litoral catarinense - 32ª edição

12
Convenções municipais da última semana apontam os candidatos; porém em alguns ainda há indecisão 6 de julho de 2012 • Semanal • Edição 32 • Ano I • Itapema, Porto Belo e Bombinhas • R$ 1,00 Litoral Catarinense Candidatos de Itapema se apresentam 5 joao emmel OPINIÃO Politicando faz as críticas da semana 3 POLÍTICA Executiva Nacional confirma candidatura de Viera 4 POLÍTICA Terceira Via retira apoio ao PT e lança candidatura própria 6 GERAL ALESC promove audiência pública sobre o Arvoredo 6 GERAL Saúde de Bombinhas recebe investimentos 9 TURISMO Região inicia a implantação da sinalização turística 10 PESQUISA SOB SUSPEITA! Onze dias antes da realização da publicação da pesquisa Bolinha e Giliard estiveram no escritório do Reitor Dr. Mário César dos Santos, e consideraram a reunião “como muita produtiva” 4

Upload: litoral-catarinense

Post on 31-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

6 de julho de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Litoral Catarinense - 32ª Edição

Convenções municipais da última semana apontam os candidatos; porém em alguns ainda há indecisão

6 de julho de 2012 • Semanal • Edição 32 • Ano I • Itapema, Porto Belo e Bombinhas • R$ 1,00

Litoral CatarinenseCandidatos de Itapema se apresentam

5

joao emmel

OpInIãO

Politicando faz as críticas da semana 3

pOlítICa

Executiva Nacional confirma candidatura de Viera 4

pOlítICa

Terceira Via retira apoio ao PT e lança candidatura própria 6

geral

ALESC promove audiência pública sobre o Arvoredo 6

geral

Saúde de Bombinhas recebe investimentos 9

turIsmO

Região inicia a implantação da sinalização turística 10

pesquIsa sOb suspeIta!

Onze dias antes da realização da publicação da pesquisa Bolinha e Giliard estiveram no escritório do Reitor Dr. Mário César dos Santos, e consideraram a reunião “como muita produtiva” 4

Page 2: Litoral Catarinense - 32ª Edição

De 6 de julho de 20122 [email protected]ãOartIgOedItOrIal

dilma vai à guerra

Após embate com o poderoso capital financeiro, a presiden-ta Dilma forçou e conseguiu a

redução dos juros para um patamar histórico. A taxa de 8,5% ao ano, anun-ciada nos últimos dias, não só marca o aniversário dos primeiros 18 meses de administração dela como também consolida, para decepção dos céticos, a identidade de Dilma.

Ela não é mais tão somente uma invenção de Lula. E, com o perdão das feministas e para fazer escárnio dos ma-chistas, o feito não é alcançado pelo fato de uma mulher ser responsável pelo su-cesso nem por ela ser “durona como um homem”, como insistiria o frustrado.

O gênero não define nada. O que vem ocorrendo é resultado de coragem e determinação política.

Após superar a difícil fase de de-núncias sobre assessores suspeitos de corrupção, ou malfeitos, como diz ela, Dilma foi em frente. Afastou ministros indicados pela base governista e deixou o Congresso baratinado, soltando gru-nhidos de insatisfação.

Chegou-se a pensar que ela faria uma faxina capaz de desestabilizar o gover-no, ou cederia. Não fez a faxina e não cedeu. Assim começou a imprimir suas digitais na administração. O Congresso cedeu.

Posteriormente, pressionada pela crise internacional, partiu resoluta para a queda de braço com os agentes do mundo financeiro. Eles esboçaram uma reação.

Esperavam o recuo e se surpreende-ram com o avanço.

A presidenta exibiu a musculatura do braço estatal – Banco do Brasil e Cai-xa Econômica – e os agentes privados cederam.

Poucos, além de fanáticos torcedores partidários, acreditavam que a presi-denta pudesse, sem o tutor político dela, ganhar identidade própria. Pensavam assim os próprios militantes, os órfãos de Lula e, naturalmente, a oposição, por elementar dever de ofício.

Dilma, neste curto período de ano e meio, contrariou os mais importantes atores políticos do País ou, quando me-nos, grupos influentes como os ambien-talistas.

Ruralistas poderosos e ambientalis-tas influentes foram desagradados por Dilma a partir das decisões tomadas em relação aos vetos e propostas, nesse caso por via de medidas provisórias, do

polêmico Código Florestal.Para desespero dos profissionais de

uma lógica superada, ela não desestabi-lizou a base governista que, contabiliza-das as alianças formais, é formada por cerca de 350 parlamentares.

“Dilma fez tudo isso sem bravata e com a sobriedade que a função presi-dencial exige”, constata Carlos Augusto Montenegro, do Ibope.

Mas, sem dúvida, não teria sucesso sem um apoio maciço da população. Os porcentuais do índice de “Confiança no Presidente” (tabela) sustentam a estabi-lidade do governo malgrado os conflitos frequentes com a base governista no Congresso.

Ela só tem porcentual menor de confiança do que Lula tinha (80%) após três meses de governo no primeiro man-dato. Mas no primeiro trimestre do se-gundo ano de governo comparado com Lula, seja no primeiro ou no segundo mandato, ela já deixou Lula para trás: 72% dela contra 60% de Lula no primei-ro mandato e 68% no segundo.

Dilma contrariou também os milita-res com a formalização da Comissão da Verdade e irritou a burocracia ao pro-mulgar a Lei de Acesso à Informação.

O Brasil está diante de uma impor-tante transformação. E ela projeta uma mudança fundamental: o ambiente político-eleitoral que elegeu Dilma em 2010 já não será o mesmo. Em 2014, talvez não seja inteiramente outro, mas certamente será diferente.

Dilma deve, no entanto, a implanta-ção de um novo código para o setor de comunicações. Para isso, no entanto, ainda virá a tempo.

mauricio diasMaurício Dias é jornalista, editor especial e colu-nista da edição impressa de Carta Capital.

