arinos - ediÇÃo 925

8
Veículo foi intercep- tado a dois quilôme- tros de posto da PRF com disparos que po- deriam derrubar um avião. Este é o se- gundo caso a ocorrer na BR-163 em menos de três meses, o que denota maior ousa- dia dos criminosos. ACS recebem 50 novas bicicletas para realizar atendimentos Empresas precisam adotar políticas de retenção da mão de obra NOVA MUTUM 06 a 12 de Setembro de 2012 Edição nº 925, ano 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A VERDADE LETRA A LETRA Pág. 04 Entidade promove atualização de lista telefônica local Pág. 04 Pág.03 Carro forte é novamente assaltado na BR-163 Uma hora fumando narguilé equivale a 100 cigarros Pág. 07 Pág. 02 ANUNCIE CONOSCO (65) 3308 2222 JORNAL Pág. 05 Custo do milho no Brasil e no exterior pressionam mercado de carnes

Upload: jornal-arinos

Post on 06-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Desde 1997 o Jornal Arinos e Mais expressivo o Veículo de Comunicação de Nova Mutum (MT), tendão acompanhado o Desenvolvimento Social, Político e Econômico da Região.

TRANSCRIPT

Page 1: ARINOS - EDIÇÃO 925

Veículo foi intercep-tado a dois quilôme-tros de posto da PRF com disparos que po-deriam derrubar um avião. Este é o se-gundo caso a ocorrer na BR-163 em menos de três meses, o que denota maior ousa-dia dos criminosos.

ACS recebem 50 novas bicicletas para realizar atendimentos

Empresas precisam adotar políticas de retenção da mão de obra

NOVA MUTUM06 a 12 de Setembro de 2012Edição nº 925, ano 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

A VERDADE LETRA A LETRA

Pág. 04

Entidade promove atualização de lista telefônica local

Pág. 04 Pág.03

Carro forte é novamente assaltado na BR-163

Uma hora fumando narguilé equivale a 100 cigarros

Pág. 07

Pág. 02

ANUNCIE CONOSCO

(65) 3308 2222JORNAL

Pág. 05

Custo do milho no Brasil e no exterior pressionam mercado de carnes

Page 2: ARINOS - EDIÇÃO 925

[email protected]

(65) 3308.2222 Redação/Comercial

EXPEDIENTEDiretor Geral. Claudio Prestes Diretor Administrativo. Andrei Mariotti Reportagem. Kleber Gutierrez, Marcos Junior Diagramação. Bruna Alves

Editado e distribuído porBFF Gráfica e Comunicação. Endereço: Rua dos Cedros, 39 N, Centro, CEP 78450-000, Nova Mutum, MT. O Jornal Arinos é im-presso na Gráfica e Editora Regional.

Circulação. Nova Mutum e região. Tiragem. 1 mil exemplares.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR06 A 12 DE SETEMBRO DE 201202

Anatel busca voluntários para medição da

banda larga

Cerca de 30 mil usuá-rios de internet banda larga fixa já se inscre-veram para participar de projeto de medição da qualidade do serviço promovido pela Agên-cia Nacional de Teleco-municações (Anatel).

Ao todo, 12 mil pesso-as devem participar do estudo que visa reu-nir informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço.

Os interessados, pes-soas físicas ou jurídi-cas, podem participar se cadastrando atra-vés do portal www.bra-silbandalarga.com.br . Não há data limite para se inscrever, tendo em vista que anualmente 25% da base de volun-tários será renovada. Contudo, é vedada a participação de fun-cionários de empresas prestadoras do serviço.

Ao selecionado não ha-verá ônus algum, sendo o aparelho batizado de whitebox, responsável pela medição, disponi-bilizado pela Entidade Aferidora da Qualida-de (EAQ). Dados pes-soais e de navegação não serão monitorados. Para participar também não é preciso experiên-cia com informática.

O processo de avalia-ção atende ao disposto na Resolução 574/2011 da Anatel e os primei-ros resultados devem ser divulgados pela Agência em dezembro deste ano. Serão mo-nitorados indicadores como velocidades de upload e de download, latência, variação da la-tência (ou jitter) e perda de pacotes.

Em Mato Grosso há cerca de 215 mil assi-nantes do serviço de banda larga de empre-sas como Oi, Embratel, GVT e Net.

Departamento de Cultura oferece vagas para Oficina de Canto e Voz

Redação

O Departamento de Cultura de Nova Mu-tum, através do Pontão Viola de Cocho, projeto da Secretaria de Esta-do de Cultura, está com inscrições abertas aos interessados em partici-par da Oficina de Canto e Voz. Ao todo são ofe-recidas cem vagas.

De acordo com a coordenadora do De-partamento, Dedma Albuquerque, o muni-cípio foi contemplado com a ação gratuita em função do convênio nº. 762190/2011, firmado entre Instituto do Patri-mônio Histórico e Artís-tico Nacional (IPHAN) e Secretaria de Estado de Cultura, que trouxe

ao município o Ponti-nho de Viola de Cocho.

“Por fazermos parte do projeto, fomos agra-ciados com a oficina que é direcionada a quem já canta ou mes-mo quem quer aprender entre outros cuidados e técnicas no quesito de canto e vocal”, explica Dedma.

A oficina, marcada

Aula gratuita será ministrada por professora especializada em canto da UFMT

Acenm/CDL e Prefeitura discutem medidas para coibir comércio ambulante

Agência Folk

Preocupada com as reclamações recebidas por comerciantes e lo-jistas de Nova Mutum, a Associação Comer-cial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL) se reuniu, nesta semana, com a Prefeitura, através do Departamento de Tri-butação, para discutir ações de contenção ao comércio ilegal pratica-do por vendedores am-bulantes.

