vales em evidência abril

8
INFORME COMERCIAL 18 DE ABRIL DE 2012 1

Upload: trcom

Post on 31-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

abril de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Vales em evidência abril

INFORME COMERCIAL18 DE ABRIL DE 2012

1

Page 2: Vales em evidência abril

INFORME COMERCIAL18 DE ABRIL DE 2012

2

EXPEDIENTE | INFORME COMERCIAL

RBS JORNAL - Escritório Vale do Sinos Rua Bento Gonçalves, 1731 sala 91 Novo Hamburgo Fone: (51) 3582-4444. E-mail: [email protected] Encartado regionalmente em Zero Hora no Centro de Distribuição Vale do Sinos, Caí e Paranhana.Jornalista Colaboradora: Roselaine Vinciprova (DRT 11023) Colaboração: Ricardo Ghigonetto (Mtb 14.150)Produção: TR Comunicação (Fone: 51 3041.2333)Fotos: Divulgação

Região

Araricá - ações em cascata, fazendo com que os estudantes de Araricá colo-quem seu município em uma corrente do bem que abrange toda a Bacia do Si-nos. É essa a receita que liga o Projeto Sementinha – da prefeitura e da ONG Sementes da Vida – ao Projeto VerdeSi-nos – do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Co-mitesinos). Na prática, alunos das esco-las do município aprendem ecologia co-locando a mão na massa, ou melhor, na terra. Desde 2010, o projeto já ajudou a replantar cinco hectares de mata ciliar e participou da recuperação de outros três hectares de vegetação degradada.

O Sementinha é um programa de educação ambiental que funciona no Es-paço Sementes da Vida (daí o nome da ONG), situado no interior do município. Conforme um de seus coordenadores, Gustavo Reich, ali, mais do que ensinar, procura-se ecoalfabetizar. “Ou seja, en-sinar os princípios básicos de ecologia para uma sociedade sustentável e com qualidade de vida”, revela. O local, que recebe alunos de todas as escolas locais, conta com mata nativa, um galpão para atividades diversas, horta orgânica em curvas de nível e uma trilha ecológica com uma sala de aula dentro do mato.

Além de aprenderem sobre solos, água, biodiversidade natural e cultivada, segurança alimentar, recursos naturais e a preservação dos mesmos, as turmas também começaram a ir a campo em áreas a serem recuperadas. Foi quando fizeram funcionar o Projeto Refloresta Araricá.

O primeiro mutirão abrangeu um tre-cho de 900 metros do Arroio Ferrabraz, que cruza a cidade. Foram cerca de três hectares de vegetação nativa replanta-da com ajuda dos estudantes, em uma ação que teve a participação também da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(Sema). Atualmente, o desenvolvimento das plantas na área recuperada está sen-do acompanhado de perto por técnicos da Sementes da Vida e pelos alunos das escolas locais. “Foi a partir dessa primei-ra ação que se alinhavou a parceria com o Projeto VerdeSinos, do Comitesinos”, explica o coordenador Gustavo Reich. Com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, o VerdeSinos tem como meta a recuperação de 330 hectares de vege-tação ribeirinha na Bacia do Sinos.

Depois de sacramentada a parceria entre os projetos municipais e o do Co-mitesinos, os mutirões já abrangeram outras duas áreas rurais no município. “Em uma delas, estão sendo recupera-dos três hectares de mata ciliar e outra, de aproximadamente cinco hectares, está finalizada e em fase de acompanha-mento”, cita Gustavo.

