vales em evidência - janeiro de 2012

8
INFORME COMERCIAL 25 DE JANEIRO DE 2012 1

Upload: trcom

Post on 26-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Janeiro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Vales em Evidência - janeiro de 2012

INFORME COMERCIAL 25 DE JANEIRO DE 2012

1

Page 2: Vales em Evidência - janeiro de 2012

INFORME COMERCIAL 25 DE JANEIRO DE 2012

2

EXPEDIENTE | INFORME COMERCIAL

RBS JORNAL - Escritório Vale do Sinos Rua Bento Gonçalves, 1731 sala 91 Novo Hamburgo Fone: (51) 3582-4444 Encartado regionalmente em Zero Hora no Centro de Distribuição Vale do Sinos, Caí e Paranhana.Jornalista Colaboradora: Roselaine Vinciprova (DRT 11023) Produção: TR Comunicação (Fone: 51 3041.2333)Fotos: Divulgação

Montenegro - após reunião com o Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico (MPPH), o município apresen-tou as medidas que serão tomadas para preservação do patrimônio da cidade. De acordo com o vice-prefeito, Marcos Grie-beler, a demolição do antigo prédio da Biblioteca serve como exemplo para os novos processos que terão de ser feitos.

A primeira ação a ser realizada é a nomeação de uma nova comissão do Patrimônio Histórico, formada por um historiador, um arquiteto e um represen-tante da área administrativa. O convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) permitirá que os imóveis tombados sejam reconhecidos em nível

nacional.O Movimento apresentou uma lista

de 53 prédios passíveis de tombamen-to, na qual poderão ser excluídos ou acrescentados novos imóveis, que serão avaliados pela nova comissão. Com o in-tuito de prevenir que novas demolições ocorram, o prefeito irá emitir um decre-to que proíbe a liberação de alvarás de demolição pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) para esses 53 pré-dios listados. Durante a reunião com o MPPH, também foi discutida uma lei de incentivos para proprietários de imóveis passíveis de tombamento. Entre os pon-tos abordados, estão a isenção do IPTU e um maior índice de construção, além de mais flexibilidade.

Recuperação de patrimônio

Rolante – foi lançada oficialmente a 16ª Kuchenfest (Festa da Cuca). Neste ano, a Associação Rolantense de Even-tos (ARE), que organiza o evento com o apoio da Prefeitura de Rolante, Câ-mara de Vereadores, Governo do Es-tado, Emater e Univias, preparou uma programação especial que deve atrair cerca de 40 mil pessoas durante os dias 9, 10 e 11 de março de 2012, no Parque Municipal de Eventos, integrando a pro-gramação de aniversário do município. A abertura oficial da 16ª Kuchenfest será realizada no dia 2 de março, começan-do com desfile típico na avenida Borges de Medeiros, às 18h30min, seguindo até à rua coberta com pronunciamento de

autoridades às 19h30min. De 3 a 8 de março, haverá chopp na Praça da Matriz, com animação de ban-das locais, no dia 9 de março, a atra-ção principal será o show da banda Co-munidade Nin-Jitsu, à meia-noite; no sábado, 10, a programação terá como destaque às 23h show da banda NXZero. No domingo, 11, às 19h, o cantor Daniel fará o show de encerramento da festa. Os mais de 25 sabores de cucas pro-duzidos pela Associação de Cuqueiros e Cuqueiras, coordenada pela Emater, são feitos artesanalmente durante a Ku-chenfest. São cucas doces e salgadas e na 16ª edição do evento devem chegar a dez mil cucas comercializadas.

Rolante se prepara para receber cerca de 40 mil pessoas na 16ª Kuchenfest

Parobé – hoje, a Secretaria Mu-nicipal de Meio Ambiente de Parobé coordenará uma ação de limpeza no rio Paranhana. O trabalho será feito das 8h às 12h por integrantes de vá-rios órgãos municipais e clubes de serviço, juntamente com integran-tes da comunidade.

Por água e por terra, os parti-cipantes do mutirão irão percorrer o trecho situado entre a pedra do bairro Paraíso e a ponte da cha-mada estrada velha, na divisa com Taquara. A intenção é recolher os resíduos sólidos jogados no leito e margens do rio para posterior en-caminhamento a aterro autorizado pelos órgãos ambientais.

