acordo 2008/2009

11
,\ ... ACORDOCOLETIVODE TRABALHO2008/2009 Acordo Coletivo de Trabalho que entre si celebram de um lado o ,SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TOLEDO - SINTRAEP, e de outro a EMPRESA DE DESENVOLVIMENTOURBANOE RURALDE TOLEDO - EMDUR,por seus representantes legais no fmal assinados, mediante as cláusulas e condições seguintes: cLÁUSULA01 - DO PRAZODE VIGÊNCIA O prazo de vigência deste Acordo Coletivo de Trabalho será de 1 (um) ano, a contar de 1° de março de 2008 a 28 de fevereiro de 2009, podendo ser prorrogado havendo interesse dos signatários. CLÁUSULA02 - DAABRANGÊNCIA São abrangidos pelo efeito deste Acordo Coletivo, todos os integrantes da categoria representada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Municipais de Toledo - SINTRAEP, associados ou não a esta entidade. CLÁUSULA03 - DOCOMPROVANTEDEPAGAMENTO O empregador é obrigado a efetuar o pagamento dos salários até o 5° dia útil do mês subseqüente ao vencido, devendo fornecer ao empregado envelope de pagamento ou contracheque discriminando as importâncias da remuneração e os respectivos descontos efetuados, inclusive valores dos FGTS. PARÁGRAFOPRIMEIRO.Havendo erros comprovados nos valores constantes do contracheque do funêionário este deverá 'comunicar o Departamento Pessoal da EMDUR, no prazo máximo de 5 (cinco) dias a contar do recebimento do contracheque, para possibilitar que este departamento, também dentro do prazo máximo de 5 '(cinco) dias, efetue o pagamento de eventuais diferenças. As reclamações realizadas fora deste prazo, se procedentes, serão corrigidas juntamente com o pagamento seguinte. PARÁGRAFOSEGUNDO.Aos funcionários admitidos até 31 de dezembro de .- 2007, a EMDURpagará emjunho/2008, 40% (quarenta por cento) do salário do mês a título de adiantamento do 13° salário, relativo ao ano de 2008, e em dezembro/2008, até o dia 13, os 60% restantes do 13° salário . . CLÁUSULA04 - DOSUNIFORMES Havendo necessidades de uniformes, estes serão fornecidos gratuitamente pelo empregador, no núnimo 2 (dois) uniformes anuais, podendo, em caso de necessidade, ser fornecido. adicionais, desde que por motivo justificado, os quais serão entregues no setor de serviço do empregado. "" •. ~" " '\, '\ - - \PARAGRAFOUNICO: O empregador obriga-se a fornecer uma calça e um \ jaleco até o fmal do mês de março e o outro até o fmal do mês de agosto de ~008, um par de botinas no primeiro semestre e o outro no segundo " ~,kemestre, obrigando-se o empregado a devolvê-Io por ocasião de sua Jv . reposição ou rescisão de contrato de trabalho .o,.•ved.an",. d.o-s,eqUalqu.er.fiorm~ ..... ad \Ifi.E 'r' uso em situação alheia aO'exercício do trabalho. A lavagem dos unifo e~ \ 01> será custeada pelos empregados. " ).'-r; .. /~_'" '? I e~(;/( 1 (}J~~,t#/~'" ( f. 2·~.1 <-~ 'J ,,' 101 \. {

Upload: lcarlos3000

Post on 27-Jul-2015

92 views

Category:

News & Politics


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Acordo 2008/2009

,\...

ACORDOCOLETIVODE TRABALHO2008/2009

Acordo Coletivo de Trabalho que entre si celebram de um lado o,SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS PÚBLICAS

MUNICIPAIS DE TOLEDO - SINTRAEP, e de outro a EMPRESA DEDESENVOLVIMENTOURBANOE RURALDE TOLEDO - EMDUR, por seusrepresentantes legais no fmal assinados, mediante as cláusulas e condiçõesseguintes:

cLÁUSULA01 - DO PRAZODE VIGÊNCIAO prazo de vigência deste Acordo Coletivo de Trabalho será de 1 (um) ano, acontar de 1° de março de 2008 a 28 de fevereiro de 2009, podendo serprorrogado havendo interesse dos signatários.

