reporter capixaba 07 revista

52
1 www.reportercapixaba.com

Upload: frederic-decatoire

Post on 26-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: reporter capixaba 07  revista

1www.reportercapixaba.com

Page 2: reporter capixaba 07  revista

2 www.reportercapixaba.com

Page 3: reporter capixaba 07  revista

3www.reportercapixaba.com

Chegou em suas mãos nossa nova edição. Como já escrevi inúmeras vezes, não tenho ambições ocultas nem opinião formada sobre as pessoas. O que priorizo é o bem estar coletivo. Nossa revista não tem caráter político e nenhum interesse em criar polêmicas gratuitamente. Tenho plena consciência de que meus textos são lidos por poucos. Por motivos culturais, milhares de nossos leitores só olham as fotografias. Como dizia sabiamente o saudoso Luther King, “Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa”. Gostaria de deixar claro que qualquer pessoa que por ventura se sente injustiçado ou ofendido com um de meus textos, sempre terá amplo direito de resposta. Para isto, simplesmente precisa entrar em contato comigo que ficarei muito feliz em debater a questão sem orgulho ou preconceito. Apesar de nossas diferenças, durante uma informal e explosiva conversa, nosso prefeito Carlos Casteglione me impressionou positivamente quando declarou: “Não sei o que você é!” - “jornalista ou dono de revista?” - “um jornalista tem a obrigação moral de averiguar os fatos”. Concordo plenamente mas, é bom lembrar que “quem cala consente”. Desde o início da publicação de nossas matérias questionadoras a respeito do parque de exposições, nenhum dos numerosos integrantes da secretaria de comunicação nos procurou para explicar sua versão dos fatos. Falta humildade, transparência e comunicação! Sou apenas um humilde publicitário, “aprendiz” em jornalismo, devido a omissão da impressa que, em maioria, recebe patrocínios da prefeitura municipal, e principalmente envolvido pelo grande desgosto que sinto com a desgraça coletiva ao meio de tantas riquezas jogadas no lixo por alguns que infelizmente, priorizaram unicamente seus interesses pessoais. Finalizando este editorial, gostaria de agradecer a Deus e a todos nossos colaboradores, por nós permitir publicar mais esta edição! Um grande abraço e até a próxima Repórter Capixaba, daqui a dois meses!

Frédéric Decatoire Editor

MENUDesta edição:

+ Muitos Flagrantes e Notícias diversas

4 - Morde e Assopra

6 - Cavalgada de Protesto

10 - Animais Envenenados

12 - Cruze Sport6

16 - Novo Diesel S50

18 - Orvel Caminhões

22 - Ford Edge 2012

24 - Licenciamento 2012

26 - Moda de Viola

28 - Cozinha Gourmet

30 - Dicas Financeiras

34 - Carros Antigos

36 - Lions Clube

40 - 50 anos do Admilson

48 - Zipy 50 da Motocas

49 - Novo KIA Optima

Page 4: reporter capixaba 07  revista

4 www.reportercapixaba.com

Sentimento de revolta e indignação domina as reuniões da ACEPES (Associação de Criadores e Produtores do Espírito Santo).O Vereador Amaral não poupou críticas ao prefeito Casteglione. Para ele o caso, tudo como o relatório abaixo publicado, são muito duvidosos e garantiu que tomará as providências necessárias!

Devido a seu conteúdo, o relatório de obras realizadas pela prefeitu-ra no parque de exposições em 2011 gerou muita polêmica na última reunião da ACEPES. Lamentavelmente o Sr. Leandro Moreno que era secretário de obras da PMCI durante este período tem uma grande rejeição por parte dos membros da diretoria. Segundo o presidente do Clube do Cavalo, algumas destas obras são “fantasmas“ como, por exemplo, a reforma das baias que, segundo ele, nunca aconteceu!

O Dr. Gedião Seraphim e o Sr. Iltinho Machado vão liderar as negociação com o prefeito Carlos Casteglione.Temos a certeza que estes três grandes homens encontrarão a melhor solução para o povo de Cachoeiro, tão necessitado em saúde, educação, cultura, esporte e lazer...

O poder público deveria chamar a atenção dos “expertos” que impedem o estacionamento de veículos em frente de seus comércios e se apropriam indevidamente de espaços públicos. Isto é falta de cidadania! Já está difícil estacionar em Cachoeiro, imagine se todo mundo fizer assim!

Na avenida Aristides Campos, a interdição de voltar à esquerda na saída do IPE não pegou... A maioria dos motoristas não respeitam a sinalização e devido aos gelos baianos instalados no cruzamento, complicou ainda mais o trânsito! Talvez a medida adotada no local não foi a melhor e acreditamos que valeria a pena voltar atrás ou experimentar outra coisa.

Dia 8 de maio, na última hora, nosso editor descobriu que iria acontecer o Orçamento Participativo de “sua” região (6 - Ilha da Luz - Vila rica / Teixeira Leite - Va-lão).Devido aos últimos acontecimentos, foi lá corren-do... sem nem tomar banho! (um verdadeiro francês!) Como novato no assunto “envolvimento comunitário”, ficou encantado com esta verdadeira “festa da demo-cracia” que é o Orçamento Participativo. Apesar de sua simplicidade, o evento revela toda beleza e - ao mes-mo tempo - algumas das maiores fraquezas de nosso abençoado sistema democrático... Fred se empolgou tanto que se candidatou e... por tão extraordinário que pareça, virou “delegado” por “voto popular” ou melhor seria dizer: automaticamente pelas forças das coisas...

Caso ACEPES

Page 5: reporter capixaba 07  revista

5www.reportercapixaba.com

Carlos Scandiani (Princesinha Calçados) nunca frequentou o Clube do Cavalo mas é fã in-condicional e amigo particular do prefeito Casteglione. Para ele pouco importa as aparências, o prefeito é um homem sério e está sempre certo na suas decisões!

O jovem e carismático Juíz da Vara da Fazenda Pública, Rob-son Louzada Lopes, decidiu em favor da Prefeitura. O magistra-do nos informou que o processo é publico e que qualquer cidadão pode ter acesso ao processo no cartório da fazenda municipal. Obviamente a ACEPES recorreu em Vitória. Analisaremos toda a documentação para fornecer maiores informações a nossos leitores na próxima edição...

