ano x nº 84 - maio - 2010

8
ANO X • Nº 84 • MAIO/2010 Distribuição Dirigida E-mail: [email protected] Goianos em destaque: Demóstenes e Marconi aprovam “Ficha Limpa” Senador Demóstenes Torres relatou projeto de lei que impede corrupto na política. Texto foi aprovado no mesmo dia e espera sanção presidencial A aprovação do Projeto Ficha Lim- pa no Senado Federal só aconteceu pelo trabalho habilidoso de dois senadores goi- anos. A partir da exposição impecável do presidente Comissão de Constituição e Jus- tiça (CCJ) do Senado, Demóstenes Tor- res, o texto foi apresentado por 40 minutos e, mesmo sendo extremamente polêmico, não recebeu nenhuma emenda. Caso al- gum parlamentar desejasse mudar o texto, o projeto voltaria a Câmara dos Deputa- dos e, de acordo com o regimento, ficaria por mais alguns meses em discussão. Ou seja, não valeria para as eleições de outu- bro. Mas, Demóstenes conseguiu provar aos senadores que era melhor aprovar o texto, mesmo com pequenos pontos sujei- tos a interpretação do Poder Judiciário. “Não poderíamos deixar aquele momento passar, deixar a sociedade brasileira de- samparada e a eleição sem regulamenta- ção específica. Aprovamos um texto bom, que Graças a Deus, vai impedir que mui- tos políticos corruptos e malandros cheguem ao poder. Ele ficarão atrás das grades”, disse Demóstenes ao Jornal Espaço. Veja reportagem completa na pagina 5 Senador Demóstenes Torres Senador Marconi Perillo Página 4 Maiúscula as notas políticas Página 7 Matérias aprovadas pela Câmara Municipal de fevereiro a maio de 2010 Página 8 Prefeitura faz balanço dos 180 dias de administração

Upload: wesley-queiroz

Post on 09-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal de Itaberai

TRANSCRIPT

Page 1: Ano X nº 84 - Maio - 2010

ANO X • Nº 84 • MAIO/2010 Distribuição DirigidaE-mail: [email protected]

Goianos em destaque: Demóstenes eMarconi aprovam “Ficha Limpa”

Senador Demóstenes Torres relatou projeto de leique impede corrupto na política. Texto foi aprovado

no mesmo dia e espera sanção presidencial

A aprovação do Projeto Ficha Lim-pa no Senado Federal só aconteceu pelotrabalho habilidoso de dois senadores goi-anos. A partir da exposição impecável dopresidente Comissão de Constituição e Jus-tiça (CCJ) do Senado, Demóstenes Tor-res, o texto foi apresentado por 40 minutose, mesmo sendo extremamente polêmico,não recebeu nenhuma emenda. Caso al-gum parlamentar desejasse mudar o texto,o projeto voltaria a Câmara dos Deputa-dos e, de acordo com o regimento, ficariapor mais alguns meses em discussão. Ouseja, não valeria para as eleições de outu-bro. Mas, Demóstenes conseguiu provaraos senadores que era melhor aprovar otexto, mesmo com pequenos pontos sujei-tos a interpretação do Poder Judiciário.“Não poderíamos deixar aquele momentopassar, deixar a sociedade brasileira de-samparada e a eleição sem regulamenta-ção específica. Aprovamos um texto bom,que Graças a Deus, vai impedir que mui-tos políticos corruptos e malandros cheguemao poder. Ele ficarão atrás das grades”,disse Demóstenes ao Jornal Espaço. Vejareportagem completa na pagina 5Senador Demóstenes Torres Senador Marconi Perillo

Página 4

Maiúscula asnotas políticas

Página 7

Matérias aprovadaspela CâmaraMunicipal de

fevereiro a maiode 2010

Página 8

Prefeitura fazbalanço dos180 dias de

administração

Page 2: Ano X nº 84 - Maio - 2010

2

Jornal O Espaço de Itaberaí Ltda. - CNPJ 10.813.209/0001-28Rua Benedito Lemes, 45, Sala 2, Fone: 3375-1340 - Centro, Itaberaí - Goiássite: www.radiosilvestream.com.bre-mail: [email protected]

O Residencial Vergílio Araújo é o resultado de união, confiança e esperançados associados de Baixa Renda em conseguir o seu lote com infra estruturas apreço de custo. Mas, o embargo judicial deste empreendimento a pedido da SANE-AGO que ocorreu em agosto de 2008, provocou um prolongamento do tempo parao Registro do Loteamento, desta forma atrasando a entrega das Escrituras para osassociados.