Os presidentes da Acenm e da CDL, Car-los Alexandre Saito e Rodrigo Rigoni, respec-tivamente, enfatizaram na reunião que as recla-mações de comercian-tes e lojistas têm sido corriqueiras em função do problema. “Estamos recebendo entre dez li-gações diárias sobre o assunto. Sabemos que o comércio devidamen-te cadastrado gera em-prego, renda e é impor-tante para a economia do município e por isso somos parceiros da prefeitura para coibir a prática da venda ambu-lante”, reforçaram.

Conforme a Lei Mu-nicipal nº 519, de 30 de

junho de 1999, “é proi-bido ao vendedor am-bulante comercializar qualquer tipo de merca-doria em local público, sendo que poderá este comercializar apenas produtos ou mercado-rias não encontradas nas prateleiras dos es-tabelecimentos comer-ciais”.

O documento, que possui sete artigos, es-pecifica ainda, entre outras resoluções, “a proibição de vendas de mudas para arbori-zação ou frutíferas de empresas, comerciali-zação de animais e ins-titui que as mercadorias apreendidas serão do-adas a entidades filan-trópicas existentes no município”. No Código Tributário, que está em fase de reformulação, também existem san-ções sobre o assunto.

De acordo com o fis-cal do setor, James Fer-nando Marques, quatro profissionais atuam no combate à prática. “Tra-balhamos diariamente, inclusive em plantões de final de semana, com a abordagem de vendedores que sabe-mos que estão ilegais no município”, diz o fis-cal.

Marques explica que a primeira medida to-mada durante as fisca-lizações é a apresenta-ção e notificação verbal sobre o caso. “Sempre estamos uniformizados e abordamos esses vendedores, informan-do sobre a Lei Munici-pal, mas nem sempre os ambulantes desocu-pam os locais, principal-mente na área central. Caso essa determina-ção não seja cumprida, acionamos a Polícia Mi-

Prática ilegal que prejudica o comércio local pode ser denunciada através de disque denúncia 24 horas

litar que nos auxilia na retenção das mercado-rias”, salienta.

O fiscal comenta que a maioria dos ca-sos abordados são de vendedores que vem ao município apenas para realizar a comer-cialização entre os dias 1º e 5º dia útil do mês. “Noventa e nove por cento dos ambulantes vêm apenas na época de pagamento e logo após vão embora, com a venda normalmente de CDs, joias, óculos, redes, relógios, entre outros produtos”, desta-ca Marques.

Segundo a Prefei-tura de Nova Mutum, o disque denúncia para os casos pode ser acio-nado 24 horas pelo nú-mero (65) 9628-3866. Ações e campanhas de conscientização serão promovidas ainda este

ano. “A intenção é utili-zar a princípio as armas que temos e orientar esses vendedores que estão realizando uma prática ilegal. Posterior-mente, faremos ações preventivas, com rigi-dez contra o comércio de ambulantes”, finaliza o prefeito em exercício do município, Sadi Ri-beiro Ramos.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Oduvaldo Lopes Ferreira e a co-ordenadora do Depar-tamento de Tributação, Terezinha Arissava.

Caso. Na segunda--feira (3), a PM de Nova Mutum prendeu dois vendedores ambulan-tes que estariam co-mercializando produtos sem nota fiscal na re-gião central da cidade. Durante a ação, foram apreendidos cerca de 30 relógios, 80 corren-tes, anéis, brincos, en-tre outras bijuterias. Os ambulantes foram con-duzidos à Delegacia da Polícia Civil e os pro-dutos retidos pelo setor de fiscalização. Não se tem dados sobre a quantidade de produtos apreendidos este ano pelo setor.

para os dias 15 de se-tembro, das 13 às 18h e das 19h às 22h; e 16, das 7 às 11h e das 13h às 17h, com local ainda a ser definido, será mi-nistrada pela professo-ra de Canto da Univer-sidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Alda Alves de Araújo.

As inscrições estão abertas no Departa-

mento de Cultura, ane-xo a Biblioteca Muni-cipal “Hilda Strenger Ribeiro” e também na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h. Os interessados deverão ter idade a par-tir dos 15 anos e estar munido de documento com foto no ato da ins-crição.

Page 3: ARINOS - EDIÇÃO 925

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR06 A 12 DE SETEMBRO DE 2012 03

SEMENTE DE FÉ

Igreja Casa da Bênção de Nova Mutum | Av. das Araras, 480 W – Centro | www.icbnovamutum.com.br