Nosso editor teve a oportu-nidade de conversar infor-malmente do assunto com o Prefeito Municipal Carlos Casteglione. Devido ao posicionamento de nossa revista interpretado como radical em favor do Clube do Cavalo de Cachoeiro, o início do dialogo foi muito difícil... Parecia até cena de novela da TV Globo! Quem viu não vai esquecer tão cedo! Mas, no desenrolar da polêmica conversa, o pode-roso homem público garan-tiu que não pretende tirar o Clube do Cavalo do Parque de Exposições e que existe alguns equívocos. Ele pro-meteu nos fornecer todos os documentos. Para facilitar, sugerimos que tenha a gen-tileza de nos enviar um pe-queno texto (ofício) para ser publicado (gratuitamente) em nossa próxima edição.

Tarcisio Zucoloto, presiden-te da ACEPES e do Clube do Cavalo esta indignado com a situação! “Isto é falta de res-peito com o povo” disse ele! “Porque querem tirar a ACE-PES, o Clube do Cavalo e a escolinha de hipismo do par-que justamente quando tem verbas para reformar?”.

O experiente e polêmi-co jornalista Jackson Rangel foi o único “de fora da panela” a se intrometer na história. É bom lembrar que ele é pré-candidato a prefeito... Sem dúvida ele sabe muito mais do que disse já que o di-nheiro para a reforma do parque vem de uma emenda parlamentar de seu “padrinho políti-co”, o famoso Senador Magno Malta. Tentare-mos falar com eles!

Elcio Hill, nosso amigo de cavalgada de longa data, fez um belo dis-curso a favor do Clube e da ACEPES.

O empresário do setor de ro-chas ornamentais Messias Paes, um dos fundadores da escolinha de hipismo clássi-co de Cachoeiro esta deci-dido a resistir pacificamente: “Ninguém do Clube do Cava-lo vai tirar os animais do par-que de exposições e acredi-tamos que a Polícia Militar estará de nosso lado!”.

“Para criar inimigos não é necessáriodeclarar guerra, basta dizer o que pensa”.

Martin Luther King Jr.

Morde e assopra...Muita polêmica em torno da decisão da Prefeitura de despejar a Associação de Criadores e Produtores do Espírito Santo (ACE-PES) e o Clube do Cavalo de Cachoeiro do Parque de Exposi-ções. A iniciativa do prefeito Carlos Casteglione surpreendeu a todos devido a proximidade das eleições municipais e provoca muitas suspeitas já que “coincidentemente” uma “gordurosa” ver-ba federal - esperada há mais de uma década - foi liberada para iniciar a reforma do local... A princípio, e por razões históricas, estamos do lado do Clube do Cavalo mas, vamos tentar anali-sar criteriosamente a situação para evitar equívocos e garantir que este fantástico patrimônio, de grande potencial para cultura, esporte e lazer, fique nas mãos do seu real proprietário: o povo!

Nosso editor Fred, que frequenta o clube do cavalo de Cachoeiro há mais de 15 anos declarou: “Infelizmente, falta transparência neste caso. Adoraria mudar de opinião mas, com os dados que tenho atualmen-te, a luz da razão e com a consciência limpa, acredito que ninguém poderia con-cordar em entregar o parque de exposi-ções à prefeitura neste momento. Temos dois novos fatos que me fazem ver uma luz no fim do túnel: o prefeito perce-beu o enorme desgaste político que o caso criou e a entrada no debate do Dr. Gedião Seraphim, que tem mi-nha total confiança para achar uma solução viável para todos”.

Page 6: reporter capixaba 07  revista

6 www.reportercapixaba.com

Devido aos últimos acontecimentos a 1ª Cavalgada dos Amigos se transformou em manifestação pacífica em protesto contra a decisão do Prefeito Carlos Casteglione de despejar o a ACEPES e

Page 7: reporter capixaba 07  revista

7www.reportercapixaba.com

o Clube do Cavalo do Parque de Exposições. No retorno da sede do governo, a cavalgada acabou em grande e animada festa no bar do clube!

Page 8: reporter capixaba 07  revista

8 www.reportercapixaba.com

Além de motoqueiro, o jovem empresário “Alemão” da oficina especializada JR Motos, também é cavaleiro!

Apesar do que muitas pessoas pensam, nosso amigo e “mestre mecânico” Mario Garioli não mexe só com Jeep. Ele cuida de praticamente todos os veículos do mercado e, podemos garantir, com muita competência e honestidade!

Nosso dileto amigo e vi-zinho do bairro Ilha da Luz, o famoso fotografo Ronaldo Ayres (Revista Se7e Dias) vai se casar dia 26 de maio com Aline no Caçadores Carnava-lescos Clube. Lhe dese-jamos muitas felicidades!

A animada equipe da Gilvan Móveis, uma das melhores lojas do ramo em Cachoeiro de Itapemirim!

Flagrante na Furna´s

Auto Elétrica.

Uma pequena parte da simpática equipe de mecânicos da concessionária Fiat Cola.

Page 9: reporter capixaba 07  revista

9www.reportercapixaba.com

Page 10: reporter capixaba 07  revista

10 www.reportercapixaba.com

Sabiam que o envenenamento é a principal causa de morte de cães e gatos, seguida pelo atropelamento?! Achei que seria interessante falar sobre isso aqui na revista, já que a grande maioria de nós temos cães ou gatos de estimação e, afinal, o bem estar deles depende muito de nossas condutas. E além do mais, no que se diz respeito à intoxicação, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença. Infelizmente, muitos animais domésticos são vítimas de envenenamento que pode ser acidental ou intencional. Isso mesmo! Apesar de parecer monstruoso, muitos animais são

