jornal arinos - ediÇÃo 885

12
A verdade letra a letra Distribuição Gratuita Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 www.grupoarinos.com.br [email protected] [email protected] www.twitter.com/grupoarinos Página 5 CIDADES VARIEDADES GERAL Página 4 PRF e PM apreendem cerca de 70 quilos de maconha Uma ação conjun- ta envolvendo a Polí- cia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) de Nova Mutum apreendeu, na madru- gada da última terça- -feira (29), cerca de 70 quilos de maconha com três passageiros, sen- do um deles adolescen- te. Estes estavão em um ônibus que fazia o itinerário Porto Alegre (RS) – Santarém (PA). Durante a revista no bagageiro do ônibus, realizada no posto da PRF próximo ao Posto Gil, os policiais consta- taram forte odor de en- torpecente, o que levou a detenção de Tiago da Silva Sampaio, 28 anos, e do adolescente J.V.S., de 17 anos. Idoso permanece desaparecido e família reforça apelo Página 4 Enquete ajuda na escolha dos shows da Expomutum 2012 está disponível no site oficial do muni- cípio (www.novamutum. mt.gov.br), uma enquete que vai auxiliar na de- finição dos shows que serão contratados para animar a Expomutum 2012, programada para os dias 06 e 10 de junho. Os internautas podem fa- zer suas indicações até o dia 12 de dezembro e a confirmação das atra- ções deve ser feita até o mês de janeiro. De acordo com Diego Fernandes, coordenador de Turismo da Secreta- ria de Indústria, Comér- cio e Turismo, a enquete é uma forma de tornar a escolha dos shows mais participativa. POLÍTICA Prefeito anuncia registro dos loteamentos Ranchão e Aeroporto O prefeito Lírio Lau- tenschlager reuniu-se, na segunda-feira (28), com os veículos de comunicação de Nova Mutum, para anunciar oficialmente o registro definitivo do Loteamen- to Ranchão, na comu- nidade Ranchão (50km da sede) e também do Loteamento Aeropor- to, que vai promover o crescimento urbano na região oeste da cidade. No caso do Ran- chão, a comunidade existe há aproximada- mente 30 anos e os moradores ainda não possuíam o título de propriedade de seus lotes. Eles foram re- gistrados em nome do município, que na se- qüência fará o repasse para os moradores, de maneira que cada um providencie a sua es- critura. Desde 2009, o departamento trabalha- va nos trâmites do pro- cesso de regularização. Página 3 ESPORTES Cartões aplicados durante Campeonato de Futebol Sete se transformam em doação para Apae Em uma ação solidária as equipes que disputaram o Campeonato Municipal de Fu- tebol Sete, encerrado há uma semana, entregaram na terça- -feira (29) cerca de 200 quilos de alimentos arrecadados duran- te a competição para a Escola Especial “Sonho e Esperança”, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) local. Página 9 Conheça a bela da semana Página 12 MT: Chuvas irregulares estão afetando lavouras de soja Página 5 AGRO Ruas e avenidas de Mutum receberão novas placas Página 6

Upload: jornal-arinos

Post on 16-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Desde 1997 o Jornal Arinos é o mais expressivo veículo de comunicação de Nova Mutum (MT), tendo acompanhado o desenvolvimento político e econômico da região.

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

A verdade letra a letra

Distribuição Gratuita Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885

[email protected] [email protected] www.twitter.com/grupoarinos

Página 5

CIDADES

VARIEDADES

GERALPágina 4

PRF e PM apreendem cerca de 70 quilos de maconha

Uma ação conjun-ta envolvendo a Polí-cia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) de Nova Mutum apreendeu, na madru-gada da última terça-

-feira (29), cerca de 70 quilos de maconha com três passageiros, sen-do um deles adolescen-te. Estes estavão em um ônibus que fazia o

itinerário Porto Alegre (RS) – Santarém (PA).

Durante a revista no bagageiro do ônibus, realizada no posto da PRF próximo ao Posto Gil, os policiais consta-taram forte odor de en-torpecente, o que levou a detenção de Tiago da Silva Sampaio, 28 anos, e do adolescente J.V.S., de 17 anos.

Idoso permanece desaparecido e

família reforça apeloPágina 4

Enquete ajuda na escolha dos shows da Expomutum 2012 Já está disponível

no site ofi cial do muni-cípio (www.novamutum.mt.gov.br), uma enquete que vai auxiliar na de-fi nição dos shows que serão contratados para animar a Expomutum

2012, programada para os dias 06 e 10 de junho. Os internautas podem fa-zer suas indicações até o dia 12 de dezembro e a confi rmação das atra-ções deve ser feita até o mês de janeiro.

De acordo com Diego Fernandes, coordenador de Turismo da Secreta-ria de Indústria, Comér-cio e Turismo, a enquete é uma forma de tornar a escolha dos shows mais participativa.

POLÍTICA

Prefeito anuncia registro dos loteamentos Ranchão e AeroportoO prefeito Lírio Lau-

tenschlager reuniu-se, na segunda-feira (28), com os veículos de comunicação de Nova Mutum, para anunciar ofi cialmente o registro defi nitivo do Loteamen-to Ranchão, na comu-nidade Ranchão (50km da sede) e também do

Loteamento Aeropor-to, que vai promover o crescimento urbano na região oeste da cidade.

No caso do Ran-chão, a comunidade existe há aproximada-mente 30 anos e os moradores ainda não possuíam o título de propriedade de seus

lotes. Eles foram re-gistrados em nome do município, que na se-qüência fará o repasse para os moradores, de maneira que cada um providencie a sua es-critura. Desde 2009, o departamento trabalha-va nos trâmites do pro-cesso de regularização.

Página 3

ESPORTES

Cartões aplicados durante Campeonato de Futebol Sete se transformam em doação para Apae

Em uma ação solidária as equipes que disputaram o Campeonato Municipal de Fu-tebol Sete, encerrado há uma semana, entregaram na terça-

-feira (29) cerca de 200 quilos de alimentos arrecadados duran-te a competição para a Escola Especial “Sonho e Esperança”, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) local.

Página 9

Conheça a bela da semanaPágina 12

MT: Chuvas irregulares estão afetando lavouras de soja

Página 5

AGRO

Ruas e avenidas de Mutum receberão

novas placas

Página 6

Page 2: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

CNPJ: 08.984.074/0001-11Insc. Estadual: IsentoEndereço: Rua dos Cedros, 39 NCentro - Nova Mutum - MTCEP: 78450-000FONE (fax): 0xx65-3308-2222Diretor Geral: Claudio PrestesDiretor Administrativo: Andrei MariottiImpressão: Gráfica ImpreNorteReportagens: Silvio Mori (DRT 844/MS), Poliana Chaves e Kleber Gutierrez.Diagramação: José Augusto Louzada Neponoceno

Circulação: Nova Mutum, Sorriso, Sta Rita do Trivelato e SinopTiragem: 1 mil exemplares

[email protected] / [email protected]

Jornal

ArinosAssine:

3308-2222

Jornal Arinos Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 2

ARTIGO 1

Versões e fatosQualquer cida-

dão tem um ami-go ou algum co-nhecido que fala mais do que o necessário. Es-sas pessoas in-ventam histórias e aumentam ou-tras.

