ano x | nº 93 | maio 2012

12
IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui • Ano X • Nº 93 • Maio 2012 • www.sindicato.org.br Página 9 Blog do RH Sinbi www.blogdorhsinbi.blogspot.com Facebook www.facebook.com/SINBI.BIRIGUI Curta o Sinbi nas redes sociais e compartilhe Além do show, sorteios e diversas atrações fizeram a alegria dos trabalhadores. Evento aconteceu no dia 27, em comemoração ao Dia do Trabalhador. Página 6 e 7 Birifest leva milhares de pessoas ao Parque do Povo Projeto vai aumentar a competitividade do Polo Calçadista Lançamento do PMC motivou empresários Recurso será ultilizado em projetos e programas que atendem crianças, adolescentes e famílias de Birigui. Página 11 Pró-Criança: campanha do Imposto de Renda é sucesso UniSinbi certifica primeira turma de gestores industriais Sinbi comemora redução do ICMS Há anos o Sindicato vem lutando pela redução do imposto. Página 8 O evento, que compõe o PMC, discutiu o modelo “fast-fashion. Página 4 Fórum atrai mais de 450 pessoas

Upload: sinbi-birigui

Post on 21-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui • Ano X • Nº 93 • Maio 2012 • www.sindicato.org.br

Página 9

Blog do RH Sinbiwww.blogdorhsinbi.blogspot.com

Facebookwww.facebook.com/SINBI.BIRIGUI

Curta o Sinbi nas redes sociais e compartilhe

Além do show, sorteios e diversas atrações fizeram a alegria dos trabalhadores. Evento aconteceu no dia 27, em comemoração ao Dia do Trabalhador.

Página 6 e 7

Birifest leva milhares de pessoas ao Parque do Povo

Projeto vai aumentar a competitividade do Polo Calçadista

Lançamento do PMC motivou empresários

Recurso será ultilizado em projetos e programas que atendem crianças, adolescentes e famílias de Birigui. Página 11

Pró-Criança: campanha do Imposto de Renda é sucesso

UniSinbi certifica primeira turma de gestores industriais

Sinbi comemora redução do ICMSHá anos o Sindicato vem lutando pela redução do imposto.

Página 8O evento, que compõe o PMC, discutiu o modelo “fast-fashion.

Página 4

Fórum atrai mais de 450 pessoas

Page 2: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

E x P E d I E N t E

2 Sinbinforma

AN

OS

Diretoria Sinbi – Gestão 2012/2014

Presidente:Nelson Giardino

Vice-Presidentes:Antenor Marques da Silva Filho

Sérgio GraciaSamir Nakad

Wagner Aécio Poli Carlos Alberto Mestriner

1º Secretário:Ismael Varoni

2º Secretário: Sérgio Donizete Sposito

1º Tesoureiro:Jacir Migliorini

2º Tesoureiro:José Roberto Colli

Diretor de Patrimônio:Silas Ibanhez Soares

Diretores Sociais:José Roberto Rodrigues

Elizabete Maria Folini Buono

Diretor Administrativo:Marcelo Ribeiro Moreira

Membros do Conselho Fiscal:José Luiz Fernandes

Fábio MadellaJosé Carlos Barducci

Membros Suplentes do Conselho Fiscal:Denilson Eckstein

Renato Rocha BarbozaJuliano De Miguel FelipiniDelegados na Federação:

1- Samir Nakad 2- Carlos Alberto Mestriner

Suplente Delegado na Federação:José Roberto Colli

Rua Roberto Clark, 460 – CentroCEP 16200-043 – Birigui-SP

Fone: (18) 3649-8000E-mail: [email protected]

Projeto gráficoPontual Propaganda

Fone: (18) 3607-3366Reportagens: Fabrícia [email protected]

Jornalista Responsável:Paulo Mantello – Mtb 24.441

Impressão e Fotolitos ArteMidia Gráfica e Editora

Fone: (18) 3641-5550

O significado de ser indústriaO dia da Indústria é comemorado no dia 25 de maio, mas é no

dia a dia que construímos o significado da data. Essa edição anun-cia nossa bem-sucedida realidade industrial em Birigui. todas as matérias mostram um pouco da nossa missão como empresários e seres humanos.

