registo de atividades 2008/2009

16
Registo das actividades desenvolvidas Ano lectivo 2008 - 2009 O presente registo de actividades do Departamento do Pré-Escolar enquadra-se numa perspectiva de continuida- de do ano lectivo anterior e tem, como objectivo princi- pal, dar a conhecer à comunidade escolar o trabalho de- senvolvido em conjunto pelas educadoras de infância. Assim, nas páginas que se seguem e de uma forma resu- mida, iremos observar o resultado da planificação realiza- da e que se traduz num vasto leque de experiências viven- ciadas pelas crianças e pelos profissionais nelas envolvidos. De registar que, durante o ano lectivo algumas activida- des foram propostas por outros níveis de ensino ou enti- dades, complementando a proposta inicial, diversificando e enriquecendo as diferentes áreas de conteúdo da educa- ção pré-escolar . Como habitualmente, e numa dinâmica de envolvência da comunidade educativa, o pré-escolar pôde contar com vários parceiros que vão desde a autarquia, com projectos específicos, actividades complementares e transportes, a Juntas de Freguesia, a empresas como as Águas do Oes- te, a serviços públicos como os Centros de Saúde ou enti- dades privadas como o Bichinho de Conto. Em conjunto com estes parceiros comunitários, com os outros níveis de ensino que promoveram actividades par- tilhadas e com as condições que o Agrupamento de Esco- las disponibilizou, as educadoras puderam desenvolver a sua prática educativa na qual concentram todos os esfor- ços e essencialmente dirigem toda a atenção para as cri- anças que frequentam os seus Jardins de Infância. A coordenadora do departamento

Upload: truongtuong

Post on 07-Jan-2017

236 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Registo de atividades 2008/2009

Registo das actividades desenvolvidas

Ano lectivo 2008 - 2009

VISITA AO PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA

VISITA À BIBLIOTECADE POMBAL

No dia 17 de Junho um grupo de docentes do pré-escolar e 1º ciclo visitaram a exposição "Artefactos para contar e criar histórias" de António Portillo. Esta exposição, de grande di-mensão e composta por vários núcleos esteve enquadrada nas actividades do VII Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal de Pombal. Um agradecimento especial à directora da biblioteca, Drª Sónia pela forma como nos rece-beu e como exemplarmente dinamizou a visita.

Entre 15 e 24 de Junho os Jardins de Infância realizaram uma visita ao Palácio Nacional de Mafra de modo a participa-rem na actividade pedagógica "Camaristas de Palmo e Meio". As crianças participam numa viagem pelo mundo de faz de conta, através da descoberta dos vários espaços e das persona-gens que surgem no palácio como por exemplo Sua Alteza, o Príncipe José e a aia Joaquina.

O presente registo de actividades do Departamento do Pré-Escolar enquadra-se numa perspectiva de continuida-de do ano lectivo anterior e tem, como objectivo princi-pal, dar a conhecer à comunidade escolar o trabalho de-senvolvido em conjunto pelas educadoras de infância.Assim, nas páginas que se seguem e de uma forma resu-mida, iremos observar o resultado da planificação realiza-da e que se traduz num vasto leque de experiências viven-ciadas pelas crianças e pelos profissionais nelas envolvidos. De registar que, durante o ano lectivo algumas activida-des foram propostas por outros níveis de ensino ou enti-dades, complementando a proposta inicial, diversificando e enriquecendo as diferentes áreas de conteúdo da educa-ção pré-escolar . Como habitualmente, e numa dinâmica de envolvência da comunidade educativa, o pré-escolar pôde contar com vários parceiros que vão desde a autarquia, com projectos específicos, actividades complementares e transportes, a Juntas de Freguesia, a empresas como as Águas do Oes-te, a serviços públicos como os Centros de Saúde ou enti-dades privadas como o Bichinho de Conto. Em conjunto com estes parceiros comunitários, com os outros níveis de ensino que promoveram actividades par-tilhadas e com as condições que o Agrupamento de Esco-las disponibilizou, as educadoras puderam desenvolver a sua prática educativa na qual concentram todos os esfor-ços e essencialmente dirigem toda a atenção para as cri-anças que frequentam os seus Jardins de Infância.

A coordenadora do departamento

●Jardim de Infância de A-da-Gorda: Margarida Lourinho (sala 1), Helena Lieberman (sala 2) e Cátia Melo (educadora de substituição) ● Jardim de Infância de A-dos-Negros: Dora Rodrigues ● Jardim de Infância de Amoreira: Graça Jordão ● Jardim de Infância de Arelho: Rute Lameiras ● Jardim de Infância de Gaeiras: Isabel Fidalgo (sala 1), Paula Cruz (sala 2) e Cláudia Santos (sala 3) ● Jardim de Infância Gracieira: Clara Morgado ● Jardim de Infância de Óbidos: Helena Paiva ● Jardim de Infância de Olho Marinho: Cecília Évora ● Jardim de Infância de Sobral da Lagoa: Luísa Nogueira ● Jardim de Infância de Usseira: Lígia Parente ● Jardim de Infância do Vau: Margarida Baltazar ● Apoio Educativo Especializado: Margarida Neves ● Coordenação do Departamento: Idalina Francisco ●

Documento impresso pela Câmara Municipal de Óbidos - Julho de 2009

Page 2: Registo de atividades 2008/2009

"CARTA PARA JOSEFA, MINHA AVÓ"Saramago e os avós

(...) Tens noventa anos. És velha, dolorida. Dizes-me que foste a mais bela rapariga do teu tem-po - e eu acredito. Não sabes ler. Tens as mãos grossas e deformadas, os pés encortiçados. (...) E, no entanto, tens os olhos claros e és alegre. O teu riso é como um foguete de cores. Como tu, não vi rir ninguém. (...)