Todo fato de grande reper-cussão constitui--se de várias versões e de diversas ver-dades, além de não existir quem na face da Terra não tenha pre-senciado. A deci-são da Copa do Mundo de futebol de 1950 é seu exemplo máxi-mo. São comuns livros alegarem trazer a única verdade sobre determinado fato. Muitos desses li-vros vêm depois de outros que já assumiam exclu-sividade sobre a versão verdadei-ra.

Na política, as várias ver-sões são meto-dicamente cria-das, de forma proposital, para

confundirem a única verdade dos fatos. Nes-sas, o exagero é a regra, prin-cipalmente na dissimulação por partes dos prota-gonistas. Alguns exemplos são corriqueiros. Os pré candidatos a cargos eletivos sempre negam que serão can-didatos; quan-do eleitos, eles afirmam catego-ricamente que cumprirão seus mandatos por in-teiro. Antonio Pa-locci, sempre ele; e José Serra, po-lítico desde sem-pre, vão além, assinam e regis-tram em cartório.

Artistas e jo-gadores também aumentam o le-que de negações afirmativas. No início da carrei-ra tomam a fren-te das câmeras, aparecem na noi-te agarrados com “amigos”, avisam a imprensa de todos os eventos, mas a cara de espanto vem se-

guida da pergun-ta de como fo-ram descobertos. Quando vem a fama, pisoteiam os mesmos que antes não con-seguiam des-viar as câmeras. Na camada so-cial dos comuns, também existem esses disfarces. Os aniversários surpresas só não são para os es-pantados aniver-sariantes.

São situações chatas, mas nem sempre trazem prejuízo real à sociedade. Já quando se trata de ação gover-namental nega-da, os resultados são catastróficos.

Há anos, no Rio de Janeiro, c o m u n i d a d e s inteiras faziam o quê, como e quando os che-fes do tráfico determinassem. Era a própria so-brevivência em jogo. Ainda exis-tem lugares onde os entes públicos não adentram há muitas décadas.

Assim como todo o Brasil sabia, todas as autori-dades respon-sáveis negavam. Então, vieram a implantação das Unidades de Po-lícia Pacificadora – UPPs. Quando o território é re-tomado pelo Es-tado, o símbolo maior é o haste-amento das ban-deiras do Brasil e do estado do Rio de Janeiro. Não existe pro-va maior da exis-tência de nichos nacionais com soberania comu-nitária. Apesar da negativa das autoridades, os fatos nunca per-doaram nem per-doam as falsas versões, embora a imprensa brasi-leira se recuse a mostrar a voz da autoridade ne-gando e depois se vangloriando da bandeira a tremular no alto do morro.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP

Bacharel em direito

Condicionalidades do Bolsa FamíliaNesta semana, as unidades do Programa de

Saúde da Família (PSF) ampliaram o atendimento até as 19h para atender os beneficiários do Bolsa Família. A ação encerra-se amanhã (2).

A medida teve por objetivo facilitar o cumprimen-to das condicionalidades para o recebimento do benefício, tais como a atualização dos dados ca-dastrais dos integrantes da família e informações quanto a peso, altura, vacinas e acompanhamento de gestantes durante o pré-natal.

De acordo com a Secretaria de Ação Social de Nova Mutum, 982 famílias recebem regularmente o benefício do Bolsa Família no município. Tal moni-toramento também é utilizado pelo governo federal para fiscalizar a qualidade do serviço público de saúde.

Petrobras pesquisa existência de petróleo em Nova Mutum

A investigação sobre a existência de petróleo ou gás pela empresa Petrobras na Bacia do Parecis tem previsão para ser concluída em fevereiro de 2012. Dentre as cidades em que as bases de pes-quisa foram instaladas está Nova Mutum.

No município, cerca de 40 pessoas estão envol-vidas com atividades administrativas e de suporte as pesquisas, sendo o trabalho realizado por meio de uma empresa contratada pela Petrobras que apenas acompanha e fiscaliza as atividades.

Por enquanto, são realizados apenas testes exploratórios para avaliar o potencial de produção de uma eventual descoberta de petróleo ou gás na região.

O processo possui a concessão de exploração fornecida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e licença de ope-ração emitida pela Secretaria de Estado Meio Am-biente (Sema).

A área estudada pela contratada da Petrobras compreende 17.505 quilômetros quadrados, sendo as outras bases de pesquisa instaladas em Sorriso e Nova Ubiratã.

Taxa de divórcios atinge seu maior valor em 2010

Com as alterações na legislação que retiraram a exigência de prazos de separação para a disso-lução do casamento, o Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística (IBGE) registrou, em 2010, a maior taxa geral de divórcios no país desde que o indicador foi criado em 1984. No ano passado, o número de divórcios foi da proporção de 1,8 por mil habitantes.

Os dados fazem parte das Estatísticas do Re-gistro Civil 2010, divulgadas pelo IBGE na quarta-

-feira (30). Dentre os estados em que os números não apresentaram aumento, em comparação com 2009, estão Roraima, Tocantins, Paraíba e Mato Grosso.

Em 2010, 75,2% dos divórcios ocorreram de for-ma consensual. O estudo revela, ainda, que houve uma certa uniformidade na distribuição dos divór-cios por anos de duração do casamento, sendo os menores percentuais observados até o primeiro ano (0,7% durante o primeiro ano e 1,8% com um ano) e depois dos 28 anos de união quando o per-centual segue de 1,9% e vai decrescendo.

Page 3: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

POLÍTICA

SEMENTE DE FÉ

Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 3

Construção da Agência do Trabalho é preocupação de Bonafé e Quick

Assessoria

Zulmiro Bonafé (PT) e Quick (PSDB) solici-taram, através da indi-cação nº 311, ao Poder Executivo a doação de um lote, visando à construção de uma agência do trabalho no município de Nova Mu-tum.

Para os vereadores é importante a vinda da Agência do Trabalho, tendo em vista o acele-rado e ascendente cres-cimento populacional de Nova Mutum, com a geração de mais em-pregos e, consequen-temente, maior número de registros e baixas em carteiras de traba-lho.

Essas homologa-ções precisam ser rea-

lizadas por pessoas ha-bilitadas para tal, uma vez que requer conhe-cimentos contábeis e também da legislação trabalhista, para que não haja prejuízos para nenhuma das partes, devendo ser um traba-lho técnico, imparcial e responsável. Por isso, o ideal é implantar uma Agência do Trabalho.

Os vereadores consideraram ainda que a distância até as delegacias regionais do trabalho acarreta uma série de incon-venientes, retardando a homologação dos acertos trabalhistas e juntamente o recebi-mento dos benefícios garantidos por lei aos trabalhadores.