Apresentamos todas as informações sobre o nosso novo projeto junto ao Sebrae-SP, o PMC (Plano de Melhoria da Com-petitividade), ação que vai tornar os empreendedores mais pró--ativos no mercado. Caro empresário, veja ainda o resultado da Festa do trabalhador, a Birifest, e prestigie os próximos sorteios. descubra também as novidades do Pró-Criança, iniciativa que está melhorando as vidas das crianças e famílias atendidas. Estamos produzindo sim, empregando também, e ao mesmo tempo, estamos fazendo nossa sociedade melhor.

Boa leitura! Nelson Giardino, presidente do Sinbi

Page 3: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

O lançamento do PMC (Plano de Melho-ria da Competitividade) no último dia 25 de abril, na sede do Sinbi, gerou muito otimis-mo entre os aproximadamente 200 empre-endedores de Birigui que compareceram. O projeto é fruto de uma parceria do Sindicato com o Sebrae-SP, Secretaria Estadual de desenvolvimento, Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e conta com recursos do Banco Interamericano de desenvolvimento (BId).

O presidente do Sinbi, Nelson Giardino, destacou a relevância da iniciativa. “Avanços tributários não são suficientes, temos que nos capacitar. Os investimentos do Sebrae são essenciais para a nossa ascensão nesse mer-cado tão competitivo perante os chineses.”

Investimentos na indústria calçadista

Ao anunciar os investimentos do PMC no Polo, um total de US$ 2 milhões, o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Araçatuba, Marco Aurélio Rosas, elogiou a atuação do Sinbi para que a ação se tornasse realidade. “toda a equipe vestiu a camisa, o que nos ajudou muito para que os recursos fossem liberados.”

PMCA consultora de de-

senvolvimento e compe-titividade do Escritório Regional do Sebrae-SP em Araçatuba Juliana Sanches Farias, responsável inte-gralmente pelo PMC no Polo de Birigui e região, explicou que o projeto vai impulsionar a competitividade de toda a cadeia produtiva da moda. “A estratégia é

3Sinbinforma

PMC vai aumentar competitividade do Polo

“Avanços tributários não são suficientes, temos que nos

capacitar”, disse o presidente do Sinbi

focar o ciclo curto da moda. trabalharemos a aproximação com o varejo, manufatura enxuta e ferramentas de comunicação e integração. Para isso, realizaremos consulto-rias individuais e coletivas, palestras, fóruns e missões nacionais e internacionais.”

OtimismoA empresária Elizabete Maria Folini Buono

e os empresários Wagner Aécio Poli e Ante-nor Marques da Silva Filho participaram do

convênio Arranjo Produtivo Local (APL), ação do Sebrae--SP que antecedeu o PMC no Polo. No lançamento, contaram o quanto o traba-lho fez a diferença: “vamos continuar participando”, disseram os empresários. Já Wanderley Bernadinelli,

proprietário da Anna Sui, não integrou o APL, mas disse que participará do PMC. “Estamos bem no mercado, mas quero mais”.

Parceria

Lançamento animou empreendedores de Birigui

Presidente do Sinbi explicando a importância do investimento

Equipe do Escritório Regional do Sebrae-SP em Araçatuba que atuará na execução do projeto

Empresários contaram o resultado da participação em outros projetos do Sebrae

Page 4: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

4 Sinbinforma

“É uma forma de renovar sem uma grande mudança

no método de fabricar”, comentou participante

Começamas açõesdo PMC

Parceria

No dia 3 de maio, os empresários que integram o PMC participaram de workshop sobre “lean manufacturing (manufatura enxuta)” e, no dia 8, durante um fórum, aprenderam sobre “fast-fashion (moda rá-pida)”. tais eventos ocorreram, no período da noite, na sede do Sinbi.

