reporter de hoje

24
CMYK O REPÓRTER IJUÍ, QUARTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2010 R$ 1,50 Ano 2 - Nº 195 Bairro 5, Saúde 10 e Geral 19 Dengue: perigo de virar epidemia na região Educação 15 Atividades especiais marcam início de ano letivo Esporte 22 Rural 7 Milho registra maior produtividade da história Geral 9 Programa Além da Energia da Ceriluz começa em março Geral 14 Presidente diz que Bom Pastor quer Unidade de Pronto Atendimento Política 8 Deputado Pimenta garante que Dilma só terá palanque de Tarso no Estado Cultura 13 Pré-projeto para Casa de Cultura está sendo elaborado por entidades Eraldo dá adeus ao Gauchão Inquérito sobre a morte do taxista aponta para latrocínio Polícia 23

Upload: jose-augusto-fiorin

Post on 29-Jun-2015

2.053 views

Category:

Documents


12 download

TRANSCRIPT

CMYK

O REPÓRTERIJUÍ, QUARTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2010 R$ 1,50Ano 2 - Nº 195

Bairro 5, Saúde 10 e Geral 19

Dengue: perigo de virar epidemia na região

Educação 15

Atividades especiais marcam início de ano letivo

Esporte 22 Rural 7

Milho registra maior produtividade da história

Geral 9

Programa Além da Energia da Ceriluz começa em março

Geral 14

Presidente diz que Bom Pastor quer Unidade de Pronto Atendimento

Política 8

Deputado Pimenta garante que Dilma só terá palanque de Tarso no Estado

Cultura 13

Pré-projeto para Casa de Cultura está sendo elaborado por entidades

Eraldo dá adeus ao Gauchão

Inquérito sobre a morte do taxista aponta para latrocínio

Polícia 23

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editor Chefe:Sandro Silvello

DiagramadorMichel Moura

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.REDAçãoEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

PARA AnunCiAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA AssinARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

Da Redação

2 O REPÓRTER Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2010O REPÓRTER

O presidente interino da Ce-riluz, Valmir Seifert comentou em entrevista a Rádio Repórter que está se aguardando um posicionamento da prefeitura para que a empresa contratada pela cooperativa possa come-çar o trabalho de construção do túnel da usina da RS 155. Seifert disse que outra provi-dência que vai ser adotada é a implantação de uma estrada paralela a RS155, para que os caminhões que trabalharem na obra, não prejudiquem o transito de veículos naquela rodovia. Seifert enfatiza que o objetivo principal da diretoria, liderada pelo presidente Iloir de Pauli é fazer com que o associado continue recebendo uma energia de qualidade e com preço acessível.

Ceriluz intensifica obra de nova usina O índice de comercialização

através da Campanha Liquida Tchê deverá ser incrementado durante esta semana, confor-me expectativa manifestada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí.

Presidente da ACI confirma boa receptividade de Campanha

Rubem Härter diz que a campa-nha se prolonga até amanhã e que esta é a semana mais forte para as vendas. Ele lembrou que em nível de Estado a pro-moção vai perdurar até o dia 10 de março.

No dia 6 de março toma posse como novo Frei da Pa-róquia São Geraldo, vindo do município de Lagoa Vermelha, Amâncio Macganan.

Ele vai substituir o Frei Dorvalino Sorgato, que foi

Novo Frei Paróquia na São Geraldotransferido para Porto Alegre. No referido dia, a partir das 19 horas, na São Geraldo, haverá missa seguida de confraterni-zação e entrega dos prêmios da Ação Entre Amigos, relativa à recente Festa da Uva.

A companhia riograndense de saneamento ainda aguarda a liberação da Fepam para dar início as obras do interceptor da Estação de Tratamento de Esgoto. A informação é do gerente Gerson Daronco,

Corsan aguarda autorização da Fepamacrescentando que somente com isso a estação de trata-mento vai começar a funcionar. Segundo ele, a mudança do traçado do projeto original, acabou gerando a necessida-de de liberação por parte da

FEPAM. Daronco observa que a rede principal deverá coletar o esgoto na parte central da ci-dade , levando para a Estação de tratamento. A obra da ETE tem prazo até o final deste ano para ser iniciada.

O Cartório da 23ª Seção Eleitoral, com sede em Ijuí , emitiu comunicado relaciona-do as eleições deste ano: pri-meiro turno, dia 3 de outubro e 2º turno, dia 31 do mesmo mês.

Cartório Eleitoral alerta para prazos eleitoraisO comunicado do Cartório

recomenda aos eleitores de Ijuí, Ajuricaba, Bozano, Catuí-pe, Coronel Barros, Ijuí e Nova Ramada que o fechamento do cadastro eleitoral ocorre no

dia 5 de maio.Desta forma, somente até

aquela data vai ser possível requerer a inscrição eleitoral, transferência de título ou revi-são de dados.

O Encontro Municipal de Políticas Públicas de Inclusão Social, que será realizado neste sábado, 27, às 15h, no auditório do Sesc, irá proporcionar amplo debate acerca das ações desenvolvidas na área em Ijuí. O evento promo-vido pelo Poder Executivo contará com a presença do senador da República Paulo Paim, que deve apresentar os projetos de inclusão so-cial desenvolvidos em sua gestão.Um dos objetivos do encontro é ampliar e forta-lecer os canais de participa-ção social, potencializando

Município realizará encontro sobre Políticas Públicas de Inclusão Social

as ações institucionais em todos os setores da socie-dade para difundir práticas democráticas ampliadoras da cidadania.

Na ocasião haverá apre-sentações artísticas pro-movidas por alunos das instituições de ensino Imeab e Soares de Barros.Programação:Abertura; Apresentações Artísticas; Apresentação de Políticas Públicas de Inclusão Social da Administração Munici-pal; Projetos de Inclusão Social Senador Paulo Paim; Intervenção do Plenário Apresentações Artísticas.

A F5 Eventos, dentro do projeto TOP 3 Palestras, traz para Ijuí e região a primeira grande palestra do ano com o consagrado conferencista e empresário Eduardo Te-vah, abordando o tema “Mude sua empresa mudando a Atitu-de das pessoas”.

Não perca esta excelente

Eduarto Tevah profere palestra em Ijuí oportunidade e ouça um pales-trante com mais de 500 apre-sentações, para um público superior a 200 mil pessoas, que é lojista e vive o dia a dia todos os desafios de um empresário.

A palestra com Eduardo Tevah está marcada para o dia 9 de março, a partir das 19 ho-ras, no Salão de Atos da Unijuí.

O REPÓRTER 3QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010 O REPÓRTERDa Redação

Ocorrerá amanhã, a par-tir das 19h30min, o ato de inauguração do Escritório Regional da Junta Comer-cial de Ijuí. O presidente da Associação Comercial e Industrial, Rubem Härter disse que a implantação do escritório regional diminuirá o tempo para o registro de empresas, que fica entre 20 e 30 dias. “Com a implantação do escritório todo o trabalho será realizado todo no muni-cípio , com o que se reduzirá o tempo necessário”, obser-vou o presidente da ACI. Ele observa que uma equipe foi treinada para trabalhar na Junta regional, com treina-mento inclusive em Porto Alegre. Härter acredita que em questão de 30 dias de-

Secretário Biolchi participa de ato de inauguração do escritório da Junta comercial

verá ocorrer um ajuste, sendo agilizado o processo. Härter diz que esta agilização ocorre-rá não só para as empresas de Ijuí, como também para toda a região.

A implantação do Escritório Regional foi possível, con-forme Härter, a partir de um convênio envolvendo a ACI, que entrou com toda a estru-tura física, com readaptação de sala, prefeitura, que cedeu os funcionários e Governo do Estado. Härter observou que a ideia é facilitar para as empre-sas da região , com a agilização da tramitação de documentos. Vai estar presente no ato de inauguração do Escritório Regional a Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Márcio Biolchi.

Com a exigência do mer-cado de trabalho, os cursos técnicos surgem como uma alternativa oferecida pelo Se-nac, que está com inscrições abertas para opções de capa-citações. Segundo Aline Pinto, coordenadora dos Cursos Téc-nicos do Senac-RS, as capacita-ções técnicas oportunizam aos

Senac oferece novos cursos de capacitação

alunos a inserção no mundo do trabalho antes mesmo da sua conclusão. No Senac Ijuí, está sendo oferecido o curso de Técnico em Informática, com matrículas até o dia 26. O Técnico em Administração, tem matrículas também até dia 26, com aulas a partir de 8 de março.

Neste inicio de semana foram liberadas ao trânsito em Ijuí as quadras da Rua São Paulo que receberam cobertu-ra asfáltica.

O trecho está entre as ruas Doutor Pestana e Treze de

Prefeitura libera ruasMaio, obra executada com equipe própria da Prefeitura. Em breve também deve come-çar a tão aguardada recupera-ção da Avenida Getúlio Vargas, um dos principais acessos a cidade.

É o primeiro dia de aula daquele que deve ser o último ano de Escola para a turma. Um ano que promete terminar com um – ou vários – concur-sos vestibulares, o que vai significar atenção redobrada e reforço na prática de estudos. Diários, aliás. Chega na sala de aula o professor de História. “Turma, vamos passear na Praça?” Claro que os alunos topam o convite, apesar de estranharem. Mesmo tendo que deixar o ambiente climati-zado no calor de fevereiro, os adolescentes de 16, 17 anos, vêem a possibilidade de fazer algo diferente. Uma aula fora das quatro paredes onde vão passar a maior parte do tempo durante o ano.

O passeio é curto. A Praça

Aula de História na Praça da República

da República fica perto. O pro-fessor Dirceu Dirk convida os alunos a sentarem à sombra, nos bancos do anfiteatro. E começa a fazer perguntas sim-ples aos alunos, sem mesmo explicar o motivo do passeio. “Nós estamos no meio da Praça da República. Vocês sa-bem o que é República? Vocês sabem dizer, na História, por que nós temos duas igrejas cristãs, uma de cada lado des-ta praça?” E assim o professor foi despejando perguntas, al-gumas ligadas aos nomes das ruas mais próximas, ou aos bustos de figuras importantes que estão na Praça da Repúbli-ca. Segundo o professor Dirk, o objetivo da aula ao ar livre foi “saber se os alunos conse-guem construir uma relação

dos monumentos, dos bancos, dos nomes das ruas, enfim, com a História”. Para ele, a História deve dar sentido aos alunos, “deve explicar por que as coisas são assim. Acredito que a História, no Ensino Mé-dio, e em especial na 3ª série, não serve apenas como uma série de conhecimentos que precisam ser ‘descarregados’ em uma prova de vestibular”, complementa o professor. E, neste sentido, a aula continuou com mais perguntas, como a que o professor fez a respeito de Getúlio Vargas: “Qual o sig-nificado histórico de Getúlio Vargas, ao ponto de a admi-nistração municipal de Ijuí, e de outras cidades gaúchas também, ter erguido um mo-numento em sua homenagem?”

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial programou encontro para hoje, a partir das 8h30 min, no prédio Unijuí Comu-nidade.

Devem participar os presi-dentes de Conselhos de Desen-volvimento e representantes da área de agropecuária dos 11 municípios da região de abrangência do Corede. Na pauta do encontro: Analisar

Corede debate questões relacionadas a Agropecuária hoje

e deliberar sobre a distribui-ção dos recursos, eleitos na Consulta Popular 2009/10, na área da Agropecuária, de três projetos:Projeto 7050 – Im-plantação de Pomares valor para região – R$ 160.000,00; Projeto 7264 – Arranjo Produ-tivo para o leite – valor para região – R$ 120.000,00;Projeto 7056 – Financiamento Agroin-dústrias - valor para região – R$ 120.000,00.

Editorial

4 O REPÓRTER OPINIÃO Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2010

por Sandro Silvello

Dengue: faltou previsão ?A notícia apareceu no sábado e até o momento ninguém

parou para perguntar o que faltou: previsão das autorida-des públicas de Ijuí? Afinal, se sabe que há várias semanas que o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue havia passado de 0,87% para mais de 1,8%. Notem que a norma técnica indica que para não existir preocu-pação com surto, o índice deveria ficar abaixo de 1%. A prefeitura divulgou este percentual alarmante, indicando que o percentual havia passado do que se pode chamar a primeira vista de “seguro”. Quando uma moradora do Bairro São Paulo foi até o Fatorama e “Nas Últimas” do pro-grama disse que havia mais de 40 pessoas com sintomas parecidos com dengue ninguém foi até lá verificar. Quando falamos alguém, certamente são as autoridades públicas.

Desta forma, os mosquitos ficaram lá, nadando em águas limpas, tranquilos, sem ser incomodados ou moles-tados. E na primeira oportunidade, pimba! Começaram a infectar as pessoas. Começaram a aparecer os casos de pessoas com dengue. Oito confirmados somente nos últimos dias. Alguns exageram ao divulgar as notícias, tendo inclusive sido apontada possível morte pelo vírus. No entanto, todos ficam incomodados pois a época não é só de mosquito da dengue, são de outros tipos, inclusive os chamados “borrachudos”, que infestam as residências, que picam as pessoas, que enlouquecem os moradores com a possibilidade de ter contraído a doença. O fato é que ninguém assumiu até o momento a falha ocorrida. E ela aconteceu.

Afinal, porque quando ocorreu o apontamento do aumento de focos e a indicação inclusive da área onde eles existiam, não se adotou providências. Alguns vieram a público admitir com ingenuidade (????) que ficaram surpresos com o aparecimento dos casos na sexta-feira. Agora só resta combater o mosquito, pois como disse um incauto, se elimina a doença, se o mosquito for eliminado. Santa ingenuidade. O que se constata com a situação é que realmente ou somos ingênuos ou não estamos preparados para enfrentar este tipo de surto.

A adoção de medidas públicas de saúde preventivas deve fazer parte do Beabá de qualquer pessoa que atue no setor. Afinal, desde o início do verão se sabia que existiria a possibilidade de aparecimento de casos de dengue. A lição deve ser aprendida de uma vez por todas. Saúde não se faz somente com política. Ela se faz com ações preven-tivas, que permitam a população , ao buscar atendimento na rede pública, a resolução para os seus problemas. No caso da dengue faltou prevenção, faltou previsão, faltou projeção. Como Diria Robin: Santa Ingenuidade Batman.

Um pouco de história ajudará a compreen-der o que está descortinando a atual epidemia de dengue [este artigo foi escrito em fevereiro de 2002], cuja notoriedade é reflexo de dois fatores determinantes: a proximidade de eleições e a própria notoriedade dos agora afetados: os residentes da zona sul do Rio de Janeiro.

De fato, cremos que desde 1986/87, quando tivemos a primeira epidemia de dengue no Rio, a doença cumpriu o único papel que lhe cabe: reproduzir-se de acordo com um conjun-to de características biológicas e sociais bem conhecidas, de modo a, em torno de cada 4 ou 5 anos, como no padrão da América Central e Caribe, determinar uma epidemia nas cidades maiores, com ápices no verão, enquanto nos seus intervalos circula pelo interior e peri-ferias metropolitanas, com igual força, mas sem o impacto midiático. Esta regularidade é modulada pela imunidade da população e pela movimentação das pessoas, mas o processo, contém muitas variáveis dissonantes, como a entrada de outros tipos de vírus, dando maior ou menor número de casos, sem afetar sua estrutura causal.

Como não temos uma vacina eficiente, a variável estratégica para o controle da den-gue é o combate aos vetores, em particular o Aedes aegypti, o que torna a história da dengue para nos, uma história do mosquito e do seu combate, objetivando interromper a transmissão da dengue e, também evitar epidemias de febre amarela urbana, já que o vetor é o mesmo.

A história desse mosquito no Brasil pro-vavelmente começa com os navios negreiros, mas só há exatos 100 anos um homem, Oswal-do Cruz, resolveu combate-lo frontalmente. Antes disso a atenção concentrava-se exclu-sivamente numa doença grave com elevado número de óbitos: a febre amarela.

Carlos Finlay, havia demonstrado que essa doença era transmitida pelo Stegomyia fas-ciata, hoje conhecido como A. aegypti, o que fora confirmado por Walter Reed. Enquanto muitos cientistas ainda discutiam o assunto, Emilio Ribas em pequenas cidades de São Paulo e Oswaldo Cruz no Rio, convencidos pela experiência cubana, conseguiram de-monstrar a eficácia da luta contra o vetor em campo: uma das mais belas vitórias sanitárias

100 anos depois

Eduardo Costa

de todos os tempos.A economia agrário-exportadora do fim do

século XIX e início do XX dependia central-mente dos portos de Santos e do Rio de Janei-ro. A febre amarela era endêmica na capital brasileira, com as oscilações semelhantes às da dengue descritas acima. Os estrangeiros que aqui chegavam, sem imunidade alguma, desenvolviam quadro grave de elevada le-talidade. Assim, tripulações inteiras foram atacadas, navios abandonados na baia, apare-ceram cemitérios de ingleses, por exemplo. O Lombardia, navio de guerra italiano em visita oficial de cortesia, seria abandonado na baia da Guanabara. Na virada do século navios de várias bandeiras recusavam-se a aqui aportar. Por isso a higienização toma vulto na repúbli-ca e Rodrigues Alves dá força total ao jovem Oswaldo Cruz.

Em 1902 ocorreram mais de 900 óbitos por febre amarela no Rio, em 1908 ocorreram os últimos 4 daquela fase, graças à caçada às larvas dos mosquitos e isolamento com telamento dos doentes - afinal não havia inse-ticidas (aparecem na segunda grande guerra) para o combate às formas adultas (aladas).