CLÁUSULA02 - DAABRANGÊNCIASão abrangidos pelo efeito deste Acordo Coletivo, todos os integrantes dacategoria representada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas EmpresasPúblicas Municipais de Toledo - SINTRAEP, associados ou não a estaentidade.

CLÁUSULA03 - DO COMPROVANTEDE PAGAMENTOO empregador é obrigado a efetuar o pagamento dos salários até o 5° dia útildo mês subseqüente ao vencido, devendo fornecer ao empregado envelope depagamento ou contracheque discriminando as importâncias da remuneraçãoe os respectivos descontos efetuados, inclusive valores dos FGTS.

PARÁGRAFOPRIMEIRO.Havendo erros comprovados nos valores constantesdo contracheque do funêionário este deverá 'comunicar o DepartamentoPessoal da EMDUR, no prazo máximo de 5 (cinco) dias a contar dorecebimento do contracheque, para possibilitar que este departamento,também dentro do prazo máximo de 5 '(cinco) dias, efetue o pagamento deeventuais diferenças. As reclamações realizadas fora deste prazo, seprocedentes, serão corrigidas juntamente com o pagamento seguinte.

PARÁGRAFOSEGUNDO. Aos funcionários admitidos até 31 de dezembro de.-2007, a EMDURpagará emjunho/2008, 40% (quarenta por cento) do saláriodo mês a título de adiantamento do 13° salário, relativo ao ano de 2008, eem dezembro/2008, até o dia 13, os 60% restantes do 13° salário ..CLÁUSULA04 - DOS UNIFORMESHavendo necessidades de uniformes, estes serão fornecidos gratuitamentepelo empregador, no núnimo 2 (dois) uniformes anuais, podendo, em caso denecessidade, ser fornecido. adicionais, desde que por motivo justificado, osquais serão entregues no setor de serviço do empregado.

"" •.~" "'\,'\ - -

\PARAGRAFOUNICO: O empregador obriga-se a fornecer uma calça e um\

jaleco até o fmal do mês de março e o outro até o fmal do mês de agosto de~008, um par de botinas no primeiro semestre e o outro no segundo "

~,kemestre, obrigando-se o empregado a devolvê-Io por ocasião de sua Jv

. reposição ou rescisão de contrato de trabalho.o,.•ved.an",.d.o-s,e qUalqu.er.fiorm~.....a d \Ifi.E 'r'

uso em situação alheia aO'exercício do trabalho. A lavagem dos unifo e~ \ 01>

será custeada pelos empregados. " ).'-r; .. /~_'" '? I e~(;/(

1 (}J~~,t#/~'" ( f. 2·~.1<-~

'J ,,' 101\. {

Page 2: Acordo 2008/2009

J CLÁUSULA05 - DA CIPA..As eleições da CIPA serão realizadas com obselVância das normasestabelecidas na NR 05 e quando da publicação do edital de convocação oSINTRAEPserá comunicado, bem como será lhe enviado cópia das atas dasreuniões realizadas pela CIPA e cópia das eventuais Comunicações deAcidente de Trabalho - CAT's em até 10 (dez)dias após seu registro.

PARÁGRAFOPRIMEIRO:A EMDURfica obrigada a custear os cursos para osintegrantes da CIPA.

PARÁGRAFOSEGUNDO: As reuniões realizadas pelos membros da CIPA,que forem realizadas fora do horário normal de trabalho na EMDUR, serãoremuneradas como horas extraordinárias.

CLÁUSULA06 - DO FORNECIMENTODE EPI'SA EMDUR deverá fomecer EPI'S para os serviços insalubres e perigosos,sendo de responsabilidade do funcionário a guarda e conselVação dosmesmos e o não uso dos mesmos estarão sujeitos às sanções legais, os quaisserão entregues pelos encarregados aos funcionários em seu local detrabalho, mediante recibo.

PARÁGRAFOÚNICO.A E~DUR manterá em local de fácil acesso, nos maisdiversos locais de trabalho, material destinado a primeiro socorros commedicamentos básicos para atender aos funcionários em caso de acidente.

