ntmmacae.comntmmacae.com/recursosvirtuais/ef2/projeto_olimpiadas.d…  · web viewestado do rio de...

38
ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL – 6 o AO 9 o ANO COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO PROJETO OLIMPÍADAS Março/2016

Upload: others

Post on 14-Jun-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOSUBSECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL

COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL – 6o AO 9o ANOCOORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO

PROJETOOLIMPÍADAS

Março/2016

ESTADO DO RIO DE JANEIROPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃOSUBSECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL

COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL – 6o AO 9o ANOCOORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICAVANESSA ARENARI

COORDENADORESGLÓRIA MARIA – CIÊNCIAS E BIOLOGIA

LEILA MANCEBO – LÍNGUA PORTUGUESALILIANE FONSECA – LÍNGUA INGLESA

MARTINHA PIMENTEL – CIÊNCIAS E BIOLOGIAMÔNICA MELLO – LÍNGUA PORTUGUESA

ROBERTA CARVALHO – ORIENTADORA PEDAGÓGICASÉRGIO GONÇALVES – MATEMÁTICA

TÂNIA PACHECO – LÍNGUA PORTUGUESAVANESSA ARENARI – MATEMÁTICA

WALQUÍRIA BARROSO – EDUCAÇÃO FÍSICA

2

I) JUSTIFICATIVA

Sabendo que este é um ano Olímpico, nossa coordenação considerou de plena relevância abordar as Olimpíadas de forma contextualizada e próxima dos alunos de 6º ao 9º da rede municipal de ensino. Sabemos que tal evento agrega inúmeros valores que precisam ser transmitidos de forma mais eficaz à juventude, visto que o esporte ignora diferenças étnico-culturais, aproximando pessoas/ povos muitas vezes excluídos por fatores históricos, econômicos dentre outros.

Assim, despertou em nós o desejo de promover o pensamento crítico na comunidade escolar a respeito das diversas situações relacionadas às Olimpíadas, considerando todo o cenário político-social do Brasil, de forma que o aluno se veja como parte viva, integrante e participativa deste processo, tornando-o capaz de perceber os impactos que tais atividades deixam como legado.

Questões ambientais, de saúde, educação, sustentabilidade, economia, ética e valores em todas as esferas da sociedade serão abordadas no decorrer deste projeto, visando a um novo olhar sobre a realidade brasileira, o qual pode gerar atitudes modificadoras no âmbito individual e coletivo.

A Revista Nova Escola sugere uma proposta interdisciplinar com base no tema Olimpíadas. Aproveitando o momento que os alunos estão vivenciando esse grande evento, a Coordenação de Área buscou no material divulgado, inspiração para elaborar algumas propostas pedagógicas a serem desenvolvidas com os estudantes.

II) OBJETIVOS GERAIS

- Promover a integração de toda a comunidade escolar.- Aproximar as diversas situações inerentes às Olimpíadas da realidade dos alunos.

III) SUGESTÕES DE ATIVIDADES

1. Geografia dos países participantes das Olimpíadas 2016 Localizar esses países no mapa mundi . Identificar suas principais características geográficas, políticas e socioeconômicas. Conhecer seus costumes. Conhecer seus idiomas oficiais. Conhecer a participação do país em olimpíadas anteriores. Localizar os centros de treinamentos esportivos por modalidade no Brasil.

3

A vida não é dividida em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte e Educação Física. Por isso, a difícil missão de explicar o mundo fica limitada quando se tenta enquadrar as reflexões em uma dessas caixinhas. Como diz o sociólogo suíço Philippe Perrenoud, no livro Escola e Cidadania: O Papel da Escola na Formação para a Democracia (184 págs.,Ed. Penso): ”É preciso então encontrar espaços-tempos inter ou pluridisciplinares, centrados na mobilização de recursos heterogêneos”.

Perrenoud continua esclarecendo que “não se trata de abrir mão de ensinar os conhecimentos disciplinares, mas de fazer com que eles contribuam para as competências que, até certo ponto, os transcendem”. A escola precisa, portanto, buscar novos caminhos para o aprendizado e estabelecer ligações diferenciadas entre os conteúdos. É comum que o desejo por mudanças nessa linha surjam quando a direção, a coordenação pedagógica e os docentes se reúnem para o planejamento. E isso ganha mais força quando o ano letivo em questão possui um grande tema, como acontece agora com 2016 e as Olimpíadas. Há possibilidades de aprendizagem em todos os campos do conhecimento.

Os projetos interdisciplinares respondem a esse anseio e são uma das maneiras de organizar essas conexões. Mas a empolgação por sair unindo o máximo de conteúdos deve ser acompanhada de cautela. Para que alcance um bom resultado, o vínculo entre as áreas tem de ser muito bem planejado.

(Adaptado de Revista Nova Escola, ano 30, nº 289, fevereiro 2016)

2. História das Olimpíadas Construir uma linha do tempo com a história das olimpíadas, ressaltando o contexto histórico. Pesquisar os motivos que fizeram os jogos olímpicos serem interrompidos por 15 anos. Pesquisar as provas mais bizarras que surgiram na história das olimpíadas. Pesquisar as modalidades que foram extintas e as modalidades que foram inseridas recentemente. Pesquisar os motivos que fizeram alguns países deixarem de participar de edições anteriores. Pesquisar os reflexos das mudanças políticas do século XX nas Olimpíadas.

3. Infraestrutura da cidade-sede Identificar as principais características geográficas, políticas e socioeconômicas da cidade do Rio de Janeiro. Pesquisar as adaptações e modificações realizadas na cidade para receber as delegações, turistas e

torcedores. Apontar e pesquisar os motivos que podem afastar os turistas e as delegações do Rio de Janeiro, como as

doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e a violência. Apontar e pesquisar os riscos da poluição da Baía de Guanabara para o torneio. Apontar e pesquisar o destino dos resíduos sólidos produzidos em grandes eventos. Apontar e pesquisar os impactos socioambientais produzidos em grandes eventos.

4. História do Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas Enumerar os grandes atletas e medalhistas desde a primeira edição. Enumerar quantas medalhas de ouro, prata e bronze o Brasil conquistou em cada modalidade desde a

primeira edição. Citar as modalidades que o Brasil participou e as modalidades das quais ainda não teve representante em

edições anteriores. Destacar a classificação do Brasil nas olimpíadas anteriores. Destacar a classificação do Brasil nas paralimpíadas anteriores. Compreender o Quadro de Verificação de Dopping Esportivo.

5. Valores do esporteO historiador francês Pierre Coubertin acreditava no potencial do esporte como ferramenta para o

desenvolvimento humano e tinha o sonho de recomeçar os Jogos Olímpicos, depois de 15 anos de interrupção. O comitê brasileiro desenvolveu um projeto educacional que trabalha os princípios nos esportes e no

ambiente escolar. Materiais de formação para professores e sugestões de atividades em equipe estão disponíveis no site rio2016.com/educacao. Os valores são sete, divididos entre olímpicos - amizade, respeito e excelência -, que inspiraram Coubertin na reorganização dos jogos, e paralímpicos - igualdade, inspiração, determinação e coragem -, acrescentados décadas depois.

Ressaltar a importância desses valores para melhorar a relação entre alunos, professores e funcionários e o clima na escola.

Ampliar o entendimento fora do contexto esportivo: um atleta precisa de coragem e determinação para participar de uma competição. Que obstáculos ele precisa superar para poder participar?

Pesquisar porque esses valores foram escolhidos como destaque.

6. Funcionamento do corpo de um atleta Pesquisar as referências de bom desempenho entre os campeões. Investigar o funcionamento do corpo de um atleta. Conhecer a biomecânica das olimpíadas e paralimpíadas. Construir uma linha do tempo: “Da Preparação Física e Psicológica ao PÓDIUM”. Conhecer o que é Dopping. Investigar e conhecer os cuidados nutricionais direcionados à prática desportiva.

4

7. Legado deixado Investigar como poderão ser utilizadas as instalações físicas após a realização das Olimpíadas. Conhecer as equipes de Base Esportiva Brasileira, estabelecendo comparação entre sonho X realidade. Investigar se a educação física escolar está contribuindo para o surgimento de talentos nas modalidades

olímpicas. Estabelecer relação quanto ao lazer dos atletas e expectadores participantes, ressaltando os pontos positivos

e negativos (possibilidades x desdobramentos). Realizar uma enquete entre os alunos: se eles fossem os expectadores, quais modalidades seriam mais

populares.

8. Investimento financeiro x prioridades da população.Por volta de 4,5 bilhões de expectadores irão acompanhar os jogos olímpicos e paraolímpicos no Rio de

Janeiro em agosto desse ano. Foi previsto um orçamento de 38,2 bilhões para obras e realização do evento. Há promessa de melhorias na área de transporte, novos locais esportivos, obra para conter enchentes, novas escolas públicas , além da revitalização da Região Portuária do Rio.

Investigar: Como está o ritmo dessas obras? No dossiê de candidatura em 2009, foram listados projetos para a realização dos jogos. Quantos e quais

são esses projetos? Quais são os aspectos políticos e sociais envolvidos? A cidade do Rio de Janeiro poderá aprender com o legado das cidades-sede de olimpíadas no que vale a

pena investir? A população foi consultada para a vinda das Olimpíadas para o Brasil? A população teve alguma participação no planejamento?

III) EXEMPLOS DE ATIVIDADES

5

JOGOS OLÍMPICOS - 2016

Jogos Olímpicos de 2016 oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada, mais comumente Rio 2016, será um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil. Os Jogos Paralímpicos de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê. O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016, e as Paralimpíadas serão entre 7 e 18 de setembro do mesmo ano. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe, e foram aprovados. As Olimpíadas são um evento que atraem a atenção dos jovens. É uma oportunidade de explorar todos os aspectos que envolvem tal acontecimento como o histórico dos jogos, dos logotipos e dos mascotes, a escolha do país sede, a preparação da estrutura para a realização dos jogos, as modalidades esportivas, os atletas prediletos, a disciplina dos atletas, as notícias nacionais e internacionais, as altrações econômicas no país sede. Para toda a comunidade escolar, torna-se bastante interessante acompanhar as notícias sobre o evento com abordagens práticas.

Origem Wikipédia - Adaptado

6º E 7º ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL II1- PAINEL DE CONTAGEM REGRESSIVAFazer painel com contagem regressiva para o início do evento.

2- PAINÉIS INFORMATIVOS Fazer painéis no pátio com infomações semanais sob responsabilidade de grupos previamente agendados.

3 - IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DA NOTÍCIAPedir para que os alunos recortem notícias jornalísticas sobre as Olimpíadas. A seguir, promover identificação de seus principais elementos através de confecção de legenda: O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

Ex:

6

LEGENDA

QUEM?

O QUÊ?

COMO?

QUANDO?

POR QUÊ?

4- ENCONTRO DE ATLETASPedir para que os alunos pesquisem a biografia e a rotina diária (treinamento, alimentação, estudos) de um atleta que participará das Olimpíadas 2016. Apropriar-se de detalhes pessoais e preparar uma apresentação caracterizada de seu ídolo. (Atividade interdisciplinar: Língua Portuguesa, Artes e Ciências)

8º E 9º ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL II1- ELABORAÇÃO DE REGULAMENTOSDividir a turma em grupos de modo que os alunos pesquisem a respeito de modalidades esportivas sorteadas pelo professor. A seguir, formularão fichas gigantes com resumo do regulamento daquele esporte a fim de apresentá-las à turma e ornamentar a sala.

2- AUTOBIOGRAFIAPedir para que os alunos pesquisem a biografia e a rotina diária (treinamento, alimentação, estudos) de um atleta que participará das Olimpíadas 2016. Apropriar-se de detalhes pessoais e preparar uma apresentação caracterizada de seu ídolo. (Atividade interdisciplinar: Língua Portuguesa, Artes e Ciências)Obs: Os alunos também podem elaborar vídeos.