DaDos TécnicosScodago Editora JornaliStica ltda

cnPJ:08.179126/0001-87 inScriÇÃo EStadUal: iSEnto

rUa: 129 d nº 150 Sala 102 cEntro - itaPEMa/Sc

JornaliSta rESPonSÁVElTHIAGO FAUTH

Veja as edições anteriores onlinehttp://issuu.com/litoralcatarinese

O ungido de bussanello Ainda é cedo para afirmar e as infor-

mações são extra-oficiais, no entanto para quem assistiu as convenções municipais do último final de semana, já pode antever algumas mudanças na política local, tanto de curto quanto de longo prazo.

Quando o prefeito Sabino Bussanello participou da convenção dos partidos aliados ao seu Governo foi recebido por aplausos e discursos efusivos reconhecen-do-lhe como o melhor gestor da história de Itapema. O ex-prefeito Magnus Guimarães, por sua vez, utilizando-se do seu dom da oratória, não mediu palavras e ‘rasgou seda’ para a liderança exercida por Bussanello frente à prefeitura nos últimos seis anos. Emocionou e foi aplaudido!

Sabino - que mais tarde participaria da convenção de seu próprio partido – me-diu as palavras, apostando na união entre todos. Era a concretização da anunciada ‘terceira via’, a qual vai encabeçada por um dos membros do Governo de Bussanello pelo qual tem a maior confiança: João Em-mel, do PR.

Logo mais a noite o prefeito chegou à convenção municipal do partido que ele próprio, lá nos idos de 1999 e 2000, colo-cou no cenário político local, angariando pouco mais de 300 votos na trágica eleição de 2000 e sendo o eleito legítimo das de 2004. Se até mesmo a oposição reconhece o potencial e a força de Bussanello, quem assistiu a convenção, saiu com a sensação de desconforto, sendo que na convenção do próprio partido Sabino foi tratado como apenas mais um...

A briga interna entre os petistas colocou as vísceras do partido à mostra. O consenso não se fez e de um lado brigavam os que defendiam a candidatura de Vieira; de ou-tro a de Roberto Ruiz, a qual seria a única chance de fechar a aliança com os demais partidos que atualmente dão sustentação ao Governo. Na plateia a oposição espreitava e pouco entendia; sabia que dependendo da decisão dos petistas as eleições se (re) definiriam.

E assim se fez! Sabino entrou e saiu calado... Não foi vencido e nem vencedor. Calado e estrategiando pelos bastidores, segue determinado a fazer seu sucessor e hoje o que muitos ‘sabinistas’ esperam é o anúncio de quem será o seu candidato. Pro-mete fazer na hora certa, mas para quem acompanha um pouco da história, onde depois de seis anos de Governo aquele que será ungido por Sabino sai com certa vanta-gem nesta corrida. Neste imbróglio político, queiramos ou não, Itapema está diante de uma nova transformação histórica!

Page 3: Litoral Catarinense - 32ª Edição

3

[email protected] FAUTHpoliticando De 6 julho de 2012

e e e

quem tá com quem...Bem meu caro leitor, na semana passada

não conseguimos acesso ao sistema filiaweb para apresentar um partido. Em razão disso hoje estaremos falando de dois. O primeiro que nossa equipe varreu foi o Partido Republicano Brasileiro – PRB. Como observamos o PRB também tem gente de peso. Ai vão alguns des-ses nomes: Alcino Pasqualotto Neto, Aldo Ma-rio Leite, Fabiano Decio Meirelles, Ivan Resner e Ivanor De Souza. Bota pesu nisso omi! E o otru partidu qui nóis vai mostrá? É o Partido Democrático Trabalhista – PDT. Verificamos que os nomes mais conhecidos são os de Da-nilo Jorge Tomedi, Magnus Francisco Antunes Guimaraes e Rita Carolina Werner Wollinger. Essis dois partidos num estão juntus? É Zé parece que montaram a tal terceira via...

e e e

O servidor da Prefeitura Municipal de Ita-pema, Kleber Kaiber, concursado que deveria estar trabalhando na Secretaria de Infraestru-tura, há mais de um ano pediu licença da sua função alegando problemas de saúde.

A partir daí, gozando dos seus direitos, o servidor passou a receber os benefícios do INSS. No entanto, ultimamente o servidor passou a ser visto na cidade trabalhando nor-malmente como Corretor de Imóveis, como anunciado nas redes sociais pelo seu atual patrão o qual escreve: “Corretor Kleber Kaiber pousando de modelo da ‘gueess’ na Fenahabit 2012 – Blumenau”.

Na última semana Kleber se apresentou como candidato a vereador de Itapema, com-pondo a chapa do ex-prefeito Clóvis José da Rocha, do DEM e ex-prefeito de Itapema, cas-sado em 2006, e de quem é fiel escudeiro. Atu-almente Kleber atua na imobiliária de Clóvis Júnior, filho do ex-prefeito. Interessante isso...

Com a palavra a Prefeitura e o INSS, es-perando que tomem as devidas providências. Como se fala nas redes sociais: não “curti” nenhum pouco isso!

pesquisa questionável...Na segunda-feira a rádio local

permitiu a entrada, no progra-ma jornalístico matutino, de um professor da UNIVALI, que apre-sentou uma pesquisa realizada por sua instituição para próximas eleições. Ué! Ma cumé que eis sa-bia os canidatos se as cunvenções só acabaram no sábado do dia 30 de junho, bem tarde da noite. Não sei Zé. Esta é a primeira curiosidade. A segunda é que eles não colocaram todos os cenários realizados pela pesquisa, por exemplo, eles não falaram do PPS. Cumé que ôce sabi. Muito simples a pesquisa foi registrada e está disponível na página da UNIVALI. Além disso, o Tanaka perguntou quem havia encomen-dado e financiado a pesquisa e o professor ficou meio engasgado, mas disse que a responsabilidade é da UNIVALI. Outra pergunta do radialista foi o período de realização da pesquisa de campo, que o professor respondeu que não sabia dizer. Ora para uma pesquisa realizada pela UNIVA-LI estas duas questões deveriam ser objetos de início da entrevis-ta, para mostrar a seriedade do trabalho.Ué! Isso qué dizê qui a tar da UNIVALI tá interessada em Itapema, a ponto di financia até uma pesquisa. Pois é Zé... É o que parece... Hum! Eis num são ingual a nóis né? Por que Zé? Pusque nóis mata a cobra e mos-tra o pau uai!