Prefeito anuncia registro dos loteamentos Ranchão e Aeroporto

Assessoria

O prefeito Lírio Lau-tenschlager reuniu-se, na segunda-feira (28), com os veículos de comunicação de Nova Mutum, para anunciar oficialmente o registro definitivo do Loteamen-to Ranchão, na comu-nidade Ranchão (50km da sede) e também do Loteamento Aeropor-to que vai promover o crescimento urbano na região oeste da cidade.

No caso da Ran-chão, a comunidade existe há aproximada-mente 30 anos e os moradores ainda não possuíam o título de propriedade de seus lotes. Eles foram re-gistrados em nome do município que, na se-qüência, fará o repasse para os moradores de maneira que cada um providencie a sua es-critura. Desde 2009, o departamento trabalha-va nos trâmites do pro-cesso de regularização.

A área registrada possui 96 hectares. Do total, 40 hectares estão ocupados pelo núcleo urbano. Com a titulari-dade os proprietários

poderão acessar finan-ciamentos para cons-trução, ou até reforma e ampliação de suas casas e comércios.

“Estamos nos progra-mando também para lançar um programa habitacional, em par-ceria com o Governado do Estado, na comuni-dade”, disse Lírio.

Já o Loteamento Aeroporto é uma área de 14,6 hectares, com 124 lotes, com uma média de 600m². Está localizado em uma área nobre da cidade, seqüência da avenida Mutum, no quadrilátero entre as avenidas Ca-nários e Beija Flores, avenida Arapongas e avenida Brasil. Dentro do Plano Diretor do município a região é tida como Zona de Ser-viço. Isso significa que podem ser construídos tanto imóveis comer-ciais como residenciais.

“Os lotes serão comercializados pela prefeitura via leilão. Os critérios irão constar em um projeto de lei que será encaminhado para análise da Câma-ra de Vereadores. Os recursos provenientes

da venda serão aplica-dos na construção do prédio da nova Câma-ra, que foi um compro-misso assumido pela administração, e em demais obras que aten-da os anseios da comu-nidade, a exemplo de PSF’s”, disse Lírio.

“O Loteamento Ae-roporto vai marcar uma nova fase de nossa ex-pansão urbana de Nova Mutum. Será próximo ao centro comercial e empresarial de nossa cidade e vai atrair mui-tos novos investimen-tos”, complementou.

A regularização fun-diária da comunidade Ranchão e de outros bairros de Nova Mutum estavam no plano de trabalho da atual admi-nistração. Isso já foi fei-to no bairro Colina II e no residencial Paraíso. Uma região do bairro Nossa Senhora Apare-cida também deve pas-sar pelo mesmo proces-so. “Não existe nada mais gratificante do que nos sentirmos donos do espaço onde moramos. A administração está muito feliz por mais esta conquista”, falou.

Zulmiro Bonafé (PT) Quick (PSDB)

EMENDAS PARLAMENTARES

Governo autoriza R$ 3 milhões em emendas e ameniza descontentamento

Gazeta Digital

O governador Silval Barbosa (PMDB) auto-rizou que os 24 deputa-dos estaduais apresen-tem até R$ 3 milhões cada um em emendas (R$ 72 milhões) para a Lei Orçamentária Anual

- LOA para 2012 e ainda consignou que vai libe-rar os R$ 48 milhões em emendas já apre-sentadas no Orçamen-to de 2011 e que já se encontram consigna-das, ou seja, contrata-das mas não liberadas. A conta sinaliza para recursos da ordem de R$ 120 milhões.

Este foi o principal resultado da reunião com a bancada de de-putados estaduais no qual estiveram presen-tes os 24 parlamenta-res, inclusive alguns licenciados dos man-datos.

O pedido de prefe-rência para emendas como desejam alguns deputados para saú-de e segurança ficou a cargo dos próprios deputados, ou seja, se

houver eles decidirão o montante a para aonde serão os recursos. Já o governador Silval Bar-bosa (PMDB) manteve aos deputados esta-duais a mesma prefe-rência em relação as emendas dos congres-sistas federais, que é a destinação de recursos para obras estruturan-tes de grande monta, como rodovias, ferro-vias e hidrovias.

Duas matérias ainda preocupam o Governo do Estado, a Lei Orça-mentária Anual - LOA 2012 e o Fundo Estadu-al de Segurança Públi-ca - Fesp, que substituiu o Fundo Estadual de

Erradicação da Pobre-za, que criava novos impostos, além de au-mentar as alíquotas dos já existentes. No Fesp, não há aumento de ali-quotas, apenas autoriza-ção para que o Estado promova a transposição de recursos de qualquer área até determinado montante para a Segu-rança Pública.

"Definimos uma sé-rie de ações conjuntas que permitirão ao Esta-do ter o apoio dos de-putados e promover as alterações que dizem respeito a obras", sina-lizou o líder do gover-no, Romoaldo Júnior (PMDB).

FABLICIO RODRIGUES ALMT

Certa vez um cristão conhecido por fazer fofocase dizer meias verdades,foi ao sacerdote pedir ajuda. Dizia querer retratar-se. Queria reparartodas as coisas ruins que disse e fazer as pazes com Deus e com

seus vizinhos, além de pedir perdão por tudo o que disse. O sacerdote pediu que o homem o encontrasse no jardim da igreja.

Enquanto isso, foi até seu escritório e pegou um travesseiro com penas. Colocou-se diante do homem e abriu o travesseiro, deixando que todas as penas voassem pelo jardim.

O sacerdote instruiu o homem que recolhesse todas as penas. Depois de horas de tentativas infrutíferas, o homem retornou ao sacerdote, o qual, então, disse: - Depois que as palavras saem da boca, são como pe-nas voando ao vento. Não importam as suas boas intenções em recolher de volta todas as palavras ferinas que foram ditas, pois isso simplesmen-te não pode ser feito.

Davi disse ao Senhor: “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios”(Sl 141.3). Davi estava pedindo ajuda a Deus para controlar as palavras que saiam de sua boca “para não pecar com a língua”. Ele também prometeu: “Porei mordaça à minha boca “(Sl 39.1).

O teste de validade de toda conversa é : as palavras que estão sendo ditas são realmente verdadeiras? Elas são necessárias? São gentis?elas glorificam a Deus?(Fl4.8). Se sua conversa não está de acordo com este critério, então é preciso mudar as palavras. A mudança está totalmente sob o nosso controle, pois a boca somente fala as palavras que o nosso cérebro permite que sejam ditas.

Pr christian Piovesan – Igreja Casa da Bênção de Nova Mutum

“GUARDE A SUA BOCA”Não há como trazer palavras de volta.

Page 4: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 4

GERALIdoso permanece desaparecido

e família reforça apelo

Redação

Continua o deses-pero da família que há mais de 30 dias está à procura de Armando Ribeiro de Souza, 74 anos, que sofre do mal Alzheimer. O idoso te-ria saído de sua resi-dência em Nova Mutum no dia 22 de outubro.