Corrente do bem pelo verde

Mutirões de plantio e reconhecimento de áreas a serem recuperadas, envolvendo os estudantes

Divulgação

Estância Velha - a Bichinho Caren-te, ONG presidida por Suzana Franco, realizou sua I Cãominhada no ano de 2011, e este ano terá a sua 2ª edição na abertura da Semana do Meio Ambien-te, no dia 3 de junho. Através de uma parceria entre a Prefeitura de Estância Velha e a Associação Bichinho Carente foram intensificados os trabalhos de esterilização de gatos e cães fêmeas, abandonados pelas ruas, criando no município o conceito de “Cão Comuni-tário”. Frequentemente são realizadas

feiras para adoção de animais na Praça 1º de Maio, no bairro Centro, as quais serão intensificadas durante o próxi-mo mês. Recentemente a Associação Bichinho Carente lançou a campanha “Diga NÃO ao Abandono e SIM à ado-ção”, tendo em vista conscientizar as pessoas a adotar animais ao invés de abandoná-los. Interessados podem en-trar em contato no período da manhã pelo fone (51) 9978-0034 e falar com Suzana ou através do link www.face-book.com/BichinhoCarente.

Estância Velha recebe a 2ª Cãominhada

São Leopoldo - o projeto Infovia Di-gital, de São Leopoldo, recebeu o Prê-mio Cidade Digital RS - 2012, na cate-goria Infraestrutura. O reconhecimento rendeu uma carta de crédito de R$ 10 mil, que poderá ser recebida em mate-rial de informática. A premiação, que reuniu outros projetos de prefeituras gaúchas, ocorreu no início do mês du-rante o 6º Porto Alegre Wireless, na ca-

pital. A Infovia está proporcionando um novo relacionamento entre governo e cidadão. A rede própria interliga as uni-dades da administração direta e indire-ta, melhorando a comunicação interna e a qualidade dos serviços prestados à população. Um exemplo disso é a inter-ligação das unidades da Secretaria Mu-nicipal de Saúde através do Sistema de Regulação.

São Leopoldo recebe prêmio por Infovia Digital

Feliz – dia 21 de abril é o último dia para conferir o 45º Festival Nacional do Chopp de Feliz, que teve início no dia 14. Entre as atrações estão o Fute-bol das Margaridas, apresentação de danças folclóricas e apresentação das bandas Metais em Brasa, Encanto, Mo-dello, Alegria, JK, Goela Seca e Dinami-te Joe. O primeiro festival do chopp foi realizado em Feliz em 1968, por Vítor Ruschel, que trouxe a ideia de Muni-que, na Alemanha. O primeiro festival se chamou Festival Polka e, pratica-

mente, era uma festa comunitária, com a participação das famílias felizenses. Nos anos seguintes, com o crescimento da festa, a infraestrutura foi sendo am-pliada. O grande diferencial do Festival do Chopp de Feliz é a quantidade de bebida que os “tomadores de chopp” conseguem ingerir. Ao contrário das demais festas do gênero, no Festival os “bebedores” compram o ingresso na entrada e bebem de graça a noite intei-ra. Não existe o inconveniente de filas e compra de tickets.

Feliz recebe a 45ª edição do Festival Nacional do Chopp

Page 3: Vales em evidência abril

INFORME COMERCIAL18 DE ABRIL DE 2012

3

A Volkswagen vem chamando a atenção do mercado de picapes médias desde que en-trou no segmento, com a primeira versão da Amarok. Em 2010, destacou-se por ter criado um automóvel diferente de tudo o que exis-tia antes em seu portfólio e no último mês ganhou ainda mais força com o lançamento da nova Amarok. A versão automática está gerando burburinho no meio automobilístico e surpreendendo em comparativos com suas concorrentes.

Com 4x4 permanente, a força do motor Bi-turbo de 180cv e os freios ABS, a Amarok automática se torna uma gigante pronta para encarar qualquer terreno. Falando em siste-ma de frenagem, o da picape vem acompa-nhado de EBD e BAS, sistema de controle de filme de água nos discos de RBS e modo de operação Off-Road, item inédito na categoria.

Mas o grande destaque da picape é a inédita transmissão automática de 8 (oito) velocidades. A quantidade de marchas pode até parecer exagerada, mas garante trocas rápidas, sem trancos, agilidade na retomada, força na 1ª, e principalmente muita economia de combustível na 7ª e 8ª . Todas essas ca-racterísticas só somam pontos para o modelo que ainda possui maior capacidade de carga e baixa manutenção.