WorkshopSegundo a consultora de desenvol-

vimento e competitividade do Escritório Regional do Sebrae-SP em Araçatuba e ges-tora do PMC do Polo, Juliana Sanches Farias, além de apresentar a manufatura enxuta, o encontro trouxe informações básicas sobre as demais fases do PMC.

durante o workshop, o engenheiro e consultor de produção do Sebrae-SP,

Marcelo Sarro, abordou a filosofia 5S e os benefícios de sua utilização. O sócio--proprietário da Be & Luci, José Carlos disposti, participou da atividade e disse estar otimista para as próximas ações. “Vai ajudar bastante no meu trabalho.”

Os empresários receberam ainda ta-refas para começar o início da mudança cultural necessária para o novo modelo enxuto. também como parte da programação, entre os dias 14 e 18 desse mês, as empresas receberam diagnósticos produzidos pelo o Senai.

Fórum O fórum sobre fast-fashion lotou o au-

ditório do Sinbi. Entre empresários e líderes da cadeia da moda, mais de 450 pessoas compareceram. Abordaram o tema, a su-perintendente da Assintecal (Associação

Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), Ilse Gui-marães, e o consultor italiano Enrico Cietta, autor do livro “A Revolução do Fast-Fashion”. A ação teve apoio da Assintecal.

“Esse modelo, que já é sucesso em ou-tros países, pode nos inspirar a criar a nossa própria moda rápida”, comentou o presi-dente do Sinbi, Nelson Giardino, ao abrir o evento. Citando o presidente americano Abraham Lincoln, o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Araçatuba, Mar-co Aurélio Rosas, chamou atenção para a importância da preparação para se vencer no mercado. “temos que afiar o machado para cortar a árvore com facilidade. É isso que fazemos aqui.”

Cietta e Ilse citaram exemplos ao redor do mundo e mostraram como o modelo pode ajudar Birigui. Ilustraram dando a Zara como exem-plo. No final, o público participou com pergun-tas. Elizabete Maria Folini Buono, sócia-proprietária da Roodok, e Ismael Va-

roni, da Adrun, aderiram ao PMC. Eles gostaram do fórum e disseram pretender implantar o fast-fashion. “É uma forma de renovar sem uma grande mudança no método de fabricar”, finalizou Varoni.

Ainda dá tempo!Participe das próximas

ações do PMC

21 a 31/05- Consultoria tecnológica nas empresas/Sebraetec

14/06- “Fórum de Competitividade: Entendendo o Varejo” 26 a 29/6- Francal

Workshop apresentou conceitos da filosofia 5S

Palestrantes, Cietta e Ilse, tiraram dúvidas dos participantes

Page 5: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

5SinbinformaParceria

A Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) pretende aprofundar as discussões sobre o design de calçados e está formando grupos de estudos nos polos brasileiros. Em Birigui a ação é realizada junto com o Sinbi. O primeiro encon-tro ocorreu no dia 17 de maio, em um restaurante da cidade, e contou com a participação da designer, professora e pesquisadora, dorotéia Baduy Pires.

A coordenadora da Unidade de Eventos da Abicalçados, Cristine Kopschina, explica

Abicalçados anuncia Grupo de Estudos de Design em Birigui

Empresários e profissionais da moda reunidos para discutir os rumos do design

O Sinbi recebeu no dia 17 de maio visita do assessor técnico da Superintendência da Etec, o professor doutor José Carlos Gomes de Oliveira, para tratar os últimos detalhes do Núcleo de design que será implantando na escola de Birigui até o mês de agosto. Para se ambientar à realidade do Polo, Oliveira fez uma visita técnica a Pé com Pé e conheceu todo o processo da fabricação de calçado.