3- TEATRODividir a turma em trios, criando diáologos entre os "personagens-atletas" que cada aluno pesquisou e se caracterizou para apresentar para a turma.

4- CONCURSO DE CHARGES / CARTUNSApós apresentação e estudo dos gêneros, organizar mostra ou concurso de charges e/ou cartuns com o tema das Olimpíadas.

7

Rio das Ostras prepara atletas visando às Olimpíadas de 2016

Com o objetivo de colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os 05 melhores nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016, a prefeitura de Rio das Ostras aderiu ao programa "Atletas na Escola" do Governo Federal. (...) Este projeto será dividido em 04 etapas: escolar, municipal, estadual e nacional. (...)

Jornal Folha da Manhã, 18/07/2015

ATIVIDADE PARA PRODUÇÃO TEXTUAL (6º AO 9º - ENSINO FUNDAMENTAL II)

Valores Humanos, o que são?

“Não se mede o valor de um Homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do Homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais.” Charles Chaplin

Valores são o conjunto de características de uma pessoa que determina a forma como ela se comporta e interage com outros indivíduos e com o meio ambiente.

Valores MoraisNa vida em sociedade, os Valores Morais são essenciais, pois ditam o comportamento, a forma de interação

entre os membros de um grupo e a ordem no cotidiano social.Normalmente, os Valores Morais começam a ser transmitidos para as pessoas nos seus primeiros anos de

vida, através do convívio familiar. Com o passar do tempo, este indivíduo vai aperfeiçoando seus valores, a partir de observações e experiências obtidas na vida social.

Os Valores Morais são baseados na cultura, na tradição, no cotidiano e na educação de determinado povo e determinam o modo de ser dos indivíduos que o formam.

Valores HumanosSão Valores Morais que definem a conduta das pessoas e constituem um conjunto de regras estabelecidas

para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.

www.significados.com.br/valores-morais/ (Adaptado)

- PRODUZA UM TEXTO POÉTICO A PARTIR DE UM DOS VALORES HUMANOS ENCONTRADOS NO DIAGRAMA QUE REPRESENTE O ESPÍRITO OLÍMPICO.

8

A MATEMÁTICA NOS JOGOS OLÍMPICOSAs olimpíadas são uma oportunidade não apenas para conhecer diferentes modalidades esportivas como

para mostrar a importância do treinamento e da disciplina para o bom desempenho.

Uso prático na matemática e na físicaMuitos conceitos fundamentais que envolvem números, geometria e leis da física aparecem nos esportes,

principalmente nas provas de atletismo.

ATIVIDADES PARA O RECESSO

Os alunos podem acompanhar diariamente (ou a cada dois dias) a variação do número de medalhas dos 5 países mais premiados, encontrando a porcentagem obtida por cada um e observando o crescimento percentual do número de conquistas.

Pesquisar na internet, por exemplo, as relações entre as unidades de medida do sistema métrico internacional e o sistema de medida inglês. Comparar as medidas nesses sistemas de peso (como as categorias nos esportes de luta, que usam o sistema inglês) e comparar as unidades de distância (em maratonas e provas de corrida, que usam o sistema internacional).

ATIVIDADES PARA A SALA DE AULA

Esportes: arremesso de peso, ginástica olímpica e artística, salto em piscina.Utilizar a prova de arremesso de peso para o preparo de uma aula sobre ângulos para os alunos, abordando enfaticamente os ângulos com mais de uma volta.

Esportes: provas rápidas do atletismo e da natação.Os recordes obtidos nessas modalidades são um ótimo ponto de partida para comparações entre o sistema métrico (de base 10) com o de contagem de tempo (de base 60). Considerando que 1,5 minuto equivale a 90 segundos e 1,5 metro a 150 centímetros, por exemplo, é possível formular questões e problemas correlacionando as medidas.

Esportes: atletismo e natação.9

Ao mostrar que muitas competições são decididas por meros milésimos de segundo ou milímetros, pode-se elaborar um plano de aula sobre notação científica e potências de 10.

Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos

A tabela abaixo está organizada por ordem alfabética. A primeira coluna mostra quantas vezes os países participaram do evento e a última coluna, o somatório de medalhas obtidas. Utilize os dados da tabela para construção de gráficos de setores e colunas.

Jogos Olímpicos da Era Moderna

10

No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis.

Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.Vale lembrar: Em 2016, as Olimpíadas ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro. O Estádio Olímpico João

Havelange será o principal palco do atletismo brasileiro para grandes competições. O Estádio foi construído para os Jogos Paraolímpicos Rio 2007 e terá sua capacidade permanentemente ampliada de 45.000 para 60.000 espectadores.

a) Foram vendidos 56.985 lugares neste estádio para a realização de uma prova olímpica em 2016. Quantos lugares vazios sobraram?

b) Do total de lugares, 8.900 são de cadeiras confortáveis e o restante, arquibancadas. Quantos lugares são reservados para as arquibancadas?

c) Um vendedor está em frente ao estádio com 2.130 bandeirinhas das Olimpíadas organizadas em 15 caixas. Quantas bandeirinhas tem em cada caixa?

d) Um grupo de 18 amigos, dividiram entre eles o valor de R$2.376,00 para assistirem os jogos no camarote. Quantos reais cada um pagou?

6º e 7º ano

Let’s color the Olympic rings?

11

Numbers –dot –to-dot . Let’s count.

O podium é o local em que os atletas recebem as premiações. Vamos colorir usando o código de cores.

12

Color code10- black 11- Orange 12- red 13- green 14- blue 15- purple 16- pink 17- white 18- yellow 19- grey 20- brown

OLYMPICS CRAFTS – LOOK AT THESE IDEAS .

