32ª viagem de instruÇÃo do navio escola brasil · 32ª viagem de instrução do navio escola...

2
32ª Viagem de Instrução do Navio Escola Brasil Pág. 1/2 32ª VIAGEM DE INSTRUÇÃO DO NAVIO ESCOLA BRASIL Rio de Janeiro, 17 julho 2018 Movidos por emoção, orgulho e tantos outros sentimentos igualmente nobres, participamos desta cerimônia que marca o início da Viagem de Instrução do Navio Escola Brasil, a 32ª, com os Guardas-Marinhas da Turma “Almirante Gastão Motta”. Obrigado, Almirante Leal Ferreira, por me presentear com essa oportunidade. Compartilhar de momento tão singular e íntimo na vida desses jovens idealistas, rejuvenesce e enche de esperança o coração de cada um de nós. Caros Guardas-Marinhas! Uma longa e desafiadora singradura os aguarda. Pelo que me coube saber, vocês terão oportunidade de visitar nove nações amigas banhados pelo Atlântico, bem como navegar pelos Mares Mediterrâneo, do Norte e do Caribe. Contarão com uma seleta e diversificada tripulação, incluindo companheiros das marinhas amigas das Américas do Sul e do Norte; da África, do Oriente Médio e da Europa; membros da Marinha Mercante Brasileira e Aspirantes do Exército e da Aeronáutica. Uma plêiade de amigos voltarão dessa viagem – por certo, amigos para toda a vida. Sabe-se que a formação de um jovem marinheiro não seria completa sem uma oportunidade como essa para que ele, ou ela, possa testar sua coragem e suas habilidades em alto mar. Uma viagem marítima é uma luta com as forças da natureza, para transformá-las em aliadas e, em maior ou menor grau, é sempre uma odisseia. Manter a atenção, seguir os protocolos de segurança, ter disciplina intelectual, superar o medo diante do novo são requisitos fundamentais a se somarem aos conhecimentos náuticos que já possuem. Aproveitem a viagem! Aproveitem para aprender e praticar; praticar e aprender. Ouçam mais e melhor, observem, perguntem, cerquem-se de bons exemplos, primem pelo aperfeiçoamento, busquem o erro zero. Aproveitem a viagem para exercitar a liderança, cuidando do bem-estar de todos; para dar exemplos; para pôr em prática a sólida formação acadêmica, física e moral que receberam na augusta e secular Escola Naval da Marinha do Brasil. Aproveitem a viagem para ampliar os horizontes visuais, mentais e intelectuais. Busquem entender as forças da natureza, da ação conjunta, da disciplina e da coesão, tão indispensáveis no meio militar. Acima de tudo, senhoras e os senhores Guardas-Marinhas, honrem o nome do Navio Escola que passam a integrar. Como tripulantes do Navio Escola Brasil, carreguem consigo e compartilhem com o mundo o que há de melhor do povo brasileiro: a solidariedade espontânea; a capacidade de conquistar e manter amizades; o respeito ao próximo; a engenhosidade diante dos desafios; o compromisso com a paz; o anseio pela justiça; e, claro, a alegria e o orgulho de nascer livre em berço esplêndido, onde o céu tem mais estrelas, os bosques têm mais vida, e a vida mais amores.

Upload: lamxuyen

Post on 10-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 32ª VIAGEM DE INSTRUÇÃO DO NAVIO ESCOLA BRASIL · 32ª Viagem de Instrução do Navio Escola Brasil Pág. 1/2 32ª VIAGEM DE INSTRUÇÃO DO NAVIO ESCOLA BRASIL Rio de Janeiro,

32ª Viagem de Instrução do Navio Escola Brasil Pág. 1/2

32ª VIAGEM DE INSTRUÇÃO DO NAVIO ESCOLA BRASIL

Rio de Janeiro, 17 julho 2018

Movidos por emoção, orgulho e tantos outros sentimentos igualmente nobres, participamos desta cerimônia que marca o início da Viagem de Instrução do Navio Escola Brasil, a 32ª, com os Guardas-Marinhas da Turma “Almirante Gastão Motta”.

Obrigado, Almirante Leal Ferreira, por me presentear com essa oportunidade.

Compartilhar de momento tão singular e íntimo na vida desses jovens idealistas, rejuvenesce e enche de esperança o coração de cada um de nós.

Caros Guardas-Marinhas!

