2º roteiro - maio 6º ano

19
E.M. PROFª MARIA IGNÊS BLANCO ABREU 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO CRONOGRAMA: RETIRADA DAS ATIVIDADES 03 e 04/05/2021 DEVOLUÇÃO 17 e 18/05/2021 HORÁRIO DAS 09:00 ÀS 16:00 NOME DO ALUNO: _______________________________________________________ “DIQUE 100 – DENÚNCIA DE ABUSO E EXPLORAÇÃO CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE. VOCÊ FICA NO ANONIMATO”

Upload: others

Post on 14-Nov-2021

13 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

E.M. PROFª MARIA IGNÊS BLANCO ABREU

2º ROTEIRO - MAIO

6º ANO

CRONOGRAMA:

RETIRADA DAS ATIVIDADES 03 e 04/05/2021

DEVOLUÇÃO 17 e 18/05/2021

HORÁRIO DAS 09:00 ÀS 16:00

NOME DO ALUNO: _______________________________________________________

“DIQUE 100 – DENÚNCIA DE ABUSO E EXPLORAÇÃO CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE. VOCÊ

FICA NO ANONIMATO”

Page 2: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

NOME: _________________________________________________________________

LIPT— 6º ANO 2º ROTEIRO DE MAIO

GÊNERO TEXTUAL- NOTÍCIA

Qual a diferença entre notícia e reportagem? Diferentemente da notícia, a reportagem contém mais informações. O jornalista tem certa liberdade para criar interpretações sobre o tema. O texto da reportagem reúne mais informações que o texto da notícia - quanto mais detalhes, melhor. Além disso, outros recursos, como fotos, ilustrações e gráficos, podem ser utilizados na reportagem. Uma notícia é qualquer acontecimento considerado relevante para o conhecimento do público.

TEXTO– BULLYING É DA MINHACONTA? Bullying consiste em uma violência física e/ou psicológica. Quem pratica o bullying possui um comportamento prejudicial e agressivo; geralmente, não consegue posicionar pelo diálogo e atinge as pessoas com depreciações e humilhações. Esta prática pode ocasionar graves consequências, como depressão, ansiedade e dificultar a socialização do indivíduo. O bullying também pode ser cometido por meio das tecnologias de comunicação. Tal prática mais comum do que se imagina, é descrita como cyberbullying e ocorre quando agressão e violência são feitas em meio virtual e se tornam ainda mais cruéis, pois o constrangimento torna-se abrangente através das redes sociais. Isso faz com que vítima não se sinta mais segura em lugar nenhum, em momento algum. Em parceria com as grandes redes sociais, #ÉDaMinhaConta foram criados para abordar o tema, promover reflexões e atitudes, como: a) o que fazer ao identificar alguém que é alvo de bullying; b) ser uma vítima de bullying, e c) ser acusado de praticar bullying.De acordo com Carla de Paiva, gerente de Relações Institucionais, “o objetivo é criar uma reflexão, estimulando a empatia e o respeito às diferenças”. Vale lembrar que bullying e cyberbullying não são brincadeiras, quando todos os envolvidos se divertem, sem que sejam prejudicados de alguma forma. jdeeclarocastanho.com.brEdição 02 – Ano 01BULLYING É DA MINHA CONTA!Por Roseli A. C. Ota, correspondente do Jornal Escola, em 20 set. 2019)

Após a leitura compartilhada e análise do texto, responda: 1- Qual a finalidade e a intenção do texto “Bullying é da minha conta!”? Marque x na correta a) Organizar projetos escolares contra a prática de bullying. b) Informar o leitor e conscientizar sobre as consequências da prática de bullying. c) Promover o diálogo entre estudantes para o combate ao bullying. 2. De acordo com o texto, responda, o que a prática de bullying desencadeia nas vítimas? _____________________________________ 3. Pela leitura do texto, o que é cyberbullying? 4. Com base na reportagem, qual é a principal diferença entre bullying e ciberbullying? _________________________ 5. Pesquise o que é # (hashtag)? Quando e onde o símbolo pode ser utilizado? ______________________________________ 6-Qual é a diferença entre notícia e reportagem? _________________________________________________ 7-De acordo com a opinião de Carla Paiva o programa #ÉDaMinhaConta em parceria com as redes sociais foi criado com qual objetivo? ____________________________________________________

