panorama 28.03.2013

Post on 31-Mar-2016

246 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Edição de quinta-feira do JM

TRANSCRIPT

Concurso fotográfico chega à sua terceira edição no município. Pág. 6

toca do coelho

Show da banda Nenhum de Nós fará parte da programação da feira. Pág. 2

Em sua terceira edição, jornada que acontece em Ijuí terá a presença de outros importantes nomes. Pág. 5

Município de Catuípe terá encenação da Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa. Pág. 5

jornada de saúde contacom a presença da escritoraeliane brum

fenamilho 2013

Evento que anima a Páscoa de Tapera segue até o dia 31 de março. Pág. 6

panambi em foco

REGIONALANO 5 - Nº 231 - mArçO DE 2013

panorama_capa.indd 1 28/03/2013 09:40:12

O 1º Encontro Cruz Alta Mulher que aconteceu no domingo, 24 de março, na Praça do Ginásio Municipal, reuniu centenas de cruzaltenses. O evento em comemoração ao mês da mulher e com atividades para todos os públi-cos iniciou pela manhã e se estendeu até a tarde de domingo com mateada.

Durante a manhã, houve a apre-sentação do grupo da terceira idade Lembranças do Passado através da Secretaria Municipal de Desenvolvi-mento Social e o Pedalando pela Saú-

porto mauá - No dia 21 de março reuniram-se no gabine-te do Executivo municipal de Porto Mauá, o prefeito Pisoni, o agrônomo da Secretaria de Agricultura – Júlio Rauber e um grupo de produtores para tratar da formação de uma as-sociação de piscicultores.

Estes produtores já haviam se reunido em cursos promo-vidos na parceria secretaria e Senar, de onde partiu a ideia da formação da associação.

A reunião também tratou do eventual licenciamento desta atividade e de possíveis auxí-lios da prefeitura em relação à limpeza e abertura de açudes e de tanques para criação de peixes.

Novos interessados em participar desta associação de piscicultores deverão se inscrever junto à Secretaria de Agricultura, tendo como pré-requisitos para realização dos serviços de máquinas e licença ambiental ter partici-pado no mínimo de um curso de capacitação na área de pis-cicultura.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos, juntamente com os piscicultores do município, estarão realizando no dia 28 de mar-ço, a 18ª edição da já tradicional Feira do Peixe, pela passagem de mais uma Semana Santa.

Os consumidores interessados poderão conferir a feira a partir das 8h da manhã. O evento acontece na Praça Reneu Geraldino Mertz, ao lado do ponto de táxi ali situado. Durante a feira estarão sendo comer-cializadas diversas espécies de peixes.

A 16ª Fenamilho Internacional, considerado o principal evento de Santo Ângelo, ocorrerá de 27 de abril a 5 de maio e a expectativa de público é de mais de 150 mil pessoas.

A 16ª edição da Fenamilho terá cerca de 600 expositores, engloban-do desde grandes empresas de máquinas e equipamentos agrícolas até indústrias do setor metal mecânica e mobiliária, eletrodomésticos, comércio, serviços, artesanato, agropecuária e artesanato. Conforme a Comissão Central do evento, aproximadamente 150 empresas aguar-dam espaços de comercialização na feira.

A feira contará com shows de Osvaldir e Carlos Magrão, Nenhum de Nós, Guri de Uruguaiana, Luciano Maia e Ronda Gaúcha, Marcelo Sam, dentre outras atrações.

Formação de associação de piscicultores 18ª Feira do peixe

acontece em três passos

1º Encontro Cruz alta mulher reúne

famílias

anunciados os shows da Fenamilho

de Unimed, com o sorteio de duas bicicletas.

Na tarde de domingo, teve a apre-sentação da Orquestra Filarmônica Louvores de Sião que surpreendeu o público presente. A invernada mirim do CTG Querência da Serra também, a invernada juvenil do CTG Turíbio Ve-

ríssimo e o grupo de teatro da IBL. O Canil Municipal de Cruz Alta

conscientizou a população sobre a importância da causa animal e rea-lizou o desfile com o objetivo de pro-mover a adoção dos animais, contan-do com o apoio da AAPA e da SOS Bicho de Rua.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

santo ângElo

Evento aconteceu em comemoração ao mês da mulher

Cruz alta

Nenhum de Nós será uma das atrações da feira

Durante o evento serão comercializadas diversas espécies de peixes

lançamento da Indumóveis Internacional

santa rosa - O evento social de lançamento da 4ª Indumóveis Internacional ocorreu na sexta-feira, 15, no parque de exposições em Santa Rosa. Cerca de 250 lideranças políticas, empresariais e representantes de veículos de comunicação de toda a região prestigiaram o ato.

