simulado enem 1º semestre - 2015 gabarito / 3º ano

Post on 07-Jan-2017

244 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

1COLÉGIO OFICINA

SIMULADO ENEM 1º SEMESTRE - 2015

GABARITO / 3º ANO

NOME DO(A) ALUNO(A) TURMA

PROFes: Zé Souza, Emerson, Márcia Kalid, João Luís, Nolinha, Thomaz, Luís Freitas, Fábio

Motta, Roberto Bahiense e Edson.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

2COLÉGIO OFICINA

I N S T R U Ç Õ E S Este CADERNO DE QUESTÕES contém 90 questões, dispostas da seguinte maneira:

Ciências Humanas e suas Tecnologias, questões de número 01 a 45;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias, questões de número 01 a 45.

Confira se o seu CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade exata de questões e se essas estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergência, comunique ao fiscal da sala para que ele tome as providências cabíveis.

Confira os seus dados na folha de resposta, assinando-a no espaço reservado para esse fim. Caso haja alguma divergência, comunique-a imediatamente ao fiscal da sala.

ATENÇÃO: após a conferência, escreva e assine seu nome nos espaços próprios da folha de resposta com caneta esferográfica de tinta preta.

Não dobre, não amasse nem rasure a folha de resposta, pois ela não poderá ser substituída.

Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente à questão.

Na folha de resposta, preencha completamente o espaço correspondente à opção escolhida para a resposta, sem ultrapassar seu limite. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

O tempo disponível para estas provas é de 4h30min (quatro horas e trinta minutos).

Reserve os 30 minutos finais para marcar sua folha de resposta. Quando terminar as avaliações, sinalize para chamar o fiscal e entregue este CADERNO DE QUESTÕES e a folha de resposta.

O aluno poderá deixar o local de prova somente após 1h (uma hora) do início da sua aplicação;

É proibido:

Se comunicar, durante as avaliações com outro participante verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

A troca/empréstimo de materiais entre os alunos durante as avaliações; Utilizar qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação durante a realização avaliações.

BOM TRABALHO!

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

3COLÉGIO OFICINA

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS – Questões de 01 a 45 01. Analise os textos abaixo.

“A Nação é um retângulo de pano e uma música alegre. A Nação é um esforço insano com o qual um povo triste e pobre encobre seus enganos” (IASI, Mauro)

“Imperial ou imperialista? A nação é imperial, e não

imperialista, quando sabe que o nacionalismo do país mais fraco é necessário.” (Bresser Pereira)

A ideia de nação,

A) associa-se a nacionalismo que é esse sentimento de pertencimento a uma nação, justificando eticamente em nome dele, a atitude do cartaz português de preservação das características culturais do país.

B) tem produzido questões étnicas e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.

C) enfocada no cartaz português, é uma atitude antiterrorista querendo impedir o crescimento do islamismo naquele país, pois para os portugueses um religioso islâmico é sempre um terrorista.

D) segundo a frase de Bresser Pereira implica em necessariamente ter um território para chamar de país. E) em seu sentido político moderno, é uma comunidade de indivíduos vinculados social e economicamente, que

reconhecem a existência de uma história comum, ainda que divirjam sobre aspectos desse passado.

02. Em sua cerimônia de posse na Presidência do Paraguai, Horácio Cartes declarou: “Creio no fortalecimento dos organismos sub-regionais, regionais e mundiais. Participamos e participaremos destes organismos para consolidar a democracia, fomentar a integração, a cooperação e a vigência dos direitos humanos.” Apesar do discurso, o novo presidente paraguaio revelou que seu país não deveria retornar ao MERCOSUL no curto prazo. Esse posicionamento decorreu na oportunidade de forma mais clara na alternativa:

A) de crise no relacionamento com a Argentina, país que exige o retorno de Fernando Lugo, presidente deposto em

2012, ao poder no Paraguai; B) da presença da Venezuela na presidência temporária do MERCOSUL, país que ingressou no bloco à revelia do Paraguai;

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

4COLÉGIO OFICINA

C) do boicote promovido por parte dos países membros do MERCOSUL que não enviaram seus presidentes à cerimônia de posse de Cartes;

D) de divergência com o Brasil a respeito da energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu; E) de gesto nacionalista que visa repudiar decisão dos membros do MERCOSUL ao suspender o Paraguai por

negociar autorização para a instalação de uma base aérea dos EUA em território paraguaio. 03. “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível”. Com essa frase, o pensador

Raymond Aron definiu o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Sobre esse período, suas consequências atuais, entendemos que

A) a paz era possível porque os interesses de capitalistas e de comunistas eram conciliáveis por natureza. E a guerra era improvável porque o poder de destruição das superpotências era tão grande que um confronto generalizado seria, com certeza, o último.

B) com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência.

C) com os novos armamentos, entende-se que esse poder concentrado atualmente nas mãos de alguns países, resultará certamente numa nova ordem mais pacífica.

D) a queda do Muro da Vergonha, como era designado o muro de Berlim, significou o fim das intolerâncias ideológicas, o que estimulou o grande fluxo migratório em todo o mundo agora globalizado, interdependente e sem fronteiras.

E) a Iugoslávia, país egresso do Pacto de Varsóvia após o fim da URSS, tornou-se a região politicamente mais estável do Leste Europeu após a queda do comunismo, pois superou os conflitos étnicos locais.

04. O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.

O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta

A) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.

B) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.

C) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.

D) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.

E) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

05. O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.

ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br, acesso em 31.jul.2010.

Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), termo criado em 2001 para referir-se aos países que

A) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas. B) possuem base tecnológica mais elevada. C) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados. D) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global. E) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

5COLÉGIO OFICINA

06. Com o fim da Guerra Fria e com o avanço do processo de globalização, um conjunto de transformações vem ocorrendo nas estruturas de poder mundial. Como reflexo desse processo, algumas organizações internacionais criadas no pós-guerra, como a ONU, o FMI e o BIRD, vêm perdendo importância, enquanto outras parecem adquirir maior peso na definição das grandes questões mundiais, como o G-8, o G-20, a OMC e a OCDE.

Sobre essas novas organizações,

A) O G-8 é o grupo formado pelas sete economias mais ricas do mundo desenvolvido: Estados Unidos, China, Austrália, Reino Unido e Canadá, acrescido da Rússia. Teve um papel importante na discussão de medidas para o enfrentamento da recente crise econômica mundial.

B) O G-20 é o grupo das nações mais pobres do mundo, que exibem os piores indicadores econômicos e sociais. Tem tido um papel fundamental no debate de temas como o endividamento externo, a concentração mundial da riqueza e a fome.

C) O Plano Marshall, formada por cerca de 150 nações, tem tido um papel fundamental na supervisão dos acordos comerciais, na defesa do livre-comércio e na mediação de conflitos comerciais entre os países signatários.

D) A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), é formada por todos os signatários da ONU. Busca promover políticas que assegurem o crescimento econômico, a melhoria da qualidade de vida nos países membros e um maior protecionismo para o comércio.

E) O G-20, grupo que congrega os países mais ricos e os principais emergentes do mundo, vem pregando a necessidade da criação de novas regras de fiscalização para o sistema financeiro mundial.

07. Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite artificial – Sputnik-1 –, o mundo vivia sob tensão constante. [...]. Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme. Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por conta própria hoje tem de aprender sozinho. “Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites – que pode ser utilizada para lançar bombas — caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos”, [...]. “Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da tecnologia entre os países.” [...]. Hoje, apenas EUA, União Europeia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar satélites em órbita. Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho.”

GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria. Folha de S. Paulo, 30/09/2007.

O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica. Sobre esse assunto

A) houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o

surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos. B) surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e

socialismo representadas por EUA e pela União Europeia. C) houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países

socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo).

D) surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Europeia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

E) a unificação europeia, a recuperação econômica do Japão e a enorme expansão da China são fatores que pesam a favor do argumento da monopolaridade da nova ordem mundial.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

6COLÉGIO OFICINA

08. TEXTO I: "Artigo 5. As Partes concordam que um ataque armado contra uma ou várias dentre elas, sobrevindo na Europa ou na América do Norte, será considerado como um ataque dirigido contra todas as Partes (...)" (Tratado do Atlântico Norte: 1949).

(MATTOSO, p. 192)

TEXTO II: "Artigo 4. No caso de agressão armada na Europa contra um ou vários dos Estados signatários do Tratado, por parte de um Estado qualquer ou por parte de um grupo de Estados, cada Estado signatário do Tratado, exercendo seus direitos de autodefesa individual ou coletiva, (...) concederá ao Estado ou aos Estados, vítimas de tal agressão, uma assistência imediata, (...)" (Tratado de Varsóvia: 14 de maio de 1955).

(MATTOSO, p. 199)

Associando os conhecimentos à análise dos textos anteriores,

A) o Tratado do Atlântico Norte congrega, como membros de seu sistema político-militar, países de economia capitalista e, recentemente, sofreu modificações, inclusive aceitando ex-países do Pacto de Varsóvia.

B) o Pacto de Varsóvia foi idealizado com a finalidade específica de assegurar a formação de repúblicas populares nos continentes europeu, africano e asiático.

C) o Tratado do Atlântico Norte agrupa, como membros de seu sistema de aliança, os países conhecidos como não alinhados, defensores do princípio da soberania e autodeterminação dos povos.

D) o Pacto de Varsóvia teve recentemente suas estruturas militares usadas, no conflito étnico entre a Rússia e a Ucrânia. E) os dois tratados representam a materialização de acordos em torno de uma distensão entre o Leste e o Oeste,

com perspectivas de um possível desarmamento dos países líderes.

09. Esta foto de Huynh Ut, chamada de The Terror of War

(O Terror da Guerra), ganhou o Prêmio Pulitzer em 1973 e tornou-se uma das célebres imagens do século XX, ao mostrar a menina Kim Phuc fugindo durante um ataque americano na Guerra do Vietnã.

A Ásia tinha se tornado uma grande dor de cabeça para a política estratégica dos EUA. Entre os acontecimentos mais importantes

A) a Guerra da Coreia (1950/1953), que pouco tempo

após o fim da Segunda Guerra Mundial exigiu investimentos dos EUA em armas e tropas para vencer o conflito, unificar a Coreia e fixar uma importante base militar na vizinha China.

B) a superioridade tecnológica norte-americana e o apoio dos camponeses do sul, os vietcongs, enriquecidos sob o domínio colonial francês, foram decisivos para a vitória dos EUA na Guerra do Vietnã.

C) a grande cobertura da imprensa televisiva em tempo real, transmitida diretamente das frentes de batalha, contribuiu para a revolta da opinião pública americana, motivando os movimentos pacifistas.

D) o The Terror of War documenta a dor e o desespero dos sul-vietnamitas após o uso, pelo exército do Vietnã do Sul, de armas químicas, forçando a entrada dos EUA para combater esse tipo de arma.

