os vales em evidência - setembro de 2012

8
INFORME COMERCIAL 19 DE SETEMBRO DE 2012 Moda Carros & Motos Perfil Empresarial Saúde Foto: Leonardo Rosa

Upload: trcom

Post on 14-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

setembro 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Os Vales em evidência - setembro de 2012

INFORME COMERCIAL19 DE SETEMBRO DE 2012

Moda

Carros & MotosPerfil Empresarial

Saúde

Foto

: Leo

nard

o R

osa

Page 2: Os Vales em evidência - setembro de 2012

INFORME COMERCIAL19 DE SETEMBRO DE 2012

2

Moda

Carros & MotosPerfil Empresarial

Saúde

AGENDA

EXPEDIENTE | INFORME COMERCIAL

RBS JORNAL - Escritório Vale do Sinos Rua Bento Gonçalves, 1731 sala 91 Novo Hamburgo Fone: (51) 3582-4444. E-mail: [email protected] Encartado regionalmente em Zero Hora no Centro de Distribuição Vale do Sinos, Caí e Paranhana.Jornalista Colaboradora: Roselaine Vinciprova (DRT 11023) Produção: TR Comunicação (Fone: 51 3041.2333)

Agenda

Depois de passar por Minas, Santa Catarina, Amazonas e Ceará, é a vez do Rio Grande do Sul sediar o 18o Encontro Nacional do PEA (Programa de Escolas Associadas da UNESCO). O evento acon-tece nos dias 19, 20 e 21 de setembro, em Novo Hamburgo.

O objetivo do evento é realizá-lo du-rante a Semana Farroupilha, que é certa-mente uma das maiores manifestações

culturais do Brasil. A cultura gaúcha tem muito a ver com a formação do Estado brasileiro, inclusive no que se refere à formação do nosso território. Além dos atrativos culturais, o Encontro do PEA terá uma programação técnica de alta qualidade, trazendo subsídios para que os educadores aprimorem suas práticas e, principalmente, alinhem suas ações com os objetivos da UNESCO.

Uma viagem às raízes do Brasil

Novo Hamburgo recebeu no início do mês a primeira edição do Badesul Promove RS. Com promoção da RBS TV e realização do Badesul, o evento, realizado no Hotel Swan Tower, discutiu o tema inovação com a participação do empresário Ricardo Felizzola e dos Gerentes de Tecnologia e Marketing da Artecola.

Em apresentação que envolveu o empresariado da região, o pre-sidente do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e CEO da HT Micron, Ricardo Felizzola, instigou o debate sobre a im-portância da inovação para o desenvolvimento do mercado gaúcho.

Representada por Nei Domingues, Gerente de Tecnologia, e Li-siane Barcellos, Gerente de Marketing, a Artecola foi o case de su-cesso apresentado no evento. Com trabalhos focados na melhoria da inovação em seus processo e produtos, a Artecola mostrou o crescimento conquistado por uma empresa familiar e que hoje é uma das internacionalizadas da América Latina.

Novo Hamburgo recebe evento Badesul Promove RS

Ricardo Felizzola (PGQP e HT Micron), Marlos Schmidt (ABRAMEQ), Marcelo Lopes (Badesul) e Raul Klein (Kildare)

Marcelo Lopes (Badesul), Ricardo Felizzola (PGQP e HT Micron), Lisiane Barcellos (Artecola), Antônio Tigre (RBS TV) e Nei Domingues (Artecola)

Lasier Martins (RBS TV), Marcelo Lopes (Badesul) e Ricardo Felizzola (PGQP e HT Micron)

Divulgação

O evento acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro, em Novo Hamburgo.

Page 3: Os Vales em evidência - setembro de 2012

INFORME COMERCIAL 19 DE SETEMBRO DE 2012 | 3

Page 4: Os Vales em evidência - setembro de 2012

INFORME COMERCIAL19 DE SETEMBRO DE 2012

4

Moda

Carros & MotosPerfil Empresarial

Saúde

Perfil Empresarial

Paralelamente, o Vale do Sinos já não é mais o maior polo de calçados do país. Assistimos o franco advento do comércio e da prestação de serviço, um mercado que pode movimentar bons investimentos na área da comunicação e que garante o trabalho para muitos.

