arinos - edição 947

8
Dois acidentes foram registrados e a Polícia Militar realizou a pri- são de duas pessoas e apreensão de uma menor. Todos foram encontrados no bairro Bela Vista depois de abordagem normal Escola municipal “Lucia Faccio Tasca” completa 5 anos e prefeito apóia o modelo da unidade escolar Secretario de saúde muda a gerencia dos postos e coloca coor- denação para viabilizar atendimento da popu- lação NOVA MUTUM 14 a 20 de Fevereiro de 2013 Edição nº 948, ano 15 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A VERDADE LETRA A LETRA Pág. 02 Boates contém espuma parecida com a da boate KISS Pág. 02 Pág.04 Feriado prolongado movimenta a segurança pública do município de Nova Mutum Safras recorde agravam déficit de armazenagem Pág. 03 Pág. 04 ANUNCIE CONOSCO (65) 3308 2222 JORNAL Pág. 05 Animais peçonhentos buscam por abrigo em locais secos

Upload: jornal-arinos

Post on 22-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

DESDE 1997 o Jornal Arinos e Mais expressivo o Veículo de Comunicação de Nova Mutum (MT), tendão acompanhado o Desenvolvimento Social, Político e Econômico da Região.

TRANSCRIPT

Dois acidentes foram registrados e a Polícia Militar realizou a pri-são de duas pessoas e apreensão de uma menor. Todos foram encontrados no bairro Bela Vista depois de abordagem normal

Escola municipal “Lucia Faccio Tasca” completa 5 anos e prefeito apóia o modelo da unidade escolar

Secretario de saúde muda a gerencia dos postos e coloca coor-denação para viabilizar atendimento da popu-lação

NOVA MUTUM14 a 20 de Fevereiro de 2013Edição nº 948, ano 15 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

A VERDADE LETRA A LETRA

Pág. 02

Boates contém espuma parecida com a da boate KISS

Pág. 02 Pág.04

Feriado prolongado movimenta a segurança pública do município de Nova Mutum

Safras recorde agravam déficit de armazenagem

Pág. 03

Pág. 04

ANUNCIE CONOSCO

(65) 3308 2222JORNAL

Pág. 05

Animais peçonhentos buscam por abrigo em locais secos

[email protected]

(65) 3308.2222 Redação/Comercial

EXPEDIENTEDiretor Geral. Claudio Prestes Diretor Administrativo. Andrei Mariotti Reportagem. Ana Paula Dias, Chico Tello e Poliana ChavesDiagramação. Bruna Alves

Editado e distribuído porBFF Gráfica e Comunicação. Endereço: Rua dos Cedros, 39 N, Centro, CEP 78450-000, Nova Mutum, MT. O Jornal Arinos é im-presso na Gráfica e Editora Regional.

Circulação. Nova Mutum e região. Tiragem. 1 mil exemplares.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR 14 A 20 DE FEVEREIRO DE 201302

´FARMACIAS

DE 09/02 A 15/02

CENTRODrogaria Farma Mais

Avenida Mutum, 430 N3308.4165

Audi FarmaAvenida dos Canários, 391 W

3308.2438

BAIRROFarmácia Vitória

Rua das Sibipírunas, 1804 W3308.3977

Farmácia Santa HelenaAvenida das Seriemas, 751 W

3308.1894

DE 16/02 A 22/02

CENTRO

Farmácia NativaAvenida Mutum, 367 W

3308.1616

Farmácia ModeloAvenida Mutum, 582 N

3308.1508

BAIRRO

Drogaria Colina Avenida dos Pavões, 997 W

3308.4040

Farmácia Nativa 3Rua dos Cedros, nº 2312 W

(65) 3308.3309

Ana Paula Dias

Depois da tragé-dia em Santa Maria/RS, onde mais de 230 jovens morreram por causa de um incêndio na boate KISS, pro-vocado por fogos de artifício, o comandan-te geral do corpo de bombeiros do estado de Mato Grosso, defi-niu que todas as boa-tes e centro de even-tos passassem por fiscalização.

Em Nova Mutum não foi diferente, duas boates foram notifi-cadas por irregulari-dades, as mesmas contém a espuma pa-recida com a da boate KISS, além de portas de segurança irregula-res. “Nós notificamos

as duas boates, e seus respectivos donos já procuraram por nossa equipe para entrar na regulação. Eles es-tão tomando todas as providências cabíveis”, ressaltou o tenente do corpo de bombeiros Eraldo Moura.

Além das boates, centro de eventos também foram notifi-cados por apresentar irregularidades. De acordo com o tenente, algumas empresas já haviam sido notifica-das o ano passado e já estão se regula-rizando. Ele explica que pode acontecer fiscalização durante os eventos que serão promovidos na cidade.

“Se caso a empresa não procurar pela re-

Duas boates de Nova Mutum contém espuma parecida com a da boate KISS

gularização, nós fare-mos a fiscalização du-rante os eventos que a mesma fizer. Por isso pedimos que to-das as empresas noti-ficadas no ano passa-do nos procure, isso é muito importante”, explicou o tenente.

A prefeitura do mu-nicípio está nessa operação junto com o corpo de bombeiros. O secretário de Indústria e Comercio salientou que no próximo dia 28 de fevereiro vence o alvará de funciona-mento da maioria dos estabelecimentos do município e que então deverá começar a fis-calização.