Sinbi e Etec acertam detalhes para criaçãode Núcleo de Design

Núcleo formará multiplicadores do conhecimento

que a intenção da reunião foi sensibilizar os empresários quanto à importância do design estratégico para o sucesso interna-cional de uma marca. Ao todo, participaram 15 pessoas que representaram nove marcas

sediadas em Birigui. O presidente da Klin,

Carlos Mestriner, partici-pou e achou a proposta inovadora. “O Brasil está ganhando destaque mun-dialmente, o que nos im-põe um novo patamar na

formulação do design. Essa iniciativa vem ao encontro dessa realidade.”

A líder de pesquisa e desenvolvimento da Pampili, Edilza Cavalcante, se sentiu desafiada. “Precisamos mesmo inovar para criar tendências para o mundo inteiro”.

Próximas açõesCristine diz ainda que, a partir deste

encontro, será formado um grupo de em-presas de Birigui para os trabalhos. “Haverá workshops durante todo o ano. Nesses encontros serão discutidos aspectos do design, design sensorial, design como solução estratégica, design de produto e aplicabilidade do design no dia a dia da empresa”, explica.

“O Brasil está ganhando destaque mundialmente, o que nos impõe um novo

patamar”, diz Mestriner

Parceria

Page 6: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

6 Sinbinforma

Os trabalhadores de Birigui se soltaram ao som da dupla João Ricardo e Pachequi-nho no gramado do Parque do Povo, na noi-te do dia 27 de abril, durante a abertura da Birifest e dos Jogos do Sesi. Aproxidamente 6 mil pessoas compareceram ao evento.

Foi uma festa completa: sorteios de prêmios, ações de cidadania, uma delicio-sa praça de alimentação com o Grupo da Amizade e boas oportunidades de negócios com a Mostra Moda e Movimento.

durante a abertura, os organizadores Sinbi, Sesi e Prefeitura, falaram da grandio-

sidade da ini-ciativa. O presi-dente do Sinbi, Nelson Giardi-no, reforçou a alegria dos em-presários com a homenagem.

O diretor do Sesi em Birigui, Ataliba Men-donça, frisou a importância do lazer para os participantes. Por fim, o prefeito Wilson Borini exaltou os trabalhadores conferindo a eles o sucesso da cidade. “Vocês são mere-cedores de tudo isso e muito mais”.

Show da dupla João Ricardo e Pachequinho foi uma das atrações

Às 19h, o Sesi deu largada a corrida de rua de 1.500 metros para iniciar os Jogos do Sesi. depois de duas voltas ao redor do Parque do Povo, Humberto Vasconcelos, da tok Pé, conquistou a primeira posição e ganhou uma bicicleta. Fernando Pagliotto, da Pé com Pé, o segundo lugar, e Luiz Carlos Vignali, da tec Sul, o terceiro; os dois levaram cada um MP3 para casa. todos os três atletas receberam troféus e kits esportivos. Vasconcelos, primeiro colocado, teve o direito de acender a tocha olímpica.

Confira os melhores momentos da festaOrganizadores ressaltaram a importância dos trabalhadores

“Vocês são merecedores de tudo isso e muito mais”, disseram os organizadores.

Birifest envolve e encanta

trabalhadores

Público lotou o Parque do Povo

Corrida leu largada aos Jogos do Sesi

Iniciativa

Page 7: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

7SinbinformaIniciativa

Quando o show começou, o público se soltou e dançou durante horas. Só parou mesmo na hora dos cobiçados sorteios. Sabrina Aparecida Olho, da JP Calçados, saiu da festa pedalando: ela ganhou uma bicicleta. “É linda! É primeira vez que ganho, estou muito feliz”.

Maria Marta Bruno, da Klasipé, e Érika da Silva, da Pampili, ganharam os prêmios mais cobiçados da noite, os televisores de 32 po-legadas. A sortuda Maria já havia ganhado um dVd no ano passado: “agora a sala de filmes está completa”, disse ela.