Suzana Regina Kunz Publicitária e sócia da Imagem Comunicação Estratégica

Como vocês iniciaram a empresa?Suzana - Nós nos conhecemos trabalhando juntas

em uma agência de propaganda que hoje nem existe mais. A Inara trabalhava no atendimento e eu na área criativa e redação. Juntas, idealizamos uma agência de propaganda que privilegiasse a inovação, excelentes re-sultados e, principalmente, a transparência e honesti-dade nas relações.

Por que escolheram o Vale do Sinos?Inara - Na época, em 1986, o vale detinha a maior

concentração física de indústrias calçadistas do país. E nascemos aqui. Conhecíamos desde muito cedo o se-tor. Tanto que sempre mantivemos clientes ligados ao setor calçadista. Nestes 26 anos de atuação, ajudamos a posicionar marcas que foram e outras que ainda são fortes competidores no mercado nacional e internacio-nal.

Com a diversificação da economia no vale, passa-mos a prestar serviços em muitos segmentos como ali-mentício, farmacêutico, vestuário, varejo, entre outros, reunindo experiência em comunicação integrada.

O fato de Novo Hamburgo fazer parte da grande Porto Alegre facilitou o início de nossas atividades, pois para a execução do trabalho dependíamos do transpor-

te aéreo quando os materiais publicitários requeriam maior especialização. Hoje executamos estes trabalhos integralmente em nossa sede, através de instrumentos e tecnologia da informação.

Como vocês veem o mercado publicitário na região?Suzana - Quando começamos, éramos quase que

pioneiros e a profissão, em si, tinha um certo glamour. Os criativos eram muito considerados em todo país. Com o crescente advento das tecnologias da informa-ção, ficou supostamente “fácil” fazer um anúncio. Mais do que isso, as escolas de marketing lançaram no mer-cado muitas pessoas e, claro, com isso surgiram muitos estúdios e agências de propaganda competindo.

Paralelamente, o Vale do Sinos já não é mais o maior polo de calçados do país. Assistimos o franco advento do comércio e da prestação de serviço, um mercado que pode movimentar bons investimentos na área da comunicação e que garante o trabalho para muitos.

E paradoxalmente, a exemplo do que ocorre em grande escala no país, estamos carentes de profissio-nais com boa base de formação. Quando vamos sele-cionar pessoas para o trabalho, verificamos uma maio-ria de vastos currículos e pouca consistência prática. Geralmente a falha está na formação básica.

Como a empresa faz para se destacar nesta área tão concorrida?

Inara - Oferecemos franqueza e uma visão sistêmica da comunicação que resulta em melhores resultados a médio e longo prazo para os investidores em suas mar-cas. Selecionamos muito bem os profissionais. Na nossa visão, o sucesso na criação, bem como nos investimen-tos, é garantido pelo conhecimento do mercado, que advém de um aprofundamento nas informações inces-santemente obtidas.

Que serviços a Imagem Comunicação Estratégica ofe-rece hoje?

Suzana - Como pensamos sempre em comunicação sistêmica, oferecemos vários serviços, que são utiliza-dos na medida da necessidade do cliente. A composi-ção deste mix de serviços é baseada nas informações de mercado obtidas através de pesquisas. Neste racio-cínio, o nosso mais importante serviço é este olhar que analisa dados e traduz em ações (que são executadas pela agência em conjunto com o cliente).

Diversificando para manter a qualidade e tradição

O perfil empresarial desse mês conversou com Inara Scherer e Suzana Regina Kunz, sócias da Imagem Comunicação Estratégica, de Novo Hamburgo. Inara é publicitária com especialização em comunicação com o mercado. Suzana também é publicitária, especialista em administração de marketing e psicologia. Confira a entrevista:

Suzana

Divulgação

Divulgação

Inara Scherer

Page 5: Os Vales em evidência - setembro de 2012

INFORME COMERCIAL19 DE SETEMBRO DE 2012

5

Moda

Carros & MotosPerfil Empresarial

Saúde

Inaugurando sua vida cultural no dia 20 de setembro de 2011 com a apresen-tação do tenor Jose Carreras, o Teatro Feevale completará um ano com reali-zação de peças teatrais, grandes nomes da música e da dança reconhecidos in-ternacionalmente, e mais de 30 cerimô-nias de formatura. No dia 3 de setembro aconteceu o evento de lançamento de uma série de ações comemorativas no mês de aniversário da casa, que rece-beu autoridades e imprensa. Na ocasião, foi lançada uma mostra permanente de fotos do Teatro Feevale – com registros dos profissionais Lucas Cunha e Leonar-do Rosa – da fase de construção do tea-tro e das apresentações mais marcantes que passaram pelo palco. Aconteceu, também, a inauguração da mostra fo-tográfica Distensões do Real, que conta com a participação de 28 artistas brasi-leiros, curadoria de Clóvis Martins Costa e direção de Cristina Ennes da Silva. O Movimento Coral e Instrumental Feevale fez uma apresentação aos convidados e, ainda, será exibido um vídeo comemora-tivo à data.

