03/07/2015 revista fator brasil

1
IMPRIMIR 03/07/2015 08:50 Galeria Scenarium recebe exposição de Panmela Castro sobre o mito ‘Eva’ De 08 de julho a 19 de agosto, dezenas de obras multimídias estarão expostas com entrada franca. Após o sucesso da estreia de Miguel Paiva nas artes plásticas, a Galeria Scenarium, sediada na Rua do Lavradio nº 15, recebe as obras da exposição inédita ‘Eva’, da grafiteira Panmela Castro. Em seu trabalho, a artista a figura da mulher frente a transgressão através do mito da ‘Eva’, com 14 obras em spray e óleo sobre tela que retratam a figura deste mito feminino sob diversas perspectivas. A exposição conta também com desenhos, aquarelas, fotos, vídeo e uma instalação que seguem a temática central, com foco no gênero e no corpo feminino. A mostra estará aberta ao público com entrada franca de 8 de julho a 19 de agosto. Panmela Castro descobriu seu ofício nas ruas. Foi desafiando os espaços e tabus do universo da pichação que ela se enveredou no mundo das artes e hoje, dez anos depois, tem trabalhos espalhados por diversos países do mundo. Durante esse tempo, o corpo e o gênero feminino foram seus objetos de estudo e também de autoconhecimento. Pintar nas ruas não era algo fácil e comum para uma mulher e nesse processo de criação e autoafirmação foram surgindo diversos personagens femininos, que até hoje permeiam sua obra como um todo. Eva é uma delas. O ponto de partida da série "Eva" é a visão do pecado como uma transgressão necessária e um caminho para a libertação. “No mito, Eva foi quem mordeu a maçã e desvirtuou os seres dando espaço à construção da sociedade contemporânea. O meu caminhar na cidade como pichadora se assemelha à esta transgressão de Eva: a mulher que não obedece. No entanto, o prazer de transgredir, aqui, é sinônimo de liberdade”, explica Panmela. Para a exposição, foram selecionadas 14 pinturas de spray e óleo sobre tela em tamanhos variados. Além das peças principais, também estarão expostas pequenas aquarelas e desenhos de grafite, usados como croquis das obras principais, e também fotos de alguns painéis criados pela artista mundo afora. Galeria Scenarium Exposição “EVA”, de Panmela Castro, de 08 de julho a 19 de agosto, Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro, de terça à sábado, das 13h às 19h. Telefone ( 21) 2252 9138. Entrada Franca. © Copyright 2006 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.

Upload: clipping-de-panmela-castro

Post on 26-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=298886#

TRANSCRIPT

 IMPRIMIR 

03/07/2015  08:50 Galeria Scenarium recebe exposição de Panmela Castro sobre o mito ‘Eva’

De 08 de julho a 19 de agosto, dezenas de obras multimídias estarão expostas com entrada franca.

Após o sucesso da estreia de Miguel Paiva nas artes plásticas, a Galeria Scenarium, sediada na Rua do Lavradio nº 15, recebe asobras da exposição inédita ‘Eva’, da grafiteira Panmela Castro. Em seu trabalho, a artista a figura da mulher frente a transgressãoatravés do mito da ‘Eva’, com 14 obras em spray e óleo sobre tela que retratam a figura deste mito feminino sob diversas perspectivas.A exposição conta também com desenhos, aquarelas, fotos, vídeo e uma instalação que seguem a temática central, com foco nogênero e no corpo feminino. A mostra estará aberta ao público com entrada franca de 8 de julho a 19 de agosto.

Panmela Castro descobriu seu ofício nas ruas. Foi desafiando os espaços e tabus do universo da pichação que ela se enveredou nomundo das artes e hoje, dez anos depois, tem trabalhos espalhados por diversos países do mundo. Durante esse tempo, o corpo e ogênero feminino foram seus objetos de estudo e também de autoconhecimento. Pintar nas ruas não era algo fácil e comum para umamulher e nesse processo de criação e autoafirmação foram surgindo diversos personagens femininos, que até hoje permeiam sua obracomo um todo. Eva é uma delas.

O ponto de partida da série "Eva" é a visão do pecado como uma transgressão necessária e um caminho para a libertação. “No mito,Eva foi quem mordeu a maçã e desvirtuou os seres dando espaço à construção da sociedade contemporânea. O meu caminhar nacidade como pichadora se assemelha à esta transgressão de Eva: a mulher que não obedece. No entanto, o prazer de transgredir, aqui,é sinônimo de liberdade”, explica Panmela.

Para a exposição, foram selecionadas 14 pinturas de spray e óleo sobre tela em tamanhos variados. Além das peças principais,também estarão expostas pequenas aquarelas e desenhos de grafite, usados como croquis das obras principais, e também fotos dealguns painéis criados pela artista mundo afora.

Galeria Scenarium  Exposição “EVA”, de Panmela Castro, de 08 de julho a 19 de agosto, Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio deJaneiro, de terça à sábado, das 13h às 19h. Telefone ( 21) 2252 9138. Entrada Franca.

© Copyright 2006 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.