Page 3: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

NOME: ___________________________________________________________

GRAMÁTICA – 6º ANO

2º ROTEIRO DE MAIO

Mal contrário de bem;

Mau contrário de bom.

1. Complete as frases com mal ou mau: a) A velhinha ouvia muito _______. b) Ele chegou de ______-humor. c) Anita fala bem, mas escreve ______. d) Os vereadores agiram ______. e) Roberto foi ______ nos exames. f) Aquele garoto é muito ______.

Substantivo derivado e primitivo

Primitivo: é o substantivo que dá origem a outros substantivos. Ele é o primeiro, ou seja, não vem de outro. Ex.: papel, relógio, terra...

Derivado: é o substantivo formado a partir do primitivo. Aquele que deriva de outro. Ex.: papelaria, relojoaria, terrestre...

2. Escreva um substantivo derivado para cada primitivo abaixo: Pedra: pedreira, pedregulho, pedraria.

a) banana: b) água:

c) pastel: d) formiga:

3. Marque um X nos substantivos primitivos abaixo: a) açúcar c) galinheiro b) açucareiro d) chuva c) galinha e) chuvisco

4. Escreva uma frase com os substantivos derivados abaixo:

a) peixaria: b) dentista:

5. Escreva de qual substantivo primitivo vieram os derivados: a) noturno: c) limoeiro: b) jornaleiro: d) cabeleireiro:

Page 4: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

Atividades: 2º roteiro de MAIO

1º aula- Leitura e interpretação do texto. 2º aula-Continuação da leitura e interpretação do texto. 3º aula- Atividades para fixação.

Componente Curricular: História Ano Escolar: 6º ano A e B

Professora: Manoela Maria D. C. F. Vicentin

DISQUE 100 – “DENÚNCIA DE ABUSO E EXPLORAÇÃO CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE.

VOCÊ FICA NO ANONIMATO.”

Nome:________________________________________________nº:_________6º_____

Tema: Civilização Mesopotâmica

As civilizações mesopotâmicas, como o próprio nome indica, desenvolveram-se na

região conhecida como Mesopotâmia, que compreende o atual Iraque no Oriente Médio

e estão entre as primeiras que se desenvolveram na história da humanidade.

O nome Mesopotâmia significa “região entre rios”, ou “terra entre rios”, isso porque se trata de uma região situada entre os rios Tigre e Eufrates. Essa região está inserida no que se convencionou denominar “crescente fértil”, isto é, uma área de terras férteis que vai da Mesopotâmia ao vale do rio Nilo no Egito e tem formato de meia lua.

A região da Mesopotâmia é dividida em: Alta Mesopotâmia (uma parte montanhosa e não muito fértil) Baixa Mesopotâmia (região do centro e do sul do vale que fica entre os rios Tigre e Eufrates). Vários povos viviam nessa região:

Page 5: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

- Acádios e Sumérios - Amoritas ou babilônicos -Assírios -Caldeus As primeiras formas de organização humana nessa região datam de cerca de 7000 a.C. e ocorriam no padrão de aldeias sedentárias. Só por volta de 4.000 anos depois que apareceram os primeiros centros urbanos complexos. As primeiras civilizações mesopotâmicas foram aquelas criadas pelos povos Sumérios e acádios por volta do final do quarto milênio antes de Cristo.

Os Sumérios: Responsáveis pelo desenvolvimento do sistema de drenagem dos pântanos e pela fundação de cidades como Eridu, Ur e Uruk, os primeiros núcleos urbanos da Mesopotâmia. A forma de organização social na Mesopotâmia começou com núcleos familiares formados por camponeses, artesãos e pastores.