Desde quando começou a série de reuniões na SANEAGO com o objetivode promover o Desembargo Judicial do empreendimento, a AMBRI sempre teve oapoio efetivo da Deputada Isaura Lemos e do Prefeito à época Welington Baiano,onde ambos de forma sintonizada tiveram ações pontuais junto à Presidência daSANEAGO, para que a mesma tivesse uma atenção especial e ou sensibilidadepara com o empreendimento, haja vista que se tratava de um Loteamento de umaEntidade de Utilidade Pública voltado para Famílias de Baixa Renda.

RESIDENCIALVERGÍLIO ARAÚJO

O Vereador Decivan e Presidente da AMBRI sempre pôde contar com oapoio de todos os Vereadores, o Presidente da Câmara Geraldo Dorneles, VereadorLuiz Chupeta, Vereador Warley Borges, Vereador Wanderley Amaral, VereadorEliene de Sousa, Vereador Jair, Vereador Pereirinha, Vereador Romeu Lagares emtodas as reuniões com o Presidente e Técnicos da SANEAGO.

Não podemos deixar de agradecer a atenção da atual Gestão do Prefeito DrºBenedito que muito tem se esforçado para transformar o Residencial Vergílio Ara-újo em Loteamento como padrão em todo Estado de Goiás.

Ainda, a AMBRI pôde contar com uma equipe técnica que corroborou paraque o atendimento das exigências ambientais e jurídicas fossem atendidas, sendoesta equipe composta pelo Engenheiro Ambiental José Fernandes Júnior e do Advo-gado Gilberto Louredo.

A AMBRI a público agradecer pela confiança e credibilidade que tem rece-bido por parte dos associados do Residencial Vergílio Araújo e a todas as pessoasque tem contribuído forma direta e indireta para a concretização deste empreendi-mento.

O País alcançou ampla coberturade política de assistência social, mas ain-da oferece poucos serviços especializa-dos para pessoas que tiveram seus direi-tos violados - como abrigos para vítimasde maus tratos, abandono e abuso sexu-al, por exemplo. Somente 2,7% dos 5.565municípios relataram oferecer o serviçode acolhimento para mulheres. Os dadossão do suplemento Assistência Social dapesquisa Perfil dos Municípios Brasilei-ros (Munic 2009), feita pelo Instituto Bra-sileiro de Geografia e Estatística (IBGE)e divulgada hoje. As informações foramdadas pelas próprias prefeituras.

A pesquisa mostra que os abrigospara mulheres estão concentrados nas ci-dades com mais de 100 mil habitantes - éo caso de 74 dos 130 que existem emtodo o País. A Munic 2009 revelou aindaque menos de um quarto dos municípios(24,5%) têm abrigos para crianças e ado-lescentes. Idosos têm o serviço de aco-lhimento em um quinto dos municípios(20,6%) - ambos os públicos estão maisprotegidos do que as mulheres por contado Estatuto da Criança e Adolescente edo Idoso. Mesmo para problemas maisvisíveis para a sociedade, como é o casode moradores de rua, a oferta é pequena:somente 5,2% das cidades têm serviçode acolhimento para a população de ruae 4,7% trabalham com albergues.

‘É muito recente no Brasil que oEstado tenha política para as mulheres euma rede de serviço de proteção contraa violência. Assinamos, no fim de abril,convênio com a Secretaria Especial dePolíticas das Mulheres para capacitar pro-fissionais que atuam nos centros de refe-rência de assistência social’, afirmou a

Falta serviço de apoioa vítimas de abusos,

indica IBGEministra de Desenvolvimento Social, Már-cia Lopes. Ela afirmou ainda que o minis-tério tem incentivado serviço regionais,como forma de ampliar a oferta de abri-gos.

Política de assistênciaA pesquisa mostra que a política de

assistência social atinge 99,9% dos mu-nicípios - somente Barão de Antonina(SP), Fama (MG), Monte Belo do Sul(RS) e Rio do Antônio (BA) declararamnão possuir estrutura. Comparando-secom os dados de 2005, quando foi feitaa última avaliação sobre o tema, subiu de59% para 70,1% os municípios com se-cretaria exclusiva para tratar do assunto.