E) a posição da China, que apesar de ter feito uma revolução socialista após a Segunda Guerra Mundial, sempre esteve ao lado dos EUA contra o avanço do norte contra o sul, tanto na Coreia quanto no Vietnã.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

7COLÉGIO OFICINA

10. Considere os textos abaixo

I. "As crises políticas e sociais nos países liberados (da dominação nazista), proporcionavam aos russos uma excelente oportunidade para influir na transformação de seus regimes políticos."

II. "Com este Plano, adotado entre 1948 a 1952, e que consistia na aplicação maciça de capitais norte-americanos na reconstrução europeia, pretendia-se conter a 'ameaça' comunista e consolidar a influência dos Estados Unidos na Europa Ocidental."

III. "A Grande Depressão (...) levou a Europa a revisar não apenas seu papel de economia periférica face às nações industriais do Atlântico sul, mas, igualmente, sua crença nos padrões de transformação econômica sem o recurso à prática revolucionária levada a cabo na União Soviética."

Sobre os textos acima

A) o texto I faz referência ao Tratado de Potsdam que entregou toda a Europa Oriental à URSS que incorporando-a ao seu território, passou a ter 15 repúblicas e mais de uma centena de nações.

B) o texto II faz referência à criação da OTAN. C) o texto III faz referência aos motivos que levaram a Europa a criar o Mercado Comum Europeu. D) como consequência do enunciado no texto I, a Europa Oriental fez revoluções socialistas, associou-se ao Pacto

de Varsóvia com exceção da Iugoslávia e Albânia que preferiram manter-se neutras socialistas. E) a Europa Ocidental, citada no texto III, arrasada após a Primeira Guerra Mundial, tornou-se periferia do mundo

capitalista do Hemisfério Meridional.

11. A desregulamentação, que aumenta no mercado de trabalho brasileiro, faz crescer um fenômeno econômico que vem sendo bastante estudado pela Geografia Humana e Econômica. Com esse fenômeno, proliferam as pequenas empresas sem funcionários com vínculo empregatício que prestam serviços. De 2002 a 2008, esse fenômeno cresceu aproximadamente 22% nas regiões metropolitanas do país.

O fenômeno está mais bem definido na alternativa

A) Desqualificação Profissional. B) Crescimento do Setor Quaternário. C) Expansão da Terceirização. D) Desregulamentação Terciária da População Inativa. E) Globalização do Setor Secundário.

12. Vamos supor que um determinado pesquisador escreveu o seguinte texto sobre a Amazônia brasileira.

“A Amazônia brasileira, uma das principais regiões do País, está fadada ao subdesenvolvimento. O distanciamento físico entre ela e as demais regiões e as condições naturais extremamente adversas impedem ou dificultam consideravelmente qualquer tentativa governamental de promover o crescimento econômico regional. É praticamente impossível pensar em desenvolvimento num espaço geográfico caracterizado por um clima com elevadas temperaturas médias mensais, uma umidade relativa do ar excessiva e solos bastante lixiviados.”

Esse pesquisador está defendendo ideias que podem ser consideradas como nitidamente:

A) marxistas. B) Possibilistas. C) neoliberais. D) neomalthusianas. E) deterministas.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

8COLÉGIO OFICINA

13. Analise as charges a seguir.

A partir dessas charges, pode-se afirmar que:

A) carnaval e futebol são manifestações da cultura popular brasileira que ao longo dos anos vêm polarizando inúmeros programas sociais, os quais contribuíram, inclusive, para a extinção da fome no país.

B) o programa Fome-Zero erradicou a fome no Brasil e, por isso, esse programa é motivo de grande destaque na mídia, assim como são carnaval e futebol.

C) as críticas das charges não procedem, pois não há casos de fome no Brasil. D) no Brasil, enquanto carnaval e futebol merecem grande destaque na mídia, a fome continua assolando,

silenciosamente, parte da população do país. E) o carnaval e o futebol são manifestações culturais que apresentam mais mídia que a questão da fome, pelo fato

do país ter erradicado a mesma nos últimos anos.

14. Considere o desenho esquemático a seguir, que apresenta dois morros situados ao sul do Trópico de Capricórnio com seus respectivos relevos, representados em curvas de nível. Considera-se que as vertentes dos morros que recebem maior quantidade de energia solar são mais quentes e secas. Em consequência, essas vertentes têm solos frequentemente mais rasos e horizontes menos desenvolvidos do que as vertentes menos expostas à luz do sol.

Sabendo-se que o sol nasce no Oriente, pode-se afirmar que as vertentes dos morros que apresentam os solos mais profundos são as de números:

A) 1 e 3. B) 1 e 4. C) 2 e 3. D) 2 e 4. E) 3 e 4.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

9COLÉGIO OFICINA

15. No ano de 2014, o Brasil sediou a Copa do Mundo da FIFA, cuja transmissão foi realizada por diferentes meios de comunicação para mais de 200 países. O jogo de abertura ocorreu no dia 12 de junho, às 17 horas da hora legal na cidade de São Paulo (três fusos a oeste de Greenwich). Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta, respectivamente, os horários em que moradores de Tóquio (nove fusos a leste de Greenwich), Los Angeles (oito fusos a oeste de Greenwich) e Johanesburgo (dois fusos a leste de Greenwich) ligaram seus aparelhos de televisão para assistir ao jogo.

A) 2 horas da manhã do dia 13 de junho de 2014, 9 horas da manhã do dia 12 de junho de 2014 e 19 horas do dia 12

de junho de 2014. B) 5 horas da manhã do dia 12 de junho de 2014, 12 horas do dia 12 de junho de 2014 e 22 horas do dia 12 de

junho de 2014. C) 5 horas da manhã do dia 12 de junho de 2014, 04 horas da manhã do dia 13 de junho de 2014 e 12 horas do dia

12 de junho de 2014. D) 5 horas da manhã do dia 13 de junho de 2014, 12 horas do dia 12 de junho de 2014 e 22 horas do dia 12 de

junho de 2014. E) 17 horas do dia 13 de junho de 2014, 06 horas da manhã do dia 12 de junho de 2014 e 19 horas do dia 12 de

junho de 2014.

16.

Analisando-se o mapa e associando-o ao perfil A-B,

A) observando a posição do Oceano Atlântico, o Morro Cara de Cão está situado a sudoeste do Morro da Urca. B) as curvas de nível do esquema são isolinhas com cotas de 50 metros, sendo que as maiores altitudes estão

localizadas a nordeste da Urca. C) o ponto mais elevado, ideal para a localização de uma torre de repetição de televisão, está a 1600 metros de

altitude. D) de A para B ocorre uma diminuição constante de altitude. E) o ponto mais elevado do Morro da Urca apresenta entre 1000 e 1200 metros de altitude.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

10COLÉGIO OFICINA

O mapa abaixo deverá ser usado para a questão 17.

17. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado. Todos os mapas

distorcem a realidade. (...) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas.

MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps.

Chicago/London: www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 2009.

Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto.

Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:

A) Leste – Norte – Oeste B) Oeste – Norte – Leste C) Leste – Noroeste – Leste D) Oeste – Noroeste – Oeste E) Leste – Sul – Leste

18.

Kimch'aek localizada na Coreia do Norte em um dado momento: Sol Nascente às 05:22. Sol Poente às 19:19. Latitude é 40° 40' N. Longitude é aprox. 120º E.

Com os dados acima sobre a cidade Coreana, é possível afirmar que

A) localizada na Península Coreana, nos hemisférios oriental e meridional, limita-se ao Norte com a Coreia do Sul, país este que foi adversário na Guerra, assinou o tratado de paz em 1953.

B) pelos dados acima constatamos que o solstício de verão acontece em dezembro quando, em função da rotação e da inclinação do eixo terrestre, os dias são maiores que a noite.

C) as cidades de Kimch’aek (Coreia do Norte) e Washington (EUA) estão localizadas nos mesmos hemisférios. D) a Coreia do Norte apesar do regime comunista é ferrenha inimiga da China e ambas apresentam horas adiantadas

em relação ao Japão, situado a cerca de 15º a leste desses países. E) com um período luminoso de aproximadamente 14 horas, nesse dia a incidência da radiação solar estaria

próximo do Trópico de Câncer, provavelmente no solstício de verão, quando os dias são maiores que as noites.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

11COLÉGIO OFICINA

19. Com a queda do Muro de Berlim em 1989 e com a dissolução da União Soviética em 1991, o capitalismo tornou-se o sistema econômico predominante em todo o mundo. Além disso, as reformas econômicas implantadas em países socialistas, como a China ou o Vietnã, abriram espaço para a expansão da lógica de mercado, fortalecendo o processo que os estudiosos chamaram de globalização.

São características da globalização,

A) a internacionalização ou mundialização do capital, sempre em investimentos produtivos, eliminando as prejudiciais aplicações financeiras de caráter meramente especulativo.

B) a ampliação sem precedentes da escala do mercado consumidor global, por meio da eliminação total de barreiras à circulação de mercadorias e serviços e pessoas.

C) a desconcentração da riqueza e a universalização dos padrões de bem-estar social e de consumo por todo o mundo, reduzindo a distância entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos.

D) a ampliação dos fluxos mundiais de comércio, de capitais e de informações, articulando a economia mundial a partir de uma lógica de rede.

E) a maior ação do Estado interferindo nas empresas privadas, numa política econômica cada vez mais protecionista.

20.

Da análise das charges acima, deduzimos que

A) apesar da grave crise econômica que atingiu alguns países da Zona do Euro, entre os quais a Grécia, outras nações ainda pleiteiam sua entrada nesse Bloco.

B) a ajuda financeira dirigida aos países da Zona do Euro e, em especial à Grécia, visou evitar o espalhamento, pelo mundo, dos efeitos da bolha imobiliária grega.

C) por causa de exigências dos credores responsáveis pela ajuda financeira à Zona do Euro, a Grécia foi temporariamente suspensa desse Bloco.

D) com a crise econômica na Zona do Euro, houve uma sensível diminuição dos fluxos turísticos internacionais para a Europa, causando desemprego em massa, sobretudo na Grécia.

E) graças à rápida intervenção dos países membros, a grave crise econômica que atingiu a Zona do Euro restringiu-se à Grécia, França e Reino Unido.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

12COLÉGIO OFICINA

21. (Enem 2009) Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.

VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.

O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania

A) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.

B) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

C) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.

D) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.

E) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

22. (Ufes 1996) A sociedade ateniense dos séculos V e IV a.C. e a sociedade romana do século II a.C. ao século II d.C.

caracterizaram-se, do ponto de vista socioeconômico, pela utilização maciça e generalizada da mão de obra escrava.

Um aspecto que aproximava o escravismo ateniense do escravismo romano era

A) a concessão aos escravos de personalidade jurídica, o que lhes garantia, mesmo privados de liberdade, a capacidade legal de herdar, testar, iniciar processo criminal, testemunhar em juízo e contrair matrimônio com pessoa livre.

B) a crescente especialização dos ofícios entre os escravos e os trabalhadores livres, reservando-se aos primeiros as atividades relacionadas à agricultura, à mineração e ao pastoreio, enquanto que os últimos se incumbiam do comércio e do artesanato urbanos.

