1 a 7 de marco - jornal guaypacaré

16

Upload: jornal-guaypacare

Post on 12-Mar-2016

297 views

Category:

Documents


36 download

DESCRIPTION

1 a 7 de marco

TRANSCRIPT

Page 1: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré
Page 2: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

A2A2A2A2A21 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

Ruas próximas à Targino serão fechadas para Carnaval

A Secretaria de Trânsito eTransportes informou, nestesemana, que as ruas 16, 17, 18,19, 20 e 21 – todas na VilaNunes, cruzamentos da ave-nida Targino Vilela Nunes –serão fechadas para o trânsi-to entre as 18h e 2h de cadanoite, com acesso restrito aosmoradores.

Trechos da avenida EuricoGaspar Dutra e da rua Pro-fessor Joaquim Lorena terãoacesso liberado somente paramoradores, também das 18hàs 2h.

Pela proximidade com a av.Targino, segundo a Prefeitu-ra, estas ruas servirão comorota para ambulâncias e bom-beiros, em possíveis casos deemergências.

EstruturaPara a realização do Carna-

val 2014, a Prefeitura informouque foram cadastrados para ostrabalhos cerca de 50 funcio-nários da administração muni-cipal.

A avenida Targino VilelaNunes está sendo preparadacom palanque, iluminação, pin-tura, sinalização de trânsito eenfeites.

A equipe da Secretaria deSegurança será formada por17 homens e 8 mulheres deempresa contratada, mais 5

brigadistas e 5 guardas muni-cipais.

Objetivando a necessidadede preservação da integrida-de física das pessoas e evitarpossíveis danos, o Decreto nº6.595/2014 determina que,durante os quatro dias de fo-lia, serão proibidos o uso decopos de vidros e a a vendade bebidas alcoólicas em gar-rafas de vidros nas imediaçõesda avenida.

ProgramaçãoA festa terá início neste sá-

bado, 1o de março, com apre-sentação de blocos carnava-lescos, e segue até terça, dia4, quando será realizado o des-file das escolas de samba do1º Grupo.

Sábado, dia 1º (21h) –Bloco Arco-Íris e Bloco100%.

Domingo, dia 2 (21h) –Bloco Vai Querer.

Segunda, dia 3 - Desfi-le das escolas do 2º Gru-po – Gavião Imperial (21h).União São João (22h). Impé-rio do Vinagre (23h).

Terça, dia 4 - Desfile dasescolas do 1º Grupo – Por-tela (21h). Nova Lorena (22h).Acadêmicos (23h). EstrelaD’Alva (0h). Vila Nunes (1h).

Regras para desfile e pontuação

Em relação aos horários, aPrefeitura garantiu que os desfi-les começarão rigorosamente às21h, sendo que atrasos serão re-

vertidos em perda de pontos paraa escola, salvo se o problema forexterno, como, por exemplo, mautempo ou eventuais falhas coma energia elétrica ou som.

Cada escola terá 45 minu-tos para apresentar-se, deven-do ficar na avenida por, no mí-nimo, 30 minutos.

As escolas do 1o Grupo te-rão que apresentar, obrigato-riamente, dois carros alegóri-cos e 200 integrantes, no mí-nimo. As agremiações do 2o

Grupo terão que desfilar comao menos um carro alegóricoe 100 pessoas.

Na avaliação, estarão cincojurados. Um jurado ficará ex-clusivamente por conta da ba-teria e os demais vão julgar,cada um, dois quesitos: comis-são de frente, mestre sala eporta bandeira, harmonia, evo-lução, samba enredo, enredo,fantasia e alegoria.

O critério de desempate seráa pontuação individual nos cri-térios citados, nesta mesmaordem, segundo medida acor-dada em votação democráti-ca entre escolas e blocos.

Funcionamentodos serviços públicosdurante o Carnaval

De sábado até terça, só es-tarão em funcionamento osserviços considerados essen-ciais. Confira:

Saúde – Pronto Socorro eSamu (Serviço de Atendimen-

to Móvel de Urgência) funci-onarão normalmente duranteo recesso. Mas as UBS’s(Unidades Básicas de Saú-de), unidades de ESF (Estra-tégia da Saúde da Família),CEO’s I e II (Centros de Es-pecialidades Odontológicas)e Ambulatório de Especialida-des (antigo Inamps) não fun-cionarão em nenhum dos qua-tro dias e retornarão com asatividades na quarta-feira decinzas, após o meio-dia.

Escolas e creches – Asescolas e creches municipaisnão funcionarão de segunda (3de março) à sexta (dia 7).

Coleta de lixo – A Coletade Lixo funcionará normal-mente durante os quatro dias.Já a Coleta Seletiva funciona-rá nos dias e horários normais,exceto na terça-feira, quandonão haverá o serviço.

Transporte coletivo –Sábado e domingo funcionaránormalmente. Segunda, a fro-ta rodará com o horário desábado, e terça, com horáriode feriado. Na quarta pelamanhã, segue o horário de fe-riados, voltando à operaçãonormal após o meio-dia.

Defesa Civil – O plantão

da Defesa Civil funciona 24horas, todos os dias da sema-na, inclusive aos domingos eferiados. O telefone para con-tato é 99735 4528.

Copos e garrafas devidro estão proibidosdurante os dias de folia

Nas vésperas do carnaval,a Alice Barreto, a Doli Cam-pos, a Hilda Carrera e outrasmoças da cidade percorriamo comércio. Elas pediam con-tribuições para a batalha deconfete que começava nasruas da cidade e terminavanos bailes dos clubes. Elasiam, principalmente, à sala dejogo do Comercial, onde con-seguiam boas contribuiçõesem dinheiro.

Depois de passarem tardesinteiras ensacando confete, aAlice e suas amigas alugavamo caminhão do seu Pelúcio esaíam frenéticas pelas ruas deLorena, em um grande corte-jo de carros. Alice, que eraapelidada de “Darcy Vargas”,

Batalha de confetesaía fantasiada com uma más-cara de monstro, com dentese tudo, emprestada pelo seuamigo Sidney, mas era reco-nhecida por todos, devido aosseus braços sardentos.

E lá iam eles: adultos, mo-ças e moços, crianças, naque-le cortejo de caminhões e au-tomóveis, seguidos por blocosde sujos, jogando confete emtodo o mundo.

Os lança-perfumes doura-dos da Rhodia perfumavam oambiente da praça principal efaziam as moças arquearemas costas, arrepiadas pelo seujato frio e cortante. A rua fi-cava de não se sentir o chão,de tanto confete e serpentinaacumulados...

CURSOS DE ALEMÃO E INGLÊSPresencial e ONLINE.

Preços imperdíveis, consulte-nos!!

Policias militares da Rocam(Rondas Ostensivas comApoio de Motocicletas) apre-enderam na noite desta quin-ta-feira, 27 de fevereiro, doismenores que vinham assaltan-do diversos comerciantes pelacidade, tanto no Centro quan-to em bairros próximos.

Segundo informações daPolícia Militar, em patrulha-mento Rocam pela área cen-tral da cidade, foram avista-dos dois indivíduos suspeitos,cada um em uma bicicleta. Aoperceberem a presença daPM, tentaram despistar, masforam abordados pelos polici-ais na rua Paulo Cardoso.

Com I.D.S., morador do Cam-po dos Ipês, que completa 18 anosem abril próximo, a Polícia apre-endeu uma bicicleta Caloi KS ver-melha e R$ 27 em dinheiro. ComP.A.O.C., 17 anos e também mo-rador do Campo dos Ipês, umaCaloi Aluminium Prata e um ce-lular Sansung. As bicicletas nãotinham documentação e, para aPM, é grande a possibilidade de

Apreendidos menores que “aterrorizaram” comerciantes lorenensesPolícia pede quepossíveis vítimascompareçamà Delegacia, parareconhecimentodos autores

terem sido roubadas.A poucos metros de onde

os menores foram abordados,os policiais encontraram duasréplicas idênticas de armas defogo – um revólver preto euma pistola prata.

No momento em que abor-davam os menores, os PM’sreceberam a informação deque um restaurante na rua SãoBenedito havia acabado de serroubado, por dois rapazes ar-mados e cujas característicasfísicas e descrição das roupasapontavam para eles. E os doisforam reconhecidos pelo co-merciante como os autores docrime que acabara de aconte-cer. R$ 27 foi o que eles rou-baram, o valor exato encontra-do no bolso de I.D.S..

Dando prosseguimento aostrabalhos, os PM’s encontraram,na casa de I.D.S., com a auto-rização de seu pai, diversas car-teiras de cigarro, que haviamsido furtadas de uma padaria naregião central, nesta semana. Aproprietária da padaria tambémreconheceu um dos criminosos.I.D.S. teria confessado à Polí-cia que seria usuário de drogase que estaria devendo a trafi-cantes, motivo pelo qual saíapara roubar. Já P.A.O.C. teriaconfessado sua participação noroubo ao restaurante, momen-tos antes de ser pego.

Diante dos fatos, os dois me-nores infratores foram apreen-didos e estão à disposição daJustiça, que tomará as medidasque julgar necessárias.

Terceiro menoragindo em conjunto

Dois dias antes da apreensãodestes menores, a PM tambémapreendeu um outro menor, queestaria agindo em conjunto comeles. Este, vulgo “Esquilinho”,estaria envolvido em vários as-saltos e inclusive já teria feito –junto com um tio que está preso– ameaças de morte a policiaismilitares de Lorena.

A Polícia ainda apura os cri-mes nos quais estes três cri-minosos estão envolvidos, masé muito provável que tenhamsido eles os autores dos assal-tos a um café no Centro, nes-ta semana, a outras padarias,supermercados e diversos ou-tros estabelecimentos comer-ciais, além de pessoas quetransitam pelas ruas.

Por isso, a PM orienta asvítimas recentes de assalto aprocurarem a Delegacia daVila Geny – 1o D.P. –, parapossível reconhecimento dosautores.

Quanto maior o número devítimas destes criminosos,maior a possibilidade deles fi-carem apreendidos.

Menores cada vezmais ousados,mas continuam intocáveis

Este Guaypacaré não se can-sa de repetir. São cada vez maisfrequentes as notícias policiaisenvolvendo menores. Isto por-que eles são pegos em flagran-te, apreendidos, mas logo estãode volta às ruas, para fazerem oque bem entenderem, ampara-dos pelas leis absurdas vigenteneste País. Há casos em Lore-na de menores que são pegos 5,10, 20 vezes pela Polícia... masno dia seguinte já estão livres.

Eles têm certeza da impuni-dade, não temem nada nemninguém, estão cada vez maisousados e crueis. Não hesi-tam em ameaçar, machucar,roubar e nem em matar.

Informações extra oficiais dãoconta de que a Polícia teria umcadastro grandioso de menoresenvolvidos no crime em Lorena.Embora não tenha sido possívelapurar o número exato, seriambem mais de 500 menores.

Só para se ter uma ideia, se-gundo informações da própriaPolícia, 90% da mão de obra dotráfico de drogas em Lorena écomposta por menores, exata-mente por serem protegidos porlei, ainda que sejam criminosos.

Enquanto eles reinam e ame-drontam, o cidadão de bemcontinua refém.

Page 3: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

A3A3A3A3A31 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

Longe dos olhos... Perto deDeus, sob o manto protetor deMaria... dentro do coração decada um de nós! Assim estánossa amada Clê,a tão queri-da Mãezinha.

As pessoas se tornam ines-quecíveis quando conseguemdeixar para aqueles com quemconviveram, ensinamentos tãopreciosos que nem o tempoconsegue apagar.

A nossa Clê, como carinho-samente era chamada pelosnetos, bisnetos e amigos, éinesquecível. Ela não gostavade ser chamada de vó... eraespecialmente diferente. Nos-sa infância perto dela e do vôHélio foi encantadora. Elesadivinhavam nossos pensamen-tos... Ela, uma avó moderna,que nos ensinava a plantar, acozinhar, a bagunçar, a inven-tar festas... Só ela para ani-mar um Carnaval e ir até demascarada nos bailes do Co-mercial! Quanta alegria!

Criava máscaras, costuravaroupas e fantasias para todosos personagens da nossa ima-ginação e todas as bonecas donosso coração... Ah, fazia atéo batizado de todas elas... Suashistórias eram sempre reais eenquanto o vô Hélio cantava econtava histórias para a gentedormir, ela contava causos efatos incríveis de sua vida pragente rir... Sempre querida,nossos amigos também eramamigos dela. Levava todo mun-do para a fazenda São João ea festa ficava completa. Quedelícia era tirar leite da vaca,fazer queijo, mexer o tacho degoiabada, socar amendoimpara fazer paçoca, andar decharrete, brincar de casinha ede escolinha... por onde a Clêpassava, alegria ela espalhava.

Para o Mateus, seu neto xo-dozinho, fazia tudo com muitocarinho e era super protetora!Escondido de minha mãe, aClê assinava dispensas para oMateus sair da escola e ir paraa fazenda com ela. Sem con-tar que lia os livros e faziamuitos resumos para ele, isso

Clê... A doce avó das receitasde sabor e amor!Uma linda históriade vida...de encantamento...de sabedoria...

quando não imitava sua letranas lições...

Esta era a Clê! Ela foi luz esempre será especial paramuita gente...

Como é gratificante ler e ou-vir tantos elogios e palavrasafetuosas sobre ela. Históriasde companheirismo e gratidãoque ela escreveu, em silêncio,mas quem recebe atenção ecarinho... não esquece!!!

Fazia tudo para agradar... ti-nha sempre um presentinho,um bolinho, um docinho, umsantinho ou um cartãozinho, enunca saíamos de perto delasem um “Deus te abençoe” eum gostoso beijinho. Ela sou-be deixar a vida de muita gen-te mais doce... mais feliz.

Dona Mariazinha Pinto An-tunes, sua amiga de coração,disse carinhosamente: “Umaamiga especial e verdadeiracomo a Clemilda é difícil deencontrar e impossível deesquecer”. Ela tem razão!

Que homenagem linda... es-crita pela Carolina, em nomeda Família Guaypacaré! Dei-xou todos os parentes emoci-onados e agradecidos. Já estáguardada, no álbum da Clê.

Sabemos que cada vida temuma receita e que cada re-ceita tem um sabor, mas anossa Clê soube colocar tem-peros especiais e, em cadareceita, muito amor. Receitasde maravilhosos doces, bolos,salgados... Sua gelatina, seupavê, sua goiabada, seu lom-bo recheado, suas empadaseram inconfundíveis e incom-paráveis, mas as receitas debem querer, de bem viver, deamizade... ela sempre repar-tia e fazia questão de espa-lhar.

A idade? Ela dizia: “Paraque saber a idade? O impor-tante é agradecer a Deuspela vida todas as manhãs”.

“Você deve sorrir, ser ale-gre, não ficar reclamando, as-sim você sempre parece maisjovem. Depois dos 21 anos,não precisa mais contar aidade.Viva feliz!”

“Dia do aniversário? Essedeve ser comemorado. Dêum abraço, um telefonema,escreva um cartão, umamensagem e, se possível, dêum presente... Quando vocêfaz alguém feliz, você se sen-te mais feliz”... Quanta sabe-doria!

Seus conselhos de amizadesempre foram preciosos:“Para fazer amigos de ver-dade, você tem que conquis-tar... Cumprimentar, ligar, vi-sitar, agradar o paladar...ter sempre uma atitude decarinho. Depois, é só culti-var a amizade”.

“Ter um olhar de ternura tam-bém é fundamental para serfeliz. Olhe ao seu redor e vejacomo tocar no coração de cadaum. Procure as qualidades...Todos possuem defeitos...Dê oprimeiro passo. Cuidado paranão ferir com palavras... estador é profunda! Mas, lembre-se de que não adianta agradaras pessoas de fora e não terconsideração com as mais pró-ximas. Faça tudo com respei-to, amor e admiração pelo ou-tro”.

A mais linda e mais sábia detodas as lições foi nos ensinara “falar com Deus”, em to-das as situações, fáceis ou di-fíceis, alegres ou tristes. A Clêsempre nos falava: “Reze!Reze muito! Reze com fé!Peça com confiança... insis-ta com Deus, mas faça a suaparte. Quer receber umagraça, mas não faz nenhumsacrifício... Aí não tem jei-to”.

“Nunca se esqueça de agra-decer porque Deus está ou-vindo você! Peça para a Mãeinterceder. Não tem filho quenão atenda um pedido de suamãe. Então, em todos os mo-mentos, diga com amor: Ma-ria, passe na minha frente!”

Não tem como não apren-der com uma avó assim, tãocheia de Deus... É possívelser melhor e deixar o mundomelhor! Que todos os netosamem muito suas avós!

Agradeço a Deus por ter medado uma avó tão maravilho-sa... tão singular... tão doce.

Obrigada, Clezinha, pelassuas ricas receitas de bem vi-ver! Tenho muito orgulho dasenhora!

O carinhoda neta Graziely

Após negociações na admi-nistração municipal anterior,de dr. Paulo Neme, a Prefei-tura de Lorena oficializou nes-ta quinta-feira, 27 de feverei-ro, a doação de terreno para aconstrução da nova sede doSesi na cidade.

O terreno tem 20.482,96 m²e localiza-se no prolongamen-to da avenida Dr. Epitácio San-tiago, próximo à Etec PadreCarlos Leôncio da Silva e àEscola Municipal Vovó Fiuta.Em 2012, toda essa área foidoada à Prefeitura pela entãoproprietária, Alessandra Barte-lega. Naquela época, consta-va da documentação uma clá-usula especificando que, casoa área não fosse doada para oSesi, teria que ser devolvida.

A obra será de responsabili-dade do Sesi e o anúncio dacontinuidade do projeto é umaexcelente notícia para a cida-de. Mais importante ainda por-que, segundo o presidente doSesi SP, Paulo Skaf, presentena solenidade de doação doterreno, em Lorena será cons-truída a maior unidade de en-sino básico do mundo.

No total, deverão ser geradosmais de 400 vagas para alunose 80 empregos diretos, em uminvestimento de R$ 15 milhões,a ser realizado pelo Sesi.

A solenidade da assinatura dedoação do terreno foi realizadano CSU (Centro Social Urba-no), onde também aconteceu aoficialização do Projeto Atletado Futuro em Lorena.

Atleta do FuturoConvênio assinado nesta

quinta-feira, entre a Prefeitu-ra de Lorena e o Sesi SP, pos-sibilita o início das atividadesdo Projeto Atleta do Futuro,nas modalidades vôlei e nata-ção. No total, serão atendidos260 alunos, entre 6 e 17 anosde idade.