“Até o dia 28 va-mos esperar que as empresas se regula-

Secretaria de Saúde trabalhará com cinco gerencias distintas no município de Nova Mutum

Ana Paula Dias

A Secretaria Muni-cipal de Saúde sob a nova gestão dividiu as unidades em cinco ge-rencias distintas, esta é uma nova forma de garantir tranqüilidade e atender de maneira mais clara e precisa a população de Nova Mutum. “Uma pessoa sozinha não conse-gue administrar bem, por isso determina-mos desta maneira, pegamos um exemplo de outras gestões de outras cidades”, ex-plicou o secretario de saúde, João Batista Pereira da Silva.

Além da nova ge-rencia, o núcleo de coordenação passou por mudanças. Foi criada uma nova co-ordenação de saúde

para cada duas uni-dades dos postos de atendimento. “Para cada duas unidades de saúde teremos um coordenador. Isso viabilizará o atendi-mento e os postos devem ficar respon-sáveis pela saúde preventiva”, ressaltou o secretario.

De acordo com o secretario esta será uma nova forma de apresentar a solu-ção para o município quando se fala em saúde pública. “A par-tir deste momento co-meçamos a trabalhar desta forma. Temos que ter 75% de reso-lutividade nestes pos-tos. Nós queremos criar um vínculo entre os postos com a so-ciedade”, salientou o secretario.

O quadro de mé-dicos até o momento está completo, porém pode abrir mais va-gas até o final des-te semestre. “Nosso quadro de médicos está completo. Po-rém a população deve entender que existe

rizem. Elas terão que entregar uma nova documentação, caso a empresa não apresen-te os documentos ne-cessários ela pode ser

notificada e multada”, finalizou o secretario Romario Limberger Junior.

As multas para as empresas que não se

adequarem variam de 720,00 a 7.200,00, caso ela não se adéqüe o estabeleci-mento pode ser fecha-do.

Além da nova gerencia, o núcleo de coordenação passou por mudanças, essa é uma nova forma de apresentar soluções imediatas para a população mutuense. de acordo com o secretario a partir deste momento começam os trabalhos

De acordo com o corpo de bombeiros, duas boates foram notificadas por apresentarem espumas parecidas com a da boate KISS, porém será feita uma análise para saber o produto usado na fabricação da espuma

dificuldades em con-tratação, não só em Nova Mutum, mas em todo o Brasil. O governo lançou uma campanha na semana passada com o tema:

“CADÊ O MÉDICO”, justamente por cau-sa disso. Porém hoje

em nosso quadro te-mos sete médicos para sete postos de atendimento e deve-mos abrir vagas de acordo com a nossa demanda”, finalizou o secretario de saúde João Batista Pereira da Silva.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR 14 A 20 DE FEVEREIRO DE 2013 03

SEMENTE DE FÉ

Igreja Casa da Bênção de Nova Mutum | Av. das Araras, 480 W – Centro | www.icbnovamutum.com.br

CISCO NO OLHO

Certa mulher tinha o hábito de falar mal de sua vizinha. O que mais lhe incomodava era o fato de a vizinha não lavar bem suas próprias roupas. O seu prazer era comentar com as amigas que sua vizinha colocava roupas no varal cheias de manchas de sujeiras. Dizia ela: - esta mulher é muito rela-xada. Um dia, quando esta mulher com espírito de “fofoca”, estava fazendo a limpeza geral de sua casa, seu esposo resolveu ajudar e lavou o vidro da janela de sua cozinha. E qual não foi sua grande surpresa e vergonha ao descobrir que não era a vizinha que não sabia lavar a roupa, mas sim, O VIDRO DA JANELA DA SUA COZINHA QUE PRECISAVA SER LAVADO! Com o vidro da cozinha limpo, as roupas da vizinha passaram a estar bem lavadas. Este tem sido o problema da muitos, que estão com o vidro do seu coração precisando ser lavado. Vamos meditar nas palavras de Jesus em Mateus capitulo 7:1-5 “Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e à medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer a seu irmão: Deixe-me tirar o cisco do seu olho, quando há uma viga no seu? Hipócrita, t ire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”. Haaaa, que bom seria se todo cristão soubesse disso!

Pr Christian Piovesan

Produtores depositam Royalties da Monsanto em juízo

Poliana Chaves

Mato Grosso, o maior produtor de soja do país, com produção anual de mais de 20 milhões de toneladas, rejeitou o acordo pro-posto pela Monsanto. Os produtores mato-grossenses mantém a ação na justiça contra a cobrança dos Royal-ties e estão trocando os boletos enviados pela Multinacional por depósitos em juízo.

A ação coletiva se-gundo o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Luiz Car-los, é referente à tec-nologia usada na soja transgênica RR, que já tem mais de 20 anos e, por isso, já é de domí-nio público.

“A data de expiração das patentes ocorreu em 31 de agosto de

2010, o que significa que já caiu em domí-nio público desde en-tão. Mas mesmo assim a empresa continuou com a cobrança dos Royalties que vem sen-do paga pelo agricultor”, explica o presidente.

A Multinacional de-fende que a tecnologia caia em domínio públi-co só em 2014 e na ten-tativa de evitar a dispu-ta judicial a Monsanto apresentou um acordo a todos os produtores do país. Segundo a empresa o agricultor que reconhece que os pagamentos feitos pela RR, até então são váli-dos, em contrapartida a Monsanto não cobra-rá pela tecnologia RR na safra 2012\13 e na 2013\14.