intencionalmente envenenados. As maiores vítimas dessa maldade são os animais de rua ou aqueles que têm dono mas saem com frequência, especialmente os gatos. Nos casos acidentais, geralmente, por descuido do proprietário, o animal fica exposto a contato com produtos de limpeza, medicamentos, inseticidas, raticidas, etc. Muitos produtos de limpeza são inofensivos aos humanos mas podem rapidamente matar animais domésticos, principalmente os de pequeno porte. O conhecido Chumbinho que, apesar de ser ilegal e ter sua venda proibida é a arma mais utilizada para o envenenamento proposital de cães e gatos, pois é facilmente encontrado nos mais diversos locais. Geralmente, a Estricnina, nome científico do Chumbinho é misturada a pedaços de carne ou outros alimentos para que o animal não o rejeite. Animais envenenados pelo Chumbinho apresentam alguns sinais clínicos que servem de alerta para que o animal seja imediatamente levado ao veterinário para que sejam tomadas todas as providências na tentativa de desintoxicação. Esses sintomas podem ser os seguintes: diminuição dos batimentos cardíacos, salivação excessiva, dificuldades para respirar, diarreia, vômitos, tosse, secreções nasais, edema pulmonar, o animal urina constantemente, perda da coordenação motora, etc. Estatísticas mostram que apenas 1/3 dos animais intoxicados pelo veneno sobrevivem. Portanto, é importante que logo após o socorro do animal, caso o dono saiba quem é o responsável pelo

envenenamento seja feito um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima a fim de que o responsável seja devidamente punido, pois tal ato é crime e fere as leis de proteção animal. O que fazer? No caso de envenenamento, não lhe dê leite nem outro líquido. Não coloque seus dedos na garganta do cachorro para fazê-lo vomitar. Você precisa levá-lo o quanto antes ao veterinário. Em caso de convulsões, não tente segurar a língua do cachorro, pode ser perigoso. Tenha em mente também que nem todas as substâncias causam intoxicação imediata; algumas provocam sinais apenas horas mais tarde. Lembre-se sempre de levar ao veterinário a caixa ou embalagem da substância responsável pela intoxicação, se for possível. Isso pode auxiliá-lo na escolha do tratamento mais adequado, salvando a vida de seu cachorro ou gato mais rápido. E outra coisa, se o envenenamento não for acidental, não hesite em denunciar. Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Existe uma grande falta de informação por parte dos proprietários, no que se diz respeito a medicamentos que nossos animalzinho podem ou não usar. Sabia que você pode matar seu gato com apenas um comprimido de Tylenol®? É completamente errado pensarmos que os remédios que utilizamos também servem para nossos animais. Esse problema é mais direcionado aos gatos. O gato não pode ser visto como um pequeno cão, as instalações e o atendimento deve ser diferenciado, é comum haver intoxicações por medicações, pois eles possuem particularidades de biotransformação. Na hora de medicar seu animal, procure sempre a orientação de um médico veterinário e fique atento as formulações dos medicamentos!

Para mais informações, acesse:http://dani-maggioni.blogspot.com/

Envenenamento em Pequeno AnimaisTexto escrito pela Médica Veterinária Daniela M. Maggioni - CRMV-ES 01595

Page 11: reporter capixaba 07  revista

11www.reportercapixaba.com

Page 12: reporter capixaba 07  revista

12 www.reportercapixaba.com

Lançamento... Novo Chevrolet Cruze Sport6

A Chevrolet apresentou para o público brasileiro o novo Cruze Sport6, que até então era chamado de Cruze Hatch. A nova versão do sucesso mundial da marca, que aposenta o Vectra GT, chegou com um modelo atraente, muito bem acabado e prazeroso de dirigir. Vem equipado com o mesmo motor da versão sedan, o Ecotec 6 1.8 flex de 144 cv (etanol), associado ao câmbio manual ou automático de seis velocidades, dando origem ao nome.

Além do design exclusivo, o novo Chevrolet aposta na generosa oferta de equipamentos. Desde a versão LT, o modelo conta com airbag duplo frontal, direção elétrica, faróis de neblina, freios com sistema anti-travamento (ABS), controle de estabilidade (ESP), controle de tração, vidros e travas elétricas, piloto automático, retrovisores elétricos e rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3, conexão Bluetooth, ar-

condicionado digital de duas zonas e roda de alumínio de 17 polegadas.

A topo de linha LTZ agrega retrovisores externos com rebatimento elétrico, airbags do tipo cortina, partida do motor por botão, tela multimídia de sete polegadas no console central, teto solar elétrico, sensor de estacionamento traseiro e GPS integrado no painel, que está programado para informar quais são os postos de combustível mais próximos quando a autonomia de combustível está baixa (para rodar cerca de 40 km).

O novo hatch traz como destaque uma grade frontal bem mais agressiva, sem a barra na saída de ar, o que deixou o carro com linhas mais esportivas. Sem contar a parte traseira e as rodas de liga leve, com quatro novas opções de desenho.

O Cruze Sport6 Hatch é resultado de um desenvolvimento global da montadora norte-americana, sob liderança da equipe de engenharia coreana, mas que recebeu inputs de outros centros de design da GM no mundo, sediados na Alemanha, Estados Unidos, Austrália e Brasil.

Se o desempenho de vendas for tão bom quanto o do irmão

sedan, o novo hatch irá superar as expectativas. Afinal, no primeiro trimestre deste ano, o Cruze sedan vendeu 9.147 unidades no Brasil.

Maiores informações: CVC Cachoeiro(28) 3526-2666

Page 13: reporter capixaba 07  revista

13www.reportercapixaba.com

Page 14: reporter capixaba 07  revista

14 www.reportercapixaba.com

Gerson Jr. do lava jato QLV Quinelato e sua mãe Lúcia.

Além de combustível de qualidade, tem diversos produtos para seu carro no Posto Universal. Parabéns ao frentista Alexandre pelo excelente atendimento!

Marcos feliz com o suces-so de sua loja Power Som!

Rafael Dalto (Fiat Cola) e seu simpático irmão Vladimir.

Serginho chegando na Cema Distribuidora de Auto Peças!

Com sua coleção de revistas Mundo Country, nosso leitor nº1, Dudu, que sempre nós elogia via e-mail!

A jovem e bonita Diana (Sercontec) esta grávida de 3 meses! Nossos parabéns a futura mamãe!

Pamela, uma das eficientes secretárias do Sicoob Sul.

Vanelli, dirigindo com muita competência sua bem con-ceituada oficina mecânica !

O popular lanterneiro Mica é pré-candidato a vereador pelo PSB. Ele é muito popular no bairro Valão devido a seu en-volvimento comunitário e ao time de futebol “In-dependentes do Valão” que ficou Campeão Su-lino sob sua presidência.