CLÁUSULA07 - DO SEGURO DE VIDAO empregador fica compromissado em manter Seguro de Vida em grupo paratodos os empregados, contratando a Seguradora que melhores serviços evantagens oferecerem. -PARÁGRAFOÚNICO:O custo mensal do seguro será de responsabilidade doempregador a razão de 50% (cinqüenta por cento) e o restante 50%(cinqüenta por cento) será descontado em folha de pagamento do empregado.

CLÁUSULA08 - DAMENSALIDADESINDICALO empregador fica compromissado a descontar de seus empregadosassociados, desde que expressamente autorizado pelo mesmo, asmensalidades devidas ao SINTRAEP e efetuar o recolhimento dasimportâncias descontadas até o dia 10 (dez) do mês subseqüente aodesconto. Cabe ao SINTRAEP fomecer à EMDUR relação nominal dosempregados associados, e comunic.ar possíveis alterações no quadro deassociados.

P'2\RÃGRAFOÚNICO: O recolhimento da contribuição sindical efetuado forado\~razo previsto será aplicado as sanções previstas no parágrafo único doart.\545 da CLT. .-

2

",,-. CIJUSULA 09 - DAREUNIÃOOBRIGATÓRIA.....--ASreuniões obrigatórias, convocadas pela diretoria da EMDUR, quando

realizadas fora do horário normal de trabalho, terão seu tempo remuneradoscomo horas extras.

Page 3: Acordo 2008/2009

CLÁUSULA 10 - DO FORNECIMENTO DE REFEIÇOESSerão fomecidas refeições (almoço) aos empregados que trabalham napedreira municipal e na" Usina de Asfalto, devido às dificuldades dedeslocamento, incluindo-se os vigias e caldeiristas, cujas refeições serãoentregues juntamente com as demais.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Aos empregados do Setor de PavimentaçãoAsfáltica, será fomecido almoço quando da realização de trabalhos que nãopermitam interrupção.

PARÁGRAFOSEGUNDO: O fomecimento das refeições não integra ossalários dos empregados.

CLÁUSULA 11 - DA HOMENAGEM AOS SERVIDORESFica instituída a realização de homenagem aos trabalhadores por tempo deserviço que completarem 10, 15, 20, 25 e 30 anos de serviços efetivamenteprestados à EMDUR, e ainda por ocasião de sua aposentadoria, a qualocorrerá a cada dois anos, no mês de outubro, cuja organização serádefInida por uma comissão formada por membros do SINTRAEP e daEMDUR,para definição da formatação da homenagem.

CLÁUSULA 12 - DAS GARANTIAS RELATIVAS AO AVISO PRÉVIODurante o prazo de aviso prévio, dado por qualquer das partes, fIcamvedadas alterações nas condições de trabalho, horário ou qualquer outraalteração, sob pena de rescisão imediata do contrato de trabalho, com arespectiva indenização.

PARÁGRAFOPRIMEIRO: As condições de trabalho de que trata o caputdesta cláusula serão observadas pela EMDUR, salvo término da obra econseqüente necessidade de mudanças de local de trabalho, como tambémquando o empregado, durante o cumprimento do aviso, tumultuar o local detrabalho ou negar-se a trabalhar.

1~ir 1I II 'I

PARÁGRAFOSEGUNDO:-O empregador deverá por ocasião do aviso prévioesclarecer o empregado sobre sua opção de redução de jomada de trabalhode 2 (duas) horas diárias ou dispensa nos últimos 7 (sete) dias corridos doaviso prévio, colhido na oportunidade a preferência do empregado..PARÁGRAFOTERCEIRO: No aviso prévio o empregador deverá indicar o dia,hora e local onde o empregado deverá comparecer para o recebimento dasverbas rescisórias .

t;3

.-CLÁUSULA 13 - DA COMUNICAÇAO DE JUSTA CAUSA

Page 4: Acordo 2008/2009

No caso de demissão por justa causa, a EMDUR comunicará por escrito aoempregado demitido o motivo da dispensa.

CLÁUSULA 14 - DAS ANOTAÇOES NA CARrEIRA DE TRABALHOÉ obrigatória a anotação em carteira de trabalho, dos salários reajustados nadata base da categoria, ou quando o funcionário necessitar comprovarrenda.