A filha de Armando, Maria Virginia Ribeiro de Souza, conta que a família e amigos já rea-lizaram buscas em ou-tras cidades como São José do Rio Claro, Dia-

mantino, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nobres, Rosário do Oeste, Cuiabá e Vár-zea Grande.

Esta faz um apelo aos motoristas e via-jantes que passam pela cidade para que vejam a foto dele e, caso iden-tifiquem alguém pareci-do se aproximem ques-tionando sobre o seu nome.

“Só com a ajuda das pessoas é que conse-guiremos encontrá-

-lo. A esperança é a

última que morre e, enquanto não encon-trarmos o corpo dele ou falar que foi en-terrado uma pessoa indigente que pudes-se ser ele nós vamos continuar procurando. Para Deus nada é im-possível”, diz Maria Virginia.

Caso alguém tenha informações que pos-sam ajudar na locali-zação de Armando, a família disponibiliza os números de telefone (65) 84454700 ou (65) 99745405.

CARTOON

PRF e PM apreendem cerca de 70 quilos de maconha

Redação

Uma ação conjun-ta envolvendo a Polí-cia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) de Nova Mutum apreendeu na madru-gada, da última terça-

-feira (29), cerca de 70 quilos de maconha com três passageiros, sen-do um deles adolescen-te. Estes estavam em um ônibus que fazia o itinerário Porto Alegre (RS) – Santarém (PA).

Durante a revista no

bagageiro do ônibus, realizada no posto da PRF próximo ao Posto Gil, os policiais consta-taram forte odor de en-torpecente, o que levou a detenção de Tiago da Silva Sampaio, 28 anos, e do adolescente J.V.S., de 17 anos.

A polícia deteve o terceiro passageiro, Felipe da Silva Lopes, 19 anos, na rodoviária de Nova Mutum com o apoio da PM local.

De acordo com o inspetor da PRF, João

Paulo Dimeira, no iní-cio o trio tentou negar que se conhecia, mas no trabalho policial acabaram confessan-do. Os mesmos teriam embarcado em Campo Grande (MS).

Em depoimento a polícia em Diamantino, os detidos revelaram que iriam receber mil reais pelo transporte da droga até o Pará.

O caso foi encami-nhado a Polícia Civil de Diamantino para as de-vidas providências.

KACIO HENRIQUE

Page 5: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 5

AGRO

Polícia civil 3308-1184

Polícia Militar 3308-1190 / 3308-3609

Bombeiros 3308-3399

Grupo Arinos 3308-2222

Banco do Brasil 3308-1144 /3308-1316

Sicredi3308-6800

Banco Bradesco 3308-1480/3308-129(fax)

Banco HSBC 3308-4427 / 3308-4440

Prefeitura 3308-4098 / 3308-5400

Câmara dos vereadores 3308-6000

Hospital Albert Sabin 3308-2370 / 3308-3229

Posto de Saúde Colina II 3308-3990

Posto de Saúde Araras 3308-1585

Posto de Saúde Jardim II 3308-3785

Posto de Saúde P. do sol 3308-3448

TELEFONE UTEISPeso médio do frango aumenta quase 20% em 14 anos, aponta IBGE

Cenário MT

As águas que caem aleatoriamente no es-tado de Mato Gros-so estão afetando o desenvolvimento das lavouras de soja nas principais regiões pro-dutoras do estado. Isso dificulta a finalização do plantio da safra 2011/2012 e interfere no crescimento da soja já plantada. Em algu-mas plantações, na minoria delas, é possí-vel verificar tamanhos abaixo do normal para o período.

“Em grande parte do estado o que se ob-serva são áreas com lavouras muito bem desenvolvidas e com

alta perspectiva de produção”, revela Mar-co Antônio dos Santos, Agrometeorologista e um dos palestrantes do Fundação MT em Campo: É Hora de Cui-dar que já foi realizado em nove municípios de Mato Grosso e ainda percorrerá outros seis e mais um em Goiás até o fim de dezembro.

De acordo com San-tos, nos próximos três meses ocorrerão em terra mato-grossense chuvas intercaladas com períodos de sol. A chegada do verão trará invernada, o que pode-rá atrapalhar a colheita da soja e a implantação das lavouras de milho e algodão 2º safra.

“Essa condição mais chuvosa e com tempe-raturas mais amenas para a estação serão

características do fenô-meno La Niña, que é o resfriamento anormal das águas da região

equatorial do Ocea-no Pacífico”, explica o agrometereologista.

As regiões do esta-

do que registrarão mais períodos de chuva são a Norte e Nordeste de MT. Segundo Santos, o volume de chuva pode-rá ultrapassar os 30% a mais do que a média climatológica dessas regiões. Já nas cida-des localizadas ao Sul e Sudeste de MT ocor-rerão volumes pouco abaixo da média e no máximo dentro da mé-dia.

“A grande particula-ridade é que mesmo essas regiões poden-do ter chuvas abaixo ou dentro da média, as chuvas deverão vir em forma de invernada, ou seja, períodos longos de chuvas intermiten-tes”.

MT: Chuvas irregulares estão afetando lavouras de soja

ILUSTRATIVA

AgroLink

Dados disponibiliza-dos no site do Instituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE) mostram que 14 anos atrás o Brasil abateu em estabelecimentos inspecionados perto de 2,160 bilhões de cabe-ças de frango que, por sua vez, redundaram na produção de pouco mais de 3,890 milhões de toneladas de carne de frango. O compara-tivo é realizado a partir de dados de 1997, ano em que o indicador foi criado.

Como, em 2010, o abate inspecionado abrangeu 4,988 bi-lhões de cabeças e aumentou 131%, man-tida a mesma propor-ção de 1997 deveria ter rendido algo muito próximo dos 9 milhões de toneladas de carne de frango.

Mas não. O volu-me de carne teve in-cremento adicional de quase 45 pontos per-centuais em relação ao volume e, aumen-

tando 175%, chegou aos 10,693 milhões de toneladas - resultado alcançado graças uma melhoria de cerca de 19% na produtividade do frango, cujo peso médio passou de 1,803 kg em 1997 para 2,144 kg no ano que passou.

Como curiosidade e registro adicional, vale observar que, nes-se mesmo espaço de tempo, os dados ofi-ciais do setor (Apinco) apontam que a produ-ção brasileira de carne de frango (e que inclui também o frango não-

-inspecionado) passou de 4,461 milhões para 12,312 milhões de to-neladas.

Isso corresponde a um incremento, em 14 anos, de cerca de 176%, ou seja, 1,2 pon-to percentual a mais que o indicado pelo IBGE. Assim, entre 1997 e 2010, enquan-to o abate inspeciona-do evoluiu à média de 8,09% ao ano, a pro-dução global cresceu praticamente à mesma razão, 8,12% ao ano.

Page 6: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 6

CIDADES DE SEG. A SEXTA ÀS 12:00

COM POLIANA CHAVES

Grupo apresenta musical neste sábado em Nova Mutum

Kleber Gutierrez

Em decorrência das comemorações de fim de ano, o Pro-jeto de Louvor MT apresenta às 19h deste sábado (3), em Nova Mutum, o mu-sical de natal “Aos teus Pés”. O evento tem caráter gratuito e será realizado na

Igreja Adventista do Sétimo Dia, localiza-da na região central do município.

