aula drenos 3

Post on 02-Jul-2015

3.163 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

CARACTERÍSTICASCARACTERÍSTICAS

Retirar fluidos por aspiração;Retirar fluidos por aspiração; Diminuir edema e promover cicatrização;Diminuir edema e promover cicatrização; Elimina necessidade de uso de curativos Elimina necessidade de uso de curativos

compressivos;compressivos; Possibilidade de visualização da secreção Possibilidade de visualização da secreção

em drenagem;em drenagem; É um sistema de drenagem fechado.É um sistema de drenagem fechado.

DRENO DE TÓRAXDRENO DE TÓRAX

Proporciona um Proporciona um conduto para a conduto para a drenagem de ar, drenagem de ar, sangue e outros sangue e outros líquidos do espaço líquidos do espaço intrapleural ou intrapleural ou mediastinal e mediastinal e restabelecimento de restabelecimento de pressão negativa no pressão negativa no espaço intrapleural.espaço intrapleural.

DRENO TORÁCICODRENO TORÁCICO

O dreno torácico tubular multiperfurado é um O dreno torácico tubular multiperfurado é um tubo plástico macio , possui um filamento tubo plástico macio , possui um filamento radiopaco por toda a extensão, ponta radiopaco por toda a extensão, ponta arredondada atraumática com vários orifícios arredondada atraumática com vários orifícios laterais e extremidade chanfrada distal.laterais e extremidade chanfrada distal.

Cada dreno torácico tubular possui um diâmetro Cada dreno torácico tubular possui um diâmetro conforme a numeração em escala French, conforme a numeração em escala French, geralmente com calibre maior que 10 Fr até 38 geralmente com calibre maior que 10 Fr até 38 Fr, e comprimento de 40 a 50cm.Fr, e comprimento de 40 a 50cm.

DRENO TORÁCICODRENO TORÁCICO

A drenagem pleural fechada em selo A drenagem pleural fechada em selo d'água é o tratamento básico para a d'água é o tratamento básico para a remoção de gases ou líquido entre as remoção de gases ou líquido entre as pleuras, com o uso de um sistema coletor pleuras, com o uso de um sistema coletor de drenagem pleural.de drenagem pleural.

DRENO MEDIASTINALDRENO MEDIASTINAL

CUIDADOS COM DRENO DE CUIDADOS COM DRENO DE PORTOVAC E TÓRAXPORTOVAC E TÓRAX

Observar tipo, localização do dreno, como estão Observar tipo, localização do dreno, como estão fixados a pele, características do efluente fixados a pele, características do efluente drenado e tipo de cobertura existente na ferida.drenado e tipo de cobertura existente na ferida.

Aferir e anotar o volume do efluente drenado de Aferir e anotar o volume do efluente drenado de um ou mais drenos.um ou mais drenos.

Realizar curativo com técnica asséptica Realizar curativo com técnica asséptica diariamente e sempre que necessário.diariamente e sempre que necessário.

CUIDADOS DE CUIDADOS DE ENFERMAGEMENFERMAGEM

Observar acotovelamento na extensão do Observar acotovelamento na extensão do dreno.dreno.

Realizar limpeza da área peridreno com Realizar limpeza da área peridreno com SF0,9%.SF0,9%.

Clampar a extensão do dreno durante o Clampar a extensão do dreno durante o transporte do cliente e durante a troca do transporte do cliente e durante a troca do selo d´ água (dreno de tórax).selo d´ água (dreno de tórax).

Clampar a extensão do dreno quando for Clampar a extensão do dreno quando for desprezar seu conteúdo (portovac).desprezar seu conteúdo (portovac).

CUIDADOS DE CUIDADOS DE ENFERMAGEMENFERMAGEM

Observar a quantidade de soro utilizada para Observar a quantidade de soro utilizada para preencher o selo d´água do frasco coletor.preencher o selo d´água do frasco coletor.

Mensurar e anotar o débito do frasco coletor Mensurar e anotar o débito do frasco coletor subtraindo o volume do selo d´água.subtraindo o volume do selo d´água.

Manter o dreno sempre abaixo do local de Manter o dreno sempre abaixo do local de inserção.inserção.

Desclampar o dreno após o término da atividade Desclampar o dreno após o término da atividade realizada (transporte do cliente, troca do selo drealizada (transporte do cliente, troca do selo d´água,etc.)´água,etc.)

RELATÓRIO DE ENFERMAGEMRELATÓRIO DE ENFERMAGEMRealizar relatório de enfermagem contendo dados Realizar relatório de enfermagem contendo dados

referentes a:referentes a: Estado geral do cliente.Estado geral do cliente. Tipo do dreno.Tipo do dreno. Local de inserção do dreno (aspectos).Local de inserção do dreno (aspectos). Tipo de curativo e troca.Tipo de curativo e troca. Aspecto do efluente drenado.Aspecto do efluente drenado. Volume do efluente drenado.Volume do efluente drenado. Intercorrências.Intercorrências. Comunicar com o residente sobre o transporte Comunicar com o residente sobre o transporte

do cliente que estiver com dreno de tórax sob do cliente que estiver com dreno de tórax sob aspiração contínua.aspiração contínua.

SONDAS UTILIZADAS EM SONDAS UTILIZADAS EM UROLOGIAUROLOGIA

SONDA DE MALECOTSONDA DE MALECOT

SONDA DE TRÊS VIASSONDA DE TRÊS VIAS

CUIDADOS DE ENFERMAGEMCUIDADOS DE ENFERMAGEM

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA CESARETTI,I.U.R. Drenos Laminares e CESARETTI,I.U.R. Drenos Laminares e

Tubulares em Cirurgia Abdominal: Fundamentos Tubulares em Cirurgia Abdominal: Fundamentos Básicos e Assistência. Acta Paul. Enf., v.15,n.3, Básicos e Assistência. Acta Paul. Enf., v.15,n.3, jul/set.2002.jul/set.2002.

BRUNNER,SUDARTH. Tratado de Enfermagem BRUNNER,SUDARTH. Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica.Rio de Janeiro: Guanabara.10ª Médico Cirúrgica.Rio de Janeiro: Guanabara.10ª ed. 2008. ed. 2008.

HUTH,Margaret. Alexander: Cuidados de HUTH,Margaret. Alexander: Cuidados de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico.Rio de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico.Rio de Janeiro: Guanabara.10ª ed.1995.Janeiro: Guanabara.10ª ed.1995.

CREMA, Eduardo. Manual do Emprego de CREMA, Eduardo. Manual do Emprego de Cateteres,Drenos, Sondas e Bolsas de Cateteres,Drenos, Sondas e Bolsas de Colostomias. FMTM.Colostomias. FMTM.

top related