CLÁUSULA 15 - DA LICENÇA A DIRIGENTES SINDICAISA EMDUR concederá licença remunerada aos dirigentes sindicais eleitos noexercício do seu mandato para participarem de reuniões, conferencias econgressos. A licença deverá ser solicitada pela entidade sindical comantecedência mínima de 10 (dez)dias e não pode possuir prazo superior a 10(dias) ao ano, e nem poderá ser concedida a um número superior a 3 (três)funcionários por vez.

CLÁUSULA 16 - DOS DOCUMENTOS PARA RESCIsAo

A EMDURdeverá fomecer obrigatoriamente as vias da quitação da rescisãodo contrato de trabalho aos empregados desligados a qualquer título.

CLÁUSULA 17 - DO CONTROLE DA JORNADA DE TRABALHOOs cartões pontos serão instituídos pela EMDUR, com qualquer número deempregados, os quais dev~rão ser efetivamente marcados e assinados pelosempregados. Nos locais onde não há relógios ponto, o cartão será marcadopelo apontador ou pelo chefe imediato e devidamente assinado peloempregado.

CLÁUSULA 18 - DOS EXAMES MÉDICOS

OS exames médicos realizados quando da admissão ou demissão, ouperiódicos, deverão ser custeados pelo empregador.

CLÁUSULA 19 - DAS FÉRIAS

O início das férias deverá ser sempre no dia imediatamente posterior aodomingo, feriado ou descanso semanal remunerado ..

PARÁGRAFOÚNICO: Em casos que seja de interesse do empregado, com aconcordância da EMDUR, serão as férias concedidas em 2 (dois) períodos,um dos quais não poderá ser inferior a 10 (dez)dias corridos..CLÁUSULA 20 - DOS FORMULÁRIOS PARA A PREVIDÊNCIA SOCIAL

O empregador deverá preencher os formulários exigidos pela previdência

~.'''' social para concessão de benefícios aos empregados, no prazo máximo de 10\.(dez)dias úteis.\

~USULA 21 - DAS AUSÊNCIAS LEGAISS~rão consideradas ausências legais, portanto remuneradas, as seguintes

". situações e períodos: --..\,---~ - até 3 (três) dias consecutivos no caso de falecimento de cônjuge,

descendentes e ascendentes, irmão ou pessoa que, conforme declarada naCTPS,viva sob sua dependência econômica;11- 1 (um) dia no caso de necessidade de intemamento hospitalar e meio diapara consultas médicas de fIlho menores de 12 (doze) ::mos de i9~cle,_~ara

4 ~//:7'l/<..;~e;i' I//~ ~.."'..

