arinos - ediÇÃo 916

8
Nesta edição o relato de quem veio ao município, contribuiu no seu desenvolvimento e cresceu junto com ele. Comércio prepara liquidação com super descontos Nova Mutum é destaque nacional em política de gestão e cultura Safra 2012/2013 terá mais crédito para médios produtores e cooperativas NOVA MUTUM 05 a 11 de Julho de 2012 Edição nº 916, ano 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A VERDADE LETRA A LETRA Pág. 04 Câmara aprova convênios e mudança em nome de secretaria Pág. 02 Pág.03 Nova Mutum completa 24 anos de muitas histórias Pular corda auxilia na coordenação motora dos membros Pág. 07 Pág. 02 ANUNCIE CONOSCO (65) 3308 2222 JORNAL Pág. 05

Upload: jornal-arinos

Post on 09-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Desde 1997 o Jornal Arinos é o mais expressivo veículo de comunicação de Nova Mutum (MT), tendo acompanhado o desenvolvimento social, político e econômico da região.

TRANSCRIPT

Page 1: ARINOS - EDIÇÃO 916

Nesta edição o relato de quem veio ao município, contribuiu no seu desenvolvimento e cresceu junto com ele.

Comércio prepara liquidação com super descontos

Nova Mutum é destaque nacional em política de gestão e cultura

Safra 2012/2013 terá mais crédito para médios produtores e cooperativas

NOVA MUTUM05 a 11 de Julho de 2012Edição nº 916, ano 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

A VERDADE LETRA A LETRA

Pág. 04

Câmara aprova convênios e mudança em nome de secretaria

Pág. 02 Pág.03

Nova Mutum completa 24 anos de muitas histórias

Pular corda auxilia na coordenação motora dos membros

Pág. 07

Pág. 02

ANUNCIE CONOSCO

(65) 3308 2222JORNAL

Pág. 05

Page 2: ARINOS - EDIÇÃO 916

[email protected]

(65) 3308.2222 Redação/Comercial

EXPEDIENTEDiretor Geral. Claudio Prestes Diretor Administrativo. Andrei Mariotti Reportagem. Kleber Gutierrez, Poliana Chaves, Marcos Junior Diagramação. Bruna Alves

Editado e distribuído porBFF Gráfica e Comunicação. Endereço: Rua dos Cedros, 39 N, Centro, CEP 78450-000, Nova Mutum, MT. O Jornal Arinos é im-presso na Gráfica ImpreNorte.

Circulação. Nova Mutum e região. Tiragem. 1 mil exemplares.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR05 A 11 DE JULHO DE 201202

Vacinação contra pólio entra na reta final

Prevista para encerrar na sexta-feira (6), a Campanha de Vacinação contra a Para-lisia Infantil já atingiu a mar-ca de 2.468 crianças imuni-zadas em Nova Mutum. Os dados são do balanço feito pela Vigilância Epidemioló-gica no fim do mês de junho.

A ação tem por objetivo va-cinar crianças menores de cinco anos contra a polio-mielite, doença contagiosa aguda que pode vir a para-lisar os membros inferiores.Até o dia 29 de junho, o ín-dice geral de cobertura va-cinal no município chegava a 91,88%, ante a meta de 95% a ser atingido em pú-blico estimado, pelo Minis-tério da Saúde, de 2.686 crianças.

A vacina VPO-Sabin, com-posta por uma gotinha, deve continuar disponível nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) até o dia 6 de julho, data em que a campanha é encerra-da em todo o país. Portanto, pais e responsáveis devem atentar para a necessidade de vacinar seus filhos até a data, levando sempre o car-tão de vacinação da criança.

No caso dos moradores de comunidades rurais, equi-pes da Vigilância Epidemio-lógica continuarão percor-rendo o interior a fim de que o público alvo da campanha seja atingido também na zona rural.

Em virtude da mudança na administração do Hos-pital Municipal, o posto de vacinação que operava na unidade de saúde agora está localizado em anexo ao PSF Araras. Vale lem-brar que o horário de aten-dimento para se realizar a imunização é de segunda à sexta-feira das 7h às 11h e de segunda à quinta-feira das 13h às 17h. As sextas-

-feiras, o atendimento no período da tarde se encerra às 15h. (KG)

Comércio prepara liquidação com super descontos

Kleber Gutierrez

O mutuense po-derá dispor de cinco dias para comprar, no comércio local, com descontos de até 70% em lojas de diferentes seg-mentos. A ação, de-nominada “Liquida Mutum”, deve ocor-rer entre os dias 10 e 14 de julho e é or-ganizada pela Asso-ciação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL).