O sistema de drenagem de pântanos, associado à irrigação dos rios e à prevenção contra as enchentes, possibilitou aos povos mesopotâmicos a criação de animais como ovelhas, porcos, cabras e gado. Esse último também era útil ao transporte de mercadorias e à agricultura nos vales férteis.

As construções urbanas e a produção artesanal demandavam grande quantidade de matérias-primas, que eram escassas na Mesopotâmia.

A escassez de matérias-primas impediu, por exemplo, os povos sumerianos a estabelecerem troca de produtos manufaturados com povos de outras regiões, que forneciam, entre outras coisas, madeira, estanho, pedras para construção e artigos de luxo, como lápis-lazúli (um tipo de pedra preciosa), ouro e prata.

As outras civilizações que se desenvolveram na Mesopotâmia foram: Amoritas ou babilônios, os assírios e os caldeus. Cada uma dessas civilizações destacou-se por constituir impérios de grandes proporções na Mesopotâmia, tendo cada império organizado sua administração de uma forma peculiar. Os babilônios notabilizaram-se, por exemplo, pelo desenvolvimento de um sistema de código jurídico elaborado pelo rei Hamurabi, conhecido como Código de Hamurabi. De forma geral, as cidades-estados da Mesopotâmia possuíam um rei que era também chefe militar e sacerdote religioso. O nome dado a quem possuía essas funções era Patesi. Na base social das cidades da Mesopotâmia estavam os agricultores, os pastores e os escravos; seguiam-se a esses os artesãos e comerciantes, e, por fim, estavam aqueles que armazenavam, registravam e distribuíam as mercadorias. Associados ao rei, estavam, no alto da hierarquia social, os escribas, que dominavam a técnica da escrita cuneiforme (escrita em forma de cunha) – outra característica fundamental das civilizações mesopotâmicas –, que era gravada em tabuletas de argila e utilizada para melhor organizar a administração dos impérios.

Page 6: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

Escrita cuneiforme A escrita cuneiforme é uma das principais características das civilizações mesopotâmicas que também desenvolveram grandes obras de arquitetura e arte, como os templos conhecidos como Zigurates, esculturas de arte em relevo. Os jardins suspensos da Babilônia são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo e uma das obras arquitetônicas mais complexas da história.

Árvore da vida. Arte em relevo dos assírios, um dos povos da Mesopotâmia

VAMOS EXERCITAR:

1- Quais são os povos que se formaram no Oriente Próximo? 2- O que significa Mesopotâmia? 3- Explique a escrita cuneiforme. 4- O que são os Zigurates? Faça um lindo desenho. 5- Faça uma pesquisa sobre os jardins Suspensos da Babilônia que é considerado uma

das sete maravilhas do mundo Antigo. Por que foi feito, quem fez, onde fica e sua história.

Referência:

FERNANDES Cláudio.“Civilização Mesopotâmica”.Mundo Educação. Disponível em:

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/civilizacao-mesopotamica.htm Acesso 20

de abril 2021.