Medals – 1stfirst , 2nd second , 3rd third . Gold , silver or Bronze

PARALYMPICS - PARALIPÍADAS

13

Sport is for all

I can’t walk They can’t see, But sport is for you, Sport is for me. Come, my friends! Get the net, Get the ball. Sport is for me, Sport is for all. Cycling, swimming, Table tennis, volleyball. Sport is for me, Sport is for all! ( Retirado de English Clips- book 5- \Mariza Ferrari e Sarah Rubin )

Os jogos Paralímpicos são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência . Incluem atletas com deficiências físicas , além de deficientes mentais.

Leia o texto e responda as perguntas.

a) Qual é o gênero do texto? _____________________________________________________b) Quais os esportes citados no texto ?______________________________________________c) Retire uma frase negativa :______________________________________________________d) Retire uma frase com o verbo to be :_______________________________________________e) Retire palavra que representa um equipamento esportivo:_____________________________f) Comente o título do texto “sports is for all”. _________________________________________Leia o texto abaixo e sublinhe as palavras que você reconhece, principalmente porque se parecem com palavras do português (palavras cognatas).Encontre no texto as palavras que significam:

14

The Paralympics is a sports competition for people with physical disability: handicapped or disabled.

It is a special category of competition in the Olympics games and it includes various sports:

Basketball: the competitors are in wheelchairs.

Athletics: the athletes are blind.Judo: the competitors are blind too.

Tennis: the competitors are in wheelchairs too.Other Paralympics events include: cycling, weight-lifting, snooker, swimming, table

tennis, volleyball.Today, the Paralympics is great success and it proves to the world: sports are for

everyone.( Adaptado de English Clips – book 5 pag- 58)

1- jogos :______________ 6- também:_______________________2- pessoas :________________ 7- cego(s) :_______________________3- jogam:____________________ 8- deficientes físicos :___________________4- levantamento de peso:_____________ 9- mundo :_____________5- mesa :_______________ 10- todos:_________________

Leia as afirmações abaixo e escreva true para verdadeiro e false para falso depois de cada frase.a- A Paralympics faz parte dos jogos olímpicos . __________________________b- A Paralympics é para todas as pessoas com habilidades físicas adaptadas. _________________c- Atletas cegos não podem participar da Paralympics. ______________________d- O tênis pode ser jogado em cadeiras de rodas:__________________________e- A Paralympics é uma categoria especial de competição esportiva, voltada para deficientes físicos .

15

16

A medalha de prata em inglês é silver medal ,gold medal ou bronze medal ?

Qual a cor da medalha que premia o campeão ? gold ,silver ou bronze ?

17

A medalha de bronze é gold ,silver ou Bronze ?

O primeiro colocado recebe qual medalha ? silver , gold or Bronze

O mascote olímpico é ......Tom , Vinicius ou Gil

O mascote paralímpico é ....

Tom ,Vinícius ou Caetano

Os arcos olímpicos possuem uma dessas cores . Qual delas ?red , brown ou violet

Onde será feita a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de 2016 ? Rio , Buenos Aires ou Nova York

Quantas são as medalhas entregues nas competições ? Em inglês esse número é three , four ou Five

A medalha de ouro é o prêmio principal,

em inglês significa :goldmedal,

silver medal , bronze medal .

1. Cut out the cards.

2. Students start in square1 and finish at square 25.

3. Students need counters and a die. They can use erasers, sharpeners, etc. as counters and a coin as a die. Head= 2 points, tail= 1 point.

4. Students roll the die or flip the coin and move as many squares as indicated.

5. If a student lands in a ladder, he/she must go up as indicated.

6. If a student lands in snake’s head , he/she must go down as indicated.

7. When a student lands a square, he/she must take a card and answer the question. If the answer is correct the student stays, but if the answer is wrong, he/she must go back.

8. The winner is the student who arrives first to square 25.

8º e 9º anos

RIO 2016 OLYMPIC GAMES

The 2016 Summer Olympic Games began on August 5 and ends on August 21, 2016. The city of Rio de Janeiro is nicknamed as marvelous city. Which are your favorite sports to watch? Learn more about the history of the Olympics, the 2016 Summer Olympics and the city of Rio de Janeiro with this activity.

I. A little HISTORY :

18

Escreva sua pergunta

Before you read : 1. Look at the pictures in the text and write the names of sports.

_____________________________________________________________________2. Look at the text. What is this text about? _______________________________

3. Read the text. Underline the names of the places .

4. Match words and meaning.

4- Match words and meaning.

19

Vocabulary :

Boxe :

crowded – lotadoalive- vivoaround – ao redor

texto :had- passado irregular do verbo to have against – contrato die- morrera piece – um pedaçolegend- lenda to run – correrto believe - acreditarwinner – vencedorevery- cada jump- saltonewer – comparativo de new- mais novowent- passado do verbo to go – ir - foi

invaders 2. Battle 3. tired4. committee 5. messenger 6. winner

( ) Guerra entre forças armadas( ) Quando você se sente cansado( ) A pessoa que recebe um prêmio( ) A pessoa que leva informação para outras( ) Soldados que atacam um país inimigo( ) Uma organização

5- Verbos regulares são aqueles que fazem flexão de passado com terminação com ‘ ed’ . Por exemplo, to walk – walked . Retire do texto dois verbos regulares no passado. __________________________________________

6-Leia o texto novamente e responda as questões.

a)O que aconteceu em 490 b.c?___________________________________________________________________________b)Por qual motivo o mensageiro foi a Atenas ?________________________________________________________________________

c)Quem foi o primeiro vencedor de uma maratona e qual era sua nacionalidade ?_______________________________________________________________________

d)Quando foi que o Comitê Internacional organizou os primeiros jogos olímpicos ?________________________________________________________________________

e)Quais foram os novos esportes incluídos nas Olímpiadas na época ? _________________________________________________________________

f)Quando é que o futebol surgiu na Europa ? __________________________________________________________

7-Circle the best answer.

a) The Olympic Committee created the Games ______ years before the Games in Atlanta 1996.

A)206 B) 490 C)100

b)The Athenian messenger ran 40 kilometers from ___________ to the city.