~ t/,. i:."~Jf< ' /~~~ .J/ ~ <1/'~ • c 1

~~~lI'III

Page 5: Acordo 2008/2009

obtenção de documentos legais, desde que devidamente comprovado. Asfaltas somente serão abonadas mediante atestado médico comprovando ointemamento ou a consulta.

PARÁGRAFOÚNICO.Serão abonadas as faltas do empregado estudante queestiver prestando vestibular e em exames escolares em horários não usuais,desde que comprovada no prazo máximo de 10 (dez) dias após a ausência. AEMDURdeverá ser comunicada com, no mínimo, 72 (setenta e duas) horasde antecedência.

CLÁUSULA 22 - DA DrvtJLGAÇAo DE ATIVIDADES SINDICAISO SINTRAEP poderá afiXar cartazes em mural e divulgar boletins deinteresse dos associados em todos os locais de trabalho, sem necessitar deautorização da EMDUR, estando vedado a divulgação de matéria político­partidária ou ofensiva a quem quer que seja.

CLÁuSULA 23 - DA JORNADA DE TRABALHO

Ajomada de trabalho do setor operacional e/ou serviços extemos será de 44(quarenta e quatro) hora&..semanais, nos termos da Constituição Federal.Havendo interesse de ambas as partes poderá ser realizado um acordo decompensação de jomada de trabalho, individual ou por setor, para aexclusão do trabalho aos sábados com a respectiva compensação de jomadanos demais dias da semana, nos termos do art. 59 da CLT e art. 7° daConstituição Federal. Aos sábados o horário de trabalho será das 07:00horas às 11:00 horas.

PARÁGRAFO PRIMEIRO:·-O expediente do pessoal administrativo quetrabalha na sede da EMDUR segue o seguinte horário: de segunda a sexta­feira, das 8:00 horas ás 12:00 horas e das 13:30 ás 17:30 horas, sendo,portanto, 40 horas semanais.

PARÁGRAFOSEGUNDO:A função de zeladora terájomada de trabalho de 6(seis) horas diárias consecutivas, ou seja, 36 (trinta e seis) horas semanais.

PARÁGRAFOTERCEIRO:-Com base no artigo 7°, incisos XIII e XVI daConstituição Federal, fica convencionada o regime de trabalho emcompensação de 12x36 (12 horas de trabalho por 36 horas de descanso),para topos os vigias e para os funcionários do setor de usina de asfalto, queexercem a função de operador de caldeira, sendo-lhes garantido intervalo de1 (uma) hora para refeição e descanso, podendo este intervalo sersubstituído pela redução de uma hora de trabalho no início ou no fim daatividade diária.

PARÁGRAFOQUARTO:As horas extraordinárias trabalhadas serão pagascOI~adicional de 50% (cinqüenta por cento) sobre as horas normais.

,.-', CLÁUSULA 24 - DOS PRÊ-APOSENTADOS'-Eiéa assegurada a estabilidade no emprego ao funcionário que tiver restando

apenas 24 (vinte e quatro) meses para completar tempo de serviço paraaposentadoria pela previdência social, exceto por demissão por justa causa.

5

Page 6: Acordo 2008/2009

PARÁGRAFOPRIMEIRO: O funcionário deverá ter, no mínimo, 10 anos deserviços na EMDURpara fazer jus a estabilidade prevista nesta cláusula.

PARÁGRAFOSEGUNDO: Para fazer jus ao beneficio, o funcionário deverárequerer a condição de pré-aposentado, com a documentação provando talcondição, com a devida antecedência.

cLÁUSULA. 25 - DO cONVÊNIO COM BANCOSA EMDURpoderá assinar convênios com bancos oficiais para a abertura delinha de credito de empréstimos aos seus funcionários com consignação emfolha de pagamento ..

PARÁGRAFOPRIMEIRO:Caberá à EMDURemitir documento comprobatóriode margens consignáveis, a qual não poderá exceder a 30% do salário basedo funcionário, observadas as condições definidas na cláusula deste Acordoque trata do Desconto em Folha de Pagamento.

PARÁGRAFOSEGUNDO: Quando o funcionário gozar férias durante avigência do empréstimo, a parcela correspondente ao mês em férias serádescontada no mês anterior a elas.

cLÁUSULA. 26 - DO DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO

Em razão de contrato realtzado entre a EMDUR e a Cooperativa de CréditoSICOOB OESTE, contratação esta devidamente autorizada pelo SINTRAEP,fica disponibilizado aos funcionários da EMDUR cartão denominado CartãoCabal, com o qual poderá o funcionário, que assim desejar, realizar comprasem diversos estabelecimentos comerciais deste Município de Toledo, entreestes, mercados, farmácias e mercearias, cujos valores serão descontados deseu salário mensal.

PARÁGRAFOPRIMEIRO.Fica convencionado que o fornecimento do Cartão~ Cabal não terá despesa para o funcionário, exceto se este utilizar o sistema

5"1 Cartão de Crédito, e, numa eventual cobrança do sistema "desconto em

"\ .. :;7' / . folha" a EMDURse responsabiliza por cancelar o contrato com a CooperativaAI, . de C~dito SICOOB OESTE.

I PARAGRAFOSEGUNDO: O funcionário terá um limite de até 30% (trinta porcento) de seu salário bas~...•.do mês anterior para realizar compras através doCartão éabal no que se refere ao sistema desconto em folha.

6

PARÁGRAFOTERCEIRO: Mesmo detendo este novo convênio um grande"',\ número de estabelecimentos conveniados ao Cartão Cabal, estabelecimentos

'~stes onde poderão realizar compras os funcionários, ainda assim fica aE~DUR encarregada de providenciar o ingresso de novos estabelecimentos,se assim desejar o SINTRAEP.Fica a critério do empregado aderir ou não aUD;1 determinado convênio,..o SINTRAEPpoderá auxiliar para esta fmalidade.,.,," ... /

''--PARÁGRAFOQUARTO:Aos empregados que expressamente autorizarem, aEMDUR poderá descontar mensalmente mensalidaçle sindical, seguro de

vida em grupo, empréstimo bancário, convênio de plano de saúde eA;,::';Ci"o

odontológico. /' ( 45'."A,.•.• 1>~·~lI.1..J

'~~ \,... r':(.ío,\.-t

(, (I

Page 7: Acordo 2008/2009

PARÁGRAFOQUINTO:O empregado não poderá comprometer com todos osdescontos mencionados nesta cláusula, mais que 60% (sessenta por cento)de seu salário base. Se isto ocorrer, a EMDUR poderá adotar os seguintesprocedimentos:

I - suspender as compras através do "Cartão Cabal" dos mesessubseqüentes até que chegue ao limite previsto neste parágrafo;II - se solicitado o desconto bancário e verificar que se autorizado eleexcederá o limite, deverá informar à instituição fmanceira que o descontonão será efetuado.

cLÁUSUIA 27 - DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇOSerá concedido adicional por tempo de serviço, à razão de 5% (cinco porcento) incidente sobre o salário do empregado a cada qüinqüênio de serviçosefetivamente prestados à EMDUR.

PARÁGRAFOPRIMEIRO: O pagamento do adicional terá inicio no mêssubseqüente ao completar os respectivos qüinqüênios.

PARÁGRAFOSEGUNDO: O funcionário que está sendo readmitido naEMDUR,mediante concurso público, deverá requerer o tempo de serviço doperíodo anterior.

CLÁUSUIA 28 - DO ADICIONAL DE FUNÇAOSerá concedido ao funcionário o adicional de função, conforme Tabela A3,anexa, quando do exercíciQ.de cargo que exige conhecimentos especializados,em função de regime especial de trabalho e pé;U"acargos de comando e deconfiança bem como quando no exercício de cargo de remuneração superior.

PARÁGRAFOPRIMEIRO: O cargo de confiança e cargo de remuneraçãosuperior que se refere o caput é exercido pelo profissional, transitoriamente,desde que reúna as condições técnicas necessárias à função exercida, aolivre arbítrio do empregador.

PARÁGRAFOSEGUNDO: O adicional de função será concedido e revogadoatravés de portaria, expedida pelo Diretor Superintendente da Emdur.

\1

J

CLÁUSULA 29 - DA GRATIFICAÇAO DE CURSO SUPERIORAo funcionário portador de certificado de conclusão de curso superior, nasua área de atuação na EMDUR, e que não seja exigência para exercer a

-~ função, obtido na forma legal, de acordo com o sistema universitário, ser­\lhe-á garantida uma grati.fl'Caçãomensal correspondente até 15% (quinze por<.i;ento)do salário base.

7

PARÁGRAFOPRIMEIRO:A gratificação a ser paga será de 1% (um por cento)"\ a'"cada ano de serviços efetivamente prestados à EMDUR, até o limite'\, l;Iláximode 15% (quinze por cento).'--"