No CSU, presença de joga-dores de vôlei do Sesi. Entreelas, Dani Lins, Ju Costa eBárbara, do time femininocampeão sul americano deClubes, título conquistado emfevereiro deste ano.

O Projeto Atleta do Futuro

Sesi de Lorena será a maior unidade deensino básico do mundo, afirma Paulo Skaf

Doaçãooficial

de área paraconstrução

da novaescola

aconteceunesta

quinta-feira

Vista aéreada área doada

está presente em 188 cidadespaulistas, segundo o Sesi, aten-dendo cerca de 80 crianças eadolescentes.

De acordo com o site daentidade, na fase que compre-ende crianças entre 6 e 8 anos,os instrutores trabalham parapromover qualidade de vida,integração e socialização pormeio de jogos e brincadeiraslúdicas. A partir dos 8 anos, osparticipantes iniciam a práticaesportiva; e dos 11 aos 17

anos, os alunos optam por umamodalidade e realizam treinosespecíficos. Nesta fase, osatletas podem representar aequipe do Sesi SP em compe-tições estaduais e nacionais.

Segundo a Prefeitura, das260 vagas para as modalida-des vôlei e natação, ainda hávagas para o vôlei. Para seinscrever, é necessário ir aoCSU e preencher a ficha deinscrição. Mais informaçõespelo telefone: 3153 1143.

ETEC

FórumFórumFórum

Visita à área doada

Page 4: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

Alunos com deficiência podem se inscrever nos Jogos Escolares do Estado

A4A4A4A4A41 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

Até o dia 7 de março, estãoabertas as inscrições para osJogos Escolares do Estado deSão Paulo (Jeesp). A delegaçãodo Estado de São Paulo será

Os Jogos sãorequisito básicoaos interessadosem competir nas ParalimpíadasEscolares 2014,em 10 modalidades

composta pelos melhores com-petidores com deficiência dasmodalidades de atletismo, nata-ção, bocha, futebol de 5, futebolde 7, goalball, judô, tênis de mesa,tênis em cadeira de rodas e vô-lei sentado. A inscrição pode serfeita através do link https://pt.surveymonkey.com/s/JEESP-PARALIMPIADASESCO-LARES2014.

Além de descobrir novos ta-lentos para o esporte, o objeti-vo dos Jogos Escolares é pro-mover, por meio da prática des-

portiva, a integração e o inter-câmbio dos alunos para ampli-ar as oportunidades de sociali-zação e aquisição de hábitossaudáveis. As inscrições po-dem ser realizadas por alunoscom deficiência física, visual ouintelectual, com faixa etáriaentre 12 e 17 anos, matricula-dos em escolas do Ensino Fun-damental e Médio de escolaspúblicas e particulares.

As competições esportivasvoltadas aos estudantes sãorealizadas anualmente, em

quatro etapas: rede públicaestadual e escolas técnicasestaduais, rede pública muni-cipal, rede particular e esco-las técnicas federais, seletivasregionais e seletivas estaduais.Os jogos são requisito básicoaos interessados em competirnas Paralimpíadas Escolares2014, que buscam revelar no-vos valores e possíveis atletaspara representar o Brasil nasParalimpíadas de 2016.

A partir de agora, os clien-tes da EDP Bandeirante, dis-tribuidora de energia elétricado Grupo EDP, podem optarem receber a conta de luz pore-mail todos os meses.

Para receber a fatura de

Atenção, mulheres: comoarrumar as malas para o Car-naval

Carnaval é sinônimo de fé-rias e praia pra muita gente.E, para a maioria das pesso-as, fazer as malas é sempreuma dor de cabeça, principal-mente para as mulheres. Apreocupação em levar roupade mais ou de menos e o medode errar levam ao excesso deroupas numa viagem curta e,claro, carro lotado e peso ex-cedido.

Fazer uma mala compactanão é tão complicado comopode parecer, mas a escolhadas peças precisa ser bempensada, pois elas necessitamcombinar umas com as outras.Segundo a consultora de ima-gem e estilo Flávia Quintella(www.flaviaquintella.com.br),o ideal é levar roupas neutrase muitos acessórios. Comoeles ocupam pouco espaço enão pesam, deixe a cargo dosacessórios o toque final dassuas produções.

Sugestão para mala deviagem para lugar quente:

- 2 biquínis + 2 saídas depraia + 1 chapéu + 1 par dechinelos de dedo.

- 2 shorts + 1 saia + 1 calça

Bandeirante disponibilizafatura de energia por e-mail

energia via e-mail, o cliente deverá fazer a solicitação pela

Agência Virtual, www.edpbandeirante.com.br, tendo emmãos o Número de Instalaçãoe o de Cadastro de PessoaFísica (CPF). Se preferir, asolicitação pode ser realizadagratuitamente via Central de

Atenção, mulheres:como arrumar as malaspara o Carnaval

(se esfriar) + 4 blusas + 1 ves-tido + 1 casaco ou jaqueta leve.

- 1 rasteirinha + 1 sapatilha.- Acessórios (anéis, pulsei-

ras, brincos e colares).Prefira levar blusas lisas e

de cores neutras. Se você gos-ta de estampa, opte por elanum shorts e vestido, pois, des-ta forma, você terá mais pos-sibilidades de variações delooks. Se você for adepta daginástica, acrescente tênis eroupas específicas para ativi-dade física. Se pretende irpara algum ponto turístico, queexija longos períodos de cami-nhada, batendo perna, leve umpar de tênis ou um sapato bemconfortável, tipo alpargatas.

Se a noite for especial, leveum vestido mais arrumado ecoloque uma sandália de sal-tos na mala. Não se esqueçado pijama, roupa íntima enécessaire.

Coloque as roupas em cimada cama; veja se todas – ou amaioria – combinam entre sie brinque de fazer montagensdiferentes. Assim, você con-tará com várias produçõespara usar de acordo com ohumor do dia.

As dicas valem tambémpara outras viagens. Bom pas-seio!

Atendimento, através do 0800721 0123 (24 horas) ou nasagências de atendimento pre-sencial.

O consumidor pode indicardois endereços eletrônicos parao recebimento da conta de luz.Porém, se optar por receber viae-mail, o consumidor deixa dereceber a conta no papel, emcasa; embora possa optar porvoltar a recebê-la.

VENHA NOS VISITAR!Conheça a nossa realidade e acompanhe a evolução do tratamento dos muitos

animais resgatados por nós e salvos com a ajuda de gente de bom coração.Paola Giordani (presidente UPA) 99777 74 99

Page 5: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

Pais e filhos de Eliazar fazem o descerramento da placa,marcando a inauguração do Setor de Identidade de Lorena,que leva seu nome

Companheiros de trabalho, amigos e familiares presentes à cerimônia

Dr. Braga, dra. Darlene Ultramari e dra. Sandra Vergal com ospais, filhos e netos do saudoso Eliazar

A5A5A5A5A51 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

INTERCITIES TURISMOINTERCITIES TURISMOINTERCITIES TURISMOINTERCITIES TURISMOINTERCITIES TURISMO�• Excursões�• Passagens aéreas�• Cruzeiros marítimos�• Documentação de viagem�• Curso de Línguas no Exterior�• Intercâmbio

INTERCITIES RENT A CARINTERCITIES RENT A CARINTERCITIES RENT A CARINTERCITIES RENT A CARINTERCITIES RENT A CAR�• Locação�• Traslados�• Serviços de Motorista

(12) 3152 4688www.intercities.com.br

R. N. S. Piedade, 185 – Lorena - SP

Eliazar é eternizado em Setor de Identidadede Lorena, que recebe seu nome

Uma justa homenagem ao poli-cial lorenense Eliazar Rocha deCarvalho, morto em serviço no dia25 de fevereiro de 2011, duranteuma perseguição a criminosos.

Nesta terça-feira, dia 25, dataem que completaram-se trêsanos de sua morte, seus familia-res e amigos da Polícia Civil reu-niram-se na Delegacia de De-fesa da Mulher, no Centro deLorena, para a inauguração doSetor de Identidade de Lorena,que recebeu o seu nome.

Na solenidade, presença da de-legada Seccional de Guaratingue-tá, dra. Sandra Vergal; delegadotitular do Município, dr. Hugo Par-reiras de Macedo; delegado do1o D.P., dr. Marcelo Cavalcante;delegado do 2o D.P., dr. MarceloHial; delegada da DDM, dra.Darlene Ultramari; delegado titu-lar de Canas, dr. Ernani RonaldoGiannico Braga; equipe da Polí-cia Civil; policiais militares; Defe-sa Civil – representada pelo bom-beiro civil voluntário André Arras(resgatista que assumiu o lugar deDarci de Lima, enquanto ele con-tinua no hospital, após acidente);além, é claro, dos familiares deEliazar, bastante emocionadospela homenagem.

Amor àPolícia

Após o des-cerramento daplaca, uma dasirmãs de Eliazardeclarou: “Eugostaria de di-vidir com vocêsalgumas das

últimas palavras que ouvi domeu irmão. Costumávamos al-moçar juntos todo domingo, nacasa dos meus pais. No últimodomingo que ele esteve conos-co, meu pai pediu a ele que to-masse cuidado quando estives-se em suas diligências. E ele res-pondeu, com o bom de sempre,que meu pai podia ficar tran-quilo, porque ele amava a Polí-cia, que tinha nascido pra serpolicial. E que se morresse en-quanto trabalhava, morreriafeliz, pois estaria fazendo o quemais gostava nessa vida. Diasdepois, recebemos a notícia. Terouvido isso dele é uma coisa queme consola, porque tenho cer-teza que ele morreu feliz”.

Eliazar Rocha de CarvalhoNascido em 7 de dezembro

1973, em Piquete, Eliazar é filhode Maria Madalena Rocha deCarvalho e João Rocha de Car-valho, ambos policiais civis aposen-tados. É irmão de Lucimara Ro-cha de Carvalho e de Mara LúciaRocha de Carvalho.

Do primeiro casamento, comRenata Cristina Silva, teve os fi-lhos Jéssica (hoje com 19 anos) eEliazar Rocha de Carvalho Filho(18 anos). Em 2003, casou-se comCristiane Regina de Carvalho, ten-do desta união o filho João Pedro(hoje com 5 anos).

Iniciou o curso de formação

para carcereiro na Academia dePolícia de São Paulo em 1992,sendo nomeado carcereiro efe-tivo no ano seguinte. Assumiuas funções de seu cargo na De-legacia de Polícia do Municípiode Lorena em 1993. Foi promo-vido à 3ª Classe em 1995 e à 2ªClasse, no ano de 2004, ambaspor antiguidade.

Participou de vários cursos;dentre eles, “Manuseio e Ope-ração de Armas Não Letais”,“Especialização em Manuseio deArma de Fogo Semi Automáti-ca” e “Especialização em Iden-tificação Veicular”.

Foi bastante elogiado, ao longo

de sua vida funcional, valendo des-tacar o seu brilhante e imprescin-dível desempenho nas investiga-ções do desaparecimento da jo-vem Caren França, em Lorena,cujo caso, por ironia do destino, foisubmetido a júri popular no mes-mo dia de sua homenagem.

Além da Cadeia Pública de Lo-rena, onde substituiu, em váriasocasiões, por indicação do superi-or imediato, o carcereiro encarre-gado de Equipe, também prestouserviços na Delegacia de Políciado Município de Lorena e de Pi-quete, bem como oficiou como vis-toriador na Ciretran, estando comsede de exercício na Delegacia dePolícia de Lorena na ocasião deseu trágico falecimento, em 25 defevereiro de 2011.

Palavras de dr. Bragae dra. Darlene

Na solenidade de inauguraçãodo Setor de Identidade, dr. Bragae dra. Darlene foram incumbidos– pela dra. Sandra Vergal – deprepararem algumas palavras aosaudoso e muito querido Eliazar.

Discurso preparado, dr. Bragadeclarou, também em nome dedra. Darlene: “Logo no início, jáchegamos a um consenso: o deque seria muito difícil colocarno papel palavras que dimensi-onassem quem foi Eliazar e quetraduzissem toda a gratidão,carinho, amizade e saudade que

temos por ele, ainda mais paramim e Darlene que, junto deoutros policiais, estivemos sem-pre tão perto dele; eu, especial-

mente, em seusúltimos momen-tos de vida...

Eliazar partiumuito cedo destemundo que, mui-tas vezes, é tristee injusto. Mas te-mos a certeza deque Deus o levoupara junto de seusanjos, pois ele eraum homem debem e uma almailuminada, que atodos cativava.

Conversandosobre ele, aindame lembrei deque todos os dias,mesmo antes deminha chegada àDelegacia dePolícia, Eliazar iaà minha sala eperguntava, comseu eterno sorri-so: ‘Como está opai? O que elevai fazer hoje?’.

E logo em seguida, já posiciona-va a viatura Blazer preta, que eletanto gostava, para que saíssemoscombatendo o crime em Lorenae Canas. Eliazar era sempre o pri-meiro a entrar na casa dos infra-tores, a pular os muros e correrpara o bom combate; nunca dizianão e sempre estava sorrindo ebrincando.

Muitos de vocês devem se per-guntar por que eu o chamei na-quela trágica sexta-feira de 2011,para ir a Cachoeira Paulista... Euo fiz pois, na morte do tambémhonrado policial civil Cassiano, pou-cos meses antes, em CachoeiraPaulista, Eliazar reclamou muitocomigo de não ter sido acionadopara lá estar, pedindo que isto nun-ca mais ocorresse. E então resol-vi atender ao seu pedido. E melembro com dor, ainda hoje, quenos últimos momentos de Eliazar,quando este jovem e destemidopolicial estava para se deparar comos criminosos que buscava, estechegou a passar por mim, ocasiãoem que deu um sorriso e ainda fezuma brincadeira... talvez a última...

Eis o legado do nosso ines-quecível Eliazar: amoroso, vo-luntário, humilde, bem humora-do, sorridente e, acima de tudo,guerreiro do bom combate, im-petuoso, interessado e corajoso,como poucos. Ele pode não sermais visto, mas jamais será es-quecido... Que sua alma descan-se em paz; que seus ensinamen-tos e boas ações se perpetuemem nossa memória e que seuespírito de luz continue nos ins-pirando nos momentos difíceisde nosso ofício”...

Após mais de três anos desde odesaparecimento de Caren Fran-ça, o acusado pelo assassinato dajovem foi a júri popular nesta ter-ça-feira, 25 de fevereiro, no Fó-rum de Lorena.

Segundo consta, a defesa deDouglas de Aquino Marçal Cor-rea (hoje com 29 anos) sustentoua tese de que o réu não praticou ohomicídio. A alegação teria sido ade que, quando se deparou com avítima na sala de sua casa, ela jáestava morta, o que o fez suporque havia sido por overdose, poisesta teria supostamente consumi-do cocaína dele. E que o réu tãosomente ocultou o corpo, mas nãomatou a vítima, cuja morte teriaocorrido por conta de hipoglicemia(Caren já apresentou este quadrono passado) associada à droga eálcool (este último consumido nabalada onde estava).

Já a acusação teria contradita-do esta versão do réu, afirmandoque ele não poderia atestar a mor-te da vítima por não ter qualifica-ção para isto, e que, portanto, teriaque ter chamado imediatamenteum socorro, até mesmo para seresguardar, o que não foi feito. Aacusação também alegou que oréu entrou em várias contradições,apontando divergências entre suasdeclarações prestadas na Delega-cia com aquelas prestadas poste-riormente, em fase judicial.

Apesar da tamanha frieza paraqueimar, esquartejar e se desfazerdo corpo, houve dificuldade deencontrar provas que ligassemDouglas ao crime de homicídio,pois, apesar de incansáveis diligên-cias empreendidas pela PolíciaCivil (inclusive buscas efetuadaspelo helicóptero da Polícia Civil deSão Paulo – que sobrevoou toda aregião do delito e do rio Paraíbapor duas vezes), o corpo de Carennão foi encontrado. Além disso,apesar de ter sido encontrado san-gue humano no carro do réu, nãofoi possível confirmar se o referi-do material genético era da vítima.

Uma das testemunhas arrola-das, médica endocrinologista, te-ria dado algumas explicações so-bre o quadro de hipoglicemia,mas teria falado que este pro-blema poderia causar muito malestar, mas não a morte.

Por fim, o resultado: Douglas foicondenado por homicídio qualifi-cado à pena de 13 anos e 6 mesesde prisão, em regime inicial fecha-do. Praticamente a pena mínimapara um crime tão bárbaro (de 12a 30 anos). Dos 7 jurados, apenas4 votaram a favor da condenação.Ou seja, por diferença de um votoele seria absolvido, apesar de terconfessado queimar, esquartejar ese desfazer do corpo da jovem.

Segundo especialistas na áreajurídica, como já está preso há trêsanos, e em razão dos benefíciosque as leis brasileiras concedemaos criminosos, Douglas logo po-derá pleitear o benefício de pro-gressão de regime da pena parao semiaberto e, pouco tempo de-pois, poderá inclusive gozar de li-berdade condicional, a qual é per-mitida após o cumprimento de 2/3 da pena.

Cúmplice aindanão foi julgado

O cúmplice confesso de Dou-glas na ocultação do cadáver deCaren, Rodolfo Rodrigo Dias dosSantos, vulgo “Dodô”, atualmente

Caso Caren: condenado pelo assassinatologo poderá estar em regime semiabertoDouglas Marçalfoi condenado por 4 votos a 3,em júri popular.Pena: 13 anose meio de prisão;mas com benefícios,logo deveráobter liberdadecondicional

com 26 anos, pediu o desmembra-mento do processo e, por essa ra-zão, não foi julgado juntamente como amigo.

Em tese, “Dodô” é acusado so-mente da ocultação do cadáver,porque teria ajudado Douglas ajogar o corpo no rio Paraíba. Masainda não foi julgado.

Relembrandoo caso Caren França

A jovem Caren Cristina dos San-tos Barbosa França tinha 24 anos– morava em Guaratinguetá e tra-balhava na DiMarck de Lorena –quando foi vista pela última vez.Era madrugada de sexta para sá-bado, 20 de novembro de 2010, porvolta das 3h30 da manhã, quandoela saía do Macaco Music Bar,casa noturna lorenense.

Caren teria ido para a baladacom mais duas amigas. E teriasido vista dentro do Macaco atépouco depois das 3h. Depois, eladesapareceu. A última vez que foivista, estava na rua da casa notur-na, uns 100 metros à frente, porvolta das 3h30, sozinha, andandosentido CSU. Caren teria se per-dido das amigas e então teria liga-do para sua mãe, pedindo que fos-se buscá-la.