Porém a orientação do Sindicato que de-fende a classe de pro-

dutores rurais é que ne-nhum produtor aceite o acordo. Luiz Carlos disse juridicamente, o produtor tem direito a receber em dobro os pagamentos dos Royalties feitos após o vencimento, porém, ele orienta que para isso é importante procurar o Sindicato para fazer o depósito da cobrança em juízo.

“Aqueles que não fe-charam o acordo vão começar a fazer o de-pósito dos Royalties em juízo. Mas é muito importante que procu-rem o Sindicato para tirar as dúvidas e sa-ber de que forma fazer o depósito. O produtor está juridicamente as-sessorado, porém é preciso seguir correta-mente as orientações para evitar transtornos futuros”, finaliza.

Aprosoja

Com previsão de colheita recorde de 180 milhões de toneladas, o Brasil vai exibir um rom-bo de aproximadamente 40 milhões de toneladas em sua capacidade de armazenagem, aumen-tando a pressão sobre a infraestrutura de trans-porte e portuária e os custos de produção. Se-gundo a Companhia Na-cional de Abastecimento (Conab), os 176 arma-zéns públicos e privados podem receber até 145 milhões de toneladas de grãos.

Para analistas e re-presentantes do setor, indústrias, agricultores e governo precisariam investir R$ 10 bilhões para zerar o déficit atual e até R$ 29 bilhões para acompanhar o cresci-mento da produção na próxima década.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimenta-ção (FAO, na sigla em inglês) considera ideal que os países tenham

capacidade para arma-zenar 120% de sua pro-dução agrícola - no caso brasileiro, 216 milhões de toneladas. Mas se as estimativas de colheita se confirmarem, essa relação deve ficar abai-xo de 80%.

Representantes do setor afirmam que, na prática, o déficit é maior, porque muitos arma-zéns não são adequa-dos para receber soja e milho, culturas em que a produção mais cresceu nos últimos anos. Só no Mato Grosso, maior pro-dutor nacional de grãos,

Safras recorde agravam déficit de armazenagem

o déficit para este ano é estimado em quase 10 milhões de toneladas. A situação no Estado agravou-se nos últimos dois anos, período em que a produção de soja e milho cresceu mais de 9 milhões de toneladas. Até então, havia equilí-brio entre a produção e a capacidade estática dos armazéns. Como resultado, o custo médio para armazenar soja por um mês quase dobrou entre 2010 e 2012 - de R$ 12,79 para R$ 25,15 a tonelada.

A falta de armazéns

Em Mato Grosso, o déficit para este ano é estimado em quase 10 milhões de toneladas

Assessoria Reuters

A China deve não deve impor mais restrições às impor-tações de alimentos neste ano, disse um funcionário agrícola sênior nesta sexta-

-feira, mesmo após a oferta estrangeira atingir um recorde de 12% da demanda total em 2012, colo-cando em xeque as metas de autossufi-ciência do país.

A decisão chinesa de manter grandes estoques de impor-tantes produtos agrí-colas tem dado um forte apoio aos pre-ços domésticos, mas também levou com-pradores a se volta-rem para o mercado externo em busca de uma oferta mais ba-rata. As importações de cerca de 12% da demanda total de alimentos em 2012

ultrapassaram bas-tante uma diretriz de 5% definida no pla-no agrícola de cinco anos da China.

Muitos na indús-tria previram que as cotas seriam redu-zidas em 2013 a fim de conter os forneci-mentos estrangeiros baratos, mas Chen Xiwen, diretor do principal órgão legis-lativo do Partido Co-munista Chinês para assuntos agrícolas, disse que as impor-tações continuarão a desempenhar um im-portante papel com-plementar no merca-do.

“Nós devemos uti-lizar os mercados doméstico e interna-cional para garantir o abastecimento de produtos agrícolas, e não devemos voltar a fechar nossas por-tas”, disse Chen du-rante uma coletiva de imprensa

China não tem espaço para grãos

As importações de 12% da demanda de alimentos ultrapassaram bastante uma diretriz

também eleva os gastos com transporte. Sojicul-tores do leste do Mato Grosso precisam mover o produto por até 300 km para conseguir um armazém. Com isso, o custo da saca de soja sobe entre R$ 4 e R$ 5, ou 10% do preço da commodity no Estado.

O governo federal es-tuda construir ou ampliar pelo menos dez arma-zéns em oito Estados, o suficiente para elevar a capacidade total do sis-tema oficial em pouco mais de 800 mil tonela-das.

04 WWW.GRUPOARINOS.COM.BR 14 A 20 DE FEVEREIRO DE 2013

Por causa de chuvas animais peçonhentos buscam por abrigo em locais secos nesta época do ano

Somente em 2012, no mês de novembro, sete pessoas foram picadas. Em caso de acidentes, a secretaria da saúde alerta a procurar por atendimento médico o mais rápido possível

Ana Paula Dias

Devido o alto índi-ce de chuvas no norte do estado, os animais peçonhentos acabam procurando por abrigo em locais mais secos. A secretaria de vigilân-cia epidemiológica do município em entrevis-ta com o Jornal Arinos recomenda alguns cui-dados que devemos ter para evitar qualquer tipo de acidentes.

“O que a gente alerta a população é quanto

a manter locais limpos e arejados. Não pro-curar limpar nada com as mãos, e em caso de visita a algum sitio, chácara procurar an-dar sempre com uma bota para não correr o risco de ser picado”, explicou a Enfermei-ra da Vigilância Epi-demiológica, Luciane Mayer.

Somente no ano passado, Nova Mu-tum teve 24 casos de pessoas picadas por animais peçonhentos.