O trabalho, sem mídia televisiva ou rádio, foi realizado por 2.500 guardas sanitários. A população do Rio era de cerca de 700 mil habitantes. Grosso modo, portanto, 100 anos depois nossa população é 10 vezes maior. Em iguais condições a saúde precisaria agora 25 mil guardas durante 10 anos... Mas o mosquito não foi erradicado do país e, portanto, volta-ríamos a ter no Rio uma epidemia no final da década de 20.

Na era Vargas, a luta pela erradicação se tornou nacional e nos anos cinquenta con-seguimos ser certificados por observadores estrangeiros como livres do Aedes aegypti. Aos milhares que estão adoecendo fique a certeza, que relativamente a muitas outras doenças infecciosas, como o sarampo, a dengue é be-nigna, isto é, não deixa sequelas e a ocorrência de óbito é raríssima. O que não quer dizer que não produza sofrimento e ansiedade e que não seja necessário um acompanhamento compe-tente a eventualidade de uma síndrome grave hemorrágica ou não. É dentro desse quadro que podemos botar nosso olhar crítico hoje e sugerir planos de ação de combate ao A. aegypti.

*Eduardo Costa é sanitarista da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz(site www.fiocruz.br)

CMYK

O REPÓRTER 5QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010 BAIRROpor Talita Mazzola

As notícias dos casos confirmados de dengue no município e o desta-

que dado pelo Jornal Correio do Povo nessa segunda-feira sobre a declaração da Se-cretaria Estadual de Saúde que orientou os gaúchos a evitar viajar para Ijuí até que a ameaça e proliferação da doença seja extinta, deixou a população ijuiense em alerta e preocupada com as futuras consequências da situação que já vinha sendo alertada nos últimos dias. Foram con-firmados sete casos de pes-soas infectadas no município até o momento, a certeza foi dada após análise dos exames pelo Laboratório Central do Estado e um em um laborató-rio mineiro, os exames foram encaminhados para São Pau-lo para obter uma segunda avaliação. Todavia, no último final de semana mais de 150 pessoas procuraram atendi-mento.

Na edição 191 do Jornal O Repórter, que circulou a duas semanas, na editoria de Meio Ambiente foi divulgado a preocupação da moradora do Bairro São Paulo, Mariste-la Carvalho, que relatava ao programa da Rádio Repórter, Fatorama, os sintomas que mais de 40 pessoas do local vinham apresentando, o que causava a preocupação dos moradores por serem seme-lhantes aos sintomas da den-gue. Na ocasião, a moradora

Bairro São Paulo é o primeiro a apresentar infectados pela dengueAlém do Bairro São Paulo, o Bairro Progresso também teve moradores que apresentaram os sintomas da doença. Poder Público inicia combate ao mosquito

informou que já havia procu-rado a Secretaria de Saúde e relatado que os moradores vinham apresentando febre, dores na cabeça e nas articu-lações e vermelhidões pelo corpo, entretanto foi informa-do que não havia casos da do-ença no município. De acordo com o que foi divulgado na edição, a moradora afirmou que registrou tudo através de filmagens e fotografias das pessoas que apresentavam os sintomas falando sobre os mesmos e acrescentou que nenhuma dessas pessoas con-firmou ter recebido a visita de um agente de saúde que deveria estar monitorando a situação. Nessa segunda-feira, a moradora entrou em conta-to novamente com a Rádio Re-pórter para relatar os últimos acontecimentos. Ela informou que, infelizmente, os apelos não foram ouvidos e que os responsáveis tiveram que es-perar chegar nessa situação para dar início ao combate e a busca de soluções. “Houve muitos casos nessa área que já havia informado. Ficamos sabendo também de casos no Bairro Progresso e Burtet, porque isso é uma coisa que vai se alastrando. Hoje posso dizer que estou com a minha consciência tranquila porque muitas pessoas acham que você ser pobre é ser ignoran-te e não é bem por ai. Nós vi-mos realmente a gravidade da situação, ficamos muitos pre-ocupados, procuramos nós mesmos nos ajudar, orientar uns aos outros, cuidando do pátio, fazendo a nossa parte, mas esperando realmente um retorno do setor de saúde de Ijuí”, comentou a moradora. “Nós estamos à disposição do poder público para ajudar, pois acreditamos que traba-lhando juntos é que vamos conseguir vencer essa batalha que é de todos nós”, concluiu.

A redação do Jornal O Re-

pórter esteve no Bairro São Paulo para conversar com os moradores sobre a reação da comunidade do local após a confirmação de oito casos de infecções da doença por moradores do bairro. Juliane Cristina de Jesus salientou que todos em sua casa apre-sentaram os sintomas da do-ença. “A primeira que apre-sentou sintomas da doença foi minha filha, ela tinha todos os sintomas, inclusive febre, levei ela no plantão, mas nos foi informado que era apenas uma virose. Logo depois toda a família começou a apre-sentar os sintomas”, conta Juliane que afirmou ainda o pavor que vive a comunidade local por conta do medo da infecção pela doença. Magali Cristina Canabarro Rodrigues disse que ela e os dois filhos tiveram os sintomas da doen-ça. “Não cheguei a ir ao hos-pital, pois só nos dão soro e nos mandam embora. Na mi-nha casa eu ainda apresento os sintomas, tenho febre, mui-ta dor na cabeça e nos olhos.

Estamos todos apavorados, com medo de que a doença se alastre mais”, afirmou a mora-dora.

A Secretaria de Saúde em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano es-teve realizando um mutirão no Bairro São Paulo a fim de conter a proliferação da doen-ça e eliminar os focos do mos-quito transmissor da dengue. Foi realizado a remoção de entulhos no local bem como a aplicação de produtos quí-micos. O Secretário de Saúde, Claudiomiro Pezzetta infor-mou ao programa Repórter da Tarde, da Rádio Repórter, que até o momento o traba-lho da Secretaria de Saúde tem sido o de exterminar o mosquito, entretanto conta com o auxilio da comunidade para o combate aos focos do mosquito, pois a transmissão só pode ser feita através do mosquito e não do contato. Pezzetta comentou ainda a di-vulgação da mídia de uma for-ma geral sobre a situação de Ijuí e a possibilidade levanta-

da pelo Secretário Estadual de Saúde divulgada pelo Correio do Povo, onde ele aconselha-va que as pessoas evitassem viajar para o município, para Pezzetta tais afirmações são “absurdas, pois a transmissão é feita pelo mosquito e existe uma forma simples de preven-ção que é o repelente contra insetos”. O secretário de Saú-de salientou ainda que todas as pessoas que apresentarem os sintomas devem procurar os Postos de Saúde de sua co-munidade para que seja feita uma avaliação do caso e para receber orientações sobre a doença. “Nenhum caso foi in-formado a Secretaria de Saú-de de internação por conta da doença, então é importante que fique claro para a popu-lação que essa é uma doença que pode ser tratada de for-ma simples e que o município está muito bem estruturado para lidar com a situação. Portanto, as pessoas não pre-cisam entrar em pânico, pois a situação está absolutamen-te sob controle”, informou.

Combate a dengue no município vem se intensificando após confirmação de casos de contaminação da doença

6 O REPÓRTER ECONOMIAQuarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2010

por Estefania Vieira Linhares

COMENTÁRIO ECONÔMICO Felippe Smoco (*)

PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS

- Dólar comercial (venda): R$ 1,8110.- Dólar turismo: R$ 1,87.- Dólar flutuante (paralelo): R$ 1,92, com um

ágio de 6,02% frente ao comercial.- E u r o : R$ 2,5470.- O u r o : R$ 65,00 o grama na BM&F Boves-

pa de São Paulo - e - US$ 1.113,10 a onça-troy na Bolsa Mercantil de Nova York.

- Juros dos CDB (Certificados de Depósitos Bancários) para 30 dias: 8,20% ao ano - 0,69% ao mês.

- Caderneta de poupança: 0,5000% ao mês.- TBF (Taxa Básica Financeira): 0,6399%

ao mês.- Taxa SELIC 8,75% ao ano.- Inflação pelo IPCA: 0,75% em janeiro, cor-

respondendo a 4,59% nos últimos 12 meses.- Petróleo: US$ 80,16 o barril em Nova York

- e - US$ 78,61 o barril em Londres.- Complexo soja: Com preços mais altos.- Salário mínimo nacional: R$ 510,00.- Salário mínimo regional: de R$ 511,29 a

R$ 556,06, conforme o segmento econômico.- Risco-país: 208 pontos.- Ações na BM&F Bovespa (Bolsa de Valores

de São Paulo): Em ritmo normal

ANÁLISE DOS INDICADORES ECONÔMICOS

CÃMBIO: O dólar comercial interrompeu a seqüência de queda, embora no Exterior tenha se valorizado frente ao euro, o que deixa os analistas sem convicção sobre o rumo que o mercado financei-ro internacional apresenta diante dos temores com algumas economias.

APLICAÇÕES FINANCEIRAS: Os rendimentos da renda fixa e os da poupança seguem baixos. Ações em bolsa retomam a atração dos investidores, mas

são ativos de alto risco reservados a aplicadores experientes.

COMMODITIES: As cotações do ouro seguem valorizadas. O petróleo continua em alta. O complexo soja em Chicago está pressionado pela fraqueza do dólar, que reduz a competitividade norte-americana no cenário exportador, e pela ausência de fatores fundamentais de suporte, mas mesmo assim há um movimento altista.

INFLAÇÃO: O ano iniciou e continua com um descontrole de preços que acelerou a taxa inflacio-nária de janeiro e fevereiro, deixando a impressão de que a estabilidade pode ser afetada se o mercado não encontrar logo um ponto de equilíbrio.

O P I N I Ã O : AUMENTA O CUSTO DE VIDA COM A VOLTA DA INFLAÇÃO

Com a aproximação do final do mês de fe-vereiro, a expectativa dos brasileiros se concentra na evolução dos preços do varejo, que refletem no custo de vida e influem no orçamento doméstico das famílias de baixa e média renda, que dependem dos rendimentos de seu trabalho para sobreviver. O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ao divulgar o IPCA-15 - Índice de Preços ao Consumidor Amplo, da primeira quinzena do mês, já estabeleceu uma prévia dos indicadores da inflação deste mês que acompanhou a tendência do mês anterior de janeiro e refletiu a repercussão que o aumento de preços, principalmente de alimentos in-natura afeta-dos pelas chuvas, teve na evolução da inflação pelo segundo mês consecutivo. O aumento da inflação preocupa porque, caso os índices não se desacele-rem, haverá pressão para que o COPOM - Comitê de Política Monetária, do Banco Central, interrompa o ciclo de manutenção da SELIC, taxa básica de juros, em 8,75% ao ano e volte a elevar a taxa para dificultar o crédito e desaquecer a economia. Aliás. a projeção dos analistas é que a taxa SELIC volte a dois dígitos até o final deste ano.

Sou de opinião que o cenário apresentado pelo clima inflacionário no país a partir de janeiro é muito

preocupante, pois os indicadores da economia tanto em nível interno como externo apontam que a maioria dos produtos continuará sofrendo altas por fatores diversos. Em consequência, devemos desde já estar preparados para novas turbulências em nossa econo-mia, ainda mais porque, sendo este um ano eleitoral, o governo não terá disposição para tomar medidas efetivas que amenizem esse cenário, como a redução tarifária de artigos essenciais e incentivos tributários e alfandegários em áreas prioritárias.

R E T R O S P E C T I V A DE 10 ANOS ATRÁS (2000): A apreensão de

grande quantidade de solvente contrabandeado do Uruguai e as denúncias de revendedores de deriva-dos de petróleo sobre a comercialização de gasolina adulterada em nosso Estado levou as autoridades da ANP - Agência Nacional do Petróleo, a medidas enérgicas para coibir os abusos, a exemplo do que foi feito em São Paulo e no Rio de Janeiro.

DE 20 ANOS ATRÁS (1990): Em final de man-dato do presidente Sarney (a posse de Fernando Collor estava marcada para 15 de março) a inflação de fevereiro estava projetada para 74%. Os técnicos da Funcex - Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior, estavam incumbidos de estudos para que o Brasil abrisse a sua economia para o comércio ex-terior a partir da instalação do novo governo, com a adoção da taxa livre de câmbio, obedecendo às leis de mercado, precedida de medidas de salvaguarda da indústria nacional e o câmbio em patamares realis-tas, com a manutenção de alguma proteção tarifária. (Extraído dos anais do comentário econômico 1876 na Rádio Repórter de Ijuí).

Mais economia na Rádio Repórter, sexta-feira, às 09h20.

(*) Jornalista, administrador e contador, aposen-tado.

Fone: (55) 3331.2570. E-mail: [email protected]

O Procon em Ijuí acertou um prazo com as empresas

operadoras do municí-pios para que adéquem a normas e garantam o direito do consumidor. O coordenador do Procon, Vilson Cabral concedeu entrevista ao Programa Repórter na Tarde ex-plicando como o órgão está trabalhando no que se refere as operadoras de telefone. Segundo ele, as empresas que continuarem ferindo os direitos do consumidor serão notificadas. “A em-presa que for notificada e

Procon realiza fiscalização de operadoras de telefoneO Procon, além de atender a demanda diária de consumi-dores, está dando atenção especial às operadoras de tele-fone e aos bancos

não tomar providências devidas, dentro da lei e continuarem sendo in-justas com o consumidor para elas, temos pena-lizações. E uma delas é que temos a vontade de fechar as lojas, que existe na cidade e na região das operadoras”, destaca Vilson Cabral. Esta pe-nalidade pode ser por tempo indeterminado ou por tempo determinado, ou até mesmo poderá ser cassado o alvará de de funcionamento até adequar-se para solução do problema.

Fiscalização nos ban-cos – O coordenador do Procon analisou que a maioria dos bancos estão se adequando a Lei Mu-nicipal. “Não adianta o banco colocar dificulda-de ou empecilho porque terão que respeitar a lei. Como tínhamos dado um prazo para que o banco se adequasse e não te-

mos intenção de multar ninguém, mas de fisca-lizar para que a lei seja cumprida e respeitada”, afirmou o coordenador do Procon. No entanto, as denúncias em relação a fila de bancos diminuí-ram mas, não se resolveu totalmente. O órgão rea-lizou notificação em dois bancos, que receberam uma multa por descum-primento da lei e com prova comprovada, isto é, o consumidor regis-trou o horário de entrada e horário de saída do banco. Caso haja reinci-dência, será aplicada a multa em teto máximo. Porém, os bancos têm di-reito a ampla defesa para recorrem e contestarem a penalidade.

O Procon tem entre as funções garantir o di-reito dos consumidores. “Queremos que as coisas andem dentro de um pa-drão. Chega de termos

leis só no papel, e não sermos respeitados, e seja cumprida por quem deve cumprir”, frisou Vilson Amaral.

Nova sede do Procon – Um prédio foi adqui-rido próximo ao Fórum e servirá como sede do

Procon. O coordenador informou que já foi rea-lizado um levantamen-to das necessidades de reformas do prédio e nos próximos dias será encaminhada a docu-mentação para licitação da empresa que será res-

ponsável pela reforma. A expectativa é que até o início do mês de março essa etapa já esteja defi-nida. Assim, antes do ano completar seis meses, o Procon possa estar funcionando nas novas instalações.

Licitação para reforma do prédio do Procon deve ser definida nos próximos dias

O REPÓRTER 7Quarta - Feira, 24 de Fevereiro de 2010 RURAL

IndIcadores ruraIs

por Sandro Silvello

Soja....R$ 36,00

Trigo...R$ 22,00

Milho..R$ 14,00

Valores

cotados pela

Cotrijui no

dia 23/02

Com 65% da cultura co-lhida, o milho registra a maior média de colhei-

ta da história da Cotrijui. O agrônomo Jaime Lorenzoni, integrante do departamento técnico, diz que a média que vem sendo colhida pelos pro-dutores da região de Ijuí chega

Milho tem maior produtividade da históriaA média está em 120 sacos por hectare na colheita do milho na região de Ijuí, conforme dados da Cotrijui

a 120 sacas por hectare. “Trata-se da maior média que já obti-vemos na história do plantio da cultura na região de Ijuí”, comentou o agrônomo, acres-centando que isso se deve a vários fatores. Lorenzoni cita que nos anos 90, a média obti-da em termos de colheita por hectare chegava a 70 sacas.

O aumento em mais de 50 sacas por hectare, conforme o agrônomo se deve a alguns fatores, dentre os quais, o melhoramento genético da planta, bem como o uso de mais tecnologia.

O agrônomo comentou ainda detalhes relacionados a soja, observando que na região da Cotrijui a cultura se encontra 6% em estado vege-tativo, 31% em floração, 70% em granação e 1% em matura-ção. Em Ijuí, 15% da cultura se encontra em floração, outros 85% em granação. Lorenzoni acentua que a colheita da soja deverá ter início no dia 20 do próximo mês. Ele acentua que os produtores neste momento precisam estar atentos para efetuar o 2º tratamento contra a ferrugem.

O Sindicato dos Trabalha-dores Rurais de Ijuí realizará no dia 5 de março, a partir das 13h30, assembleia geral, conforme informação pres-tada pelo presidente Carlos Karlinski, acrescentando que o encontro permitirá a pres-tação de contas da diretoria bem como o debate em torno do relatório de atividades. No encontro, nos assuntos gerais, conforme Karlinski, estará a exigência de resolução do Conselho Nacional de Trânsi-to, de 2008, que determinou que a partir de 1º de janeiro deste ano ocorresse o empla-camento de máquinas e outros implementos agrícolas.

