vitrini ed 58

84

Upload: revista-vitrini

Post on 10-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

EDIÇÃO 58 - ESPECIAL DE NATAL

TRANSCRIPT

Page 1: VITRINI ED 58
Page 2: VITRINI ED 58
Page 3: VITRINI ED 58
Page 4: VITRINI ED 58

VITRINI4

Índice

12 Casa: Sapatos organizados e bem cuidados

08 Persona: Admilson dos Santos

14 Saúde: Os perigos da bulimia

24 Educação: Pilha, óleo e livros

por um futuro melhor

26 Passo a Passo: Maxicolar

34 Gastronomia: Acentuando Sabores

38 Natal: Dicas de presentes

41 Capa: Taíse Bortoletto

44 Cultura: CD “O folião e os dois meninos”

48 Festa: Tendências em vestidos

para eventos sociais

54 Pet: Mimo animal

56 Autos: Viagem mais segura

60 Receitas de Natal

76 Social: Hawaii TEC 2012

78 Social: Pré-Réveillon 2013

Foto

/Pal

adin

i

30 Turismo: Juquehy

16 Decoração: Assinatura de Flores

Page 5: VITRINI ED 58

VITRINI 5

Page 6: VITRINI ED 58

A Revista VITRINI é uma publicação mensal da Gráficos Botega LTDA.

Circula em Tietê, Jumirim, Laranjal Paulista, Boituva e Cerquilho.

EXPED IENTEDIREToR ExECuTIVoJoel Botega

DIREToR CoMERCIALAntonio Vanderlei da Cruz

JoRNALISTA RESPoNSÁVELMaíra Bortoletto - MTB 40.988

DIREToR DE ARTESAnderson Dias Machado

PRoJETo GRÁFICoAGÊNCIA VITRINI [email protected]

CoNTAToS PuBLICITÁRIoSMarcos Siqueira - (15) 9714-9435/9168-9162Romualdo J. Moraes - (15) 9768-0127

CAPAMODELO: Taíse BortolettoFOTOS: Sidnei Paladini

FoToS EDIçÃoRevista Vitrini, colaboradores, arquivos pessoais, assessorias e sites.

FALE CoM A REVISTA VITRINITel.: (15) 3282-5242e-mail: [email protected] do Comércio, 264 - Sala 03Centro - CEP: 18530-000 - Tietê-SP

PRoDuçÃo GRÁFICAPRINTING GRÁFICA TIETÊ LTDA.TEL.: (15) 3285-2150

Os artigos assinados e anúncios são de responsabilidade de seus respectivos autores/anunciantes.

E d i t o r i a l

VITRINI6

Final de ano... Natal... Ano Novo... época de renovar as energias, repensar o ano que passou, as atitudes, os momentos, e se preparar para o ano que se aproxima. Foi com este espírito de esperança, de alegria e de inspiração, que preparamos a edição de dezembro da Revista Vitrini.

Neste mês, estampa nossa capa a tieteense Taíse Bortoletto que, com sua energia e alto astral, falou sobre o amor pela profissão e o seu jeito de ver a vida.

O destaque da edição vai para as matérias relacionadas às festas de final de ano. Em Decoração, saiba o que é assinatura de flores e confira as dicas da florista Luciana Maria Arcangeleti Infante para decorar a casa para o Natal. Em Gastronomia, a sommelière Valéria Pilon fala sobre harmonização de bebidas para as festas de final de ano. Em Receitas, duas receitas especiais sugeridas pelos restaurantes Davos Maison Suisse e La Gália, associados do Grupo Cozinha da Montanha, de Campos do Jordão.

Em Festa, confira as tendências em vestido de festa para formaturas, casa-mentos e eventos sociais, além de dicas preciosas para arrasar nas produções.

Na editoria Casa, saiba como organizar os sapatos de maneira a conservá-los melhor e para facilitar na hora da procura pelo par que se tem em mente. Na editoria Saúde, conheça um pouco mais sobre a bulimia.

Em Autos, o instrutor de CFC (Centro de Formação de Condutores) e bombeiro civil Fernando Daniel Vieira fala sobre algumas precauções a tomar com o carro e com a direção antes e depois de cair na estrada. Em Educação, os projetos “Pilha de Livros” e “De Olho no Óleo” unem forças e vêm apre-sentando resultados significativos na EMEI. “Profª. Noêmia Souto Madeira”, em Cerquilho/SP.

Em Persona, a história do auxiliar administrativo da Churrascaria San Raphaell, Admilson Nunes dos Santos (Didi).

Confira ainda como fazer passo a passo um maxicolar, cliques de baladas da região e muito mais.

Boa leitura.

Boas Energias

Fechamento: 06/12/2012

CoMuNICADoA revista Vitrini não terá edição de janeiro de 2013. Nossa próxima

edição será publicada no mês de fevereiro de 2013.

Making of

VITRINI6

Capa

Page 7: VITRINI ED 58
Page 8: VITRINI ED 58

VITRINI8

Persona

Simplicidade, humildade e um sorriso cons-tante no rosto são as marcas registradas de Admilson Nunes dos Santos ou Didi da Churrascaria San Raphaell, como é mais

conhecido, cuja história de vida é marcada por idas e vindas, perseverança e muita força de vontade.

Minas Gerais. Natural de Novo Cruzeiro/MG, a infância de Didi foi no campo onde, dos 10 aos 17 anos, ajudou o pai na lavoura de milho e feijão, em um sítio arrendado pela família. “Lembro-me com saudade deste tempo, mas desde cedo sabia que minha vocação era outra. Aos 17 anos, criei coragem e mudei-me para Belo Horizonte, onde consegui emprego numa construtora como auxiliar de almoxarifado”.

Este foi o primeiro trabalho de Didi longe da

Admilson dos SantosMais conhecido como Didi, o auxiliar administrativo da

Churrascaria San Raphaell esbanja simpatia e perseverança

lavoura, no qual, com dedicação e esforço, apren-deu e exerceu o novo ofício até 1998, quando a paixão pelo comércio o levou a abrir um minimer-cado na cidade. “Adorava trabalhar no mercado, me sentia feliz com o serviço e com o contato com o público que este ramo me oferecia”.

Em 2001, no entanto, uma dura decepção: o minimercado teve que fechar as portas, o que o fez voltar a Novo Cruzeiro e retomar o trabalho na lavoura. Em 2002, um novo golpe: a morte do pai Antonio. “Foi um período bastante difícil da minha vida”, conta.

Mudança. Com a morte do esposo, a mãe de Didi, Dona Maria, mudou-se para Cerquilho/SP, onde já residia um de seus filhos e outros parentes. Na época, Admilson resolveu continuar morando em Novo Cruzeiro com a esposa Maria da

Page 9: VITRINI ED 58

VITRINI 9

Persona

Conceição (com quem havia se casado no início de 2002). Do milho e do feijão retirou o sustento até dezembro de 2002, quando um período de muita chuva o faz perder toda a lavoura daque-le ano. “Fiquei desesperado. Sem a safra, não teria dinheiro para continuar a lavoura e minha esposa estava grávida de dois meses. Liguei para minha mãe e ela me orientou a ir para Cerquilho procurar uma nova vida lá. Foi o que fiz”, conta.

São Paulo. Em 10 de dezembro de 2002, Didi e a esposa chegaram em Cerquilho, onde durante três meses, todos os dias, ele saiu em busca de emprego. “No começo foi bem difícil. Depois de um tempo procurando emprego, um vizinho da minha mãe falou que ia tentar me ajudar e comentou de mim onde ele trabalhava, uma fábrica de cuecas da cidade. Foi então que consegui meu primeiro emprego em Cerquilho como operador de máquina de acabamento”, conta. “Iniciei meu trabalho em março de 2003 e lá fiquei até 2010. Agradeço muito às pessoas com quem trabalhei e aos donos da empresa que me ajudaram muito”.

Com o emprego, alugou uma casa e começou a juntar dinheiro. “Consegui comprar um terreno na cidade de Tietê e aos poucos fui construindo minha própria casa, para onde me mudei no final de 2009”.

A distância do trabalho e a dificuldade de lo-comoção (já que não possuía carro e dependia de transporte público para ir e voltar de Cerquilho) o fizeram, em 2009, a começar a procura por um emprego em Tietê. A oportunidade apareceu em 2010: uma vaga como garçom na Churrascaria San Raphaell. “Trabalhei como garçom por quatro ou cinco meses até que o Beto, proprietário da San Raphaell, me convidou para auxiliá-lo também na parte administrativa da churrascaria. Eu adorei o serviço”, conta.

Desde então trabalha no cargo e se diz muito satisfeito com a atividade. “Sempre gostei de trabalhar com comércio e sempre quis trabalhar com isso. Adoro conviver com o público. Agra-deço muito a Deus por tudo que Ele tem feito por mim. Agradeço também muito ao Beto, pois ele me abriu as portas, acreditou em mim, me deu a oportunidade para eu ser o que sou hoje. O Beto é mais do que um patrão, é um amigo, é da família.”

Futuro. O objetivo de Didi, agora, é retomar os estudos, ter o próprio negócio e finalizar a casa em Tietê, onde mora com a esposa Maria da Conceição e os filhos Mateus (9 anos) e Camila (7). “Aos poucos vou construindo minha vida, sempre através dos ensinamentos que recebi dos meus pais: honestidade e trabalho, em 1º lugar!”.

Page 10: VITRINI ED 58

VITRINI10

Corre-corre de crianças atrás de Papai Noel, enfeites para a árvore de Natal, pisca-piscas que iluminam as casas e a cidade, cenários para o presépio, pane-

tones, champanha para brindar a passagem do ano, presentes, quem resiste e fica alheio a esse espírito de festa contagiante que paira sobre nós nesta época do ano?

