aula 2ª revelação, jesus

2
Tema: 2ª revelação, Jesus Objetivo Formativo: Esclarecer o novo conceito de Deus e da evolução, baseada na caridade e no amor ao próximo. Objetivo Informativo: Informar sobre a inovação dos ensinamentos, mostrar a importância da “Boa Nova” trazida por Jesus. Incentivação Inicial: Atividade de associação da parábola à moral que ela trás. Desenvolvimento: Quem é Jesus? É o filho de Deus e nosso irmão, que foi encarregado de nos trazer a “Boa Nova”, ou seja, os ensinamentos de caridade e amor ao próximo. Naquela época o povo ainda seguia as leis trazidas por Moisés. E os ensinamentos de Jesus, iam contra as leis de Moisés? Como Jesus disse, ele não veio destruir a lei, quer dizer, a lei de Deus; mas veio cumpri-la – apropriando-a ao adiantamento dos homens, com isso ele não ia contra as leis de Moisés. Moisés trouxe dez mandamentos, que foram mais tarde resumidos em dois mandamentos por Jesus. Que mandamentos foram esses? “Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”. Pois quem ama verdadeiramente à Deus, amará também suas criações, dentre elas o homem, cumprindo assim os dez mandamentos de Moisés. Quais foram as principais idéias trazidas por Jesus, e que inovaram as idéias pré – estabelecidas? A idéia de um Deus justo e bom, desmistificando o Deus cruel e punitivo, além disso ele trouxe a caridade e a reforma intima como ferramentas essenciais para se alcançar o “reino dos céus” (Frase que Jesus utilizava para exemplificar a perfeição espiritual). Jesus trouxe uma nova religião? Não, ele trouxe um ideal, a ferramenta para nossa evolução moral. Deus não é de um único povo privilegiado, mas o Pai comum ao gênero humano. Jesus vivenciou em si mesmo seus ensinamentos, mostrando que a verdadeira vida não está sobre a Terra, mas no reino dos céus. Mas não pode dizer tudo, pois naquela época não estávamos

Upload: mocidade-bezerra-de-menezes

Post on 26-Jan-2017

93 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 2ª revelação, jesus

Tema: 2ª revelação, Jesus

Objetivo Formativo: Esclarecer o novo conceito de Deus e da evolução, baseada na caridade e no amor ao próximo.

Objetivo Informativo: Informar sobre a inovação dos ensinamentos, mostrar a importância da “Boa Nova” trazida por Jesus.

Incentivação Inicial: Atividade de associação da parábola à moral que ela trás.

Desenvolvimento: Quem é Jesus? É o filho de Deus e nosso irmão, que foi encarregado de nos trazer a “Boa

Nova”, ou seja, os ensinamentos de caridade e amor ao próximo.

Naquela época o povo ainda seguia as leis trazidas por Moisés. E os ensinamentos de Jesus, iam contra as leis de Moisés? Como Jesus disse, ele não veio destruir a lei, quer dizer, a lei de Deus; mas veio cumpri-la – apropriando-a ao adiantamento dos homens, com isso ele não ia contra as leis de Moisés.

Moisés trouxe dez mandamentos, que foram mais tarde resumidos em dois mandamentos por Jesus. Que mandamentos foram esses? “Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”. Pois quem ama verdadeiramente à Deus, amará também suas criações, dentre elas o homem, cumprindo assim os dez mandamentos de Moisés.

Quais foram as principais idéias trazidas por Jesus, e que inovaram as idéias pré – estabelecidas? A idéia de um Deus justo e bom, desmistificando o Deus cruel e punitivo, além disso ele trouxe a caridade e a reforma intima como ferramentas essenciais para se alcançar o “reino dos céus” (Frase que Jesus utilizava para exemplificar a perfeição espiritual).

Jesus trouxe uma nova religião? Não, ele trouxe um ideal, a ferramenta para nossa evolução moral. Deus não é de um único povo privilegiado, mas o Pai comum ao gênero humano. Jesus vivenciou em si mesmo seus ensinamentos, mostrando que a verdadeira vida não está sobre a Terra, mas no reino dos céus. Mas não pode dizer tudo, pois naquela época não estávamos preparados para compreender o ensinamentos, trazidos algum tempo depois pelo Espiritismo.

Por isso lançou simplesmente as sementes da verdade, dando à ciência o tempo de progredir.

Fixação: Fazer quatro grupos e para cada um deles entregar uma frase e as questões referentes aquela frase. Depois expor as respostas.

Material: Folhas de questão, pranchetas, lápis e borracha.