1 bimestre arte publica

4
1 8 o Ano Ensino Fundamental ARTE / ARTES VISUAIS Conexões com Habilidades e Competências Linguagem artística: ARTES VISUAIS Arte e Contemporaneidade 1º Bimestre Arte pública Eixo temáco: Apresentação O 8º ano do Ensino Fundamental tem como tema ARTE E CONTEMPORANEIDADE. No Currículo Mínimo apresentamos a necessidade de um aprendizado mais críco sobre arte, uma vez que esta faz parte do nosso dia-a-dia, e acreditamos que enfazá-la é contribuir para a construção de uma sociedade melhor, que sabe valorizar sua cultura e singularidades. Este primeiro bimestre tem por nalidade propor que os educandos conheçam a nossa idendade cultural, bem como desenvolvam a percepção de que a arte estabelece relações com nossa heran- ça cultural e com o que acontece no mundo. A Arte Pública, por encontrar-se em espaços de livre acesso, facilita ao transeunte a contemplação da obra, permindo uma aproximação, inclusive, com obras de estéca contemporânea. Contextualizar: - Compreender a Arte Pública como um projeto arsco e políco que valoriza os espaços urba- nos. - Fazer emergir valores que evoquem e difundam a memória, sublinhando que a Arte Publica não perpassa apenas o viés decoravo ou de contemplação. Apreciar: - Entender que a Arte Pública pode restabelecer vínculos com as memórias, inclusive a memória musical. - Observar a problemáca da sociedade contemporânea, como o caos urbano, a depreciação dos espaços públicos e outros. Experimentar/Fazer: - Elaborar questões sobre a diferença da Arte Pública que se encontra nos locais mais caócos da cidade daquela situada em lugares bucólicos. - Reer sobre a arte local e nacional, inclusive obras e monumentos do patrimônio cultural.

Upload: jucielly-vasconcellos

Post on 17-Feb-2015

131 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1 Bimestre Arte Publica

1

8o Ano − Ensino FundamentalARTE / ARTES VISUAIS

Conexões com Habilidades e Competências

Linguagem artística: ARTES VISUAIS

Arte e Contemporaneidade

1º Bimestre

Arte públicaEixo temáti co:

Apresentação

O 8º ano do Ensino Fundamental tem como tema ARTE E CONTEMPORANEIDADE. No Currículo Mínimo apresentamos a necessidade de um aprendizado mais críti co sobre arte, uma vez que esta faz parte do nosso dia-a-dia, e acreditamos que enfati zá-la é contribuir para a construção de uma sociedade melhor, que sabe valorizar sua cultura e singularidades.

Este primeiro bimestre tem por fi nalidade propor que os educandos conheçam a nossa identi dade cultural, bem como desenvolvam a percepção de que a arte estabelece relações com nossa heran-ça cultural e com o que acontece no mundo. A Arte Pública, por encontrar-se em espaços de livre acesso, facilita ao transeunte a contemplação da obra, permiti ndo uma aproximação, inclusive, com obras de estéti ca contemporânea.

Contextualizar:

- Compreender a Arte Pública como um projeto artí sti co e políti co que valoriza os espaços urba-nos.

- Fazer emergir valores que evoquem e difundam a memória, sublinhando que a Arte Publica não perpassa apenas o viés decorati vo ou de contemplação.

Apreciar:

- Entender que a Arte Pública pode restabelecer vínculos com as memórias, inclusive a memória musical.

- Observar a problemáti ca da sociedade contemporânea, como o caos urbano, a depreciação dos espaços públicos e outros.

Experimentar/Fazer:

- Elaborar questões sobre a diferença da Arte Pública que se encontra nos locais mais caóti cos da cidade daquela situada em lugares bucólicos.

- Refl eti r sobre a arte local e nacional, inclusive obras e monumentos do patrimônio cultural.

Page 2: 1 Bimestre Arte Publica

2

8o Ano − Ensino Fundamental ARTE / ARTES VISUAIS

Conexão com livro PNLD

Sugestões de ati vidades

Uma experiência extraclasse pode favorecer um conhecimento diversifi cado daquele explorado em sala de aula, promovendo novas ideias para ampliar o repertório imagéti co do educando e favorecer o trabalho que ele desenvolverá no decorrer do bimestre.