Integrarão a atividade o Gabi-nete da Vice-Pre-feita, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Corsan, Bombeiros e Ceap (Coletivo de Educadores Am-bientais de Parobé), além do Lions, LEO e Interact Clubes e ainda barqueiros parobeenses. A ini-

ciativa se insere num movimento regional liderado pela ONG Curu-ruay, que tem sede em Sapiranga, e englobará ações simultâneas em Taquara, Rolante e Igrejinha.

Os resíduos recolhidos serão levados para depósito em aterro de Minas do Leão, uma vez que o contato com lama e água dificulta ou impede a reciclagem dos mate-riais.

A ação é aberta a qualquer pessoa da comunidade interessa-da, bastando comparecer ao local, onde haverá fornecimento de luvas. O início do mutirão será na pedra situada às margens do Paranhana, no bairro Paraíso.

Limpeza no Rio Paranhana

Mutirão de limpeza acontece hoje

Divulgação

A previsão é de que dez mil cucas sejam comercializadas

Divulgação

Sapucaia - banho de piscina, ativida-des recreativas e muita diversão farão parte da rotina de 200 crianças carentes de Sapucaia do Sul na próxima terça-feira, 24 de janeiro. Neste dia, será dada continuidade ao Projeto Colônia de Férias 2012, desenvolvido pela Prefeitura de Sa-pucaia do Sul.

O projeto tem como objetivo propor-cionar atividades educativas, esportivas, lúdicas, recreativas e de lazer às crianças, com idades entre 7 e 12 anos, durante o período de férias escolares. Serão benefi-ciadas crianças e adolescentes dos bairros Carioca, Bela Vista, Colina Verde, Pedro

Simon e também da Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (Acapass) e Casa Lar Abrigo Meu Refúgio.

As atividades ocorrem até 27 de ja-neiro, das 9h às 16h, na Sede do Comér-cio Campestre Clube. Além da recrea-ção nas piscinas, os pequenos também receberão almoço, dois lanches por dia e transporte, por conta da Prefeitura. Eles também ganharão camiseta e um kit contendo escova e pasta de dente. O almoço, com cardápio elaborado pelo Serviço de Nutrição Escolar (SENE), será servido na Escola Municipal Lourdes da Fontoura.

Projeto Colônia de Férias de Sapucaia traz diversão para crianças carentes

São Sebastião do Caí - no mês de maio São Sebastião do Caí retoma sua tradição gauchesca no município com a realização do 14º Rodeio. Após longos anos sem Rodeio, que teve a última edi-ção realizada em 2003, este ano o even-to voltará com força total à cidade.

Assim, com o apoio das entidades tradicionalistas da cidade, a 14ª edi-ção do Rodeio acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de maio deste ano, no parque de eventos da UCS Vale do Caí.

Serão mais de R$ 15 mil em pre-miação.

Rodeio no Caí

Page 3: Vales em Evidência - janeiro de 2012

INFORME COMERCIAL 25 DE JANEIRO DE 2012

3

Estão abertas as inscrições para o vestibular de fevereiro das Faculdades Integradas de Taquara (Fac-cat), que será realizado no dia 13 de fevereiro, às 19h30min, no campus. A prova terá conhecimentos de Redação e Língua Portuguesa para os vestibulandos de todos os cursos. Para a Redação, poderá ser utilizado o resultado do Enem. As inscrições seguem até o dia 10 de fevereiro.

A Faccat busca a total integração com a comuni-dade e o desenvolvimento da região na qual está in-serida. Sua abrangência inclui 20 municípios dos Vales do Paranhana, Sinos e Região das Hortênsias. Diversas parcerias já foram feitas com prefeituras, secretarias estaduais de diversas áreas, além de entidades, para integrar faculdade e comunidade. Segundo o diretor geral da Faccat, Delmar Henrique Backes, a insti-tuição também mantém parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e é sede do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Paranhana/Encosta da Serra. Através do curso de turismo, tam-bém coordena o Fórum Regional de Turismo do Vale do Paranhana.

Outro diferencial da Faccat é o Polo de Inovação

Tecnológica do Paranhana/Encosta da Serra, que tem por objetivo capacitar recursos humanos em Pesqui-sa e Desenvolvimento (P&D) para inclusão no setor industrial e gerar tecnologias inovadoras aplicáveis aos diversos setores produtivos, visando o desenvol-vimento regional sustentável.