- AIPARAGRAFOSEGUNDO: Não será admitido o acúmulo no recebimento da {~gratificação. - /)\Rr:::r o

~~Jrpt/;c...? :1

t-r~/Í-mk6

Page 8: Acordo 2008/2009

PARÁGRAFOTERCEIRO: Para fazer jus a esses benefícios o funcionáriodeverá:

I - requerer sua concessão;11 - provar conclusão do curso através documentos que deverão ser oficiais eautenticados;111 - freqüentar curso êjue esteja relacionado à área de atuação dofuncionário na EMDUR.

PARÁGRAFOQUARTO:O funcionário somente passa a fazer jus ao benefícioa partir da homologação do seu pedido.

CLÁUSULA30 - DA GRATIFICAÇÃO POR QUALIFICAÇÃOAo funcionário que não _estiver enquadrado na cláusula anterior, seráconcedida gratificação por qualificação profissional.

PARÁGRAFOPRIMEIRO:O percentual a ser concedido será de até 7,5% (setevírgula cinco por cento), que será obtido através da realização de cursos dequalificação profissional, na área de atuação na EMDUR e/ou área afim. Aassociação do percentual será de acordo com o número de horas/curso, asaber: -I - 60 horas/curso 1,25%;11 - 120 horas/curso 2,5%;111 - 240 horas/curso 5,0%;IV - 360 horas/curso 7,5%.

PARÁGRAFOSEGUNDO:Para ser aceito, o certificado de conclusão do cursode qualificação profissional deverá ser fomecido por escola devidamenteautorizada pelo Ministério" da Educação, podendo estes serem realizadosatravés de aulas presenciais ou através de ensino a distância.

PARÁGRAFOTERCEIRO: Quando o.cursofor de área afim à área de atuaçãodo funcionário na EMDUR, o pedido deverá passar por aprovação de umacomissão composta por 2 (dois) representantes da EMDUR e 1 (um)representante do SINTRAEP.

PARÁGRAFOQUARfO: P""arafazer jus a esses benefícios o funcionáriodeverá: .

'i-requerer sua concessãoI - provar conclusão do curso através de documento oficial e autenticado;I - ter seu pedido homologado.

P~GRAFO QUINTO:O fl1ncionário somente passa a fazer jus ao benefícioa partir da homologação do seu pedido.

PARÁGRAFOSEXTO: Somente serão aceitos os cursos realizados e/ouconcluído após 25 de março de 2006.

CLÁUSULA 31 - ACIDENTE DE TRABALHO

... 8

Page 9: Acordo 2008/2009

Deverá a EMDUR, na forma da legislação previdenciária, emitir a CAT(Comunicação de Acidente: de Trabalho) toda vez que ocorrer um acidenteenvolvendo empregados, mesmo que do sinistro não resulte lesões, bemcomo ausência ou interrupção do trabalho.

PARÁGRAFOPRIMEIRO: A CAT deverá ser emitida quando também fordiagnosticado a presença de doença profissional (acidente atípico).

PARÁGRAFOSEGUNDO: Todo acidente de trabalho deverá ser investigadopela CIPA.

CLÁUSULA32 - VACINASSerá fomecido gratuitamente a todos os empregados, vacinas anti-gripal eantitetânica.

CLÁUSULA 33 - DA POLÍTICA SALARIAL

Fica concedido, a partir de 01 de março de 2008 um reajuste de 5,43%(cinco vírgula quarenta e <kês por cento) referentes a variação inflacionária(INPCdos meses de março de 2007 a fevereiro de 2008) incidentes sobre osvalores constantes nas tabelas A-I Administrativo, A-2 Operacional e A-3Adicional de Função, anexas.

PARÁGRAFOPRIMEIRO. Havendo necessidade, a Diretoria da EMDURpoderá acrescentar novas funções às tabelas, A-I, A-2 e A-3, nos níveisexistentes, respeitando o valor deste, que está fixado.

PARÁGRAFOSEGUNDO. Nenhum funcionário da EMDUR receberá menosdo que o menor valor fixado pela lei estadual que estabelece o salário mínimoregional do Estado do Paraná.

\' ..•.... ,,'J...•...~.

JY )'. 1 #

, /i -,Ii

, I, i,I

CLÁUSULA 34 - DAS PENALIDADESA parte que descumprir o presente Acordo Coletivo deverá pagar à parteinocente o valor de um salário mínimo nacional.

CLÁUSULA 35 - DO DEPÓSITO E REGISTROPor estarem acordados, frrmam o presente Acordo Coletivo em 3 (três) viasde igual teor, depositando uma delas para fms de registro e arquivo, nasecretaria do Ministério do Trabalho nesta cidade, nos termos do Art. 614.CLT,para que produza os efeitos legais.