José Saramago

A Carta de Saramago e o próprio autor serviram de estratégia (e porque não de alguma inspiração) para a realização de diversas actividades, dando assim cumprimento à planifica-ção efectuada pelo Departamento. Com a exploração da temática da família, e mais específicamente dos avós, inúmeros regis-tos foram realizados, desde os grandes painéis, a cartazes e aos mais diversos tipos de al-buns que nas duas páginas seguintes apresentamos. Estes materiais (que estiveram expos-tos no Complexo dos Arcos, pág. 6) são o resultado de muitas actividades e projectos realizados nos Jardins de Infância não só com as crianças mas envolvendo também as suas famílias promovendo assim um conjunto de experiências, vivências e aprendizagens que be-neficiaram todos os que nelas participaram. Só assim puderiam ter surgido títulos tão suges-tivos quanto verdadeiros como por exemplo "A Festa dos Avós" ou "Os avós são lindos".

AULA CONCERTO FOCO MUSICAL

Painel do "Jardim dos escritores" do Jardim de Infância do Olho Marinho.

Construções em plasticina numa caixa transparente do Jardim de Infância da Gracieira junto com uma das várias flores realizadas pelas crianças do Jardim de Infân-cia das Gaeiras.

"As mãos", vaso de flores do Jardim de Infância de Óbidos.

Flores do Jardim de Infância de Gaeiras.

Tela"O Pequeno Príncipe"do Jardim de Infância da Amoreira.

Jardim de Infância da Usseira"A flor de Saramago".

No dia 15 e 16 de Junho o "Quinteto de Cordas" e o "Quinteto de Sopros" da Or-questra Foco Musical realiza-ram uma aula concerto na Ca-sa da Música e na sala de Música do Complexo Escolar dos Arcos. Nesta aula em que participaram as crianças do pré-escolar, 1º e 2º ciclo, é apresentado o instrumento so-lista e são feitas demonstra-ções técnicas em destaque nas peças musicais apresentadas. O quinteto vai sendo "des-montado" com ajuda do ani-mador, que promove também a participação activa das crian-ças, por forma a que estas apreendam as diferentes fun-ções de cada um dos instru-mentos em cada uma das pe-ças musicais. Esta actividade foi financiada pela autarquia e organizada pela professora Margarida Bomtempo.

Page 3: Registo de atividades 2008/2009

A exposição "Um mundo de Flores" realizou-se no Com-plexo dos Arcos no ínicio do 3º período. No dia da actividade da "Noite da Almofada" os pais e encarregados de ducação puderam observar os trabalhos que os diversos Jardins de In-fância realizaram enquadrados na temática "O Jardim dos es-critores", desenvolvida durante o 2º período.

"UM MUNDO DE FLORES"

Exposição no Complexo dos Arcos

Aspecto geral da exposição na entrada do Complexo dos Arcos.

Outro aspecto da exposição com a "Maior Flor do Mundo" do Jardim de Infância da Usseira e um pomenor das personagens da história em plasticina.

"O Jardim dos Escritores" do Jardim de Infância do Sobral da Lagoa.

Girassol "Pequenos Escritores" do Jardim de Infância da Usseira.

Livro colectivo do Jardim de In-fância do Sobral da Lagoa. Construção tridimensional do Jar-

dim de Infância do Arelho.Livro colectivo do Jardim de In-fância de A-dos-Negros.

Actividades do Jardim de Infância de A-da-Gorda.

Album do Jardim de Infância de Óbidos.

Album e pormenor de duas páginas do Jardim de Infância do Arelho .

Album do Jardim de Infância de A-dos-Negros

Album do Jardim de Infância da Gracieira.

Album do Jardim de Infância do Vau.Album do Jardim de Infância do Sobral de Lagoa.

Page 4: Registo de atividades 2008/2009

ÓBIDÍADAS Encontro Desportivo

VISITA À EXPOSIÇÃO "PENSAR COLORIDO 08"

pintora Romarina com a boneca "Alice" ao lado da fotografia da verdadeira Alice de Lewis Carrol.

O encontro desportivo dos Jar-dins de Infância do concelho de Óbidos decorreu nos dias 2 e 3 de Junho durante o período da manhã.Devido a dificuldades organizativas de transportes, o encontro decorreu em dois dias no estádio municipal

A pintora Romaria que conce-beu e montou a exposição, rea-lizou a visita guiada com as cri-anças de todas as salas, animando criativamente cada espaço temático.