Conforme Karlinski, ocor-reu o protelamento para a entrada em vigor da resolução por meio ano. “No entanto, precisamos estar mobilizados, até porque o assunto está re-percutindo de forma negativa entre os produtores rurais”, comentou o presidente do STR de Ijuí . Karlinski acentua

Agricultores protestam quanto a exigência do Contranque está ocorrendo uma mo-bilização por parte de todas as entidades ligadas ao setor agropecuário.

Karlinski acentua que os produtores rurais que têm procurado diariamente o sin-dicato, a fim de manifestar sua inconformidade. O dirigen-te do sindicato acentua que no caso do maquinário que venha a ser adquirido após julho,dificilmente o produtor que comprar venha a escapar do registro do equipamento. No entanto, a preocupação dos produtores rurais diz respeito a situação do maquinário já adquirido. “Vamos através de nossa entidade, a Fetag lutar para que não seja necessário o emplacamento de maquinários usados, pois isso fará com que os produtores rurais tenham que gastar mais recursos”, comentou Karlinski.

Até agora, três ações pon-tuais foram efetuadas por Câ-mara de Vereadores em Nova Ramada, Ajuricaba e Ijuí. No

caso de Ajuricaba, a iniciativa partiu do Vereador e produtor rural, Leonildo Heck,(PDT) que apresentou pedido de posicio-namento do Legislativo contra a medida. Já o produtor rural e vereador de Nova Ramada, Gilberto Mattioni,(PMDB) foi mais além, e obteve além do apoio da Câmara, o incentivo do outros segmentos, com definição de uma sessão espe-cífica amanhã a noite. Em Ijuí, a vereadora Helena Stumm Marder (PDT), conseguiu por unanimidade que fosse apro-vada moção do Poder Legisla-tivo, com encaminhamento de documento para a Amuplam, Famurs, Farsul, Fetag, entre ou-tros segmentos. Enquanto isso, o presidente da Amuplam, também prefeito de Jóia, Jânio Andreatta, mesmo em férias, já antecipou que pretende apoiar a classe produtora no episó-dio, tanto que deve prestigiar o encontro desta quarta-feira em Nova Ramada. Já existem indícios de um manifesto de

agricultores numa espécie de manifestação em local a ser definido na região, cobrando prorrogação do prazo para

entrada em vigor desta norma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito, ou que a medida seja derrubada.

Maquinário terá de ser emplacado a partir de julho

Será nos dias 6 e 7 de mar-ço a 6ª edição do Festival da Pesca e Limpeza do Rio Ijuí.O evento será realizado na granja Goi Scarton, na Linha 5 Les-te, na barragem da Ceriluz. O presidente da Colônia de Pescadores Z-18, neste ano a comissão organizadora aumen-tou o número de inscrições para os participantes. Explica que o número foi aumentado o número de participantes por embarcação,pois existem

Continuam abertas inscrições para 6º Festival de Pesca e Limpeza do Rio Ijuí

mulheres e crianças que que-rem participar. Segundo Itamir, embarcações que estiverem na competição e porventura estiverem forma das normas, existe uma comissão que po-derá desclassificar e retira-los da água. As inscrições para o evento poderão ser feitos no escritório da Colônia Z-18, na Avenida 21 de Abril, 1336. cada embarcação deve pagar R$ 100,00. Deverá ocorrer o sorteio de prêmios, com des-

taque para uma embarcação de alumínio, semi-nova de 5 metros.

O que tanto os produtores de trigo aguardam está sendo alinhavado e prestes a sair. O Governo Federal vai criar uma política de apoio ao cultivo, o que deverá ser anunciado no dia 20 de março.Ao adiantar a medida, ontem, o ministro da Agricultura, Reinhold Stepha-nes, destacou que o pacote será aplicado no próximo plantio, tendo em vista as di-ficuldades do abastecimento interno, que ainda depende da importação. Ontem, inclusive, ele esteve reunido com o mi-nistro da Fazenda, Guido Man-tega, para tratar do assunto.

Pacote para o trigo à vistaEntre as propostas, es-

tão oferecer ao produtor um preço mínimo que incentive o investimento na cultura, e ao setor, um seguro de safra. Para evitar as importações de fora do Mercosul, um dos objetivos é aumentar a Tarifa Externa Comum (TEC), que é de 10%, desencorajando a compra de outros países e concentrando os negócios com o Uruguai e a Argentina. Segundo Stephanes, a política atualmente em vigor no setor “é muito instável e, por isso, é necessária a definição de uma política estável”.

Milho atinge maior produtividade da história

8 O REPÓRTER POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010

por Sandro Silvello

Um petista que não tem dúvida de que apenas um palanque eleitoral

será utilizado pela pré-candi-data a presidente, Dilma Rous-sef é o deputado federal Paulo Pimenta. Em entrevista con-cedida ao Repórter, Pimenta comentou que acha impossível que Dilma suba no palanque com José Fogaça, até porque a situação, segundo ele, do PMDB gaúcho é diferente.

Deputado Pimenta: “Dilma terá um só palanque no RS”O deputado federal concedeu entrevista ao Repórter, dizendo que acredita que Dilma subirá apenas no palanque para apoiar o ex-ministro Tarso Genro

Deputado Paulo Pimenta diz que Dilma não subirá no palanque de Fogaça

“Existem lideranças gaúchas do partido que não estão em sintonia com o governo Lula”, comentou.

Pimenta cita que o PMDB, além disso, está ocupando cargos no governo Yeda, o que impediria qualquer possibili-dade da pré-candidata subir no palanque eleitoral petista. “Não tenho dúvidas de que o único palanque eleitoral em Dilma estará no Estado é o nos-so, do PT, com o ex-ministro Tarso Genro”, afirmou o depu-tado. Pimenta avaliou ainda o quadro eleitoral, dizendo que Tarso Genro tem condições de ganhar o Governo do Estado. Ele reiterou ainda que deverá disputar a eleição de 3 de ou-tubro como candidato a ree-leição para Deputado Federal.

O líder partidário do PDT, deputado Gerson Burmann, formalizou esta semana seu apoio ao pré-candidato do PDT em chapa majoritária nas eleições de 2010, deputado federal Pompeo de Mattos. Segundo Burmann, “Pompeo é um dos fundadores do PDT, foi vereador, prefeito, cumpriu dois mandatos na Assembleia Legislativa, campeão de votos no PDT para a Câmara Federal

Gerson Burmann apoia candidatura do deputado Pompeo de Mattos

em três eleições consecutivas, totalizando sete mandatos em favor do Rio Grande. Ele está credenciado para ser o nome do partido numa chapa majo-ritária”, afirmou.

O deputado destaca, ainda, “os fortes vínculos de Pompeo de Mattos com o interior do Estado”. Burmann observa que as bases partidárias têm uma relação direta com o deputa-do, “em função do seu estilo

simples e vocacionado para o trabalho político”. Burmann está formalizando o apoio diante das manifestações de lideranças do interior, em diversos municípios gaúchos. “A indicação de Pompeo de Mattos é um reconhecimento ao seu trabalho em nome do PDT e a garantia de que traba-lhará de forma incansável pelo Estado”, assegurou o deputado Burmann.

Burmann confirmou apoio a candidatura de Pompeo Mattos a vice-governador do Estado

O líder da bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass, afirma que a Assembleia Le-gislativa pode oferecer uma valiosa contribuição para a Campanha da Fraternidade 2010 (cujo lema é “Economia e Vida”) se votar, ainda este ano, o Projeto de Lei que cria a Política Estadual de Fomen-to à Economia Solidária. “Os empreendimentos auto-gestio-nários constituem uma experi-ência concreta de economia a favor da vida, mas ainda care-cem de um marco legal que os coloque, definitivamente, no orçamento do Estado.

O Projeto de Lei resolve esta situação e por isso deve ser votado imediatamente”, diz Bohn Gass. Atualmente, mais de 200 mil pessoas já tem seu trabalho e sua renda extraídos de empreendimentos solidá-rios no Rio Grande do Sul. São cooperativas, associações e grupos que produzem desde artesanato até equipamentos para a indústria naval. “A grande diferença é que atuam de forma auto-gestionária, ou seja, produzem e digirem os empreendimentos com distri-buição igualitária das respon-sabilidades e dos ganhos. São exemplos de atividade pro-

Bohn Gass pede votação da Lei de Fomento à Economia Solidária ainda este ano

dutiva que não geram apenas crescimento econômico, mas criam oportunidades, ou seja, combatem a miséria melhoran-do, de fato, a vida de quem está neles”, manifesta o deputado Bohn Gass.

O Projeto de Lei é de inicia-tiva popular e chegou à Assem-bleia Legislativa impulsionado por mais de cinco mil assina-turas. Projeto semelhante já havia sido apresentado pelo deputado Bohn Gass ainda ao tempo do governo Rigotto. Chegou a ser aprovado pelos deputados mas acabou vetado pelo governador.

Em síntese, a criação de uma política estadual de fo-mento prevê ações públicas que financiem a organização de empreendimentos, facilitem a comercialização de produ-tos e atuem na qualificação profissional. “Podemos trazer o debate da Campanha da Fra-ternidade para a Assembleia Legislativa, podemos fazer a reflexão e até conquistar co-rações e mentes.

Mas se aprovarmos o pro-jeto teremos dado uma con-tribuição concreta superior a qualquer doação financeira à Campanha da Fraternidade”, conclui Bohn Gass.

O REPÓRTER 9QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010 GERAL

FATORAMA Hélio [email protected]

por Sandro Silvello

O mês de março marca o início de mais um tra-balho social realizado

pela Ceriluz junto aos seus as-sociados, proporcionado pelo Programa Além da Energia. Por meio dele a cooperativa cumpre com sua responsabi-lidade social, que vai além da postura legal da empresa, do apoio à comunidade de seu entorno. Responsabilidade social significa uma mudança de atitude, numa perspectiva de gestão da organização com foco na qualidade das relações com os nossos associados e na geração de valor para todos.

O Cooperativismo e Ges-tão da Propriedade será no-vamente o tema abordado pelo professor universitário Vitor Reisdorfer, com vasta experiência em planejamento financeiro de cooperativas, que falará sobre as vantagens do sistema cooperativista. O professor vai tratar ainda de

Ceriluz inicia em março Programa Além da Energia Dois encontros serão realizados no próximo mês,dentro da ação social que é realizada pela cooperativa. Por meio dele, a cooperativa cumpre com sua responsabilidade social

assuntos relacionados à ad-ministração de propriedades rurais. A palestra reforça que administrar é também anotar todos os dados para verificar se a propriedade está dando lucro e perceber onde estão ocorrendo as perdas, trabalho que pode e deve envolver toda a família, incentivando desta forma permanência do jovem no meio rural.

Após este primeiro mo-mento os encontros seguem com as apresentações do pre-sidente da Ceriluz Iloir de Pau-li, que fala sobre os resultados obtidos com a construção das duas usinas, a Nilo Bonfanti e a José Barasuol, bem como trará informações sobre os novos projetos já em execução, como a usina RS-155. Este também é um momento muito impor-tante do associado estar a par do que está ocorrendo dentro da cooperativa com esclare-cimentos do presidente, com relação à administração do patrimônio da cooperativa. Os encontros serão encerrados com uma confraternização entre os participantes. Depois destes dois primeiros encon-tros a agenda será retomada no mês de maio, após o período de colheita. Os Leituristas e co-laboradores da Ceriluz estarão entregando convites aos casais de associados. Contudo, caso

alguém, por alguma razão, não seja convidado pessoalmente, que não se faça de rogado e compareça, estão todos con-vidados. As comunidades, datas e horários de todos os encontros do ano serão divul-

gados no próximo Informativo Ceriluz impresso que chega à casa do associado no início de março. Também serão divulga-dos individualmente nos pro-gramas de rádio, às vésperas de acontecerem.Os Encontros

no mês de março: Sociedade Boa Esperança - Linha 8 Leste, Ijuí; 9 de março às 13h30min e Sociedade Esportiva Recre-ativa Pinhal - Pinhal, Nova Ramada, no Dia: 12 de março às 19h30mim.

Encontros da Ceriluz terão início no próximo mês

Ijuí está em situação de alerta epidemiológico, con-forme decreto do prefeito Ballin, emitido ontem pela manhã. Com tal decisão, contempla a realização de ações integradas entre as diferentes esferas de gover-no e instituições de Saúde e determina que o Setor de Vigilância Epidemiológica acompanhe e monitore dia-riamente o possível avanço da dengue no município

*******

Dia 8 de fevereiro, uma segunda-feira, a senhora Maristela Carvalho, mora-dora do Bairro São Paulo, ligando para o Fatorama e alertou as autoridades de saúde do município para o grande número de mo-radores com suspeita de dengue. Foi imediatamente

contestada. Quinze dias depois surgiu a confirmação do surto e o agito geral em Ijuí e no Estado. Portanto, nunca duvide, pois a voz do povo é a voz de deus.

*******

Diante do alvoroço le-vantado pela imprensa de Porto Alegre, o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra , solicitou espaço no Fatorama, segunda-feira, para pedir calma a popu-lação de Ijuí. Ele utilizou o maior canal de comunica-ção da cidade para desmen-tir a informação de que teria pedido para os visitantes “ evitarem Ijuí”.

*******

O secretário do Meio Ambiente comentou sobre

a situação dos terrenos baldios e áreas carentes de conservação, cujos proprie-tários não moram, em Ijuí ou simplesmente ignoram a realidade deixando de limpa-los. Segundo Osório Luchese, a prefeitura tem acompanhado áreas nesta situação, cobrando a devida limpeza , sob pena de cha-mar para si esta responsa-bilidade e após cobrar pelo serviço junto ao IPTU.

*******

A Unidade da Nestlé em Carazinho será inaugurada no dia 2 de março. Segundo informações da empresa, estarão presentes na so-lenidade o presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita e executivos da companhia ,além da governadora Yeda Crusius. Na fábrica, que foi

adquirida da Parmalat, no ano passado, a Nestlé já está produzindo creme de leite e leite premiou com diferencial nutricional. A ca-pacidade de processamento é de R$ 1,5 milhão de litros por dia.

*******

Já em Cruz Alta, operan-do com 90% da capacidade de processamento de 1 milhão de litros de leite por dia, a CCGL começou o ano estimulada pela au-torização do Ministério da Agricultura, para dar início as exportações. Segundo o presidente Caio Viana, a CCGL deverá exportar para Argélia, Marrocos e Indonésia.

*******Sociedade Recreativa

Ijuí completou na última segunda-feira os seus 53 anos de atividades. Presi-dida por Celoir Antonio Va-lentini, a entidade fundada em 22 de fevereiro de 1957, experimenta um período de crescimento em todos os setores. A próxima meta é a construção de uma mo-derna sede social.

*******

Esporte Clube São Luiz conta com apoio de sua tor-cida para repetir o sucesso no 2º turno do Gauchão. Primeiro jogo será dia 3, em Porto Alegre, contra o São José. Já no dia 7, domingo, presença do Internacional no 19 de outubro. Fossati deverá escalar o time “A”.

10 O REPÓRTER SAÚDE QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010

por Drica Morais

Segundo o clínico geral Ricardo Pittas e Silva, a obrigação de acabar com

o mosquito transmissor da dengue é da Prefeitura Munici-pal, e não da população, como afirmou o prefeito Fioravante Ballin em recente entrevista concedida ao jornal Correio do Povo. “Quem ‘relaxou’ no cuidado com o mosquito foi a Administração, que já deveria ter tomado alguma providência há mais de um mês. A população apenas pode ajudar a prevenir”, recorda o médico. E a Prefeitura já sabia que o caso era preocupante no dia 20 de janeiro, quando o coordenador de campo da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzetta, divulgou que “o ín-dice de infestação predial da dengue em Ijuí subiu de 0,73% em dezembro para 1,80% em janeiro”. Na mesma matéria, disponível no site da Prefeitu-ra, o coordenador afirma que se continuasse nesse ritmo de crescimento, o índice poderia chegar a 4% até o mês de abril. “O fato é: o Ministério da Saú-de considera como aceitável 1% de infestação. Se o índice estiver acima, há risco de epi-demia. Ou seja, se em janeiro

“A obrigação de acabar com o mosquito transmissor da dengue é da Prefeitura”, diz PittasDe acordo com o mé-dico, a Administração deveria ter tomado alguma providência em janeiro, quando o índice de infestação do mos-quito chegou a 1,8%

eles tinham o dado de 1,8%, uma medida emergencial já deveria ter sido tomada – e há tempos!”, alerta Pittas.

E, de acordo com o clínico geral, com base nestes dados, é muito fácil se enganar a respeito da situação de uma cidade. “Isto porque o 1,8% é a média do município. Mas e as micro-áreas, como o Bairro São Paulo? Lá, certamente, o índice de infestação é muito maior e exige um cuidado especial”, diz. Pittas estava de férias e fez o seu primeiro plantão na segunda-feira passada. Desde então, começaram a surgir pacientes com sintomas se-melhantes. E, como a dengue não é uma doença comum em Ijuí, tornou-se difícil fazer o diagnóstico. “Na quinta-feira, quando eu atendi no posto e no plantão, apareceram mais ca-sos. Então, na sexta-feira pela manhã, liguei para a Vigilância Epidemiológica e perguntei o que estava acontecendo na cidade, pois havia uma doença que eu não sabia qual era. Não obtive uma resposta”, explica Pittas. O médico soube, então, que o Hospital de Caridade de Ijuí já havia internado pacien-tes com os mesmos sintomas e que a epidemiologista estava investigando os casos. “Mas ela não sabia o que era, até então. Falei que suspeitava de dengue e ela disse que, sim, poderia ser, pois estávamos com muitos mosquitos. Aque-le caso de sexta eu notifiquei como dengue e, à tarde, surgiu a notícia da doença”, completa o clínico geral.

