altos e baixos 7h 56% - p.download.uol.com.brp.download.uol.com.br/mtv/narua/jornal_260810.pdf ·...

16
São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2010 - edição nº 58 Venda $ proibida QUI 26 Touro Satisfação mín 14ºC máx 31ºC Canal 32 UHF www.mtv.com.br/narua [email protected] MáRIO ANGELO/FOLHAPRESS GUILHERME LARA CAMPOS/FOTOARENA/FOLHAPRESS LUCAS LIMA/MTV Altos e baixos Neste clima maluco, o paulistano precisa estar preparado para tudo: ontem a temperatura variou 15 graus e a umidade do ar oscilou entre 56% e 13%, o índice mais baixo do ano GERAL/PáG. 5 7h 56% 16ºC 15h 13% 31ºC 19h 22% 26ºC 500 mil estão fora do Enem Nada menos que 10% dos 5 milhões de estudantes que preencheram o formulário do exame do ensino médio não pagaram a taxa de inscrição GERAL/PáG. 4 Corinthians perde e deixa líder Flu abrir cinco pontos São Paulo não saiu do zero e Santos ganhou de virada; Palmeiras é hoje ARENA/PáG. 8 O político deu defeito? Então troca por outro! Pesquisador propõe uma espécie de recall para cargos públicos ZOOM/PáG. 2

Upload: trananh

Post on 17-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

o P

au

lo, q

uin

ta-f

eir

a, 2

6 d

e a

go

sto

de

20

10 -

ed

içã

o n

º 5

8

Venda

$proibida

QUI

26

Touro

Satisfação

mín 14ºC

céu claro

nuvens

nublado

encoberto

pancadas

tempestade

chuva

granizo

máx 31ºC

Ca

na

l 32

UH

Fw

ww

.mtv

.co

m.b

r/n

aru

am

tvn

aru

a@

mtv

bra

sil.c

om

.br

Mário Angelo/FolhAPreSS

guilherMe lArA CAMPoS/FotoArenA/FolhAPreSS

luCAS liMA/Mtv

Altos e baixosneste clima maluco, o paulistano precisa estar preparado para tudo: ontem a temperatura variou 15 graus e a umidade do ar oscilou entre 56% e 13%, o índice mais baixo do ano geral/pág. 5

7h56%16ºC

15h13%31ºC

19h

22%26ºC

500 mil estão fora do Enemnada menos que 10% dos 5 milhões de estudantes que preencheram o formulário do exame do ensino médio não pagaram a taxa de inscrição geral/pág. 4

Corinthians perde e deixa líder Flu abrir cinco pontosSão Paulo não saiu do zero e Santos ganhou de virada; Palmeiras é hoje arena/pág. 8

O político deu defeito? Então troca por outro!Pesquisador propõe uma espécie de recall para cargos públicos zoom/pág. 2

quinta-feira,26 de agosto de 2010zoom: recall político

o assunto do dia

2

eleições 2010

Pesquisador da USP sugere que o Brasil adote sistema de recall de representantes na ativa. Não funcionou? É só trocar

Põe, tira ou deixa o político ficar

Imagine um país onde, a cada período eleito-ral, os candidatos vão para o meio do povo, mos-tram maquetes de obras faraônicas, prometem erradicar os problemas que afligem a sociedade e levar desenvolvimento aos lugares mais longín-quos. Porém, logo depois de conquistarem votos, escondem-se atrás de uma cortina de assesso-res, empregam familiares e, quando aparecem envolvidos em escândalos, acionam uma fileira de advogados e correligionários para barrar as inves-tigações no Congresso. Ao eleitor, só resta lamen-tar. Diante do problema, um pesquisador da USP, o advogado Caio Márcio Ávila, indica uma solução: o recall para políticos. Não funcionou? Troca.

A ideia, já aplicada em alguns Estados norte-americanos, funciona de maneira simples. Caso estejam insatisfeitos com seu representante, os cidadãos recolhem uma quantidade estabelecida por lei de adesões por meio de um abaixo-assina-do e dão entrada a um pedido no Judiciário.

O político recebe a notificação de que será submetido a um procedimento de recall e fica es-

Casa nova, velho Problema

Reaberto após 17 meses, o Palácio do Planalto recebeu ontem inte-grantes do Greenpeace, que pro-testaram contra a falta de uso da energia solar na reforma do prédio

SIqUEIrA NAvES/MTv

Não é de graça que partidos grandes no Congresso deixam de ter candidato a presidente para apoiar governos. É vantajoso, em termos de cargos públicos. Quanto maior o apoio dado pelo partido, mais doce o orçamento dos cargos recebidos. Isso se chama “fisiologismo”. Na lógica do poder, é visto como uma necessidade.

Na última semana, a campanha presidencial trouxe uma discussão interessante. José Serra vem dizendo que não loteará o governo se ganhar. Só que um dos seus maiores apoiadores é o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB. “Ele denunciou o mensalão”, diz Serra. Sim – mas admitindo ter recebido, e abrindo a boca só depois que apareceram vídeos da propinagem nos Correios, órgão da cota do PTB no início do governo Lula. Com amigos assim, fica difícil cumprir a promessa.

Agora, de repente, ninguém mais loteia nada. A imprensa vem publicando as movimentações de bastidores do PMDB, mais volumoso partido do Congresso e habitado por caciques como o imortal José Sarney, para dividir cargos se Dilma Rousseff ganhar. Partes do PTB de Jefferson já vêm dando seu salve para sentar junto à mesa, mesmo apoiando o Serra. Mas todos negam. Michel Temer, candidato a vice de Dilma, diz que o PMDB não faz loteamento. Serra diz que não loteará. Eu acredito. Assim como acredito que as aparições dos deserdados do samba Dilma e Serra no Carnaval nordestino não eram campanha e que seis não é meia dúzia.

As necessidades fisiológicas

lUCAS lIMA/MTv

e você com isso?por marcelo soares

mais do mesmo

Nas eleições de outubro, cer-ca de 200 dos 420 deputa-dos que concorrem à ree-leição não devem garantir a vaga na Câmara dos Deputa-dos em 2011, segundo a pró-pria Câmara. Levantamento do Diap prevê que a renova-ção deve continuar alta, em torno dos 40%, mas tende a ser inferior à média de 50%.

tabelecido um prazo para que, se quiser, possa re-nunciar. “Em caso de permanência, marca-se uma consulta pública para decidir”, explica Ávila.

Para o procedimento entrar em vigor no Brasil, o advogado propõe a alteração do artigo 14 da Cons-tituição Federal, que prevê a realização de plebisci-tos e a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular que incluem o recall. A mudança, entretanto, precisa ser feita por deputados federais e senado-res, além de exigir sanção presidencial. “É bastante improvável que se torne realidade. Os políticos não vão votar algo que os prejudique, assim como não aprovam a reforma eleitoral”, diz rodolfo Teixeira, professor da UnB. pedro marcondes de moura

Caça e caçador

o stf vai recolher sugestões para acabar com a lentidão nos julgamentos de cassação de mandatos, que podem passar a fazer parte do anteprojeto de reforma do código eleitoral. em são paulo, a consulta pública é no dia 5/11.

oportuno_A Câmara Munici-pal de São Paulo aprovou ontem um projeto de decreto legislativo que concede à candidata do PT à Presi-dência, Dilma Rousseff, o título de cidadã paulistana.

