arinos - ediÇÃo 927

8
Decisão já foi publicada noDiárioOficialdoEstado de Mato Grosso e pode beneficiar região com a instalação de uma equipe tática para o combate ao crime. . Dia da Árvore terá co- memoração especial em Nova Mutum 5 dicas para melhorar seusrendimentosemum cenário de juros baixos NOVA MUTUM 20 a 26 de Setembro de 2012 Edição nº 927, ano 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A VERDADE LETRA A LETRA Pág. 06 Abertas inscrições para sexta edição do Pesc Mutum Pág. 04 Pág.03 Nova Mutum será sede de Comando Regional da PM Saiba como combater a alergia durante a seca Pág. 07 Pág. 02 ANUNCIE CONOSCO (65) 3308 2222 JORNAL Pág. 05 Câmara aprova MP do Código Florestal

Upload: jornal-arinos

Post on 08-Mar-2016

247 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

DESDE 1997 o Jornal Arinos e Mais expressivo o Veículo de Comunicação de Nova Mutum (MT), tendão acompanhado o Desenvolvimento Social, Político e Econômico da Região.

TRANSCRIPT

Page 1: ARINOS - EDIÇÃO 927

Decisão já foi publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso e pode beneficiar região com a instalação de uma equipe tática para o combate ao crime. .

Dia da Árvore terá co-memoração especial em Nova Mutum

5 dicas para melhorar seus rendimentos em um cenário de juros baixos

NOVA MUTUM20 a 26 de Setembro de 2012Edição nº 927, ano 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

A VERDADE LETRA A LETRA

Pág. 06

Abertas inscrições para sexta edição do Pesc Mutum

Pág. 04 Pág.03

Nova Mutum será sede de Comando Regional da PM

Saiba como combater a alergia durante a seca

Pág. 07

Pág. 02

ANUNCIE CONOSCO

(65) 3308 2222JORNAL

Pág. 05

Câmara aprova MP do Código Florestal

Page 2: ARINOS - EDIÇÃO 927

[email protected]

(65) 3308.2222 Redação/Comercial

EXPEDIENTEDiretor Geral. Claudio Prestes Diretor Administrativo. Andrei Mariotti Reportagem. Kleber Gutierrez, Marcos Junior Diagramação. Bruna Alves

Editado e distribuído porBFF Gráfica e Comunicação. Endereço: Rua dos Cedros, 39 N, Centro, CEP 78450-000, Nova Mutum, MT. O Jornal Arinos é im-presso na Gráfica e Editora Regional.

Circulação. Nova Mutum e região. Tiragem. 1 mil exemplares.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR20 A 26 DE SETEMBRO DE 201202

Campeões do Futebol Sete

Os times Geneticporc e DelMoro Supermer-cados são os grandes campeões, nas cate-gorias máster e livre respectivamente, do Campeonato de Fute-bol Sete 2012, realizado pela Secretaria de Es-portes e Lazer de Nova Mutum.Na categoria máster a equipe da Chácara Crespão ficou com a se-gunda colocação, sen-do o terceiro lugar con-quistado pelos atletas do Santa Cruz. O goleiro menos vazado na categoria foi Alisson, da Geneticporc, e o arti-lheiro Rogério, da equi-pe do Santa Cruz com dez gols registrados na competição.Quanto ao livre, a Fa-zenda Colorado e a Fazenda Agromar obti-veram a terceira e se-gunda posição, respec-tivamente. Kiko, da Fazenda Co-lorado, recebeu o prê-mio de menos vazado e Juninho, da Afin, de artilheiro com doze gols marcados.Ao todo participaram da competição 28 equi-pes nos cerca de dois meses e meio de jogos. Além de troféus e meda-lhas, distribuídos para ambas as categorias, as equipes receberam 40%, 30% e 20% do montante arrecadado com as inscrições.

Bicicletas entregues

Foram entregues pela Secretaria de Saúde, na segunda-feira (17), as 50 novas bicicletas que devem ser utilizadas pelos Agentes Comuni-tários de Saúde (ACS). O investimento reali-zado, na ordem de R$ 14 mil, visa oportunizar melhores condições de locomoção dos agen-tes durante a realização das visitas domiciliares.Além das bicicletas os agentes, que hoje so-mam 63 profissionais contratados, já recebe-ram novos uniformes. Estes realizam em mé-dia 1,3 mil atendimentos domiciliares com foco na saúde preventiva, acompanhamento de pacientes em tratamen-to médico, entre outras atividades. (KG)

Dia da Árvore terá comemoração especial em Nova Mutum

Redação

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de Nova Mutum promove des-de quinta-feira, uma série de ações com intuito de promover a conscientização ambiental. Palestras, plantio de mudas e caminhada ecológica integram a progra-mação especial alu-siva à data.

Segundo o secre-tário de Agricultura e Meio Ambiente, Fran-cisco Moraes Filho, a intenção é cons-cientizar crianças e adolescentes e sen-sibilizar a sociedade como um todo sobre a importância da ár-vore nas questões ambientais e nos processos de urba-nização global. “Em uma data tão impor-tante quanto o Dia da Árvore é necessário discutirmos sobre a importância e a pre-servação do meio ambiente, alertando sobre os problemas ambientais ocasio-nados pela falta das plantas em nossas vidas e mostrando também as variadas espécies cultivadas no município”, garan-te o secretário.

A programação foi aberta com rodada de palestras entre as escolas municipais sobre a importância da árvore, ministra-das em parceria com a empresa Agroama-zonia durante todo o dia 20.

Na sexta-feira, Dia da Árvore, a Secre-taria de Agricultura e Meio Ambiente or-ganiza uma visitação de alunos à orla da prefeitura, onde es-tarão expostos em

stands desenhos e frases escolhidos na Gincana Cultural pro-movida pela própria pasta sobre o tema.