Hoje a faculdade conta com 4,5 mil alunos em 19 de cursos de graduação, além dos cursos de pós gra-duação. Mais de 90% dos professores tem mestrado

ou doutorado e, segundo Backes, a Faccat ficou em terceiro lugar na avaliação do MEC, dentre as 128 fa-culdades integradas do Brasil.

As inscrições para os cursos de pós-graduação 2012, em nível de especialização, também estão abertas. No total, são 14 cursos oferecidos no cam-pus, em diferentes áreas de conhecimento. As ins-crições podem ser feitas até o dia 15 de março no protocolo da instituição ou pelo site (www.faccat.br).

Integração com a comunidade

Abertas as inscrições para o vestibular especial de verão da Feevale

Já estão abertas as inscrições para o vestibular especial de verão da Universidade Feevale. Os candi-datos podem se inscrever até o dia 1º de fevereiro, em um dos campi da Instituição ou pelo site www.fe-evale.br/ingresso. Os inscritos no vestibular de verão 2012 que efe-tuaram pagamento da taxa de ins-crição e não se classificaram estão isentos do pagamento da taxa para o vestibular especial de verão.

O processo seletivo para ingres-

so nos cursos com vagas remanes-centes do vestibular ocorrerá por meio de prova de redação. Esta será realizada no dia 6 de feverei-ro, das 19h30min às 21h, no Campus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Os candidatos que optarem pelo aproveitamento da nota de redação do Enem – 2008 a 2010 – não pre-cisarão comparecer ao Campus no dia da prova. No total, estão sendo disponibilizadas 851 vagas, distribu-ídas em 25 cursos. São eles:

No total, estão sendo disponibilizadas 851 vagas em 25 cursos

Divulgação

São mais de 4,5 mil alunos

“O principal capital de uma região é sua população e para

ter qualidade de vida é preciso preocupação especial com a educação. Esse é o perfil e a

missão da Faccat”Delmar Backes

Diretor Geral da Faccat

- Administração (bacharelado) - Artes Visuais (bacharelado)- Ciências Biológicas (bacharelado)- Ciências Biológicas (licenciatura)- Ciências Contábeis (bacharelado)- Construção de Edifícios (tecnolo-gia)- Design de Interiores (tecnologia)- Engenharia Química (bacharelado)- Estética e Cosmética (tecnologia)- Farmácia (bacharelado)- Fotografia (tecnologia)- Gastronomia (tecnologia)- Gestão Ambiental (tecnologia)- Gestão da Produção Industrial (tecnologia)

- Gestão de Recursos Humanos (tec-nologia)- Gestão Hospitalar (tecnologia)- Gestão Pública – EaD (tecnologia)- História (licenciatura)- Letras Português/ Inglês (licencia-tura)- Logística – EaD (tecnologia)- Manutenção Industrial (tecnolo-gia)- Processos Gerenciais - EaD (tec-nologia)- Quiropraxia (bacharelado)- Segurança Pública (tecnologia)- Sistemas para Internet (tecnolo-gia)

Divulgação

Page 4: Vales em Evidência - janeiro de 2012

INFORME COMERCIAL 25 DE JANEIRO DE 2012

4

Em meados da década de 80 a socieda-de iniciou a sua mobilização para enfren-tar o problema da poluição industrial que chegava a níveis insuportáveis. Foi nesta época que nasceu o Comitesinos. Em 17 de março de 1988 foi criada oficialmente a primeira entidade do gênero no país. O Comitesinos foi base para a criação da Lei das Águas, a nível Estadual (1994) e Fede-ral (1997), que organizou oficialmente a participação da comunidade nas decisões sobre seus recursos hídricos.

Com a experiência dos projetos Peixe Dourado, Dourado e Monalisa, o Comitesi-nos tinha em mãos um verdadeiro raio X do Rio dos Sinos. Nascia então o VerdeSinos, agora focado, no reflorestamento e recu-peração da mata ciliar ao longo da Bacia do Rio dos Sinos. A iniciativa é fruto dos dados levantados pelo Projeto Monalisa, e conta com grande parte do voluntariado dos projetos Peixe Dourado e Dourado. O patrocínio da Petrobras, através do Progra-ma Petrobras Ambiental, foi decisivo para a implantação do VerdeSinos. “O dinheiro

ajuda a manter a pesquisa, ações de cam-po e educação ambiental, além de suprir equipamentos, mudas e viveiros para a iniciativa. Mas é preciso garantir susten-tabilidade depois que a meta principal for atingida e a etapa de patrocínio ter-minar”, revela a secretária-executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger.

