23ª edição

12
A Pa avra O Jornal da Família Cristã! l Descaminhos da fé Me inclua fora dessa, cara pálida Dia a Dia Palavra Viva Salvação: dádiva de Deus e não conquista do homem 4º Congresso Nacional de Cura Interior Comportamento Página 3 Página 8 Página 10 Página 7 Página 2 Delegação da ADEVOR é recebida por prefeito e governadora no Chile Grande Vitória/ES - Ano II - Edição Nº 23 - (27) 3026-0990 - www.apalavranet.com - [email protected]

Upload: elcio-cordeiro

Post on 30-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

O Jornal da Família Cristã!

TRANSCRIPT

Page 1: 23ª Edição

A Pa avraO Jornal da Família Cristã!lDescaminhos

da fé

Me inclua fora dessa, cara pálida

Dia a Dia

Palavra VivaSalvação:

dádiva de Deus e não conquista

do homem 4º Congresso Nacional de Cura Interior

Comportamento

Página 3

Página 8 Página 10

Página 7

Página 2

Delegação da ADEVOR é recebida por prefeito e governadora no Chile

Grande Vitória/ES - Ano II - Edição Nº 23 - (27) 3026-0990 - www.apalavranet.com - [email protected]

Page 2: 23ª Edição

Vitoria e RegiãoEspírito Santo

Brasil

EDITOR/DIRETOR FUNDADOR: Elcio Cordeiro - (27) 9602-7776

EDITORA ADJUNTA: Maria José Postay - (27) 9993-5936

REVISÃO: Leandra Postay

FALE CONOSCO: (27) 3026-0990 / E-mail: [email protected]

O Jornal se responsabiliza por toda matéria elaborada em sua redação.Artigos e outros textos assinados são de responsabilidade de seus autores.

PERIODICIDADE: MensalTIRAGEM: 5 mil ExemplaresSITE: www.apalavranet.com

2 Ano II - Nº 23 A Pa avral

A Pa avral O Jornal da Família Cristã!

Palavra Viva

O Jornal da Família Cristã!

Nos últimos dias, pas-tores têm sido de-nunciados por várias

mazelas no meio cristão evan-gélico. É o caso da Igreja Cris-tã Maranata, que moveu ação na 8ª Vara Cível de Vitória contra o ex-vice-presidente e um contador, por suspeita de desvio de dinheiro do dízimo. Segundo alguns membros que se afastaram, o rombo é superior a R$ 20 milhões. Na Serra, outra igreja, ligada à Convenção das Assembleias de Deus no Espírito Santo e Outros (Cadeeso), também está sendo investigada.

Tais fatos, e outros se-melhantes, se comprovados, além da corrupção, expõem ainda um lado maquiavéli-co, perverso - e por que não dizer maligno -, que teima em querer nivelar por bai-xo todas as igrejas, pastores e denominações, como se, perante os olhos da socieda-de, fossem tudo “farinha do mesmo saco”. Não são! Há igrejas e igrejas. Há pastores e pastores. Para exemplificar, Judas Iscariotes era contado entre os apóstolos do Senhor Jesus, foi escolhido para uma função, mas o próprio Cristo o denominou de “filho da perdição” (João 17.12).

É fato o crescimento dos evangélicos no Brasil, porém, há um descompasso entre cre-do e vida reta em nosso meio. Muitas igrejas evangélicas, excessões à parte, nascem ou então são dirigidas como em-presas, com metas definidas: ganhar novos adeptos e abrir mais templos, utilizando todos os recursos de marketing para alcançarem tais objetivos. E o que vemos? Vemos igrejas de mãos dadas com o mundo,

Essa igreja pode ser sua,

se você quiser!

Domingo9h: EBD

19h: Culto4ª fEira

20h: Estudo Bíblico

IgrEja PrEsbItErIanaEm jardIm CamburI

rua Carlos Delgado g.Pinto, 765 (atrás do Lago de garda)3337-1505

incorporando práticas e costu-mes comuns aos considerados ímpios, nas quais as ordenan-ças pregadas pelo Senhor Je-sus já não ocupam os primei-ros lugares na vida de seus fiéis. A santidade e a necessi-dade de viverem separados do mundo foram “maquiadas” e a expressão “não é bem assim” tem sido usada como nunca. Mas a ordenança do Senhor não muda e tão pouco pas-sou. Ele disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras” (João 14.23).

A Reforma Protestante do século XVI, cujo marco cé-lebre são as 95 teses do teó-logo cristão Martinho Lutero, surgiu pelo descontentamen-to a uma série de práticas e doutrinas da Igreja Católica, como o pagamento das indul-gências, o culto a Maria e a imagens e o celibato clerical.

Ao romper com o catoli-cismo, Lutero desencadeia a Reforma Protestante dizendo “não” àquilo que era contrário à Palavra de Deus. Se possível fosse a ele viver ainda nos dias de hoje, quem sabe terí-amos a reforma da Reforma; contudo, mais uma vez não conseguiria separar ao todo o joio do trigo. Porém, chegará o tempo em que isso aconte-cerá, como disse o Senhor Je-sus: “Deixai-os crescer juntos até a colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro” (Mateus 13.30).

Que Deus tenha miseri-córdia da Sua Igreja.

Descaminhos da fé

CNPJ: 13.418.477/0001-33

Registros

Com pesar informamos que foi sepultado no dia 29/02 o teólogo e amado Waltir Pereira da Silva, um dos presbíteros da Igreja em Vitória. Os fami-liares e membros da igreja lamentam sua perda humana e se alegram por

sua entrada no reino dos céus.Ele foi acometido de uma enfermidade e lutou até onde pode. Mas Deus o

chamou para Sua glória. Tinha 82 anos, era casado com Lecy Barros da Silva, pai de três filhos e estava servindo na Igreja em Vitória como um dos presbíteros.

Um homem que aos 18 anos foi salvo por Cristo e, desde então, viveu para o exercício da Palavra. Tudo dele começava e terminava na Bíblia. Caráter ilibado, íntegro, servo de Deus, um bom pai, irmão, marido, professor, teólogo...

Lamentamos sua partida, mas não questionamos Deus e Suas sábias atitudes.

Chamado às mansões celestiais

Escritor e conferencista, professor de Teo-logia Sistemática, História de Israel e Geo-grafia Bíblica, neste seu novo livro o pastor

Gerson Eller lança um olhar profundo sobre a questão da regeneração do homem, numa lin-guagem fascinante em que Deus, como sempre, continua personagem central no papel de recon-ciliação da humanidade, em Seu projeto de cha-mar o homem de volta para casa, a Casa do Pai.

O tema-título da obra se incorpora a outros, como arrependimento, obediência e santifica-ção, mostrando que “o homem teve que apren-der o significado de perdido para que pudesse aprender o significado de perdão”.