“Propomos a ati-vidade em parceria com as escolas que estiveram direcio-nando as frases e os desenhos sobre o Dia da Árvore. Os materiais já foram avaliados pelo De-partamento de Cul-tura e a premiação com divulgação dos ganhadores será fei-ta no mesmo dia”, re-vela Filho.

Entre as esco-las que concorrem a um jardim e um kit jardinagem com equipamentos estão Piaget, Lúcia Faccio Tasca, Carlos Drum-mond de Andrade, Caminhos do Sa-ber, Virgilio Correa Filho, creche Mãe Amiga, entre outras. As visitações ocorre-

rão das 7h30min às 9h30min e das 15h às 16h30min. Ha-verá ainda plantio de mudas de arvores frutíferas, florestais exóticas e ornamen-tais na mesma opor-tunidade feito pelos próprios alunos.

Para o sábado, a Secretaria de Espor-tes e Lazer fecha a programação com a Caminhada Eco-lógica a partir das 7h15min, com saída em frente ao Ginásio de Esportes “Lauro Immich”. O trajeto de-finido ficará concen-trado nas imediações dos lagos centrais e, na sequencia, haverá o passeio ciclístico.

“É importante sa-lientarmos que em função do calor ca-racterístico da época do ano, os pais ou responsáveis além de professores, de-verão estar acompa-

Palestras, plantio de árvores e passeio ciclístico mobilizam estudantes e toda a comunidade em prol da preservação do meio ambiente

nhando os filhos ou alunos durante a ati-vidade munidos de boné, roupas e cal-çados confortáveis e frescos, além de pro-tegidos com protetor solar e hidratados”, lembra o secretário de Esportes e Lazer, Manasses Rodrigues Oliveira.

Na mesma data, moradores do Resi-dencial Flor do Cerra-do estarão com plan-tio de árvores nos passeios públicos parceria com o grupo BRF Brasil Foods.

Prevenção. Como forma de estimular a preservação am-biental, a Prefeitura de Nova Mutum ge-rencia desde 1990, o Viveiro Municipal, através de coorde-nação da Secreta-ria de Agricultura e Meio Ambiente. As mudas produzidas no local dos tipos or-

namentais, exóticas frutíferas e florestais são doadas a enti-dades filantrópicas e também garantem o embelezamento dos canteiros e praças do município.

Segundo balan-ço da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, só no ano passado foram plan-tadas em diversas áreas do município cerca de 650 mudas de árvores. A Praça da Saúde, inaugura-da no final de 2009, onde funciona a Aca-demia da Terceira Idade é um dos lo-cais que recebeu 50 novas mudas, além da Praça do Migran-te, com mais 200 plantas.

Outros locais como a Praça da Bí-blia, no entorno da prefeitura e em pon-tos da Avenida dos Canários e da Ave-nida Mutum também receberam arboriza-ção. “A intenção é ar-borizar ainda outros espaços, através de um trabalho de pre-servação e plantio de plantas. Para isso, precisamos que toda população se cons-cientize, fiscalize e se observar algum ato de degradação ao meio ambiente, informe os órgãos competentes”, orien-ta Filho.

Localizado pró-ximo ao Parque de Exposições “José Aparecido Ribeiro”, no bairro Residencial das Palmeiras, o vi-veiro dispõe de mais de dois hectares para cultivo e está sob responsabilidade de dois funcionários que trabalham diaria-mente no manejo do local.

Page 3: ARINOS - EDIÇÃO 927

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR20 A 26 DE SETEMBRO DE 2012 03

SEMENTE DE FÉ

Igreja Casa da Bênção de Nova Mutum | Av. das Araras, 480 W – Centro | www.icbnovamutum.com.br

ACHADOS E PERDIDOSA alegria é muito importante para vida de qualquer ser humano. Quando alguém perde a alegria isso reflete no seu dia a dia em casa, no traba-lho, na Igreja, na escola. O Evangelho de Lucas( 15:8), conta na pará-bola da moeda perdida que a mulher quando percebeu que havia perdi-do a moeda , ACENDEU A CANDEIA, VARREU A CASA, PROCUROU ATENTAMENTE, até encontrá-la e quando a encontra , reúne as amigas e vizinhas e diz:”Alegrem-se comigo pois encontrei minha moeda perdida”.Levando em consideração que a moeda Grega, Dracma, tinha um certo valor, podemos conjecturar e verificar se nós não temos perdido também alguns valores dentro da nossa própria casa.Valores como carinho,dialogo, respeito,fidelidade,comunhão,e muitos outros tem se perdido um a um sem que ninguém da família faça nada.A mulher da Bíblia tinha outras mo-edas , mas não deixou de procurar a que perdeu , e nós devemos seguir o seu exemplo e fazer o mesmo com os nossos valores perdidos.Em primeiro lugar:Decida você mesmo ser o herói da sua casa , sem transferir respon-sabilidades , a buscar o valor perdido.2)Nunca menospreze o valor das pequenas coisas,pois aviões já caíram por detalhes.3)Não desista enquanto não encontrar, seja diligente.4)Varra a casa,se livre de coisas e objetos que não acrescentam nada para você e sua família e podem dificultar a co-munhão e o dialogo(ex.filmes pornográficos).5)Acenda a candeia , peça a ajuda de DEUS , na pessoa do Espírito Santo , Ele iluminara toda área da sua casa e vida que por ventura estiver em trevas.Assim você vai recuperar os valores perdidos e junto a alegria de viver.

Pastor Christian Piovesan

Agência Câmara de Notícias

O Plenário apro-vou na terça-feira (18) a Medida Provisória 571/12, que corrige lacunas dos vetos da presidente Dilma Rousseff ao novo Código Florestal (Lei 12.651/12), principal-mente sobre recom-posição de áreas de preservação perma-nente (APPs). O texto aprovado é o parecer da comissão mista que analisou a maté-ria.

O texto também re-toma pontos conside-rados prioritários pelo governo que foram excluídos na votação do projeto do Código Florestal na Câmara, como a proteção de apicuns e salgados.