Page 15: reporter capixaba 07  revista

15www.reportercapixaba.com

Page 16: reporter capixaba 07  revista

16 www.reportercapixaba.com

O Novo Combustível Diesel

Desde o dia 1º de janeiro de 2012, novos conceitos de tecnologia para veículos a diesel passaram a ser adotados. Agora, a emissão de poluentes deve respeitar determinados limites a fim

de reduzir a poluição do ar. Para isso, os novos veículos sairão das linhas de montagem com uma nova geração de motores e a obrigatoriedade de utilização do Diesel S50, de acordo com os padrões da Proconve.

Os motores adequados ao Proconve P-7, exigem um diesel de melhor qualidade, com uma redução nos níveis de enxofre para o cumprimento da norma de emissão de poluentes e materiais particulados.

O diesel S50 é produzido pela Petrobrás e já é comercializado em mais de 4 mil postos no país, conforme lista divulgada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e também nas frotas cativas de ônibus em várias regiões do Brasil. Além disso, o novo combustível melhora a partida a frio, diminui a formação de depósitos na câmara de combustão e reduz a contaminação do lubrificante.

Os novos motores diesel utilizam duas novas tecnologias: EGR (recirculação de gases de exaustão) e SCR (redução catalítica seletiva). Para esta última, é necessário o uso de aditivo à base de ureia, o famoso ARLA 32 ou Flua Petrobrás. Tanto em uma tecnologia como na outra, a nova geração de motores obriga a utilização do Diesel S50, com baixo teor de enxofre.

Os motores produzidos pela MAN que equipam os novos caminhões Volkswagen, já estão preparados para atender as exigências do Proconve P-7 com produtos respeitando a nova norma. A MAN, proprietária da Volkswagen Caminhões no Brasil é a única fabricante a oferecer caminhões Euro 5 acima de oito toneladas que dispensa o tanque de Arla 32. Um ponto

muito importante que a tradicional empresa alemã faz questão de destacar.

Depois do diesel S50, o próximo passo será a introdução do diesel S10, equivalente ao vendido na Europa. Este será comercializado a partir de 2013 para uso nos veículos novos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2012. O Diesel S50 pode ser utilizado em qualquer veículo, mesmo os fabricados antes de 2012, que não contam com as novas tecnologias. Ainda, o Diesel S50 continua recebendo a adição de 5% de biodiesel e atende aos padrões estabelecidos pelo Proconve P-7.

O Brasil está entrando em uma nova fase na produção e distribuição de combustíveis. Depois da gasolina E22 e do etanol E100, agora é a vez do diesel S50, que reduz o nível de poluentes emitidos pelos veículos que usam do novo combustível, e que está de acordo com o Proconve P-7.

Criado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o Proconve P-7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), também conhecido como “EURO 5”, é um programa que reduz o nível de poluentes emitidos por veículos novos. Essa redução é progressiva: a cada fase, a indústria automobilística deve desenvolver tecnologias que cumpram os padrões estabelecidos.São cinco os objetivos básicos da Resolução 18, do Conama, que instituiu o Proconve:- Reduzir a emissão de poluentes dos veículos automotores;- Promover o desenvolvimento tecnológico nacional e a melhoria dos combustíveis;- Criar programas de inspeção dos veículos em uso;- Conscientizar a população quanto à poluição veicular;- E estabelecer condições para avaliação dos resultados alcançados.

O que é o PROCONVE P-7 ?

Page 17: reporter capixaba 07  revista

17www.reportercapixaba.com

Page 18: reporter capixaba 07  revista

18 www.reportercapixaba.com

Page 19: reporter capixaba 07  revista

19www.reportercapixaba.com

Bom Gosto Sport Bar dia 28/03/2012

A Orvel Caminhões apresentou em grande estilo a nova linha de motores Advantech - em confor-midade com a nova norma Proconve P-7 / Euro 5. No evento que contou com a participação da diretoria do grupo, foi também explicado os detalhes da fusão da Volskwagen Caminhões com a MAN no Brasil.

Page 20: reporter capixaba 07  revista

20 www.reportercapixaba.com

Page 21: reporter capixaba 07  revista

21www.reportercapixaba.com

Page 22: reporter capixaba 07  revista

22 www.reportercapixaba.com

Fernando, gerente da Ford Bracom nos apresentou o Edge 2012 fabricado no Canadá pela tradicional marca norte americana.

A simpática e competente Alcimara conhece tudo a respeito do Ford Edge!

O teto solar panorâmico e tração 4x4 são os únicos “opcionais” da linha 2012 que dá uma nova dimensão à palavra “completíssimo”!

A tecnologia embarcada e o acabamento de qualidade impressiona: tudo foi pensado para facilitar a vida à bordo.

Nosso editor ficou en-cantado com o test drive e declarou: “Para quem gosta do segmento e de motores muito potentes, é um dos melhores car-ros do mercado. Pena que, por enquanto, não é para meu bico!”

A Ford acertou em cheio no design do Ford Edge.Suas linhas exclusivas chamam a atenção por onde passam!

Page 23: reporter capixaba 07  revista

23www.reportercapixaba.com

O carro impressiona à primeira vista, tanto pela beleza do design quanto pelas generosas dimensões. No volante, a tecnologia e a qualidade do acabamento chamam a atenção. A lista de equipamentos de série é grande demais para enumerar aqui mas, podemos destacar: botão de partida sem chave, câmera de ré, sensores de monitoramento de pontos cegos, sensor de chuva, monitoramento de pressão dos pneus, som 5.1 da Sony com 12 alto-falantes e o incrível sistema de comandos de voz em português do Brasil que controla uma infinidade de funções do carro como telefone, rádio, GPS, ar-condicionado, etc... Os bancos de couro são espaçosos e oferecem regulagens elétricas com memória e um interessante dispositivo que facilita o embarque e desembarque: basta desligar o motor para o banco do carro recuar alguns centímetros. A abertura e o fechamento do amplo porta-malas

também é elétrica. Mas, é na hora de dirigir que o Edge mostra seu lado mais cativante: o potente motor V6 de 3.5 litros desenvolve impressionantes 289 cavalos a 6.500 rpm e torque de 343 Nm a 4000 rpm. O Edge é muito ágil no trânsito e arranca com rapidez. Apesar de suas duas toneladas, faz 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos. Claro, o consumo de gasolina é alto mas, devido a tecnologia de duplo comando variável e independente de válvulas, é razoável por um veículo desta categoria. O câmbio automático de seis marchas tem mudanças suaves e oferece opção de trocas manuais. A suspensão independente nas quatro rodas tem regulagem firme, garantindo uma estabilidade exemplar para um modelo deste porte. Por motivos óbvios, a velocidade máxima deste carrão é limitada eletronicamente a 180 km/h. Além de controles de tração e de estabilidade, o veículo