O QUE AS MENTES ESPERTAS TALVEZ JÁ SAIBAMQuanto mais bizarro melhor! As edições de revistas que mais vendem são as que trazem as previsões para o ano seguinte. Não importa que as predições falhem ou que os videntes concor-rentes façam predições contraditórias. As pessoas deixam um bom dinheiro nas bancas de jor-nal pelo valor do entretenimento de ver, com antecedência, as fofocas sobre as celebridades – e quanto mais bizarras essas fofocas, melhor. Também são bastante comuns as edições anuais so-bre as novas descobertas a respeito das previsões de Nostradamus, o astrólogo e médico francês do século XVI. A imaginação fértil de algumas pessoas vê diversos fatos ocorridos na história como já estando previstos na obra de Nostradamus. Profecia na Bíblia – Além de afirmações gerais sobre o futuro do tempo e da humanidade, a maioria dos escritos considerados sagrados no mundo religioso tem muito pouco daquilo que pode ser chamado, realmente, de profecia. A Bíblia, porém, contém uma enorme quantidade de material que prevê o futuro, ou que o previu na época em que foi escrito. Aproximadamente 25% do AT e do NT eram proféticos na época em que foram escritos. Profecias místicas só existem para satisfazer o orgulho humano ou o desejo de poder. Tais profecias supostamente dão aos seus iniciados munição para combater os seus inimigos e obter vantagens no comércio e nos negócios pessoais. É interessante ver que a literatura mundial está repleta de histórias sobre o engano da profecia mística. Histórias como a do Fausto testificam um poder maléfico por detrás das profecias místicas, as quais dão aos homens a ilusão de orgulho e poder, ao mesmo tempo em que os afundam no engano e na ruí-na. Em contraste com tudo isso, a profecia bíblica tem o objetivo de tornar as pessoas humildes diante de Deus e prepará-las para enfrentar o futuro com confiança no amor e no cuidado de Deus. Sua preocupação é informar, ao invés de confundir, sendo elas, normalmente, ricas em detalhes (ex: Gn 41.25-32). Algumas profecias envolveram coisas de um futuro próximo como demonstração de que as palavras do profeta a respeito de eventos mais distantes também eram dignas de confiança (Jr 28). Deus previu o futuro da raça humana (Gn 3.16-19). Advertiu o seu povo escolhido quanto ao juízo eminente (Hc 1.1-8). Predisse o envio de um Salvador para a humanidade, o qual morreria pelos pecados de todos (Is 52.13-53.12). Descreveu os terríveis cataclismos que precederão o fim (Mt 24. 4-26). Prenunciou a era do Reino do seu filho na terra e ainda falou sobre o julgamento futuro, o qual terá o seu clímax no grande trono branco de Deus (Ap 20.11-15). Pedro escreveu: “Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis” (2Pe 3.14). A profecia está presente na Bíblia para conclamar os discípulos de Jesus a viverem vidas de espe-rança e perseverança.

Pastor Christian Piovesan

Agência Brasil

O custo do milho nos mercados nacional e in-ternacional, com a forte alta provocada pela que-bra de safra nas princi-pais regiões produtoras do grão que sofreram com a seca este ano, como os Estados Unidos e o Sul do Brasil, tem pressionado fortemente o mercado de carnes. Ao lado da soja (farelo de soja) o produto é a prin-cipal matéria-prima para a produção de carne bovina, suína e de aves nos Estados Unidos e de aves e suínos no Brasil.

O preço da saca de milho chegou a quase R$ 35 e o da soja a R$ 85, em média. O preço mínimo, usado como referência de mercado para garantia de aquisi-ção pelo governo federal, foi R$ 13,02 para a saca de 60 quilos de milho e R$ 22,87 para a saca de soja.

No Brasil, onde a pro-dução de aves e suínos

é mais sensível ao pro-blema, o governo tem usado o estoque regula-dor para amenizar os im-pactos. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimen-to (Mapa), 1,2 milhão de toneladas de milho estão disponíveis para regulação. Parte desse estoque tem sido dispo-nibilizada no mercado a preços subsidiados em relação aos atuais.

As regiões Nordeste e Sul do país, que mais so-freram com a estiagem e que têm sentido mais fortemente os impactos dos preços de grãos na produção de carne, são prioridade.

Com a modalidade denominada Venda Bal-cão, voltada para pe-quenos produtores, o governo se compromete com a entrega das sacas comercializadas. “Mas estamos com problemas [nessa modalidade] por-que a Conab [Compa-nhia Nacional de Abaste-cimento] tem feito leilões

de frete. Com o supera-quecimento do mercado de frete, a Conab não está conseguindo con-tratar caminhões”, expli-cou Edilson Guimarães, diretor do Departamento de Comercialização e de Abastecimento Agrícola e Pecuário do Mapa.

Guimarães acrescen-tou que pela modalidade de Venda de Estoques Públicos [VEP], os pro-dutores compram e le-vam o produto a preços mais baixos. “Na última quinta-feira (30), das 30 mil toneladas de milho que disponibilizamos, vendemos 18 mil para o Nordeste e Norte do país. Na quinta-feira (6), ofertamos mais 30 mil toneladas e aí poderão entrar os produtores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”, disse.

As operações serão realizadas até o fim de dezembro, de acordo com a portaria que via-bilizou as medidas. Para os produtores nordesti-nos, estão reservadas

No país, estoque regulador do grão tem sido utilizado para amenizar possíveis impactos a cadeia produtiva de aves e suínos

Alimentos pressionaram inflação em agosto

Os alimentos foram responsáveis por mais da metade do aumen-to do Índice Nacional de Preços ao Consu-midor Amplo (IPCA) em agosto deste ano, que ficou em 0,41%. O tomate foi o item de maior impacto na inflação oficial, com uma alta de preços de 18,96% em agosto.

“Os alimentos con-tinuam sendo pres-sionados tanto inter-namente, por conta da seca, quanto pelo aumento do preços internacionais de pro-dutos como a soja, o trigo e o milho, devido a problemas climáti-cos nos Estados Uni-dos e na Rússia”, ex-plicou a coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), Eulina Nunes.

A alta nos preços internacionais dos três produtos provocou im-pacto direto no bolso do consumidor, por causa da alta do au-mento do óleo de soja (1,25%) e farinha de trigo (1%). O maior im-pacto, no entanto, foi indireto, uma vez que a soja, o trigo e o mi-lho são usados como ração animal ou in-grediente para outros alimentos, tais como os ovos de galinha (3,92%), a carne de frango (1,35%), o ma-carrão (1,22%) e o pão francês (0,88%).

No ano, os alimen-tos acumulam inflação de 5,1%, taxa bem su-perior aos 3,51% re-gistrados no mesmo período do ano passa-do.