Excelente para presentear a quem queremos evangelizar. Para falar com o autor e solicitar exemplares, basta ligar para (27) 9919-0229.

O que há por trás da regeneração do homem?

Em seu livro, pastor Gerson Eller relaciona

Escritura com Escritura, levando o leitor a

refletir sobre o cuidado misericordioso de Deus em todas as gerações

Page 3: 23ª Edição

A Pa avral O Jornal da Família Cristã! Ano II - Nº 23 3Pastoral

Igreja Presbiteriana de Barcelona

www.ipbbarcelona.org.br1O ANOS DE MINISTÉRIO!

4ª feira - 14h: Projeto Natanael 19h30min - Culto de AdoraçãoDomINgo - 8h: EBD19h: Culto de Adoração (27) 3341-3357

Av. Campos, 116 - Barcelona - Serra/ES

A salvação não é um prêmio que recebe-mos por causa das

nossas obras, mas um pre-sente que recebemos por causa da graça. Não con-quistamos a salvação pelo nosso esforço, recebemo-la pela fé. Não é resultado do que fazemos para Deus, mas do que Deus fez por nós. Fa-lando a Nicodemos, Jesus destacou essa verdade axial no versículo mais conheci-do da Bíblia: “Porque Deus amou ao mundo de tal ma-neira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Nesse versículo nós encontramos sete ver-dades preciosas acerca des-sa tão grande salvação.

Em primeiro lugar, a salvação é grande pela sua procedência. “Porque Deus amou…”. O Deus Todo-pode-roso, criador do universo e sustentador da vida tomou a iniciativa de nos amar, mes-mo antes da fundação do mundo. Seu amor por nós é eterno, deliberado, autoge-rado e incondicional. Deus não nos amou por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos. A cau-sa do amor de Deus não está em nós, mas nele mesmo.

Em segundo lugar, a sal-vação é grande pela sua am-plitude. “Porque Deus amou ao mundo…”. Deus amou as pessoas de todos os tem-pos, de todas as raças, de todos os lugares, de todas as classes e de todos os credos. Amou não aqueles que o amavam, mas amou-nos quando éramos fracos,

ímpios, pecadores e inimi-gos. Amou-nos não porque correspondíamos ao seu amor, mas amou-nos ape-sar de nossa rebeldia.

Em terceiro lugar, a sal-vação é grande pela sua in-tensidade. “Deus amou ao mundo de tal maneira…”. Essa expressão de “tal ma-neira” aponta para o amor singular, incomparável e su-perlativo de Deus. Seu amor não foi apenas falado, mas demonstrado. Demonstra-do não com cenas arre-batadoras, mas com o sacrifício s u p r e m o . O amor de Deus não foi e s c u l p i d o com letras de fogo nas nuvens, mas demonstra-do na cruz.

Em quar-to lugar, a salvação é grande pela sua dádiva. “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito…”. Deus não deu ouro e prata nem mesmo um anjo para a nossa redenção. Deus deu tudo, deu a si mes-mo, deu o seu único Filho. Deu-o para que ele se esva-ziasse e vestisse pele huma-na. Deu-o para que seu Filho fosse rejeitado e despreza-do entre os homens. Deu-o para que seu Filho suportas-se o escárnio das cusparadas e suportasse a maldição da cruz. Deu-o como sacrifício para o nosso pecado.

Em quinto lugar, a sal-vação é grande pela sua oportunidade. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Fi-lho unigênito, para que todo o que nele crê…”. A salvação não é recebida como fruto do merecimento, mas como resultado da graça mediante a fé. A salvação não é dada àqueles que se julgam santos nem àqueles que praticam boas obras com o propósi-to de alcançarem o favor de

Deus. A sal-vação é ofe-recida gra-tuitamente àqueles que creem em Cristo. Não é crer em anjos nem em santos, mas crer em Jesus, o Fi-lho de Deus. Jesus é o ca-minho para Deus, a por-ta do céu, o único me-diador que

pode nos conduzir ao Pai.Em sexto lugar, a salva-

ção é grande pela sua liber-tação. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigê-nito, para que todo o que nele crê não pereça…”. A salvação é o livramento da ira vindoura, é a soltura das cadeias da morte, é a alfor-ria dos grilhões do inferno. Aqueles que permanecem incrédulos perecerão eter-namente. Aqueles que se mantêm rebeldes contra o Filho jamais verão a vida

Salvação: dádiva de Deus e não conquista do homem

nem desfrutarão do para-íso de Deus. Aqueles que não beberem da Água da Vida, terão que suportar o fogo que nunca se apaga.

Em sétimo lugar, a salva-ção é grande pela sua ofer-ta. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus não apenas livra da condenação os que creem, mas também oferece a eles vida eterna. A vida eterna é uma perfeita e íntima comunhão com Deus pelo desdobrar da eternida-de. A vida eterna será como uma festa que nunca mais vai acabar, no melhor lugar, com as melhores compa-nhias, com a melhor música, com as melhores iguarias, trajando vestes alvas. En-quanto a eternidade durar, desfrutaremos dessa glorio-sa vida. Bendito seja Deus por tão grande salvação!

“Deus não apenas livra da

condenação os que crêem, mas também oferece a eles vida eterna”

*Hernandes Dias Lopes é pastor presbiteriano e

conferencista

*Hernandes Dias Lopes

Polícia descobre igreja doméstica na China

Uma igreja doméstica no oeste da região chi-nesa de Xinjiang, que realizava suas reuniões e cultos de oração por quase duas décadas,

foi descoberta pela polícia no dia 18 de março e 70 cristãos foram levados sob custódia.

O incidente aconteceu por volta das 10 horas da noite, em uma igreja doméstica na região agrícola de Aral Shehri, uma divisão de produção e constru-ção de indústrias em Aksu.

A igreja doméstica, que funcionava há quase 20 anos na região, foi descoberta e mais de 70 cristãos junto com o pastor He Enjun foram surpreendidos por mais de 10 oficiais de polícia e agentes da Agência de Proteção a Segurança Doméstica.

Os oficiais disseram que a reunião não foi oficializada junto ao Estado e por isso era ilegal. Eles ordenaram que o culto se encerasse naquele exato momento. Após força-rem cada um dos cristãos a serem fotografados, levaram cada um deles até a delegacia para serem interrogados. Nenhum deles foi liberado durante dois dias.

A polícia também confiscou Bíblias, hinários, compu-tadores, DVDs de educação cristã e outros materiais, mas eles se recusaram a registrar todos os itens confiscados da igreja, o que de acordo com as leis do país, é ilegal.