e e e

enquanto isso no tCe...Você sabia Zé que o Tribunal

de Contas revelou o nome dos impossibilitados de concorrer nas próximas eleições. É memo é? E tem canidato a prefeito qui ta na tar da lista. Isso mes-mo Zé. O Clóvis José da Rocha, que é pré-candidato a prefeito pelo DEM, e, o Giliard Reis, do PMDB, que é pré-candidato a prefeito junto com o Bolinha, do PSDB. Intão cumé que ieles tão junto si o Giliard num pode e me alembrei agora do Ivalci, que tu-men ta de ficha suja. Pois é Zé... Não te falei que é tudo farinha do mesmo saco. Eu andei olhando hoje, quarta-feira (4), para ver se alguém já havia registrado candi-daturas e você sabe que ninguém registrou até agora? E o qui será qui ieles tão esperano? Mistério Zé. Mistério...

e e e

matar a cobra e mostrar o pau...Ôce sabi que agora ieu fiquei

preocupado. Com o que Zé? Se nóis é de mata a cobra e mostra o pau pur que o Giliard do PMDB, que é vice na chapa do Bolinha, do PSDB, tá inelegíver? Ora Zé é claro que eu posso provar o que eu disse. Basta entrar no site www.tce.sc.gov.br e verificar. Além disso, tem outro problema que ele vai ter que en-frentar Zé? Quar? Basta você ler a matéria que saiu na sexta-feira, dia 29 de junho, no Diário da Cidade. Está na página 6, com a manchete: “Vereador está na lista de Contas Rejeitadas”.

Pur que? Eu explico... O Gi-liard, além do ex-prefeito Clóvis e, também do Curru de Porto Belo, nos 8 anos anteriores as eleições de 7 de outubro, tiveram suas contas julgadas por irregularidade insaná-veis e/ou receberam parecer prévio recomendando a rejeição de suas contas anuais. E ainda anssim o Bolinha qué iele como vice? Nem vou responder essa Zé. Mai me respondi um úrtima pregunta. Fala Zé. E o Rico? Ah! Esse está sozi-nho, sozinho...

e e e

e as multas por campanha antecipa-das continuam...

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina multou pré-candidatos e partidos em sete ações contra pro-paganda antecipada nos seguintes municípios: Balneário Camboriú, Curitibanos, Florianópolis, Içara, Imaruí, Mafra e Mirim Doce. Das sentenças, cabe recurso ao Tribu-nal Regional Eleitoral de Santa Catarina. As multas foram entre 5 e 8 mil reais para os seguintes pré-candidatos: vereador Michel Polli Mendes, Jornal de Balneá-rio Camboriú e o pré-candidato a vereador Nilson José Bittencourt Júnior; Jornal A Leitura e, solida-riamente, a Editora Leitura Inte-ligente de Santa Catarina Ltda e o editor Luciano Weber; o prefeito de Içara, Gentil da Luz, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Vera Regina Vieira; a pré-can-didata à Câmara Edna Benedet da Silva, o vereador Sidnei Furlan de curitibanos, o ex-prefeito Henrique Perón de Mirim Doce e, por fim, o prefeito de Imaruí, Amarildo Matos de Souza. Fonte: www.jornalevolu-cao.com.br.

Page 4: Litoral Catarinense - 32ª Edição

De 6 de julho de 20124 [email protected]ítICa

em Itapema o Insti-tuto de Pesquisas Sociais da Funda-ção Universidade do Vale do Itajaí

(IPS Univali) realizou pes-quisa estimulada apresen-tando dois cenários possí-veis. No primeiro, a chapa formada por PPS E PP seria encabeçada por Ricardo Alexandre Rosa (PPS). No segundo a aliança teria a vice-prefeita Maria Luci da Silva (PP), como candidata a prefeita. Em ambos os ce-nários o vereador Rodrigo Costa (PSDB), aparece em primeiro lugar, com dife-rença de menos de 2,5 p.p. entre um cenário e outro.

Contra Alexandre Rosa (PPS), Rodrigo Costa (PSDB), receberia, caso a eleição fosse hoje, 32,19% dos votos. O candidato do

Pesquisa sob suspeita!Onze dias antes

da realização da publicação da

pesquisa bolinha e giliard estiveram

no escritório do reitor dr. mário

César dos santos, e consideraram a

reunião “como muita produtiva”

PPS teria 17,26% da prefe-rência. O ex-prefeito, Clóvis José da Rocha (DEM), apareceria em terceiro com 14,15%. Luiz Carlos Vieira (PT), ficaria em quarto lugar com 11,98%. Não sabem, não responde-ram ou não apresentaram preferência, 24,42% dos consultados.

No segundo cenário, contra Maria Luci da Silva (PP), Rodrigo Costa (PSDB), teria 34,68% dos votos e a candidata do PP receberia 17,88%. O ex--prefeito, Clóvis José da Rocha (DEM), ficaria em

terceiro com 15,86% e Luiz Carlos Vieira (PT) somaria 8,09%. Não sabem, não responderam ou não apre-sentaram preferência para esta pesquisa, 23,49%.

HÁ COntrOVersasOs resultados da pesqui-

sa movimentaram os bas-tidores políticos na manhã da última sexta-feira (29), dia e véspera das principais convenções que seriam realizadas no município. A Univali nega que a pesquisa tenha sido encomendada pelos candidatos que apare-cem como liderar a suces-

são do prefeito Bussanello na prefeitura de Itapema, no entanto há oposição contesta os resultados e levanta suspeitas.

Conforme alguns líderes da oposição, a divulgação destes resultados na manhã de sexta-feira foi encarada como uma forma de o can-didato Bolinha (PSDB), que já havia anunciado Giliard (PMDB) como seu vice; provocasse o medo no can-didato Rico (PPS) em busca do seu apoio à chapa.

De outro lado, outros, desconsideram os resul-tados da pesquisa alegan-

do que em nenhum dos cenários propostos – com exceção do colocado para Bolinha e Clóvis – as coli-gações se efetivaram.