Sem motivos para pânico?

Até então, a Secretaria Mu-nicipal de Saúde não queria causar pânico entre os ijuien-ses. Aliás, na sexta-feira, a Prefeitura estava programan-do um fumacê no Bairro São Paulo, para acabar com o mosquito. “Mas, como o mate-rial que foi para exame deu in-conclusivo, eles suspenderam

a pulverização. O secretário Municipal de Saúde, Claudio-miro Pezzetta, passou o final de semana inteiro falando que iriam combater o mosquito se o resultado fosse positivo. E, bem, acho que isso aconteceu em janeiro, quando o índice chegou a 1,8%, né? Não é ne-cessário esperar pela doença para combater o mosquito. O Claudiomiro tem que tomar medidas de prevenção na cidade, porque isso é saúde pública”, afirma Pittas.

E os casos não se estão apenas no Bairro São Paulo. De acordo com o médico, Ricardo

Fique atento aos sintomas:Febre alta, manchas na pele, dor intensa nos olhos

e no corpo, vômito, diarreia e, nos casos mais graves, sangramento.

Não tome aspirina! O medicamento aumenta o risco de sangramento. É

necessário que o paciente procure um médico, faça o exame de sangue e siga o tratamento recomendado.

Pittas, a cidade está cheia de dengue e há, inclusive, um paciente suspeito, internado na Unimed, que mora próximo à Ceriluz. “E, lembrando: a dengue clássica evolui para a dengue hemorrágica. É lógico que temos que nos preocupar. Se conseguirmos identificar os pacientes que vão ter este tipo mais grave de dengue, interná-los e mantermos todos sob controle, tratando-os como se deve, a taxa de mortalidade é de menos de 1%. Porém, se estes pacientes ficarem em casa, vão sangrar até morrer”, finaliza o médico.

A taxa de mortalidade é inferior a 1%, se o paciente receber o tratamento adequado

Fumacê deveria ter sido iniciado na sexta-feira no Bairro São Paulo

O REPÓRTER 11 HISTÓRIAQUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010

AdemAr CAmpos Bindé

O relato de Hilda Íris Zwanziger tem o se-guinte teor: A Tur-

bina – Estavam sentados, à tardinha, diante de sua casa e, sob os plátanos, tomando seu chimarrão. As crianças, com a chegada do pai, ha-viam parado com suas brin-cadeiras nos grossos galhos das árvores, pois elas que-riam saber das novidades que ele tinha para contar. “Ela chega hoje à noite, a Turbina. O Intendente foi quem falou. E ela vai apitar ao atingir as primeiras ca-sas da vila”.

“Isso eu quero ver”, gri-tou Heinz. “O que haverá para ver? Um trem de fer-ro, um vagão aberto, sobre um enorme caixote. Não há nada para ver a não ser a aglomeração do povo se pisoteando os pés e alguns automóveis. Oxalá ninguém seja atropelado . . . Nós fica-remos em casa . . . Amanhã também ainda é tempo”.

Então apita a locomo-

“O Velho Baú” conta a chegada da turbinaA chegada da turbina destinada à Usina da Sede, hoje chamada de Usina Velha, no ano de 1922, foi um aconteci-mento inusitado para a época, despertando a curiosidade da po-pulação da então Vila de Ijuhy. No seu livro de reminiscências, escrito em alemão, sob o títu-lo “Die Ale Truhe” – “O Velho Baú”, Hilda Íris Zwanziger conta o al-voroço que a chegada da turbina provocou no seio de sua família e da população em geral. Graças a uma gentileza da professora Mônica Brandt, que fez a tradu-ção do referido texto, podemos reproduzir nesta página a história desse singular acontecimento

tiva. Primeiro se aproxima lentamente e, a seguir, mais rapidamente. O tranco da lo-comotiva cortava o silêncio e a límpida atmosfera da noi-te. Então o pai também não se aguentou mais. Ligou seu novíssimo Ford bigode, acele-rou-o por um tempo e gritou: “embarquem”.

Antes de o carro chegar aos trilhos, que atravessavam a rua principal, surgiu a loco-motiva espelhando-se nos fa-róis acesos dos autos e, na ru-dimentar estação, viram pas-sar inúmeros vagões de carga deslizando lentamente. No último vagão aberto havia um monstro de uma caixa. “Pron-to, agora vocês puderam ver direitinho o que eu havia lhes dito. E agora voltaremos prá casa”.

As crianças estavam de-cepcionadas quando espoca-ram foguetes que lembravam um vulcão, tal o barulho. As-sim ainda tiveram uma com-pensação. Heinz, na manhã seguinte, apressou o passo para ir à escola, no entanto voltou pouco depois. Aula suspensa. O diretor proferiu

Fotos: Acervo particular

uma alocução cujo conteúdo referia-se ao avanço que re-presentava para a pequena cidade, a chegada da eletrici-dade. Impensável . . . Luz elé-trica. Só acionar o interruptor e uma lâmpada brilharia: má-quinas trabalhariam sem se-quer serem aquecidas; passar roupa com eletricidade. Até trens acionados eletricamen-

te, sem ruído, sem cuspir fogo e nem fazer barulho? A tanto a fantasia de uma criança era incapaz de alcançar.

Heinz estava parado com seu avô na beira da rua prin-cipal e aguardava a novidade, rodeado de muitos outros curiosos que, espantados e com nervosismo conversa-vam: “Eles já devem ter saído da estação . . . sim, já desciam a rua principal . . . agora su-biam pela longa rua acima . . . iam devagar . . . os bois quase não aguentavam o peso dos carros . . . então dobraram na praça. E . . . Agora dava para vê-los. Pela esquina dobraram lentamente dois pesados bois . . . mais uma junta . . . mais uma. Seis juntas.

Quando a carga passou por Heinz ele pôde visualizar tudo: seis bois de carga, pre-tos e fortes, dois a dois acor-rentados na canga e no carro que transportava uma super dimensionada carreta, sendo o tempo todo reordenada. Os bois, em altos brados cons-tantemente estimulados a prosseguir.

A carreta foi construída de grossas toras, pelo marce-neiro Brendler e rodava sob compactas rodas de madei-ra, reforçadas nos seus eixos por calços de ferro. Os quatro pares de rodas sulcavam as areias das ruas.

E no meio da carreta ron-cava a turbina, uma enorme, brilhante e metálica concha, reforçada com correntes e fer-ros amarrados ao assoalho do veículo de madeira.

A sorte foi tratar-se de um dia ameno de primavera. As

pessoas que aguardavam na beira da rua uniram-se ao cortejo que avançava passo a passo. Também Heinz e seu avô caminharam, seguindo a pisoteada rua.

Assim prosseguiu. Morro dos Brendler acima, a rua do cemitério e os bois de carga resfolegavam e espumavam. Não conseguiam mais puxar a pesada carreta. Homens fortes começaram a empur-rar. Centímetro a centíme-tro avançava a geringonça. O povo, que inicialmente acompanhava com júbilo e alegria, já se arrastava de-primido e temeroso. A cada avanço, eram colocadas pesadas pedras atrás das rodas. Se essa coisa des-cambasse para trás, pessoas fatalmente iriam para a se-pultura . . . Todos retinham a respiração quando o cortejo parava e emitiam vivas quan-do avançava, mesmo que por pouco.

Era grande o nervosismo. Os bois precisaram de dois dias, sempre em revezamen-to, para percorrer os cinco km da estação de trem até a cascata do Rio da Ponte, onde a usina já estava pron-ta com a barragem, entrada do canal e todos os apara-tos, qual noiva que aguarda o noivo.

Heinz e seu avô voltaram pra casa ao meio-dia. O me-nino, impressionado; o ve-lho, pensativo: “O que não fazem tudo”, disse o velho. “E como o fazem”, exclamou admirado o jovem. “Impor-tante será, o que farão disso tudo”.

A turbina montada na Usina da Sede, hoje conhecida como Usina Velha. A história de sua chegada em 1922 é relatada por Hilda Íris Zwanziger no seu livro “O Velho Baú”. Na foto aparece, em primeiro plano, Gregório Cortez, que foi o primeiro maquinista da usina. Ao alto, aparece o auxiliar Teodoro Neubauer

A foto mostra como era a primeira casa de máquinas da Usina Velha, que entrou em operação no ano de 1923. Essa usina é atualmente a mais antiga em funcionamento no Estado

Fotos: Acervo particular

12 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 24 de fevereiro de 2009SOCIAL

Rotary Club

Zangões do Asfalto

Clube Ijuí

Para comemorar os 105 anos do Rotary Club, será realizado, no d o m i n g o , u m a l m o ç o d e confraternização da área 5, que envolve os municípios de Catuípe, Ijuí e Jóia.

De 5 a 7 de março, os Zangões do Asfalto realizarão o 7° Zango Fest. Na sexta-feira, acontecerá a recepção aos motociclistas na Praça da República. No sábado, no mesmo local, haverá a recepção ao público e, a partir das 16h, a apresentação de Weeling 360 Graus e shows com artistas locais. E, à noite, o ponto alto da festa: no clube Estação da Mata, será realizado um show com as bandas Kid Cegonha e Pimenta e Seus Comparsas. No último dia, além do Festival do Sorvete, será realizada uma nova apresentação de Weeling 360 Graus, com encerramento às 18h.

No dia 6 de março, o Rosado da Praça receberá associados, amigos e convidados para o baile de posse da nova diretoria. O traje será social e a música de Jonas Demeneghi, com início às 22h30min. Mais informações na secretária do Clube Ijuí, pelo telefone 3332-1348.

Escreva para o Social doJornal O Repórter!

[email protected]

A garotinha Gabriela Kurlle Barriquello comemorou seu 1° aninho de vida no dia 14, com uma linda festa na Caça e Tiro da Sogi. Ao lado de sua mãe, Kally, e do papai Miguel, a pequena soprou a única velinha, esbanjando sorrisos para todos os convidados.

Parabéns, Gabi!

AGENDASOCIAL

PRIMEIROANIVERSÁRIO

FESTA NA VILA SANTO ANTÔNIONo último final de semana, foi realizada a 34ª Festa da Uva da Vila Santo Antônio, localizada no

interior da cidade. Confira o público que participou da celebração religiosa, do almoço e dos festejos populares, realizados no domingo.

Pachequinho, Cleber, Mauricio, Marlon e Bruna Sandra, Egomar, Márcio e Aline

Nareu, Tereza, Agenira e Roberto Moresco Pablo Varaschini e Maria Cristina Lucion

12 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 24 de fevereiro de 2009SOCIAL

Rotary Club

Zangões do Asfalto

Clube Ijuí

Para comemorar os 105 anos do Rotary Club, será realizado, no d o m i n g o , u m a l m o ç o d e confraternização da área 5, que envolve os municípios de Catuípe, Ijuí e Jóia.

De 5 a 7 de março, os Zangões do Asfalto realizarão o 7° Zango Fest. Na sexta-feira, acontecerá a recepção aos motociclistas na Praça da República. No sábado, no mesmo local, haverá a recepção ao público e, a partir das 16h, a apresentação de Weeling 360 Graus e shows com artistas locais. E, à noite, o ponto alto da festa: no clube Estação da Mata, será realizado um show com as bandas Kid Cegonha e Pimenta e Seus Comparsas. No último dia, além do Festival do Sorvete, será realizada uma nova apresentação de Weeling 360 Graus, com encerramento às 18h.

No dia 6 de março, o Rosado da Praça receberá associados, amigos e convidados para o baile de posse da nova diretoria. O traje será social e a música de Jonas Demeneghi, com início às 22h30min. Mais informações na secretária do Clube Ijuí, pelo telefone 3332-1348.

Escreva para o Social doJornal O Repórter!

[email protected]

A garotinha Gabriela Kurlle Barriquello comemorou seu 1° aninho de vida no dia 14, com uma linda festa na Caça e Tiro da Sogi. Ao lado de sua mãe, Kally, e do papai Miguel, a pequena soprou a única velinha, esbanjando sorrisos para todos os convidados.

Parabéns, Gabi!

AGENDASOCIAL

PRIMEIROANIVERSÁRIO

FESTA NA VILA SANTO ANTÔNIONo último final de semana, foi realizada a 34ª Festa da Uva da Vila Santo Antônio, localizada no

interior da cidade. Confira o público que participou da celebração religiosa, do almoço e dos festejos populares, realizados no domingo.

Pachequinho, Cleber, Mauricio, Marlon e Bruna Sandra, Egomar, Márcio e Aline

Nareu, Tereza, Agenira e Roberto Moresco Pablo Varaschini e Maria Cristina Lucion

CMYK

por Estefania Viera Linhares

QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010 O REPÓRTER 13 CULTURA

Em mais um passo rumo à concretização da insta-lação da Casa de Cultu-

ra de Ijuí no antigo armazém da Estação Férrea, represen-tantes de diversas entida-des culturais do município se reuniram, na tarde desta segunda-feira, na Secretaria de Educação. A pauta central do encontro foi as discussões a cerca da elaboração de um pré-projeto de recuperação do espaço físico do armazém da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), cedido à prefeitura pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trans-portes (Dnit).

Estiveram presentes no en-contro a presidente do Conse-lho Municipal de Cultura, Leo-nilda Preissler, a coordenado-ra de Cultura, Roseli Corrêa, representantes da Fundação Cultural, representante do

Entidades estão colaborando em Pré-projeto para Casa de Cultura Entidades culturais estão colaborando na elaboração de pré-projeto que definirá desde as reformas necessárias no prédio cedido até as atividades que serão realizadas no espaço

Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), Belair Ste-fanello, a vereadora Helena Stumm Marder e os arquitetos José Schirmer e Mariana Sala.

Durante o encontro, a co-ordenadora de Cultura des-tacou a boa localização da área e garantiu que a atual es-trutura será mantida. Já a re-presentante do MADP, Belair Stefanello, propôs a aquisição de vagões de trens para a cria-ção de bares e áreas de lazer para a comunidade local. Ela destacou ainda a importância

da criação de um memorial da Estação Férrea, também cha-mada, na época, de “Ramal de Ouro”, que conta toda a histó-ria do local desde sua criação, há 99 anos.

Ficou definido ainda que serão priorizadas apresenta-ções artísticas e, consequen-temente, a disponibilidade do espaço para que os grupos ét-nicos de Ijuí possam realizar ensaios. Além disso, foi pro-posta a criação de um espaço eclético, que envolva música de todos os estilos e possa

atrair todos os segmentos da sociedade.

O arquiteto José Schirmer garantiu que serão promovi-das melhorias na iluminação, nos sanitários e na estrutura geral do interior do armazém, além de ser feita projeção de palco para apresentações artísticas. Os representan-tes de entidades presentes no encontro destacaram que buscarão inspiração para es-tações férreas que foram res-tauradas em outros pontos do Brasil.

Representantes de entidades culturais estiveram reunidos na última segunda-feira na Secretaria de Educação

O Museu Antropológico Di-retor Pestana (MADP/FIDENE) e a Sala de Exposições Java Bonamigo retornaram as suas

Museu e Sala Java retornam atividadesatividades na última segunda-feira. O Museu tem como pró-xima exposição temporária “A multiplicidade de representa-

ção das Mulheres” que será aberta para visitação de 4 à 31 de março. Ã programação inclui diversas palestras.

As bandas Hangar, Excel-lence e Tiekkamystica estarão no III Nightfall que acontece no Teatro do Sesc Ijuí no dia

III Nightfall acontece em abril2 de abril, às 21 horas. Há ape-nas 350 ingressos disponíveis para venda na Cia da Música e na CD Lândia.

Presidente do Bom Pastor diz que instituição deseja Unidade de Pronto Atendimento

por Sandro Silvello

14 O REPÓRTER GERAL QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010

Depressão é uma doença que se ca-racteriza por afetar o estado de humor da pessoa, há presença de tristeza (intensa e duradoura), pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidos, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Estimativas da Organização Mundial de Saúde OMS apontam a depressão como a doença psiquiá-trica mais diagnosticada atualmente. Ocupa o quarto lugar entre os maiores problemas de saúde do ocidente e é a segunda causa de invalidez, precedida apenas pelas doenças cardiovascu-lares.

A pessoa deprimida frequentemen-te tem uma interpretação distorcida e negativa da realidade, tudo parece negativo, terrível, intolerável e irre-mediável. Tudo é visto com um tom “cinzento” para si, os outros e seu mundo; tem idéias frequentes e des-proporcionais de culpa, baixa auto-estima e experimenta uma sensação de falta de sentido na vida, vazio, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou ainda morte, tema esse que muitas vezes se torna presente na fala ou no

pensamento, a pessoa pode desejar morrer, vislumbrar sua morte ou ainda tentar suicídio. Outra característica importante da depressão é anedonia, ou seja, a incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente agradáveis, ocasionando desinteresse pelas coisas e pessoas, apatia e falta de motivação, inclusive para atividades mais simples do dia-a-dia.

Outros sintomas importantes da de-pressão são: ansiedade, irritabilidade, desânimo e “cansaço fácil”, dificulda-des de concentração, diminuição da libido, perda ou aumento do apetite e do peso, alterações do padrão do sono (insônia, principalmente o despertar matinal precoce ou hipersônia) além de sintomas psicossomáticos (sintomas físicos não justificados por outras cau-sas médicas) como constantes dores de cabeça, má digestão, diarreia ou cons-tipação, tensão na nuca e ombros, dor no corpo ou sensação de corpo pesado e dores no peito ( aperto no peito).Vale ressaltar que apresentar alguns dos sintomas acima uma vez ou outra não é sinônimo de depressão, pois todos experimentaram sentimentos desa-gradáveis em alguns momentos, faz-se necessário diferenciar a depressão da tristeza normal.