De acordo com o texto aprovado, entre-tanto, a recomposição de APP onde existir atividade consolidada anterior a 22 de julho de 2008 será menor para imóveis maiores,

em relação ao previs-to na MP original. O replantio também po-derá ser feito com ár-vores frutíferas, tanto na APP quanto na re-serva legal.

Em vez de 20 me-tros, a APP em torno de rios com até 10 metros de largura po-derá ser de 15 metros. A exigência menor abrange imóveis de até 15 módulos fiscais. Na MP original, o limi-te dessa faixa era de 10 módulos.

Nos casos de tama-nho maior da proprie-dade ou do rio, o mí-nimo exigido de faixa de proteção passou de 30 para 20 metros e deverá atender a de-terminação do Progra-ma de Regularização Ambiental (PRA), con-duzido pelos estados.

Acordos. A votação da MP nesta terça-fei-ra foi possível depois de um acordo de pro-cedimentos entre a maior parte dos líde-res partidários. DEM, PV e Psol não partici-

param do acordo. O lí-der do governo, depu-tado Arlindo Chinaglia (PT-SP), alertou que não há compromisso do Executivo com o mérito do texto apro-vado na comissão e no Plenário.

“Cumprimentamos todos aqueles que participaram dos tra-balhos da comissão, mas o governo não tem compromisso com o mérito porque não participou daque-le acordo e concor-damos em votar hoje para preservar tudo aquilo de bom que a MP trouxe”, afirmou.

Para o deputa-do Ronaldo Caiado (DEM-GO), vice-líder do DEM, o eventu-al veto presidencial das mudanças feitas na comissão signi-fica “um verdadeiro estelionato legislativo aplicado na comissão mista”.

Imóveis menores. A chamada “escadi-nha” não teve mudan-ças para as pequenas

Medida Provisória 571 ainda precisa ser votada pelo Senado até 8 de outubro, data em que perde a vigência

Intenção de consumo das famílias permanece estável em setembro

Agência Brasil

Comparada a se-tembro do ano pas-sado, a intenção de consumo das famílias caiu 0,3% neste mês, segundo pesquisa di-vulgada, na terça-feira (18), pela Confedera-ção Nacional do Co-mércio de Bens, Ser-viços e Turismo (CNC).

O índice anual é uti-lizado pelos economis-tas porque compara mesmo período de um ano e outro, permitin-do projeções conside-radas mais precisas.

Este ano, a Re-gião Sul apresentou a maior alta: 7,8%. A Região Norte também mostrou leve aumento, 0,1%. As demais regi-ões sofreram queda na intenção de consumo: Centro-Oeste (-6,5%), Nordeste (-0,7%) e Su-deste (-0,1%).

“O nível de inadim-plência e o compro-metimento da renda com serviço da dívida comprometem o con-sumo. No entanto, es-tes números mostram sinais de estabilidade, então, a gente espera um sinal positivo para a frente”, disse o eco-nomista da CNC Bruno Fernandes.

Entre os indicadores que compõem o índice de intenção de consu-mo das famílias foram observadas quedas naqueles relacionados ao mercado de tra-balho: segurança em relação ao emprego atual (-1,9%), perspec-tiva profissional (-6%) e renda (-0,6%).

“Os componentes re-lacionados ao mercado de trabalho apontam defasagem em relação ao cenário econômico. A desaceleração da

economia nos últimos meses faz com que as famílias se sintam me-nos seguras em rela-ção ao emprego. Isso não quer dizer que houve uma deteriora-ção do mercado de tra-balho. O mercado de trabalho mostra cená-rio favorável”, afirmou.

O economista des-taca que todos os com-ponentes relacionados ao consumo exibem alta: intenção de com-pra a prazo (2,3%), de nível de consumo atual (3,6%), perspectiva de consumo (1,2%) e mo-mento para duráveis (0,3%).

“Isso mostra que a perspectiva de recupe-ração da economia vai caminhar mais forte neste segundo semes-tre. E pode ser concre-tizada, a partir dessa maior intenção do con-sumo”, disse.

propriedades (até 4 módulos). Indepen-dentemente da largu-ra dos rios, imóveis com até 1 módulo fis-cal devem recompor a APP com 5 metros em torno do curso d’água.

Se maior que 1 mó-dulo e até 2 módulos, a recomposição de-verá ser de 8 metros. Acima de 2 e até 4 módulos, a APP deve-rá ter um mínimo de 15 metros.

Para nascentes e olhos d’água, a exi-gência de recupera-ção da APP aumentou no caso de imóveis até 2 módulos fiscais. Enquanto na MP ori-ginal a vegetação de-veria ocupar 5 metros (até 1 módulo) ou 8 metros (maior que 1 e até 2 módulos), o texto aprovado exige 15 metros de todas as propriedades.

Outra mudança in-cluída na lei é a per-missão de recompor 5 metros em torno de rios intermitentes com até 2 metros de

largura para qualquer tamanho de proprie-dade.

Todas as metra-gens serão contadas a partir da borda da calha do leito regular, e o plantio de espé-cies exóticas e frutífe-ras não precisará de autorização prévia do órgão ambiental.

Lagos e veredas. O texto original da MP permanece o mesmo para áreas consolida-das em torno de lagos naturais e veredas (terreno brejoso com

palmeiras).Lagos e lagoas na-

turais:- até 1 módulo fis-

cal: 5 metros de APP;- maior que 1 e até 2

módulos: 8 metros de APP;

- maior que 2 e até 4 módulos: 15 metros de APP;

- maior que 4 módu-los: 30 metros de APP.

Veredas:- até 4 módulos fis-

cais: 30 metros de APP;

- maior que 4 módu-los: 50 metros.