Os serviços tam-bém têm influenciado fortemente a inflação

oficial. Entre os prin-cipais impactos, nos oito primeiros meses do ano, estão o au-mento do custo dos empregados domés-ticos (9,9%), refeição fora de casa (5,31%) e aluguel residencial (6,85%). Segundo Eu-lina Nunes, o aumento da renda e a amplia-ção do mercado de trabalho resultam em maior demanda por serviços.

Segundo o IBGE, as taxas de inflação apresentadas pelas demais classes de despesas em agos-to foram: habitação (0,22%), artigos de re-sidência (0,4%), ves-tuário (0,19%), trans-portes (0,06%), saúde e cuidados pessoais (0,53%), despesas pessoais (0,42%) e educação (0,51%). (ABr)

Preço em alta do tomate representou maior impacto na medição

400 mil toneladas de mi-lho, e para os produtores do Sul, 200 mil toneladas. Guimarães explicou que esse volume ainda pode aumentar e que o gover-no vai manter as medi-das de regulação depois do período previsto pela portaria.

Ainda assim, o pró-prio governo admite que o apoio não é suficiente para regularizar o merca-do como um todo. O vo-lume estocado e disponi-bilizado a baixo custo é residual ante a histórica quebra da safra norte-

-americana, estimada em mais de 130 milhões de toneladas de soja e milho.

“Não há como suprir o mercado todo. O pre-ço de carnes ainda vai se manter e é o merca-do que vai ajustar esse preço. Não temos condi-ções de abastecer todo o mercado brasileiro com preço mais baixo e não é questão de ter ou não estoque”, explicou Gui-marães.

Ainda que as me-didas sejam voltadas prioritariamente para os produtores nordestinos e sulistas, agricultores do Centro-Oeste também têm conseguido adqui-rir milho e soja a preços mais baixos do que os cobrados no mercado.

Na unidade da Co-nab do Distrito Federal, a saca de milho tem sido comercializada a R$ 22. Do ponto de vista de pro-dutores que têm conse-guido se beneficiar das medidas de regulação, como Arnaldo Figueiredo, a atual crise de desabas-tecimento pode ser uma oportunidade estratégica para outros segmentos da cadeia.

“Sendo uma crise glo-bal, torna-se uma opor-tunidade para nós, que praticamos bovinocultu-ra de leite e corte com menos dependências desses insumos. É uma oportunidade de reto-mar mercados perdidos”, avaliou.

Figueiredo ainda des-tacou que os frigoríficos tendem a adotar uma estratégia com priorida-de às exportações, “em detrimento do próprio mercado interno”. A prin-cipal explicação é a que-da do mercado bovino norte-americano, maior dependente de insumos como milho e soja e, por isso, com custo de pro-dução mais onerado.

Custo do milho no Brasil e no exterior pressionam mercado de carnes

ELzA FIúzA/ABR

Page 4: ARINOS - EDIÇÃO 925

´FARMACIAS

DE 01/09A 07/09

CENTRO

BothanicaRua das Primaveras, 40 N

3308.4030

Drogaria IsisAvenida Mutum, 212 N3308.3551 / 3308.1146

BAIRROFarmácia Nativa 2

Avenida dos Pavões, nº 857 W(65) 3308.4222

Farmácia Santa HelenaAvenida das Seriemas, 751 W

3308.1894

DE 08/09 A 14/09

CENTROFarmácia Nativa

Avenida Mutum, 367 W3308.1616

Farmácia ModeloAvenida Mutum, 582 N

3308.1508

BAIRRODrogaria Colina

Avenida dos Pavões, 997 W3308.4040

Farmácia Farma VidaRua dos Cedros, 2884 W

3308.4473

Entidade promove atualização de lista telefônica local

Kleber Gutierrez

Pelo quinto ano, a lista telefônica ela-borada pela Asso-ciação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara dos Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL) pas-sa pelo processo de atualização de da-dos, como número de telefone e ende-reço constantes na mesma. O objetivo é garantir que o guia seja um recurso útil na busca de pessoas físicas ou empresas do município.

“Entendemos que essa ferramenta é de fundamental impor-tância para Nova Mu-tum, pois possibilita a aproximação entre quem necessita de determinado produto ou serviço e seu for-necedor”, explica ao presidente da CDL, Rodrigo Rigoni.

Uma profissional foi contratada pela Acenm/CDL para re-alizar o trabalho de checagem das infor-mações.

Apenas os anún-cios são cobrados, de acordo com o ta-

manho escolhido pela empresa.

Atualização. Para a empresária Marisa-ne Barreto, o proces-so de atualização evi-ta com que equívocos ocorram como, por exemplo, trocas nú-meros de telefone.

“Tive uma experi-ência negativa com um guia telefônico, produzido por outra empresa. Na ocasião, meu número era lis-tado como sendo de uma escola mutuense. Por isso, considero válido esse processo de atualização, ado-tado pela Acenm/CDL, para que todos pos-sam ser beneficiados e as ligações sejam atendidas por quem se pretendia falar”, observa Marisane.

Local. Em meio a uma diversidade de guias telefônicos, o empresariado local é mais favorável a que tal ferramenta tenha cunho local, no sen-tido de beneficiar em-presas do município.

“Precisamos de um guia que ofere-ça acesso facilitado ao cidadão quanto a números e ende-

reços, mas também que priorize a produ-ção local para que se evitem falhas e haja um comprometimen-to maior com a cida-de a que se destina”, defende a também empresária Clarrise Cambri.