Na época, a mãe contou à Polí-cia que Caren estava muito ner-vosa ao telefone, pois não sabiaexplicar à mãe como chegar àque-le local. E teria combinado comela para pegá-la na rotatória daavenida Peixoto de Castro, próxi-mo à Dutra e ao SupermercadoMáximo. Caren ainda falava aotelefone com a mãe quando elainterrompeu a conversa ao se apro-ximar de um carro. Ela falou como motorista, que estaria em um golbranco, modelo antigo, e lhe ofe-receu carona até a rotatória da ave-nida Peixoto. E esta foi a últimaconversa entre mãe e filha.

Rita veio a Lorena ao encontrode Caren, mas ela não estava nolocal combinado e também nãoatendia mais seu celular. E nuncamais foi vista.

Foi somente em março do anoseguinte que Douglas de AquinoMarçal Correa e Rodolfo RodrigoDias dos Santos confessaram en-volvimento na morte da jovem.Pela confissão, Caren França es-tava morta e seu corpo, após tersido queimado, desmembrado empedaços e ensacado, foi jogado norio Paraíba.

Segundo as investigações, pre-

sididas pelo delegado operacionaldr. Ernani Ronaldo Giannico Bra-ga, Douglas teria envolvimento di-reto no desaparecimento e mortede Caren França, ou seja, teria as-sassinado friamente a jovem e de-pois desaparecido com seu corpo.De acordo com a Polícia Civil, te-ria sido ele quem pegou a jovemna porta do Macaco em seu carroe saíra com ela. De lá, foram paraa chácara de seu pai, no bairroPonte Nova. Mas, segundo a ver-são do réu, ele não teria matadoCaren, e sim somente ocultado oseu cadáver. Douglas afirmou queteriam bebido e usado cocaína; epor terem usado muita droga, eleteria adormecido e, quando acor-dou, a jovem já estaria morta. Semsaber o que fazer, apavorado, co-locou o corpo de Caren em umamanilha, jogou gasolina e ateoufogo. Tentou então esquartejá-lacom uma motosserra, mas nãohavia mais gasolina, pois ele usa-ra para atear fogo ao corpo. Eentão, com um arco de serra, cor-tou o corpo todo em pedaços,ensacou, colocou no porta-malasdo carro e chamou o amigo Ro-dolfo, para darem fim ao corpono rio Paraíba, assim como a to-dos os seus pertences, incluindobolsa e celular.

Apesar do trabalho intenso daPolícia Civil, tanto o corpo quantoos pertences de Caren não foramencontrados.

Page 6: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

A6A6A6A6A61 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

NONONONONOTÍCIASTÍCIASTÍCIASTÍCIASTÍCIASDDDDDA ÁREAA ÁREAA ÁREAA ÁREAA ÁREA

TECNOLÓGICATECNOLÓGICATECNOLÓGICATECNOLÓGICATECNOLÓGICA R. Expedicionário João Soares Faria, 60 - 3152 7209 - Centro

Convocação GeralEm participação no progra-

ma do Josué, na Rádio Cul-tura de Lorena, a convite dojornalista Rosas, o presiden-te da Aeal, engenheiro quí-mico Celso Luis Quaglia Gi-ampá, aproveitou para exal-tar a necessidade e importân-cia do associativismo, convo-cando os engenheiros, arqui-tetos, tecnólogos e técnicosa participarem “ativamente”da Aeal, como a forma maiscontundente de se obterapoio e conquistas para a

classe tec-nológicana cidade.

Aprovei-tou, tam-bém, parafalar dasatuais conquistas e de possibili-dades maiores com o aumento eparticipação de seus associados.

Colocou a Aeal à disposiçãoda Prefeitura no apoio e partici-pação de seus associados, naelaboração de um Plano Dire-tor que possa vir a atender o de-

senvolvimento da cidade e pro-porcionar melhores condiçõesde vida para sua população;confirmou também a implan-tação da Caderneta de Obrasem Lorena, faltando apenasum acerto com a Prefeiturapara a sua aplicação.

Não defendo a volta aopassado. O regime militarfoi necessário naqueletempo e só se prolongoupara criar condições deconsolidar a democraciano Brasil.

Sou um democrata cien-te de que a democracianão é só um regime de di-reitos e liberdades semresponsabilidades, mastambém de deveres e va-lores. A democracia seráforte se fortes e ativasforem as Ins t i tu ições ,pois ela será sempre de-safiada por inimigos, à es-querda e à direita, apro-veitando-se das liberda-des que ela lhes confere.

Não defendo torturado-res, terroristas, assassi-nos e sequestradores, dadireita ou da esquerda,mas sim a anistia que oseximiu, a todos, de res-ponder na justiça, pois eraa condição para que oBrasi l pudesse fazer aabertura democrática na-quela época.

Sou a favor da verdade,mas ela não será fruto daimposição dos atuais de-tentores do poder que mi-litaram na luta armada. Omais próximo da verdadesobre o regime militar re-sultará da convicção de

Comissão Nacional da Verdade

ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES INATIVOS,PENSIONISTAS E AFINS DE LORENA

Rua José Rodrigues Alves, nº 56 - Vila Geny - Tel/Fax: 3157 4004

Acesse www.amipel.org e conheça um pouco mais a nossa Entidade.

cada um, a partir das ver-sões dos trabalhos de pes-quisadores e historiadores,livres pensantes e não “pa-t rulhados”, mas não deuma comissão chapa bran-ca facciosa e maniqueístaque, ao arrepio da Lei daCV, decidiu investigar ape-nas as violações cometidaspelos agentes do Estado.

Na luta armada não ha-via um lado de anjos e ou-tro de demônios, pois osdois lados cometeram vio-lações. No Brasil, haviauma oposição legal atuan-te. O partido de oposiçãotinha espaço na mídia e dis-putava eleições livres. Suabandeira era democraciajá, enquanto a do partido deapoio ao governo era a re-democratização gradual esegura. Foi este grandecentro - oposição legal esituação governista - queconduziu a redemocratiza-ção para a qual os órgãosde segurança colaboraramdecisivamente. Os agentesresponsáveis por violaçõesaos DH foram anistiados,assim como terroristas, se-questradores e criminososda luta armada.

É hipocrisia a condena-ção dos governos militarespor quem usava os mesmosmétodos, professava e ain-

da professa a ideologia deditaduras totalitárias res-ponsáveis pelos maiorescrimes contra os DH e ahumanidade como forama União Sovié t ica e aChina maoísta. Se con-quistassem o poder e setornassem governo, co-meteriam atrocidades, nomínimo, iguais às de Cubados irmãos Castro. É hi-pocrisia a condenação doregime militar por suces-sivos governos que remu-neram, apoiam e confra-ternizam com o MST, cu-jas ações resultam, impu-nemente, em ameaças, in-vasões , des t ru ições emortes; governos que ido-latram regimes totalitári-os e lideranças ditatoriaiscriminosas como as deCuba e do Irã; governosque concedem asilo polí-tico a terroristas estran-ge i ros condenados aomesmo tempo em que de-volvem a Cuba os fugiti-vos daquela ditadura; egovernos que pagam inde-nizações milionárias a as-sassinos, sequestradorese terroristas anistiados, esuas famílias, mas não àsvítimas de seus crimes.

GEN ROCHA PAIVA

Lançamentos

- Uma Aventura Animal -aventura, EUA, 2014. Sinopse:quando dois irmãos e seu cãose perdem no deserto, eles de-vem aprender a combinar suashabilidades, confiar em seusinstintos e aprender a explorarum ambiente tão bonito quantoindomável. Bem no estilo dosfilmes da Disney (não é o casodeste) e, portanto, indicado paratodas as idades; a naturezasempre brinda a todos combelas imagens.

- Gravidade - drama, EUA,2013, com Sandra Bullock eGeorge Clooney. Sinopse:Ryan Stone (Sandra Bullock)está em sua primeira missãoespacial ao lado do astronau-ta veterano Matt Kowalsky(George Clooney), que se des-pede da função neste últimovoo. Mas durante um passeioespacial aparentemente roti-neiro, um acidente ameaça avida dos passageiros, que têmsua nave destruída. Absoluta-mente sozinhos no espaço,

Stone e Kowalsky são obriga-dos a lutar lado a lado parasobreviver em um ambiente detotal escuridão.

- Dou-Lhes Um Ano - co-média/romance, EUA, 2013.Sinopse: as tribulações de umcasal recém-casado, Nat eJosh, durante o primeiro anode união. Quando a ex-namo-rada de Josh, Chloe, e Guy, umcliente charmoso de Nat, en-tram em cena, a situação ficaainda mais complicada.

- Circuito Fechado - EUA,2013, policial. Sinopse: quan-do um movimentado mercadolondrino é destruído por terro-ristas, o país se prepara paraum dos mais ruidosos casos da

história britânica. Os advoga-dos de defesa se envolvem emuma perigosa teia de segredose mentiras, descobrindo uma

sinistra conspiração, que apon-ta para uma possível armaçãodo próprio governo. Agora, avida dos dois advogados cor-re um sério risco.

Carnaval chegouPara quem não curte os dias

de festejos de Momo e vai fi-car em casa, a dica é ver ummonte de filmes ou seriados...Algumas sugestões: TheWalking Dead; Vikings;Grimm; Once Upon a Time;Breaking Bad. Bom carnaval!

Oscar 2014Neste domingo, 2 de março,

acontecerá a grande festa docinema: a entrega da estatue-ta dourada, o Oscar. No tape-te vermelho, os grandes no-mes do cinema estarão pre-sentes... Nem sempre os me-lhores filmes indicados levamo cobiçado prêmio para casa.Vale a pena gastar algumashoras de sono para conferir talfesta. Outra boa opção paraquem não curte o Carnaval.

Exposição de Um Qua-dro – de 7 a 11 de junho de2014. 10º Encontro Filacap

Centenário do PaysandúO Paysandú Sport Club foi fun-

dado em 2 de fevereiro de 1914,em Belém do Pará. Na ocasião,compareceram 42 desportistas,muitos dos quais haviam integra-do o Norte Club e outros de agre-miações diferentes, como o In-ternacional Sport Club, Recreati-vo, etc. O selo mostra uma ima-

gem de fundo estilizada, destacan-do as cores do Paysandú SportClub, representação simbólicacom o número “100”, em todasua grandiosidade, indicativo docentenário, celebrado com fervorpor todos os seus torcedores;abaixo, os dizeres: A História sefaz Paixão / A Paixão se faz

História. Foi utilizada a técnicade computação gráfica.

Lorena 2014de Colecionadores – dias 7e 8 de junho.

Filatelia – somatória de arte,

educação, cultura, lazer e te-rapia.

(J.A.B.F.)

Rua Major Oliveira Borges, 130 - 98131 6459

CabeleireiroCabeleireiroCabeleireiroCabeleireiroCabeleireiro & Maquiador & Maquiador & Maquiador & Maquiador & Maquiador

Rua Comendador Custódio Vieira, 78 centro

Page 7: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

A7A7A7A7A71 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

Foram duas sessões de Câ-mara nesta semana, uma na se-gunda-feira e outra na quarta,em virtude do feriado de Car-naval, na próxima semana.

Na segunda-feira, 24 de feve-reiro, foram apresentados doisprojetos: Projeto de Lei Comple-mentar nº 11/2014, do vereadorBruno Camargo, que dispõe so-bre a emissão de ruídos sonorosde aparelhos de som em veículosestacionados; e Projeto de LeiComplementar nº 12/2014, deautoria da Mesa Administrativa,que institui o Controle Interno doPoder Legislativo de Lorena, de-fine suas competências, ativida-des, responsabilidades e demaisregulamentações dos procedi-mentos necessários. Após lidosem sessão, os projetos passampelas comissões da Câmara.

No total, na sessão de segun-da-feira, foram apresentadas

Sessão da semana do Carnaval é antecipada na Câmara93 indicações, a serem enca-minhadas para os diversos se-tores da Prefeitura.

Entre as moções, destaquepara a Moção de Apelo do ve-reador Luizão ao Executivo, pe-dindo pavimentação, iluminação,criação de CEP (pois não há ser-viço de correio no bairro), águaencanada e limpeza de mato nasruas do Bairro do Campinho.Importantes também outras duasmoções de Apelo à Prefeitura:do PM Souza, solicitando estu-dos que viabilizem a criação deum asilo municipal; e a assinadapelos vereadores Beto Pereira,Luiz Fernandes Ferla e BrunoCamargo, para que seja dadaatenção urgente à Escola Muni-cipal Governador Mário Covas,no Bairro da Cruz, onde váriasmães de alunos, juntamente comalguns professores, reivindicamsoluções para problemas da Es-

cola. Todas foram aprovadas porunanimidade.

O requerimento apresentadopor Marcelo Alvarenga trata deassunto abordado na última edi-ção deste Guaypacaré: o verea-dor solicitou à Prefeitura que en-vie a cópia do contrato da con-cessionária de transporte públi-co municipal e informe se a em-presa atende ao que está dispos-to no artigo 21 da Lei Comple-mentar nº 63/2009 (que obriga aempresa de ônibus a construircobertura em pontos de ônibus,que passarão a fazer parte do pa-trimônio da cidade). O verea-dor questiona: se a empresa nãoobedece, quais providências es-tão sendo tomadas para que secumpra o determinado? Todosos vereadores presentes aprova-ram os questionamentos.

No final da sessão, foi aprova-da, em primeira discussão e vo-tação, Projeto que revoga a LeiMunicipal Ordinária Nº 3.501, de7/3/2012, que criou, em Lorena,horário especial de funcionamen-to para o comércio de bares, res-taurantes e carrinhos de lanche.De acordo com a Lei 3.501, to-dos os comerciantes que funcio-nam aos sábados, domingos e fe-riados, e também após as 22h,durante os dias da semana, de-vem ter licença para funciona-mento em horário especial.

Com parecer favorável damaioria dos integrantes da Co-missão de Legislação, Justiça eRedação, votaram a favor da re-vogação da Lei os vereadoresBruno Camargo, Galão Aquino,Capitão Elton, Luizão, Marcelo

Alvarenga, Marquinhos da Col-choaria Ramos, Pedro da VilaBrito e PM Souza. Votaramcontra a revogação: Padre Co-elho, Beto Pereira, Bello, Fabrí-cio da Funerária, Guedes, LuFradique e Tão.

Sessão antecipadade Carnaval

Na sessão desta quarta-feira, dia26, os vereadores apresentaram 33indicações. Entre as moções, Bru-no Camargo fez apelo à Prefeitu-ra, para que faça um estudo e vejaa possibilidade de construção deuma creche no bairro Olaria, aolado da Escola Climério GalvãoCésar. Já o vereador Marquinhosda Colchoaria Ramos pediu a in-serção, no Ensino Fundamental Ie II e no Ensino Médio, de progra-ma municipal de educação para asegurança no trânsito.

Em segunda discussão e vota-ção, foi aprovada a revogação daLei Municipal Ordinária nº 3.501,que dispõe sobre o horário espe-cial de funcionamento para o co-mércio de bares, restaurantes ecarrinhos de lanche. Votaramcontra: Lu Fradique e Guedes.

Em primeira discussão e vo-tação, foram aprovados trêsimportantes projetos:

- Projeto de Lei Ordinária nº03/2014, de autoria do Executi-vo, que altera o art. 2º,§ 1º e 2ºseus quadros de especificação,suplementar a verba do poderLegislativo, da Lei Ordinária nº3630 de 16 de dezembro de 2013,que estima a receita e fixa a des-pesa do município de Lorenapara o exercício de 2014, com o

parecer favorável da maioria dosintegrantes da Comissão de Le-gislação, Justiça e Redação.Aprovado por unanimidade.

- Projeto de Lei Ordinária nº96/2013, de autoria do vereadorPM Souza, que dispõe sobre di-retrizes para a instituição do Pro-grama de Coleta Seletiva Contí-nua de Resíduos Eletrônicos eTecnologias. Votaram contra: LuFradique, Guedes e Marquinhosda Colchoaria Ramos.

- Projeto de Lei Complemen-tar nº 12/2014, de autoria da MesaAdministrativa, que institui o Con-trole Interno do Poder Legislati-vo de Lorena, define suas com-petências, atividades, responsabi-lidades e demais regulamenta-ções de procedimentos necessá-rios. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei incentivatransparência

Para o presidente da Casa,vereador Luiz Fernando deAlmeida Ribeiro, o Projeto de

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias .Químicas e Farmacêuticas de Lorena, Piquete e Região,inscrito no CNPJ 51.784.6760001-54, CÓDIGO SINDICAL 000.556.139.88905-9 com sede à Rua Cel. JoséVicente, 516 – Centro – Lorena/SP – EDITAL – CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ANO 2014 – Pelo presente Edital,cientificamos às Empresas enquadradas no 10º Grupo Profissional, representado pelas categorias de trabalhado-res nas indústrias Químicas e Farmacêuticas de Lorena e Piquete Região SP, produtos químicos para fins industri-ais, produtos farmacêuticos, preparação de óleos vegetais e animais,(não consumíveis pelo ser humano); Perfu-marias e Artigos de Toucador; Resinas Sintéticas; Sabão e Velas; Fabricação de Etanol, Bioetanol e Álcool (nãoConsumíveis pelo ser humano);Explosivos; Tintas e Vernizes; Fosfóros; Adubos e Corretivos Agricolas; Defensi-vos Agrícolas; Material Plástico e Reciclagem Plásticas; Matérias-Primas para Inseticidas e Fertilizantes; Abrasivos;Alcalis; Lápis, Canetas e Materiais de Escritório; Defensivos Animais; Re-Refino de óleos Minerais Lubrificantesusados ou contaminados (não consumível pelo ser humano) Fabricação de Biocombustivel (não consumível peloser humano), – Art. 570, parágrafo único da CLT, a que se refere a art. 577 da CLT, sediadas nos municípios deCanas, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Lavrinhas, Lorena e Queluz, que no mês de março de 2014, deverá serdescontado de todos os empregados 01(um) dia de trabalho, a título de CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, e recolhido aqualquer agência da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas ou bancos conveniados, em guias deste Sindicatocom vencimento da contribuição Sindical para o Setor Químico e Farmacêutico (grupo 10), em 14 deabril de 2014, conforme cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho. Após esta data, o recolhimentosofrerá um acréscimo de multa de 10% mais 2% por mês subseqüente, além de juros de 1% e outras cominaçõeslegais, quando cabíveis, conforme dispõe o Artigo 600 da CLT. A não observância do pagamento da referidaContribuição sujeitará as Empresas a cobrança executiva, em face do que prescreve o Artigo 606 da CLT. Para osmensalistas o desconto será na base de 1/30 avos do salário integral e para os diaristas e horistas na base de umadiária de 8 horas, e para os tarefeiros, empreiteiros, comissionados, o desconto se fará de dias de trabalho. OSindicato fornecerá as guias para o recolhimento, gratuitamente, podendo ser solicitadas no endereço da entidadeacima mencionado, via e-mail:[email protected], ou pelo telefone: (12) 3157-4585 no horário comercial,caso não as recebam até o dia 31/03/2014. Lorena, 28 de fevereiro de 2014.