C) a extrema concentração territorial de escravos possuindo a mesma origem étnica, o que possibilitou o desenvolvimento de uma consciência de classe, expressa nas revoltas em prol do fim da escravidão, dentre as quais se destaca a liderada por Espártaco, em 73 a.C.

D) o aviltamento do trabalho escravo, com a conversão de seres humanos em meios inertes de produção, privados de todo direito social, assimilados a bestas de carga e reduzidos a objetos padronizados de compra e venda nos mercados urbanos.

E) o estímulo à concorrência entre trabalho livre e trabalho escravo, o que resultou nos violentos protestos sustentados por cidadãos e estrangeiros com o intuito de defender os interesses dos assalariados urbanos e rurais, ameaçados de desemprego.

23. (Puccamp 2000) Leia o texto sobre as instituições políticas da antiga República Romana.

"Mesmo para um cidadão romano, seria impossível dizer, com certeza, se o sistema, em seu conjunto, era aristocrático, democrático ou monárquico. Com efeito, a quem fixar atenção no poder dos cônsules, a Constituição romana parecerá totalmente monárquica; a quem a fixar no Senado, parecerá aristocrática, e a quem fixar no poder do povo, parecerá, claramente, democrática."

(Políbio, historiador grego do século II a.C. ln: Pedro Paulo Abreu Funari.

"Roma: Vida pública e vida privada." São Paulo: Atual, 1993. p. 21) Com base no texto e no conhecimento histórico,

A) as instituições romanas não sofreram influências dos gregos, uma vez que os romanos mantiveram uma política isolacionista durante todo o período republicano.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

13COLÉGIO OFICINA

B) os romanos não inovaram na formação das instituições políticas, já que imitaram o sistema político das civilizações gregas e das civilizações orientais.

C) a instituição do equilíbrio de poderes, presente na constituição da antiga República Romana, influenciou posteriormente as instituições ocidentais, trazendo enorme contribuição à ciência do direito.

D) o equilíbrio de poderes, instituído após a queda da monarquia, evitou totalmente conflitos entre as classes sociais durante toda a República, já que permitiu a participação do povo na vida política.

E) os plebeus não tinham direito de participação nas instituições políticas romanas da República, já que eles eram estrangeiros e não possuíam, portanto, a cidadania romana.

24. (UFJF/MG) A partir do século III assiste-se ao longo processo de crise do Império Romano do Ocidente e ao

desenvolvimento das instituições feudais, que deu início ao período medieval. Nesse contexto

A) o fato de ter cessado a expansão do império não foi suficiente para produzir efeitos significativos para a obtenção de escravos e riquezas.

B) ocorreu a fragmentação territorial do Império, devido à fragilidade da ação política do Estado romano, permitindo a ocupação de vários territórios pelos povos bárbaros.

C) o poder político exercido pelas grandes cidades se manteve, levando a um crescimento da urbanização e desenvolvimento das instituições comerciais.

D) desenvolveu-se o sistema de colonato, através do qual escravos e plebeus empobrecidos passaram a trabalhar como colonos nas terras dos grandes proprietários.

E) reforçaram-se as relações escravistas, dando uma sobrevida ao Império, através da anexação de novos territórios. 25. (Unesp 1993) Os árabes, entre os Séculos VII e XI, ampliaram suas conquistas e forjaram importante civilização.

Sob a ação catalisadora do Islã, foi mantida a unidade política, enquanto que o comércio destacou-se como elo do relacionamento tolerante com muitos povos. Além disso, argumenta-se que os valores culturais da Antiguidade Clássica chegaram ao conhecimento do Mundo Moderno Ocidental porque os árabes:

A) traduziram e difundiram entre os europeus importantes obras sobre o saber grego. B) propagaram a obra 'Mil e uma Noites', mostrando que ela se baseia em lendas chinesas. C) introduziram na Europa novas técnicas de cultivo e a habilidade na representação de figuras humanas. D) profetizavam o destino do homem através das estrelas. E) desenvolveram uma ciência não submetida aos ensinamentos religiosos.

26. (Pucsp 1995) "A própria vocação do nobre lhe proibia qualquer atividade econômica direta. Ele pertencia de corpo

e alma à sua função própria: a do guerreiro. (...) um corpo ágil e musculoso não é o bastante para fazer o cavaleiro ideal. É preciso ainda acrescentar a coragem. E é também porque proporciona a esta virtude a ocasião de se manifestar que a guerra põe tanta alegria no coração dos homens, para os quais a audácia e o desprezo da morte são, de algum modo, valores profissionais."

Bloch, Marc. A SOCIEDADE FEUDAL, Lisboa, Edições 70, 1987.

O autor nos fala da condição social dos nobres medievais e dos valores ligados às suas ações guerreiras. É possível dizer que a atuação guerreira desses cavaleiros representa, respectivamente, para a sociedade e para eles próprios:

A) a garantia de segurança, um contexto em que as classes e os estados nacionais se encontram em conflito, e a perspectiva de conquistas de terras e riquezas.

B) o cumprimento das obrigações senhoriais ligadas à produção, e à proibição da transmissão hereditária das conquistas realizadas.

C) a permissão real para realização de atividades comerciais, e a eliminação do tédio de um cotidiano de cultura rudimentar e alheio a assuntos administrativos.

D) o respeito às relações de vassalagem travadas entre senhores e servos, e a diversão sob a forma de torneios e jogos em épocas de paz.

E) a participação nas guerras santas e na defesa do catolicismo, e a possibilidade de pilhagem de homens e coisas, de massacres e mutilações de inimigos.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

14COLÉGIO OFICINA

27. (Fuvest 2012) Deve-se notar que a ênfase dada à faceta cruzadística da expansão portuguesa não implica, de modo algum, que os interesses comerciais estivessem dela ausentes – como tampouco o haviam estado das cruzadas do Levante, em boa parte manejadas e financiadas pela burguesia das repúblicas marítimas da Itália. Tão mesclados andavam os desejos de dilatar o território cristão com as aspirações por lucro mercantil que, na sua oração de obediência ao pontífice romano, D. João II não hesitava em mencionar entre os serviços prestados por Portugal à cristandade o trato do ouro da Mina, “comércio tão santo, tão seguro e tão ativo” que o nome do Salvador, “nunca antes nem de ouvir dizer conhecido”, ressoava agora nas plagas africanas…

Luiz Felipe Thomaz, “D. Manuel, a Índia e o Brasil”. Revista de História (USP), 161, 2º Semestre de 2009, p.16-17. Adaptado.

Com base na afirmação do autor, pode-se dizer que a expansão portuguesa dos séculos XV e XVI foi um empreendimento A) puramente religioso, bem diferente das cruzadas dos séculos anteriores, já que essas eram, na realidade, grandes

empresas comerciais financiadas pela burguesia italiana. B) ao mesmo tempo religioso e comercial, já que era comum, à época, a concepção de que a expansão da

cristandade servia à expansão econômica e vice-versa. C) por meio do qual os desejos por expansão territorial portuguesa, dilatação da fé cristã e conquista de novos

mercados para a economia europeia mostrar-se-iam incompatíveis. D) militar, assim como as cruzadas dos séculos anteriores, e no qual objetivos econômicos e religiosos surgiriam

como complemento apenas ocasional. E) que visava, exclusivamente, lucrar com o comércio intercontinental, a despeito de, oficialmente, autoridades

políticas e religiosas afirmarem que seu único objetivo era a expansão da fé cristã. 28. (UFF 2000) As reformas religiosas, protestante e católica, indicaram, simbolicamente, a vitória da quaresma sobre o

carnaval, pois:

A) apontavam uma nova ordem social apoiada no projeto de eliminação da miséria, da implantação da tolerância e da afirmação dos valores burgueses;

B) acentuavam o caráter de reerguimento moral oriundo das críticas ao mundanismo do clero católico e às desordens sociais decorrentes das disputas teológicas, do medo do diabo e das atitudes místicas que rompiam com os procedimentos hierárquicos da Igreja Católica;

C) praticavam a repressão à cultura popular, proibindo qualquer manifestação cultural que pudesse ridicularizar a Igreja e introduziam o carnaval no calendário oficial da vida civil;

D) reproduziam o novo pensamento religioso, mais aberto para as reivindicações sociais e preocupado com a formação dos estados estamentais;

E) reivindicavam um modo de vida contemplativa, no qual o exame de consciência e o livre arbítrio adquiriam um lugar central na formação da vocação religiosa.

29. (Fgv 2014) O paradoxo aparente do absolutismo na Europa ocidental era que ele representava fundamentalmente

um aparelho de proteção da propriedade dos privilégios aristocráticos, embora, ao mesmo tempo, os meios pelos quais tal proteção era concedida pudessem assegurar simultaneamente os interesses básicos das classes mercantis e manufatureiras nascentes. Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição tradicional. Nunca foi um árbitro entre a aristocracia e a burguesia, e menos ainda um instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia: ele era a nova carapaça política de uma nobreza atemorizada.

(Perry Anderson, Linhagens do Estado absolutista. p. 18 e 39. Adaptado)

Segundo Perry Anderson, o Estado absolutista

A) não tinha força política para submeter os trabalhadores do campo e a aristocracia com a cobrança de pesados impostos e, simultaneamente, oferecer participação política e vantagens econômicas para o crescimento da burguesia comercial e manufatureira.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

15COLÉGIO OFICINA

B) nunca se submeteu aos interesses da burguesia mercantil e manufatureira em detrimento da aristocracia, mas, ao contrário, tornou-se um escudo de proteção dos camponeses contra o domínio feudal exercido por meio de pesados impostos.

C) garantiu, sob a sua proteção, o domínio econômico e político da aristocracia sobre os camponeses e, para sobreviver economicamente, atendeu aos interesses de expansão do mercado da burguesia mercantil e manufatureira, mas a afastou do poder político.

D) preservou a propriedade feudal e os interesses dos camponeses, mas, para que isso se efetivasse, submeteu-se à pressão da burguesia mercantil e manufatureira ao aproximá-la do poder político, oferecendo cargos públicos a essa classe.

E) não protegeu a aristocracia nem os camponeses que, para sobreviverem, estabeleceram alianças pontuais com a burguesia comercial em ascensão econômica e com crescente participação política, com o intuito de obter acesso à terra.

30. (UFF/97) “As colônias não passam de estabelecimentos de comércio”.

(Choiseul, Ministro das Colônias da França, 1765.) Marque a opção que explica melhor a frase acima.

A) Segundo a visão mercantilista, a colonização era enfocada, principalmente, a partir dos interesses comerciais metropolitanos.

B) O ministro francês quis ressaltar com sua frase que a colonização mercantilista foi de todo entregue ao comércio privado e seus estabelecimentos.