De 9 a 31 de Maio esteve paten-te na Casa do Pelorinho a exposi-ção do Pensar Colorido, projecto concebido e realizado pela pintora Romarina Passos nos Jardins de Infância do concelho de Óbidos.

não sendo possível a sua realização na praia como inicialmen-te estava planeado.Os grupos de crianças realizaram diversas actividades como por exemplo jogo de futebol, jogo do lencinho, corridas e per-cursos.

Os trabalhos expostos fo-ram realizados durante o ano lectivo anterior "ten-do como cenário de apren-dizagem a história de Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas"

Album e pormenor do Jardim de Infância de A-da-Gorda (sala 1 e 2).

Album e pormenor de duas páginas do Jardim de Infância da Usseira.

Painel "Os nossos Avós" do Jardim de Infância da Amoreira.

Album e retrato da avó do Jardim de Infân-cia do Olho Marinho

Page 5: Registo de atividades 2008/2009

"A MALA DE SARAMAGO"FORUM SAÚDE

"SE AS MINHAS COSTAS FALASSEM"

HIGIENE ORAL E ALIMENTAÇÃO

Enquadrado no plano de actividades do departamento e tendo como objectivo a apresentação do autor e da sua obra, "A Mala de Saramago" foi construída como recurso e estratégia de utilização prática para todas as salas dos Jardins de Infância.Cada educadora explorou e desenvolveu diversas actividades consoante os seus objectivos, com elaboração de trabalhos alusivos à temática deixando também um registo no caderno da Mala à medida que esta ia circulando pelas diversas salas.Para além de algumas obras mais significativas do autor, a mala continha a “Carta para Josefa, minha avó”, um DVD da “Maior Flor do Mundo” (curta metragem animada com a voz do autor), uma caixa com 10 imagens retiradas do filme, um CD sobre o autor elaborado por alunos do secundário, coordenados pela professora Celeste e um catálogo da exposi-ção sobre José Saramago "A Consistência dos Sonhos"

Com esta mala de cartão,Cheia de livros,De José Saramago.Ficamos a conhecer este escritor,Que escreveu uma carta a sua avó Josefa,Muitos livros para adultos,Com muitas letras,E escreveu um livro para crianças"A Maior Flor do Mundo".

todos os níveis de escolaridade, no âmbito da Promoção da Saúde a toda a comunidade. Os Jardins de Infância participaram com diversos trabalhos consoante a temática explorada (higiene oral, alimentação) que estiveram expostos paralelamente, bem como três Jardins (Amoreira, Arelho e Usseira) que apresentaram durante a ses-são da manhã trabalhos específicos com a participação das cri-anças.

Dirigida em especial aos pais das crianças que transitam para o pri-meiro ano de escolaridade, a sessão de esclarecimento "Se as minhas Costas Falassem" foi realizada pelo terapeuta Emanuel Nunes no refei-tório do Complexo dos Arcos.

Através de imagens exemplificativas e de algums exercícios prá-ticos os participantes puderam constatar não só a importância de uma selecção adequada na compra das mochilas que as cri-anças transportam diariamente como também o modo como o fazem pois irá influenciar decisivamente a sua postura e conse-quente qualidade de vida.

O II Forum Saúde de-correu no dia 28 de Abril na Casa da Música em Óbidos. O Forum tem como ob-jectivo ser um meio de di-vulgação dos trabalhos re-alizados no presente ano lectivo, pelos alunos de

Participação das crianças do Jardim de Infância da Usseira.

Participação das crianças do Jardim de Infância da Amoreira.

Enquadradas no Projecto de Promoção para a Saúde que o Departamento elabo-rou, tendo em conta a cola-boração e a disponibilização de recursos do Centro de Saúde, diversas actividades foram realizadas em todos os Jardins de Infância.Estas actividades incidiram especialmente sobre a higie-ne oral e alimentação, e foram

não só dirigidas às crianças como também aos seus encarrega-dos de educação através de um conjunto de técnicos que se deslocaram às salas dos Jardins de Infância.Foram também realizados e aplicados em diversas salas dois inquéritos sobre saúde oral (um para as crianças, outro para os pais).

Livro de registo da "Mala de Saramago" com o trabalho realiza-das pelo Jardim de Infância da Usseira.

Caixa e conjunto de ima-gens retiradas do filme de animação da"A Maior Flor do Mundo".

D.V.D. "A Maior Flor do Mundo" de Juan Pablo Etcheverry e o livro de José Saramago ilustrado por João Caetano.

Page 6: Registo de atividades 2008/2009

ACTIVIDADES AMBIENTAISEXPOSIÇÃO "PARABÉNS SARAMAGO"

NOITE DA ALMOFADA

Durante mês de Dezembro decorreu no átrio da Escola do Complexo dos Arcos uma exposição que teve como objectivo assinalar a data do 10º aniversário da atribuição do Prémio Nobel a José Saramago dando a conhecer os diversos trabalhos realizados sobre o autor e a sua obra pelos alunos dos diversos níveis de ensino desde o pré-escolar ao se-cundário.Os Jardins-de-Infância, partindo do mote “A carta à Avó Josefa” construíram cartazes alusivos ao tema, elaborando também álbuns de registo sobre a temática “Os Avós” com a utilização de diversas técnicas e materiais (páginas 3 e 4).Estiveram também expostos os trabalhos realizados pelos alunos de algumas turmas do 1º Ciclo que se basearam na história “ A Maior Flor do Mundo” que o autor escreveu para crianças.