Luiz Carlos da Silva - Presidente

Depois de “levantada a le-bre” sobre a gratuidade dapassagem de ônibus para oacompanhante do deficientefísico, fiquei curiosa sobre oque mais constava na lei queestabeleceu as condições decontratação da empresa deônibus que serve a populaçãode Lorena.

Trata-se da Lei Complemen-tar no 63, de 12 de fevereirode 2009, portanto, atuando nacidade há completos 5 anos.

O artigo 25 trata dos casosde isenção do pagamento dapassagem, que são os seguin-tes: 1. crianças de até 5 anos;2. idosos com 65 anos ou

Quem fiscaliza o fiscal?mais, mediante a apresenta-ção de carteira de identidadeou de trabalho; e 3. inválidos,portadores de deficiência emgeral e respectivo acompa-nhante, mediante comprova-ção fornecida pela Secretariade Assistência e Desenvolvi-mento Social.

A lei estabelece tambémque todos os ônibus sejamadaptados para os portadoresde deficiência e que a empre-sa está obrigada a conceder“passe escolar” com descon-to de 50% aos estudantes. Isto está no artigo 19.

No artigo 21, consta que aempresa de ônibus será obri-

gada a construir cobertura empontos de ônibus e que estespassarão a fazer parte do pa-trimônio da cidade. E aindaprevê que a construção será de10% do número de pontos porano de concessão. Portanto,atualmente, deveria haver 50%dos pontos já instalados, poissão 5 anos de contrato.

O artigo 24 traz uma obri-gação interessante. Ele esta-belece que a empresa de ôni-bus deverá pôr à disposiçãoum micro-ônibus nas linhas emque houver muitos usuárioscom mais de 65 anos.

No art. 9o, consta que a con-cessão será feita pelo prazo

máximo de 10 anos, podendoser prorrogada por mais 5 anos,se o serviço prestado for con-siderado satisfatório pela Pre-feitura.

Também há o artigo 17, queprevê penalidade para a em-presa de ônibus que não cum-prir com o contrato. As pe-nalidades são: advertência es-crita, multa, apreensão do ve-ículo, afastamento, suspensãoe extinção do contrato.

Existem muitas outras con-dições, ou cláusulas, nesta LeiComplementar, e não possocitar todas, mas o que é maisimportante frisar é que a em-presa está há 5 anos atuando

na cidade.Será que o contrato está sen-

do cumprido? Creio que a res-posta é NÃO. Pelo menos nosartigos citados - os mais im-portantes -, a população queprecisa do transporte públiconão está sendo atendida. E aprópria lei diz que o “transpor-te coletivo de passageiros éserviço público essencial”,que não pode apresentar inter-rupção e deficiência que pre-judique o usuário.

Consta ainda que a “taxamensal de gerenciamento”, ouseja, o repasse da concessio-nária para os cofres da Pre-feitura será de 2% sobre a

receita tarifária.Tudo isso serve para informar

sobre as determinações constantesna lei; portanto, são direitos que de-veriam estar beneficiando a popu-lação. Serve também para que osvereadores e a Prefeitura atentempara o cumprimento do contrato. E não apenas para este contrato,mas para todos os que foram apro-vados e que estão em vigor. Por-que as leis não podem ficar ape-nas no papel. E o direito da popu-lação a um serviço público efici-ente e de qualidade precisa ser res-peitado.

Estamos aguardando...Regina Paula

da Rocha Faria

Presidente da Câmara, Luiz Fernando, e sua MesaAdministrativa apresentaram o Projeto de Lei Complementarque institui o Controle Interno do Poder Legislativo de Lorena

Na sessão, a manifestação silenciosa do lorenenseEvandro Milet, cobrando imediato cumprimentoda Lei 3.600/13, que estabelece o agendamento telefônicode consultas para pacientes idosos e portadoresde deficiências físicas nas Unidades de Saúde do município

Lei Complementar que insti-tui o Controle Interno do Po-der Legislativo de Lorena émais um dos atos de transpa-rência e de controle da Câ-mara Municipal.

Luiz Fernando explica que oControle Interno será de respon-sabilidade de um concursado daCasa, que já foi nomeado. “Oobjetivo deste Projeto é fisca-lizar todos os atos e apontarpossíveis irregularidades, ve-rificar todas as contas e todosos procedimentos do Legisla-tivo. Tudo passará pelo con-trole interno, que informará sehá ou não alguma irregulari-dade. Por isso, é um processoque busca transparência paraa Casa”, diz o vereador. E fi-naliza: “Pretendemos seguir osmesmos passos do ano passa-do, mantendo a transparênciae o controle das nossas ações,pois nosso papel é não só fis-calizar o Executivo, mas tam-bém o Legislativo”.

Page 8: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré
Page 9: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

B1B1B1B1B11 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

Vale registrar que a Semana deIntegração dos Calouros 2014 foium sucesso, no início deste mêsde fevereiro, com a participaçãodos alunos no trote, aulas expli-cativas sobre o funcionamento dainstituição e a famosa Gincana.

No último dia da Gincana, oscalouros se concentraram na qua-dra do Cemari, para a apresenta-ção de grito de guerra, juramentoe um número artístico, tendo feitotambém o arrecadamento de R$3 para o Ambulatório de Saúde.

Antes das apresentações doscursos, um vídeo produzido pelosalunos de Rádio e TV, GustavoC h i c a r i n o e Wa l t e r s o n

Curso de Arquitetura é campeãoda Gincana dos Calouros 2014

Mimoso, com o texto do prof. Me.Miguel Júnior, acolheu os alunos,mostrando comentários de funci-onários, professores e alunos so-bre fazer parte da Fatea.

O vídeo, que foi postado na in-ternet logo em seguida, emocio-nou até ex-alunos. A egressa dePedagogia Solange Martins Lei-te foi uma delas. “O vídeo meemocionou muito; parabénsaos responsáveis por me faze-rem chorar lembrando como ébom ser Fatea”, exaltou.

Em terceiro lugar, o curso deDesign inovou ao trazer um ca-louro desenhando ao vivo no re-fletor e, logo após, aparecer a

garota em que ele havia se base-ado para o desenho.

Em segundo lugar, o curso dePedagogia trouxe em sua apre-sentação a realidade da sala deaula, que exclui o ‘amiguinho’ porele ser diferente, seja por cor, re-ligião ou orientação sexual.

O primeiro lugar foi para o cur-so de Arquitetura, que pela pri-meira vez faturou a Gincana dosCalouros, trazendo à tona o des-matamento, utilizando um alunocomo ‘britadeira’, mostrando umdos instrumentos utilizados peloarquiteto. Para alegrar, trouxerammusicas antigas que animaram opúblico.

Page 10: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

B2B2B2B2B21 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

Ao elaborar o texto da colu-na “Sim, o mundo vai aca-bar”, de dois anos atrás (21-27/1/2012), excluí um parágra-fo, ainda na forma manuscritaem meu caderninho de anota-ções múltiplas, que retomo ago-ra, em função do momento.

O fim do mundo pode estarassociado a extraterrestres oudesgraças chegando do espa-ço. Choque de asteroides, in-vasões de seres alienígenas,fungos e outros microrganis-mos parecem dar um vernizmais realista à falta de conhe-cimento sobre algum possívelsignificado ou razão para nos-sa existência. Mas isso já bei-ra a ficção científica, que meé muito querida, mas não per-tence a este espaço.

Não pertencia. Agora, coma notícia surpreendente – paranão dizer estapafúrdia – daexistência de seres extrater-restres (ETs) na Unicamp,volto-me ao tema. Foi divul-gado na semana passada queesses ETs teriam sido aprisio-nados em um laboratório sub-terrâneo no Instituto de Quí-mica, em local bem fundo, paraevitar que se comuniquem porondas cerebrais. O edifício aque os ‘ufólogos’ se referemeu vi ser construído, uma obraque ficou parada por muitotempo e, depois, tornou-se umapujante e equipada biblioteca,orgulho da Instituição. Por quesurge o mito e a crença? Com-binação de fatos e fatores co-incidentes. Houve o incidenteconhecido como “ET de Var-

Ela nasceu em Ita-nhandu, sul de Minas(terra de gente boa!)e foi criada em Gua-rá. Nos tempos demoça, eu ouvia falarna Clemilda, mas ain-da não tinha tido oprazer de conhecê-lapessoalmente. Minhavizinha e comadreLourdinha Monte-Claro Bitterncourtfalava sempre na suaamiga e colega Cle-milda (eram esposasde fazendeiros).

Depois, a famíliamudou-se para a ci-dade. Vieram morarnum sobrado grande e bonitona rua Dom Bosco, ao ladodos também muito estimadosfazendeiros Seu Tito e DonaCotinha e sua grande família.

As suas belas meninas, Lili-nha (Lilian) e Maria Raquel,já formadas, começaram suasatividades na cidade. Lilinhafoi professora de matemáticade alguns de meus filhos. AnaLuiza, que detestava a maté-ria, passou a gostar. Isto foi ummilagre da pedagogia da Lili-nha... E até hoje Ana Luizalembra de suas aulas de ma-temática. Depois, as duas ir-mãs fundaram o Colégio Gê-nesis, de muita importânciapara a Educação na cidade.

Mais tarde ficamos amigostambém do Zé Fernando – ve-terinário e presidente do Sin-dicato Rural de Lorena e Pi-quete – e da Ana Maria, suaesposa. Foi uma riqueza desimpatia e de atenção suaamizade para conosco.

Um dia, na casa da Lourdi-nha Monte,-Claro saboreeiuma bela e deliciosa gelatinae fiquei sabendo que Clemilda

As pessoas podem ter ou nãoter valor social, cultural e políti-co. As que têm são louvadas,enquanto que as outras são des-prezadas. Valor comporta me-didas: mais ou menos importân-cia, mais saber ou menos saber.Cada qual tem a ideia do seupróprio valor, mas corre o riscode mal avaliar o seu valor pes-soal, para mais ou para menos.

Já contei aqui a “aventura” deum professor universitário em1964. Com a reputação de es-querdista, tratou de esconder-sequando começaram as prisõesdos mal vistos pelo regime. Pas-sado um mês, o cidadão apare-ceu timidamente no seu aparta-mento e indagou da empregadadoméstica se alguém o haviaprocurado, civil ou militar. Comoa resposta foi pela negativa,entrou em crise, pensando:“Não me dão valor”...

Achar-se melhor que o vizi-nho, mais culto que os intelec-tuais que conhece, mais com-petente que o presidente daRepública, mais amado que osheróis do cinema e da televisão– tudo isso é produto da perso-nalidade autoengrandecida eegoísta, mas o sentimento con-trário – “nunca chegarei lá”– é deplorável e humilhante.

A vida social é um jogo que,como todo jogo, termina comvencidos e vencedores, de acor-do com a competência e a sor-te de cada um. Não há empateaqui. A sorte bafeja a quem

Ter ou não ter valorsabe aproveitar as oportunida-des e castiga os vacilantes.

Devo observar, contudo, quenem sempre vencer o jogo éum bom negócio. Na política,por exemplo, vencer pode im-portar em responsabilidadespara as quais o cidadão “pare-cia” ótimo, mas ficou fraco nodesempenho, porque o suces-so não depende só da sabedo-ria, mas também de uma sériede fatores, como simpatia,atenção, dedicação ao trabalhoe até da indumentária habitual.

Eleição não é concurso decompetência, de títulos nem debeleza. E o eleitor é muito vo-lúvel; aplaudiu ontem mas hojecastiga, vaia hoje para exaltaramanhã. E assim por diante.Meu conselho, pois, para os po-derosos de plantão é muito sim-ples: conservem o equilíbrio ea cabeça no lugar. Não se en-cantem com os aplausos nemse entristeçam com o isolamen-to, se este chegar. Como es-creveu o poeta: “A mão queafaga é a mesma que apedre-ja”. Pensem nisso.

Respingos• A violência não decresce.

Como acabará isso tudo?• Com o calorão que nos tem

castigado, mais falta nos fa-zem as tantas árvores que fo-ram cortadas nesta cidade.

• Corre dinheiro para a Copado Mundo. Até parece queestamos num país rico...

Mundo fantásticoginha” e uma manobra doexército na região. Alguém viu– ou pensou ter visto, ou criouum quadro de mentira – mili-tares à noite pelo campus daUniversidade na mesma noiteem que se caçava o supostoET na cidade mineira. Pron-to. Estava construído o ambi-ente para as crendices e o ETde Varginha está trancafiadoem secreto laboratório da re-nomada Unicamp. As autori-dades, acadêmicas e militares,obviamente, negam tudo.

Ouvi histórias de que Apa-recida é centro de visita deóvnis, que seriam, na verda-de, as luzes de carros subindomorros e, dependendo de ondese está, com a escuridão portrás, parecem luzes surgindodo nada em alta velocidade.Também com todo respeitoaos criadores de saci de SãoLuiz do Paraitinga, o alimentoao folclore é saudável comocultura, mas quando extrapo-la para o fanatismo temos umelemento perigoso sendo for-mado. Não que a cidade doVale esteja cambando para talvirulência, mas lembremos quedomínio é baseado na menti-ra, quer seja política, econô-mica ou religiosa.

Fiquemos, pois, com o Car-naval, que é festa, tradição etambém fantasia. Na terra dosaci, eles – o Carnaval e omoleque perneta – são muitofestejados. Eu vou descansar,mas estarei acompanhando oque advirá do ‘incidente’ emCampinas.

Clemilda foi um presenteque Guará deu a Lorena

fazia doces especiais comoencomendas. E passei a en-comendar seus doces famo-sos. Clemilda tinha como em-pregada a Maria José, quesabia, como a patroa, recebere tratar a gente muito bem.

O mundo é assim. O tempopassa e leva as pessoas. Hoje,muitos vivem mais, como aClemilda, na casa dos 90 anos.As pessoas especiais, comoela, deixam marcas, marcas deexemplo de bem, de amor, quejamais serão apagadas. E demodo especial, pelas suas qua-lidades humanas de atenção ede amizade para com todos.

Vale a pena viver assim!Aos queridos: Lilinha e seu

esposo Marcos, Maria Raquele seu esposo Francisco João, aoZé Fernando e sua esposa AnaMaria; aos netos e aos bisnetosda querida Clemilda, bem comoaos demais parentes, nossossentimentos de pesar, e tambémo consolo da certeza de que Cle-milda já está no céu, juntamen-te com os queridos Hélio, seuesposo, e o filho Clélio Luiz.

A fé nos conta a verdade...

• 137ª Aldeia de Aprofun-damento (16 anos em dian-te) – Lorena: dias 7, 8 e 9 demarço. Entrega de fichas naCasa da Aldeia.

• Terço da Misericórdia:diariamente, na Capela BomPastor, na sede das Aldeiasde Vida, às 15h.

• Lançamento do Livro“Quaresma” - uma palavrapara cada dia: por Pe. PedroCunha. R$ 10 – à venda nosite Cabedalis.

As diferenças da vida“Evite indagar porque a

uns muitas coisas foramdadas a mais do que avocê.

Há quem carregue navida mais saúde, ou maisbeleza física, ou mais rique-za, ou mais amigos, ou apa-rentemente mais felicidade.

A quem mais foi dado, masserá exigido e cobrado.

Contente-se com o quevocê ganhou. É mais impor-tante que você aumente opouco que recebeu, do queter muito a enterrar, comoaquele coitado que não tra-balhou sobre os talentosrecebidos e, por isso, nãomereceu a recompensa”.

Recadospara asemana

Page 11: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

B3B3B3B3B31 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

BEBIDA DE EXCELENTEQUALIDADE E PROCEDÊNCIA

Vendo conhaque de vinhoe cachaça antiga

3152 8184

A Sads (Secretaria de As-sistência e Desenvolvimen-to Social de Lorena) rece-beu, nesta semana, o primei-ro relatório de atividades daCasa da Acolhida, referen-te ao mês de janeiro.

Os dados quantitativos dodocumento, que é uma exi-gência prevista no convêniofirmado entre a Casa daAcolhida e a Sads, foram sa-tisfatórios, segundo a secre-tária da pasta, Zeila Pozzat-ti. Ela destacou que os re-sultados dos primeiros 31dias de trabalho represen-

População de rua de Lorena conta agora com a Casa da Acolhida

tam avanços nos trabalhosvoltados à população de rua.

De acordo com o relató-rio, foram realizados 12 en-caminhamentos (aconselha-mentos), 80 banhos, 11 cor-te de cabelo e cortes deunha, além de servidos 80lanches. O relatório apontatambém que 52 pessoas re-ceberam roupas e 73 pude-ram desfrutar do espaçopara repousos.

Todas as pessoas atendi-das são cadastradas.

Os interessados em indi-car a Casa da Acolhida a al-

guém, ou ajudar de algumaforma, podem entrar emcontato pelos telefones 31571233 ou 99719 7720.

Casa da AcolhidaComo o próprio nome su-

gere, a Casa da Acolhidaacolhe em Lorena, desde oinício do ano, pessoas em si-tuação de vulnerabilidadesocial.

Segundo a Prefeitura, in-tegrantes do Programa SIS– RUA (Sistema de Rua), noCentro Social Adbpar, naVila Cida, vinham realizan-

do o trabalho de abordagemdessa população. E agora,de maneira sistematizada, oprograma assiste pessoasdurante dia e noite e, alémdo acolhimento inicial ofere-cido pelo abrigo, o Creas(Centro de Referência Es-pecializado em AssistênciaSocial) realiza um acompa-nhamento das pessoas que,por falta de opção ou pro-blemas pessoais, vivem nasruas.

A Casa da Acolhida ficana av. Eugênio Borges, 799,na Vila Cida.