“Trata-se de um musical de adoração onde todos serão le-vados a refletir na importância da sal-vação em Cristo Je-sus. Nesse sentido, vamos tratar do as-sunto sob a ótica da

misericórdia e restau-ração a partir de um nascimento”, explica o líder do grupo Feli-pe Nascimento.

O Projeto de Louvor MT foi criado em 2006 e desde então une can-tores do meio norte de Mato Grosso perten-centes à denominação.

Ao todo 45 pessoas estarão envolvidas no

Ruas e avenidas de Nova Mutum receberão novas placas

Kleber Gutierrez

Com o objetivo de contribuir na localiza-ção de ruas e avenidas a Associação Comer-cial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL) promove junto ao empresariado a aquisição de placas informativas patrocina-das. A iniciativa tam-bém é apoiada pela prefeitura municipal e o senhor José Lidio Silva Filho, sendo as primei-ras unidades instaladas a partir deste mês.

De acordo com o diretor administrativo da Acenm/CDL, José Chemin, “a ação pre-tende renovar o em-placamento existente ao identifi car as ruas e

bairros de todo o muni-cípio, contribuindo para que as pessoas pos-sam melhor se locali-zar e as empresas um meio de divulgar sua marca junto a seu pú-blico consumidor”.

Cada cruzamento receberá ainda nes-te ano, oito placas no tamanho de 50 por 20 centímetros, conten-do o nome da rua ou avenida, do bairro e os dados da empresa pa-trocinadora. Os disposi-tivos estão orçados em R$ 50 cada um.

A empresa Jar Em-preendimentos Imobili-ários é uma das que já aderiu à proposta, sen-do ainda a que mais ad-quiriu placas informati-vas até o momento. Ao todo são 120 que serão

distribuídas pelos mais variados pontos do mu-nicípio.

“Para nós do Grupo Mutum é muito impor-tante essa questão de identidade e de você poder se localizar ao chegar a uma cidade. Estamos sendo par-ceiros do projeto, pois vislumbramos nele a possibilidade contribuir para a organização e embelezamento da ci-dade”, observa o ge-rente da empresa Luiz Divino da Silva.

Já o Grupo Arinos também garantiu a identifi cação do cruza-mento em que a em-presa está localizada, garantidno a identifi ca-ção a Avenida Mutum e a Rua dos Cedros.

José Chemim lem-

bra que as empresas interessadas em ade-rir a proposta podem

fazê-lo junto a Acenm/CDL localizada na Ave-nida das Araras, 99 W,

ou agendar uma visita pelo telefone (65) 3308 1663.

Nova Mutum discute transparência e

controle social pela primeira vez

Redação com As-sessoria

Tendo por objetivo con-solidar o processo demo-crático, a Secretaria Muni-cipal de Ação e Promoção Social realiza na sexta--feira (2) a partir das 13h, no Centro de Convivência Parque das Águas, a 1ª Conferência Municipal so-bre Transparência e Con-trole Social (Consocial).

De acordo com a se-cretária da pasta Karla Lautenschlager, serão tratados quatro eixos temáticos, sendo eles: a promoção da transpa-rência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, enga-jamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pú-blica; atuação dos con-selhos de políticas públi-cas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o comba-te à corrupção.

“A Consocial tem o objetivo de promover a transparência pública, além de estimular a par-ticipação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, con-tribuindo para um con-trole social mais efetivo e democrático e que garanta o uso correto e efi ciente do dinheiro pú-blico”, pontua Karla.

O evento visa ainda envolver não apenas sociedade civil, mas também a iniciativa privada e governo em todas as suas esferas, com vistas a fortalecer a cidadania e contribuir na melhoria da gestão pública no município.

Esta é a primeira etapa do processo de refl exão que será am-pliado a nível estadu-al e federal, onde se transformará as ações propostas em políticas públicas voltadas a me-lhoria da qualidade de vida da população.

musical, sendo Nova Mutum a primeira cida-de da turnê de dezem-bro do grupo, que pas-sará ainda por Sinop, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

O local em que o evento será realiza-do neste sábado está localizado na Rua das Primaveras, 846, Centro.

Page 7: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 7

ESPECIAL

Saiba como fugir dos problemas do comércio virtual neste Natal

Redação com UOL Economia

Depois de viver seu melhor Natal em 2010, o comércio eletrônico brasileiro se prepara para receber nas pró-ximas semanas uma nova enxurrada de consumidores em bus-ca de presentes. A esti-mativa é que o número de pedidos seja 25% maior do que no ano passado, de acordo com a e-bit, empresa especializada em infor-mações do setor.

Com o aumento do número de comprado-res online, hoje na mar-ca de 27,4 milhões, as deficiências e proble-mas enfrentados por quem gosta de um car-

rinho virtual se tornam mais evidentes.

As reclamações con-tra lojas de comércio eletrônico mais do que dobraram no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com levantamento do Procon-SP, os seis pri-meiros meses de 2011 contabilizaram 22.086 registros de clientes in-satisfeitos com o lojas on-line - 124% a mais do que os 9.882 entre janeiro e julho de 2010.

A explosão das re-clamações por parte do consumidor está ligada principalmente à demo-ra ou não-entrega do produto adquirido em loja virtual e, para não

transformar a internet na vilã do seu Natal, a ordem é ter cautela. Maíra Feltrin, assesso-ria técnica do Procon-

-SP, recomenda que o consumidor faça uma pesquisa de preços e de prazos na internet.

Ao encontrar o que

procura, o passo se-guinte é buscar mais informações sobre a loja através de consulta a amigos e órgãos de defesa do consumidor, além das redes sociais.

Antes de indicar seus dados pessoais e bancários, veja se o

site apresenta segu-rança. Geralmente, há dois instrumentos para isso: ao entrar em um ambiente seguro, o iní-cio do endereço do site deve mudar de "http" para "https"; e um ca-deado deve aparecer na tela, permitindo que se veja o protocolo de segurança e atestan-do que as informações serão criptografadas e não fraudadas.

Vale lembrar que assim como em uma loja física, a compra feita no comércio ele-trônico permite a troca do produto em caso de defeito ou avaria, com o ônus do frete a cargo da empresa. Além disso, como o consumidor não tem

o produto em mãos na hora da compra ele tem o chamado "direito de arrependimento", que permite a devolução do produto à loja em até sete dias após o recebi-mento, sem necessida-de de justificativa.

Já as compras in-ternacionais feitas di-retamente em site no exterior ainda são alvo de polêmica quanto à proteção ao comprador, já que o direito interna-cional do consumidor não é unificado. Para o Procon, é possível o consumidor brasileiro reclamar da compra. Já a Proteste, entende que o cliente pode ser con-siderado um importador, descaracterizando a re-lação de consumo.

