aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

24
Aula nº. 06 DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE OUTREM. A idéia de RC vem do princípio de que... ...aquele que causar dano a outra pessoa , seja ele moral ou material , ...deverá restabelecer o bem ao estado em que se encontrava antes do seu ato danoso , e, ...caso o restabelecimento não seja possível, deverá compensar aquele que sofreu o dano (CC, Artº. 186).

Upload: dimensson-costa-santos

Post on 20-Jun-2015

1.858 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Responsabilidade Civil, da responsabilidade por fato de outrem.

TRANSCRIPT

Page 1: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

Aula nº. 06DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE

OUTREM.

A idéia de RC vem do princípio de que...

...aquele que causar dano a outra pessoa, seja ele moral ou material,

...deverá restabelecer o bem ao estado em que se encontrava antes do seu ato danoso, e,

...caso o restabelecimento não seja possível, deverá compensar aquele que sofreu o dano (CC, Artº. 186).

Page 2: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE OUTREM.

Assim, tendo como objetivo a reparação do dano, a responsabilidade civil foi e é amplamente estudada pela doutrina e pela jurisprudência que trataram de desmembrar o seu alcance.

Page 3: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE OUTREM.

Isso porque, se unicamente os causadores dos danos fossem responsáveis pela indenização, muitas situações de prejuízo ficariam irressarcidas.

Por isso, de há muito, os ordenamentos admitem que, em situações descritas na lei, terceiros sejam responsabilizados pelo pagamento do prejuízo, embora não tenham concorrido diretamente pelo evento.”

Page 4: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE OUTREM.

01.- RESPONSABILIDADE DIRETA.

Diz-se que a responsabilidade é direta quando alcança o causador do dano, a pessoa a quem cabe responder civilmente, com seu patrimônio, pelos danos que causados ou que vier a causar a outrem.

A causou prejuízo a B

A deve pagar o dano

Page 5: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE OUTREM.

02.- RESPONSABILIDADE INDIRETA.

Mas, se apenas os causadores dos danos fossem responsáveis pela reparação, muitas situações ficariam sem o devido ressarcimento. nesse caso, para evitar que a vítima seja prejudicada, os sistemas jurídicos contemporâneos prevêem que terceiros sejam responsabilizados pelo pagamento do prejuízo, embora não tenham concorrido diretamente para o evento. Admite-se, em tais circunstâncias, a culpa in vigilando ou a culpa in elegendo. O Verde

causa um dano ao Lilás

e o Azul paga.

Page 6: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE OUTREM.

02.- RESPONSABILIDADE INDIRETA.

A responsabilidade extracontratual pelo fato de outrem, em sentido estrito, é regulada de modo específico, em dispositivos que abrem exceções à cláusula geral de responsabilidade .

Page 7: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE OUTREM.

Os pais são responsáveis pela reparação civil decorrentes de atos ilícitos praticados pelos filhos menores que estiverem sob seu poder e em sua companhia.

03.- A RESPONSABILIDADE DOS PAIS PELOS FILHOS...

Page 8: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE OUTREM.

03.- A RESPONSABILIDADE DOS PAIS PELOS FILHOS...

Trata-se de aspecto complementar do dever de educar os filhos e sobre eles manter vigilância.

Importante observar que nos dias atuais é fato comum que as crianças vivam grande parte do seu tempo em escolas, clubes e associações, sob a vigilância de outras pessoas que não os pais, cabendo verificar, em tais casos, de quem era efetivamente o dever de vigilância.

Page 9: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE OUTREM.

03.- A RESPONSABILIDADE DOS PAIS PELOS FILHOS...

Art. 932. São também responsáveis pela reparação civil:I - Os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia;

Page 10: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE OUTREM.

A responsabilidade dos tutores e ou dos curadores está assentada no mesmo fundamento – dever in vigilando – dos pais em relação aos filhos menores que vivam sub sua autoridade.

Art. 932. São também responsáveis pela reparação civil: II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condições;

04.- RESPONSABILIDADE DOS TUTORES E CURADORES.

Page 11: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

DIREITO CIVIL VII – RC POR FATO DE OUTREM.