A Opus Promoções, administradora do teatro, confirmou as seguintes atra-ções durante o mês de aniversário: Ma-ria Rita com o espetáculo “Redescobrir”, dia 21, e Homens de Perto II, dia 22. Fi-

zeram parte da programação, durante o período comemorativo, Pato Fu com o show “Música de Brinquedo”; Concerto Comunitário Ano XXV em Novo Ham-burgo; a peça Conversando Com Mamãe com Beatriz Segall e Herson Capri; Daniel Boaventura; e Guri de Uruguaiana.

O Teatro Feevale incluiu Novo Ham-burgo e região no roteiro de grandes espetáculos. Durante um ano de ativida-des, o público foi de mais de 120 mil pes-soas, em 81 eventos realizados. Entre as atrações culturais que já passaram pelo espaço estão: Orquesta Buena Vista So-cial Club, Rita Lee, Chico Buarque, Grupo Tholl, Kid Abelha, Roupa Nova, Terça In-sana, Kleiton & Kledir, além de diversos eventos corporativos.

Para o reitor da Universidade Feeva-le, professor Ramon Fernando da Cunha, o espaço permitirá um avanço no campo cultural e acadêmico. “O Teatro trans-formará a produção intelectual da nossa universidade em catalisadora de polí-ticas e atividades culturais. Afinal, não se pode falar de educação sem cultura, nem de cultura sem educação”, afirma.

O teatro, construído pela Universi-dade Feevale, é administrado pela Opus Promoções, produtora gaúcha com know how em gerenciar casas de espetáculos dentro e fora do Estado. O local atende

às necessidades da instituição de ensino, que tem um ambiente próprio para re-alizar formaturas e outros eventos aca-dêmicos e, ainda, serve de cenário para diversas produções artísticas. O espaço cultural tem mais de 10 mil metros qua-drados e pode receber até 1831 espec-tadores.

A casa priorizou a utilização dos mais modernos mecanismos cênicos, desde os equipamentos de bastidores, ilumi-nação e acústica, aos elementos para o conforto, segurança e acessibilidade do público. O projeto, desenvolvido pelo arquiteto Alan Astor Einsfeldt, segue a linha dos melhores teatros do país, combinando conforto e modernidade e atende à NBR 9050, norma brasileira que trata sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos ur-banos. São 13 espaços provisionados para cadeirantes e 32 para obesos. Tam-bém foi construído, ao lado do Teatro, um edifício-garagem de sete pavimentos e com 10 mil metros quadrados, que dis-ponibiliza cerca de 500 vagas para veícu-los de passeio.

Palestra com Nelson SirotskyO Presidente do Conselho de Admi-

nistração e Comitê Editorial do Grupo RBS esteve no Teatro Feevale palestrando

durante a aula inaugural do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no dia 22 de agosto. A palestra, que teve cerca de duas horas de duração, uniu humor e seriedade, além de trazer a trajetória de Nelson, que destacou a necessidade de as pessoas serem ousadas em todas as situações do cotidiano. Ao mesmo tem-po em que enfatizou a iniciativa de ser ousado, o executivo ponderou que o seu maior desafio foi saber a hora de recuar. Outro tema bastante abordado foi o pro-fissionalismo. A palestra encerrou após uma salva de palmas e o palestrante, juntamente com sua esposa, receberam brindes da universidade.

Capa

Teatro Feevale completa um ano de atividades

CAPACIDADE:Cadeiras fixas: 1695Plateia: 1096Camarotes: 135Balcão Nobre: 272Frisas: 192Com cadeiras extras: 1831Plateia: 1156Camarotes: 135Camarotes extras: 20Camarote do Proscênio: 20Balcão nobre: 308Frisas: 192

Lucas Cunha

Show da banda Roupa Nova

Page 6: Os Vales em evidência - setembro de 2012

INFORME COMERCIAL19 DE SETEMBRO DE 2012

6

Moda

Carros & MotosPerfil Empresarial

Saúde

Carros & Motos

Procure sempre enxergar além do carro que está à sua frente. Assim, se ele precisar frear, você será capaz de frear quase ao mes-mo tempo. Isso evita movimentos bruscos e paradas repentinas.