Adoramos as decorações que lembram paisa-gens brancas cobertas de neve, terras longínquas que povoam nosso imaginário desde a infância. Acho que pouca gente concebe natais sem os cenários de inverno que lembrem a Palestina, povoados e cidades europeias e nórdicas ou mesmo as americanas de belos filmes. Parece mais real imaginar e promover nossos feste-jos natalinos com a presença dos arquétipos, símbolos universais que nos chegam através de povos e culturas milenares. E, para os cristãos, celebrar o nascimento do Menino Jesus com as imagens dos evangelhos e os humildes de Belém é sublime e vital.

Conheço uma bela história natalina sobre duas meninas pobres. Seus pais não tinham condições financeiras para festas pomposas e presentes caros, festejavam como podiam; nem por isso deixavam de ser alegres e criativas. Elas contam que numa tarde chuvosa de dezembro, com traços inseguros e leves, a irmã mais velha desenhou e pintou em papel cartão, uma cena de Natal com pequenas casas cobertas de neve e luzes que se acendiam e iluminavam a pai-sagem. Em meio à brancura do gelo, trenós e renas iam por estradas estreitas em direção a crianças que levavam nas mãos velas e sinos. Em sua imaginação, as crianças entoavam belos cânticos natalinos o que representou com o desenho de notas musicais. Na terra, a menina desenhou luzes esmaecidas, mas no infinito fez brilhar uma linda estrela que ela pintou do mais belo azul de sua aquarela. Assinou o desenho e escreveu: Para minha querida irmã, Feliz Natal e um lindo Ano Novo!

Era o seu cartão de Boas Festas. Ficou des-lumbrada com o brilho nos olhos da irmãzinha, toda agradecida em receber aquele mimo. Jun-tas, viajaram para outras terras, ouviram belas canções em diferentes idiomas, sentiram a neve no rosto e certamente ficaram iluminadas com os raios azuis da estrela de Natal, num estado de graça que só a inocência e a simplicidade permitem conhecer. Sei que elas guardam para sempre o instante, pois quando nos contam o fato, iluminam-se novamente.

E o Ano Novo? Como não festejar mais uma oportunidade de ver chegar um novo tempo, renovar as esperanças, desejar alegria e pros-peridade para si e para o mundo, progredir na arte do amor e do perdão - como é difícil abrir as portas para eles, é como fazer uma longa travessia por caminhos estreitos e gelados, sem trenós para guiar nosso ego.

Mas não tenhamos dúvida, haverá sempre uma estrela azul a brilhar no infinito de nós mes-mos se soubermos, em meio ao burburinho das festas, tocar sinos e entoar canções que falem de paz e amor. E, no mais secreto da alma, em profundo silêncio, desenhar em nosso coração uma guirlanda de luzes com os mais sinceros votos de um Feliz Natal e um lindo Ano Novo para todos, sem distinção!

Por Regina Gaiotto, poetisa.

Foto

/Arq

uivo

Pes

soal

Tempo de festa!

Artigo

Page 11: VITRINI ED 58

VITRINI 11

Page 12: VITRINI ED 58

VITRINI12

Casa

Sapatos organizados e bem cuidados

Para que se mantenham bonitos e com cara de novos por mais tempo, os pares de sa-patos merecem atenção especial, não só no cuidado enquanto estão sendo usados

como também no momento de guardá-los. A sua boa organização proporciona mais durabilidade,

além de facilitar na hora da busca pelo sapato que se tem em mente para a produção.

Por isso, pedimos a personal organizer Pa-trícia Cirillo, do Ateliê Ordenar, que nos desse algumas dicas para cuidar e armazenar sapatos. Confiram:

12

Depois de usar os sapatos e antes de guardá-los, lembre-se sempre de limpá-los. “Em solas, passe um pano úmido para retirar a sujeira”. No resto do calçado, a limpeza vai depender do material do qual é feito. “Em sapatos de couro, por exemplo, após limpá-los pode-se aplicar graxa da cor do sapato, deixar secar de um dia para o outro e esfregar com um pano macio; em sapatos de verniz, deve-se lustrá-los com flanela seca, deixando-os secar bem antes de guardar; e, em sapatos de camurça, é importante escová-los regularmente, limpando-os com pano úmido e deixando-os secar ao ar livre”. Tudo com muito cuidado, pois “limpar com produtos inadequados pode estragá-los”.

Nunca limpe os sapatos com esponjas etc. “Limpe-os, sempre que possível, só com uma esco-va seca. No mercado existem ainda produtos específicos para limpeza de sapatos (como o lysoform, por exemplo)”. Antes de aplicar qualquer produto no calçado, verifique a forma cor-reta de utilização do produto e se ele é adequado para o tipo de material no qual será aplicado. E lembre-se que os sapatos não devem ser guardados úmidos, pois isso pode facilitar o surgi-mento de mofo;

Foto

/Pal

adin

i

Page 13: VITRINI ED 58

VITRINI 13

Casa

3 4 5De tempos em tem-pos retire os sapatos das caixas, saquinhos e sapa-teiras e coloque-os em lugar fresco para arejar;

Na hora de ar-mazenar os sapa-tos, nunca os empi-lhe, pois isso pode danificá-los;

Para tornar a vida mais prática, guarde os sapatos em ordem cromática, dos mais escuros para os mais claros e agrupados por es-tilo (exemplo: sandálias, rasteirinhas, sapatilhas, tênis etc.);

6 Sapatos de festa merecem atenção especial e devem ser guardados separados, por serem mais delicados. Procure guardá-los em caixas (pode-se tirar uma foto do sapato e colocá-la do lado de fora da caixa para identificá-lo mais facilmente). Se a opção for por guardá-los em saquinhos, dê preferência pelos que possuem visor transparente (para facilitar a visualização);

7 Em sapateiras, para ganhar espaço e dar praticidade na hora de encontrar o par que se procura, organize um pé na frente e o outro pé atrás;

8Existe no merca-

do uma infinidade de opções para organizar sapatos e armazená-los, como caixas e saquinhos em diferentes mate-riais. Procure um que mais se adapte ao espaço que você disponibiliza para guardá-los. Procu-re ainda armazená-los de maneira a que não fiquem muito apertados, o que pode amassá-los ou deformá-los. Para ganhar espaço e dar praticidade na hora de encontrar o par que se procura,

organize um pé na frente e o outro pé atrás na sapateira.

Procure guardar

sapatos de festa em

caixas

Foto/Paladini

Page 14: VITRINI ED 58

VITRINI14

Saúde

A busca por um “padrão ideal” de beleza tem levado, nos últimos tempos, ao de-senvolvimento de diferentes transtornos. Entre os mais conhecidos estão a anorexia

e a bulimia. Mas embora muito comentados, ain-da há muita confusão sobre suas características e muita desinformação quanto à forma de ajudar as pessoas que sofrem destes males, principal-mente quando o assunto é a bulimia.

Como explica o psicólogo Dr. Marco Antonio De Tommaso, de São Paulo/SP, bulimia é um transtorno caracterizado pela alteração da relação da pessoa com a alimentação. “O bulímico tem uma visão distorcida sobre a sua autoimagem, o que o faz se sentir ansioso e culpado pela ali-mentação. Diferentemente da anorexia, que leva a pessoa a não se alimentar, a bulimia se caracteriza por episódios de compulsão alimentar, que levam a pessoa a comer grande quan-tidade de comida em um curto período de tempo. Depois disso, a pessoa tende a se sentir culpada e passa a utilizar métodos que ela acredita compen-sar esse excesso alimentar como vômitos, uso de medicamentos como laxantes e diuréticos, prática exagerada de exercícios físicos, períodos de jejum etc.”.

Diferentemente do que acontece com a anorexia, não necessariamente o bulímico vai apresentar perda de peso, o que pode dificultar o seu diagnóstico (pela própria pessoa ou por pessoas próximas). “É comum uma pessoa ter de 3 a 5 anos o transtorno sem que ninguém perceba sua manifestação”, afirma Dr. Tommaso. Por isso, é importante ficar atento. Embora somente uma avaliação médica possa garantir o diagnóstico da doença, alguns sinais podem ser indícios do desenvolvimento da bulimia, entre eles: ausência da pessoa após as refeições, feridas na região dorsal das mãos (em decorrência da incitação do vômito), prática exagerada de exercícios físicos, conversas constantes referentes à alimentação,

Os perigos da bulimiaTranstorno provoca distorções sobre a autoimagem e pode levar a morte

exercícios e forma como vê o corpo etc.A bulimia pode atingir pessoas de diferentes

idades, mas é mais recorrente em jovens mulhe-res (fim da adolescência e início da fase adulta, principalmente).

Perigo. Se não tratada, a bulimia pode le-var ao desenvolvimento de diver-

sos problemas de saúde como arritmia cardíaca e problemas no esôfa-go, úlcera nas mãos, deficiência na arca-da dentária (devido ao contato excessivo do dente com o ácido

clorídrico expelido pelo vômito) e depressão. Em

situações extremas, a bulimia pode levar a morte. “As pessoas que sofrem deste transtorno também sofrem prejuízos sociais, uma vez que tendem a se isolar. Em alguns casos, à bulimia também podem estar associados o de-senvolvimento de depressão e o abuso de drogas e medicamentos”, afirma o psicólogo.

Por envolver diversos campos da vida da pessoa, o tratamento da bulimia deve ser realizado por uma equipe interdisciplinar envolvendo

profissionais da área da Medicina, Nutrição e Psicologia.

A bulimia pode atingir pessoas de diferentes

idades, mas é mais recorrente em jovens

mulheres (fim da adolescência e início da fase adulta,

principalmente).

Page 15: VITRINI ED 58

VITRINI 15

Page 16: VITRINI ED 58

VITRINI16

Decoração

Assinatura de FloresServiço oferece conforto e comodidade para os que gostam da casa elegantemente decorada com flores

Conhecido nas grandes capitais, o serviço de assinatura de flores vai aos poucos encantando e conquistando clientes em cidades do interior. Para quem gosta

da casa sempre elegantemente decorada com a beleza das flores naturais, esta é uma opção de encher os olhos.