Segundo a Volkswagen, a nova Amarok ocupa a sexta posição no ranking de vendas e os planos são que o veículo chegue ao segun-do lugar até o final do ano que vem. A mon-tadora ainda acredita que neste ano sejam emplacadas 20 mil unidades do modelo. Para quem quiser conferir, a nova Amarok com transmissão automática já está disponível nas lojas ANP, com direito a Best Drive.

Carros & MotosAmarok automática surpreende segmento

A Moto Honda da Amazônia se destacou na pes-quisa “Melhor Compra 2012”, promovida pela Revista Quatro Rodas Motos. As motocicletas Lead 110, CG 150 Titan EX, NXR 150 Bros ESD, CB 300R, XRE 300 C-ABS, CB 600F Hornet, CBR 600F, Shadow 750 C-ABS, CB 1000R e VFR 1200F foram eleitas como as melho-res opções de compra de 2012 em suas categorias.

A publicação analisa os preços dos modelos zero-quilômetro, valor do seguro, disponibilidade e custo das peças de reposição, além da quantidade de reven-das da marca. As ganhadoras

Vencedor na categoria “Scooter até 150cc”, o Lead 110 se destaca pelo estilo contemporâneo e essen-cialmente urbano. A CG 150 Titan EX, por sua vez, foi eleita como melhor compra na categoria “Street até 150cc”. Já entre as motocicletas “On/Off até 150cc”, a

NXR 150 Bros ESD foi a grande vencedora. Classifica-da como a melhor “Street de 151 a 300cc”, a CB 300R reúne um design inovador e motorização que propor-ciona uma pilotagem mais emocionante.

Com DNA off-road, a XRE 300 C-ABS conquistou a melhor compra na categoria “On/Off de 151 a 300cc”. Com um visual reformulado e mais moderno, a CB 600F Hornet é eleita como a melhor “Street de 301 a 750cc”. A Shadow 750 C- ABS foi a grande vencedora entre as “Custom de 301 a 750cc”.

Os mais recentes lançamentos da marca, CBR 600F e CB 1000R conquistaram o primeiro lugar nas catego-rias “Sport Touring de 301 a 750cc” e “Street de 751 a 1000cc”, respectivamente.

Completando a lista de conquistas da Honda, a VFR 1200F venceu como melhor compra entre os mo-delos “Sport Touring acima de 1000cc”.

Honda é eleita “Melhor Compra 2012” em 10 categoriasDivulgação

Vencedor na categoria “Scooter até 150cc”, o Lead 110 se destaca pelo estilo contemporâneo e essencialmente urbano

Divulgação

A nova Amarok com transmissão automática já está disponível nas lojas ANP, com direito a Best Drive

Page 4: Vales em evidência abril

INFORME COMERCIAL18 DE ABRIL DE 2012

4

História

85 anos de emancipação de Novo HamburgoNascido da perseverança e da for-

ça do imigrante alemão, o município de Novo Hamburgo é um exemplo de comu-nidade unida e trabalhadora. Do suor e da vontade deste povo, cresceu um lugar de prosperidade e grande desenvolvi-mento.

Antes da chegada dos primeiros eu-ropeus à região, no século XVI, a mes-ma era habitada por índios carijós. Em 25 de Julho de 1824, os imigrantes ale-mães começaram a chegar à Colônia de São Leopoldo e logo desenvolveram uma próspera sociedade rural na região do Vale dos Sinos. Pouco depois, come-çaram a aparecer pequenos núcleos ur-banos nas colônias. Um deles ficava na área de Hamburger Berg (que hoje é o bairro Hamburgo Velho), a partir da qual se originou a Novo Hamburgo atual. Com este espírito, o povoado que começou a tomar forma a partir de 1824 e concre-tizou sua emancipação política em 5 de abril de 1927.