A educação e suas vertentesMuitas teses, dissertações e

artigos já foram publicadosquando o assunto é a educa-ção. Trata-se de uma temáti-ca que quase sempre tem algoa mais a discutir. Existem mui-tos dados interessantes divul-gados e muita gente compe-tente nesse meio.

Um ensino público funda-mental e médio de qualidadeé requisito fundamental paraque todo aluno brasileiro tenhaboas chances de ingressar noensino superior governamen-tal. No entanto, quanto mais otempo passa, mais utopia pa-rece ser acreditar que issoacontecerá um dia no País,pois muitos tratam dos efeitosao invés de atuarem efetiva-mente nas causas.

Investir em melhores salári-os, cursos, treinamentos e namotivação do professorado queatua na base da formação doaluno é um discurso desgasta-do, pois raramente se presen-ciam fatos como esses ocor-

rendo em escala considerável.Pode parecer obviedade,

mas, com certeza, o professor,seja de ensino fundamental,médio ou superior, é realmen-te o profissional mais impor-tante da sociedade, pois é atra-vés dele que os outros profis-sionais se formarão. De JeanPiaget, Edgar Morin e PauloFreire ao docente mais dedi-cado da atualidade, não impor-ta o pensador, filósofo ou edu-cador, todos podem afirmarque, para conseguir resultadossignificativos, um professordeve atuar pedagogicamentecom amor. É lógico que fazsentido não somente no ma-gistério, mas também em qual-quer outra profissão, que deveser realizada com amor, zeloe dedicação.

A didática também é algoprimordial quando abordamoso assunto. Existem várias for-mas de ensinar, mas, quandose trata de aprendizagem, estase torna fator fundamental

para que bons resultados se-jam atingidos. É digno lembrarque um professor, antes dequalquer coisa, tem de encan-tar o aluno pelo seu conheci-mento. Em outras palavras,deve fazer o educando des-lumbrar um mundo novo, re-pleto de possibilidades a seremexploradas.

As aulas ministradas devemser as mais dinâmicas possí-veis, alternando estrategica-mente as ferramentas de ensi-no, trazendo diversidade aoensino-aprendizagem. Um bomeducador também não pode seesquecer de se reinventar detempos em tempos, inovandoseus métodos, desconstruindoconceitos ultrapassados e subs-tituindo-os pelo que existir demais tangível e atual.

De toda forma, para ensinarcom propriedade, um profissi-onal da área da educaçãodeve, antes de tudo, despir-sede vaidades desnecessárias.Ter um pouco de vaidade não

faz mal a ninguém, mas o ex-cesso desse atributo pode con-duzir a uma arrogância capazde colocar os alunos a umadistância imensurável do pro-fessor. Achar que é o dono daverdade e que é possível sa-ber sobre tudo neste mundo éo primeiro passo para o fra-casso na arte de ensinar.

Lamentavelmente, sabe-seque alguns docentes tentam seesconder atrás de seus títuloscurriculares em algumas au-las, criando uma barreira e omedo no aluno de fazer per-guntas, despertando o receiodeste em parecer um verda-deiro ignorante diante de umsemideus do conhecimento.Esse ato, muitas vezes susci-tado pelo próprio professor,ofusca um dos principais mei-os de ensinar com eficiênciae eficácia, criando lacunas decomunicação ao invés de mi-nimizá-las.

Recordo-me de que, em cur-sos realizados sobre educação

superior nos Estados Unidos,Ph.Ds. da área de educaçãode Massachusetts e da Cali-fórnia recomendaram que oeducador esteja equipado comas mesmas ferramentas queseus alunos possuem, inclusi-ve as redes sociais. Entretan-to, não existe tecnologia nomundo capaz de transmitir oque um professor pode ex-pressar, quando este realmenteaprecia estar em sala de aulae compreende a sua importân-cia na formação dos alunos.

Para ser um bom mestre naarte de educar, o docente tam-bém deve ser, além de um ex-celente pesquisador, um eter-no aluno, nunca deixando deaprender, seja em cursos, deforma autodidata ou permane-cendo sintonizado com o prag-matismo do mercado.

Em geral, é possível perce-ber que os egressos somentese lembram dos professoresque foram muito ruins ou mui-to bons, esquecendo-se dosmedianos. Cabe a cada pro-fessor, em sua nobre missãoque afeta a eternidade, saberque não adianta tentar deter-minados tipos de políticas comalunos, visando a atingir ape-nas a aceitação. Os educan-dos percebem a sinceridade ea dedicação de cada um dosseus mestres, sabendo clara-mente os que darão contribui-ções significativas para queeles possam ingressar no mer-

cado de trabalho.Às vezes pode persistir a

impressão de que alguns pro-fessores almejam ser reconhe-cidos pelo seu grau de extre-ma cobrança, por algo que per-manece longe da coerência,equilíbrio e bom senso. Enquan-to isso, outros professores sedestacam e se encontram sim-bolicamente a cerca de anos-luz de seus pares no que serefere à arte de ensinar, rece-bendo reconhecimento por te-rem conseguido transmitir algoque possui aplicabilidade práti-ca e que provocará mudançasna vida pessoal e profissionalfutura de seus alunos.

Em suma, um professor podeser exigente sem perder a em-patia natural que deve existircom os alunos. O docente tam-bém deve cobrar, em suas ava-liações, o retorno em confor-midade com o que transmitiuem sala de aula, conteúdo mi-nistrado e fontes de pesquisaconcedidas. Todo educador,inclusive, deve ser avaliado peloaluno e estar atento ao que estásendo apontado, pois assimpoderá se lapidar e persistir emconstante busca da melhoriacontínua. Afinal, o ensino é re-almente um caminho no qualexiste sempre a possibilidade deensinar como aprender.

André Prado(Jornal da USP - http://espaber.uspnet.usp.br/

jorusp/?p=34132)

Casuá dos Pretos Velhos

3152 2018 – 99656 8973Marque sua consulta, de segunda à sexta, das 8h às 20h

Consulta com búzios e cartas

Trabalhos para todos os fins

Amarração para o amor,rezas e benzimentos,

consultas com Pretos Velhos.

Page 12: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

B4B4B4B4B41 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

O nome Braz Pe-reira de Olivas estáintimamente ligado àhistória da cidade deLorena. O intelectu-al de cultura aprimo-rada, caráter ilibado,leal em seus atos pú-blicos e sua modés-tia peculiar conquis-tou os lorenenses pordécadas.

Nascido em Pi-quete, em 4 de mar-ço de 1914, radicou-se em Lorena, desde1941. Casado comAlice Campos deOlivas e pai de setefilhos: Maria Cecília,Paulo Roberto, JoséFrancisco, Ana Lúcia, AntonioJoão, Tereza Cristina e BrazEduardo. Foi chefe da CMTC, daVasp, vogal da Junta Comercialdo Estado, assessor da Casa Ci-vil do governador Abreu Sodré,jornalista e proprietário de doisjornais em Lorena (um delesmarcou grande destaque na épo-ca, O Município).

Vereador e presidente da Câ-mara por duas vezes. Prefeito portrês gestões; na primeira vez em1945, como interventor nomeado.Na segunda vez, em 1947, devi-do à ótima gestão, o povo o ele-geu por via direta; e reeleito pelaterceira vez em 1959. Em seumandato, abriu duas das princi-pais avenidas de acesso a Lore-na: a Peixoto de Castro e a Tho-maz Alves Figueiredo. Construiuas escolas Arnolfo Azevedo (nobairro Cidade Industrial), a deCanas, a do bairro Santo Anto-nio, a da Cabelinha, a da Vila Pas-sos, entre muitas, na zona rural.Também foi em sua gestão a cri-ação da Biblioteca Municipal“Sérvulo Gonçalves” (meu patro-no, na Academia de Letras) e maisduas bibliotecas, sendo uma emPiquete e outra junto ao Regimen-to de Itajubá.

À frente de seu tempo, já preo-cupado com o meio ambiente, ad-quiriu para o município, uma áreade 150 alqueires, preservando omanancial de água da serra; enão mediu esforços para trazer aágua potável para a cidade. Foiresponsável pelo melhoramentodo abastecimento de água na ci-dade, sendo homenageado porvárias senhoras da sociedade lo-renense, como benemérito, em 4de março de 1956, que demons-traram sua gratidão ao prefeitopor importante realização.

Sobretudo, Braz Pereira de Oli-vas nos brindou com a saudosafonte “Maria Cecília”, iluminadae eternizada em nossas retinas,mentes e corações. As históriasde muitos casais começaram ali,sob jatos de águas coloridas, dafonte amiga tão querida. O pre-feito Braz Pereira de Olivas me-rece mais que um busto, uma fotonum local de destaque, em suamemória, pelo legado que nosdeixou. Ele e todos os lorenensesmerecem de volta a nossa fontequerida!

Nota: “A referida fonte, porpedido da Câmara, na gestãodo saudoso prefeito ArthurBalllerini, foi autorizada a do-ação ao Colégio São Joaquim.A fonte foi doada porque nãohavia condições técnicas decontinuar. Todo mecanismo es-tava velho, muito antigo, des-gastado pelo tempo, ela já nãofuncionava direito na praça; osjardineiros tinham que atraves-sar uma pequena ponte de ma-deira e cada vez que iam ligar,tinham que adentrar a fonte,que com dificuldade, voltava afuncionar. Era a tecnologia de

4 de março - Centenáriode Braz Pereira de Olivas

um mineiro, que fez várias des-sas fontes e vendeu para mui-tas cidades de SP. Esse homemdava assistência técnica. De-pois ele faleceu. Eram doismotores, um para expelir aágua e outro para mover aparte mecânica. A cor das lâm-padas era trocada por um sis-tema arcaico, também mecâni-co, movido por um outro motorpequeno. Era trabalhoso nahora de ligar. Somente dois jar-dineiros mexiam com ela, Tomée Vitor, que com muito sacrifí-cio conseguiam fazê-la funci-onar”. Por Antonio SamaháCardoso

Homenagemde Yco Olivas, seu filho

“Noite alto céu risonho / A qui-etude é quase um sonho...”. A vozde baixo-barítono do meu paiinundava a noite. Vicente Celes-tino cover. Na chácara, fogão delenha, lampiões e velas.Caminhando após o jantar, à luzda lua ou das estrelas, eu segura-va aquela mão enorme, ouvia seucantar, perdia o medo de lobiso-mem e ficava em transe.

“O luar cai sobre a mata qualuma chuva de prata” - Caymmie Lupicínio. Cassiano Ricardo ro-lava também: “Ser é apenas umaface do não ser, e não do ser. Des-de o instante em que se nasce jáse começa a morrer”. Observeque Vinicius se apropriou das úl-timas estrofes.

Mas o xodó era Catulo, aqueleda Paixão Cearense. Seu Brazdizia poemas enormes, no maispuro sertanejês. Que memória!Aquela era sua praia. Pude gra-var alguma coisa em VHS, eledeclamando Catulo alguns anosantes de partir. Cadê a fita?

Administrador de problemasdele e dos outros, saía com seubordão: “Não há de ser nada”.Uma má noticia ou mesmo umfato consumado e lá vinha o “nãohá de ser nada...”. Não sabiase era conformismo ou tentativade minimizar o mal.

No seu centenário, prefirolembrar essas pequenas coisasque o tornaram meu mais lindosuper-herói. Mas quando DonaAlice, minha mãe, se foi, com-panheira de 50 anos, fiquei es-perando o fatídico “Não há deser nada...”. Dessa vez nãosaiu a frase, pois para ele, ha-veria de ser tudo e foi. Fechou-se escuro e passou a desviver;no peito muita tristeza, que olevou também, no dia 23 de ju-nho de 1994.

CarnemLevare ou Carnele-varium, palavra do latim medi-eval dos séculos XI e XII, queoriginou a palavra Carnaval.Significava a véspera da quar-ta-feira de cinzas, isto é, a horaem que começava a abstinên-cia da carne durante os qua-renta dias da quaresma.

Estudiosos afirmam que, des-de o Egito antigo, cerca de 4000anos a.C., as pessoas comemo-ravam as boas colheitas, pintan-do o corpo, dançando, cantandoem volta de fogueiras e usavammáscaras em agradecimento àdeusa Ísis e ao deus Ápis. 605a.C., os gregos comemoravamtambém as fartas colheitas, be-bendo vinho em louvor ao deusDionísio, ritual agregado pelos ro-manos, que por volta do ano 180a.C., também festejavam em lou-vor ao deus Saturno (deus da agri-cultura) e Baco (deus do vinho),com orgias e escândalos deno-minados Bacanais, sendo proibi-do pelo Senado Romano.

Na renascença, o Carnaval sur-ge com outra roupagem, com osbailes de máscara em Florença,Paris, Nice, Nápoles e o mais fa-mosos de todos, Veneza.

Com o advento da promulgação,pelo Papa Gregório XIII, do ca-lendário Gregoriano, em 1582, es-tabeleceram-se as datas do Car-naval, sempre antecedidas pelosquarentas dias da quaresma.

No Brasil, país onde ganhousua maior expressão e populari-dade, o Carnaval foi introduzidopelos portugueses. O entrudo che-gou ao Rio de Janeiro por voltado século XVII e foi influenciadopelas festas carnavalescas queaconteciam na Europa. Persona-gens como colombina, pierrô, ar-lequim e o Rei Momo tambémforam incorporados ao carnavalbrasileiro, embora sejam de ori-gem européia. O bumbo do ZéPereira (português de nascimen-to) embalava a multidão e é o pri-meiro instrumento de percussãoque influenciou a formação dasbaterias atuais. Nosso Carnavalatual teve influência de diversosmovimentos, tais como: a capoei-ra, o entrudo, os ranchos, os cor-dões, os blocos de sujo, o corso(desfiles de carros do início do sé-culo XX) e até mesmo as procis-sões católicas.

No final do século XIX e iníciodo século XX, as rodas de sam-ba eram coisas de “vagabun-dos”, pois eram formadas, prin-cipalmente, por negros recém li-bertados e ainda era uma mistu-ra de chachado, maxixe e polca.Em 1928, Ismael Silva, sambista

• Aplicação de grafiato• Pintura • Pisos • Azulejos,• Manuntenção residencial, Etc.

SE

RV

IÇO

S:

QU

ALI

DA

DE

GA

RA

NTI

DA

Carlos - 3153 1416

Carnelevarium– Não deixe o samba morrer!

negro, reunido com alguns inte-grantes dos blocos de sujos exis-tentes no bairro do Estácio, emfrente a uma “Escola Normal”,foram abordados pela Polícia.Quando os policiais chegaram eforam batendo, ele disse: “DEI-XA FALAR, nós também somosuma escola, somos uma ESCO-LA DE SAMBA”. Nasciam alias escolas de samba e a DEI-XA FALAR foi a primeira es-cola de samba do Brasil (atualEstácio de Sá), no dia 12 de agos-to de 1928, desfilando no anoseguinte na praça onze, originan-do assim o atual desfile das es-colas de samba, que do Rio seespalhou para o Brasil e hoje éconsiderado o maior espetáculoda Terra e a maior expressãocultural popular do planeta.

Em Lorena, nosso Carnavaltambém é muito antigo e já teveépocas de ouro, sendo conside-rado, juntamente com Guaratin-guetá, o melhor do Vale do Pa-raíba. Agremiações antigas,como a Velha Guarda, Embai-xada do Sossego, Os Lenhado-res, entre outros, embalaram osfoliões dos idos anos 30, 40 e 50.Temos a segunda escola de sam-ba mais antiga do Vale do Para-íba, a Estrela D’Alva, do bairroOlaria, de 1949. Com as tradici-onais Unidos de Nova Lorena eAcadêmicos do São Roque, maisPortela e a caçula Unidos da VilaNunes, forma o grupo especialda cidade.

Os anos 70, 80 e 90 foram mar-cados por desfiles memoráveisdas escolas citadas e do Azulão,Boêmios do Mac, Bola Branca eZebrão, além de blocos como AsBruxas, Caciques, Batuqueirosda 21, Flor da Avenida, entre tan-tos outros, e o tradicionalíssimo Péde Cana. Os bailes no antigo Ar-cadas (o boliche, minha primeiramatinê), no Hepacaré, Comerci-al e o popular no Mercadão tam-bém marcaram época e sauda-des de quem participou.

Percebemos que, hoje, o Car-naval de Lorena tem grandes di-ficuldades para manter-se vivo etradicional na cidade. A torcidafica para uma cultura do samba oano inteiro, que é a raiz do Car-naval e desfiles de rua, porque oscustos também se elevaram e ofinanciamento é o maior obstá-culo para não acabar e mesmopara crescer a maior festa popu-lar. Embora tenhamos tantas ou-tras necessidades, fica o apelo:não deixem o samba morrer, poisa morte do samba também mataum pedaço da nossa história e datradição do povo lorenense.

Tenho lutado contra o tempopara dar conta dos desafios erealizações que coloquei comoproposta na minha vida. Listeiminhas atividades e percebique precisaria desacelerar parater mais êxito e qualidade devida. Assim sendo, esse é meuúltimo artigo semanal.

Foi uma experiência entusi-asmante e procurei realmentecontribuir para que as pessoastenham em mente que ter pro-blemas é normal. Que todas aspessoas podem se beneficiardos trabalhos psicológicos edevem buscar ajuda o quantoantes. Temos excelentes pro-fissionais na cidade, que podemcontribuir para que as pessoastenham mais saúde, mais har-monia e mais equilíbrio.

Muitas são as dificuldadesque afligem as famílias. As

Redefinir metaspara realização pessoale profissional

pessoas estão sendo massa-cradas pelas drogas, falta decomunicação apropriada, com-portamento assertivo, desres-peito, falta de amor, transtor-nos mentais variados e etc..Tudo tem solução.

Tenho necessidade de apren-der tudo de bom que puder, debuscar ser melhor a cada dia,tenho necessidade de SER.Assim sendo, preciso otimizarmeu tempo para que consigarealizar minhas metas e ven-cer alguns desafios. Mudan-ças e renúncias sempre existi-rão e contribuirão para o bemestar do ser humano.

Agradeço de coração aos lei-tores do Guaypacaré, aos ami-gos e nossa querida redatora res-ponsável, Graziela Staut, pelaoportunidade e elogios pelos ar-tigos. Obrigada a todos vocês!