Entre eles 10 casos de serpente, 10 casos de escorpião e quatro de aranha. “No mês de novembro o índice de acidentes com animais peçonhentos aumen-ta, pois é neste período que acontece as chuvas então eles buscam por ambientes mais secos”, salientou a enfermeira.

Em 2009, a secreta-ria de saúde registrou 28 casos de pessoas picadas por aranhas, escorpiões e serpen-tes. Em 2010, esse

Escola Municipal “Lucia Faccio Tasca” completa 5 anos de existência com direito a bolo

Atualmente a escola atende 700 alunos em dois períodos, sendo crianças de sete a 11 anos de idade

Ana Paula Dias

São cinco anos de sucesso, de história, de educação, a escola municipal “Lucia Fac-cio Tasca”, completou mais um ano de exis-tência em Nova Mutum. Os alunos, professores e autoridades, sob o bolo de mais de dois metros cantaram para-béns na última sexta-

-feira (8).“Fico feliz em poder

estar aqui na comemo-

ração de aniversário. Foi uma das escolas que a gente se empe-nhou muito em cons-truir. Uma escola que tem uma qualidade muito boa. A gente vê que tantas diretoras que já passaram por aqui e zelaram muito pelas crianças. Essa é um modelo que a gente quer para fazer durante esses quatro anos”, ressaltou o pre-feito Adriano Xavier Pi-vetta.

Assim como a esco-la, a atual gestora tam-bém completa seus cinco anos de Lucia Faccio. Na época da inauguração dona Marjane era professo-ra e acompanhou todo o processo de cres-cimento da unidade escolar. “Eu fico feliz que foi justamente na minha gestão os cin-co anos da escola, eu que estou desde o ini-cio tenho muito amor por ela. Como gestora

tive a oportunidade de homenageá-la”, sa-lientou Marjane Pollo de Lima, gestora es-colar.

Atualmente a es-cola municipal aten-de cerca de 700 alu-nos em dois períodos, sendo crianças de sete a 11 anos em dois ciclos. Um di-ferencial que acaba chamando a atenção dos pais na hora das matrículas. “A gente já começa o ano rece-

bendo os alunos em festa. Para mim é um presente muito gran-de, pois adoro o meu trabalho e acredito que demonstro isso para os alunos com muita alegria”, disse Marjane.

O prefeito Adriano, acompanhou de perto o processo de constru-ção da escola, ele fica feliz em comparecer a este aniversário e ver o tamanho da respon-sabilidade em educar

esses futuros profis-sionais.

“O que a gente tem é muito carinho com as crianças. A educa-ção, não somente nas escolas, é o pilar prin-cipal na vida de cada um. Essas crianças que hoje está aqui, amanhã estarão for-madas e estarão no mercado de trabalho, vão cuidar do nosso futuro”, finalizou o pre-feito, Adriano Xavier Pivetta.

índice caiu para 15 ca-sos e em 2011 foram 19 casos. Somente em 2012, no mês de no-vembro, sete pessoas foram picadas.

Em caso de aciden-tes por animais peço-nhentos, a secretaria da saúde alerta a pro-curar por atendimento médico o mais rápido possível. Não tome ne-nhum medicamento e nem coloque nada na ferida, a aplicação de qualquer substância pode prejudicar ainda

mais o estado do pa-ciente.

“Em caso de picada por cobra, nós pedi-mos para não colocar nada, principalmen-te amarrar com pano, isso pode causar uma necrose nos membros da vitima. Só alerta-mos para que a vitima picada, seja levada para o hospital mais próximo e se possível levar a origem do ani-mal que a picou”, fina-lizou a enfermeira da vigilância epidemioló-

gica do município, Lu-ciane Mayer.

Recentemente um rapaz foi picado por uma aranha, que a espécie ainda é des-conhecida pela secre-taria de saúde, ele foi encaminhado em esta-do de urgência para o hospital de Sorriso. De acordo com informa-ções da secretaria, o braço do rapaz estava entrado em processo de necrose. Eles estão acompanhando o caso mais de perto.

Poliana Chaves

Cerca de 4300 alu-nos começaram o ano letivo na rede pública no último dia 4, em Nova Mutum. À volta as aulas foi avaliada de forma tranquila pela Secretaria Municipal de Educação. Porém, o setor já conta com alguns desafios que já começam a ser anali-sados pela nova ges-tora.

Segundo a secre-tária de educação, Ida Pedrollo, a secreta-ria está empenhada

em colocar em ordem algumas situações como, por exemplo, a falta de funcionários e a efetivação de alguns profissionais.

“Nossa prioridade é cumprir o calendá-rio escolar, para isso, as aulas precisavam começar nesta data, e começaram. Já no que tange o quadro de funcionários, todas as escolas já estão com seu quadro fechado. Porém, muitos funcio-nários ainda são con-tratados, essa é uma situação que vamos

corrigir ao longo do ano”, explica a secretá-ria se referindo ao con-curso de 2010.

Outra prioridade da secretaria é a presen-ça de um monitor em cada transporte esco-lar, segundo Ida, é im-portante que os alunos estejam sob a supervi-são de um responsável, além do motorista.

A secretária também falou sobre a educação infantil, que ela clas-sificou como um dos grandes desafios do município outro grande desafio.

“No momento nós estamos com três creches em funciona-mento que estão com a sua carga máxima. Cerca de quinhentas crianças de 0 a 3 anos não são atendidas pelo município, porque não há mais vagas. Então, as famílias terão que aguardar, até que as duas unidades de cre-ches que estão sendo construídas, fiquem prontas pra que a gen-te possa atender essa demanda”, justifica Ida.