O pastor e sua esposa, que eram os anfitriões da igreja que se reunia secretamente, foram chamados para responderem a mais perguntas na segunda-feira à noite. Eles foram ameaçados pela polícia que ordenou que parassem de se reunir.Saiba mais sobre a perseguição aos cristãos e seja

você também um parceiro. www.portasabertas.org.br

Page 4: 23ª Edição

4 Ano II - Nº 23A Pa avral O Jornal da Família Cristã!

Opinião

Disse Jeus: “E ouvireis de guerras e de rumo-res de guerras; olhai,

não vos assusteis, porque é necessário que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas es-tas coisas são o princípio de dores” (Mateus 24.3-8).

Os discípulos de Jesus estavam curiosos para saber o sinal da sua vinda. Pensa-vam que sua segunda vinda seria naqueles tempos. Je-sus disse-lhes que os acon-tecimentos citados seriam apenas o princípio das dores. Em outras palavras, ainda le-varia um bom tempo para a chegada do reino visível do Senhor. Esta palavra “dores”, do grego “ODIN”, significa DORES DE PARTO.

Primeiro as dores do par-to começam com contrações leves e espaçadas, depois elas tornam-se menos espaçadas até ficarem ininterruptas, es-tourando a bolsa de líquido amniótico, culminando no nascimento do bebê, o reino visível de Jesus, o Messias, outrora oculto nos corações (úteros) de seus filhos.

Considere que este bebê (reino) está protegido no úte-ro (coração) há 2000 anos. Mas haverá um dia em que esse reino será manifesto publicamente a todas as na-ções. O Messias governará de Sião com sua Santa Igreja de lavados e remidos no sangue do Cordeiro de Deus.

“E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR” (Isaías 2.3).

Mas, antes que esse rei-no visível se manifeste, pre-cisamos entender os tempos em que vivemos. Antiga-mente, os terremotos eram mais espaçados. Hoje, são cada vez mais frequentes. Na década de 80, assistimos ao grande terremoto na ci-dade do México; depois, o

Tsunami na Indonésia; o ter-remoto do Haiti, o do Chile e, recentemente, o do Japão.

Hoje, estamos vivendo dias onde conflitos entre nações estão cada vez mais frequentes. As revoltas no mundo árabe denominada Primavera Árabe têm dizi-mado milhares de pessoas. Ao mesmo tempo, coisas espantosas têm aconte-cido na Europa. A Grécia faliu, a Europa está à beira de um colapso. O mundo está na marca do pênalti.

No Oriente Médio, o Irã nutre seu ódio por Israel e ameaça de varrê-lo do mapa. A Europa, com seus proble-mas econômicos, mal tem tempo de pensar numa solu-ção de paz para o conflito no Oriente Médio. Os EUA, que sempre intermediaram as re-lações diplomáticas de países em conflito, se veem fragi-lizados com uma economia decadente e um futuro som-brio. Neste tempo, vemos Ezequiel 37 se cumprindo. O vale de ossos secos está juntando osso com osso, ou seja, os judeus estão retor-nando para Israel para a es-perada restauração espiritu-al. Ezequiel 38 já começará a se cumprir e Ezequiel 39 vem logo em seguida. Nações se levantarão contra Israel por causa de seus múltiplos inte-resses e a sitiarão.

Avistamos o ápice das dores de parto, trazendo ao mundo o reino de Jesus, o Messias. Reino este que os discípulos de Jesus ansiaram. Outro sinal forte do fim dos tempos é a restauração do reino a Israel. Antes que Jesus fosse assunto aos céus, seus discípulos lhe fizeram outra pergunta sobre sinais dos tempos. “Aqueles, pois, que se haviam reunido pergun-taram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu pró-prio poder” (Atos 1.6-7).

Os discípulos fizeram essa pergunta e ficaram sem res-posta. Se fizéssemos a mesma pergunta hoje, certamente a resposta seria: “este é o

tempo e a época”. A casa que ficou deserta começa a ficar povoada com o retorno dos judeus. Paulo escreveu aos romanos: “Porque não que-ro, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presu-mais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a pleni-tude dos gentios haja entra-do. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e des-viará de Jacó as impiedades. E esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados” (Romanos 11.25-27). A plenitude dos gentios está chegando ao final com o evangelho disponível para to-dos os povos através do fenô-meno da internet em todas as etnias, cumprindo Mt 24:14. Israel está sendo reunido para cumprir os versos de Roma-nos 11: 25-27. Mas para isso acontecer é preciso reunir os judeus em Israel para a gran-de confissão nacional.

O princípio das dores

*O autor é escritor e coordenador da Operação Êxodo Ebenézer, que ajuda

a repatriar Judeus para a Terra de Israel

www.operacao-exodo.org

*Carlos Santos

21 ANoS AjudANdo oS judEuS A rEGrESSArEm

pArA ISrAEl

BrAdESCo AG: 1835-0 / C.C: 450-2

operação Êxodo Ebenézer

Suas orações e suas ofertas de amor serão aceitas como

aroma suave ao Senhor.

IADECC em Tempo de Renovo

Agradecemos a Deus por suas mãos esten-didas sobre a Igreja

Assembleia de Deus em Ci-dade Continental (IADECC). A cada dia que passa, vemos o agir do Senhor, como nos cultos à noite, onde a igreja quase não comporta mais pessoas sentadas. Vidas acei-tando a Jesus e vários mila-gres que Ele tem realizado. Salientamos ainda nossa EBD (Escola Bíblica Dominical) aos domingos pela manhã, onde temos salas com 100% de presença e com o percentual crescendo a cada domingo.

“Motivos como estes nos levam a agradecer a Deus, pois sabemos que estamos vivendo um TEMPO DE RENOVO”, co-menta pastor André Florindo.

No dia 24 de março, um evento jovem de impacto: o 1° Culto dos Adolescentes “Andando na Luz”.

Momentos de estudo da Palavra e também de confraternização nas classes da Escola Bíblica Dominical

No dia 02 de abril, início das aulas do Curso de Teologia

Informações e inscrições:(27) 3074-836 - Tarciana Rodrigues

Page 5: 23ª Edição

Ano II - Nº 23 5A Pa avral O Jornal da Família Cristã!

Especial

Um POUcO Da vIDa DO aPósTOLONascido em Mantena/MG, no dia 23/04/1942, veio para Vitória aos 16 anos. Converteu-se dia

01/04/1962, aos 20 anos. Técnico em Eletricidade Industrial, trabalhou na Vale por 22 anos. Formado em Teologia na Faculdade Teológica do ES – FATES, onde foi Professor por mais de 10 anos. Consagrado a Pastor em 24/12/1984, na Igreja Batista Betel em São Torquato. Foi Diretor da AMIB – Ação Missionária Betel – por mais de 12 anos. Fundador e Diretor da Associação de Pastores da Serra – APES. Consagrado Apóstolo em Setembro/2008 (Brasília). Casado há 31 anos com a Pra. Ana Maria, com quem tem quatro filhos: Mirian, Suélen, Sulaine e Fábio, e quatro netos: Larissa, Lorrayne, Thales e Ana Luiza. Fundou e pastoreou a Igreja Batista Betel em Bairro de Fátima por 3 anos. Fundou em 1993 a Igreja Batista Betel em Laranjeiras, a qual pastoreia até hoje.

