71082940 check list para auditoria interna da iso 9001 2000

8
CHECK LIST PARA AUDITORIA INTERNA DA ISO 9001 – Irismar Pontes – 03.10.2011 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE TÓPICOS A AVALIAR AVALIAÇÃO / OBSERVAÇÕES Pontos 4.1 Requisitos gerais 1 2 3 4 5 1. Os processos a serem certificados estão identificados e conheci- dos por todos ? Você sabe quais processos serão objeto da certificação ? 2. A interação entre os processos a certificar é conhecida por todos ? Como eles se interagem ? Qual a relação entre eles ? Pode mostrar num fluxograma, onde você se encaixa, em quais tarefas, atividades ? 3. Há critérios e métodos para assegurar que a operação e o controle dos processos a certificar sejam eficazes ? Você tem conhecimento sobre isso ? 4. Há recursos e informações assegurados, previstos, para apoiar a operação e o monitoramento dos processos que serão certificados ? Você tem conhecimento sobre isso ? 5. Há monitoramento, medição e análise desses processos ? O que você sabe sobre isso ? Que evidências você pode dar que isso existe ? 6. Você sabe se a direção da empresa deflagra sistematicamente ações e projetos para atingir os resultados programados e planeja- dos e a melhoria contínua dos processos a serem certificados ? Cite pelo menos um exemplo. TÓPICOS A AVALIAR AVALIAÇÃO / OBSERVAÇÕES Pontos 4.2 Requisitos de documentação 1 2 3 4 5 1. Você sabe quais são os principais documentos do Sistema de Ges- tão da Qualidade ? (Manual da Qualidade, Procedimentos do SGQ, POP’s e Registros da Qualidade). Cite alguns deles. 2. Em qual(is) meio(s) de comunicação a documentação do SGQ pode estar disponível para todos ? Você sabe ..... Nota : em qualquer forma ou tipo de meio de comunicação 3. A organização possui um Manual da Qualidade ? Investigar também se as pessoas sabem da existência dele e onde ele fica, sob qual responsabilidade. Para quê serve o Manual da Qualidade ? 4. O Manual da Qualidade contém o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a Política e Objetivos da Qualidade, os Procedi- mentos Documentados (PSGQ), a descrição da interação entre os Processos Certificados ? Investigar se as pessoas sabem falar alguma coisa sobre isso. 5. A responsabilidade pela manutenção do Manual, controle de distri- buição de cópias, controle de alterações, estão definidas ? Investigue se as pessoas sabem algo sobre essa rotina. 6. O Manual da Qualidade contém a Política da Qualidade, índice do conteúdo, referência, folha de controle de alterações, lista de circu- lação, paginação, edição, datas, definições de termos e siglas, exe- cutante e responsável, número da revisão, missão e visão da em- presa ? Lista de Circulação=Locais/pessoas que devem conhecê-lo. 7. Há coerência e correspondência entre o índice de conteúdo do Manual da Qualidade e a paginação do mesmo ? Fazer um verificação amostral. (Tem muito a ver com o RD) 8. O Manual da Qualidade contém todos os itens obrigatórios e os per- tinentes ao negócio da empresa ? Verificar pelo índice ! Obrigatórios : 4.2.3 ; 4.2.4 ; 8.2.2 ; 8.3 ; 8.5.2 ; 8.5.3 1

Upload: nubiana-oliveira

Post on 12-Feb-2015

238 views

Category:

Documents


18 download

TRANSCRIPT

Page 1: 71082940 Check List Para Auditoria Interna Da Iso 9001 2000

CHECK LIST PARA AUDITORIA INTERNA DA ISO 9001 –Irismar Pontes – 03.10.2011

4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

TÓPICOS A AVALIAR AVALIAÇÃO / OBSERVAÇÕES Pontos4.1 Requisitos gerais 1 2 3 4 51. Os processos a serem certificados estão identificados e conheci- dos por todos ? Você sabe quais processos serão objeto da certificação ?