Os transtornos do humor são mais duradouros que as oscilações normais do humor. Para o deprimido tudo se transforma em problema e os proble-mas se tornam cada vez mais pesados e difíceis de resolver. Quem tem triste-za normal busca ajuda e companhia, quem tem depressão prefere se isolar. Quando a pessoa está triste, procura se distrair e se ajudar. O deprimido não consegue se alegrar como antes perdendo o interesse e a força de von-tade. É importante fazer esta diferen-ciação para não corrermos o risco de patologizar ou medicalizar sentimentos inerente à condição humana.

Quanto ao tratamento, destaca-se duas modalidades importantes: a far-macologia, que consiste no uso de an-tidepressivos, que ajudam a restaurar o equilíbrio químico e aliviar os sinto-mas, que só podem ser prescritos por um médico e a psicoterapia (que possui diferentes abordagens). A psicoterapia tem por objetivo apoiar o indivíduo no processo de reestruturação de sua his-tória de vida, na cicatrização de feridas emocionais e na busca de formas alter-nativas de relacionar-se com o mundo. Estes processos são complementares e mostram mais resultados quando usadas em conjunto.

Márcia Baiocchi AmaralPsicóloga CRP 07/ 13656

Terapeuta de FamíliaEspecialista em Intervenções

Psicossociais

Depressão: o mal da atualidade

A implantação da Unidade de Pronto Atendimento – projeto do Governo

Federal que prevê investi-mento de R$ 1,4 milhão na construção de um prédio que abrigará o projeto – será um dos principais temas da reu-nião que o Conselho Municipal de Saúde de Ijuí realiza no dia 3 de março, quarta-feira da pró-xima semana. O presidente da entidade, Moacir Deves, disse que o tema será discutido, com ênfase especialmente sobre o local onde deverá ser constru-ída a Unidade de Pronto Aten-dimento. Deves observou que até o momento não se pode fazer projeção sobre o local em que a UPA será implantada, existindo informações de que o Hospital Bom Pastor teria interesse em sediar a unidade. No entanto, Deves confirmou

Presidente do Bom Pastor diz que instituição quer sediar a UPA O presidente Marco Aurélio Ferreira diz que para o Bom Pastor exis-te interesse em sediar a Unidade de Pronto Atendimento

que o encontro foi adiado para a 1ª semana de março, em fun-ção da complexidade do tema. “Precisamos ter um número significativo de conselheiros para este debate”, comentou.

O presidente do Hospital Bom Pastor, Marco Aurélio Ferreira, disse que a institui-ção tem interesse em sediar a Unidade de Pronto Atendimen-to. No entanto, o presidente deixou claro que “a escolha será da prefeitura, a partir de posicionamento do Conselho de Saúde”. Ferreira, no entan-to, lembra que o novo prédio do Bom Pastor está localizado na região Norte da Cidade e be-neficiaria uma série de bairros que estão sem atendimento. O presidente do Bom Pastor dis-se que existem alguns fatores que podem beneficiar o Bom Pastor, dentre os quais, o Cen-tro de Atendimento Psicoso-cial , Adulto e Infantil. “Temos espaço também nas novas instalações do bom pastor, no bairro São Geraldo para a cons-trução da Unidade de Pronto Atendimento”, comentou o presidente. Para Marco Ferrei-ra, é preciso que aconteça uma discussão ampla, para que seja definido o local.

por Estefania Vieira Linhares

O REPÓRTER 15EDUCAÇÃOQUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010

Após o período de fé-rias, os alunos da rede estadual e municipal

retornaram as aulas na última segunda-feira. Na rede estadu-al, a Secretaria de Educação preparou uma campanha de volta às aulas para receber

Alunos de rede estadual e municipal voltam às aulas O ano letivo iniciou para milhares de alunos na última segunda-feira. As aulas iniciam no mesmo dia nas redes estadual e municipal

os alunos, a campanha agrega um material de prevenção à gripe A. A 36ª Coordenadoria Regional de Educação com o intuito de instruir as escolas realizou no dia 11 de fevereiro o “Encontro de Estudos e Pla-nejamento” com as equipes diretivas de todas as escolas públicas estaduais. Ainda, nos dias 18 e 19 de fevereiro reali-zou o projeto de alfabetização Alfa e Beto estarão reunidos no “Encontro de Formação Alfa e Beto”, ministrado pela profes-sora Liamara Lasch.

A Coordenadora Regional de Educação, Noemi Huth, re-

lata que a partir da orientação da mantenedora, Secretaria da Educação do Estado, a equipe da 36ª trabalhou no sentido de planejar e organizar com tranquilidade o início do ano letivo de 2010 e para bem re-ceber os mais de 17.000 alunos matriculados na rede pública estadual da nossa região. O desafio para o ano letivo de 2010 é dar continuidade ao processo de construção de uma boa escola para todos. Para realizar esta meta a 36ª CRE orientou as escolas a man-ter o foco no aluno e na sua aprendizagem. A gestão com-

prometida com a qualidade da educação, que possa criar um ambiente de aprendizado com harmonia, otimizar o tempo de ensino com ênfase na leitura, na escrita e na resolução de problemas. Em síntese, o foco da gestão precisa continuar no desempenho do aluno e do professor. Deste modo, podemos assumir o papel e a responsabilidade social da escola.

Na rede municipal de en-sino, cerca de 7 mil alunos voltaram às aulas. As equipes diretivas e funcionários es-tavam preparando o retorno

desde dia 3 de fevereiro. No entanto, os professores retor-naram as atividades no último dia 18. Para o início do ano leti-vo as 24 escolas municipais se organizaram passando por um processo de limpeza, reformas e pinturas.

Entre as escolas que rece-beram melhoramentos está a Escola Infantil Solange Copetti que foi contemplada com uma rampa de acessibilidade e ba-nheiros feminino e masculino. Já no interior do município, na Escola Joaquim Nabuco foram construídas sala de informáti-ca, cozinha e refeitório.

O ano letivo no Colégio Tiradentes estava previsto para iniciar na última segunda-feira foi adiado para o dia 8 de março. Segundo o Capi-tão Márcio Uberti Moreira, a data foi transferida devido à recomendação para que os três novos colégios no Estado iniciassem as aulas no mesmo dia. Com isso, o Colégio em Ijuí iniciará na mesma data que as unidades localizadas em Santo Ângelo e São Gabriel.

O capitão Uberti em entre-vista a Rádio Repórter expli-cou que no caso da unidade de Santo Ângelo o processo sele-tivo estará ainda acontecendo no próximo final de semana o que atrasou o início do ano letivo. No entanto, o Colégio naquele município recebeu da prefeitura um incentivo de R$ 80 mil, além das instalações prontas. Em Ijuí, foi necessário adequações e reformas nas instalações e a equipe vem realizando trabalhos desde ju-lho do ano passado. O Capitão

Colégio Tiradentes adia início de aulas

Alunos foram recepcionados com atividades diferenciadas no primeiro dia de ano letivo

Teve início na tarde de segunda-feira o período de adaptação para as seis turmas da Educação Infantil do CSCJ. Crianças do Maternal ao Pré 2 foram recepcionados pelas professoras. Corredores e salas de aula receberam de-coração especial e atividades diversificadas para acolher os pequenos estudantes que nesta semana terão aula até as 16 horas, após este horário as professoras estarão recebendo os pais para a entrevista.

Este período de adaptação é importante mesmo para aquelas crianças que já fre-

CSCJ realiza adaptação de alunos de Educação Infantil desde segunda-feira

Alunos de Educação Infantil

Em um clima de muita alegria os alunos do Ceap reencontraram-se na última segunda-feira. Recebidos por professores e funcionários, os estudantes deram início ao ano letivo 2010. No pátio da Escola a música dava o tom da alegria de rever colegas e amigos, depois do período de férias, descobrir como havia ficado a formação das novas turmas (no Ceap as turmas de todos os níveis são mescladas a cada ano) e encontrar os professores para, só depois, partir para a sala de aula.

As turmas da 6ª e 7ª série do Ensino Fundamental fo-ram recebidas pela equipe pedagógica no auditório da Escola para uma conversa sobre as “palavras”. De forma interativa, a mensagem se deu no sentido de “enfatizar as palavras que nós queremos que circulem nas convivências neste ano de 2010”, ressaltou a coordenadora pedagógica, Mariluza da Silva Lucchese.

Para receber as crianças do turno da tarde os professores prepararam uma série de ati-

Ceap inicia ano letivo com astral elevado

vidades. Logo após a chegada, os alunos participaram de brincadeiras de integração na quadra de esportes. Uma roda de música foi formada logo depois, para outro momento de descontração. Depois as turmas (do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) foram divididas para dar início à aula. As turmas do 3º e 4º ano foram ao auditório cantar com os professores de música e, depois, assistir a uma história que falou sobre a amizade, mesmo tema da mensagem so-bre a qual refletiram os alunos da 5ª série no miniauditório do Colégio.

CEAPzinho – A cada ano o projeto pedagógico da Educa-ção Infantil no Ceap vem cres-cendo, assim como o número de alunos matriculados. São praticamente 10% a mais no número de alunos em com-paração como ano letivo de 2009. A ênfase neste primeiro dia letivo foi na recepção e adaptação, especialmente das crianças que estão chegando epla primeira vez à Escola.

Novidades Pedagógicas -

quentaram algum tipo de am-biente escolar, pois se trata de uma experiência que deve ser vista como única uma vez que é um período de mudança e re-novação, momento de conhe-cer novos colegas, professores e espaços do ambiente escolar.

destaca a ajuda e a receptivi-dade que a comunidade vem dando para o Colégio e ainda informou que nos próximos dias estará contatando com o prefeito Fioravante Ballin visando buscar incentivos.

O Colégio Tiradentes está com a estrutura física toda preparada e o projeto peda-gógico pronto. Num segundo momento, será realizado um melhoramento na estrutura física externa. O Capitão Uber-ti explicou que no dia 8, os alunos serão apresentados e receberão orientações sobre o que é permitido, marcha e uniforme. Somente no dia 15 serão iniciados os trabalhos pedagógicos. Na primeira se-mana de março, o Conselho de Educação retorna de recesso e será avaliado todo o processo pela Coordenadoria Regio-nal de Educação. O projeto pedagógico prevê que sejam realizadas atividades em onze sábados, além das aulas reali-zadas em turno inverso.

Nos últimos dias vários ajus-tes e trabalhos na área física da Escola foram realizados visando o começo das aulas. As reuniões pedagógicas fo-ram intensificadas na semana que passou com o retorno da equipe de professores. Neste ano a maior novidade no setor é a implementação do 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, fruto de um projeto que o CEAP vem desenvolvendo desde que o novo Ensino Fun-damental foi criado no país. Um estudo criterioso com propostas específicas de novas grades curriculares para cada ano vêm acontecendo com o envolvimento do grupo de professores da Escola.

A Educação Financeira como um projeto interdis-ciplinar em várias séries do Ensino Fundamental também é novidade no Ceap. O projeto é uma parceria da Escola com a Luterprev. Outra inovação, que já havia começado a ser construída no ano passado, é a inclusão da Informática Educativa no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

16 O REPÓRTER

CLASSIFICADOSQUARTA-FEIRA, 24 de fevereiro de 2010

VEÍCULOSOFERTAS: Vende-seScenic RXE 2004 Preta Me-tálica por R$ 29.000,00. Li-gue para o fone (55)9631.5681. Vende-se AudiA6 2.4 Ano 1999 Preto. Valor49.000,00. Ligue e comprepelo fone (55) 9631.5681.Vende-se Equipamentos:Cano Esportivo Coiote paraFazer 250 por R$ 400,00. Li-gue e compre pelo fone (55)9976.5901 com Zico.

VENDE-SE YBR 2006, úni-co dono. E um RENAULT clio2004, 1.0, 16V, segundodono. Interessados tratar nofone: 9167.8621.

VENDO MONZA SLE, mo-tor 1.8, gasolina, ano1985,cinza, 2 portas, com VidroElétrico, Direção Hidráulica,Ar condicionado (funcionan-do), Roda liga leve do(Monza Classic), todo origi-nal, em excelente estado deconservação.valor R$5.700,00. não aceitotroca.Fone:(55)9916-8014

BARBADA: Vende-sePeugeot Presence 206 na corpreta, completo. Aceita-secarro de menor valor. Fonepara contato: 9627.3318.

VENDE-SE: Corsa sedan2000, 1.0 na cor prata, valorR$15.000,00. E uma Eco sport2005, 2.0 XLT na cor preta,top de linha com apenas46.000 km rodados, valorR$35.000,00. Tratar no fone9622.4396.

VENDE-SE/TROCA-SE :Gol special ano 2003, 8V,branco TE, alarme, 04 pneusnovos com chave reserva,documentos 2010 OK. Acei-ta-se Gol 8V completo, acer-te diferença a vista, tratar nofone: 9151 0158.

VENDE-SE SIENA 97/981.6, completo, VE, DH, ar con-dicionado, chumbo metálico,película, PL: IGV 9995 e umaSaveiro 88 diesel, bordô,motor novo, gabine dupla, emótimo estado, Pl: ICN 1255.Preço a combinar. Tratar pe-los fones 55 3336 1079 ou9158 4605.

VENDE-SE Camionete

F1000 ano 87 amarela, valorR$ 28.000,00. Interessadoscontatar pelo fone 9948 5050.

VENDO TEMPRA, 97, corchumbo todo original, 2ºdono, ar cond. dir hidr., tra-va, alarme. Valor de R$12.000,00. Estuda-se propos-tas. Interessados contatarpelo fone 9656 5385.

VENDO: SENIC 2001, com-pleto 1.6, 2º dono, sujeito arevisão inclusive Manual deAcompanhamento, placa IRO4725. Tratar pelo fone: 96565385.

VENDO: Moto CB 400, mo-tor reformado, super inteira, placa ICR 4677. Valor R$2.000,00. Interessadoscontatar pelo fone 9979 7529

VENDO: Micro Ônibus MBano 91, carroceria Caio, 27lugares, bancos fixos, motornovo, placa IBK 8963 em óti-mo estado de conservação.Aceita-se negociar. Interes-sados contatar pelo fone 91669288.

VENDO: Verona 90 1.6 a ga-solina, cor prata. Valor R$7.000,00 aceita-se carro demenos valor até R$ 3.500,00de preferencia Passat. Fonepara contato 3305 0607, 33311885, após as 18:00h.

VENDO Moto Honda NX 150ano 91 com partida elétrica,cor vermelha em Ótimo es-tado no valor de R$ 4.000,00.Interessados contatar 99413066.

VENDE-SE Uno, 97, gas,impecável, 4 pneus novos,totalmente revisado. Superinteiro!!! Aceito troca por

moto ou carro de entrada eassume 20 prestações. Tra-tar pelo fone: 8137-0269 ou8131-3359.

VENDO Corsa Sedan, 96,completo, valor de R$15.000,00. Fone 8116.9736.

VENDO Ford Fiesta, 1.0, ano1996/1997, cor vermelha, pla-ca IFV-4260. Interessadoscontatar fones 3332.8866,3332.1764 ou 9964.4450 c/Paulo Costa.

VENDE-SE Belina, ano 75,em ótimo estado, placa ICC-3476, TEMPRA IE, placa GPJ-8599, ano 95, e motoSundown WEB, 2007, com1600km, placa INX-7837. In-teressados contatar 3333.4030ou 9175.4775.

VENDO Corcel II, ano 82.Valor R$ 3.000,00. Tratar fone9124.1805 ou 3333.0797.

VENDO Gol Special, 8V, 1.0,ano 2003, cor prata, valor deR$ 16.500,00. Interessadoscontatar 3332.8874 ou8441.4973.

VENDE-SE Monza SL/E, 88,gasolina, vidros elétricos, es-pelhos elétricos, 4 pneus no-vos, CD, totalmente revisado.Carro como novo pra andar!!!Muito bom!!! R$ 7.500,00.Aceito carro de menor valor.Tratar pelo fone 9172-8927.

VENDO VW PARATI 1.6,Gas., ano 99/2000, branca.Placas IJC-4297. Tratar9963.1413.

VENDO MOTO TITAN125C, ano 99, azul, placa IIT-6928. valor de R$ 2.800,00 fonepara contato 9948.5050.

IMÓVEISVENDO UMA CASA mis-ta, na Rua Jorge leopoldoWeber, bairro Assis Brasil.A 150 metros da nova sedeadministrativa do Demei.Valor: R$55.000 Tratar fone9115.0031.

VENDE-SE UMA ÁREADE TERRA de meio hec-tare, situada na entrada doParque de ExposiçõesWanderley Burmann, notrevo. Tratar no fone9622.8778.

VENDO: uma casa mistana Rua Jorge LeopoldoWeber, Bairro Assis Brasil,a 150 metros da nova SedeAdministrativa do DEMEI.Valor R$ 55.000,00. Tratarpelo telefone 9115.0031.

VENDE-SE CASA de al-venaria com 106m², pos-sui sala comercial de 56m²e um terreno de 15X30m².A casa tem churrasqueira,o terreno cercado e gradesnas janelas para uma me-lhor segurança. Está loca-lizada na Rua MarcosBresolin, nº 19, Bairro Ge-túlio Vargas. Valor:R$35.000,00, recebe carrode até R$10.000,00. Tratarno fone: 9656.5385.