Page 7: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

NOME: ______________________________________________________________________

GEOGRAFIA – 6º ANO 2º ROTEIRO DE MAIO

OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS

A urbanização aumentou com a produtividade industriais, fato que atraiu (e ainda atrai) milhões de pessoas para as cidades. Esse fenômeno provocou mudanças drásticas na natureza, desencadeando diversos problemas como: inundação, enchentes, rompimento de barragens, deslizamentos de encostas, incêndio, erosão, etc. Diante dos diferentes problemas ambientais urbanos, se faz necessário a elaboração e a aplicação de políticas ambientais eficazes, além da conscientização da população para que os recursos naturais sejam preservados e ações ecologicamente corretas sejam praticadas. Principais Problemas Ambientais são: Ausência de água para consumo: causada pelo desperdício ou pela contaminação e poluição dos recursos hídricos. Usina hidrelétrica: Na construção de uma usina hidrelétrica muitas árvores são derrubadas, outras são submersas apodrecendo de baixo d'água. Desmatamento nas encostas: Provoca deslizamento de terra, os motivos estão ligados à forma de relevo, as ações humanas como a retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado para a construção da habitação. Deslizamentos: Ocorre por causa da grande quantidade de água da chuva que se infiltra no solo. São responsáveis por vítimas fatais e grandes prejuízos materiais. Desmoronamento: é uma grande porção de terra, pedras ou outro material que desliza por uma encosta inclinada. Enchentes: A causa são as chuvas intensas, impermeabilidade do solo, destinação incorreta de lixo, problemas de drenagem, as consequências são: a Inundação de casas, de vias públicas, perdas de móveis, danificação de automóveis, doenças, etc. Rompimentos de barragens: Ocorre quando um material sólido passa a se comportar como fluido. A presença de minerais como o ferro, o manganês, o arsênio e o chumbo podem diminuir a qualidade da água dos rios e contaminar os peixes e os seres humanos. Erosão do solo: Pode ser pela atuação do vento, da água, da chuva, etc. O material desse processo é levado e pode ocasionar, as enchentes e deslizamentos de terra. Além de danificar o meio ambiente, a erosão reduz a produtividade agrícola. Queimadas: São mais prejudiciais do que os desmatamentos, sendo o principal fator do aquecimento global. A emissão de gases poluentes na atmosfera, piora a qualidade do ar, aumentando as doenças respiratórias. Assinalar (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) O desmatamento nas encostas é provocada pelo deslizamento de terra, e pelas ações humanas. ( ) Entre as mais importantes causas das enchentes, estão a construção de áreas verdes e parques com lagos artificiais. ( ) As queimadas são mais prejudiciais do que os desmatamentos, sendo o principal fator do aquecimento global. ( ) O desmatamento nas encostas favorece o relevo e a moradia.

leitura: https://plenarinho.leg.br/wp-content/uploads/2020/07/Exploracao_Sexual_Julho_2020.pdf. “Dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”. “DISQUE 100 - DENÚNCIA DE ABUSO E EXPLORAÇÃO CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE. VOCÊ FICA NO ANONIMATO.”