ABr

3geralquinta-feira,26 de agosto de 2010

[email protected] • editada por andressa rovani notícias sérias sem dar sono

Prefeitura vai trocar cem lâmpadas alaranjadas por outras que realçam a arquitetura da região

Noites brancas no Centro de SP

O alaranjado característico da paisagem noturna do Centro de São Paulo começa a perder espaço. Até o próximo fim de semana, o Ilume (De-partamento de Iluminação Pública) concluirá a troca de cem lâmpadas de vapor de sódio (de cor laranja) por outras de vapor metálico (brancas). A mudança já é visível no Viaduto do Chá. Os postes de luz da rua Xavier de Toledo, ao lado do Teatro Municipal, e da praça Ramos de Azevedo também terão as lâmpadas alteradas. A troca

está sendo bancada pela empresa Li-temam e, segundo o Ilume, poderá ser estendida para outros pontos do Cen-tro, caso sejam aprovadas em testes.

A mudança tem como objetivo real-çar a arquitetura do entorno, como a do Teatro Municipal, cuja restauração será entregue nos próximos meses, já que a luz branca reproduz as cores dos prédios e dos monumentos com mais fidelidade. A região conta atual-mente com 1.569 postes ornamentais e 2.800 lâmpadas.

LuCAS LIMA/MTV

Luminárias do Viaduto do Chá receberam novas lâmpadas; trocas devem acabar no fim de semana

lucas lima/mtv

4 geral quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cerca de 500 mil alunos fizeram a inscrição do exame, mas não vão fazer a prova; outros 300 pagaram, mas podem ficar de fora

500 mil dizem: ‘Tô Enem aí!’

Preencher todo o formulário do Enem (Exame Nacional do Ensino médio) e, na hora de pagar o boleto, desistir de fazer a prova pode parecer coisa de louco, mas foi isso o que aconteceu com cerca de 500 mil estudantes neste ano. segundo o inep (instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educa-cionais anísio teixeira), que é vinculado ao ministé-rio da Educação, cerca de 5,1 milhões de estudan-tes se inscreveram para realizar o exame, mais 10% deles não não farão a prova deste ano.

Para angela soligo, professora da Faculdade de Educação da unicamp, o índice de desistência é considerado alto. “O vazamento de informações no site do inep também contribuiu para o aban-dono da prova, pois repercutiu mal. isso faz com que o Enem perca credibilidade para muitos es-tudantes”, diz. Entre os motivos que podem ter levado candidatos a desistir do Enem estão, se-gundo soligo, esquecimento, dúvidas em relação ao futuro acadêmico e o não uso da nota por usP e unicamp, entre outros. Para o inep, o número é considerado normal.

Parte desses estudantes, porém, consta da lis-

ta de desistentes, mas luta para fazer o exame. um problema com a identificação dos boletos de paga-mento fez com que 297 alunos oriundos de escolas particulares que pagaram a inscrição não tenham recebido até agora a confirmação de que farão a prova – ao contrário dos demais. segundo o inep, o problema foi identificado quando começou a receber boletos sem a identificação do cPF do aluno. É o caso de aline dos santos, que aguarda até hoje a resposta sobre sua participação na prova (leia mais abaixo).

O inep deu apenas quatro dias para que os alu-nos nesta situação pudessem enviar o comprovan-te de pagamento. O prazo acabou no dia 6 de agos-to. segundo o instituto, quem pagou e não consta como inscrito deve entrar em contato pelo telefone 0800-616161 ou pelo site www.enem.inep.gov.br, na área de atendimento ao cidadão.

Para o advogado Edson cosac Bortolai, um erro desse tipo não pode prejudicar o estudante: “Ele deve entrar com uma ação para garantir seu direi-to de fazer a prova”. segundo Bortolai, decisões desse tipo saem, em geral, no máximo em uma semana e meia. Julia couto

Há dias a imprensa vem noticiando problemas com a realização do Enem. Problemas esses que vêm afetando de forma drástica a imagem desse importante instrumento de avaliação do ensino médio brasileiro – que, diga-se de passagem, anda com desempenho muito ruim e que coloca o Brasil em um dos últimos lugares, quando comparado com outros países, inclusive aqueles com desenvolvimento econômico bem abaixo do brasileiro.

Entendo que boa parte dos problemas enfrentados pelo Ministério da Educação decorre da amplitude que ganhou a realização do Enem, que tem se desviado de seus objetivos iniciais. Ou seja, esse tipo de avaliação, quando instituída no ano de 1998, como uma decorrência do estabelecido pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), não foi pensado para se transformar em vestibular, como vem ocorrendo atualmente. Consequentemente, dado o aumento explosivo no número de inscritos, gerou problemas de logística que o MEC não conseguiu dimensionar corretamente.

Entendo que a saída está em conduzir esse tipo de avaliação aos seus propósitos iniciais, que sempre foram o de fornecer elementos para que se possam introduzir medidas que conduzam à melhoria do ensino médio como um todo. Com esses propósitos, poderia muito bem ser até uma avaliação feita por amostragem. Vestibular e processos seletivos para ingresso no ensino superior devem ficar a cargo das instituições de ensino superior, e não sob a responsabilidade do Ministério da Educação, uma vez que o seu papel não é dessa natureza.

João Cardoso Palma Filho é professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e membro do Conselho Estadual de Educação

O Enem perdeu sua função inicial

Artigopor João cardoso palma filho

pendência

Aline diz ter pago o boleto do Enem no dia correto. Porém, continua como “pendente” no sis-tema do Inep. Ali-ne quer prestar engenharia elétri-ca este ano e duas das universidades que deseja (UFSCar e Federal do ABC) utilizam o Enem como prova única. “Sem o Enem, será como perder um ano da minha vida.” Aline afirma que tentou falar com o Inep várias vezes nas últimas sema-nas. “E enviei dois faxes com o com-provante, mas con-tinuo como irregu-lar”, afirma.

lalO dE almEida/FOlhaPrEss

5geralQuinta-feira, 26 de agosto de 2010

Máxima atingiu 31,7ºC ontem, e umidade despencou para 13%

Além de enfrentar um dos dias com a pior condi-ção atmosférica do ano, o paulistano encarou ontem temperaturas dignas do verão. A máxima, registrada às 15h pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteoro-logia) no Mirante de Santana, zona norte, chegou a 31,7ºC, a mais alta na capital desde 24 de março – e a segunda máxima consecutiva do inverno. Já a umi-dade do ar chegou a índices que recolocaram a cida-de em estado de atenção: às 15h, a taxa foi de 13%. A secura desfavoreceu a dispersão de poluentes. As-sim, cinco das 20 estações que medem a qualidade do ar na Região Metropolitana registraram às 16h condições atmosféricas consideradas más pela Ce-tesb (Companhia Ambiental do Estado de São Pau-lo). As variações climáticas foram grandes: às 7h, a umidade era de 56%, e a temperatura, de 15,9ºC (a máxima e a mínima do dia, respectivamente).