1- Realizar uma visita em um espaço público para que o educando (re)conheça a Arte Pública da sua cidade;

2- Solicitar um ônibus para realizar uma visita, se o local escolhido for distante da escola;

3- Solicitar o apoio de funcionários ou outros docentes da escola, que possam ajudar na ati vidade com os alunos, visto que esta é uma sugestão de aula extraclasse;

4- Propor que a turma se divida em grupos, para discuti r e responder determinadas questões pré-elaboradas:

a) sobre as característi cas da obra que mais chamaram a atenção;

b) sobre a importância da obra.

5- Propor uma segunda aula extraclasse, agora uma excursão pelos arredores da cidade, municí-pio ou mesmo da escola, para que estes observem vestí gios de trabalhos artí sti cos nas ruas da cidade, como construções, cartazes, outdoors, fotografi as, placas de sinalização, a forma como a cidade/município foi construída e projetada etc. Para esta etapa será usado o mesmo questi o-nário proposto acima.

Para a aula extraclasse: papel, lápis, canetas, pranchetas, celular com lente fotográfi ca.

Para o apoio em sala de aula: livros de arte, computador, Internet.

Usar imagens de obras de arti stas contemporâneos à disposição nos livros de arte ou na Internet como, por exemplo, de Anselm Kiefer, Adriana Varejão, Vik Muniz, José Damasceno, Franz Weis-sman e outros:

Passione 2 (obra de Vik Muniz feita com 4,5 toneladas de lixo) Disponível em: www.google.com.br

Usar a Internet para pesquisa de local que possibilite a visita e acomodação do número de alunos que irá ao passeio. Sites de museus, de prefeituras e de turismo local costumam dar boas dicas para isso.

www.artefunerariabrasil.com.br/admin/upload/arti gos/manifestacoes%20arti sti cas%20contem-poraneas.pdf

Não há livro de Arte

Material de apoio

Page 3: 1 Bimestre Arte Publica

3

8o Ano − Ensino FundamentalARTE / ARTES VISUAIS

Sugestão de avaliação

Interdisciplinaridade

Material de apoio ao professor

História: os exemplos de arte pública uti lizados em sala de aula poderão ser contextualizados histórica e socialmente juntamente com o professor de História.

Geografi a: pesquisar juntamente com o professor de Geografi a, o impacto da arte pública, mes-mo que efêmera, na geografi a do lugar onde está situada.

O professor iniciará discussões sobre obras públicas de arte, deixando claro que criti car não é falar mal, mas expor um posicionamento pessoal a parti r do exercício de construção de critérios artí sti cos.

O aluno deverá perceber as especifi cidades de cada obra observada, e que as heranças culturais diferem de indivíduo para indivíduo, o que faz com que as relações com a identi dade cultural de cada um seja também diferente.

• A parti r de análise das obras visitadas, fazer relações com outras áreas do conhecimento como a história, a música etc. Se for um monumento, por exemplo, buscar elucidar os aspectos que refl itam acontecimentos de contexto atual.

• Uti lizar a Internet e o computador para ter acesso a obras visuais públicas contemporâneas.

Internet, sites relacionados nos itens 3 e 8 e os tí tulos abaixo:

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ARTE, 1998.

RIZZI, Maria Christi na. Contemporaneidade (mas não onipotência) do Sistema de Leitura de Obra de Arte Image Watching. In Boleti m Arte na Escola. São Paulo: Iochpe, 2001.

PARSONS, Michael. Mudando direções na arte-educação contemporânea. In A Compreensão e o Prazer da Arte, 5º Encontro. São Paulo: SESC Vila Mariana, 1998.

htt p://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseacti on=termos_texto&cd_verbete=354

htt p://www.artefunerariabrasil.com.br/admin/upload/arti gos/manifestacoes%20arti sti cas%20contemporaneas.pdf

htt p://www.educarede.org.br/

htt p://www.tvcultura.com.br/aloescola/artes/index.htm

htt p://www.brasilcultura.com.br/

htt p://www.revista.art.br/site-numero-00/anamae.htm

Seção saber mais para nossos alunos

Page 4: 1 Bimestre Arte Publica