C) A colonização mercantilista moderna ignorava a produção para concentrar-se somente nas trocas e no lucro comercial. D) Nas colônias dos Tempos Modernos, segundo Choiseul, o governo metropolitano desejava que os comerciantes,

não os produtores, tivessem os principais postos de mando. E) Choiseul representava os interesses dos comerciantes atacadistas franceses, daí ressaltar o caráter central do

comércio na colonização da época. 31. Na mesma proporção que o feudalismo se afundava na sua crise irreversível, os senhores feudais perdiam força e

consequentemente poder político. A centralização do poder e, na sua evolução, a construção do Estado Absoluto foi uma tentativa de prolongar o domínio da nobreza. A expressão histórica dos tempos modernos, ao nível político-jurídico, se caracterizava pelo (a):

A) exercício efetivo da autoridade concentrada e ilimitada, por parte do soberano, sobre todos os homens, de todas

as categorias, e sobre todas as coisas em seu domínio. B) concentração de todo o poder e autoridade na pessoa do Rei, reforçada pelos antagonismos sociais, já que o Rei

estava acima dos interesses de classes. C) exercício de autoridade plena e absoluta do monarca, inexistindo qualquer limitação constitucional de base

tradicional, ou nas leis, diante dos súditos. D) aliança entre o monarca absolutista e a burguesia mercantil, a fim de extinguir todos os traços de feudalismo,

pela exclusão do poder da nobreza feudal. E) exercício apenas teórico do poder absoluto do monarca que, na prática, encontrava obstáculos institucionais à

sua autoridade, subordinando-se, desse modo, aos interesses exclusivos da nobreza feudal. 32. (Fuvest/99) A peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis do que se conhece como a crise do

século XIV. Como consequência dessa crise, ocorrida na Baixa Idade Média,

A) o movimento de reforma do cristianismo foi interrompido por mais de um século, antes de reaparecer com Lutero e iniciar a modernidade;

B) o campesinato, que estava em vias de conquistar a liberdade, voltou novamente a cair, por mais de um século, na servidão feudal;

C) o processo de centralização do poder político intensificou-se até se tornar absoluto, no início da modernidade; D) o feudalismo entrou em colapso no campo, mas manteve sua dominação sobre a economia urbana até o fim do

Antigo Regime; E) entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrário do que ocorreu com a burguesia.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

16COLÉGIO OFICINA

33. (Pucsp 2007) A reflexão sobre os significados da religião e seu papel nas sociedades esteve presente no Renascimento cultural e em outros movimentos, entre o século XVI e o XIX. Entre eles, podemos destacar

A) as Reformas protestantes, que permitiram a tradução e a leitura direta dos textos sagrados e reforçaram, dessa

maneira, o controle dos religiosos sobre os fiéis. B) o Classicismo, que recuperou a tradição politeísta da Antiguidade Clássica e defendeu a supremacia dos cultos

pagãos sobre o monoteísmo cristão. C) as Cruzadas católicas, que contaram com ampla participação popular e nobre, na tentativa de reconquistar

cidades sagradas ocupadas pelos mouros. D) a conquista da América por espanhóis, portugueses e ingleses, que se consideravam missionários da

evangelização e difusão de preceitos do catolicismo. E) o Iluminismo, que reiterou o caráter racional do homem e refutou a influência religiosa sobre os Estados

nacionais e sobre os indivíduos. 34. A evolução sociopolítica portuguesa na chamada Baixa Idade Média seguiu um caminho bem diferente do restante

da Europa. Foi justamente essa diferença que permitiu Portugal iniciar o processo da expansão marítima comercial.

Esse processo de expansão

A) foi iniciado com a conquista de Ceuta, ao possibilitar a acumulação de experiência e riquezas para o avanço e manutenção das conquistas pelo litoral atlântico da África;

B) resultou na conquista da Baía de Arguin, favorecendo a instalação de uma feitoria portuguesa, fundamental para manter o controle sobre a importantíssima rota comercial intra-africana;

C) possibilitou a montagem de uma grande rede de abastecimento de escravos para o mercado europeu, a partir da instalação da feitoria de São Paulo de Luanda;

D) estabeleceu o domínio português sobre Tiro e Sidon e o consequente monopólio de especiarias do Oriente Próximo, tornaram desinteressante ante a conquista da Índia;

E) permitiu a instalação e expansão da lavoura açucareira escravista na Ilha da Madeira, após 1510, resultando na elevação do preço dos escravos, tanto nos portos africanos, quanto nas praças brasileiras.

35. (UFRN/90) As Grandes Viagens Marítimas e as novas conquistas territoriais promovidas pelos países da Europa

Ocidental, nos séculos XV e XVI, podem ser vistos como uma:

A) aliança entre a nascente burguesia comercial e o rei, consolidando a luta contra as instituições políticas e econômicas do Antigo Regime.

B) articulação de ordem econômica fundamentada no monopólio comercial, na qual, a exploração das Colônias era realizada pela Metrópole, e seu resultado utilizado para sustentar a ordem feudal.

C) aliança entre a nascente burguesia mercantil e a nobreza, ambos contestando a ética medieval. D) expansão mercantil ligada à consolidação do Estado Moderno sendo o Absolutismo Monárquico sua mais

completa expressão. E) aliança entre as Corporações de Ofício e a Igreja, ambas interessadas em despontar como líderes do Movimento

Expansionista. 36. Em fins de 1548, D. João III criou o Governo Geral para a Colônia do Brasil. No regimento entregue a Tomé de

Sousa, fidalgo escolhido para ser o primeiro governador, estavam detalhados os motivos e as intenções da decisão.

A instalação do Governo Geral:

A) levou a extinção do sistema de capitanias, visto que este e a governadoria eram incompatíveis; B) fortaleceu o sistema de capitanias, pois os governadores deveriam prestar auxílio militar e financeiro aos

donatários, que, a partir de então, passaram a desfrutar de maior segurança; C) não alterou a base estrutural do sistema de capitanias, mudando apenas os donos das capitanias abandonadas,

que foram vendidas a novos fidalgos;

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

17COLÉGIO OFICINA

D) enfraqueceu o sistema de capitanias, pois, os poderes do Governador Geral açambarcavam aqueles que eram exercidos pelos donatários;

E) permitiu uma maior presença da metrópole na Colônia, centralizando a administração, apesar de liberar os capitães donatários e colonos do pagamento dos impostos reais, como única saída para estimular a produção.

37. As unidades agrícolas do tipo “plantation” fizeram parte da estratégia de ocupação portuguesa no Brasil com o

objetivo de:

A) maximizar os lucros da empresa mercantil reduzindo o custo da produção, tendo como base o latifúndio, a monocultura e a escravidão;

B) assegurar a real ocupação da colônia do Brasil através da concessão de grandes extensões de terras aos colonos europeus, que, em contrapartida, a defenderia dos ataques estrangeiros;

C) criar um mercado interno a partir da implantação de polos comerciais subsidiários da grande propriedade rural, viabilizando a comercialização dos excedentes da produção açucareira;

D) ocupar o interior da colônia, uma vez que os focos de resistência à exploração representados pelos indígenas, dificultava a circulação de mercadorias;

E) desenvolver o comércio de produtos tropicais locais, aproveitando a grande facilidade de se produzir em terrenos férteis usando a mão de obra excedente da metrópole.

38. A Coroa portuguesa, quando iniciou o processo de financiamento das navegações marítimas portuguesas do século XV,

tinha como principal objetivo a busca de produtos para ampliar sua presença comercial na Europa. Outras questões não devem ser negligenciadas como a expansão do cristianismo, o caráter aventureiro das navegações, a tentativa de superar os perigos do mar e a busca de novas terras para a sua nobreza. No entanto, a conquista do Brasil não despertou, pelo menos de imediato, grande entusiasmo na Metrópole Portuguesa. Isto por que:

A) o grande empreendimento expansionista mercantil português não objetivava explorar a atividade extrativista,

mas sim produzir bens. B) a inexistência de gêneros de interesse para o mercado europeu, desestimulava o interesse pela nova terra, pois,

para a política mercantilista, doutrina orientadora do expansionismo lusitano, as áreas periféricas tinham um sentido estritamente comercial.

C) Portugal contava com grande excedente demográfico no litoral africano, tendo, portanto, dificuldades para implantar aqui um sistema baseado na produção para o mercado externo.

D) o Brasil tinha uma produção agrícola autossuficiente, e a produção excedente destinava-se às trocas, sem utilização de moedas.

E) as dimensões da colônia, aliada a sua distância da metrópole, desestimulou os portugueses a se transferirem para cá, acostumados a habitarem um território bem menor.

39. (Enem 2011) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a

Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época, passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.

CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de

A) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso. B) os árabes serem aliados históricos dos portugueses. C) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente. D) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto. E) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

18COLÉGIO OFICINA

40. (Uff) O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e prazer.

Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:

A) misteriosa e incalculável, sendo a base da religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam a

presença física de Deus e sua obra de criação; B) infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de

sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico; C) apenas reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do homem, pois ajudava-o a criar a ideia de um

progresso ilimitado relacionado à indústria; D) um laboratório para os experimentos humanos, pois era reconhecida pelo homem como a base do progresso e

entendimento do mundo; daí a fisiocracia ser a principal representante da industrialização iluminista; E) a base do progresso material e técnico, fundamento das fábricas, sem a qual as indústrias não teriam condições

de desenvolver a ideia de mercado.

41. (Ueg 2013) O ser humano, desde sua origem, em sua existência cotidiana, faz afirmações, nega, deseja, recusa e aprova coisas e pessoas, elaborando juízos de fato e de valor por meio dos quais procura orientar seu comportamento teórico e prático. Entretanto, houve um momento em sua evolução histórico-social em que o ser humano começa a conferir um caráter filosófico às suas indagações e perplexidades, questionando racionalmente suas crenças, valores e escolhas. Nesse sentido, pode-se afirmar que a Filosofia

A) é algo inerente ao ser humano desde sua origem e que, por meio da elaboração dos sentimentos, das percepções

e dos anseios humanos, procura consolidar nossas crenças e opiniões. B) existe desde que existe o ser humano, não havendo um local ou uma época específica para seu nascimento, o que

nos autoriza a afirmar que mesmo a mentalidade mítica é também filosófica, portanto, racional. C) inicia sua investigação quando aceitamos os dogmas e as certezas cotidianas que nos são impostos pela tradição

e pela sociedade, visando educar o ser humano como cidadão. D) surgiu a partir das fantasias humanas e da busca intelectual em apreender a realidade de maneira cética e ateísta. E) surge quando o ser humano começa a exigir provas e justificações racionais que validam ou invalidam suas

crenças, seus valores e suas práticas, em detrimento da verdade revelada pela codificação mítica.

42. (Uncisal 2012) O período pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se prendem a

Cosmologia, sendo a determinação da physis (princípio eterno e imutável que se encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Leucipo e Demócrito afirmam ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória. Eles defendem que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram.”

Assim, a realidade é uma coisa e o real outra. Para Leucipo e Demócrito a physis é composta

A) pelas quatro raízes: o úmido, o seco, o quente e o frio.

B) pela água.

C) pelo fogo.

D) pelo ilimitado.