Calor é o maior em 5 meses

Sem chuva à viSta

A previsão para os próxi-mos dias é de tempo ex-tremamente seco e com temperaturas altas na capital. Para hoje, a máxi-ma é de 31ºC. “A umidade deve atingir os menores índices à tarde”, afirma o meteorologista André Ma-deira, da Climatempo. Não há previsão de chuva ao menos até o dia 4 de se-tembro em São Paulo.

DANIElA SouzA/FolhAPRESS

6 geral quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pesquisa revela que 10,9% da população da Grande São Paulo sofre da doença; apenas 1 em cada 4 deles procura tratamento

Depressão afeta1 a cada 10 em SP

Um em cada dez – ou 10,9% – moradores da Região Metropolitana de São Paulo sofre de de-pressão, o que equivale a mais de 2,16 milhões de pessoas. É o que indica a pesquisa “São Paulo Megacity”, realizada pela Faculdade de Medicina da USP entre 2005 e 2007. O estudo foi a parte brasileira da pesquisa “Levantamento Mundial de Saúde Mental”, coordenada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e que faz referência a pessoas que tiveram ao menos um episódio da doença no ano anterior à entrevista. Segundo a pesquisa, a Grande São Paulo possui a maior taxa de depres-são em um grupo de 17 regiões analisadas em todo o mundo. No total, os cientistas abordaram 89 mil indivíduos. “O número de pessoas que sofrem de depressão em São Paulo me surpreendeu”, conta a psiquiatra Laura Helena Guerra de Andrade, co-ordenadora da pesquisa. Ao contrário do que se acreditava, a doença está menos presente nos idosos. As faixas etárias entre 18 e 49 anos são as que têm proporcionalmente o maior número de depressivos (veja ao lado).

Outro dado que despertou a atenção dos pes-quisadores é que apenas 25% dos deprimidos em São Paulo procuram auxílio de especialistas. O psi-quiatra Geraldo Possendoro, da Unifesp, explica que a sociedade, principalmente com os homens, tem um preconceito quanto à depressão. Mas aler-ta: “Entre 10% a 15% dos pacientes que não procu-ram ajuda tentam suicídio”. pedro marcondes de moura

Alerta às autoridades

para a psiquiatra Laura Helena guerra de andrade, o fato de a região metropolitana de são paulo concentrar proporcionalmente o maior número de deprimidos entre 17 países analisados deve despertar a atenção das autoridades brasileiras para o tema. “queremos que, com base nos dados pesquisados, sejam formuladas políticas públicas mais efetivas para o atendimento na área de saúde mental”, afirma andrade.

Dados da OMS (Orga-nização Mundial de Saúde) apontam que o mundo deverá enfren-tar uma epidemia de casos de depressão até 2030. Ela deve se tornar a doença mais presente na popula-ção. Atualmente, 340 milhões de pessoas so-frem com o mal.

iNFOGRáFicO FAbiO OtUbO/Mtv SObRE FOtO FOLHAPRESS

18 a 34 anos

sofrem de depressão (índices por faixa etária)

principais sintomas

35 a 49 anos

50 a 65 anos

mais de 65 anos

média da popuLação

DePreSSão na granDe São PauloRegião lidera ranking de pesquisa internacional

10,4%

11,9%

9,1%

3,9%

10,9%

• Perda de energia ou interesse

• Humor deprimido e facilmente irritável

• Dificuldade de concentração

• Alterações no apetite e no sono

• Lentidão das atividades físicas e mentais

• Sentimento de pesar ou fracasso

Caminhão passa a levar multa a partir do dia 2

Chegando de barriga

Um avião com capacidade para 50 pessoas derrapou on-tem na pista quando tentava pousar no aeroporto em Vitó-ria da Conquista, Bahia. Duas pessoas ficaram feridas

FOLHAPRESS

A partir da quinta-feira da próxima semana, ca-minhões que circularem em dias úteis pela Margi-nal Pinheiros e pelas avenidas Jornalista Roberto Marinho e bandeirantes entre 5h e 21h correrão o risco de serem multados em R$ 85,12. Aos sá-bados, a restrição será das 10h às 14h. A medida, anunciada no fim de julho pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), já vigora em caráter educativo (sem fiscalização) desde o dia 2.

A data para o começo da fiscalização foi publi-cada ontem no Diário Oficial. A prefeitura informou que decidiu estender a proibição para a avenida Afonso D’escrangnolle taunay, continuação da bandeirantes, e restringir a circulação também aos sábados nessas vias. Na Marginal Pinheiros, caminhões estão vetados entre as pontes Jagua-ré e Morumbi. A fiscalização será feita por 2.450 marronzinhos e oito radares.

MULTA_Uma blitz da Cetesb autuou 1.200 caminhões por exces-so de poluição no Es-tado de São Paulo.

Um prédio da Aclima-ção, zona sul de São Paulo, sofreu ontem um arrastão. cerca de dez homens participa-ram da ação, e ao me-nos seis apartamentos foram invadidos. Eles levaram joias e cinco carros de moradores.

Prédio sofre arrastão na aclimação

7geralquinta-feira, 25 de agosto de 2010

Miniatura - Cientistas anunciaram ontem a descoberta de uma nova espécie de rã na Indonésia. A Microhyla nepenthicola é a me-nor já descrita.

Depois que um juiz federal dos EUA decidiu suspender as pesquisas com células-tronco embrionárias, financiadas pelo Tesouro Nacional do país, o Ministério da Justiça infor-mou que vai recorrer, ainda esta se-mana, da medida judicial. Segundo um porta-voz da Casa Branca, o pre-sidente Obama disse que se trata de uma pesquisa muito importante, que permitirá salvar muitas vidas. Desde 2009, o governo tenta alterar a le-gislação imposta pelo antecessor, George W. Bush, que veta o investi-mento nesse tipo de pesquisas.

Células-tronco são pepino para Obama

Dieta_A equipe de resgate dos mineiros presos há 21 dias no Chile anunciou que os trabalhadores terão que fazer uma dieta para passar pelo túnel.

MeDo_A companhia chinesa Henan Airli-nes decidiu suspender o uso de três de seus quatro aviões Embraer E-190, mesmo modelo do avião que caiu ter-ça-feira na China.

espaço_A Nasa divulgou ima-gens que ilustram a colisão entre dois planetas. A agência descobriu rastros destes fenômenos, que po-dem acontecer em vários pontos da história do Universo. Segundo a Nasa, o choque é comum em siste-mas com estrelas irmãs.