Câmara aprova MP do Código Florestal

Analistas apontam que estabilidade pode gerar sinal positivo adiante

Page 4: ARINOS - EDIÇÃO 927

´FARMACIAS

DE 01/09A 07/09

CENTRO

BothanicaRua das Primaveras, 40 N

3308.4030

Drogaria IsisAvenida Mutum, 212 N3308.3551 / 3308.1146

BAIRROFarmácia Nativa 2

Avenida dos Pavões, nº 857 W(65) 3308.4222

Farmácia Santa HelenaAvenida das Seriemas, 751 W

3308.1894

DE 08/09 A 14/09

CENTROFarmácia Nativa

Avenida Mutum, 367 W3308.1616

Farmácia ModeloAvenida Mutum, 582 N

3308.1508

BAIRRODrogaria Colina

Avenida dos Pavões, 997 W3308.4040

Farmácia Farma VidaRua dos Cedros, 2884 W

3308.4473

Abertas inscrições para sexta edição do Pesc Mutum

Redação

A Prefeitura de Nova Mutum, atra-vés da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo está com inscrições abertas para a 6ª edição do Pesc Mutum. O even-to, parceria entre Se-cretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e que integra o calendá-rio estadual de pesca, com pontuação váli-da (somatória) para outras competições, será realizado dias 29 e 30 de setembro, às margens do rio Arinos, há 36 quilômetros do município sentido Cuiabá.

Para o campeo-nato de pesca, as inscrições estão sen-do feitas na própria secretaria, das 7h às 11h e das 13h às 17h ou até mesmo pelo endereço ele-trônico www.novamu-tum.mt.gov.br, no link

Pesc Mutum, disponí-vel no site institucional da prefeitura. O valor da taxa cobrada para os participantes é de R$ 300 por embarca-ção, com direito a um kit pesca, contendo camisetas e bonés e um lote de 5x6 metros na área de camping com estacionamento para um carro devida-mente credenciado. O valor deverá ser pago via depósito bancário, conforme dados na fi-cha de inscrição, com número de vagas limi-tadas em 150 embar-cações.

Premiação. A pre-miação para as dez primeiras equipes co-locadas será de um motor de 15 HP e um barco de 5m; um motor de 15 HP para o 2° e 3º colocado; um barco de 5m para o 4º colocado; uma carretinha para barco como premiação para o 5º e 6º coloca-do; um motor elétrico para o 7º colocado; um

gerador para camping no 8º lugar; e kits de pesca contendo barra-ca, caixa, vara e moli-nete para o 9º e 10º lu-gar. Ainda, a comissão organizadora sorteará um kit pesca entre to-dos os participantes.

Para os interessa-dos em apenas acam-par durante a festa, o lote será comerciali-zado por R$ 200. O

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR20 A 26 DE SETEMBRO DE 201204

Cadastro para evento pode ser feito através da internet e primeiro colocado será premiado com motor de 15 HP e barco de cinco metros

Câmara aprova alteração de lei que doa área ao Senai

Vereadores mutuen-ses aprovaram, na se-gunda-feira (17), alte-ração na Lei Municipal nº1514/2012 para que o Executivo possa proceder com a desa-fetação da área onde se pretende construir a unidade do Serviço Nacional de Aprendi-zagem Industrial (Se-nai) em Nova Mutum.A medida se fez ne-cessária, tendo em

vista que o terreno ainda constava como

“Área Institucional”, o que impedia que a doa-ção fosse concretizada. Após aprovada a alte-ração, o Senai passará a ter no município área de 13, 5 mil m² para que possa construir sua unidade na região da Avenida das Serie-mas, ao lado da Escola Caminho do Saber, no bairro Colina II.

Outros temas. Duas indicações também foram encaminhadas para votação. A pri-meira solicitava que a prefeitura repassasse informações relativas ao Loteamento Aero-porto quanto aos lotes já comercializados, os remanescentes e o valor arrecadado no processo.O tema gerou debate e, inclusive, foi taxado

de “manobra eleitorei-ra”, sendo vetado por sete votos a um, sem contar o parecer do presidente da mesa diretora que não ne-cessitava votar.Já em relação ao pedi-do de que a Fundação São Camilo encami-nhe representantes ao legislativo para prestar esclarecimentos quan-to ao processo de ges-tão adotado, todos os

nove vereadores fo-ram favoráveis a pro-posta.Uma moção de pesar também foi dirigida a família de Waine Aral-di Liebeld, além de elogios aos represen-tantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira da Amazônia em virtude das comemorações da Semana Farroupi-lha. (KG)

Mudança visa desafetar terreno considerado área institucional para que a doação seja concretizada

29/09/2011 - Sábado

9h – Recepção das equipes

21h – Shows artísticos com banda Nova Geração, dupla sertaneja Ouro Branco e Gabriel e DJ Hen-rique;

30/09/2011 – Domingo

5h30min – Café da Manhã6h- Presença do capitão da equipe para o sorteio das boias

6h30min – Embarque dos materiais de pesca nos barcos

7h – Vistoria das embarcações

7h45min – Benção dos Barcos

8h – Largada dos Barcos

14h – Chegada dos Barcos

16h – Entrega da Premiação

17h – Encerramento

Confira a programação completa do Pesc Mutum 2012

mapa para escolha dos locais já está dis-ponível na Secretaria de Indústria, Comér-cio e Turismo.

Atrações. Como atrações musicais, compõem a progra-mação do sábado (30), a partir das 21h, shows com a banda Nova Geração e logo após, apresentação da dupla sertaneja

Ouro Branco e Ga-briel e encerramento com apresentação do DJ Henrique, com o melhor dos hits das principais baladas do país. No domingo (30), a partir das 8h, haverá benção e largada dos barcos. Haverá pre-miação prevista para às 16h. Mais infor-mações pelo telefone (65) 3308-5433.

Page 5: ARINOS - EDIÇÃO 927

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR20 A 26 DE SETEMBRO DE 2012 05

Kleber Gutierrez

Decreto da Secre-taria de Estado de Se-gurança Pública, dis-posto no Diário Oficial em 13 de setembro, incluiu Nova Mutum na lista de cidades que passarão a sediar Comandos Regionais da Polícia Militar em Mato Grosso. A me-dida visa fortalecer as ações preventivas e de combate ao crime no interior do estado.