Page 8: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

NOME: _________________________________________________________________ CIÊNCIAS – 6º ANO

2º ROTEIRO DE MAIO

Produção de Alimentos no Brasil O caminho que o alimento percorre até chegar ao consumidor inicia-se no campo, por meio da criação de animais e do cultivo de diferentes espécies vegetais. Assim, o alimento que chega diariamente à mesa dos brasileiros tem como base o setor agropecuário (agricultura e pecuária), no qual se destacam a agricultura tradicional e a agricultura moderna, ligada ao agronegócio. A agricultura tradicional caracteriza-se por ser praticada em pequenas propriedades (minifúndio), com o cultivo de diversos produtos (policultura). Em geral, a produção tem como destino a subsistência das próprias famílias ou pequenos mercados consumidores. A agricultura familiar é o melhor exemplo. O agronegócio envolve toda relação comercial e industrial da cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Ele ganhou destaque após a chamada Revolução Verde, modelo de modernização da agricultura idealizado para aumentar a produção agrícola, por meio da mecanização da agricultura, da produção em massa, do uso de insumos industriais e de sementes geneticamente modificadas. Em geral, é praticado em grandes propriedades (latifúndio), com o cultivo de um único produto (monocultura). Logo após o plantio e a colheita, é preciso cuidar do armazenamento e da estocagem dos alimentos. Em seguida, eles serão transportados chegando à mesa do consumidor por meio da venda direta ou pela indústria, onde serão processados, beneficiados e embalados. Cadeias Produtivas de Alimentos O sistema de produção alimentar, que consiste no caminho da produção agrícola da lavoura até a mesa do consumidor, prossegue com a distribuição e comercialização dos produtos. Assim, o agricultor pode vender o alimento diretamente ao consumidor (nos chamados mercados de venda direta, por meio da venda em feiras livres, a domicílio, entre outros), existindo um relacionamento de proximidade entre produtor-consumidor que se caracteriza pela maior autonomia dos agricultores e por uma relação de confiança entre os envolvidos. Este processo produtivo, denominado de cadeia produtiva curta, favorece os agricultores e a sociedade, por diversos motivos, especialmente por: • possibilitar o acesso da população aos alimentos frescos ou minimamente processados, mais saudáveis e nutritivos, garantindo a segurança alimentar e nutricional; • fortalecer as culturas alimentares tradicionais e a diversidade culinária; • oportunizar a venda direta de alimentos produzidos pelos agricultores do município ou da região, fortalecendo e movimentando a economia local. No entanto, as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, produzidas pelas sociedades humanas ao longo do tempo, determinaram um novo modo de viver dos sujeitos e coletividades, provocando mudanças, inclusive, nas relações de produção e consumo. Ou seja, a agricultura transformou-se em uma indústria que deve alimentar uma população que não para de crescer. Assim, atualmente verifica-se que o consumo de alimentos minimamente processados e ingredientes culinários tradicionais estão sendo substituídos por alimentos submetidos ao processo de industrialização. Deste modo, os alimentos percorrem, agora, grandes distâncias entre o local de produção e o local de venda e consumo (o que caracteriza a chamada cadeia produtiva longa). Neste mercado, o produtor perde o controle da produção e se distancia dos consumidores, aumentando a sua dependência em relação às grandes indústrias de alimentos. Por sua vez, o consumidor abandona o simbolismo associado ao ato de comer e perde o valor que acompanha os rituais de preparo e partilha das refeições.

Page 9: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

Um dos reflexos dessa cadeia produtiva é o aumento do consumo de alimentos industrializados, os quais são apontados como uma das principais causas das epidemias atuais de obesidade e doenças crônicas.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como o câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, são doenças multifatoriais relacionadas a fatores de riscos como idade, sexo, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade, colesterol alto, consumo excessivo de sal, ingestão insuficiente de frutas e verduras e a falta de atividade física. Industrialização de Alimentos O consumo de alimentos processados vem aumentando devido à sua potencial praticidade associada à correria do dia a dia. A variedade destes produtos e a intensa publicidade têm atraído grande parte dos consumidores, que acabam por substituir os alimentos in natura pelos processados, o que caracteriza a alteração dos hábitos alimentares, determinando a chamada transição nutricional. A transição nutricional pode ser definida pelas alterações do padrão alimentar e do estado nutricional da população, com aumento dos casos de excesso de peso/obesidade e redução dos casos de desnutrição. Alimentos Processados O processamento é definido como os métodos utilizados pela indústria alimentícia para transformar o alimento fresco em produto alimentar. Assim, os produtos alimentícios ultraprocessados, tais como refrigerantes, biscoitos, sorvetes, bolos, sopas desidratadas, salgadinhos industrializados, alimentos congelados, embutidos, entre outros, são transformados pela indústria e vendidos nos supermercados como alimentos prontos ou que exigem pouca preparação para o consumo. Alimentos ultraprocessados tendem a apresentar alta densidade energética, menos fibras e mais gordura, açúcar e sal, além de substâncias químicas (conservantes, estabilizantes, aromatizantes) prejudiciais à saúde. O consumo excessivo de alimentos industrializados também provoca prejuízo das dietas locais e da diversidade cultural gastronômica, causando o que chamamos de globalização ou homogeneização alimentar. Ademais, o aumento da produção e do consumo desses alimentos produz efeitos negativos no desenvolvimento sustentável do meio ambiente, uma vez que a indústria é uma das principais responsáveis pelo lançamento de poluentes, contaminando solos e águas, e contribuindo para o aquecimento global. Alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal, de açúcar ou de outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. São produtos derivados diretamente de alimentos e são reconhecidos como versões dos alimentos originais. São usualmente consumidos como parte ou acompanhamento de preparações culinárias feitas com base em alimentos minimamente processados. Alguns exemplos de alimentos processados são: cenoura, pepino, ervilhas, palmito, cebola e couve-flor preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre; extratos ou concentrados de tomate (com sal e ou açúcar); frutas em calda e frutas cristalizadas; carne seca e toucinho; sardinha e atum enlatados; queijos; e pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal. Os alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofrem qualquer alteração após deixarem a natureza. Os alimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias

Page 10: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

ao alimento original. O objetivo do processamento mínimo é tornar os alimentos mais disponíveis e acessíveis, e muitas vezes mais seguros e mais palatáveis. Os alimentos que fazem parte desse grupo são: grãos, nozes, legumes, frutas e hortaliças, raízes e tubérculos, chás, café, infusão de ervas, águas de torneira e engarrafada. Atividades 1. O sistema de produção alimentar, que consiste no caminho da produção agrícola da lavoura até a mesa do consumidor, prossegue com a distribuição e comercialização dos produtos. Este processo produtivo, denominado de cadeia produtiva curta, favorece os agricultores e a sociedade. No bairro onde mora como é feita essa distribuição? Você pode assinalar mais de um item. ( ) feira livre. ( ) supermercados. ( ) mercadinhos. ( ) vendedores autônomos (ambulantes) ( ) horta comunitária. 2. Descreva sobre os alimentos ultraprocessados, processados e in natura, citando pelo menos dois exemplos de cada um. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. Indique para cada alimento abaixo UP (ultraprocessado), P (processado) e IN (in natura) ( ) Arroz cozido ( ) Suco de abacaxi em pó ( ) Sorvete de chocolate ( ) Salgadinho de Presunto ( ) Maçã ( ) Milho em lata ( ) Salsicha ( ) Batata frita ( ) Refrigerante ( ) Alface ( ) Tomate com sal 4. Qual a diferença entre minifúndio e latifúndio? ________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Page 11: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

NOME: _________________________________________________________________

TEORIA DA MATEMÁTICA – 6º ANO

2º ROTEIRO DE MAIO

1) Para fazer uma jarra de suco de laranja são necessárias cerca de 6 laranjas.

Uma lanchonete vende, em média, 50 jarras de suco de laranja por dia.

Quantas laranjas, no mínimo, o dono da lanchonete deve ter diariamente para

atender seus clientes?

2) A parede lateral de uma piscina foi revestida com 13 linhas de 43 azulejos em cada

linha. Quantas azulejos foram usados para revestir essa parede?

3) Um campo de futebol tem a forma retangular e mede 120 m por 90 m.

A área desse campo é obtida multiplicando o comprimento pela largura.

Qual é a área de um sítio que corresponde a 15 vezes a área desse campo?

4) Uma cidade tem 27560 domicílios.

Supondo que cada domicílio tenha, em média, 4 moradores, qual é a população

aproximada dessa cidade?

Page 12: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

NOME: _________________________________________________________________

GEOMETRIA – 6º ANO

2º ROTEIRO DE MAIO

Classificação dos ângulos até 180°

Um ângulo é agudo quando sua medida é menor que 90°.

Um ângulo é reto quando sua medida é igual a 90°.

Um ângulo é obtuso quando sua medida é maior que 90° e menor que 180°.

Um ângulo é raso quando sua medida é igual a 180°.

Atividades

1) Classifique os ângulos abaixo como agudo, obtuso e reto.

........................ ..................... .....................

2) O ângulo α + β (ângulo alfa + ângulo beta), formam um ângulo raso (igual 180°).

