foi trocada pela dianteira. Esse sistema será usado pela segunda vez na linha BMW. A primeira a recebê-la foi a Série 2 Active Tourer. PÁG. 4

FOTOS DIVULGAÇÃO

Page 2: Automóveis 09 09 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ2 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 9 de setembro de 2015

AUTOTAL por LUIZ FERNANDO LOVIK

Novo Mitsubishi Pajero Sport

Acabou o suspense. Depois de divulgar vários teasers para incitar a curiosidade do públi-co, a Mitsubishi enfim revelou por completo a nova geração do novo Pajero Sport, modelo vendido no Brasil como Paje-ro Dakar e mostrado em pri-meira mão durante o Salão de Bancoc, na Tailândia.

Com visual bastante seme-lhante ao do irmão Outlan-

der, o SUV ganhou os faróis e luzes diurnas de led mais es-pichados, integrados à grade dianteira e cheio de detalhes cromados. Mas é a traseira que diferencia o novo Pajero Dakar dos irmãos. Para o bem e para o mal. Os conjuntos traseiro de luzes ganharam destaque, e correm para bai-xo pelas laterais da porta do porta-malas.

Volkswagen Up! TSI

O up! TSI é o carro com mo-tor flexível mais econômico do País entre todos os avaliados no ranking do PBE (Programa Brasi-leiro de Etiquetagem Veicular) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnolo-gia), obtendo a classificação “A” (verde), com a marca de consumo energético de 1,44 MJ/km.

O resultado está no ranking atu-alizado divulgado pelo INMETRO. O up! TSI foi avaliado com ar-con-dicionado e direção assistida (elé-

trica), e superou inclusive modelos que não trazem esses recursos.

Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, que aplica fator de correção aos dados obtidos durante os testes, segundo norma NBR 7024, são de até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, o up! TSI é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.

Page 3: Automóveis 09 09 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé (RJ), quarta-feira, 9 de setembro de 2015 AUTOMÓVEIS 3

Page 4: Automóveis 09 09 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ4 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 9 de setembro de 2015

VITRINE

Novo BMW X1 estreia em FrankfurtPróxima geração do carro, que será feita no Brasil a partir de 2016, estará no salão alemão

Das atrações da BMW no Salão de Frankfurt (Ale-manha), que abre as por-

tas ao público no dia 19, a mais interessante é a segunda gera-ção do X1. O modelo, cujas fo-tos haviam sido mostradas em junho, fará sua primeira apari-ção oficial. A partir do primeiro trimestre do ano que vem, ele substituirá o X1 atual na linha de montagem da montadora em Araquari, em Santa Catarina.

Porém, antes disso será tra-zido ao Brasil um pequeno lote, importado da Alemanha, que conviverá com a versão "anti-ga", feita atualmente no País. Is-so ocorrerá até o final deste ano.

Além do visual reformulado e de novas tecnologias, o X1 traz uma nova plataforma. Nela, a tração traseira foi trocada pe-la dianteira. Esse sistema será usado pela segunda vez na linha BMW. A primeira a recebê-la foi a Série 2 Active Tourer.

E por falar na minivan, ela terá uma nova versão revelada no Salão de Frankfurt. Trata-se da 225xe, opção híbrida do tipo Plug-in (o motor elétrico pode ser recarregado na tomada). Além disso, ela trará tração in-tregral, em vez da dianteira.

Outras atrações são a nova ge-ração do Série 7 e o Série 3 com leves mudanças no visual, prin-cipalmente no interior.

Além do visual reformulado e de novas tecnologias, o X1 traz uma nova plataforma. Nela, a tração traseira foi trocada pela dianteira. Esse sistema será usado pela segunda vez na linha BMW

FOTOS DIVULGAÇÃO

Page 5: Automóveis 09 09 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé (RJ), quarta-feira, 9 de setembro de 2015 AUTOMÓVEIS 5

Page 6: Automóveis 09 09 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ6 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 9 de setembro de 2015

por Raphael PanaroAuto Press

“É o mais próximo possível que se pode chegar da M1”. Essa foi a definição

para a nova geração da YZF-R1 dada por Valentino Rossi, hepta-campeão de motovelocidade e pi-loto oficial da Yamaha na MotoGP. O italiano participou ativamente do desenvolvimento do modelo. Já a M1 é o protótipo que o piloto da marca japonesa usa na categoria. A relação entre os dois modelos ficou mais próxima durante o Salão de Milão, na Itália, onde a fabricante nipônica mostrou a segunda ge-ração da superesportiva de rua. A superesportiva agora conjuga de-sign de corrida, potência de 200 cv e muita tecnologia.

Além do desempenho de moto de competição, a Yamaha deu à nova R1 uma estética esportiva e, ao mesmo tempo, futurista. Inspirada nas linhas da M1, a R1 traz cortes nas carenagens late-rais e traseiras. O conjunto ótico também foi totalmente remode-lado. Agora os faróis em formato de diamante ficam “escondidos” dentro da entrada de ar frontal e há filetes de luzes diurnas de leds logo acima. Já a rabeta ficou mais fina e as duas carenagens vazadas se encontram em um ponto mais alto, onde começa a lanterna ver-tical também em leds. Visivel-mente, o modelo está mais curto e estreito. E na prática também. O comprimento caiu para 2,05 me-tros – 2 cm a menos. A largura foi reduzida em 2,5 cm – para 0,69 m.