A)mountain B) plain C)beach.

c)The people from Athens could stop the ____________ in a few hours.

A)attackers B) conquerors C) inhabitants

d) Athens is ________________ of Greece

A) town B) the capital C) a province

e)The Olympic Committee is called _____________.

A) FIFA B) IOC C) OGC

8-Make questions. Use What , Who (x2) , where , why and when.

a)_____________ does B.C mean ?It means Before Christ.

b)______________ stopped an invasion ?The Greeks stopped an invasion.

c) ______________ __was the first competition ? In Athens.

d)_____________ did he die? He died because he was tired of running.

e)___________ was the first marathon winner ?Spiro Louis , a Greek

f)_____________did it appear in Europe ?In the late 19th century .

20

II. The Olympic MOTTO :

“Motto” é um lema.

Lema é uma ideia expressa por uma frase que serve de guia ou de motivação para uma pessoa, grupo, seita, país ou nação. Os lemas, quando adaptados por países ou organizações da sociedade condensam valores comuns que justificam uma ação comum.( Fonte : Wikipédia).

Pesquise o lema das Olímpiadas e transcreva-o em latim :_______________________________________________________________________________________

em português :___________________________________________________________________________________

em inglês :______________________________________________________________________________________

21

1- Descubra no diagrama algumas modalidades que participarão das Olímpiadas de 2016:

T A T L O R W E R S D F E G IA S N A S E R O M S I L C I CE D O Ç O L E C A N O A S A NK E T O H T M T H E A D A S MW F N T I R O O I T S R T I EO R I U P D E E R Y B G U R GN D M F I S S F O E R F L R AD A D G S V D L L S A E D U OO S A R M O R O T A S E A S NA S B E O I T G A C I Q X O AO L T A T N E P I O L U O CE R E G R A M A R E S E N H BA W R V O M S I T E L T A O L

2- Ao observar o resultado da enquete realizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) sobre a modalidade de maior interesse dos entrevistados, um dos alunos de uma Unidade Escolar de Macaé, percebeu diferenças entre as opções destacadas na tabela abaixo e pôde fazer algumas reflexões.Escreva uma justificativa para os resultados das modalidades destacadas:

22

Golfe: _________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Vôlei: _________________________________________________________________________________

23

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

3- Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, inspirados na fauna e flora brasileira, com influências variadas da cultura pop, de elementos da animação e personagens de videogame. Para chegar até eles, o Comitê Rio 2016 realizou uma concorrência de abrangência nacional, da qual participaram empresas de publicidade, design, ilustração e animação, contou ainda com a consultoria dos diretores do Anima Mundi.Os nomes dos mascotes foram escolhidos através de votação no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016).O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do país - tem a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. Já o Paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira - está sempre crescendo e superando obstáculos. Ambos são criaturas mágicas e prometem encantar a todos com seus superpoderes.

a) Marque a opção que apresenta o nome dos Mascotesdos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, respectivamente:

( ) Oba e Eba

( ) Tiba Tuque e Esquindim

( ) Vinicius e Tom

b) Leia a declaração da Diretora de Marca do Comitê Rio 2016, em relação aos Mascotes dos Jogos Olímpicos:

"Os mascotes são um dos símbolos mais importantes dos Jogos porque eles criam um elo emocional com o nosso público e são os verdadeiros embaixadores do evento, criando uma conexão especialmente com as crianças" (Beth Lula)

Agora responda as indagações:

I- Qual a função do(s) Mascote(s) nas edições dos Jogos Olímpicos?

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

24

II- Quais os possíveis produtos, brindes e/ou suvenires poderiam ser confeccionados e comercializados pelos organizadores dos Jogos Olímpicos, que você considera interessante para aquisição de adolescentes? Justifique sua resposta.

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

4- Usando sua criatividade, faça o projeto de um produto utilizando a imagem dos Mascotes dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

IMAGENS MASCOTES

a)Boné b) Squeeze c) bola

25

d) Chaveiro e) Camisa

Solução:diagrama

T A T L O R W E R S D F E G IA S N A S E R O M S I L C I CE D O Ç O L E C A N O A S A NK E T O H T M T H E A D A S MW F N T I R O O I T S R T I EO R I U P D E E R Y B G U R GN D M F I S S F O E R F L R A D A D G S V D L L S A E D U OO S A R M O R O T A S E A S NA S B E O I T G A C I Q X O AO L T A T N E P I O L U O CE R E G R A M A R E S E N H BA W R V O M S I T E L T A O L

INFRAESTRUTURA DA CIDADE-SEDE (6º E 7º ANOS)

1. “No Rio, o mar não está para vela”Analise as condições da Baía de Guanabara e discuta os riscos da poluição para o torneio

A Baía de Guanabara continua a receber 51% do esgoto produzido por 16 municípios sem nenhum tratamento. “A administração estadual chegou a afirmar que 80% da limpeza estaria concluída para os Jogos Olímpicos, mas ficamos longe disso”, lamenta Adauri Souza, superintendente do Instituto Baía de Guanabara, que

26

realiza projetos de Educação Ambiental. A situação gera preocupações sobre a saúde e a segurança dos atletas não só pelo risco de doenças, mas também pela quantidade de resíduos sólidos flutuantes que podem até virar os barcos da competição. Esse tema pode ser o ponto de partida para os estudantes conhecerem melhor sobre as formações litorâneas brasileiras, relacionando os problemas ambientais tanto às características naturais quanto às formas do uso do espaço. No caso da Baía de Guanabara, o fundamental é mostrar como a concentração de sujeira resulta da conformação geográfica da região e da ocupação de seu entorno. Sueli Furlan, professora de Geografia da USP, propõe uma sequência didática em seis aulas sobre o tema.

Etapas:1. Apresentem aos alunos quatro imagens de diferentes formações litorâneas: o mangue, o estuário, a praia e a

baía. Sem dar nomes ou definições, proponham que descrevam as formas que conseguem observar. Em seguida, sugiram que os estudantes imaginem os odores que podem ser sentidos, os sons que podem ser ouvidos, os animais e as plantas que habitam o lugar e o que o ser humano poderia fazer nessas paisagens (morar, pescar, praticar esportes etc).