Muita cidadaniaParticiparam do evento prestando aten-

dimento: Sesi, Senai, Secretaria da Saúde, CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), deptrans (departamento de trânsito e Serviços de Birigui), Corpo de Bombeiros, Policia Militar, INSS, AdJ, Ins-tituto Pró-Criança, Instituto Federal e Etec doutor Renato Cordeiro.

Oportunidades de negóciosA Mostra Moda e Movimento rendeu

bons negócios para os lojistas e para os visitantes. Luzia Francisca Pio visitou a trevo Artes e saiu com uma sacola na mão. “Comprei produtos de qualidade por preços ótimos.” Edite da Silva, dona da trevo Artes, também estava bastante satisfeita com os negócios realizados no evento.

Shows e sorteios

Patrocinadores do evento: Vale Card, Artemidia, Fiveltec, JR/ Jotaclas, Linhasita, Matec, Rodocerto,

Sicredi, UNA, Vimaplas, Silvio Bolsas,Jote Solados,titan, Bertex, Orisol, dental Show, Linhanyl, Flexinyl e Patrus transportes

Com a organização, ganhadoras de prêmios

Mostra Moda e Movimento e ações do Pró-Criança movimentaram a festa

Durante o evento, instituições parceiras do Sinbi prestaram serviços

Fique atento!Não perca os próximos

sorteios!

30 de junho, das 14h às 17h,no Sesi Birigui

20 de julho, a partir das 19h,na Praça doutor Gama

Page 8: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

8 Sinbinforma

Corporativo

Corporativo

Sinbi comemoraredução do ICMS

O Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) co-memorou a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 12% para 7%. A medida foi anunciada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSdB), no mês de abril.

O presidente da entidade, Nelson Giardino, afirma que a medida é parte de uma luta antiga que não acabou. Há anos o Sinbi, junto com outros sindi-catos, vem lutando por essa redução. Em 2003, como resultado, houve uma redução de 18% para 12% e, agora, para 7%.

Para ele, “o mercado está devagar” e essa medida não é suficiente para ace-lerar a produção do Polo. “Vamos nos manter; agora, não podemos falar ainda em geração de emprego.” Ele afirma ainda que a redução mais contempla a guerra fiscal entre estados, ou seja, impede as empresas de irem para outras localidades que praticam taxas menores. O presidente cita como exemplo a alíquota de 3% praticada pelo Estado de Minas Gerais.

A KPMG, empresa especializa em con-sultoria, publica regularmente relatório sobre fraudes nas empresas brasileiras. Em 2009, 52% das 1.000 organizações pesquisadas foram do setor industrial, mas vários setores estiveram represen-tados.

Algumas dicas:

Conheça o funcionário antes de contratar

Não é preciso saber todo seu histórico, mas é preciso pesquisar os empregos an-teriores e até, se for o caso, antecedentes

criminais. Tenha um código de

ética e pratique-o Muitas empresas possuem código

de ética, mas nem sempre cumprem suas próprias regras. A empresa pre-cisa ser transparente, correta e levar as re-gras internas a sério para não abrir espaço para possíveis deslizes de honestidade.

Analise os documentos com atenção

Cada documento deve ser lido para não facilitar falsificações. Informatizar os setores que controlam dados mais

burocráticos pode ajudar na tarefa de controlar a movimentação de recursos.

Acompanhe sempre Não importa se o funcionário está na

firma há anos e aparenta ser honesto, não deixe de fiscalizar o serviço. Pelas pesquisas, as fraudes começam quando os chefes passam a confiar e deixam de fiscalizar o trabalho.

Das empresas pesquisadas, 68% sofreram fraudes das

seguintes naturezas:

• 29% por falsificação de cheques e documentos• 25% por roubo de ativos• 14% por notas fiscais frias• 12% nas contas de viagem hospedagem e refeições • 12% em propinas e pagamentos não apropriados.

Como evitar fraudes

“Há anos o Sinbi luta pela redução do imposto”, explica o presidente.