Foi presença ilustre o ministro João Augusto Ribeiro Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União. Nardes falou aos pre-sentes sobre sua ligação com a região, recordou suas raízes e enalteceu o espírito empreendedor dos gaúchos.

Os deputados estaduais Ernani Polo e Aloísio Classmann repre-sentaram o Parlamento gaúcho.

2ano 5 - nº 231- marÇo DE 2013

panorama_pg02.indd 1 28/03/2013 09:50:30

A dupla Léo e Giba será a pri-meira a se apresentar na feira desse ano no dia 27 de abril, sá-bado. Na noite seguinte, a canto-ra Lúcia Luft e a banda Merco-sul sobem ao palco para agitar o público. Dia 29, segunda-feira, será a vez de Mano e Matheus e Karine Eichel.

Os fãs do bom e velho rock vão assistir no dia trinta a um encontro de bandas. Dia primei-ro de maio, Dia do Trabalhador, será realizado o tradicional show

IJUÍ - A peça “Rir e poupar é só começar” chega a Ijuí para estimular a importância do pla-nejamento financeiro com muito bom humor. O espetáculo acon-tecerá no dia 4 de abril, às 20h, na Sociedade Ginástica Ijuí – Sogi.

Com texto da jornalista e dramaturga Dedé Ribeiro e do

“Rir e poupar é só começar” chega a Ijuí

Anunciados os shows da Expofeira do Agronegóciode bandas da Rádio Colonial, alu-sivo aos 58 anos da emissora. Dia 2 de maio, pela primeira vez na região, o cantor gospel Da-vid Quinlan. Para comemorar o aniversário do município, dia 3, a feira promove show com o cantor sertanejo universitário Gabriel Valin.

Já no sábado, dia quatro, co-meça a festa campeira do CTG Tropeiros do Buricá e haverá show com Os Serranos. Confor-me o coordenador de eventos

tRês pAssos

Peça estimula a importância do planejamento financeiro com muito bom humor

Mais de 400 mamões num só pé geram curiosidadepoRto MAUá - O produtor rural Arno Coletto, resi-

dente na vila de Campo Alegre, interior de Porto Mauá, possui em sua propriedade um pé de mamão macho com mais de 400 frutos.

Este pé possui três anos de idade, no ano passado a geada preta quase o matou, brotou novamente e neste ano produziu esta impressionante quantia de frutas.

Segundo o produtor rural, que possui 62 anos de idade, nunca viu na sua vida um pé de mamão que ti-vesse produzido tantas frutas num só pé.

O cantor sertanejo universitário Gabriel Valin subirá aopalco durante a feira

da Expofeira, Elisandro Weise, esses são os shows já contrata-dos, mas pode haver alterações na grade porque a feira ainda pode contar com a aprovação de projetos encaminhados à Lei de Incentivo à Cultura do Estado e ao Ministério da Cultura.

A Expofeira vai ser realizada de 27 de abril a sete de maio no Parque de Exposições Germa-no Dockhorn. Amanhã, ocorre o baile de lançamento da feira no Clube Buricá.

Congresso Internacional em saúde e Meio Ambiente com inscrições abertas

IJUÍ - Estão abertas as inscrições para o 2º Congresso In-ternacional em Saúde: Meio Ambiente e Saúde, que acontece em maio de 2013 e reunirá grandes pesquisadores e estudio-sos para discutir a temática tão em voga na atualidade: Meio Ambiente e Saúde. Até o dia 5 de maio o valor é diferenciado.

O Congresso ocorre de 14 a 17 de maio de 2013 e tratará de temas relevantes no meio científico como: nanotecnologia, biotecnologia, envelhecimento, nutrição, plantas medicinais, po-luição, redes públicas de saúde, fitoterápicos, medicina natural, além de diversas oficinas.

Vários pesquisadores de renome internacional estão confir-mados para o congresso como: Carlos Galano, Universidade Nacional de Rosário, Argentina/Rosário; Graça Simões de Carvalho, Universidade do Minho Portugal; Alain Santandreu, Consultor da Organização das Nações Unidas ONU, Peru, Lima; Jens Giesdorf Palestra, Centro Alemão de Pesquisa, em Bio-massa/DBFZ Alemanha/Leipzig; Antônio Sérgio de Oliveira Palestra, Universidade Estadual de Londrina/UEL PR/; Edgar Sarria, SP/São Paulo; Renato Stein, Clínica e Consultoria SP/São Paulo, entre outros pesquisadores de renome na área.

escritor Renato Mendonça e di-reção de Eduardo Mendonça, a peça, com 45 minutos de dura-ção, é destinada à comunidade em geral, a entrada é gratuita e os participantes estão sendo convidados a doar 1kg de ali-mento não perecível que será doado para uma instituição ca-rente.