E) pelos átomos.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

19COLÉGIO OFICINA

43. (Uenp 2011) Mario Quintana, no poema “As coisas”, traduziu o sentimento comum dos primeiros filósofos da seguinte maneira: “O encanto sobrenatural que há nas coisas da Natureza! [...] se nelas algo te dá encanto ou medo, não me digas que seja feia ou má, é, acaso, singular”. Os primeiros filósofos da Antiguidade Clássica grega se preocupavam com:

A) Cosmologia, estudando a origem do Cosmos, contrapondo a tradição mitológica das narrativas cosmogônicas e

teogônicas. B) Política, discutindo as formas de organização da polis e estabelecendo as regras da democracia. C) Ética, desenvolvendo uma filosofia dos valores e da vida virtuosa. D) Epistemologia, procurando estabelecer as origens e limites do conhecimento verdadeiro. E) Ontologia, construindo uma teoria do ser e do substrato da realidade.

44. (Uff 2010) Como uma onda

Nada do que foi será/ De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa/ Tudo sempre passará A vida vem em ondas/ Como um mar/ Num indo e vindo infinito / Tudo que se vê não é/ Igual ao que a gente/ Viu há um segundo/ Tudo muda o tempo todo/ No mundo / Não adianta fugir/ Nem mentir/ Pra si mesmo agora/ Há tanta vida lá fora/ Aqui dentro sempre/ Como uma onda no mar/ Como uma onda no mar/ Como uma onda no mar

Lulu Santos e Nelson Motta

A letra dessa canção de Lulu Santos lembra ideias do filósofo grego Heráclito, que viveu no século VI a.C. e que usava uma linguagem poética para exprimir seu pensamento. Ele é o autor de uma frase famosa: “Não se entra duas vezes no mesmo rio”.

Dentre as sentenças de Heráclito a seguir citadas, marque aquela em que o sentido da canção de Lulu Santos mais se aproxima.

A) Morte é tudo que vemos despertos, e tudo que vemos dormindo é sono. B) O homem tolo gosta de se empolgar a cada palavra. C) Ao se entrar num mesmo rio, as águas que fluem são outras. D) Muita instrução não ensina a ter inteligência. E) O povo deve lutar pela lei como defende as muralhas da sua cidade.

45. A filosofia ocidental teve início com os pensadores anteriores a Sócrates, por isso chamados de pré-socráticos, dos

quais a maioria viveu em colônias gregas distantes de Atenas; destes pensadores pode-se dizer que:

A) Com os pré-socráticos a Filosofia se constitui numa ciência particular e não mais no estudo da realidade total. B) A mitologia tradicional grega fazia parte das suas doutrinas. C) Pitágoras e os seus discípulos dedicaram-se ao estudo da política e recusaram a interferência da matemática no

estudo da cosmologia. D) Heráclito defendeu sua ideia de permanência substancial e constante do ser, contra a noção de devir. E) Os naturalistas, ou fisiólogos da Jônia, dedicavam-se sobretudo ao estudo do cosmo, e muitos deles buscavam o

princípio constitutivo do mundo em algum de seus elementos: ar, água, terra, ou fogo.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

20COLÉGIO OFICINA

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS – Questões de 01 a 45

01. Na sequência de quadrinhos, os fenômenos representados são:

A) Transformações químicas; B) Todos exotérmicos, ou seja, ocorrem com liberação de calor; C) Liquefação e evaporação; D) Fusão e sublimação; E) Fenômenos físicos.

02. O gráfico a seguir foi obtido a partir do aquecimento de uma amostra líquida e homogênea. Analisando o mesmo, conclui-se que:

A) existem, no mínimo, dois componentes na amostra. B) no intervalo t1 e t2, ocorre mudança de estado físico. C) o sistema líquido começou a ser aquecido a partir de 0º C. D) t4 é a temperatura de fusão de um dos componentes. E) em t3 não existe mais líquido.

03. (UFU-MG) O esquema representa três tubos de ensaio de mesmo diâmetro, contendo cada um a mesma massa dos

seguintes líquidos incolores: água, acetona e clorofórmio

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

21COLÉGIO OFICINA

Dadas as densidades: dágua = 1,00 g/cm3; dacetona = 0,80 g/cm3; dclorofórmio = 1,4 g/cm3, podemos afirmar que os tubos I, II e III contêm, respectivamente:

A) acetona, água e clorofórmio. B) acetona, clorofórmio e água. C) água, clorofórmio e acetona. D) clorofórmio, água e acetona. E) clorofórmio, acetona e água.

04. A cachaça é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Pode ser produzida de modo artesanal ou industrial

utilizando como matéria-prima a cana-de-açúcar. As principais etapas envolvidas na produção são:

I. Plantio, colheita e moagem da cana-de-açúcar. II. Ajuste da concentração de açúcar no caldo, normalmente pela adição de água. III. Fermentação do caldo. IV. Separação da cachaça do fermentado nos alambiques, por aquecimento.

As etapas II e IV incluem procedimentos denominados, respectivamente,

A) decantação e fermentação. B) destilação e fermentação. C) decantação e destilação. D) diluição e fermentação. E) diluição e destilação.

05. (UFU-MG/Adaptada)

O documentário “Lixo Extraordinário”, baseado nos trabalhos do artista plástico Vik Muniz, relata a trajetória do lixo dispensado em um aterro, bem como a relação entre lixo e arte aproximando o universo intelectual à tão diferente realidade das pessoas que colhem o lixo.

Disponível em: <www.usinadocinema.com.br>. Acesso em: 5 jul. 2012.

O lixo, retratado pelo artista plástico Vik Muniz,

A) se enterrado e isolado da atmosfera por uma camada de terra nos

aterros sanitários, ficará protegido da decomposição de micro-organismos.

B) é um dos males do consumismo humano, gerando, entre outros problemas, a contaminação do solo a partir do descarte incorreto de pilhas ou baterias.

C) tem quantidade aumentada por meio da reciclagem, uma vez que será devolvido para a natureza imediatamente.

D) recolhido pelas pessoas por catação, possui grandes quantidades de sacolas plásticas de fácil decomposição pelo meio natural.

E) não seria problema se enterrado em locais distantes dos centros urbanos.

Marcos Bernardes, 2011. Disponível em: <www.marcosbernardes.com/news/?p=322.>. Acesso em: 5 jul. 2012. (adaptado)

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

22COLÉGIO OFICINA

06. Átomos são os componentes básicos da matéria; eles são as menores unidades de elemento que podem se cominar com outros elementos. Os átomos são compostos de partes ainda menores chamadas partículas subatômicas. Algumas dessas partículas são carregadas e seguem o comportamento usual de partículas carregadas: partículas com a mesma carga se repelem, enquanto partículas com cargas diferentes se atraem. Tais partículas definem o número atômico (Z) ou o número de massa (A) do elemento. Os átomos ainda podem formar íons ao perder ou ganhar elétrons.

Observando a tabela a seguir:

Espécie Química X Y3+ Número atômico A 13 Número de prótons 12 D Número de elétrons B E Número de nêutrons C 16 Número de massa 25 F

Os valores corretos de A, B, C, D, E e F são, respectivamente: A B C D E F A) 12 12 13 13 10 29 B) 12 12 13 10 10 29 C) 13 13 12 13 13 29 D) 13 13 12 10 10 23 E) 12 13 14 10 13 23

07. O corpo humano é composto de água, entre 70 e 75%. Na média, a proporção de água no corpo humano é idêntica a proporção entre terras emersas e águas na superfície do planeta Terra.

Considerando que um indivíduo de 60,0 kg tenha 70% de água, em massa, no seu organismo, a quantidade de moléculas desta substância presentes no mesmo, é da ordem de:

A) 3,6 x 1023 moléculas. B) 1,4 x 1027 moléculas. C) 2,0 x 1024 moléculas. D) 4,2 x 1025 moléculas. E) 2,3 x 1026 moléculas.

08. Glicose é um monossacarídeo (açúcar simples) usado pelo organismo como principal fonte de energia para o corpo. A

glicose é o açúcar encontrado no sangue e obtido através dos alimentos, onde existe em forma de moléculas mais complexas. A glicose está presente nos alimentos doces (frutas, refrigerante, bolo, pudim) nos amidos (batata, mandioca,

farinha, arroz, milho) e também nos carboidratos (pão, bolo, cereais massas).

Sabendo que a fórmula molecular da glicose é C6H12O6, podemos afirmar que tem a mesma fórmula mínima da glicose,

A) o metanol, CH4O

B) o metanal, CH2O

C) a sacarose, C12H22O11

D) o ácido metanoico CH4O2

E) o etanol, C2H6O

DADOS

Massa molares (g/mol) H = 1 O = 16

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

23COLÉGIO OFICINA

09. No início do século XX, os cientistas Thomson, Rutherford e Böhr apresentaram propostas para descrever o átomo que marcaram o desenvolvimento da física e da química moderna. A relação correta entre o cientista e as características do seu modelo atômico é

A) Thomson propôs um átomo maciço, neutro e indivisível.

B) Böhr propôs um átomo maciço com um núcleo carregado positivamente com elétrons girando ao seu redor em órbitas elípticas.

C) Rutherford propôs um átomo com elétrons girando em torno de um núcleo neutro e maciço.

D) Böhr propôs um átomo com um núcleo carregado positivamente, com elétrons distribuídos em camadas com energias definidas.

E) Thomson propôs um átomo maciço com cargas positivas girando ao redor de cargas negativas.

10. O ferro é bastante utilizado pelo homem em todo o mundo. Foram identificados artefatos de ferro produzidos em

torno de 4000 a 3500 a.C. Nos dias atuais, o ferro pode ser obtido por intermédio da redução de óxidos ou hidróxidos, por um fluxo gasoso de hidrogênio molecular ou monóxido de carbono. O Brasil é atualmente o segundo maior produtor mundial de minério de ferro. Na natureza, o ferro ocorre, principalmente, em compostos, tais como hematita, Fe2O3.

Assim, segundo o diagrama de Linus Pauling, a distribuição eletrônica para o íon Fe3+ (Z = 26), nesse mineral, é representada da seguinte maneira:

A) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d3

B) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d5

C) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6

D) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d2

E) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 3d4

11. Quanto mais cedo o paciente usar altas doses de radiação beta, maior será a probabilidade de atrasar ou até mesmo

de frear o avanço da esclerose múltipla, segundo pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, em setembro de 2000. Sendo assim, podemos imaginar o Bi-210 como uma possível alternativa para o tratamento da esclerose múltipla. Se, após 1 hora, a radiação do Bi-210 diminui para 12,5% do valor inicial, a sua meia-vida é de:

A) 20 min.

B) 30 min.

C) 40 min.

D) 50 min.

E) 60 min.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

24COLÉGIO OFICINA

12. O gráfico a seguir mostra, em ordem aleatória de posição na tabela periódica, as primeiras energias de ionização (EI) dos oito elementos representativos do quinto período da tabela periódica. Os oito elementos estão denominados genericamente por A, B, C, D, E, G e H.

Os que apresentam maior dificuldade em formar cátions monovalentes são:

A) B e F B) F e H C) C e F D) D e G E) B e G

13. (UESB-BA) Há vários séculos, o sabão é utilizado como material de limpeza. Registra-se que, na Roma Antiga, o

sabão era obtido através do cozimento do sebo de carneiro com cinzas de madeira, método ainda utilizado por várias pessoas da zona rural. A glicerina, CH2OHCHOHCH2OH, um subproduto da fabricação do sabão, é utilizada como aditivo em vários cosméticos, em produtos alimentares e farmacêuticos para manter a umidade do material.