Mas há falhas no acompanhamen-to dos programas - dois terços dos muni-cípios (62,9%) declararam não supervi-sionar o serviços executados por organi-zações não governamentais que têm con-vênios com a prefeitura, e mais de um ter-ço das cidades (32,4%) não têm comitêde controle social do Bolsa Família, or-ganismo responsável pela fiscalização doprograma de transferência de renda dogoverno federal.

Ainda de acordo com a Munic2009, houve acréscimo de 30,7% dopessoal ocupado no setor de assistênciasocial - passou de 139.549 para 182.436,entre 2005 e 2009 -, com ligeira melhorana escolaridade desses funcionários. Maso aumento da escolaridade mais visívelocorreu entre os gestores. Em 2005,6,8% dos gestores nem sequer tinha com-pletado o ensino fundamental. Esse índi-ce caiu para 4,1%. Na outra ponta, aque-les com nível superior passaram de 52%para 59%.

CONSULTAS COM BUZÍOS AFRICANOS

CENTRO DERECUPERAÇÃO

ESPERITUAL MESTRENENI DE OXÓSSI

FONES 8473 5833 / 8134 7949RUA COMENDADOR TÁVORA

AO LADO DO POSTO FABIANA ITABERAI.

Page 3: Ano X nº 84 - Maio - 2010

3

Um grupo com cerca de 1,2 milcavaleiros e amazonas foi recebido pelogovernador Alcides Rodrigues no inícioda tarde de hoje, em frente ao Paláciodas Esmeraldas. A cavalgada já é tradi-cional no Estado e faz parte da progra-mação da Exposição Agropecuária deGoiás, que reste ano realiza a 65ª edi-ção. De acordo com os organizadores,cerca de 30 mil pessoas saudaram acomitiva ao longo do trajeto. O Grupopercorreu avenidas importantes da ci-dade, como Independência, Tocantinse Araguaia.

O governador deu boas vindasaos componentes da comitiva e elogioua organização do evento. “Essa é umatradição e para nós. Recebemos aqui,todos os anos, cavaleiros e amazonasque conferem à cidade uma beleza quenos orgulha. Só me resta, mais uma vez,dar as boas vindas àqueles que partici-pam desse ato tão importante”, disse ogovernador, que chegou a montar emum dos cavalos deu uma pequena vol-ta na praça e mostrou boa desenvoltu-ra.

Os animais ocuparam a praça in-teira e, aos poucos, foram amarradosnas dezenas de árvores e estruturasexistentes no local. O passo seguintefoi o almoço, que também é uma tradi-ção na cavalgada. No cardápio, arrozcom carne (famoso Maria Isabel) efeijão tropeiro. ”Esse almoço repre-senta a história. O que está sendo ser-vido aqui é o mesmo do que se serviaaos desbravadores, aos tropeiros dasantigas comitivas”, ressaltou o gover-nador.

Governador Alcides recebe 1,2cavaleiros na Praça Cívica

O presidente da SGPA (Socieda-de Goiana de Pecuária e Agricultura),Luiz Humberto de Oliveira Guimarães,agradeceu ao governador pelo apoiodado ao agronegócio e à realização daexposição. “Estou aqui para agradecerpelo apoio ao que sem dúvida, é a me-lhor exposição de todos os tempos. E,sem a ajuda do governador, isso nãoseria possível”, afirmou.

A marcha ao Palácio das Esme-raldas foi articulada pelos núcleos deeqüinos vinculados à Sociedade Goia-na de Pecuária e Agricultura (SGPA).Ao retornar ao Parque, houve a quei-ma do alho, cena que faz parte da his-tória dos tropeiros na condução dasboiadas, muitas vezes por mais de milquilômetros. A queima do alho consis-te no preparo da carne seca, do arroze da paçoca. Uma dupla sertaneja ani-mará o evento.

Durante todo percurso, os cava-leiros e amazonas foram conduzidospelo trio elétrico. O presidente da As-sociação Goiana dos Criadores de Ca-valos Appaloosa, Jair Gomes Pires dizque a tradição é um resgate históricoimportante. “Hoje, o gado anda em ca-minhões – gaiola em estradas asfalta-das na maioria das vezes. No passadorecente, não era assim.” A Cavalaria daPolícia Militar de Goiás também mar-cou presença, atuando para garantir asegurança dos participantes do evento.