Quase toda a de-manda entre crianças

de 4 a 5 anos de idade, já estão sendo aten-didas pelo município. Porém, noventa e oito crianças dessa faixa etária, não garantiram vaga imediata. Elas se-rão atendidas por uma extensão da escola municipal Cecília Mei-reles e o início das au-las está previsto para a semana que vem.

A secretária de Edu-cação destacou ainda a necessidade de mais escolas para o ensino médio. Em sua opinião já visando o futuro, em 2014 o município não

conseguirá atender a toda demanda com apenas uma escola da rede pública oferecen-do o ensino médio.

“As informações que eu tenho é que a esco-la estadual José Apa-recido Ribeiro atingiu seu ápice agora em 2013. Então isto sig-nifica que em 2014 já teremos problema com o ensino médio. Mas essa parceria já esta sendo conversada e realmente a intenção de duas escolas esta-duais para Nova Mu-tum”, finaliza.

Mais de 500 crianças de 0 a 3 anos não são atendidas pelo município por falta de creche, diz secretária.

Secretária Municipal de Educação avalia desafios da Educação no município de Nova Mutum

05WWW.GRUPOARINOS.COM.BR 14 A 20 DE FEVEREIRO DE 2013

Ana Paula Dias / Chico Tello

O carnaval prolon-gado deixou a BR-163 movimentada. No úl-timo sábado (9), três veículos se envolveram em um acidente a 15 km de Nova Mutum/MT, um dos veículos ficou totalmente danificado.

O acidente foi provo-cado, após o condutor do caminhão tanque, Mauricio da Silva, ten-tar diminuir a veloci-dade e invadir a pista contrária. Assim que invadiu, acabou atin-gindo outra camionete

S-10, que também atin-giu uma pagero.

“O caminhão que vi-nha na minha frente se dobrou. A S-10 bateu no caminhão e veio en-cima de mim. Na hora foi tudo muito rápido. Graças a Deus eu con-segui tirar meu veiculo de lado para não me pegar de frente”, expli-cou o condutor da pa-gero, Edinilson da Silva.

Com o impacto a camionete acabou pe-gando fogo e o tráfego foi interrompido na ro-dovia BR-163, até que os bombeiros tentavam apagar o fogo. “Fomos

acionados para comba-ter o incêndio, ai depois que já havíamos termi-nado, o incêndio voltou, mas conseguimos aca-bar de vez”, ressaltou o soldado Felipe, da 5ªCIBM.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no lo-cal para averiguar as possíveis causas do acidente. Os soldados pedem cautela aos mo-toristas que estão pe-gando estrada e que fi-quem atentos, pois um dos motivos de vários acidentes são as fortes chuvas no interior do estado.

S-10 pega fogo depois de colidir com caminhão e pagero na BR-163O acidente foi provocado, após o condutor do caminhão tanque, Mauricio da Silva, tentar diminuir a velocidade e invadir a pista contrária

Chico Tello

Na manhã do último domingo (10), um mo-torista em um ato de to-tal imprudência acabou provocando um aci-dente na Avenida das Seriemas, que resultou em prejuízos materiais a outro motorista que transitava com seu ve-ículo Gol com placas de Lucas do Rio Verde, em plena rotatória da

referida avenida. Conforme informou

o condutor do veículo Gol, Ruan Augusto, ele passava pela rotatória quando repentinamen-te sentiu o impacto de outro veículo que atin-giu a parte traseira do seu carro que se des-governou e se chocou com um poste, e teve sua frente toda danifi-cada.

O motorista que pro-

vocou o acidente ao perceber o que havia acontecido imediata-mente fugiu do local tomando rumos ignora-dos. Testemunhas que presenciaram o aciden-te, repassaram aos po-liciais às características do veiculo que ele con-duzia, pois todos es-tavam inconformados com a atitude irrespon-sável do causador do acidente.

Motorista imprudente provoca acidente e foge do local

O motorista que provocou o acidente ao perceber o que havia acontecido, imediatamente fugiu do local tomando rumos ignorados

Chico Tello

Na noite do último domingo (10), a Poli-cia Militar realizou a prisão de dois pes-soas e uma menor foi apreendida.

A ação teve inicio após uma abordagem feita pelos policias a um veiculo Fiat Uno, na rua das manguei-ras no bairro Bela Vista. No veículo a policia encontrou 21 papelotes de entor-pecente que para a

polícia, possivelmen-te eles estariam ven-dendo nos bares da cidade, além de uma arma branca, tipo pu-nhal.

A menor que esta-va na companhia de Mussolin Bordim, 37 anos, e do seu compa-nheiro Cleyton Jesus Silva, 22 anos, afir-mou aos policiais que era garota de progra-ma, e que trabalha-va em uma Boate da cidade. Diante desse fato os militares, acio-

naram a equipe do Conselho Tutelar, que passou a investigar o caso envolvendo a menor, enquanto isso os dois detidos foram encaminhados a De-legacia de Policia Ju-dicial Civil para a ins-tauração de inquérito.

O tenente da Po-licia Militar, afirmou que essa ação é resul-tado de um trabalho no qual os policiais militares, estiveram atentos no final de se-mana, quanto à pre-

sença de veículos e pessoas em atitudes suspeitas nas ruas da cidade, principalmen-te nas proximidades de bares e lanchone-tes, como foi o caso desses dois homens detidos, e da menor apreendida, que es-tavam próximo a uma casa noturna do bair-ro Bela Vista.