2. A interação entre os processos a certificar é conhecida por todos ? Como eles se interagem ? Qual a relação entre eles ? Pode mostrar num fluxograma, onde você se encaixa, em quais tarefas, atividades ?

3. Há critérios e métodos para assegurar que a operação e o controle dos processos a certificar sejam eficazes ? Você tem conhecimento sobre isso ?

4. Há recursos e informações assegurados, previstos, para apoiar a operação e o monitoramento dos processos que serão certificados ? Você tem conhecimento sobre isso ?

5. Há monitoramento, medição e análise desses processos ? O que você sabe sobre isso ? Que evidências você pode dar que isso existe ?

6. Você sabe se a direção da empresa deflagra sistematicamente ações e projetos para atingir os resultados programados e planeja- dos e a melhoria contínua dos processos a serem certificados ? Cite pelo menos um exemplo.

TÓPICOS A AVALIAR AVALIAÇÃO / OBSERVAÇÕES Pontos4.2 Requisitos de documentação 1 2 3 4 51. Você sabe quais são os principais documentos do Sistema de Ges- tão da Qualidade ? (Manual da Qualidade, Procedimentos do SGQ, POP’s e Registros da Qualidade). Cite alguns deles.

2. Em qual(is) meio(s) de comunicação a documentação do SGQ pode estar disponível para todos ? Você sabe ..... Nota : em qualquer forma ou tipo de meio de comunicação

3. A organização possui um Manual da Qualidade ? Investigar também se as pessoas sabem da existência dele e onde ele fica, sob qual responsabilidade. Para quê serve o Manual da Qualidade ?

4. O Manual da Qualidade contém o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a Política e Objetivos da Qualidade, os Procedi- mentos Documentados (PSGQ), a descrição da interação entre os Processos Certificados ? Investigar se as pessoas sabem falar alguma coisa sobre isso. 5. A responsabilidade pela manutenção do Manual, controle de distri- buição de cópias, controle de alterações, estão definidas ? Investigue se as pessoas sabem algo sobre essa rotina. 6. O Manual da Qualidade contém a Política da Qualidade, índice do conteúdo, referência, folha de controle de alterações, lista de circu- lação, paginação, edição, datas, definições de termos e siglas, exe- cutante e responsável, número da revisão, missão e visão da em- presa ? Lista de Circulação=Locais/pessoas que devem conhecê-lo.7. Há coerência e correspondência entre o índice de conteúdo do Manual da Qualidade e a paginação do mesmo ? Fazer um verificação amostral. (Tem muito a ver com o RD) 8. O Manual da Qualidade contém todos os itens obrigatórios e os per- tinentes ao negócio da empresa ? Verificar pelo índice ! Obrigatórios : 4.2.3 ; 4.2.4 ; 8.2.2 ; 8.3 ; 8.5.2 ; 8.5.3

1

Page 2: 71082940 Check List Para Auditoria Interna Da Iso 9001 2000

4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

TÓPICOS A AVALIAR AVALIAÇÃO / OBSERVAÇÕES Pontos4.2 Requisitos de documentação : continuação 1 2 3 4 59. As pessoas sabem o papel dos PSGQ’s e POP’s ? São procedimentos que ensinam como os princípios do Manual da Qualidade devem ser postos em prática. Como as rotinas e tarefas devem ser executadas. É a operacionalização dos princípios da ISO 9001.

10. Os POP’s mantém correspondência direta com os Procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade (PSGQ) ? Há uma tabela relacionando-os ? Um PSGQ pode ter mais de 1 POP relacionado a ele. 11. Há coerência entre a numeração e número dos anexos com os anexos efetivamente colocados no final do Manual da Qualidade ?

12. Há coerência entre as citações de PSGQ’s e POP’s no Manual da Qualidade (MQ) com a numeração correta dos mesmos ? Fazer uma verificação amostral em algumas páginas do MQ. E quanto às definições e siglas adotadas ?