No entanto, há de se destacar que onze dias antes da realização da publicação da pesquisa; e seis antes da sua realiza-ção no município, Bolinha e Giliard estiveram no escritório do Reitor Dr. Mário César dos Santos, e consideraram a reunião “como muita produtiva”. A informação foi postada e comentada na internet pelo próprio candidato Bolinha.

regIstrO A pesquisa de Itapema

está registrada no Tribu-nal Superior Eleitoral sob nº SC-00035/2012 e traz como código de autenti-cidade do registro o nº AEEE.36B3.7C65.B068. Ela é baseada no resulta-do de 644 entrevistas vá-lidas realizadas, também no dia 25 de junho de 2012, e distribuídas, pro-porcionalmente, entre os bairros do município de Itapema. O erro amostral dos dois estudos é de 3,87 p.p. para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Executiva Nacional confir-ma candidatura de Viera

eleIções

Por volta das 22 horas de terça-feira (03) os petistas itapemen-ses ligados ao vereador Professor Vieira come-moraram a decisão da Executiva Nacional do Partido dos Trabalha-dores que, após avaliar recurso da candidatura de Vieira ao paço Mu-nicipal – negado pela Executiva Municipal na noite de sábado – decla-rou o Prof. Vieira como

o candidato ao cargo do seu companheiro Sabino Bussanello.

O impasse sofrido internamente pelo dire-tório municipal iniciou quando, em janeiro, houveram a inscrição de cinco pré candidatos ao cargo: os ex-secretários municipais Ailton Ma-çaneiro, Marina Gobbo e Roberto Ruiz; e os vereadores Luiz Carlos Vieira e Vânio César

Vieira.Dentre os cinco várias

foram as conversas neste período lideradas pelo próprio prefeito Bussa-nello que esperava pelo consenso. Não logrando êxito, em junho o Par-tido realizou as prévias partidárias entre Vieira e Vânio, sendo que os demais se negaram de participar das disputas internas. Vieira venceu as prévias, mas perdeu o apoio dos partidos da base aliada ao atual Governo que lançou o que chamam de ‘Terceira Via’, liderada pelo candi-

dato a prefeito João Luiz Emmel (PR), tendo como vice o ex-secretário mu-nicipal, Ivanor de Souza (PRB). Outros partidos como o PV, PCdoB e PDT também compõem a chapa que deverá de ser engrossada nos próxi-mos dias com petistas dissidentes. O vice de Vieira será o Pastor Dias (PRTB).

No ano de 2004 foi o 1º vereador eleito do PT em Itapema e o 2º mais votado no município. É atualmente líder do Go-verno e foi reeleito como Vereador.

Vieira foi vereador por duas legislaturas e agora tentará o Executivo

Page 5: Litoral Catarinense - 32ª Edição

De 6 de julho de 2012 [email protected] pOlítICa

Convenções municipais da última semana apontam os

candidatos; porém em alguns ainda há

indecisão

nos últimos dias os três municípios da Costa Esme-ralda ficaram mais movimen-

tados do que o normal. Foram dezenas de reuniões, conchavos e convenções para a definição dos novos que disputarão as eleições de outubro próximo.

Apesar de o prazo das convenções serem feitas en-cerrou na noite de sábado (30) nesta semana regis-trou-se uma movimentação intensa entre as lideranças

dos partidos, sendo que até o fechamento desta edição alguns candidatos ainda esperavam por um possível vice.

Em Porto Belo, confor-me anunciado na semana passada, neste final de semana confirmou-se a coligação oposicionista ao atual Governo entre o petista Evaldo Guerreiro e o ex-prefeito da cidade, Giovanni Paolo Voltolini (PP). Também na oposição deve concorrer José Carlos Gargamo (PSC), que até o fechamento desta edição não havia apresentado o nome do seu vice. Já o atual prefeito Claudino Ramos Filho (PMDB) selou a coli-gação com Emerson Stein (PSD); e devem contar com o apoio do ex-prefeito Al-

bert Curru Stadler (PSDB). Em Bombinhas o PSC

também não definiu o nome do vice, sendo que apresentou o nome de Van-derlei Paixão para a disputa ao cargo de prefeito. O atu-al vice-prefeito Claudenir Iura (PT) também aguar-da coligação com outros partidos, mas por enquanto apresentou o nome de seu correligionário Dr. Evan-dro. Outra chapa indefinida até então é a composta por Ivan Bertemes (PPS) que sinaliza uma possível coligação com o PSD, tendo Edson Tridapali como seu vice. Já o ex-prefeito Clau-dionor Pinheiro (PMDB) também entrará na dispu-ta para voltar à principal cadeira do Executivo, no entanto, ainda está sem

vice; porém cogita-se uma provável aliança com sua ex-secretária municipal, Ana Paula Silva, do PDT, que também anunciou can-didatura à prefeita, porém também lhe falta o vice.

Em Itapema a indecisão ainda estava no ar até esta quarta-feira. PT e PPS ain-da não haviam anunciado oficialmente seus vices. Seis candidatos devem disputar a sucessão do atual prefeito, o petista Sabino Bussanello. Os vereadores Rodrigo Bolinha (PSDB) e Giliard Reis (PMDB), selaram a aliança. Já o ex-prefeito Clóvis José da Rocha, do DEM, montou chapa pura tendo Lorita Montagner como sua vice. O advogado e professor João Emmel (PR), juntamente com o

empresário Ivanor de Souza (PRB), lideram a disputa por aquela que chamam de ‘terceira via’. A atual vice-prefeita Maria Luci da Silva também anunciou candidatura tendo ao seu lado o empresário Altemir Marine (Gringo). O segun-do colocado nas eleições de 2008, Ricardo Alexandre Rosa (PPS) é outro que vol-ta à disputa desta vez tendo como seu vice o empresário Yagan. Já o PT passa por uma disputa interna antes, durante e após as conven-ções: de um lado está o vereador Luiz Carlos Vieira e de outro, apoiado pelo prefeito, o ex-secretário de Saúde, Roberto Ruiz. Am-bos disputam em instâncias superiores a chance de sucessor Bussanello.