A polícia orienta que em caso de de-núncia ligar para o te-lefone 190 ou 197 da Polícia Civil.

Duas pessoas foram presas após serem flagrados com 21 papelotes de entorpecentes em Nova Mutum

Feriado prolongado movimenta a segurança pública do município de Nova Mutum

EMPREGOS

DELMORO

Função: Empacotador, açogueiro, garçom, caixa, copeira, zeladora, auxiliar de cozinha,repositor.Interessados : Levar o curriculum ate o surpermer-cado Del moro.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR 14 A 20 DE FEVEREIRO DE 201306

- A casa, um sobrado, fica no Condomínio Alphagarden em Cuiabá (perto de shopping, farmácias, Parque Mãe Bonifácia)

- Tem 365 m2 de área total sendo 232 m2 de área constru-ída

- São 03 suítes, sala de estar, de jantar, lavabo, cozinha, área de serviço, banheiro para empregada, piscina, churras-queira, banheiro na área externa

- Valor R$ 680.000,00Contato : (65) 9985-9000

Classificados

EXATA CONSTRUTORA

Função: Servente de pe-dreiro.Interessados : Ir na rua dos Jambos, 673 N - Atrás do Supermercado Delmoro.

VENDE-SE UMA CASA NA AV. DOS PAVÕES, N° 899 W – JAR-DIM IMPERIAL AO LADO DO PLANETA R$ 1,99 INTERES-SADOS LIGAR NO (18) 3582-2905 - (18) 9651-8935 - (18) 8174-3881 FALAR COM MARTA.

NILSON FERREIRA LOUSADA E CIA LTDA, CNPJ 13.838.102/0001-22, INSCRIÇÃO ESTADUAL: 13.427.252-8, NO END. AV DOS BEIJA FLORES, CENTRO, NOVA MUTUM – MT. COMUNICA O EXTRAVIO DA SEGUINTE NOTA Nº 44 (PRIMEIRA VIA).

“Na tela da tevê, no meio desse povo...”O desfile da Man-

gueira foi lindo. Ponto. Alegorias ricas em de-talhes e fantasias de en-cher os olhos. O samba-

-enredo, que pifiamente falava de Cuiabá, foi sobreposto pela beleza eufórica das plumas e das lantejoulas. E nós, cuiabanos, pudemos ver tudo isso pela televi-são, sim, pela televisão!

A prefeitura espalhou, em pontos estratégicos, telões para que a popu-lação pudesse acompa-nhar o desfile. Isso mes-mo. Porto, CPA, Pedra 90, Mandioca, ao invés do tradicional Carnaval, foram agraciados com telões, onde puderam assistir com o atraso de uma hora, pelo fuso horário, o desfile em ho-menagem a Cuiabá.

O simbolismo do te-lão nas praças pode ser considerado como uma metáfora do cenário cul-tural de Cuiabá. Um ce-nário onde se investe R$ 3,6 milhões na compra de uma “homenagem” feita por uma escola de samba do Rio de Janei-ro, enquanto não temos

um teatro municipal, um centro cultural em ativi-dade, nada. É cultura para inglês ver. A elite política quer “teles” da cultura, quer distância. Transformou-se público em massa e massa em telespectadores.

Aquilo que se via na televisão, era nossa cultura de fato? A pre-guiça criativa da Man-gueira em representar a cultura cuiabana é justificada pela refe-rência bibliográfica da escola de samba: o li-vro “Esperando o Trem” do professor Fernando Borges, que fala sobre a construção da ferrovia que passaria por Cuia-bá e de um trem que traria progresso e mo-dernidade. Um trem que nunca chegou. Um óti-mo livro, mas que não serve como única fonte de inspiração ao se tra-tar de uma cultura tão diversificada, como é a cuiabana. Além de que, como no próprio livro diz, ao qual tive a honra de ser presenteado com um exemplar pelo autor, o desejo do trem estava

na visão de mundo das pessoas letradas da cida-de e que estes poderiam ser raros. O livro ainda faz referência à obra de Samuel Beckett, “À es-pera de Godot”, onde os personagens falam sobre trivialidades para não de-monstrarem a tensão da espera de Godot (Deus), que também nunca che-ga.

Ainda me é um misté-rio saber quem foram os agraciados, convidados a preencher os camarotes da escola no Rio de Ja-neiro. Regados a cham-panhe e caviar, pagos com nosso suado dinhei-ro de impostos, enquanto estávamos em pé nas praças, assistindo tudo a distância. Inertes, irreso-lutos. Cadê Jejé? Cadê Maria Taquara? Liu Arru-da? Zé Bolo Flor? Quan-ta coisa dava pra fazer com esse dinheiro aqui em Cuiabá. Cinema, tea-tro, dança, música, artes plásticas...

Ainda estamos espe-rando o trem. E, assim como aludido no livro, conversamos sobre tri-vialidades para aliviar

nossas tensões des-sa espera. Manguei-ra, Copa... São essas nossas trivialidades para nos livrar da ago-nia de algo que nunca chega.

Sei que este artigo, diferentemente do livro do professor Fernando Borges, tem pouco va-lor histórico, uma vez que falo do agora e, por isso, me é impos-sível o distanciamento necessário. Tampouco é essa minha inten-ção. Quero falar de urgências. Não quero distância, não quero teleconferências. Que-ro mudanças, que po-dem e devem ser feitas já. Faço parte dessa parcela da população que não foi à Sapucaí. Pertenço ao grupo dos que assistiram tudo pelo telão. Estou inclu-ído nessa maioria que tem pressa de viver e nem por isso deixa de sonhar.