Paralelamente decorreu a passagem de um filme sobre o autor, cedido pela professora Celeste, coordenadora da Biblioteca.O pré-escolar expôs também uma mala que continha algumas obras do autor, assim como um filme espanhol sobre “A Maior Flor do Mundo”, ocupava lugar de destaque nesta singela homenagem a José Saramago.

FESTIVAL DE CURTAS METRAGENS

Este ano a Noite da Almofada realizou-se no Complexo dos Arcos no dia de 17 Abril e foi novamente organizada pela professora Celeste Afonso, coordenadora da Biblioteca. Como se pode ver pela imagem abaixo, a ade-são dos pais e respectivos filhos do pré-esco-lar e primeiro ciclo foi enorme enchendo por completo a biblioteca de crianças que esta-vam muito animadas com os duendes e a mú-sica que tocavam.

E m colaboração com as Águas do Oeste, e dando continui-dade ao trabalho que vem sendo desenvolvido entre esta em-presa e os Jardins de Infância do concelho, realizaram-se em to-das as salas dos Jardins diversas actividades ambientais. Estas actividades foram orientadas pelos técnicos da empresa que disponibilizaram materiais pedagógicos, consoante a temática desenvolvida.

O 1ºFestival de Curtas Metragens, organizado pela Josefa de Óbidos no mês de Março, teve como objectivo promover o livro e a leitura junto da comunicade educativa, no âmbito da Semana da Leitura e do PNL tendo sido dinamizado pela Biblioteca Escolar/Centro de Recursos. Dois dos Jardins de Infância participaram nesta iniciativa - Amoreira com o filme "Os Livros Não Têm Fim"e A-da-Gorda com "O Livro Aber-to". A temática do festival "Os Livros Abertos à Imagem" foi explorada através de pequenos filmes de 7 minutos. Os filmes premiados foram depois exibidos publicamente com uma ses-são realizada na Biblioteca onde estiveram presentes as crian-ças dos dois Jardins de Infância que foram premiados em exéquo.

Page 7: Registo de atividades 2008/2009

VISITA À EXPOSIÇÃO"O LIVRO DA AVÓ "

HORA DO CONTONO "BICHINHO DE CONTO"

SEMANA DA LEITURA"Liberdade" de Isabel Sá Lopes

Das actividades propostas para o 1º período deste ano lectivo, salientamos a exposição da ilustração "O Livro da Avó” de Luís Silva que veio complementar a temática explora-da neste trimestre. As crianças deslocaram-se às instalações da livraria Bichinho de Conto com grande expectativa. Na "Sala Papel" estavam ex-postas as ilustrações originais do referido livro bem como uma imagem gigante da avó, desenhada a giz numa parede pintada de negro.Na sala encontrava-se também uma bonita cadeira de baloiço onde as crianças puderam sentir o seu embalo, que lhes transmitiu a segurança dos braços de uma avó, ao som do tão balalão.Depois da “viagem” por este espaço, as crianças deliciaram-se a ouvir a referida história contada pela sua educadora, sentindo vontade de voltar.As crianças do Jardim da Graceira puderam contar com a parti-cipação da avó Dionísia que leu, na cadeira de baloiço, as poesi-as que escreve, como se pode ver na fotografia ao lado.

Durante os dias 10, 11 e 12 de Março as crianças do pré-escolar deslocaram-se à livraria Bicnhinho do Conto para parti-ciparem na "Hora do Conto". Esta activi-dade foi dinamizada pela autora e conta-dora de histórias Mafalda Milhões que explorou também alguns espaços da ex-posição/ilustração que paralelamente se encontrava patente na "Sala Papel".

Liberdade é um livro bilingue da pro-fessora Isabel Sá Lopes com ilustração de João Cabaço. A escritora, a quem desde já agradece-mos a disponibilidade e colaboração, realizou várias apresentações do seu li-vro deslocando-se a diversas salas dos Jardins de Infância.

Cartaz do Jardim de Infância do Sobral da Lagôa.

Page 8: Registo de atividades 2008/2009

ÁRVORE DE NATAL VILA NATAL FESTIVAL DO CHOCOLATE PEQUENAS CONQUISTAS

CONCURSO DE POSTAIS

Como habitualmente os Jardins de Infância participaram mais uma vez no evento camarário ”Óbidos, Vila Natal” que este ano se subordinou ao tema ”O Quebra-Nozes”. As activi-dades foram várias, incluindo o encontro com o Pai Natal, as oficinas de ciência onde se fabricavam borrachas, neve artificial e pega monstros, a visualização do filme animado “O Quebra-nozes”, o jogo do calendário do advento assim como diversos jogos tradicionais.

A participação dos Jardins de Infância no VII Festival do Chocolate, que este ano se realizou de 5 a 15 de Março, pôde contar com algumas novidades na Casa de Chocolate das Cria-nças. Para além das habituais pinturas faciais, desenhos para colorir, e da "História do Chocolate" as crianças participaram também na confecção de bombons, Delícias das Rainhas, de Salame da Moura e no Bolo do Gonçalo.