Neste ano, Novo Hamburgo comple-tou 85 anos de emancipação. A cidade cresceu em proporções geométricas, tornando-se um dos mais populosos mu-nicípios gaúchos após o incremento da indústria do couro e do calçado.

Durante as festividades do aniver-sário da cidade foram realizadas aulas e exposições sobre a história de Novo Hamburgo na Praça do Imigrante. A mostra com o tema Novo Hamburgo, Velhos Tempos despertou a curiosidade

dos visitantes por meio de imagens que mostraram desde a imigração alemã até o desenvolvimento urbano com a chega-da das indústrias. Paralelas à exposição, foram realizadas aulas temáticas sobre o município. Durante os encontros foi exi-bido um filme de 15 minutos que fala dos primeiros 25 anos da cidade emancipada e contou com debates de personalidades de Novo Hamburgo.

Atualmente, Novo Hamburgo é a ci-dade ideal para se investir. Exemplo de educação no país, o município conta com mão de obra qualificada, infraestrutura completa e localização privilegiada.

O setor coureiro-calçadista continua sendo de grande importância para eco-nomia e o desenvolvimento local. Prova disso é que Novo Hamburgo participa das principais feiras do setor e sedia exposições que são referência na área. Destaque especial para a FENAC (Fes-ta Nacional do Calçado) e FIMEC (Feira Internacional de Máquinas para Curtu-mes, Couros, Componentes para Calça-dos e Acessórios). Os eventos antecipam tendências, atraindo consumidores, lojistas, importadores e profissionais da área. Desta forma, Novo Hamburgo está consolidado não apenas como polo produtor, mas também como um centro de desenvolvimento tecnológico e in-formação para o setor. Os estandes do Município também marcam presença em outras feiras, como a Couromoda e Francal.

Catedral São Luiz Gonzaga

Divulgação

Page 5: Vales em evidência abril

INFORME COMERCIAL18 DE ABRIL DE 2012

5

Destaque

Em funcionamento desde 2007, a Rota Sabo-res e Saberes abrange 13 propriedades e agroin-dústrias, situados em cinco municípios do Vale do Caí (Bom Princípio, Capela de Santana, Harmonia, Montenegro e Tupandi). Por ela, o visitante faz um passeio por paisagens do também chamado Vale da Felicidade. O roteiro abrange, por exem-plo, a Casa do Artesão e a Cooperativa Ecomoran-go, de Bom Princípio, onde o visitante encontra trabalhos em bordado e pinturas, além de frutas e verduras produzidas sem fertilizantes ou defen-sivos químicos.

Passa ainda pela Cachaçaria Harmonie Sch-naps e o Horto das Margaridas, em Harmonia, onde pode-se acompanhar a produção de bebi-das destiladas e comprar ervas medicinais e fito-terápicos.

A lista de paradas tem ainda a Agrofloresta do Inacinho, em Tupandi, onde se podem colher os cítricos no pomar, ou a Atafona, em Montenegro, onde o almoço é em um velho galpão com todas

as engrenagens e sistemas de uma roda d´água em funcionamento. No caminho, dá para com-prar melado, schimier, rapadura, pão, licor, ca-chaça, cerveja preta e spritzbier. E ainda curtir palestras sobre o processo artesanal da fabrica-ção das bebidas e degustação.

A Rota Sabores e Saberes foi concebida pelo Fórum Regional da Agricultura Familiar do Vale do Caí, em parceria com Emater, prefeituras dos municípios envolvidos e entidades como a Coope-rativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), Cooperativa Ecomorango, Associação de Pesquisadores e Historiadores do Vale do Caí (APHEVAL) e Escola Estadual Técnica São João Ba-tista, de Montenegro (curso Técnico em Turismo).

Os agendamentos de visitas e roteiros estão por conta da agência Estação Turismo, de Mon-tenegro. O contato pode ser feito pelos telefones (51) 3632-5787, 8183-2897 ou 8452-8413.