A intenção do evento se concentra em liquidar produtos de ponta de estoque e ocorre pela primei-ra vez em Nova Mu-tum. Tal prática já é tradição em inúme-ras cidades brasilei-ras.

Uma das vanta-gens apontadas pe-

los organizadores consiste na redução de custos ao se pro-porcionar uma ação coletiva entre as em-presas.

“A Acenm/CDL tem a missão de fomen-tar o comércio local, criando oportunida-des como esta, que atende aos princí-pios do associati-vismo”, defendem os presidentes Car-los Alexandre Saito (Acenm) e Rodrigo Rigoni (CDL).

Para o empresário Carlos Cesar Porto, da loja A Esportiva, a expectativa com os resultados do evento são bastante positi-vo, visto que o clien-te virá à loja para adquirir os produtos com descontos de até 70%.

“Sempre participa-mos dos feirões e a expectativa é que dê

certo esta ação. Va-mos dispor de tênis para caminhada, rou-pas de ginástica fe-mininas, bolas e mui-tos outros produtos. A parte boa é que as pessoas poderão vir conhecer a loja, seu espaço e preços”, ob-serva Carlos.

De acordo com a Acenm/CDL, mais

de 50 empresas de-vem participar do 1º Liquida Mutum. Den-tre elas estão lojas de confecções, ma-teriais esportivos, de construção, pa-pelarias e cosméti-cos.

Ainda para o mês de julho, a organi-zadora pretende re-alizar a 2ª Feira de

Móveis e Paisagis-mo de Nova Mutum (Expomóvel 2012). Esta, prevista para os dias 20 e 22, no Salão Paroquial, será feita de forma simul-tânea com o 2º Su-per Feirão de Carros e Motos, que unirá concessionárias do município em um úni-co espaço.

Lojistas esperam repetir bons resultados de feirões na ação organizada pela Acenm/CDL

Câmara aprova convênios e mudança em nome de secretaria

Em sessão na últi-ma segunda-feira, os vereadores de Nova Mutum votaram sete Projetos de Lei e uma moção de pesar a fa-mília de José Perei-ra Neto. Na ocasião, nenhum dos repre-sentantes do legisla-tivo utilizou a tribuna, tendo em vista a pro-ximidade do período eleitoral.

Dentre os temas aprovados estão à autorização para que se celebre termo de convênio com a Se-cretaria de Aviação Civil da Presidência da República, com o objetivo de garantir ao município o direito de explorar os servi-ços aeroportuários no aeródromo Brigadei-

ro Eduardo Gomes.Também durante a

sessão, obteve voto favorável do Legis-lativo a proposta de convênio entre a Pre-feitura e o Centro de Cultura Matogrossen-se – CCM “Flor de Pi-qui”. Este ainda deve receber repasse de R$ 15 mil para cus-teio das atividades desenvolvidas pela organização.

Um projeto, a ser financiado junto a Centrais Elétricas Matogrossense S.A. (Cemat), tratou ainda da implantação de um modelo de eficiência energética no siste-ma de iluminação pú-blica em Nova Mutum. O mesmo está orça-do em R$ 2 milhões,

sendo 75% dos re-cursos provenientes do Fundo Eletrobrás e os outros 25% de contrapartida do mu-nicípio. O prazo para conclusão do projeto é de cinco anos.

Por fim, a Secreta-ria de Ação e Promo-ção Social passará

Dentre os temas aprovados está a criação de uma política de assistência social e projeto de eficiência energética da iluminação pública

agora a se chamar apenas Secretaria Municipal de Assis-tência Social. A alte-ração segue os pre-ceitos atuais do setor, que passa a ter agora também uma política própria de atuação ao se aprovar o Projeto de Lei nº 061, de 20

de junho de 2012.Nenhuma indica-

ção foi realizada e os vereadores também optaram por não uti-lizar a tribuna livre, tendo em vista a pro-ximidade do período eleitoral que se inicia oficialmente no dia 6 de julho. (KG)

Page 3: ARINOS - EDIÇÃO 916

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR05 A 11 DE JULHO DE 2012 03

SEMENTE DE FÉ

Igreja Casa da Bênção de Nova Mutum | Av. das Araras, 480 W – Centro | www.icbnovamutum.com.br

Filhos submissos (Ef. 6.1-4).