Assinatura de flores é um serviço realizado através do contrato entre uma empresa – em ge-ral floriculturas – e o cliente, na qual a primeira fica responsável por decorar com vasos, arranjos de flores etc. a casa do cliente com uma certa regularidade. “Vamos até a casa das pessoas e montamos diferentes arranjos (em vasos, florais entre outros recipientes) que buscam enfeitar e harmonizar com a decoração da casa. Aqui, em geral, fazemos este serviço de uma a duas vezes por semana, dependendo do que foi estipulado com o cliente”, afirma a florista Luciana Maria Arcangeleti Infante, proprietária da iFiori Flores & Acessórios de Tietê/SP, que oferece o serviço na região.

A casa sempre florida, a energia revigorante das plantas e a decoração sempre renovada são algumas das vantagens da assinatura de flores. “Uma vez contratado o serviço, buscamos sa-

ber o estilo da casa, o gosto e especificidades do proprietário (se é alérgico a algum tipo de flor ou planta, se gosta ou não de plantas que possuem um olor mais acentuado etc.) e a decoração do local (móveis, cores etc.) para montarmos o arranjo adequado para cada ambiente”, afirma Luciana. “Ao montarmos o arranjo também pensamos em questões como se o local é arejado, se possui, ou não, clarida-de etc. de maneira a que este mantenha a sua beleza por mais tempo”.

Os mais diferentes locais podem receber os arranjos como lavabos e salas de jantar e visita em residências, recepções de escritórios e consultórios, lojas etc.

Cuidados. Mesmo com as trocas periódicas, as plantas precisam de atenção e cuidado para que continuem bonitas. “Também damos as orientações que devem ser tomadas com dife-rentes tipos de arranjos. No caso de arranjos em vasos, indicamos a troca da água a cada dois dias. Já arranjos em florais precisam ser molhados de duas a três vezes por semana; e plantas e flores plantadas em vasos devem ser regadas de acordo com a necessidade de cada espécie”, explica a florista.

Foto

/Pal

adin

i

Page 17: VITRINI ED 58

VITRINI 17

Decoração

Os arranjos de flores podem ser os destaques das decorações natalinas. A florista Luciana Maria Arcangeleti Infante afirma que as flores mais procuradas nesta época do ano são as que possuem as cores típicas da temporada: vermelho e verde, em diferentes tonalidades. “Entre as flores mais

procuradas para esta época estão os bicos-de-papagaio/estrela do Natal, begônias, ciclamem, Kalandiva e rosas, em geral, vermelhas. Os bicos-de-papagaio, por exemplo, são típicos desta época e, além de belíssimos, têm uma alta durabilidade”, afirma. “O bico-de-papagaio também é bastante requisitado

para o Réveillon, só que, para esta ocasião, nas cores branca e amarela”*.

Combinações de flores podem ser boas pedidas como a composição formada entre rosas, gérberas, boca de leão, cravinas vermelhas, alstroemeria, gipso-fila etc. “Misturas de flores e frutas em um arranjo de mesa também ficam muito elegantes. Mas lembre-se que os arranjos de mesa devem ter pouca altura (para não atrapalhar a comunicação entre os convidados da mesa) e não devem ter cheiro forte, para não contras-tar com o cheiro dos pratos a serem servidos”.

* “O bico-de-papagaio merece atenção: embora seja uma planta muito bonita e bastante usada nesta época do ano, é uma flor cuja seiva é venenosa. Dessa maneira, é muito importante que seja deixada longe de crianças e de animais domésticos. Ao manusear um vaso desta planta tome muito cuidado e, se alguma parte da planta se quebrar liberando seiva, lave imediatamente as mãos (ou o local onde a seiva tocou) com água e sabão”.

Diversas espécies de plantas podem possuir diferentes graus de toxi-cidade. Antes de optar por um ou outro tipo de planta, procure saber sobre sua toxicidade e como se deve proceder em caso de acidentes.

Cores e flores no Natal

Page 18: VITRINI ED 58

VITRINI18

Decoração

passo a passoArranjo de Natal

Vai fazer uma ceia em casa e não sabe como enfeitar a casa para a ocasião? A florista Luciana Maria Arcangeleti Infante nos ensinou passo a passo a fazer dois arranjos de Natal. Confira!

MATERIAIS:•1 vaso ou bacia

•vasos de bico-de-papagaio•musgo cabelinho

Disponha os vasos de bico-de-papagaio dentro do vaso/bacia;

Para dar acabamento, “feche” os lados do vaso/bacia com musgo, escondendo assim os vasos de bico-de-papagaio.

DICA: Este arranjo pode ser

usado para decorar centros de mesa,

aparadores ou mesmo

para dar acabamento

a árvores de Natal

1 2

3

45

Foto

/Pal

adin

i Arranjo 1

Page 19: VITRINI ED 58

VITRINI 19

Page 20: VITRINI ED 58

VITRINI20

Decoração

MATERIAIS:•1 recipiente para arranjos (pode ser um vaso, um balde etc.) •2 tijolos de floral embebidos em água (para ume-decer os florais, coloque-os em um balde cheio de água. Quando eles afundarem, estarão embebidos de água o

suficiente para serem utilizados no arranjo)•12 galhos de gérberas aramadas (passe um arame no prolongamento do cabo da gérbera e então encape o

cabo com fita floral, escondendo o arame e dando acaba-mento ao cabo) •24 hastes de antúrios •galhos de vime

torto •algumas folhas de avencão (ou qualquer folhagem verde que se tenha em casa) •1 tesoura

Corte os tijolos de floral de maneira a fazer

cabê-los no recipiente escolhido para o arranjo;

Distribua a folhagem verde: primeiramente feche as laterais do arranjo e depois cubra toda a base com as folhagens (as folhas verdes devem ser dispostas de

maneira a que escondam os tijolos de floral);

DICA: Ideal para decorar aparadores

Distribua os galhos de vime torto no lado esquerdo do arranjo;

Distribua as gérberas no lado esquerdo do arranjo;

Distribua, então, no lado direito do arranjo, as hastes de antúrios.Se quiser, para dar acabamento, distribua alguns ramos de áster.

1

3

5

7

2

4

6

8

Foto

/Pal

adin

i

Arranjo 2

Page 21: VITRINI ED 58

VITRINI 21

Page 22: VITRINI ED 58

VITRINI22 VITRINI22

Page 23: VITRINI ED 58

VITRINI 23

Page 24: VITRINI ED 58

VITRINI24

Educação

Pilha, óleo e livros por um futuro melhorEmei de Cerquilho desenvolve projetos que visam a

educação ambiental e envolvem alunos, pais e comunidade

Dois projetos realizados pela EMEI. “Profª. Noêmia Souto Madeira”, de Cerquilho/SP, têm sido exemplos de engaja-mento entre escola e comunidade

e uma forma de transmissão de conceitos fundamentais como a importância da educação e da leitura, da preservação do meio ambiente e do desenvolvi-mento da cidadania.

Realizados na escola pela dire-tora Leila Cristina Ruy Dell’ Agnelo e pela coordenadora pedagógica e professora Flaviana Scudeler Paixão, os projetos “Pilha de Li-vros” e “De Olho no Óleo” unem forças e desde 2010 vêm apresen-tando resultados significativos.

Pilha de Livros. O projeto “Pilha de Livros” tem o intuito de incentivar o recolhimento de pilhas e baterias pelos alunos

(dando-lhes a destinação adequada), através da troca deste material por livros. “O objetivo é

mostrar para os alunos a importância do reco-lhimento e destinação adequados deste tipo

de material e incentivar a sua arrecadação na escola oferecendo algo em troca. E o que melhor do que um bom livro? Com isso, desenvolvemos a consciência ambiental na criança, uma vez que a destinação inadequada de pilhas e baterias pode acarretar graves problemas ao meio ambiente e à saúde do homem e dos animais, e incentivamos o gosto pela leitura - um ato tão importante para a educação, para o desenvolvimento

da criatividade, da aquisição de vo-cabulário etc.”, afirma Leila. De olho no Óleo. Com a ideia do Proje-

to “Pilha de Livros” veio, no entanto, um impas-

Desde 2010, ao todo, mais de 3000 livros já foram distribuídos aos alunos;

mais de 25 mil pilhas e ba-terias tiveram a destinação adequada; e, em média, 150

litros de óleo são levados toda semana por alunos, pais e comunidade à EMEI. “Profª. Noêmia Souto Madeira” para os projetos “Pilha de Livros”

e “De Olho no Óleo”.

Foto

/Div

ulga

ção

Emei

Pro

fª.

Noê

mia

Sou

to M

adei

ra

Page 25: VITRINI ED 58

VITRINI 25

se: como adquirir os livros a serem trocados? “Ao nos depararmos com isto, lembramos do projeto ‘De Olho no Óleo’ (que visa o recolhimento de óleo usado de cozinha dando-lhe também a destinação correta), que já vinha sendo desen-volvido aqui na escola. Passamos a confeccionar pequenos ímãs de geladeira em forma de gotinha com EVA. A cada semana confeccionamos os ímãs em cores e modelos diferentes. Cada aluno que trouxer um litro de óleo de cozinha usado tem direito a um ímã de geladeira. As crianças e os pais adoraram a ideia e até passaram a colecio-nar os ímãs. Com isso, o número de arrecadações de óleo aumentou consideravelmente e, com o dinheiro da venda do óleo para uma empresa privada, compramos os livros para o projeto ‘Pilha de Livros’”, conta Flaviana.

Ao todo, desde o início dos projetos até hoje, mais de 3000 livros foram distribuídos aos alunos da Emei; mais de 25 mil pilhas e baterias tiveram a destinação adequada; e, em média, 150 litros de óleo usado são levados toda sema-na por alunos, pais e comunidade à escola. “A gente ficou impressionada e muito contente com o resultado. Percebemos que não só os alunos, como os pais e toda a comunidade (assim como indústria e comércio) abraçaram o projeto. Nossa maior alegria é perceber que de alguma maneira

estamos contribuindo para a formação de cida-dãos conscientes da importância da educação e ativos na preservação do meio ambiente”.

