apucarana.pr.gov.brapucarana.pr.gov.br/.../uploads/2016/07/ppa-revisado.docx · web viewnesse...

26

Upload: dotu

Post on 09-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PLANO PLURIANUAL

2014 – 2017

MENSAGEM

PLANO PLURIANUAL

2014 - 2017

Of. 404/GP Apucarana, 30 de setembro de 2013.

Senhor Presidente

Encaminho à consideração dessa Colenda Casa Legislativa o Projeto de Lei que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio de 2014 a 2017.

Tal Projeto, Senhor Presidente, foi elaborado em estrita consonância com as prioridades do Orçamento Participativo, com o disposto no §1º do art. 165 da Constituição Federal, e de acordo com a Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009, que altera dispositivos de participação popular da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

Valho-me da oportunidade, Senhor Presidente, para reiterar-lhe as expressões de meu elevado apreço.

Atenciosamente,

Dr. Carlos Alberto Gebrim Preto(Beto Preto)Prefeito Municipal

A sua Excelência, o Vereador José Airton de Araújo - Deco

Presidente da Câmara Municipal de Apucarana

RESUMO

O Plano Plurianual 2014-2017 do Município de Apucarana, Norte do Paraná, estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública municipal para as despesas de capital e outras

despesas correntes. A ferramenta que viabiliza o planejamento estratégico de médio e longo prazo está estruturada em Apucarana em cinquenta e nove Programas Estratégicos dispostos nos eixos fiscal, social e gestão. De acordo com as diretrizes do Modelo de Gestão e de Transparência Orçamentária, o objetivo do Plano Plurianual é a melhoria continuada eficiência, qualidade e continuidade dos serviços prestados a população apucaranense.

ABSTRACT

The Multiannual Plan 2014-2017 of Apucarana, North Paraná, establishes the guidelines, objectives and goals of the municipal government for capital expenditures and other current expenditures. The tool that enables the strategic planning for medium and long term is organized in Apucarana in fifty nine strategic programs arranged on ambience, social and management axes. According to the guidelines of the Model Management and Budget Transparency, the purpose of the Plan is to continuously improve the efficiency, quality and continuity of services provided for the population of Apucarana.

1. APRESENTAÇÃO

Caro Cidadão,

É com grande responsabilidade e compromisso que apresentamos a seguir o Plano Plurianual (PPA) 2014-2017 de Apucarana. Conforme a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, o Plano Plurianual estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública municipal direta e indireta para as despesas de capital e outras despesas correntes.

O PPA é a ferramenta orçamentária onde se viabiliza o planejamento estratégico da administração pública de médio e longo prazo. Está estruturado no Município através de Programas Estratégicos que abrangem a manutenção de programas municipais que existem há anos e outros novos que vieram modernizar a gestão pública, e que tem como objetivo a melhoria contínua da eficiência e qualidade dos serviços prestados aos 128.058 apucaranenses (IBGE).

O PPA 2014 - 2017 que encaminhamos para apreciação do Legislativo Municipal cumpre, além das previsões legais da elaboração da peça, o papel de ser um registro histórico sobre um momento de grandes transformações pelo qual passa Apucarana. Com avanços na gestão, melhorias na forma de aplicar os recursos nos cinquenta e nove Programas Estratégicos e ampliação da transparência e da participação popular, a cidade se moderniza, construindo importantes obras para a qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico.

Assim, julgamos importante considerar que estamos no limiar de um período inovador e enriquecedor em termos de gestão pública, considerando que temos a oportunidade de associarmos o planejamento estratégico de governo à execução orçamentária. Isso significa que os compromissos assumidos pelo Município, seus programas e ações vinculam-se diretamente com os recursos necessários à implementação de tais iniciativas, assegurando uma efetiva entrega à sociedade.

Cidade da Democracia Participativa

A cidade que inicia um processo na Democracia Participativa, ao longo de anos Apucarana viveu uma realidade atípica onde a população não era consultada no momento de elaboração dos principais planos orçamentários, tanto de manutenção da máquina quanto em programas finalísticos. Apucarana já realizou diversas conferências e audiências para descobrir o que o cidadão apucaranense quer para o futuro da cidade, agora cabe a Gestão Beto Preto buscar realizar estes sonhos e anseios da população. Após um conturbado início de ano, por falta de transição no processo eleitoral, a Gestão levantou diversas situações em áreas essenciais para o desenvolvimento da cidade e está colocando em prática uma nova maneira de Administrar, corrigindo falhas graves que ocorreram no passado.