Page 9: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

A UniSinbi (Universidade Corporativa do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestu-ário de Birigui) certificou a primeira turma de Gestão Industrial. Ministrado em parceria com a Cheverly , o curso de 14 meses foi o primeiro modular de longa duração da universidade coorporativa e formou 25 alunos, colaborado-res das empresas Kidy, Sameka, Klin, Klasipé e tip toe. Foram aplicados conceitos do Sistema toyota de Produção, que foca a eliminação de perdas.

Para validar e confirmar os conhecimentos dos estudos, no dia 18 de abril, no Sinbi, os alu-nos apresentaram os projetos desenvolvidos

ao longo do curso para uma comissão ava-liadora. Avaliaram os trabalhos: Hélio Hideyo Uchiyama, diretor do Senai Birigui, Wagner Aécio Poli e Nelson Giardino, da diretoria do Sinbi, Antenor Marques, do Conselho Gestor da UniSinbi, Solange Moretti, do Escritório Regional do Sebrae em Araçatuba e Jardel Martins, da Cheverly. No mesmo local, no dia seguinte, 19 de abril, os estudantes receberam os certificados de conclusão.

Comemoração

“É sempre bom ver trabalhadores tendo a oportunidade de estudar. Parabéns aos empresários que se sentiram desafiados e investiram”, comemorou o vice-presidente do Sinbi Sérgio Gracia.

Por meio do consultor e professor Leandro dorscheid e do diretor Jardel Martins, a Chever-ly agradeceu o envolvimento do Sinbi e dos empresários. “O que aconteceu foi raro: em-presas abriram suas portas para mostrar seus projetos para outras que, em algum momento, são concorrentes. tudo isso pela socialização do conhecimento”, disse Martins. Emocionado, dorscheid disse que a evolução dos alunos

foi incrível. “O conhecimento provoca. tenho certeza que muitos vão continuar estudando.”

Colocando em práticadurante a apresentação dos projetos,

a participante Maria Odete Alves, da Klin, junto com outros colegas, mostrou o projeto de reciclagem que implantou na empresa. O Pesponto e Corte, setores de abastecimento, deixaram de usar sacos plásticos para o envio de materiais. Agora, tudo é enviado por meio de sacolas retornáveis, que são fabricadas com os restos dos materiais usados na fabri-cação de calçado.

9Sinbinforma

UniSinbi certificaprimeira turmade gestores industriais

“É sempre bom ver trabalhadores tendo a oportunidade de estudar”,

disse o vice-presidente do Sinbi

Alunos apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo do curso

Comissão avaliou os trabalhos dos alunos Alunos da Tip Toe

Estudantes da Klin Turma da Kidy

Iniciativa

Page 10: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

10 Sinbinforma

Empresários do Grupo de Confecção, formado por empresas de Birigui e Guararapes, visitaram núcleos da moda no Sul do País durante missão empresarial. A iniciativa é fruto do “Empreender Competitivo”, projeto subsidiado pelo Sebrae, com o apoio do Sinbi, Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Aceg (As-sociação Comercial e Industrial de Guararapes), Senai e Facesp (Fede-ração das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) .

Segundo o gestor de projetos e coor-denador da missão, Ênio César Almeida, a intenção foi apresentar aos empresários paulistas o modelo associativista praticado

no sul do País. Para isso, eles visitaram di-versos núcleos ligados à cadeia da moda. todos foram indicados pelas associações comerciais das cidades visitadas.

Em Maravilha (SC) e em São Miguel do Oeste (SC) visitaram confecções, em Maringá (PR)conheceram centro de máqui-nas de costura e fizeram ótimos negócios e, em Cia Norte (PR)visitaram importante Polo de fabricação de jeans. Essa é a segunda missão empresarial do projeto. A primeira foi realizada no ano passado durante a rea-lização de uma feira têxtil em São Paulo.

O proprietário da Malharia Birigui, Elizio Pereira, gostou muito da missão. “tudo perfeito. Fomos muito bem recebidos e aprendemos bastante com o método de trabalho deles.”