possui freios ABS nas 4 rodas com EBD, e seis airbags (frontais, laterais e de cortina). Em testes realizados nos EUA, o Ford Edge recebeu a classificação “Top Safety Pick”, nota máxima na avaliação da segurança dos passageiros de veículos em caso de acidente de trânsito. O modelo 2012 é comercializado no Brasil nas versões SEL 4x2 e Limited 4x2 ou 4x4 com teto solar panorâmico opcional. As cores disponíveis são cinza Oregon, vermelho Turim, vermelho Córdoba, azul Sevilha, preto Bristol e branco Sibéria. Apesar de ser penalizado por uma alta carga tributária, o Ford Edge tem preço competitivo em seu segmento top. Sem nenhuma sombra de dúvida, este carro é maravilhoso e, para quem pode, vale cada centavo que custa!

Maiores informações:Bracom Veículos: 28 3526-2300

Ford EDGE 2012A maravilha da Bracom

A convite da concessionária Ford Bracom, fizemosum rápidotest-driveneste fantástico crossover:

Page 24: reporter capixaba 07  revista

24 www.reportercapixaba.com

Para fins de cumprimento da legislação de trânsito, os veículos devem ter seus licenciamentos renovados anualmente. O pro-cesso compreende o recolhimento dos impostos, taxas, seguro obrigatório e eventuais multas devidas pelo proprietário do veí-culo, conforme calendário abaixo:

Como já é de cos-tume, o Idvaldo Despachante pa-trocinou a publica-ção da tabela em nossa revista.Fonte: DETRAN-ES

Licenciamento 2012 - Carros e Motos

Erivelton e Júnior da JR Racing, além de serem apaixo-nados por carros, gostam também de carrinhos de contro-le remoto movidos a gasolina! Faremos uma matéria numa de nossas próximas edições!

Lucas e Paulo da Droganossa gos-taram muito da revista Repórter Ca-pixaba e pediram para publicar um anuncio próximo à palavra do pre-sidente do Clube de Carros Antigos! Agradecemos e claro, seus desejos foram atendidos: vejam na página 35.

A Lamborghini lançou um SUV cha-mado Urus. Seu potente motor tem 600cv... publicaremos uma matéria completa em nossa próxima edição!

Variedade, qualidade, bom peço e excelente atendimento garantem o sucesso da loja Varejão dos Faróis!

Page 25: reporter capixaba 07  revista

25www.reportercapixaba.com

No Rancho Mata da Serra (Vargem Alta), flagramos o com-petente médico pediatra Dr. Luíz Renato Madureira treinan-do “6 balizas e 3 tambores” com seus belos cavalos da raça Quarto de Milha. Ele é um dos favoritos nas próximas provas!

Mecânica pesada é com a turma da Fermaq sob direção do experiente e simpático Ferrugem!

Em destaque especial, a bela família do Daniel que há déca-das acompanha as cavalgadas do Clube do Cavalo!

Page 26: reporter capixaba 07  revista

26 www.reportercapixaba.com

Page 27: reporter capixaba 07  revista

27www.reportercapixaba.com

AutoElétrica: Manutenção preventiva

O carismático Renato e sua irmã Maculada na Revilnos sugeriu publicar a seguinte matéria:

Fazer a manutenção elétrica preventiva é tão importante quanto a manutenção preven-tiva mecânica. Com novos ve-ículos a cada dia mais moder-nos e utilizando cada vez mais a elétrica embarcada é funda-mental que o sistema elétrico do carro também tenha manutenção e cuidados especiais.Os equipamentos que devem ser checados periodicamente são: - Bateria, seus cabos e conexões; - Motor de partida; - Motor de Ignição; - Alternador; - Regulador de tensão; en-tre outros. A pane elétrica é uma das principais causas de emergência nos veículos. Você sabia que nas seguradoras 75% dos chamados é devido a pane elétrica? E que em 80% dos casos de pane elétrica a culpa não é da bateria e sim de defeitos em outros equipamentos como o alternador e o regulador de tensão? O problema é que quem fica em estado

de emergência por aí nas ruas e estradas só descobrem o problema quando a

bateria falha. Por isso faça a ma-nutenção preventiva elétrica

e mecânica regularmente é muito mais seguro e con-fortável. Não corre o risco de pagar um mico por ai!

Page 28: reporter capixaba 07  revista

28 www.reportercapixaba.com

A Todeschini é uma das maiores fabricantes de móveis planejados do mundo. Os pro-dutos da marca incluem móveis e complementos para ambien-tes personalizados, direciona-dos para residências, empresas e hotelaria.

A Todeschini esta prestes a completar 75 anos.

Com uma trajetória sólida e estratégias certeiras, ela con-quistou respeito e credibilidade no mercado.

A Todeschini foi uma das pioneiras a compreender o ca-pital humano como diferencial competitivo e criou o Sistema Todeschini de Excelência. Ou-tro aspecto relevante para a empresa sempre foi a preserva-ção da natureza.

Com tecnologia de pon-ta, a fábrica de 54 mil metros quadrados, certificada pelas Normas ISO 9001 e ISO 1400, garante alta qualidade e prazo imbatível de entrega.

Ano após ano a Todeschi-ni se renova, e suas coleções modernas e sofisticadas, apre-sentam-se alinhadas com as tendências mundiais do setor.

Em Cachoeiro, quem pre-tende desfrutar da exclusivida-de, praticidade e alta qualidade destes produtos, pode procurar a Todeschini - Sorelle Móveis Planejados.

Marta Denadai (Sorelle Todeschini) e Adilza Rocettiem sua magnífica cozinha Gourmet

Praticidade: a ilha de trabalho possui

adega de vinhos e grandes gavetas.

Detalhedobanheirosocial.

Page 29: reporter capixaba 07  revista

29www.reportercapixaba.com

Cozinha GourmetNos projetos de ambientes personalizados

pela Sorelle Todeschini, um segmento que ganhou bastante expressão foi o de cozinhas Gourmet.