O governador Alcides Rodriguesdescartou qualquer possibilidade de o PPabrir mão do apoio ao pré-candidatoVanderlan Cardoso e se aliar ao PMDBno primeiro turno das eleições desse ano.“A possibilidade de isso acontecer é zero.Nunca existiu essa possibilidade. Nós te-mos um pré-candidato e vamos caminharcom ele para ganhar as eleições”, disse,durante recepção à comitiva da cavalga-da no ultimo dia 22, no Palácio das Es-meraldas.

Para o governador, os comentá-rios que sugerem essa possibilidade vêmdaqueles que estão incomodados como desempenho da candidatura da cha-mada Nova Frente. “Quando uma can-didatura está indo bem, não faltam aque-

Alcides descarta possibilidadede se aliar ao PMDB

les que querem criar obstáculos. E esta(candidatura Vanderlan) é uma candi-datura que está correspondendo as nos-sas expectativas de início de campanha.Está crescendo nas pesquisas, e isso in-comoda muita gente. É um candidatocompetitivo, é um candidato que estátrabalhando muito e vai surpreendermuita gente”, disse.

Alcides também fez questão dedesmentir qualquer boato de que o PSB,de Barbosa Neto, não estaria integralmen-te voltado para o apoio a Vanderlan Car-doso. “Isso não existe. Barbosa Neto foium dos coordenadores da escolha e par-ticipou diretamente da escolha do nossopré-candidato e vamos sem duvida ne-nhuma caminhar juntos”.

Deputado Federal Sandro Mabel, Vanderlan Cardoso e Governador Alcides Rodrigues

Vassil OliveiraAssessoria de Imprensa do governador

Alcides Rodrigues

Dezenas de pessoas participaramda inauguração do serviço de mamogra-fia no Hospital Municipal de Itaberaí, nodia 8 de maio.

Estiveram presentes também o pre-feito de Itaberaí, Dr. Benedito Caetano, aprimeira-dama, Dona Wilma Tavares, ovice-prefeito, José Bessa, o deputado es-tadual, Welington Valin, a secretária daSaúde, Liomar Borba, a diretora do hos-pital, Ana Luiza Barbosa, o vereador LuizChupeta e o radialista José Paulo Gracia-no, mais conhecido como Zé do Rancho.

A compra do mamógrafo foi maisuma parceria de sucesso da prefeitura, queenvolveu a iniciativa da Associação dasMulheres e Mães Protetoras da Mamade Itaberaí (AMMA), uma importantedoação em dinheiro da Câmara Munici-pal, a participação da população itaberi-na, que adquiriu bingos, leilões e um CDproduzido pelo radialista José Paulo Gra-ciano e a infra-estrutura da nova sala, pro-porcionada pela prefeitura de Itaberaí.

A sala no hospital foi totalmenteequipada com proteção para evitar radi-ação de áreas externas e uma nova rede

Prefeitura inaugura serviço demamografia no Hospital Municipal

elétrica foi construída especificamentepara o equipamento. Seguindo a risca asnormas de segurança.

A mamografia é um exame realiza-do para avaliar as mamas, principalmentedas mulheres. Segundo especialistas, oexame de rotina é a melhor maneira dedetectar precocemente qualquer altera-ção. A mamografia preventiva pode de-

tectar um câncer de mama até dois anosantes de ele ser perceptível por apalpa-ção e a sua realização é o método maiseficaz para diagnosticá-lo.

Para o prefeito Dr. Benedito Cae-tano, o mamógrafo vai facilitar a vida dasmulheres. “Até agora, as mulheres ita-berinas tinham que se deslocar para acapital, deixando seus filhos ou o tra-

balho, para fazer este exame. Agora,farão aqui. Este é um ganho imensurá-vel”, disse. Ele agradeceu também a ini-ciativa da Câmara de formar a parceriacom a AMMA, que está trazendo maisqualidade de vida para as mulheres.

O deputado estadual Welington Va-lin parabenizou o prefeito pela melhora nasaúde de Itaberaí e disse que a cidade viveum momento único neste setor. Ele lembrouas últimas conquistas nesta área: o SAMU,o Plantão Odontológico e fez uma doaçãono valor de mil reais para a AMMA.