13. É possível constatar que há controle da documentação do Sistema de Gestão da Qualidade ? Faça uma verificação amostral

14. O Manual e PSGQ’s estão devidamente aprovados e assinados pelo responsável da empresa para a questão da ISO 9000 ? É possível ver isso nas páginas do MQ e nos PSGQ’s ?

15. Os documentos da ISO estão legíveis e prontamente identificá- veis ? Verificação amostral, em algumas páginas do MQ.

16. Há uma folha de controle de alterações e revisões no final do MQ e de cada PSGQ ? As pessoas sabem falar as razões dessa folha, sua importância para o SGQ ? Possibilitar rastreabilidade, p.e.

17. As cópias controladas e não controladas pertinentes a cada pro- fissional e área estão disponíveis nos locais de uso ? Fazer uma verificação amostral, com alguns profissionais.

18. As pessoas sabem acessar rapidamente suas cópias de documen- tos, seja em papel, seja em Meio Eletrônico ? Fazer verificação amostral ; não precisa ser feito com todos.

19. As pessoas sabem o quê são os documentos chamados Registros da Qualidade ? Para quê servem ? São usados para provar evidências da conformidade com os requisi- tos e da operação eficaz do Sistema de Gestão da Qualidade. Por exemplo, Notas Fiscais, Pedidos, Planilhas de Monitora- mento de Compras / Importação, Laudos Técnicos de MP’s, etc. Fazer uma verificação amostral, em algumas pessoas.

20. Há um PSGQ que define as ações de controle para identificação, armazenamento, proteção, recuperação, tempo de retenção e des- carte dos Registros da Qualidade ? PSGQ de Controle de Documentos e Registros da Qualidade

2

Page 3: 71082940 Check List Para Auditoria Interna Da Iso 9001 2000

TÓPICOS A AVALIAR AVALIAÇÃO / OBSERVAÇÕES Pontos5 Responsabilidade da direção 1 2 3 4 51. A Direção comunica regularmente aos profissionais sobre a necessi da empresa atender aos requisitos dos clientes, inclusive os regula- mentares e estatutários (aqueles por força de Leis e Obrigações Le- gais) ? Você pode dar um exemplo desse comprometimento da AD?

2. Há uma Política da Qualidade na empresa e a Direção a dissemina regularmente, os compromissos que nela estão inseridos, para to- dos os profissionais ? Você pode atestar isso com evidências ?

3. Da mesma forma, quanto aos objetivos da Qualidade. Você os com- hece ? A direção fala deles nos encontros regulares ? Seria capaz de mencionar um deles com as suas palavras ? Pelo menos, mos- trar onde estão e quais são eles ?

4. Há reuniões de análises críticas pela Direção ? Sabe qual a frequên cia delas ? Pra quê elas servem ? (Análise do Sistema de Gestão da Qualidade e a sua Certificação ISO 9001) 5. A Direção tem orientado suas ações e prioridades para foco no cli- ente, ou seja, garantir que seus requisitos são determinados e aten- didos ? (Como você pode evidenciar isso com um exemplo ?) 6. Fale, com suas palavras, alguma coisa sobre a Política da Qualida- de da Distrion. (Como você se vê / contribui nela ? )

7. Você sabe que os objetivos da qualidade devem ser mensuráveis ? Já viu algum exemplo de resultado sobre eles ? Sabe como se po- deria medir alguns deles ? (Satisfação dos Clientes, p.e.) 8. Como você avalia o grau de planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade da Distrion e a conseqüente certificação ISO 9001 ? Acha que está bem elaborado ? Acredita que será possível satisfa- zer aos requisitos/exigências dos processos principais e aos Objeti- vos da Qualidade, da forma como está estruturado ?

9. As responsabilidades e autoridades estão definidas na empresa ? Estão comunicadas ? A Direção assegura a comunicação e exerci- cio das mesmas, por quem de direito ? (Como você avalia isso ?)