Por que devo obedecer a meus pais? Esta é uma pergunta que muitos filhos se fazem hoje. Eles olham para os seus pais e os acham ultrapassados. Pen-sam que são auto suficientes, sabem se cuidar e não precisam de ninguém. Esta pergunta é respondida na Bíblia, que diz: “porque isso é justo”. É certo honrar os pais. Os filhos devem respeitar seus pais e obedecer a eles. É a atitude natural. Filhos desobedientes são desagradáveis. Ninguém se sente tranqüilo quando vê um filho desrespeitar seu pai. É uma manifestação da pecaminosidade e da rebeldia humana. Além de dizer que os filhos devem obedecer a seus pais porque isso é justo, o texto diz também que este é “o primeiro mandamento com promessa”. A promessa é um reforço para que o mandamento seja cumprido e caracteriza a importância deste mandamento. Ela esta registrada no quinto da lista de dez mandamentos e diz “honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá (Ex 20.12)”. Os filhos que querem viver bem, ter uma vida feliz e viver mais tempo devem guardar esse mandamento. É importante lembrar também que obedecer aos pais é antes obedecer a Deus. Se alguém desres-peita seus pais, desobedece a Deus, que ordenou honrar os pais. Este é um grande desafio que deve ser levado a sério por todos os filhos, não importa a idade. Todos que têm seus pais ainda vivos, mesmo se já adultos e casados, devem seguir o exemplo de Jesus, que sempre respeitou seus pais. Ele pede que façamos o mesmo.

Pastor Christian Piovesan

Safra 2012/2013 terá mais crédito para produtor e cooperativas

Seca nos EUA pode influenciar na recuperação dos preços do milho

Com um volume maior voltado à exportação, tendência é de leve alta, estimulando produtores a voltarem a comercializar

Ascom Aprosoja

As lavouras de mi-lho dos Estados Uni-dos estão sendo afeta-das por uma onda de calor, resultando em seca e muita perda de umidade do solo. O último relatório do De-partamento de Agricul-tura norte-americano (USDA) divulgou uma perda no vigor das plantas das áreas de milho e reduziu os 52% de lavouras que estavam em bom es-tado para 45%. Esta diferença de sete pon-tos percentuais migrou para a classificação de áreas razoáveis a ruins.

Essa situação cli-mática já começa a in-terferir na produção do cereal e consequente-mente na cotação em Chicago. Segundo o Instituto Mato-grossen-se de Economia Agro-pecuária (Imea), nas duas últimas semanas de junho, guiada pela seca, a cotação do ce-

real aumentou 11,7% e atingiu na última sexta-

-feira (29) US$ 6,71 por bushel, valor que não era alcançado desde março deste ano.

Já os preços do mercado interno não se elevaram, pois por enquanto estão regi-dos pelo interesse de compra do mercado regional. “Essa alta no mercado vem a calhar neste momento em que os produtores de Mato Grosso estão com a co-lheita em pleno anda-mento, pois a tendência é ter um volume maior de milho destinado a exportação, o que po-derá influenciar no pre-ço do cereal em curto prazo, voltando a moti-var a comercialização”, destacou o analista de grãos do Imea, Cleber Noronha.

O último levanta-mento do Imea indica que a colheita do milho segunda safra alcan-çou 14,4% da área total deste ano, que é de 2,5

milhões de hectares. A projeção é que Mato Grosso tenha uma se-gunda safra de milho de aproximadamente 13 milhões de tonela-das, um recorde históri-co para a ‘safrinha’.

A região Oeste, que no último relatório era a mais adiantada com os trabalhos no campo, foi superada pela re-gião Médio-Norte, que já tem 16,2% da área colhida, num total de 1,2 milhão de hectares plantados com o cereal.

Os preços no mer-cado interno continu-am pouco atraentes para os produtores. Dados do Imea indi-cam que das 13 mi-lhões de toneladas previstas para Mato Grosso, 56% já foi comercializada. O vo-lume que ainda resta é quase que a safra inteira que o estado produziu no ano pas-sado, que foi de cerca de sete milhões de to-neladas.

Agência Brasil

O Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, lançado na quinta-fei-ra (28) pela presidenta Dilma Rousseff e o mi-nistro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, disponibilizará, a partir deste mês, R$ 115,2 bilhões para a agricul-tura empresarial. De acordo com o gover-no, os focos do pacote são o médio produtor, as cooperativas rurais e a produção susten-tável.

Para o médio pro-dutor, o crédito de R$ 6,2 bilhões oferecido na safra atual foi am-pliado para R$ 7,1 bi-lhões, com taxas de juros caindo de 6,25% para 5% ao ano. A maior parte, R$ 4 bi-lhões, será destinada a investimentos. A ren-da bruta anual máxima para enquadramento no Programa Nacional de Apoio ao Médio Pro-dutor Rural (Pronamp)

foi elevada de R$ 700 mil para R$ 800 mil e o limite de crédito, que era R$ 400 mil, passa para R$ 500 mil.