A ideia consiste em mos-trar que poupar é uma atitu-de inteligente, que também pode ser fácil e divertida, e disseminar a prática incenti-vando a autonomia individual. Por isso, o espetáculo tem o formato de uma comédia coti-diana sobre economia na vida a dois retratando situações estressantes do dia a dia de um casal.

Marta e Adolfo são um típi-co casal brasileiro, que corta dali e ajusta daqui para econo-mizar dinheiro e realizar seus sonhos. Só que nem sempre é fácil chegar a um acordo so-bre quem corta o quê. Mas, eles resolvem tudo com mui-to bom humor, interagindo com o público na busca por soluções para algumas cenas propostas. Enquanto isto, to-dos se divertem e aprendem a economizar. Seu ingresso pode ser retirado no Sicredi.

O pé de mamões temi três anos de idade

município sedia dois eventos do encontro da rede leite

são vAléRIo - O Encontro da Rede Leite reuniu no dia 22 de março, apro-ximadamente 40 produtores rurais na propriedade de Nelson Olbermann. Nelson é um dos 67 produtores que fazem parte da Rede Leite na Região Noroeste do Estado. Além de pequenos produtores, também fazem parte da Rede Leite, a Emater/RS-Ascar, a Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Clima Temperado, a Unijuí, Unicruz, Fepagro, Instituto Federal Farroupilha - campus de Santo Augusto, Cooperfamiliar e Agel.

O tema central do encontro da Rede Leite em São Valério do Sul será meio ambiente.

ANo 5 - Nº 231 - MARÇo DE 2013 3

panorama_pg03.indd 1 28/03/2013 09:50:54

Filha do cantor foi dada para adoção há 50 anos

Adele vai participar do próximo álbum do camtor

Atriz está curtindo a sua segunda gravidez

Atriz teria papel garantido no filme Meu Mundo Quebrado

Lucilene reclama de Ulisses. Dominguinhos afirma a Felipe que Nando e Juliana estão apaixona-dos. Frô fica satisfeita por deixar Carolina irritada. Isadora interro-ga Ronaldo sobre a sabotagem no desfile e tenta se aproximar de Ca-rolina. Olívia fala para Charlô que vai tentar provar que Otávio está fingindo ser Dominguinhos. Nando questiona Juliana sobre seus sen-timentos por Fábio. Ciça consola o pai. Vânia apoia Ulisses. Charlô e Olívia se lembram de uma marca de nascença de Otávio. Kiko e Ro-berta pensam em como encontrar o dinheiro que Vitório escondeu. Nieta limpa a boneca russa e es-tranha seu peso.

SALVE JORGECelso implica com Antônia

Alberto diz a Ester que pode ser o melhor pai do mundo para Samuca. Ester diz a Alberto que precisa refazer sua vida antes de pensar em se casar. Alberto deci-de financiar uma ONG para Ester trabalhar. Cassiano e Duque têm dificuldades para encontrar a saída pelo duto de esgoto. Ester sente ciúmes de Alberto, quando ele sai com Yvete para dar uma entrevista. Bibiana visita Donato na prisão. Durante a caminhada pelo duto, Cassiano cai e quebra a perna. A ONG é inaugurada. Es-ter propõe casamento a Alberto.

FLOR DO CARIBEBibiana visita Donato na prisão

Morena faz várias perguntas a Barros, que tenta desconversar. Helô e Jô conversam sobre os impactos causados pela quadrilha na vida de Morena e Theo. Luci-mar se arruma para encontrar Helô e Delzuite tenta consolar a amiga. Amanda ameaça contar o segredo de Carlos para impedi-lo de sair de casa. Celso implica com Antônia e Raissa enfrenta a mãe. Ayla conta para Tamar que vai ao restaurante de Cyla. Demir ques-tiona Zyah sobre Bianca. Russo acredita que o bebê de Tamar seja o filho de Morena. Rosângela não acredita que a quadrilha será des-coberta.

GUERRA DOS SEXOSVânia apoia Ulisses

volta às telonas

Sem fazer trabalhos como atriz desde 2009, Fernanda Lima voltará a atuar nos cinemas. De acordo com o jornal O Dia, deste domingo, ela já tem papel garantido no filme Meu Mundo Quebra-do, de José Eduardo Belmont.