Preste atenção à pavimentação da rua. Ela não interfere muito na segurança de quem está dirigindo um carro. Já para o motociclis-ta, a pavimentação da rua é fundamental. Em duas rodas, seu equilíbrio é frágil. Qualquer problema na pavimentação afetará seu equi-líbrio e poderá cair.

Da mesma forma que os motoristas, você também tem ângulos mortos de visão. Um meio de elimina-los é olhar para trás, sobre os ombros. A olhada para trás é essencial toda vez que você for mudar de faixa e também o único meio seguro de ver um carro que vem por trás na faixa ao lado.

Nos acidentes com motocicletas e auto-móveis, 76% dos motoristas alegam não ter visto a motocicleta. Isso porque a motocicleta representa 1/3 da área frontal do carro, fican-do facilmente escondida no ângulo morto de

visão do motorista. Para você aparecer, a pri-meira regra a seguir é manter o farol aceso, dia e noite. Um estudo a respeito afirma que durante o dia as motos ficam uma vez e meia mais visíveis quando seu farol está aceso. O motociclista que mantém o farol aceso dia e noite se preocupa mais com a sua segurança.

Outro ponto importante é o uso de cores vivas, nas roupas e capacetes. É mais uma maneira de chamar a atenção dos motoristas. Cores escuras ou neutras confundem-se com a paisagem, tornando você invisível. A cor laranja é a mais segura na hora de escolher um capacete ou roupas. Cuidado com o ver-melho, durante o dia é bastante visível. Mas é pouco visível à noite.

Branco e amarelo são as cores mais indi-cadas para a noite. Mais uma dica para apa-recer é usar material fluorescente no capa-cete, nas roupas e até na moto. Escolha um ponto onde ele seja bastante visível. Outro local para colocar um adesivo retroreflexivo é na parte de trás e laterais do capacete, o que hoje é obrigatório.

Ver e ser visto na motocicleta

Cores escuras ou neutras confundem-se com a paisagem, tornando você invisível

O mês de agosto, primeiro em vendas desde a implantação do mercado automotivo no país, foi duplamente comemorado pela Ritmo, concessionária Fiat com uma rede de 8 lojas entre os Vales do Caí, Sinos e Paranhana.

A liderança em vendas no país com 24,2% das unidades vendidas no período, chegou ao impres-sionante número de 100 mil ve-ículos da marca. Segundo Cesar Kurz, Gerente Geral da Ritmo, o resultado é decorrente de um trabalho de alta afinação entre a montadora,fornecedores e suas concessionárias, o que permitiu a rápida adequação da fábrica à demanda surpreendente gerada pelas vantagens decorrentes da queda do IPI em todo o Brasil.

A Ritmo igualmente superou todas as suas marcas e está se preparando para um mês de se-tembro fechando com igual per-formance.

A Fiat participou com gran-de êxito também da Expointer exibindo sua completa gama de produtos junto a milhares de visi-tantes que acorreram à Feira que alcançou sucesso total,superando os indicadores de anos anteriores.

O número alcançado pela Fiat que representou um recorde his-tórico mereceu carta do Presiden-te da Abracaf (Associação Brasi-leira de Concessionárias Fiat) Luiz Romero Farias,agradecendo pelo empenho de todos os integrantes da cadeia Fiat,repercutindo a ex-cepcional marca atingida.

Ritmo festeja duplamente o mês de agosto Divulgação

A liderança da FIat em vendas no mês de agosto representou um recorde histórico

Divulgação

Usar os olhos corretamente é de importância vital, uma vez que, por meio deles recebemos 90% das informações no trânsito. Como nada garante que os outros estejam vendo você, é melhor ficar atento aos possíveis riscos ao seu redor, a fim de evitá-los.

Page 7: Os Vales em evidência - setembro de 2012

INFORME COMERCIAL19 DE SETEMBRO DE 2012

7

Moda

Carros & MotosPerfil Empresarial

Saúde

Moda

Setembro é um mês de comemora-ção na Entremalhas. Estamos comple-tando 25 anos de trabalho e evolução. Fundada em 1° de setembro de 1987, em Novo Hamburgo, a empresa come-çou como um armarinho cujo nome era Entrelinhas. Contava com apenas uma colaboradora e vendia acessórios como linhas, agulhas, botões e etc. Com o tempo, o comércio de tecidos foi aos poucos introduzido à loja, que então passou a se chamar Entremalhas. Como o espaço físico de 40m² se tornou in-suficiente para esse tipo de empreen-dimento, a empresa se mudou várias vezes ao longo dos anos. Em 2001, o primeiro prédio próprio foi inaugurado, também localizado em Novo Hamburgo, onde é a loja até hoje.