VENDE-SE: 8 hectaresde terra localizado noBarreiro, interior de Ijuí.Tendo casa de material,galpão, chiqueiro, água depoço artesiano, 1 açude de1 hectar e luz trifásica naárea. Valor R$130.000,00.Interessados tratar no fone:9983.8383.

VENDO Apartamento Res.Três Figueiras, 1 dormit., 6ºpiso. Sol Norte. Inteiro e Li-berado. Ótimo investimentoe renda. Tratar 9963.1413 ou9948.5367

COMPRO CASA ou APAR-TAMENTO de atéR$70.000,00. Ofereço partedo pagamento um caminhãoMercedes 608 com baú, emótimo estado no valor deR$30.000,00. Interessadostratar no fone: 8119.3106.

VENDE-SE CASA de doisandares com 270m²; falta fa-zer um semi-acabamento naparte superior. Localizada naRua Guilherme ClementeKoehler nº 671, bairro Jar-dim. Barbada, R$110.000,00.Fone: 3333.7340.

VENDE-SE CASA mistacom 180m² mais um porãode 60m² e um terreno de512m² com piscina. Locali-zada na Rua 25 de julho nº659, Centro. Tratar no fone:9107.2239.

VENDE-SE APARTAMEN-TO mobiliado em Porto Ale-

gre, próximo à UFRGS. Inte-ressados tratar no fone:3332.2437

VENDE-SE ou ALUGA-SECASA de alvenaria 9x8 comsala, cozinha, banheiro, 2quartos, garagem e área deserviço fechados, localizadono bairro Getulio Vargas qua-dra P nº5. Valor para venda:R$ 23.000,00 e valor paraaluguel: R$ 250,00 + 90,00do alarme monitorado, águae luz. Interessados tratar nofone 3332.9282.

VENDE-SE 8 CHÁCARASno Rio Conceição, próximoaos metalúrgicos na linha10, em Coronel Barros, euma área de terra de 2 a 5hectares, com casa. Inte-ressados tratar no fone:8405.2747 ou 8412.1913.

VENDE-SE CASA de doispisos, com 270m², faltandoacabamento na parte decima da casa, na Rua Gui-lherme Klemente keller,671, bairro Jardim. R$110,00. Tratar pelo fone3333.7340 ou 8123.1522.

VENDO CASA MISTA,

com garagem, dois banhei-ros, c/ muro e grades,111m². Interessadoscontatar 9124.1805 ou3333.0797.

VENDE-SE CASA de al-venaria, com 42 m²,averbada para financiamen-to pela Caixa, Bairro Getu-lio Vargas, cercada, frentemuro e grade de ferro, comamplo terreno, propício àampliação R$ 40.000,00.Tratar fones 9963.6456,9622.0121 e 9961.4112.

VENDE-SE Apartamentocom três quartos, cozinha,sala, dependência p/empre-gada, rua 15 de Novembro,centro, R$ 140.000,00. Tra-tar fones 9963.6456,9622.0121 e 9961.4112.

VENDO APARTAMENTOcom 2 dorm., sala, varan-da, cozinha, área de servi-ço e banheiro com box,portão eletrônico, box degaragem, salão de festascoletivo. Valor: R$80.000,00. Aceito carros +ou – no valor de R$20.000,00. Tratar pelo fone9963.5682.

CLASSIFICADOS 17 O REPÓRTERQUARTA-FEIRA, 24 de fevereiro de 2010

DIVERSOSESCOLINHA DE ESPOR-TE MODELO, reiniciandoatividades de 2010, comuni-ca aos atletas e pais que es-tão abertas as inscrições parareinício das atividades coma volta do professor AndréAgnoletto. Meninos de 6 a 14anos trazer, para quem ain-da não tem, o xérox da car-teira de identidade, certidãode nascimento e uma foto3x4. Taxa de inscrição paranovos atletas é de R$10,00.O início dos treinos é dia 01/03/2010, para os fraldinhas epré-mirim pela manhã às9h30 e para o mirim e infan-til à tarde às 15h30. Fone parainformações: 9134.8871 ou8132.5495. Casa de JoãoFontoura, Q. “P”, nº 08, bair-ro Modelo.

PRECISA-SE deMASSOTERAPEUTA paracentro de beleza. Fone:3332.9027 ou 8412.0037. Fa-lar com Fátima.

VENDE-SE UMA LOJA, lo-calizada num excelente pon-to comercial. Tratar pelos fo-nes 9614.2646 ou 9938.5845.

REINICIANDO ATIVIDA-DES ESCOLINHA DE ES-PORTES MODELO. Estãoabertas a partir do dia 1ª defevereiro as inscrições paraa Escolinha Modelo, para me-ninos a partir de 6 anos emeninas a partir de 10. Osinteressados devem efetuara inscrição na quadra “P”,nº 08 do Bairro Modelo, casade João Fontoura, trazendojunto um xérox da carteirade identidade ou certidão denascimento e uma foto 3x4.Os treinamentos iniciam nodia 15 de fevereiro, às 9:15hr da manhã e a tarde, às15:00 hr. Reunião com os paisde inscritos ou não será nodia 12 de fevereiro às 19:30hr no Centro Comunitário.

VENDE-SE 2 MANEQUINSmasculinos, semi-novos.Tratar Fone 9132.9005.

VENDE-SE CALCULADO-RA financeira HP12C nova,

no valor de R$100,00. Fonepara contato: 8403.4170.

PROCURA-SE pessoa en-tre 18 a 30 anos, que pos-sua experiência comprovadacom crianças, para residirem Santa Maria, podendo es-tudar meio turno e residir notrabalho. Alimentaçãofornecida. Interessados favorenviar resposta ou currículopelo [email protected] pelo telefone 55 9933. 5203com Sra. Marlize.

BRECHÓ DA NINA: Com-pra e venda de roupas usa-das (pagamento à vista).Mais de 25 anos no ramo.Rua do Comércio nº29. Fone:3332.8154

ESTOFARIA ANDRADE:Reformas de sofás, bancosde carros, reformas em ge-ral. Rua Dr. Pestana nº165.Fone: 3331.2296

MÓVEIS USADOSANDRADE: Compra e ven-da de móveis, as melhoresofertas. Rua do Comércio,nº807 - Fone: 3332.3769

VENDE-SE DROGARIA,nova e completa, em Santoaugusto. Tratar (55)9959.0272.

MASSOTERAPIA EDEPILAÇAO. Massagemrelaxante e terapêutica. Tra-tar com Andréia pelo fone8441.5612 ou no endereço:Av. Getulio Vargas, 774, apto03, Bairro Assis Brasil , emfrente ao IMEAB.

PESSOA PROCURA TRA-BALHO de babá, doméstica, diarista, acompanhante deidoso ou para lancheria. Con-tato com Elenita - 8423.5231.Com referências.

DESAPARECEU Dia 26 aomeio dia nas proximidadesdos trilhos na Rua VenâncioAires uma poodle branca to-sada com rabo comprido queatende pelo nome Shana. Amesma necessita de cuida-dos especiais, pois sofre ata-que epilético e tem 10 anosde idade. Oferece recompen-

sa, quem achá-la entrar emcontato no fone: 3332 6086tratar com Marilene ZardinFengler.

ACEITA-SE ENCOMEN-DAS de barquetes (frango,côco...), pizzas diversos sa-bores, bolos, docinhos diver-sos, tortas frias, cucas, so-bremesas diversas(ambrosia, tortas de bola-chas, pudins, cassatas,mousses, sorvetão,...),lasanhas, frango xadrez, pan-quecas de frango e carne.....Consulte. Sabor caseiro comqualidade. Entrega em suacasa. Ligue 9969-0936 ou3333-5599 (tarde)

VENDE-SE UMA GELA-DEIRA Frost Free duplex, nacor marrom. R$ 250,00. Con-tato 3332.5576 ou 3333.4455.

AULAS PARTICULARES:Series iniciais e Português.R$ 12,00 a hora. Interessa-dos contatar pelo fone9134.8597 ou Rua Alagoas209 B.

COMPRO CONSÓRCIOSnão contemplados. Tratar:(55) 9971.0635.

PROCURA-SE Moça Soltei-ra Para dividir Apartamento.Interessadas contatar pelofone 8116.9736.

VENDO: Uma cachorrinhaPintcher com 30 dias,pelagem preta com rabo cor-tado. Interessados contatarpelo fone 3305 5100 ou 96237640, 9979 5100.

VENDO uma mesa de puroAngico medindo 2,40x80m².Interessados ligar 9102.8909.

MÓVEIS USADOS: Compromóveis, eletrodomésticos ede escritório. Pago à vista.Agendo avaliações em horá-rio a combinar. Fone8119.3106, 9121.2214 ou naAvenida Getúlio Vargas, 450.

VENDE-SE cama de casal,de madeira, nova, usada poruma semana R$ 100,00. Euma cama de solteiro, nova,de madeira, usada apenas 2meses!!! R$ 50,00. Tratar pelo

fone 9172.8927.

VENDO BicicletaErgométrica Mandley eCama de Casal Box Ganzin.Interessados contatar8413.6381.

VENDO Maquina de AssarFrango 72kg, Semi-nova. In-teressados contatar pelo fone9155.8110.

TROCA OU VENDA: 6 va-cas por 3 vacas Holandesaspuras. Interessados contatarfone 9942 9997 ou 9938 9529.

VENDO FILHOTES de ca-chorro raça pintcher,pelagem preta, com 6 meses.Interessados comparecer naRua Aristeu Pereira, 1080 c/Alda.

PRECISA-SE de Técnicoem Eletrônica. Interessa-dos comparecer MPTecnologia, na EletrônicaSpitzer. Rua Crisanto Lei-te, 213, telefone para con-tato 3332,7766.

EMPREGOS: Trabalhe emCasa Respondendo Cartas,vagas limitadas, ambos ossexos, sem experiência, en-sinamos o serviço p/ traba-lhar em casa c/ produção demala direta, respondendo,envelopando e etiquetandoimpressos informativos. Nãoé vendas. Única empresa na-cional no segmento há 4anos, com ganhos de R$500,00 à R$ 2.000,00 + produ-ção. Interessados ligar para(55) 9929.0075, com Jonatan.

MÓVEIS USADOS. Com-pra-se móveis, eletrodomés-ticos e de escritório. Pago àvista. Agendo avaliações emhorário a combinar. Fone:8119.3106 ou 9121.2214 ou naAv. Getúlio Vargas, 450.

LINHA DE COSMÉTICOSMARY KAY. Cuidados com apele, maquiagem e fragrân-cias. Solicite uma visita, oureuna as amigas, seja aanfitreã e ganhe descontos.Produtos pronta entrega.Consultora Juliana, fone9954.5246. E-mail/msn:[email protected].

VEÍCULOSVENDE-SE FUSCA, ano 76,cor vermelha. Valor de R$2.500,00. Interessados tratarfone 9133.9709.

VENDE-SE MOTODAFRA, 100cc, cor verme-lha, 0 km, emplacada. Valorde R$ 2.500,00. Interessadostratar fone 9133.9709.

VENDE-SE GOL, 1.0, 1993.Laudo para rebaixado. Valor:R$9.000,00. Aceita-se motode menor valor.Telefone paracontato: 9165.2217.

VENDO S10 Deluxe, ano emodelo 96, gasolina, corbordô, completa, liga-leve, 4pneus novos, CD MP3, capo-ta marítma, protetor de ca-çamba, toda reVisada. PlacaJYQ-7007. Tratar no (55)3333.4001.

VENDO CURRIER, 1.6,2000, gasolina, cor vermelho,ar quente, 4 pneus novos,banco de couro, protetor decaçamba, engate, reboque,toda revisada. Placa CZJ-7886. Tratar no fone (55)

3333.4001.

VENDE-SE SANTANAQuantum, ano 94, completa,direção hidráulica, ar, V.E.,metálica, película. IPVA 2010pago. Placa AEO-8713. Acei-ta-se troca. Tratar no9158.4505.

VENDO MOTO SundownFuture, ano 2008. 1.500Km rodados. R$ 4.300,00.Tratar: 9631.5681

VENDE-SE FIAT UNO,2006, placa IML-4959, ou tro-ca-se por casa de preferên-cia no bairro Mundstock. Tra-tar no fone: 3332.6716.

VENDE-SE VIRAGO 250,na cor preta, com acessó-rios, placa IGH 4098, acei-ta-se troca. Interessadostratar com Roger no fone9101.8322.

VENDE-SE BELINA 2, ano86, azul, a gasolina, e umCORCEL 2, ano 86, cor bordôa álcool. Informações nofone: 9948.5050.

VENDE-SE CHEVETTE,ano 84, com 4 pneus novos,

rodas, trava elétrica, alarme,aparelho de CD, insulfilme.Valor: R$ 4.500,00. Fone paracontato: (55) 9952 0242 falarcom Oldemar.

VENDE-SE PALIO FIRE1.0, ano 2005, 2 portas, bran-co. Tratar no fone: 3332 2674

VENDE-SE FIESTA HatchPersonalité 1.0, 4 portas,2004/2005, Prata, completo.R$ 22.000,00. Interessadosfalar com José no fone9906.6929

VENDO MOTO TWISTER250, ano 2002, placa IKM-5151. Valor: R$5.500,00. Acei-to proposta. Interessados tra-tar pelo fone 9132.5250

VENDE-SE Chevete 89 agasolina, com rodas de ligaleve, alarme com trava, some documentação em dia. In-teressados tratar no fone:9158 2125.

VENDE-SE uma motoTraxx de 110 cc, ano 2007,com apenas 1200 km. ValorR$ 3.500,00 - Tratar comAdomir no fone (55)9969.0269.

por Sandro Silvello

18 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010REGIÃO

Catuípe

Augusto Pestana

A empresa Empa Engenha-ria instalou na semana passada o seu canteiro de obras no mu-nicípio de Catuípe. Isso quer di-zer que já está dando início aos trabalhos de pavimentação as-fáltica da ERS-218, rodovia que liga Santo Ângelo a Catuípe. A confirmação foi feita na ma-nhã de hoje durante entrevista do Engenheiro Isaac Ferraz, no programa Rádio Visão. Con-forme ele, as máquinas estão sendo deslocadas de Pejuçara até Catuípe para dar inicio aos serviços de campo. O en-genheiro explicou que toda a

Empa instala canteiro de obras para concluir ERS-218A previsão é de que a conclusão da pavimen-tação, que vai ligar por asfalto Catuípe a Santo Ângelo seja concluída no final do ano

Canteiro de obras da Empa já foi instalado para concluir pavimentação da ERS-218

locação topográfica já iniciou e que a pavimentação da ERS-218 se dará por via de cotas de execução. Tão logo se conclua o trabalho de terraplanagem, já começa a pavimentação.

Pelo planejamento da equi-pe de engenharia da Empa, isso deverá iniciar no mês de maio. Isaac Ferraz diz que o contrato prevê o asfaltamento de 21,5Km da rodovia, porém 4km na saída de Catuípe já fo-ram executados. O engenheiro mencionou que os recursos alocados até agora pelo DAER para a pavimentação da ERS-218 chegam a 10 milhões de reais. Como o dinheiro não é suficiente, as autoridades de Santo Ângelo e Catuípe já se mobilizam para a aloca-ção de mais verbas. A Empa, afirmou Isac Ferraz, possui a responsabilidade de concluir a pavimentação da rodovia até o final de 2010.

Em Augusto Pestana a Câ-mara de Vereadores iniciou segunda-feira as atividades de 2010. Na ocasião, toma posse a nova direção do legislativo pestanense, tendo como pre-sidente Marli Teresinha Fano

Câmara retoma atividades Viana, e vice, Everton Sch-neider, ambos do PDT. Como secretário da mesa vai ser empossado o vereador Alex Rodrigo Borgmann, do PP, e para segundo secretário, Mi-guel Rietmuller, também do PP.

A Cotrijui , cumprindo com seu papel de responsabilidade social, comunica que estará efetuando o recolhimento de embalagens de agrotóxicos na Unidade de Augusto Pestana nesta quarta-feira, de 2010,

Cotrijui realiza recolhimento de embalagens de agrotóxicos

durante todo dia, junto ao armazém de insumos da Uni-dade. As embalagens devem estar com tríplice lavagem e com suas respectivas tampas separadas, (trazer junto as tampas).

O presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio, e prefeito de Jóia, Jânio Andreatta esteve em Porto Ale-gre, onde encaminhou projeto que prevê investimento na área de meio ambiente, como

Prefeito participa de encontro sobre meio ambienteJóia

recuperação de rios. Conforme Andreatta, o pro-

jeto elaborado pela Emater, procurou a adesão de todos os prefeitos, que poderão ser contemplados com recursos do estado e da União. As prio-

ridades deverão ser eleitas pela amuplam. Os recursos disponibilizados são para pro-jetos regionais,num percentual de 60% do total e os demais para projetos de interesse das prefeituras.

Presidente da Câmara de Vereadores do município de Coronel Barros, convoca a comunidade em geral para par-ticipar da Audiência Pública para demonstração, avaliação e cumprimento das metas , re-ferente ao terceiro quadrimes-tre de 2009. O encontro ocorre

Coronel Barros

Câmara realiza audiência públicahoje, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores daquela cidade.

Cultura

A Casa de Cultura Pastor Walbrink sob coordenação da professora Loreni Casalini emitiu convite a toda comu-

nidade de Coronel Barros para as mostras deste mês de fevereiro e março.Até o dia 12 de março a mostra de Volta às aulas e a arte de colecionar, e de 18 de março á 31 de março de 2010 a mostra relativa ao 18º aniversário do município de Coronel Barros.