Nesse sentido, o presidente da CDL ressalta que todo o recurso empregado na confecção da lis-ta telefônica fica em Nova Mutum, com a contratação de uma empresa do municipio para que a impressão seja realizada.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR06 A 12 DE SETEMBRO DE 201204

Utilidade. Ao todo cinco edições já fo-ram produzidas pela Acenm/CDL, cada qual com sete mil exemplares. Contudo, sua utilidade é ainda mais ampla, tendo em vista que muitas pessoas nem sempre dispõe de acesso a internet.

O auxiliar contábil, Weguesley Costa, uti-liza o guia físico para tudo, pois ele possibi-lita acessar informa-ções desde um local para solicitar um lan-che a um contato pro-fissional.

“Acho importante a cidade ter um guia telefônico, pois nem todos tem acesso a internet e um guia fí-sico, às vezes, pode ser bem mais rápido e prático”, conta We-guesley.

Já Marisane obser-va que para o comér-cio a lista telefônica possibilita uma apro-ximação do consu-midor, que pode ligar antes para se certifi-car sobre a presença de determinado pro-duto ou serviço na loja antes de ir até ela.

Colaboradores da Acenm/CDL já iniciaram o recadastro dos números de pessoas físicas e jurídicas

ACS recebem 50 novas bicicletas para realizar atendimentos

Redação

Agentes Comunitá-rios de Saúde (ACS) devem receber, na próxima semana, 50 novas bicicletas para a realização de visitas domiciliares em Nova Mutum. Os veículos, que vão substituir os antigos, representam investimento de R$ 14 mil provenientes de recursos próprios do município.

“Sabemos da im-portância dos servi-ços prestados pelos agentes, que é o pri-meiro contato da pas-ta com os moradores e precisávamos au-

xiliar suas condições de trabalho”, explica a coordenadora da Secretaria de Saúde, Marines Uhde.As novas bicicletas irão substituir as an-tigas que já apresen-tam desgaste em fun-ção do tempo de uso. Por outro lado, as bici-cletas que ainda apre-sentem condições vão ser reformadas para continuar circulando. Além dos veículos, que prosseguem em montagem, todos os ACS já receberam uniformes novos, com objetivo de melhorar a identificação dos pro-fissionais.

Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente são 63 profissionais contratados atuando em visitas domicilia-

res para orientar a po-pulação sobre saúde preventiva, acompa-nhamento de pacien-tes em tratamento

médico, entre outras atividades. A média mensal de visitas re-alizada é de cerca de 1,3 mil.

Medida renova quadro de veículos existentes e visa garantir melhores condições de trabalho aos agentes

Page 5: ARINOS - EDIÇÃO 925

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO DE 2012 05

Kleber Gutierrez

Quatro vigilantes de uma empresa de transporte de valores estavam, na terça-

-feira (4), sentados ao lado do carro for-te que, horas antes, havia sido alvo da ação de bandidos na BR-163, próximo ao Posto Gil. As marcas dos tiros, provenien-tes de armas de uso restrito das forças armadas, estavam espalhadas por toda a lataria do veículo, que tinha por destino uma agência bancá-ria de São José do Rio Claro.Ainda processando o que haviam aca-bado de presenciar, um deles levanta a questão: “- Por que nessas horas sem-pre pensamos que vamos morrer?” A resposta é marcada pelo silêncio dos ou-tros três ocupantes do carro forte. Todos saíram ilesos.Para parar o veículo, por volta das 11h10, os criminosos atira-

ram nos pneus e na lataria com uma me-tralhadora ponto 50, de capacidade antia-érea, e pistolas 7,62 e 5,56. Após render os vigilantes explo-diram o cofre com dinamite, levando quantia aproximada de R$ 200 mil.Mesmo estando a cerca de dois quilô-metros de um posto da Polícia Rodovi-ária Federal (PRF), os cinco assaltantes envolvidos no roubo não se intimidaram. Nem os policiais que, com o som dos tiros, se deslocaram até o local, sendo recebi-dos a bala.Um dos carros utili-zados na ação, mo-delo Golf que havia sido roubado dias antes em Cuiabá, foi incendiado na entra-da de uma proprieda-de rural às margens de uma estrada que dá acesso a Nobres, Diamantino, Rosá-rio Oeste, Jangada e Nova Mutum. O gru-po teria prosseguido com a fuga em uma

caminhonete Hilux prata.Do veículo de pas-seio pouco restou. Nele, estava instala-da, na parte traseira, uma base de metal que serviria de es-cudo aos criminosos em uma situação de resposta da polícia, além de uma arma calibre nove milíme-tros deixada para trás.Uma força tarefa en-volvendo as polícias Civil, Militar e Rodo-viária Federal pros-segue na busca da quadrilha. Essa é a segunda vez que um caso de assalto envolvendo carro forte ocorre na BR-163. O primeiro foi registrado no dia 1º de junho deste ano.Mudança. De acordo com o especialista em segurança e ma-jor da reserva da PM, Antônio Costa, pode estar havendo uma migração do roubo a bancos e caixas ele-trônicos para os car-ros fortes em trânsito nas rodovias.

“Com o aumento da presença policial nas cidades, os bandidos tem buscado outros pontos de vulnera-bilidade para agir. É o caso das rodovias, onde o deslocamen-to terrestre da força policial é mais difícil, em decorrência das grandes distâncias ou mesmo das condi-ções da via”, analisa Antônio. O especialista tam-bém ressalta ser ne-cessária maior vigi-lância com relação ao comércio e trans-porte de dinamites para evitar que esta seja empregada em ações criminosas, bem como que o se-tor de transporte de valores analise ou-tras opções, como a aérea, para transferir valores. Nesse sentido, uma alteração na legisla-ção que rege o seg-mento viria a colabo-rar ainda mais para a estruturação de uma resposta adequada a casos como o ocorri-do na BR-163.