Nesse mês, nada melhor do que uma boa festa, mas sempre surgem as dúvidas: qual tecido escolher, qual tipo de vestido usar, qual cor fica melhor em mim?

Para as magrinhas, as melhores op-ções de vestido são os que são feitos com tafetá, que utilizam sobreposições de renda, drapeados, com desenhos ge-ométricos e aplicações de brilhos em lu-gares onde você quer se destacar. Esses tecidos mais volumosos dão uma ótima cara ao look, mas, atenção: prefira os vestidos que fiquem justos no corpo, para não dar uma impressão errada. Os decotes em corte reto ajudam a dar maior volume. Outra boa dica é deixar o colo à mostra.

Para as mulheres mais cheinhas fi-

cam melhores se evitarem os volumes e detalhes excessivos, ou seja, menos tecidos com plissados e estampas. Evite os tecidos mais pesados, e aproveite pra utilizar o crepe de seda ou o crepe ma-dame. Os cortes verticais também são mais indicados, e detalhes na vertical ajudam a alongar a silhueta.

Já para os tons de pele, a dica para as mulheres com o tom muito claro é de evitar as tonalidades amareladas ou esverdeadas. As cores rosadas, azuis e vermelhas são indicadas.

Para as mulheres com pele negra: evitar usar tons de marrom. Tons mais vivos como amarelos, verdes, azuis e vermelhos dão maior vivacidade e cha-mam mais a atenção numa festa, em

contraste com a pele negra. Nas peles com tons amarelados,

as combinações com azul, marrom, vermelho,rosados e dourados ficam lin-das. Cores escuras e sóbrias dão certo na maioria das ocasiões: atemporais, podem ser utilizadas em qualquer oca-sião.

Não importa seu tipo de pele ou de corpo, você encontrará a opção esco-lhida e diversas outras na Entremalhas. Venha nos visitar das 8h30 às 18h30 e conferir as diversas opções de tecidos que temos para você fazer suas roupas com um toque único e poder aproveitar ao máximo a sua festa. Aproveite esse mês de festa na loja e acesse o nosso Fa-cebook para conferir as surpresas, pro-moções e descontos que preparamos. www.facebook.com.br/Entremalhas

Os vestidos e cores para cada MULHER

Divulgação

Page 8: Os Vales em evidência - setembro de 2012

INFORME COMERCIAL19 DE SETEMBRO DE 2012

8

Moda

Carros & MotosPerfil Empresarial

Saúde

Saúde Divulgação

UTI Cardiovascular completa primeiro ano de funcionamento com ótimos resultados

Preocupados com a crescente demanda de pa-cientes com doenças relativas ao sistema cardio-vascular e buscando oferecer um tratamento dife-renciado, o Hospital Regina inaugurou, há um ano, a Unidade de Terapia Intensiva Cardiovascular. O Centro é especializado em atender pacientes que sofreram ataques cardíacos, arritmias cardíacas e patologias vasculares, além de realizar cirurgias e fornecer os cuidados para o pós-operatório.

Conforme o coordenador da UTI Cardiovas-cular, Doutor Manoel Meine, revela que este tipo de paciente é diferenciado. Hoje a unidade conta com toda a infraestrutura necessária dos grandes centros referência neste tipo de tratamento. “Con-tamos com sete leitos, todos os mais modernos

equipamentos e uma equipe cardiovascular nas 24 horas do dia”, revela Meine.

Neste primeiro ano a unidade já atendeu mais de mil pacientes e a demanda continua aumentan-do. Hoje as doenças cardiovasculares são consi-deradas um problema de saúde grave, sendo res-ponsáveis por cerca de 30% das mortes no mundo, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Hospital Regina sempre foi referência no tra-tamento das patologias cardiovasculares. Hoje a grande preocupação é com o aumento dessas do-enças, por isso, a atualização constante em sintonia com as novas descobertas são uma prioridade jun-to a equipe médica.

DivulgaçãoUTI Cardiovascular