O VerdeSinos tem como meta recupe-rar 330 hectares de mata ciliar da Bacia do Rio dos Sinos, com fornecimento de mu-das, cercamento de áreas replantadas, as-sistência técnica e trabalho voluntário no plantio de árvores. A iniciativa é coorde-nada pelo Comitesinos, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe). A iniciativa conta ainda com uma pesquisa acadêmica com sete estu-dos em andamento e o envolvimento dire-to de 20 pesquisadores. Ainda está sendo avaliada a relação entre as plantas, vida aquática, e animais terrestres nas áreas ribeirinhas.

VerdeSinos pretende recuperar 330 hectares de mata ciliar do Rio dos Sinos

Castor Becker Júnior

Pesquisadores analisam as áreas para conhecer os impactos causados pela falta de mata

Eu possuo uma propriedade com a margem do rio. Como é uma área próxi-ma da cidade, eu observava muito van-dalismo com o Rio dos Sinos, as pessoas não se preocupam se estão sujando e prejudicando a natureza.

Conheço o Rio há mais de 50 anos e confesso que é triste ver a transfor-mação do que ele se tornou. Em função disso, decidi participar da iniciativa VerdeSinos. Cedi 98 hectares da minha propriedade para que fosse realizado o plantio das mudas. Já são mais de duas mil mudas plantadas e cuidadas, em parceria com os colégios da região. A parceria com as crianças se fez por acreditarmos que é mais difícil cons-cientizar os adultos, e que é preciso educar as novas gerações.

A iniciativa tem um trabalho muito bonito, é emocionante ver o que está sendo feito pelo rio.

Nei Ferreira

O Projeto VerdeSinos conta hoje com ações em 60 propriedades rurais e mais 93 áreas cadastradas para o plan-tio de mudas, além das 19 prefeituras, 30 entidades – como Emater, Sindica-tos Rurais, Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) e outras, seis centros am-

bientais e mais de 5 mil pessoas mo-bilizadas. Sua meta é recuperar 330 hectares de mata ciliar na Bacia do Sinos, com fornecimento de mudas, cercamento de áreas replantadas, as-sistência técnica e trabalho voluntário no plantio de árvores.

Produtores aderem voluntariamente

Parceira e membro do Comitesinos há muitos anos, a Emater atua junto à área rural, conversando e auxiliando os produtores que contribuem com o pro-jeto VerdeSinos. De acordo com Nelson Baldasso, ao invés de pensar em culpa-dos, este é o momento de desenvolver soluções para o Rio dos Sinos. “Nós as-sumimos, juntamente com os sindica-tos e as secretarias municipais, o papel

de conversar com os produtores sobre a importância do rio, para entender o lado deles e encontrar formas de re-solver os problemas. Chegamos já com o material (doado pelas parceiras) e com o planejamento para o cercamen-to. Assim, os produtores aceitaram se afastar um pouco do rio e contribuir com o projeto VerdeSinos”, disse Bal-dasso.

Emater é parceira há anos

Foi oficializada a parceria em 2008, quando o convênio entre o Ministério Público e o Comitesinos criou o Projeto Piloto de Recomposição de Mata Ciliar na Bacia do Sinos.

O próprio MP passou a direcionar ao projeto materiais oriundos de com-pensações ambientais de processos na Justiça. Pelo acordo, os agricultores se comprometiam a plantar e preservar as mudas nas áreas ribeirinhas. O Comite-sinos e outros parceiros forneciam as plantas e parte do material necessário

(como arame e mourões para pontos em que as mudas precisarem ser cercadas).

“Tal posição do Ministério Público não significa, de forma alguma, flexibi-lização das regras do Código Florestal: o incremento de vegetação e a recu-peração das áreas de preservação per-manente às margens dos cursos d’água serão realizados de forma progressiva no tempo e no espaço, tendo sempre como norte o cumprimento da legisla-ção”, afirma a promotora Ximena Car-dozo Ferreira.

Ministério Público também vai a campo

Outras instituições e empresas também são parceiras do projeto, como a Universi-dade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) que colabora com pesquisas. A Prefeitura de Igrejinha, que ajuda com ações de conscientização. A empresa AES Sul também dire-cionou sua reposição florestal obrigatória ao VerdeSinos. A Sultepa foi outra empresa a direcionar recursos ao projeto, assim como a Biota Soluções Ambientais, com o projeto Carbonoff. Para ser um parceiro também, entre em contato pelo [email protected].