10. Há um RD na empresa, é de conhecimento de todos, bem como suas Atribuições Funcionais no Sistema de Gestão da Qualidade ?

11. É capaz de mencionar como a Direção assegura comunicação apropriada e eficaz quanto ao Sistema de Gestão da Qualidade e a Certificação ISO 9001:2000 ? (Dar um exemplo, pelo menos) 12. Sabe mencionar em qual fórum ou oportunidade o Sistema de Ges tão da Qualidade, a Política e Objetivos da Qualidade são analisa- dos quanto a possíveis adaptações e correções ? (Reuniões de Análises Críticas, trimestrais, coordenadas pela Direção)

13. Citar exemplos de assuntos que devem ser analisados nas reuni- ões de análises críticas (Resultados de auditorias, Realimentações de Clientes, Desempenho dos Processos certificados, Conformidade de Matérias-Primas, situação de ações corretivas e preventivas, in- clusive daquelas tratadas nas últimas reuniões, recomendações pa- ra melhorias, alterações no SGQ)

3

Page 4: 71082940 Check List Para Auditoria Interna Da Iso 9001 2000

TÓPICOS A AVALIAR AVALIAÇÃO / OBSERVAÇÕES Pontos6 Gestão de recursos 1 2 3 4 51. Há recursos e você sabe sobre isso, garantidos pela Direção da empresa, para implementar e manter o Sistema de Gestão da Quali- dade, melhorar sua eficácia e aumentar a satisfação dos clientes ? (Pelo menos a pessoa deve falar um dos itens acima ; se ela na- da souber sobre isso é nota 1 )

2. Pra quê você acha que a Direção da empresa está implementando e mantendo um Sistema de Gestão da Qualidade e a conseqüente certificação dele na ISO 9001:2000 ? (A pessoa deve citar as ra- zoes destacadas na questão anterior, número 1)

3. Há treinamento adequado para as pessoas que lidam diretamente ou cujas ações afetam diretamente a qualidade das Matérias-Primas O que você sabe sobre isso ? Como vê essa questão ?

4. Os treinamentos são avaliados quanto à sua eficácia, ou seja, co- mo estão ajudando de fato a melhorar os resultados da empresa ? Como você vê isso ? Sabe alguma coisa se isso é feito ?

5. Você sabe destacar a importância das suas atividades, suas AF’s para o funcionamento dos processos e para os resultados da empre- as ? E para os Objetivos da Qualidade, saberia falar de quê forma suas ações estão ajudando ? (A pessoa TEM QUE saber, pelo me- nos, quais são os Objetivos da Qualidade)

6. Há registros de treinamentos diversos, dentro e fora da empresa ? Há quem cuide disso ? Há uma programação ou plano de treina- mento ? Está atualizado ? Há avaliações desses treinamento, pelo menos em sala de aula ? Há lista de presença dos eventos ?

7. Há algum tipo de avaliação quanto à eficácia dos treinamentos por parte dos gerentes ? Pelo menos alguma menção de que profissio- nais melhoraram com determinados treinamentos ? (A pessoa de- ve pelo menos mencionar que sabe alguma coisa)

8. Como você avalia as condições do ambiente de trabalho necessá- rias para que a Distrion alcance ou atenda a conformidade com os requisitos colocados pelos clientes para as Matérias-Primas ? (Como a pessoa avalia essas condições ambientais ? ; Como julga as instalações, recursos, facilidades ?)

TÓPICOS A AVALIAR AVALIAÇÃO / OBSERVAÇÕES Pontos7 Realização do produto (Matéria-Prima) 1 2 3 4 51. Há planejamento ou programação para a realização de MP’s ? Po- de mostrar um exemplo ? Pode falar alguma coisa sobre o processo de fabricação, suas etapas ? O quê é controlado nele ? Como ?