Além da apresentadora do programa Amor & Sexo, da TV Globo, Fabio Assunção e Ingrid Guima-rães também farão parte do elenco.

Ela já atuou em filmes como A Dona da História (2004) e Stuck on You (2003), além das novelas Bang Bang (2005) e Pé na Jaca (2006).

Juliana Paes é mais uma artista a abraçar a campa-nha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, que ajuda o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

A atriz, que no momento curte sua segunda gravi-dez, posou para o fotógrafo Gui Paganini usando um dos modelos de camisetas que são vendidas para aju-dar a ação, já que parte da renda obtida com a venda dos produtos é revertida ao IBCC.

A campanha é uma das ações sociais que mais aju-da as mulheres na orientação do câncer de mama no mundo todo.

Gusttavo Lima ameaçou dei-xar a carreira durante show realizado no Iperó Fest, no in-terior de São Paulo, na última sexta-feira. “Talvez esse seja um dos últimos shows que vou fazer na minha vida. Eu já não aguento mais, eu já não supor-to mais”, disse.

Porém, segundo a coluna Olá, do jornal Agora São Paulo, a as-sessoria do cantor afirma que Gusttavo não vai parar de can-tar. Ele se apresentou em Vitó-ria no dia seguinte e em Jun-diaí, em São Paulo no domingo.

CÂNCER DE MAMA

ameaça

Um caso nada convencional. Aos 68 anos, Rod Stewart resolveu homenagear Sarah Stre-eter, uma filha que teve aos 18 anos, e foi dada para adoção.

Em entrevista ao jornal inglês The Indepen-dent, o astro do rock explicou que, na época, a decisão foi tomada em comum acordo com a mãe do bebê, Susannah Hourde, que tinha 17 anos. “Não tínhamos onde cair mortos”, justifi-cou o cantor.

Passados 50 anos, o cantor decidiu prestar um tributo à garotinha na canção Brighton Be-ach , que faz parte do repertório de seu novo álbum.

De acordo com o tabloide britânico The Sun, Adele vai gravar um dueto com Robbie Williams. A ganhadora do Oscar de melhor canção original deste ano vai participar do próximo álbum do cantor.

Amiga da mulher do artista, Adele já tinha manifestado a intenção de gravar com ele no início de sua car-reira, em 2009.

“Se eu pudesse fazer um dueto com qualquer um, poderia ser Rob-bie. Qualquer dia”, declarou a canto-ra.

Feras

HOMENAGEM

ícone da modaO ator de Mad Men, Jon Hamm,

afirmou que Justin Timberlake é o homem mais bem vestido do uni-verso pop e que admira sua con-fiança no tapete vermelho e como qualquer look lhe cai bem.

Questionado sobre qual estilo seria o seu preferido, Jon revelou: “Eu sou um grande fã de Justin Timberlake. Eu acho que ele é uma referência, como dizem. Mas ele está sempre elegante com qual-quer roupa. Ele é o tipo de cara

que segue a moda”, disse.Jon se tornou uma espécie de

criador de tendências devido à sua elegância nos sets, depois de ser orientado pelo conselheiro de moda Don Draper nos anos 60. No entanto, ele diz que não pode per-doar Justin por uma das maiores falhas da moda das celebridades, quando ele e a namorada da épo-ca, Britney Spears, combinaram de ir de roupas jeans no American Music Awards de 2011. “Ele com

aquele smoking jeans foi uma ima-gem infeliz”, disse Jon.

Esta não é a primeira vez que Justin foi elogiado por seu estilo despojado. O designer Tom Ford, recentemente, aproveitou a chan-ce para criar looks para a nova música, Suit&Tie. “Eu adoro o Jus-tin. Ele tem um estilo nato e um enorme talento. É um prazer e uma honra trabalhar com ele du-rante todo esse processo criativo”, disse.

Ator Jon Hamm afirmou ser fã do bom gosto de Justin Timberlake

ANO 5 - Nº 231 - MARÇO DE 20134

panorama_pg04ok.indd 1 28/03/2013 09:27:10

ANO 5 - Nº 231 - MARÇO DE 2013 5

Eliane Brum estará em Ijuí para a III Jornada de Saúde do Bom Pastor

Além da repórter Eliane Brum, a jornada contará com outros importantes nomes na sua terceira edição

O Sofrimento Humano na Contemporaneida-de é o tema da palestra que a jornalista Eliane Brum fará na III Jornada de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor de Ijuí. A premiada escrito-ra vai apresentar aos participantes da jornada e público em geral um pouco do seu olhar sobre o sofrimento psíquico do ser humano, em parte baseado nos personagens que conheceu duran-te 21 anos de experiência como repórter. O en-contro com a jornalista será no dia 11 de abril, na Sogi, às 20h.