Mais parceiras

Castor Becker Júnior

Page 5: Vales em Evidência - janeiro de 2012

INFORME COMERCIAL 25 DE JANEIRO DE 2012

5

Não é a toa que a palavra na-tação rima com verão. O esporte aquático é o mais procurado e ade-quado para a estação mais quente do ano.

Visto como um dos esportes mais completos, a natação traba-lha todos os grupamentos muscula-res, ajuda a reduzir a gordura cor-poral, alivia as tensões do dia-a-dia e ajuda a recuperar lesões. Essa modalidade pode ser praticada por gestantes, bebês, idosos, grupos especiais e todas as faixas etárias.

A natação é um esporte rela-xante que ajuda, também, na per-da de peso, quando praticada na intensidade correta. Ela permite que o praticante amplie sua capa-cidade e seus limites físicos, pois é um esporte que amortece o impac-to dos exercícios.

Nadadores chegam a perder aproximadamente 600 calorias por hora, enrijecendo os músculos e definindo a silhueta.

Visando todas as qualidades do esporte, a Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo investe na natação e, para melhor atender os esportis-tas que buscam essa modalidade, desde março de 2011 o departa-mento de natação está credencia-do na Metodologia Gustavo Borges.

A Metodologia Gustavo Borges (MGB) é um programa de natação que mescla conhecimentos e ha-bilidades desenvolvidas durante toda a vida profissional do nadador brasileiro. Ao ser aplicado, permite trabalhar com um modelo cíclico, que possibilita ao aluno – mesmo faltando algumas aulas ou inician-do as atividades no meio de um semestre, por exemplo – vivenciar os objetivos obrigatórios de cada nível por meio do aprendizado de fundamentos que compõem as ha-bilidades globais de todos os esti-los. Entre as rotinas implantadas pelo método estão: a divisão dos alunos por idade e nível de apren-dizagem, identificados através de toucas coloridas correspondentes a cada nível, as avaliações perió-dicas dos alunos, o calendário com objetivos semanais de ensino, o material pedagógico e de divulga-ção, o certificado de passagem de nível, as aulas demonstrativas aos pais, as capacitações para profes-sores e coordenadores, os cursos de reciclagem e atualização profis-sional e a assessoria constante para auxiliar na aplicação do método. Atualmente são cerca de 200 alu-nos praticando aulas a partir dos quatro anos de idade.

O Esporte Clube Novo Ham-burgo está trabalhando desde o dia 7 de dezembro e buscando intensificar a preparação da equipe para enfrentar o Gau-chão 2012. Neste ano o time está dando oportunidade aos garotos vindos da categoria de base, manteve os atletas que se destacaram na copinha e contratou reforços experientes para dar mais qualidade ao gru-

po. As grandes apostas são Men-

des, Preto e Eduardo Martini.Além das apostas no time,

o Estádio do Novo Hamburgo ganhou diversas novidades. Dentre elas um novo estaciona-mento para 800 veículos, o res-taurante Portal do Noia, para atender o público ao meio dia e o gramado sintético que poderá ser alugado ao público à noite.

A equipe Infantil do Novo Hamburgo confirmou participação na 1ª Copa Infantil Internacional de São Leopoldo, que será reali-zada do dia 5 à 11 de fevereiro. Participam desta competição oito países diferentes, com meni-nos da categoria Infantil Sub-15. Este evento nasce com o intuito de oferecer à cidade de São Le-opoldo um evento internacional de futebol e com isso capacitar a comunidade a eventos de grande porte, bem como preparar a cida-de para a Copa de 2014 no Brasil.

O projeto é coordenado e supervisionado pela Secretaria Municipal de Esportes de São Leo-poldo. O time anilado será coman-dado pelo técnico Eder Moraes.

Equipe InfantilNovo Hamburgo intensifica preparação para o Gauchão 2012As grandes apostas do time do Vale do Sinos são Mendes, Preto e Eduardo Martini

Bruno Colombo/ECNH

Além das apostas no time, o Estádio do Novo Hamburgo ganhou diversas novidades

OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO:

- Reduz o risco de episódios cardiovascu-lares. Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e per-de a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo.

- Reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.

- Melhora o sistema respiratório. Os pul-mões são órgãos elásticos, cuja capacida-de de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica.

- Fortalece as articulações. A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade.

- Alivia dores causadas pela artrose.

