a força da menta nas organizações

5
A FORÇA DA MENTE NAS ORGANIZAÇÕES Pensamento acelerado, stress, fobias, ansiedade, instabilidade e insegurança emocional. Eis alguns dos sintomas da dificuldade de adaptação ao meio ambiente atual. Ora isto é já considerado um problema social (e político) nas sociedades mais avançadas, especialmente nas grandes metrópoles da Europa, Ásia e América. A mente humana – com todos os atributos, potencialidades e mistérios que lhe são reconhecidos – continua a ser um tema sedutor e aberto às mais variados abordagens (filosóficas, biológicas, neuropsicológicas, etc.). Produto da atividade concertada de grandes aglomerações de células cerebrais altamente especializadas e de um complexo metabolismo que só agora começa a ser compreendida, a mente humana cumpre numerosas funções que se exprimem em diferentes planos. Graças à evolução bem sucedida do sistema cérebro-mente, a história da Humanidade é um percurso empolgante de conquistas. Em não muitos milhões de anos vencemos uma série de etapas evolutivas e, chegados ao século XXI, observamos de uma sociedade multifacetada, complexa e altamente competitiva - produto, afinal, da dinâmica interação entre o exercício do pensamento e os desafios da vida. As capacidades possíveis A história da humanidade reflete assim, desde os seus primórdios, o resultado da nossa inteligência criativa. Em Av. Visconde de Albuquerque, 603 - Madalena - Recife - PE CEP: 50610- 090 Fone: (81) 3227-1699 | www.berconsultoria.com.br

Upload: br-consultoria-empresarial

Post on 05-Jun-2015

139 views

Category:

Business


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: A força da menta nas organizações

A FORÇA DA MENTE NAS ORGANIZAÇÕES

Pensamento acelerado, stress, fobias, ansiedade, instabilidade e insegurança emocional. Eis alguns dos sintomas da dificuldade de adaptação ao meio ambiente atual. Ora isto é já considerado um problema social (e político) nas sociedades mais avançadas, especialmente nas grandes metrópoles da Europa, Ásia e América.

A mente humana – com todos os atributos, potencialidades e mistérios que lhe são reconhecidos – continua a ser um tema sedutor e aberto às mais variados abordagens (filosóficas, biológicas, neuropsicológicas, etc.). Produto da atividade concertada de grandes aglomerações de células cerebrais altamente especializadas e de um complexo metabolismo que só agora começa a ser compreendida, a mente humana cumpre numerosas funções que se exprimem em diferentes planos.

Graças à evolução bem sucedida do sistema cérebro-mente, a história da Humanidade é um percurso empolgante de conquistas. Em não muitos milhões de anos vencemos uma série de etapas evolutivas e, chegados ao século XXI, observamos de uma sociedade multifacetada, complexa e altamente competitiva - produto, afinal, da dinâmica interação entre o exercício do pensamento e os desafios da vida.

As capacidades possíveis

A história da humanidade reflete assim, desde os seus primórdios, o resultado da nossa inteligência criativa. Em poucos milénios desbravámos territórios inóspitos e levantámos civilizações. Em pouco tempo percebemos que tínhamos o poder de exercer transformações no que antes parecia imutável. A criatividade tornou-se a grande força da nossa inteligência. De simples recoletores e caçadores passámos rapidamente a inventores, técnicos e artistas. E com isso modificamos completamente a face do planeta e a história do nosso Mundo.

Av. Visconde de Albuquerque, 603 - Madalena - Recife - PE CEP: 50610-090Fone: (81) 3227-1699 | www.berconsultoria.com.br

Page 2: A força da menta nas organizações

Agora, em plena Era do Conhecimento, o intelecto perfila-se como um capital de valor inestimável. Já ninguém duvida que a riqueza das nações, das comunidades e de todas as organizações (seja de que tipo forem) depende mais dos recursos intelectuais – inteligência, criatividade e conhecimento – do que qualquer bem tradicional, incluindo o próprio dinheiro. De fato, a força muscular e o trabalho das máquinas estão rapidamente sendo substituídos pela inteligência e o saber.

Torna-se, por conseguinte, naturalmente aceite que cuidemos do cérebro como cuidamos do resto do corpo. Esta certeza assenta em três princípios fundamentais:

- O cérebro é um órgão que tem a capacidade para se renovar a si mesmo.

- O cérebro tem capacidade ilimitada de aprendizagem e pode aumentar a sua eficiência através do exercício.