Page 8: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 8

Contrata-se Representante Comercial Para o seguimento Automotivo, que more em Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop ou Sorriso (Mt). É necessário que possua veiculo próprio e que esteja disponível para viagens. Oferecemos Treinamento possibilidade de ótimo ganho e excelente oportunidade de crescimento interessa-dos enviar currículo para: [email protected]@hotmail.com

Nova Mutum 24 de novembro de 2011.

CONVOCAÇÃO

A diretoria da Associação de Proprietários condôminos do CONDO-MÍNIO ESPLANADA DO SOL convoca proprietários de RESIDÊNCIAS e LOTES para:

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

DATA: 08/12/2011

LOCAL: Pavilhão de festas do Condomínio Esplanada do Sol, Rua dos Cedros 1893 W, Bairro Parque do Sol, Nova Mutum/MT.

HORÁRIO: 19:00 h

ASSUNTOS DE PAUTA:-Prestação de contas;-Mensalidades 2012;-Aprovação de investimentos;-Assuntos gerais.

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRAA PARTIR DAS 7:30 DA MANHÃ

Page 9: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 9

ESPORTES

Cartões aplicados durante Campeonato de Futebol Sete se transformam em doação para Apae

Assessoria

Em uma ação soli-dária as equipes que disputaram o Campeo-nato Municipal de Fute-bol Sete, encerrado há uma semana, entrega-ram na terça-feira (29), cerca de 200 quilos de alimentos arrecadados durante a competição para a Escola Especial

“Sonho e Esperança”, mantida pela Asso-ciação de Pais e Ami-gos dos Excepcionais (APAE) local. A cada cartão amarelo e ver-melho recebido pelas equipes, um quilo e cin-co quilos de alimentos respectivamente foram cobrados para doação.

Segundo o coorde-nador da pasta, Geor-gio Cunha, a iniciativa, que partiu das próprias equipes, sendo acerta-da durante o Congres-so Técnico que prece-

deu as competições do campeonato. “A cada cartão amarelo, ficou definido que de cada equipe seria cobrado um quilo de alimento não perecível. Quanto aos cartões vermelhos, à equipe deveria entre-gar cinco quilos”, reve-la o coordenador que enaltece a parte social da ação. “Acabamos envolvendo o esporte e a parte social na nossa iniciativa, que vai au-xiliar a entidade local”, completa.

As doações foram recebidas pela profes-sora da instituição, Ká-tia Mafra, que agrade-ceu pela colaboração e disse que os alimentos serão utilizados na me-renda dos alunos e tam-bém doados para as fa-mílias dos cerca de 50 alunos, de 2 a 50 anos atendidos na unidade.

“Como entraremos em

recesso e ainda temos estoque, vamos utilizar os alimentos para con-sumo interno e caso sobre, distribuiremos entre as famílias dos alunos”, comenta.

NúmerosAo todo, foram re-

alizados 59 jogos em quase dois meses de campeonato, com um total de 156 cartões amarelos e 12 verme-lhos. A média por par-tida foi de dois cartões, tanto vermelhos como amarelos.

A equipe campeã pela categoria Máster do Futebol Sete foi a Mutum Veículos, sen-do seguida pela Flor de Lotus e Lava Jato Branco que alcança-ram a segunda e tercei-ra colocação respecti-vamente.

Já no Livre, a equipe Sapo Pinturas sagrou-

-se campeã na compe-tição, com as equipes

BRF Brasil Foods e Mutum Veículos ocu-

pando o segundo e ter-ceiro lugar.

Coordenador de Esportes, Georgio Cunha durante entrega simbólica dos mantimentos a Apae

Neymar é condenado a indenizar árbitro ofendido no Twitter

IG

O atacante Ney-mar foi condenado pela Justiça, na ter-ça-feira (29), a inde-nizar o árbitro San-dro Meira Ricci em R$ 15 mil por causa de ofensas publica-das pelo jogador no Twitter em agosto do ano passado.

A ofensa de Ney-mar a Ricci aconte-ceu durante a par-tida entre Santos e Vitória, no Brasilei-rão de 2010. Ney-mar estava fora do jogo e, pelo Twitter, ironizou a atuação do árbitro que mar-cou um pênalti con-tra a equipe santis-ta: “Juiz ladrão, vai sair de camburão”, escreveu.

O jogador chegou a retirar a mensa-gem minutos depois, alegando que sua

conta na internet havia sido invadida.

Não adiantou. Ney-mar foi processado

pelo árbitro e conde-nado pela Justiça.

Neymar, que com-pareceu a audiência,

viu seus advogados alegarem que a pu-blicação foi feita por um amigo do atleta. O camisa 11 do San-tos também recusou uma proposta de acordo e confirmou que não vai apelar da sentença.

No Brasileiro deste ano, Neymar e o árbi-tro Sandro Meira Ricci voltaram a se desen-tender. Aos 30 minutos do primeiro tempo, no jogo entre Atlético-GO e Santos, pelo primeiro turno da competição, o garoto foi derrubado dentro da área.

O árbitro do Distrito Federal não marcou o pênalti e ainda mostrou o cartão amarelo para o santista. “Você acha que foi pênalti? Você acha que foi pênalti?”, ironizou Neymar para os repórteres, ao deixar o campo no intervalo de jogo.

Page 10: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 10

Mais uma promoção do Grupo Arinos de Comunicação e o Programa Bom Dia Esperança para você; concorra a uma VIAGEM à APARECIDA/SP, GUARATINGUETÁ, CACHOEIRA PAULIS-TA/SP. Para Participar preencha o cupom e leve até o grupo arinos de Comunicação.

Nome:________________________________________________________RG:__________________________________________________________Endereço:_____________________________________________________Telefone:_____________________________________________________

PARTICIPE!

Queremos levar você!

DIFERENÇA ENTRE TRIBUTO E IMPOSTOFernando Simão

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito dos Campos Gerais, Especialista em Direito Agroeconômico pela Faculdade La Salle, especializando em Direito Tributário pela Universida-de Anhanguera, Professor da UNINOVA do Curso de Ciências Contábeis, Advogado militante em Nova Mutum/MT – OAB/MT 10.066-B.

Muito se fala em combater a voracidade da arrecadação tributária em nosso país, porém, os leigos ao assunto pouco conhecem do tema. Diante disto, por diversas vezes utilizamos a ex-pressão imposto em momento que deveríamos utilizar tributo, ou chamamos de imposto outra es-pécie tributário, tal como uma contribuição geral.

Para tanto, cabe-nos a introdução ao mun-do da Legislação Tributária, onde, contrário ao restante do ordenamento jurídico pátrio, os con-ceitos são próprios.

De início, temos que entender a diferença entre tributo e imposto. Os tributos tem sua defi -nição trazida pelo artigo 3° do Código Tributário Nacional – CTN (instituído pela lei n° 5.172 de 25 de outubro de 1.966) onde diz que: “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não consti-tua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobra-da mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”

Deste conceito legal verifi camos que o tri-buto é tudo aquilo que o contribuinte deve ao go-

verno, com valor fi nanceiro, de forma obrigatória decorrente de uma lei vigente, em dinheiro, que não seja punição a algum ato e que deve ser pre-cedido de uma atividade do estado a qual consti-tua o contribuinte na obrigação de pagá-la, o que no Direito Tributário, chama-se lançamento.

