2º relatório bioquímica

4
Relatório da 2ª aula prática de Bioquímica I Caracterização dos Triacilgliceróis do Óleo de Soja através da SaponificaçãoProfessor(a): Ivanílton Almeida Nery Turma: QIM 261 Componentes: Raylane Leite Menezes Vitória Montresór Ferreira

Upload: mary-hellen-macedo

Post on 20-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

2º relatório bioquímica

TRANSCRIPT

Page 1: 2º relatório bioquímica

Relatório da 2ª aula prática de Bioquímica I

“Caracterização dos Triacilgliceróis do Óleo de Soja através da Saponificação”

Professor(a): Ivanílton Almeida Nery

Turma: QIM 261

Componentes:

Raylane Leite Menezes

Vitória Montresór Ferreira

Data de realização da aula prática: 12 de agosto de 2014

Data de entrega do relatório: 16 de Setembro de 2013

Page 2: 2º relatório bioquímica

Introdução

Os lipídeos são biomoléculas que exibem uma grande variedade estrutural, geralmente caracterizados por serem praticamente insolúveis em água, devido ao fato da água ser composta por moléculas polares e os lipídeos apolares, e por sua alta solubilidade em solventes orgânicos, como o álcool. São classificados em ceras, gorduras e óleos.

Os lipídeos participam como componentes não-protéicos das membranas biológicas, precursores de compostos essenciais, agentes emulsificantes, isolantes, vitaminas ( A, D, E, K), fonte e transporte de combustível metabólico, além de componentes de biossinalização intre e intermoleculares.

Os triacilgliceróis ( triglicerídeos) são ésteres de ácidos graxos com glicerol. Os ácidos graxos que participam da estrutura de um glicerídeo são geralmente diferentes entre si. A principal função dos triglicerídeos é a de reserva de energia, fornecem por grama aproximadamente o dobro de energia fornecida pelos carboidratos. Os triacilgliceróis podem sofre reações importantes, dentre elas, a saponificação.

A saponificação é a hidrólise alcalina de ésteres provenientes de ácidos graxos. A reação é assim denominada porque o sal formado recebe o nome de sabão. Porém para ser considerado um sabão, o sal formado deve ser derivado de um ácido carboxílico de cadeia longa. A saponificação consiste no aquecimento do triglicerídeo na presença solução concentrada de álcali forte.

ObjetivoConhecer técnicas de saponificação a partir do óleo soja

Page 3: 2º relatório bioquímica

Materiais Tubos de ensaio 10 X 150 mm e 15 X 190 mm; Béquer de 500 ml; Placa de aquecimento; Pérolas de vidro; Pipetas de 2 e 5 mL; Estante para tubos de ensaio. 1 estante para tubos de ensaio; 1 tubo de ensaio 15 X 190 mm contendo 3 pérolas de vidro; 4 tubos de ensaio 10 X 150 mm vazios; 1 tubo de ensaio 10 X 150 mm contendo 5 ml de Óleo de Soja; 1 pipeta de 5 ml; 1 pera; 1 béquer de 500 ml.

Reagentes Óleo de Soja; Ácido Clorídrico concentrado; Solução de Potassa alcoólica; Solução de Cloreto de Cálcio a 10%; Solução saturada de Cloreto de sódio.

Ácido clorídrico concentrado (HCℓ).