A atuação da glicerina, nos produtos de uso comercial, depende de

A) ligações eletrovalentes com a água. B) ligações apolares entre as moléculas da glicerina. C) interações do tipo iônica com a água. D) ligações de hidrogênio entre as moléculas da glicerina e da água. E) interações do tipo dipolo induzido-dipolo induzido com a água.

14. (FGH-SP) O molibdênio é um metal de aplicação tecnológica em compostos como MoS2 e o espinélio, MoNa2O4,

que, por apresentarem sensibilidade a variações de campo elétrico e magnético, têm sido empregados em dispositivos eletrônicos.

Os números de oxidação do molibdênio no MoS2 e no MoNa2O4 são, respectivamente,

A) +2 e +2. B) +2 e +3. C) +4 e +3. D) +4 e +4. E) +4 e +6.

A B C D E F G H

DADOS

Mo Grupo B Na Grupo 1A S e O Grupo 6A

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

25COLÉGIO OFICINA

15. (F. M. Santa Casa-SP) No esquema a seguir, cada bolinha indica um átomo, e bolinhas iguais indicam átomos iguais.

Esse esquema representará corretamente o modelo de uma reação química se as letras r, s e t forem substituídas, respectivamente, pelos números:

A) 1, 2 e 1

B) 1, 2 e 2

C) 2, 1 e 1

D) 2, 1 e 2

E) 2, 2 e 2

16. A utilização de células-tronco tornou-se uma realidade no mundo. De tratamentos para rejuvenescimento a regeneração de tecidos especialistas, as células-tronco se revelam como uma esperança. São encontradas nos mais variados tecidos do organismo. Onde menos se espera, lá estão elas, prontas para a transformação final, seja nos pulmões, encéfalo, medula óssea, embriões... Extraídas do doador, são tratadas e inseridas no indivíduo. Deve-se, porém, ter cautela na escolha dos tipos celulares, pois a capacidade de reprodução dessas células pode comprometer o procedimento “in vivo”...

A esperança da cura de lesões em tecidos especialistas, através de terapia com células-tronco deve-se:

A) à capacidade de reprodução e diferenciação independentemente de fatores ambientais específicos no tecido receptor. B) à possibilidade de gerar outros tipos celulares se devidamente estimuladas por fatores de diferenciação do

próprio tecido receptor. C) ao mecanismo de especialização através da eliminação de genes defeituosos no órgão afetado. D) ao processo de diferenciação através da ativação diferenciada de genes e inativação dos genes anômalos do

tecido receptor, restaurando a função normal do tecido. E) ao processo de reprodução e diferenciação das células-tronco embrionárias que se destinam à transformação em

quaisquer tecidos do organismo.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

26COLÉGIO OFICINA

17. Em um experimento, preparou-se um conjunto de células extraídas do sangue de chimpanzé, que foram mergulhadas em solução de água e glicose. As células foram divididas em dois grupos, em recipientes distintos. No recipiente I, foi gradativamente aumentado o conteúdo de água da solução e no recipiente II, o de glicose. Foram feitas medições da absorção das substâncias nos dois grupos celulares, cuja variação é representada no gráfico.

O gráfico revela

A) a absorção de água na curva “a” pois a entrada de água na célula ocorre através de proteínas catalisadoras do transporte celular.

B) a absorção de glicose na curva “a” que aumenta de modo diretamente proporcional com a concentração do soluto da solução.

C) a absorção de água na curva “b” que é limitada pelo volume da célula, por isso torna-se constante após um período. D) a absorção de glicose na curva “b” que é limitada pela concentração de proteínas carreadoras na membrana celular. E) o aumento do volume celular nas duas curvas.

18. Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar

conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida, ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente. No experimento, Pasteur adicionou um caldo nutritivo a um balão de vidro com gargalo alongado. Em seguida aqueceu o gargalo, imprimindo a esse um formato de tubo curvo. Após a modelagem prosseguiu com a fervura do caldo, submetendo-o a uma temperatura até o estado estéril (ausência de micro-organismo).

(Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/louis-pasteur.htm)

Acessado em 21/04/2015

Depois da fervura, deixando o balão em repouso por muito tempo, percebeu que o líquido permanecia estéril. Isso foi possível devido:

A) ao empecilho físico, causado pela sinuosidade do gargalo que impedia a entrada do ar no recipiente. B) à adesão de partículas de impureza e micro-organismos às gotículas de água formadas na superfície interna do gargalo

durante a condensação do vapor, emitido pelo aquecimento e resfriado quando em repouso, e às curvas do gargalo. C) à impossibilidade de contato entre o ar e o conteúdo do frasco que permanecera fechado durante todo o experimento. D) à fervura que destruiu a força vital do caldo, impedindo-o de produzir vida. E) à falta de oxigênio no frasco, já que os micro-organismos do caldo, que sobreviveram à fervura são bactérias

aeróbias estritas.

a. vermelha b. preta

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

27COLÉGIO OFICINA

19. Acidentes de avião são hoje uma constante devido ao aumento considerável das viagens com variados fins. As vítimas são identificadas por diversos métodos, mas quando há explosão, os corpos carbonizados dificultam o processo. No entanto, é possível que fragmentos de ossos conservem moléculas de DNA íntegras para uma análise genética. Por vezes, os peritos procuram as famílias das vítimas e coletam DNA, preferencialmente, de pais, organizando um banco de dados genéticos.

A escolha do DNA que será utilizado, nesses casos, deve ser submetida a critérios como:

A) número de cópias do DNA por célula, maximizando a chance de se obterem moléculas não degradadas, se o número for maior, a exemplo do DNA mitocondrial, cuja herança é materna.

B) moléculas existentes apenas no pai, como o cromossomo Y que se repete a cada geração independentemente do sexo da vítima.

C) DNA mitocondrial, desde que a vítima seja do sexo feminino, já que a herança mitocondrial é exclusivamente materna.

D) DNA mitocondrial, desde que a vítima seja do sexo masculino, já que as mitocôndrias são herdadas da mãe e possuem várias cópias do DNA.

E) DNA mitocondrial em vítimas de qualquer sexo, pois as mitocôndrias são herdadas dos pais biológicos, embora em proporções distintas.

20. O etanol não é um produto encontrado de forma pura na natureza. Para produzi-lo, é necessário extrair o álcool de outras substâncias. A forma mais simples e comum de obtê-lo é através da fermentação das moléculas de açúcar, encontradas em vegetais como cana-de-açúcar, milho, beterraba, batata, trigo e mandioca. Nas usinas produtoras de etanol, a cana-de-açúcar passa por diversos processos. Lavagem; Moagem; Eliminação de impurezas e Esterilização. Após estar completamente puro, o caldo é levado a domas (tanques) no qual é misturado um fermento. Esses micro-organismos se alimentam do açúcar presente no caldo. Nesse processo, as leveduras quebram as moléculas de glicose, produzindo etanol e gás carbônico. O processo de fermentação dura diversas horas, e como resultado produz o vinho, chamado também de vinho fermentado, que possui leveduras, açúcar não fermentado e cerca de 10% de etanol.

(Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbz/v37n9/a07v37n9.pdf) Acessado em 21/04/2015

A produção do vinho requer:

A) Um ambiente anaeróbio para inviabilizar a respiração da levedura. B) Organismos procariotos anaeróbios facultativos que utilizam a fermentação como uma alternativa para obtenção

de energia. C) Um mecanismo de degradação do alimento que produz álcool como resíduo de baixo teor energético e lucro alto

em moléculas de ATP. D) Uma fonte de moléculas proteicas que serão transformadas em álcool e gás carbônico. E) Um ambiente aeróbio, permitindo que a levedura possa respirar e produzir álcool e gás carbônico.

21. A atividade muscular intensiva pode ocasionar cansaço que compromete o movimento e produz sensação de dor e

ardor. A molécula associada a essas sensações é o ácido lático cuja produção está associada:

A) a atividade prolongada que requer mais oxigênio, fonte de energia da fibra muscular. B) a presença de creatina fosfato que inviabiliza a respiração na fibra muscular, instalando o estado de fadiga. C) à insuficiência de oxigênio no músculo para a respiração celular, diminuindo a produção de ATP. D) ao déficit energético celular por carência de glicose, fonte única de energia na atividade muscular. E) a atividade exaustiva do músculo que reduz a quantidade de mitocôndrias na fibra e inibe a produção de ATP.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

28COLÉGIO OFICINA

22. O processo de afogamento começa quando a via aérea do paciente está abaixo do nível da superfície líquida, geralmente água, que, se ininterrupta, pode levar ou não à morte. O paciente pode ser resgatado a qualquer momento durante o processo e a ele ser fornecida medida apropriada de ressuscitação, quando, então, o processo de afogamento é interrompido. É possível para o médico legista descobrir se o processo deu-se em água doce ou salgada, pois há diferenças cruciais entre os dois processos.

O médico deduz corretamente que o processo ocorreu em uma piscina, se:

A) os pulmões estiverem inchados e a cavidade pulmonar estiver vazia. B) os alvéolos estiverem esvaziados e os pulmões, murchos. C) os pulmões estiverem murchos e a cavidade alveolar, alagada. D) os pulmões estiverem inchados e a água retida nos pulmões for um meio hipertônico em relação às células

alveolares. E) a água retida nos pulmões for um meio hipertônico em relação aos alvéolos pulmonares.

23. A ideia da geoengenharia é minimizar o aquecimento global por meio de mecanismos artificiais de controle da incidência de radiação solar sobre a superfície terrestre e de sequestro do CO2 atmosférico, retido por plantas, terrestres e aquáticas, e em formações geológicas profundas.

Dentre esses mecanismos, destacam-se:

Fertilização Oceânica

Semear compostos de ferro na superfície do mar para alimentar algas que, ao fazerem fotossíntese, retiram dióxido de carbono do ar, que será posteriormente utilizado na impregnação de suas membranas para formar “carapaças”, que se depositam no fundo do mar, quando elas morrem. Clareamento Terrestre

Pintar de branco casas e estradas ou plantar vegetais mais claros, seria possível refletir parte da radiação solar que hoje aquece a Terra, ao incidir sobre superfícies mais escuras. Fábricas de Nuvens

Borrifar no céu, usando navios, um “spray” de água do mar ou outras partículas que favorecem a agregação de gotículas d’água e a formação de nuvens refletoras. No mar tropical, isso reduziria a temperatura da água e evitaria furacões.

(NETZEL, 2012, p. 12).

A fertilização oceânica, a partir da “semeadura” de compostos de ferro na superfície do mar para alimentar algas, é uma opção plausível porque, ao realizarem fotossíntese, as algas

A) degradam o CO2, liberando O2 para a atmosfera.

B) retiram energia do gás carbônico para produzir ATP.

C) transformam biomassa em H2O e O2, resfriando o Planeta.

D) desviam o oxigênio do CO2, reparando a camada de ozônio.