Além da repórter Eliane Brum, a jornada con-tará com outros importantes nomes na sua ter-ceira edição.

De acordo com a diretora do Bom Pastor, Ro-sane Schiavo, a programação foi cuidadosamen-te planejada pela comissão organizadora com o objetivo de que a jornada se constitua como um espaço importante para os debates que contem-plem as principais inquietações dos profissionais da área de Saúde Mental. “O processo contínuo de avanço no tratamento de uma doença psico-lógica depende da relação entre paciente, pro-fissional, família e sociedade, todos precisam de subsídios que possibilitem compreender as dife-rentes formas do sofrimento humano”, explica.

Na abertura, durante a manhã do dia 11, a reconhecida psicanalista Ester Trevisan vai abor-dar a concepção da loucura e o social, avaliando os impasses e possibilidades da reforma psiquiá-trica. À tarde, a assistente social Solange Berwig vai tratar da problemática social no contexto fa-miliar como um fator desencadeante de doenças mentais. A contribuição da terapia ocupacional na rede de tratamento também será enfocada com o terapeuta Francisco Nilton Oliveira.

No dia 12 de abril, na manhã do segundo dia da jornada, as internações compulsórias se-rão tema de um grande debate com o juiz de Direito João Batista Costa Saraiva, o promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto, o comandante da Brigada Militar Luis Felipe Neves Moreira, o psicólogo Ubirajara Cardoso e o enfermeiro Le-andro Pinho. À tarde, a palestra com a médica psiquiatra Adriana Dal’Pizzol sobre transtorno de personalidade Borderline suas implicações e manejo clínico vai encerrar a jornada.

A III Jornada de Saúde Mental do Hospital Bom Pastor de Ijuí ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril no Salão de Atos da Unijuí. As inscrições vão até o dia 8 de abril e devem ser feitas pelo site do Hos-pital Bom Pastor. Para profissionais inscrições a R$80,00, estudantes pagam $50,00. A palestra da jornalista Eliane Brum na Sogi não terá custo para os participantes da jornada, demais interes-sados, ingressos a R$20,00. Vagas Limitadas. In-formações pelo telefone 3332-7700.

cAtuíPE - Nesta Sexta-Feira Santa, dia 29 de abril, o Movimento de Emaús da Paróquia Santo Antônio de Catuípe encena “A maior prova de amor por você: Jesus Cristo”, base-ada em A Paixão de Cristo.

A encenação será apresentada em frente à Igreja Matriz Santo Antônio às 20 horas, ocupando o cenário ao ar livre. Serão apre-sentados os principais momentos da vida de Jesus, passando desde o batizado por João Batista, a ceia com os discípulos, o Sermão da Montanha, a traição de Judas, o julga-mento até a sua morte na cruz.

Toda a comunidade está convidada a par-ticipar deste momento de reflexão apresen-tada pelos jovens do Emaús, onde o principal objetivo é levar as pessoas a experimentar o amor de Deus, vivenciando a paixão, morte e ressurreição de Jesus, em um amor tão grande que ultrapassa a vida.

município terá encenação da Paixão de cristo

Dia 118h - Inscrições9h - Abertura9h30 – Palestra: “A concepção da loucura e o social: impasses e possibilidades a partir da eforma Psiquiátrica”, com Ester Trevisan - Psi-canalista 13h30 – Palestra:“A problemática social no con-texto familiar como um fator desencadeante de doenças mentais”, com Solange Berwig - Assis-tente Social15h - Intervalo15h30 – Palestra: “A constituição da rede e as contribuições da Terapia Ocupacional na Saúde Mental”, com Francisco Nilton Oliveira - Terapeu-ta Ocupacional20h – Palestra aberta ao público “O Sofrimen-to Humano na Contemporaneidade”, com Eliane

Brum - jornalista, escritora e documentarista. Valor R$20,00* SOGI – Sociedade Ginástica Ijuí. Participantes da Jornada: Sem custo.