2. Anotem no quadro algumas palavras-chave com base na fala dos alunos. Após a leitura dos registros em voz alta, consolidem uma primeira síntese. Os professores de Geografia podem nomear as paisagens e terminar apresentando a Baía de Guanabara como o objeto principal de estudo nas aulas seguintes. Os professores de Ciências podem abordar as plantas e os animais e suas adaptações a esses ambientes.

3. Distribuam alguns dicionários e peçam que procurem a definição de “baía”. Complementem abordando a importância da Baía de Guanabara como um marco importante da cidade do Rio de Janeiro. Um recurso útil para esse momento é o Google Earth, que permite aproximar a imagem de satélite e visualizar uma peculiaridade dessa baía: as áreas de encontro entre os rios e o mar. Mostrem uma área como essa e perguntem à turma o que acontece quando o rio, de água doce, chega ao oceano. Nas escolas onde há laboratório de informática é possível levar os estudantes planejar com eles a estratégia de busca na internet. Comecem com um levantamento de palavras-chave. Discutam a pertinência de cada termo – a ideia é que as buscas revelem a situação de poluição dos rios que deságuam no local. Para completar, peçam que cada aluno traga na aula seguinte duas páginas de notícias, imagens ou trechos de livros sobre os rios da baía.

4. Divida a turma e peça que cada grupo produza um cartaz com o material encontrado. Com as informações acumuladas e organizadas é hora de aprofundar os conhecimentos sobre a degradação ambiental e as conseqüências dela para as Olimpíadas. Cole os cartazes nas paredes da sala e escreva o tema no quadro: “A poluição na Baía de Guanabara e os esportes aquáticos.

5. Para aferir o que os estudantes aprenderam, a sugestão é encomendar a cada aluno a elaboração de uma ficha relacionando os conhecimentos adquiridos nas pesquisas e na entrevista. Distribua folhas de papel A4 ou ofício e oriente os alunos a dobrá-las ao meio. De um lado, devem escrever as características que identificaram nas águas da Baía, como sua composição natural e os poluentes encontrados nela. De outro, os cuidados que os atletas devem tomar.

(Adaptado de Revista Nova Escola, ano 30, nº 289, fevereiro 2016.)

VÍDEOS SOBRE O MOSQUITO AEDES AEGYPTI E DOENÇAS (6º E 7º ANOS)

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2015/11/estudantes-de-ms-criam-oleo-que-pode-ser-usado-contra-dengue.htmlhttps://www.youtube.com/watch?v=pm3do0nEuuM

LIXO: UM GRAVE PROBLEMA NO MUNDO (8º E 9º ANOS)

27

A natureza trabalha em ciclos – “nada se perde, tudo se transforma”. Animais, excrementos, folhas e todo tipo de material orgânico morto se decompõem com a ação de milhões de microrganismos decompositores, como bactérias, fungos, vermes e outros, disponibilizando nutrientes que vão alimentar outras formas de vida.

Até o início do século passado, o lixo gerado – restos de comida, excrementos de animais e outros materiais orgânicos – reintegrava-se aos ciclos naturais e servia como adubo para a agricultura. Mas, com a industrialização e a concentração da população nas grandes cidades, o lixo foi se tornando um problema.

A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza: por um lado, extraímos mais e mais matérias-primas, por outro, fazemos crescer montanhas de lixo. E como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias-primas, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou de doenças.

Quanto mais lixo, mais problemasO aumento na geração de resíduos sólidos tem várias conseqüências negativos: custos cada vez mais altos

para coleta e tratamento do lixo; dificuldade para encontrar áreas disponíveis para sua disposição final; grande desperdício de matérias-primas. Por isso, resíduos deveriam ser integrados como matérias-primas aos ciclos produtivos ou na natureza.

Outras conseqüências do enorme volume de lixo gerado pelas sociedades modernas, quando o lixo é depositado em locais inadequados ou a coleta é deficitária, são:

Contaminação do solo, ar e água; Proliferação de vetores transmissores de doenças; Entupimento de redes de drenagem urbana; Enchentes; Degradação do ambiente e depreciação imobiliária; doenças.

(CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação; Brasília: Consumers International/MMA/MEC/IDEC, 2005.160 p.)

Esse texto nos leva a refletir como as cidades solucionam o lixo produzido em grandes eventos. Como a cidade do Rio de Janeiro gerencia o lixo produzido diariamente? Está preparada para dar um destino adequado aos resíduos gerados nas olimpíadas e paralimpíadas? E como Macaé gerencia os resíduos produzidos diariamente? E se nosso município fosse sede de um grande evento como esse? Estaria preparada?

Atividade proposta:

1. Introdução ao tema: o texto acima pode ser utilizado para provocar discussão e debate entre os estudantes. 2. A classe será dividida em grupos de trabalho. Cada grupo escolherá um dos seguintes temas de pesquisa:a) Cadastro do lixo na minha comunidade/cidadePara a realização desta atividade é importante que os alunos façam, se possível, uma visita ao órgão responsável pela limpeza urbana no município. Algumas perguntas pertinentes:

Quantos quilos de lixo são gerados por mês em sua comunidade/cidade? Existe coleta de lixo no município Qual é o custo mensal da operação de coleta e disposição do lixo? Como os consumidores pagam por

esse serviço? Qual é o tratamento que se dá ao lixo? É depositado em lixões, em aterros controlados ou aterros sanitários e/ou é incinerado? Caso a disposição seja um lixão, quais são os problemas relacionados? O que se sabe sobre os lixos percolados ou lixiviados e a qualidade da água nas proximidades do lixão? No município existem “botas-foras”, isto é, lugares onde empresas e pessoas depositam lixo ou entulho

ilegalmente? Há coleta seletiva de lixo? Faz-se algum tipo de reciclagem e/ou produção de composto com os resíduos orgânicos domésticos? As indústrias estão obrigadas a se responsabilizar pelos seus resíduos tóxicos? Como é feito o manejo

inadequado dos resíduos tóxicos industriais? Que perigos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas o manejo inadequado dos resíduos

tóxicos oferece? Que soluções têm planejado as autoridades para diminuir a quantidade de lixo? As autoridades e a comunidade estão satisfeitas com o manejo atual de lixo? Qual seria, segundo eles, a

solução ideal? Realizar uma visita de investigação ao local de destinação final do lixo no município pode 28

ser bastante enriquecedor. Os alunos que optarem por estudar este tema podem conseguir informações adicionais na Prefeitura e na Secretaria de Ambiente.