Já um dos idealizadores do proje-to, Zé do Rancho, lembrou da importân-cia de sonhar. Ele citou o sonho do ho-mem de ir à lua e sua conquista em com-paração ao sonho da cidade de Itaberaíde ter um Mamógrafo no Hospital Muni-cipal e hoje realizá-lo. “Hoje, o estadodo Amapá tem apenas três mamógrafos.Itaberaí tem dois em clinicas particularese agora um de graça no hospital munici-pal. É uma vitória de todos”, e agrade-ceu. “Gostaria de agradecer profunda-mente a população que nos ajudou, semmedir esforços”.

Page 4: Ano X nº 84 - Maio - 2010

4

BalançouO presidente do PSB Barbosa

Neto causou o maior frisson na pré-can-didatura de Vanderlan Cardoso a chama-da Nova Frente.

Praça de AlimentaçãoPrefeitura vai construir na Praça

Balduino da Silva Caldas entre o VaptVupt e a Igreja São Sebastião uma Praçade Alimentação, com o objetivo de colo-car em um único local todos os comerci-antes instalados na praça. Serão locadosna praça os Pit Dogs, bancas de revista eoutros comércios. Segundo o SecretárioCarlos Alberto, Bertinho, todos os comer-ciantes terão seus estabelecimentos regu-larizados junto à prefeitura o que nãoocorre atualmente

Pra valerO presidente nacional do PTB Ro-

berto Jefferson oficializou apoio a JoséSerra, PSDB.

UCGTVCom uma excelente programação

esportiva. O programa Mais Esportes sobo comando de Rafael Vasconcelos podeser visto em Itaberaí e todo o Brasil atra-vés da Rede Aparecida via parabólicaCanal 30 todos os dia ao meio dia aosdomingos as 21,45. Fazem parte da equi-pe Rafael Vasconcelos, âncora , EvandroGomes, Edson Rodrigues, Daniel Santa-na, Edson Junior, Daniel Barbosa, Mo-nara Marques, Felipe Furtado, WendelPasqueto, Claudine Rodrigues e NivaldoCarvalho. Em Goiânia pode ser visto atra-vés do Canal 24 da UCGTV todos osdias às 19,15 e na Net Canal 20

A favorO deputado estadual Helio de Sousa

do DEM quer o seu partido aliado ao PSDB.

Foi contraOs deputados federais Jovair Aran-

tes PTB e Sandro Mabel PR votaramcontra o projeto ficha limpa. Pode?

Pouca mídiaO pré candidato do PMDB Iris

Resende está com o pé fora do acelera-dor. Segundo informações ele não querdar como definitiva a campanha e aguar-da novas alianças. Iris ainda sonha com aunião da base do presidente Lula em tor-no do seu nome. É esperar. Quem sabe.

MudouO PSC muda o comando sai Euler

Morais. Controle do partido deverá ficarcom um Marconista já que a cúpula naci-onal do partido vai apoiar José Serra.

Elisabete Alves, Jomari Leite, Maria Gorete, ganhadora, Sebastião Poti e Keticilene Silva

AdeusO jornal o Espaço perdeu um grande colaborador.

O senhor João Batista da JB Fotografia partiuprematuramente, vítima de infarto,

deixando saudades dos amigos e familiares.Obrigado pela parceria e que Deus o proteja!

Dia das MãesA Rádio Silvestre sorteou um Televisor colorido para os ouvintes que es-

creveram cartas do próprio punho para a promoção. Cerca de duas mil cartasconcorreram e a ganhadora foi a senhora Maria Gorrete que recebeu o prêmiodos locutores da emissora.

ExclusivoO vice governador Ademir Mene-

zes será candidato a deputado estadual enão federal como foi noticiado pela im-prensa da capital.

Page 5: Ano X nº 84 - Maio - 2010

5

A aprovação do Projeto FichaLimpa no Senado Federal só aconte-ceu pelo trabalho habilidoso de dois se-nadores goianos. A partir da exposiçãoimpecável do presidente Comissão deConstituição e Justiça (CCJ) do Sena-do, Demóstenes Torres, o texto foiapresentado por 40 minutos e, mesmosendo extremamente polêmico, não re-cebeu nenhuma emenda. Caso algumparlamentar desejasse mudar o texto,o projeto voltaria a Câmara dos Depu-tados e, de acordo com o regimento,ficaria por mais alguns meses em dis-cussão.