A medida do ângulo β = 100°. Determine o ângulo α:

a) 60° b) 180° c) 80° d) 90°

3) Observe como Pedro desenhou os movimentos que fez na aula de educação

física. Seus braços e tronco formam vários ângulos. Classifique-os como agudos,

obtusos ou retos.

Page 13: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

4) Determine a medida de cada ângulo:

I .............

II.............

III............

IV............

Page 14: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

NOME: _________________________________________________________________ EDUCAÇÃO FISICA - 6º ANO

2º ROTEIRO DE MAIO

Esportes de Invasão (EF06EF03)

GOLFE A palavra golfe vem do inglês golf que, por sua vez, vem do alemão kolb, que significa taco. A origem desse esporte tem várias versões. Uma das mais prováveis é que os escoceses o tenham criado por volta de 1400. No Brasil, o golfe chegou no final do Século XIX, através dos engenheiros ingleses e escoceses que construíam a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

O golfe foi uma das modalidades das Olimpíadas de 1900 e 1904, depois deixou de ser esporte olímpico, voltando após 112 anos, como modalidade olímpica, em 2016. Devido à pandemia do Coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio, vão ocorrer no verão de 2021, e não esse ano, de 2020, como estava previsto. E o golfe é uma das 46 modalidades confirmadas.

O GOLFE é um jogo no qual jogadores usam tacos especialmente desenhados, para baterem numa bola pequena e dura, com o intuito de avança-la através do campo de jogo, que geralmente, é dividido em 18 seções, chamados buracos, utilizando o menor número de tacadas possível. É preciso embocar a bola em todos os buracos, não pode pular nenhum, caso isso aconteça, o jogador é desclassificado.

Não há um campo de golfe igual a outro. Por isso, cada campo é um novo desafio. O golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores, e tem como particularidade a ausência de um “adversário” propriamente dito; o único adversário do golfista é o próprio campo, o resultado depende de seu esforço individual e sorte.

Os termos usados no golfe são todos em inglês, como por exemplo tee, rough e putter. O golfe emprega uma linguagem especifica a nível mundial, e quem não a conhecer, pode ficar um pouco perdido ao assistir esse fascinante esporte. Mas não se preocupe, com o tempo, você vai estudando e se familiarizando cada vez mais com o golfe, e logo, logo irá aprender todos esses termos. E o mais importante, não saber esses termos, não impede que você pratique esse esporte na escola ou aí na sua casa.

Tem um termo no golfe que é o Hole in One. Quando você estiver assistindo um jogo de golfe e acontecer um hole in one, você verá que todos ficarão super empolgados e animados, pois é uma jogada super difícil. Fazer um “hole in one” refere-se a uma tacada certeira, ou seja, acertar a bola no buraco logo à primeira tentativa.

Page 15: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

O golfe é conhecido por ser um esporte de gentilezas. Os jogadores cumprimentam-se e desejam um bom jogo aos seus companheiros. Não o perturbam na sua vez de jogar. Ajudam-no a identificar o local de queda da bola e se necessário ajudam à sua procura, e não ficam bravo pela conquista do outro, muito pelo contrário, comemoram juntos.

Além disso, um outro princípio ético do golfe é o respeito pelo campo. Todos jogadores mantêm o campo limpo e conservado. Isso é respeito e cuidado com a natureza e conosco, que fazemos parte do meio ambiente.

1. Atualmente o Golfe é um esporte olímpico?

2. Os campos de Golf são todos iguais?

3. Quais os principais objetivos do jogo de golf?

4. Porque o golfe é conhecido por ser um esporte de gentilezas?

Page 16: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

NOME: ________________________________________________________________

ARTES – 6º ANO 2º ROTEIRO DE MAIO

Gêneros da dança

As danças podem ser classificadas a partir de muitos critérios. Dependendo de quem faz a dança e para quem a faz, entre outros aspectos, podemos classificá-la nos seguintes gêneros: de espetáculo, étnicas, folclóricas, salão e criadas pela indústria cultural.