Logo, o artigo 16 do CTN, traz o conceito de Imposto, qual seja: “Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação in-dependente de qualquer atividade estatal especí-fi ca, relativa ao contribuinte.”

Desta sorte, verifi camos que o Imposto, inicialmente é um tributo, onde a sua obrigação de apgar independe de atividade alguma do Esta-do, mas sim somente do contribuinte.

Após apresentados os conceitos contidos na lei, temos que entender a diferenciação. No mundo jurídico tributário, dizemos que o Tributo é a espécie da qual o Imposto é um dos cinco gêneros contidos.

Logo, Tributo é todo o valor fi nanceiro que o contribuinte, seja ele Pessoa Física ou Pessoa Jurídica de Direito Privado, recolhe aos cofres do governo, em decorrência de lei, respeitados os re-quisitos da legislação vigente para que seja consi-derado um Tributo.

Agora, o nosso ordenamento jurídico, com o adventdo da Constituição Federal de 1988 fi r-mou entendimento de que a teoria adotada para a divisão dos tributos é a Pentapartite, onde te-mos cinco espécies tributárias, a saber: Impostos, Taxas, Contribuições de Melhoria, Empréstimos

Compulsórios e Contribuições Gerais. Como o termo mais empregado quando se

fala em matéria tributária é o Imposto, diversas vezes o tema correto seria Tributo, uma vez que este segundo abrange todas as espécies tributá-rias.

Já os impostos, como vimos no seu con-ceito legal, é espécie tributária desvinculada de qualquer atividade estatal, o que implica dizer que o contribuinte paga somente pelo fato de ter pra-ticado um ato ou estar em uma situação que está descrita na lei como hipótese de incidência. De-pois de praticada pelo contribuinte a hipótese de incidência, esta passa a se chamar fato gerador.

Por isso quando falamos que pagamos IPVA e queremos estradas e ruas em boas con-dições, estamos falando errado, pois o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor não tem vinculação direta nenhuma com o custo da manutenção das estradas.

Os valores arrecadados a título de impos-tos tem como destinação o custeio da máquina pública, tendo a vinculação de sua aplicação so-mente nas repartições tributárias entre os entes da federação, tal como a parte do IPVA que é destina-da ao município onde o veículo está licenciado.

Sendo assim, apesar de ser a matéria tri-butária algo extremamente complexo, alguns con-ceitos simples dela que estão contidos em nosso dia a dia podem ser de nosso conhecimento para que, quando falarmos em tributos estejamos cien-tes do que estamos falando.

Page 11: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 11

VARIEDADES

Áries

Nos próximos dias dê atenção ao orçamento doméstico. Procure evi-tar ao máximo gastos desnecessários ou aplicações de risco. O período não é ideal para aquisições de bens, e sim para observação criteriosa das finanças. No trabalho, dê continuidade ao que já foi planejado. Esse será o caminho mais seguro para atingir o sucesso e o reconhecimento de seus esforços.

Touro

Não tenha receio de mudar o curso de sua história. Quanto mais visar o aperfeiçoamento contínuo de suas ideias, melhor será o resultado na prática. É hora de buscar opiniões de pessoas amigas. Podem nascer boas sugestões para o cotidiano. No amor, entre em contato com sua es-sência: segurança é a palavra-chave. Continue em frente com confiança. Sua estrela brilha.

Gêmeos

O ideal é evitar excessos. Não permita que as pressões do dia-a-dia interfiram em seu equilíbrio e paz de espírito. Vem aí uma fase de mudan-ças na carreira, e toda atenção será necessária. É importante não perder as boas oportunidades. Os aliados serão fundamentais para o sucesso de alguns projetos. Nos relacionamentos, o espírito participativo é o melhor caminho.

Câncer

Período excelente para a renovação de forças e a capacidade de discernir o que é melhor para sua vida. Deixe de lado o passado e afaste-

-se das irritações sem sentido. Preserve-se que tudo dará certo. No amor, é necessário estabelecer objetivos, visando em primeiro lugar a harmonia do cotidiano. Evite recordar o passado. A história está sendo feita neste momento.

Leão

Não permita que a ansiedade provoque baixa em sua resistência emocional. Você está fazendo o melhor. Portanto, evite excessos que causem falhas na harmonia de suas energias. Tenha confiança em sua capacidade de brilhar intensamente, nutrindo o magnetismo de sua perso-nalidade. Pessoas interessantes estarão a seu redor prontas para prestar ajuda, se for necessário.

Virgem

Permaneça confiante em seu potencial profissional e não perca seus objetivos de vista. É fundamental criar espaços para o bem viver nesta próxima fase. Evite as pressões do dia-a-dia alternando trabalho com pe-ríodos de descanso e lazer. A renovação de laços de afeto e carinho será uma fonte de alegria nos próximos dias. A sensibilidade está no ar. Boas vibrações.

Libra

O momento é propício para estabelecer regras claras no mundo so-cial e nos negócios. Quanto mais você perceber a necessidade de não misturar esses dois assuntos, melhor será o resultado na prática. Pre-servar a identidade é o caminho mais seguro para o reconhecimento e a valorização de seus ideais e propostas de vida. Afaste-se de pessoas que fomentam intrigas.

Escorpião

Após um período de observação do cotidiano, chega a hora de agir de maneira mais direta e objetiva. Que seja seu confidente um em um milhão. Não abra seus projetos, sonhos e desejos de maneira gratuita. Lembre-se de que nem todos à sua volta vibram na mesma faixa de sintonia. Busque a segurança em tudo que fizer e procure deixar bem claro quais são suas propostas.

Sagitário

Momento estimulante para o amor e o espírito criativo. É interessante acelerar os projetos que já foram elaborados nas fases anteriores. Apro-veite o fluxo de boas energias para grandes realizações. Basta disposição e observação daqueles que estão a seu redor. Sua luz é extremamente intensa. Siga em frente sem receios. A prosperidade e o sucesso estão próximos.

Capricórnio

Se você estava aguardando uma boa oportunidade para crescer pro-fissionalmente, este é o momento certo. Com uma boa dose de autoestima, mostre aos outros suas propostas e convicções. O bom relacionamento com as pessoas a sua volta é uma das chaves para o sucesso pleno. Revele as idéias com segurança e dê apoio a novos projetos. Excelentes vibrações.

Aquário

Você sentirá nos próximos dias a necessidade de encontrar momen-tos para o descanso e o lazer. As últimas semanas têm sido intensas e extremamente desgastantes, tanto para o corpo físico quanto para a mente. É hora de recarregar as baterias buscando harmonia, felicidade e equilíbrio. Uma pequena viagem trará momentos agradáveis. Cuide-se bem evitando o estresse.