b) Cadastro do lixo na cidade do Rio de JaneiroPara a realização desta atividade é importante que os alunos pesquisem na internet. Algumas perguntas pertinentes:

Quantos quilos de lixo são gerados por mês na cidade? Existe coleta de lixo no município? Qual é o custo mensal da operação de coleta e disposição do lixo? Como os consumidores pagam por

esse serviço? Qual é o tratamento que se dá ao lixo? É depositado em lixões, em aterros controlados ou aterros sanitários e/ou é incinerado? Caso a disposição seja um lixão, quais são os problemas relacionados? O que se sabe sobre os lixos percolados ou lixiviados e a qualidade da água nas proximidades do lixão? No município existem “botas-foras”, isto é, lugares onde empresas e pessoas depositam lixo ou entulho

ilegalmente? Há coleta seletiva de lixo? Faz-se algum tipo de reciclagem e/ou produção de composto com os resíduos orgânicos domésticos? As indústrias estão obrigadas a se responsabilizar pelos seus resíduos tóxicos? Como é feito o manejo

inadequado dos resíduos tóxicos industriais? Que perigos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas o manejo inadequado dos resíduos

tóxicos oferece? Que soluções têm planejado as autoridades para diminuir a quantidade de lixo? As autoridades e a comunidade estão satisfeitas com o manejo atual de lixo? Qual seria, segundo eles, a

solução ideal? Os alunos que optarem por estudar este tema podem conseguir informações adicionais pesquisando no site da Prefeitura e da Secretaria de Ambiente da cidade do Rio de Janeiro.

c) Investigando o lixo na minha cidadeRealize com os alunos uma caminhada pelas ruas do entorno da escola. Peça também a eles que façam uma caminhada pelas ruas de seus bairros. Observando as áreas comerciais, residenciais e lotes vagos, proponha que façam anotações e reflexões sobre o que viram em relação ao lixo. Perguntas pertinentes:

Que problemas observou em relação ao lixo? Existem latas de lixo nas ruas? Há depósito de lixo em lotes vagos ou áreas verdes? Nas ruas existem bocas-de-lobo ou bueiros, por onde drenam as águas da chuva? Qual o estado de

conservação desses locais? As ruas estão limpas? Há coleta de lixo? Caso não haja, onde a comunidade deposita o lixo? A vizinhança está satisfeita com o atual manejo do lixo? Estariam dispostos a adquirir novos hábitos em relação ao lixo, como realizar uma separação do lixo na

fonte, isto é, separar papeis, vidros, material orgânico, latas etc. ..., antes de descartá-los? Estariam dispostos a levar seus resíduos tóxicos (solventes, óleos, tintas, pilhas etc) a um lugar propício

para tal fim na comunidade, como ponto de coleta voluntária, por exemplo, se houvesse? Estariam dispostos a diminuir a quantidade de lixo gerado? (Por exemplo, reduzir o consumo, reciclar e

reutilizar) Os membros da comunidade acreditam que as empresas poderiam diminuir o uso de embalagens,

reutilizá-las ou reciclá-las? Estariam dispostos a deixar de comprar produtos com vasilhame descartável, se existisse essa opção?

d) ReciclagemPesquisar na internet empresas especializadas na reciclagem de papel, vidro, plástico e/ou alumínio sobre os seguintes itens:

Que materiais reciclam? Quanto material é reciclado, com relação à quantidade total de cada fração? Por exemplo, que

percentual de papel é reciclado?29

Como se realiza o processo de reciclagem? É gerado algum tipo de resíduo ou contaminação? É fácil comercializar os materiais reciclados? Que vantagens representa a reciclagem para o meio ambiente?

Os estudantes também podem entrar em contato com associações de catadores e fazer algumas perguntas, tais como:

Que materiais coletam? Onde vendem os materiais coletados? Há locais de entrega voluntária instalados no município? Como a escola poderia contribuir para a coleta de materiais recicláveis? Os alunos que estudarem este

tema podem obter informações na Secretaria de Ambiente e nas associações ou cooperativas de catadores.

e) EmbalagensObservar detalhadamente diferentes tipos de garrafas e embalagens: visitar um supermercado ou armazém, ou estudar os produtos existentes em casa.

Que tipos de materiais são usados nos vasilhames e embalagens? Por que e em que casos são necessários vasilhames e embalagens? Que tipos de embalagem são desnecessários? Quais poderiam ser reciclados? Quais poderiam ser substituídos por outros que apresentem a possibilidade de ser reutilizados? É possível usar embalagens mais benignas para o ambiente? Se as empresas – como em muitos países europeus –estivessem obrigadas a se responsabilizar por suas

embalagens e vasilhames, mudariam ou eliminariam algumas?

Se no lugar onde mora há um restaurante de comidas rápidas, visite-o e pergunte: Os copos descartáveis que utilizam são reciclados? Quanto material descartável é gerado a cada semana? Qual é o custo desse material? Estariam dispostos a coletar seletivamente esse material e encaminhá-lo para a reciclagem?

3. Ao final dos trabalhos, os alunos deverão expor para seus colegas de classe a informação recolhida e as conclusões alcançadas. Depois, resolverão a forma de divulgar os resultados e encaminhar as soluções propostas.