O que já era bom ficou ainda melhor na versão 2015 da Yamaha R1. O tradicional motor quatro ci-lindros em linha de 998 cc recebeu “upgrades” e agora passa a entregar 200 cv de potência a 13.500 rpm – 18 cv a mais. O torque ficou em 11,5 kgfm a 11.500 giros. Com 199 kg em ordem de marcha – 179 kg de peso seco –, a nova R1 tem relação peso/potência absurda: menos de 1kg/cv. Já o virabrequim do tipo crosspla-ne continua. Ele faz os pistões se movimentarem sequencialmen-te. Desta forma, enquanto o pistão de uma das extremidades está no ponto morto superior, seu oposto encontra-se em ponto morto in-ferior. Ao mesmo tempo, os dois centrais estão no meio do caminho, um com movimento de subida e o outro de decida.

Para domar todo este manan-cial de força, a R1 conta com a

tecnologia. Os freios ABS agora adotam distribuição eletrônica da frenagem, há quatro mapeamen-tos para o propulsor, controle de tração com 9 níveis, sistema an-tiempinamento com três modos, controle de largada e o quickshift, que permite o piloto subir as mar-chas sem o uso da embreagem. A suspensão dianteira – garfo te-lescópico invetido – e a traseira – monoamortecida – têm cursos de 120 mm. Na Europa, a YZF-R1 parte de 18.490 euros – cerca de R$ 63 mil. A nova geração ainda não tem data para desembarcar no Brasil. A antiga, por sua vez, está à venda por R$ 65.500.

POTÊNCIA COM CONTROLEÉ claro que a nova Yamaha R1 é

bastante diferente da versão 2014. Mas o motor quatro cilindros de 998 cc com virabrequim crosspla-ne permanece o mesmo adotado pela marca japonesa em 2004 na MotoGP. A categoria rainha do motociclismo também ajuda no design do modelo, voltado para uma maior performance. Os 199 kg se mostram compactos e torna o peso semelhante ao do modelo menor, a R6.

Há quatro mapeamentos a ser-viço do piloto. Porém, o trabalho dos engenheiros japoneses é real-mente percebido ao girar a chave. O painel de instrumentos acende e mostra diversas informações da motocicleta. Os controles per-mitem ajustar tantos itens que a Yamaha criou um website dedica-do, onde é possível “brincar” com diversas configurações. A central eletrônica remapeada e a unida-de de medição inercial trabalham juntas para impedir que a moto empine e também perca aderên-cia. O controle de tração com 9 ajustes também ajuda nesse sen-tido. A R1 é uma motocicleta cheia de personalidade, com desempe-nho para profissionais, mas que pode ser guiada por amadores.

O chassi é um passo à frente tam-bém. Além das rodas, o quadro é feito de magnésio e o entre-eixos foi encurtado em 1,4 cm para dar maior maneabilidade. A frenagem é outro ponto positivo. Para parar os 200 cv, a Yamaha instalou discos duplos de 320 mm na dianteira e simples de 220 mm na traseira. Com a nova R1, quem vai em cima pode abusar e para “piorar” as coi-sas, ela executa um bom trabalho nas ruas sem tornar a condução “desesperada”.

MOTOMUNDO

Na garupa da emoçãoCom 200 cv e visual inspirado, nova geração da Yamaha YZF-R1 flerta com moto de competição

FOTOS DIVULGAÇÃO

A nova Yamaha R1 é bastante diferente da versão 2014. Mas o motor quatro cilindros de 998 cc com virabrequim crossplane permanece o mesmo adotado pela marca japonesa em 2004 na MotoGP

Page 7: Automóveis 09 09 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ Macaé (RJ), quarta-feira, 9 de setembro de 2015 AUTOMÓVEIS 7

A Land Rover já está tra-balhando em um cros-sover compacto para fi-

car abaixo do Discovery Sport em mercadso emergentes - incluindo o Brasil. O modelo concorreria com o BMW X1 e com o Audi Q3 nestes países.

Esse deve ser o visual final do modelo, proposto pelo de-signer Theophilus Chin. Ele funciona no mercado quase como um "mini" Evoque,

sendo um modelo mais de vitrine do que propriamente um fora de estrada, embora tenha sistema de tração.

O sucesso com o Discovery Sport, veículo mais vendido em seu segmento na Europa, fez a Land Rover acelerar o lançamento do carro, previs-to para 2017. De acordo com a revista britânica Autocar, o nome deste novo modelo será Landy.

AUTOMUNDO

Land Rover prepara um 'mini' EvoqueModelo deverá receber o nome de Landy e chega aos mercados mundiais em meados de 2017

Page 8: Automóveis 09 09 15

O DEBATE DIÁRIO DE MACAÉ8 AUTOMÓVEIS Macaé (RJ), quarta-feira, 9 de setembro de 2015