Ou seja, não valeria para as elei-ções de outubro. Mas, Demóstenesconseguiu provar aos senadores que eramelhor aprovar o texto, mesmo com pe-quenos pontos sujeitos a interpretaçãodo Poder Judiciário. “Não poderíamosdeixar aquele momento passar, deixara sociedade brasileira desamparada ea eleição sem regulamentação específi-ca. Aprovamos um texto bom, que Gra-

Goianos em destaque:Demóstenes e Marconi aprovam “Ficha Limpa”

Senador Demóstenes Torres relatou projeto de lei que impede corrupto na política. Texto foi aprovado no mesmo dia e espera sanção presidencial

No mesmo dia que foi aprovado oFicha Limpa, o Plenário do Senado vo-tou o projeto de lei (PLS 175/07) quepermite a monitoração eletrônica do con-denado que cumpre pena em regimeaberto. O mecanismo – tornozeleira oupulseira – indica a distância, o horário e alocalização de seu usuário e outras infor-mações úteis à fiscalização judicial. Amedida altera a Lei de Execução Penal(Lei 7.210/84) e pode ser adotada por

Condenados a regime aberto terão monitoração eletrônica

decisão do juiz. O projeto vai agora àsanção presidencial. O relator do proje-to na Comissão de Constituição e Justiça(CCJ), senador Demóstenes Torres infor-mou que diversos estados brasileiros jáfizeram testes com a pulseira eletrônica eaguardam a aprovação da lei para implan-tar o sistema. “É seguro, discreto, dá maissegurança para a sociedade e ainda dámais possibilidade para a Justiça autori-zar a progressão de regime”, disse o se-

Projeto relatado por Demóstenes autoriza Justiça a utilizar pulseiras para certificar segurança do preso

Senador Demóstenes Torres Senador Marconi Perillo

nador Demóstenes. O dispositivo, disseDemóstenes, viabiliza a concessão debenefícios penais aos condenados, comoé o caso dos regimes aberto e semiaber-to ou a progressão para esses regimes, olivramento condicional, a suspensão con-dicional de pena, saídas temporárias noregime semiaberto e pode ser utilizado atémesmo no regime fechado, quando o juizda execução penal entender necessário.O condenado terá que fornecer o ende-

reço da família a ser visitada e onde po-derá ser encontrado enquanto estiver usu-fruindo o benefício. À noite, terá que serecolher à residência da família visitada enão poderá frequentar bares e casas no-turnas. “É uma medida melhor para o de-tento, que não precisará ficar preso emregime fechado, e ao mesmo tempo, paraa sociedade, que terá certeza do para-deiro deste detento”, explicou Demóste-nes

ças a Deus, vai impedir que muitos po-líticos corruptos e malandros cheguemao poder. Ele ficarão atrás das grades”,disse Demóstenes ao Jornal Espaço.Depois de cumprir sua missão commaestria, Demóstenes encaminhou amissão ao senador Marconi Perillo(PSDB), que presidia a sessão extra-ordinária daquela tarde. Por força dodestino, Marconi comandava o Sena-do (ele é vice-presidente), pois JoséSarney (PMDB-AP) viajava para osEstados Unidos. E Marconi, assimcomo Demóstenes, não decepcionou.Depois de duas votações, nenhum dos76 senadores presentes votaram con-tra o projeto. O Ficha Limpa foi apro-vado às 18h15, exatamente sete horasdepois que o projeto saiu das mãos deDemóstenes. “Foi uma decisão históri-ca. Acreditamos que ele vai tornar a po-lítica mais ética, afastar os maus candi-datos e aproximar aqueles os sérios,que querem trabalhar pelo bem do Bra-sil”, afirmou Demóstenes.

“No pau da goiaba”A expectativa é que a proposta

não morra na praia e seja validada pelapresidência da República até, no máxi-mo o dia 5 de junho. Demóstenes, quechegou a profetizar sobre a aprovaçãodo projeto em reportagem veiculada noJornal Nacional, da TV Globo, chegoua dizer que o projeto já nascerá cor-tando na própria carne dos Congres-sistas. “Aposto que, no mínimo, 25%já começa a cair fora agora. As deter-minações são extremamente rigorosas.Os políticos indecentes, malandros,corruptos realmente vão ficar no pau dagoiaba”, exclamou o senador Demós-tenes Torres.