‘Empreender Competitivo’ realiza missão empresarial no Sul

Participantes visitaram núcleos ligados à moda

Sinbi participa de seminário

O advogado e assessor jurídico do Sinbi, Habib Nadra Ghaname, repre-sentou o Sindicato no seminário “ter-ceirização na Indústria de Calçados”. O encontro, promovido pela Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), ocorreu no dia 4 de maio, no Salão de Atos Feevale, em Novo Hamburgo (RS).

Benefícios O presidente do Sinbi, Nelson Giardi-

no, recebeu no dia 10 de maio, o diretor da Fácil Seguros, Claúdio Avezedo, para discutir melhorias e ampliações referente convênio firmado entre o Sindicato e a seguradora no ano passado.

Melhorias para os ambientes de trabalhoRepresentantes da CtPN – ICB (Comis-

são tripartite Permanente de Negociação da Indústria de Calçados de Birigui) se reu-niram, no último dia 15 de maio, no Sinbi. A comissão, que envolve representantes do Ministério do trabalho e Emprego, Sinbi e Sindicato dos trabalhadores, discutiu nor-mas e regulamentos do MtE para melhorar os ambientes de trabalho das fábricas.

Controle alternativode ponto

No último dia 17 de abril, o Sinbi junta-mente com o Sindicato dos trabalhadores, firmou aditivo à Convenção Coletiva de trabalho 2011/2012 referente à adoção do sistema alternativo de controle de jornada de trabalho.

Conforme permite a Portaria 373 do MtE (Ministério do trabalho e Emprego), por meio de acordo coletivo, as empresas representadas pelo Sinbi, poderão perma-necer adotando os atuais controles, sejam eles manuais ou eletrônicos, até o dia 30 de junho de 2012. ATENÇÃO: Os empre-gadores deverão fornecer, juntamente com o holerite, cópia do controle de ponto registrado pelo funcionário. A mudança já vale para o pagamento referente aos dias trabalhados em abril.

Parceria

Page 11: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

Parceria

11Sinbinforma

Campanha do Imposto de Renda é sucesso mais uma vez

Responsabilidade

Pró-Criança recebe doações de computadores

O Sinbi em parceria com o Corpo de Bombeiros de Birigui promoveu, de 9 a 20 de abril, curso de pronto socorrismo. A iniciativa, que reuniu aproximadamente 24 participantes, tem a intenção de redu-zir o índice de acidentes, principalmente entre trabalhadores da indústria, público que utiliza bastante o meio de transporte motocicleta.

O primeiro tenente, Walter Cruz de Oliveira, disse que o principal objetivo é

promover a prevenção e a conscientiza-ção. “Estamos plantando a semente para reduzir o nível de acidentes no futuro”.

A participante Edna Cabral, do Marke-ting da Kidy, ficou impressionada com o conhecimento transmitido. “todos deve-riam participar. Me lembro do curso sem-pre e estou dirigindo com mais cuidado”.

Como forma de estímulo à solidarie-dade, cada participante doou uma cesta básica.

Parceira busca reduzir acidentes entre trabalhadores

Custódio ao lado de alunos atendidos pelo Pró-Criança

Participantes recebendo conhecimentos sobre segurança

A campanha do Pró-Criança “Seu Im-posto de Renda (IR) pode dar aquela forci-nha para gente” foi sucesso mais uma vez. A arrecadação cresceu 43.13% em relação ao ano passado. A iniciativa motivou pessoas físicas e jurídicas a doarem parte do seu Imposto de Renda para financiar projetos e ações do Instituto.

Segundo a gestora social do Instituto,

O Pró-Criança recebeu a doação de cinco computadores do empresário Carlos Eduardo Custódio, proprietário da ti Gestor. Com isso, os aproximadamente 50 alunos atendidos pelos projetos de inclusão digital terão melhores condições de aprendizado.