Parabéns Apóstolo Jorge Tristão, nós te amamos!Ministério Betel em Células - Laranjeiras - Serra/ES

O que mais posso dizer? Ebenézer! Ap. Jorge Tristão

Ainda solteiras aos 30

Mulheres cristãs, lin-das, inteligentes, bem sucedidas em

suas carreiras profissionais, in-dependentes, com 30 ou mais de 30 anos e… solteiras.

Isso não seria um pro-

blema se não fosse cada vez mais latente, nessas mulhe-res, a necessidade de se ter ao lado um companheiro, al-guém com quem dividir a vida e as suas conquistas, ter filhos e constituir uma família. Essa

necessidade é extremamente natural e com o passar dos anos a idade começa a se tor-nar um peso, deixando a ne-cessidade ainda maior. Mas saiba que essa necessidade é uma necessidade divina.

O amor é essencial para a sobrevivência do ser humano e o amor matrimonial é plano de Deus. No Éden, Deus mes-mo celebrou solenemente o primeiro casamento. Assim como Adão foi o “filho de Deus”, também Eva era a fi-lha de Deus; e, como Pai dela, estando ela pronta, Deus a le-vou a Adão e a entregou a ele, como na cerimônia de casa-mento que conhecemos hoje.

Mas a pergunta que fica é: por que mulheres com tantas qualidades perma-necem solteiras? A resposta geralmente, é: “está faltando homem!”. Confesso que essa resposta me faz rir. Eu tenho

uma visão um pouco diferen-te dessa situação e gostaria de compartilhá-la com vocês.

A primeira coisa que precisa ser dita e entendi-da é que Deus te vê, te co-nhece e cuida de você. Ele conhece suas qualidades, seus defeitos, seus anseios e satisfações. Ele sabe o que realmente lhe faria feliz ou não e, o mais importante, se você está ou não preparada para o casamento.

Pare, pense e respon-da: AOS OLHOS DE DEUS, você está preparada para o casamento? Note, eu não perguntei se você se consi-dera preparada, ou se acha que está na hora, ou mesmo se daria conta dos afazeres domésticos, do seu trabalho fora de casa... Provavelmen-te você me responderia que já passou da hora e que se sente preparadíssima. Eu

perguntei se você está pre-parada para o casamento AOS OLHOS DE DEUS.

Muitas bênçãos não nos são concedidas porque não estamos preparadas para recebê-las e, o pior, não sa-beríamos nem mesmo o que fazer com elas. Ao longo de suas vidas, a maioria das mulheres que hoje se enqua-dram na situação abordada se prepararam para serem profissionais bem sucedidas, donas de casa e até mães, mas não se prepararam para serem ESPOSAS. Então, se o seu sonho hoje é constituir uma família, comece a se preparar para ser ESPOSA AOS OLHOS DE DEUS.

A melhor definição de casamento que já li é de um autor desconhecido e diz que o casamento é “a completa dedicação da pessoa no seu todo para alcançar um estilo

de vida completo”. Essa de-finição fica perfeita quando lemos Gênesis 2.24: “tornan-do-se os dois uma só carne”. Essas palavras expressam de maneira veemente a unida-de entre o esposo e a espo-sa, a unidade de corpos, a comunidade de interesses e a reciprocidade afetiva.

Aí está o segundo ponto a ser entendido. O individualis-mo vivido até então terá que ser deixado de lado e você precisa estar pronta para isso.

Estude, dedique-se a entender o que é ser esposa aos olhos de Deus. Prepare-se e entregue suas necessi-dades e sonhos ao Senhor. Lembrando sempre que “vo-cês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que Ele promete” (Hebreus 10:36).

Emanuelle monteiro

Page 6: 23ª Edição

Estaremos em três dias de jejum e oração na casa de Obede-Edom, onde a Arca da Aliança permaneceu por 90 dias. Esse

jejum vai desatar um tempo sobrenatural e de conquistas em sua vida e ministério.

Teremos quatro dias de turismo na Gali-léia e Jerusalém, passaremos no Rio Jordão, Mar da Galiléia, Nazaré, Cafarnaum, Cesa-réia de Filipe, Monte Carmelo, Caverna de Adulão, Monte das Oliveiras, Getsêmani, Túmulo vazio de Jesus, Cenáculo, Muro das Lamentações e muitos outros lugares profé-ticos. Você não pode perder!

Essa é uma caravana espiritual e turística, você nunca mais será o mesmo!

CONTATOS: (27) 9712-5297 / 3282-4194E-mail: [email protected] Facebook: Darci Fernandeswww.cavernadeadulaojp.com.br

Igreja Shalom - Av. Distrito Industrial, 12 - Porto Canoa - Serra/ES(atrás do Posto de Gasolina BR Petrobras)

CoNdIÇÕES ESpECIAISprEÇo p/ pESSoA SAINdo do GAlEÃo/rj: R$ 5.426,00 OU 3 X R$ 1.808,70 (Cheques)

12 X R$ 525,00 (cartão de crédito) OU 18 X R$ 424,00 (cheques)prEÇo por pESSoA SAINdo do ESpÍrITo SANTo:

R$ 5.780,00 OU 3 X R$ 1.927,00 - (Cheques)12 X R$ 559,00 (cartão de crédito)

OU 18 X R$ 452,00 (cheques)

Regiane B. RochaDiretora [email protected] / Fax: (11) 3266-3070Nextel: 7*92099 e 7*92100

:

14 anos viajando com você! www.viajebem.tur.brviajebemsp viajebemtur

Participe das 7 quartas-feiras fortes, às 19h30min, onde um milagre espera por você!

Uma viagem que está no coração

de Deus

CAVERNA DE ADULÃO

EM JERUSALÉM

Page 7: 23ª Edição

Ano II - Nº 23A Pa avral O Jornal da Família Cristã! 7comportamento

4º Congresso Nacional de Cura Interior - O estilo de vida de Jesus

Acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de abril o 4° Congresso Nacional

de Cura Interior, com o tema “O Estilo de Vida de Jesus”. As palestras serão ministradas pelo pastor Jucimar Ramos, presidente do ministério Bál-samo de Gileade, com a par-ticipação especial da Coorde-nadora Nacional do Ministério REVER, Luciene Schalm.