Cumpre anotar, por oportuno, que existe por parte da doutrina e da jurisprudência um certo abrandamento ao examinar a posição do tutor ou curador, cumprindo-lhe exonerá-los sempre que demonstrado não terem agido com manifesta negligência.

04.- RESPONSABILIDADE DOS TUTORES E CURADORES.

Page 12: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

A responsabilidade do patrão, amo ou comitente decorre do poder hierárquico ou diretivo dessas pessoas. desse modo, o empregador responderá civilmente pelos atos que o empregado ou assemelhado vier a praticar no exercício ou em razão das atividades e das funções que lhe forem atribuídas.

05

A responsabilidade

do empregador ou assemelhado..

Page 13: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

Importante ressaltar que na hipótese do ato danoso ter sido praticado fora dos limites da preposição, sem nexo de causalidade com as atribuições do ofício, o empregador estará exonerado da obrigação. É o caso, por exemplo, do empregado que ao retornar à sua residência, ainda portando a farda da empresa, causar danos a outrem decorrentes de altercações com seu vizinho.

Page 14: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

Art. 932. - São também responsáveis pela reparação civil: ...III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele;

Page 15: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

Hotéis

Page 16: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

06.- RESPONSABILIDADE DOS HOTÉIS E SIMILARES.

A origem histórica dessa responsabilidade é romana, da época em que se impunha ao capitão do navio, dono de hospedaria ou estábulo a indenizar pelos danos e furtos praticados por seus prepostos em desfavor de seus clientes.

Vale observar que os avisos colocados nos hotéis, de que o estabelecimento não se responsabiliza pelos danos ou furtos de pertences dos hóspedes não tem valor algum. Essa cláusula de não indenizar só teria valor se fosse livremente negociada.

Page 17: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

.

.

.

07

Page 18: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

.

.

.

A RESPONSABILIDADE DOSESTABELECIMENTOS DE ENSINO.

A responsabilidade dos estabelecimentos de ensino está fixada de forma não muito clara no artigo 932, IV do Código Civil, onde se lê o seguinte:

Art. 932. São também responsáveis pela reparação civil:IV - os donos de hotéis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educação, pelos seus hóspedes, moradores e educandos;

07

Page 19: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

.

.

.

A RESPONSABILIDADE DOSESTABELECIMENTOS DE ENSINO.

O alcance da lei se espraia, nos dias atuais, aos estabelecimentos de ensino de forma geral, pois enquanto o aluno estiver no estabelecimento e portanto sob seus cuidados, será responsabilizado não só pelos danos a incolumidade do aluno como também pelos atos ilícitos praticados por este contra terceiros ou a outro educando.

07

Page 20: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

08.- RESPONSABILIDADE PELO PROVEITO DO CRIME.

Ação remonta ao direito romano, que responsabilizava os que tivessem obtido vantagem patrimonial.

Art. 932. São também responsáveis pela reparação civil: V - Os que gratuitamente houverem participado nos produtos do crime, até a concorrente quantia.

Page 21: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

.

.

.

09 RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS DE DIREITO PÚBLICO E DE DIREITO PRIVADO.

A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito público não depende da prova de culpa, exigindo apenas a realidade do prejuízo, a autoria e o nexo causal.

O mesmo não se pode dizer dos atos do Poder Judiciário, pois prevalece a opinião de que em face da independência dos poderes não pode o Executivo interferir nos atos do Poder Judiciário, não podendo, portanto, responder por tais matos.

Page 22: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

.

.

.

09 RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS DE DIREITO PÚBLICO E DE DIREITO PRIVADO.

O fato é que independentemente da corrente que procura subtrair o Estado da obrigação referente aos atos do Poder Judiciário, existe previsão constitucional que obriga o Estado a indenizar vítimas de erro judiciário.

Outrossim, no que tange à responsabilidade civil das pessoas de direito privado, a matéria já está esgotada quando se lê as disposições relativas aos empregados, amos e ou comitentes.

Page 23: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem

.

.

.

RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS DE DIREITO PÚBLICO E

PRIVADO.

O terceiro que suporta a obrigação de indenizar pode voltar-se contra o causador do dano para receber o que pagou, como prescreve o artigo 934 do Código Civil.

ART. 934. aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.

10

Page 24: Aula n ¦. 06 - da responsabilidade por fato de outrem