Encontro marcado nas urnas

Page 6: Litoral Catarinense - 32ª Edição

De 6 de julho de 20126 [email protected]ítICa/geral

Terceira Via retira apoio ao PT e lança candidatura própria

João Luis Emmel e Ivanor de Souza compõem a chapa majoritária da aliança

pr, pdt, prb, pCdob e pV disputarão

sozinhos as eleições municipais de outubro

Conforme anun-ciado nas últimas semanas partidos da base aliada ao Gover-

no do prefeito Sabino Bus-sanello (PT) não aceitaram a candidatura do petista Prof. Vieira, mantida pela Executiva Nacional, em decisão proferida na noite desta terça-feira (03) e com isso PR, PDT, PRB, PCdoB e PV disputarão sozinhos as eleições mu-nicipais de outubro tendo o advogado João Luis Emmel (PR) na disputa ao cargo de prefeito, com o ex-secretário de Turismo, Ivanor de Souza (PRB) como seu vice.

A convenção dos cinco partidos foi realizada na tarde de sábado e contou com a presença do próprio prefeito Sabino Bussanello

e do vereador Vânio Vieira, também do PT. Entre os prefeitáveis estava Ricardo Alexandre Rosa (PPS), que assistia a convenção acom-panhado por assessores. Os dois, que fazem parte de correntes internas diferen-tes, defendiam uma aliança do PT com os partidos alia-dos o que não se efetivou ao longo da semana, sendo que esses partidos queriam

a candidatura de Roberto Ruiz e não do Professor Vieira.

Com essa reviravolta inesperada no cenário mu-nicipal surge então o nome do advogado e professor João Luis Emmel como mais um dos seis candida-tos a prefeito de Itapema, no entanto, pelo que se es-cuta, este deve ser o único ungido por Bussanello.

ALESC promove audiência pública sobre o Arvoredo

meIO ambIente

da minha janela... De cá, olhando pela minha janela, assisti as movi-

mentações políticas dos últimos dias. Conforme espe-rava, a não possibilidade de reeleição do atual prefeito Sabino Bussanello (PT) fez as vaidades pessoais e parti-dárias aflorarem. Faltam-me dedos em uma única mão para mostrar o número de candidatos que disputarão a prestigiada cadeira que Bussanello deixará.

O PT é um caso a parte. Rachou na própria base ao acreditar que desprezar os partidos menores que atual-mente apóiam o Governo deles próprio e acredita que sozinhos chegarão lá. E com o professor Vieira como candidato avisto daqui de cima o surgimento de uma nova corrente por ai, isso porque nem Super Bonde junta todos os cacos desta disputa interna que tiveram.

Já o PPS de Rico, tentou cobiçar esses partidos desprezados pelo PT, mas não deu certo. A terceira vida vai com PR, PRB, PCdoB, PV e PDT; já o PPS, também pela auto-confiança que possui e por não abrir mão da cabeça de chapa, depois de falar com deuses e demônios, acabou ficando de fora das alianças e vai sozinho.

O mesmo caso acontece com o PP. Desde que assu-miu o cargo de vice-prefeita, lá em 2009, a atual vice, Maria Luci da Silva já se auto-intitulava como a suces-sora de Bussanello, com quem em 2011 brigou. Neste último ano Luci foi outra que perambulou entre todos os partidos, inclusive conversou com antigos inimigos, po-rém não aceitou nenhuma proposta que ela aparecesse como vice, então, preferiu ir sozinha, sem nem mesmo o apoio da sobrinha Nilza, do PSD, que tem na sombra seu pai Ivalci que dá as cartas do jogo.

Até ai tudo normal, mas para quem gosta de histó-ria bonito mesmo é ver nesta tapera a coligação entre PSDB e PMDB. Essa é de fazer até o velho Olegário dar risada. Rivais de velhos tempos, na nova geração os dois se unem pela primeira vez no cenário municipal, apadri-nhados por Stalin Passos, Leonel Pavan e Luiz Henrique da Silveira. Para quem não viveu nas últimas décadas de Itapema, não sabe que PSDB de antigamente fez tudo para depor o Governo peemedebista. Tanto fez com o pobre do Zé Higino (PMDB) que conseguiu derrubá-lo do poder. Hoje, como se nada tivesse acontecido, os dois partidos pousam como bons mocinhos de paz e amor! É um casamento que não sei até quanto dura.

Cá pra nós, posso falar? Coerente mesmo foi o ex--prefeito Clóvis (DEM) que depois de ter sido cassado em 2006, viu vários companheiros virarem as costas e cuspirem no prato que ele serviu por longos seis anos. Clóvis assumiu candidatura própria e ressurge das cinzas da imoralidade e da corrupção prometendo estremecer essas eleições. Daqui da minha janela quero ver e ouvir os debates entre Clóvis, Bolinha, Rico, Giliard. Vai ser uma troca de acusações bonita de ver.

Por último, nesta semana mais um nome, não novo, mas que era pouco cogitado. O advogado e professor João Emmel, do PR, encabeça a terceira via desprezada pelo PT e nesta semana já estava por ai caminhando a tira colo do prefeito, empunhando a bandeira da con-tinuidade, na esperança de que o bastão seja passado entre mãos amigas.

Neste mosaico de forças e interesses ainda resta um: um tal de Nulo, que nas eleições de 2004 ficou como quarto colocado e ganhou do pai de Giliard – o Dedeca – que até hoje não explicou de onde surgiu aquela pesqui-sa estampada em outdoors nas vésperas das eleições que o colocava com 70% das intenções de voto. Da Univali, será? Acho que o menino fez escola.

CrÔnICa pOlítICa

A recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo será debatida em audiência pública no próximo dia 09 de Julho, às 18 horas no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis. Os de-putados federais Rogério Peninha Mendonça e Esperidião Amin, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Biodiversida-de - ICMBio, convidam a

todos para participarem do evento, que discutirá a transformação da Rebio em Parque Marinho, visando garantir o uso sustentável da região, promovendo a preservação ambiental, o desenvolvi-mento de atividades de ecoturismo e garantindo maior dinamismo e eficá-cia na fiscalização.