A partir do dia 8 de março, aSecretaria de Saúde de Lore-na abrirá uma UBS (UnidadeBásica de Saúde), das 7h às13h. A cada sábado do mês,uma Unidade deverá estar

A partir de março, UBS’sabertas aos sábadosA cada finalde semana, a UBSde um bairro ficaráaberta pela manhã

aberta, oferecendo serviços declínica geral, enfermagem, apli-cação de vacinas, controle dePA (pressão arterial) e glice-mia, curativos e distribuição demedicamentos, entre outros.

No dia 8, estará aberta aUBS do Bairro da Cruz. Nodia 15, a do bairro Cidade In-dustrial. Depois, no dia 22,será a vez da Vila Nunes. Eno dia 29, no bairro Cecap.

Page 13: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

1 - Casa – Vila Zélia: 10x60m – Frente murada,garagem ampla, ponto comercial, 1 sala, árealuz, 4 quartos, 1 suíte, 1 banheiro social, copa,cozinha conjugada, lavanderia, 1 dispensa,quintal, 1 edícula, 1 sala, 2 quartos, ‘ banheiro,lavanderia, 1 galpão – R$ 250.000,002 - Apartamento – Centro: Frente com gra-de, garagem e portão eletrônico, sala com 2ambientes, 2 quartos,k 1 suíte, 1 cozinha, ba-nheiro social, área serviço, dispensa, ar con-dicionado – R$ 350.000,003 - Sobrado – Vila Nunes: Garagem, 1 sala,1 cozinha, 1 banheiro social, 1 dispensa, 1quarto. Superior: 2 quartos, 1 banheiro so-cial, sacada. – R$ 250.000,004 - Chácara Nobre – Estrada Lorena-Guaratinguetá: 15.500m² , área construída500m² - R$ 1.000.000,005 - Casa – Vila Zélia: 15x60m – 300m² áreaconstruída – Frente grade, estacionamento,jardim lateral. Sobrado: 2 salas, 1 lavabo, copa,cozinha, lavanderia.Superior: 1 sala, 2 quar-

Hamilton CustódioRua Cel. José Vicente, 256 - centroLorena - Tel: 3152 5354 / 9214 9039

tos, 1 suíte, 1 banheiro social, 1 sacada, quintalcom jardim, canil, piscina, salão de festa, chur-rasqueira, bar, sauna, oficina, 1 dispensa, 1escritório, 1 quarto, 1 banheiro. – R$ 600.000,006 - Casa – Vila Zélia: Frente grade, garagemcoberta, 2 salas, 3 quartos, 1 suíte, 1 banheirosocial, cozinha, copa, quintal, 1 edícula, 1 quar-to, 1 banheiro, lavanderia, área de serviço, pia,gabinete, armário embutido, saídas laterais. –R$ 320.000,007 - Casa – Centro: Frente com grade, 2 gara8 - Sobrado – Santo Antônio: Frente mura-da, garagem ampla, portão eletrônico, varandacoberta, 1 escritório, dispensa, 1 banheiro so-cial, 1 sala, 1 banheiro com blindex. Superior: 1sala com 2 ambientes, 3 quartos (2 com saca-da), 1 banheiro social com blindex, lavanderia,quintal,rancho coberto, piscina com hidro, cas-cata, aquecimento solar, churrasqueira, 1 gal-pão 100m² - R$ 320.000,009 - Casa – Santo Antônio: Frente murada, va-randa, garagem coberta para 2 carros, corre-dor lateral, sala com 3 ambientes, corredor, 2quartos com suíte, banheiro com Box, copa,

[email protected]

CONSULTE UM ARQUITETO - “JOSCELEY ARQUITETO” 9785 2502

Imóveis à Venda

B5B5B5B5B51 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

AtençãoExcelente Oportunidade

Lotes à vendaBAIRRO ATERRADOMedindo 5 m x 25 mValor: R$ 22.000,00

Rua Dom Bosco, 129 - CentroTel/fax.: (12) 3153 2570 (12) 3153 1584www.domboscoimoveis.com.br

CRECI 104.750TERRENOS A VENDA1 - Condomínio Fechado emCachoeira Paulista - Medindo 10m x30 m - OBS: Próximo à CançãoNova - Valor: R$ 100.000,002 - Portal das Palmeiras - Me-dindo 9 m x 25 m - Valor: R$45.000,00 - OBS: Atrás da Nexans3 - Rua: Alferes P. Lorena –PARQUE MONDESIR - Medindo 12m x 45 m - Valor: R$ 130.000,004 - R: Luiz Gonçalves – VILAGENI - Medindo 10 m x 30 m -Valor: R$ 200.000,005 - Rua: Egito – VILA RICA -Medindo 14 m x 28 m - Valor: R$75.000,006 - 2 lotes medindo 10 m x 25 m(cada) Pico dos Marins – PIQUETE- Valor: R$ 35.000,00 (cada)7 - Rua: Paraiba – INDUSTRIAL -Medindo 12 m x 35 m - Valor: R$110.000,008 - Rua: Dr. Eugênio Borges –VILA CIDA - Medindo 10 m x 25 m- OBS: Murado (Esquina) - Valor:R$ 90.000,009 - Rua: Amâncio L. Figueiredo– VILA HEPACARÉ - Medindo 10m x 30 m - Valor: R$ 120.000,0010 - Residencial Filippo Augus-to – Guaratinguetá - Medindo 274m² - Valor: R$ 350.000,0011 - Rua: Francisco Canettieri– CENTRO - Medindo 5 m x 30 m -Valor: R$ 115.000,0012 - Rua: 25 – VILA NUNES - Medin-do 5 m x 30 m - Valor: R$ 80.000,00

13 - Bairro Vila Rica - Medindo 7m x 25 m - Valor: R$ 40.000,0014 - Rua: Eugênio Borges - ½Lote - Medindo 10 m x 12,50 m15 - Village das Palmeiras - Me-dindo 8 m x 23 m - Valor: R$130.000,00

CASA A VENDA1 - Rua: Cel. José Vicente –VILA HEPACARÉ - Valor: R$350.000,002 - Casa - Rua Pernambuco - In-dustrial - R$ 180.000,003 - R: J. A. de Almeida Gonzaga– BAIRRO DA CRUZ - Valor: R$220.000,004 - Rua: Ipê – Bairro da Cruz -Valor: R$ 180.000,00 - OBS: Terre-no 10 m x 50 m5 - Rua: Goes Monteiro – BAIR-RO DA CRUZ - Valor: R$150.000,00 - Terreno 10 m x 30 m6 - Rua: Paulo Roberto Tavares– São Roque - Valor: R$ 90.000,007 - Rua: Rita Maria Monteiro -Novo Horizonte - NOVO HORI-ZONTE - Valor: R$ 65.000,00 - Ter-reno 11 m x 23 m8 - Rua: Artelino Barreto - OLA-RIA - Valor: 80.000,009 - Av. Sete de Setembro - B. daCRUZ - Valor: R$ 215.000,0010 - Rua: Pernambuco - INDUS-TRIAL - Valor: R$ 180.000,00 -OBS: Aceita Financiamento CEF11 - Apartamento – Edifício Guaypa-caré (Predião) - Valor: R$ 200.000,00

GALPÃO COMERCIAL VENDA1 - Rua: M.M.D.C. – Vila Passos- Medindo + ou – 300 m² - Valor: R$170.000,00

CHÁCARA VENDA1 - Bairro Aterrado - Medindo16,90 m x 80 m = 1.352 m² - Valor:R$ 165.000,00

IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO1 - Apartamento - R: Tenente Luna– CENTRO - Valor: R$ 1.000,00 + IPTU2 - Rua: Henriqueta VieiraLorena – PARQUE DASRODOVIAS - Valor: R$ 600,003 - Rua: Athaíde Vilela OliveiraMarcondes – SANTA EDWIRGES- Valor: R$ 600,00 + IPTU4 - Rua: José Vieira – CENTRO -Valor: R$ 1.500,005 - Kitnet: Rua: Cel. José Vicen-te – CENTRO - Valor: R$ 500,00 +Condomínio, água, IPTU

PONTO COMERCIALPARA LOCAÇÃO

1 - Rua: José Leopoldo Cordeiro– VILA NUNES - Valor: R$ 800,00

Imobiliária MiletAv. Papa João XXIII, 278 - Tel/Fax 3153 1033

Imóveis - GeralVende-se terreno - cód. 01 - Estrada do Embaú Mirim - Me-dindo 15.000 metros quadrados contém: nascente de água passaRede Elétrica. Valor: R$ 90.000,00Vende-se apartamento S. J. dos Camp. cód. 020Apart. próximo ao Center Vale - Contém: garagem com duasvagas; sala; 02 quartos; copa; cozinha; banheiro. Preço: R$240.000,00 - área construída: 80ms2

Vende-se casa - B. Santo Antonio - Cód. 21 - Contém:Garagem com vaga para 02 carros; sala; 02 quartos; cozinha;quintal pequeno; área de serviço. terreno: 5,35 X 22 metros; totalconstruído 117,70 ms2. Preço: R$180.000,00Vende-se sobrado -Vila Celeste - Cód.: 019 - Sobrado: noprimeiro andar: 02 terraços; 04 quartos; escritório; hall; banheiro.No térreo: terraço; living; copa; cozinha; 01 quarto; área coberta.Terreno: 15 X 50 metros quadrados. Área construída: 420 me-tros quadradosVende - Sítio- Campos Novos Cunha- Cód.016 - Contémcasa com 01 sala; 04 quartos; 02 suítes; copa; cozinha; 02banheiros - Terreno: 7,34 alqueires Valor: 350.000,00Vende-se casa – Bairro Mondezir – Cód. 017 - Contém: gara-gem para 02 carros; duas salas; 03 suítes; 01 copa; cozinha; 04banheiros; quintal; 01 área de serviço; quarto pequeno no fundo.Terreno 12 x 36 - total da construção 114m2 Preço: R$ 450.000,00Vende-se casa em Piquete - Cód. 015. Contém garagem para

03 carros; 02 salas; 03 quartos; 02 cozinhas; 02 banheiros; 01 áreade serviço. Preço; R$ 200.000,00Vende casa - Bairro Mondezir – Cód. 018 - Contendo garagempara 02 carros; 02 salas; 04 quartos; 01 suite; copa; cozinha; 03banheiros; quintal; área de serviço; edícula. Terreno medindo 12X 36 mais 4 X 30m - Construção 320 metros quadrados - Valor: R$600.000,00Vende Ponto Comercial - V. Passos - Cód. 23 - Ponto nãoacabado - Terreno: 10 X 14 metros - Valor: 100.000,00Vende-se apto.térreo – Vila Nunes Cód. 012 - Contendo 02quartos ( um com suite ); cozinha; banheiro; área de serviço equintal. Valor: 160.000,00Vende-se casa - Vila Passos Cód. 013 - Contém: Garagem para01 carro; sala; sala de jantar; 02 quartos; sala para TV; copa;cozinha; 02 banheiros; área de serviço; quintal. Valor: R$ 160.000,00Vende chácara Estrada de Piquete próximo à AVIBRASCód. 011 - Terreno 1.000 metros quadrados. Contém um sobra-do: em baixo sala grande; banheiro e área de serviço. Na parte decima 02 quartos e um banheiro. Valor: R$ 150.000,00Vende-se sobrado Av. Targino V. Nunes Cód.010 - Contendo:salão e uma edícula no fundo - Valor: 300.000,00Vende-se casa - Vila Nunes - Cód. 09 - Contém: sala; 03quartos; banheiro; cozinha; área de serviço. Edícula com 01 quar-to; cozinha e banheiro.

Terreno: 10 X 30 m - Valor: R$ 180.000,00Vende casa - Bairro Mondezir - Cód. 08 - Contendo garagempara 03 carros; sala; 03 quartos; 02 suítes; copa; cozinha; 04banheiros; quintal; área de serviço; edícula; piscina. Terreno 12x 30 m Construção 210 metros quadrados - Valor; 400.000,00Vende-se Apartamento - São Paulo - Cód. 07 -Contendo: 02 salas; 01 quarto; cozinha; 01 banheiro; área deserviço. Terreno: 54 metros quadrados construção: 64metros quadrados - Valor; R$ 300.000,00Vende-se sobrado - Lorena Centro - Cód. 06 - Garagem para02 carros; varanda ampla; 02 salas; 06 quartos; copa; cozinha;02 banheiros; quintal pequeno; área de serviço. Terreno: 12 X 19m- Construção 250 m2 mais ou menos. Valor: R$ 700.000,00Vende-se casa - Bairro Vila Geny - Cód. 05 - Garagem comportão automático para 02; 01 sala; 03 quartos sendo um suite;copa; cozinha; 02 banheiros; quintal; área de serviço. Valor: 160.000,00Vende-se Chácara - Vila Brito - Cód. 03 - Terreno murado;não têm construção medindo 47 X 60 metros - Valor: 300.000,00Vende-se escritório e cobertura - V. Nunes Cód. 04 - Terreno:20 X 30 metros - Valor: 300.000,00Vende-se casa - Mondezir - Cód. 02 - Contém; 02 salas; 03quartos um é suite; 02 cozinhas; 01 banheiro; área de serviço. Terreno:360 m2 - construção 151 metros quadrados. Valor: R$ 300.000,00Vende-se: terreno Centro Lorena Cód. 014 - Terreno: 1.600metros quadrados. Valor: R$1.300.000,00Vende-se: Casa Vila Zélia bem próxima ao centro -Contém: Varanda na frente da casa; 04 quartos; 03 salas; 01escritório; 02 banheiros; 01 lavabo; piscina; mais varanda;cozinha; garagem coberta para 02 carros e espaço descobertopara mais 03 carros; lavanderia; 01 banheiro de empregada; 01quarto de empregada; 01 quarto para despensa. Toda áreamede 1970 metros quadrados. Valor: 3.000.000,00 (três milhões de reais ).

quintal, rancho, lavanderia, área serviço, 1 ba-nheiro, edícula, 1 quarto, cozinha, churras-queira, quiosque. – R$ 240.000,0010 - Santo Antônio – Terreno: 10x30m – 3casas – Entrada para carro. – R$ 120.000,0011 - Casa - Guaratinguetá: Bairro Beira Rio I:Frente murada, garagem ampla, varanda, 1 salacom ½ ambientes, 1 banheiro social, 2 quartose 1 suíte, copa, cozinha, corredor, quintal, la-vanderia e área de serviço, quintal com piso,rancho 1 quarto, 1 banheiro. – R$ 290.000,0012 - Sobrado – C idade Indust r ia l :Inferior: Garagem ampla, portão eletrônico,3 salas, 1 quarto, 1 suíte, copa, cozinha, áreade luz, área de serviço, banheiro social, ran-cho, churrasqueira, piscina, pomar, tanque depeixes. Superior: 2 quartos grandes, 1 ba-nheiro socia l , 1 c loset , 1 sacada. R$580.000,0013 - Casa na vila hepacaré valor R$370.000,00 - (frente murada , garagem am-pla,1 sala 2 ambientes, 1 sala tv e área de luz, 3 quartos, 1 suit , copa cozinha , wc social,c/ box, quintal, corredores laterais ,canil ,la-vandeira, área serviço, wc)14 - casa na industrial valor R$ 190.000,00- (garagem, 1 sala , 2 quarto ,1 wc social,copa e cozinha, corredor lateral ,lavanderia eárea de serviço, quintal pequeno)15 - Edifício lorena 1, apartamentos valorde 220.000,00 a 240.000,00 - (garagem , por-tão eletric , 1 sala ,2 quartos, wc social, áreade luz , cozinha ,lavanderia , área de serviço)

Vendas, locaçõese administração de imóveis

Rua Lulu Meyer, 135 – Vila Zélia - 3301 3777 – 3301 3776www.houseim.com.br / [email protected]: 128.533

Creci: 9424

CRECI 63.017

VENDE-SE SÍTIO2 alqueires c/casa:

2 quartos, sala, cozinha,banheiro, 2 varandas

c/fogão de lenhae Casa de caseiro.

Local: 3 Barras Palmital(divisa Lorena / Cach. Pta.)

R$ 120 mil - Ligue:99159 6233 / 99726 7103

O Aerovale, aeroporto priva-do situado em Caçapava, àsmargens da Rodovia CarvalhoPinto, recebeu, no dia 17 de fe-vereiro, a autorização para ope-rar comercialmente. Este é oterceiro aeroporto privado deSão Paulo a receber a chama-da outorga do Governo Fede-ral, mas é o único em obras ecom data para inauguração. Apista fica pronta em maio e oempreendimento completo de-verá ser entregue no fim do ano.

Com 40% das obras con-cluídas, o Aerovale é um in-vestimento de R$ 250 mi-

Aeroporto de Caçapava recebeautorização para operar comercialmente

lhões. Vai contar com pista depouso de 1550 metros e umcondomínio com área aero-náutica e industrial / comer-cial. O condomínio já tem30% dos lotes vendidos.

Com acesso pelas rodoviasCarvalho Pinto (300 metros)e Presidente Dutra (4 km), oAerovale é um projeto daConstrutora Penido e ofere-ce, ao todo, 117 lotes aero-náuticos de até 13.500 metrosquadrados, com acesso dire-to à pista. Nesta área, devemse instalar empresas de ma-nutenção de aeronaves, táxi

aéreo, hangares, entre outros.E mais, 188 lotes industriaise comerciais de até 15 milmetros quadrados, que de-vem abrigar empresas deprestação de serviços, dentreelas restaurantes, bancos, ho-téis e conveniências.

O Aerovale está a 107 kmde São Paulo, a 23 km de SãoJosé dos Campos e será co-nectado com São Paulo atra-vés de um serviço de táxi aé-reo já anunciado pela Heliva-le, a empresa de táxi aéreo domesmo grupo empresarial doempreendimento.

A Junta de Serviço Militar –062, situada à Praça ArmênioGomes, s/no – bairro JardimMargarida, comunica aos jovensnascidos no ano de 1996, resi-dentes em Lorena, que deverãoalistar-se para o serviço militarno periodo de 6 de janeiro a 26de junho de 2014, de segunda àsexta-feira, das 11h30 às 15h30.

É preciso levar os seguintes

Atenção, jovens, ao períodode alistamento militar

documentos: certidão de nasci-mento ou casamento original; CPFe RG (não é necessário xerox); 2fotos 3x4 (evitar as fotos tipo 5minutos), com testa e orelhas des-cobertas, sem brincos e colares;comprovante de residência (emnome da mãe); CEP de sua rua enúmero de telefone fixo; e-mail(não obrigatório); comprovanteescolar atualizado.

De acordo com o Artigo 248 doRegulamento da Lei de ServiçoMilitar, é proibido intermediário.