- Retarda os efeitos do envelhecimento. Tanto a nível físico como psicológico. São vários os estudos que confirmam que uma pessoa de 65 anos que faz exercício regularmente tem uma maior capacidade física e vital do que uma de 45 que não faz nenhuma atividade física.

Natação: o esporte do verão

Divulgação

Nadadores chegam a perder aproximadamente 600 calorias por hora, enrijecendo os músculos e definindo a silhueta

A modalidade pode ser praticada por gestantes, bebês, idosos, grupos especiais e todas as faixas etárias

Page 6: Vales em Evidência - janeiro de 2012

INFORME COMERCIAL 25 DE JANEIRO DE 2012

6

Não é de hoje que muitos trabalhado-res têm optado pelo uso de motocicletas para ir ao trabalho, seja pela facilidade de crédito para obter o veículo, pela ra-pidez ou pela comodidade em se deslo-car sem precisar do transporte público. Mas a prática tem gerado sérios prejuí-zos para as empresas, para a saúde pú-blica e para o próprio condutor.

As facilidades de financiamento, con-forto e agilidade são fatores que contri-buem para que os profissionais optem por adquirir uma motocicleta. Mas a op-ção de se locomover pela cidade se va-lendo das vantagens do veículo de duas rodas esconde uma realidade com muitos riscos. De acordo com uma pesquisa rea-lizada pelo Instituto de Ortopedia e Trau-matologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, de 2010, são mais de 20 pessoas mortas por dia no País em decorrência de acidentes com motocicletas. Entre as principais vítimas desses desastres, com

aproximadamente 67%, estão os traba-lhadores. Os danos também podem ge-rar, muitas vezes, traumas irreversíveis.

Preocupado com os dados cada vez mais alarmantes sobre mortes de motoci-clistas, a Associação de Motociclistas do Rio Grande do Sul (AMO RS) busca, atra-vés de palestras, conscientizar as pes-soas que utilizam motos como meio de transporte no dia-a-dia sobre os perigos do trânsito e reivindicar maior segurança para os mesmos. “Nós primamos pela se-gurança. Temos que agir para mudar essa situação e trazer melhores condições de trabalho e vida para os motociclistas”, afirma José Vilson Kuhn de Oliveira, pre-sidente da AMO RS.

No dia 31 de março será realizado o 9º Congresso Estadual da AMO RS, em Bom Princípio, com a participação de pa-lestrantes da Polícia Rodoviária Federal e de integrantes da própria Associação dos Motociclistas.

Atenção redobrada com os motociclistas

DICAS PARA OS MOTOCICLISTAS:

- Independente de como você usa a moto, para lazer ou trabalho, não corra. Se quiser sentir adrenalina, vá para a fe-deração, tire a carteirinha e corra no au-tódromo. Os autódromos são construídos pensando na segurança dos pilotos e pos-suem dispositivos que na rua não dispõe.

- Quando estiver andando na rua, sina-lize sempre com o pisca alerta e com a mão, facilitando assim para que os ou-tros motoristas vejam seu próximo ato.

- Não ande grudado no carro da frente, afinal pode haver um buraco e o prejuízo será inteiramente seu.

- Em marginais ou estradas, lugares onde o fluxo de carros é excessivo, fique na pista da direita e respeite o limite de ve-locidade.

- Não é necessário pegar o “corredor”. Mesmo sendo mais rápido, o guidão pode bater no retrovisor e até mesmo nos car-ros e você pode acabar perdendo o con-trole.

- Quanto ao capacete, use-o correta-mente em todas as ocasiões, amarre a alça para sua maior proteção.

- Use luvas, pois se acontecer de você cair da moto, a primeira reação é colo-car a mão na frente.

As lojas Honda de Novo Ham-burgo e Pelotas foram classifica-das no Programa Concessionária Best Quality 2011, o que tornou o Grupo Sulbra um dos 15 melhores do Brasil no quesito qualidade.

O Programa Best Quality é uma iniciativa de caráter incen-tivador da Moto Honda, aberta a todos os mecânicos, garantistas e chefes de oficina das conces-sionárias autorizadas Honda de todo o Brasil.

O Programa avalia Indicado-res gerais das Operações de Pós Vendas (serviços e peças), Indi-cadores de Capacitação (treina-mento) e Indicadores da Qua-lidade do serviço. O objetivo é estimular e disseminar o aprimo-ramento das atividades desenvol-vidas na concessionária e elevar o nível técnico de sua equipe, reconhecendo a contribuição da equipe, que representa o elo de ligação entre o cliente e o pós-venda Honda.