O Colégio Estadual de Ges-tores Municipais de Assistên-cia Social do RS (COEGEMAS) órgão vinculado à Famurs - Federação das Associações de Municípios do RS realizou hoje, reunião ordinária na semana passada do seu co-legiado. Durante o encontro, foi acertada a elaboração de uma agenda de trabalho junto ao governo do Estado para definir as políticas públicas de Assistência Social para os Municípios. A previsão do presidente do COEGEMAS,

COEGEMAS organiza agenda estadual para políticas de Assistência SocialCharles Pranke, é de que até o início de Março, quando o Conselho realiza novo encon-tro, seja marcada audiência com o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, para tratar do assunto. A discussão em torno da criação de uma agen-da de trabalho junto a CIB/RS (Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul) surgiu da necessidade de defi-nir os critérios de partilha dos recursos do Fundo Estadual da Assistência Social, no valor de

R$ 12 milhões. “A função da CIB/RS é pac-

tuar entre o Estado e Município as linhas que serão seguidas, entre elas o financiamento “afirmou Pranke. Além da ques-tão dos recursos, o Conselho definiu como prioridade a re-estruturação do Departamento de Assistência Social (DAS), órgão vinculado ao governo do Estado. De acordo com Pranke, é fundamental a melhoria das condições do quadro funcional da entidade, dando maior efe-tividade no monitoramento e

no acompanhamento técnico junto dos Municípios, já que há mais de 20 anos não é rea-lizado concurso público para reposição de pessoal.

Referente à CIT – Comissão Intergestores Tripartite, que engloba Municípios, Estado e União, foi apresentada a in-formação de que o Rio Grande do Sul conta, ainda, com 37 Municípios não habilitados ao Sistema Único da Assistência Social (Suas).

O número é expressivo, já que em todo o País apenas

70 Municípios enfrentam esse problema. O Suas é o instru-mento que normatiza a Política Nacional de Assistência Social, regulando, em todo o país, as ações sócio-assistenciais.

Pranke afirma que o Mu-nicípio não habilitado não recebe recursos da União para desenvolver políticas públicas no setorCom o objetivo de con-tornar o problema, o Conselho pretende desenvolver trabalho de capacitação dos gestores Municipais, junto das 26 asso-ciações regionais.

O REPÓRTER 19QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010 GERALpor Sandro Silvello

Está confirmada a partici-pação do 27º Grupo de Artilharia de Campanha

no trabalho de combate aos focos do mosquito transmis-sor da dengue. A informação foi oficializada ontem ao final da tarde em Ijuí pelo secre-tário da Saúde, Osmar Terra, que manteve reunião com o prefeito Fioravante Ballin, secretário da Saúde, Clau-diomiro Pezzetta; titular da 17ª Coordenadoria de Saúde, Erlon Beck e representantes dos diferentes setores que es-tão participando do combate à dengue. Terra confirmou que manteve contato com o comandante militar do sul, general José Carlos De Nardi, na segunda-feira, garantindo a disponibilização de efetivo para colaborar na visitação a locais com potencial foco dos mosquitos transmissores da doença, bem como em atividades preventivas. O se-cretário Osmar Terra admitiu que os casos em Ijuí podem se aproximar de 300. Conforme informação do titular da 17ª Coordenadoria de Saúde, do governo do Estado e da União, recursos adicionais. Serão R$ 6 mil para cada posto de saúde que ampliar o atendimento até as 22h, e foi ampliada em 20% a cota de exames pagos pelo SUS. Além disso, os recursos para internação no Hospital de Caridade do município tam-

Casos de dengue podem chegar a 300 em IjuíA participação do Exér-cito , bem como a reali-zação de reunião com os médicos que atuam na rede Pública estão programadas para hoje

bém serão ampliados.Terra disse que ontem pela

manhã se reuniu com os secre-tários municipais de Saúde que foram orientados a solicitar à Justiça autorizações liminares para a entrada dos agentes de saúde em terrenos e residên-cias que estejam fechados, com potenciais focos. “Muitas pessoas ainda se encontram em férias, e as moradias, com o acúmulo de chuvas, acabam virando um foco, bem como em terrenos particulares que estão sem a presença de mo-radores. Precisamos atacar esses centros geradores rapi-damente”, avalia o secretário. Ele informa que autoridades do Ministério da Saúde vêm ao Estado para acompanhar a evolução do surto e agilizar as ações necessárias por parte do Governo Federal.

Em nota, a SES informou que, até ontem, haviam sido encaminhadas amostras labo-ratoriais de dez casos suspei-tos, oito deles com resultado positivo, em Ijuí. Outras 43 ocorrências suspeitas, sendo 12 confirmadas, no restante do Estado, seriam importadas, segundo relatório realizado até 20 de fevereiro.A Secretaria Estadual da Saúde (SES) pro-videnciou o envio de equipes ao município para implemen-tar as medidas emergenciais de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Máquinas espalham inseticida por toda a cidade e nos municípios vizinhos onde foram encontrados os insetos vetores da dengue. No sábado, moradores de locais onde se encontrou focos do mosqui-to foram retirados para um condomínio popular em Ijuí.

Outra ação a ser adotada é a realização de um encontro hoje, a partir das 18 horas, no auditório da Associação Co-mercial e Industrial, envolven-do todos os médicos que atu-am na rede pública. Também os secretários de saúde dos municípios que pertencem a região da 17ª Coordenadoria de Saúde deverão ser convocados para encontro a ser realizado ao longo desta quarta-feira.

O prefeito de Ijuí Fioravante Ballin decreta situação de aler-

ta epidemiológico, nessa terça-feira. A decisão foi tomada em encontro entre o prefeito e o secretário de Saúde Clau-diomiro Pezzetta. O decreto contempla ainda a realização de ações integradas entre as diferentes esferas de governo e instituições de saúde; e deter-mina que o setor de Vigilância Epidemiológica acompanhe e monitore diariamente o perfil epidemiológico do município.

Segundo o prefeito, o de-creto considera: a confirmação

de sete casos positivos pela Secretaria de Saúde; o índice de infestação predial de 1,95%, acima do limite estabelecido pelo Ministério da Saúde; a necessidade de mobilização da população para o combate do mosquito Aedes aegypti, trans-missor da dengue; e os altos índices pluviométricos atuais e altos níveis de temperatura, acima das médias históricas do município.

Osmar Terra estima em mais de 300 os casos de dengue que podem existir em Ijuí

Em abril de 2007, um surto de dengue em Giruá, assustou o Rio Grande do Sul. Na entrevis-ta a seguir, o secretário estadu-al da Saúde, Osmar Terra, que esteve ontem em Iju, conta que atitudes estão sendo tomadas e quais são as perspectivas para o surto na cidade de Ijuí. Como foi combatido o surto que ocorreu em abril de 2007 no município de Giruá?

Foi feita uma força-tarefa entre o Estado, Giruá e os mu-nicípios da região afetada. Vá-rias áreas estavam envolvidas, a Brigada Militar, a Defesa Civil e uma equipe da Secretaria de Saúde, incluindo agentes

Terra: “Surto deve estar sob controle em poucos dias”de saúde da família. Foi um grande mutirão. A prefeitura mobilizou toda a infraestrutu-ra necessária, principalmente para a limpeza urbana, que é muito importante. O foco do mosquito, na maioria das ve-zes, se dá no lixo que fica nas ruas e nos quintais. Em alguns casos, é preciso aterrar locais alagados, além de reforçar o cuidado nos cemitérios, nas borracharias e nos ferros-velhos. Com uma autorização de um juiz da cidade, também se conseguiu entrar nas casas que estavam fechadas para realizar a limpeza e a dedeti-zação. Foi um grande esforço coletivo.

O que deve ser feito em Ijuí?

Conversei com o prefeito, e ele deve coordenar em nível local. Deve-se mobilizar todas as secretarias do município mais a Defesa Civil. Está haven-do uma conjugação de forças para ajudar. Espera-se fazer outro grande mutirão com a participação dos municípios vizinhos. Haverá também di-vulgação na TV e no rádio. É importante salientar que, diferentemente da gripe A, que passa de pessoa para pessoa, a dengue precisa do mosquito. Deve-se colocar armadilhas nas BRs e próximo a postos de gasolina para detectar se

o mosquito está indo de uma cidade a outra ou não. O mais importante é fazer um grande esforço e logo, por isso não esperamos os exames definiti-vos. Quanto mais cedo come-çar, mais cedo o risco termina. Quais são as expectativas desse surto?

Acredito que esse surto deva ser maior porque a po-pulação é superior. Em Giruá, eram cerca de 20 mil habitan-tes e em Ijuí são quase 100 mil. A cidade também tem uma economia mais ativa, o que pode colaborar para propagar o surto de forma mais rápida. É preciso maior empenho. No

entanto a partir das ações que estão sendo desencade-adas, com o isolamento da região onde apareceram pes-soas certamente o surto será controlado de forma breve. Quais seriam os motivos do surto aqui em Ijuí?

Sempre que acontece um surto grande de dengue em Mato Grosso do Sul (como está ocorrendo agora), há inter-ferência aqui. Isso se explica pelo fato de que grande parte daquele Estado foi colonizado pela população do noroeste do Rio Grande do Sul. As férias e os feriados aumentam o risco, o intercâmbio permanece.

CMYK

por Estefania Vieira Linhares

MEIO AMBIENTE20 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010

O Fórum da Agenda 21 re-alizou no último sábado a sua reunião mensal,

no auditório da sede acadêmi-ca da Unijuí. Estiveram presen-tes cerca de 30 representantes de instituições do município, teve como pauta principal a apresentação do contrato de concessão da Corsan pelo gerente da Companhia em Ijuí, Gerson Daronco e pelo chefe do Departamento de Operação e Manutenção de Santo Ângelo Paulo César Schommer.

Para o representante da

Representantes da Corsan apresentam contrato de concessão ao Fórum da Agenda 21Os representantes pude-ram esclarecer dúvidas referentes ao projeto de saneamento básico do município proposto pela Corsan

Emater/Ascar e coordenador do Fórum Pedro Urubatan Neto da Costa, a reunião foi de grande importância no que se refere à capacitação do grupo com o esclarecimento a respeito do papel da Corsan e sua inserção no município de Ijuí, principalmente no que diz respeito à nova forma de relação proposta pela Gestão Associada que a Corsan expôs.

“A gestão associada é mais participativa e envolverá mais a comunidade no debate dos problemas e soluções para o saneamento”, ressaltou Uru-batan.

Nas próximas semanas, serão encaminhados ofícios às instituições que possuem representatividade no Fórum da Agenda 21 ijuiense, solici-tando que sejam apontados os nomes de seus representantes para esse ano junto ao Fórum.Após os esclarecimentos o Fórum da Agenda 21 pretende colaborar com o Plano de Desenvolvimento Sustentável do município

O presidente da Emater/RS, Mário Augusto do Nasci-mento, e o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, assinaram, um convênio para que a Emater/RS-Ascar e a Secretaria do Meio Ambien-te executem o programa de licenciamento ambiental dos empreendimentos existentes em propriedades rurais de até quatro módulos fiscais. Com o convênio, será criada a Declaração de Regularidade Ambiental da propriedade, a qual será fornecida pela Fe-pam. Com essa declaração o produtor rural poderá acessar as políticas de crédito e de incentivo agrícola que exijam regularidade ambiental, além de estar em conformidade com as exigências dos órgãos ambientais. A meta futura é

Emater/RS-Ascar assina convênio sobre Licenciamento Ambientalque a propriedade alcance a Licença de Operação (LO), o que permitirá o licenciamento de todos os empreendimentos de baixo impacto ambiental desenvolvido na respectiva propriedade. O presidente da Fetag, Elton Weber também acompanhou o ato de assina-tura.

Para o presidente Nasci-mento é o momento do agri-cultor gaúcho enfrentar os desafios impostos pela nova Legislação Ambiental. “A Ema-ter vai orientar o produtor e buscar construir junto com ele a superação dos passivos am-bientais existentes. Vamos dis-cutir em pareceria o que que-remos para o nosso ambiente com bases claras aliadas às normas técnicas”, avalia o diri-gente. Berfran Rosado destaca

a importância do estabeleci-mento do rito especial para o licenciamento ambiental das pequenas propriedades rurais, que resulta em mais agilidade, menor custo e maior controle ambiental, uma vez que as pro-priedades serão cadastradas pela Emater/RS-Ascar no siste-ma de informações da Fepam. “Estamos certos de que este procedimento, muito reivindi-cado pela Fetag, auxiliará os pequenos produtores gaú-chos”, destacou o secretário.

A Secretaria do Meio Am-biente (Sema), através do Departamento de Recursos Hídricos, também simplificará os procedimentos para a libe-ração do uso das águas e dos açudes a serem construídos. Já a Fepam cadastrará, em seu Sistema de Informações,

as propriedades rurais e, para cada um dos proprietários, com até quatro módulos fis-cais, interessados em obter a

Declaração de Regularidade Ambiental, a Emater/RS-Ascar disponibilizará profissional técnico para auxiliar.

Municípios serão benefíciados com a assinatura do convênio

O REPÓRTER 21QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010 NACIONALpor Talita Mazzola

O desenvolvimento dos remédios preparados a partir de plantas me-

dicinais, conhecidos como fitoterápicos é alvo de pes-quisa da Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa) e da Universidade do Mississipi (EUA). Um de-bate foi iniciado na segunda-feira na sede da Embrapa, no Ceará, para discutir com os pesquisadores da instituição norte-americana as ações que deverão ser desenvolvidas. O convênio que se estende até 2013, pretende, além da troca de experiências e do treina-mento pessoal, o desenvolvi-mento de pesquisas conjuntas relativas à padronização das matérias-primas, conforme informou o pesquisador da Embrapa, Flávio Pimentel.

Com a ampliação da base de conhecimentos para a pro-dução de fitoterápicos, a ex-pectativa é elevar a qualida-de desses produtos no Brasil

Fitoterápicos serão alvo de pesquisas da Embrapa e de universidade norte-americanaPesquisadores da Em-brapa e Universidade do Mississipi reúnem-se para discutir ações para serem desenvolvidas sobre o desenvolvimen-to da padronização da matéria-prima de medi-camentos fitoterapicos

Segundo pesquisador da Embrapa, a padronização e o aumento da qualidade poderão resultar na redução de custos de terapias usadas no SUS

e, em consequência, sua segu-rança. “Ampliar a qualidade e a padronização, porque há muitos produtos que têm o mesmo nome e composições químicas diferentes e são ven-didos à população como uma espécie medicinal e, muitas vezes, não se trata da mesma espécie que tem aquele efeito farmacológico. Então, um dos objetivos dessa cooperação é a padronização: definir parâ-metros de identificação dessas espécies para que a população não compre gato por lebre”. De acordo com os pesquisadores, a padronização e o aumento da qualidade poderão resultar na redução de custos de várias terapias usadas no Sistema Único de Saúde. Pimentel des-tacou que existe uma longa lista envolvendo mais de 40 fitoterápicos no SUS. Todavia, o pesquisador lamenta que apenas uma pequena parcela, em torno de no máximo quatro desses seja produzido em es-cala comercial e tenha patente. “Porque não foi desenvolvido sistema de produção, existe problema de padronização da matéria-prima para que a indústria possa utilizar essas plantas para produção de fito-terápicos. Esse é um dos obje-tivos do trabalho”, comentou.

Pimentel esclareceu que o uso de produtos sem qualida-de ou padrão, pode ter efeitos tóxicos para a população. Segundo ele, muitas espé-

cies vendidas legalmente no país como fitoterápicos usam matérias-primas importadas, porque as nacionais não tem uma padronização. A partir do convênio, a expectativa é de diminuir a importação, com o

aproveitamento da biodiversi-dade brasileira, com foco nas plantas que já estão na lista do SUS. Os pesquisadores da Em-brapa Agroindústria Tropical e da Universidade do Mississipi estarão reunidos até amanhã

para discutir o projeto e definir as ações que serão executadas. Pimentel salientou que a ideia é que essas ações sejam ini-ciadas sem demora, tendo um custo estimado do convênio, da ordem de US$ 2 milhões.

O Brasil, pela primeira vez, foi convidado a participar da Romenian Masters in Mathe-matics que começa hoje em Bucareste (Romênia), no Leste Europeu. O Evento reúne os melhores países do mundo nas Olimpíadas Internacionais de Matemática. De acordo com a secretária da Olimpíada Bra-sileira de Matemática (OBM), Nelly Carvajal, participam dessas olimpíadas os países que têm o melhor desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, a sigla em inglês), que é a olimpíada mais importante no mundo, segun-do ela o evento reúne mais de 500 alunos talentosos do ensino médio de mais de 100 países.

Brasil irá competir com os melhores países nas Olimpíadas de Matemática

O Brasil ocupa a 16ª colo-cação no ranking mundial e foi chamado pela primeira vez. “É o único país latino-americano e ibero-americano a ser con-vocado em todos os tempos, porque o nosso desempenho é realmente muito bom”, afir-mou Nelly.