Aqueles que comparecerem àJunta Militar após 29 de junho se-rão vinculados para o ano seguin-te. Quem nasceu em anos anteri-ores e ainda não se alistou, tam-bém poderá fazê-lo neste período.

Telefone para mais informa-ções: 3157 7046.

Page 14: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

IMOBILIÁRIA BASTOSRua Barão da Bocaina nº37 - Centro3153-3048 / 3153-2822 / 98868 3048

IMÓVEIS PARA ALUGAR

PONTO COMERCIAL:

AV. TARGINO VILELA NUNES- VILA NU-NES- SALÃO- COPA- 02 BANHEIROS.R. GODOY NETO- VILA ZELIA- SALÃO-BANHEIRO-COPA.AV. TARGINO VILELA NUNES- VILA NU-NES- SALÃO -COPA- 02 BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO.AV. SÃO THOMAZ- VILA HEPACARE- SA-LÃO - BANHEIRO.R. SÃO BENEDITO- CENTRO- VITRI-NE- SALÃO- COPA- COZINHA- 02 BA-NHEIRO- 04 SALS COMERCIAIS.AV. CEL. JOSE VICENTE- CENTRO-SALA DE RECEPÇÃO- 02 ESCRITORIO-COPA- BANHEIRO-.R. MAJOR DE OLIVEIRA BORGES-CENTRO- SALÃO- COPA/COZINHA- BA-NHEIRO- AREA DE SERVIÇO- QUIN-TAL.R. MAJOR DE OLIVEIRA BORGES-CENTRO-VARANDA- RECEPÇÃO- BA-NHEIRO-04 SALAS- AREA DE LUZ-QUINTAL.R. MAJOR DE OLIVEIRA BORGES-CENTRO- SALÃO COMERCIAL- BA-NHEIRO- QUINTAL.AV. TARGINO VILELA NUNES-SALÃOCOMERCILA- BANHEIRO- DEPOSITO.R. SÃO BENEDITO- CENTRO— SALÃO-BANHEIRO.R. MAJOR DE OLIVEIRA BORGES -CENTRO-SALA DE RECEPÇÃO- 03 SA-LAS- COZINHA- BANHEIRO- AREA DESERVIÇO.R. DR. RODRIGUES DE AZEVEDO-CENTRO- SALÃO- COPA- COZINHA-BANHEIRO- 02 SALAS- AREA DE SER-VIÇO.R. PEDRO VICENTE DE AZEVEDO-CENTRO- SALÃO- 02 BANHEIROS- CO-ZINHA- LAVABO.R. ANTONIO HADDAD- SANTO ANTO-NIO- SALÃO -02 BANHEIROS.R. MAJOR DE OLIVEIRA BORGES-CENTRO-SALÃO- DEPOSITO-BANHEI-RO.R. TENENTE LUNA- CENTRO- SALÃO -BANHEIRO.R. CEL. JOSE VICENTE- CENTRO- SA-LÃO- BANHEIRO.

IMÓVEL DE 01 QUARTO:

R. JOÃO DE AQUINO- BAIRRO DACRUZ- SALA- COZINHA- BANHEIRO-01 QUARTO- AREA DE SERVIÇO- QUIN-TAL..R. SEBASTIÃO RIBEIRO GUIMARÃES-VILA NUNES- VARANDA- GARAGEM-SALA- 01QUARTO- COZINHA- BANHEI-RO- AREA DE SERVIÇO- QUINTAL PE-QUENO..AV. NOSSA SENHORA DE LOURDES-ENGENHEIRO NEIVA- GUARA- ENTRA-DA P/ CARRO- SALA- 01QUARTO- CO-ZINHA- BANHEIRO- AREA DE SERVI-ÇO.R. COM. CUSTODIO VIEIRA- CEN-T R O - S A L A - 0 1 Q U A R T O - C O Z I -NHA- BANHEIRO- AREA DE SER-VIÇO.R. SÃO BENEDITO- CENTRO-(APAR-TAMENTO)- SALA- 01 QUARTO- CO-ZINHA- BANHEIRO- AREA DE SER-VIÇO.

CRECI 29269

R. Dr Rodrigues de Azevedo, 184 - Centro - 3153 4987 / 3301 0888Visite nosso site: www.imobiliariasilviapinheiro.com.br

Imobiliária Estrutura CRECI 54252 Silvia Pinheiro Negócios Imobiliários CRECI 54252

IMÓVEIS A VENDA:

R$ 240.000,00 - APARTAMENTOCENTRO - ENTREGA ABRIL

DE 2014 - 2 QUARTOS- SALA -COZINHA - BANHEIRO

- 1 VAGA NA GARAGEMRua: José Antonio Vieira ( c- 441)

R$ 89.990,00BAIRRO CABELINHA

STUDIO PARA INVESTIDORESENTREGA EM 2015.

R$ 1200.000,00- ÁREA RURAL - 33 ALQUEIRES-ENTRE LORENA E PIQUETE -SERVIDA PORRODOVIA ASFALTADA SEM BENFEITORIASR$ 160 MIL- TERRENO VILLAGE LORENA- 12X 25 – (c- 432)R$ 160 MIL-TERRENO TABATINGA- Rua: JoséOsvaldo Del Mônaco- 10 X 25 –(c- 459)R$ 80 MIL-TERRENO 12 x 30- Rua: 24 de abril-Próximo ao Mondezir ( c- 407)R$ 70 MIL- TERRENO 5 X 30 –Rua: Expedici-onário Sebastião Ribeiro Guimarães- Vila Nu-nes (c-372)R$ 115 MIL- CASA-INDUSTRIAL-Rua: RioGrande do Norte- 2 quartos- sala- cozinha- ba-nheiro-quintal pequeno-entrada para carro-(c-444)R$ 135 MIL-CASA NOVA- VILA BRITO-Rua:Caetano Mena-2 quartos- sala- cozinha- banhei-ro- entrada para carro –área de serviço( c- 425)R$ 200 MIL - TERRENO 13 X 39 -VILA PAS-SOS- Rua: Santa Lucrecia – (c- 293)R$ 120 MIL - CASA - VILA CELESTE- Av. PadreJoão Renauldin 2 quartos- sala-cozinha – ba-nheiro- entrada para carro -( c- 323)R$ 140 MIL - CASA – SANTO ANTONIO - RuaJosé Cóppio - 2 quartos – sala – cozinha – ba-nheiro – área de serviço - garagem – (c- 356 )R$ 150 MIL - CASA - VILA CELESTE- -Av. Pa-dre João Renaudin – 2 quartos- sala-cozinha-banheiro- garagem-( c- 321)R$ 150 MIL - APARTAMENTO NOVA LORENA-Rua: Pascoal Del Mônaco- 2 quartos- sala deestar e jantar- banheiro social-área de serviço.(c-005)R$ 150 MIL- CASA-SANTO ANTONIO-Rua:América- 2 quartos- sala- cozinha- banheiro-área de serviço-quintal grande (c- 455)R$ 150 MIL- CASA NOVA-INDUSTRIAL- Av. Bra-sil- 2 quartos- sala- cozinha- banheiro-área deserviço-quintal grande –entrada para carro(c- 456)R$ 155 MIL- CASA-CENTRO-Rua: Conselhei-ro Rodrigues Alves- 2 quartos-sala-cozinha- ba-nheiro- garagem-quintal grande-(c-454)R$ 160 MIL- SOBRADO-BAIRRO DA CRUZ- 2quartos- sala- cozinha- 2 banheiros- ponto comer-cial- rancho com fogão a lenha-quintal-(c- 450)R$ 160 MIL- CASA- VILA NUNES-Rua: José Le-opoldo Cordeiro –Rua 21- 2 quartos- sala- cozi-nha- banheiro-garagem-quintal pequeno-(c- 406)R$ 160 MIL- APARTAMENTO –CENTRO –Rua:Francisco Canettieri – 2 quartos(sendo 1 suí-te)-sala- cozinha- quintal-banheiro-área de ser-viço (c- 428)R$160 MIL- CASA- COM II -Rua: 3 - 2quartos(sendo 1 suíte)- sala- cozinha america-na - banheiro-garagem-quintal pequeno-fornoa lenha-(c- 424)R$ 160 MIL-CASA-VILA CIDA- Av. Eugenio Bor-ges- 3 quartos(sendo 1 suíte- sala-cozinha-ba-nheiro social-lavanderia-garagem-( c-404)R$ 170 MIL- CASA –BAIRRO DA CRUZ- Rua:Amélia Pereira- 1 quarto-sala-cozinha-banhei-ro- quintal- Terreno mede 7,5 X 50 ( c-373)R$ 180 MIL - CASA- SANTA EDWIGES-Rua:Daniel Chaim- 2 quartos -sala- cozinha- banhei-ro- garagem-área de serviço- (c- 328)R$ 190 MIL-CASA-VILA NUNES-Rua: 25 – 2quartos-sala-cozinha-banheiro- área de servi-ço- garagem-rancho com churrasqueira-(c-451)R$ 190 MIL-CASA-NOVA LORENA-Rua: Ade-mar de Barros- 2 quartos- sala- cozinha- copa-área de serviço-garagem e quintal pequeno –(c- 448)R$ 200 MIL-CASA- BAIRRO CENTRO –Rua:Paulo Cardoso (c-417)R$ 200 MIL- CASA-JARDIM MARGARIDA- Av.

Ppa João XXIII- 3 quartos- sala- cozinha- banhei-ro- quintal-edícula com lavanderia( c-452)R$ 260 MIL-CASA-CENTRO- Rua: Hepacaré- 3quartos- sala-0cozinha-banheiro- despensa-áreade serviço e entrada para carro- (c- 449)R$ 250 MIL-SOBRADO NOVO - INDUSTRIAL-Rua: Bispo Cesar D’acorso- 3 quartos(sendo 1suíte)-sala-sala de jantar- cozinha- banheiro-la-vabo- entrada para carro—área de serviço-(c-440)- PODE SER FINANCIADO PELA CEFR$ 260 MIL- PRÉDIO COMERCIAL E TERRE-NO-BAIRRO DA CRUZ- Rua: Góes Monteiro –(c-250)R$ 270 MIL- SOBRADO-SANTA EDWIGES- Rua:Daniel Chaim- 2 quartos –banheiro-varanda -sala-cozinha- edícula com lavanderia- garagem- quin-tal-R$ 270 MIL - APARTAMENTO –VILA ZÉLIA –-Rua: Gonçalves Dias- sala 2 ambientes-3 dormi-tórios( sendo 1 suíte) banheiro social-cozinha-lavanderia- vaga para 2 carros- armários embuti-dos. (c-298)R$ 280 MIL- CASA-BAIRRO DA CRUZ- Rua:Goés Monteiro- 3 quartos- sala-cozinha-banhei-ro-garagem- Fundos – 3 cômodos(c- 439)R$ 300 MIL-CASA- BAIRRO INDUSTRIAL-Rua:Alagoas- 3 quartos(sendo 1 suíte)-sala-cozinha-copa-banheiro-varanda com churrasqueira-gara-gem- e quintal grande. (c- 220 )*casa pode serfinanciada pela CEF* R$ 320 MIL - CASA- INDUSTRIAL- Rua: RioGrande do Norte - 3 quartos (sendo 1 suíte ) –banheiro social-lavabo-sala- varanda-quintal gra-mado-banheiro pequeno- área de serviço-gara-gem- cozinha americana-copa –(c- 311)R$ 350 MIL-CASA-PARQUE TABATINGA-Rua:José Osvaldo Del Mônaco- 3 quartos(sendo 1 su-íte) sala de estar –sala de jantar-cozinha-gara-gem-banheiro social-edícula com quarto-banhei-ro - lavanderiaR$ 350 MIL –SOBRADO NOVO -VILLAGE DASPALMEIRAS- 3 quartos(sendo 1 suíte)- banheirosocial- lavabo-ático- churrasqueira-ducha-áreade serviço- entrada para carro- cozinha- quintalsala ampla(c-335) Pode ser financiado pela CEFR$ 350 MIL- CASA- Vila Zélia- Rua: TenenteManoel Barbosa- 2 quartos- sala- cozinha- ba-nheiros- entrada para carro ( c- 347)R$ 350 MIL - CASA - BAIRRO DA CRUZ - Rua:J.A de Almeida- 3 quartos (sendo 1 suíte) – sala– cozinha - área de serviço - garagem para 2carros - banheiro social- (c-244)R$ 450 MIL-CASA-NOVA LORENA-Rua: ProfºAntonio Azevedo Castilho- cozinha com despen-sa-sala de jantar com 2 ambientes- 2 quartos(1com sacada) com armários embutidos-1 quartocom closet-1 suíte com closet(e sacada)- banhei-ro com banheira-sala de estar com 2 ambientes-lavabo-escritorio com estante embutida- ( c-438)R$ 450 MIL- 2 PONTOS COMERCIAL-2 CASAS– Rua: Lino Caldas Campos e Av. Marechal Tei-xeira Lott (c-420)R$ 450 MIL- CASA- NOVA LORENA-Rua: DrºAndré Serra de Andrade- 3 quartos(sendo 1 suí-te)-sala de estar-sala de jantar- copa-cozinha-quarto de empregada- banheiro pequeno- banhei-ro social- varanda- churrasqueira- sauna- gara-gem-piscina( c- 408)R$ 500 MIL- CASA- NOVA LORENA-Rua: ProfºAntonio Azevedo Castilho- 3 quartos(sendo 1 su-íte)-sala-cozinha-banheiro- garagem- piscina-quartos de despejo - banheiro pequeno- sauna-lavanderia-( c- 278)R$ 830 MIL- PRÉDIO COMERCIAL COM 02APARTAMENTOS – CENTRO- Rua Cap. Mes-sias Ribeiro ( c-370)

ALUGUEL

Kit - *R$ 450,00* – Vaga p/ carro, quarto, cozinha,área de serviço e banheiro – Vila São José – CentroKit - *R$ 500,00* – Vaga p/ carro, quarto, cozinha,área de serviço e banheiro – Vila São José – CentroKit - *R$ 450,00* – Vaga p/ carro, quarto, cozinha,área de serviço e banheiro – Jose de Alencar –CentroApto - *R$ 550,00* – Vaga p/ carro, sala, cozinha,área de serviço, 02 quartos e banheiro – Av. TarginoV. Nunes – Vila NunesCasa – R$ 550,00* - Sala, 01 Quarto, Cozinha, Ba-nheiro, Área de serviço e Rancho - Rua Carijós –Vila HepacaréCasa – R$ 800,00* - Entrada para carro, Sala, 03Quartos, Cozinha, Banheiro, Área de serviço – RuaGuaianazes- Vila HepacaréCasa – R$ 900,00* - Entrada para carro, Sala, 03Quartos, Cozinha, Banheiro, Área de serviço – RuaGoitacázes - Vila Hepacaré

Casa – R$ 800,00* - Garagem, Varanda, Sala, 03Quartos, Copa, Cozinha, Banheiro, Área de servi-ço Quintal – Rua Margarida F. Leite- Vila CelesteApto. - *R$ 900,00*+cond– Sala, 03 Quartos -cozinha – banheiro – Área Serviço – Vaga para02 carros – Av Nossa Senhora de Fátima – VilaZéliaSobrado Novo – R$ 850,00* - Entrada p/ carro,Sala, Lavabo, Copa/Cozinha, 02 quartos (sendosuítes) e área de serviço – Rua Bispo Cesar D’Acorso – Cidade IndustrialCasa – R$ 900,00* - Garagem, Sala, Copa, Cozi-nha, 02 quartos, Área de serviço e banheiro social,quarto e banheiro externo – Av. Sete de Setembro– Em frente a Enfermaria do QuartelCasa – R$ 900,00* - Garagem, Varanda, Sala, 02Quartos, Copa, Cozinha, Banheiro, Area de servi-ço, Banheiro externo e Quintal – Rua José Dias-CabelinhaCasa – R$ 1000,00* - Garagem, Sala, 03 Quartos,Cozinha, Banheiro, Area de serviço,– Vila São José,Prox Escola Milton Balerini.Casa – R$ 1.100,00* - Garagem, Sala, 03 Quar-tos, Copa, Cozinha, Banheiro, Area de serviço,Quarto externo e Quintal – Rua Monte Castelo-Vila ZéliaSobrado Novo– R$ 1.150,00* - Entrada p/ carro,, Sala, 03 Quartos(sendo 01 suite), Copa/Cozi-nha, Banheiro, Area de serviço – Rua Bispo CesarD’ Acorso- Cidade IndustrialCasa-*R$1.250,00* ––Virgulino Pinto Cabral – Vila Hepacaré.Casa-*R$2.200,00* - Azevedo de Castro – Cen-troCasa – R$ 1.800,00* - 03 quartos (sendo 01 su-íte), Banheiro Social, Sala ampla, cozinha, ar-mário embutido, garagem, área de lazer e pis-cina.Rua Antonio Azevedo Castilho – Nova LorenaSobrado Novo – R$ 2.000,00* - 03 quartos (sen-do 01 suíte), Banheiro Social, Sala ampla, Lavabo,Churrasqueira, Entrada p/ 02 Carros – Pedro Al-berto Cavalca – Village Das Palmeiras

COMERCIAL

Sala Comercial - *R$ 350,00 – R$ 650,00 - salasreformadas em excelente estado. Rua Principal (Dr.Rodrigues de Azevedo).(valor de acordo com o ta-manho)Sala Comercial térrea - *R$ 400,00 – sala (3x7)-com banheiro e cozinha em comum - Av Papa JoãoXXIII – Vila NunesSala Comercial 1º andar - *R$ 350,00 – sala(4,50x4,50)- com banheiro e copa – ar condicionado- Av Papa João XXIII – Vila NunesSala Comercial - *R$ 385,00 cada sala - sala - combanheiro (2 salas disponíveis) Rua 21 de abril –Centro (Clinica Médica)Ponto Comercial pequeno- *R$ 250,00 - RuaBarão da Bocaina – Centro.Ponto Comercial pequeno- *R$ 300,00 - c/ ba-nheiro. Rua Paulo Cardoso – Inicio Cabelinha.Ponto Comercial pequeno- *R$ 300,00 - c/ ba-nheiro. Rua Mario prudente de Aquino (Ao lado daescola) – Bairro da Cruz.Ponto Comercial - *R$ 350,00 - Salão grande c/banheiro. Rua Ten. Manoel Barbosa - B. da CruzPonto Comercial - *R$ 450,00 – Salão grande -Cozinha – 2 banheiros. R. Dr. Cícero de Souza – V.NunesCasa Comercial - *R$ 600,00* – Garagem, Sala,cozinha, área de serviço, banheiro, 02 quartos – Av.Capitão Messias Ribeiro – CentroPonto Comercial –R$ 1.300,00* - Avenida.GodoyNeto – Vila Zélia.Ponto Comercial –R$ 1.500,00* - Rua Barão DaBocaina – Centro.CASA COMERCIAL(ESQUINA) – R$ 2.500,00 -Garagem, 02 Salas, Banheiro Social, 03 quartos(sendo 01 suíte), Área de Serviço – Av. Peixoto de

Castro – Vila Zélia

Excelentes salas comerciais– com ar condicionado,acabamento de primeira,

excelente localização – área nobre– Av Peixoto de Castro– R$ valor a combinar.