A coordenadora pedagógica Flaviana Scudeler Paixão e a diretora Leila Cristina Ruy Dell’ Agnelo com os livros que são distribuídos através do projeto “Pilha de Livros”. Dez unidades de pilhas ou ba-terias entregues pelos alunos para o projeto dão direito a um livro.

Educação

Page 26: VITRINI ED 58

VITRINI26

MaxicolarPasso a Passo

Os maxicolares são lindos, estão na moda e deixam os looks super sofisti-cados. Para festas de formatura, ca-samentos, ceias de Natal e Réveillon,

as peças são ótimas para dar um upgrade nas produções, além de serem uma boa opção de presente para o amigo secreto ou para uma

pessoa querida. A proprietária da Criare Tecidos e Armari-

nhos de Tietê/SP, Paula Luchetti, nos ensinou, passo a passo, a fazer um maxicolar. Assim é possível criar o seu modelo em combinação com o look escolhido ou de acordo com o gosto da pessoa que se quer presentear.

DICA: É importante que as cores do colar estejam em harmonia. Para os primeiros trabalhos procure utilizar peças de uma ou duas

cores (variando apenas tonalidades) ou em cores complementa-res. Aos poucos, solte a criatividade, e ouse nas combinações!

Page 27: VITRINI ED 58

VITRINI 27

Page 28: VITRINI ED 58

VITRINI28

Materiais:• peças com base lisa

(para poder colar)• um pedaço de feltro

• 80cm de fita de cetim nº 2• cola de silicone

• tesoura

Passo a Passo

Paula LuchettiCriare Tecidos &

ArmarinhosTietê/SP

(15) 3282-8350

Sobre uma mesa, disponha as peças para testar o formato e

combinação (desenho) do maxico-lar que mais lhe agradam;

Escolhida a combinação, fotogra-fe o desenho para que você possa tirar dúvidas sobre a disposição correta das peças quando elas

estiverem sendo coladas;

Coloque o pedaço de feltro sobre a mesa e inicie a colagem das peças. Cole primeiramente a última

peça da parte de baixo do colar (o sentido da colagem deve ser de baixo para cima e de dentro para fora);

Tendo esta peça como base central, cole a segunda

fileira de peças, iniciando pela peça central da fileira;

Ao colar as peças, vá verificando a simetria das mesmas, assim como os espaços entre elas;

A inclinação que se quer dar ao colar (se mais redondo ou mais

reto na parte do pescoço) deve ser controlada pelo posicionamento

das peças externas, localizadas na última fileira do maxicolar;

Assim que colar todas as peças, pressione-as contra

o feltro, a fim de fazer aderir melhor a cola;

Coladas as peças, recorte o feltro;

Se necessário, corte uma segunda vez, dando acabamento;

Passe, então, cola em todo o verso, onde se encontra o feltro, e cole-o sobre outro

pedaço de feltro deixando brecha (nas extremidades da parte

superior do colar) para colar a fita de cetim. Isso dará um

melhor acabamento, além de dar mais sustentação ao maxicolar;

Divida a fita de cetim ao meio e corte;

Abra a brecha entre os feltros nas extremidades da parte superior do colar e cole cada uma das partes da fita de cetim;

Recorte novamente o feltro, no formato

das peças;

Espere secar to-

talmente e está pron-to. Fácil de fazer

e lindo de usar!

1

9

14

13

15 16

2

10

3

11

19

17

20

4

12

18

5 6 7 8

Page 29: VITRINI ED 58

VITRINI 29

Page 30: VITRINI ED 58

VITRINI30

Turismo

Lugar de belas paisagens e tranquilidade. Assim é Juquehy, praia do litoral norte de São Paulo que é pura inspiração. Localiza-da em São Sebastião, Juquehy se destaca

pelas areias finas e claras e pelas águas límpidas, em que é possível ver peixes a passear entre os pés dos turistas.

O lugar é ideal para descansar e passar bons momentos ao lado da família e dos amigos, cur-tindo as areias do local, um revigorante banho de mar ou praticando caminhada e diferentes esportes como surf, vôlei e futebol de areia, fres-cobol etc. Passeios de barco pelas ilhas próximas a praia também fazem parte das atividades de

JuquehyPraia do litoral norte paulista oferece

belas paisagens e tranquilidade

lazer e turismo do local.Hospedagem. Juquehy conta com diversos

hotéis, pousadas e condomínios de casas que se sobressaem pela beleza e sofisticação; além de um shopping e diversas lojas (destaque especial para o artesanato local). Bares e restaurantes complementam o cenário e animação do local; alguns com som ao vivo para animar as noites da praia do litoral norte.

Mirante. Lá é possível ainda tirar belas fotos no Mirante, que oferece uma visão única de Juquehy e da praia Barra da Una. Mata Atlân-tica, ilhas e costa fazem ali uma combinação magistral.

Page 31: VITRINI ED 58

VITRINI 31

Page 32: VITRINI ED 58

VITRINI32

Salvador é uma ótima opção de viagem. Lá encontramos a Praia da Boa Viagem, uma das mais frequentadas de Salvador, a Praia da Ondina, a praia de Itapuã, entre outras.

A Praia de Itapuã é protegida por arrecifes, areias branquinhas, águas cristalinas, ondas fracas, piscinas naturais e uma linda série de coqueiros que rodeiam a orla.

É interessante conhecer o Pelourinho que contém cerca de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII, considerado Patrimônio Histórico da Humanidade e também o Elevador Lacer-da. O Elevador Lacerda, um dos principais cartões postais da cidade, foi construído em dezembro de 1872, possui 70 metros de altura e transporta aproximadamente 118 passa-geiros. A última reforma foi feita em 1993. Outro ponto turístico importante é o mercado modelo. Construído em 1861, na antiga alfânde-ga, funciona hoje como centro de comercializa-ção de produtos artesanais e típicos da região. Diariamente, centenas de pessoas circulam por ele, de moradores a estrangeiros. É considerado por muitos, um dos maiores centros de artesa-nato da América.

Salvador

A praça Castro Alves, ponto de encontro dos foliões no carnaval, possui o nome do poeta Antônio de Castro Alves e um monumento do escultor italiano Pasquale, em bronze e granito, que homenageia o artista.

A Igreja Nosso Senhor do Bonfim concluída em 1722 possui em seu altar-mor a imagem do Padroeiro do Bonfim, conhecido por curar do-enças e salvar vidas. Sua fachada é coberta por azulejos brancos portugueses que chegaram à igreja cem anos após sua construção.

Conheça este destino maravilhoso!

Fonte: www.cvc.com.br

Praia de Ondina

Fot

o/Ch

ico

Dam

asse

no

Informe

Page 33: VITRINI ED 58

VITRINI 33

Page 34: VITRINI ED 58

VITRINI34

Gastronomia

Acentuando saboresHarmonização de bebidas garante

mais sabor à ceia de Natal

Mesa farta e gente feliz reunida. Para muitas pessoas, essa é uma descrição perfeita da ceia de Natal; em especial quando as lembranças trazem os deli-

ciosos sabores desta época como as carnes assa-das (lombo, peru, chester etc.), arroz, farofas e diferenciadas sobremesas.

Preparar estes pratos exige muitas vezes antecipação e cuidado; e esse mesmo cuidado deve ser tido na hora de apresentar o prato e combiná-lo com as bebidas da festa.

As bebidas mais requisitadas no final de ano, normalmente, são os champanhes, os es-

pumantes, os frisantes e os vinhos em geral e, harmonizá-las com as delícias natalinas propor-cionará mais sabor à sua ceia. “A harmonização é importante, pois ela garante que se ressaltem tanto os sabores dos pratos quanto os das bebi-das”, afirma a sommelière Valéria Pilon, da Carta Vínica de Cerquilho/SP.

Natal e sabor. Valéria explica que a refe-rência de festividades de Natal do Brasil vem da Europa, portanto, a maioria dos pratos natalinos daqui tem base nesta cultura, que possui clima e produtos totalmente diferentes dos nossos. Com o tempo, no entanto, o Brasil foi adaptando estes

Foto

/Pal

adin

i

Page 35: VITRINI ED 58

VITRINI 35

Gastronomia

pratos à sua realidade, ou seja, aos produtos que podem ser encontrados aqui e que são tipi-camente brasileiros (como é o caso da inserção de frutas tropicais de época, como o abacaxi e a banana, a pratos como lombo, peru, farofas etc.). “Com o vinho acontece o mesmo proces-so: conforme os pratos foram sendo adaptados, sommeliers e enólogos viram a importância da adaptação dos tipos de vinho para estes pratos e às nossas características climáticas”, afirma.

Entre os vinhos mais apropriados para o nos-so clima, nesta época do ano, estão os brancos e rosés, além dos espumantes, dos frisantes e dos champanhes. “Pratos típicos desta época como lombo à Califórnia, peru e tender harmonizam muito bem com espumantes, vinhos brancos à base de Chardonnay, Torrontés e Gewurstraminer e vinhos rosé como Merlot, Sirah e assemblage de uvas. Mesmo carnes mais fortes como o carneiro

e o cabrito combinam com estes tipos de vinho, principalmente pela acidez e jovialidade dos vinhos espumantes”, diz Valéria. “Vinhos brancos e espumantes combinam ainda com tortas, mas-sas com molho branco, arroz, risotos etc.; além de combinarem com peixes, comida japonesa e alimentos à base de soja, que também têm sido adotados por muitas pessoas neste período”.

Quanto às sobremesas, a sommelière indica harmonizá-las com espumantes à base de uva moscatel ou vinhos de sobremesa como os de colheita tardia, Icewine, Passito ou Sauternes. “Sobremesas à base de chocolate combinam muito bem com vinho tinto do Porto, e Mosca-tel de Setúbal faz uma boa harmonização com sobremesas cítricas como musses e tortas de limão, maracujá...”.

E, para que a festa termine em clima feliz, lembre-se: beba com moderação!

DICA“Vinho é uma bebida a ser degustada.

Ela não foi feita para matar a sede. Para hidratar-se beba água. E lembre-

se, disponha sempre sobre a mesa, ao menos, uma taça para vinhos e uma taça para água. O vinho pode

ser acompanhado por água natural ou com gás” - Valéria Pilon, sommelière

da Carta Vínica de Cerquilho/SP.