“Realizamos um tra-balho de compatibili-dade de área e, para isso, havia a necessi-dade de melhorarmos a estrutura de segu-rança pública, princi-palmente do interior. Então criamos quatro Comandos Regionais para a Polícia Mili-tar: Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Nova Mutum e Água Boa. Neles vamos trabalhar com um sis-tema de metas para a redução dos índices de criminalidade”, ob-serva o Secretário de Estado de Seguran-ça Pública, Diógenes Gomes Curado.

De acordo com o decreto nº 1361/12, cabe agora ao coman-dante-geral da PM re-formular o regulamen-to da corporação e o quadro de distribuição de efetivo em prazo de 60 dias a contar da publicação do docu-mento.

Trabalho conjun-to. A notícia da im-plantação de um Co-

mando Regional em Nova Mutum foi bem recebida, tendo em vista que articulações quanto ao tema já eram realizadas a cer-ca de dois anos junto ao Comando da Polí-cia Militar.

De acordo com o presidente do Con-selho Municipal de Segurança Pública, Roberto Giequelin, a mobilização da socie-dade civil organiza-da, juntamente com a Promotoria de Justiça e os Poderes Executi-vo e Legislativo pos-sibilitou a conquista, agora oficializada.

“Já atuávamos no sentido de garantir maior efetivo para o município quando os policiais ainda se encontravam em for-mação. Com isso, a cidade recebeu dez policiais e, agora, com a estrutura do novo Batalhão, que se encontra em processo de construção, o Co-mando Regional pas-sa a ser uma realida-de”, destaca Roberto.

Estrutura física. É justamente a constru-ção da nova sede do 26º Batalhão da PM de Nova Mutum que pode ter favorecido a escolha do município. Isso porque o projeto chegou a ser consi-derado pelo coman-dante-geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, durante visita em março, um mode-lo a ser implantado em outras cidades

matogrossenses.Para o comandan-

te da PM de Nova Mu-tum, major Claudio Fernando Carneiro, o objetivo inicial era tornar o município um pólo no que tan-ge a segurança pú-blica. Para que isso fosse possível foram unidas forças, ao se considerar o cresci-mento da cidade e a ocorrência de dois assaltos a banco nos anos de 2009 e 2010. Assim, uma nova es-trutura para a polícia seria fundamental para se fizesse frente às demandas existen-tes.

“Nossa estratégia foi criar uma base que fosse modelo para o estado, que pos-sibilitasse qualidade para o policial militar exercer suas funções e que ele revertes-se em qualidade na prestação de serviço para a população. A estratégia deu certo e Nova Mutum co-meçou a se destacar com a construção dessa nova unidade que, a princípio, seria uma Companhia. As autoridades estadu-ais observaram esse investimento diferen-ciado na segurança pública e resolveram nos contemplar com o Comando Regional de Polícia Militar”, ex-plica o major Claudio Fernando.

A obra, próxima da fase de conclusão da primeira etapa, está

Decisão já foi publicada no Diário Oficial e pode beneficiar região com a instalação de uma equipe tática para o combate ao crime

Nova Mutum será sede de Comando Regional da PM

localizada em uma área de 10 mil m², cedida pela Mutum Agropecuária, na ave-nida Brasil, esquina com a Rua das Hor-tências. Esta contará com auditório, alo-jamentos, vestiário, refeitório, lavanderia, área de convivência e estacionamentos, totalizando 2.100 m² construídos.

O recurso para a execução do projeto, orçado em aproxi-madamente R$ 2 mi-lhões, conta com re-passes da Prefeitura Municipal, do Poder Legislativo e contra-partida do Estado.

Área de cobertura. Além de Nova Mutum, o novo Comando irá incorporar as unida-

des da Polícia Militar de Diamantino, Lucas do Rio Verde, Santa Rita do Trivelato, Are-nápolis, Nortelândia, Alto Paraguai, Nova Maringá, Nova Mari-lândia, Santo Afonso, Brianorte e Decio-lândia. Também está listada no decreto a instalação de um Pe-lotão de Força Tática da PM na região.

“Cremos que com a vinda do Comando ao município pos-sam ser ampliadas as ações relativas à fis-calização de trânsito, revistas, rondas, bem como melhoria nas escalas de trabalho dos policiais”, ressal-ta Roberto Giequelin.

Contudo, o reforço em região estraté-

gica, tendo em vista os múltiplos acessos a município vizinhos existentes em Nova Mutum, também pos-sibilita a PM mais rapidez e eficiência frente às ações crimi-nosas.

“Nosso objetivo não é apenas tornar a cidade-sede um pólo de segurança pública, mas trazer a socie-dade uma sensação de segurança maior. Esse é o nosso com-promisso e, com a vinda do Comando Regional, creio que a criminalidade vai sofrer muito porque iremos trabalhar com mais afinco e recur-sos no combate a ela”, finaliza o major Claudio Fernando.

De acordo com o comandante da PM de Nova Mutum, ma-jor Claudio Fernando Carneiro, já no próxi-mo concurso público da corporação Nova Mutum irá ser listada como pólo de ingres-so e formação de no-vos policiais.

“Já estamos traba-lhando na estrutura de salas de aula, re-feitório e apartamen-tos para que estes policiais se formem aqui e venham a per-manecer na região para atender melhor a sociedade”, desta-

Próximo concurso da PM poderálistar Nova Mutum como pólo

ca o major.Uma dica forne-

cida pelo oficial é de quem pretenda ingressar na Polícia Militar, e permanecer no município, já dê inicio aos estudos.

Ainda não há pre-visão para a abertura

de inscrições, porém o novo concurso público selecionará soldados. Segundo a corporação, o salário inicial para o cargo, que exige ensi-no médio completo, é de R$1.992, poden-do chegar a R$2.739. (KG)

Page 6: ARINOS - EDIÇÃO 927

EMPREGOS

FAZENDA SÃO JOÃO

Função: Operador de trator de esteira, máquinas, motorista, mecânico agrícola.Contato: (65) 3337-1362 ou (66) 8111-6578, falar com Genuino.