Organizado e ministrado pelo Ministério Bálsamo de Gileade, o tema desse ano vai levá-lo a mergulhar no estilo de vida de Jesus como sendo prático, funcional e, mais do que isso, o fará en-tender o estilo de vida de Je-sus como algo ao alcance de todo cristão para este tempo, pois entendemos que servir ao corpo de Cristo é muito mais do que ajudar pessoas a viverem melhor, é inspirar e

auxiliar pessoas a construir e viver um novo estilo de vida, e nada melhor que o Estilo de Vida de Jesus.

Serão oferecidas 11 ofici-nas, ficando a critério do con-gressista a escolha de duas opções para se aprofundar. Temas como “Aprendendo a orar de verdade”; “Compre-endendo o sofrimento hu-mano”; “Revendo as bases”; “O abuso, a vítima e o abu-sador”; e “casamento sob a ótica da cura interior” serão discutidos nas oficinas.

Teremos este ano a par-ticipação especial da Luciene Schalm, ministrando o tema “O papel do Perdão no proces-so REVER”, mostrando o quan-to o perdão faz diferença no processo de cura e libertação emocional de uma pessoa.

Chegando em sua quarta edição, o Congresso Nacional

de Cura interior, que antes era realizado na cidade de Linhares, acontecerá no con-fortável e belíssimo espaço da Igreja Evangélica Batista de Vitória – IEBV, pensando justamente em acolher com qualidade os congressistas. A organização tem a expectati-va de 1.500 inscritos, vindos de mais de 70 igrejas de todo o estado e de outras partes do Brasil, além de mobilizar mais de 200 pessoas nas equipes de trabalho.

“Se tirarmos por base os últimos três congressos, podemos esperar um mover sobrenatural de Deus e uma unção específica para viver-mos na prática este estilo de vida de Jesus, além de uma oportunidade única de reciclagem e de nos relacio-narmos com vários pastores, líderes e irmãos”, comenta o pastor Jucimar Ramos.

MINISTÉRIO BáLSAMO DE GILEADEExiste para assessorar o

corpo de Jesus na terra le-vantando e treinando MINIS-TÉRIOS DE APOIO EMOCIO-NAL E ESPIRITUAL. Ajudamos as igrejas locais no desenvol-vimento de ferramentas de equilíbrio emocional, conso-lidação e transformação de

caráter. Focamos em RESTAU-RAÇÃO INTEGRAL de pessoas e ministérios, entendendo que Deus tem chamado a igreja atual para atender à grande necessidade de nossa geração, que luta contra uma neurose coletiva.

É interdenominacional, pois nosso objetivo é levar o reino de Deus e a unção do Es-pírito Santo aos confins da Ter-ra, coisa que acreditamos só ser possível pela UNIDADE do corpo de Jesus. Temos equipes espalhadas nas mais diversas denominações e cidades.

Queremos ser o ins-trumento e não o médico, pois tem sido muito lindo ver Deus restaurando vidas, famílias, mudando histórias através da unção e de pes-soas que se importam ao ponto de chorar a sua dor.

4º Congresso Nacional O Congresso acontecerá

na Igreja Evangélica Batis-ta de Vitória (IEBV), situada na Avenida Saturnino Ran-gel Mauro, 725, Pontal de Camburi, Jardim da Penha, Vitória. Para mais informa-ções entre em contato pelos telefones: (27) 9959-8930 ou 8139-4407 e pelo site: www.balsamodegileade.org.

Esperamos você!

A PalavraO Jornal da Família Cristã!

(27) 3026-0990 / 9602-7776

aLcaNÇaNDO vIDas,TRaNsFORmaNDO cORaÇÕEs!

Integrante da equipe executiva do MAPI (Minis-tério de Apoio a Pastores e Igrejas). Missionária do MAPI e da Comunidade Cristã Siloé em Joinville/SC. Bacharel em Teologia e Aconselhamen-to Pastoral e Psicologia. Mora com seu esposo Cesar Schalm e seus dois filhos Rebeca e Cesar Junior em Joinville. Lidera o ministério REVER no Brasil com aproxi-madamente 200 equipes e apóia Portugal e outros paí-ses de fala espanhola.

Mestre em Cura Interior e presidente do Ministério Bálsamo de Gileade, pas-toreia a Igreja Apostólica Monte Sião em Linhares/ES desde 2001. Treinado pelo Ministério REVER (Restau-rando Vidas e Equipando Restauradores), é ministro de Cura Interior desde 1991. Presta assessoria a pastores e igrejas levantando e trei-nando ministérios de apoio emocional e espiritual, em vários estados do Brasil. Pr. Jucimar Ramos é casado com Pra. Berenice e tem dois filhos, Marcos e Mhayza.

Palestrantes

Pastor Jucimar Ramos: palestrante oficial do evento

Luciene Schalm: coordena-dora do Ministério REVER (Restaurando Vidas e Equi-pando Restauradores)

Page 8: 23ª Edição

Ano II - Nº 23 A Pa avral O Jornal da Família Cristã!8 DestaqueDelegação da ADEVOR é recebida por prefeito

e governadora no ChileU m grupo de irmãos da ADEVOR - Assembleia de Deus em Volta do Rabaiole (Vitória), visi-

tou a cidade de Linares, no Chile, entre os dias 16 e 26 de fevereiro, dentro da programa-ção do PMI - Projeto Missionário Internacional, liderado pelo pastor João Carlos Siqueira,

responsável pela igreja e também pela delegação brasileira, composta por 44 pessoas.Na cidade de Linares, a cerca de 350 km da capital Santiago, a delegação foi recebida

pelo prefeito local, Rolando Rentería Möller, e também pela governadora provincial, Maria Inés de lla Fuente Moraga, e aproveitou ainda para visitar outros locais, como o Museu de Artes da cidade, o Batalhão de Artilharia, as Cordilheiras dos Andes etc.

De acordo com o pastor João Carlos Siqueira, durante os dias em que permaneceram em solo chileno, os irmãos brasileiros, junto com a Associação de Pastores de Linares, realizaram o objetivo maior da viagem, um trabalho profícuo de evangelização, com palestras e cultos aben-çoados, onde Deus manifestou a Sua glória, salvando almas, batizando no Espírito Santo, curando enfermos e restaurando famílias - resultado do evangelismo de campo ao pé das Cordilheiras, com grande cruzada evangelística que contou com participação de várias igrejas chilenas.

O pastor brasileiro destacou a excelente receptividade, tanto por parte das autoridades como do pastor Luiz Fuentealba, da Igreja Assembleia de Deus Encontro de Paz, e também da pastora Cristina, pastora Tereza e demais pastores, uma vez que a Associação de Pastores de Linares esteve presente. “Louvamos a Deus por todas as bênçãos recebidas naquele país”, comenta pastor João Carlos, informando que em janeiro de 2013 será a vez dos irmãos da Assembleia de Deus em Volta do Rabaiole acolherem uma delegação de irmãos chilenos que estarão em visita a Vitória. Ele disse ainda que, em fevereiro, atendendo ao convite do prefeito Rolando Rentería e da governadora Maria Inés, a delegação da ADEVOR irá outra vez ao Chile.