** Valor de aluguel com desconto, parapagamento em dia.**

** Valor do IPTUnão está incluído no aluguel.**

B6B6B6B6B61 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

Aluga, vende e administra seu imóvel - 38 anos servindo Lorena Rua Dr. Carlos Autran, 15 - Centro, Lorena, Tel: 3152-1099

IMOBILIÁRIA LAMARCK CRECI: 19.117

ALUGA-SE APTOSAvenida Bernardino deCampos – Centro – Sala, 02dormitórios, cozinha, banhei-ro social e área de serviço.Rua Dr. Carlos Autran –Centro – Sala, 01 dormitório,cozinha, banheiro social eárea de serviço.Rua Hepacaré – Centro –Sala, 02 dormitórios, cozinha,banheiro social e área de ser-viço.Rua Major Teófilo de Cas-tro – Vila Dom Bosco –Sala, 02 dormitórios, cozinha,banheiro social e área de ser-viço.Apartamento em Ubatubapara temporada, R$ 350,00por dia.

ALUGA-SE CASAS

Avenida Capitão MessiasRibeiro – Centro – Sala, 01dormitório, cozinha, banheirosocial, área de serviço e quin-tal.Rua Erendy Novaes Ferrei-ra – Centro – Garagem,sala, 02 dormitórios, copa,cozinha, banheiro social, áreade serviço, cômodo de des-pejo, banheiro de empregadae quintal.Rua Erendy Novaes Ferrei-ra – Garagem, sala, 04 dor-mitórios, copa, cozinha, ba-nheiro social, área de servi-ço, banheiro de empregada epequeno quintal.Rua Jovino Balbino da Sil-va – Vila Nunes – Garagem,sala, 02 dormitórios, copa,cozinha, banheiro social, áreade serviço, edícula com 02quartos e banheiro, quintal.Rua Raulino da Silva Ca-bral – Vila dos Comerciá-rios I – Garagem, entradapara vários carros, sala, 02dormitórios, copa, cozinha,banheiro social, lavanderia,banheiro de empregada, ran-

cho com churrasqueira, fornoe pia.Rua Benedito Marcondesde Moura Sobrinho – Cen-tro – Sala, 02 dormitórios,cozinha, banheiro social eárea de serviço.Rua Dr. Adhemar de Barros– Nova Lorena – Garagem,sala, 02 dormitórios, cozinha,banheiro social, lavanderia equintal.

ALUGA-SEPONTOS COMERCIAIS

Avenida Bernardino deCampos – Centro – Amplosalão, copa/cozinha e 02 ba-nheiros.Rua Tenente Frederico Fer-reira – Vila Hepacaré – Gal-pão com 56 m2 e banheiro.Praça Dr. Arnolfo de Azeve-do – Centro – 02 salões, 02banheiros e copa.Rua Duque de Caxias –Centro - Salão e banheiromedindo 220 m2.Rua Dr. Rodrigues de Aze-vedo – Centro – Salão e ba-nheiro.

VENDE-SE CASAS

Pça Dr. Arnolfo de Azeve-do – Centro – Na Praça Prin-cipal, Ótima localização, nocentro comercial e financeiroda cidade.Imóvel amplo em 02 pavimen-tos em terreno com área apro-ximada de 500,00 m2.Avenida Capitão Leovegil-do Areco – São Roque –Entrada para carro, sala, 02dormitórios, cozinha, banhei-ro social, área de serviço eamplo quintal. Terreno medin-do 10 x 25 com área de250,00 m2Rua Bispo César D’acorsoFilho – Industrial – Garagem,sala, 02 dormitórios, cozinha,banheiro social e área de ser-viço.

Rua Dr. Azevedo de Cas-tro – Centro – Garagem para02 carros, salão com lavabo,salas de estar e jantar, 02dormitórios (sendo 01 suítecom hidromassagem), cozi-nha, despensa, área de ser-viço.Rua Tenente ArgemiroPereira Marcondes – VilaNunes – Sala, 03 dormitóri-os, cozinha, banheiro social,área de serviço e quintal. Ter-reno: 10 x 30

VENDE-SEIMÓVEIS COMERCIAIS

Rua Major OliveiraBorges – Centro –

Salão amplo nopavimento Térreo

e Apartamento comsala, 03 quartos,

banheiro e cozinhano pavimento

superior. Próximoa Praça Principal,Ótima localização,

no centro comercial efinanceiro da cidade.

Avenida Dr. Eugenio Bor-ges - Vila Cida – Galpãocontendo 02 escritórios, co-zinha, WC, e salão. Terrenomedindo 15,00 x 25,00Rua Comendador Custó-dio Vieira – Centro – Pav.Térreo - salão comercial c/WC, com 218,50 m2. Pav.Superior: apto c/ varanda,sala de estar, jantar e TV,04 dormitórios, 02 WC, co-zinha, área de serviço, ter-raço.

VENDE-SE TERRENOS

Rua Madame Curie – VilaZélia – Terreno murado me-dindo 10 x 50 com área de500,00 m2

WWW.APRINCIPALIMOVEIS.COM.BRA Principal Imóveis Empreendimentos

12 [email protected]

Creci: 6.130-J

e-mail: [email protected] / site: www.imobiliariabastoslorena.com.br

IMÓVEL DE 02 QUARTOS:

AV. OSWALDO ARANHA- VILA ZELIA-VARANDA-GARAGEM-SALA- 02 QUAR-TOS- C/ SUITE-COPA/COZINHA- BA-NHEIRO SOCIAL- AREA DE SERVIÇO.R. ADEMAR DE BARROS - NOVA LORE-NA- VARANDA- GARAGEM- SALA- 02QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO- AREADE SERVIÇO- QUARTO DE DESPEJO-QUINTAL.R. SEBASTIÃO LOPES DE ARAUJO- VILAGENY- ENTRADA P/ CARRO- SALA- 02QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO- AREADE SERVIÇO- QUINTAL.R. COM. CUSTODIO VIEIRA- CENTRO-SALA- 02 QUARTOS- COZINHA- BANHEI-RO- AREA DE SERVIÇO.R. DOLORES FLORENZANO VIDAL-VILA NUNES-VARANDA- GARAGEM-SALA- 02 QUARTOS- COZINHA- BANHEI-RO- AREA DE SERVIÇO- QUINTAL.R. MARGARIDA FERREIRA LEITE- CEN-TRO- VARANDA- GARAGEM- SALA- 02QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO- AREADE SERVIÇO- QUINTAL.AV. ANGELO MOLINARI- ( APARTAMEN-TO)- VARANDA- SALA- 02 QUARTOS-COZINHA- BANHEIRO- AREA DE SER-VIÇO.AV. FRANCISCO BRASIL- VILA NU-NES- VARANDA- GARAGEM- SALA- 02QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO- QUINTAL.AV. THOMAZ ALVES DE FIGUEIRE-DO- INDUSTRIAL- GARAGEM-SALA-02 QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO.R. PAULINO CHAGAS - CENTRO-VA-RANDA- SALA- 02 QUARTOS- COZI-NHA-BANHEIRO- AREA DE SERVIÇO-QUARTO DE DESPEJO C/ BANHEI-RO- QUINTAL.R. MAJOR DE OLIVEIRA BORGES -CENTRO-(APARTAMENTO)- SALA- 02QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO-01SUITE- AREA DE SERVIÇO.R. MAJOR DE OLIVEIRA BORGES -CENTRO-(APARTAMENTO)- SALA- 02QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO-01SUITE- AREA DE SERVIÇO.R. MADAME CURIE- VILA ZELIA- EN-TRADA P/ CARRO- 02 QUARTOS-SALA- COPA/COZINHA- BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO.R. JOÃO ALMEIDA PEREIRA- NOVALORENA- VARANDA- GARAGEM-SALA- 02 QUARTOS (ARMARIO EM-BUTIDO)- COPA/COZINHA- LAVABO-BANHEIRO SOCIAL- AREA DE SER-VIÇO.R . H E L I O A R A U J O B R A G A - V I -LLAGE DAS PALMEIRAS- VARAN-DA- GARAGEM- SALA- 02 QUAR-T O S - 0 1 S U I T E - C O Z I N H A - B A -N H E I R O - A R E A D E S E R V I Ç O -QUINTAL PEQUENO.R. ARLINDO DE PAULA E SIVA- VILAN U N E S - VA R A N D A - G A R A G E M -SALA- 02 QUARTOS- COZINHA- BA-NHEIRO- AREA DE SERVIÇO- QUIN-TAL.AV. THOMAZ ALVES DE FIGUEIREDO-INDUSTRIAL- SALA -02 QUARTOS-COZINHA- BANHEIRO- AREA DESERVIÇO.R. LUIS GONÇALVES - VILA GENY-VARANDA- GARAGEM- SALA- 02QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO- QUARTO DEDESPEJO- QUINTAL.

IMÓVEL DE 03 QUARTOS:

R. MARILIA- VILA ZELIA- VARANDA-GARAGEM-SALA- 03 QUARTOS- COZI-NHA- 02 BANHEIRO- AREA DE SERVI-ÇO- QUARTO DE DESPEJO- QUINTAL.R. PAULO CARDOSO- CENTRO- VARAN-DA- GARAGEM-(VARIOS CARROS)-SALA- 03 QUARTOS-COZINHA- BA-NHEIRO- AREA DE SERVIÇO- QUAR-TO DE DESPEJO-( ENTRADA INDEPEN-DENTE).R. RUI BARBOSA- VILA PASSOS- VA-RANDA-GARAGEM- SALA- 03 QUAR-TOS- COZINHA- BANHEIRO- AREA DESERVIÇO- QUINTAL.R. ANTONINO ROSA JUNIOR- CEN-TRO- VARANDA- SALA-03 QUARTOS-COZINHA- BANHEIRO- AREA DE SER-VIÇO.R. MAJOR JOAQUIM LUIS BASTOS-CENTRO-VARANDA- GARAGEM-SALA-03 QUARTOS- COZINHA-BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO-QUARTO DE DES-PEJO- QUINTAL.AV.GAL. EDUARDO ARECO- VILAGENY- VARANDA- GARAGEM- SALA-03 QUARTOS- 01 SUITE- BANHEIROSOCIAL- AREA DE SERVIÇO- QUIN-TAL. (IMOVEL RECEM CONSTRUIDO).- VARANDA- GARAGEM- SALA- 03QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO- QUINTAL.R. RIO DE JANEIRO- INDUSTRIAL-VARANDA- GARAGEM-(VARIOS CAR-ROS)- SALA- 04 QUARTOS- 01 SUITE-BANHEIRO SOCIAL- COZINHA- DIS-PENSA-RANCHO- CHURRASQUEIRA-PISCINA- QUARTO DE DESPEJO-QUINTAL- RANCHO.R. MONTE CASTELO- VILA PARAIBA-GUARÁ-( APARTAMENTO)- 02 VAGASNA GARAGEM-SALA- 03 QUARTOS- 01SUITE-COZINHA- AMERICANA-LAVA-BO-BANHEIRO SOCIAL- VARANDAGOURMET- PLAYGROUND-SALA DEGINASTICA.R. PE. CARLOS LEONCIO- NOVA LO-RENA- VARANDA- GARAGEM- SALA-03 QUARTOS- COZINHA- BANHEIRO-AREA DE SERVIÇO- QUINTAL.R. MARIA JOSE JUNQUEIRA- JARDIMMARGARIDA- VARANDA- GARAGEM-SALA- 03 QUARTOS- COZNHA- BA-NHEIRO- AREA DE SERVIÇO- QUIN-TAL.R. NOEMIA ARECO- CENTRO- VARAN-DA- GARAGEM- SALA- 03 QUARTOS-COZINHA- 02 BANHEIROS- AREA DE-SERVIÇO- QUINTAL- QUARTO DE DES-PEJO.R. JOVINO BALBINO- VILA NUNES-VARANDA- GARAGEM- SALA- 03 QUAR-TOS- COZINHA- BANHEIRO- AREA DESERVIÇO- QUINTAL.R. ANTONIO AZEVEDO DE CASTILHO-NOVA LORENA- VARANDA- GARAGEM-SALA- 03 QUARTOS-01 SUITE- BA-NHEIRO SOCIAL-COPA/COZINHA-BA-NHEIRO- AREA DE SERVIÇO-QUIN-TAL-QUARTO DE DESPEJO- BANHEI-RO FORA.R. PRAÇA MARIA CONCEIÇÃO- VA-RANDA- GARAGEM- SALA- COPA/CO-ZINHA- 04 QUARTOS- 01 SUITE-BA-NHEIRO SOCIAL- AREA DE SERVIÇO-QUINTAL.R. CEL. JOSE VICENTE- CENTRO-VARANDA- GARAGEM- SALA- 03 QUAR-TOS- COZINHA- BANHEIRO- AREA DESERVIÇO- QUINTAL.

Page 15: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

B7B7B7B7B71 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

Vale lembrar: desde a úl-tima segunda-feira, 24 defevereiro, as mulheres deLorena com idade entre 50e 69 anos podem realizar oexame de mamografia, peloSUS (Sistema Único deSaúde), sem a necessida-de de passar previamentepor consulta médica.

As mulheres dentro dessafaixa etária que não fazem

Mulheres não precisam mais passar por consulta para fazer mamografia pelo SUSo exame há pelo menos doisanos, e até mesmo as quenunca fizeram, devem pro-curar as unidades de saúde(UBS’s ou ESF’s) mais pró-ximas de sua residência comos seguintes documentos:RG, cartão SUS e compro-vante de residência.

No local, será entregueuma guia de solicitação àspacientes que, em seguida,

deverão ir ao Instituto San-ta Rosa para o agenda-mento do exame.

A novidade faz parte doPrograma “Mulheres dePeito”, do Governo do Es-tado de São Paulo, que temcomo principal objetivo in-centivar as mulheres dessafaixa etária a realizarem oexame preventivo regular-mente e o diagnóstico pre-

coce do câncer de mama.

Câncer de mamaO câncer de mama é o

segundo t ipo de câncermais frequente no mundo ese manifesta principalmen-te em mulheres. A taxa de

mortalidade no país é gran-de devido, principalmente,ao diagnóstico tardio dadoença.

Page 16: 1 a 7 de marco - Jornal Guaypacaré

B8B8B8B8B81 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 20141 a 7 de março de 2014

• H1N1• Influenza (gripe)• Tríplice Bacteriana• Adulto• Tétano• Catapora

Clínica de Vacinação• Meningite• Pneumonia• Hepatite A• Vacinas do Viajante

Já temos a vacina conjugada contra a gripe 2013!Confira os preços antes de vacinar.

A dose que salva!

Av. Osvaldo Aranha, 1144 - Vila Zélia 3152 7620 - Cep.12606-000

Campanha de vacinação contra HPV começa em 10 de março

De 24 de fevereiro a 15 demarço, a Secretaria da Saúderealiza a Campanha de Tuber-culose 2014.

Segundo a Prefeitura, a Bus-ca Ativa de Sintomático Res-piratório em Lorena é umaação que ocorre durante o anotodo nas Unidades de Saúde,mas é intensificada no perío-do de campanha.

O Ministério da Saúde esti-pula como meta anual a “bus-ca” por 1% da população, ouseja, Lorena deve buscar 863sintomáticos respiratórios anu-ais, considerando a estimativado IBGE para a população domunicípio em 2013, que foi de86.337 habitantes.

Ainda de acordo com a ad-ministração municipal, no anopassado, a Vigilância Epidemi-ológica de Lorena capacitou100% dos enfermeiros dasUnidades de Saúde para rea-lizarem o exame de bacilosco-pia de escarro.

A doençaPessoas com tosse por mais

de três semanas devem procu-rar a Unidade de Saúde ou Es-tratégia Saúde da Família maispróxima de casa, das 7h às 17h,para a realização do exame debaciloscopia de escarro (princi-pal método no diagnóstico e con-

Campanha de Tuberculose segue até dia 15

trole de tratamento da tubercu-lose pulmonar).

A Campanha visa identificarprecocemente os casos de

bacilíferos de tuberculose (ca-sos infecciosos).

Ética, Respeito e ConfiançaÉtica, Respeito e ConfiançaÉtica, Respeito e ConfiançaÉtica, Respeito e ConfiançaÉtica, Respeito e Confiançapara cuidarpara cuidarpara cuidarpara cuidarpara cuidar

de quem você AMA!de quem você AMA!de quem você AMA!de quem você AMA!de quem você AMA!

LOURDESLOURDESLOURDESLOURDESLOURDESCuidadorade idosos3153 14163153 14163153 14163153 14163153 1416

Importante problema desaúde pública, a venda demateriais ortodônticos paraleigos vem sendo denunci-ada com insistência peloCrosp (Conselho Regionalde Odontologia do Estadode São Paulo). Em grandescidades como São Paulo,tornou-se comum ver ca-melôs comercia l izandolivremente borrachinhas co-loridas, arame, cola, bra-quetes e fios ortodônticospara incautos, que utilizamtais itens como modismo.

Por sua gravidade, o pro-blema motivou reunião deemergência, em 19 de fe-vereiro, entre Crosp e asempresas dentais, para adefinição de ações conjun-

Usar aparelhosortodônticos por modismopreocupa especialistas

tas para coibir a irregulari-dade. A Anvisa (AgênciaNacional de Vigilância Sa-nitária) também demostrapreocupação e já se colo-cou à disposição de ajudara procurar solução para aquestão; reunião deve acon-tecer nos próximos dias.

É importante destacarque os fios ortodônticosservem para “guiar” osdentes para uma posiçãodesejada e também paraproduzir a força necessá-ria ao movimento dos den-tes. Igualmente, o uso er-rado deste material, comojá exposto, poderá ser aprincipal causa da perdadentária e outros prejuízosbucais.