CLASSIFICADOS

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR20 A 26 DE SETEMBRO DE 201206

ARTE SUL TELHAS

Função: Auxiliar de produçãoContato: (65) 3308-1158, fa-lar com Junior.

5 dicas para melhorar seus rendimentos em um cenário de juros baixos

InfoMoney

A Selic foi cortada mais uma vez na últi-ma reunião do Copom, chegando ao menor patamar histórico. Agora, a 7,5% ao ano, a taxa básica de juros deixa muitos investi-dores céticos na hora de aplicar.O sócio-fundador do Dinheirama, Conrado Navarro, destaca em artigo que a multiplica-ção do patrimônio atra-vés de investimentos está sofrendo fortes mudanças e lembra que, nesse cenário, o rendimento da pou-pança é de 5,25% ao ano (ou 0,43% ao mês) e a aplicação poderá apresentar re-torno real negativo em pouco tempo se a in-flação persistir em alta. Diante da situação

que vem se construin-do, ele listou 5 dicas para o investidor con-seguir montar uma car-teira que garanta uma rentabilidade melhor, mas com e segurança.1. Defina um prazo O educador financei-ro ressalta que a cul-tura de investimentos no Brasil costuma ser muito imediatista e considerar investimen-tos com prazos curtos, de até um ano. No en-tanto, é preciso pensar mais a frente e dividir as aplicações de acor-do com o prazo para o seu objetivo.Curto prazo – De acor-do com Navarro, apli-cações de curto prazo devem ter como objeti-vo a retirada entre 6 e 18 meses. Para estes objetivos, ele indica o investimento em CDBs (Certificados de Depó-

sitos Bancários) de ban-cos médios e títulos do Tesouro Direto. “O cur-to prazo exige que os aportes sejam feitos em aplicações conservado-ras”, diz.Médio prazo – Para ob-jetivos dispostos entre 18 meses a 5 anos, a dica são títulos públicos pós-fixados ligados à inflação (NTN-B), CDBs de bancos médios e Fundos de Investimen-to Imobiliários (FIIs). No caso dos CDBs o inves-tidor tem a segurança garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), até R$ 70 mil, caso a instituição finan-ceira quebre.Longo prazo – Para quem tem objetivos de longo prazo, ou seja, acima de 5 anos, Navar-ro sugere uma diversifi-cação de 30% em NTN-

-Bs e o restante (70%)

Com Selic a 7,5% investidores devem se planejar e começar a olhar para aplicações que ofereçam rentabilidade maior

INACIO FACCIO, CPF: 032.470.409-78, torna público que requereu à SEMA - MT – Secreta-ria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para a FAZENDA FÁTIMA, localiza-da no município de Nova Mutum/MT. Não foi determinado Estudo de Impacto Ambiental. JA-TOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA – Fone: (65) 3308 1166.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. ODEMAR LUIZ DA SILVA, PORTADOR CTPS N° 31120 SÉRIE 459 - MS, NO PRAZO DE 48 hs NA EMPRESA, SIEGFRIDO OTTO GRUBER E OUTRO, CEI: 500065009789 SITUADA ROD. BR 163 KM 587 + 110 Á DIREITA, CAIXA POSTAL 72, ZONA RU-RAL, SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABAN-DONO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. JONATHAN FERREIRA DE OLIVEIRA, PORTADOR CTPS N° 11076 SÉRIE 0024 - MT, NO PRAZO DE 48 hs NA EMPRESA, CO-OPERATIVA AGROPECUÁRIA MISTA DE NOVA MUTUM (COPERMUTUM), CNPJ: 26.584.623/0002-23, SITUADA NA BR 163 KM 596, ZONA RURAL - NOVA MUTUM, SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDO-NO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

SEVERINO CHERONI, CPF: 119.206.619-72, torna público que requereu à SEMA - MT – Secre-taria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para a FAZENDA CHERONI, locali-zada no município de Nova Mutum/MT. Não foi determinado Estudo de Impacto Ambiental. JA-TOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA – Fone: (65) 3308 1166.LUIZ CLAVERI SAGRILO, CPF: 632.197.519-20, torna público que requereu à SEMA - MT – Secretaria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para a FAZENDA NOSSA SENHORA APARECIDA DO NORTE, localizada no município de Nova Mutum/MT. Não foi determinado Estudo de Impacto Ambiental.JATOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA – Fone: (65) 3308 1166.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. JULIO ALVES JUNIOR, PORTADOR CTPS N° 97279 SÉRIE 00014 - MT, NO PRAZO DE 48 hs NA EMPRESA, E R DE LUCENA ME, CNPJ:11.338.836/0001-17, SITUADA AV. DOS CANARIOS, Nº 202 W, SALA 02, CENTRO, NOVA MUTUM – MT SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDO-NO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

em ações, com foco nas pagadoras de di-videndos.2. Tenha um orça-mento doméstico. Antes de pensar em uma aplicação, é pre-ciso ter um orçamen-to doméstico bem definido para saber o quanto será pos-sível investir. Para isso, Navarro sugere que as pessoas in-teressadas freqüen-tem cursos gratuitos, leiam mais livros so-bre finanças pesso-ais e conversem com a família sobre tudo isso.3. Esteja aberto para novos riscos. Muitos investidores acabam aplicando apenas naquilo que conhecem, seja por medo ou falta de von-tade de aprender so-bre outros produtos

oferecidos pelo mer-cado.Mas, se você quer ter uma rentabilida-de melhor em um médio prazo é preci-so começar a olhar para outras opções. A dica de Navarro nesse caso é estudar os FIIs (Fundos de Investimentos Imobi-liários) e os Fundos de Índice (ETFs) e aprender a gerenciá-

