7 maravilhas da natureza de portugal realizado por: ana sofia nº2 inês nº19 mariana nº23 escola...

9
Natureza de Portugal Realizado por: Ana Sofia nº2 Inês nº19 Mariana nº23 Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Curso profissional de Turismo

Upload: internet

Post on 21-Apr-2015

107 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 7 maravilhas da Natureza de Portugal Realizado por: Ana Sofia nº2 Inês nº19 Mariana nº23 Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Curso profissional

7 maravilhas da Natureza de Portugal

Realizado por:

Ana Sofia nº2

Inês nº19

Mariana nº23

Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves

Curso profissional de Turismo

Page 2: 7 maravilhas da Natureza de Portugal Realizado por: Ana Sofia nº2 Inês nº19 Mariana nº23 Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Curso profissional

Lagoa das Sete Cidades

A Lagoa das Sete Cidades localiza-se no fundo da caldeira das Sete Cidades, na freguesia de mesmo nome, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Page 3: 7 maravilhas da Natureza de Portugal Realizado por: Ana Sofia nº2 Inês nº19 Mariana nº23 Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Curso profissional

Floresta Laurissilva

A floresta natural da Madeira (a Laurissilva) ocupa mais de 20% da superfície da ilha, situando-se entre os 300 e os 1300 metreraturas mais baixas e a mais alta taxa de humidade. Esta é a maior concentração de Laurissilva do mundo, sendo conhecida como uma das melhor preservadas.

As suas origens remontam à Terceira Era, altura em que a floresta Laurissilva cobria uma vasta área mediterrânea. Actualmente, encontra-se limitada à região biogeográfica da Macaronésia, que engloba os arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.

A palavra Laurissilva vem do latim 'silva', que significa floresta, e de 'Laurus' (lauraceae), família das espécies arbóreas que habitam a floresta.

Hoje em dia, a Laurissilva é considerada Património Mundial da UNESCO. Este é o tipo de floresta onde as espécies animal e vegetal coabitam, dependendo uma da outra e do meio que as rodeia. Aqui encontra as quatro Lauráceas: a Ocotea foetens (Til), Laurus azorica (Louro), Persea indica (Vinhático) e Apollonias barbujana (barbusano).

Para além da sua beleza deslumbrante, este puzzle natural, de diferentes formas e tons de verde, revela todo o dinamismo típico dos sistemas vivos equilibrados.

Simplesmente impressionante a força da natureza neste local!

Page 4: 7 maravilhas da Natureza de Portugal Realizado por: Ana Sofia nº2 Inês nº19 Mariana nº23 Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Curso profissional

Parque Nacional da Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês ou conjunto serrano da Peneda-Gerês"  , é o único parque nacional de Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até Trás-os-Montes, desde as terras da Serra da Peneda até a Serra do Gerês - daí a sua designação -, sendo recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e Cávado. Fazendo fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre) numa área total de cerca de 70 290 hectares.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

Logótipo do Parque

É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico

e pela variedade de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.

Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

Page 5: 7 maravilhas da Natureza de Portugal Realizado por: Ana Sofia nº2 Inês nº19 Mariana nº23 Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Curso profissional

Grutas de Mira de Aire

As Grutas de Mira de Aire, situadas a 15 quilómetros de Fátima, em Santarém, são as maiores de Portugal com um percurso de várias centenas de metros. A profundidade máxima das grutas éde 110 metros.As Grutas de Mira de Aire foram descobertas a 27 de julho de 1947. Contudo, só seis anos depois, em Setembro de 1953, é que se ficou a conhecer a totalidade do percurso das grutas, tal como se encontra hoje em dia aberto ao público. Foram as primeiras grutas a ser encontradas na região.Em 1971, com a fundação de uma sociedade concessionária, foi possível abrir as Grutas de Mira de Aire ao público em geral. Para isso, foi necessário abrir túneis, fazer ligações entre fendas no solo, colocar iluminação e dotar o espaço de um sistema sonoro para dar música ambiente e, ainda, dada a profundidade as grutas, colocar dois elevadores.Os visitantes deparam-se, após a entrada, com o primeiro poço, a Sala Grande, assim chamada dada a imensidão e imponência do espaço, depois, com a Sala Vermelha, que ganhou esta designação devido ao colorido existente no local. Segue-se a Joalharia, antes de se aceder ao segundo poço, intitulado de Cúpula Majestosa. Depois há uma descida íngreme até à Galeria. A seguir, o visitante percorre centenas de metros através de túneis onde é possível observar formações calcárias como a Alforreca, os Pequenos Lagos, o Marciano, a Boca do Inferno e o Órgão. Há anda pequenos regatos e o Rio Negro, que desagua, em cascata, no Grande Lago. Neste local, no final da vista, tem lugar um espectáculo de água, luz e som. 

