introdução as teorias de jean piaget

Post on 06-Jun-2015

70.246 Views

Category:

Education

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Introdução as teorias de jean piaget.

TRANSCRIPT

Introdução as teorias de Jean Piaget

O desenvolvimento humano

O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que as distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Por mais que estudemos e nos esforcemos para compreender o comportamento humano e seu desenvolvimento, ele sempre reserva surpresas e imprevistos. A singularidade do ser humano, que foge a padrões pré-estabelecidos é que produz o avanço, o progresso e a mudança.

Apesar das diferenças e das incertezas que marcam o desenvolvimento humano, alguns pesquisadores estabeleceram fases de desenvolvimento, as quais obedecem a uma certa sequência, válida para todos.

Agora vamos conhecer um pouco sobre as teorias do estudioso Jean Piaget, que tenta nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos.

Estas teorias ficaram conhecidas como Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.

Piaget em suas teorias explica o desenvolvimento mental do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e da afetividade.

As teorias de Piaget afirmam que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos.

Piaget em sua teoria identifica quatro estágios de evolução mental de uma criança, em que cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio.

Fase 1: Sensório-motor (nascimento ao 18º mês de vida): a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.

Fase 2: Pré-operatório (18º mês aos 8 anos): a criança busca adquirir a habilidade verbal. Consegue nomear objetos e raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais.

Fase 3:Operatório concreto (8 aos 12 anos): a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos. Esse estágio é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos.

Fase 4: Operatório formal (12 e 15 anos): a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos. Inicia sua transição para o modo adulto de pensar, sendo capaz de pensar sobre ideias abstratas

A aprendizagem é um processo construído internamente.

A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito.

A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva.

Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.

A interação social favorece a aprendizagem.

Ideias de Piaget sobre a aprendizagem

Para Piaget os principais objetivos da educação são: formação de homens "criativos, inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia. Devemos lembrar que Piaget não propõe um método de ensino, mas, ao contrário, elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos.

Piaget não aponta respostas sobre o que e como ensinar, mas permite compreender como a criança e o adolescente aprendem, fornecendo um referencial para a identificação das possibilidades e limitações de crianças e adolescentes.

Bibliografia:-Lima, Lauro de Oliveira. Piaget para principiantes. 2. ed. São Paulo: Summus, 1980. 284 p. -Piaget, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. - Piletti, Nelson. Psicologia educacional – 2º ed. São Paulo: Ática, 1985. - Mussen, P.H.; Conger, J.J.; Kagan, J. Desenvolvimento e Personalidade da Criança – 4º ed. São Paulo: Harbra, 1974.

"A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa".Jean Piaget.

top related