Tomate neles!O tradicional festival “La Tomatina” foi realizado ontem na cidade de

Buñol, na Espanha. A festa acontece anualmente e atrai milhares de

pessoas atraídas pelo prazer de jogar tomate umas nas outras

ReDe_Segundo uma pesquisa da empresa comScore, o Brasil é o 5º país com maior nú-mero de acessos às redes sociais na Inter-net em todo o mundo. Aqui, estes sites tive-ram cerca de 35,2 mi-lhões de acessos ape-nas no mês de julho.

rEUTErS

DIvUlGAçãO/NASA

rEUTErS

PELO mundO

Violência - O Iraque so-freu ontem a primeira grande onda de violên-cia após a diminuição das tropas americanas para menos de 50 mil soldados. Uma série de ataques matou 53 pes-soas e deixou outros 191 feridos.

Vulcão - O início de uma erupção no vulcão Ga-leras, no sul da Colôm-bia, fez as autoridades declararem alerta má-ximo na região e deter-minassem a evacuação de cerca de 2 mil pes-soas que vivem na área.

Sombra - Um edifício será construído perto do Empire State Buil-ding. A nova constru-ção fará sombra no prédio símbolo da ci-dade.

Uma chacina no México matou 72 pessoas, en-tre as quais quatro brasileiros, segundo o Itama-raty. Os corpos foram encontrados na segunda-feira em uma fazenda no Estado de Tamaulipas, nordeste do México, quando um homem ferido a balas – que seria um sobrevivente do crime – pro-curou apoio médico e relatou a história à polícia. Segundo ele, o grupo viajava para os Estados Uni-dos quando foi surpreendido por bandidos. Ele disse que os estrangeiros foram sequestrados por criminosos ao chegar à fronteira americana. Em entrevista coletiva, autoridades mexicanas afirmaram que todas as vítimas eram imigrantes que tentavam entrar, ilegalmente, nos EUA.

Chacina no México mata brasileiros

fogo cRuzaDo

Nos últimos me-ses, várias valas comuns foram en-contradas no nor-deste do México. Em junho, 55 cor-pos foram localiza-dos em uma mina abandonada na mesma região. O Estado de Tamauli-pas é palco de dis-putas entre gru-pos paramilitares e cartéis de narco-traficantes.

2,5pessoas

É a média diária de doado-res de órgãos registrada no Estado de São Paulo

0,54%queda

Foi o recuo da Bovespa ontem, na quinta baixa seguida do índice

15,1%crescimento

É o avanço do mercado de TV paga no Brasil no ano

gueRRa_Para con-correr com o Skype, o Gmail terá uma fer-ramenta que permiti-rá aos usuários fazer ligações telefônicas, conversas com voz e video conferências.

8arenaesporte sem lenga-lenga editada por guilherme costa • [email protected]

Imagens da rodadaserra tricolorO Fluminense foi ao Serra Dourada e afundou o Goiás ainda mais na zona do rebaixamento. O tricolor carioca aplicou 3 a 0 no time do decadente Leão e manteve a liderança do Brasileirão. O Flu completou 13 jogos de invencibilidade.

meninos do g4Depois do “fico” de Neymar, parece que o Santos entrou de vez no campeonato. Ontem, os Meninos da Vila, agora sem Robinho e Wesley, venceram o Grêmio, que agoniza na parte de baixo da tabela, de virada, e chegaram ao G4. Neymar bateu dois pênaltis, mas só converteu um. Rodriguinho marcou o outro.

Corinthians perde para o Cruzeiro e vê o Flu novamente abrir vantagem na liderança do Brasileiro; time perdeu outro pênalti

Disputando palmo a palmo a liderança do Bra-sileirão com o Fluminense, o Corinthians deu um vacilo que pode custar caro lá na frente. Enquanto os cariocas venceram o Goiás fora de casa, o alvi-negro foi derrotado para o Cruzeiro e viu o tricolor novamente abrir boa vantagem na dianteira. A di-ferença entre as equipes que brigam no pelotão da frente volta a ser de cinco pontos.

O que mais doeu nos corintianos é que o time não jogou mal. Levou um gol logo no início do jogo, mas teve uma grande chance de empatar dois mi-nutos depois. Por ironia do destino, o artilheiro do campeonato e destaque da equipe, Bruno César, bateu bisonhamente a penalidade, defendida por Fábio. O restante do jogo foi uma pressão só, mas o ataque do Corinthians ficou no quase. O Flumi-nense agradeceu.

Vacilo dolorido PG V GP SG1 Fluminense 36 11 28 17

2 Corinthians 31 9 27 10

3 Botafogo 27 7 27 10

4 Santos 24 7 25 4

5 Internacional 24 7 21 2

6 Cruzeiro 24 6 17 3

7 Ceará 24 6 123

8 Avaí 22 6 25 1

9 Vasco 22 5 16 -1

10 Atlético-PR 20 6 19 -7

11 Flamengo 20 5 13 1

12 Vitória 20 5 19 0

13 Palmeiras 20 4 16 2

14 Guarani 19 4 17 -3

15 São Paulo 18 4 18 -2

16 Prudente 15 4 17 -3

17 Grêmio 15 3 19 -4

18 Atlético-MG 13 4 17 -11

19 Goiás 13 3 14 -13

20 Atlético-GO 10 2 12 -9

classificação

AGiF/FOLhAPrEss

AGiF/FOLhAPrEss

ErnAnDO GOmEs/FOLhAPrEss

O tricolor sentiu novamente na pele o que é estar em crise. Contra o Vasco, no morumbi, o time não saiu de um chato 0 a 0 e segue se debatendo próximo à zona da dego-la. no dia em que foi acusado pelos dois grandes de minas por assédio aos técnicos Cuca e Luxemburgo, respectivamente de Cruzeiro e Atlé-tico-mG, o são Paulo voltou a ser uma equipe anêmica e completou mais uma rodada sem vitória. hoje, o aprendiz de técnico, sérgio Baresi, deve deixar o cargo.

São Paulo segue em sua agonia

riCArDO nOGuEirA/FOLhAPrEss

Mano de amigo

Questionado quanto à má forma física e ao seu retorno aos gramados, Ronaldo ganhou ontem o apoio do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. O treinador disse, em entrevista à Band, que acredita na volta do Fenômeno. “Com todo o esforço que ele está tendo agora, Ronaldo terá capacidade de jogar com a mesma capacidade de definição”, disse Mano.

1X0 cRuzeiRO: Fábio,Edcarlos,GileCláudioCaçapa;Jonathan,MarquinhosParaná,Henrique,Montillo(Ro-ger)eEverton(Pablo);WellingtonPaulistaeRobert(Wallyson).cORiNthiaNS: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Paulo AndréeRobertoCarlos (Paulinho);Ralf, Jucilei,EliaseBrunoCésar(William Morais); Jorge Henrique e Iarley (Souza). GOL: Mon-tillo,aosdoisminutosdoprimeirotempo.

9quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Palmeiras completa 96 anos e aposta no técnico e no novo estádio para reviver seus tempos de glória

Felipão e Arena viram ‘fonte da juventude’ verde

A festa de gala foi na segunda-fei-ra, com toda a italianada reunida em um bufê na capital, mas é hoje que o palmeirense vai comemorar os 96 anos de existência do seu clube de coração. O parabéns será cantado no Pacaembu, onde a equipe enfren-ta o Atlético-GO pelo Brasileirão.

Ao contrário do rival Corinthians, que faz 100 anos na próxima semana e promete uma baita festa, o alviver-de não terá nenhuma comemoração especial. No entanto, a esperança de dias melhores já tem dois nomes: Luiz Felipe Scolari e Arena Palestra Itália.

O primeiro já está com a mão na massa. Ao lado dos ídolos Valdivia e Kléber, Felipão chegou há pouco tempo, vem tendo muito trabalho para arrumar o time, mas, aos pou-cos, vem resgatando o espírito ven-

cedor de um gigante do futebol bra-sileiro que anda meio adormecido.

A outra aposta é na modernização do Palestra Itália. Faltam poucos de-talhes para tirar o projeto do papel, e a concretização do sonho promete elevar novamente o alviverde ao pa-tamar dos maiores clubes do mun-do. Se tudo der certo, a festa dos 97 anos promete ser bem melhor.

Ronaldinho cheio de moRAl

Milan e Barcelona disputaram ontem um amistoso valendo o Troféu Joan Gamper, e o time espanhol levou a melhor nos pênaltis, após empate em 1 a 1. Mas o troféu foi entregue pelo capitão do Barça, Puyol, para Ronal-dinho Gaúcho, que não jogou nada, mas mostrou que virou rei na Espanha

A seleção foi surpreen-dida pelas japonesas na primeira partida da fase final do Grand Prix, na China. O time japonês venceu por 3 sets a 2, com parciais de 13/25, 25/23, 18/25, 25/22 e 15/13. Hoje o Brasil pega a Polônia.

Brasil escorrega no sushi e perde no vôlei feminino

tem coisa aí_Um médico que trabalhou na seleção francesa entre 1993 e 2008 disse ao jornal “Le Pa-risien” que alguns jogadores do time campeão mundial de 98 “apresenta-vam análises de sangue suspeitas”. O médico, no entanto, não cita quais jogadores estariam na lista.

gregos loucos_Um grupo de torcedores do Panionios destruiu o estádio do próprio time para evitar que o rival AEK Atenas jogasse lá. Os vândalos danificaram o gramado, derrubaram as traves e queimaram um banco de reservas, o que provo-cou a mudança do jogo entre o AEK e o Dundee United, pela Liga Europa.

X palmeiras: Marcos; Vitor, Da-nilo, Maurício Ramos e Fabrício; Edinho, Pier-re, Tinga e Rivaldo (Valdivia); Tadeu e Luan. T: Luiz Felipe Scolari. aTléTico-go: Márcio; Vic-tor Ferraz, Jairo, Welton Felipe e Thiago Feltri; Pituca, Ramalho, William, Elias e Robston; Rodrigo Tiuí. T: Renê Simões. esTádio do pa-caembu, às 21h. árbiTro: Evandro Rogério Roman.

albert gea/reuters

AGIF/FOLHAPreSS

Felipão foi absolvido

ontem no STJD após ter

sido expulso no jogo

contra o Atlético-PR,

há duas semanas

PeDrO UGArTe/AFP

KOSTAS BALTAS/reUTerS

DIVULGAçãO/FIVB

Ficou pequeno para Paula no jogo de ontem

Com o diretor Cacá Diegues no papel de produtor, chega amanhã aos cinemas de SP o longa “5 X Favela – Agora por Nós Mesmos”

Dá-lhe favelaEm 1961, Cacá Diegues fez parte de um grupo de

cinco jovens universitários que resolveram fazer um filme que tivesse a favela como tema. Assim nasceu um longa – que na verdade era dividido em cinco episódios diferentes – batizado como “Cinco Vezes Favela”. Em 2010, 49 anos depois, o mesmo Diegues está por trás de “5 X Favela – Agora Por Nós Mes-mos”, resultado de uma iniciativa dele, que viabilizou um novo filme nos mesmos moldes, mas com epi-sódios dirigidos pelos próprios moradores dos mor-ros. E a experiência foi bem-sucedida. A produção foi exibida em Cannes, venceu o Festival de Paulínia e estreia amanhã nos cinemas. Conversamos com Diegues sobre a produção. douglas vieira

Por que resolveu retomar a experiência do “Cinco vezes Favela” sob outro ponto de vista?Nos anos 90 eu tive contato com diversas ONGs que trabalham na favela e descobri uma geração que começava a fazer filmes com mini-DV, celu-lar... Eu comecei a dar aulas nesses lugares e, há quatro anos, tive a ideia. Peguei a Renata, minha mulher e minha sócia, e começamos a realizar.

e você encontrou muitas dificuldades?Foi muito fácil. Eles são muito sérios, muito em-penhados, corretos e disciplinados. Fizeram esse filme com a alma. São meninos que não tiveram

uma educação privilegiada, mas são cinéfilos, estudaram cinema nesses cursos que existem hoje, em organizações como a Cufa, Nós do Mor-ro, Observatório de Favelas...

Mudou algo em sua forma de fazer cinema?Me rejuvenesceu muito. Você também aprende com eles. São novos modos de ver o cinema. É uma grande contribuição ao cinema brasileiro.

e você vê esses diretores com potencial para vingar na indústria cinematográfica?Já estão vingando. Tem vários deles que estão trabalhando em outras produções. E não são só diretores. Também fizemos oficinas técnicas e mais de 600 pessoas se inscreveram. Seleciona-mos 240 e quase 100 trabalharam no “5 X Favela”.

você mesmo já tem outro projeto com eles, so-bre as uPPs (unidades de Policiamento Pacifi-cadoras. Como vai ser?Eu considero o projeto das UPPs a coisa mais impor-tante em termos sociais e de segurança pública na história do Rio de Janeiro. Será uma série de quatro programas, com meia hora cada, que serão exibidos na TV paga até o fim do ano. Mas não será um do-cumentario chapa-branca, só para elogiar a UPP. Vai mostrar também os riscos, apontar direções...

O ator mirim Juan Paiva, em cena do episódio “Arroz com Feijão”, de “5 X Favela – Agora por Nós Mesmos”

10almanaquepapo sem cabeça editada Por douglas vieira • [email protected]

As atrizes Anna Paquin e kriSteN bell (foto) de-vem fazer pontas no lon-ga “Pânico 4”, sequência da franquia de terror que fez grande sucesso em meados dos anos 90. O novo longa será dirigido por Wes Craven, pai do Fred krueger.

A atriz liNDSAy lOhAN foi liberada da clínica de reabili-tação onde cumpria parte de sua pena. Mas terá de fazer testes regulares para detec-tar uso de álcool e drogas.