O site da Rota Sabores e Saberes é o www.rotasaboresesaberes.tur.br

Turismo para os olhos e o paladarDivulgação

Divulgação

Agrofloresta do Inacinho-Tupandi

Sítio Steffen - Montenegro

Divulgação Divulgação

Harmonie Schnaps - Harmonia Casa da Atafona - Montenegro

Page 6: Vales em evidência abril

INFORME COMERCIAL18 DE ABRIL DE 2012

6

Rolante

Receita: Cuca DelíciaIngredientes para a massa:1 kg de farinha2 xícaras de açúcar2 colheres de sopa rasas de fermento instantâneo1colher de sopa de manteiga 1colheres de sopa de banha 1colher de chá de salRaspas de limão, baunilha, nos moscada a gosto2ovosÁgua morna até dar o ponto de massa média

Modo de Preparo:1- Junte a farinha e o fermento em um recipiente. 2- Acrescente a manteiga, a banha, o açúcar, o sal, os ovos e os condimentos. 3- Acrescente a água morna até dar o ponto de massa média. 4- Sove bem a massa e deixe dobrar de volume.5 - Coloque um pouco de massa em uma forma untada.6 – Recheie na seguinte ordem: 1º Co-loque uma camada de Abacaxi picado;

2º Cubra com uma camada de Linguiça Calabresa ralada; 3º Cubra com uma camada de mussarela ralada; 7- Cubra com mais uma parte de massa e deixe a cuca crescer novamente até dobrar de volume.8 - Pincele ovo batido.10 – Cubra com a farofa. 11 - Asse em forno médio pré-aquecido (220°C), por 50 minutos.

Ingredientes para o Recheio: 300gr de Abacaxi300gr de Linguiça Calabresa300gr de Queijo Mussarela

Modo de Preparo:1 – Rale o queijo mussarela.2 - Pique o abacaxi em cubos3 – Rale a linguiça calabresa.

Ingredientes para a Farofa:1 xícara de farinha1 xícara de açúcarRaspas de limão, canela e baunilha a gosto4 colheres de sopa de gordura (mantei-

ga e banha)

Modo de preparo: 1- Misture a farinha e o açúcar;2- Acrescente as raspas de limão, canela e a baunilha;

3- Acrescente a gordura aos poucos mis-turando sempre até formar uma farofa;4- Reserve.

Obs.: A manteiga e a banha podem ser substituídas por margarina.

Divulgação

Rolante é conhecida como a Capi-tal Nacional da Cuca, devido à coloni-zação alemã que trouxe as tradições e o hábito de fazer cucas caseiras para o município.

Quem ainda não se rendeu ao sa-bor do produto mais típico da culiná-ria alemã e visitou Rolante não sabe o que está perdendo. Em março, ocorreu 16ª KuchenFest com mais de

27 sabores de cucas para os visitan-tes experimentarem. A festa da cuca, que há 16 anos apresenta sempre um novo sabor do produto, neste ano preparou a Delícia, um mistura

de doce com salgado. O evento aconteceu no Parque

Municipal de Eventos, com diversas atrações musicais e a comercializa-ção de mais de 10 mil cucas.

Capital Nacional da Cuca

Divulgação Divulgação

Page 7: Vales em evidência abril

INFORME COMERCIAL18 DE ABRIL DE 2012

7

Tecidos

Cuidados com os cobertores e edredonsCom a chegada do inverno, os

cobertores e edredons deixam os armários para aquecer e embele-zar as camas. No entanto, como muitos ficaram bastante tempo guardados, é preciso tomar al-guns cuidados para evitar aler-gias.

Passar o aspirador de pó re-move poeiras e fiapos das roupas de cama, evitando o acúmulo de sujeira no tecido. Colocá-lo ao sol por algumas horas também é uma boa medida para ventilar a peça.