Page 6: 7 maravilhas da Natureza de Portugal Realizado por: Ana Sofia nº2 Inês nº19 Mariana nº23 Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Curso profissional

 Portinho da Arrábida

Portinho da Arrábida é uma pequena aldeia, pertencente à freguesia de São Lourenço, concelho e distrito de Setúbal, mais conhecida pela praia adjacente à localidade.

Localiza-se na Serra da Arrábida que a rodeia a Norte, a Oeste de Setúbal (cerca de 13 km) e a Este de Sesimbra cerca de 21 km), tendo a Sul o Oceano Atlântico, junto à foz do rio Sado.

Page 7: 7 maravilhas da Natureza de Portugal Realizado por: Ana Sofia nº2 Inês nº19 Mariana nº23 Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Curso profissional

Ria Formosa 

A Ria Formosa é um sapal situado na província do Algarve em Portugal, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. E foi considerado um dos mais belos parques do algarve , tendo uma grande função e um belo habitat.

Trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural, atribuído pelo Decreto-lei 373/87 de 9 de Dezembro de 1987. Anteriormente, a Ria Formosa tinha estatuto de Reserva Natural, instituído em 1978.

A sul é protegida do Oceano Atlântico por um cordão dunar quase paralelo à orla continental, formado por duas penínsulas (a Península do Ancão, que engloba a praia do Ancão e a praia de Faro; e a Península de Cacela, que engloba a Praia de Cacela Velha e a Praia da Fábrica) e cinco ilhas barreira arenosas (Ilha da Barreta, Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas), que servem de protecção a uma vasta área de sapal, canais e ilhotes.

A norte, em toda a extensão, o fim da laguna não tem uma delimitação precisa, uma vez que é recortada por salinas, pequenas praias arenosas, por terra firme, agricultável e por linhas de água doce que nela desaguam (ribeira de São Lourenço, rio Seco, ribeira de Marim, ribeira de Mosqueiros , rio Gilão, ribeira do Almargem e ribeira de Cacela).

Tem a sua largura máxima junto à cidade de Faro (cerca de 6 Km) e variações que nos seus extremos, a Oeste e a Este, atingem algumas centenas de metros.

Page 8: 7 maravilhas da Natureza de Portugal Realizado por: Ana Sofia nº2 Inês nº19 Mariana nº23 Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Curso profissional

Ria formosa

Este sistema lagunar tem uma forma triangular e apesar de ser reconhecido como ria, na realidade não o é, uma vez que uma ria é um vale fluvial inundado pelo mar o que não é o caso, uma vez que a laguna não é nenhum vale fluvial e é formada por ilhas barreira. O seu fundo é constituído essencialmente por sedimentos lagunares (matéria orgânica, vasa salgada), sedimentos Continentais (oriundos do transporte pelas ribeiras e escorrência das águas das chuvas) e sedimentos arenosos ( provenientes das correntes de maré, sobretudo nas barras, galgamentos e ventos) que se têm vindo a consolidar com a ajuda da "morraça" que é um tipo de vegetação predominante e característico desta região.

A sua fisionomia é bastante diversificada devido aos canais formados sob a influência das correntes de maré, formando assim, uma rede hidrográfica densa.

É uma zona húmida de importância internacional como habitat de aves aquáticas. Está, por este motivo, inscrita na Convenção de Ramsar, pelo que o Governo Português assumiu o compromisso de manter as características ecológicas da zona e de promover o seu uso racional.

Esta área protegida está também classificada como zona de protecção especial no âmbito da Directiva 79/409/UE.

O parque natural está geminado com Domaine de Certes - Le Teich, França, ao abrigo do Programa de Germinação de Áreas Protegidas Costeiras da Europa.

Page 9: 7 maravilhas da Natureza de Portugal Realizado por: Ana Sofia nº2 Inês nº19 Mariana nº23 Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Curso profissional

 Paisagem Vulcânica do Pico

Paisagem vulcânica da ilha do Pico - uma das 7 maravilhas naturais de Portugal (categoria Grandes Relevos).

Com 2351 m a montanha do Pico é o ponto mais alto de Portugal e um dos maiores vulcões activos do Oceano Atlântico. Do cimo da montanha, que de Inverno frequentemente se cobre de neve, é possível avistar as cinco ilhas do grupo central do Arquipélago dos Açores.A ilha do Pico, formada ao longo de inúmeras erupções vulcânicas, representa um excelente exemplo de geodiversidade associada a vulcanismo do tipo basáltico (vulcanismo fissural, tubos e deltas lávicos ou "fajãs", cones vulcânicos submarinos, arribas fósseis, crateras de explosão e crateras poço, escarpas de falha e erupções históricas).É na ilha do Pico que se pode encontrar o maior número de cavidades vulcânicas da região, num total de cerca de 150, das quais se destaca o maior tubo lávico do país (5150m), a Gruta das Torres.Na ilha podemos encontrar também as maiores áreas de Floresta Húmida Laurifólia de média altitude. A montanha, actualmente paisagem protegida, alberga as únicas comunidades alpinas do arquipélago.