Servir bem, para desfrutar melhor

Na hora de servir o vinho, algumas dicas fazem toda a diferença para os olhos e para o paladar. Confira algumas orientações mencionadas pela sommelière Valéria Pilon.

Sirva o vinho na temperatura correta:- espumantes – de 6ºC a 8ºC- vinhos branco a rosé – de 8ºC a 12ºC- vinhos tintos jovens – de 12ºC a 14ºC- vinhos tintos encorpados – de 16ºC a 18ºC

Cuidado ao abrir o vinho. Não rosqueie o saca-rolha totalmente na rolha, evitando que resíduos da mesma caiam no vinho.

Taças devem ser higienizadas corretamente. Para lavá-las use um litro de água misturado a uma gota de detergente (o uso de muito detergente pode deixar resíduos de sabão na taça, que influenciarão no sabor do vinho e em sua apre-sentação). Para secar use um pano 100% algodão. Se quiser, para finalizar, higienize as taças com álcool.

Para servir o vinho, segure-o pela base, envolvendo o fundo da garrafa com os cinco dedos (a garrafa deve ficar como um prolongamento do braço).

Jamais encha a taça de vinho. Na hora de servir, pre-encha-a até 1/3 (é deselegante passar da metade da taça).

Se oferecer um almoço, jantar ou ceia, procure dispo-nibilizar no mínimo dois tipos de vinho aos convidados, de maneira a agradar diferentes paladares.

2

456

3

1

Page 36: VITRINI ED 58

VITRINI36

Gastronomia

Os vinhos espumantes recebem nomes es-pecíficos em diferentes partes do mundo e alguns destes produtos só podem ser

chamados pelo nome do seu local de origem como é o caso do champanhe.

Confira algumas nomenclaturas dadas aos espumantes, comentadas pela sommelière Va-léria Pilon.

ChampagneSomente podem ser chamados de cham-

panhe os espumantes produzidos na região de Champagne, na França, onde o método de produ-ção é o método tradicional. Nas demais regiões da França, a bebida é chamada de Vin Mousseaux ou Cremant. A maioria é produzida pelo método champenoise, mas alguns mais populares são produzidos pelo método Charmat.

CavasSão espumantes produzidos na Espanha na

região da Catalunha (principalmente em Pene-dés), pelo método tradicional ou champenoise.

ProseccoÉ um espumante produzido na região de Vê-

neto, na Itália. Para produzi-lo usa-se o método charmat ou tradicional com a uva Prosecco (mais conhecida na Itália como Glera), daí o seu nome (usando as mesmas uvas, existem alguns outros países produzindo a bebida).

EspumanteNome usado para definir os espumantes

elaborados em países da América do Sul como Brasil, Chile, Uruguai e Argentina. Tanto pelo método tradicional como charmat.

SparklingNome utilizado para definir os espumantes

elaborados nos Estados Unidos, Nova Zelândia, África do Sul e em países de língua inglesa. São elaborados tanto pelo método tradicional como pelo método charmat.

Você sabia?

DICA “Para degustar um vinho,

é importante que o paladar esteja limpo, a fim de que se sinta o real sabor da bebida,

evitando distorções. Para limpar o paladar pode-se tomar um pouco de água,

comer um pedaço de pão seco ou pão com azeite antes de degustar a bebida” - Valéria Pilon, sommelière da Carta

Vínica de Cerquilho/SP.

Foto

/Pal

adin

i

Page 37: VITRINI ED 58

VITRINI 37

Page 38: VITRINI ED 58

VITRINI38

Natal

O Natal está chegando e com ele a dúvida: com o que presentear uma pessoa querida ou o que comprar para o amigo secreto? O comércio da região deu sugestões

especiais de presentes para a data. Confira:

Presente de Natal

NEoN MoDASTel: (15) 3282-4679

Blusa amarela – R$99,90Saia de onça – R$139,90

Blusa cru – R$139,90Saia preta – R$184,90

Bermuda masculina jeans – R$252,00Camiseta masculina vermelha – R$85,80

Relógios - FIGuEIREDo PRESENTESTel.: (15) 3282-4061

Dumont10X R$ 35,90 sem juros

Dumont10X R$ 38,90 sem juros

Dumont10X R$ 38,90 sem juros

Page 39: VITRINI ED 58

VITRINI 39

Natal

PERFuMARIA CRIS - Tel: (15) 3282-1058• Kits Victoria’s Secret - diversas opções• Promoção Body Lotion e Fragrance Mist

(Body Splash) Victoria’s Secret – R$39,90 cada• Caixa de sabonete Bouquet de

Orquídeas c/ 3 unidades – Promoção

MEMBITel: (15) 3282-4818

• Caixas para presente• Agenda executiva 2013

• Agendas femininas e infantis 2013

MEMBITel: (15) 3282-4818

• Livro “Cinquenta tons mais escuros”, de E.L. James

• Necessaire para viagem• Mochila Cebolinha• Estojo Capricho

• Mochila e Lancheira Jolie

Relógios - FIGuEIREDo PRESENTESTel.: (15) 3282-4061

Dumont10X R$ 31,90 sem juros

Dumont10X R$ 33,90 sem juros

Dumont10X R$ 35,90 sem juros

Page 40: VITRINI ED 58

VITRINI40

Page 41: VITRINI ED 58

VITRINI 41

Capa

“Não quero mostrar a todos que posso

conhecer o mundo; mas mostrar o

mundo que todos podem conhecer. A crença no ser

humano é o maior poder de transformação”

Taíse Bortoletto

VITRINI

Page 42: VITRINI ED 58

VITRINI42

Capa

A beleza e a energia da tieteense

Taíse BortolettoEla fala como ninguém e é de uma agitação de tirar

o fôlego. Quem a conhece sabe que é preciso muita disposição para acompanhar o seu ritmo e vem daí grande parte do seu charme.

Aos 28 anos, a tieteense Taíse Bortoletto mantém uma beleza jovial, característica das pessoas alegres e que ten-dem a ver o lado bom da vida. Aquariana, ela tem como suas principais características a inquietação e a busca pelo novo. “Sou alegre e bastante curiosa; uma pessoa com uma vontade imensa de conhecer o mundo, as pessoas, seus gostos, costumes... aprender sempre mais. Mas também sou desastrada e baguncei-ra”, diz.

Seu jeito despojado e aberto lhe permite transitar por diferentes lugares, tendo amizade com pessoas das mais diversas idades. Baladas e encontros com os amigos fazem parte da sua rotina, principalmente se a atividade tiver um cunho gastronômico. “Adoro cozinhar e inventar novos pratos. Acredito que, quando se cozinha para ou-tra pessoa, você entrega um pouco do seu coração e sentimento na refeição que preparou”.

Profissão. Turismóloga, a bela morena afirma que escolheu a profissão que mais traduz os seus sonhos: conhe-cer o mundo. “No colegial, pensei em prestar vestibular para o curso de Geografia e,

em uma conversa com minha professora de Geografia na época, eu disse que tinha fascínio por conhecer o mundo, culturas, pessoas e outras realidades. Ela simplesmente olhou para mim e disse: ‘Você não deve fazer Geografia e sim, Turismo, pois isso te dará a oportunidade de conhecer um pouco de tudo e de todos’. Foi assim que o interesse pela carreira nasceu em mim”, conta.

Formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, há mais de sete anos trabalha como agente de

Page 43: VITRINI ED 58

VITRINI 43

A beleza e a energia da tieteense

Taíse Bortoletto

Capa

turismo. Atualmente, ela é gerente na agência de viagens Xux’s Tour em Tietê e entre os pontos fortes da profissão aponta o grande contato com o público e a possibilidade de conhecer outros países e culturas. Aliás, viajar está entre as suas atividades favoritas. Já conheceu diversos lugares do Brasil e países da América Latina e América do Norte, mas a vontade é viajar mais. “Muitos lugares despertam em mim o interesse, como Cuba, na América Central, e Europa”.

Família e amigos. Entre os pilares da sua vida, a tu-rismóloga aponta a família e os amigos. “São eles que me ajudam e me acolhem nas alegrias e nas tristezas. Sou ex-tremamente grata pela presença e atuação dessas pessoas em minha vida. Sou grata, principalmente, pela presença da minha mãe, que sempre está ao meu lado, e do meu pai, que sempre me apoia mesmo nas ideias mais loucas. Graças aos dois pude provar a mim mesma que quando se escolhe com o coração não há como errar”.

Créditos:Taíse veste: Roupas e acessórios (exceto vestido de festa vermelho e brinco de pedras vermelho). Loja Tendência - Tietê/SPTel.: (15) 3285-1560

Cabelo e Maquiagem:Kelly Dal Coleto Studio de Beleza Rua dos Ximborés, 43 – Jd. Bonanza – Tietê/SPCabelo - Rosângela Espindola e Pedro Vinícius Dal ColetoMaquiagem - Kelly Dal ColetoTel.: (15) 3285-3411

Fotografia: Sidnei Paladini - Tel.: (15) 3282-1622

Page 44: VITRINI ED 58

VITRINI44

Cultura

CD conta a história da Festa do Divino em Tietê

Resgatando a história dos 173 anos da Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo em Tietê foi lançado, em junho, o CD “O folião e os dois meninos”. De acordo

com o professor e historiador Pedro Henrique Macerani, que concebeu e produziu o CD, a produção é baseada em fatos contados pelo Folião Carlinhos, conhecido como “Carlinho do Divino” - violeiro mestre e folião da Irmandade em Tietê.

O CD possui 15 faixas que contam a história da promessa feita ao Divino, o surgimento da tradicional festa, curiosidades sobre a viagem, toadas típicas dos violeiros, bem como canções tocadas nos encontros, almoços e pousos do

Divino. O CD só foi possível graças ao apoio do Go-

verno de São Paulo através do PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Até o seu lançamento, foram cerca de dois anos de idealização e pesquisa. O CD “O Folião e os dois meninos” pode ser encontrado na Tabacaria Jardim, Magu CD e Toque de Graça em Tietê.