No ano mundial do cooperativismo, o go-verno aumentou o limi-te de financiamento por cooperativa de R$ 60 milhões para R$ 100 milhões dentro do Pro-grama de Desenvol-vimento Cooperativo para Agregação de Va-lor à Produção. Agro-pecuária (Prodecoop) e de R$ 25 milhões para R$ 50 milhões para capital de giro no Programa de Capitali-zação de Cooperativas Agropecuárias (Pro-cap-Agro). Já o Pro-grama Agricultura de Baixo Carbono (ABC), com poucos contratos na safra passada e que nesta conseguiu supe-rar a barreira de R$ 1 bilhão em contratos, teve, mesmo assim, seu volume de recur-sos ampliado de R$ 3,15 bilhões para R$

3,4 bilhões e é consi-derado uma prioridade de governo.

Do total de crédito financiado com recur-sos públicos, R$ 86,9 bilhões se destinam às operações de custeio e comercialização e R$ 28,2 bilhões a investi-mentos, com taxa anu-al de juros de 5,5% ao ano. Para o custeio, o limite de financiamento passa de R$ 650 mil para R$ 800 mil por produtor e, para co-mercialização, de R$ 1,3 milhão para R$ 1,6 milhão.

O governo manteve, no novo plano, o com-promisso de utilizar os mecanismos de apoio à comercialização dos produtos do agrone-gócio com base em estimativas do custo variável. Além disso, para contemplados na Política de Garantia de Preços Mínimos, está previsto o aumento de vários produtos em ní-vel nacional e regional.

Governo manteve compromisso de utilizar mecanismos de apoio à comercialização dos produtos do agronegócio com base em estimativas do custo variável

Comercialização da nova safra de soja do país atinge 33%Redação /

Reuters

Dados da consulto-ria Safras & Mercado, divulgados na terça-

-feira (3), apontam que as vendas da sa-fra de soja brasileira 2012/13 já atingiram 33% do potencial de 79,4 milhões de tone-ladas. Há um mês, o indicador apontava a antecipação de ven-da da nova safra em 25%.

Para o analista da Safras, Flávio Fran-ça Jr., as vendas tem apresentado ritmo mais forte do que o habitual.

"O produtor tem dois objetivos: apro-veitar preços, em re-ais, aproveitando a trava cambial; e ante-cipar as compras de insumos, principal-mente os fertilizantes, que já subiram de

preço", observa Flá-vio.

A média de ven-das antecipadas em safras anteriores era de 6%. Em relação à safra 2011/12, que está sendo encerrada, as vendas totalizam 92%, segundo dados coletados pela Safras até 29 de junho. Em igual período do ano passado, o volume comercializado era de 71% do volume colhido.

"Levando-se em conta uma safra esti-mada em 66,331 mi-lhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 60,9 milhões de to-neladas", afirmou em nota a consultoria.

No último levanta-mento da Safras, no início de junho, o vo-lume de vendas era de 86%.

"Desta vez a motiva-

ção das vendas ficou concentrada na variá-vel preço, que voltou a bater recordes con-secutivos nas últimas semanas", ressaltou a Safras.

O indicador diá-rio de preços Cepea/BMF&Bovespa para a soja em Paranaguá, que serve como re-ferência para o mer-cado em todo o país, opera nos últimos dias acima de 71 re-ais a saca de 60 kg, acumulando alta de 45 por cento desde o início do ano.

As cotações no mercado no Brasil, que está na entres-safra, ganham sus-tentação do mercado internacional, com uma seca ameaçando a produção em 2012 dos Estados Unidos, os maiores produto-res da oleaginosa.

Page 4: ARINOS - EDIÇÃO 916

´FARMACIAS

DE 30/06 A 06/07

CENTRO Drogaria Farma Mais

Avenida Mutum, 430 N3308.4165

Farmácia BrasilAvenida dos Canários, 128 N

3308.2530

BAIRROFarmácia Bio Farma

Avenida das Araras, 1560 W3308.3832

Farmácia Santa HelenaAvenida das Seriemas, 751 W

3308.1894

DE 07/07 A 13/07

CENTROFarmácia Nativa

Avenida Mutum, 367 W3308.1616

Drogaria AvenidaAvenida Mutum, nº 585 W

3308.3400 / 3308.1847

BAIRROFarmácia Brasil

Avenida das Araras, nº 156 W(65) 3308.4222

Farmácia Nativa 3Rua dos Cedros, nº 2312 W

(65) 3308.3309

Nova Mutum é destaque nacionalem política de gestão e cultura

Redação

Em uma semana, Nova Mutum recebeu duas menções quanto aos avanços em de-fesa dos direitos da criança e do adoles-cente, bem como da constituição de um Pla-no Municipal de Cultu-ra. A primeira delas foi concedida, através de premiação, por orga-nizações do terceiro setor de renome inter-nacional e a segunda postada no site do Mi-nistério da Cultura.