Dança de espetáculo

As danças de espetáculo são aquelas executadas por profissionais, na qual muitas pessoas vão apreciar os dançarinos e sua performance.

Na dança artística ou de espetáculo é possível utilizar vários recursos que enriquecem ainda mais a apresentação, tais como, trapézios, cenários e efeitos especiais. Um exemplo de uma dança de espetáculo é o Jazz, que surgiu nos Estados Unidos, possui raízes populares e é considerada uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo improviso, que enfatiza o sentido rítmico do movimento e é acessível ao público.

Outro estilo de dança de espetáculo é o balé que, em termos gerais, é uma dança que conta uma história. Com seus movimentos, os bailarinos vão narrando os acontecimentos desta história, tendo como base a música, que normalmente é composta para reforçar as ideias do enredo ou argumento. Ao observarmos os bailarinos, ficamos fascinados com a leveza de seus movimentos. A maioria dos balés constitui-se no conjunto de várias artes: dança, música, arte visual (cenografia, figurino) e também o Teatro.

Degas foi um pintor que produziu muitas obras retratando bailarinas e cenas do balé clássico. Chamamos de balé clássico um espetáculo que teve suas origens no Renascimento, nas cortes francesas, no qual o público contemplava o que se desenvolvia no palco, que deveria ser um espaço grande, porque era executado por muitos dançarinos.

No balé clássico, em geral, evita-se que o público perceba o esforço corporal realizado pelos bailarinos, assim a figura do dançarino torna-se etérea e idealizada, parecendo imaginária ou irreal. Os gestos que, por necessidade do argumento, precisem ser manifestados com grande energia ou força, realizam-se, de forma geral, com os braços, já que na dança acadêmica os braços possuem maior liberdade expressiva do que as pernas.

Observe o quadro de Degas, “O Ensaio”, no qual o artista oportuniza ao espectador a observação dos ensaios de uma dança clássica, mostrando aspectos como a graciosidade, flexibilidade e beleza dos movimentos das bailarinas, típicos da dança clássica.

Page 17: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

ATIVIDADE O que é releitura? É a elaboração de uma obra tendo como outra como base. Ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original. Faça a releitura da obra “O ensaio” de Edgar Degas.

Page 18: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

NOME: _________________________________________________________________

INGLÊS – 6º ANO

2º ROTEIRO DE MAIO

1) Leia o texto e responda às questões abaixo. Read and answer.

“Nancy is a student from Canada. She is 12 years old. Nancy has one brother. His name is

Peter. He is 10 years old. He is tall and thin. John is her father and Loren is her mother.

John is short and fat. He is 40 years old. Loren is pretty. She is 36 years old. They are a

very happy family. “

a) Quem é Nancy?_______________________________________________

b) Quantos anos ela tem?_________________________________________

c) Quem é Peter? ________________________________________________

d) Quantos anos ele tem?__________________________________________

e) Quais são suas características? ___________________________________

f) Qual o nome de seus pais?_______________________________________

g) Como eles são?________________________________________________

2) Na frase “She is 12 years old”. SHE, se refere:

( ) Nancy ( ) Loren

3) Na frase “He is tall and thin”. HE, se refere:

( ) John ( ) Peter

4) Na frase “They are a very happy family”, HAPPY, significa:

( ) feliz ( ) triste

5) Complete as frases abaixo com informações sobre a família de Nancy.

a) Loren ___ pretty.

b) They ___ a very happy family.

c) Nancy is a student ____ Canada.

d) John is her _____ and Loren is her _____.

Page 19: 2º ROTEIRO - MAIO 6º ANO

6) Qual é a cor da banana?

( ) red ( ) Orange ( ) yellow

9) Qual é a cor do céu?

( ) purple ( ) blue ( ) green

7) Qual é a cor da nuvem?

( ) White ( ) black ( ) pink