2. Como você analisa e dá evidências da coerência entre a programa- cão da fabricação de MP’s e requisitos de outros processos ou atividades, como por exemplo, logística, controle financeiro, criação ? (Citar pontos de interação e integração entre essas atividades)

3. Há objetivos da qualidade e requisitos para a programação / plane- jamento da fabricação / realização de MP’s ? (Falar exemplos) (A idéia aqui é ver se a pessoa conhece os objetivos quando se está fabricando e/ou formulando alguma MP para um cliente)

4. Há documentos específicos para a realização de M’P’s e/ou outros recursos pertinentes ? (Falar exemplos, tais como POP’s, fluxo- gramas, Laudos Técnicos – esse último ninguém pode errar)

5. Há rotinas para verificação, validação, monitoramento, testes, ensa- ios requeridos, específicos para as MP’s, bem como critérios para considerar as MP’s devidamente especificadas ? (Citar exemplos)

6. Há metodologia para a determinação de requisitos dos clientes ? Eles incluem requisitos de entrega e eventuais serviços pós-entregas (Essa questão deve ser feita para o pessoal de vendas, internos e

4

Page 5: 71082940 Check List Para Auditoria Interna Da Iso 9001 2000

externos, bem como aqueles que trabalham na Logística)

7. A pesquisa de satisfação dos clientes possui questões sobre aten- dimento a requisitos ? (Fazer essa pergunta inclusive para o/a RD) 8. Que outras formas a empresa se utiliza para pesquisar sistemática- mente necessidades, expectativas e requisitos de clientes ? (A pessoa deve citar as visitas regulares, as vendas, reuniões)

9. Os requisitos dos clientes, suas necessidades de MP’s, são analisa- dos criticamente, quanto à possibilidade de formulação, fabricação, atendimento, entrega ? (Isso é feito de fato ? Por quem ? De que forma ? Há feedback ao cliente quando há restrições ?)

10. A empresa, em geral, possui capacidade de atender aos pedidos, sejam para fabricação de MP’s, sejam para Compra & Venda de MP, negociados com os clientes ? (Você pode dar exemplos)

11. O quê é feito quando o cliente não fornece requisitos documenta- dos de suas necessidades ? A empresa liga para o cliente e confirma requisitos, antes da aceitação de fabricar e/ou Compra & Vender ? (A pessoa deve evidenciar o quê sabe sobre isso)

12. Há mecanismos de comunicação com os clientes em relação às suas MP’s e Serviços ? Eles têm se mostrado eficazes, em sua opi- nião ? O que você sabe sobre isso ? (Espera-se que a pessoa dê alguns exemplos sobre como a em- presa se comunica com seus clientes)

13. Há retroalimentação para os clientes, quanto às suas reclamações O que você sabe sobre isso ? O cliente sempre tem uma resposta ? Pode dar exemplos disso ?

14. Há mecanismos de verificação de materiais e insumos comprados Como é verificada a conformidade do quê é adquirido com os requisi- tos especificados por alguma área da empresa ? (Quem faz isso ? Que mecanismos usa para verificar ? O quê ele compara – tem que responder que compara dados das NF’s com Pedidos e Laudo Técnico ; há um check list para isso) 15. Há alguma sistemática de avaliação de fornecedores ? Como a empresa avalia a credibilidade de fornecedores ? E a condição deles atenderem aos requisitos estabelecidos / negociados com eles ?

16. Há exemplos de avaliação ou algum critério, por mais simples que seja, para a avaliação das condições ou escolha de fornecedores de MP’s e de materiais / insumos ? Pode citar alguns ? Há registros ?