CLÁUSULA 36 - DO ABONO SALARIAL""'-..,\Fica instituído Abono Salarial, a ser concedido no período entre março de

\-.f008 a fevereiro de 2009 aos funcionários EMDUR ativos, ressalvadas as~ipóteses de exclusão previstas no parágrafo segundo deste artigo.

, P~GRAFO PRIMEIRO.O valor do Abono Salarial será de R$ 130,00 (cento',,', ~/trinta reais) por mês.'~.,._-""/

PARÁGRAFOSEGUNDO. Não terá direito ao recebimento do abono de quetrata este artigo, o funcionário que:

I - No período aquisitivo:9

Page 10: Acordo 2008/2009

....•.

a) exceder a um dia de atestado médico;b) tiver falta não justificada ou não abonada, a critério do DiretorSuperintendente;c) tiver atrasos não justificados e não abonados em seu registro defreqüéncia;d) não usar corretamente os EPr s quando em serviço;

II - Nos três meses anteriores, tiver sofrido qualquer penalidade disciplinar.

III - Estiver prestando serviço em outro órgão de govemo, mediante permutaou cedência, ressalvadas a existência de legislação ou convênio que asseguratal direito.

IV- Estiver em gozo de férias.

v - Não aceitar a designação da Diretoria da EMDURpara prestar serviço emlocais de trabalho indicados ou então, lá permanecendo, não desempenharsuas funções a contento.

PARÁGRAFOTERCEIRO. O afastamento do servidor em virtude de acidentede trabalho, doença in!ecto-contagiosa, intemamento hospitalar, pós­cirúrgico, licença maternidade, falta para realização ou renovação dedocumento indispensável para o exercício de sua função na EMDUR eacidente grave ocorrido em sua família, assim reconhecido pelo DiretorSuperintendente da EMDUR, não constituirá motivo para a exclusão de seudireito ao recebimento do abono.

PARÁGRAFOQUARTO.O...A.bonoSalarial ora instituído não será devido nafolha de pagamento do décimo terceiro vencimento e não incorporará aosvencimentos dos funcionários a qualquer título.

PARÁGRAFOQUINTO. A Diretoria da EMDUR poderá regulamentar asquestões ora dispostas através de Decreto.

PARÁGRAFOSEXTO. O abono poderá ser cancelado a qualquer momentopela Diretoria da EMDUR.navendo razões que justifiquem tal medida.

CLÁUSÚLA37 - DAS DISPOSIÇOES GERAISCompromete-se a EMDUR, através de sua Diretoria, .a manter um canal de

-", negociação e diálogo com a Diretoria do SINTRAEP, objetivando discutir

"-pe~anentemente as questões que envolvem tanto os funcionários como a~DUR, em especial:

a)! ocorrência de assédio-:rtloral, sempre que comunicado tais fatos pela,. DiretOria do SINTRAEP;

~ ..b) participação de dirigentes do SINTRAEPe membros da CIPA em eventosrelacionados com assuntos de interesse da categoria. '

PARÁGRAFOPRIMEIRO. No período das eleições sindicais, desde queexpressamente comunicado por escrito pelo SINTRAEP,com antecedência de\72 (setenta e duas) horas, a EMDUR, mediante entendimento prévio com a'

- fl

10 ~, , .' ./, ,,/ f(;fT/,/ -"'/;1-/, .;,__..i" ..I <ft:J _-=. __..,~. '.. ,/'i:, ./' ,

"-i

Page 11: Acordo 2008/2009

11

J

-

J

entidade sindical, destinará local adequado para a realização da eleição,facilitando o acesso dos' mesários e fiscais, se houver, liberando osassociados pelo tempo necessário para o exercício do voto.

PARÁGRAFOSEGUNDO: Será formada uma Comissão com membros doSINTRAEPe da Diretoria da EMDURpara tratar da possível implantação doPAT-Programa de Alimentação do Trabalhador no ãmbito da EMDUR.

PARÁGRAFOTERCEIRO:A empresa realizará estudos visando solucionar osproblemas com transporte de trabalhadores, especialmente no setor daconstrução civil.

PARÁGRAFOQUARTO: As contas-salários serão adotadas pela empresaassim que as mesmas estiverem disponíveis na CAIXA ECONÔMICAFEDERAL.

CLÁUSUlA 38 - DAS DIS~pSIÇOESFINAISAs divergências na aplicação do presente Acordo Coletivo de Trabalho serãosolucionadas preliminarmente pela Diretoria do SINTRAEP e da EMDUR,restando, na impossibilidade de negociação amigável, ao Órgão do PoderJudiciário local para dirimí-Ias .

.~.