Veículo foi interceptado a dois quilômetros de posto da PRF com disparos que poderiam derrubar um avião

Carro forte é novamente assaltado na BR-163

Outro carro forte também foi alvo da ação de bandidos, no dia 1º de junho, na BR-163. Na oca-sião, cerca de sete homens fortemente armados dispararam contra dois veículos de transporte de va-lores que seguiam para Lucas do Rio Verde.Um dos carros con-seguiu escapar do cerco criminoso que utilizou uma cami-nhonete S10 pra-ta, com placas ALQ 6642 de Porto Velho (RO), na abordagem. A mesma foi deixa-da pelos assaltantes para trás, bem como

parte dos explosivos utilizados para abrir o cofre.O tráfego na rodovia chegou a ser preju-dicado, fato que não ocorreu na terça-fei-ra, visto que o carro forte saiu da pista.Em junho, dois sus-peitos acabaram pre-sos, em Chapada do Guimarães, após ten-tar passar por uma barreira policial com R$ 77 mil, duas pis-tolas, uma grande quantidade de muni-ção e dois carregado-res de fuzis – AK 47 e 7,62. Os mesmo não souberam explicar onde haviam conse-guido o material.

Assalto similar ocorreu em junho

Tendo em vista o recente caso ocorrido na BR-163, questionamos a PRF quanto às atitudes que o condutor de um veículo deva tomar caso se depare com um assalto ou troca de tiros em uma rodovia.De acordo com o inspetor José Hélio Macedo, do Núcleo de Comu-nicação da PRF em Mato Grosso, o mais indicado é tomar distân-cia do local e acionar os policiais rodoviários por meio do número telefônico 191, sinalizar a uma viatura ou mesmo declarar o fato em um dos postos da corporação.

“Caso haja troca de tiros o recomendável é se abrigar em um local seguro, mantendo-se sempre abaixado. Neste caso, ficar atrás do veículo pode ser uma opção”, orienta José Hélio.A PRF dispõe hoje de equipes táticas em suas delegacias regionais e núcleos de operações especiais espalhados por todo o estado. O número do efetivo disponível não é divulgado por razões de segu-rança, mas em breve deve ser reforçado com a entrada de novos agentes egressos do curso de formação de policiais rodoviários.

O que fazer em caso de assalto ou troca de tiros na rodovia

Page 6: ARINOS - EDIÇÃO 925

EMPREGOS

FAZENDA SÃO JOÃO

Função: Operador de trator de esteira, máquinas, motorista, mecânico agrícola.Contato: (65) 3337-1362 ou (66) 8111-6578, falar com Genuino.

CLASSIFICADOS

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR06 A 12 DE SETEMBRO DE 201206

ARTE SUL TELHAS

Função: Auxiliar de produçãoContato: (65) 3308-1158, fa-lar com Junior.

Empresas precisam adotar políticas de retenção da mão de obra

Agência Brasil

O empregador tam-bém é responsável pela rotatividade de mão de obra no mercado de trabalho quando não adota políticas de retenção do empregado. Fato-res como ambiente dentro da empre-sa, relacionamento com os colegas de trabalho, benefícios oferecidos pelo em-pregador ao funcio-nário e à família são determinantes no momento de se deci-dir trocar ou não de emprego.“É preciso que se faça constantemente pesquisas dentro de uma empresa para saber se os funcioná-rios estão satisfeitos. O trabalho é uma via de mão dupla. A em-presa tem que esco-lher o funcionário e vice-versa. Quanto mais as regras esti-verem claras nesse meio campo, maio-res são as chances de ter retenção mais efetiva de mão de obra”, informou a es-pecialista em recur-sos humanos, Rita Brum, diretora da Rhaiz Soluções em Recursos Humanos.O setor público é o que menos demite trabalhadores, se-gundo dados da Re-lação Anual de In-formações Sociais

(Rais) do Ministério do Trabalho e Em-prego (MTE). A taxa de rotatividade de empregos na admi-nistração pública, em autarquias e em em-presas de prestação de serviços públicos é a mais baixa, entre 10,6% e 12,2%; con-tra 86,2% na cons-trução civil, segui-da pela agricultura (74,4) e pelo comér-cio (41,6).No entanto, há tra-balhadores na ini-ciativa privada e em setores com altos índices de rotativida-de que mantêm seus empregos há muitos anos. Esse é o caso de Samuel Carvalho, 48 anos, garçom no mesmo restaurante desde os 20 anos. Depois de 28 anos de casa, ele diz que o relacionamento com o patrão é im-portante para que ele não queira deixar a empresa.“Atendo cerca de cem clientes por dia, tenho muito respeito tanto por eles quan-to pelo meu patrão, por quem, hoje, te-nho muita amizade e consideração. Para conseguir ficar aqui todos esses anos, é preciso muita hones-tidade e também não dar motivos de se re-clamar”, explicou.O colega de Samuel, Antônio de Araújo,

50 anos, também é funcionário do mes-mo restaurante há 20 anos. Para ele, não há prejuízo em manter o emprego por tanto tempo. “Estar aqui há tantos anos dá força tanto para nós quanto para o patrão. Muitos clientes já são ami-gos e vêm porque es-tão acostumados. Só penso em sair daqui quando me aposen-tar”, explicou Araújo.Segundo o patrão dos garçons, Rubem Lu-cena, a necessidade de constante atendi-mento ao público faz que o tempo de casa dos funcionários seja benéfico. “Eles já têm os clientes próprios e, como trabalham so-bre comissão e gorje-ta, isso é importante para o salário final”, informou Lucena.De acordo com a con-sultora Rita Brum, as empresas têm tido cada vez mais cons-ciência da necessi-dade de deixar claro que há preocupação com o funcionário. “O empregador precisa criar uma relação de fidelização e aplicar ferramentas que man-tenham a pessoa no cargo. Há quem tro-que de emprego por causa de R$ 100, mas se há um clima ade-quado e agradável, se pensa melhor e se vê que o que conta não é só o salário”, explicou.

