8º ano (cap. 2) organizações internacionais

14
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Prof. Alexandre Alves

Upload: alexandre-alves

Post on 23-Jun-2015

2.083 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAISProf. Alexandre Alves

Page 2: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

Não faltam tentativas para resolver os problemas regionais e mundiais. Vários acordos internacionais foram celebrados na busca por soluções para os problemas socioeconômicos.

Page 3: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

G8 – GRUPO DOS PAÍSES MAIS INDUSTRIALIZADOS DO MUNDO.

Page 4: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

Existem países que se organizam, movidos por interesses em comum.Com a Revolução Industrial o espaço geográfico se transformou, Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor.

Page 5: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

Mais conhecido como G8, é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rússia. Todos os países se dizem nações democráticas: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá (antigo G7), mais a Rússia - esta última não participando de todas as reuniões do grupo.

Page 6: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

O G8 conseguiu manter um caráter informal e evitar uma ampla burocratização. Ele não possui secretaria ou regulamento interno aprovado. É o membro do grupo encarregado de exercer a presidência que define a ordem do dia e decide qual a maneira mais apropriada de tratar cada assunto. Os preparativos para as cimeiras (conferências, em Português Brasileiro) são realizados por meio de reuniões ao longo do ano, das quais participam os representantes pessoais dos chefes de Estado e de governo,

Page 7: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

O grupo continuou sendo composto de sete membros até a Rússia, presente como observadora desde o início dos anos 1990, fosse convidada em 1997 a oficializar a sua participação. A primeira cúpula a oito membros ocorreu, portanto, em 1998. Levando em consideração importantes mudanças econômicas e democráticas ocorridas nesse país nos últimos anos, além do arsenal bélico que possui.

Page 8: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

OEA – ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS.

Page 9: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

A Organização dos Estados Americanos (OEA) é uma organização internacional criada em 1948, com sede em Washington (Estados Unidos), cujos membros atuais são as 35 nações independentes do continente americano, no início, depois da confirmação da assinatura da “Carta da OEA” eram apenas 21 países, são eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, EUA, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Page 10: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

Assembleia Geral (AG), que é o órgão supremo da Organização dos Estados Americanos. Integrada pelos Estados-membros, com direito a um voto, cada.Conselho Permanente(CP) e o Conselho Interamericano para o Desenvolvimento Integral (CIDI), exercem suas funções através de comissões.

ESTRUTURA DA OEA

Page 11: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

A ATUAÇÃO DA OEA• A OEA atua nas seguintes principais áreas: fortalecimento

da democracia; segurança hemisférica; construção da paz; promoção e defesa dos direitos humanos; estímulo ao comércio entre as nações; combate às drogas; preservação do meio ambiente; combate ao terrorismo; incentivo à probidade administrativa e cooperação para o desenvolvimento.

Page 12: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

G20 - FINANCEIRO • O Grupo dos 20 (G20 financeiro) foi criado em 1998 objetivando o fortalecimento da

economia mundial, promovendo o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável em escala global. Sua criação ocorreu no final da década de 1990, que foi marcada pela instabilidade econômica e várias crises financeiras, principalmente na Ásia, México e na Rússia. O G 20 financeiro busca desenvolver projetos que leve a unificação das economias avançadas e emergentes para fortalecer a economia mundial, proporcionando uma estabilidade financeira no mercado global, garantindo um futuro sustentado para todos os países. A representatividade do G 20 financeiro é muito grande, pois, somados os países membros, eles possuem aproximadamente 90% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio internacional e cerca de 65% da população do planeta.

• Fazem parte do G20:

Page 13: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais

G20 – COMERCIAL• Existe outro G 20, que é composto apenas por nações emergentes. Ele é chamado pela

imprensa de G 20 comercial, já que seu objetivo principal são as relações comerciais, o grupo tem como tema central a elaboração de planos para defender os interesses agrícolas dos países em desenvolvimento diante das nações ricas. Criado em 20 de agosto de 2003, o G-20 comercial é atualmente um dos grupos mais influentes da negociação agrícola da OMC, e é composto por 23 países de três continentes (África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, China, Cuba, Egito, Equador, Filipinas, Guatemala, México, Nigéria, Paquistão, Peru, Paraguai, Tailândia, Tanzânia, Uruguai, Venezuela e Zimbábue), o agrupamento representa 60% da população rural, 21% da produção agrícola, 26% das exportações e das 18% importações mundiais.

Page 14: 8º ano (cap. 2) organizações internacionais