A loja Honda de Novo Ham-burgo foi classificada em 6º lugar e a de Pelotas adquiriu a 10ª po-

sição.

Star ClassO Grupo Sulbra adquiriu mui-

tas premiações e destaques em 2011. Obteve classificação Ouro no Star Class, Programa de Cer-tificação Nacional de Qualidade lançado pela Mercedes Benz.

O programa visa padronizar e aperfeiçoar questões como qua-lidade no atendimento, serviço prestado ao cliente e adequação às normas exigidas pela marca. As concessionárias são avaliadas anualmente e as que se desta-cam recebem as classificações Ouro, Prata e Bronze.

Desde 2009 a Sulbra é uma concessionária com certificação Ouro no Programa Star Class, e, em 2011, além de repetir a con-quista, também obteve a certi-ficação avançada na categoria Sprinter, Ouro na categoria ôni-bus e atingiram a maior classifi-cação no qual foram homologa-dos como Centro Extra Pesados Mercedes Benz.

Grupo Sulbra entre os quinze melhores do Brasil

Divulgação

Divulgação

Sulbra Honda Pelotas

Sulbra Honda Novo Hamburgo

Page 7: Vales em Evidência - janeiro de 2012

INFORME COMERCIAL 25 DE JANEIRO DE 2012

7

No verão, as pessoas buscam melho-rar a sua forma física e também os seus hábitos alimentares. O clima quente re-quer uma alimentação balanceada, ideal para preservar a boa forma e a saúde do nosso corpo.

No entanto, as altas temperaturas fazem com que muitas pessoas fiquem indispostas para mudar a dieta. É essa in-disposição que faz com que comam ina-dequadamente, diminuam o número de refeições, ingiram alimentos gordurosos e pesados e hidratem-se pouco.

Devido à alta dos termômetros, nos-so organismo tem mais trabalho para manter a temperatura corporal constan-te. Quando abusamos dos alimentos, a digestão fica mais lenta, precisando de parte da nossa energia para realizar esse processo. Em função disso, surge a sen-sação de mal-estar no calor.

O próprio corpo necessita de alimen-tos mais leves, gelados e menos calóri-cos. Mudando o cardápio nesta estação, a pessoa percebe que alimentos mais saudáveis tornam a digestão e a evacua-ção melhores, além de diminuir o cansa-ço e a indisposição.

A hidratação de idosos e crianças também merece atenção redobrada. Para as crianças deve-se oferecer água fresca em pequenos volumes, mesmo que ela não peça, sendo pelo menos qua-tro copos ao dia e substituindo o refrige-rante por sucos naturais.

Legumes, frutas e verduras devem ser consumidas a vontade no verão, pois são de fácil digestão e diminuem aquela sensação de “barriga cheia”, que com-promete muitas vezes a disposição físi-ca. Além disso, as saladas cruas são óti-mas opções para obter energia de forma saudável e leve.

Quanto ao consumo de carne, prefira as feitas de forma grelhada e/ou assada, pois fornecem menos gorduras e calorias. Já alimentos ricos em carboidratos com-plexos, como arroz, cereais integrais, batata e feijão são boas opções para re-por as energias e regular a quantidade de açúcar no sangue.

Alimentos feitos com gordura, leite e ovos requerem cuidados, pois neces-sitam de armazenamento adequado e o calor aumenta a proliferação de bacté-rias, que podem ocasionar uma intoxica-

Alimentos saudáveis para o verão

ção alimentar. Alimentos com vitamina C têm pro-

priedades oxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres e a manter a pele saudável. Portanto, consuma frutas cítricas como limão, laranja e acerola, bem como vegetais verde-escuros como agrião e brócolis. Já para as pessoas que

gostam de manter um bronzeado no ve-rão, alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, abóbora e a manga, ajudam na manutenção da cor “doura-da”.

Com uma alimentação saudável é possível curtir o verão sem deixar a boa forma e muito menos a saúde de lado.

A preocupação com a saúde e o bem estar é cada vez mais recorrente, e isto é refletido nos hábitos alimenta-res da sociedade. Não é a toa que cada vez mais lanches saudáveis ganham es-paço na alimentação diária, entre eles os sucos e vitaminas, que são práticos e fáceis de fazer.