Marta Denadai, proprietária da loja Sorelle Todeschini levou nossa equipe até o elegante duplex de Adilza Roncetti para fotografar a linda cozinha Gourmet e o requintado banheiro recentemente instalados na residência pela empresa. Como nossos leitores podem conferir, a criatividade e o acabamento perfeito, deixou o espaço extremamente aconchegante.

A marca registrada desse tipo de cozinha é a ilha de trabalho. Nada de cozinhar virado para a parede!

Como cada vez mais as pessoas querem cozinhar rodeadas pelos amigos, pela família ou ficar perto deles, é preciso ter tudo à mão. Os projetos geralmente contemplam: cooktop (fogão de mesa) vritrocerâmico, forno de pizza, microondas, adegas, grelhas e até grelha de pedra vulcânica. As cozinhas Gourmet priorizam o conforto, prevêem boa circulação e bancada integrada. A tendência desses ambientes é que sejam funcional e tecnológico. Elas dispõem de gavetas grandes, com divisões internas e o espaço da cuba é aproveitado de forma inteligente.

Nos projetos elaborados pela Sorelle Todeschini, as cozinhas gourmet geralmente integram-se com a mesa de jantar, com a copa ou, quando ela é totalmente aberta, com a sala. Tudo depende dos gostos e necessidades do [email protected]

NOVASTENDÊNCIAS:

Page 30: reporter capixaba 07  revista

30 www.reportercapixaba.com

Como fazer uma boa gestão das finançaspara alavancar os negócios?

A cada mês é exigida das empresas uma saúde financeira mais robusta e mais agilidade para enfrentar as crises, antes nacionais e agora internacionais. Além disso, algumas oportunidades momentâneas surgem e o empresário deve aproveitá-las com rapidez, demandando novos investimentos. Já fiz consultoria em mais de 60 empresas nessa área e pude observar que alguns empresários cometem erros sérios, tais como:• Não conhecer a margem de lucro histórica do negócio e do segmento;• Retirar dinheiro sem conhecer a capacidade da empresa;• Não separar o caixa da empresa do caixa pessoal;• Não reconhecer que a empresa tem vida própria;• Investir dinheiro sem saber se o negócio vai remunerar o capital adequadamente;• Não conhecer os números e indicadores da empresa para controlar o mês atual e planejar os seguintes;• Não capacitar-se para fazer gestão financeira;• Não planejar o negócio periodicamente (anual, semestral, trimestral);• Não conhecer as fontes de receitas e suas características (percentual de participação, sazonalidade, inadimplência);• Não conhecer os gastos e suas características (Tipo: custos fixos / custos variáveis / despesas administrativas / despesas operacionais / despesas financeira, percentuais, importância, freqüência, sazonalidade);• Não controlar e dominar despesas financeiras: Multas, juros, descontos, deságil, taxas bancárias, custas de cartório;• Não saber formar preço de venda;• Não fazer fluxo de caixa diário e mensal;• Não definir metas financeiras mensais;• Não definir, apurar e monitorar os indicadores financeiros;• Não registrar todas as entradas e saídas diárias;• Não informatizar-se para fazer o gerenciamento;• Não ter um horário específico do dia para fechar o financeiro;• Não compatibilizar o financeiro com o mercado;• Não ter fontes de empréstimos e financiamentos para “Apagar Incêndios”;• Não conhecer valor investido no estoque;• Não gerenciar a inadimplência;• Não ter definido o capital de giro mensal necessário;• Não provisionar despesas sazonais (Férias, 13° salário, depreciação, manutenção estrutural, troca de equipamentos); • Não conhecer o valor investido na empresa.

Sendo assim, a gestão financeira é obrigatória para o sucesso de uma empresa. Ela compreende um conjunto de ações administrativas com o objetivo de facilitar o planejamento e a execução das atividades da empresa.

O objetivo é melhorar os resultados da empresa e aumentar o valor do seu patrimônio. Para isso, deve-se analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para melhorá-los; utilizar bem o dinheiro: analisar e negociar a captação dos recursos necessários, além da aplicação do dinheiro já disponível; Analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar a cobrança dos créditos concedidos; controlar o caixa: fazer os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa; controlar as contas a receber (aquelas relativas às vendas a prazo) e as contas a pagar (relativas às compras a prazo, aos impostos e às despesas

operacionais).

Com um pouco de organização será possível a empresa apurar e gerenciar vários índices e indicadores financeiros, tais como: ponto de equilíbrio, rentabilidade, lucratividade,

Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL), PAY BACK, nível do investimento, custo total dos funcionários, evolução das receitas, impacto das despesas e custos (fixos e variáveis), dentre outros. Além disso, a empresa poderá projetar e monitorar seu fluxo de caixa diário, com um fechamento mensal.

A previsão é que com uma consultoria simples a empresa terá um aumento na lucratividade liquida de 3% a 7%, considerando uma evolução mínima. Em algumas empresas esse percentual já superou 20%. Com esse

resultado provavelmente o investimento para organizar esse setor se pagará e deixará uma boa margem de lucro mensal. Além disso, o processo de gestão financeira será uma ótima fonte de aprendizado para todos na empresa.

Autor: Solimar Secchin – Consultor OrganizacionalExperiência: Graduado em Administração de Empresas

e especialista em Gestão Empresarial. Foi professor universitário 2004 a 2012, nos Cursos de Administração e Sistema de Informação. Atua como Análise de Sistemas, Analista de Processos e Coordenador de Comissão Técnica. Coordena o NEMAT (Núcleo Especial de Modernização da Administração Tributária) da PMCI. É Consultor Organizacional pelo SEBRAE-ES, INEXE, COOPTTEC, entre outros. Já realizou mais de 100 consultorias em empresas, nas mais diversas áreas.

Para maiores informações, entrar em contatopelo telefone: (28) 9982-0500

ou por e-mail: [email protected]

Page 31: reporter capixaba 07  revista

31www.reportercapixaba.com

Page 32: reporter capixaba 07  revista

32 www.reportercapixaba.com

Reinaldo da B&A Modas vai inaugurar uma filial no Híper Perim!

O Mecânico Badger sempre de bem com a vida!

Biliu administrando aDorrigo Irrigações com

muita competência!

Anderson voltou a trabalhar na Camilato Lanternagem!

Parte da equipe feminina da famosa Borges Veículos

Não, não é uma nova posição do Kama Sutra, ele esta trocando o filtro do ar condicionado do carro!