Já se você pensa em lavar a peça, procure sempre uma la-vanderia especializada, que cui-dará para que seu cobertor ou edredom tenha uma durabilidade maior. Confira as dicas de cuida-dos da Lavanderia Breier:

• Armazenamento: para man-

ter seus edredons e cobertores por mais tempo com cheirinho de lavanderia é necessário que per-maneça na embalagem até seu uso;

• Higienização: os cobertores e edredons devem ser higieniza-dos no mínimo duas vezes ao ano, para evitar a proliferação de fun-gos e bactérias;

• Mofo: após o uso do mate-rial retirado da embalagem, é ne-cessário que o deixe em um local arejado e seco. Em caso de dú-vida, colocar ao sol uma vez por semana;

• Cuidados: peças com pe-drarias, muitas cores ou tecidos muito frágeis devem ser lavados à seco (em lavanderias especiali-zadas), assim a peça se mantêm uniforme.

Entremalhas cria projeto Vestindo a ManequimLocalizada na cidade de Novo Hamburgo,

a Entremalhas é especializada em tecidos de moda, aeróbica, alfaiataria, festa, uniformes, lingerie, malhas, lycra, soft, acessórios e tecidos nacionais e importados. A loja conta com quali-dade, variedade, economia e bom atendimento.

Desde o dia 15 de abril, a empresa colocou em ação um novo projeto dentro da loja, que

visa a cooperação entre clientes e fornecedores, valorizando a importância das empresas envol-vidas em todo o mercado na qual está inserida.

O projeto Vestindo a Manequim tem como objetivo promover parceiros da loja, de maneira criativa e gratuita. Poderão participar costurei-ras, estilistas ou confecções que sejam clientes da Entremalhas.

A criação feita com tecidos da Entremalhas fi-cará exposta na loja durante um período pré-de-terminado. Junto do modelo constarão os dados do criador ou criadores e a descrição dos tecidos utilizados na peça.

Para se inscrever e obter maiores informa-ções, o contato é [email protected].

Passar o aspirador de pó remove poeiras e fiapos, evitando o acúmulo de sujeira no tecido

Page 8: Vales em evidência abril

INFORME COMERCIAL18 DE ABRIL DE 2012

8

Obras

Um projeto com aproximadamente 70 mil metros quadrados de área cons-truída, revitalização completa dos 18 hectares disponíveis, construção de no-vos pavilhões, hoteis, auditórios, torre empresarial, entre outros espaços, e a transformação do parque de exposições num dos maiores e mais modernos cen-tro de eventos do país. O novo Centro de Feiras e Eventos foi projetado para equiparar o Parque de Exposições da Fenac aos grandes centros existentes em países da Europa e Oriente Médio. O valor dos investimentos depende de vá-rios fatores e de parcerias a serem bus-cadas junto a órgãos públicos, iniciativa privada e instituições financeiras. A es-timativa preliminar é de 170 milhões de reais para a execução de todo o projeto. Estes recursos poderão ser viabilizados através de Parcerias Público Privadas. “Vamos transformar a Fenac num dos

maiores e mais modernos centros de eventos do Brasil e quem sabe da Amé-rica Latina, onde um dos grandes dife-renciais será a logística que cerca o nos-so espaço”, destaca o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam.

Para colocar em prática o projeto, a direção da Fenac já tem garantido o apoio do Ministério do Desenvolvimen-to, Indústria e Comércio Exterior. Outras parcerias também já estão em negocia-ção. O prazo previsto para a execução das obras ainda depende de estudos posteriores, mas o cálculo é de que a nova Fenac fique pronta dentro de cin-co anos. “Estamos pensando em Novo Hamburgo e na Fenac para os próximos 50 anos”, ressalta Elivir Desiam. Contan-do a execução das obras e as oportuni-dades geradas após a conclusão do pro-jeto, o cálculo é de que sejam criados cerca de 5 mil postos de trabalho.

Fenac apresenta projeto de modernização e ampliação

Vamos transformar a Fenac num dos maiores e mais modernos centros de eventos do Brasil e quem sabe da América Latina.

- Elivir Desiam“