Pr. João Carlos Siqueira recebendo das mãos do prefeito de Linares, Rolando Rentería Möller, Comenda por incentivar o turismo na cidade,

como a maior delegação de estrangeiros a visitar Linares. Rolando Renteria Möller foi considerado o

quarto melhor prefeito da América Latina.Ao lado deles, o pastor Luiz Fuentealba, da

Assembleia de Deus Encontro de Paz, igreja que recebeu os brasileiros na cidade, e a pastora Cristina, interlocutora entre as autoridades

chilenas e a delegação da ADEVOR

No Palácio do Governo, Pastor João Carlos exibe o primeiro cartaz enviado à governadora por aqueles 33 trabalhadores chilenos que ficaram presos na mina, informando que todos estavam bem

Governadora Maria Inés entre o pastor João Carlos e esposa dele, Sara Siqueira, na mesa do café da manhã, no Palácio do Governo

Após café da manhã, o grupo se reúne no auditório do Palácio para o momento de culto e, em seguida,

presenteia a governadora Maria Inés com a Bandeira do Brasil, que foi

aberta pela mandatária para uma salva de palmas

Ao sair do Museu de Artes, grupo exibe as bandeiras do estado do Espírito Santo, do Brasil

e do cinquentenário da ADEVOR, que será comemorado durante todo o mês de junho

A delegação saindo do café da manhã com o prefeito Rolando Rentería Möller,

na sede da Prefeitura em Linares

Pr. João Carlos retribui presente da governadora Maria Inés, entregando a

ela um livro de sua autoria: “Manual para Pregadores Leigos”, cujo conteúdo se aplica

tanto à vida cristã quanto à vida social

A Assembleia de Deus em Volta do Rabaiole (ADEVOR) acaba de adquirir um terreno de 2.113m², onde será construído o novo templo. O lançamento da pedra fundamental foi em janeiro, mas no local, que dispõe de um galpão de 600m², já ocorrem eventos de maior porte, como Santa Ceia e

outras festividades, tendo em vista que o templo atual está ficando cada vez menor para abrigar os cerca de 400 frequentadores, entre membros e convidados. “Um presente de Deus em resposta às

nossas orações”, disse o pastor João Carlos Siqueira, mostrando a maquete da nova construção.

VENHA PARTICIPAR DO CINQUENTENÁRIO DA ADEVORdATA: 5 A 9 dE juNho

TERçA-FEIRA, 19h: Celebração de abertura / QUARTA-FEIRA, 19h: Celebração do Jubileu, com trabalho das irmãs da União Feminina / QUINTA-FEIRA, 9h: Trabalho com as crianças, e às 19h com todos os jovens e adolescentes

SExTA-FEIRA, 19h: Noite Missionária / SÁBADO, 9h: Manhã de Avivamento, e às 14h, grande carreata e passeata pela comunidade de Santo Antônio em celebração aos 50 anos da igreja, com saída do templo atual e chegada no terreno do

novo templo, onde será realizado todo o evento. Além da programação local, haverá pregadores e cantores de outros lugares

TERRENO ONDE SERÁ CONSTRUíDO O NOVO TEMPLO, EM SANTO ANTôNIO,

AO LADO DO SAMBãO DO POVO E PRóxIMO AO LOCAL

ONDE HOJE ESTÁ SITUADA A IGREJA

Page 9: 23ª Edição

Ano II - Nº 23A Pa avral O Jornal da Família Cristã! 9acontece

O título desta mensagem é uma frase dita pela secretária chamada Sandra Nobre, 47 anos, às suas colegas de trabalho, quando tentavam se salvar de um incêndio

ocorrido em um edifício comercial no centro de Taubaté (SP), no dia 3 de fevereiro de 2011. Ao se verem cercadas pelo fogo e pela fumaça tóxica, aquelas mulheres se desesperaram e, paralisadas, só gritavam e choravam muito. Num brado cheio de autoridade e determinação, Sandra disse àquelas mulheres que até podiam chorar, mas que continuassem caminhando. Foi o que fizeram e todas se salvaram.

Este fato me fez refletir sobre as tantas e tantas vezes que, direta ou indiretamente, o Senhor Deus me disse a mesma coisa, quando estive em meio a tribulações terríveis. Quantas vezes só chorei, sem forças para lutar e prosseguir! Quantas vezes me vi cercada por “labaredas”, sem a menor visibilidade, sem saída nenhuma, mas em um dado momento a voz do Senhor me apontou o caminho, levantei os olhos, vi a saída e uma força sobrenatural me fez reagir e dar a volta por cima.

Muitas vezes Deus usa pessoas ao nosso redor para nos transmitir o seu recado e devemos estar atentos a isso. Temos que diariamente pedir ao Senhor que nos dê o discernimento necessário para sabermos diferenciar o recado que vem dEle, porque o diabo nos assedia constantemente, trazendo pala-vras de derrota. Aquelas mulheres paralisadas e em deses-pero estavam sob o domínio do medo, uma sensação trans-mitida pelo diabo. Elas certamente morreriam ali, não fosse a intervenção de Deus, através de Sandra. Quando Deus fala, o diabo se cala, porque a voz do Senhor é forte e poderosa!

Então hoje aqui eu quero fazer como fez Sandra, digo a todas vocês que leem este artigo: VOCÊS PODEM ATÉ CHORAR, MAS CONTINUEM CAMINHANDO! Não entre-guem os pontos, não desistam da luta, descruzem os bra-ços, não se autoflagelem e nem vivam de murmurações, porque para tudo há uma saída.

“Chora, mas continua caminhando”

márcia santos

A VIDA ESTÁ ACIMA DE TUDO!

Sandra Nobre: autoridade e determinação que salvou vidas

“Assim que é concebido,um homem é um homem”

Prof. Jérôme Lejeune, pai da Genética Moderna

Page 10: 23ª Edição

Ano II - Nº 23 A Pa avral O Jornal da Família Cristã!

10

Rua Maria Delunardo Trancoso, 88 - Bairro de Fátima - Serra/ES

Pr. Aldyr da Silva Góes e Prª Kátia

Domingo9h: Escola BíblicaEscola de Líderes

19h: Culto de Adoração3ª e 4ª feira

20h: Igreja em Célula5ª feira

19h30min: Culto da VitóriaSábados

19h30min: Programações Especiais

CresCendo em harmonia e graça!

A glória desta última casa será maior do que a da primeira (Ageu 2.9)

IGREJABATISTA

Me inclua fora dessa, cara pálida!

*Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

*O autor é escritor e pastor na Igreja Batista Central de Macapá/AP

Um colunista escreveu um artigo in-titulado: “A cracolândia somos nós” (Folha, 6/01/12), focando os viciados

em crack, em São Paulo. Não declarou que somos culpados pela existência deles, e sim que eles são responsabilidade de todos. Mas o título é pouco lúcido. Um chamariz, mas infeliz. Eu não sou a cracolândia.

Por ser pastor, chamar-me-ão de reacio-nário, direitista (até porque não recito cha-vões esquerdistas que eu adorava quando adolescente). Mas alguns comentários de leitores, mesmo atribuindo ao jornalista o que ele não disse, são úteis. Um deles, Ca-lango Doido (pitoresco!), disse: “Cracolân-dia somos nós uma pinóia, inclua-me fora desta. Nun-ca colaborei com o tráfico e meus filhos foram muito bem criados para que eu também leve essa alcunha. Se você se sente culpado por algo, então diga que a Cracolândia é você, eu não tenho nada a ver com aquela tranqueira”. Outro es-creveu: “Eu pago 40% do PIB em impostos para ter saúde, educação, segurança e NÃO TENHO NADA DISSO. Agora, segundo o pensamento do senhor jornalista, sempre te-mos responsabilidade em to-das as mazelas espalhadas por aí. Outro dia veio dizer que motoboy psicopata é CULPA de todos”. Um terceiro disse: “Esse papo de novo, que todo cidadão é culpado pelas mazelas da sociedade, já é demais. Dro-gados não foram obrigados a entrar nessa vida. Se existem culpados nessa história, é certamente o poder público que deixou a situação chegar a essa proporção, e os próprios viciados que alimentam o tráfico”. Diante disso, percebi que não sou o único reacionário deste país. Ou o único a não ce-der ao sociologismo bocó.

A Bíblia diz que somos responsáveis por nossas opções. “Escolhei hoje…” (Josué

24.15). So-mos chama-dos a tomar decisões e administrar nossa vida. Você é res-ponsável pelo que faz. Hoje, ninguém as-sume culpa de nada. Cul-pam os pais, a sociedade, os políticos (e quem os elege, não tem culpa?). Ninguém diz: “Errei!”.

A graça de Deus nos capa-cita a acertar na vida. Paulo não se via digno de ser após-tolo, porém, escreveu: “mas pela graça de Deus sou o que sou” (1Co 15.9-10). Se você acertar, tem mérito, mas deve reconhecer que a bondade e a graça de Deus lhe ajudaram. Se der errado, o culpado não são seus pais nem a socieda-de, ente fictício, que é todo mundo e não é ninguém. É você. Você faz a sua vida. Pare com o “tadinho de mim!”. O coitadismo é uma desgraça!

Inclua-me fora dessa, cara pálida! Estou a 4.000 km da cracolân-dia paulista. Basta-me a daqui. Viciados merecem compaixão e ajuda. No entanto, não cedo ao politicamente correto: são pessoas que fizeram opões erradas em suas vidas, cuidaram-nas mal e cederam ao pecado. Merecem compaixão. E são uma advertência: quem faz escolhas erra-das deve arcar com as consequências. Por isso, cuide bem de sua vida.

sonorização e LivrariaInstalação gratuita

av. Expedito garcia, 52 - Campo grande - Cariacica/Es - tel.: 3336-6000

Instrumentos musicaisVariado

Estoque de biblias

Dia a Dia

Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça (João 15.16). Com esse versículo, o pastor José Queiroz, da Assembleia de Deus em São Geraldo,

Cariacica, fala da inauguração da Congregação no bairro São Conrado, destacando a infalibi-lidade da promessa de Deus. “Há muitos anos fui pastor de uma igreja neste mesmo bairro, e a inauguração dessa congregação aqui é o cumprimento de uma promessa de Deus, pois quando ele fala, cumpre, uma vez que permitiu que eu voltasse às terras de origem”, comen-ta o pastor, agradecendo a Deus pelas bênçãos alcançadas e também a cada um dos obreiros que têm colocado as mãos no arado, destacando o crescimento da igreja, que vem fazendo um trabalho impactante de evangelização, tanto em Cariacica como em outras localidades.

De acordo com o pastor José Queiroz, nos últimos dias, a igreja viveu ainda a ale-gria de ter consagrado um homem de Deus a pastor na Convenção CADEESO. Trata-se do pastor Walace Honório. “Ficamos felizes por sua vida, pastor Walace. A nossa Igreja acredita no seu ministério. Que o foco da Palavra de Deus permaneça em sua vida constantemente”, declara o pastor Queiroz.

Dentro da programação da igreja, a Mocidade “Projeto de Deus” convida todos para participar do Culto dos Jovens - Conjunto Projeto de Deus, que será realizado no dia 31 de março, às 19h30. O preletor será o missionário Alan Miranda, da Assembleia de Deus Ministério Hebrom, de Cachoeiro de Itapemirim.

Congregação em São Conrado

Pastor José Queiroz e família: esposa Maria Lúcia e as filhas Rayeli e Drieli

“Hoje ninguém assume culpa de

nada. Culpam os pais, a

sociedade, os políticos

(e quem os elege, não tem

culpa?)”

Page 11: 23ª Edição

Galera da Rede de Jovens da Igreja Batista Nova Unção (bairro de Fátima/Serra). Eles

realizaram o primeiro culto jovem de 2012, dia 10/03. O templo esteve lotado, a exemplo de

anos anteriores, e a palavra foi ministrada pelo pastor Alexandre Thiebaut, líder da juventude

da igreja. Além disso, o louvor contou com a participação de membros da Assembleia de Deus

de Jardim Camburi. Houve, também, uma ministração do ministério “Dançart ao Senhor”.

Ano II - Nº 23 11NossaGenteA Pa avral O Jornal da Família Cristã!

Grupo Cantares louvará a Deus no 21º aniversário da Igreja Batista Shalom, dia 31/03/2012. A Igreja fica na Rua Santa Maria, 13, em Porto de Santana, Cariacica

Bodas de Prata Pastor Lindomar e sua esposa, pastora Ana. O casal completou 25 anos de casados dia 21/03 e foi abraçado pelos irmãos e amigos da Igreja Shalom, na Serra

Pastor e professor Alexandre Thiebaut completa aniversário dia 29/03. No comparativo das fotos, o menino de antes e o homem de hoje.

Ele recebe os parabéns da esposa Carla Thiebaut e da mãe Sandra. “Querido, te amamos muito!”

Page 12: 23ª Edição

RESPOSTAS do Teste Biblico e Gruzadas no site: www.apalavranet.com

A Pa avral O Jornal da Família Cristã!