Além de linda, Renata da Kaxu Diesel é uma craque no futebol feminino!

Com a vitória do Fluminen-se, era só alegria na Brunin Motos!

Carlinhos da Cadiesel é um de nossos mais fiéis e antigos patrocinadores.

Nosso amigo Clénio com dois de seus filhos no escri-tório da Automax.

www.acaogamesworld.blo-gspot.com.br é o blog da loja Ação Games de Cachoeiro! Vale a pena visitar, tem to-das as novidades do mundo dos videogames!

Flagrante na Agropecuária Novo Parque!

Alexandre Formigão e Ale-xandre Borges, dois baluar-tes da venda de veículos.

Uemerson da Autoclima.

Page 33: reporter capixaba 07  revista

33www.reportercapixaba.com

Page 34: reporter capixaba 07  revista

34 www.reportercapixaba.com

Jeovan completa 6 anos dia 4 junho, o aniversáriente é filho de Lucia Helena e do Ronivon da Augusto Baterias.

Zastras Brinquedos no Shopping Sul é sem dúvida uma das melhores lojas da cidade para se comprar presentes para a criançada! Variedade, qualidade, bom preço e excelente atendimento!

Se você acha a gasolina cara, Leonar-do da Convert Gás tem a solução com kit GNV... Veja o comercial na página 37!

Page 35: reporter capixaba 07  revista

35www.reportercapixaba.com

Com imenso prazer a nossa palavra ini-cia-se esse ano com um pouco de atraso em decorrência de alguns assuntos particulares que infelizmente nos impediram de publica-la ante-riormente. Mas aqui estamos novamente, a prin-cípio narrando nossa viagem para Águas de Lin-doia - SP onde ocorreu no período de 27.04.2012 a 01.05.2012, o maior evento antigomobilista do Brasil, XVII Encontro Paulista de autos antigos o qual, como já era esperado, um grande sucesso. Mesmo com as chuvas que caíram sobre aque-la cidade não impediram que os colecionadores deixassem de expor suas impecáveis relíquias. Foram aproximadamente 700 veículos inscritos além da exposição de raros veículos como um tetraplan ano 1950 fabricado na tchecoslovaquia. Belos e raros veículos nacionais e importados en-contravam-se expostos no evento. Além disso, todos tiveram a oportunidade de encontrar peças raríssimas para qualquer tipo e marca de veículo tanto nacional como importado graças ao grande numero das feiras de peças e acessórios (merca-do de pulagas) aproximadamente 300 barracas. Nossa cidade esteve presente com alguns re-presentantes do car veteran club “olavo macha-do” Cachoeiro de Itapemirim-ES, sendo: seu presidente, diretores e associados: fernando e sandra ayub, luciano nemer, joão kleber masse-na e eliana, cleber e lourdes nascimento, marcos silva e suzan (Emplacarte ), Joaquim carlete e lu-ciano grilo grande amigo e admirador de veículos antigos. Ao qual agradecemos mais uma vez por sua presença e seu companheirismo em nossa caravana. A movimentação foi intensa naquele balneário devido a grande representatividade de diversas cidades e estados da federação que compareceram para prestigiar uma das mais be-las e importantes festas do antigomobilismo.Até a próxima edição!

Fernando S. Ayubpresidente do “Car Veteran Club Olavo machado”

Cachoeiro de Itapemirim - ES.

Page 36: reporter capixaba 07  revista

36 www.reportercapixaba.com

Page 37: reporter capixaba 07  revista

37www.reportercapixaba.com

Page 38: reporter capixaba 07  revista

38 www.reportercapixaba.com

O experiente Chiquinho e sua bela esposa, proprietá-rios da mecânica Titanium!

O competente Dilermando da D&C Imóveis e Consórcios.

Rubens Moreira, diretor doSicoob Sul, um banco muito elo-giado pelos seus cooperados!

A PlayCity Eventos adquiriu vários caminhões Volkswa-gen para aumentar sua já numerosa frota de veículos.

Falando em caminhões, o melhor lugar para se com-prar peças é na DT Duth!

O carismático despachante Célio está sempre animado!

Jorge Fardim é o homem forte do departamento de vendas da Ford Bracom.

Hugo da DHM gosta de nos-sa revista e aprecia as maté-ria polêmicas de teor político que publicamos. Segundo ele, ninguém abre o jogo as-sim e pode ser até perigoso!

Nosso amigo Alos Fernandes é um pai muito amoroso!

A CVC é o melhor lugar para se comprar peças originais da GM - Chevrolet!

Sr. Wander e uma parte de sua competente equipe da CVC.

Page 39: reporter capixaba 07  revista

39www.reportercapixaba.com

Page 40: reporter capixaba 07  revista

40 www.reportercapixaba.com

Conhecemos nossos verdadeiros amigos nos momentos difíceis da vida. Tenho o orgulho de poder dizer que Admilson faz parte de meus verdadeiros amigos aliás, me provo isto no Clube do Cavalo há mais de 10 anos! Parabéns pelos seus 50 anos, que Deus continue te abençoando! Fred

Page 41: reporter capixaba 07  revista

41www.reportercapixaba.com

Page 42: reporter capixaba 07  revista

42 www.reportercapixaba.com

Alex, feliz da vida com seu novo Mercedez C180. Se-gundo ele, o carro é mara-vilhoso e muito econômico em combustível.

Nota 10 para os motoquei-ros da Kiko´s... a entrega sempre é muito rápida!

Nossos parabéns à jovem secretária da Panetto Aces-sórios pela dedicação e o excelente atendimento!

O cirurgião dentista Peter Fernandes Fontes mere-ce elogios pela qualidade de seus serviços e ao bom atendimento que sempre dá a seus pacientes!

O experiente fotógrafo Edmilson Pecin em pose

especial para nossos leitores!

Moacyr, apaixonado por mo-tocicletas dirige a Yamashow com muita competência!

Luíz e sua super secretá-ria Aline na Mecamvil!

Atendimento 24 horas com combustíveis de qualidade é no posto Oasis!

O Sr. Doriel, cheio de no-vidades na MMJ Tratores. Esta tradicional empresa continua em plena expansão para atender cada vez me-lhor sua extensa clientela.

Os irmãos Leandro e Zano-ninho administrando com excelência a Casafeita. É incrível a quantidade de ítens que estão a disposi-ção dos clientes na loja!