“É um investimento no futuro dessas crianças”, disse Custódio ao comentar a doa-ção. Por acreditar nos projetos, a ti Gestor é uma das empresas parceiros do Pró-Criança.

Os computadores substituídos foram doados para a Associação Maria de Nazaré, entidade que atende jovens e adolescentes.

Maria Antonia Calixto, as doações vieram de regiões como Brasília e São Paulo. “O re-sultado é fruto do empenho de empresas, pessoas físicas, escritórios de contabilida-de e de todos os parceiros.”

Ela afirma que o recurso será utilizado em projetos e programas que atendem crianças, adolescentes e famílias de Birigui. Para atender às necessidades das ações

serão feitas adequações no prédio do Pró--Criança.

Como de costume, o Instituto formu-lará o plano de trabalho de 2012 para que os recursos sejam liberados pelo CMdCA (Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente de Birigui).

A diretoria do Pró-Criança agradece todos que se envolveram!

RESERVAdO PARA ARtEMIdIA

Page 12: ANO X | Nº 93 | Maio 2012

12 Sinbinforma

Open House “Dia da Indústria”dia 25/05Horário: das 8h às 16hLocal: Escola SESI de Birigui

Música Erudita“Fukuda Cello Ensemble”dia 25/05Horário: 15hLocal: teatro popular do SESI

Música Popular“Sambasonics”dia 26/05Horário: 20hLocal: teatro popular do SESI

Música “For Elvis” dia 15/06 Horário: 20h teatro“O homem que amava Caixas” dia 16/06 Horário: 16h

Música Popular (projeto local)“Angelo Moreno - Ao Boêmio” dia 17/06Horário: 19h

Prêmio SESI de Qualidade no TrabalhoInscrições pelo site até 31 de Julho de 2012

Informações:(18) 3642-4346 ou 3641-7370

Jogos do Sesi Modalidade Músicadia 02/06Horário: 20h

teatroEspetáculo “Sem Conserto”dia 08 e 09/06 Horário: 20h

teatro (projeto local)Espetáculo “Circo Lando”dia 14/06 Horário: 15h e 20h

Confira a programação do Sesi Birigui para os meses de maio e junho

Parceria

Abrameq leva inovação tecnológica para empresários de Birigui

Parceria

Birigui, a Capital Brasileira do Calçado in-fantil, recebeu de 24 a 26 de abril, showroom de atualização tecnológica em máquinas para calçados adequadas à NR12. A iniciati-va é da Abrameq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçado e Afins) em parceria com o Sebrae e ABdI (Agência Brasileira de desenvolvimento Industrial). Em Birigui a ação contou ainda com o apoio do Sinbi e do Senai.

Ao todo, 17 empresas apresentaram suas criações na mostra tecnológica. São elas: Eletrovale, Erps, Sulmáquinas, tecno-

maq, Klein, Açoreal, Mecsul, Poppi, Cimac, Manutec, Lusiteq, Styll, Sulpol, Master, W.O, tecnodrill e Gilmaq. Entre os dias 9 e 13 de abril também foram realizados diagnósticos nas empresas com foco na demonstração da tecnologia das máquinas em exposição.

O diretor da Redmax Calçados, Lázaro Honório de Andrade, participou do sho-wroom e elogiou o que viu. “Gostei bastan-te. Precisamos estar atentos para aproveitar o que a tecnologia possui de melhor para nos oferecer.”

O diretor do Senai em Birigui, Hélio Hi-deyo Uchiyama, disse ter ficado bastante

satisfeito porque a iniciativa trouxe novi-dades tecnológicas eficientes e seguras. “Mais contente ainda porque notamos a boa aceitação dos empresários visitantes.”

Palestras também como parte da programação,

no dia 12 de abril, no Senai, o engenheiro Cleiton Weissheimer falou sobre o tratado de Manutenção Produtiva total (tPM) e, no dia 25 de abril, durante o showroom, o engenheiro Eduardo Michelon ministrou palestra com o tema “NR12 - segurança de máquinas e equipamentos para calçados”.