A Associação das Esco-las e Operadoras de Mer-gulho do Estado de Santa Catarina - AEOMESC e a

Associação Empresarial de Bombinhas - AEMB, com o apoio de outras en-tidades, como o Conven-tion & Visitors Bureau e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, estão engajados no Movimento Pró Parque Marinho. A AEMB está disponibili-zando um ônibus para levar as pessoas interes-sadas em apoiar a reca-tegorização do Arvoredo na audiência da próxima segunda-feira. Os interes-sados devem entrar em contato com a Associação, através do telefone (47) 3393.6977.

Page 7: Litoral Catarinense - 32ª Edição

De 6 de julho de 2012 [email protected] eCOnOmIa

Mercado Público inicia atendimento neste sábado

primeiros boxistas iniciarão suas

atividades neste sábado

na manhã deste sábado, dia 7 de julho, as pri-meiras lojas do Mercado Público

Nelson Santos, de Itapema, começam o atendimento ao público. A previsão é que cerca de 10 dos 24 boxes entrem em funcionamento,

sendo que os demais ainda dependem da entrega dos móveis e utensílios essen-ciais ao funcionamento. A expectativa é que até setembro todos estejam em funcionamento.

Enquanto os concessio-nários estão se organizando para iniciarem as ativida-des, a Prefeitura lançou nova concorrência pública para a ocupação dos oito boxes que ainda estão deso-cupados. Interessados tem até o dia 13 para solicitarem

o Edital de Concessão dos espaços público junto à Diretoria de Compras, na Secretaria Municipal de Administração, e fazerem a visita técnica ao local. O processo é na modalidade de maior lance ou oferta e a abertura dos envelopes com as propostas acontecerá em 13 de julho, a partir das 14 horas. A participação na concorrência pública é válida para pessoas físicas e jurídicas, as quais podem disputar quantos boxes

Cerca de 10 boxistas iniciam o atendimento neste final de semana

Diretoria De imprensa - pmi

desejarem. O edital prevê lances mínimos para cada box, os quais variam entre

R$ 500,00 e R$ 850,00, dependendo da área do estabelecimento.

Page 8: Litoral Catarinense - 32ª Edição

De 6 de julho de 20128 [email protected]

xxxx

Matriz: entre as ruas 211 e 213Filial: rua 295 ambas a beira mar

Rua: 412-A, nº 400Bairro Morretes - Itapema/SC 47- 3368.0448 ou 47-33688315

“EMPRESA PATROCINADORA DO HANDEBOL DE

ITAPEMA”

Escola do Sertão recebe ampliaçãoa

Escola Municipal Fidelis Antonio Garcia, no bairro Sertão de Santa Luzia, em Porto

Belo receberá três novas salas de aula.

Com a obra de amplia-ção, a escola ganhará mais 252,35 m² de área cons-truída, o que está dividido em três novas salas de aula, novos banheiros, além de banheiro adaptado para as crianças. Além disso, serão ampliadas a Biblioteca e

As obras estão em ritmo acelerado

Novo CEMEI é inaugurado em Bombas

Nesta segunda-feira, dia 02, 327 crianças de zero à cinco anos, passaram a ser atendidas pelo novo Centro de Educação Infantil ‘Canti-nho da Felicidade’, inau-gurado na última semana, no bairro de Bombas, em Bombinhas.

O novo Centro de Educação Infantil tem 2.940m² de área cons-truída e foi custeada com recursos da própria prefeitura totalizando R$

eduCaçãO

O novo CEMEI atende 327 crianças de Bombas

ASSESSORIA DE IMPREnSA

assessoria De imprensa pmpB

2.977.958,01. No total a nova escola atende treze turmas de tempo integral, sendo seis berçários, sete maternais e cinco turmas de pré escola.

Projeto educacional leva alunos para a horta

A hora da colheita foi um dos momentos mais esperados para os alunos do Núcleo de Desenvolvi-mento Infantil Primeiros Passos, uma escola da rede pública de ensino, localizada no bairro Pere-quê em Porto Belo.

Os alunos são os agen-tes do Projeto Sementi-nha o qual oportuniza aos alunos o contato direto com o plantio, cultivo e a colheita de diversas espécies de hortaliças e verduras.

É na horta escolar que professores e alunos fazem a colheita, depois

de terem participado dos processos de semear, cui-dar, acompanhar o cresci-mento das plantas. Após a colheita os alunos curtem a degustação daquilo que eles próprios plantaram.

A diretora da escola, Marisete Maria Airozo Linhares, explica que o projeto caracteriza-se por uma atividade continua-da, portanto não tem hora ou tempo de duração que possa ser estabelecido. Conforme ela o Projeto também tem despertado nos alunos o gosto por uma alimentação ainda mais saudável.

sala do PADA (programa que garante reforço escolar aos alunos com dificuldade de aprendizagem). Na nova

área construída também ha-verá espaço para laboratório de informática e sala de aula para a turma do pré-escolar.

Bombeiros de Itapema promovem 2º Curso Básico de Atendimento de Emergência

CapaCItaçãO

O 13º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina promove o 2º Curso Básico de Aten-dimento de Emergências em Itapema entre 28 julho e 15 de setembro. As inscrições estão abertas até 27 de julho e as aulas acontecerão no Auditório da Prefeitura de Itapema, localizado na Avenida Nereu Ramos, 134, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Interessado em par-ticipar podem retirar a

ficha de inscrição na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Itapema, locali-zado na Rua 462, nº 55, no bairro Jardim Praiamar, entre 13h e 18h. Os candi-datos deverão devolver a ficha devidamente preen-chida no mesmo local e de acordo com os seguintes requisitos: ser maior de 18 anos, ter a possibilidade de participar do curso todos os sábados em período diurno, ser voluntário e apresentar cópia de RG, CPF e comprovante de

endereço.Como explica o co-

mandante da 2ª Compa-nhia de Bombeiro Militar (2ª CBM) e do 13º Bata-lhão de Bombeiro Militar (13º BBM), capitão Ri-cardo José Steil, inscri-ção e curso são gratuitos. “As aulas serão teóricas com oficinas, certificado e irão habilitar os parti-cipantes para concorrer a vagas para o Curso de Bombeiro Comunitário a ser implantado em Itape-ma”, completa.