James Cameron cedeu ima-gens de “AvAtAr” para uma campanha de conscientiza-ção ambiental, que será de-senvolvida pela Nasa.

expresso

ROBYN BECK/AFP

MIGUEL MEDINA/AFP

oscar_A Academia de Cinema de hollywood anunciou quatro ho-menageados para a edição 2011 do Oscar. Os dois principais nomes são os diretores Francis Ford Coppola e Jean-luc Godard (foto). Além deles, também receberão homenagens especiais o ator eli Wallach e o his-toriador kevin brownlow.

DIVULGAçãO

11quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Em show conduzido pelas vozes femininas, ex-guitarrista do Ira! retoma sua trajetória solo

“Resolvi declarar meu amor pela voz feminina”, explica Edgard Scan-durra sobre seu novo show, que es-treia esta noite no Comitê Club. Para a apresentação, ele convidou algu-mas amigas vocalistas que já grava-ram com ele. O repertório reúne mú-sicas de seu clássico solo “Amigos Invisíveis” (1989), de seu alter ego eletrônico Benzina e algumas de sua ex-banda, o Ira!. Na ocasião, o artis-ta aproveita para dar uma prévia do

que será seu primeiro DVD solo, que sai também em CD no dia 15.

Participaram da gravação, em 2009, nomes como Jorge Du Peixe, Zelia Duncan, Guilherme Arantes e Fernanda Takai. Entre projetos futu-ros, Scandurra adianta uma parceria com Arnaldo Antunes: “É para o final do ano. Será algo minimalista, com poucos instrumentos”. eduardo ribeiro

Comitê Club (r. Augusta, 609, Bela Vis-ta, tel. 3237-3068). Hoje, à 0h. R$ 30.

Scandurra e as mulheres

DIVulGAçãO

Guitarrista do Rolling Stones, Ron Wood lan-ça em 27 de setembro seu novo trabalho. O álbum sai pela Eagle Records e foi batizado de “I Feel like Playing”.

Trata-se de uma ex-periência coletiva. En-tre os convidados que Ronnie levou ao estú-

dio estão nomes como Eddie Vedder (Pearl Jam), Slash (Velvet Re-volver), Flea (Red Hot Chilli Peppers), o te-cladista Ian Mclagan (que integrou o The Fa-ces ao lado de Wood) e os cantores Kris Kris-tofferson e o soulman Bobby Womack.

Integrante dos Stones lança CD com parcerias

emmy 2010_O chamado Oscar da TV acontece neste domingo, dia 29, e os preparativos já começaram em Los Angeles. Apresentada pelo comediante Jimmy Fallon, a cerimô-nia tem como principais concorren-tes as séries “Lost” e “Mad Men”.

MARTIN OESER/AFP

longe do cinema desde “Batman Be-gins” (2008), Katie Holmes se dedi-cou à Broadway e interpretou Jackie Kennedy Onassis na série “The Ken-nedys”, do History Channel. Agora, ela voltará a atuar num longa, a co-média “Jack and Jill”, de Dennis Du-gan, com Adam Sandler e Al Pacino.

Katie Holmes de volta às telonas

AxEl SCHIMIDT/AFP

12 almanaque quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Livrarias recebem três boas publicações com histórias sobre ícones de vários gêneros musicais

A sempre grande leva de publica-ções que chega com a Bienal do Li-vro, encerrada no último domingo, trouxe boas opções para ler com acompanhamento sonoro. Dois dos que indicamos aqui têm suas pági-nas voltadas para os amantes do bom, velho e agressivo rock’n’roll: “Mick Jagger e os Rolling Stones”

e “O Livro dos Mortos do Rock: Re-velações Sobre a Vida e a Morte de Sete Lendas do Rock’n’roll”.

Já nosso outro destaque, “Pops – A Vida de Louis Armstrong”, per-corre a vida de uma estrela do jazz que deixou para trás uma infância pobre e tornou-se influência para artistas de diferentes estilos.

Para ler com o som ligado

rouco e poderosoUm estilo único, aliado a um vozeirão poderoso e um trompete cheio de suíngue e alma. Essas características fizeram de Louis Armstrong uma das personalidades mais importantes da música norte-americana. Nesse livro, Terry Teachout teve em mãos algo que nenhum outro biógrafo teve: fitas que o próprio Armstrong gravou sobre sua vida

Título: “Pops – A vida de Louis Armstrong”Editora: LaroussePáginas: 512Preço: R$ 70

assunto para mesa de barDavid Comfort reúne mistérios sobre a vida e a morte de Elvis Presley, John Lennon, Janis Joplin, Jim Morrison, Jimi Hendrix, Kurt Cobain e Jerry Garcia (Grateful Dead)

Título: “O Livro dos Mortos do Rock” Editora: AlephPáginas: 408Preço: R$ 55

sujos, talentosos e loucosO jornalista alemão Willi Winkler revisa a trajetória da banda, que rapidamente tornou-se popular, sem deixar a sujeira de lado

Título: “Mick Jagger e os Rolling Stones” Editora: LaroussePáginas: 240Preço: R$ 33

estanteReserve espaço em sua prateleira para três novos títulos

O lançamento, exclusivo para Nintendo Wii, é só em 2011, mas dois novos previews do próxi-mo game da série “Legend of Zelda” chamam a atenção. “Skyward Sword” usa o controle Mo-tionPlus para manejar o arco e flecha e atirar bombas. Os filmes demonstrativos, disponíveis em www.gametrailers.com, mostram o embate contra dois chefes de fase.

Próximo ‘Legend of Zelda’ ganha dois novos vídeos

Japão recebe novo XboxO Japão será o primeiro país a rece-ber o novo modelo do Xbox 360 Slim, da Microsoft. Com memória interna de 4 GB, chega no dia 9 de setembro e é compatível com o controle Kinect.

nerd-o-rama

f1 2010_Até aqui, Fórmula 1 nos games tem sido exclusividade dos consoles da Sony. A Codemasters, porém, promete disponibilizar a franquia “F1” às outras plataformas já no dia 22 do mês que vem.

Com a justificativa, em seu Twitter, de que “todos precisam de música”, o rapper Kanye West prometeu lançar uma faixa nova por semana até o Na-tal. Não se sabe, no entanto, de que forma nem por que meios tais faixas serão disponibilizadas. Segundo o músico, todas as sextas-feiras os fãs vão conhecer um som novo dele ou de Jay-Z. No momento, West vem pro-duzindo ao lado de gente como Mos Def, Pharrell e Raekwon (WTC).

Kanye West a conta-gotas

ROByN BeCK/AfP

DiVuLGAçãORePRODuçãO

Com a umidade do ar abaixo dos níveis considerados seguros e mini-mamente satisfatórios pela Organi-zação Mundial da Saúde (OMS), o ne-gócio é apelar a uma das opções de umidificadores de ambientes à venda nas principais lojas de eletrodomés-ticos e sites de compras da Internet.

A equipe do “MTV na Rua” sele-cionou oito alternativas, incluindo aparelhos básicos, equipamentos sofisticados e também outros mais lúdicos e com apelo infantil, em for-ma de sapinho ou com personagens da Disney.