Dia 128h - Mesa de debates: “Tema: Internações com-pulsórias, involuntárias e voluntárias” com João Batista Costa Saraiva - Juiz de Direito;Felipe Teixeira Neto - Promotor de Justiça;Major Luis Felipe Neves Moreira – Comandante 29º BPM de IjuíUbirajara Cardoso - Psicólogo e Psicanalista;Leandro Pinho.- Enfermeiro10h – Intervalo10h30 - Debate13h30 – Palestra: “Transtorno de Personali-dade Borderline Implicações e Manejo Clínico”, com Adriana Dal’Pizzol - Médica Psiquiatra15h30 – Encerramento

Programação – Salão de Atos da Unijuí

panorama_pg05.indd 1 28/03/2013 09:51:16

Kaingangs participam de Oficina de Psicologia e Saúde Indígena

Abertura oficial do evento ocorreu no dia 21

Senar realiza curso de porongo no município

POrtO mauá

Desde o dia 25 de março, todos os interessados em fotografia podem acessar a página da prefeitura de Pa-nambi, clicar no logo do concurso fotográfico Panambi em Foco e ter acesso ao regulamento da 3ª edição do con-curso, cujo tema é Pontos Turísticos de Panambi/RS. As inscrições vão de 1º de abril a 4 de outubro deste ano.

O concurso objetiva-se a ampliar o acervo de imagens do município para fins de utilização em materiais publi-citários e de divulgação turística. Poderá participar do concurso qualquer pessoa maior de 15 anos e cada parti-cipante poderá inscrever até quatro fotografias. Somente poderão concorrer fotos inéditas do município de Panam-bi que não tenham sido publicadas, exibidas em público ou premiadas.

Os prêmios serão valores em dinheiro, sendo R$ 1.000,00 para o 1º lugar, R$ 750,00 para 2º lugar e R$ 300,00 para o 3º lugar.

Concurso objetiva-se a ampliar o acervo de imagens do município

concurso fotográfico panambi em foco

No dia 25 de março teve início o curso de Porongo, junto à sede do Clube da Terceira Idade Vida Nova, de Porto Mauá, realizado na parceria entre o Centro de Referência de Assistência Social, o Senar e o Sindicato Rural de Tuparendi.

O curso é ministrado pela instrutora do Se-nar Marisa Reckziegel dos Santos, da cidade de Giruá, e está sendo realizado pelas sócias do clube da terceira idade. O encerramen-to está previsto para esta quinta-feira.

O objetivo do curso é transformar a ma-téria prima (porongo) em produto comercia-lizável, gerando uma renda extra à mulher produtora rural e para o seu próprio consumo (objetos decorativos).

Para o mês de abril, o Cras já possui outros três cursos do Senar agendados: dias 1º a 3, de Jardinagem, dias 15 a 19, de Pintura em Tecido, e nos dias 29 de abril a 2 de maio, curso Vestuário Femi-nino. As comunidades que tiverem interesse em realizar estes cur-sos deverão entrar em contato com o Cras.

trÊS DE maIO - No dia 15 de março aconteceu mais uma aula da Oficina de Psicologia e Saúde Indígena da Setrem, ministrada pela professora do curso de Psicologia, Fernanda Furini. A atividade contou com as participações de Marcos Ribeiro, chefe do Polo Base Guarita, da educadora e bióloga Laísa Ribeiro, e de indígenas Kaingangs, que residem em Te-nente Portela.

Segundo Fernanda, o objetivo da participação dos indíge-nas foi o de fazerem um relato da realidade da comunidade indígena da Terra Indígena Guarita, abordando assuntos re-lacionados à saúde e educação. A bióloga Laísa explica que a participação dos indígenas foi de extrema importância, pois através dos seus relatos que é cada vez mais possível afir-mar que “não há como separar a saúde da educação junto à comunidade, ambas andam juntas”.

A professora do curso de Psicologia conta que a oficina serviu para abordar as condições de vivência em comuni-dade, como é o sistema de saúde ofertado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), a função do Polo Base Guarita, as crenças e a forma de ser e viver Kaingang, o pre-conceito enfrentado pela comunidade indígena em relação à comunidade não indígena, entre outros temas.

tOCa DO COELHO É rEaLIZaDa Em taPEra

Tapera está vivendo mais uma Toca do Coelho, um dos maio-res eventos da região, premiada estadualmente. A abertura oficial aconteceu no dia 21 de março, no Tenarião. A solenidade iniciou com a apresentação da Banda Aurora, que entoou o Hino Nacio-nal. Na sequência, aconteceu a apresentação do Grupo Municipal de Violinos e do Coral Infantojuvenil, que cantou o Hino de Tapera. Aconteceu também a bênção do padre Osório e da pastora Mari-sa, o canto do Hino Riograndense pela Banda Aurora e a visitação à Toca, pelas autoridades presentes. A 14ª Toca do Coelho acon-tece até o dia 31, no Tenarião.

aNO 5 - Nº 231 - marÇO DE 20136

panorama_pg06.indd 1 28/03/2013 09:51:31

propriedade rural do interior de Crissiumal tem a implantação de Sistema de Irrigação

Aos poucos, o sistema de irrigação está dei-xando de ser rotulado como algo somente dos grandes produtores e passa a ser uma ferra-menta, ganhando espaço também nas peque-nas e médias propriedades.