“Empregador precisa criar uma relação de fidelização”, orienta consultora

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. ADÃO APARECIDO COSTA NE-VES, PORTADOR CTPS N° 37508 SÉRIE 00015 - MT, NO PRAZO DE 48 hs NA EM-PRESA, BRUNNO THAYTON SCHMIDT E CIA LTDA - ME , CNPJ: 15.533.622/0001-52, SITUADA RUA DOS FLABOYANTS , Nº 1354 W, ALO DA COLINA, SOB PENA DE CON-TRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDONO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

Page 7: ARINOS - EDIÇÃO 925

Horóscopo Áries (21/3 a 20/4)

É necessário abrir novos espaços em seu cotidiano, principalmente no campo emocional. Quanto mais você de-senvolve a capacidade de enxergar a própria virtude, mais fácil será compartilhar momentos agradáveis com outras pes-soas. Deixe de lado pendências pessoais ou questões que estão fora de seu alcance. Busque harmonia e compreensão.

Touro (21/4 a 20/5)Em sua vida começa um ciclo trazendo ótimas oportunidades

materiais e financeiras. Os negócios ganham novo impulso nesta fase e será necessário toda capacidade de concentração e discer-nimento para não perder as boas chances. Conte com a ajuda ou as opiniões de pessoas mais experientes e siga em frente com de-terminação e coragem. O sucesso está muito próximo. Boa sorte.

Gêmeos (21/5 a 20/6)É fundamental estabelecer um objetivo claro e persegui-

-lo com firmeza. Nunca desista no meio do caminho. Este é o momento ideal para grandes realizações, desde que continue acreditando em sua capacidade de finalizar seus projetos. Se for preciso, determine um propósito: irá persistir até perceber que está tudo concluído de maneira satisfatória. Siga confiante.

Câncer (21/6 a 21/7)Estimule seu lado mais criativo durante os próximos dias.

Boas oportunidades surgirão oferecendo um horizonte mais próspero que o atual. Acreditar que é capaz de realizar grandes obras será o estímulo necessário para seguir em frente sem re-ceios. Busque apoio da família e de amigos. Lembre-se de que só com ousadia os objetivos são alcançados. Determinação.

Leão (22/7 a 22/8)As pessoas torcem por seu sucesso oferecendo apoio, ca-

rinho e compreensão. Agora é hora de agradecer e devolver essas energias com a mesma carga de carinho. Quando há o reconhecimento do esforço alheio, uma corrente de bons acon-tecimentos é devolvida para você. Vai notar muito em breve que possui mais aliados do que tinha imaginado. Boas vibrações.

Virgem (23/8 a 22/9)Ressalte mais suas conquistas e suas vitórias e deixe de lado

o que não deu certo ou o que não foi satisfatoriamente concluí-do. Nada de críticas ou autopunições. Você fez o melhor e daqui para a frente pense de maneira positiva com intensidade. Novos desafios virão e é necessário reconhecer onde houve triunfo para que exista aperfeiçoamento contínuo. Valorize-se sempre.

Libra ( 23/9 a 22/10)Com coragem e determinação, é possível inverter situa-

ções. Nada é tão grande que não possa ser vencido com uma dose de ousadia. Este será o grande desafio do período: en-cerrar as pendências que estão sendo arrastadas ao longo dos últimos meses. Se algo ainda não deu certo, reflita e re-cicle suas energias. Em breve tudo estará resolvido. Tenha fé.Escorpião (23/10 a 21/11)

Confiança e determinação são palavras-chave em vá-rios campos de sua vida, mas principalmente nos relacio-namentos e na área profissional. Tente nutrir bom grau de autoestima e se afaste de qualquer atitude de ciúme ou de senti-mento de posse. No trabalho aceite opiniões dos colegas. Bons projetos podem nascer com a colaboração de novas idéias.

Sagitário (22/11 a 21/12)

Capricórnio (22/12 a 20/1)

Aquário (21/1 a 19/2)

Peixes (20/2 a 20/3)

Boa fase para dar andamento a seus planos. Sua tendên-cia natural é enxergar as situações definidas e prontas. Você está sempre um pouco à frente das outras pessoas. Perce-ba quem consegue acompanhar o seu ritmo e promova um pacto de ajuda e compreensão. De uma união poderá flores-cer um fabuloso projeto para o futuro. Basta desejar. Sucesso.

Nada melhor que uma boa dose de otimismo para vencer os desafios do cotidiano de cabeça erguida. Determine que o mais importante seja a autoimagem e não o que os outros pen-sam a seu respeito. Nesta fase, tente identificar quem realmente está a seu lado e com disposição para lhe dar força nos momen-tos difíceis. Valorize essas pessoas, pois virá uma forte ajuda.

Fase favorável para saborear suas conquistas. Com a mente e o coração tranquilos, localize boas alternativas para o bem viver. Para isso busque períodos de paz e reflexão – uma boa caminhada, uma viagem ou até mesmo momentos de prazer compartilhados ao lado de pessoas queridas lhe tra-rão equilíbrio e conforto. Você venceu a maioria das etapas.