-los pessoalmente.4. Automatize seus investimentos. Se você é uma daquelas pessoas que não têm tempo para acompa-nhar a sua carteira, o ideal é contratar um gestor qualificado que possa lhe auxi-liar.Navarro também res-salta que os inves-tidores deve utilizar a tecnologia a seu

favor. O Tesouro Dire-to, por exemplo, permi-te que cupons pagos semestralmente (pós-

-fixados) sejam reinves-tidos automaticamente. É possível fazer trans-ferências agendadas (DOC ou TED) ou apor-tes programados em aplicações (fundos de investimento, poupan-ça, títulos etc) usando o sistema on-line do seu banco.5. Empreenda. O cená-rio econômico no qual se encontra o Brasil permite que qualquer um enxergue uma opor-tunidade de negócio e consiga ter seu empre-endimento. Portanto, ele sugere que quem tiver a oportunidade e/ou idéia de abrir seu próprio negócio, o faça, para acumular mais ri-queza ao seu patrimô-nio já acumulado.

SOLICITAMOS QUE A SRA. THAYANE MARIA DA SILVA, PORTADO-RA DA CARTEIRA PROFISSIONAL Nº 11.138, SÉRIE: 0023/MT, COLABORADO-RA DA EMPRESA NELSON JOSE VIGOLO E GERALDO VIGOLO, COMPARE-ÇA NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS NO PRAZO DE 72 HORAS, PARA ASSINATURA NO TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO E BAIXA NA CTPS.

BRIANET, CNPJ 10.931.877/0001-50, INSCRIÇÃO ESTADUAL: ISENTO, NO END. AV. PE-DRO COELHO PORTILHO – CENTRO, NOVA MARINGA- DESTRITO BRIANORTE – MT. COMUNICA O EXTRAVIO DAS SEGUINTES NOTAS, 96 até 250, NO TRAJETO DO MU-NICIPIO DE NOVA MARINGA - MT PARA O MUNICIPIO DE NOVA MUTUM – MT.

Page 7: ARINOS - EDIÇÃO 927

Horóscopo Áries (21/3 a 20/4)

O processo de transformação e mudança continua, só que de forma mais natural e consciente. Não dê espaço ao de-sânimo e siga em frente com determinação. Muito em breve verá os resultados positivos de seus esforços. Preste mais aten-ção nos assuntos profissionais. Deixe tudo muito claro a sua volta ou perante os seus colegas de trabalho. Valerá a pena.

Touro (21/4 a 20/5)Em breve entrará em boa fase com força total. Logo perce-

berá uma maior afinidade e sintonia com as pessoas ao redor, principalmente no relacionamento íntimo. Momento certo para reforçar os laços de amor e cumplicidade. Estabelecer metas na parceria será o ideal para garantir harmonia nos próximos meses. Incentive o diálogo e procure ouvir mais do que falar

Gêmeos (21/5 a 20/6)O fortalecimento de um laço afetivo acontecerá nes-

te período. A área profissional e o relacionamento amoro-so estarão em foco. No primeiro caso, preste atenção nas boas oportunidades do caminho. No amor, tente criar situa-ções favoráveis para a troca de emoções. Não tenha dúvi-das e não disperse suas energias. Constância de propósito.

Câncer (21/6 a 21/7)Período favorável para os relacionamentos. Aproveite para

fortalecer as uniões, tanto nas amizades quando na intimidade. Bom momento para trocar carinho e exercitar o companheiris-mo. Preste mais atenção nos afazeres domésticos. Reformas ou aquisição de bens duráveis para o conforto no lar serão bem-vindas. Procure resolver todas as pendências familiares.

Leão (22/7 a 22/8)O romantismo está no ar. Aproveite esta fase de troca e

cumplicidade amorosa e invista no relacionamento. É importan-te afastar todas as dúvidas utilizando o diálogo, a simplicidade e a clareza de intenções. Quanto mais você abre o coração, mais forte ficam os laços de afeto e respeito. Crie situações favo-ráveis para o equilíbrio e a harmonia. Excelentes vibrações.

Virgem (23/8 a 22/9)Dedique tempo para realizar as tarefas do lar. Lembre-se de

que, quando você tenta organizar o externo, na verdade está colo-cando em ordem o interno. Este também é um bom período para estabelecer um convívio mais próximo e intenso com as pessoas no cotidiano, seja no trabalho ou em seu meio social. Observe: as pessoas estão interessadas em você. Fase de boas energias.

Libra ( 23/9 a 22/10)Bom momento nos negócios. Aproveite as oportunida-

des e aceite novos desafios sem medo. Seu valor está sen-do observado e é importante ter autoconfiança. Verá que possui capacidade para expor idéias de forma clara e ainda atrair o apoio dos colegas. Não perca tempo com disputas de ego ou mesquinharias, isso não faz parte de sua essência.Escorpião (23/10 a 21/11)

Empenhar-se para fortalecer o relacionamento amoroso e encontrar um ponto de equilíbrio nas finanças são dois as-suntos importantes neste período. No amor, busque o diálogo e afaste as dúvidas e o ciúme. Tente aumentar a autoestima. Nos negócios esta é uma fase de cautela e observação, apesar das boas oportunidades no caminho. Portanto, cuidado e atenção.

Sagitário (22/11 a 21/12)

Capricórnio (22/12 a 20/1)

Aquário (21/1 a 19/2)

Peixes (20/2 a 20/3)

Contenha a ansiedade e tente desfrutar as energias que estão sendo oferecidas para você. Nesta fase, surgem ótimas oportunidades. É necessário boa dose de discernimento e po-der de observação para usufruir ao máximo o que a vida está lhe oferecendo. Chegou o momento de colher frutos de seus es-forços. Valorize-se, mas mantenha os pés bem firmes no chão.

Reserve tempo para o lazer visando o bem-estar físico e o equilíbrio emocional. Não permita que preocupações do coti-diano absorvam totalmente suas energias. No amor siga per-severante, sem receio de expor seu ponto de vista, mas com carinho e honestidade. Você precisa de aliados neste momento. Busque a simplicidade de caráter e a paz de espírito. Boa sorte.

