aula drenos 3

11
CARACTERÍSTICAS CARACTERÍSTICAS Retirar fluidos por aspiração; Retirar fluidos por aspiração; Diminuir edema e promover Diminuir edema e promover cicatrização; cicatrização; Elimina necessidade de uso de Elimina necessidade de uso de curativos compressivos; curativos compressivos; Possibilidade de visualização da Possibilidade de visualização da secreção em drenagem; secreção em drenagem; É um sistema de drenagem fechado. É um sistema de drenagem fechado.

Upload: locibeuy

Post on 02-Jul-2015

3.163 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula Drenos 3

CARACTERÍSTICASCARACTERÍSTICAS

Retirar fluidos por aspiração;Retirar fluidos por aspiração; Diminuir edema e promover cicatrização;Diminuir edema e promover cicatrização; Elimina necessidade de uso de curativos Elimina necessidade de uso de curativos

compressivos;compressivos; Possibilidade de visualização da secreção Possibilidade de visualização da secreção

em drenagem;em drenagem; É um sistema de drenagem fechado.É um sistema de drenagem fechado.

Page 2: Aula Drenos 3

DRENO DE TÓRAXDRENO DE TÓRAX

Proporciona um Proporciona um conduto para a conduto para a drenagem de ar, drenagem de ar, sangue e outros sangue e outros líquidos do espaço líquidos do espaço intrapleural ou intrapleural ou mediastinal e mediastinal e restabelecimento de restabelecimento de pressão negativa no pressão negativa no espaço intrapleural.espaço intrapleural.

Page 3: Aula Drenos 3

DRENO TORÁCICODRENO TORÁCICO

O dreno torácico tubular multiperfurado é um O dreno torácico tubular multiperfurado é um tubo plástico macio , possui um filamento tubo plástico macio , possui um filamento radiopaco por toda a extensão, ponta radiopaco por toda a extensão, ponta arredondada atraumática com vários orifícios arredondada atraumática com vários orifícios laterais e extremidade chanfrada distal.laterais e extremidade chanfrada distal.

Cada dreno torácico tubular possui um diâmetro Cada dreno torácico tubular possui um diâmetro conforme a numeração em escala French, conforme a numeração em escala French, geralmente com calibre maior que 10 Fr até 38 geralmente com calibre maior que 10 Fr até 38 Fr, e comprimento de 40 a 50cm.Fr, e comprimento de 40 a 50cm.

Page 4: Aula Drenos 3

DRENO TORÁCICODRENO TORÁCICO

A drenagem pleural fechada em selo A drenagem pleural fechada em selo d'água é o tratamento básico para a d'água é o tratamento básico para a remoção de gases ou líquido entre as remoção de gases ou líquido entre as pleuras, com o uso de um sistema coletor pleuras, com o uso de um sistema coletor de drenagem pleural.de drenagem pleural.

Page 5: Aula Drenos 3

DRENO MEDIASTINALDRENO MEDIASTINAL

Page 6: Aula Drenos 3

CUIDADOS COM DRENO DE CUIDADOS COM DRENO DE PORTOVAC E TÓRAXPORTOVAC E TÓRAX

Observar tipo, localização do dreno, como estão Observar tipo, localização do dreno, como estão fixados a pele, características do efluente fixados a pele, características do efluente drenado e tipo de cobertura existente na ferida.drenado e tipo de cobertura existente na ferida.

Aferir e anotar o volume do efluente drenado de Aferir e anotar o volume do efluente drenado de um ou mais drenos.um ou mais drenos.

Realizar curativo com técnica asséptica Realizar curativo com técnica asséptica diariamente e sempre que necessário.diariamente e sempre que necessário.

Page 7: Aula Drenos 3

CUIDADOS DE CUIDADOS DE ENFERMAGEMENFERMAGEM

Observar acotovelamento na extensão do Observar acotovelamento na extensão do dreno.dreno.

Realizar limpeza da área peridreno com Realizar limpeza da área peridreno com SF0,9%.SF0,9%.

Clampar a extensão do dreno durante o Clampar a extensão do dreno durante o transporte do cliente e durante a troca do transporte do cliente e durante a troca do selo d´ água (dreno de tórax).selo d´ água (dreno de tórax).

Clampar a extensão do dreno quando for Clampar a extensão do dreno quando for desprezar seu conteúdo (portovac).desprezar seu conteúdo (portovac).

Page 8: Aula Drenos 3

CUIDADOS DE CUIDADOS DE ENFERMAGEMENFERMAGEM

Observar a quantidade de soro utilizada para Observar a quantidade de soro utilizada para preencher o selo d´água do frasco coletor.preencher o selo d´água do frasco coletor.

Mensurar e anotar o débito do frasco coletor Mensurar e anotar o débito do frasco coletor subtraindo o volume do selo d´água.subtraindo o volume do selo d´água.

Manter o dreno sempre abaixo do local de Manter o dreno sempre abaixo do local de inserção.inserção.

Desclampar o dreno após o término da atividade Desclampar o dreno após o término da atividade realizada (transporte do cliente, troca do selo drealizada (transporte do cliente, troca do selo d´água,etc.)´água,etc.)

Page 9: Aula Drenos 3

RELATÓRIO DE ENFERMAGEMRELATÓRIO DE ENFERMAGEMRealizar relatório de enfermagem contendo dados Realizar relatório de enfermagem contendo dados

referentes a:referentes a: Estado geral do cliente.Estado geral do cliente. Tipo do dreno.Tipo do dreno. Local de inserção do dreno (aspectos).Local de inserção do dreno (aspectos). Tipo de curativo e troca.Tipo de curativo e troca. Aspecto do efluente drenado.Aspecto do efluente drenado. Volume do efluente drenado.Volume do efluente drenado. Intercorrências.Intercorrências. Comunicar com o residente sobre o transporte Comunicar com o residente sobre o transporte

do cliente que estiver com dreno de tórax sob do cliente que estiver com dreno de tórax sob aspiração contínua.aspiração contínua.

Page 10: Aula Drenos 3

SONDAS UTILIZADAS EM SONDAS UTILIZADAS EM UROLOGIAUROLOGIA

SONDA DE MALECOTSONDA DE MALECOT

SONDA DE TRÊS VIASSONDA DE TRÊS VIAS

CUIDADOS DE ENFERMAGEMCUIDADOS DE ENFERMAGEM

Page 11: Aula Drenos 3

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA CESARETTI,I.U.R. Drenos Laminares e CESARETTI,I.U.R. Drenos Laminares e

Tubulares em Cirurgia Abdominal: Fundamentos Tubulares em Cirurgia Abdominal: Fundamentos Básicos e Assistência. Acta Paul. Enf., v.15,n.3, Básicos e Assistência. Acta Paul. Enf., v.15,n.3, jul/set.2002.jul/set.2002.

BRUNNER,SUDARTH. Tratado de Enfermagem BRUNNER,SUDARTH. Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica.Rio de Janeiro: Guanabara.10ª Médico Cirúrgica.Rio de Janeiro: Guanabara.10ª ed. 2008. ed. 2008.

HUTH,Margaret. Alexander: Cuidados de HUTH,Margaret. Alexander: Cuidados de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico.Rio de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico.Rio de Janeiro: Guanabara.10ª ed.1995.Janeiro: Guanabara.10ª ed.1995.

CREMA, Eduardo. Manual do Emprego de CREMA, Eduardo. Manual do Emprego de Cateteres,Drenos, Sondas e Bolsas de Cateteres,Drenos, Sondas e Bolsas de Colostomias. FMTM.Colostomias. FMTM.