No dia 27 de junho, em Brasília, a Funda-ção Abrinq e a Save the Children contem-plaram o município com os títulos do Pro-grama “Prefeito Amigo da Criança” e “Des-taque Nacional”, ao se observar avanços na melhoria de indi-cadores como saúde

e educação, além da ampliação do diálogo com a sociedade, com outros órgãos públicos e do trabalho integra-do visando qualificar as políticas públicas volta-das ao atendimento de crianças e adolescen-tes.

Para a obtenção de ambos os prêmios fo-ram avaliadas as ações governamentais na gestão 2009 – 2012, através de indicadores oficiais, tais como: co-bertura e frequência es-colar, atendimento de saúde, entre outros.

De acordo com a articuladora municipal no Programa, Janete Aparecida Soares, “a adoção da metodologia proposta pela Abrinq / Save the Childen pro-porcionou melhorar o nosso trabalho e imple-mentar novas ações e projetos no município,

que melhoraram a vida de inúmeras crianças e adolescentes”.

Para Janete, o gran-de mérito no período avaliado se concentra no setor da educação e na redução do tra-balho infantil em Nova Mutum. A diferença, de acordo com a articu-ladora, pode ser men-surada no número de crianças que passaram a ser atendidas por pro-gramas sociais.

“Esse trabalho preci-sa ser contínuo e não é porque se ganhou o prêmio que ele irá parar. Agora é preciso intensi-ficar ainda mais, tendo em vista o destaque re-cebido pelo município. Já vamos iniciar a nova etapa”, conta Janete.

No caso da cultu-ra, o blog do Sistema Nacional de Cultura (SNC) traz um texto em que destaca o municí-

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR05 A 11 DE JULHO DE 201204

pio como pioneiro ao implantar um plano mu-nicipal para o setor nos próximos dez anos.

“Ver a cultura de Nova Mutum ganhar visibilidade em âmbito nacional é a ratifica-ção de um proposta de trabalho, por meio da valorização da di-versidade, concretizar uma política pública de inclusão, que por meio da transversalidade e da interdisciplinaridade, oportuniza acesso a to-dos, especialmente a jovens e crianças”, co-memora o presidente do Conselho Municipal

de Cultura, Lauri Luís Rauber.

Durante a 3ª Con-ferência Municipal de Cultura, realizada no dia 29 de junho, o pro-jeto do Plano Municipal de Cultura foi aprova-do por entes públicos e da iniciativa privada. Agora o texto, constru-ído pelos atores cultu-rais de Nova Mutum, deve receber as ade-quações finais quanto a sua redação para logo ser encaminhado à Câmara Municipal, onde após analisado e votado pode vir a se tornar lei.

Município recebeu prêmio de “Destaque Nacional” da Abrinq/Save the Children e menção em site do Ministério da Cultura

Page 5: ARINOS - EDIÇÃO 916

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR05 A 11 DE JULHO DE 2012 05

Poliana Chaves /Kleber Gutierrez

Imagine chegar a um lugar ainda pou-co habitado, quando a BR-163 ainda nem existia. Essa é história da cabeleireira Leoni-des Baldissera, tam-

Ontem Hoje

Nova Mutum completa 24 anos de muitas históriasUm retrato do município que se emancipou político-administrativamente de Diamantino em 1988, através das pessoas que aqui chegaram e construiram sua história

bém conhecida como “Nega do Salão”, que chegou a Nova Mutum aos oito anos de idade junto com a família que migrou do Rio Grande do Sul em um Corcel II, carregado de manti-mentos.

“Meu pai gostou mui-to da região e resolveu arriscar vir para cá, por-que o lugar em que es-tava ele acreditava não ter futuro algum para a gente. Ao chegar a Cuiabá começamos a perguntar: Estamos chegando? Meu pai respondia: - É logo aí. Mas não chegava nun-ca”, conta Leonides.

Aqui tivemos uma junção de objetivos com oportunidades”

Valquíria Roncat

“Daquela época tenho muitos alunos que vejo hoje no comércio. [...] Eu

contribui para alguma coisa”Professora Cida

“Foi muito prazeroso, porque vemos hoje em dia o resultado do crescimento da cidade e temos de tudo aqui.”

Leonides Baldissera

A maior surpresa da família foi descobrir que iria morar em uma bar-raca na fazenda, bem parecida com aquelas que as pessoas usam para ir acampar quan-do saem a pescar.