O texto do projeto Ficha Limpavai contra a candidatura de todos aque-les que já foram condenados por cor-rupção, abuso de poder econômico outrafico de drogas. Para obedecer o prin-cípio do contraditório (que diz que nin-guém pode ser condenado sem defesa)o candidato pode recorrer da decisão,

mas o processo terá prioridade de tra-mitação. Aqueles que foram condena-dos no passado ou renunciaram ao man-dato para evitar a cassação também sóvoltarão às urnas depois de oito anosapós o prazo da condenação. “Se ocandidato for condenado a uma penade dez anos, ficará inelegível por maisoito anos, além dos dez. Ou seja, 18anos fora da política”, disse Demóste-nes, enquanto relatava o projeto. A pro-posta ainda aumentou o número de cri-mes que acarretam na inelegibilidade.“Praticamente todo o Código Penal, etoda a lei extravagante, todo crime derelevância inabilita qualquer um, impe-de o condenado”, disse Demóstenes.No senado, o projeto foi aprovado pelovoto favorável dos 76 senadores e ne-nhuma menção contrária. Para agilizara tramitação do processo na casa, o se-nador Demóstenes Torres optou porrelatar o projeto e manter o texto quefoi encaminhado pela Câmara dos De-putados.

Page 6: Ano X nº 84 - Maio - 2010

6

O Diretório Municipal do PSDB pro-moveu encontro com a senadora LúciaVânia no último dia 20 de maio.

Na oportunidade, estiveram presen-tes o prefeito de Itaberaí, Dr. BeneditoCaetano e os vereadores Geraldo Dorne-les (PSDB), Jair Bento (PSDB), DecivanDamasceno (PDT), Eliene de Souza(PTB), Romeu Lagares (PP), João Perei-ra Filho (PP) e Warley Borges (PR).

Representantes de associações eentidade, além de lideranças de bairrosprestigiaram o evento. Dentre eles, o Ve-nerável da Loja Maçônica União Itaberi-na, José Geraldo Graciano, a presidente daACIAPI-CDL, Cleuza Eli, e o represen-tante da subseção da OAB de Itaberaí, Dr.Rubens Gomes.

O objetivo da visita da senadoraLúcia Vânia a Itaberaí foi fazer um balan-ço dos quase oito anos de representaçãodo povo goiano no Senado Federal. Lúcia

Em evento realizado no salão dosetor Jardim Cabral, no dia 1º de maio, aLoja Maçônica União Itaberina conde-corou o prefeito de Itaberaí, Dr. Benedi-to Caetano pelos trabalhos realizados nacidade e pela parceria formada entre aentidade e o poder público.

Na ocasião, o prefeito agradeceua homenagem e reforçou a importânciadas parcerias. “Estas parcerias são parao bem do povo. A Maçonaria faz umtrabalho incrível no social e a prefeitu-ra está disposta a ajudar no que forpreciso”, disse.

O diretor-presidente da Super-

Maçonaria condecora prefeito deItaberaí e presidente da Super Frango

PSDB de Itaberaí promove eventocom Senadora Lúcia Vânia

Frango, José Carlos de Souza tambémfoi condecorado na solenidade. SegundoGarrote, a solidariedade é uma caracte-rística marcante na Maçonaria, que deveser preservada: “Precisamos nos unirpara trazer qualidade de vida para apopulação. Prefeitura, empresas priva-das e entidades podem fazer esse papelsem nenhum problema. E o bom exem-plo da Maçonaria deve ser copiado”.

Após a Sessão Branca, como é co-nhecida a solenidade aberta à população,o Venerável da Loja, José Paulo Gracia-no, e os demais maçons ofereceram umjantar no salão de festas da entidade.

Vânia destacou vários projetos de sua au-toria, dentre eles, o Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil (PETI), a reati-vação da SUDECO (Superintendência dodesenvolvimento do Centro-Oeste), a leiLOAS e o CRAS.

Durante o encontro, a senadora Lú-cia Vânia informou que está destinandopara Itaberaí uma ambulância, a pedido dovereador Geraldo Dornelles, e uma emen-da parlamentar no valor de um milhão emeio de reais para melhorar a infraestru-tura da cidade.

O prefeito Dr. Benedito Caetanoagradeceu a visita da senadora e a verbadestinada para a cidade. “Itaberaí está felizcom a ajuda da senadora Lúcia Vânia.Com este dinheiro, vamos poder melho-rar a estrutura do município. Precisa-mos cada vez mais unir forças e fazerparcerias como essa para melhorar avida da população itaberina”, disse.

Page 7: Ano X nº 84 - Maio - 2010

7

Page 8: Ano X nº 84 - Maio - 2010

8