Estabeleça maneiras seguras para finalizar seus pro-jetos. Isso significa que toda concentração será necessária para encontrar alternativas viáveis e extremamente práticas. Simplifique as coisas e não desvie o foco dos objetivos. O su-cesso está muito próximo e este é o momento certo de inves-tir em seu potencial criativo. Logo os resultados aparecerão.

Reestruture o mundo financeiro e profissional. É hora de buscar novas fontes de renda para diversificar suas ativida-des. Criatividade não faltará neste momento. Se necessário, peça a opinião de pessoas mais experientes que você. Po-derá nascer daí uma fonte de ótima amizade e boas idéias, que lhe fornecerá o impulso necessário para seu sucesso.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR20 A 26 DE SETEMBRO DE 2012 07

BRASILEIRÃO – SÉRIE A

Sábado, 22/09/2012

18h30 | Orlando ScarpelliFigueirense x Palmeiras

18h30 | Raulino de OliveiraFluminense x Náutico

21h00 | PacaembuSantos x Portuguesa

Domingo, 23/09/2012

16h00 | Serra DouradaAtlético - GO x Flamengo 16h00 | Moisés LucarelliPonte Preta x Vasco

16h00 | MorumbiSão Paulo x Cruzeiro

16h00 | EngenhãoBotafogo x Corinthians

18h30 | Beira RioInternacional x Bahia

18h30 | Ilha do RetiroSport x Coritiba

18h30 | IndependênciaAtlético x Grêmio

TABELA DE JOGOS

Saiba como combater a alergia durante a seca

Redação / Agência do Rádio

A poeira e a fumaça, associadas ao tempo seco, tendem a provocar ou intensificar quadros alérgicos em quem já sofre de sinusite, rinite e asma. Os sintomas não são nada agradáveis, como explica a designer Maria Cláudia Medeiros.

“O que mais me pega na alergia é basicamen-te a rinite alérgica com muito espirro, coceira no nariz e irritação nos olhos: muita ardência, aquela sensação de areia nos olhos e os olhos ficam vermelhos”, diz Maria.

Já a fisioterapeu-ta Thereza Cambiaghi comenta sobre outros incômodos presentes na estação. “O nariz sempre congestionado. Nessa época do ano piora bastante. Acordo com coceira nos olhos, a garganta arranhando, aquela tosse chata”, ob-serva Thereza.

Prevenção. Para o alergista do Hospital

Federal dos Servidores, no Rio de Janeiro, Car-los Loja, em casos de quadro alérgico o ideal é investir em medidas pre-ventivas como colocar protetores específicos em colchões e traves-seiros para que se evite a proliferação de ácaros e fungos nestes ambien-tes. A limpeza, por sua vez, também deve ser feita com água e sabão neutro, pano úmido só. Nada de varrer ou de espanar.

Com relação ao uso de umidificadores, o es-pecialista observa que é preciso cuidado até com estes aparelhos.

“Dentro dos umidifica-dores criam-se fungos lá dentro por causa da pró-pria umidade. Esses fun-gos, quando o aparelho é ligado, vão direto para o ambiente e a pessoa inala isso, agravando ainda mais o processo alérgico. Então use uma toalha molhada e mais nada. Não se põe umi-dificador dentro do quar-to de maneira nenhuma”, destaca Carlos Loja.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO 36

GCAPUPILACG

SAIMINGUARAPDOARAOPORTC

CCCRATARHARASIMEORAÇÃOEQRACOTA

LUPAFORROBEEPADAS

GAITAGPAPAINOELADUAIME

LEVAISSOM

A

Parte doolho que

absorve aluz

Barra natraseirade veí-culos

(?) turísti-co: acom-panha a

expedição

Retira-sedo local

CiroGomes,político

brasileiro

Gêneromusicaldos MCs

Tem comoverda-deiro;

acredita

300, em algaris-mos ro-manos

Titânio(símbolo)

A peçacomo aexposta

no museu

Local pa-ra treino e criação de

cavalos

Santo dopau (?):farsante

Pai-nossoou ave-maria(Rel.)

(?)poucos; gradual-mente

Utensílio-símbolodo dete-

tive

Marcados pés

(na areia)

A parte decada um,

na va-quinha

Estadocuja

capital éTeresina

Ervausada embalas elicores

Instrumentoque se tocacorrendonos lábios

"SempreAlerta!",para os

escoteiros

Primeirapessoa docaso oblí-quo (Gram.)

Ruim;perversa

Letra muda na línguaportuguesa

O filme com duraçãode 15 minutos

InstitutomilitarOrdem(abrev.)

Essacoisa

"Amiga" davassouraExpressão

mineirade sur-presa

De + asTamanhogrande de

roupas

Ceder;ofertar Jardimpúblico

Pedaços(de bolo)Fundo devestidos

FazerobjeçõesCarro, em

inglês

Diminui;reduz

Amarrar

Sadia;saudável

A ave como o sabiá

Sílaba de"ímpar"

Consumido(o livro)

Doce feitocom

biscoitos

Abelha,em inglês

Carregaconsigo

Figurafolclóricado Natal

OC

O

3/bee — car — ime. 4/anis. 5/haras. 6/míngua — pupila.

Page 8: ARINOS - EDIÇÃO 927

C l i c k Durante as comemorações da Semana Farroupilha, as unidades da Gazin de Nova Mutum promoveram ações culturais com a presença de integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira da Amazônia e da Banda Os Pirilampos, de Guarapuava (PR). As imagens são de Kacio Henrique, do Grupo Arinos.

Para entender melhor, a Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas e uma referência a um dos mais significativos movimentos de revolta civil, a Guerra dos Farrapos. Esta ocorreu de 1835 a 1845, tendo seu marco inicial ocorrido no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Dentre os ideais defendidos estão à igualdade, liberdade e humanidade, hoje presentes no brasão de armas da bandeira do Rio Grande do Sul.