No quesito comida, em alguns momentos

houve sufoco, em es-pecial nos períodos de chuva. De acordo com a cabeleireira, o pes-soal se juntou certa vez e foi de trator até Diamantino em uma viagem que durou oito dias para ir e voltar.

Contudo, ao ava-liar as dificuldades do passado e o desenvol-vimento do presente, Leonides lembra com orgulho da decisão do pai, hoje já falecido.

“Foi muito prazero-so, porque vemos hoje em dia o resultado do crescimento da cidade e temos de tudo aqui. Então, falo que vou

prestar uma homena-gem ao meu pai, por-que se ele fosse vivo teria muito orgulho de ver à proporção que a nossa cidade ganhou. Graças a ele estamos aqui e valeu a pena qualquer sofrimento”, relata Leonides.

A professora Apare-cida Ferreira Luiz Gal-dino, ou apenas profes-sora Cida, também tem muita história para con-tar sobre o tempo em que já vive Nova Mutum. Sua filha, juntamente com a cidade, completa 24 anos em 2012. Mas o passado tem suas

lembranças marcantes, como o pão com gosti-nho de gasolina.

“Vivemos uma vida de índio mesmo. De caçar, de pescar e es-perar paca. Daquela época o que mais me recordo é do pão fran-

cês com gosto de ga-solina, porque quando meu padrinho chegava de caminhão, por mais embalado que esti-vesse o pão chegava com gosto de gasolina”, conta Aparecida que teve o avô como gran-de incentivador dos es-tudos.

Hoje, com mais de meio século de vida, Cida fica feliz ao recor-dar a responsabilidade de ser professora de 87 crianças em 1987. Na época, a merenda chegava a sua casa e era transportada até a escola na cabeça.

“Acabei assumindo a responsabilidade de pegar a escola, mesmo não querendo, mas co-mecei a trabalhar e pe-gar gosto. Daquela épo-ca tenho muitos alunos que vejo hoje no comér-cio. Pessoas bonitas de

terno e gravata que me cumprimentam. Eu con-tribui para alguma coisa. Para o crescimento pro-fissional e de caráter”, conclui Cida.

No comércio, a pre-cisão de Madalena Bal-binot, sócia-proprietária da Eliane Center, é

quanto a sua chegada a essas terras.

“Chegamos em 6 de setembro de 1985, já com os volumes para montarmos a loja. Na época era mais gente do interior que morava na fazenda e aqui na ci-dade mesmo dava para contar os moradores que haviam. Digo que chegamos na época certa, porque não tinha muita coisa e monta-mos o comércio que foi crescendo junto com o município, graças ao povo daqui. Estamos super contentes com o nosso comércio”, relata Madalena.

Muitas outras histó-rias poderiam ser con-tadas nestas páginas, como o do grupo de empresários paulistas capitaneados por José Aparecido Ribeiro, que adquiriram esta exten-sa área de terras em 1966 e deram início a

um futurístico projeto de colonização.

Antes pertencente a Diamantino, Nova Mu-tum comemorou, no dia 4 de julho, 24 anos de emancipação político-

-administrativa. Um tra-balho coletivo em uma terra abundante não apenas em grãos, mas em pessoas que acre-ditaram ser este o lo-cal ideal para constituir suas famílias e realizar sonhos.

Como complementa a bibliotecária Valquíria Roncat, “aqui tivemos uma junção de obje-tivos com oportunida-des”.

N O V A M U T U M 2 4 A N O SEssa história também foi escrita em nossas páginas.

JORNAL

Page 6: ARINOS - EDIÇÃO 916

EMPREGOS

PÓLO AR Função: Soldador com experiência em chapiação.Contato:(65) 3308-3022, falar com Edson.

Função: Frentista (sexo masculino).Contato:(65) 9919-4529, falar com Jackson.

CLASSIFICADOS

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR05 A 11 DE JULHO DE 201206

A empresa FRM COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO DE PRO-DUTOS VETERINÁRIOS -ME , situada em Nova Mutum/MT, à Avenida dos Canários, nº 337 S – Loteamento Comercial José Aparecido Ribeiro, Inscrição Estadual n.º 013.312.461-4 e CNPJ n.º 07.672.459/0001-80, comunica o extravio de 04 blocos de nota fiscal, número de série D, modelo 02, do n.º 051 ao n.º 250, emiti-das em três vias no dia 10/02/2006.

Page 7: ARINOS - EDIÇÃO 916

Horóscopo Áries (21/3 a 20/4)

Esperanças renovadas. Este é o momento de utilizar todo o seu potencial em busca de felicidade, prosperidade e prazer. Seu magnetismo pessoal ganha uma força extra neste perío-do. Isso significa que deverá prestar mais atenção ao redor para identificar as boas oportunidades, tanto nos negócios quanto nas relações sociais. Se você possui um projeto em mente, lance-o.