Peixes

Evite gastos desnecessários e incentive o bom planejamento domés-tico. É importante ter uma visão clara de onde deseja chegar. Só assim você encontrará os mecanismos necessários para atingir os objetivos em longo prazo. É interessante sonhar, desde que esse sonho possa um dia fazer parte da realidade concreta. Criar os caminhos é uma tarefa difícil, mas não impossível.

Enquete ajuda na escolha dos shows da Expomutum 2012

Assessoria

Já está disponível no site oficial do mu-nicípio (www.novamu-tum.mt.gov.br), uma enquete que vai au-xiliar na definição dos shows que serão con-tratados para animar a Expomutum 2012, programada para os dias 06 e 10 de ju-nho. Os internautas

podem fazer suas in-dicações até o dia 12 de dezembro e a con-firmação das atrações deve ser feita até o mês de janeiro.

De acordo com Diego Fernandes, co-ordenador de Turis-mo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, a enquete é uma forma de tornar a escolha dos shows

mais participativa. O ícone para indicação está no canto inferior esquerdo da pági-na. Basta escrever o nome dos artistas no local indicado e confir-mar a participação. A validação é única por IP, ou seja, apenas um voto por computador conectado á internet.

A mesma técnica de indicação foi utili-

Diego Fernandes, coordenador de Turismo, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

MÁRCIO WENDER

zada este ano, oca-sião em que estive-ram na Expomutum 2011 atrações como Capital Inicial, Bru-no e Marrone, Michel Teló, Bonde do Forró, Montenegro e Boia-deiro. Tais artistas es-tiveram entre os mais solicitados pelo públi-co mutuense a festa reuniu mais de 50 mil visitantes.

Facebook admite erros e faz acordo sobre privacidade

Redação com IG

O Facebook e a Federal Trade Com-mission (FTC), órgão do governo americano, anunciaram na terça-

-feira (29) que chega-ram a um acordo para que a rede social so-lucione as acusações sobre violações à pri-vacidade dos usuários. Com o acordo, o Face-book aceitou que audi-torias independentes tenham acesso a todos os bancos de dados dos usuários e regis-tros do sistema por 20 anos. Assim, será pos-sível que as verificar se a empresa respeita as políticas de privacidade publicadas em seu site.

Em uma mensagem no blog oficial, Zucker-berg admitiu que o Fa-cebook cometeu erros em relação a privaci-

dade de seus usuá-rios. "Sou o primeiro a admitir que cometemos vários erros. Em par-ticular, acho que um pequeno número de erros muito divulgados, como o projeto Beacon e nossas mudanças de privacidade de dois anos atrás, acabaram escondendo o bom trabalho que fizemos", disse o executivo.

O acordo proíbe o Facebook de fazer de-clarações falsas sobre a privacidade ou segu-rança dos dados infor-mados pelos internau-tas que usam a rede social; solicita que o site peça consentimen-to dos usuários antes de compartilhar qual-quer informação ou an-tes de alterar a política de privacidade vigente; obriga o Facebook a prevenir que qualquer

pessoa acesse os da-dos de um usuário após 30 dias da exclusão de uma conta; obriga a rede social a criar um programa interno para assegurar a execução de suas políticas de pri-vacidade; e estabelece que a primeira auditoria externa será realizada em 180 dias.

No anúncio sobre o acordo, a FTC frisa que o Facebook não cumpriu as promessas sobre privacidade que fez aos usuários. Entre elas, a rede social afir-mou que ao classificar um conteúdo como "Só para amigos", ele não seria compartilhado com outros usuários, o que não era verdade. Outra "mentira", segun-do a FTC, tem a ver com a segurança de alguns aplicativos usa-dos na rede social que,

na verdade, a rede so-cial nunca assegurou.

"O Facebook será obrigado a cumprir suas promessas sobre priva-cidade que faz a milhões de usuários. A inovação do Facebook não pre-cisa acontecer às cus-tas da privacidade dos consumidores", diz Jon Leibowitz, presidente do conselho da FTC. A FTC colocará o acordo em consulta pública pelos próximos 30 dias.

Na Europa, a em-presa também terá que se ajustar a uma nova lei de privacidade que deve entrar em vigor em janeiro de 2012. Nesta, a rede social estará impedida de vender informações pessoais dos usuários para terceiros, como empresas de publicida-de, a fim de direcionar anúncios.

Page 12: JORNAL ARINOS - EDIÇÃO 885

CLICK ARIN SARIN SCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICKCLICK ARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SGente bonita passa por aqui

ARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SGente bonita passa por aqui

ARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN SARIN S

www.grupoarinos.com.br

[email protected] [email protected] www.twitter.com/grupoarinos

Nova Mutum, 01 de Dezembro de 2011 - Ano 14 - Edição 885 12Jornal Arinos

Para refl etir

O casal de empresários Mada-lena Balbinot Hunger e Paulo Sérgio Hunger deslumbrando

de alegria com a nova loja Eliane Center.

O time da Eliane Center

Empresário Paulo Balbinot, sócio da Eliane Center com a pequena Ana Paula Balbinot

esbanjando felicidades com a nova loja

Adilson Stefanello e o Valdemar

Grando que juntos comandam o pro-grama “Vanti in Drio”, na Arinos FM.Stefanello foi um dos homenage-ados no 15º encon-tro de divulgadores do Talian (italiano).

O Evento aconte-ceu nos dias 12 e

13 de novembro em Maravilha – SC.

Parabéns

Eliane Center ...Uma loja ampla, com facilidades e produtos excelentes, assim é a Nova Loja da Eliane Center localizada no Colina. Se não conhece ainda, melhor não perder tempo. Moda, Cama, Mesa e Banho, além dos calçado tudo em um só lugar. Parabéns aos empresários Madalena, Sérgio e Paulo pelo empre-endimento. Sucesso!

A Loja...O espetáculo que na verdade é um treinamento, mostrou a realidade de muitas lojas pelo Brasil, inclusive em Nova Mutum. Quatro personagens interpretavam os tipos de atendentes que encontramos no comércio. O Bom vendedor, o mal endedor, o novato e a preguiçosa, essa última é a que mais encontramos, e faltou uma persona-gem também a Chata. Vale a dica!

Panetones...Os gerentes dos Supermercados de Nova Mutum esperam um aumento de 10% na vendas do tradicional panetone este ano. Isso por que segundo eles a procura pela gulosei-ma começou bem antes do esperado.

Nome: Luan Carlos Tombini CampagnaroData de nascimento: 20/10/1994Natural de: Nova Mutum- MTEstado civil: SolteiroFilme predileto: Two and half MenMusica: Incondicional ( Ofi cina G3)Hobby:Tomar tereré com os amigosFrase: “Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão.”

Nome: Géssica AguilarData de nascimento: 19/11/90Natural de: Maracaju-MSEstado Civil: NamorandoFilme: Ps. Eu Te AmoMúsica: Espelho-Jorge e MatheusHobby: MalharFrase: As fl ores perdem seu encontro, mas nunca o seu signifi cado!