Divididos em grupos, nesta etapa os alunos deverão elaborar uma exposição sobre: Ações para reduzir a quantidade de lixo gerada na escola e em casa Reutilização de materiais Materiais recicláveis Produtos produzidos a partir de material reciclado Realização de coleta seletiva Importância de manter limpos os espaços públicos, ruas, praças e outros.

Os professores podem propor uma reflexão de todos, orientada pelas seguintes questões: O que eu posso mudar em meus hábitos para contribuir para um consumo sustentável e diminuir a

quantidade de lixo gerado por mim e por minha família? Pode ser colado um cartaz na sala de aula para registrar as ideias de todos. Esse cartaz pode ser alimentado permanentemente por novas ideias e pode servir de base para discussões periódicas, comparando o que foi proposto e o que tem sido realmente realizado.

Que soluções coletivas podemos encontrar na comunidade para diminuir a geração de lixo? Que mudanças podemos sugerir às autoridades para diminuir o lixo? Discutir com os alunos como dar

encaminhamento às sugestões.

(Adaptado de CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação; Brasília: Consumers International/MMA/MEC/IDEC, 2005.160 p.)

FUNCIONAMENTO DO CORPO DE UM ATLETA (8º E 9º ANOS)

30

A Biomecânica das ParalimpíadasAlunos investigam o sucesso de atletas com deficiência para compreender o movimento

O brasileiro Alan Fonteles surpreendeu o mundo nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Com próteses de fibra de carbono no lugar das pernas amputadas, o corredor venceu os 200 metros rasos com o tempo de 21 segundos e 45 centésimos, deixando o favorito sul-africano Oscar Pistorius para trás (rio2016.com/alan-fonteles). Alan também foi 43 centésimos mais rápido do que a velocista americana Allyson Felix, sem deficiência e ganhadora do ouro em prova semelhante nas Olimpíadas daquele ano.

O sucesso de atletas como ele é fruto de muito treino, mas também do avanço da tecnologia. “As próteses para corrida buscam restituir a capacidade de deslocamento do membro”, diz Ciro Winckler, coordenador técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Refletir sobre a superação física desses esportistas é um meio para entender o funcionamento de ossos, músculos e tendões. “O estudo do corpo humano, presente em Ciências, inclui a análise de funções como a locomoção. Quando se fala em próteses, é possível ampliar a visão sobre o tema entrando na biomecânica. Ela aplica as leis mecânicas à análise do movimento de animais e seres humanos e é estudada em cursos de robótica”, explica o físico Cristian Annunciato, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Henrique Prasse, coordenador de projetos da Abramundo, em São Paulo, preparou uma aula sobre o assunto para o 8º ano da Escola de Aplicação da USP, também na capital paulista. Junto com a professora da turma, Maíra Batistoni e Silva, ele levou fotos, vídeos e um modelo de um braço artificial para trabalhar procedimentos científicos como a investigação. “O objetivo era discutir a relação entre as partes do corpo e o movimento e como se pode compensar a ausência de um membro”, afirma o consultor.

(Revista Nova Escola, ano 30, nº 289, fevereiro 2016.)

Etapas1. Levantar os conhecimentos dos alunos sobre o tema.2. Retomar conceitos de fisiologia humana no que se refere à músculos, ossos e articulações, através de

atividades práticas como erguer uma cadeira, empurrá-la contra o piso, observando os movimentos dos músculos envolvidos nas ações.

3. Com a percepção dos gestos aguçada, os estudantes passaram a investigar como atletas paralímpicos compensavam a ausência de músculos e ossos para fazer os movimentos. A sala foi dividida em grupos de quatro a cinco alunos. Cada um analisou a foto de um tipo de prótese diferente: de corrida (formada por uma lâmina de fibra de carbono e um soquete), de caminhada (com uma haste de metal e um pé artificial) e duas de braços. Eles compararam os mecanismos artificiais com os membros naturais e tentaram identificar as situações de uso em que se enquadravam. Para ajudá-los, o docente fazia intervenções, como questionar sobre o porquê do formato curvado da pá de fibra de carbono.

4. Após as discussões, cada grupo compartilhou suas ideias com os demais. Os que analisaram a prótese de caminhada concluíram que os pés artificiais ofereciam maior equilíbrio. Para quem observou a prótese de corrida, ela parecia mais instável, mas o formato curvo da lâmina servia para dar impulso, como uma mola. “Estudos mostram que, enquanto uma perna regular devolve ao corpo em forma de impulso 20% da força aplicada contra o chão, uma prótese retorna 92%. Isso significa que o atleta paralímpico tende a ir para cima, e o esforço dele consiste em transformar isso em impulso para a frente”, afirma Ciro, do CPB.

5. Para consolidar as consolidar as conclusões, os estudantes analisaram o modelo de um braço artificial. Com duas hastes de madeira articuladas, duas seringas e dois barbantes ligando os êmbolos às hastes, o protótipo traz soluções artificiais para simular o gesto de dobrar e abrir o cotovelo. Ainda em grupos, os alunos precisavam identificar quais partes do braço cada material substituía e registrar em desenho. “O uso desse modelo não visa expor detalhes da anatomia, mas ajudar a entender o funcionamento mecânico do membro, baseado na alternância dos músculos anteriores e posteriores”, diz Cristian.

(Adaptado de Revista Nova Escola, ano 30, nº 289, fevereiro 2016.)

V) BIBLIOGRAFIA

MACIEL, Luiz. As lições dos jogos olímpicos. Disponível em <www.educarparacrescer.abril.com.br>. Acesso em: 02 de mar. 2016.

31

Rio 2016. Estádio Olímpico João Havalange. Disponível em <www.rio2016.com>. Acesso em: 02 de mar. 2016.

Wikipedia. Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos. Disponível em <pt.wikipedia.org>. Acesso em: 02 de mar. 2016.

http://planodeaulas.blogspot.com.br/2013/05/valores-humanos-atividades.html (Adaptado)

Revista Nova Escola, ano 30, nº 289, fevereiro 2016

CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação; Brasília: Consumers International/MMA/MEC/IDEC, 2005.160 p.

32