Para atender as crescentes demandas gera-das pelo programa Mais Água, Mais Renda, a Emater/RS-Ascar está com uma equipe técni-ca formada por mais de 20 profissionais no Es-tado treinados e habilitados a elaborar e acom-panhar os projetos de irrigação. Cada regional possui dois profissionais trabalhando especifi-camente nesta área, e na região de Crissiumal são os engenheiros agrônomos Ademir Jose Wagner e Felipe Rodrigues Kinalski.

Assim, para atender uma demanda local, neste mês de março foi finalizada a instalação de um sistema de irrigação na propriedade de Lotário Ferreira, em Linha Concórdia, em área de pastagem perene. A equipe da Emater de Crissiumal elaborou o projeto e auxiliou na ins-talação dos equipamentos, sendo que o pro-dutor adquiriu o equipamento com a empresa Agriflora, de Ijuí, as valas para aterro dos canos foram realizadas pela empresa Escavação da Luz.

Feira Municipal do Peixe é aberta no município

A Associação Artística a Palavra do Século 21 (Alpas) esta com as inscrições aber-tas até o dia 30 de abril para o 18º Concurso de Contos, Crônicas e Poesias. Os textos vencedores farão parte da Coletânea Transparência, em Cruz Alta, e na Feira do Livro de Porto Alegre.

cruz altaContos, crônicas e poesias

Os peixes da feira são fritos em uma cozinha especial instalada na praça, aten-dendo as normas de vigilância sanitária

santo ângelo

crissiumal

A tradicional Feira do Peixe de Santo Ângelo foi aberta no dia 26 de março pela manhã, em solenidade realizada na praça Ricardo Leônidas Ribas. A pro-moção é da Associação dos Pro-dutores de Peixe de Santo Ân-gelo (Apropesa), contando com apoio das Secretarias Munici-pais da Agricultura e da Saúde, além do Departamento Munici-pal de Meio Ambiente (Demam).

“Neste ano, todo peixe in na-tura a ser comercializado na feira passou por um processo de inspeção e abate a cargo da Peixaria do Carlinhos, empresa credenciada para executar este trabalho, garantindo assim um produto de maior qualidade à

A Setrem, em parceria com empresas e outras institui-ções, promoveu um Dia de Campo de Culturas de Verão no dia 15, junto ao Campus da instituição. A atividade contou com a participação de 370 pessoas, vindas de diversos municípios da região. Estudan-tes dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária da Setrem também usufruíram da atividade para aperfeiçoar seus conhecimentos.

O evento teve início às 13h30 e estendeu-se até as 17h.

três de maioCulturas de Verão

No dia 26 de maio será re-alizado em Ajuricaba o 3º En-contro de Carros Antigos, em benefício à Apae do município. O evento acontece na praça central de Ajuricaba e terá início às 9h30. Entre a pro-gramação do evento estarão vários modelos que marcaram época, o Mercado das Pulgas, dentre outras atrações.

ajuricabaEncontro de Carros Antigos

A equipe da Emater de Crissiumal elaborou o projeto e auxiliou na instalação dos equipamentos

comunidade”, destaca o secre-tário da Agricultura, Vander da Rosa. O ato contou ainda com as presenças da prefeita em exercício, Nara Damião, diretor do Demam, José Ricardo Fer-reira, presidente da Apropesa, Jorge Peppe, chefe do escritó-rio da Emater, agrônomo Álvaro Rodrigues, e produtores.

Todo e qualquer peixe é frito em uma cozinha especial ins-talada na praça, atendendo as normas da vigilância sanitária. O evento deverá se prolongar até por volta das 13h da Sexta-feira Santa. Participam da feira um to-tal de sete produtores associa-dos da Apropesa, que congrega um quadro de 18 piscicultores.

ano 5 - nº 231 - marÇo De 2013 7

panorama_pg07.indd 1 28/03/2013 09:51:45

CAPS Novo Rumo comemora cinco anos em santa rosa

IJUÍ - Um evento realizado na tarde de 20 de março, marcou, oficialmente, a abertura do Abatedouro de Peixes no Distrito do Santana, em Ijuí. Autoridadades do setor estiveram presentes no encontro, e destacaram a importância deste momento, não ape-nas para a comunidade local, mas também para toda a região, que passa a ser beneficiada com um produto fiscalizado.