A equipe brasileira é com-posta por seis alunos do Ensi-no Médio, um do Ceará, dois do Rio de Janeiro, dois de São Paulo e um de Santa Catarina, além de dois professores. A assessora explicou que os competidores serão submeti-dos a dois dias de provas com três problemas matemáticos em cada dia e quatro horas e meia para resolver os três problemas. Conforme ela, os

problemas são olímpicos que visam um maior raciocínio lógico, ou seja, “não há espaço para decoreba”. Esta é a tercei-ra edição do Romanian Master in Mathematics, que se esten-derá até o dia 1º de março. Além do Brasil, participarão delegações da Alemanha, Bie-lorussia, Bulgária, Coréia do Sul, China, dos Estados Unidos, da Hungria, Itália, do Irã, Japão, Reino Unido, da Romênia, Rús-sia, Sérvia, Turquia e Ucrânia. A participação brasileira é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, um projeto conjunto da Socieda-de Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

A Justiça Federal determi-nou que os governos estadual e federal deverão retomar os trabalhos de identificação das ossadas encontrada na década de 90 em uma vala no Cemité-rio de Perus, zona norte da ca-pital paulista. Os ossos seriam de pessoas desaparecidas na Ditadura Militar (1964 – 1985). Os restos mortais estão guar-dados no Cemitério do Araçá, na região central da cidade. A decisão é do juiz João Batista Gonçalves, da 6ª Vara Federal Cível de São Paulo, atendendo ao pedido feito em novembro de 2009 pelo Ministério Pú-blico Federal. De acordo com o despacho de Gonçalves, caberá ao governo estadual selecionar, em seis meses, o material a ser encaminhado ao

Retomada de identificação de ossadas é determinada pela Justiça

Instituto Médico Legal (IML) para exames de DNA.

Pelo governo federal, a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, ins-tituída pela Lei 9140/95, terá de reestruturar, num prazo de 60 dias, uma equipe de especialis-tas no exame de ossadas, entre eles, legistas, médicos e den-tistas, antropólogos, geólogos e arqueólogos. O orçamento anual previsto para a comissão é de R$ 3 milhões. O juiz de-terminou também que a união contrate um laboratório espe-cializado em exames de DNA. Na ação cível, o Ministério Público Federal solicitou ainda que sejam responsabilizadas as pessoas físicas e jurídicas pela demora na conclusão dos trabalhos de identificação.

22 O REPÓRTER ESPORTEQUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010

por Jonas Palharini

O assédio estabelecido em cima do goleador do Gau-chão, Eraldo, foi tanto que ele não aguentou. Em oito parti-das oficiais, o “homem gol” foi às redes 10 vezes, com média superior a um gol por jogo, despertando interesse de di-versos clubes pelo país.

O empresário de Eraldo, Álvaro Severo, comunicou ao diretor de futebol Delmar Blatt, que o goleador do time ijuiense já estava acertado com o Itumbiara, de Goiás.

O goleador do São Luiz vai receber do time goiano, R$ 15 mil de salários. De luvas, Eral-do, embolsou R$ 30 mil. O São Luiz receberá cerca de R$ 8 mil, de multa rescisória.

O artilheiro do Gauchão

O artilheiro foi embora Assédio de diversos clubes foi tanto, que o goleador do São Luiz não suportou. O sucessor de Eraldo já está na Baixada

com 10 gols vai tentar tirar o Itumbiara da penúltima posi-ção do campeonato goiano.

Aos 28 anos, essa é a me-lhor fase da carreira de Eral-do. O jogador se despediu da direção e dos ex-companhei-ros, na tarde de ontem. Houve muita emoção. Eraldo, agora tem o desafio de brilhar no Itumbiara.

O diretor de futebol do São Luiz, Delmar Blatt, afirmou que o sucessor de Eraldo está na Baixada. O centroavante Leandro Rodrigues, contrata-do para ser o dono da cami-sa 9, acabou se lesionando e Eraldo não deixou escapar a oportunidade. Agora Lean-dro, terá a chance de provar a sua qualidade no segundo turno.

Em busca de um reforço para o setor defensivo, Del-mar, salientou que hoje pode-rá ser anunciado o nome de um zagueiro experiente que atua no futebol do Mato Gros-so do Sul.

Conforme o diretor de fute-bol, o zagueiro já passou pelo Palmeiras e Paraná Clube. Eraldo (à direita) vai deixar saudades...

O Campeonato Municipal de Futebol, categoria Sub-20 anos, inicia neste domingo. A primeira rodada da competi-ção será disputada no campo do Flamengo da Linha 4 e no campo da Imasa.

Pela chave “A”, às 14h, no campo do Flamengo da Linha 4 Leste, o Palestino enfrenta

Começa, no domingo, campeonato Sub-20

a Escolinha São José/Napoli e às 16h, Sul América encara o União do Getúlio Vargas.A chave “B” tem também tem dois jogos. Às 14h, no campo da Imasa, Americano x Juven-tude de Rincão dos Gói e às 16h, Arsenal/Avante x Corin-thians. Surpresa poderá ser em relação à arbitragem .

O Internacional parou nas semifinais da Taça Fernando Carvalho.

O time reserva colocado em campo pelo técnico Jorge Fossati perdeu de 2 a 1, de vi-rada, domingo, para o Novo Hamburgo.

O resultado coloca o time do Vale do Sinos como adver-sário do Grêmio na final do 1º turno.

O gol Colorado foi marcado por Bruno Silva, no segundo tempo. Paulinho deixou tudo igual de pênalti, e Chicão, com um chute forte de fora da

Galácticos do Vale surpreendem no Gigante

área nos acréscimos, guardou no ângulo superior direito de Muriel, marcando um golaço, decretando a vitória do time considerado os “Galácticos do Vale dos Sinos”.

O técnico Gilmar Iser terá a volta do meia-atacante Ro-drigo Mendes, para o jogo de domingo, às 16h, no Olímpico.

Em vez de Gre-Nal na final, os gaúchos acompanharão um Gre-Nóia, na decisão da Taça Fernando Carvalho.

O ex-presidente do Inter já confirmou presença na entre-ga da premiação.

O Grêmio não levou sustos para assegurar presença na final da Taça Fernando Carva-lho. O Tricolor derrotou o In-ter-SM por 4 a 1 na noite de sá-bado, no Olímpico, e avançou à decisão. Rafael Marques, Borges, Rochemback e Hugo marcaram os gols da equipe

Grêmio goleia Inter-SM e garante vaga na final

Tricolor, enquanto Émerson Bala descontou para o time de Santa Maria.

Agora, o time do técnico Silas encara o Novo Hambur-go, na final do 1º turno. O Nóia fará uma guerra para conquis-tar o título, conforme disse o técnico Gilmar Iser.

O presidente do Esporte Clube São Luiz, Sadi Pereira, comemorou muito com a vitó-ria do Novo Hamburgo diante do Internacional, na semifinal do Gauchão. “Minha torcida é sempre pelos times do inte-rior”, conta.

Com a vitória do Nóia, o clube ijuiense ganha no míni-mo R$ 50 mil, ou seja, o Co-lorado da capital precisará encarar com mais seriedade o segundo turno do Gauchão e deverá vir à Ijuí, no dia 7 de março, com o time principal.

Embora o Inter possa vir com o que tem de melhor no

São Luiz comemora vitória do Novo Hamburgo contra o Internacional

plantel, o fato é comemorado pelo presidente do clube, que acredita numa boa renda para o jogo contra o time de Jorge Fossati.

O presidente do São Luiz acredita que o time possa manter na Taça Fábio Koff, o mesmo ritmo do primeiro turno. “O plantel é forte e tem condições de conquistar o G-4 do segundo turno” avalia.

Por causa do formulismo, que foi aprovado pela maioria dos presidentes de clubes na reunião da Federação Gaú-cha, interessante seria o São Luiz conquistar o primeiro ou

segundo lugar da chave, no segundo turno, para garantir a decisão do mata, no Estádio 19 de Outubro.

A projeção para essa reali-dade, segundo Sadi Pereira, é de conquistar 14 a 15 pontos, na Taça Fábio Koff.

Placar ReporterJOGOS DO SESI – Abertu-

ra dos Jogos do Sesi 2010, no futebol sete. Rodada de aber-tura teve quatro partidas. Bra-sil Foods A 3x0 Brasil Foods B; Madecor 1x2 Imasa A; Imasa B 0x4 Mineradora Ijuí Sopro; Soberana/Freitas e Freitas 1x3 Moinho Ijuí/Metal Ijuí.

SESI VERÃO – Foi realiza-da a terceira e última etapa do Sesi Verão, com a prova de corrida de rua. Mais de 200 atletas participaram do even-to. O primeiro lugar ficou para a turma do Clube de Corredo-res de Ijuí (CCI).

PRÓ-VÔLEI – Retornou as atividades nesta semana, a temporada 2010 do Ijuí Pró-Vôlei. Na próxima semana, os coordenadores estarão em contato direto com as escolas para ampliar o número de nú-cleos do projeto.

SANTA CRUZ – O Santa Cruz perdeu o técnico Tonho Gil para o Brasil-Pe, clube que disputa a Segundona. Mazaro-pi, ex-goleiro campeão mun-dial pelo Grêmio, é o novo técnico do Santa Cruz para o restante do Gauchão. Em sé-timo lugar no primeiro turno do Gauchão, com 14 pontos, o Santa Cruz ficou fora das fa-ses eliminatórias.

AVENIDA – O time de San-ta Cruz, treinado por Paulo Henrique Marques, anunciou a contratação dos atacantes Alê Menezes, de 33 anos, e de Valdiram, ex-Esportivo, Guarani-VA, Vasco da Gama. O Avenida busca o G-4 da Taça Fábio Koff.

Sadi Pereira confia no time para o 2º turno

POLÍCIA O REPÓRTER 23QUARTA-FEIRA, 24 de Fevereiro de 2010

por Jonas Palharini

Dois dias. Este é o prazo limite para que a dele-gada do 2º Distrito Po-

licial de Ijuí, Jocelaine Aguiar, conclua o inquérito sobre a morte do taxista, Cristian Alan Antonello Stockel, de 20 anos, ocorrido na madrugada do dia 16.

O prazo de 10 dias está se encerrando. A delegada Jocelaine ouviu neste período testemunhas do crime. O cri-minoso está preso na Peniten-ciária Modulada.

Quando preso em flagrante, Maicon Fogaça Ronzani, de 21 anos, não quis falar sobre o assassinato. Maicon só res-

Polícia Civil entrega inquérito sobre morte de taxista na sextaDelegada Jocelaine Aguiar segue a linha da investigação sendo defi-nida como latrocínio

Delegada Jocelaine: inquérito aponta para latrocínio

ponderá as perguntas, sobre o crime, em juízo.

Morador do Bairro Tan-credo Neves, Maicon Fogaça Ronzani, já tem diversas pas-sagens pela polícia por roubo e furto. Ele é usuário de drogas, conforme próprio depoimento de familiares à delegada.

O setor de investigação da Polícia Civil investiga mais detalhes sobre a morte do taxista.

A linha de investigação conclui para latrocínio (roubo seguido de morte), mesmo que o criminoso não tenha levado nada da vítima.

A delegada não descarta, porém, que se algum fato novo surgir, alterar a finalização do inquérito. Segundo Jocelaine Aguiar, as investigações conti-nuarão mesmo que o processo já tenha sido remetido ao Fórum.

Acidente com gravidade foi registrado por volta das 17h10min, de sábado, na BR-285, em frente ao Parque de Ex-posições Wanderley Burmann.

Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal, Marcelo Andriollo, de 28 anos, conduzia um veículo Tempra no sentido Ijuí/Bozano, quando perdeu o controle da direção.

O Tempra saiu à esquerda da pista e colidiu no canteiro que dá acesso a entrada do

Tempra capota na BR-285, em frente ao parque de exposições

parque. O veículo capotou mais de uma vez.

Morador do Bairro Jardim, Marcelo Andriollo, sofreu le-sões leves. Já o caroneiro, Juliano Rigoli Cagliari, de 32 anos, que reside no Bairro Ge-túlio Vargas, teve lesões mais graves e ficou internado na UTI do Hospital de Caridade.

Na segunda-feira, Juliano apresentou melhora em seu quadro clínico e se recupera em um leito do Caridade.

Começam a figurar como registros de rotina na polícia, devido aos inúmeros casos, embriaguez ao volante. Após pagamento da fiança, em tor-no de R$ 500,00, o condutor é liberado.

Neste final de semana, pelos menos dois acidentes foram registrados após moto-ristas dirigirem sofre o efeito do álcool.

Um motorista pagou a fian-ça depois de se envolver em um acidente, na RS-155, no tre-vo de acesso a Avenida Getúlio Vargas. O condutor do veículo, que estava embriagado, colidiu contra uma motocicleta.

Polícia atende casos de embriaguez ao volanteO condutor da moto ficou

ferido.Outro acidente foi regis-

trado na tarde de sábado, na ERS-522, próximo a ponte do Rio Conceição.

Em estado de embriaguez, o condutor de um Fusca, placas ICZ-1658 de Augusto Pestana, colidiu na guarda da ponte, vindo a sair da pista e parar após bater em várias árvores.

O motorista de 31 anos re-cebeu atendimento no Pronto Socorro do HCI. Ele fraturou o tornozelo esquerdo.

O condutor precisou pagar fiança para ser liberado, após o registro no 2º Distrito Policial.

O comandante do 29º Bata-lhão da Polícia Militar de Ijuí, Major Tomás Jacson Trindade Lopes, afirma que o resultado da eficiência na prestação de serviços da BM se deve e muito ao comportamento da população.

Conforme o comandante do 29º BPM, a agilidade e rapidez da corporação, principalmen-te na prisão do assassino do taxista e do ladrão do malote do Posto Santa Terezinha, foi fundamental graças as ligações anônimas que acontecem no

Major Jacson: o conjunto é responsável pela agilidade190 ou até mesmo das vítimas, que imediatamente buscam o socorro na Brigada Militar.

O Major Jacson disse que a polícia de Ijuí conta com um efetivo razoável e com a forma-ção de mais 41 soldados, com a possibilidade de 35 perma-necerem na cidade, o índice de déficit de militares deve zerar.

O major salientou ainda que a Brigada Militar está bem ser-vida de equipamentos como: armamento, coletes à prova de bala e viaturas. A estraté-gia de manter a cidade sobre

vigia da BM está dando certo. Existe escalas com horários alternados de policiais milita-res que zelam pela segurança da cidade.

Major Jacson confirma efetividade da BM

Ação dupla da Brigada Mili-tar, na manhã de segunda-feira. Por volta das 10h, a BM foi informada sobre um roubo à malote.

Uma guarnição encontrou o malote contendo R$ 11 mil pertencentes ao Posto Santa Terezinha. O depósito seria fei-to na agência do Banco Sicredi. O dinheiro foi encontrado na esquina da Rua Venâncio Aires com a Benjamin Constant.

Com a ajuda de mais poli-cias, foi possível localizar o la-drão. Nelison Rogério da Silva foi preso em flagrante quando tentava ludibriar os policiais.

Brigada recupera malote e prende ladrãoNelison estava ca-

minhando pela Aveni-da Pinheiro Machado, esquina com a Siqueira Couto, no Bairro São Paulo, quando tirou a camiseta e o par de tênis. Mesmo assim, foi reconhecido por popu-lares e pela vítima.

A Brigada Militar levou Nelison Rogério da Silva para a dele-gacia de polícia, onde foi lavrado o flagrante e posteriormente con-duzido à Penitenciária Modulada. Nelison foi preso em flagrante pela Brigada Militar

CMYK

O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 24 DE FEvEREIRO DE 2010

por Drica Morais

Segunda-feira, 22 de janei-ro. Para muitos estudan-tes, esta data marca o fim

das férias e, claro, o retorno às salas de aula. Para Laura Mens-th Pereira, aluna do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), não foi diferente. “No primeiro dia de aula, além de reencontrar os colegas, ocor-reu a tradicional apresentação dos professores”, conta a jo-vem. Laura, que tem 17 anos, é portadora da Osteogênese imperfecta, popularmente conhecida como “Síndrome dos Ossos de Vidro”. “Mesmo sendo a única na turma com necessidades especiais, não tenho nenhuma dificuldade de aprendizado ou de locomoção. E desde que ingressei na esco-la, na 8ª série, fui bem aceita por todos os colegas”, lembra a estudante.

Por motivos de saúde, Lau-ra teve que concluir a 8ª série em casa. O início do 1° ano do Ensino Médio, bem como o final do 2°, também foi cursado em sua residência. “Mas recebi toda a atenção dos professo-res, que não se importavam de ir até a minha casa dar as

De volta à sala de aula

aulas. Por fim, não perdi ne-nhum ano”, diz. Em nenhum momento da conversa com O Repórter Laura demonstrou tristeza. A jovem deixou trans-parecer a sua espontaneidade, força de vontade e a amizade existente com as demais cole-gas, que esperavam o término da entrevista para ajudá-la a voltar à escola. A primeira aula da turma aconteceu em meio à Praça da República.

No dia 12 de março, encerra-se o período de inscrições para o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas, sustentado pela Secretaria de Educação Especial do Ministé-rio da Educação. O objetivo da premiação é subsidiar uma auto-avaliação das escolas e de suas experiências de inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvol-vimento e altas habilidades/ superdotação. Trata-se, em suma, de um reconhecimento às

Assim como inúmeros estudantes, Laura vol-tou à escola na última segunda-feira. A ijuiense superou as dificuldades de sua síndrome e, neste ano, prepara-se para concluir o Ensino Médio

escolas que trabalham para garantir o acesso, a participação e a aprendiza-gem de todos os alunos.

Outras informações, bem como o regulamento, estão disponíveis no site www.mec.gov.br/premioexpe-rienciaseducacionaisinclusivas. E, lembrando: cada uma das cinco esco-las vencedoras (uma em cada região) receberá R$8 mil.

E atenção, escolas!