E) fixam gás carbônico, ao sintetizar moléculas de carboidratos.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

29COLÉGIO OFICINA

24. O fígado tem o papel de modificador químico de substâncias absorvidas no trato gastrointestinal antes que elas alcancem o resto do corpo. Por exemplo, o álcool ingerido e outras drogas alcançam as células do fígado e aí são metabolizadas. É por isso que o fígado é frequentemente danificado em usuários do álcool e entre os que abusam de drogas. O fígado também remove toxinas, pesticidas, carcinógenos e outros venenos, convertendo-os em formas menos tóxicas.

(Johnson, p. 554)

O papel do fígado, considerado no texto, envolve adaptações celulares que podem ser reveladas:

A) por um maior desenvolvimento do retículo endoplasmático liso e dos peroxissomos; B) por uma profunda regressão do retículo endoplasmático rugoso; C) pela expansão do citoesqueleto, aumentando a superfície celular; D) pela presença, em grande número, de vacúolos que armazenam as toxinas; E) por um incremento da atividade digestiva do complexo de Golgi.

25. A ilustração refere-se à biomassa produtora no ecossistema simbolizada na representação das folhas, modelos de eficiência fotossintética.

A folha reúne requisitos essenciais à fotossíntese, entre os quais se inclui:

A) um sistema próprio de organelas que capta toda a luz incidente na superfície foliar;

B) um complexo enzimático que, propiciando a decomposição do CO2, libera oxigênio na fase escura do processo;

C) a fotólise da água com liberação de gás carbônico e a produção de glicose; D) um sistema de captação e transporte de elétrons perdidos pela clorofila

ao ser excitada pela luz que participa da conversão da energia luminosa em química;

E) a presença de pigmentos fotossensíveis – as clorofilas – que liberam elétrons a partir da absorção da luz verde.

26.

No núcleo celular, a cromatina organiza-se em pequenos aglomerados individuais, denominados territórios cromossômicos. Em geral, os genes ativos, normalmente encontrados na região da eucromatina, tendem a localizar-se na periferia desses territórios cromossômicos, conforme se verifica na figura ao lado. Essa estrutura nuclear não é rígida, pois os cromossomos se movimentam, trocam de posição e podem formar alças de DNA que invadem territórios alheios. A mobilidade da cromatina sugere que os genes podem aproximar-se fisicamente, mesmo estando inicialmente distantes uns dos outros. A interação entre cromossomos permite a aproximação entre regiões regulatórias e proteínas, o que favorece a coordenação da regulação da atividade de famílias semelhantes de genes.

Internet: <www.globo.com> (com adaptações).

Considerando o texto e a figura acima, julgue os itens e faça a opção pela alternativa correta.

A) Cada território cromossômico é organizado de forma a ativar ou suprimir a expressão de genes durante a interfase, e a sua formação pode ser evidenciada pela eucromatina e pela heterocromatina.

B) A referida organização em territórios, que inibe a condensação e a segregação dos cromossomos durante a mitose, também pode ser visualizada em células procarióticas.

C) A posição dos cromossomos e seus respectivos homólogos não influenciam no funcionamento celular. D) Por estar ancorada no envoltório nuclear, a cromatina tem mobilidade quase nula. E) A principal função da carioteca é manter o conteúdo nuclear separado do meio citoplasmático, impedindo o

intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

30COLÉGIO OFICINA

27. O núcleo nas células desempenha o papel de portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.

Essa importante estrutura e seus constituintes são fundamentais na fisiologia dos organismos, pois

A) no núcleo de células eucarióticas animais durante a interfase apresenta-se desprovido de carioteca, cariolinfa e

nucléolo.

B) o nucléolo é uma estrutura intranuclear, desprovida de membranas, composto por DNA, RNA ribossômico e

proteínas.

C) no núcleo eucariótico o conjunto haploide de cromossomos é denominado cariótipo, enquanto que o número,

forma e tamanho dos cromossomos é denominado genoma.

D) o número de cromossomos é constante para todas as espécies, porém o grau evolutivo entre elas é diferente.

E) nos cromossomos, a heterocromatina corresponde a regiões que permanecem muito condensadas na interfase e

apresenta-se inativa na transcrição do DNA em RNA.

28. A atividade física traz benefícios ao organismo, mas em excesso pode ocasionar lesões irreversíveis, cãibra e fadiga

no músculo. O exercício físico prolongado exige maior oxigenação do tecido sob pena de ocorrer fermentação como uma via alternativa de produção de ATP. A respiração atende de forma mais eficiente à demanda energética do corpo em atividade, porque

A) produz resíduos orgânicos que se acumulam no músculo e fornecem ATP complementar para a manutenção do

movimento.

B) fornece maior quantidade de ATP por molécula de glicose oxidada, quando comparada à fermentação.

C) oxida parcialmente a molécula combustível, produzindo resíduos inorgânicos que são excretados da célula.

D) amplia o consumo do combustível e reduz a produção de ATP para o fornecimento de energia durante o

exercício físico exaustivo.

E) transforma a energia química em calor para manter a atividade da musculatura durante o exercício físico.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

31COLÉGIO OFICINA

29. Todos os materiais necessários para as reações biológicas intracelulares devem entrar e sair da célula, passando através da membrana plasmática e muitas reações importantes ocorrem associadas às membranas internas que delimitam organelas. A célula é considerada a unidade morfológica e funcional dos seres vivos, pois

A) dissolvidos no interior de toda célula viva há sais, açúcares e outras substâncias que dão ao fluido celular uma

certa pressão osmótica. Se a célula for colocada em um fluido com maior concentração que a sua, haverá movimento de água do meio para a célula.

B) devido à presença de certos microfilamentos, a ciclose é motivada por trocas de diferentes densidades no citoplasma. Esse fenômeno também é conhecido como clasmocitose celular.

C) o complexo golgiense, presente nas células dos organismos eucarióticos, é um conjunto de sáculos achatados e interligados, cuja função está relacionada à concentração, modificação e eliminação de secreções celulares.

D) os lisossomos são organelas sacuolares contendo enzimas importantes para os mecanismos de digestão intracelular e para alguns tipos especiais de digestão extracelular.

E) o glicocálix, espécie de malha formada por moléculas de glicídios, reveste internamente as células dos animais.

30. Em embriões de alguns vertebrados, conforme ilustra a imagem, pode-se observar a presença de uma membrana interdigital que não estará presente em filhotes de desenvolvimento normal por ocasião do nascimento.

med.unsw.edu

A perda desse tecido ocorre a partir de determinada fase do desenvolvimento, quando as células da membrana liberam em seu citoplasma enzimas que digerem a si próprias.

A principal organela participante desse processo de destruição celular é denominada: A) lisossomo B) peroxissomo C) complexo de Golgi D) retículo endoplasmático rugoso E) ergastoplasma

31. Uma menina, segurando uma bola de tênis, corre com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea, numa quadra plana e horizontal. Num certo instante, a menina, com o braço esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo. As distâncias sm e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a bola (t = 0 s) e o instante t = 0,5 s, valem:

A) Sm = 1,25 m e Sb = 0 m.

B) Sm = 1,25 m e Sb = 1,50 m.

C) Sm = 1,50 m e Sb = 0 m.

D) Sm = 1,50 m e Sb = 1,25 m.

E) Sm = 1,50 m e Sb = 1,50 m.

NOTE E ADOTE

Desconsiderar efeitos dissipativos.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

32COLÉGIO OFICINA

32. (2009) O Super-homem e as leis do movimento

Uma das razões para pensar sobre física dos super-heróis é, acima de tudo, uma forma divertida de explorar muitos fenômenos físicos interessantes, desde fenômenos corriqueiros até eventos considerados fantásticos. A figura ao lado mostra o Super-homem lançando-se no espaço para chegar ao topo de um prédio de altura H. Seria possível admitir que com seus superpoderes ele estaria voando com propulsão própria, mas considere que ele tenha dado um forte salto. Neste caso, sua velocidade final no ponto mais alto do salto deve ser zero, caso contrário, ele continuaria subindo. Sendo g a aceleração da gravidade, a relação entre a velocidade inicial do Super-homem e a altura atingida é dada por: v2 = 2gH.

KAKALIOS, J. The physics of superheroes. USA: Gothan Books, 2005.

A altura que o Super-homem alcança em seu salto depende do quadrado de sua velocidade inicial, porque:

A) a altura do seu pulo é proporcional à sua velocidade média multiplicada pelo tempo que ele permanece no ar ao quadrado.

B) o tempo que ele permanece no ar é diretamente proporcional à aceleração da gravidade e essa é diretamente proporcional à velocidade.

C) o tempo que ele permanece no ar é inversamente proporcional à aceleração da gravidade e essa é inversamente proporcional à velocidade média.

D) a aceleração do movimento deve ser elevada ao quadrado, pois existem duas acelerações envolvidas: a aceleração da gravidade e a aceleração do salto.

E) a altura do seu pulo é proporcional à sua velocidade média multiplicada pelo tempo que ele permanece no ar, e esse tempo também depende da sua velocidade inicial.

33. (2009) O ônibus espacial Atlantis foi lançado ao espaço com cinco astronautas a bordo e uma câmera nova, que iria substituir uma outra danificada por um curto-circuito no telescópio Hubble. Depois de entrarem em órbita a 560 km de altura, os astronautas se aproximaram do Hubble. Dois astronautas saíram da Atlantis e se dirigiram ao telescópio. Ao abrir a porta de acesso, um deles exclamou: “Esse telescópio tem a massa grande, mas o peso é pequeno”.

Considerando o texto e as leis de Kepler, pode-se afirmar que a frase dita pelo astronauta:

A) se justifica porque o tamanho do telescópio determina a sua massa, enquanto seu pequeno peso decorre da falta de ação da aceleração da gravidade.

B) se justifica ao verificar que a inércia do telescópio é grande comparada à dele próprio, e que o peso do telescópio é pequeno porque a atração gravitacional criada por sua massa era pequena.

C) não se justifica, porque a avaliação da massa e do peso de objetos em órbita tem por base as leis de Kepler, que não se aplicam a satélites artificiais.

D) não se justifica, porque a força-peso é a força exercida pela gravidade terrestre, neste caso, sobre o telescópio e é a responsável por manter o próprio telescópio em órbita.

E) não se justifica, pois a ação da força-peso implica a ação de uma força de reação contrária, que não existe naquele ambiente. A massa do telescópio poderia ser avaliada simplesmente pelo seu volume.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

33COLÉGIO OFICINA

34. Um móbile pendurado no teto tem três elefantezinhos presos um ao outro por fios, como mostra a figura. As massas dos elefantes de cima, do meio e de baixo são, respectivamente, 20 g, 30 g e 70 g. Os valores de tensão, em newtons, nos fios superior, médio e inferior são, respectivamente, iguais a

A) 1,2; 1,0; 0,7.

B) 1,2; 0,5; 0,2.

C) 0,7; 0,3; 0,2.

D) 0,2; 0,5; 1,2.

E) 0,2; 0,3; 0,7.