Eduardo Butakka é produtor teatral, publicitário e gradu-ando em Letras pela UFMT

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA, PORTADOR DO RG 1590544 – SSP - PI CTPS N° 87098 SÉRIE 00001 - PI, NO PRAZO DE 48 hs NA EM-PRESA, L. PEREIRA DA SILVA EPP, CNPJ: 11.210.589/0001-79, INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO, SITUADA NA AV. DOS UI-RAPURUS, Nº 577 W, CENTRO - NOVA MUTUM, SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDONO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. ERISNALDO DA COSTA SILVA, RG: 53481626-5 CPF: 417096488-80 - CTPS 64518 SÉRIE 000334-MA, NA EMPRESA L. PEREIRA DA SILVA EPP, CNPJ: 11.210.589/0001-79, INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO.

PAULO ANDRÉ ZEN, CPF nº 571.606.431-00 e RENATO ZEN, CPF nº 850.560.141-68, torna-se público, que requereu a SEMA, a LICENÇA AM-BIENTAL ÚNICA (LAU), para fins de agricultura, da Fazenda PRZ, localiza-da no Município de Nova Mutum - MT. Não foi determinado EIA/RIMA.HE-BERSAT Consultoria Agroambiental e Reflorestadora Ltda. (65) 3308 -1686

SILVENIO CANEPPELE, CPF nº 346.328.409-04, torna-se público, que requereu a SEMA, a RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL ÚNI-CA (LAU), para fins de agricultura, da Fazenda Aurora, localizada no Mu-nicípio de Nova Mutum - MT. Não foi determinado EIA/RIMA.HEBER-SAT Consultoria Agroambiental e Reflorestadora Ltda. (65) 3308 -1686

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. ANTONIO JOSE LOPES DE SOUZA, PORTADOR DO CPF 924.760.663-20, RG 2132330, CTPS N° 29968 SÉRIE 00015 - MA, NO PRAZO DE 48 hs NA EMPRESA, RICARDO CASTELLAR DE FARIA, CPF: 909.464.999-34, CEI 328500086886, INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO, SITUADA NA ROD. BR 163 KM 575,5 ZONA RURAL , SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDONO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DA Sra. MARIA ALDE-LICE PEREIRA DA SILVA, PORTADORA DO CPF 009.591.423-47, RG 224360420028, CTPS N° 25148 SÉRIE 00016, NO PRAZO DE 48 HS NA EMPRESA, RICARDO CASTELLAR DE FARIA, CPF: 909.464.999-34, CEI 328500086886, INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO, SITUADA NA ROD. BR 163 KM 575,5 ZONA RURAL , SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDONO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

Vende-se uma casa de alvenaria no residencial dos Ipês, na Avenida das Seriemas, com 3 quartos (sendo uma suíte), sala, cozinha, sala de jantar, lavanderia e banheiro social. Casa de 87 metros quadrados e terreno com 432 metros quadrados. Tratar através do telefone: (65) 9646-3947.

Vende-se uma loja de roupas femininas e masculinas no centro de Nova Mutum, excelente localização e opção para agregar outros ti-pos de produtos, instalações em perfeito estado, estoque incluído na negociação. Tratar através do telefone: (65) 9646-3947.

Horóscopo Áries (21/3 a 20/4)

Faça amizades. Gente muito interessante e com boas propostas de vida estarão a seu redor. Identifique as afi-nidades e promova laços de afeto. Fortalecendo vínculos será muito mais fácil atravessar esta fase, pois receberá o impulso necessário para a caminhada cotidiana. No tra-balho, preste bastante atenção a uma nova oportunidade.

Touro (21/4 a 20/5)Controle as situações com paz e harmonia. Não entre

em disputas desnecessárias ou conflitos que não condu-zem a lugar nenhum. Mantenha a calma e o discernimen-to sob qualquer aspecto. Com a cabeça no lugar, será mais fácil perceber onde estão as falhas. Livre-se de pre-conceitos e aceite sugestões para o progresso material.

Gêmeos (21/5 a 20/6)Terá disponibilidade para novos contatos pessoais e

profissionais nos próximos dias. Aproveite para expor o lado mais brilhante de sua personalidade: a criatividade. Com força e talento, explore as possibilidades de cresci-mento ao redor. Dê preferência aos assuntos práticos do cotidiano. No amor, boa fase com muito companheirismo.

Câncer (21/6 a 21/7)Excelente momento para investimentos e finanças.

Aplique os rendimentos em situações de rápido retorno. Aquisição de bens duráveis ou pequenas reformas do-mésticas serão beneficiadas. Faça planejamentos futuros de maior envergadura e crie as condições necessárias para obter bons lucros em um curto espaço de tempo.

Leão (22/7 a 22/8)A vitalidade física e emocional ganha um grande im-

pulso. Com disposição, resolva as pendências, principal-mente as emocionais. As energias astrais anunciam ex-celentes oportunidades nos relacionamentos. Reforce os laços de amor e afaste de seu convívio pessoas que só atrapalham sua evolução. Você está brilhante. Aproveite.

Virgem (23/8 a 22/9)Não se preocupe com esta fase reflexiva. Ela é neces-

sária para uma profunda avaliação do que realmente vale a pena no ambiente doméstico. Não permita que outras pessoas invadam ou perturbem sua fase de interiorização. Reserve tempo para o lazer e a distração da mente. Uma boa caminhada é suficiente para dar início ao equilíbrio.