Ao resgatar o estoque de demandas do Plano de Investimentos do Orçamento Participativo, a administração municipal faz valer a vontade das comunidades em obras e serviços que estão sendo realizados ou previstos para os próximos anos, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso com o processo que mobiliza os cidadãos, na aplicação dos recursos públicos e, por conseguinte, nas políticas públicas.

Do ponto de vista do território, será realizado um estudo minucioso, no sentido de que Apucarana seja planejada para um futuro desenvolvimentista. As ações devem abranger todas as regiões da cidade, visando fortalecer as redes locais, aproximando o poder público das comunidades. Essa será a estratégia focada por gestores e servidores, no sentido de garantir a excelência dos serviços públicos, especialmente para quem mais precisa do poder público.

Investimentos nas Áreas mais Sensíveis

O PPA expõe o grande esforço de uma gestão multipartidária para garantir a boa aplicação de recursos nas áreas mais sensíveis do atendimento público, notadamente na saúde,

educação e assistência social. A administração vem superando os percentuais exigidos pela Constituição Federal na aplicação de recursos próprios vinculados em Saúde e Educação.

Obras e serviços que estão sendo realizados com recursos próprios nessas áreas somam-se às parcerias que a Prefeitura vem fortalecendo com a iniciativa privada e demais instâncias de governo.

Obras: Legado para a Qualidade de Vida

Além dos investimentos com recursos próprios, a Prefeitura resgata obras e serviços que eram aguardados pela população, como várias Intervenções Urbanas há muito anos reivindicados, graças à articulação com todas as instâncias de poder e a credibilidade conquistada pelo esforço de buscar o equilíbrio das contas públicas, devolvendo a capacidade de buscar financiamentos.

Em pleno crescimento populacional a Gestão Beto Preto está realizando várias mudanças no trânsito de Apucarana, que há muito tempo deveriam ter sido realizadas. A frota de veículos não para de crescer e, para fazer frente à demanda, estas intervenções no trânsito estão sendo

implementadas, visando garantir melhor fluxo no trânsito e mobilidade para as pessoas. E, na precária malha viária que recebemos, existem projetos que representam um sonho antigo para milhares de famílias, como a nova Avenida Arco Norte, que vai melhorar a mobilidade e a qualidade de vida em uma ampla área da cidade.

Parcerias com Governos Estadual e Federal

O município também tem trabalhado para ampliar sua participação nos recursos estaduais e federais. Igualmente, é de vital importância para as finanças municipais buscar a recuperação de recursos, tanto de parte do Executivo Estadual como da União. Diversas propostas de convênios já estão cadastradas no sistema eletrônico do Governo Federal (Siconv), gerando uma expectativa bastante positiva em relação à conquista de diversas benfeitorias, notadamente no campo da infra-estrutura urbana, que há muito os apucaranenses reivindicam sem obter retorno.

As contas municipais sofreram com o baixo crescimento do PIB brasileiro no ano passado. Isso se refletiu, por exemplo, nas transferências

de impostos federais (FPE e FPM) devido à política de desonerações fiscais adotada pelo Governo Federal. Cada vez mais é urgente uma revisão sobre a política de distribuição de recursos para os municípios, pois é aí que os serviços realmente são prestados aos cidadãos.

Nesse sentido, o PPA prevê, por exemplo, a ampliação da cobertura de atendimento básico em saúde através do aumento das equipes de Saúde da Família, com reformas e novos postos de saúde, ampliação e modernização da Unidade de Pronto Atendimento, além de ações voltadas à saúde mental e prevenção. Na Educação, está planejada a ampliação de vagas, construção de novas escolas e reforma de outras, bem como melhoria de indicadores de qualidade do ensino.

Relações com Outras Cidades

Enquanto se transforma localmente, as relações com outras cidades e países também se fortalecem. Apucarana está ampliando sua atuação na Associação dos Municípios do Vale do Ivaí e vem discutindo questões federativas e alternativas para uma melhor distribuição dos recursos

públicos. Outra área de parceria com outros municípios é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (CISVIR), que estava em uma situação crítica com dívidas e inadimplência por parte de algumas prefeituras. Ainda na área de saúde, vale ressaltar que, recentemente, foi resolvida uma pendência que se arrastava por anos, que é o Centro da Visão, uma conquista para os cidadãos apucaranenses.