CRUZADAS

Teste Bíblico - Marque a opção certa

Complete a frase de Jesus:“Eu sou o......................................., e a...................................... e a.................; ninguém vem ao..........., senão por...........” (João 14.6)

Ano II - Nº 2312

Banco: TimnaTe

V

V

V

V

V

V

V

6ª letra do alfabeto

V

Clama a Deus

Sílaba de entre

V

V

V

V

V

1000, em algarismos romanos

Examinando o cadáver do leão que matara, Sansão

encontrou nele um enxame de abelhas e (?) (Jz. 14.8)

V

V

Hebreus(abrev.) V

Reflexão

livro do Velho Testamento que contém apenas um capítulo

( ) Gênesis ( ) Ester ( ) Zacarias ( ) Obadias

Como o livro de Ageu apresenta a Jesus?( ) Messias ( ) Desejado das Nações ( ) Raiz de Davi ( ) Estrela da manhã

V

*o autor é pastor na Congregação presbiteriana

Água Viva, em VitóriaE-mail: [email protected]

O diabo está como “pinto no lixo”. Acabei de ler o li-

vro Protestantismo Tupini-quim (Gedeon Alencar) e engatei a entrevista dada por Caio Fábio a Genizah/Cristianismo Hoje, com sua amarga e sarcástica vi-são sobre a igreja contem-porânea, de como só os que estão na “estação do caminho” são verdadeiros (muitas coisas que ele fa-lou é verdade, outras só porcarias). Sem descansar, li a carta-desabafo, “Tem-po de Partir”, do Ricardo Gondin, publicada em seu blog. Em outras palavras, foi uma dose meio cavalar de desânimo adoçada com desespero. No final, me restou a dúvida: e agora, o que nós da igreja evangé-lica vamos fazer?

Quero deixar claro que não estou apoiando, endeusando ou exaltando o Gedeon, o Caio ou Gon-din em suas lamúrias exis-tenciais, mas se o choro já está vindo deste lado, é sintoma de que o paciente está muito mal e talvez a “família” não saiba disso.

Que o caminho que o evangelicalismo brasileiro dos últimos 10 anos está em rota de colisão com a Palavra de Deus e com a vontade soberana do Espíri-to Santo, isso nenhum líder evangélico, por mais aliena-do que seja, tem dúvidas. O problema é que tanto os líderes quanto os crentes es-tão sofrendo a mesma do-ença de Demas (2Tm 4:10) a “demasgogia”, ou seja, a paixão pelas coisas do pre-sente século arraigou de tal

forma suas entranhas que o conformar-se assumiu o lugar de transformar, impregnou de tal forma nossas comunidades (seja qual for) que elas saíram totalmente de controle. Não há mais culto em nossas igre-jas. Em nossas liturgias há uma mistura de coisas, algumas boas, outras absurdas, que pelo uso nem mais achamos assim tão absurdas.

Por mais discutida que seja a atitude do Pr. Gondin, e na minha humilde opinião é, quando ele fala que se vê “incapaz de tolerar que o Evangelho se transforme em negócio e o nome de Deus vire marca que vende bem, e que não pode aceitar, passiva-mente, que tentem converter os cristãos em consumidores e a igreja em balcão de ser-viços religiosos”, não pode-mos ficar apáticos. Quando Leonildo Campos, citado por Gedeon, menciona em seu livro, Teatro, Templo e Mer-cado, não apenas na ”umban-dização do pentecostalismo” como também na “iurdização do protestantismo”, na sofre-guidão de atender às deman-das do mercado religioso, fico tremendamente assustado e chego a concordar com Richardson Halverson: “no início, a igreja era um grupo de homens e mulheres cen-trados no Cristo vivo. Então, chegou a Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois, chegou a Roma e tornou-se uma insti-tuição. Em seguida, à Europa, e tornou-se uma cultura. E fi-nalmente à América e tornou-se um business”. Acrescento, chegou ao Brasil e tornou-se uma parafernália misturada com tropicália. A igreja está finalmente tupiniquinizando.

Gedeon, por exemplo, se assusta com o “carnaval evangélico”, que, segundo ele, é uma contradição, por-que o carnaval evangélico é de um amadorismo singular. Um pastiche mal engendra-do, porque precisa ser igual – para concorrer – sendo diferente; pois quanto mais conseguir ser carnaval, me-nos deixará de ser evangéli-co. Quanto mais próximo do carnaval, mais longe de ser evangelística. Ou seja, é o samba do “teólogo doido”. E completa: “isso é um mode-lo de simulacro. É o fantas-ma que vira realidade. Algo que os teólogos chamam de contextualização; os cientis-tas sociais, de aculturação ou sincretismo; os crentes mais espirituais, de mun-danização; os crentes mais modernos, de estratégia gospel;” eu estou chaman-do de “micheltelonização” da igreja – Ai se eu te pego! E não é que isso tá pegando todo mundo?

Pobre igreja brasileira, quem a salvará? Por favor, o ultimo a sair, apague a luz!

Ai se eu te pego!É o Fim!

Parte imortal do homem

Consoante de lua

Ferir com o arpão

Aqueles cuja arte é

a música

Os ventos que levam os navios

(Tiago 3.4)

V3ª nota musical

V

Deles a terra é o escabelo(Mt. 5.35)

Terra onde Sansão conheceu a mulher por

quem se apaixonou(Juízes 14.1)

Nº de mantos e

túnicas que Sansão daria a

quem deci-frasse seu

enigma

Aqueles dentre os quais Sansão escolheu para si

uma mulher (Jz. 14.1)

V

Senhor(abrev.)

Maior (sinc.)

Atmosfera

V V

V

Combateu os filisteus e foi traído por

Dalila

O que Sansão propôs aos pais da mulher para que decifrassem (Jz. 14.12)

V

Moradia

A 4ª vogalV

A quem Jesus res-suscitou

dos mortos

V

Conjunção aditiva

V

V

1ª sílaba de Nínive

Dei à luz (um filho)

V

Deuteronômio (abrev.)

No caso de pecado de Peor contra o Senhor,

quem dentre as crianças Deus mandou que ma-

tassem? (Nm. 31.16-17)

V

Época histórica

V Sílaba de igneo V

Oséias(abrev.)

V

Autor(abrev.) V

50, em algarismos romanos

V

A última letra do nosso

alfabeto

V

2000, em algarismos romanos

VSílaba de maneira

V

5, em algarismos romanos

V

VAnimal ao

qual Sansão encontrou ao descer

às vinhas de Timnate

(Jz. 14.5)

V

Significado do nome Sansão

Vogal do pingo

Provação

V

V Bondoso, caridoso

V

V

X

X

CAMINHO VERDADE VIDA PAIMIM

A L M A MP S

N

E

R

S

T ATI

I

M

N

A

T

E

D

M NI N O

S

I

R

A

P

OR

A

A

R

S S

O

O

F L T U S

O

R

O

Z

A

A

L

V

V

MM

B

ON

E

I

H

E

O

M

RA

M

LEAO

R

P M

E

IG

I

O

S

E

A

C

S

L

V

E

A