Libra ( 23/9 a 22/10)Excelente fase para a convivência com amigos e fa-

miliares. Estreite laços de afeto compartilhando sonhos e projetos. As pessoas ao redor gostam de seu tipo de energia e estilo de vida. Como tem personalidade extrema-mente receptiva, o momento é ideal para usufruir do pra-zer e da alegria de conviver harmoniosamente. Boa sorte.Escorpião (23/10 a 21/11)

Organização é a palavra-chave do período. Use sua capacidade de observar para detectar as falhas e promo-ver os ajustes necessários. Não crie expectativas exacer-badas. Investigue, pergunte e esclareça. Encare tudo com naturalidade e prazer. Você funciona melhor quando sen-te segurança ao redor. Boas vibrações em seu caminho.

Sagitário (22/11 a 21/12)

Capricórnio (22/12 a 20/1)

Aquário (21/1 a 19/2)

Peixes (20/2 a 20/3)

A principal energia desta fase é a criatividade. Nutra o poder de prever situações futuras e tire o máximo pro-veito delas. Assim fortalecerá seus planos. Se necessá-rio, conte com a ajuda de amigos ou familiares para re-solver alguma pendência. Não deixe para amanhã o que pode ser resolvido de modo rápido. Período favorável.

Apesar de dar atenção à vida íntima, a carreira ainda toma muito de seu tempo e pensamento. Cabe aí um ponto de equilíbrio e reflexão. Cada coisa possui a hora certa e a energia própria. Não misture os assuntos nem dê prefe-rência ao que pode aguardar mais um pouco. Viva cada dia com seu conceito, sem mais nem menos. Cuide-se.

Neste momento tudo gira ao redor das relações pes-soais e profissionais. Eleve os pensamentos e nutra bom grau de autoestima. Quanto mais você se valoriza, maio-res serão suas oportunidades de sucesso. Lembre-se de que trabalhou muito para chegar até aqui. Agora colha os frutos de seus esforços. Siga em frente com ousadia.

O grande desafio do período será canalizar de forma produtiva sua sensibilidade. Não se irrite desnecessa-riamente nem se envolva em conflitos. Não são todas as pessoas que vibram em sua frequência. Cabe a você dis-cernir com quem deseja compartilhar seus sonhos. Re-serve tempo para lazer e descanso. Excelentes vibrações.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR 14 A 20 DE FEVEREIRO DE 2013 07

Pavê com Chocolate Branco

Modo de preparo :

Dissolva o amido de milho em duas latas de leite comum. Coloque em um refratário e acrescente o leite condensado. Leve ao micro-ondas por 5 a 6 minutos na potência alta, mexendo a cada 2 minutos. Retire do micro-

-ondas e acrescente 400 g de chocolate branco ralado. Mexa até derreter o chocolate e se incorporar ao creme. Acrescente o creme de leite. Reser-ve. Umedeça os biscoitos com o leite restante.

Com a metade dos biscoitos forre o fundo de um refratário grande. Des-peje metade do creme e faça nova camada de biscoitos. Espalhe o creme restante e decore com o chocolate ralado que sobrou. Leve à geladeira.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

www.coquetel.com.br

NAS BANCAS e livrAriAS

TUDO O qUe a ciência SaBe SOBre cOMO prOlOngar a jUvenTUDe

BANCO 23

SFCMPASSADOAC

LEALMIDIAÃCHAEARONARESTDEARMICO

MENUREGERFERROUIEEECACO

ESCANDALOTATARDIO

PARTERAUPSIUPDRAS

ALCATEIALAREIRAAR

E

O tempoque já não

volta

O medodo perfec-cionista

Honesto;sincero

Conjuntodos meiosde comu-nicação

(?)-line: conectadoà internet

Querido,em inglês

Ceará(sigla)

Cardápiode restau-

rantes

Pagar(?): darvexame

(gír.)

Aparelhopara

passarroupa

Grandecaminhãode trans-

porte

Organiza-dor das O-limpíadas

(sigla)

Evento davida depessoas

polêmicas

Corroer;apodrecer(o dente)

Pedaço devidro ou

louça

Tentar(coisadifícil)

Acompa-nhante na

dança

Pista do hipódro-

mo

Materiallançado

pela atira-deira (pl.)

Substan-tivo

coletivode lobos

Conteúdoda bola de

futebol

Tim (?),cantor

Escritório do tabelião

Mealimentei

Fatorsocial quepolíticos

prometemeliminar

Bebida deervas

Criançade colo

Ir aos (?):explodirA lei da

Escravidão

M

Orelha,em inglês

Comandaruma

orquestra Muito curto

Interjeiçãode silêncioAquecedorde chalés

Fora dotempoTecido

de véus

Espaço para comemo-rações em prédios

Serviço de Atendimen-to ao Cliente (sigla)

Está(red.)

Porção deum todo

2/on. 3/ear. 4/dear — raia — tule. 5/rente. 6/tardio.

Charge

Receita

Ingredientes:

1 lata(s) de leite condensado 1/2 xícara(s) (chá) de amido de milho3 lata(s) de leite500 gr de chocolate branco1 lata(s) de creme de leite sem soro 2 pacote(s) de biscoito champagne

C l i c k A festa de carnaval foi agitada na Pollo Pub, foram cinco dias de festa. As galera fez questão de prestigiar mais este evento em Nova Mutum.