Na hora de escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades, verifique a autonomia do aparelho, a capacidade do reservatório e o tama-nho do ambiente a ter seu ar umidifi-cado. Outro aspecto a ser analisado é a presença de acessórios, como o medidor de umidade, a capacidade de purificar ou perfumar o ar com essên-cias e aromas de acordo com a sua predileção. Boa compra!

Por um armenos seco

Conheça algumas opções de umidificadores de ambientes

13

casa comboquinta-feira,26 de agosto de 2010

[email protected] • editada por cleide floresta guia de assuntos aleatórios

UMIDIFICADOR ARNO VITALITY UMI 1

Tem timer e difusor de aroma. Funciona em

ambientes de até 40 m². R$ 484 no Ponto Frio

SAC 4002-3050 (www.pontofrio.com.br)

UMIDIFICADOR BATIKI REFRESH

Portátil, tem reservatório de 3,3 litros.

R$ 149 no Magazine Luiza (r. Teodoro

Sampaio, 2.625, Pinheiros, tel. 6508-9900)

UMIDIFICADOR ULTRA-SÔNICO BRITÂNIA

Para ambientes de até 46 m²; autonomia de

até dez horas. Baixo consumo de energia.

R$ 179 no Shoptime (www.shoptime.com.br)

UMIDIFICADOR INFANTIL SAPO

15 a 16 horas de funcionamento

R$ 119 no Carrefour

SAC 4004-0126 (www.carrefour.com.br)

UMIDIFICADOR ATTOS AR VIVO

DISNEY POOH

Possui medidor de umidade, autonomia de até

12 horas e é ideal para ambientes de até 15 m2

R$ 159 no Extra SAC 4003-3383

UMIDIFICADOR AIR COOLER PREMIUM 15l

Tem controle remoto, visor de LCD, timer de

até oito horas e ventilador com três velocida-

des diferentes.

R$ 999,90 na Polishop

(avenida das Olimpíadas, 360,

shopping Vila Olímpia, tel. 3044-4169)

UMIDIFICADOR CONFORT MIST

Com controle remoto, o aparelho é 11 vezes mais

econômico do que um ar-condicionado, e resfria,

ventila, umidifica, aquece e purifica o ar.

R$ 1.439,88 na Polishop (avenida das Olimpíadas,

360, shopping Vila Olímpia, tel. 3044-4169)

UMIDIFICADOR AROMASONIC

Com duas velocidades, umidifica

ambientes de até 30 m² e pode funcionar

por quatro a seis horas ininterruptamente. R$ 299 no Magazine Luiza

(r. Teodoro Sampaio, 2.625,

Pinheiros, tel. 6508-9900)

14 combo COmida quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Começa no dia 30 a sétima edição da Restaurant Week

210 bons motivos para comer fora

Pela segunda vez no ano é possível comer muito bem em restaurantes de todos os ti-pos pagando um preço acessível. A Restau-rant Week, que acontece em São Paulo en-tre os dias 30 de agosto e 12 de setembro, oferece menus completos (entrada, prato e sobremesa) em 210 restaurantes por R$ 29 (no almoço) e R$ 39 (no jantar), sem incluir bebida, couvert e serviço.

O evento é ótimo para experimentar pra-tos de restaurantes caros como o La Vec-chia Cucina, de Sergio Arno, ou o restaurante

japonês Kinu, no Hotel Hyatt, entre algumas opções mais exóticas (veja quadro abaixo).

Vale lembrar que o evento espera receber cerca de 600 mil pessoas, então é bom fa-zer sua reserva com antecedência e conferir se não houve alteração no menu.

E, além de comer bem, você ainda faz uma boa ação, já que em cada conta é cobrado R$ 1 por pessoa, que será doado para a Fun-dação Ação Criança.

Confira a lista completa das casas partici-pantes no site www.restaurantweek.com.

Pela primeira vez desde que foi lançado, há oito anos, o “Guida Gallo”, guia italiano que seleciona os cem melhores risotos do mundo, selecionou dois pratos servidos por restaurantes brasileiros. Os premiados foram o Cantaloup, no Itaim, e o Pi-selli, nos Jardins. Confira abaixo uma das receitas top e se arrisque na cozinha com essa delícia.

Risoto premiado

risoto cantaloup

Ingredientes

4 ovos, 260 g de arroz Arborio, 80 g de cebola, 15 g de

alho picado, 40 ml de vinho branco seco, 240 g de truta

defumada, 80 g de queijo parmesão, 60 g de manteiga de

camarão, sal marinho Guerande, salsinha, 1 litro de caldo

de frango, ciboulette, azeite extravirgem, dill, 100 g de

mandioquinha, 80 g de favas, 80 g de manteiga

Modo de preparo

1 - O ovo: ferva os ovos por quatro minutos e meio, resfrie-

os em água gelada, descasque e reserve na geladeira.

2 - Manteiga de camarão: cozinhe algumas cabeças de camarão

com cebola picada, alho e ervas de sua preferência. Mexa

bem até extrair a essência do camarão. Use algumas gotas do

vinho branco para o deglacê. Peneire e deixe esfriar. Coloque

a manteiga em temperatura ambiente com a mistura no

processador e volte para a geladeira.

3 - Corte a truta em cubos de 1,5 cm e deixe marinar no

azeite com dill.

4 - As favas: ferva com água levemente salgada por alguns

minutos até cozinhar. Em seguida, esfrie rapidamente em água

gelada, para que a cor seja preservada. Reserve.

5 - Purê de mandioquinha: ferva a mandioquinha picada

em água levemente salgada. Retire a água e coloque

no processador até obter uma mistura homogênea.

Acrescente uma colher de manteiga, sal e pimenta.

6 - Risoto: Esquente uma pequena quantidade de óleo e

refogue o alho e a cebola até que fiquem translúcidas.

Acrescente o arroz, um pouco de vinho e deixe cozinhar até

que evapore. Gradualmente, acrescente o caldo de frango

e mexa até o líquido ser absorvido. Enquanto isso, aqueça

o ovo por 30 segundos em água fervente. Quando o risoto

estiver al dente, acrescente o purê de mandioquinha, a

truta, as favas e mexa por alguns segundos. Remova do

calor. Acrescente o parmesão e a manteiga de camarão,

mexa bem. Ajuste sal e pimenta, se necessário.

7 - Coloque o risoto no prato com o ovo posicionado no

centro. Decore com dill e ervas de sua preferência.