Page 9: Litoral Catarinense - 32ª Edição

De 6 de julho de 2012 [email protected] geral

Mulheres realizam oficina de trufas e bombons

A Prefeitura de Itape-ma, por meio da Secretaria de Assistência Social, Ci-dadania e Direitos Huma-nos, promoveu na última semana uma oficina de produção de trufas e bom-bons. A ação foi realizada pelo Programa Mulhe-res e teve como objetivo oferecer mais uma opção

de renda às mulheres da comunidade. O encon-tro aconteceu no Centro Comunitário do bairro Casa Branca e contou com a participação de aproxi-madamente 20 pessoas. A próxima oficina deve acontecer no mês agosto, porém o local e data ainda aguardam definição.

trabalHO e & renda

A próxima oficina deve acontecer no mês agosto

FOtOS DIVuLgAçãO

a Prefeitura de Bombinhas, atra-vés da Secretaria Municipal de Saúde e Sanea-

mento, inaugurou no dia 27 de junho a Unidade de Saúde Leontina Tomázia Ambrózio, do Almoxarifado da Secretaria de Saúde, da sede própria do SAMU e da Farmácia Central, todos no mesmo prédio localizado no bairro José Amândio. A obra de reforma e amplia-ção do antigo Prédio NAM, teve um investimento do Governo Federal e Mu-nicipal totalizando R$ 183.009,00.

A criação da nova Uni-dade de Saúde, no bairro do José Amândio, possi-bilitou a implantação da quinta equipe de saúde da família, já com nova sede

Saúde de Bombinhas recebe investimentos

O prefeito Maneca entregou as obras

o SAMU busca agilizar o deslocamento da equipe com muito mais precisão. Com a Farmácia todos os medicamentos serão cen-tralizados, onde facilitará o controle e a organização de compra e distribuição dos medicamentos, além de ser climatizada, possui

controle informatizado de toda medicação através do programa HORUS, do Ministério da Saúde, assim está atendendo todas as exigências da Lei Fede-ral 8080/1990, portanto passa-se a atender melhor e com mais qualidade os usuários do SUS.

assessoria De imprensa

Page 10: Litoral Catarinense - 32ª Edição

De 6 de julho de 201210 [email protected]

tecnologia em favor do marketing Em busca de ações frequentes para incrementar o

turismo regional, o Consórcio Intermunicipal de Turis-mo Costa Verde & Mar está em processo de criação de um aplicativo sobre a região turística catarinense, que compreende a Costa Esmeralda. Para rodar em tablets e telefones com os sistemas IOS e Android, o material contará com mapas, dicas de viagem, roteiros diferen-ciados, fotos, guia turístico (hotelaria, serviços, gastro-nomia, etc) e estará em três idiomas. O consórcio está trabalhando para fazer um aplicativo de utilidade para o turista que visita a Costa Verde & Mar, que seja mo-derno, leve e de fácil navegação. É mais uma inovação, sendo a primeira de uma região turística no Brasil.

Informações sobre atrativos Cidades de outros Estados como São Paulo, Curiti-

ba, Rio de Janeiro e Porto Alegre já mantêm aplicati-vos similares. No caso específico do que será desenvol-vido à Costa Verde & Mar, haverá informações sobre as praias, lazer e entretenimento, eventos, gastronomia, aventura, turismo náutico, compras e até cicloturismo. Os vídeos estarão também à mostra, bem como uma galeria de fotos separadas por cidades e por pontos turísticos. O sistema atuará inclusive offline. No caso de acesso à internet, o aplicativo terá integração com o portal com notícias em tempo real e compartilhamento das notícias. A empresa contratada para tocar o projeto é a Sambo Consultoria.

novo associado O Costa Esmeralda Convention tem um novo asso-

ciado. A Pousada dos Ingleses, localizada em Zimbros, Bombinhas, é a nova mantenedora da entidade. Em frente à praia, um dos grandes diferenciais do empre-endimento é a infraestrutura e a inspiração britânica da arquitetura. A Pousada oferece aos clientes chalés com vista para o mar. Para saber mais sobre a Pousada dos Ingleses, acesse www.pousadadosingleses.com.br.

participação em Festival de turismo Bombinhas esteve representada, em junho, no 7º

Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu. A parti-cipação de Bombinhas na Feira de Negócios e Turismo aconteceu no estande de Santa Catarina, através de parceria com a SANTUR, com o Consórcio Intermuni-cipal de Turismo Costa Verde & Mar e com o Núcleo de Hospedagem da Associação Empresarial de Bom-binhas – AEMB. O evento teve a participação de 23 caravanas de agentes de viagens de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Entre outros, estiveram no Festival também agentes da Argentina e Paraguai.

Importância dos blogs (1)Junto ao Festival de Turismo das Cataratas do

Iguaçu, foi realizado o 1º Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo, que reafirmou a importân-cia desta ferramenta como forma de divulgação de destinos turísticos. Foram abordados temas como a influência dos blogs no mercado de turismo nacio-nal e internacional, os nichos de mercado, experi-ências e profissionalização dos blogs e o perfil do novo profissional de turismo.

EPAGRI estuda Identidade Cultural de Itapema

Local escolhido para visitação foi o Engenho Pedro e Salete Melzi, no bairro Sertão do trombudo

técnicos da Empresa de Pesquisa Agro-pecuária e Exten-são Rural de Santa Catarina (EPAGRI)

visitaram empreedimentos com identidade cultural em Itapema na quarta-feira

(27). A ação foi parte de um curso de capacitação dos profissionais no projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável com Identidade Cultural (DTS-IC), em exe-cução nas regiões do Litoral Centro Norte (Balneário

Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas) e Litoral Centro Sul (Paulo Lopes, Garopaba e Imbituba). Em Itapema o local escolhido foi o Engenho Pedro e Salete Melzi, localizado no bairro Sertão do Trombudo.