Festa. Neste ano a Festa em Louvor ao Di-vino Espírito Santo em Tietê vem acontecendo desde o dia 28 de outubro e segue até o dia 29 de dezembro, com pousos e almoços em diversos locais e programação religiosa e recreativa. No dia 29/12 acontece o emocionante Encontro das Canoas no Rio Tietê.

A festa em Louvor ao Divino Espírito Santo em Tietê teve origem como promessa

feita por antigos moradores

ribeirinhos do Rio Tietê afetados

pelo tifo e pela febre amarela

Foto

/Div

ulga

ção

Page 45: VITRINI ED 58

VITRINI 45

Page 46: VITRINI ED 58

VITRINI46

Informe

Inauguração do Restaurante Genzai

Em um ambiente sofisticado, foi inaugura-do no dia 6 de novembro o Restaurante Genzai. Oferecendo o melhor da culinária

japonesa para Tietê e região, a casa conta com um cardápio variado e cheio de sabor. Entre as delícias servidas no local: sashimis, niguiris, hossomakis, uramakis, temakis, sushis, tempurás e muito mais.

De propriedade dos irmãos Carlos Henrique e Rodrigo Giovanetti Biagioni, a casa está fazendo o maior sucesso. O Restaurante Genzai fica na Rua Júlio dos Reis, 178, Centro, em Tietê/SP e abre de terça a domingo a partir das 18h30. Tel: (15) 3285-1632.

Mais informações no site: www.restauran-tegenzai.com.br.

Sid Galo, Amelinha, Marina, Duda e Helena Forlevize

Wellington e Rodrigo

Samuel, Lays, Arthur, Darwin, Anna Mary e Isabela

Orlando, Patrícia, Rosana, Japa, Luis e Alessandra

Shinji, Celso, Carlos Henrique, Meire e Matheus

Neide Spezzoto, Ana Luiza e Carlos Henrique

Carlos Henrique e Rodrigo G. Biagioni

Helena, Giovana, Ana Flávia e Euclides

Rosângela, Rodrigo, Rosana, Luana e Victor

Ronaldo, Geraldinho Café e Néia

Page 47: VITRINI ED 58

VITRINI 47

Page 48: VITRINI ED 58

VITRINI48

Festa

O final de ano chegou e com ele as muitas festas de formatura, casamento e even-tos sociais. É uma delícia se preparar para estes eventos, mas é importante

estar atenta às produções.

É festa!Conversamos com as proprietárias da Loja

Espaço Rosa de Tietê/SP, Dila Almeida e Érica Arruda, que nos falaram sobre as tendências em vestido de festa para a temporada, além de dicas preciosas para arrasar nas produções.

• Cores vivas serão tendência entre os vestidos de festa, e valem tanto para festas mais simples como para as super sofisticadas. Entre as cores destaque da estação estão o laranja, o azul, o ama-relo, o verde e o vermelho;

• O nude continua em alta, mas é preciso cuidado. Para que não apague no corpo é importante que o vestido seja diferente do tom de pele da pessoa. Acessórios mais chamativos ajudarão a valorizar a produção;

• O brilho elegante das pedrarias, paetês e canutilhos estão com tudo. Aposte e arrase;

• Camadas sobrepostas e vestidos mullet também prometem fazer as produções nesta temporada. Mas atenção com o caimento;

Page 49: VITRINI ED 58

VITRINI 49

Festa

• Renda e bordados feitos à mão são muito bem-vindos. Super chiques, eles podem

ser usados tanto nos modelos mais curtos

como nos longos;• Para as que gostam de

ousar, estampas darão jovia-lidade e glamour ao look;

• Vestidos lisos e com poucos detalhes farão combinações perfeitas

com os maxicolares, que são hits da estação;

• E lembre-se sempre: o vestido ideal é aquele

que te deixa segura, confortável e que valoriza

as suas qualidades.

Vestidos e acessóriosEspaço Rosa - Tietê/SP

(exceto maxicolar preto)

Page 50: VITRINI ED 58

VITRINI50

Moda

Foto

/Arq

uivo

Pes

soal

Por Thaisa S. Marcon, Designer de Moda e blogueira (www.chiquepradedeu.blogspot.com.br)

O ano está acabando e as festas de final de ano estão chegando. Nada melhor do que reunir a família e os amigos para ce-lebrar. Entre todos os preparativos, um

dos mais importantes é saber o que vestir nessas datas tão especiais, como o Natal e o Réveillon.

Por estarmos na estação da Primavera/Verão, os looks tendem a ser mais leves; mas a dúvida que, muitas vezes, fica é: qual a cor de look ideal para celebrar as festas de final de ano? Tudo vai depender do gosto e do estilo de cada mulher.

A ousadia do vermelho, a refrescância do azul, a harmonia do verde e o poder do dourado são ótimas opções. Porém, não há como esquecer do branco. Pela tradição, muitas pessoas não abrem mão do visual total white, que é moderno e elegante.

Seja qual for a produção escolhida, o que importa é se sentir a vontade e confiante. O resto é aproveitar as festas e irradiar boas vibrações para o próximo ano. Tim-tim e boas festas!

Clima de festa!As festas de final de ano

merecem uma produção

caprichada

Fotos/divulgaçãoSeiki

Tel. (11) 3062-0485www.seiki.com.br

Page 51: VITRINI ED 58

VITRINI 51

Page 52: VITRINI ED 58

VITRINI52

Ela pode sair sem permissão

Vamos falar, um pouco, sobre os acentos diferenciais, que passaram por mu-danças depois da reforma ortográfica. Mas, o que são acentos diferenciais?

São acentos que têm a finalidade de distinguir palavras que apresentam a mesma grafia, como veremos abaixo.

De acordo com a mudança ortográfica, a sentença ELA PODE SAIR SEM PERMISSÃO está correta, pois o verbo poder (flexionado – pode, terceira pessoa do singular do presente do indica-tivo) distingue-se do verbo pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo). Exemplo: Ela PÔDE sair sem permissão, porque estava autorizada. O verbo PODER apresenta a mesma grafia nas orações acima, mas ambos não estão no mesmo tempo verbal (pode – pre-sente; pôde- pretérito), distinguindo-se através do acento.

Mais exemplos: PARA (preposição) – Ele foi PARA Fortaleza; PARA (verbo) – O rapaz não PARA de falar. Antes da reforma ortográfica, o verbo apresentava acento agudo, a fim de diferenciá-lo da preposição PARA; porém, atualmente, tal acento não existe mais, basta atentar-se ao contexto em que a sentença está inserida e per-ceberemos qual é a preposição e qual é o verbo.

O mesmo acontece com PELO (substantivo), Por Ivana Corrêa de Faria Guite, especialista

em Linguagem, Texto e Ensino pela Unimep.

Foto

/Arq

uivo

Pes

soal

PELO (verbo pelar no sentido de tirar a pele) e PELO (preposição) – Os PELOS da sobrancelha...; Eu PELO os tomates todos os dias; Ele passou PELO seu amigo e não o viu.

Os verbos TEM e VEM continuam com o acen-to quando são empregados no plural – Eles TÊM...Elas TÊM... Eles VÊM... Elas VÊM...

Também temos o substantivo PERA que, anteriormente à reforma, apresentava acento circunflexo (PÊRA). Depois da reforma, o acento foi extinto – A PERA estava madura, ficando a pa-lavra sem acento assim como PERA (preposição) que se trata de uma preposição antiga com o mesmo significado de PARA.

Por dentro do português

Page 53: VITRINI ED 58

VITRINI 53

Page 54: VITRINI ED 58

VITRINI54

Pet

Mimo animalAssim como os seres humanos, os pets também adoram ganhar mimos. Confira algumas dicas de presentes para

pets, sugestões da Nutripet de Tietê.

Hambúrguer de plástico – brinquedo mordedor para cães

Mordedor halteres para

cães

Brinquedo de pelúcia em forma de animais com porta bolinha – para cães e gatos

Bolinhas para brincar - brinquedo

para cães

Balanço para calopsita

Escada para calopsita

Bolinha plástica com guizo –

brinquedo para gatos

Minirratinhos de brinquedo

para gatos

Gaiola para hamster com

andares e labirinto

Brinquedo para

estimular a atividade

física de roer – para roedores

Page 55: VITRINI ED 58

VITRINI 55

Page 56: VITRINI ED 58

VITRINI56

Autos

Final de ano é época de festas, férias e viagens. Tempo em que muita gente pega a estrada para visitar os parentes, amigos ou até mesmo para relaxar, descansar e

conhecer novos lugares. Consequência disso são estradas lotadas e muito trânsito.

Para que a viagem aconteça com mais se-gurança e tranquilidade alguns cuidados de pre-venção são importantes. Por isso, conversamos com o instrutor de CFC (Centro de Formação de Condutores) e bombeiro civil Fernando Daniel Vieira, que nos falou sobre algumas precauções a tomar com o carro e com a direção antes e depois de cair na estrada.

Viagem mais segura

revisando o veíCuloAntes de viajar, verifique se o carro está em

plenas condições de funcionamento. Se possível leve a um profissional especializado para que ele possa fazer uma revisão, ou seja, verificar o fun-cionamento de todos os itens do veículo.

