educaemcasa.petropolis.rj.gov.br · web viewnão existe nada entre nós. verbos de ligação –...

3
ESCOLA MUNICIPAL ROSEMIRA DE OLIVEIRA CAVALCANTI PETRÓPOLIS, ______ DE ________________ DE 2021 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ANDRESSA SILVA DOS SANTOS ALUNO(A): _____________________________________________ 8° ano – Turma: ______ Nona Semana – 26/04 a 01/05/2021 AULA N° 14 CONTEÚDO Sintaxe - Predicação Verbal: Verbos intransitivo, transitivo e de ligação HABILIDADES EF08LP06 – Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores). TEMPO DE AULA 1 x 50 minutos. Predicação Verbal É a forma de ligar o sujeito ao predicado da oração ou ao predicativo do sujeito. No que respeita à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação. 1) Verbos Intransitivos – são aqueles verbos que expressam sentido completo, sendo capazes de constituir predicado sozinhos. Exemplos: Escorreguei. Ela saiu. Não quer dizer que a oração acabe sempre no verbo intransitivo. Ainda que não seja exigido, após o verbo pode ser acrescentada mais alguma informação, tal como adjunto adverbial ou predicativo do sujeito . Exemplos: Escorreguei ali. Ela saiu desesperada. 2) Verbos Transitivos – são aqueles verbos que não tem sentido sozinhos, por isso, precisam de complementos. Chama-se transitividade verbal a necessidade que um verbo tem de ser completado com algo. Ele precisa transitar para o objeto, ou seja, ir em busca de algo que complete o seu sentido. Exemplos: Relatei o ocorrido. Gosto de rock.

Upload: others

Post on 03-Aug-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: educaemcasa.petropolis.rj.gov.br · Web viewNão existe nada entre nós. Verbos de Ligação – ligam o sujeito às suas características (predicativo do sujeito). Eles exprimem

ESCOLA MUNICIPAL ROSEMIRA DE OLIVEIRA CAVALCANTI

PETRÓPOLIS, ______ DE ________________ DE 2021

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ANDRESSA SILVA DOS SANTOS

ALUNO(A): _____________________________________________ 8° ano – Turma: ______

Nona Semana – 26/04 a 01/05/2021

AULA N° 14CONTEÚDO Sintaxe - Predicação Verbal: Verbos intransitivo, transitivo e de ligaçãoHABILIDADES EF08LP06 – Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os

termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

TEMPO DE AULA 1 x 50 minutos.

Predicação Verbal

É a forma de ligar o sujeito ao predicado da oração ou ao predicativo do sujeito. No que respeita à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.

1) Verbos Intransitivos – são aqueles verbos que expressam sentido completo, sendo capazes de constituir predicado sozinhos.

Exemplos: Escorreguei. Ela saiu.

Não quer dizer que a oração acabe sempre no verbo intransitivo. Ainda que não seja exigido, após o verbo pode ser acrescentada mais alguma informação, tal como adjunto adverbial ou predicativo do sujeito .Exemplos:

Escorreguei ali. Ela saiu desesperada.

2) Verbos Transitivos – são aqueles verbos que não tem sentido sozinhos, por isso, precisam de complementos.

Chama-se transitividade verbal a necessidade que um verbo tem de ser completado com algo. Ele precisa transitar para o objeto, ou seja, ir em busca de algo que complete o seu sentido.Exemplos:

Relatei o ocorrido. Gosto de rock.

3) Verbos Transitivos Diretos – são aqueles cujo complemento não exige preposição.

Exemplos: Comprei jornais variados. Cantou músicas sertanejas.

4) Verbos Transitivos Indiretos – são aqueles cujo complemento exige preposição.

Exemplos: Este documentos pertencem ao cliente. Interessou-se pelos discos.

Page 2: educaemcasa.petropolis.rj.gov.br · Web viewNão existe nada entre nós. Verbos de Ligação – ligam o sujeito às suas características (predicativo do sujeito). Eles exprimem

5) Verbos Transitivos Diretos e Indiretos – são aqueles que precisam de dois complementos, um sem e outro com preposição.

Exemplos: Comprei jornais variados naquela banca. Não existe nada entre nós.

6) Verbos de Ligação – ligam o sujeito às suas características (predicativo do sujeito). Eles exprimem estado, mudança ou continuidade.

Diferentemente dos verbos intransitivos e os verbos transitivos, os verbos de ligação não expressam ações.Exemplos:

Estou doente. Continuo resfriada.

OBSERVAÇÃO: O mesmo verbo pode ser empregado com predicações verbais diferentes. Por isso, é importante destacar que somente após analisar o contexto é possível classificar se o verbo presente na oração é intransitivo, transitivo ou de ligação.

Exemplos: Ela fala demais. (Verbo Intransitivo) Ela fala várias línguas. (Verbo Transitivo)

(Fonte: https://www.todamateria.com.br/predicacao-verbal/) acesso em 21/04/2021

Exercício:

1) Classifique os verbos em destaque nas orações abaixo, utilizando o código:

(VTD) Verbo transitivo direto (VTI) Verbo transitivo indireto(VTDI) Verbo transitivo direto e indireto(VI) Verbo intransitivo(VL) Verbo de ligaçãoa) Venderam muitas coisas._______________________________

b) Ligaram para seus pais. _______________________________

c) Necessitamos de ajuda. _______________________________

d) O homem era generoso. _______________________________

e) Compramos chocolates para as crianças. ____________________________

f) Nós nos desentendemos com nossos amigos. __________________________

g) O menino quebrou a vidraça. _______________________________

h) O passarinho morreu. _______________________________

i) A festa estava boa. _______________________________

j) A menina é linda. _______________________________