TAdEu BRunELLI/dIVuLGAçãO

ají restaurante Com pratos que mesclam a culinária latina contemporânea, o

Ají oferece a caldeirada de frutos do mar (foto) e humitas (torta de milho e queijo).R. Bela Cintra, 1.709, tel. 3083-4022

La Ventana PariLLa A casa especializada em carnes argentinas tem como opções a

empanada grelhada e bifes ancho e chorizo (foto). De sobremesa, panquecas com doce de leite.R. Tuim, 61, tel. 5051-8237

ak deLicatessenO restaurante especializado em comida judaica oferece o rosbife com salsa e tostada de tomate e cebola-roxa como entrada, e frango confit ou espaguete com espinafre e crocantes de challá (pão típico judaico).R. Mato Grosso, 450, tel. 3231-4496

PaeLLas PePe A casa espanhola especializada em paellas (foto) oferece

também outras opções como o nhoque ao funghi secchi e gambas a la rosa (camarões grelhados)R. Bom Pastor, 1.660, tel. 3798-7616

amazôniaUma das opções bem brasileiras do evento, os pratos vão de bolinho de

pirarucu a costelinha de tambaqui com arroz de jambu, além das sobremesas típicas.R. Rui Barbosa, 206, tel. 3142-9264

Banana sushi A proposta do chef Mauricio Ganzarolli é mesclar a culinária japonesa com elementos brasileiros, como no tempurá de camarão e abacaxi na farinha de tapioca, e no combinado que une sushi e frutas tropicais grelhadas.R. Joaquim Antunes, 234, tel. 3061-2312

oBá restauranteO mexicano oferece pratos como as enchiladas de cordeiro

(foto), burrito de frijoles (pasta de feijão), gorditas jalapeñas e mousse mexicana.R. Dr. Melo Alves, 205, tel. 3086-4774

Almoço Jantar

marakuthaiCom decoração de inspiração tailandesa, a casa oferece somente almoço, com opções como mexilhões com vinagrete de ervas e limão siciliano, espeto de carne com especiarias e arroz de tomate, e cubos de peixe em molho curry.Al. Itu, 1.618, tel. 3062-7556

marquês de mariaLVa/ La cocagneA fusão dos restaurantes de comida portuguesa e francesa oferece pratos de ambas nacionalidades, como lascas de bacalhau com broa de milho e pasta de azeitonas pretas, e salmão grelhado ao velouté de soja.R. Campos Bicudo, 129, tel. 3079-5177

caramBoLLa Com pratos variados, o restaurante oferece opções que vão da salada de rúcula com morangos e penne com lascas de salmão, no almoço, à salada de lula grelhada com geleia de pimenta e kafta de salmão, no jantar.R. Tuim, 253, tel. 5051-1662

opções exóticasMisturas e culinárias de nacionalidades diferentes presentes nesta edição da SPRW

Horóscopo sUsAN MILLERwww.AstRoLogyzoNE.coM

Malvados ANdRE dAhMER

áries (de 21/3 a 19/4) Este pode ser um dia extraor-dinário para a sua carreira. Aproveite a boa energia que está no ar e agende uma reunião importante ou uma apresentação no trabalho para novos clien-tes. Assuma o controle da sua vida profissional.

touro (de 20/4 a 20/5) Sacie a sua necessidade de lazer e divertimento. O Sol estará em sua 5ª casa, a do prazer, e Plutão, na sua 9ª casa, a da expansão. Compartilhe suas aventuras com seu cônjuge ou parente. Aí a satisfação será ainda mais plena.

gêmeos (de 21/5 a 21/6) Você tem toda a força interior necessária para implementar mudanças profundas e duradouras em assuntos domésticos. Hoje também é um dia ideal para tomar decisões relativas a qualquer investimento, financiamento ou empréstimo.

câncer (de 22/6 a 22/7) Hoje haverá uma intensa comunicação entre você e seu cônjuge. As conversas serão nada superficiais, uma vez que o Sol, no seu setor das mensagens, vai ligar-se a Plutão em seu setor de relacionamento. Isso reforçará o vínculo entre vocês.

leão (de 23/7 a 22/8) Este será um dia cinco-estrelas nas questões relativas a dinheiro. Pode surgir no seu caminho um serviço de excepcional remunera-ção. O Sol, em sua 2ª casa, a dos rendimentos, se ligará a Plutão, o planeta da transformação.

virgem (de 23/8 a 22/9) A força de uma paixão será uma das experiências que você vai sentir. Considere-se uma pessoa abençoada por conta disso. O Sol, em sua 1ª casa, a da identidade, vai ligar-se a Plutão em sua 5ª casa, a do amor, e você vai abrir seu coração.

libra (de 23/9 a 22/10) Use sua força e exercite a so-lidariedade para ajudar um parente ou amigo que sofre com uma doença física ou um problema emocional. Sua presença terá uma influência positiva. Não subestime a diferença que você pode fazer na vida de alguém.

escorpião (de 23/10 a 21/11) Exerça influência sobre muita gente, seja numa palestra ou apresentação. O Sol estará em sua 11ª casa, a dos grupos, e Plutão, o planeta do poder, em sua 3ª casa, a da comunicação. Suas palavras têm o poder de afetar as massas.

sagitário (de 22/11 a 21/12) O Sol vai iluminar o seu progresso profissional. Plutão, o planeta do poder, estará no seu setor de renda. Vai ser um grande dia para pedir ao chefe um aumento. Todas as suas ideias e propostas serão bem recebidas. Aproveite.

capricórnio (de 22/12 a 19/1) Plutão, o planeta do poder e da profundidade, estará na sua 1ª casa, a da personalidade, e isso te dará uma grande presença e a capacidade de persuadir alguém a te apoiar. Hoje, Plu-tão faz um link bom com o Sol em sua 9ª casa.

aquário (de 20/1 a 18/2) Uma oportunidade surpre-endente pode render frutos para você hoje. O Sol estará em sua 8ª casa – o setor da transformação. Hoje, ele se liga a Plutão em sua 12ª casa, a do se-gredo. Explore seus talentos ocultos.

peixes (de 19/2 a 20/3) É maravilhoso cercar-se de pessoas que te põem para cima, te ajudam a mos-trar o que você tem de melhor e fazem você traba-lhar com sua capacidade máxima. Hoje você vai se sentir abençoado por ter gente que te apoia assim.

“taurino: sacie seu desejo de entretenimento e lazer; se você compartilhar essa aventura com seu par ou um familiar, a satisfação será maior.”

15etceteraqUINtA-fEIRA, 26 dE Agosto dE 2010

Diretora de Redação: Noelly Russo. Editores Executivos: Kike Martins da Costa e Mauricio Xavier. Editor de Arte: Fabio Machado. Diretor de Logística e Distribuição: Gilberto Brito. Equipe de Logística/ Distribuição: José Freitas, André Caporrino, Cintia Mazon e Fabricio Vietri. Diretor Comercial: Cláudio Prado. Ger. Nacional de Publicidade: Jeferson Fullen. Exec. de Publicidade: Cidinha Castro, Daniela Batistela e João Meyer. Planejamento publicitário: Renato Portela. anuncie: 3866-5448/[email protected]: 150 mil exemplares. Auditado pela . Impresso nas gráficas Abril e Prol.MTV (C) 2010 Viacom International Inc. Licenciado exclusivamente para a Abril Radiodifusão S.A.

nº de matrícula [email protected]. Dr. Arnaldo, 1.975São Paulo, CEP 01255-000tel.: (11) 3871-8311 ícones: nelson provazi (www.nelsonprovazi.com.br)

PALAVRAS CRuzAdAS diretas