35. Um avião, com velocidade constante e horizontal, voando em meio a uma tempestade, repentinamente perde altitude, sendo tragado para baixo e permanecendo com aceleração constante vertical de módulo a > g, em relação ao solo, durante um intervalo de tempo .t Pode-se afirmar que, durante esse período, uma bola de futebol que se encontrava solta sobre uma poltrona desocupada

A) permanecerá sobre a poltrona, sem alteração de sua posição inicial. B) flutuará no espaço interior do avião, sem aceleração em relação ao mesmo, durante o intervalo de tempo .t C) será acelerada para cima, em relação ao avião, sem poder se chocar com o teto, independentemente do intervalo

de tempo .t D) será acelerada para cima, em relação ao avião, podendo se chocar com o teto, dependendo do intervalo de tempo .t E) será pressionada contra a poltrona durante o intervalo de tempo .t

36. Considere um espelho esférico convexo de centro de curvatura C, foco F e vértice V. Um objeto real é deslocado da

posição a para a posição b. A respeito da imagem conjugada pelo espelho, pode-se afirmar que:

A) Passa de real para virtual. B) Passa de virtual para real. C) Aproxima-se do espelho. D) Afasta-se do espelho. E) Aproxima-se do espelho, passando de uma posição entre C e F para outra

posição entre F e V.

V e. p.CF

a bO O

37. Em um farol de automóvel, dois espelhos esféricos côncavos são utilizados para se obter um feixe de luz paralelo, a

partir de uma fonte aproximadamente pontual. O espelho principal E1 tem 16,0 cm de raio. O espelho auxiliar E2 tem 2,0 cm de raio. Para que o feixe produzido seja efetivamente paralelo, as distâncias da fonte S aos vértices M e N dos espelhos devem ser iguais, respectivamente, a:

A) SM = 8,0 cm e SN = 1,0 cm

B) SM = 16,0 cm e SN = 2,0 cm

C) SM = 16,0 cm e SN = 1,0 cm

D) SM = 8,0 cm e SN = 2,0 cm

E) SM = 8,0 cm e SN = 4,0 cm

S

Fonte

NM

EE1

2

NOTE E ADOTE

Desconsidere as massas dos fios. Aceleração da gravidade g =10 m/s2

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

34COLÉGIO OFICINA

38. O “espelho de aumento” é utilizado em muitas situações cotidianas. Salão de beleza, óticas, dentistas são alguns exemplos. Com esse tipo de espelho é possível observar uma imagem com mais detalhes. Considere que um homem situado a 2,0 m do vértice de um espelho esférico visa sua imagem direita e ampliada três vezes. Determine a distância focal do espelho.

A) 1,0 m B) 2,0 m C) 3,0 m D) 4,0 m E) 5,0 m

39. (Upe 2013) Sete bilhões de habitantes, aproximadamente, é a população da Terra hoje. Assim considere a Terra

uma esfera carregada positivamente, em que cada habitante seja equivalente a uma carga de 1u.c.e. (unidade de carga elétrica), estando esta distribuída uniformemente. Desse modo, a densidade superficial de carga, em ordem de grandeza, em u.c.e./m2, será

Considere: Raio da Terra = 6 x 106 m e π = 3.

A) 10-23 B) 105 C) 102 D) 10-5 E) 1023

40. (Uel 2011) Devido ao balanceamento entre cargas elétricas positivas e negativas nos objetos e seres vivos, não se

observam forças elétricas atrativas ou repulsivas entre eles, em distâncias macroscópicas. Para se ter, entretanto, uma ideia da intensidade da força gerada pelo desbalanceamento de cargas, considere duas pessoas com mesma altura e peso separadas pela distância de 0,8 m. Supondo que cada uma possui um excesso de prótons correspondente a 1% de sua massa, a estimativa da intensidade da força elétrica resultante desse desbalanceamento de cargas e da massa que resultará numa força-peso de igual intensidade são respectivamente:

Dado: Massa de uma pessoa: m = 70 kg

A) 9 x 1017 N e 6 x 103 kg

B) 60 x 1024 N e 6 x 1024 kg

C) 9 x 1023 N e 6 x 1023 kg

D) 4 x 1017 N e 4 x 1016 kg

E) 60 x 1020 N e 4 x 1019 kg

41. (Uesc 2011) Considere um modelo clássico de um átomo de hidrogênio, onde um elétron, de massa m e carga –q,

descreve um movimento circular uniforme, de raio R, com velocidade de módulo v, em torno do núcleo.

A análise das informações, com base nos conhecimentos da Física, permite concluir:

A) A intensidade da corrente elétrica estabelecida na órbita é igual aqv/R. B) O raio da órbita é igual a kq2 / mv2, sendo k a constante eletrostática do meio. C) O trabalho realizado pela força de atração que o núcleo exerce sobre o elétron é motor. D) A resultante centrípeta é a força de atração eletrostática que o elétron exerce sobre o núcleo. E) O núcleo de hidrogênio apresenta, em seu entorno, um campo elétrico e um campo magnético.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

35COLÉGIO OFICINA

42. (Upf 2014) Durante uma experiência em um laboratório de física, um balão (desses usados em festas de aniversário) cheio de ar, de massa total m = 1 g, carregado eletricamente com uma carga q negativa, flutua estaticamente numa região do espaço onde existe um campo elétrico uniforme na direção vertical e no sentido de cima para baixo. Desprezando-se o empuxo sobre o balão e considerando que a aceleração gravitacional local é g = 10 m/s2 e que o valor do campo elétrico é de 50 N/C, pode-se afirmar que a carga elétrica do balão é de:

A) 200 Cμ

B) 2 mC

C) 12 10 C

D) 5 mC

E) 5 Cμ

43. (G1 – Ifsp 2013) Raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam as nuvens de tempestade na

atmosfera e o solo. A intensidade típica de um raio é de 30 mil ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico, e eles percorrem distâncias da ordem de 5 km.

(www.inpe.br/webelat/homepage/menu/el.atm/perguntas.e.respostas.php. Acesso em: 30.10.2012.)

Durante uma tempestade, uma nuvem carregada positivamente se aproxima de um edifício que possui um para-raios, conforme a figura ao lado

De acordo com o enunciado, pode-se afirmar que, ao se estabelecer uma descarga elétrica no para-raios,

A) prótons passam da nuvem para o para-raios. B) prótons passam do para-raios para a nuvem. C) elétrons passam da nuvem para o para-raios. D) elétrons passam do para-raios para a nuvem. E) elétrons e prótons se transferem de um corpo a outro.

44. (Uftm 2012) Em uma festa infantil, o mágico resolve fazer uma demonstração que desperta a curiosidade das

crianças ali presentes. Enche uma bexiga com ar, fecha-a, e, a seguir, após esfregá-la vigorosamente nos cabelos de uma das crianças, encosta o balão em uma parede lisa e perfeitamente vertical. Ao retirar a mão, a bexiga permanece fixada à parede. Qual foi a “mágica”?

A) O ar da bexiga interage com a parede, permitindo o repouso da bexiga.

B) Ao ser atritada, a bexiga fica eletrizada e induz a distribuição das cargas da parede, o que permite a atração.

C) O atrito estático existente entre a bexiga e a parede é suficiente para segurá-la, em repouso, na parede.

D) A bexiga fica eletrizada, gerando uma corrente elétrica que a segura à parede.

E) Por ser bom condutor de eletricidade, o ar no interior da bexiga absorve energia elétrica da parede, permitindo a atração.

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

36COLÉGIO OFICINA

45. (Unesp 2010) Um dispositivo simples capaz de detectar se um corpo está ou não eletrizado, é o pêndulo eletrostático, que pode ser feito com uma pequena esfera condutora suspensa por um fio fino e isolante. Um aluno, ao aproximar um bastão eletrizado do pêndulo, observou que ele foi repelido (etapa I). O aluno segurou a esfera do pêndulo com suas mãos, descarregando-a e, então, ao aproximar novamente o bastão, eletrizado com a mesma carga inicial, percebeu que o pêndulo foi atraído (etapa II). Após tocar o bastão, o pêndulo voltou a sofrer repulsão (etapa III). A partir dessas informações, considere as seguintes possibilidades para a carga elétrica presente na esfera do pêndulo:

Somente pode ser considerado verdadeiro o descrito nas possibilidades

A) 1 e 3. B) 1 e 2. C) 2 e 4. D) 4 e 5. E) 2 e 5.

Possibilidade Etapa I Etapa II Etapa III

1 Neutra Negativa Neutra

2 Positiva Neutra Positiva

3 Negativa Positiva Negativa

4 Positiva Negativa Negativa

5 Negativa Neutra Negativa

2015Salvador/3ªs/Simulado/20150418_ GABARITO_Simulado ENEM_1 Semeste.doc – prof/lau

37COLÉGIO OFICINA

GABARITO

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

01. Tipo 1: E

02. Tipo 1: A e B

03. Tipo 1: D

04. Tipo 1: E

05. Tipo 1: B

06. Tipo 1: A

07. Tipo 1: B

08. Tipo 1: B

09. Tipo 1: D

10. Tipo 1: B

11. Tipo 1: A

12. Tipo 1: C

13. Tipo 1: D

14. Tipo 1: E

15. Tipo 1: D

16. Tipo 1: B

17. Tipo 1: D

18. Tipo 1: B

19. Tipo 1: A

20. Tipo 1: A

21. Tipo 1: C

22. Tipo 1: A

23. Tipo 1: E

24. Tipo 1: A

25. Tipo 1: D

26. Tipo 1: A

27. Tipo 1: E

28. Tipo 1: B

29. Tipo 1: C

30. Tipo 1: A

31. Tipo 1: E

32. Tipo 1: E

33. Tipo 1: D

34. Tipo 1: A

35. Tipo 1: D

36. Tipo 1: C

37. Tipo 1: D

38. Tipo 1: C

39. Tipo 1: D

40. Tipo 1: B

41. Tipo 1: B e E

42. Tipo 1: A

43. Tipo 1: D

44. Tipo 1: B

45. Tipo 1: E

01. Tipo 1: E

02. Tipo 1: B

03. Tipo 1: B

04. Tipo 1: C

05. Tipo 1: A

06. Tipo 1: E

07. Tipo 1: D

08. Tipo 1: A

09. Tipo 1: C

10. Tipo 1: D

11. Tipo 1: C

12. Tipo 1: B

13. Tipo 1: D

14. Tipo 1: D

15. Tipo 1: D

16. Tipo 1: B

17. Tipo 1: A

18. Tipo 1: E

19. Tipo 1: D

20. Tipo 1: A

21. Tipo 1: B

22. Tipo 1: D

23. Tipo 1: C

24. Tipo 1: D

25. Tipo 1: A

26. Tipo 1: E

27. Tipo 1: B

28. Tipo 1: B

29. Tipo 1: C

30. Tipo 1: A

31. Tipo 1: A

32. Tipo 1: C

33. Tipo 1: E

34. Tipo 1: A

35. Tipo 1: B e D

36. Tipo 1: B

37. Tipo 1: A

38. Tipo 1: B

39. Tipo 1: A

40. Tipo 1: B

41. Tipo 1: E

42. Tipo 1: E

43. Tipo 1: A

44. Tipo 1: C

45. Tipo 1: E

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

top related