17. Há critérios para a aceitação / recebimento de MP’s e materiais / in sumos adquiridos pela empresa ? Pode mencionar algum mecanis- mo usado para isso ? Sabe quem trabalha nessa atividade ? Ele es- tá treinado ? 18. Alguém faz um check antes de enviar qualquer Pedido para um for necedor ? Sabe quem faz ? Essa pessoa compara o quê com o quê? (Tem que responder que compara Pedido com especificações técni- cas de quem solicitou a compra ; é o check que evita erros) 19. A fabricação de MP’s possui controle da qualidade e condições de operação controladas ? Quem faz isso ? Que mecanismos usa para fazer essas tarefas ¿

20. Há documentos com as informações das MP’s que serão formula- das e fabricadas, em consonância com os requisitos dos clientes ? Pode dar exemplos disso ? Como isso chega à fabricação ?

21. Há POP’s pertinentes à operação e fabricação de MP’s ? Pode citar alguns ? Pode mostra aqueles que estão sob a sua responsabili dade ? (Pegar alguma etapa de um dos POP’s e verificar se a pesso- a pode mostrar evidências de como aquilo é feito)

22. Há uso de equipamentos e/ou instrumentos de medição na fabri- cação de MP’s (Pesagem, por exemplo) ? São adequados, segundo a sua ótica ? Como avalia a influência dessa adequabilidade nos re- sultados finais ? (Balança, Termômetros, Manômetros, etc)

5

Page 6: 71082940 Check List Para Auditoria Interna Da Iso 9001 2000

23. Há atividades pata liberação da MP ? Quem faz ? Por solicitação de quem ? Há POP sobre isso ? Pode mostrá-lo ? E quanto à entre- ga, também há POP ? E as atividades pós-entrega, quem faz ? (As pessoas das áreas de Fabricação, Venda e Logística devem as- ber responder à essa questão)

24. Você acha que há meios, atualmente, de rastrear qualquer MP com algum tipo de problema (Não-Conformidade), seja produzida na na empresa, seja comprada, seja quando ela chega ao cliente ? ; Pode citar como isso pode ser feito, que mecanismos / documentos Podem ser usados nessa tarefa ?

25. Como você pode mostrar aos clientes que qualquer problema com suas MP’s podem ser rastreadas, para atendê-los bem (Dar uma so- lução às suas reclamações) ? (Espera-se que a pessoa cite os códi- dos nos rótulos, as datas, o check NF com Pedido e Laudos Técni- cós, feito ainda na empresa)

26. Como a empresa garante a adequada preservação das MP’s fabricadas enquanto ainda em suas instalações ? (A pessoa deverá responder que é pela identificação com rótulos, onde há informações sobre manuseio, código do lote, tipo de MP, datas de validade ; Além disso, a pessoa deverá mencionar que há POP’s que definem o manuseio, a embalagem, as condições de armazenamento e de proteção das MP’s no almoxarifado ; pedir que mostre esses POP’s)

27. Há condições da empresa preservar adequadamente as MP’s pro- duzidas ? Citar exemplos ? E enquanto está sendo entregue, como a empresa procura garantir que elas cheguem aos clientes com inte- gridade ? (Citar exemplo da escolha adequada do Transportador)

28. Há métodos, procedimentos e instrumentos devidamente definidos para medições das formulações de MP’s, durante a pesagem, duran te a fabricação, controle da qualidade e envase ?

29. As medições e análises são executadas de acordo com os requisi- tos dos procedimentos específicos dos ensaios e testes ? Quem faz essa verificação ? Pode dar exemplos ?

30. Os instrumentos de medição, análises e de controle da qualidade são calibrados em organismos / empresas devidamente credencia- das ? Há prazos ou ciclos definidos para isso ? Pode mostrar as úl- timas calibrações ?

31. Instrumentos de análises, ensaios, testes, controle da qualidade, são devidamente limpos, guardados adequadamente, após usos ? 32. Há testes rotineiros de instrumentos de análises, ensaios, controle da qualidade, feitos pelo próprio pessoal da empresa, e seus resul- tados são registrados (pH meter, viscosímetro, densímetro, etc) ? (Antes de usar os equipamentos ou em períodos definidos ; há POP’s sobre isso ? Pode mostrar ?