“Hoje, na verdade, é um ato simbólico que marca o retorno das atividades do Abatedouro, sinalizando que a gente conta com a liberação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental - RS (Fe-pam), para realizar esse processo, dentro das normas que são exigidas para que seja abatido o peixe e depois comercializado”, explica o presidente da Cooperativa Ijuí Peixes, responsável por administrar as atividades do local, Marcos José Megier.

Segundo ele, a liberação oficial para o funcionamento do Aba-tedouro arratava-se há anos, mas todos os esforços serão feitos para atender a demanda da comunidade em relação ao produto.

Para o prefeito Fioravante Ballin, apesar de tratar-se de um ato singelo, significa um passo muito grande para o município: “É a consolidação de uma política pública que foi muito batalhada por todos”, afirmou.

O Abatedouro de Peixe do Santana conta com câmara fria, ba-lança eletrônica, rede de despesca, e demais equipamentos.

Caps atende cerca de 200 usuários no município

No dia 20 de março, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Novo Rumo comemorou seu 5º aniversário. São cinco anos de trabalho realizado com pessoas que apresentam distúrbios men-tais graves. O serviço é disponibi-lizado em Santa Rosa, no bairro Cruzeiro, junto ao Centro Social Urbano, e faz parte da Fundação Municipal de Saúde.

O Caps atende cerca de 200 usuários e trabalha em articu-lação com atenção primária e rede de saúde mental do muni-cípio. Conta com diversos pro-fissionais, dentre eles médicos, psicólogos, assistente social, te-rapeuta ocupacional, técnicos de enfermagem, estagiários e servi-ços gerais.

O atendimento é feito de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

A Emater/RS-Ascar de Caibaté registra a cada ano aumento nos investimentos em criação de peixes no município. Em 2012, foram entregues 26.037 alevinos para mais de 100 agricultores. As ações de piscicultura envolveram a intermediação por parte da Emater junto à Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, de Ijuí, para aquisição men-sal de alevinos de diferentes espécies: carpas, trairão, jundiá e tilápia. Além disso, a equipe da Emater vem orientando os produtores sobre o repovoamento de rios, limpeza dos açudes e alimentação dos peixes.

Este ano já foram entregues 3,4 mil alevinos. Encomendas podem ser feitas até o dia 5 de abril, com a entrega prevista para o dia 10 de abril.

Produtores de Caibaté investem na criação de peixes

ABATEDOURO DE PEIXE VOLTA A FUNCIONAR NO MUNICÍPIO

Durante os meses de março e abril, serão realizadas atividades em comemoração ao 5º aniver-sário, como almoço festivo no Parque de Exposições com todos os usuários e o tradicional Festi-val da Canção Anacleto Antunes Ribeiro.

Estado libera mais de R$ 4 milhões para obras em escolas da região de Santa Rosa

SANTA ROSA - O coordenador da 17ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, engenheiro Fábio Fagundes, anunciou no dia 25 de março o recebimento de recur-sos para obras em escolas esta-duais da região na ordem de R$ 4,6 milhões.

Durante a semana passada, Fa-gundes esteve em Porto Alegre e confirmou o recebimento destes recursos que vão para a região e serão utilizados na confecção de mais 13 obras.

“Essas obras fazem parte de um programa de reestruturação das escolas estaduais. São obras já licitadas e com recursos em-penhados, que estão em fase de conclusão da parte de homologa-ção da licitação para assinatura de contrato. Estas obras deverão começar em pouco tempo. São recursos na ordem de R$ 4,6

milhões que vêm para a região e, destes, R$ 2,9 milhões são para Santa Rosa”, salienta o coordena-dor.

Este ano, de janeiro a março, foram entregues 13 obras em 10 municípios na região da 17ª

Recursos serão utilizados na confecção de mais 13 obras

Coordenadoria Regional de Obras Públicas, totalizando o valor de R$ 1,17 milhão.

Além destas obras entregues, existem mais 10 obras em anda-mento em oito municípios, que so-mam o valor de R$ 1,76 milhão.

O festival é muito comemorado pelos usuários do Caps, que rea-lizam apresentações de músicas ensaiadas durante a oficina de canto da instituição. Familiares, amigos e funcionários prestigiam o evento, que leva o nome de um falecido músico usuário do Caps.

Ao todo, 3,4 mil alevinos já foram entregues neste ano

REGIONAL

panorama_pg08.indd 1 28/03/2013 09:52:04

top related