Qualificação da Gestão Interna

Para otimizar os recursos disponíveis, a administração vem fortalecendo e qualificando sua gestão interna. O PPA está estruturado através de Programas Estratégicos e que tem por objetivo a melhoria contínua da eficiência, qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. A partir de 2014, após uma revisão da estrutura administrativa, os Programas Estratégicos foram redefinidos, com novos objetivos e metas, integrando a execução física e financeira. Outra inovação com vistas à melhoria da prestação de serviços foi a criação de ações de governo que buscam a qualificação dos servidores públicos.

PROJETO DE LEI Nº 039/13.

Dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio de 2014 a 2017 e dá outras providências.

Art. 1º Fica instituído o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2014-2017, em

cumprimento do disposto no § 1º do art. 165 da Constituição Federal e do art. 109 da Lei

Orgânica do Município de Apucarana.

§ 1º Constituem anexos a esta Lei:

I – Anexo I – Estimativas das Receitas;

II – Anexo II – Descrição dos Programas Governamentais/Metas/Custos;

III – Anexo III -;

VI – Planejamento Orçamentário;

V – Identificação dos Programas;

VI – Identificação das Ações;

VII - Classificação dos Programas por Macroobjetivo; e

VIII – Metas das Ações Programas/Governamentais.

§ 2º Os valores financeiros previstos nesta Lei são referenciais e não constituem

limites à programação e à execução das despesas expressas nas leis orçamentárias anuais e nas

leis que as modifiquem.

Art. 2º Constituem diretrizes estratégicas da Administração Pública Municipal, direta

ou indireta, no período 2014-2017:

I – aprofundar a relação com a Sociedade com base nos princípios da transparência,

transversalidade, territorialidade e liderança;

II – garantir a Pluralidade por meio do Orçamento Participativo e da Governança

Solidária Local;

III – promover a inclusão social;

IV – ser referência em qualidade de vida;

V – garantir à população o acesso universal à arte, diversão e esporte;

VI – ampliar políticas públicas para a defesa dos direitos humanos aos grupos

vulneráveis, além de garantir a proteção para os animais por meio da defesa dos seus direitos;

VII – incentivar o desenvolvimento econômico da cidade com inovação;

VIII – construir um ambiente sustentável e participativo;

IX – buscar a excelência na Prestação de Serviços;

X – modernizar a Administração;

XI – manter o quadro de servidores motivados, capacitados e comprometidos com a

melhoria da gestão; e

XII – buscar o equilíbrio nas contas Públicas;

Art. 3º As leis orçamentárias anuais e as leis que as modifiquem manterão as

codificações dos programas

previstos nesta Lei.

Art. 4º Cada ação constante do PPA só poderá ser única, nas leis orçamentárias

anuais.

Art. 5º O PPA poderá ser alterado, mediante lei específica, para criação ou exclusão

de programas ou alteração de seus atributos.

Art. 6º As inclusões, alterações ou exclusões de programas e seus atributos poderão

ser aprovadas por intermédio de lei, inclusive das leis de diretrizes orçamentárias, das leis

orçamentárias anuais e das leis que autorizam abertura de créditos adicionais.

Parágrafo único. Fica o Poder Executivo autorizado a:

I – alterar os indicadores dos programas e seus respectivos índices; e

II – adequar as metas físicas às alterações aprovadas nos termos do “caput” deste

artigo.

Art. 7º O Poder Executivo divulgará o PPA, por meio eletrônico, num prazo de 30

(trinta) dias após a publicação desta Lei, bem como documento consolidando as suas

atualizações após cada alteração.

Art. 8º O acompanhamento e a avaliação dos programas serão realizados por meio de

indicadores de desempenho e de metas, cujos índices, apurados periodicamente, terão a

finalidade de medir os resultados alcançados, conforme prevê a Lei Complementar Federal nº

101, de 4 de maio de 2000, art. 4º, I, “e”.

Art. 9º Fica garantida a participação da comunidade na elaboração e

acompanhamento das leis de diretrizes orçamentárias e orçamentos anuais cf § 1º do art. 165 da

Constituição Federal

Art. 10. Esta Lei entra vigor na data da sua publicação.

Apucarana, 30 de setembro de 2013.

PREFEITURA MUNICIPAL DE APUCARANA,

Dr. Carlos Alberto Gebrim Preto

Beto Preto

Prefeito Municipal