Pepino, beterraba, maçã e cenou-ra para diminuir as temidas celulites. Abacaxi, maçã, gengibre e louro pro-metem aliviar as cólicas menstruais. Esses são alguns dos chamados “sucos terapêuticos”, cada vez mais comuns nas lanchonetes e restaurantes natu-rais.

Mesmo que alguns profissionais da saúde sejam contra essa denominação, afirmando que os sucos são comple-mentos da alimentação e não uma for-ma de terapia, todos concordam que sua ingestão faz muito bem à saúde, pois quase não existem contraindica-

ções nesta bebida, mesmo com o con-sumo diário. Só não devem se tornar a principal fonte de alimentação e nem devem substituir as saladas, apesar de ser uma opção para quem não come verdura.

Os sucos em geral beneficiam o sistema cardiovascular, controlam a hi-pertensão, desintoxicam, melhoram a disposição, a hidratação e a qualidade do sono, fortalecem o sistema imuno-lógico e facilitam o trânsito intestinal.

Entre os sucos mais pedidos em res-taurantes estão o Pele e o Anti-TPM. O primeiro leva morango, amora, mel e água de coco, combinação rica em vi-tamina A. Já o segundo, queridinho das mulheres, vai banana, mel e água de coco e contém vitamina B6 e triptofa-no, um aminoácido essencial precursor da serotonina, que atua no sistema nervoso central e transmite a sensação de bem estar e prazer ao corpo.

Os benefícios dos sucos

Alimentos com vitamina C têm propriedades oxidantes, que ajudam a combater os radicais livres

Divulgação

De pepino, beterraba, maçã, cenoura, abacaxi ou acerola: cada sabor tem seus benefícios para a saúde

Divulgação

Os sucos devem ser considerados apenas uma complementação da alimentação

Page 8: Vales em Evidência - janeiro de 2012

INFORME COMERCIAL 25 DE JANEIRO DE 2012

8

No verão, os pets neces-sitam de maiores cuidados. Nessa época, a proliferação de parasitas (como pulgas e carrapatos) é maior e muitos animais peludos sofrem com as altas temperaturas. Para mini-mizar os problemas, a veteri-nária Márcia Kaspar, da clínica veterinária Cão & Cia, traz al-gumas dicas:

• aplique mensalmente um anti-pulgas e carrapaticida e procure um profissional para dedetizar também o pátio. Busque produtos de qualidade para evitar intoxicação do ani-mal;

• procure oferecer uma ra-ção seca. Se preferir alimentos úmidos, espere até o animal comer tudo. Se ele não comer,

recolha a comida e jogue fora, pois, dependendo do tempo que ela permanecer fora, pode fermentar;

• não deixe a ração ou co-mida do seu animal exposta, pois há o risco de contamina-ção pela urina de ratos, por exemplo, que pode transmitir a bactéria da leptospirose;

• ofereça sempre água fres-ca e troque-a todos os dias;

• evite caminhadas com seu animal em horários de alta temperatura (9h às 18h), pois o sol forte pode causar desidra-tação e outros problemas;

• não dê banhos quentes nem muito gelados em seu ani-mal. No verão procure utilizar sempre água em temperatura ambiente.

Cuidados com os pets no verão Nas férias, muitos donos partem para via-

gens e preferem não levar seus animais de-vido ao estresse que podem enfrentar. Uma opção segura são os hotéis para animais. Em São Leopoldo o Centro de Saúde Animal ofe-rece esse serviço.

De acordo com a proprietária e veteriná-ria, Carla Fernanda Engel, os cachorros de pe-queno porte e gatos podem contar com uma excelente infraestrutura. O local possui duas salas vip, com ar condicionado e espaço pri-vativo para um animal de cada vez. Os demais quartinhos são individuais e possuem ventila-dor específico para baixar a temperatura do ambiente.

Segundo Carla, os donos dos animais pre-cisam levar a cama e a ração. O Centro só aceita animais desverminados e com as vaci-nas em dia. “Evitamos ainda hospedar animais com mais de dez anos, pois eles podem se estressar, assim como as fêmeas no cio que, por estarem com a imunidade mais baixa, estressam-se com facilidade”, explica a ve-terinária.

É importante lembrar que em janeiro e fevereiro a procura por hotéis para os pets aumenta consideravelmente, por isso vale a pena reservar o quartinho alguns dias antes.

Hospedagem é uma boa opção

Divulgação

Os animais são separados por espécie e sexo