Para se sentir mais seguro, você também pode atentar-se para questões de segurança:

- Verifique sempre o óleo do motor e a água do reservatório com o motor frio (essa verificação deve ser feita pelo menos uma vez por semana, garantindo o bom funcionamento do motor);

- Verifique se há combustível suficiente para chegar ao local de destino ou para chegar, ao menos, até um posto de combustível para abastecimento;

- Pneus devem estar em boas condições (pneus muito gastos - quando os sulcos diminuem, por exemplo – perdem a aderência e deixam o carro mais suscetível a derrapagens, aquaplanagens e acidentes). Se necessário, faça rodízio de pneus ou faça a troca dos pneus velhos por novos. Cheque ainda se o veículo possui estepe em boas condições;

- Confira o alinhamento da suspensão e o ba-lanceamento das rodas;

- Verifique se os sistemas de amortecimento e de frenagem estão funcionando corretamente e se o reservatório de óleo do freio não está baixo;

- Confira o funcionamento da parte elétrica do veículo. Antes de sair de casa, teste se bateria, faróis (alto e baixo), lanternas, pisca alerta, se-tas, buzina, limpadores de para-brisa, palhetas do limpador etc. estão funcionando adequadamente;

- Procure conhecer a caixa de fusível do veículo, caso seja necessário substituir, em uma emergência, um fusível por outro;

- Cheque se os cintos de segurança estão fun-cionando;

- Verifique se o carro possui extintor de in-cêndio e se ele está dentro do prazo de validade. Verifique ainda as indicações do ponteiro do ma-nômetro. Antes de viajar, conheça a forma correta de manusear o extintor;

- O carro deve possuir todos os equipamentos de segurança: triângulo de sinalização, macaco, chave de roda. Antes de viajar, verifique se estão funcionando e aprenda a manuseá-los corretamente.

Revisão veicular e direção defensiva ajudam a tornar viagens mais seguras

Lembre-se sempre de respeitar a sinalização

e as leis de trânsito

O instrutor de CFC (Centro de Formação de Con-dutores) e bombeiro civil Fernando Daniel Vieira

Page 57: VITRINI ED 58

VITRINI 57

Page 58: VITRINI ED 58

VITRINI58

Autos

ConheCendo a estrada• Conheça a estrada antes de viajar. Se possível, olhe um mapa e se intere sobre o

caminho: nome das rodovias e pontos de referência na estrada como marcos quilomé-tricos, por exemplo;

• Leve anotados telefones úteis como os do DER (Departamento de Estradas de Ro-dagem), concessionárias responsáveis pelas estradas pelas quais vai viajar, guinchos etc.;

direção defensivaEstar atento e dirigir com prudência é im-

prescindível. Por isso:- Ande sempre dentro do limite de velo-

cidade permitida e só ultrapasse em lugares permitidos e seguros;

- Posicione os retrovisores laterais e central do carro de maneira a que tenha uma ampla vi-são das laterais do veículo e da estrada ao fundo;

- Mantenha uma distância segura do veículo a sua frente;

- Ande com os encostos de cabeça do banco nas posições corretas (a cabeça deve ficar total-mente apoiada, protegendo pescoço e coluna em caso de colisão ou freada brusca);

- Não deixe objetos soltos em cima dos bancos do veículo ou painel (os objetos podem cair ou rolar e se instalar atrás dos pedais do veículo, provocando acidentes);

- Ao colocar objetos na parte traseira do veículo, cuide para que eles não tapem a visão do retrovisor central;

- Não dirija de chinelos ou sandálias que possam enroscar nos pedais;

- Evite dirigir de salto alto, plataforma ou sapatos que possam dificultar a sensibilidade e o acesso aos pedais;

- Não coma, beba, fume ou fale ao celular enquanto dirige;

- Não dirija com sono ou cansado. Nestas situações, procure um lugar seguro, descanse e depois recomece a viagem;

- Não dirija com o braço para fora da janela ou encostado nela;

- Enquanto dirige, busque manter as duas mãos no volante, soltando apenas uma delas para troca de marchas;

- Se perder o controle do carro ou um pneu estourar, não freie bruscamente. Tire o pé do acelerador e mantenha as duas mãos firmes no volante, buscando controlar o veículo;

- Se você se deparar com um acidente na estrada, procure manter a calma, busque um lugar seguro para se instalar e, na medida do possível, sinalize a estrada informando outros motoristas sobre o acidente. Informe a entida-de ou empresa responsável pela rodovia sobre o acidente e também uma unidade de resgate;

- Caso precise parar o veículo no acostamen-to, por motivo de dano no veículo por exemplo, retire todos os ocupantes do mesmo enquanto o veículo estiver parado no acostamento e aloje os ocupantes em um lugar seguro. Lembre-se ainda de acionar as luzes de advertência e ins-talar corretamente o triângulo de sinalização (o triângulo de sinalização deve ser colocado a distância mínima de 30 metros - 30 passos longos - da parte traseira do veículo);

- Se for dirigir, não ingira bebida alcoólica;- Se tomar alguma medicação antes de

viajar, verifique com seu médico se ela causa alguma reação adversa que possa colocá-lo em perigo quando estiver dirigindo, como sonolên-cia, alergia etc.

Page 59: VITRINI ED 58

VITRINI 59

Page 60: VITRINI ED 58

VITRINI60

Receita

Sabor especial de Natal O Natal é uma das datas mais saboro-

sas do ano. Para encher ainda mais de sabor a ocasião confira as re-ceitas sugeridas pelos restaurantes

Davos Maison Suisse e La Gália, associados

do Grupo Cozinha da Montanha - associação de gastronomia, com 20 restaurantes asso-ciados, que realiza festivais gastronômicos, a fim de divulgar a culinária de Campos do Jordão.

Sugestão do La Gália RestaurantePorção para 4 pessoas

ingredientes: 1 faisão de 1.200g cortado em 4 partesTempero2 dentes de alho amassados500ml de vinho branco seco de boa quali-

dade (Chardonnay)2 colheres (sopa) de azeite virgemSal a gosto.Um buquê garni com tomilho, salsa, ale-

crim, salvia, folhas de louro.

Modo de PreParo da ave: Colocar a ave em uma vasilha, colocar os

ingredientes sobre o mesmo e deixar na gela-deira por, no mínimo, 6 horas. Em seguida, coloque o faisão em uma travessa refratária, regue com o molho, cubra com papel alumínio e leve ao forno brando por aproximadamente 1h30min. Assim que estiver macio, reserve.

*Fundo da ave p/ molho – retire o faisão da travessa, leve a mesma ao fogo e acrescente 200ml de água. Dissolva o resíduo do assado da travessa e coe.

ingredientes/Molho de frutas verMelhas:150g de framboesas (frescas ou congeladas)150g de amoras (frescas ou congeladas)120g de manteiga1 cebola média picada200ml de fundo do assado do faisão* 150ml de licor de cassis1 colher de farinha de trigo dissolvida em água1 colher (café) de ervas finasSal a gosto

Modo de PreParo do Molho de frutas verMelhas:Em uma panela, derreta a manteiga, doure a cebola, acrescente o fundo da ave*, as ervas finas e

deixe apurar. Coloque aos poucos a farinha diluída (a fim de encorpar o molho), corrija o sal e, por fim, acrescente o licor de cassis e as frutas vermelhas. Assim que começar a dissolver as frutas, reserve.

MontageM do Prato:Sugestão de acompanhamento: arroz com castanhas portuguesas. Disponha o arroz no prato e colo-

que o faisão assado sobre o mesmo. Em seguida, regue com o molho, decore com frutas frescas e sirva.

Foto/Luiz Gião

Faisão assado ao molho de frutas vermelhas e arroz com castanhas portuguesas

Page 61: VITRINI ED 58

VITRINI 61

Page 62: VITRINI ED 58

VITRINI62

Receita

Brownie christmas

Sugestão do Restaurante Davos Maison Suisse

ingredientes:1 tablete de chocolate meio amargo50g de manteiga em cubos½ xícara (chá) de açúcar mascavo5 colheres (sopa) de açúcar2 ovos1 colher (chá) de essência de baunilha½ xícara (chá) de farinha de trigo1 colher (chá) de bicarbonato1 xícara de nozes picadas

Para o creMe de MascarPone e frutas verMelhas:700g de mascarpone80g de frutas vermelhas120ml de mel

Modo de PreParo: Preparar a massa do brownie e levar ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Retirar do forno e

reservar.Para o creme de mascarpone, bater o mascarpone com o mel no fouet por 7 minutos, acrescentar

as frutas vermelhas e levar ao refrigerador até esfriar e ficar com consistência de mousse.

MontageM:Com um vazador corte o brownie do formato desejado. Ainda dentro do vazador, coloque até

a borda o creme de mascarpone, finalize com uma generosa camada de geleia de frutas vermelhas artesanal e leve à geladeira por 3 horas.

Decore com morangos, amoras, framboesas e mirtilos.

INFo: Saiba mais sobre o Grupo Cozinha da Montanha e seus festivais gastronômicos pelo site: www.cozinhadamontanha.com.br

Foto

/Lui

z G

ião

Page 63: VITRINI ED 58

VITRINI 63

Page 64: VITRINI ED 58

VITRINI64

Para marcar o Dia Nacional da Consciên-cia Negra, a Faculdade Integração Tietê – FIT – realizou no dia 21 de novembro de 2012, no Salão Nobre da Escola Esta-

dual Plinio Rodrigues de Moraes, em Tietê, um grande evento que contou com a presença de autoridades municipais, professores, alunos e demais convidados.

Todos os cursos da FIT estiveram presentes e vários alunos participaram apresentando mú-sicas, poesias e biografias de importantes figuras da cultura afrodescendente e de grandes perso-nagens que lutaram contra a escravidão e pelo reconhecimento da igualdade de direitos entre todas as pessoas.

O evento foi organizado pela professora Ma-ria da Conceição Dal Bó Vieira, Coordenadora do Curso de Pedagogia da FIT e, também, professora da disciplina História da África e Cultura Afrodes-cendente, com a colaboração dos coordenadores, professores, mantenedores, diretores, alunos e funcionários da FIT.