- O cérebro responde eficazmente à atividade física, ao treino mental e ao estilo de vida, podendo manter-se ágil durante toda a vida.

Um sistema dinâmico

Uma característica vital do cérebro é chamada de neuroplasticidade. Aqui reside o segredo do poder mental. A neuroplasticidade (ou plasticidade neural) refere-se à capacidade dos neurónios se transformarem e adaptarem a sua estrutura e função em resposta às exigências externas e internas do organismo.

De fato, toda a exigência que desafie ou estimule o cérebro (por exemplo, aprender um novo idioma) produz mudanças anatómicas muito significativas a nível celular como o aumento das dendrites (filamentos que se ramificam a partir do centro da célula para contatarem outros neurónios), o aumento no número de espinhas dendríticas, a formação de novas sinapses (junções especializadas existentes nos neurónios através das quais estes conectam entre si), o aumento da atividade das neuroglias (células que apoiam os neurónios) e alterações no metabolismo celular (transformações químicas que estão no centro do trabalho cerebral).

Av. Visconde de Albuquerque, 603 - Madalena - Recife - PE CEP: 50610-090Fone: (81) 3227-1699 | www.berconsultoria.com.br

Page 3: A força da menta nas organizações

É lícito acreditar (na verdade, está cientificamente demonstrado) que um cérebro ativo e estimulado por diferentes desafios se revele mais perspicaz, mais hábil e naturalmente mais capaz de responder às solicitações do pensamento e do meio ambiente.

É preciso levar em conta essas potencialidades. Um cérebro que é estimulado pela experiência e a aprendizagem consegue operar uma atividade mental com alto rendimento. Assim, na exigente sociedade de hoje só as pessoas que invistam seriamente no seu capital cognitivo e intelectual (inteligência, criatividade e conhecimento) poderão aspirar a lugares destacados no mundo do trabalho.

Aprender mais e mais e durante toda a vida tornou-se, por conseguinte, numa exigência da Era do Conhecimento. Para tal temos de estar na melhor forma mental. A “potência cerebral ótima” pode ser atingida através de um estilo de vida sadio, uma alimentação equilibrada e uma verdadeira (e regular) ginástica cerebral.

As dúvidas

Mas....é lícito questionar: de que maneira vai a mente humana evoluir com tanta informação e tantos estímulos sensoriais à sua volta?

Repare-se: as estruturas do cérebro humano atual, responsáveis pela capacidade de gerar os padrões de energia e de informações que estão presentes nos processos e estados mentais, têm uma história de pouco mais de 50 mil anos quando a nossa espécie surgiu (a qual seria, acrescente-se, seria a última de uma série de espécies hominídeas - pelo menos que viveram na Terra nos últimos 4 milhões de anos).

Dizem-nos os neurobiólogos que a atual capacidade do cérebro permite-lhe adaptar-se a ambientes crescentemente complexos. Isso mesmo tem acontecido, sobretudo nos últimos 5 mil anos e, mais ainda, nos últimos 100 anos. Mas a complexidade da sociedade tecnológica está a aumentar a um ritmo impensável até há pouco tempo atrás.

Av. Visconde de Albuquerque, 603 - Madalena - Recife - PE CEP: 50610-090Fone: (81) 3227-1699 | www.berconsultoria.com.br

Page 4: A força da menta nas organizações

Atualmente vivemos um período de transformações profundas e de maior conectividade social. A produção de informação cresce de forma impensável, imediatista e ao mesmo tempo efémera. Uma pergunta parece-nos então óbvia: teremos capacidade para lidar com tanta informação e estímulos em simultâneo à mistura com sentimentos de incerteza e de ambiguidade?

Afinal, muitas pessoas (cada vez mais, na verdade) revelam síndromes preocupantes: pensamento acelerado, estados depressivos, ansiedade patológica, instabilidade, agressividade, inquietude e medos.

Tudo isto é um mau presságio. E há quem faça a advertência: as sociedades modernas estão em risco de uma grave ruptura psicológica e social. Os sinais estão à vista: cresce o número de pessoas com perturbações emocionais e cognitivas.

Estaremos então no limite das nossas capacidades mentais? Ou estaremos apenas não preparados para acompanhar o ritmo de transformações (sociais, tecnológicas e culturais) e a torrente de informação que todos os dias e a toda a hora nos cerca e invade?

Av. Visconde de Albuquerque, 603 - Madalena - Recife - PE CEP: 50610-090Fone: (81) 3227-1699 | www.berconsultoria.com.br