A visita às "Pequenas Conquistas" projecto lúdico e pedagó-gico dinamizado pela autarquia, foi realizada com todas as sa-las entre os meses de Janeiro a Abril pois esta actividade está condicionada às condições atmosféricas. Nesta visita as crian-ças interagem com as várias rainhas e suas estórias, passeiam pelas ruas à descoberta das cores e terminam com os fanto-ches numa representação da conquista de Óbidos.

A árvore de Natal do Departamento, exposta durante a Vila Natal, foi decorada com garrafas de plástico recolhi-das pelas várias salas. Foram recortadas e pintadas, fazen-do assim o aproveitamento de materiais recicláveis.

O concurso de postais de Natal, dirigido a todos os níveis de ensino, foi organizado pelos professores de E.V.T. O Departa-mento participou nesta inciativa sendo o postal do Jardim do Arelho seleccionado de entre os diversos do pré-escolar apre-sentados a concurso.

Page 9: Registo de atividades 2008/2009

ÁRVORE DE NATAL VILA NATAL FESTIVAL DO CHOCOLATE PEQUENAS CONQUISTAS

CONCURSO DE POSTAIS

Como habitualmente os Jardins de Infância participaram mais uma vez no evento camarário ”Óbidos, Vila Natal” que este ano se subordinou ao tema ”O Quebra-Nozes”. As activi-dades foram várias, incluindo o encontro com o Pai Natal, as oficinas de ciência onde se fabricavam borrachas, neve artificial e pega monstros, a visualização do filme animado “O Quebra-nozes”, o jogo do calendário do advento assim como diversos jogos tradicionais.

A participação dos Jardins de Infância no VII Festival do Chocolate, que este ano se realizou de 5 a 15 de Março, pôde contar com algumas novidades na Casa de Chocolate das Cria-nças. Para além das habituais pinturas faciais, desenhos para colorir, e da "História do Chocolate" as crianças participaram também na confecção de bombons, Delícias das Rainhas, de Salame da Moura e no Bolo do Gonçalo.

A visita às "Pequenas Conquistas" projecto lúdico e pedagó-gico dinamizado pela autarquia, foi realizada com todas as sa-las entre os meses de Janeiro a Abril pois esta actividade está condicionada às condições atmosféricas. Nesta visita as crian-ças interagem com as várias rainhas e suas estórias, passeiam pelas ruas à descoberta das cores e terminam com os fanto-ches numa representação da conquista de Óbidos.

A árvore de Natal do Departamento, exposta durante a Vila Natal, foi decorada com garrafas de plástico recolhi-das pelas várias salas. Foram recortadas e pintadas, fazen-do assim o aproveitamento de materiais recicláveis.

O concurso de postais de Natal, dirigido a todos os níveis de ensino, foi organizado pelos professores de E.V.T. O Departa-mento participou nesta inciativa sendo o postal do Jardim do Arelho seleccionado de entre os diversos do pré-escolar apre-sentados a concurso.

Page 10: Registo de atividades 2008/2009

VISITA À EXPOSIÇÃO"O LIVRO DA AVÓ "

HORA DO CONTONO "BICHINHO DE CONTO"

SEMANA DA LEITURA"Liberdade" de Isabel Sá Lopes

Das actividades propostas para o 1º período deste ano lectivo, salientamos a exposição da ilustração "O Livro da Avó” de Luís Silva que veio complementar a temática explora-da neste trimestre. As crianças deslocaram-se às instalações da livraria Bichinho de Conto com grande expectativa. Na "Sala Papel" estavam ex-postas as ilustrações originais do referido livro bem como uma imagem gigante da avó, desenhada a giz numa parede pintada de negro.Na sala encontrava-se também uma bonita cadeira de baloiço onde as crianças puderam sentir o seu embalo, que lhes transmitiu a segurança dos braços de uma avó, ao som do tão balalão.Depois da “viagem” por este espaço, as crianças deliciaram-se a ouvir a referida história contada pela sua educadora, sentindo vontade de voltar.As crianças do Jardim da Graceira puderam contar com a parti-cipação da avó Dionísia que leu, na cadeira de baloiço, as poesi-as que escreve, como se pode ver na fotografia ao lado.

Durante os dias 10, 11 e 12 de Março as crianças do pré-escolar deslocaram-se à livraria Bicnhinho do Conto para parti-ciparem na "Hora do Conto". Esta activi-dade foi dinamizada pela autora e conta-dora de histórias Mafalda Milhões que explorou também alguns espaços da ex-posição/ilustração que paralelamente se encontrava patente na "Sala Papel".

Liberdade é um livro bilingue da pro-fessora Isabel Sá Lopes com ilustração de João Cabaço. A escritora, a quem desde já agradece-mos a disponibilidade e colaboração, realizou várias apresentações do seu li-vro deslocando-se a diversas salas dos Jardins de Infância.

Cartaz do Jardim de Infância do Sobral da Lagôa.