33. Todos os equipamentos e instrumentos de medição, análises, tes- tes, ensaios e controle da qualidade estão devidamente codificados e identificados, bem como os testes de calibrações feitos pelo pró- prio pessoal da empresa são registrados ? É possível mostrar isso ?

TÓPICOS A AVALIAR AVALIAÇÃO / OBSERVAÇÕES Pontos8 Medição, análise e melhoria 1 2 3 4 58.1 A empresa monitora regularmente a satisfação de clientes, para verificar se está atendendo os seus requisitos ? Há método e fre- quência definidas para isso ?

8.2 Há métodos e frequência definidas para o monitoramento ? Pode mostrar como é feito ? Qual a frequência e últimos resultados ?

8.3 As informações do monitoramento da satisfação do cliente estão sendo usadas ? Pode falar um exemplo sobre isso ?

6

Page 7: 71082940 Check List Para Auditoria Interna Da Iso 9001 2000

8.4 A empresa possui um programa de auditorias internas (ou, pelo menos, uma previsão) para verificar se o seu Sistema de Gestão da Qualidade está conforme com as disposições planejadas, com os requisitos da Norma e se está também mantido e implementado 8.5 Há critérios, escopo, freqüência e métodos definidos para as Audi- tórias internas ? Isso consta de algum programa ou documento ?

8.6 Há auditores internos definidos e foram treinados para fazer a au- ditoria ?

8.7 Há um PSGQ, ou Procedimento do Sistema de Gestão da Quali- dade específico para as Auditorias Internas, definindo responsabili- dades e requisitos para o planejamento e execução das Auditorias Você sabe sobre isso ?

8.8 Após as Auditorias, as ações para corrigir Não-Conformidades são são tomadas imediatamente pelo responsável da área auditada ? Verificar se na área auditada ocorreu isso e o status das NC’s

8.9 Há métodos para medir desempenho dos processos objeto da cer- tificação ? Você é capaz de mencionar alguns ? Por exemplo, in- dicadores de desempenho ? Conhece algum ?8.10 Você acha ou pode avaliar se os métodos usados para monioto- rar os processos certificados estão sendo ou são capazes de de- monstrar a capacidade desses processos em alcançar os resulta- dos planejados ? Que percepção você tem sobre isso ?

8.11 As características das MP’s fabricadas são medidas regularmen- te, para se verificar se seus requisitos estão sendo atendidos ?

8.12 Para a liberação de MP’s há pessoas devidamente indicadas e autorizadas para essa tarefa ? Pode dar evidência objetiva ?

8.13 A liberação de MP’s bem como a entrega só acontecem quando as suas características estão de acordo com os requisitos do clien te. Se isso não for verdade, o processo de produção é interrompi- do. Isso é uma verdade ?

8.14 Quando há fabricação de MP’s fora das especificações ou que não atendem aos requisitos dos clientes, há critério sobre o que fazer com elas, como identificação e controle. Isso é uma verdade e há evidência objetiva sobre isso ?

8.15 Há um PSGQ específico sobre os controles, responsabilidades e autoridades para lidar com MP’s não-conformes ? Você sabe so- bre isso ? Seria bom que algumas pessoas soubessem quais são os itens da Norma que requer procedimentos documentados.

8.16 As MP’s fora das especificações ou não-conformes são devida- mente tratadas para eliminar as NC’s detectadas ? Pode citar ou mostrar um exemplo ?

8.17 Quando essas MP’s não-conformes são usadas, há alguém que autoriza oficialmente ? Isso está definido funcionalmente ? Quando o cliente decide receber da forma como elas estão, há registros dessa decisão ? Há algum exemplo sobre isso ?

8.18 Há registros sobre as NC’s, suas naturezas, origens, para permi- tir as devidas correções nos processos ? Pode mostrar um exem- plo ?