Uma longa e desafiadora singradura os aguarda. Pelo que me coube saber, vocês terão oportunidade de visitar nove nações amigas banhados pelo Atlântico, bem como navegar pelos Mares Mediterrâneo, do Norte e do Caribe.

Contarão com uma seleta e diversificada tripulação, incluindo companheiros das marinhas amigas das Américas do Sul e do Norte; da África, do Oriente Médio e da Europa; membros da Marinha Mercante Brasileira e Aspirantes do Exército e da Aeronáutica. Uma plêiade de amigos voltarão dessa viagem – por certo, amigos para toda a vida.

Sabe-se que a formação de um jovem marinheiro não seria completa sem uma oportunidade como essa para que ele, ou ela, possa testar sua coragem e suas habilidades em alto mar.

Uma viagem marítima é uma luta com as forças da natureza, para transformá-las em aliadas e, em maior ou menor grau, é sempre uma odisseia. Manter a atenção, seguir os protocolos de segurança, ter disciplina intelectual, superar o medo diante do novo são requisitos fundamentais a se somarem aos conhecimentos náuticos que já possuem.

Aproveitem a viagem! Aproveitem para aprender e praticar; praticar e aprender. Ouçam mais e melhor, observem, perguntem, cerquem-se de bons exemplos, primem pelo aperfeiçoamento, busquem o erro zero.

Aproveitem a viagem para exercitar a liderança, cuidando do bem-estar de todos; para dar exemplos; para pôr em prática a sólida formação acadêmica, física e moral que receberam na augusta e secular Escola Naval da Marinha do Brasil.

Aproveitem a viagem para ampliar os horizontes visuais, mentais e intelectuais. Busquem entender as forças da natureza, da ação conjunta, da disciplina e da coesão, tão indispensáveis no meio militar.

Acima de tudo, senhoras e os senhores Guardas-Marinhas, honrem o nome do Navio Escola que passam a integrar.

Como tripulantes do Navio Escola Brasil, carreguem consigo e compartilhem com o mundo o que há de melhor do povo brasileiro: a solidariedade espontânea; a capacidade de conquistar e manter amizades; o respeito ao próximo; a engenhosidade diante dos desafios; o compromisso com a paz; o anseio pela justiça; e, claro, a alegria e o orgulho de nascer livre em berço esplêndido, onde o céu tem mais estrelas, os bosques têm mais vida, e a vida mais amores.

Page 2: 32ª VIAGEM DE INSTRUÇÃO DO NAVIO ESCOLA BRASIL · 32ª Viagem de Instrução do Navio Escola Brasil Pág. 1/2 32ª VIAGEM DE INSTRUÇÃO DO NAVIO ESCOLA BRASIL Rio de Janeiro,

32ª Viagem de Instrução do Navio Escola Brasil Pág. 2/2

Antes de concluir, desejo, ao Comandante do Navio, Capitão de Mar e Guerra Vagner BELARMINO de Oliveira, a quem cabe o privilégio de liderar este navio, muito sucesso no honroso desafio. Que Deus seja sua bússola ao longo de toda a viagem. Esteja certo de que a sua enorme responsabilidade será compartilhada, com orações, por todos nós.

À Oficialidade e à Guarnição, reforço as recomendações que já receberam para que preservem o mais alto grau de profissionalismo, mantendo-se atentos ao longo de toda a jornada. A segurança dos meios e a imagem da Marinha do Brasil serão diretamente proporcionais ao esforço de todos. Nesse contexto, aproveito para parabeniza-los pela esmerada preparação do navio para esta viagem.

Por fim, saibam que nos unimos à alegria, à emoção e à saudade de todos que partem, e de seus familiares e amigos que ficam a aguardá-los.

E, intuitivamente, vislumbramos que os Guardas Marinhas que voltarão dessa viagem serão diferentes daqueles que ora partem. Por certo, voltarão mais amadurecidos, mais fortalecidos em sua fé, e com seus valores afetivos, náuticos e patrióticos mais robustecidos. E, logicamente, melhor preparados para assumirem maiores reponsabilidades, e prosseguirem no aprestamento contínuo da nossa Força Naval, dignificando a Marinha do Brasil, aqueles que os antecederam, suas tradições, seus valores e suas vitórias.

Aproveitem a viagem! A vida nada mais é do que uma longa viagem... de retorno à casa do Pai. Felicidades! Que Deus os acompanhe, proteja e guie.

Muito obrigado a todos. Muito obrigado.

JOAQUIM SILVA E LUNA Ministro de Estado da Defesa