Page 11: Registo de atividades 2008/2009

ACTIVIDADES AMBIENTAISEXPOSIÇÃO "PARABÉNS SARAMAGO"

NOITE DA ALMOFADA

Durante mês de Dezembro decorreu no átrio da Escola do Complexo dos Arcos uma exposição que teve como objectivo assinalar a data do 10º aniversário da atribuição do Prémio Nobel a José Saramago dando a conhecer os diversos trabalhos realizados sobre o autor e a sua obra pelos alunos dos diversos níveis de ensino desde o pré-escolar ao se-cundário.Os Jardins-de-Infância, partindo do mote “A carta à Avó Josefa” construíram cartazes alusivos ao tema, elaborando também álbuns de registo sobre a temática “Os Avós” com a utilização de diversas técnicas e materiais (páginas 3 e 4).Estiveram também expostos os trabalhos realizados pelos alunos de algumas turmas do 1º Ciclo que se basearam na história “ A Maior Flor do Mundo” que o autor escreveu para crianças.

Paralelamente decorreu a passagem de um filme sobre o autor, cedido pela professora Celeste, coordenadora da Biblioteca.O pré-escolar expôs também uma mala que continha algumas obras do autor, assim como um filme espanhol sobre “A Maior Flor do Mundo”, ocupava lugar de destaque nesta singela homenagem a José Saramago.

FESTIVAL DE CURTAS METRAGENS

Este ano a Noite da Almofada realizou-se no Complexo dos Arcos no dia de 17 Abril e foi novamente organizada pela professora Celeste Afonso, coordenadora da Biblioteca. Como se pode ver pela imagem abaixo, a ade-são dos pais e respectivos filhos do pré-esco-lar e primeiro ciclo foi enorme enchendo por completo a biblioteca de crianças que esta-vam muito animadas com os duendes e a mú-sica que tocavam.

E m colaboração com as Águas do Oeste, e dando continui-dade ao trabalho que vem sendo desenvolvido entre esta em-presa e os Jardins de Infância do concelho, realizaram-se em to-das as salas dos Jardins diversas actividades ambientais. Estas actividades foram orientadas pelos técnicos da empresa que disponibilizaram materiais pedagógicos, consoante a temática desenvolvida.

O 1ºFestival de Curtas Metragens, organizado pela Josefa de Óbidos no mês de Março, teve como objectivo promover o livro e a leitura junto da comunicade educativa, no âmbito da Semana da Leitura e do PNL tendo sido dinamizado pela Biblioteca Escolar/Centro de Recursos. Dois dos Jardins de Infância participaram nesta iniciativa - Amoreira com o filme "Os Livros Não Têm Fim"e A-da-Gorda com "O Livro Aber-to". A temática do festival "Os Livros Abertos à Imagem" foi explorada através de pequenos filmes de 7 minutos. Os filmes premiados foram depois exibidos publicamente com uma ses-são realizada na Biblioteca onde estiveram presentes as crian-ças dos dois Jardins de Infância que foram premiados em exéquo.

Page 12: Registo de atividades 2008/2009

"A MALA DE SARAMAGO"FORUM SAÚDE

"SE AS MINHAS COSTAS FALASSEM"

HIGIENE ORAL E ALIMENTAÇÃO

Enquadrado no plano de actividades do departamento e tendo como objectivo a apresentação do autor e da sua obra, "A Mala de Saramago" foi construída como recurso e estratégia de utilização prática para todas as salas dos Jardins de Infância.Cada educadora explorou e desenvolveu diversas actividades consoante os seus objectivos, com elaboração de trabalhos alusivos à temática deixando também um registo no caderno da Mala à medida que esta ia circulando pelas diversas salas.Para além de algumas obras mais significativas do autor, a mala continha a “Carta para Josefa, minha avó”, um DVD da “Maior Flor do Mundo” (curta metragem animada com a voz do autor), uma caixa com 10 imagens retiradas do filme, um CD sobre o autor elaborado por alunos do secundário, coordenados pela professora Celeste e um catálogo da exposi-ção sobre José Saramago "A Consistência dos Sonhos"

Com esta mala de cartão,Cheia de livros,De José Saramago.Ficamos a conhecer este escritor,Que escreveu uma carta a sua avó Josefa,Muitos livros para adultos,Com muitas letras,E escreveu um livro para crianças"A Maior Flor do Mundo".

todos os níveis de escolaridade, no âmbito da Promoção da Saúde a toda a comunidade. Os Jardins de Infância participaram com diversos trabalhos consoante a temática explorada (higiene oral, alimentação) que estiveram expostos paralelamente, bem como três Jardins (Amoreira, Arelho e Usseira) que apresentaram durante a ses-são da manhã trabalhos específicos com a participação das cri-anças.

Dirigida em especial aos pais das crianças que transitam para o pri-meiro ano de escolaridade, a sessão de esclarecimento "Se as minhas Costas Falassem" foi realizada pelo terapeuta Emanuel Nunes no refei-tório do Complexo dos Arcos.

Através de imagens exemplificativas e de algums exercícios prá-ticos os participantes puderam constatar não só a importância de uma selecção adequada na compra das mochilas que as cri-anças transportam diariamente como também o modo como o fazem pois irá influenciar decisivamente a sua postura e conse-quente qualidade de vida.

O II Forum Saúde de-correu no dia 28 de Abril na Casa da Música em Óbidos. O Forum tem como ob-jectivo ser um meio de di-vulgação dos trabalhos re-alizados no presente ano lectivo, pelos alunos de

Participação das crianças do Jardim de Infância da Usseira.