Touro (21/4 a 20/5)Fase muito boa para a renovação de compromissos, tanto

no campo profissional quanto nas relações afetivas. Preste aten-ção nas pessoas e identifique com quais delas você realmente pode contar. Estabeleça padrões claros para lutar por seus ob-jetivos, pois este período é bastante produtivo. Crescimento à vista. Promova a sua volta o entendimento buscando o diálogo

Gêmeos (21/5 a 20/6)Permaneça seguindo o ritmo positivo da vida. Você está in-

gressando numa ótima fase e deve tirar o máximo proveito das situações cotidianas. Os projetos realizados nos períodos ante-riores começam a apresentar os primeiros resultados práticos e positivos. Isso significa que a prosperidade está chegando. Não perca o foco de suas ações, seja perseverante. Boa sorte.

Câncer (21/6 a 21/7)A sua sensibilidade está num nível muito alto. Cuidado para

não se magoar com pequenas situações sem importância do dia a dia. É mais sensato avaliar o que realmente vale a pena do que ficar administrando problemas sem solução imediata. Evite des-gastes desnecessários. Uma viagem ou compartilhar momen-tos agradáveis junto aos amigos e a família é o recomendado.

Leão (22/7 a 22/8)Está na hora de notar que de nada adianta tentar resolver to-

dos os problemas de uma só vez. Tudo tem o tempo certo de acon-tecer e com calma e paciência as situações do cotidiano acabam encontrando os próprios caminhos. Cada vez que você concentra muita energia num mesmo ponto, o desgaste emocional e energé-tico aumenta. Vá com cuidado, mais observando do que agindo.

Virgem (23/8 a 22/9)Deste período em diante, com as baterias recarregadas,

lance projetos, sonhos e desejos ao mundo. Esta é uma boa fase, então aproveite toda e qualquer oportunidade de cresci-mento e prosperidade. Na área profissional, busque a simplici-dade de ação. Nos relacionamentos, o momento pede harmo-nia e paz de espírito. Reserve tempo para o lazer e o descanso.

Libra ( 23/9 a 22/10)Terá prosperidade e equilíbrio neste período. É nesta épo-

ca do ano que você sente toda força da natureza a sua volta. Os relacionamentos ficam mais intensos, os projetos fluem com naturalidade, a necessidade de compartilhar bons momentos aumenta e tudo acaba sendo mais produtivo. Dê asas à ima-ginação, abra a mente e o coração para novas experiências.Escorpião (23/10 a 21/11)

Daqui para a frente, você deve escolher entre encerrar uma etapa da vida ou persistir mais um pouco dando uma chance ao destino. As duas opções são válidas, desde que não haja ansiedade em qualquer uma delas. Sua essência é dinâmica e qualquer tipo de impaciência pode representar riscos a seus projetos. É importante manter a cabeça fria com naturalidade.

Sagitário (22/11 a 21/12)

Capricórnio (22/12 a 20/1)

Aquário (21/1 a 19/2)

Peixes (20/2 a 20/3)

Tente encontrar um ponto de apoio para novos projetos. Você necessita trocar idéias e sugestões. Só assim os horizontes fi-carão mais claros. Nada de orgulho. Ouça os amigos e busque aconselhamento. Nesta fase toda ajuda será muito bem-vinda, desde que haja um firme propósito de sua parte em aceitá-

-la de coração aberto. A criatividade está no ar. Aproveite bem.

O grande desafio será buscar o equilíbrio entre ação e fi-nalização. Você possui vários projetos em andamento e é ne-cessário estipular um prazo coerente e razoável para terminar alguns deles. Isso não significa pressa, mas, sim, clareza de in-tenções e objetivos. Se for necessário, busque a orientação de uma pessoa mais experiente ou o apoio da família. Boa sorte.

Você atravessa boa fase para os negócios e a prosperida-de profissional. Continue incentivando o seu lado criativo para atrair oportunidades reais e concretas rumo ao sucesso. Não é momento para dúvidas. Acredite em sua capacidade de trans-formação e vá em frente com coragem e determinação. Várias portas estarão se abrindo à medida que agir com confiança.

Quando você acredita que é capaz de mudar o seu destino, várias portas são abertas de maneira quase automática. Con-fiança é a palavra-chave do período. Continue utilizando todo seu potencial em busca do bem viver. Deixe claro sua proposta de vida, principalmente para as pessoas íntimas. Uma ajuda po-derá acontecer de onde você menos espera. Preste atenção!