Para realizar o evento a FIT contou ainda com o patrocínio de várias empresas de Tietê e região, como Gráfica Estrela, Membi, Grupo Frizo, Cheia de Charme, Syllus Eventos, Packer Laboratório de Análises Clínicas, Interclin, Re-quinty, Capricho, Lavanderia Tietê, Faulim, DMF

FIT realiza evento cultural comemorativo doDIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Faculdade Integração Tietê (FIT) foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC)

no ano de 2006 e recredenciada no ano de 2010. Atualmente, a FIT conta com 2 Campi

para a realização de suas atividades acadêmicas e tem 9 cursos autorizados pelo MEC:

Administração (Bacharelado), Ciências Contábeis (Bacharelado), Engenharia de Produção

(Bacharelado), Pedagogia (Licenciatura), Letras (Licenciatura), Turismo (Bacharelado), Enfer-

magem (Bacharelado), Biomedicina (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado e Licencia-

tura). Neste ano foram autorizados dois novos cursos, sendo estes de modalidade tecnólogo:

Gestão de Recursos Humanos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Recentemente, os

cursos de Pedagogia e Enfermagem foram estrelados pela Revista Guia do Estudante. A FIT

também aderiu ao Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Fundo de Financiamento

Estudantil (FIES), proporcionando dois novos recursos para o ingresso ao Ensino Superior.

As inscrições para o processo seletivo do 1º semestre de 2013 estão abertas. Para mais

informações, ligue (15) 3282-7548/3282-7501 ou acesse o site www.faculdadetiete.com.br.

Corretora de Seguros, Camargo CIA de Embala-gens, PrevLab, EFAP, Água e CIA e Farma Clin.

Durante cerca de três horas, apresentaram-se, no palco, o Grupo de Batuqueiros de Tietê, o Grupo de Capoeira Regional Paulista, da cidade de Tatuí, o músico Afonso Alves e os alunos da FIT.

Os alunos do Curso de Pedagogia destacaram a biografia de grandes personagens como: Zumbi dos Palmares, Joaquim Nabuco, Luiz Gama, An-dré Rebouças e tantos outros.

Os alunos do Curso de Enfermagem interpre-taram poemas de Castro Alves e Cruz e Souza e uma aluna do Curso de Administração apresen-tou, ao piano, a música Felicidade.

Falando durante o evento, o Dr. Carlos Al-berto Assumpção e a Profª. Maria da Conceição Dal Bó Vieira destacaram a importância do Dia Nacional da Consciência Negra e a necessidade de valorizar a contribuição dos africanos e seus descendentes para a cultura brasileira.

Para marcar, com mais ênfase, o Dia Nacional da Consciência Negra, foi elaborado um pequeno jornal, que foi distribuído aos presentes.

A Faculdade Integração Tietê – FIT – reconhe-ce a importância de um Brasil mais igualitário e justo e, por este motivo, continua promovendo eventos culturais que contribuam para esta conscientização.

Informe

Page 65: VITRINI ED 58

VITRINI 65

Grupo de Capoeira Regional Paulista Grupo de Capoeira Regional Paulista

Alunos do Curso de Enfermagem que apresentaram o poema “Navio Negreiro” de Castro Alves: Francisca Arinã Marques Melo,

Gabriela Aparecida de Melo, Edvan Pereira dos Santos e Diógenes Luis Trevizan de Camargo

Público presente no evento

Aluna do Curso de Pedagogia - Aliane Dias Araújo - explanou sobre o Zumbi dos Palmares

O Grupo de Batuqueiros de Tietê

Alunos de Pedagogia com a professora Maria da Conceição Dal Bó Vieira e

o administrador financeiro Mauro Siqueri

Grupo de Capoeira Regional Paulista

Sr. Herculano Moura Marçal e o Grupo de Batuqueiros de Tietê

Sr. Herculano Moura Marçal, profª Maria da Conceição Dal Bó Vieira, ex-aluna Ana Camila Cica

Ciconelo, Carol Monéia, mantenedora Patrícia Jacob, profª Ana Claudia Monéia, Mauro Siqueri

Professora e coordenadora do Curso de Pedagogia, Maria da Conceição Dal Bó Vieira falou

sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

Músico Afonso Alves

Aluna do Curso de Pedagogia - Pâmela Fabianni Mauricio Assumpção - explanou sobre a

Luiza Mahin e o José do Patrocínio

Alunos do Curso de Enfermagem que apresentaram o poema “Navio Negreiro” de Castro Alves: Francisca Arinã Marques Melo,

Gabriela Aparecida de Melo, Edvan Pereira dos Santos e Diógenes Luis Trevizan de Camargo

Informe

Page 66: VITRINI ED 58

VITRINI66

Page 67: VITRINI ED 58

VITRINI 67

Page 68: VITRINI ED 58

VITRINI68

Centro Médico São Joséadquire novo aparelho

Aparelho de ressonância magnética, único na região está no Centro Médico São José, no centro da cidade

Moradores de Cerquilho e região já não precisam mais viajar até Sorocaba (70 km) ou Piracicaba (50 km) para realizar exames de diagnóstico por meio de ima-

gens em alta definição. Agora, esses exames preci-sos podem ser feitos através do primeiro aparelho de ressonância magnética que chega à cidade, disponível no Centro Médico São José, no Centro.

Dr. Mauricio Mod, médico responsável pelo Centro Médico São José, revela que, uma média de vinte exames, por dia, são realizados na clínica. “Nossa intenção é fazer com que toda a população da região tenha acesso a esse tipo de exame, tendo a orientação dos nossos profissio-nais que estão capacitados para o atendimento adequado”, destaca.

Uma ala específica e totalmente equipada foi construída na sede da clínica para abrigar o aparelho de ressonância, um investimento de cerca de R$ 1 milhão, que vai atender pacientes por meio de convênios médicos e particulares como Amil, Medplan, Multicare, Porto Seguro Saúde, Amhpla e Bradesco entre outros. De acordo com Dr. Mauricio, em breve, os exames também poderão ser realizados pelos convênios com as prefeituras. “Estamos em negociação para que, logo, as pessoas sejam beneficiadas pelo serviço, que é de extrema importância para quem possui alguma doença de difícil diagnós-tico”, avalia.

Outra comodidade para os moradores de Cerquilho é o fato de que, com a disponibilização do aparelho no Centro Médico, todos os dias, uma van lotada de gente deixa de viajar até Sorocaba ou Piracicaba para a realização do exame. O apa-relho, único na região, do modelo Airis, da marca Hitachi, possui campo aberto, o que permite maior conforto para os pacientes que sofrem de claustrofobia (pânico em ambientes fechados).

O Centro Médico São José também aten-de cirurgia geral, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ortopedia e traumatologia, urologia, psicologia, psicopedagogia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia e nutrição, além dos exames de raios-X, mamografia, tomografia, ultrassono-grafia, densitometria óssea, ecocardiograma, ginecologia e obstetrícia, neurocirurgia, cirurgia plástica acompanhada de estética, alergologia e diagnósticos odontológicos. A clínica ainda possui espaço para reabilitação, com academia, fisioterapia, acupuntura, pilates e RPG.

O local é adaptado para portadores de ne-cessidades especiais, sem degraus e com rampa de acesso e o estacionamento é amplo e gratuito, localizado em frente. O Centro Médico São José fica na Avenida Washington Luiz, 392. Mais infor-mações, pelo telefone: (15) 3288-4848.

Fonte: Angeline Giamboni

Q! Notícia Comunicação

Informe

Page 69: VITRINI ED 58

VITRINI 69

Page 70: VITRINI ED 58

VITRINI70

Informe

Planin Informática comemora 25 anos

No dia 27 de outubro, a Planin Informática (empresa que atua no segmento de softwa-res ERP para indústrias e distribuidores e

softwares de Automação Contábil para escritórios de contabilidade e empresas em geral) comple-tou 25 anos.

Para comemorar a data, a empresa reuniu colaboradores e familiares para uma confrater-nização especial no Buffet Cesar em Tietê/SP, ao

som de Xisnando, Tiago e Bárbara.De propriedade de Maurício Geraldo Fré, Gui-

lherme Iusif Santarém e Aguinaldo José Tezotto, a Planin Informática oferece os seguintes sistemas: Comercial, NF-e/NFS-e, Suprimentos, Industrial, Estoque, Financeiro, Contábil, Pessoal, Fiscal, SPED. Mais informações sobre a Planin Informática podem ser obtidas no site www.planin.com.br ou pelo telefone (15) 3285-8500.

Fotos/Carlos Campi: 3285-2231

Tel.:(15) 3285-8500 www.planin.com.br

Page 71: VITRINI ED 58

VITRINI 71

Page 72: VITRINI ED 58

VITRINI72 VITRINI72

Page 73: VITRINI ED 58

VITRINI 73VITRINI 73

Page 74: VITRINI ED 58

VITRINI74

Informe

O Jornal Destaque News realizou no úl-timo dia 5, na Churrascaria Rota dos Bandeirantes, em Tietê, a entrega dos quadros referentes ao Prêmio Destaque

News 2012 para as empresas que mais se desta-caram no ano em Tietê e região.

O jantar empresarial que contou com a pre-

Prêmio

Tol Informática

Esfirra Real

Imobiliária Simon

Debrun Uniformes

Portal MB

Auto Elétrica Kian

Tietê Seguros

Infinit Celulares

Nevalf Empilhadeiras - CHL Empilhadeiras

Revista Vitrini

Fam System Academia

Drogavenida

Colégio Gradual

Abrantes Comércio de Vidros

Churrascaria Rota dos Bandeirantes Marcelão - apresentador do evento

ND Cabeleireiros

Advocacia Dr. João Inácio

Paludetto Salgados

Gráfica Ideia MIX

sença de empresários, autoridades, imprensa e convidados, teve ainda o som de qualidade de Edmur Tauhyl e a apresentação inconfundível de Marcelão, em um clima de grande confrater-nização. Conheça as empresas premiadas, que receberam seus prêmio das mãos do diretor do Destaque News, Renan Martos.

2012

Page 75: VITRINI ED 58

VITRINI 75

Page 76: VITRINI ED 58

VITRINI76 VITRINI76

Page 77: VITRINI ED 58

VITRINI 77

Page 78: VITRINI ED 58

VITRINI78 VITRINI78

Page 79: VITRINI ED 58

VITRINI 79

Page 80: VITRINI ED 58

VITRINI80 VITRINI80 VITRINI80

Page 81: VITRINI ED 58

VITRINI 81

Page 82: VITRINI ED 58

VITRINI82

Page 83: VITRINI ED 58

VITRINI 83

Page 84: VITRINI ED 58

VITRINI84