Participação das crianças do Jardim de Infância da Amoreira.

Enquadradas no Projecto de Promoção para a Saúde que o Departamento elabo-rou, tendo em conta a cola-boração e a disponibilização de recursos do Centro de Saúde, diversas actividades foram realizadas em todos os Jardins de Infância.Estas actividades incidiram especialmente sobre a higie-ne oral e alimentação, e foram

não só dirigidas às crianças como também aos seus encarrega-dos de educação através de um conjunto de técnicos que se deslocaram às salas dos Jardins de Infância.Foram também realizados e aplicados em diversas salas dois inquéritos sobre saúde oral (um para as crianças, outro para os pais).

Livro de registo da "Mala de Saramago" com o trabalho realiza-das pelo Jardim de Infância da Usseira.

Caixa e conjunto de ima-gens retiradas do filme de animação da"A Maior Flor do Mundo".

D.V.D. "A Maior Flor do Mundo" de Juan Pablo Etcheverry e o livro de José Saramago ilustrado por João Caetano.

Page 13: Registo de atividades 2008/2009

ÓBIDÍADAS Encontro Desportivo

VISITA À EXPOSIÇÃO "PENSAR COLORIDO 08"

pintora Romarina com a boneca "Alice" ao lado da fotografia da verdadeira Alice de Lewis Carrol.

O encontro desportivo dos Jar-dins de Infância do concelho de Óbidos decorreu nos dias 2 e 3 de Junho durante o período da manhã.Devido a dificuldades organizativas de transportes, o encontro decorreu em dois dias no estádio municipal

A pintora Romaria que conce-beu e montou a exposição, rea-lizou a visita guiada com as cri-anças de todas as salas, animando criativamente cada espaço temático.

De 9 a 31 de Maio esteve paten-te na Casa do Pelorinho a exposi-ção do Pensar Colorido, projecto concebido e realizado pela pintora Romarina Passos nos Jardins de Infância do concelho de Óbidos.

não sendo possível a sua realização na praia como inicialmen-te estava planeado.Os grupos de crianças realizaram diversas actividades como por exemplo jogo de futebol, jogo do lencinho, corridas e per-cursos.

Os trabalhos expostos fo-ram realizados durante o ano lectivo anterior "ten-do como cenário de apren-dizagem a história de Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas"

Album e pormenor do Jardim de Infância de A-da-Gorda (sala 1 e 2).

Album e pormenor de duas páginas do Jardim de Infância da Usseira.

Painel "Os nossos Avós" do Jardim de Infância da Amoreira.

Album e retrato da avó do Jardim de Infân-cia do Olho Marinho

Page 14: Registo de atividades 2008/2009

A exposição "Um mundo de Flores" realizou-se no Com-plexo dos Arcos no ínicio do 3º período. No dia da actividade da "Noite da Almofada" os pais e encarregados de ducação puderam observar os trabalhos que os diversos Jardins de In-fância realizaram enquadrados na temática "O Jardim dos es-critores", desenvolvida durante o 2º período.

"UM MUNDO DE FLORES"

Exposição no Complexo dos Arcos

Aspecto geral da exposição na entrada do Complexo dos Arcos.

Outro aspecto da exposição com a "Maior Flor do Mundo" do Jardim de Infância da Usseira e um pomenor das personagens da história em plasticina.

"O Jardim dos Escritores" do Jardim de Infância do Sobral da Lagoa.

Girassol "Pequenos Escritores" do Jardim de Infância da Usseira.

Livro colectivo do Jardim de In-fância do Sobral da Lagoa. Construção tridimensional do Jar-

dim de Infância do Arelho.Livro colectivo do Jardim de In-fância de A-dos-Negros.

Actividades do Jardim de Infância de A-da-Gorda.

Album do Jardim de Infância de Óbidos.

Album e pormenor de duas páginas do Jardim de Infância do Arelho .

Album do Jardim de Infância de A-dos-Negros

Album do Jardim de Infância da Gracieira.

Album do Jardim de Infância do Vau.Album do Jardim de Infância do Sobral de Lagoa.

Page 15: Registo de atividades 2008/2009

"CARTA PARA JOSEFA, MINHA AVÓ"Saramago e os avós

(...) Tens noventa anos. És velha, dolorida. Dizes-me que foste a mais bela rapariga do teu tem-po - e eu acredito. Não sabes ler. Tens as mãos grossas e deformadas, os pés encortiçados. (...) E, no entanto, tens os olhos claros e és alegre. O teu riso é como um foguete de cores. Como tu, não vi rir ninguém. (...)

José Saramago

A Carta de Saramago e o próprio autor serviram de estratégia (e porque não de alguma inspiração) para a realização de diversas actividades, dando assim cumprimento à planifica-ção efectuada pelo Departamento. Com a exploração da temática da família, e mais específicamente dos avós, inúmeros regis-tos foram realizados, desde os grandes painéis, a cartazes e aos mais diversos tipos de al-buns que nas duas páginas seguintes apresentamos. Estes materiais (que estiveram expos-tos no Complexo dos Arcos, pág. 6) são o resultado de muitas actividades e projectos realizados nos Jardins de Infância não só com as crianças mas envolvendo também as suas famílias promovendo assim um conjunto de experiências, vivências e aprendizagens que be-neficiaram todos os que nelas participaram. Só assim puderiam ter surgido títulos tão suges-tivos quanto verdadeiros como por exemplo "A Festa dos Avós" ou "Os avós são lindos".