Flagramos o Liu em compa-nhia da esposa e da filha no pátio da distribuidora Ema 5

Rildo Soares agora traba-lha na K-Ita, nossa conces-sionária Kia em Cachoeiro.

Page 43: reporter capixaba 07  revista

43www.reportercapixaba.com

Page 44: reporter capixaba 07  revista

44 www.reportercapixaba.com

Fabrício e sua competente equipe da Camargo!

Os três irmãos da Barbearia Central são apai-xonados por futebol. No local há até TV por as-sinatura para assistir aos melhores jogos!

Ângelo da JC Capotaria se mudou para a Linha Vermelha, agora está num espaço bem maior para poder atender os númerosos clien-tes que procuram a perfeição de seus serviços!

Flagramos o Pipiu da Sercontec com sua bela esposa e linda filha caçula no almoxarife da empresa!

O Bar do Juninho é ideal para tomar uma cervejinha gelada no bairro Ilha da Luz!

Flagrante na VC Tratores sob direção do Valter Calabrez.

O trabalho é feito em família na tradicional empresa cachoeiren-se Renato Escapamentos!

Falcão com a esposa e o filho na sua famosa auto elétrica.Antônia Barreto e sua filha primogêni-

ta Marcelle, em recente evento social.

Page 45: reporter capixaba 07  revista

45www.reportercapixaba.com

Page 46: reporter capixaba 07  revista

46 www.reportercapixaba.com

Antônio Carari da Vagalume: são 45 anos na profissão. Este mês ele festeja seu aniversário de 60 amos!

Anderson e Áureo, os com-petentes sócios proprietários da Zuretta Motos!

TOP Escapamentos mexe com todos os carros nacio-nais ou importados!

Flagramos o Zezé da S/A Veículos na hora do lanche da tarde!

O Posto Brasil adotou a bandeira Shell para atender ainda melhor todos seus clientes!

O Sr. Wander Tavares da CVC Cachoeiro gos-tou muito do site de nossa revista na internet. “É um acervo histórico” disse ele que nos acompanha desde a primeira edição em 2001!

O taxista Ademir gosta mui-to de seu Chevrolet Cobalt, é um carrão disse ele!

Pudemos olhar de perto a nova Yamaha Ténéré na Yamashow. Esta moto é re-almente é um show!!!

O jovem Thiago oferece ser-viços de preparação auto-motiva na Toshiba Racing.

Com a chegada do frio, nosso amigo Cloves (Sossai) está mais elegante do que nunca!

A obra da nova loja Safety Car está a todo vapor! Elimar pretende inaugurar em breve!

Page 47: reporter capixaba 07  revista

47www.reportercapixaba.com

Page 48: reporter capixaba 07  revista

48 www.reportercapixaba.com

Felipe, Fernanda e Armando sempre sorridentes na recepção da matriz da Armando Pneus!

Júlio Kroll ao lado de Cícero - sócio proprietário da K-Ita, concessionária Kia Motors em Cachoeiro. A famosa marca Coreana está fazendo muito su-cesso devido a tecnologia e beleza de seus modernos e luxuosos veículos.

Nossa Capa

Flagramos a entrega da primeira Zipy 50!

A Zipy 50 da Dax Motors tem 49cc e por este motivo, não precisa ser emplacada nem ter carteira de habilitação para pilotá-la!O ciclomotor tem partida elétrica, rodas de liga leve, freio a disco dianteiro, Baú sob o banco, alarme, indicador de marcha digital no painel e marcador de combustível. Em termos de design, a Zipy 50 é um clone da famosa Honda Biz e, na maioria das vezes, na hora da manutenção usa as mesmas peças de reposição. Ela pesa 92kg a seco e foi concebida para aguentar cargas de até 150kg. Além da economia todos os anos com a ausência de emplacamento e licenciamento, a grande vantagem da Zipy 50 é seu preço de apenas R$ 4.000,00. De perto pode se constatar que o cilomotor tem boa qualidade e um acabamento caprichado. A Motocas apresentará oficialmente a novidade ao público Cachoeirense sábado, 26 de maio com um café da manhã em sua loja.

Romildo Casteglione proprietárioda Motocas e sua esposa Karina.

Page 49: reporter capixaba 07  revista

49www.reportercapixaba.com

O novo sedan da Kia é realmente impressionante: conforto, beleza, segurança e muita tecnologia! Seu moderno motor 2.4 16V desenvolve 180 cv. O lançamento chegou para ocupar o nicho existente entre o Cerato e o Cadenza.

Muita gente bonitacompareceuao evento.

Page 50: reporter capixaba 07  revista

50 www.reportercapixaba.com

Quando surgiram, os primeiros controles remotos eram equipa-mentos de rádio fre-qüência que dirigiam navios alemães para colidirem com barcos aliados durante a Pri-meira Guerra Mundial (1914-1918). Foi du-rante a Segunda Guer-ra Mundial (1939-1945) que os controles remo-tos detonaram bombas pela primeira vez. Com o fim da grande guer-ra, os cientistas tinham uma tecnologia bri-lhante e nenhum lugar para aplicá-la. Mais de sessenta anos depois, muitas pessoas pas-sam horas procurando pelo controle remoto antes de lembrar que existem botões na TV.

Tratamento VIP para seu bicho de esti-mação é na Ravet. Se precisar, eles até pegam e entregam o animal na casa do cliente para o banho e tosa: 3521-5669.

Panetto é o mago das caminhonetes! Veja na foto abaixo como ele transfor-mou a Amarok... ficou muito mais bonita!

A Hiro Motors, concessionária Mitsubishi em vitória está sondando o mercado e analisando a possibilida-de de abrir uma filial Mitsubishi em Cachoeiro. Visita-mos o estande da empresa nas dependências do Pos-to Sena e o simpático consultor de vendas Jacy Silva Vieira nos convidou a fazer um test drive no Mitsubishi ASX. Podemos garantir que este belo SUV tem tudo para conquistar os clientes de seu segmento!

O simpático casal Penha e Gonzaga anunciaram o noivado de sua linda filha Bárbara, fotógrafa na PMCI, com o carismático Gustavo que também traba-lha num importante cargo da Prefeitura de Cachoeiro.

Page 51: reporter capixaba 07  revista

51www.reportercapixaba.com

Page 52: reporter capixaba 07  revista

52 www.reportercapixaba.com