Diretoria De imprensa pmi

Costa Verde & Mar inicia a implantação da sinalização turística regional

melHOrIas

A região turística Costa Verde & Mar- da qual Itapema, Porto Belo e Bombinhas também fazem parte - obteve nesta semana a autorização para o início da implantação da sinalização turística regional. A previsão é que

as placas serão instaladas em três meses.

Ao todo serão instala-das na região 110 placas de sinalização dos principais atrativos turísticos dos municípios. O diferencial desse projeto, serão os 10 semi-pórticos a serem ins-

talados nas principais vias de acesso de cada cidade. Com 4m x 3m a placa dará as boas-vindas aos turistas e visitantes e informará os principais segmentos turísticos daquela cidade. O investimento é de R$ 494.645,00.

Page 11: Litoral Catarinense - 32ª Edição

De 6 de julho de 2012 [email protected] geral

VI Copa Empresarial Aberta de Futsal define seus campeões

time da Madeireira Cassaniga / Sociedade Esportiva Recreativa (SER) Vila nova. time da Pousada gaúcha Berro D´Água / Armazém do Mate.

time do tabuleiro / Krok´s Pan / R4 Seguros.

dois times come-moram o título de campeão da VI Copa Empre-sarial Aberta de

Futsal de Itapema que en-cerrou na última semana. A Peixaria do Japonês venceu a final na terça-feira (26) contra a Sociedade Esporti-va Itapema (SEI) / Furtado e Furtado Construtora na categoria Veteranos, en-quanto a Madeireira Cassa-niga / Sociedade Esportiva Recreativa (SER) Vila Nova venceu a final no sábado (30) contra o Tabuleiro / Krok´s Pan / R4 Seguros na categoria Força Livre.

No total 21 equipes dis-putaram o campeonato. Em 2012 a Copa Empresarial foi dividida em duas cate-gorias: Força Livre Mas-

culino (com 15 equipes) e Veteranos Nascido até 1974 (com seis equipes). Todas as disputas aconteceram no Ginásio Municipal de

Esportes, no bairro Areal. A competição foi uma realiza-ção da Prefeitura de Itape-ma, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

Dos Veteranos ainda a Farmácia Ilhota / Vide Ver-so Estamparia ficou em ter-ceiro lugar. O Goleador da categoria foi Jocemir Arceli,

da equipe SEI / Furtado e Furtado Construtora, que balançou as redes 15 vezes. Já na hora de defender os gols foi João Carlos Zimer-mann da Silva, da equipe da Peixaria do Japonês, que recebeu o título de Goleiro Destaque. Ao todo foram 15 jogos, com 142 gols e uma média de 9,5 por partida.

Na Força Jovem a Pou-sada Gaúcha Berro D´Água / Armazém do Mate ficou em terceiro lugar e com o atleta Goleador, Paulo Ro-berto da Silva Junior, que marcou 19 vezes. O Goleiro Destaque foi Diogo Racha-del, da equipe Madeireira Cassaniga / SER Vila Nova. Nessa categoria foram 37 jogos, com um total de 322 gols marcados, com a mé-dia de 8,7 por partida.

Escolas de Itapema recebem Circuito de Cinema Infantil

Cultura

A Prefeitura de Itape-ma em parceria com a 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realiza

a o 2° Circuito de Cine-ma Infantil. A atividade começou na sexta-feira (29 de junho) e os filmes serão

zando sessões para grupos fechados que tenham interesse, como grupos culturais, associações de moradores e escolas estaduais. Os interessados devem entrar em contato com Glaúcia Eickhoff pelo telefone (47) 3267-1583 ou pelo e-mail [email protected].

exibidos em todos os Cen-tro Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) até o final de julho.

O evento integra uma rede de 150 cidades de Santa Catarina que ofere-cem uma maratona esta-dual de cinema. O objetivo

é promover a formação de plateia entre as crianças para as obras de cineastas e produtores brasileiros. A 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis oferece um acervo com 44 curtas metragens nacionais.

A coordenação do Cir-cuito Catarinense de Cine-ma de Itapema está organi-

Page 12: Litoral Catarinense - 32ª Edição

De 6 de julho de 201212 [email protected]

O mirante do encanto funciona todos os dias, das 7h às 18

horas, e o acesso ao mesmo é gratuito.

O Mirante do Encanto, inaugu-rado em 13 de abril no Canto da Praia, em Itapema ultra-passou neste mês a marca de 30 mil visitantes. No mês de

junho o Mirante registrou a visitação de 9.539 pessoas, desses 3.328 itape-menses, 6.075 visitantes brasileiras e 136 estrangeiros. Os dados foram publicados nesta quarta-feira (04) pela Secretaria Municipal de Turismo de Desenvolvimento Econômico que admistra o local.

Dos visitantes nacionais os municí-pios de Blumenau, Balneário Cambo-riú e Florianópolis lideram o ranking de visitações. Já entre os estrangeiros as visitas mais constantes continuam sendo dos argentinos (24%). Alemães e portugueses (13%) ficaram empatam na segunda colocação, enquanto os italianos e espanhóis (11%) divem a terceira.

Do mercado interno do turismo os catarinenses continuam liderando a lista de representatividade por unida-de da federação, representando 81% do total de visitantes. Em segundo lugar estão os gaúchos (9%), seguidos pelos paranaenses (6%) e paulistas (2%).

Conforme avaliação do Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvi-mento Econômico, André Gobbo, em comparação aos dois primeiros meses o número de visitantes sofreu uma pequena redução no número de itape-menses, porém a visitação de pessoas de outros estados e municípios está em uma linha ascendente o que compro-va a eficácia do empreendimento que colocou Itapema em local de destaque no cenário turístico de Santa Catari-na. Conforme demonstram os dados da Secretaria, o número de visitantes nacionais (excluindo os itapemen-ses) saltou de 2.766 que era em abril, para 5.631 em maio e fechou o mês de junho em 6.075. Já entre os estrangei-ros esse número saltou de 53 em abril, para 115 em maio e 136 em junho.

O Mirante do Encanto funciona todos os dias, das 7h às 18 horas, e o acesso ao mesmo é gratuito.

Mirante do Encanto registra aumento de visitantes

Em junho o mirante registrou 9.539 visitantes

marco GonzaGa