AULA CONCERTO FOCO MUSICAL

Painel do "Jardim dos escritores" do Jardim de Infância do Olho Marinho.

Construções em plasticina numa caixa transparente do Jardim de Infância da Gracieira junto com uma das várias flores realizadas pelas crianças do Jardim de Infân-cia das Gaeiras.

"As mãos", vaso de flores do Jardim de Infância de Óbidos.

Flores do Jardim de Infância de Gaeiras.

Tela"O Pequeno Príncipe"do Jardim de Infância da Amoreira.

Jardim de Infância da Usseira"A flor de Saramago".

No dia 15 e 16 de Junho o "Quinteto de Cordas" e o "Quinteto de Sopros" da Or-questra Foco Musical realiza-ram uma aula concerto na Ca-sa da Música e na sala de Música do Complexo Escolar dos Arcos. Nesta aula em que participaram as crianças do pré-escolar, 1º e 2º ciclo, é apresentado o instrumento so-lista e são feitas demonstra-ções técnicas em destaque nas peças musicais apresentadas. O quinteto vai sendo "des-montado" com ajuda do ani-mador, que promove também a participação activa das crian-ças, por forma a que estas apreendam as diferentes fun-ções de cada um dos instru-mentos em cada uma das pe-ças musicais. Esta actividade foi financiada pela autarquia e organizada pela professora Margarida Bomtempo.

Page 16: Registo de atividades 2008/2009

Registo das actividades desenvolvidas

Ano lectivo 2008 - 2009

VISITA AO PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA

VISITA À BIBLIOTECADE POMBAL

No dia 17 de Junho um grupo de docentes do pré-escolar e 1º ciclo visitaram a exposição "Artefactos para contar e criar histórias" de António Portillo. Esta exposição, de grande di-mensão e composta por vários núcleos esteve enquadrada nas actividades do VII Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal de Pombal. Um agradecimento especial à directora da biblioteca, Drª Sónia pela forma como nos rece-beu e como exemplarmente dinamizou a visita.

Entre 15 e 24 de Junho os Jardins de Infância realizaram uma visita ao Palácio Nacional de Mafra de modo a participa-rem na actividade pedagógica "Camaristas de Palmo e Meio". As crianças participam numa viagem pelo mundo de faz de conta, através da descoberta dos vários espaços e das persona-gens que surgem no palácio como por exemplo Sua Alteza, o Príncipe José e a aia Joaquina.

O presente registo de actividades do Departamento do Pré-Escolar enquadra-se numa perspectiva de continuida-de do ano lectivo anterior e tem, como objectivo princi-pal, dar a conhecer à comunidade escolar o trabalho de-senvolvido em conjunto pelas educadoras de infância.Assim, nas páginas que se seguem e de uma forma resu-mida, iremos observar o resultado da planificação realiza-da e que se traduz num vasto leque de experiências viven-ciadas pelas crianças e pelos profissionais nelas envolvidos. De registar que, durante o ano lectivo algumas activida-des foram propostas por outros níveis de ensino ou enti-dades, complementando a proposta inicial, diversificando e enriquecendo as diferentes áreas de conteúdo da educa-ção pré-escolar . Como habitualmente, e numa dinâmica de envolvência da comunidade educativa, o pré-escolar pôde contar com vários parceiros que vão desde a autarquia, com projectos específicos, actividades complementares e transportes, a Juntas de Freguesia, a empresas como as Águas do Oes-te, a serviços públicos como os Centros de Saúde ou enti-dades privadas como o Bichinho de Conto. Em conjunto com estes parceiros comunitários, com os outros níveis de ensino que promoveram actividades par-tilhadas e com as condições que o Agrupamento de Esco-las disponibilizou, as educadoras puderam desenvolver a sua prática educativa na qual concentram todos os esfor-ços e essencialmente dirigem toda a atenção para as cri-anças que frequentam os seus Jardins de Infância.

A coordenadora do departamento

●Jardim de Infância de A-da-Gorda: Margarida Lourinho (sala 1), Helena Lieberman (sala 2) e Cátia Melo (educadora de substituição) ● Jardim de Infância de A-dos-Negros: Dora Rodrigues ● Jardim de Infância de Amoreira: Graça Jordão ● Jardim de Infância de Arelho: Rute Lameiras ● Jardim de Infância de Gaeiras: Isabel Fidalgo (sala 1), Paula Cruz (sala 2) e Cláudia Santos (sala 3) ● Jardim de Infância Gracieira: Clara Morgado ● Jardim de Infância de Óbidos: Helena Paiva ● Jardim de Infância de Olho Marinho: Cecília Évora ● Jardim de Infância de Sobral da Lagoa: Luísa Nogueira ● Jardim de Infância de Usseira: Lígia Parente ● Jardim de Infância do Vau: Margarida Baltazar ● Apoio Educativo Especializado: Margarida Neves ● Coordenação do Departamento: Idalina Francisco ●

Documento impresso pela Câmara Municipal de Óbidos - Julho de 2009