8.19 Quando as NC’s são detectadas após a entrega ou no início do uso pelo cliente, a empresa toma as ações apropriadas em rela- cão aos efeitos das mesmas ? Há alguma sistemática para ajudar o cliente quanto a isso ? 8.20 A empresa define, coleta e analisa dados para demonstrar a ade- quação e eficácia do seu Sistema de Gestão da Qualidade ? Você é capaz de dar algum exemplo sobre isso ?

8.21 A análise de dados tem sido usada para se avaliar onde melho- rias contínuas da eficácia do SGQ podem ser realizadas ? Você pode dar algum exemplo sobre isso ? Entendeu bem do que tra- ta essa questão ?

7

Page 8: 71082940 Check List Para Auditoria Interna Da Iso 9001 2000

A pessoa pode falar dos dados de satisfação de clientes, Regis- tros de conformidade da produção com os requisitos dos clientes, características dos Processos certificados e de fornecedores.

8.22 Há evidência de que a Direção usa a Política da Qualidade para disseminar e promover melhorias dos Processos certificados e no seu Sistema de Gestão da Qualidade ? Pode dar algum exemplo?

8.23 Os objetivos da Qualidade, os resultados de auditorias anteriores análise de dados, ações corretivas e preventivas, bem como as reuniões de análise crítica estão sendo usadas para melhorar o seu SGQ e a certificação NBR ISO 9001:2000 ? Você é capaz de citar um exemplo ?

8.24 Você é capaz de citar um exemplo de ação corretiva que foi toma da para corrigir causas de não-conformidades ? Você sabe que TÊM QUE SER registradas em documento próprio e devidamen- te corrigidas ?

8.25 Há um PSGQ definido para documentar as ações corretivas de Não-Conformidades ? Os requisitos para atacar essas NC’s de forma corretiva estão definidas nesse documento ?

8.26 Há análise crítica de não-conformidades, incluindo reclamações de clientes ? Você pode mostrar exemplo disso ? Aqui pode-se evocar a existência de registros de NC’s no Proces- so de Compra & Venda de MP’s e no Processo de Fabricação de MP’s, até a entrega aos clientes, incluindo o uso pelo cliente.

8.27 Há determinação de causas de NC’s ? Pode mostrar um exemplo

8.28 Como você pode demonstrar (ou o quê você sabe sobre isso ) que há ações, esforços, para se evitar que NC’s ocorram nova- mente ?

8.29 Há registros de resultados após ações corretivas, para se avaliar se elas foram efetivas ? Como isso é feito ? O quê você sabe so- bre isso ? Acerta-se alguma NC e como se verifica se as ações usadas foram ok ?

8.30 Você conhece algumas ações da empresa para eliminar as cau- sas de NC’s potenciais ? Você sabe bem o que é isso ? O que a empresa ganha com esse tipo de ação, ou seja, atacando as cau sas potenciais ?

8.31 Há um procedimento documentado sobre isso – PSGQ ? Você sabia que esse item exige um Procedimento do Sistema de Ges- tão da Qualidade específico, tal a sua importância ? Lembrar que normalmente coloca-se no mesmo PSGQ as Ações Corretivas e as Ações Preventivas

8.32 Conhece algum exemplo de determinação de NC’s potenciais na empresa ? E quanto às suas causas ? A empresa tem definido NC’s potenciais que poderiam afetar os Processos Certificados Bem como os resultados dos mesmos ?

8.33 Há ações por parte da Direção da empresa ou de pessoas com responsabilidade gerencial no sentido de avaliar a necessidade de ações para evitar a ocorrência de NC’s ? Trata-se de ação preventiva mesmo. Já viu isso em alguma reunião ?

8.34 Há resultados de ações executadas no sentido de evitar a ocor- rência de NC’s ? Há registros dessas ações por exemplo, em atas de reuniões ou planos de ação ?

8.35 Há análise crítica de ações preventivas em algum fórum (reuni- ões, etc) ? A idéia aqui é de ver se as ações preventivas, após to- madas, são analisadas quanto à sua eficácia. Há algum exemplo?

8