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR05 A 11 DE JULHO DE 2012 07

COPA DO BRASIL

Quarta-feira, 11/07/2012

21h50 | Couto PereiraCoritiba x Palmeiras

BRASILEIRÃO – SÉRIE A

Sábado, 07/07/2012

18h30 | Beira RioInternacional x Cruzeiro

Domingo, 08/07/2012

16h00 | Vila BelmiroSantos x Grêmio

16h00 | EngenhãoFluminense x Flamengo

16h00 |MorumbiSão Paulo x Coritiba

18h30 | Moisés LucarelliPonte Preta x Palmeiras

18h30 | Ilha do RetiroSport x Corinthians

18h30 | IndependênciaAtlético-MG x Portuguesa

TABELA DE JOGOS

Pular corda auxilia na coordenação motora dos membros

Redação / Agência do Rádio

Comumente associa-do a brincadeiras infan-tis, o ato de pular corda pode ser uma importan-te ferramenta para se desenvolver a coorde-nação motora, a saúde cardiovascular e o con-dicionamento físico.

De acordo com o doutor e professor em Educação Física da Uni-versidade de Brasília (UnB), Alexandre Jack-son Cham Vianna, quan-do se realiza a atividade há um trabalho biométri-co de força e velocidade conjuntas para o salto se concretizar, ganhar altura e velocidade.

“Se você conseguir pular corda durante um tempo significativo e repetir muito esse mo-vimento você tem um ganho de capacidade cardiorrespiratório seja anaeróbico ou aeróbico”, observa Alexandre.

O jogador de bas-quete Jamir Garcez já

incorporou o uso da cor-da nos treinamentos de condicionamento. Para ele, a atividade tem ga-rantido maior agilidade nos jogos, visto que ga-rantiu “maior resistência nas pernas”.

A prática, mesmo que realizada por quem não é atleta, agrega outros benefícios além do fa-tor resistência. Dentre eles estão à melhora na capacidade respiratória, coordenação motora e agilidade.

Contudo, o professor Alexandre lembra que é preciso cuidar na forma com que se pula, pois

“quem pula corda e se apoia muito no calca-nhar, provavelmente vai ter algumas lesões de articulações. Principal-mente, nos joelhos e na coluna também”.

Por isso, a indica-ção é escolher lugares apropriados para pular corda como, por exem-plo, pisos macios, com carpetes ou superfícies cobertas de madeira.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 12

CCBOITOHORAS

URNAAFETAPPARECER

TOCAMRDADOCETRO

BERROAURACRINAMDCREPETEEE

SINAAMBOSSTACERVOTINTAAO

POSENESSETSTAL

ACARPETADO

A hóstia,para os

católicos(Catol.)

Na moda(gíria)

Pancadacomo a

palmada

Encanto;simpatia

Ficacurado

Períodode sonoideal aohomem

Produzlesão em

Boca de (?), crimeeleitoral

Formatodo chapéude burro

Antônimode “apa-

gado”

Grito altoe forte de

umapessoa

MáximoDivisorComum(sigla)

Destino;sorte(fam.)

Conjuntodas obras

de ummuseu

Materialde

trabalhodo pintor

Comer, em inglês

Cadapeça que

constitui acorrente

Artigodefinidofemininosingular

Litro(símbolo)

Dádiva;oferenda

Tecla de gravadores

Utensílio parafazer omelete

Asseme-lhar-se

Cliente debanco

Bastãodo rei

Pedaço demadeira

BrisaJogador

comoRomário

Bairro deSão Paulo

MO “cabelo”do cavaloDiz maisuma vez

Todos osdois

Ari Toledo,humorista

É feita pelamodelo

Coberto com tapetepreso ao chão

Concede A bebida

dospiratas

Abrigo dotatu e docoelho

Piedade

Em + esseConsoan-

tes de“sapo”

Erre

Santa(abrev.)

3/eat. 5/cetro — crina. 6/acervo — oferta. 11/correntista.

Exercício simples pode melhorar a capacidade cardiorrespiratória e fortalecer a musculatura

Page 8: ARINOS - EDIÇÃO 916

C l i c k # Na véspera do aniversário de Nova Mutum, teve muita festa ao som de artistas regionais e da dupla Fernando & Sorocaba. Afinal, é preciso comemorar em alto estilo os 24 anos de uma cidade que acolhe e oportuniza crescer junto com ela.As imagens são de Marcio Wender.

# O dia 4 de julho de 2012 ficará marcado na memória dos corintianos. O repórter Kleber Gutierrez registrou um pouco da festa dos torcedores, na Avenida Mutum, após o time conquistar a Libertadores 2012.