A vida fica mais fácil quando você toma consciência de que não possui capacidade para resolver todos os proble-mas do dia a dia. Assuma de uma vez que muita coisa está fora de seu alcance e não sofra por isso. Seu grande desafio é perceber que fez o melhor na medida do possível. O que não conseguiu realizar, o tempo se encarregará de finalizar.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR06 A 12 DE SETEMBRO DE 2012 07

BRASILEIRÃO – SÉRIE A

Sábado, 08/09/201218h30 | Couto PereiraCoritiba x Flamengo 21h00 | PacaembuCorinthians x Grêmio

Domingo, 09/09/201216h00 | Beira RioInternacional x Fluminense 16h00 | Vila Belmiro Santos x São Paulo 18h30 | Ilha do RetiroSport x Cruzeiro 18h30 | IndependênciaAtlético - MG x Palmeiras18h30 | São Januário Vasco x Bahia

Quarta-feira, 12/09/201219h30 | PacaembuNáutico x Vasco 19h30 | CanindéBahia x Atlético - MG19h30 | Orlando ScarpelliPortuguesa x Coritiba 19h30 | Serra DouradaFlamengo x Ponte Preta20h30 | Ilha do RetiroGrêmio x Atlético – GO 22h00 | São JanuárioCruzeiro x Bota Fogo 22h00 | Vila BelmiroSão Paulo x Internacional 20h30 | IndependênciaFigueirense x Corinthians

TABELA DE JOGOS

Uma hora fumando narguilé equivale a 100 cigarros

Redação / Agência do Rádio

Cerca de 300 mil pes-soas fumam narguilé no Brasil, de acordo com o IBGE e o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Seu uso vem chamando a atenção dos profissionais da saúde, pois o produto derivado do tabaco contém nicotina e as mesmas 4.700 substân-cias tóxicas do cigarro con-vencional, além de sua fu-maça ser ainda mais tóxica.

Segundo o pneumolo-gista da Divisão de Con-trole do Tabagismo do Inca, Ricardo Henrique Meirelles, uma hora de uso do pro-duto equivale a fumar 100 cigarros.

“O que as pessoas têm que entender é que tudo que tem tabaco gera de-pendência. Tudo que tem tabaco que faz fumaça gera mais ou menos cerca de 60 sustâncias cancerí-genas, que é o alcatrão e outras substâncias tóxicas como monóxidos de car-bono. Fumar narguilé não traz nenhum benefício. A água que tem ali não dimi-nui a potencialidade das

substâncias tóxicas”, diz o especialista.

No caso dos fuman-tes passivos, a fumaça do narguilé também provoca males parecidos com os do cigarro.

“Essas pessoas têm uma chance maior de ado-ecimento e se intoxicar pela fumaça podendo vir a ter câncer, enfisema pulmonar, doenças cardiovascula-res. O volume de tragada é muito maior no narguilé do que no cigarro então, é uma concentração altíssi-ma [de substâncias] que leva possibilidade de into-xicação muito grande tanto por fumantes, como não fumantes”, explica Ricardo.

De origem indiana, o narguilé é um grande ca-chimbo composto de um fornilho, onde o fumo é queimado e atravessa um tubo antes de chegar à boca. A fumaça é aspira-da por várias pessoas que compartilham uma sessão. É importante lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) comprova que cerca de 50 doenças estão diretamente ligadas ao tabagismo.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 47

LBABEMQUERER

HAMBURGUERREARRIBALIBABA

GARECALARBARROSRRIOIVTABAACAPITAL

ANZOLDRETCEPPOLIRAOPERADA

UAREADCOMPENSADO

PAUSARES

ManuelBandeira,poeta mo-dernista

"(?) É aMúsica",programa

da TV

Jumento;jerico

"Meu (?)-(?)",sucesso

de Djavan

Bife arre-dondadode carne

moída

Herói de"As Mil e

UmaNoites"

Os corre-dores

atrás deum palco

Interjei-ção típicado gaúcho

Terminalde

estradade ferro

AgnaldoTimóteo,cantor

brasileiro

Mudados; modifica-

dos

É erguidono brinde

Aldeia deíndios

brasileiros

A do RioGrande doSul é Por-to Alegre

Membroinferior do

serhumano

Retórica(abrev.)

Aquela quesofreu in-tervençãocirúrgica

Unidadede medida

de ter-renos

AutranDourado,escritormineiro

Interrup-ção tem-

porária deação

Animalabatido no matadouro

Alexandre(?), pilotobrasileirode moto-ciclismo

Pequenogancho pa-ra pescarCódigo de Endere-çamentoPostal(sigla)

Via detransporte

fluvial

Classe(?): elite

Dispositivo contro-lado pelo timoneiroCaracterística facial

do Papai Noel

Lustrar

Juliana(?), atriz

Interrom-per a falaInimigo;

adversário

Aeronáuti-ca (abrev.)Metade dodiâmetro

Número de rainhasna colmeiaMadeira demobiliário

Cair sob peso

Região de trabalhodo boia-fria

4/gare — taba. 5/rival. 7/burrico. 10/compensado.

Page 8: ARINOS - EDIÇÃO 925

C l i c k # Desejamos muita saúde, alegria e festa para Geisiane Soares, Priscila Conrado dos Santos e Bruna Alves que completam mais um ano de vida neste mês de setembro. Sucesso ao trio e que mais realizações venham pela frente!

# Na Pollo Pub o clima do feriado começou no sábado (1º) com o “Esquenta Independência”. Muita gente bonita passou pela casa de shows que teve como atração a dupla de sertanejo universitário Lucas & Gabriel, de Cuiabá, e os Djs Michel Garcia e Ivan Xavier.

Os clicks na Pollo são de Fabrício Alves, parceiro do Click Arinos.