a teoria de ensino-aprendizagem de vygotsky

26
A teoria de ensino- aprendizagem de Vygotsky Alunos Joel pereira silva neto Lucas Henrique Pereira Pontes Histarley dos Santos Conceição

Upload: joel-neto-pereira

Post on 23-Feb-2017

47 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky

A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky

Alunos

Joel pereira silva netoLucas Henrique Pereira PontesHistarley dos Santos Conceição

Page 2: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky

Lev Semenovich Vygotsky, Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro nasce em 17 de novembro de de 18961896, na cidade de , na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.em 11 de junho de 1934.

Page 3: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky

Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos

nasceram em 1896 – entanto Vygotsky morreu aos 37 anos).

No entanto, eles não chegaram a se encontrar em vida, devido

a vários fatores, principalmente os políticos.

Lev Vygotsky nasceu na Rússia, num contexto histórico de

conflitos políticos (Revolução Russa), sendo este um dos

motivos pelo qual sua obra só foi conhecida e valorizada mais

recentemente, apesar de sua pesquisa ser de suma importância

para a ciências educacionais e psicológicas.

Page 4: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky

A teoria histórico-culturalA teoria histórico-cultural

pressupõe que na presença de condições adequadas de vida e de pressupõe que na presença de condições adequadas de vida e de educação as crianças desenvolvem intensamente: diferentes educação as crianças desenvolvem intensamente: diferentes atividades práticas, intelectuais e artísticasatividades práticas, intelectuais e artísticasAs crianças iniciam a formação de ideias, sentimentos e hábitos As crianças iniciam a formação de ideias, sentimentos e hábitos morais, traços de personalidade.morais, traços de personalidade.Os autores denominaram essa corrente de pensamento como Os autores denominaram essa corrente de pensamento como histórico-cultural pelo principio de que o homem é um ser de histórico-cultural pelo principio de que o homem é um ser de natureza social.natureza social.

Page 5: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky

A TEORIA DE VYGOTSKYA TEORIA DE VYGOTSKY

Põe em pauta a discussão do papel do social no desenvolvimento mental

o papel da educação, do professor e da aprendizagem

Funções psicológicas superiores auto-observação, intencionalidade, planejamento, capacidade de pensamento abstrato, metacognição (indivíduo ser capaz de pensar sobre o seu próprio pensamento).

Page 6: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 7: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 8: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 9: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky

LINGUAGEM LINGUAGEM – – SISTEMA SIMBÓLICO BÁSICO DE TODOS OS GRUPOS HUMANOS SISTEMA SIMBÓLICO BÁSICO DE TODOS OS GRUPOS HUMANOS

• VYGOTSKY TRABALHA COM 2 FUNÇÕES BÁSICAS DA LINGUAGEM: VYGOTSKY TRABALHA COM 2 FUNÇÕES BÁSICAS DA LINGUAGEM:

INTERCÂMBIO SOCIAL –INTERCÂMBIO SOCIAL – É A FUNÇÃO PRINCIPAL DA LINGUAGEM E TEM POR É A FUNÇÃO PRINCIPAL DA LINGUAGEM E TEM POR OBJETIVO A COMUNICAÇÃO.OBJETIVO A COMUNICAÇÃO.

EX: O CHORO DO BEBÊ .EX: O CHORO DO BEBÊ .

PENSAMENTO GENERALIZANTE – PENSAMENTO GENERALIZANTE – É O “ENCAIXE” DA LÍNGUA COM O É O “ENCAIXE” DA LÍNGUA COM O PENSAMENTO.PENSAMENTO. EX: UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE SIGNOS.EX: UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE SIGNOS.

A FUNÇÃO DO PENSAMENTO GENERALIZANTE É TORNAR A LINGUAGEM UM INSTRUMENTO A FUNÇÃO DO PENSAMENTO GENERALIZANTE É TORNAR A LINGUAGEM UM INSTRUMENTO DE PENSAMENTO. DE PENSAMENTO.

Page 10: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 11: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 12: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 13: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 14: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 15: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 16: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky

A educação em Vygotsky

Vygotsky salienta que o aprendizado do individuo parte das suas interações do mesmo com os objetos que o cercam através dos processos mediação do meio social em que vive, na teoria Vygotskiana o processo do desenvolvimento do individuo surgem de sua pré-história e de suas raízes biológicas tendo a fala como o primeiro instrumento do desenvolvimento cultural e social sendo de grande representatividade para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Visto que na teoria histórica cultural o educador deve possibilitar, que as crianças se apropria de elementos culturais para que possam adquirir habilidades de sua gerações anteriores.

Page 17: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky

O professor:

O professor é, para Vygotsky, o mediador no processo de aprendizagem oferecendo a ajuda no caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha. Saber identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno entre ambas são as duas principais habilidades que um professor precisa ter.

Page 18: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 19: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky

A função do professor é a de conduzir o aluno até à aquisição do conhecimento e um dos recursos de que dispõe, para tal, é o trabalho de pares. Vygotsky considera que a mediação da aprendizagem de um aluno por outro mais capaz, a par da ZDP, é um fator relevante em educação. Na aprendizagem mediada pelos pares, o professor deixa de ser responsável pelo controlo da aprendizagem exterior (em contexto social), passando essa responsabilidade para o tutor.

O ensino não é único do professor

Page 20: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky

Aprendizagem:

De acordo com a perspectiva Vygotskiana, a aprendizagem é resultante da atividade de cada pessoa e da reflexão que ela consegue concretizar sobre a mesma e sendo todo ato humano mediado a aprendizagem é portanto um processo dialético entre o individuo e o meio.Na relação dialógica, em busca do entendimento, segundo Baktin (apud Emerson, 2002, p. 142-143), há sempre que se considerar a negociação de significados, a negociação de valores, pois cada grupo social – cada classe, profissão, geração, religião, região – tem seu modo próprio característico de falar, seu próprio dialeto, suas características. As palavras não podem ser entendidas fora do contexto e dos sujeitos que as falam

Page 21: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 22: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 23: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 24: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 25: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky
Page 26: A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky