revista dos vales 2012

74

Upload: desenvolver-web

Post on 31-Mar-2016

304 views

Category:

Documents


36 download

DESCRIPTION

Revista dos Vales 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Revista dos Vales 2012
Page 2: Revista dos Vales 2012
Page 3: Revista dos Vales 2012

3Revista dos Vales

Apresentação

índiceApresentação ......................................... 03Geral ........................................................ 04Especial Educação ................................. 12Especial Meio Ambiente ...................... 20Especial Tabaco ..................................... 24Especial Turismo ................................... 28

AMVARP .................................................. 33Boqueirão do Leão ................................ 34Candelária .............................................. 35Encruzilhada do Sul .............................. 36Gramado Xavier ..................................... 38Herveiras ................................................ 40Mato Leitão ............................................ 42Pantano Grande .................................... 43Rio Pardo ................................................ 45Santa Cruz do Sul .................................. 48Sinimbu .................................................. 51Vale do Sol .............................................. 52Vale Verde ............................................... 53Venâncio Aires ....................................... 56Vera Cruz ................................................ 57

AMCSERRA ............................................. 58Arroio do Tigre ....................................... 59Estrela Velha ........................................... 61Ibarama .................................................. 63Lagoa Bonita do Sul .............................. 66Lagoão .................................................... 67Sobradinho ............................................ 68Tunas ....................................................... 71

Nesta edição, a Revista dos Vales vem com grande diversidade de

informações sobre a região do Vale do Rio Pardo e Centro Serra. São municí-pios geograficamente diferentes, tanto pelo seu relevo, como pelas atividades econômicas e etnias de colonização. Alguns são municípios bastante indus-trializados, como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Sobradinho, com al-tos índices de urbanização. Outros são municípios rurais, com lindas paisagens campestres, como Vale Verde, Sinim-bu, Vale do Sol, Lagoa Bonita do Sul, Estrela Velha e Ibarama, entre outros. E têm ainda aqueles que ficam na parte alta da região, caracterizada por belas formações rochosas, morros, geadas e neblina no inverno, como Boqueirão do Leão, Gramado Xavier e Herveiras.

Dentro dessa diversidade, existem muitos aspectos comuns, como o povo trabalhador e a qualidade de vida. E nós buscamos mostrar, na Revista dos Vales, um pouco dessa linda região. Além de dados socioeconômicos de cada muni-cípio, nos propomos a retratar as qua-lidades e belezas existentes na região. Reportagens sobre agricultura e agro-negócios mostram a importância do tabaco, o produto principal, mas sem esquecer das demais possibilidades de diversificação econômica, como o turis-mo, que oferece várias opções de lazer em locais privilegiados pela natureza.

A sustentabilidade é outro aspec-to abordado, pois o desenvolvimento precisa ocorrer com os olhos voltados para o meio ambiente e a conservação dos recursos naturais. Além disso, a educação e a cultura são outros as-pectos de grande importância para a população continuar evoluindo. Enfim, nosso trabalho foi feito no intuito de que se tenha uma revista que apresen-te ao leitor informações úteis em uma publicação bem elaborada e de agra-dável leitura.

Obs.: Os anúncios e textos de agências ou enviados por clientes são de inteira responsabilidade dos mesmos, assim como os conteúdos veiculados neles.

expedienteProjeto e Comercialização:Mega Comunicação e Marketing LtdaRua Tabelião Rudi Neumann, 106 CEP 96810 240 - Santa Cruz do Sul - RSFones: (51) 3715-2595 | [email protected]

Coordenação:Gláuci Allgayer, Mara Garske eRoberta da Rosa

Anúncios: Etiene Santin e Marina Guerra

Arte/diagramação:Sadraque Lenz Veiga

Jornalista:Cristina Severgnini - MTb/RS n° 9231Otimiza Comunicação [email protected]

Impressão: Grafocem

Fotos Capa/Expediente:Banco de Imagens MEGA

Page 4: Revista dos Vales 2012

4 Revista dos Vales

Geral

A importância da diversificação rural na região é tema de debates e ações há várias décadas. Mas agora, que as dificuldades com o culti-

vo de tabaco se acentuaram, a busca por novas alternativas de renda nas pequenas propriedades rurais se tornaram mais urgentes. Algumas pre-feituras estão fomentando atividades como produção leiteira, criação de aves, horticultura, cultivo de grãos, flores, alimentos ecológicos e agroin-dústrias. E muitos produtores já aderiram às novas culturas, conferindo pujança evidente às comunidades rurais, com produtores diversificados que, além da lavoura de tabaco, têm também outras fontes de renda.

A Emater-Ascar/RS é a autarquia do governo do Estado que trabalha diretamente com os produtores na busca de soluções para os problemas rurais. Além de contribuir com o gerenciamento das propriedades, os extensionistas da Emater estão sempre atentos às novas técnicas, com repasse de tecnologias aos agricultores. Os desafios são a qualificação profissional dos produtores, a agroindustrialização e a intensificação de novas atividades, como o turismo rural.

Por exemplo, a agroindustrialização da produção primária é uma for-ma de se obter melhores resultados econômicos por intermédio da agre-gação de valor. No Rio Grande do Sul o apoio às agroindústrias tem se dado de várias formas. Entre elas estão o RS-Rural e o Pronaf. São políticas públicas direcionadas a linhas prioritárias e uma dessas prioridades é a constituição e consolidação de agroindústrias familiares.

A produção de bioenergia se apresenta como mais uma opção de produção rural. Diversas pesquisas têm apontado viabilidade de

culturas para a fabricação de biocombustíveis. Na região, alguns estudos e experimentos vêm sendo feitos há anos. Uma dessas pesquisas é da produção de biodiesel tendo como matéria-prima as sementes de giras-sol. Encabeçados pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), os experimentos estão sendo feitos desde 2006 e já apresentam resultados bastante animadores. Com lavouras cultivadas nas propriedades, o girassol é processado na usina do Parque da Expoagro, em Rio Pardo, e retorna para as propriedades rurais, onde movimenta as máquinas e equipamentos. Além disso, a torta de girassol está sendo usada com sucesso na ração animal e dando bons resultados.

A ordem é diversificar Agroenergia

Hortaliças: opção de diversificação

Girassol se torna biocombustível

Tabaco continua sendo opção rentável

Produção leiteira tem bom mercado

Investimentos naqualificação da agriculturaEm fevereiro de 2012 foram entregues oficialmente para a prefeitura

de Santa Cruz do Sul três novos veículos. São um caminhão caçamba para a melhora na infraestrutura da agricultura familiar, uma camione-te destinada a ajudar na manutenção de máquinas retroescavadeiras e um caminhão com carroceria baú, que será fundamental no transporte dos alimentos produzidos pelos agricultores que fornecem a merenda escolar dos educandários municipais da cidade. Somados, os valores dos três veículos chegam a mais de R$ 300 mil com contrapartida do muni-cípio de mais de R$ 30 mil. Com os novos veículos será possível oferecer melhores condições de trabalho e mais qualidade ao que for produzido pelos agricultores.

Entregadas chaves dos

veículos à prefeita Kelly

Moraes

Carlo

s Ren

ato

Thie

l

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Div

ulga

ção

Page 5: Revista dos Vales 2012

5Revista dos Vales

Parque da Expoagro, 30 hectares de exposições

GeralEXPOAGRO-AFUBRA - A feira da agricultura familiar

Arqu

ivo

Afub

ra

AExpoagro Afubra 2012 - realizada dias 21, 22 e 23 de março - em Rin-cão del Rey, Rio Pardo - vem com muitas novidades e sugestões que

visam a melhora da agricultura familiar. Direcionada especialmente às atividades das pequenas propriedades, a feira conta com novas atrações, além da programação tradicional, com a demonstração e dinâmica de máquinas, a mostra das agroindústrias, o dia do arroz, o Seminário de Turismo Rural e o Fórum de Diversificação, entre outras atividades que vêm demonstrando eficácia desde as edições anteriores.

Entre as novidades, está a instalação de um biodigestor, que vai pro-duzir biogás e fertilizante orgânico, dando destino adequado aos deje-tos dos animais da propriedade. Segundo o coordenador geral da feira, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, o biodigestor é apro-priado para pequenas propriedades e, depois da feira, ficará no Parque da Expoagro Afubra para avaliação e atividade durante o ano todo. De-senvolvido pela Univates, o protótipo foi pensando a partir das necessi-dades de uma pequena propriedade rural. A intenção dos realizadores é mostrar mais uma alternativa para a destinação dos resíduos gerados por pequenos agricultores, especialmente produtores de leite e de suínos.

Outra inovação da programação é o torneio leiteiro, um ranking na-cional que pontua para os criadores de gado holandês realizado por meio da Gadolando (Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul). Conforme Dornelles, no ano passado teve leilão e julgamento de gado leiteiro e, neste ano, as atividades direcionadas à pecuária estão tendo incremento. Também foi feita uma parceria com a Associação Rio-Grandense de Criadores de Ovinos (Arco) e haverá julga-mento de ovinos. Além disso, em uma parceria com o governo do estado do Rio Grande do Sul, haverá atividades de divulgação do Programa Mais Ovinos.

O coordenador geral da Expoagro Afubra destaca também o sistema de irrigação de pastagens, implantado no parque por meio do programa de irrigação do governo do Estado e que deverá ser outra grande atração. Um painel sobre cooperativismo vai fazer parte da programação, além de palestras e debates sobre questões de produção e mercado para os produtos agropecuários. Já no Espaço Cultural, novidade da edição de 2011, terão destaque as etnias formadoras do povo gaúcho: português, espanhol, africano e o índio.

Dia do Arroz - O segundo dia da Expoagro Afubra 2012, 22 de março, terá programação especial voltada à produção rizícola.

As atividades vão ser coordenadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Coopera-tiva Agroindustrial Rio Pardo (Coparroz) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A Embrapa vai apresentar estudos e experiências so-bre a utilização do arroz na alimentação animal e o transplante de arroz irrigado. O Irga vai centralizar suas explanações no cultivo de arroz pré--germinado no sistema convencional com controle de arroz vermelho e plantas invasoras resistentes. E a Coparroz vai tratar sobre a nova legisla-ção da classificação do arroz.

Avicultura colonial - Presente no Parque da Expo-agro Afubra, o aviário colonial fornece

informações sobre o manejo das aves e mostra que a atividade é uma alternativa para a diversificação. A atividade apresenta vários benefícios,

como renda diversa ao longo do ano, benefícios ambientais, sociais e econômicos, geração de empregos locais, produção de fertilizantes para o solo e maior autonomia das propriedades. Além disso, a avicultura co-lonial é de fácil combinação com outras atividades de produção. Com capacidade para 300 aves, o aviário permite a criação das aves soltas, obedece as normas de higiene, vacinação, alimentação e manejo, usan-do tecnologias modernas. Por exemplo, o pasto verde e o milho continu-am sendo a base da alimentação, mas as aves recebem complemento de proteínas, minerais, aminoácidos e vitaminas.

Dinâmica de máquinas - Entre os espaços mais pro-curados da Expoagro Afubra está a dinâmi-

ca de máquinas e implementos. Organizada em parceria entre o curso de Engenharia Agrícola da Unisc e a Afubra, a dinâmica apresenta as novida-des da feira, tudo em funcionamento. Dessa forma, os produtores podem ver o desempenho, fazer comparativos e verificar se os equipamentos são adequados às suas atividades e à sua propriedade. As apresentações são feitas nas lavouras cultivadas especialmente para as demonstrações. São 4 mil metros quadrados de milho em grãos, milho para silagem e outras cultura.

Quando: dias 21, 22 e 23 de março de 2012Onde: Parque de Exposições, localizado na BR 471 – Km 143, em Rin-cão del Rey, município de Rio Pardo/RSHorário: das 8 às 18 horasEntrada: grátisAlimentação: três restaurantes com bufê e três lancheriasEstacionamento interno: 6 mil veículosÔnibus grátis: de hora em hora, a partir das 8h, fazendo o trajeto de ida e volta, da matriz da Afubra (Rua Júlio de Castilhos, 1031, Santa Cruz do Sul) até o Parque da Expoagro. De Rio Pardo, dois horários na parte de manhã e dois a tarde, com saída em frente ao escritório da Emater.Expositores: mais de 330, entre empresas, instituições e entidades.

Serviço

Page 6: Revista dos Vales 2012

6 Revista dos Vales

A irrigação é a maneira mais eficaz para o produtor rural proteger sua plantação em época de seca. As vantagens principais são o

aumento da produção e produtividade, melhor qualidade do produto colhido, colheita na entressafra, ampliação do período de produção permitindo escalonamento, aumento do índice de exploração agrícola e a resistência vegetal.

Eficiência em irrigação localizada com possibilidade de fazer fertir-rigação, são os diferenciais das mangueiras planas de composto Etile-no Acet. Vin. Black, produzidas pela Plásticos Gastão. São destinadas à condução de água a baixas pressões e grandes vasões com saída em aberto. A mangueira não deve ser conectada diretamente na bomba, mas sim colocado primeiro um cano rígido (PVC ou ferro) até encontrar apoio no solo. A mangueira não deve ser submetida ao peso da água. Além disso, a inclinação máxima aconselhável é de cinco graus, pois, quanto menor a inclinação, melhor o desempenho do sistema.

As mangueiras da Plásticos Gastão são compostas por elementos que lhes conferem durabilidade e resistência, oferecendo longa vida

útil. O sistema permite eficiente aproveitamento de água, sobretudo em zonas onde existe pouca disponibilidade. Para aumentar a durabi-lidade, as mangueiras agrícolas para irrigação devem ser limpas exter-namente e enrolada. No transporte, a mangueira deve ser conservada sempre na posição reta e não deitada.

Trecho de 111,6 quilômetros corta o Vale do Rio Pardo

RSC-153:asfalto na região serrana

Com mais de um ano de inauguração da RSC–153 - antes chamada de RSC–471 - houve mudança de vários aspectos na vida das comuni-

dades próximas à rodovia. Entre os aspectos negativos estão os aciden-tes graves, pois os moradores ainda não se acostumaram com a nova dinâmica causado pelo tráfego de cerca de 2,5 mil veículos utilizando a rodovia diariamente. E entre os pontos positivos estão o surgimento do comércio de beira de estrada permitindo novas opções de empreende-dorismo e se tornou mais fácil o acesso para buscar produtos e serviços nos centros urbanos.

A nova RSC–153 liga o Norte do Estado com o Porto de Rio Grande, com passagem por Soledade, região do Vale do Rio Pardo e Pelotas. O tre-cho entre Barros Cassal e Santa Cruz do Sul, com 111,6 quilômetros foi o último a ficar pronto e representa esperanças concretizadas dos prefeitos de atrair indústrias e empresas comerciais para seus municípios.

SEgurAnçA - Já em uso intenso, a rodovia ainda está à espera do término das obras completamente. As principais reivindicações dos mu-nicípios se referem a itens de segurança, pois é importante serem coloca-das mais placas laterais de orientação e sinalização.

PAlEStrA – Com o objetivo de educar a comunidade para o uso se-guro da RSC-153, a escola Nossa Senhora de Fátima, em Pinhal Santo An-tônio, realizou palestras com profissionais de diversas áreas que falaram sobre segurança no trânsito. Os palestrantes deram dicas de segurança no trânsito e buscaram conscientizar os alunos e suas famílias sobre as facilidades e perigos da rodovia.

Geral

Cris

tina

Seve

rgni

ni

Irrigação localizada

Page 7: Revista dos Vales 2012

7Revista dos Vales

Geral

Câmara Municipal de Santa Cruz do SulEm 2012 deve ser iniciada a

construção do prédio da Câ-mara de Santa Cruz do Sul, que será erguido na esquina da Rua Tenente Coronel Oscar Jost com a Rua 28 de Outubro, junto ao Cen-tro Administrativo do município. O Centro Administrativo será com-posto por um edifício principal de oito pavimentos e a Câmara será uma edificação anexa, no andar térreo, com frente para a Rua 28 de Setembro.

Conforme o presidente do legislativo, Ilário Keller, as novas instalações serão modernas, com fácil acesso a todas as dependên-cias do prédio, especialmente para portadores de deficiência e pessoas com dificuldade de loco-moção. “Teremos condições de melhor atendimento à população”, explica. Ao lembrar que o atual prédio é inadequado, Keller comenta também que representa altos gastos com aluguel e manutenção, valores que se-rão economizados com o uso das novas instalações.

Uma das medidas da presidência do legislativo para 2012 é a auto-mação, para tornar o trabalho dos vereadores mais ágil e prático,

além de eliminar a necessidade de impressões de diversas cópias dos projetos a cada sessão. “Queremos que cada vereador tenha um note-book conectado à internet para usar durante as seções”, conta. Os temas e informações da pauta constarão todos no notebook e haverá, inclusive, a possibilidade de realizar, durante a seção, pesquisas rápidas que se fizerem necessárias. Caso seja necessário imprimir documentos, tam-bém será possível fazê-lo remotamente dos notebooks. Além disso, os gabinetes dos vereadores receberão novos equipamentos de informá-tica. “Todo esse conjunto de ações vai dar mobilidade, rapidez e praticida-de para o trabalho dos vereadores”, lembra Ilário Keller.

A Câmara de Vereadores também está contratando cinco novos fun-cionários de carreira. São um contador, um procurador legislativo,

um motorista e dois agentes de apoio administrativo. O concurso público vai possibilitar mais qualidade ao atendimento aos cidadãos.

Graças a uma habilitação que o município de Santa Cruz do Sul possui junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Ani-

mal (Sisbi), pela portaria 221 de 29 de abril de 2010, as agroindústrias ha-bilitadas podem vender seus produtos para todo o território nacional. Já são três agroindústrias santa-cruzenses habilitadas: Distripan, Frigorífico Gassen e Frigorífico Panke. O secretário municipal de Agricultura, Ademir Santin, destaca a importância do registro. “A habilitação possibilita mais renda ao produtor, retorno ao município, contratação de mais funcionários, além de ser muito importante para a diversificação”, afirma.

Automação

Novos concursados

Agora com SisbiProdutos agroindustriais para todo o território nacional

AGROINDÚSTRIA

Page 8: Revista dos Vales 2012

8 Revista dos Vales

Geral

Banco de AlimentosCom o lançamento do Banco de Alimentos de Santa Cruz do Sul, novas

possibilidades se abrem para os produtores de hortigranjeiros, além de beneficiar entidades cadastradas pela assistência social e escolas através da merenda escolar. O projeto consiste na reforma de 274m² e ampliação de 6,50m² na Ceasa Regional, para viabilizar a recepção e qualificação da compra e distribuição de produtos da agricultura familiar realizadas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa de Ali-mentação Escolar (PNAE). Serão investidos R$ 490 mil na obra, com recur-sos vindos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Combate à Fome, sendo a contrapartida de R$ 40 mil do município. As instalações vão contar com máquina de processamento dos alimentos.

A produção florestal é bastante comum na região. O eucalip-

to possui espécies diversificadas e adaptáveis a várias condições de clima e solo. A maioria das es-pécies plantadas no Estado apre-senta crescimento rápido, produz grande quantidade de madeira e tem fácil adaptação. O eucalipto é considerado uma cultura recupe-radora de solo. Por ter raízes pro-fundas, ele busca, nas camadas inferiores do solo, nutrientes minerais que já estão fora do alcance de raízes superficiais. Serve de matéria-prima para diversas finalidades como marce-naria, apicultura, papel e celulose e energia.

CulTuRAS AGRíCOlAS DA ReGIãOSoja

Eucaliptos

MilhoO milho é uma gramínea anual e possui

ampla adaptação climática. Para que haja máxima produtividade, necessita de temperaturas elevadas e de alta radiação solar incidente, além de um adequado suprimento hídrico durante o seu ciclo. O nível de fertilidade do solo também tem influência marcante para que a cultura possa alcançar produtividade em qualquer situação de ambiente. O ciclo de desenvol-vimento da cultura de milho é dividido em três períodos, compreendendo uma fase vegetativa, uma fase reprodutiva e uma fase de formação e de enchimento de grão. O tempo de duração de cada um desses períodos é determinado pela cultivar, pela fertilidade e pela umidade do solo e, principalmente, pela época de plantio. Na região a melhor época de plantio é nos meses de setembro e outubro.

A época de plantio da soja depende do re-

gime de chuvas da região e da fertilidade do solo. Alguns cultivares têm sua época de plantio amplia-da, quando contam com bom regime de chuvas e fertilidade elevada do solo e pode ser semeada de ou-tubro e dezembro. Vários cultivares podem ser usados, porém, a esco-lha das mais adequadas requer cuidadosa atenção, pois os problemas de porte e condições adversas de clima e solo, podem levar a prejuízos totais na lavoura.

Feijão

Arroz

Pode ser produzido em diversas épocas: nos

meses de agosto e setem-bro, no início da estação chuvosa; em janeiro e fe-vereiro, sob condições nor-mais, com o índice de chu-va para o desenvolvimento inicial das plantas; ou, havendo oscilações climáticas, o plantio poderá se estender até meados de março. O feijoeiro não se desenvolve bem em solos encharcados, ácidos, sendo preferidas as terras boas e leves. Devem ser evitados os terrenos muito inclinados, porque seu cultivo favorece a erosão. A conservação do solo e a rotação de cultura são outras práticas que devem ser feitas, visando à melhoria das condições físicas, químicas e sanitárias do terreno.

O arroz cresce nas mais variadas condições,

em altitudes inferiores ao nível do mar ou superio-res a 3 mil metros. O arroz brasileiro é cultivo em dois ecossistemas diferentes: várzeas e terras altas. O sis-tema de cultivo em várzeas é o mais comum na região. No arroz irrigado, a terra é mantida submersa durante o crescimento, retirando-se a água somente alguns dias antes da colheita. O mês ideal para o plantio é setembro.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 9: Revista dos Vales 2012

9Revista dos Vales

A família Pitol pesquisa e investe na noz-pecã há 40 anos. A empre-sa produz em viveiros as quatro melhores variedades existentes no

mercado: melhorada, importada, barton e imperial, que são vendidas para todo o Brasil. Para alcançar os ótimos resultados, a empresa realiza pesquisas, experimentos e testes, oferecendo ao cliente, mudas fiscaliza-das e com garantia. Conforme o proprietário Luizinho Pitol, o trabalho é contínuo e a pesquisa não para, pois constantemente surgem variedades novas e mudanças de comportamento das plantas.

Os Viveiros Pitol oferecem a possibilidade de verificação da procedên-cia. O consumidor pode conferir de onde são tiradas as matrizes, com garantia de que a muda é procedente e de boa qualidade. Outro diferen-cial é a oferta de mudas de até dois metros de altura. Com este tamanho, o produtor não corre o risco de formigas ou outros animais atacarem as plantas, que se adaptam bem ao consórcio com ovelhas. As mudas pro-duzidas apresentem resultados já no terceiro ou quarto ano, com mais produção depois do oitavo.

E a Agroindústria Pitol, também localizada em Anta Gorda, compra todas as nozes produzidas no município e busca matéria-prima em San-ta Catarina e Paraná. Se tivesse mais frutas disponíveis, a produção da agroindústria cresceria 200%, pois o mercado é garantido. Tudo que é produzido tem destino e a empresa não consegue atender novos clien-tes por falta de produto. Mais informações podem ser obtidas no site www.nozespitol.com.br.

negócio garantido

Ao fazer um paralelo entre os custos e resultados, o produtor pode ter lucro de mais de R$ 16 mil por hectare por ano. Por exemplo, o custo

de implantação é de R$ 440,00 por hectare. Com produtividade de 4 mil quilos por hectare a R$ 5,00 por quilo, a renda bruta é de R$ 20 mil.

Nozes para plantar e colherViveiros Pitol

Características das mudas de nogueira Pitol:- As mudas são um produto de alta tecnologia;- São enxertadas com variedades norte-americanas de alta produtividade;- Testadas em condições brasileiras por mais de 40 anos;- Alta precocidade, com produção já no quarto ano;- Resistência às principais doenças, dispensando agrotóxicos;- Florada conhecida possibilitando planejamento com polinizadoras;- Produção em raiz nua, que se adapta melhor ao solo;- Qualidade de amêndoa ideal para industrialização;- Alto rendimento de amêndoa aproveitável;- Longevidade que pode superar 200 anos de produção;- Adaptação em ampla variedade de solos de toda região Sul e parte da Sudeste.

Agroindústria Pitol - Linha Dr. Carlos Barbosa, s/n - Anta Gorda/RSFones: (51) 3756-1156 / 3756-1682 / 9807-4352

www.nozespitol.com.br

“Qualidade e sabor ao seu alcance”

Page 10: Revista dos Vales 2012

10 Revista dos Vales

GeralAssemp comprometida com odesenvolvimento comunitário

Oktoberfest

A Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) congrega 16 representações de empresários e tem por objetivo atuar

ao lado das entidades de classe, valorizando os seus anseios e servin-do de elo entre os empresários e os poderes constituídos. Conforme o presidente da Associação, Fábio Borba, isto leva em conta o princípio da liberdade de ideias no campo democrático e a livre iniciativa e concor-rência no aspecto econômico. É missão da Assemp estimular e ampliar o conhecimento, acompanhar e provocar iniciativas legislativas, desde que prime pelo desenvolvimento comunitário em todos os seus segmentos.

Atualmente a entidade participa de diversas maneiras no apoio de iniciativas coletivas, como conselhos municipais e em campanhas sociais como a de captação de recursos para o Comdica por intermédio do pro-grama Entidades Ajudando Entidades. Outros exemplos são a organiza-ção da Semana do Empreendedor e a coordenação do Projeto Parceiros Voluntários, assumida recentemente. “Queremos dar continuidade às ati-vidades da ONG, fortalecendo ainda mais a busca para as demandas sociais da comunidade e, através dos programas desenvolvidos, contribuir para dis-seminar a cultura do voluntariado organizado”, disse Borba.

Mas, é o papel da Assemp na gestão dos maiores eventos de Santa Cruz do Sul que é a função mais conhecida na sociedade. E a Oktoberfest é o maior exemplo de gestão de eventos. O trabalho dos profissionais da entidade procura sempre incentivar os realizadores para que consigam se autogerir. É oferecido auxílio com ferramentas que incentivem o trato dos recursos de maneira competente. “A satisfação principal é ver que os organizadores são capazes de planejar, organizar e realizar com expertise”, acrescenta o presidente.

Hoje a Assemp está organizada com departamentos de marketing e gestão, que auxiliam e orientam os empreendedores dos mais diversos setores, seja no aspecto cultural-turístico ou nas áreas de esporte e pla-nejamento. “É intenção da entidade sempre auxiliar para o desenvolvimen-to da economia de nossa cidade, ampliando horizontes e consolidando par-cerias que se refletem de maneira positiva em toda a nossa região do Vale do Rio Pardo e no Rio Grande do Sul”, salienta Fábio Borba.

De 10 a 21 de outubro de 2012, novamente a animação tomará conta da cidade. Estará acontecendo a 28ª edição da Oktoberfest. O Par-

que da Festa da Alegria será o centro de grande diversidade de atrações, que estão cada vez mais incrementados e agradam todos os públicos. Bailes, danças típicas, músicas folclóricas, músicas populares, chope, sho-ws, lonões, exposições, atrações da Feirasul, desfiles e gastronomia são algumas das atrações encontradas em um só lugar.

E os organizadores buscam surpreender o público a cada ano. Na edi-ção de 2011, os desfiles temáticos pelas ruas da cidade possibilitaram a quem assistiu se encantar ao ver um mundo de fantasia. Além disso, a edição em que Ivete Sangalo esteve na Oktoberfest ficará na memó-ria dos cerca de 400 mil visitantes também por outros motivos. Foi uma das maiores festas já realizadas, com atrações diferenciadas e inovações, em especial os bailes animados pelas bandinhas típicas alemãs. Também teve apresentações de danças folclóricas, farta gastronomia, jogos ger-mânicos, escolas de língua e culinária alemã.

Grandiosidade dos desfiles temáticos:

tradição que deve se repetir

em 2012

Folclore germânico:

público se diverte com exibições

das tradições dos colonizadores

Page 11: Revista dos Vales 2012

11Revista dos Vales

Geral

O Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem do Hospi-tal Santa Cruz (HSC) completa este mês 6 anos de serviços

prestados à comunidade. O CDii está localizado nas dependên-cias do HSC e atende a todos os tipos de convênios, oferecendo o que existe de mais moderno em equipamentos para a reali-zação de exames.

Entre as novas tecnologias utilizadas no CDii está o Centro de Terapia Endovascular – Hemodinâmica, serviço de ponta qualifi-cado para realizar qualquer intervenção cardiovascular. O Cen-tro representa um grande avanço nas técnicas de diagnóstico e de tratamento de diversas doenças dos sistemas cardiovascular e neurovascular. No local são utilizados catéteres sob orienta-ção de modernos equipamentos que captam a imagem a partir de um detector plano digital. A riqueza de detalhes propor-cionada é fundamental para avaliação médica na angiografia cardíaca, vascular cerebral, abdominal e periférica. Esses mé-todos, minimamente invasivos, permitem rápida recuperação do paciente.

“A hemodinâmica faz o diagnóstico e também o tratamen-to”, resume o gerente assistencial do HSC, Fernando Wegner. “No CDii, um paciente com infarto agudo do miocárdio tem a possibilidade de realizar o tratamento, como por exemplo um procedimento de dilatação de artéria obstruída, logo na sua chegada ao hospital, sem necessidade de transferência para Porto Alegre”, exemplifica Wegner.

Outra tecnologia de destaque no CDii é o CR, equipamento que substituiu o sistema convencional de radiologia pelo siste-ma digital. Agora, todos os exames realizados são digitalizados e, por meio de um sistema integrado, disponibilizados nas es-tações de trabalho dos médicos radiologistas, com possibilida-de de disponibilizá-las ainda em qualquer área do HSC. Como elimina o processo de revelação, o novo sistema evita ainda a geração de rejeitos no meio ambiente. “Além da qualidade dos

CDii/HSC completa seis anos

exames ser superior, o CR agiliza o atendimento, o diagnóstico e a liberação do paciente”, complementa Wegner.

O CDii realiza aproximadamente nove mil exames mensais. O centro dispõe ainda dos serviços de radiologia geral digital, ecografia, tomografia computadorizada, biópsia e punções, ecocardiologia e ecodoppler vascular, ecocardiografia transto-rácica com ecodoppler colorido convencional, ecocardiografia transtorácica para avaliação dissincronia cardíaca, mamografia digital, ressonância magnética, cintilografia, lipotripsia extra-corpórea e densitometria óssea.

Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Agendamentos de Exame, pelo telefone (51) 3713-7474, ou no site www.hospitalstacruz.com.br.

Page 12: Revista dos Vales 2012

12 Revista dos Vales

Especial Educação

Cursos são direcionados a estudantes

concluintes doEnsino Médio em

escolas públicas

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentre as cidades da região, Santa Cruz do Sul lidera

o ranking de alfabetização, com 96,8%. Em seguida vem o muni-cípio de Mato Leitão, com 96,5% dos habitantes alfabetizados. No Estado, Santa Cruz está na 78ª posição. Mas os índices de analfabetos, que parecem alarmantes, estão diminuindo grada-tivamente e devem chegar a zero nos próximos anos.

Em qualquer município, as pessoas analfabetas são as mais idosas, que tiveram dificuldades de acesso à educação na in-fância, idade adequada para alfabetização. Mas, graças ao in-centivo de projetos educacionais e a aplicação da legislação para que nenhuma criança fique sem escola, as novas gerações são alfabetizadas na época adequada e os índices da educação estão cada vez melhores.

Em 2012, diversas escolas estaduais da região vão receber melhorias, reformas e ampliações. Na área de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) são mais de R$ 600 mil para seis escolas: José Luchese, em Lagoa Bonita do Sul; Wolfram Metzer, de Venâncio Aires; Tenente José Jerônimo Mesquita, de Vera Cruz; e Guilherme Simonis, Affonso Pedro Rabuske e Alfredo Kliemann, de Santa Cruz do Sul.

- José Luchese, em Lagoa Bonita do Sul: R$ 51.250,00, para reformas

- Wolfram Metzer, de Venâncio Aires: R$ 82.200,00, para

reformas e adaptação do prédio- Tenente José Jerônimo Mesquita, de Vera Cruz:

R$ 100.302,00, para reformas e pinturas- Guilherme Simonis, de Santa Cruz do Sul: R$ 150 mil,

para reformas, reparos e pinturas- Affonso Pedro Rabuske, de Santa Cruz do Sul:

R$ 131.520,00, para ampliação do prédio, com construção de biblioteca e novos banheiros

- Alfredo Kliemann, de Santa Cruz do Sul: R$ 150 mil, para construção de passarela, rampas, reformas e adaptações.

OFórum Temático da Educação da Associação Santa Cruz No-vos Rumos (Ascnor), através do Projeto Escola Referência,

implementou os cursos de Iniciação Profissional ao Turismo e de Iniciação Profissional em Logística. Criada para ser modelo em educação profissional no Estado, a Escola Referência, rea-lizou, em dezembro de 2011, a formatura de concluintes dos dois cursos.

O projeto conta com apoio e colaboração da iniciativa priva-da, 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Secretaria Municipal de Educação e Universidade de Santa Cruz do Sul, empresários, educadores e diversas lideranças da sociedade. Com a formatura das duas turmas, foram colocados 51 jovens no mercado de trabalho, auxiliando muitas empresas da região a obterem mão de obra qualificada.

O primeiro curso criado foi o de Iniciação Profissional ao Tu-rismo, cujas aulas começaram em março de 2010, na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário. E em março de 2011 entrou em atividade o Curso de Iniciação Profissional em Logística, ministrado na Escola Estadual Estado de Goiás. O Santa Cruz Novos Rumos criou a Escola Referência como forma de estímulo à integração entre a educação básica e a profissional, quali-ficando ao mercado alunos que finalizam o ensino médio em instituições estaduais de ensino.

Índices de alfabetização da região

Melhorias para escolas públicas

Santa Cruz Novos RumosCursos que são referência

1º Santa Cruz do Sul - 96,8%2º Mato Leitão - 96,5%3º Venâncio Aires - 95,6%4º Vera Cruz - 95,6%5º Passo do Sobrado - 94,4%6º Vale do Sol - 94,2%7º Sobradinho - 93,9%8º Ibarama - 93,6%9º Arroio do Tigre - 93,4%10º Sinimbu - 92,5%11º Rio Pardo - 92,3%12º Salto do Jacuí - 92,1%13º Estrela Velha - 91,8%14º Candelária - 91,2%15º General Câmara - 91,2%

16º Gramado Xavier - 91,2%17º Segredo - 91,1%18º Herveiras - 90,9%19º Vale Verde - 90,4%20º Lagoa Bonita do Sul - 90,3%21º Pantano Grande - 90,3%22º Boqueirão do Leão - 90,2%23º Encruzilhada do Sul - 90%24º Jacuizinho - 89,5%25º Tunas - 88,9%26º Passa Sete - 88,4%27º Cerro Branco - 87,8%28º Barros Cassal - 86,5%29º Lagoão - 82%

Índices

Page 13: Revista dos Vales 2012

13Revista dos Vales

Especial Educação

Page 14: Revista dos Vales 2012

14 Revista dos Vales

rua Félix Hoppe, 545/sala 01 - Fone: (51) 3719-6670Santa Cruz do Sul - rS

e-mail: [email protected]

Deutsch lernen und Kultur erleben!Estudar alemão e vivenciar a cultura!

Jaqueline Bender:Auf gut Deutsch agora apta a aplicar

provas de proficiência do idioma

Escola fica na Rua Félix Hoppe, 545, em Santa Cruz do Sul

Auf gut DeutschPara falar o bom alemão

Prüfungszentrum

Cursos

Cursos especiais

Além da excelência no ensino da língua alemã, a Auf gut Deutsch também tem forte atuação e apoio ao desenvolvimento da cultura

alemã na região do Vale do Rio Pardo. Fundada em 2005, com apoio do Goethe-Institut, a escola é dirigida por Jaqueline Bender, uma referência regional quando o assunto é língua alemã. A didática aplicada conta com aulas criativas em conversação e exercícios, debates, diálogos, filmes, ta-refas escritas, trabalhos em grupo, músicas, jogos e aulas de culinária e artes. Os alunos recebem uma sólida base teórica, com o apoio de um corpo docente altamente qualificado.

Localizada na Rua Félix Hoppe, 545, em Santa Cruz do Sul, a escola oferece, além das aulas com professores especializados, também outras vantagens como a possibilidade de intercâmbios e de viagens à Alema-nha para aperfeiçoamento do idioma em vivência prática. O projeto tem por objetivo estimular o aprendizado do idioma alemão e propiciar o in-tercâmbio cultural, ampliando não apenas as expectativas de trabalho dos jovens envolvidos, mas também a sua formação educacional.

Uma das parcerias é a Au Pair Agentur Nord. A agência oferece opor-tunidade de intercâmbio na Alemanha em um programa de 12 meses. “Você aprende o idioma alemão, conhecendo os costumes e a cultura alemã”, lembra a proprietária Jaqueline Bender.

Além disso, a Auf gut Deutsch iniciou, em 2011, uma parceria com a Aiesec. Os intercâmbios da Aiesec visam oportunizar aos jovens uma experiência de vida enriquecedora e aproveitar a diversidade cultural do mundo. O primeiro intercambista foi Sven Veismann, que veio da cidade de Aachen, na Alemanha. Ele esteve com a Auf gut Deutsch também na Oktoberfest, onde a escola oferece aulas gratuitas de língua alemã.

A Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch também está

apta a aplicar provas de profici-ência do idioma. A escola foi re-conhecida pelo Instituto Goethe com a disputada placa Prüfungs-zentrum Goethe-Institut e, ago-ra, é o terceiro centro de provas no Estado, acompanhando a Uni-versidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a própria sede do ins-tituto, em Porto Alegre. Segundo a proprietária, Jaqueline Bender, os exames correspondem aos ní-veis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), que vão desde A1 para iniciantes até C2 para o nível lin-guístico mais alto.

Kinder - Alemão para crianças a partir de 4 anos. Canções, jogos, brin-cadeiras, trabalhos manuais e artísticos e demais recursos apropriado para a idade.

Jugendliche - Cursos voltados para jovens, com métodos e materiais didáticos para aulas dinâmicas, eficientes, divertidas e comunicativas.

Erwachsene - Aulas para adultos, que escolhem a combinação ideal de estudo do idioma, cultura e lazer.

Preparação para intercâmbio - Aulas particulares com conversação desde o primeiro encontro e escritas de textos para o Au-Pair.

Preparação para a Humboldt Schule - Preparação para prova de in-gresso ao ensino profissionalizante, através do sistema dual de ensino.

Alemão para viagens - Aulas específicas para quem deseja viajar para a Alemanha.

Oficinas de conversação - Interação através da utilização de canções, diálogos, textos, receitas culinárias e outros recursos.

Oficinas de gramática - Direcionadas para concursos, para professo-res de alemão e demais interessados em aprender o alemão gramatical.

Cursos intensivos de alemão comercial - Para profissionais preocu-pados em ampliar suas chances de contato comercial.

Cursos para empresas - Aulas para grupos nas próprias empresas.

Preparação para as provas de proficiência – Aulas específicas para as provas do Goethe Institut.

Especial Educação

Page 15: Revista dos Vales 2012

15Revista dos Vales

Especial Educação

Page 16: Revista dos Vales 2012

16 Revista dos Vales

Projetando para VidaA Creare Consultoria e Treinamentos Ltda atua na área de consultoria e

treinamentos para desenvolvimento de pessoas e equipes na Gestão Pessoal, Profissional e de Executivos.

Nosso trabalho está embasado na metodologia de Coaching, nas múltiplas inteligências, na inteligência emocional, na inteligência mul-tifocal e nas ferramentas da qualidade. Investimos no desenvolvimento contínuo de metodologias que visam à ampliação da consciência, crian-do condições reais para que a excelência em cada pessoa seja ativada.

O programa de aprimoramento profissional é desenvolvido com base nas expectativas de cada organização. Para atender a essas necessidades específicas, desenvolvemos programas customizados na modalidade in e out door, através da metodologia “SER” (Superação-Estratégia-Resultados) formatada pela Creare, acompanhada por processo de coaching.

Os profissionais da Creare estão habilitados para desenvolver o capi-tal humano organizacional focado em atingir metas, estratégias e indica-dores de desempenho contribuindo no real crescimento da organização. Para isto, ajudamos a formatar e preparar a agenda de atividades integra-das visando a agilização da preparação das pessoas para execução de tra-balhos, projetos e processos através de uma metodologia diferenciada, qualificação, aperfeiçoamento e preparação técnica.

Se você deseja trazer maiores resultados para sua organização públi-ca ou privada, você precisa de líderes e profissionais com uma cultura de alta performance.

Para Prefeituras e SecretariasMunicipais de Educação:

• Assessoramos prefeituras e escolas com capacitação pedagógica.• Ministramos cursos e palestras sobre: Maestria em Sala de Aula Como lidar com os jovens da Geração Y

Serviços Profissionais:Santa Cruz do Sul - RS | Rua Olavo Bilac, 156 | Bairro Goiás

CEP 96810-290 | Tel. (+55 51) 3902.0550www.creare-rs.com.br

Para Organizações:Oferecemos cursos e treinamentos para desenvolvimentopessoal e profissional de equipes nas áreas de:

- Liderança- Gestão- Team Building- Gestão Pessoal- Planejamento e Organização- Vendas

treinamento VIPÉ desenvolvido para pequenos grupos, onde o cliente define o

conteúdo programático do curso direcionado para a sua necessi-dade imediata. Para você:

Venha potencializar seu projeto de vida através do coaching:- Executive Coaching- Coaching de Carreira - Live coaching

Especial Educação

Page 17: Revista dos Vales 2012

17Revista dos Vales

Materiais utilizados para aprendizagem

Inclusão social eampliação da cidadania

Formação para professores

Educação: Emei:Escola Municipal Pedro Helff recebeu ginásio de esportes

Está sendo concluída a nova Escola Municipal de Educação In-fantil, no centro da cidade, com recursos oriundos do Fundo

Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapar-tida do município. Irá beneficiar em torno de 120 famílias, com o atendimento em turno integral das crianças de 6 meses a 4 anos de idade. É uma porta de entrada para a inclusão social, onde os pais terão um local seguro, de ensino/aprendizagem para deixarem seus filhos.

Esse processo de atendimento a mais crianças vai ampliar a cidadania dos leoboqueirenses. A Emei é produto do esforço da Secretaria Municipal de Educação que está sempre em busca de melhores condições educacionais para as crianças. Conta com profissionais da área de educação, como professores, monitores e merendeiras. Será supervisionada pela Secretaria de Educa-ção, com acompanhamento de nutricionista e outros profissio-nais da área.

Pensando em auxiliar os professores nas suas atividades diárias a Smec aderiu a formações continuadas como o Programa Es-

cola Ativa no RS que é direcionado aos professores que atendem alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas do campo, que são organizadas na forma de classes multisseriadas, ou seja mais de uma série na mesma turma. Além das formações as escolas estarão recebendo materiais para serem utilizados no desenvolvimento das atividades diárias. No início deste ano a Smec recebeu do MEC os Kits com jogos matemáticos que já estão sendo entregues as escolas. Este programa tem envolvido os pais nas atividades escolares buscando com isso uma maior integração entre escola e comunidade.

Outro Programa oferecido foi o pró-letramento na área de al-fabetização e linguagem também para professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Ambas as formações foram oferecidas pelo MEC sendo que o município aderiu aos programas disponibilizando tutores que participaram das capacitações para posteriormente realizar as formações com os professores.

No início de 2012 foi concluído o Ginásio de Esportes da Esco-la Municipal Pedro Helff, na localidade de Estância Schmidt,

interior do município do Boqueirão do Leão. O ginásio também servirá para o uso da comunidade geral, que tinha esta constru-ção como um antigo sonho. O investimento da obra contou ex-clusivamente com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação.

A Secretaria de Educação informa que o ginásio beneficiará um público de mais de 40 alunos e uma comunidade que conta com mais de 50 famílias. O ginásio tem grande importância para a escola nas aulas de educação física, eventos, e também nos mo-mentos de recreação. É um espaço que será utilizado todos os dias, independente se fizer sol ou chuva.

Ginásio para atividades de

educação física, eventos e lazer

Escola de Educação Infantil em fase de conclusão atenderá emtorno de 120 crianças

Felip

e N

itzke

Felip

e N

itzke

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Professores recebem formação continuada

Boqueirão do Leão Especial Educação

Page 18: Revista dos Vales 2012

18 Revista dos Vales

A constante mudança climática ambiental re-sultante do aquecimento global e do efeito

estufa, decorrentes das atividades humanas no uso dos recursos naturais disponíveis, obriga a humanidade a conviver com sérias mudanças que vêm ocorrendo no planeta; como catástro-fes climáticas, problemas respiratórios, câncer de pele, proliferação de espécies de micro-organis-mos transmissores de doenças contagiosas. Isso tudo leva o homem a refletir sua prática quanto ao manejo ambiental destes recursos em suas atividades profissionais.

Nesse contexto, a Escola Municipal José de An-chieta, de Linha Caramuru, bem como as demais es-colas da rede municipal, desenvolveram atividades que levem os alunos a conhecer esses problemas ambientais e propor atitudes de reflexão sobre sua prática ambiental futura, evitando resultados cada vez mais catastróficos.

O objetivo do projeto foi de conscientizar os alunos para a necessi-dade da preservação ambiental valorizando a qualidade de vida, pre-

servando os recursos naturais e garantindo a sobrevivência das futuras gerações. Foram de-senvolvidas atividades que motivem os alunos a refletir sobre o atual comportamento ambiental da humanidade nos dias de hoje, com sugestão que levem a todos a adotar atitudes diferencia-das com relação à preservação e ao cuidado com o meio ambiente onde a criança vive.

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer e analisar uma propriedade rural de Ibarama, que serve como modelo de diversificação de cultura, para assim apreenderem na prática que existem alternativas de produção diferentes do cultivo do fumo. Também é uma das metas de-senvolverem o respeito ecológico, ampliarem o conceito de meio ambiente e reconhecerem a sua importância na participação do cuidado com

o meio ambiente. Em prática, os alunos puderam realizar atividades de embelezamento no pátio da escola, como uma das propostas de início ao processo de reeducação ambiental.

“Leitura, mais que aprimorar conhecimentos, é vida, entretenimento, fantasia, ficção, realida-de e informação. Não importa o motivo que nos faça abrir um livro, mas sim à ação de abri-lo e simplesmente ler, sem compromisso.”

Mas isso nem sempre acontece, afirma a se-cretária de Educação de Ibarama, senho-

ra Maria Josefina Da Cas Sebben, “o Município, como muitos do País, tem suas bibliotecas re-pletas de bons livros e o que faltam são leitores”. Pensando nisso, ela lançou a proposta da produ-ção de livros nas escolas municipais, e desde o ano de 2007 o município desenvolve projetos de leitura, cujo resultado é um livro produzido em cada escola, e em al-gumas escolas o livro é produzido por cada aluno, envolvendo assim os professores, alunos e pais.

Conforme a coordenadora do Projeto da Escola Municipal Menino Je-sus, professora Carline Torcatto, a proposta teve muitos pontos positivos, pois além do livro produzido pela escola, cada aluno produz seu próprio livro. Isso está fazendo com que eles adquiram mais comprometimento, demonstrando mais valorização à leitura. Os alunos são orientados e coor-

denados pela professora de Língua Portuguesa e os demais professores colaboram com atividades dentro de sua área de atuação e dessa forma, há atividades e textos bem variados em cada livro.

Nas escolas municipais também é realizada a “Hora do Conto” para todas as turmas, e as diver-sas formas de apresentar as histórias, contribui para o encantamento das crianças e as motiva em buscar novos livros para ler. As bibliotecas possuem inúmeros livros e materiais de leitura e os alunos têm oportunidades para manuseá-los e despertar o gosto pela leitura.

Outro aspecto importante é o incentivo, a orientação e a oportunidade que os alunos rece-

bem para criarem sua biblioteca particular em casa. Com esta finalidade, regularmente a Secretaria Municipal de Educação junto com as escolas municipais, fornecem livrinhos para que os alunos levem para casa. Exis-te também o incentivo para que eles adquiram materiais de leitura nas feiras e nos Encontros Culturais que o município promove anualmente. “Sentimos que aos poucos os alunos vão despertando interesse para a lei-tura, mas isso não depende somente deles, a influência e a dedicação dos professores e pais é fundamental”, salienta Maria Josefina.

Ibarama

Projeto Meio Ambiente

Em busca de leitores

A área da Educação é um dos setores mais im-portantes para o desenvolvimento de um

município. Por isso, Ibarama tem investido mui-to para a melhoria da qualidade na educação oferecida aos alunos que frequentam as escolas municipais.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, adquiriu ônibus novos, am-pliou as linhas do transporte escolar benefician-do um número maior de alunos que percorriam longos trajetos a pé, construiu salas de aulas, transformou escolas em escolas pólos, opor-tunizando aos alunos acesso a laboratório de informática, participação em projetos, aulas de Educação Física em espaço adequado e oportu-nidade de participação em oficinas de culinária, pintura, reforço escolar, esportes e recreação no turno inverso.

A Secretaria de Educação, visando melhorar a qualidade da educação oferecida e melhorar a aprendizagem dos alunos, oferece cursos de for-mação continuada aos professores, na tentativa de superar alguns dos principais problemas que impedem o sucesso dos alunos, como o analfa-betismo, o abandono escolar e a defasagem de idade/série.

A Secretaria de Educação tem apoiado os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada, oportunizando acesso ao Exame Nacional para Certificação de Compe-tências de Jovens e Adultos (Encceja e Enem). Trata-se de uma avaliação voluntária e gratuita para as pessoas que não concluíram o Ensino Fun-

damental ou médio, oferecida pelo Ministério da Educação.

Várias pessoas de Ibarama concluíram o Ensi-no Fundamental através do Encceja e Enem e no final do ano letivo de 2011, durante a formatura da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Funda-mental Luiz Augusto Colombelli, estas pessoas tiveram oportunidade de se formar mo Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Além disso, várias pessoas, com ajuda da Secretaria da Edu-cação, fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que oportuniza a conclu-são do Ensino Médio, bem como a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Pro-grama Universidade para Todos (Prouni), através

do resultado do Enem. Ações atuais - As escolas municipais José de Anchieta, Santa Marta,

Edwaldo Henrique Drews e Menino Jesus já têm implantada cisternas para coletar a água da chuva para uso na escola. Já está em estudo proje-to para implantar cisternas nas demais escolas municipais.

Outro ponto que será trabalhado neste ano de 2012 no município de Ibarama é a implantação do Programa Brasil Alfabetizado, com implan-tação de turmas nas localidades onde tem uma concentração maior de adultos com pouca escolaridade, visando melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Também a secretaria apoiou e continuará apoiando o Programa de Alfabetização desenvolvido no Município pelo Serviço Na-cional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio do Sindicato Rural.

Educação é prioridade em IbaramaEspecial Educação

Page 19: Revista dos Vales 2012

19Revista dos Vales

Sinimbu

Educação investe nos professores, qualificaçãoe infraestrutura

Qualificação

PUFV

A área de Educação em Sinimbu é a que demanda maior número de investimentos a cada ano pela administração municipal, ocu-

pando 36,01% do orçamento de 2012. Assim, em 2011 a prefeitura promoveu uma série de melhorias na estrutura das escolas. Foram reformadas as escolas Carlos Boettcher Filho, Ipiranga, Santos Du-mont, Adolfo Dassow, Carlos Gomes, Nossa Senhora de Fátima e Luiz Fredrich.

As reformas são importantes, pois melhoram a condição de se-gurança dada aos alunos e professores. Além disso, essas melhorias são importantes para manter o patrimônio das escolas em dia, sem correr o risco de maior deterioração e é um investimento que o mu-nicípio está fazendo indiretamente em educação.

Outro investimento da administração foi a adequação do salário do quadro de professores municipais ao Piso Nacional de Professo-res. O valor do menor salário que é pago a um professor que inicia sua carreira no quadro municipal em Sinimbu (nível 1) é de R$ 680,00 para 20 horas – o valor anterior era de R$ 534,00.

A adequação ocorreu após a divulgação do acórdão do Supremo Tribunal Federal, que obriga aos estados e municípios ao cumpri-mento do piso mínimo nacional para o magistério, R$ 593,00. Além disso, os professores sofrem acréscimo do seu salário em caso de al-teração de classe, triênios e outras vantagens, que diferem de casa profissional, como atendimento a classe multisseriada, direção ou difícil acesso.

“Buscamos adequar o quadro de professores a essa nova reali-dade por entendermos que isso também implicaria na melhoria da qualidade de ensino no município”, salienta a secretária de Educa-ção, Jacinta Rabuske.

Por outro lado, existe um constante investimento em qualificação dos professores, com cursos de atualização pedagógica constan-

te. O município participa ainda do Programa União Faz a Vida (PUFV), mantido em parceria com a Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, que visa promover a construção de atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contri-buindo para a educação integral de crianças e adolescentes no mu-nicípio.

Ao longo de 2011 foi desenvolvido ainda um projeto político-pe-dagógico e a construção de um regimento nas escolas, sendo que em 2012, toda a programação curricular está sendo montada tendo por base estes dados coletados junto aos educadores.

Investimento em educação é o maior no orçamento do município

EMEF Adolfo Boettcher é uma das escolas reformadaspela administração municipal

Ações do Programa União Faz a Vida contribuem para umaeducação integral de crianças e adolescentes

O União faz a Vida (PUFV) é um programa de educação coope-rativa que tem por desafio a formação de cidadãos capazes

de empreender e construir coletivamente. Teve seu início no ano de 1995 em Santo Cristo (RS). Em 2002 novas instituições ingres-saram e em 2006 foi implantado no Mato Grosso e no Paraná. Hoje é um programa nacional que conta com mais de 15 mil educa-dores, 165mil crianças e adolescentes em mais de 1,3 mil escolas.

Seu objetivo é construir e vivenciar atitudes e valores de coo-peração e cidadania por meio de práticas de educação coopera-tiva, contribuindo para a educação integral de crianças e adoles-centes, em âmbito nacional. Símbolo de cooperação e trabalho, a abelha é a legítima mascote para o Programa a União Faz a Vida, fortalecendo ainda, com o símbolo do cooperativismo no peito, a sua identidade com a educação cooperativa.

Em Sinimbu, o programa iniciou no ano de 2006, quando a Co-operativa de Crédito do Sicredi, gestora do programa, e as escolas municipais se uniram para desenvolvê-lo junto as suas comunida-des escolares.

Segundo a coordenadora do PUFV no município, Anita Bran-demburg, o programa é como uma semente que lançamos na terra fértil da educação, juntando a ele a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta (uma sociedade mais cooperativa).

“Da planta, o fruto e do fruto, novas sementes (cidadãos mais cooperativos). Muitas vezes, na educação é assim, a gente planta, planta, mas não pode exigir que a planta nasça amanhã. Pode le-var tempo ou nem sempre é possível colher o que se plantou. As coisas nem sempre acontecem à curto prazo, mas é preciso acre-ditar e continuar a plantar com a certeza de que mesmo à longo prazo, a semente da educação cooperativa germinará”, salienta.

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Especial Educação

Page 20: Revista dos Vales 2012

20 Revista dos Vales

A Educação Am-biental é um

processo que abrange todas as áreas do conheci-mento, de manei-ra a atingir toda a sociedade, sobre o respeito e com-prometimento com o meio ambiente. Dessa forma, se estabelece uma consciência crítica sobre os problemas ambientais, na relação entre o homem e a natureza, demonstrando que não somos um ser a parte, e sim que dependemos de um ambiente equilibra-do, onde o consumo e utilização dos recursos naturais ocorram de forma sustentável, atingindo o ideal de qualidade de vida.

No Brasil a Educação Ambiental tem ganhado espaço des-de meados da década de 60, quando se iniciaram os primei-ros movimentos propondo desenvolvimento sustentável. Em 27 de abril de 1999 foi criada a Lei 9.795 que trata sobre educação ambiental, suas diretrizes e políticas nacionais so-bre sua prática.

Atividades envolvendo educação ambiental podem ser de-senvolvidas nos mais variados locais como empresas, setor pú-blico, universidades, comércio, creches, escolas, entre outros. Destes locais, a escola aparece como o mais importante, pois é nessa instituição que serão formados os futuros cidadãos, sen-do o melhor local para incutir e desenvolver as práticas am-bientais, sendo uma forma de levar conhecimento as crianças e despertá-las para a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, e desenvolvimento sustentável. Diversos temas podem ser abordados com os alunos entre eles: poluição do meio ambiente, preservação ambiental, consumo consciente dos recursos, aquecimento global, etc.

A empresa Bios Consultoria Ambiental tem como missão promo-ver o desenvolvimento da sociedade de maneira sustentável, ten-do a educação ambiental como guia de referência na execução de suas atividades, e como proposta de atividade em diversos empre-endimentos. A empresa se localiza na Rua 28 de Setembro, 36-S. 106-Gal.Champs Elysées - Fones (51) 3056-4930/8143-4316-Santa Cruz do Sul - E-mail: [email protected] - www.bios-rs.com.br.

Por: diego dutra Leite *

Nós podemos ter o ambiente que queremos e necessitamos para viver.

Quando falamos em meio ambiente, que temos que preser-var que temos que isto e aquilo, a sensação é de que não esta-mos falando de nós, para nós, é como se fosse coisa dos outros, como se tivéssemos de cuidar para os outros. E este é o “x” da questão, devemos imaginar e interagir com o ambiente como agimos conosco, porque nós nos cuidamos da nossa estética, da nossa saúde, dos nossos bens, da nossa família, de tudo que é nosso.

Se cada um agir com o ambiente como age consigo mesmo, certamente começarão a surgir ações diárias de cuidado, que nos farão sentir-se bem, farão bem aos nossos, aos outros e principalmente, nos farão ser formadores de opinião, ou seja, o que pensamos, o que fazemos, será o que os outros vão querer fazer, com simplesmente o lugar magnífico em que vivemos.

Quero dizer que não depende dos outros, depende é de nós mesmos, eu, você, você, você, para nós.... e tenho certeza que a nossa geração realizará estas mudanças comportamentais ao longo da história serão consideradas vitais para o desenvolvi-mento das civilizações futuras.

Estas ações são simples, e uma das principais é começar-mos a planejar o gerenciamento dos resíduos que geramos em casa, no nosso trabalho, na rua, destinando corretamente os mesmos, procurando sempre alternativas que primeiramente possam reciclar, reduzir, reutilizar e se não possível, o descarte seguro e autorizado, no qual os resíduos terão destino correto. Desta forma, além de não poluir, vamos gerar empregos, distri-buir renda, formalizar o mercado de trabalho, que especifica-mente imagine, toda uma cadeia de produção de um item, bem de consumo, etc, pessoas envolvidas, cultivo, beneficiamento, transporte, armazenamento, distribuição, venda, ponto de venda, consumidor, uso, etc...agora imagine o processo contrá-rio, logo se vê que pode gerar trabalho farto pra desfazer tudo e aproveitar ao máximo cada matéria-prima novamente, com um detalhe, sem haver o extrativismo, a agressão á natureza para obter estes insumos, cada vez mais raros, que amanhã quem sabe, se descobre que seja um antídoto para certos males que somos suscetíveis.

* ecolog - serviços Ambientais

Educação AmbientalMais que conscientização, precisamos planejar e agir em favor do nosso ambiente

Bios Garden

Especial Meio Ambiente

Embora sejam inúmeras as vantagens e as opções de utiliza-ção da madeira, existem algumas desvantagens, como de-

gradação por radiação e produtos químicos e biodegradação. Tendo em vista a preservação do uso de madeira e a solução das desvantagens, é que a madeira tratada, proveniente de flo-restas sustentáveis, vem aumentando seu terreno. Na América Latina, os países que mais utilizam a madeira tratada são o Brasil e o Chile.

E é trabalhando sempre dentro de princípios de melhorias constantes e inovadoras, que a Arko Madeiras usa a mesma tec-nologia empregada em países de primeiro mundo para o trata-mento da madeira. O processo é realizado em autoclave, no sistema de vácuo e pressão, garantindo alta durabilidade à madeira, mesmo quando exposta às intempéries climáticas e ação de fungos apodrecedores e insetos.

O produto usado no processo de tratamento da madeira é o CCA (arseniato de cobre cromatado). Por ser um produto não corrosivo, o CCA permite o uso de pregos, grampos e arames, sem que eles sofram oxidação. A Arko atua no mercado de pre-servação de madeiras desde 2002, o que lhe garante vasta ex-periência e credibilidade. www.arkomadeiras.com.br

Arko Madeiras

Page 21: Revista dos Vales 2012
Page 22: Revista dos Vales 2012

22 Revista dos Vales

Educação ambiental - Projeto Verde é Vida entra em nova fase em 2012

Afubrinha, o símbolo do Verde é Vida

Um grande e bem sucedido exemplo de educação ambiental é o Ver-de é Vida, desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil

(Afubra) nos três estados do Sul do Brasil. Com comprovada eficácia de seus métodos, o projeto tem uma grande história de ações que desde 1991, vem fazendo a diferença positivamente para muitos estudantes, escolas e comunidades.

E agora, o Verde é Vida modifica sua forma de atuação junto às escolas parceiras em 2012. Ao invés de quatro cartilhas anuais com temas diver-sos para serem trabalhos junto com os alunos, será elaborado um anu-ário com um tema específico para ser debatido e implantado ao longo do ano. O coordenador do Projeto Verde é Vida e gerente para Assuntos Ambientais da Afubra, Adalberto Sidnei Huve, explica que o tema para o primeiro anuário é a água, um dos bens mais valiosos do planeta.

“É um tema de grande relevância e os alunos multiplicarão as ideias em suas comunidades”, salienta Huve. Ele acrescenta também que, atra-vés dos alunos, será feito um levantamento para saber o tipo e a quanti-dade de água existente nas propriedades das famílias dos estudantes. A decisão de fazer o anuário foi tomada com base me pesquisas realizadas junto aos professores, que apontaram o interesse em trabalha um tema específico durante todo o ano para ter aprofundamento maior.

Duas décadas - Em agosto de 2011 o Projeto Verde é Vida, Levando a Natureza a Sério completou 20 anos de existência. Criado em 1991 como um programa permanente de educação ambiental, o Verde é Vida deu continuidade ao trabalho em prol da natureza que a entidade já realiza desde 1978, quando foi assinado o primeiro convênio com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para o reflorestamento das propriedades rurais. Em 1986, a Afubra passou a re-

Estudantes apresentam pesquisas e projetos na Mostra Científica

Os programas

Óleo saturado

Programa de Sensibilização Ambiental (PSA) - Com o objetivo de sensibilizar as comunidades onde a Afubra atua, o Verde é Vida de-

senvolve atividades ambientais e educacionais em escolas e municípios, tais como: doação de mudas de árvores nativas, doação de material didá-tico-pedagógico, realização de palestras, participação em eventos, ativi-dades lúdico-pedagógicas, manutenção e assistência em viveiros de mu-das e desenvolvimento do Programa de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos para reciclagem. No último ano, o PSA atendeu 89.386 alunos e professores, em 374 escolas de 121 municípios.

Programa de Ação Socioambiental (PASA) - Criado em 2002, tem, por objetivo, desenvolver ações conjuntas e contínuas com escolas e

comunidades na identificação de problemas socioambientais e na busca de soluções para esses problemas. Para isso, é importante o envolvimen-to direto da comunidade onde a escola está inserida. Para a realização desse programa, o Verde é Vida desenvolve os seguintes subprogramas: consciência ambiental, bolsa de sementes, recuperação de formações florestais, diagnóstico ambiental, desenvolvimento sustentável. Em nú-meros atuais, abrange 72 municípios, 269 escolas, 63.849 alunos e profes-sores e 253 Grupos Ambientais que reúnem 4.678 alunos.

Uma das diversas ações que envolvem o Verde é Vida é o Programa de Coleta do Óleo Saturado que a Afubra mantém desde 2009.

A atividade envolve 401 escolas, 121.015 alunos e 14.343 professo-res, numa grande campanha de conscientização sobre a preservação ambiental e destino correto de resíduos nocivos à natureza, como é o óleo de cozinha. No ano de 2011 foram recolhidos 59.305 litros de óleo numa parceria com 69 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Desde o início do Programa, 120.980 litros de óleo foram recolhidos e transformados em 100.634 litros de biodiesel na Usina da Afubra, instalada no Parque da Expoagro, em Rio Pardo.

Mostra Científica Sul-BrasileiraNos últimos meses de 2011 a equipe do Projeto Verde é Vida, por meio

de avaliação participativa dos presentes nas Reuniões Pedagógicas, fez a escolha dos trabalhos científicos das 14 Regiões de Atuação do Projeto que irão estar presentes na Expoagro Afubra 2012. Os alunos e professores responsáveis pelas pesquisas passarão os três dias na feira apresentado seus trabalhos.Os trabalhos apresentados serão:

- O trigo, de alunas da escola Professora Anahir de Oliveira Lima, Rio Azul/PR.

- Aquecimento solar de água em residências, de aluna da escola Virgílio Várzea, Itaiópolis/SC.

- Em busca do som da natureza, de alunas da escola Professor Curt Hamm, Ituporanga/SC.

- Que tal um matinho aí?, de alunos da escola Percílio Joaquim da Sil-veira, de Candelária/RS.

- Integração: Comunidade Indígena e Escolar, de alunas da escola Álva-ro Rodrigues Leitão, Estrela Velha/RS.

- A tecnologia e a sustentabilidade, de alunas da escola Heitor Soares Ribeiro, Canguçu/RS.

- Criação doméstica de codornas, de alunos da escola João Beckel, Ca-maquã/RS.

- O espetáculo das garças-vaqueanas no entardecer de Urussanga, de alunos da escola Antonieta Quintanilha de Andrade, Urussanga/SC.

- Sustentabilidade na comunidade escolar, de alunas da escola Caeta-no Lummertz, São João do Sul/SC.

- Aproveitamentos dos dejetos; a natureza agradece, de alunas da es-

cola Professor Arlindo Back, Arroio do Meio/RS. - Agregando renda ao cultivo do tabaco com a produção de morango,

de aluno da escola Frederico Augusto Hannemann, Vera Cruz/RS.- Salvando água com sabão, de alunas da escola Professora Julieta

Lentz Puerta, Joaçaba/SC. - Observador ecológico, de alunos da escola Osni Medeiros Régis, São

José do Cedro/SC. - Técnica de recuperação de nascentes, de alunas da escola de Avencal,

Ipiranga/PR.

alizar campanhas de educação ambiental com a distribuição de mudas nativas. E, finalmente, em agosto de 1991, foi criado o Verde é Vida, que leva às comunidades, por meio das escolas, informações, conceitos e prá-ticas de preservação.

Arq

uivo

/Afu

bra

Arq

uivo

/Afu

bra

Especial Meio Ambiente

Page 23: Revista dos Vales 2012

Fone: (51) 3056.2395 | [email protected]

BR 471, KM 121 s/n° - Independência - Santa Cruz do Sul / RS

A Natureza agradece

www.ecologambiental.com.br

COLETA DE LIXO

ELETRÔNICO

COLETA ECOLÓGICO

DE LÂMPADAS

COLETOR ECOLÓGICO

EMBALAGENS PARA

PERFURO CORTANTES

(CARTOON BOX ECOLÓGICO)

EMBALAGENS PARA

ACONDICIONAMENTO

(BOMBONAS)

COLETORES INTERNOS

(BALDES BRANCOS LEITOSOS)

SACOS BRANCOS

LEITOSOS

Frota própria, licenciada, identificada,

equipadas com todos os itens de segurança.

Pessoal treinado, uniformizado, epi´s, técnicas,

PPRA, PMPSO. Os resíduos e materiais são

destinados para locais seguros licenciados no Brasil

Recipiente para a coleta de

lâmpadas

obs: para uso

interno ou

aberto ao público

Responsabilidade Sócio Ambiental

e Marketing aliado

Oportunidade de Criar um Ponto

de Coleta Acessível aos Seus

Clientes, Colaboradores e

Comunidade, Atraindo Público para

Dentro de sua Empresa

DEPOSITE:PILHAS E BATERIAS, CELULARESMEDICAMENTOS VENCIDOS E

PERFURO CORTANTES.

Embalagem para acondicionamento correto

dos resíduos de procedimento como:

luvas, curativos, gases, algodões,

medicamentos vencidos,

matérias - primas vencidas, perfuro cortantes,

ampolas, frascos, etc.

COLETA, TRANSPORTE E

DESTINAÇÃO FINAL

ADEQUADA

Page 24: Revista dos Vales 2012

24 Revista dos Vales

Aprodução de tabaco,

principal ativi-dade econô-mica da região, está presente em 704 municí-pios do Sul do Brasil, envolve mais de 187 mil pequenos produtores, 742 mil pessoas no meio rural e dá origem a 30 mil empregos nas indústrias de beneficia-mento. As ex-portações de tabaco fecha-ram o ano de 2011 com US$ 2,89 bilhões em divisas, o que r e p r e s e n t o u 1,15% do total de exportações do país.

Na pesquisa encomendada pelo Sindicato I nterestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) à PricewaterhouseCoopers, os dados coletados junto às 15 empresas associadas apontaram a alta produtividade, mes-mo com a redução da área plantada. Em 364 mil hectares foram produzi-das 787 mil toneladas, um aumento de 17,8% em relação à safra anterior, mesmo com a redução de 9,4% na área plantada. A região Sul produz mais de 95% do tabaco brasileiro e o Rio Grande do Sul continua como principal produtor com 52% do total, seguido de Santa Catarina (30%) e Paraná (18%).

Na safra em andamento (2011/2012) novamente está havendo redu-ção na área plantada, com decréscimo entre 10% e 15%. Mesmo com esta tendência, o Brasil deverá permanecer na liderança do ranking mundial de exportação de tabaco, título que possui desde 1993 graças à qualidade e integridade do produto. O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, lembra que o Brasil é pioneiro na produção sustentável, com práticas ambientais e sociais corretas. “Esta característica é um forte fator concorrencial junto aos clientes internacionais, mas é imprescindível uma política econômica que restabeleça as condições de competitividade das empresas exportadoras uma vez que 85% do tabaco produzido no Brasil é exportado”, salienta.

Produção - Safra 2010/2011- Rio Grande do Sul (411.118 toneladas), Santa Catarina (233.683 tonela-

das) e Paraná (142.513 toneladas)- Por tipo de tabaco: Virgínia (666.320 toneladas), Burley (102.519 tonela-

das) e Comum (18.475 toneladas)

Indústrias associadas ao Sinditabaco: Alliance One Brasil Exporta-dora de Tabacos Ltda; ATC – Associated Tobacco Company (Brasil) Ltda; Brasfumo Indústria Brasileira de Fumos S/A; CTA - Continental Tobaccos Alliance S.A; Industrial Boettcher de Tabacos Ltda; Intab - Indústria de Tabacos e Agropecuária Ltda; JTI Kannenberg Comércio de Tabacos do Brasil Ltda; JTI Processadora de Tabaco do Brasil Ltda; Philip Morris Brasil Indústria e Comércio Ltda; Premium Tabacos do Brasil Ltda; Souza Cruz S.A; Sul América Tabacos Ltda; Tabacos Marasca Ltda; Unifumo Brasil Ltda e Universal Leaf Tabacos Ltda.

Tabaco: o principalproduto da região

Defesa ao setorEspecial Tabaco

As medidas contra o cigarro começaram a atingir diretamente a ca-deia produtiva. Ao serem lançadas as duas polêmicas consultas da

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - nº 112 e nº 117 -, havia a possibilidade de inviabilizar a produção de tabaco, especialmente do tipo Burley. Com isto, o SindiTabaco e as demais entidades representati-vas dos setores produtivos se empenharam em diversas ações para neu-tralizar os prejuízos.

No ano passado, por solicitação de entidades relacionadas ao setor, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou a pesquisa “Estudo dos efei-tos socioeconômicos da regulamentação dos assuntos de que tratam as consultas públicas nº 112 e 117”. De acordo com a FGV, as limitações propostas nas consultas da Anvisa afetariam apenas o mercado formal e representariam um estímulo à ilegalidade, em especial ao contrabando, produtos sobre os quais os governos não exercem qualquer forma de controle. De acordo com a FGV, a cada 10% de aumento no contrabando do país, estão previstas perdas de impostos da ordem de R$ 1 bilhão.

Entre os efeitos econômicos e sociais da implementação das normas da Anvisa está a perda de arrecadação, pois os prejuízos na arrecadação do IPI, da Contribuição ao PIS e da Cofins e ICMS podem chegar a R$ 5,2 bilhões/ano. Outro impacto seria na redução da mão de obra, com 140 mil pessoas sem trabalho. Além deste, outros efeitos seriam a perda da receita e redução dos empregos no varejo formal, a redução das expor-tações de US$ 300 milhões/ano, a redução do mercado formal afetaria 2 mil fornecedores da indústria, sendo que 500 fechariam as portas, resul-tando em aumento da criminalidade.

Audiências buscaram debater as restrições propostas da Anvisa

Carlo

s Nyl

and

Banc

o de

Imag

ens/

Sind

iTab

aco

Certificação para aprodução integradaPor meio da certificação da Produção Integrada do Tabaco (Pitab) de-

verá haver regulamentação da produção integrada pelo Instituto Na-cional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Em estudo no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), quando implementada, a ação deverá atestar a qualidade e integridade do produto, bem como as condições em que ele foi produzido no que diz respeito a ações de responsabilidade social e ambiental. Para o presiden-te do SindiTabaco, Iro Schünke, a regulamentação da produção integrada é muito importante para o Brasil e será um diferencial que vai auxiliar na competitividade diante dos outros países produtores.

A certificação será uma garantia para quem compra e um status dife-renciado para quem vende. Trata-se da normatização dos procedimentos aplicados ao processo produtivo, através de um sistema de rastreabilida-de, de modo a garantir ao mercado consumidor a qualidade e segurança dos produtos agrícolas. O projeto vai conferir ao Brasil a certificação iné-dita da produção no mundo. O sistema de Produção Integrada é implan-tado a partir de uma Norma Técnica Específica (NTE), concebida por meio da participação de todos os integrantes da cadeia produtiva. Depois de aprovada pelo Mapa e publicada no Diário Oficial da União, ela será en-caminhada ao Inmetro, que credencia as certificadoras.

Page 25: Revista dos Vales 2012

25Revista dos Vales

Para preservar o solo em áreas de cultivo do tabaco

Recebimento de embalagens de agrotóxicos

Especial Tabaco

OSindiTabaco e empresas associadas vêm constantemente reforçan-do as ações de preservação ambiental. Além do trabalho contínuo

de orientação a todos os produtores integrados, o Programa Microbacias, realizado desde 2005, continua suas atividades junto às microbacias de Arvorezinha, Agudo, Cristal e Santa Cruz do Sul. Este acompanhamento é realizado por pesquisadores do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Uni-versidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e parcerias internacionais com universidades da Inglaterra e dos Estados Unidos.

As ações têm demonstrado que é possível o cultivo dentro do sistema conservacionista, sem prejuízos econômicos ao produtor e ainda com o benefício da melhoria da qualidade do solo e da água. Ao utilizar as prá-ticas corretas de manejo, o produtor evita a erosão do solo e sedimentos nos rios próximos às lavouras, diminuindo a poluição nos cursos de água, o empobrecimento do solo, susceptibilidade às secas, assoreamento e enxurradas. As técnicas são cultivo mínimo, plantio direto, preservação de mata ciliar, plantio em nível, presença de cordões vegetados e terra-ços e rotação de culturas.

OPrograma de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, implementado em 2000, já promoveu o recolhimento de 7,9 milhões

de embalagens. Esta é uma das atividades da cadeia produtiva do tabaco relacionadas à produção sustentável. Desta forma, é oportunizado a cerca de 150 mil produtores de tabaco de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em quase 600 municípios, a destinação correta dos recipientes vazios de agrotóxicos, inclusive aqueles que tenham sido uti-lizados em outras culturas dentro das propriedades.

Desenvolvido anualmente de for-ma itinerante, o programa é anterior ao Decreto 4.074, de 2002, que prevê a devolução das embalagens. Ao com-pletar 11 anos, o programa é um su-cesso entre os produtores de tabaco. Somente no ciclo 2010/2011, quase 1,6 milhão de embalagens foram recebi-das. Os produtores que aderem ao pro-grama recebem recibos, fundamentais para apresentação aos órgãos de fisca-lização ambiental. Preservação da mata ciliar, conservação dos mananciais hídricos

Plantio direto, menos erosão e mão de obra

Cultivo mínimo, para proteção do solo

Assinatura de acordo para preservação da Mata Atlântica

Apartir de 2012, a preservação da Mata Atlântica será refor-çada pela cadeia produtiva do tabaco. Representantes do

SindiTabaco e empresas associadas, a Afubra e do Ibama assina-ram dois documentos: um Acordo de Cooperação Técnica e um Termo de Compromisso, ambos com ações que visam ao desen-volvimento sustentável do setor de tabaco e à preservação da Mata Atlântica. O objetivo principal será a prática de ações de conservação e de combate ao desmatamento a serem empreen-didas no bioma Mata Atlântica por intermédio do Ibama.

Entre os compromissos da cadeia produtiva do tabaco está a exigência contratual dos produtores rurais, a partir da safra 2012/2013, que a produção de tabaco esteja em conformidade com as normas ambientais vigentes. As indústrias se compro-meteram a não adquirir tabaco oriundo de áreas desflorestadas ilegalmente nem tabaco curado com lenha oriunda de mata na-tiva. Também haverá orientação aos produtores sobre a prote-ção da vegetação nativa; monitoramento por satélite de uma área de quase seis mil km² e a distribuição de 200 mil cartilhas sobre manejo sustentável das propriedades rurais e respeito ao ambiente.

Preservaçãoda Mata Atlântica

Banc

o de

Imag

ens S

indi

Taba

co/C

arlo

s Nyl

and

Banc

o de

Imag

ens S

indi

Taba

co/C

arlo

s Nyl

and

Div

ulga

ção

Page 26: Revista dos Vales 2012

26 Revista dos Vales

Especial TabacoRedução do tabaco diminui ICMS para municípiosAAssociação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) apresentou, em 2010,

um estudo inédito que mostra o impacto do cultivo do tabaco no retorno do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios gaúchos. No Vale do Rio Pardo, maior região produtora de tabaco do país, alguns municípios têm mais da metade da receita do ICMS bancada pelas lavouras de tabaco. Na época, o maior impacto nas finanças públicas acontecia em Herveiras. Do total de R$ 1.266.594,00 em ICMS projetado para 2010, R$ 772.645 eram oriundos do fumo, o que representava 61% do tributo arrecadado pela prefeitura.

Vale do Sol mostrava situação semelhante. O ICMS projetado indicava uma arrecadação de R$ 3.889.956,00. Desse valor, R$ 2.328.005,00 (59,8%) vinham do tabaco. Na sequência, aparecia Passo do Sobrado, com pro-jeção de arrecadar R$ 2.455.698,00 em ICMS, dos quais R$ 1.307.630,00 (53,2%) provinham das lavouras de tabaco. Em valores, Venâncio Aires era o município que mais arrecadava individualmente. Em 2010, o tabaco foi responsável por R$ 3.730.758,00 em ICMS. Santa Cruz do Sul veio em segundo lugar, com R$ 2.670.631,00.

O valor do imposto gerado na fabricação e comercialização de ci-garros chega, conforme a Receita Federal, a R$ 3 bilhões por ano. Mas, apenas 13% da produção de tabaco é convertida em cigarros no país. Se for somado o conjunto dos valores projetados de retorno de ICMS por conta da produção primária de tabaco, aos 304 municípios gaúchos produtores, são cerca de R$ 56 milhões. Com isso, percebe-se que todos, produtores ou não, são beneficiados, visto que os 25% do bolo tributário partilhado entre Estado e municípios chega em torno de R$ 750 milhões provenientes do fumo.

Perfil dos maiores produtores de tabaco:- Venâncio Aires - Líder de produção de tabaco no país durante a

safra 2010/2011, com a colheita de 31.524 toneladas. Segundo dados de estudo conduzido em 2010 pela Afubra em parceria com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a cidade tam-bém foi responsável pela maior arrecadação individual de ICMS gerada pelo tabaco, equivalente a 20,1% do ICMS total obtido pelo município no período da safra em questão.

A importância da cultura do tabaco na história de Venâncio Aires é antiga. Há registros que no ano de 1968 o município alcançou pela pri-meira vez a liderança na produção, com uma colheita de 7,4 mil tonela-das. Na década de 70 iniciou-se o processo de industrialização da região, fazendo com que o município chegasse às primeiras posições no cenário econômico do Rio Grande do Sul nos anos 90. De acordo com dados da prefeitura, o setor do tabaco continua sendo o maior empregador local, com média anual de 6,8 mil postos de trabalho.

Área: 773,2 km2 - População (2010): 65.946 habitantes.Produção de tabaco (safra 2010/2011): 5.463 famílias envolvidas,

11.978 hectares plantados e R$ 158,6 milhões de receita gerada.Fonte: IBGE e Afubra

- Santa Cruz do Sul – Conta com 18 indústrias impulsionadas econo-micamente pela plantação de tabaco, e junto com o município de Venân-cio Aires, constitui o maior complexo de processamento de tabaco do mundo. A intensa atividade industrial associada ao forte comércio gera a Santa Cruz do Sul a elevada renda per capita. Em 2010, somente a produ-ção de tabaco rendeu ao município R$ 2,7 milhões de retorno de ICMS,

Tabaco é a principal atividade econômica na maioria dos municípios da região

Carlo

s Nyl

and

com base nas 15.847 toneladas produzidas. Destaque também para os resultados com base no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), que revela valores em três dimensões – educação, longevidade e renda – e podem variar de 0 (ruim) a 1 (bom). Santa Cruz se destaca frente aos municípios produtores de tabaco com 0,814. Além disso, a for-te presença de fabricantes e distribuidoras de tabaco no município traz aos fumicultores apoio técnico, financeiro e programas sociais proporcio-nando maior manutenção da segurança e estabilidade da atividade rural.

ICMS gerado pela fumicultura - Safra: 2009/10

MUNICÍPIOS FAMÍLIASProdutoras

Hectaresplantados

Produçãotoneladas

VALORR$ R$ %

ICMS Gerado Tabaco

Lagoa Bonita do Sul Herveiras Vale do Sol Gramado Xavier Passo do Sobrado Segredo Ibarama Passa Sete Sinimbu Vera Cruz Boqueirão do Leão Cerro Branco Barros Cassal Arroio do Tigre Candelária Sobradinho Lagoão Tunas Venâncio Aires Vale Verde Rio Pardo General Câmara Estrela Velha Mato Leitão Santa Cruz do Sul Jacuizinho Encruzilhada do Sul Pantano Grande

714698

2.907849

1.3901.3191.1301.1632.4782.5461.559

7951.6082.6054.008

812649636

5.159409

1.571390663123

4.209211215

1

1.5481.6756.3391.9633.3532.9272.1782.4894.2015.0503.5431.3553.6624.1647.7151.7151.139

89811.123

8444.043

743843245

8.128247532

3

3.0253.273

12.3443.8266.4055.5884.2064.8688.2289.8366.1802.6246.7256.988

14.9673.2572.0971.543

21.3891.6307.8341.4241.272

46315.847

398928

6

20.264.820 21.931.780 82.706.810 25.634.200 42.914.170 37.047.114 28.053.353 32.564.244 55.126.260 65.900.530 39.304.800 17.582.810 44.183.907 44.236.572 100.280.240 21.563.988 13.251.776 9.457.364 143.306.300 10.917.650 52.487.800 9.539.460 7.466.640 3.101.430 106.174.900 2.381.834 5.809.280 36.850

751.679,68 772.645,26 2.328.005,19 726.487,16 1.307.630,44 1.045.609,06 862.439,71 863.805,03 1.381.376,98 2.394.173,55 1.108.496,95 580.039,28 1.077.665,24 1.227.108,84 2.364.838,91 783.326,29 352.523,32 289.998,05 3.730.758,09 294.796,75 1.140.325,99 246.837,33 217.645,76 182.906,43 2.670.630,64 63.972,08 134.397,54 846,50

64,061,059,854,053,247,346,043,540,539,236,535,533,832,128,026,522,720,520,117,310,910,59,46,54,23,91,60,0

Page 27: Revista dos Vales 2012

27Revista dos Vales

Especial TabacoSegurança do produtor e proteção da criançae do adolescente

Escola Família Agrícola

Como parte do Programa Crescer Legal - ação conjunta entre o Sin-diTabaco, empresas associadas e Afubra – e atendendo acordos fir-

mados perante o Ministério Público do Trabalho, são realizados Ciclos de Conscientização nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2011, foi realizada a terceira edição do Ciclo sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, com seminários em diversas cidades. Os eventos reúnem um público-alvo se-lecionado. Produtores de tabaco, agentes de saúde, conselhos tutelares, sindicatos, diretores de escola, autoridades, orientadores agrícolas e a imprensa são convidados a participar e disseminar as informações.

Para o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, é preciso atentar para as questões relacionadas à produção sustentável do tabaco, como forma de proteção dos negócios com tabaco. As dicas sobre saúde e seguran-ça nas diversas fases da produção do tabaco foram tema de um vídeo especialmente produzido para o terceiro Ciclo. As informações enfati-zadas mostraram que a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos estão previstas no acordo firmado. Utilizar corretamente o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e obedecer a legislação vigen-te sobre o assunto também estão entre os itens acordados entre as par-tes. Menores de 18 anos, gestantes e maiores de 60 não poderão aplicar agrotóxicos.

Crescer legal - Lançado em maio de 2011, o programa tem o objetivo de prevenir e combater o trabalho de crianças e adolescentes na cultura do tabaco, por meio da conscientização dos produtores integrados e da sociedade, bem como do incentivo à educação dos filhos dos produtores

OSindiTabaco, por meio do Programa Crescer Legal, assinou convê-nio com a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), para

concessão de dez bolsas escolares de Ensino Médio Técnico Agrícola. A escola é a primeira do Estado baseada na pedagogia da alternância, em que o aluno estuda uma semana na escola e na outra coloca em prática o que aprendeu na propriedade.

De acordo com o presidente do SindiTabaco, a ação oferece aos jo-vens do campo uma oportunidade de qualificação nos estudos por meio da capacitação técnica, preparando-os para a sucessão. “Parcerias como esta fazem parte da essência do Crescer Legal e tem relação com o objetivo principal do programa: prevenir e combater o trabalho de crianças e adoles-centes na cultura do tabaco com o incentivo à educação dos filhos dos pro-dutores e à qualificação do jovem rural”, afirma Schünke. Para o presidente da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), mantene-dora da Escola, Mario Kuntz, a parceria vem ao encontro dos objetivos da Efasc, que é dar acesso aos jovens do meio rural à educação de qualida-de, voltada à realidade do campo e à continuidade e sustentabilidade da Agricultura Familiar.

e à qualificação do jovem rural com projetos sociais no âmbito da educa-ção e do lazer. O programa Crescer Legal vem com a missão de contribuir com o cumprimento da legislação brasileira, buscando ser referência, de forma sustentável, na prevenção e combate ao trabalho de crianças e adolescentes na cultura de tabaco. Além disso, é reflexo de um com-promisso firmado em 1998, quando foi lançado o programa “O Futuro é Agora!”, pioneiro no setor.

Mario Kuntz e Iro Schünke:parceria pela educação do jovem rural

Carlo

s Nyl

and

Carlo

s Nyl

and

3º Ciclo de Conscientização reuniu cerca de três mil pessoas em 2011

Page 28: Revista dos Vales 2012

28 Revista dos Vales

A região possui belezas das paisa-gens no meio rural, tanto na região

serrana como na parte baixa. E empre-endedores, incentivados pelo poder público, oferecem opções de lazer, que vão de balneários e gastronomia a museus e turismo histórico. Para o pre-sidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Carlos Corrêa da Rosa, o turismo rural, além da oferta de descanso e lazer, re-presenta a possibilidade de geração de novos postos de trabalho, emprego e maior renda aos habitantes da região envolvidos com produtos e serviços.

Como as atividades turísticas ocor-rem em propriedades rurais ou em comunidade, há o envolvimento de várias pessoas ou famílias na oferta de atrações turísticas. Um dos exem-plos é a Rota Germânica do Rio Pardinho, onde há vários empreendimen-tos, como artesanato, gastronomia e recantos de lazer, formando uma cadeia indispensável ao desenvolvimento da atividade turística. “Um pro-duto turístico é formado pelo conjunto de atrações, equipamentos e servi-ços, ofertados de forma organizada por um determinado preço aos turistas ou visitantes, gerando renda aos agricultores ou empreendedores em nível local ou de suas comunidades”, diz Corrêa.

O Vale do Rio Pardo é privilegiado por uma diversidade de caracterís-ticas, o que possibilita diversas opções de atividades turísticas no meio rural. Na região Centro-Serra temos a Rota dos Casarões e Caminhos da Serra Geral, ambos em Sobradinho. Em Candelária está a Rota Caminhos dos Tropeiros. Venâncio Aires possui a Rota do Chimarrão. E Santa Cruz do Sul tem o Roteiro Caminhos da Imigração e a Rota Germânica Rio Par-dinho, esta última formatada em parceria com o município de Sinimbu. Além disso, Vera Cruz e Passo do Sobrado estão em processo de formata-ção de novos roteiros.

A Rota do Chimarrão, em Venâncio Aires, é um passeio típico da cultura gaúcha, onde poderá ser observada a arquitetura antiga e a gastro-

nomia colonial. Constituída por paisagens compostas por ervais, cascatas e balneários, floriculturas, agroindústria, restaurante colonial, balneários, artesanato e turismo religioso. No museu agrícola, que traduz o traba-lho dos colonizadores, o turista vê peças antigas usadas na lavoura e na casa do homem da roça. Na Escola do Chimarrão o visi-tante conhece o processo de fabricação da erva-mate e aprende a fazer 36 mode-los de chimarrão.

Paisagens e vida rural: o melhor do turismo local

Produtos coloniais e artesanato,

na Rota Germânica

Religiosidade: Igreja

Centenária em Rio Pardinho

Rota Germânica de Rio Pardinho:

moradias construídas por

imigrantes alemães

Rota do Chimarrão, em Venâncio Aires

A Rota, que liga as cidades de Santa Cruz do Sul e Sinimbu, é uma viagem de volta ao passado, onde a cultura alemã mantém viva

suas belezas e particularidades como tradição, exuberâncias naturais e tranquilidade comum ao século XIX. A Região preserva a arquitetura, a gastronomia, o artesanato e os hábitos e costumes originais dos coloni-zadores alemães. Além da vida tipicamente colonial, este roteiro propor-ciona uma das paisagens mais belas do nosso estado, num conjunto rio e vale recortado por cascatas, riachos e balneários. Os cafés, pousadas, restaurantes e artesanato permitem uma convivência com as famílias de descendentes alemães no seu dia a dia, acompanhando as rotinas e ati-vidades da vida no interior.

Rota Germânica

Chimarrão

Especial Turismo

Page 29: Revista dos Vales 2012

29Revista dos Vales

A Rota Caminho dos Tropeiros, em Candelária, abrange seis proprieda-des rurais que aproveitam seus potenciais naturais, históricos e cultu-

rais para o desenvolvimento do segmento turístico. O roteiro segue pelo antigo caminho dos tropeiros, os quais deixaram suas marcas na região. A passagem destes tropeiros é sentida em monumentos históricos, como a Ponte do Império com estradas calçadas e muros de pedra, ambos construídos no período do Império, assim como o desenvolvimento do comércio da antiga colônia Germânica. Obras como aqueduto, engenho e moinho movido por água mostram a presença forte dos imigrantes ale-mães. E as agroin-dústrias dão sabor ao roteiro e permi-tem provar das de-lícias coloniais.

Caminho dos Tropeiros fica em

Candelária

Vinícola, com produção e comércio

Casarão Raminelli, café

colonial e venda de produtos

coloniais

Casarão Cella, cantina com

vinho colonial e utensílios

usados pelos imigrantes

Capela La Consolata, com tiro de morteiro que era usado para chamar

a comunidade para a missa

Roseiral: propriedade especializada no cultivo

de rosas

Localizada em Campestre, interior de Sobradinho, a Rota dos Casarões é local típico de colonização italiana que tem seu ponto alto na beleza

da região e, em especial, o resgate da herança cultural dos imigrantes italianos oriundos da região do Vêneto, norte da Itália, que chegaram por volta de 1900. Além de ver os casarões onde viveram colonizadores, os visitantes podem andar de carroça, tirar água de poços e saborear produ-tos coloniais como vinhos, queijos, salames, biscoitos e geleias. O roteiro conta com cinco casarões, uma igreja e uma cantina de degustação de vinho na localidade de Campestre, poucos quilômetros de distância do centro da cidade de Sobradinho.

Também em Sobradinho está mais uma iniciativa com o objetivo de diversificação de renda para comunidades rurais através do turismo.

O roteiro turístico Caminhos da Serra Geral envolve diversas localidade e propriedades rurais e oportuniza para os visitantes um passeio diferen-ciado, contato direto com a natureza e a ruralidade da região. As atrações são: Vinhedos e Vinícola Granja do Silêncio; Vinhedos Redin; Cabanha e Granja Costaneira, Roseiral, Balneário Curva do Rio e Recanto do Peixe.

O mais novo roteiro da região é o Verde Vale, em Vale Verde. Fazem parte do roteiro cinco pontos turísticos que são: Figueira Gigante,

árvore que tem 14 metros de diâmetro no seu tronco; Alambique Sei-bert, fabricante de cachaça artesanal; Casa da Figueira, onde é possível conhecer a mussarela de búfala e cavalgar em um búfalo manso; Buraco Fundo; vossoroca que chama a atenção pela profundidade e tamanho; e o Balneário Monte Alegre, local que mistura natureza, descanso, sol, areia e diversão.

Casarões

Caminhos da Serra Geral

Caminho dos Tropeiros

Verde Vale

Especial Turismo

Page 30: Revista dos Vales 2012

30 Revista dos Vales

As opções para lazer e descanso são muitas em Passo do Sobrado. E os balneários são a pedida para se afastar da rotina do dia a dia sem viajar

para longe. O Balneário Queiroz é um dos recantos mais acolhedores da re-gião. Localizado no Passo da Mangueira, a 20 quilômetros de Santa Cruz do Sul e a 11 km de Passo do Sobrado, possui uma linda área verde com muita sombra, piscina, toboágua, banheiros, restaurante, churrasqueiras espalha-das pela mata, salão de festas, camping, quadras de esporte e lagoa com água natural. Contato pelos telefones (51) 9939-0762 e (51) 9632-5115.

No Balneário Moraes, os visitantes podem desfrutar de mais de quatro hectares com infraestrutura, contato com a natureza e tranquilidade, em área verde e muita sombra. São sete piscinas, todas com água tratada. A área verde conta com camping, churrasqueiras e cabana para locação. E a área de diversão possui cancha de bocha, pracinha e campo futebol 7. Con-tatos pelos telefones (51) 9679-3461 e (51) 3730-1394 ou e-mail [email protected].

E o Balneário e Cascata Nunes fica na localidade de Rincão de Nossa Se-nhora, a aproximadamente cinco quilômetros do centro da cidade e tem infraestrutura para receber 3 mil pessoas por dia. São piscinas, diversos ba-nheiros e dezenas de churrasqueiras com mesas. Toda a área de camping conta com energia elétrica e possui ainda duas canchas de bocha e área para equitação para crianças e mulheres. E o acesso à cascata se dá em cerca de um quilômetro de caminho em contato com a natureza. Contatos pelo telefone (51) 9692-7899.

Especial Turismo

GRUPO DAS FLORES - O Grupo de Produtores de Flores de Pas-so do Sobrado tem na Casa das Bromélias sua maior

expressão de beleza destacada pelo amor dedicado ao cultivo de flores. Mara Schwember se dedica às flores há 20 anos e a comercialização de flores iniciou há cerca de seis anos. A pretensão é de aumentar gradual-mente a produção.

Além da paixão, também é preciso paciência para produzir bromélias, pois a planta demora cerca de quatro anos para estar em condições de comercialização. Além de bromélias, são cultivadas outras plantas orna-mentais, como: cactus, samambaias, orquídeas e bonsais, as árvores mi-niaturas. Gerson e Loiva também são produtores de mudas de caixaria, desde a germinação até a comercialização, projetando jardins de todos os tipos de plantas ornamentais para fazer a sua jardinagem. A produção de flores é mais uma exitosa alternativa da agricultura familiar.

Belezas de Passo do Sobrado

Casa das BroméliasESTUFA DE BROMÉLIAS E CACTOS

MUDAS DE FLORES BAUMGARTENde Gerson e Loiva Baumgarten

Temos diversas variedades para florir seu jardim.

Fone: (51) 9897-8031 / 9739-8955Rincão de Nossa Senhora à 4 km do centro de Passo do Sobrado

Turismo rural emdiscussão na Expoagro

Mercado das Pulgas

O Seminário de Turismo Rural já é uma das realizações tradi-cionais da programação da Expoagro Afubra. Neste ano, o

evento novamente levará para discussão as possibilidades de ofertar produtos turísticos nas áreas rurais com atividade econô-mica. Numa promoção da Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e demais realizadores, o seminário reunirá novamente profissio-nais de turismo e empreendedores rurais.

Uma das palestras será “Caminho das Missões, sua função tu-rística e envolvimento com o meio rural e urbano”, ministrada por Romaldo Melher dos Santos. Ele falará sobre o passeio pelas tri-lhas que ligavam os antigos povoados missioneiros. O Caminho das Missões é um produto turístico que pode ser realizado a pé ou de bicicleta, percorrendo as trilhas que ligavam os antigos po-voados missioneiros e que compunham o conjunto das missões jesuítico-guarani, situadas hoje, em parte do território brasileiro, argentino e paraguaio. O percurso segue a mesma orientação das antigas trilhas indígenas e referenciais históricos e místicos para o peregrino.

A concepção original do Caminho surgiu da própria potencia-lidade místico/religiosa, histórica e ecológica do espaço em ques-tão. Uma das principais atrações é a interação com a vida simples do povo gaúcho e missioneiro. Ao longo de todo o percurso os peregrinos são recebidos para famílias de agricultores e pesca-dores. Pontos de descanso, gastronomia e repouso são de acordo com o modo de vida, a cultura local e atividades no espaço rural de cada comunidade. O trajeto é realizado em estradas de chão batido, asfalto e calçamento, áreas de fazenda e por rio.

Outra palestra será “Turismo rural – a contramão do êxodo ru-ral”, proferida por Carlos Solera, fundador e presidente honorário da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr), fundada em 1994. Conforme ele, atualmente o número de empreendimentos envolvidos com o turismo rural já atinge 15 mil propriedades ru-rais e é o setor que mais cresce dentro do turismo brasileiro, com uma média de 18 a 20% ao ano.

Destas quase 15 mil propriedades, 72% tem até 50 hectares, o que mostra a grande inserção de pequenos produtores rurais em busca de agregar novos valores a suas atividades tradicionais. Este segmento gera hoje perto de 300 mil empregos, diretos e in-diretos, no país. De forma direta, 58% são representados por mão de obra familiar da própria propriedade rural e o restante por tra-balhadores de origem local ou regional, a este destino turístico.

Os integrantes da Rota Germânica Santa Cruz do Sul/Si-nimbu deverão apresentar novidades para os eventos de

2012. As promoções têm levado grande público local e regio-nal ao Centro Comunitário da Comunidade Evangélica de Rio Pardinho, no interior de Santa Cruz do Sul. “Segundo presidente da Rota Germânica do Rio Pardinho, Marisia Wathier, o evento está consolidado, mas é preciso trabalhar para conseguir manter o bom nível de atrações e agregar novos valores”. Uma das ideias é convidar pessoas que já participaram de edições europeias do Mercado das Pulgas para darem sugestões a fim de aprimo-rar o evento de Rio Pardinho.

Page 31: Revista dos Vales 2012

31Revista dos Vales

Centro de Culturaabriga Museu de

Venâncio Aires

A igreja em homenagem ao padroeiro do município, São Se-bastião, está localizada no coração da cidade e representa o

principal monumento histórico de Venâncio Aires. Em arquitetura neogótica, sua construção foi concluída 1894, sob orientação do arquiteto Simão Gramlich. Desde então, a Igreja já passou por pro-cessos de restauração e reforma graças a união da comunidade. A construção, no entanto, nun-ca perdeu os traços da arquite-tura germânica original.

Especial TurismoVenâncio Aires

Venâncio Aires temmuito mais que chimarrão para oferecer

Cultura

Paisagens naturais

Igreja MatrizSão Sebastião Mártir

Rota do Chimarrão

Chimarrão

A Rota do Chimarrão é um passeio típico da cultura gaúcha. A região que abrange as localidades de Vila Santa Emilia, Palan-

que, Linha Travessa, Grão-Pará, Olavo Bilac, Harmonia da Costa e 17 de Junho, preserva a colonização alemã através de residências centenárias e da gastronomia colonial. Constituída por paisagens belíssimas compostas por ervais, cascatas e balneários, na Rota o turista encontrará também artesanato típico, pousada colonial, floricultura, passeio de carroça, pesque-e-pague e a Escola do Chimarrão, onde são ensinadas 36 maneiras diferente de se pre-parar a tradicional bebida gaúcha.

Destaque por suas belezas naturais e pela cordialidade de seu povo, Venâncio Aires é carinhosamente conhecida como a

Capital Nacional do Chimarrão. Localizada a 120 quilômetros de Porto Alegre, a terra de 65 mil habitantes e área de 773 km² tem sua economia baseada na produção e beneficiamento de tabaco. Além disso, conta com pujante polo metal-mecânico e de refri-geração. No interior, quase sete mil propriedades rurais mantêm a cultura das festas de sociedades e um turismo ativo. Cascatas, balneários, casarões centenários e a Rota do Chimarrão misturam a cultura germânica com o tradicionalismo gaúcho.

Na área urbana está localizada a Casa de Cultura, o Estádio Ed-mundo Feix, do Esporte Clube Guarani, e a Igreja Matriz São Se-bastião Mártir. Na entrada da cidade é possível admirar o Parque Municipal do Chimarrão. Com área de 30 hectares, abriga ginásio poliesportivo, pavilhões para exposições, pistas de rodeio, mo-tocross, bicicross, kart, sedes de diversas entidades, canchas es-portivas, área para camping, estacionamento e completa infraes-trutura. Lá, desde 1986 acontece a Festa Nacional do Chimarrão – Fenachim. O evento ocorre a cada dois anos, sempre no mês de maio, e destaca Venâncio Aires no cenário gaúcho e brasileiro. Em 2012, a Fenachim acontece entre os dias 3 e 13 de maio e espera reunir 120 mil pessoas nos 10 dias de festa.

O hábito de saborear um bom chimarrão é comum ao povo gaúcho, mas recebe destaque especial em Venâncio Aires.

Além de sediar a Festa Nacional do Chimarrão, as manifestações de culto à bebida-símbolo estão presentes no dia–a-dia da cida-de. Diversas idades se reúnem diariamente no calçadão muni-cipal, denominado “Largo do Chimarrão”. A tradição é facilitada pelo Chimarródromo, belo monumento construído em metal e que disponibiliza água quente aos visitantes.

Para aperfeiçoar a técnica de fabricação da bebida e difundir suas propriedades medicinais, em 1998 foi lançado o Projeto Escola do Chimarrão, que mantém uma escola permanentemente aber-ta para ensinar turistas e munícipes o segredo do bom chimarrão. A Escola ganhou notoriedade nacional e atu-almente participa de feiras e eventos sobre cultura gaúcha em todo o Brasil e até fora do país.

Com uma área rural tão extensa e rica quanto seu perímetro ur-bano, Venâncio Aires é caracterizada pela hospitalidade de seu

povo e pela diversidade cultural. Com dezenas de sociedades e CTGs, grupos de danças folclóricas alemãs, gauchescas e modernas recebem destaque nos festivais regionais.

No centro, o edifício Storck abriga o Museu de Venâncio Aires, um orgulho da comunidade que traz guardada a história do município, documentos, fotografias, exposições permanentes e temporárias e projetos educacionais e culturais. No interior, é evidenciada a pre-servação de casarões centenários, que em-prestam à paisagem agrícola aspectos histó-ricos e saudosistas.

Com território que supera 773 km², a geografia venâncio-ai-rense é rica e diversificada. A paisagem natural é composta

pelos tradicionais campos de ervais, grandes plantações de taba-co, cascatas, balneários e mata nativa. Para quem visita a região serrana do município, a paisagem composta por morros, flores e campos também impressiona pela beleza intocada pelo homem.

Figueira centenária:beleza ímpar do interior

do município

Colaboração: Daiana nervo

Igreja São Sebastião Mártir emonumento ao chimarrão

Cascata Chuveirão,atração da Rota

do Chimarrão

Escola do Chimarrão: para aprendera fazer o bom chimarrão

Div

ulga

ção

Gio

vane

Seb

astia

ny

Gio

vane

Seb

astia

ny

Page 32: Revista dos Vales 2012

32 Revista dos Vales

Vera Cruz

O boom do turismo

Caminho das Águas

Apenas belezas naturais não bastam. É preciso investir e qualificaros empreendedores. Vera Cruz tem dado a lição

Quem percorre o interior de Vera Cruz pela pri-meira vez se personifica como um desbrava-

dor de terras. A percepção por onde se anda é que os espelhos d’água, coxilhas cor-de-esmeralda e cascatas compõem um cenário ainda não tocado pelas mãos humanas. O município se consolida como a cidade do Vale do Rio Pardo que mais ofe-rece balneários e áreas de lazer para os turistas. De complemento aos cenários singulares ainda serve de colírio aos olhos a arquitetura de estilo campes-tre das edificações e, aguçam o paladar, as iguarias agridoces da culinária alemã.

Para acolher bem os turistas, a Secretaria Munici-pal de Cultura e Turismo trabalha na formação dos empreendedores. O intuito é acolher os visitantes de forma gentil e calorosa, bem como proporcionar informações turísticas e sobre a história do muni-cípio. O fomento à diversificação das propriedades tem alavancado o setor turístico e testemunhado a geração de renda. Os quitutes das donas de casa estão se transformando em café colonial e os cava-los mansos dos filhos levam os visitantes para pas-sear pelas chácaras.

O secretário da pasta, Liro Vollbrecht, ainda ex-plica que o principal desafio tem sido organizar o movimento. “Estudamos cada realidade, de cada empreendedor e, em cima deste aspecto, alinha-vamos estratégias a fim de beneficiar os produto-res”, diz. Durante o ano são realizadas capacitações estendendo os cursos para taxistas, agricultores e integrantes do ramo hoteleiro e gastronômico. A ideia central é implantar ainda este ano o Roteiro Caminho das Águas com participantes de vários segmentos

O roteiro estimula-do pela prefeitura

será, de fato, respon-sável pelo boom no turismo. Após efetiva-do, o projeto oferece-rá ao turista uma série de lugares para serem visitados como áreas de lazer, casas antigas, igrejas e paisagens fas-cinantes. Aliado a isso, a gastronomia – de dar água na boca – pro-mete contentar todos os gostos. A proposta também vai aprimorar a qualidade de hotéis e pousadas e contribuir na realização de eventos e promoções a fim de atrair mais pessoas à cidade.

Investimentos no setor tornam o turismo cada vez mais completo e atrativo

Caro

lina

Alm

eida

Colaboração: lucas Dalfrancis

Especial Turismo

Page 33: Revista dos Vales 2012

33Revista dos Vales

Amvarp

Amvarp na defesa do principal produto da região

Números

Entidade cinquentenária

Como a retração na cultura do tabaco representaria um colapso eco-nômico na maioria dos 15 municípios da Associação dos Municípios

do Vale do Rio Pardo (Amvarp), os prefeitos se levantaram em defesa da produção. A primeira medida tomada na gestão do presidente, prefei-to de Sinimbu, Mario Rabuske, foi a criação da Comissão Permanente em Defesa da Cadeia Produtiva do Fumo, composta pela prefeita Kelly Moraes, de Santa Cruz do Sul, prefeita Rosane Petry, de Vera Cruz, e prefeito Reni Giovanaz, de Gramado Xavier. Além destes, todos os demais prefeitos aumentaram seu emprenho na defesa da cadeia produtiva do tabaco.

Atualmente, a principal fonte de renda dos trabalhado-res, tanto rurais como urbanos, está ameaçada. O preconcei-to com a cultura leva a um clima de incertezas que tomou conta da população regional. A mobilização tem o objetivo de fazer com que todos os setores dos governos estadual e fede-ral entendam a dimensão do problema, pois a vida das cidades depende disso e, em curto prazo, não será possível encontrar solu-ções econômicas para substituir à altura o cultivo do fumo.

A produção de tabaco é o motor da arrecadação de impostos do Vale do Rio Pardo. Dados da Associação dos Fumicultores do Bra-

sil (Afubra) e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) mostram a importância da cultura para o Estado. O levantamento feito com base na produção de cada município na safra 2009/2010 reflete a situação atual.

Conforme o estudo, o total de Imposto sobre Circula-ção de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) gerado na fabricação de cigarros no Rio Grande do Sul soma R$ 2.987.233.820,00. Desse valor, 25% são distribuídos entre os municípios, totalizando R$ 746.808.455,00. Nos muni-cípios da Amvarp são 100 mil pessoas que trabalham no setor e o ICMS que volta para as prefeituras é de quase R$ 60 milhões. Em alguns casos, como Santa Cruz do Sul, 72% do Produto Interno Bruto (PIB) depende da cadeia produtiva do tabaco.

Em 2011, a Amvarp comemorou seus 50 anos. Foi a partir da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo que surgiram mais 25 associações no Estado e a própria Famurs, para congregar todas elas

e lutar por anseios dos municípios. Fundada em 13 de maio de 1961, a Amvarp é a primeira entidade gaúcha a congregar os interesses de municípios vizinhos. A sua fundação ocorreu em Vera Cruz, tendo como municípios participantes Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Candelária e Sobradinho. A associação foi criada para solucionar problemas regionais, buscando a valorização do municipalismo, e associar, integrar e representar judicial e extrajudicialmente, os associados.

Municípios da Amvarp:

Venâncio Aires Santa Cruz do Sul Vera Cruz Candelária Vale do Sol Sinimbu Passo do Sobrado Rio Pardo Boqueirão do Leão Herveiras Gramado Xavier Vale Verde Mato Leitão Encruzilhada do Sul Pantano Grande

Page 34: Revista dos Vales 2012

34 Revista dos Vales

População: 7.673 habitantesPopulação Urbana: 1.672 habitantes População Rural: 6.001 habitantesÁrea: 266 km²Data de Emancipação: 08/12/1989Município de origem: LajeadoOrçamento municipal para 2012:R$ 14.900.000,00Total de domicílios: 974Total de eleitores: 6.041 eleitoresNúmero de Propriedades rurais: 2.725Principais produtos: Fumo, milho e feijãoPrefeito: JOãO DAVI gOErgEn - Vice-Prefeito: Joel André Conte

Dados Gerais:

Boqueirão do LeãoBelezas naturais se tornam

pontos turísticosEventosturísticos do município

Cachoeira Perau da Negra

Casarão - Uma belaatração histórica

Cascata do Gamelão

Camping Cascata daColônia Jardim

ACascata Perau da Ne-gra localiza-se cerca

de seis quilômetros de distância da sede do mu-nicípio, na localidade de Sinimbuzinho. De um lado é formado por uma enor-me parede de rochas em forma de círculo, do outro lado há uma linda cacho-eira que deságua em um poço. O nome Perau da Negra surgiu porque se-gundo moradores da re-gião, uma mulher negra jogou-se do perau, caindo próximo ao poço e morrendo devido à queda.

Uma ótima op-ção de lazer

e turismo, o Cam-ping da Cascata da Colônia Jardim é uma das mais belas visitações turísticas do mu-nicípio. Localiza-se 13 km distante da sede municipal, na comunidade de Colônia Jardim. Esse lindo rio possui dois poços grandes e um peque-no, e é muito conhecido por impressionar e agradar aos visitantes que a conhecem.

Localizado no centro da cidade, o casarão é um edifício histórico. Cons-truído por volta de 1940, por Dr. Lothar Storck, serviu em seu início

como casa de moradia e também como o primeiro hospital de Boqueirão do Leão. Anos depois, voltou a servir de moradia, encantado até os dias de hoje os visitantes pelo seu belo formato arquitetônico preservado.

A Cascata do Ga-melão é uma das

belezas naturais de Boqueirão, distante apenas 1,2 km do cen-tro da cidade. Situado entre dois paredões, o local ganhou este nome por ter formato de uma gamela gigan-te. Composto por dois poços próximos um do outro, o local é muito visitado, de fácil acesso e de beleza indiscutível.

Boqueirão do leão é conhecido como muito hospitaleiro e realiza eventos:- Valorizando a cultura italiana, que é a predominante na cidade, acon-

tece todos os anos no mês de julho a Festa da Polenta. Ela é realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com a Prefeitura Municipal e é repleta de alegria e descontração, homenageando a cada ano o Nono e Nona da festa além de oferecer delicioso e vasto cardápio italiano, não podendo faltar é claro, muita polenta e vinho.

- Festejando o aniversário do município de Boqueirão do Leão, acon-tece em dezembro a Semana do Município, com festas e atrações para os moradores e visitantes, exaltando sempre o desenvolvimento e avan-ço e o município vem tendo a cada ano que passa.

- Além disso, outra grande festa que acontece de dois em dois anos é a Expobol, uma feira comercial e agroindustrial. Tendo sua primeira edição em 2007, foi um grande sucesso que agradou o grande público presente. Ela acontece em março e está em sua terceira edição.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Colaboração: tamara Alini guzzo

Page 35: Revista dos Vales 2012

35Revista dos Vales

Colaboração: Maieve Soares e rafaela Schneider

Candelária

Dados Gerais:População: 30.171 População urbana: 15.715População rural: 14.456Área: 934,93 km²Data de emancipação: 7/7/1925Município de origem: Rio PardoOrçamento municipal para 2012: 52 milhõesPontos turísticos e locais de lazer: Praça Alberto Blanchardt da Silveira, Cerro Botucaraí, Ponte do Império, Cascata Ferradura, Aqueduto, Cascata Véu de Noiva, Praia Carlos Larger, Redução Jesus Maria, Fósseis de Dinossauros, Rampa de Vôo Livre, Casa de Cultura Marco Mallmann e Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues.Eventos turísticos do município: Trilha Ecológica, Etapa Regional de Jeep Cross, Semana do Município, Musa do Sol, Garota Verão, Carnaval, Feira do Livro, Romaria do Botucaraí (na Semana da Páscoa), Expocande, Dia do Vizinho, Semana da Pátria, Semana Farroupilha, Páscoa Criativa, Chococande e Natal das Candeias.Número de propriedades rurais: 4.725 (média de 40 ha)Principais produtos: fumo, calçados, colchões, móveis, produtos cerâmicos, estruturas metálicas, milho, arroz, soja, feijão, ovinos e bovinos.

Prefeito: lAurO MAInArDIVice: Rui Leopoldo BeiseEndereço e contatos da prefeitura: Av. Pereira Rego, 1665Fone: (51) 3743-8100

A 6ª Expocande 2012, que acontecerá de 26 de abril a 1º de maio, no Parque de Even-

tos Itamar Vezentini, em Candelária, vem com nova identidade visual, ilustrado pelos mas-cotes Candino e Candina. Com promoção da Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo (ACCEV) e da prefeitura, o evento tem realização da Lume Eventos e apoio da Associação Comercial e Industrial (Acic). A programação dos seis dias de atividades terá grande diversidade de atrações para todos os públicos.

Conforme o presidente da festa e secretário municipal de Turismo, Es-porte e Cultura, Jorge Mallmann, a intenção é fazer da Expocande uma grande vitrine da força e das potencialidades de Candelária. Para o prefei-to Lauro Mainardi, o trabalho realizado deverá fazer com que a Expocan-de possa ser um marco no Estado. A expectativa é que o público visitante ultrapasse 50 mil pessoas.

Shows - A Expocande deste ano terá como principal atração, no dia 27 de abril, sexta-feira, o show de abertura com a banda gaúcha Ne-

nhum de Nós. Também se apresentarão a Banda Nova Estação, dia 28 de abril, Régis Marques e Grupo Rodeio, dia 29 de abril, Brilha Som, dia 30 de abril e Os Mateadores, dia 1º de maio. Mais informações podem ser conferidas no site www.expocande.com.br.

Exposição de animais - Uma das grandes atrações da feira será a ex-posição de animais, que vai mostrar a força e a qualidade do setor

agropecuário do município. Estarão expostos gado de corte e de leite, equinos, ovinos e animais de pequeno porte.

Expositores – A feira terá opções variadas proporcionadas pelos ex-positores, que terão mostra e comercialização de produtos. São 120

espaços, sendo 80 internos e 40 externos. Alimentação, bebidas, artesa-nato, roupas, acessórios e decoração são algumas das atrações.

Expocande 2012

Prefeito Lauro Mainardi e a Candina, no lançamento da festa

Comissão organizadora da 6ª Expocande

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 36: Revista dos Vales 2012

36 Revista dos Vales

Encruzilhada do Sul tem uma geografia privilegiada com uma natureza preservada e exuberante beleza em suas paisagens. Entre as trilhas de

moto que já acontecem periodicamente durante o ano, desenvolvidas pelo Grupo Coyotes e Motoclube Encruzilhadense. Anualmente é realiza-do pelo Jeep Clube Cross, evento que já faz parte do Calendário Oficial e atrai mais de 100 jipeiros que a cada ano, que escolhem novas rotas para que os visitantes possam conhecer as belezas naturais.

Encruzilhada do Sul

População: 24.537 habitantes (Censo/2010)População urbana: 17.117População rural: 7.420Homens: 12.321Mulheres: 12.216Área: 3.348 km²Data de Emancipação: 19/07/1849 (Lei nº 178)Município de Origem: Rio PardoDensidade Demográfica: 7,3 hab/km²PIB per capita: R$ 8.625,00 (2009)PIB pm: R$ 216.951.000,00 (2009)Arrecadação total da Prefeitura (2011): Federal (R$ 15.911.671,16),Estadual (R$ 17.077.598,88),Municipal (R$ 11.711,640,73)Valor adicionado (2010): R$ 148.554.112,58Orçamento da prefeitura para 2012:R$ 41.247.227,00Total de eleitores: 20.096Locais de Lazer: Centro Municipal de Eventos, Rancho Alegre, Balneários do Passo da Guarda, do Chanã, do Lajeado e do Vau dos Prestes, Paredão, Véu da Noiva, Clube do Comércio, Clube Encruzilhadense, Praças Centrais, Bares, Restaurantes, Sorveterias.Eventos Turísticos do Município: Feira Agropecuária, Jantar do Cordeiro e do Vinho, Polkafest, Trilha de Jeep Cross, Veloterra, Trilhas de Moto Cross, Feiras de Arte Popular, Carnaval, Bumba-Meu-Boi e Rodeios Tradicionalistas.Distância de Porto Alegre: 170 KmNúmero de propriedades rurais: 3.307 (área média de 182,4 ha)Altitude: 432 metrosLimites: Amaral Ferrador, Cachoeira do Sul, Canguçu, Dom Feliciano, Pantano Grande, Piratini, Rio Pardo e Santana da Boa Vista.Maiores empresas: Lojas Xavier Tecidos Ltda, Forjasul Indústria de Madeiras, Corema Indústria de Madeiras, Lins Ferrão e Cia Ltda, Lojas Obino, Lojas Três Passos, Lojas Benoit, Lojas Quero-Quero, Dois A Transporte e Exploração Florestal, SB Transportes e Turismo, Strigon Transportes, Lojas Colombo, Universal Supermercados e Maggioni Madeiras.Principais produtos: Madeira, móveis, extração mineral, cerâmica, milho, arroz, soja, feijão, fruticultura (melancia, uva, morango, figo, maçã, amora, pêssego, kiwi), florestas, fumo, trigo, mel, bovinos, ovinos, equinos, suínos, bubalinos e caprinos.Escolas: 32 escolas, sendo 6 estaduais, 25 municipais e 1 escola técnica agrícola.Feriados municipais: 19 de Julho - Emancipação Política do Município e 4 de dezembro, Feriado de Santa Bárbara (Padroeira do Município).

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPALPrefeito: ARTIGAS TEIXEIRA DA SILVEIRAVice-prefeito: Antônio Carlos Rodrigues de SouzaSecretários Municipais:Antônio Olmiro Alves de Souza (Finanças)Igor Rutkoski (Planejamento)Rafael Baroni de Barros (Saúde e Meio Ambiente)Carina Ourives (Administração)Nazaré Cristina da Silva Baroni (Educação, Cultura e Desporto)Márcio Freda Rassier (Agropecuária e Abastecimento)Celso José Lino de Souza (Obras e Serviços Urbanos)Valdomir Tomir Krachefski (Transportes)Margarida Damé, em exercício (Cidadania e Ação Social)Taleirand Peixoto (Consultor Jurídico)Márcio Piva von Diemen (Assessor de Comunicação)Telefone de prefeitura: (51) 3733 1180Endereço da prefeitura: Avenida Rio Branco, 261,Endereço Eletrônico: [email protected]: www.encruzilhadadosul.rs.gov.br

Encruzilhada do Sul

Riquezas minerais

Feira do Livro

Eventos

Encruzilhada do Sul está localizada na Serra do Sudeste, no Vale do Rio Pardo.

O município é atravessado pela RSC 471, ligando a cidade ao Porto de Rio Grande. O clima é subtropical temperado úmido, as estações bem definidas e caracterizam--se por uma temperatura média anual de 18ºC, oscilante entre 2ºC no inverno, e 32ºC no verão. Encruzilhada passa por fortes ge-adas. É em função desse clima que o mu-nicípio possui semelhança com os países europeus, o que oportunizou a vinda dos primeiros habitantes açorianos ao país.

Rico em minérios, o município dispõe de uma vasta diversidade para exploração, como é o caso da cassiterita-minério de estanho, caulim-

-argilomineral, e feldspato- mineral.A área geográfica coberta pelo município reserva ampla variedade de

riquezas minerais, que podem ser aproveitados para exploração como estanho, cobre, tungstênio, tântalo, ferro, quartzo, pedras semipreciosas, entre outras. É importante destacar as excelentes condições de infraes-trutura e fácil acesso às jazidas.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, realiza anualmente com sucesso a Feira do Livro. Evento que tem a

participação de outras entidades da sociedade civil para promover a cul-tura e responsabilidade socioambiental e ética. O evento é fortemente voltado ao público infanto-juvenil.

NatalA Prefeitura Municipal com a participação da Câmara de Dirigentes Lo-

jistas (CDL) e da Casa Valduga, e Associação Comercial e Industrial (ACI) realiza o evento de Natal com iluminação e decoração especiais, chegada do Papai Noel, passeios de dindinho, Casa do Papai Noel e sho-ws musicais. E a parceria com a Igreja Católica possibilita a encenação de peças teatrais na Igreja Matriz do município.

Turismo de Aventura

Carnaval - Eleito um dos 10 melhores do interior do Estado, tendo na programação Muamba, Desfiles nas quatro noites, com escolas de

samba luxuosas, blocos, e a Festa do Bumba-Meu-Boi, sempre no primei-ro sábado após o Carnaval, sendo o único município do Estado a realizar esse folguedo folclórico.

Semana do município - As festividades comemorativas acontecem no mês de julho e são direcionadas aos munícipes. Buscam sempre valo-

rizar os talentos e a cultura local, para o crescimento dos encruzilhaden-ses. Em 2012 o município comemora os seus 163 anos de emancipação política.

tradicionalismo - O cultivo às tradições gaúchas é muito valorizado, com a realização de acampamentos, concursos, seminários, desfiles te-

máticos, fandangos, rodeios, Ronda Crioula, e a realização de fase do Enart.

Dados Gerais:

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 37: Revista dos Vales 2012

37Revista dos Vales

Situado no Rincão do Chanã, 1º Distrito, a 13 quilômetros do centro da cidade, oferece quiosque para todos os tipos de eventos, com completa

infraestrutura para lazer, contando ainda com camping e pousada, além de um dos melhores restaurantes de comida campeira do município.

Praça Dr. Ozy Teixeira: cartão postal histórico

Encruzilhada do Sul

Principais atividadeseconômicasAgricultura

Fruticultura

Polo Turístico Rancho AlegreTurismo

Casa de Cultura

Indústria

Pecuária

A maior produção agrícola do município está nas lavouras de soja, ar-roz irrigado, feijão, milho e aveia preta. A produção de fumo ocupa

lugar de destaque entre os pequenos produtores, sendo a maioria das famílias do meio rural a principal fonte de renda.

Há produção de diferentes espécies frutíferas, como:

uvas finas, maçãs, pêssegos, amoras, entre outras, totalizan-do 624 hectares. Já a produção de melancia chega a 1,3 mil hec-tares. A instalação de vinícolas da Serra Gaúcha para a produ-ção de vinhos finos e espuman-tes está crescendo.

A Casa de Cultura tem o nome de Humberto Fossa em homenagem a um grande cidadão do município. Lá está instalado o Museu Munici-

pal Domingos Bittencourt com acervo histórico.

Igreja Matriz Santa BárbaraO nome tem origem

no passado do município. Sua cons-trução iniciou em 1866 nos primórdios da fre-guesia de Santa Bár-bara de Encruzilhada. Templo de rara beleza arquitetônica é hoje um dos principais pon-tos turísticos de Encru-zilhada do Sul.

Uma das prioridades da atual administração é a expansão do setor in-dustrial do município. Além das tradicionais indústrias de beneficia-

mento da produção agropecuária e dos recursos minerais, destacam-se as do ramo madeireiro/moveleiro, com 78 mil hectares de florestas exóti-cas, além das que atuam no ramo de metalúrgica, eletrificação, comuni-cação, couro, perfumaria, vestuário e produtos alimentícios. O comércio de varejo e atacado tem expressiva participação no PIB do município.

Atualmente Encruzilhada do Sul possui uma bacia leiteira orga-

nizada que fornece matéria-prima para o laticínio existente no muni-cípio, o excedente é comercializa-do para as indústrias do setor. O meio rural ainda conta com a ex-pansão e aprimoramento genético e confinamento de gado de corte, desenvolvimento da piscicultura e suinocultura. Já a bovinocultura, se-gue em plena expansão, bem como o fortalecimento da cadeia produti-va de ovinos, destaque no Rio Grande do Sul. A produção pecuária (gado bovino) do município está estimada em mais de 150 mil cabeças. O reba-nho ovino é de mais de 66 mil cabeças.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Monumento àSanta Bárbara

Page 38: Revista dos Vales 2012

38 Revista dos Vales

A Exposerra é o maior evento realizado no município. Tem duração de três dias e ocorre no mês de dezembro, mês do aniversário do muni-

cípio. Sua primeira edição foi no ano de 2010 e superou positivamente as expectativas da administração municipal e organizadores, possibilitando uma nova edição no ano de 2011, que também foi um sucesso. O evento conta com diversas atrações, shows, lonões com feiras para comércio, pra-ça de alimentação e apresentações variadas. A maior parte de programa-ção ocorre na Praça Central e no ginásio da comunidade católica Giespa.

Evento que surgiu no município há dois anos. A Prefeitura Municipal faz uma grande decoração na praça central da cidade. Está que rece-

be diversas programações nos dias que antecedem o Natal.

Evento realizado pela comunidade católica, é uma festa muito tradi-cional no município, realizada geralmente no mês de abril em come-

moração à colheita do fumo e como forma de valorização do principal produto agrícola do município. Neste ano terá sua 38ª edição.

Exposerra

Eventos turísticosdo município:

Natal Iluminado

Festa do Fumo

Gramado Xavier

População: 3.970 habitantesPopulação Rural: 3.441 pessoasPopulação Urbana: 529 pessoasÁrea: 217,72 m²Data de emancipação: 08/12/1992Município de Origem: Santa Cruz do SulOrçamento Municipal para 2012:R$ 10.820.670,00Densidade Demográfica: 18,3 hab/km²Total de Eleitores: 3.067Locais de Lazer: Praça Central, Campo Grêmio Esportivo Xavier, Giespa (Ginásio Paroquial), Quadra esportiva coberta, Balneário da Família Silva, Cascata do Rio Pardinho e Rio PardoDistância de Porto Alegre: 243 kmNúmero de propriedades rurais: 785 propriedades/média 20 hectaresRodovias de Acesso: RSC 153Altitude: 463 metrosLimites: Barros Cassal (Norte), Sinimbu (Sul), Boqueirão do Leão (Sul) e Lagoão (Oeste)Feriados Municipais: 8/12/1992 - Aniversário do Município

Administração MunicipalPrefeito: RENI GIOVANAz Vice-prefeito: Airton BertéE-mail: [email protected] - Tel: (51) 3616 3108Secretaria de Finanças – Berenice LazzarettiTel: (51) 3616 3207Secretaria de Administração e Planejamento – Diogo GiovanazE-mail: administraçã[email protected]: (51) 3616 3207Secretaria de Educação e Cultura – Leandro José SestariE-mail: [email protected] - Tel: (51) 3616 3007Secretaria de Obras, Viação, Trânsito e Serviços Públicos – Antônio MachadoTel: (51) 3616 3174Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – Alvari SalviE-mail: [email protected].: (51) 3616 3108Secretaria de Saúde – Marcelo PozzebonE-mail: [email protected] - Tel: (51) 3616 3106Secretaria de Assistência Social – Reni ZanattaE-mail: [email protected] - Tel: (51) 3616 3108

Dados Gerais:

Natal Iluminado: praça recebe

decoração especial

Page 39: Revista dos Vales 2012

39Revista dos Vales

Soberanas

A gincana municipal tem duração de três dias, também realizada no mês de dezembro, conta com diversas provas e tarefas diferenciadas,

realizadas em todo município. Há grande participação por parte dos mu-nícipes seja nas equipes ou apenas prestigiando a realização das provas, assim como integrantes de outros municípios.

Há dois anos a criação de gado leiteiro começou a surgir no municí-pio de Gramado Xavier como uma boa alternativa de renda para os

pequenos produtores. Desde então, vem apresentando um significativo crescimento. Exemplo desta expansão e do interesse dos produtores no setor é a atuação do jovem casal Jéssica e Luiz Pozzebom, produtores de fumo, que plantavam em torno de 45 mil pés.

Hoje reduziram pela metade a plantação e decidiram investir na pro-dução de leite. Com os bons resultados obtidos, preparam-se para, no futuro, produzir apenas o leite. O casal possui 12 vacas da raça Jersey e, destas, 10 estão no período de lactação pela primeira vez, com produção média de 15 litros por dia cada matriz. A renda bruta gerada fica em tor-no de R$ 3.200,00 mensais. Segundo a produtora Jéssica, a produção de leite é uma atividade gratificante, desde que haja bom planejamento e que a propriedade seja organizada.

Atualmente o município conta com 17 produtores de leite, totali-zando 178 vacas que produzem em média 45 mil litros ao mês. O leite é comercializado para empresas da região pelo preço médio de R$ 0,71 por litro. O apoio da administração municipal através de recursos vem incrementando o setor. Foram compradas máquinas e equipamentos, como resfriadores de leite, ordenhadeiras, secadores móveis de grãos, ensiladeiras e também repassadas aos produtores sementes de milho e milheto, além de calcário, adubo de cobertura e adubo de base.

O município também disponibiliza serviços de inseminação artificial, com dois inseminadores capacitados para este serviço. No período de um ano, houve um crescimento de 500% no número de inseminações, o que mostra que o setor está tendo grande crescimento. Muitos pro-dutores procuram a Emater para encaminhar projetos e financiamentos para aquisição de matrizes e equipamentos voltados ao setor e buscando diversificar a produção e ter uma nova alternativa de renda.

Há registro de duas famílias que viviam, 90 anos atrás, distante dois quilômetros da cidade atual. Ou deles era Custódio Xavier, cujo so-

brenome dá denominação à cidade, pois na região havia vários pontos conhecidos por “gramados”, lugar que serviam de parada para tropeiros condutores de tropas, animais e produtos entre a zona Colonial, na bai-xada, e a do Planalto.

O contingente populacional que migrou ao povoado que veio a dar origem ao município de Gramado Xavier era constituído, basicamente, de elementos de ascendência italiana. Eles vieram para essa região den-tro do contexto das migrações internas ocorridas no início deste século, embora na região já vivesse uma pequena população de lusos, denomi-nados pelos italianos de “nacionais”.

No Rio Grande do Sul, a imigração italiana, iniciada em 1875, deu-se na Encosta Superior Nordeste, onde, de acordo com a legislação vigente na época, foram organizados núcleos coloniais nas terras devolutas do Império. A imigração alemã, ocorrida anteriormente, havia se expandido pelos vales da Depressão Central, deixando a encosta superior desabi-tada.

Ao imigrante italiano restou ocupar a parte alta, já no início do Planal-to Médio, o que não significa necessariamente uma preferência atávica, mas uma mera contingência. A região italiana havia dado sinais de esgo-tamento - superpovoação e insuficiência de terras -, forçando a saída dos filhos dos imigrantes para novas áreas.

Gincana Municipal

Histórico

Vacas Jersey produtoras

de leite: rebanho de

Jéssica e Luiz Pozzebom

Belas paisagens no interior do município

Gincana Exposerra: ótimo público acompanhouprogramação da festa municipal

Gincana: evento movimento público jovem do município

Gramado Xavier

Geada: formação constante nas manhãs

frias de invernos

Município investe naprodução de leite

Colaboração: Claudiane Battisti

Page 40: Revista dos Vales 2012

40 Revista dos Vales

População: 2.954 habitantes (2010)Área: 118,3 km2Data de instalação do município:28/12/1995 (Lei nº 10640)Município de origem: SinimbuDensidade demográfica: 25 hab/km²Taxa de urbanização: 13%Expectativa de vida ao nascer: 74,75 anosArrecadação total da Prefeitura:R$ 8.725.196,09 (2010)Total de domicílios: 1.033Total de eleitores: 2.530Pontos turísticos e locais de lazer: Cascatas, Reserva de Araucária, Vistas Panorâmicas, Sociedade Esportiva Cultural de Herveiras, Ginásios Poliesportivos, Quermesses e Festas Populares.Eventos turísticos do município: Comemorações da Semana Farroupilha, Festas Populares, Herveifest.Distância de Porto Alegre: 220 kmNúmero de propriedades rurais: 660 (área média de 17, 72 ha)Rodovias de acesso: RSC 153Altitude: 540m (sede) 655m (interior)Principais produtos: fumo, milho, feijão, erva-mate, produtos metalúrgicos e funilaria, serraria, bovinos, suínos, ovinos, caprinos, abelhas e peixes.Escolas: 9 escolas, sendo 8 municipais e uma estadual Feriados municipais: Sexta-Feira Santa, Ascensão de Nosso Senhor, Corpus Christi e FinadosTelefone da Prefeitura: (51) 3616-2004 ou 3616-2002 Endereço da prefeitura: Rua Germano Wink 440 - CEP 96.888-000 - Herveiras/RSEndereço eletrônico: [email protected] ADMInIStrAçãO MunICIPAlPrefeito: PAulO nArDElI grASSElVice-Prefeito: Cláudio Sebastião Grassel

Secretários Municipais:- Administração e Turismo/Finanças e Planejamento: Francieli Patricia Grassel- Agricultura, Indústria e Comércio: Cláudio Sebastião Grassel- Educação, Desporto e Cultura: José Luiz Grassel- Saúde e Assistência Social: Lírio Hoesel- Obras, Viação, Serviços Urbanos e Trânsito: Gilmar Elair Claas

Dados Gerais:

Com destaque para o tabaco, a atividade rural é a maior responsável pela economia de Herveiras. São 660 propriedades rurais, carac-

terizadas pela diversificação, onde é cultivado fumo e outros produtos como milho, feijão e erva-mate, além de culturas de subsistência. Recen-temente, a atividade leiteira começou a receber incremento. Já são seis propriedades produtoras, que têm no leite a principal fonte econômica e vendem o produto para empresas de laticínios.

Os produtores estão apostando na nova atividade, investindo cada vez mais em suas propriedades, pois, além de agregar uma renda mensal, estão diversificando e melhorando as condições de vida. Segundo dados da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Herveiras, no final de 2011, haviam 129 vacas destinadas apenas à produção leiteira, estan-do 65 em lactação e 40 inseminadas.

Em janeiro de 2012, a Secretaria de Agricultura realizou uma reunião com os produtores de leite, quando foram discutidos assuntos sobre transporte de ração, inseminação artificial, aquisição de sêmen sexado e esclarecimento de dúvidas. O técnico agrícola Rafael de Fraga apresen-tou dados da produção leiteira e vídeos técnicos. O grupo decidiu pela promoção de cursos através da Emater e Senar sobre silagem e pasta-gens, dias de campo. Apostando na atividade, a prefeitura de Herveiras contratou um veterinário para acompanhar os trabalhos do grupo e fazer atendimento geral à população.

No encontro com os produtores, houve discussão sobre as causas da queda da produção, que são a estiagem, falta de silagem prepa-rada, estresse dos animais, falta de irrigação nas pastagens e falta de qualidade da água, entre outros. As alternativas apresentadas para a melhora da produção foram planejamento da pastagem, preparação e armazenamento da silagem, planejamento de armazenamento de água e novas aguadas, melhoria nas condições das instalações e pi-queteamento planejado.

Agricultura, a principalatividade econômicade Herveiras

Herveiras

Paredão da Barra, paisagem rural de Herveiras

Foto

: Mar

ilain

e Fo

lmer

Page 41: Revista dos Vales 2012

41Revista dos Vales

Obras para a populaçãoPonte pênsil liga Herveiras a Passa Sete

Herveifest

Saúde

Educação em constante melhoria

Herveiras

Escavadeira hidráulica,

para melhorar os serviços oferecidos

Autoridades e moradores dos municípios de Herveiras e Passa Sete

Shows marcaram

segunda edição da Herveifest

Foto

s: M

arila

ine

Folm

er

Pomares experimentais – Em parceria com produtores de Herveiras, foram implantados cinco pomares experimentais em diferentes lo-

calidades do município. O objetivo é fazer pesquisa e experimentos na região quanto às variedades, adaptação ao clima, produtividade e quali-dade da produção. São citrus (laranja), maçã, pêssego e caqui, implanta-dos em 2011 e que estão sendo cultivados com o objetivo de incentivar outros produtores. Os pomares experimentais são um projeto da prefei-tura que repassou mudas, sistema de irrigação e assistência técnica.

A ponte pênsil de 15 metros de comprimento sobre o Rio Pardo, na divisa dos municípios de Herveiras e Passa Sete foi construída numa

parceria entre os dois municípios e teve custo de R$ 44.589,00. Além de servir para ligar os municípios, a ponte também serve para diminuir a distância de deslocamento da população que necessita circular pelas lo-calidades com travessia pelo Rio Pardo. A ponte pênsil liga a localidade de Linha Biriva, no interior do município de Herveiras, à localidade de Carijo do Buraco, no interior de Passa Sete.

O ato de inauguração ocorreu no dia 6 de janeiro de 2012 e a ponte já está sendo usada pela população. A solenidade aconteceu às margens do Rio Pardo, em Passa Sete e contou a presença do prefeito Paulo Narde-li Grassel, vice-prefeito Cláudio Sebastião Grassel, secretários municipais José Luiz Grassel, Francieli Grassel, Lírio Hoesel e Gilmar Elair Claas, além do prefeito de Passa Sete Bertino Rech, do vice-prefeito Ataides Lopes e demais autoridades, representantes das localidades dos dois municípios e comunidade em geral.

A inauguração foi precedida da manifestação de representantes das localidades beneficiadas, sendo Sérgio Silveira por, Herveiras, e Dalmiro Moraes, por Passa Sete, que agradeceram pela obra. Após ‘falaram os dois vice-prefeitos, que salientaram a importância das comunidades se ajuda-rem para concretização da obra, uma reivindicação antiga de ambas as comunidades. Por fim falaram os prefeitos. Paulo Grassel destacou o en-tendimento dos municípios vizinhos e a valiosa obra que facilita não so-mente a travessia, mas a integração entre os municípios. E Bertino Rech destacou que a obra não havia sido atendida em governos anteriores, mas que agora a população foi ouvida. Na sequência foi realizado um almoço de confraternização.

A 2ª Herveifest teve sua segunda edição realizada de 31 de setembro a 2 de outubro de 2011. O sucesso do evento foi comprovado pelo

grande número de visitantes, especialmente de outros municípios da re-gião. Na avaliação do prefeito Paulo Nardeli Grassel, a festa alcançou seu objetivo e já se consolidou como maior e melhor já feita em Herveiras e também na região. A comissão organizadora buscou fazer uma festa para a comunidade, para a população e em função disso não houve cobrança de ingresso em nenhum dos dias, nem durante os shows.

O público esperado superou a meta inicial de 20 mil, chegando a um total de 22 mil pessoas. Em termos de investimento para realização da festa foram aplicados R$ 150 mil e o retorno, de patrocínios, vendas de estandes e bebidas rendeu R$ 50 mil, resultando num investimento final de R$ 100 mil pela Prefeitura para realização da festa. O prefeito Paulo Grassel lembra que este investimento se deu com recursos que já são destinados no orçamento para esta finalidade, de difusão cultural, lazer e turismo.

“Não foi aplicado dinheiro da saúde, da educação, nem de obras saluta-res, foi dinheiro investido na integração, na cultura, no lazer da população de Herveiras e na divulgação das potencialidades, o que foi plenamente atendido”, explica o chefe do executivo. Para que a Herveifest tenha sua continuidade garantida, a prefeitura adquiriu a área do Parque Municipal de Eventos Osmar Class.

Visando o bem estar dos munícipes, a Secretaria da Saúde de Hervei-ras oferece serviços de atenção básica, tais como: consulta clínica,

ginecológica, atendimento com nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, odontologia, enfermagem, serviços como vigilância epidemiológica, sa-nitária, vacinas, curativos, aplicação de medicação, retirada de pontos, soroterapia, observação, aferição de pressão arterial e nebulização, entre outros. Em 2011, para melhorar os serviços, a prefeitura fez a aquisição de uma nova ambulância e de um veículo de 13 lugares para transpor-te de pacientes e a contratação de quatro médicos para atendimentos na Unidade Básica de Saúde. No final do ano foram contabilizados 2.880 atendimentos odontológicos, 5.020 atendimentos médicos, 790 sessões de fisioterapia e cerca de 700 atendimentos nutricionais.

Com sete escolas e atendimento a 400 estudantes, a rede municipal de educação de Herveiras apresenta constantes investimentos. Entre as

melhorias realizadas recentemente está a implantação do 8º ano na Esco-la Mauricio Cardoso, beneficiando 15 alunos. As aulas de música, ofereci-das aos alunos de 5º ano de três escolas no centro de Herveiras também são momentos de aprendizagem e diversão para as crianças. E a iniciativa “Hortas Escolares” foi implantada em uma escola multisseriada e tem o objetivo de complementar a merenda escolar com alimentos saudáveis.

Parcerias com a iniciativa privada que contribuem com a educação e o processo ensino-aprendizagem também dão resultados positivos. Um exemplo é o projeto “Infância mais Feliz”, realizado em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e a empresa Souza Cruz. As ações atin-gem alunos da pré-escola até o 5º ano, e o projeto funciona no contratur-no das aulas, direcionados para os alunos que não têm outras atividades escolares. Outro projeto importante é “A União Faz a Vida”, realizado em parceria com o Sicredi e que abrange vários outros projetos nas sete es-colas municipais.

Colaboração: Marilaine Folmer

Page 42: Revista dos Vales 2012

42 Revista dos Vales

Festa oficial de MatoLeitão será em dezembro

Vocação rural

Colaboração: Comunicação Social, renê ruppenthal

A festa oficial de Mato Leitão, para evidenciar o potencial econômico do município, será nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2012. A admi-

nistração pública e a Associação Comercial e Industrial (ACI) trabalham desde setembro do ano passado no planejamento de uma grande feira de exposições, cuja denominação poderá ser Expo Orquídea.

Desde abril de 2010, Mato Leitão é considerada a Cidade das Orquíde-as, através de uma lei aprovada na Assembléia Legislativa e sancionada pela governadora Yeda Crusius. A proposta já havia sido aprovada (por mais de 81%) pela população no ano de 2006, que culminou com a Lei Municipal nº 1.311.

Em dezembro, nos mesmos dias da festa, a cidade sediará mais uma edição da Exposição Estadual de Orquídeas, considerada a maior do gê-nero no Rio Grande do Sul. A ideia é divulgar o potencial econômico na indústria, comércio e serviços. Também haverá um trabalho voltado ao cultivo de orquídeas, flor presente em todas as propriedades do muni-cípio. O encanto, perfume e diversidade de cores e tamanhos fascinam tanto colecionadores como produtores.

Mato Leitão é um município de forte e diversificada vocação rural. Com mais de 3,8 mil habitantes, muitos deles residindo em proprie-

dades rurais, o município possui excelente qualidade de vida. Sua rique-za natural exuberante, formada por lindas paisagens que reúnem matas, arroios e solo fértil, foi colonizada por imigrantes empreendedores que souberam fazer levar a força do trabalho e da dedicação à agricultura e pecuária. Essa potencialidade rural está estampada numa economia agrí-cola estável, voltada ao cultivo de milho, aipim, erva-mate, fumo, soja e hortifrutigranjeiros.

A pecuária gira em torno da criação de aves, suínos, bovinos e pei-xes. O setor primário também aparece na pujança de suas agroindústrias, produção leiteira e frigoríficos, que agregam valor aos produtos rurais, geram trabalho e renda. O setor secundário da economia conta com in-dústrias de grande importância econômica e social, contribuindo deci-sivamente na geração de renda e postos de trabalho. Um destaque é a produção de calçados, móveis, conservas, carne beneficiada, embutidos, biscoitos, erva-mate, ração e farelo. O setor de comércio e de prestação de serviços é bem diversificado e vem se fortalecendo, oportunizando a aquisição de produtos e serviços no município.

Dados Gerais:

Mato Leitão

População: 3.869 habitantes (IBGE 2010)População Rural: 2.248População Urbana: 1.621Área: 45,9 km²Data de emancipação: 20 de março de 1992, pela lei 9.607Municípios de origem: Venâncio Aires e Cruzeiro do SulDensidade Demográfica: 84,3 hab/km²Expectativa de vida ao nascer: 74,75 anosPIB Bruto 2009: R$ 95.310,00PIB Per Capita 2008: R$ 24.905,00Total de Eleitores: 3.096Orçamento para 2012: R$ 13,9 milhõesEventos turísticos do município: Encontro Municipal de Terno de Reis, Festas Intercomunitárias, Aniversário do Município, Festa do Colono Imigrante, Exposição Estadual de Orquídeas, Natal para Todos, Festidança, Noite Cultural.Distância de Porto Alegre: 140 kmNúmero de propriedades rurais: 640Rodovias de Acesso: RSC-453Altitude: 70 a 110 metrosLimites: Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do SulFeriados Municipais: 20 de Março (Dia do Município), 25 de julho (Dia do Colono Imigrante), Sexta-feira Santa e Corpus ChristiPrincipais produtos: - Industriais: calçados, carne beneficiada, biscoitos, conservas, erva-mate, farelo, marcenaria e móveis- Agrícolas: milho, fumo, soja, erva-mate, aipim, amendoim, feijão e trigo - Pecuários: suínos, bovinos, aves e gado leiteiro

ADMInIStrAçãO MunICIPAl- Prefeito: CArlOS AlBErtO BOHn- Vice-prefeita: Eunice Heuser

SECrEtárIOS MunICIPAIS:Finanças: Carlos BohnAdministração: Eunice HeuserEducação, Cultura e Desporto: Fernanda BohnObras, Viação e Trânsito: Vilásio MachrySaúde: Carla Inês Heinen StöhrAgricultura e Meio Ambiente: Osmar Renê BickAssistência Social, Habitação e Cidadania: Adriana Schnorr DessoyDep. de Esportes: Paulo Ricardo HeinenDep. de Cultura: Ricardo HaasDep. de Desenvolvimento Rural: Clóvis SchwertnerTelefones prefeitura: (51) 3784-1085, 3784-1213, 3784-1057 e 3784-1263Endereço: Rua Leopoldo Hinterholz, 710 - CEP 95835-000Endereço eletrônico: www.matoleitao-rs.com.br

Exposição de Orquídeas: a maior do Rio Grande do Sul

Div

ulga

ção

Page 43: Revista dos Vales 2012

43Revista dos Vales

Educação: prioridadeem Pantano GrandeA Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Smec) apresentou, no

início de março, o relatório de trabalhos durante o ano de 2011. O documento encaminhado às demais secretarias e órgãos da imprensa traz detalhadamente em que área a pasta mais investiu e quais foram as principais aquisições ao longo do ano anterior. A Smec é considerada uma das pastas mais atuantes do atual governo, sendo destacada pelas inúmeras melhorias nas escolas municipais, as quais se tornaram referên-cia na região do Vale do Rio Pardo.

Entre as aquisições e realizações de maior relevância estão a aquisição de três ônibus escolares novos e a conclusão do Ginásio de Esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sotero Hermínio Frantz, no valor de cerca de R$ 379 mil. Outras ações foram a implantação do projeto Rádio Sotero, a cobertura da área de lazer na Escola Dario Lopes de Almeida, locação da Casa da Banda, adesão ao Programa “Um Compu-tador por Aluno” e a aquisição de uniforme escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino, com valor que superam os R$ 140 mil.

Outras áreas também contaram com números expressivos, como a Bi-blioteca Pública e Museu Municipal, que segundo dados da secretariam possui 7.975 livros e 1.290 revistas em seu acervo. Em 2011 foram 3.313 empréstimos de livros e revistas e 330 pesquisas. Foram registradas mais de 950 visitas ao local.

Outro ponto destacado no relatório foi o grande montante de dinhei-ro investido no transporte escolar, que proporcionou aos alunos, desde as séries iniciais até os universitários a terem acesso ao ensino. No trans-porte dos universitários foram gastos R$ 70 mil, auxiliando 341 alunos ao longo do ano, já no transporte dos alunos do Ensino Médio com Vale Escolar, foram investidos mais de R$ 66 mil.

De posse dos números, a prefeita Iza Raabe comentou que a área da educação sempre contará com grande investimento em seu governo. “Estamos trabalhando intensamente para dar oportunidade para que todos estudem, nossa administração ficará marcada pelo grande investimento na área de educação, que com certeza revolucionou e revolucionará o municí-pio”, conclui a prefeita.

Pantano Grande

População: 9.895 (2010)População urbana: 8.314 (2010)População rural: 1.581 (2010)Homens: 4.186Mulheres: 4.299Total de eleitores: 8.495Pontos turísticos e locais de lazer: Cascatas, Reserva da Araucária, Vistas Panorâmicas, Balneário Ana Benta, Balneário Iruí, Balneário Capivari, Fundação Gaia, Pedreira de Mineração desativadas, Sorapag, Museu Municipal Erico Mário Raabe e CTG Carreteiros da amizade.

Prefeita: MArIA luIzA BErtuSSI rAABEVice: Cássio Nunes SoaresTelefone da prefeitura: (51) 3734 2220Endereço prefeitura: Rua Waldo Machado de Oliveira, 177, Vila Virgínia, Pantano Grande

Dados Gerais:

Ônibus novos para o transporte de alunos

Cobertura da área de lazer na Escola Dario

Lopes de Almeida

Ginásio de Esportes da Escola Municipal de Ensino

Fundamental Machadode Assis, no distrito de

Monte Castelo

Asse

s. de

Com

unic

ação

da

Pref

eitu

ra

Foto

s: As

ses.

de C

omun

icaç

ão d

a Pr

efei

tura

Page 44: Revista dos Vales 2012

44 Revista dos Vales

uniforme: passa a ser de uso obrigatório. Os alunos receberão as peças gratuitamente.

Festival da Canção (na semana do Estudante): onde será produzido um CD das Canções do Festival para disponibilizar no Show de Final de Ano

na Mostra de Trabalhos e Feira do Livro. Ocorrerá ainda o lançamento de um livro contendo os melhores trabalhos de cada turma de todas as escolas mu-nicipais.

um Computador por Aluno: Este ano, a Secretaria Municipal de Educação estará implantando o programa “Um Computador por Aluno” (anos finais)

nas Escolas Municipais, todos com acesso a internet. “O novo equipamento vai garantir que levemos os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná--la mais atraente e interativa”, declara a secretária de Educação Rosane Raabe.

Os aparelhos serão adquiridos por meio de recursos do próprio município.Os alunos terão acesso às várias tecnologias e ferramentas existentes na

esfera virtual, o que viabilizará um ensino de melhor qualidade didática. A se-cretária diz ainda, que a atual administração está empenhada em fazer história na educação fundamental do município e este momento já é considerado um marco, pois representa um avanço para a inclusão digital dos alunos que, em sua maioria, não têm acesso a computadores.

Como todas as escolas municipais possuem mais de um laboratório de informática, os mesmos serão usados por todos os alunos começando pelos alunos da educação infantil.

Academias: Outra grande novidade para a rede municipal é a instalação de academias em todas as escolas. As mesmas serão para uso de profes-

sores, alunos, funcionários e a comunidade escolar. Agora no lugar da tradi-cional quadra poliesportiva, os estudantes poderão realizar seus exercícios na academia. Esse projeto tem o intuito de oferecer ao professor um espaço diferenciado da sala de aula.

ginástica laboral: A Smec contratou a professora Marilu de Souza para realizar nas escolas municipais aulas de ginástica laboral. São muitos os

benefícios de ginástica laboral, como a redução da incidência de doenças ocupacionais e lesões por esforços repetitivos. Além dos benefícios físicos, a prática da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração e motivação. Para a secretária de Educação, Rosane Raabe, a intenção é a de diminuir os problemas de saúde e estresse.

Pantano Grande

Ainda mais açõespela educação

Novidades para o ano de 2012 na rede municipal de ensino

Último ano à frente de uma das pastas mais importantes, a secretária da Educação, Rosane Kilian Raabe, afirma que o ano de 2012 pro-

mete muito na área de ensino em Pantano Grande, principalmente pela atenção que o governo municipal, vem dando à educação, proporcio-nando condições de trabalho a todo o corpo docente e investindo firme-mente para que os alunos tenham a melhor formação possível.

Algumas mudanças ocorreram nas equipes diretivas das escolas municipais, sendo que o quadro atual é:

- Escola M.E.F. Sotero Hermínio Frantz - Diretora: Maristela Costa de Oliveira – Coordenação Pedagógica: Neusa Santana, Maria Alzira Rodrigues dos Santos.

- Escola M.E.F. Pantano grande - Diretora: Silvia Maria Souto de Farias – Coordenação Pedagógica: Rosimeri Guterres

- Escola M.E.F. Machado de Assis - Diretora: Eneida de Oliveira –

Coordenação Pedagógica: Maria Janete Duarte.

- Escola M.E.F. Dario lopes de Almeida - Diretora: Eli Maria Chaves Pereira - Coordenação Pedagógica: Ana Lúcia Dornelles

- Escola M.E.I. Cebolinha – Diretora: Susete Isabel Padilha do Rego.

Computadores de última geração e acesso

à internet para todos os alunos das escolas

municipais

Biblioteca pública: literatura ao alcance

de todos

Escola Sotero Hermínio Frantz: referência em educação

Colaboração: lucas Carlos da Silveira

Foto

s: As

ses.

de C

omun

icaç

ão d

a Pr

efei

tura

Page 45: Revista dos Vales 2012

45Revista dos Vales

Rio Pardo

Dados Gerais:

Ao longo dos últimos anos Rio Pardo tem comemorado muitas realiza-ções. A prefeitura tem buscado atender, a cada dia, as necessidades de

cada cidadão através do trabalho em todos os segmentos de prestação de serviços públicos oferecidos. No campo, o salto em qualidade de vida foi sig-nificativo. A atenção dada às famílias do interior deu suporte desde a base, com mais educação a jovens e crianças, passando pela proposta de espor-te e lazer, seguindo até a oportunidade de melhorar e qualificar a mão de obra nas pequenas propriedades com a aquisição de maquinário. São ações contínuas que buscaram atender, acima de tudo, o bem-estar do pequeno produtor rio-pardense, alicerce da economia do município.

Rio Pardo: local demuitas realizações

Segundo levantamento da Secretaria Municipal do Interior, já foram aten-didos quase a totalidade dos mais de 2 mil quilômetros de estradas que

Rio Pardo possui. O resultado é graças ao trabalho diário realizado pelas duas motoniveladoras zero quilômetros, adquiridas pela Prefeitura em outubro de 2011. A aquisição história foi de mais de R$ 1,2 milhão.

Além deste maquinário, cerca de 20 tratores novos e reformados foram entregues às Associações Pró-Desenvolvimento no interior. Os veículos auxi-liarão no incremento da produção agrícola, incentivando o setor primário na geração de emprego e renda. Também foram entregues aos presidentes das Associações Pró-Desenvolvimento das localidades da Picadinha, Albardão, Capoeirinha e Rincão dos Paz quatro braços valetadores. São equipamentos agrícolas acopláveis aos tratores, que deverão efetuar trabalhos semelhantes ao de uma retroescavadeira - abertura de aguadas, pequenos açudes, buei-ros, valetas de irrigação e aterros.

Veículos adquiridos

Foto

s: G

isel

le C

orrê

a Li

ma

Tratores destinados às Associações Pró-Desenvolvimento do interior

Trator e implementos destinados ao Projeto Vitamina

Aquisição de2 motoniveladorasnovas em outubro

População (Censo 2010): 37.591 habitantesÁrea da unidade territorial (Km²): 2.050,597Densidade demográfica (hab/Km²): 18,33Código do Município: 431570Gentílico: rio-pardenseTotal de endereços urbanos: 11.621 endereçosTotal de endereços rurais: 5.642 endereçosFundação: 7 de outubro de 1809 Microrregião: Cachoeira do Sul Municípios limítrofes: Santa Cruz do Sul, Pantano Grande, Cachoeira do Sul, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Minas do Leão, Candelária, Vera Cruz e Vale Verde Distância até a capital: 140 km

Características geográficas:Área 2.050,531 km² Densidade 18,34 hab./km² Altitude 47 m Clima: subtropical, apresentando verões muito quentes e invernos frios, com pequena ocorrência de geadas. As médias anuais de temperatura variam entre 18° e 20°C.Hidrografia - Dois rios cortam o município: o rio Jacuí, que corre no sentido oeste-leste, dividindo o território em duas porções e o seu afluente, o rio Pardo, que corre no sentido norte-sul.Vegetação: predominantemente formada por gramíneas nativas. As matas localizam-se às margens dos rios Jacuí e Pardo e seus afluentes.As formações vegetais são: Mata de Planície, Parque de Maricá, Vegetação Palustre e Vegetação Campestre.Pontos turísticos e locais de lazer: Balneário dos Ingazeiros, Balneário do Porto Ferreira, Balneário do Areial, Balneário Santa Vitória, Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, Centro Regional de Cultura Rio Pardo, Museu Municipal Barão de Santo Ângelo, Museu Municipal zoológico Áureo Müller, Rua da Ladeira, Barragem de Dom Marco, Igreja São Francisco, Fazenda Abelina, Solar Panatieri, Cruz do Barro Vermelho, etc.Eventos turísticos do município: Festa do peixe, Navegantes, Iemanjá, Carnaval, Expoagro Afubra, Semana Santa, Sonhos de Inverno, Semana Farroupilha e Acampamento Farroupilha, Festa Portuguesa, Semana de Ramiz Galvão, Seminário de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e o Fórum de Educação, Semana de Rio Pardo, Natal Luminoso das Águas de Rio Pardo e Reveillon nas águas de Rio Pardo.

Contatos da prefeitura:Rua Andrade Neves, 324 – Rio Pardo – RS - CEP 96.640-000 – Cx Postal 01Home Page: www.riopardo.rs.gov.brE-mail: [email protected]: (51) 3731 1225 - Fax: (51) 3731 2221

Prefeito: JOnI lISBOA DA rOCHAVice-Prefeito: Bertholdo Afonso Pritsch

Page 46: Revista dos Vales 2012

46 Revista dos Vales

Rio Pardo

A Casa do Mel, da localidade de Rua Velha, interior de Rio Pardo, foi a pri-meira propriedade a ser credenciada com o Serviço de Inspeção Munici-

pal (SIM). O serviço atua em parceria com a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e funciona como agente fiscalizador de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal, como indústria de embutidos (linguiça), defu-mados e queijos. São registrados nesse serviço apenas os estabelecimentos que comercializam produtos dentro do município.

Postos de saúde nomeio rural

Educação de qualidade

Foram inaugurados no início de fevereiro os dois primeiros Postos de Saúde Rural de Rio Pardo. O projeto, idealizado pela administração em

2011, foi concretizado nas comunidades de João Rodrigues e São José, na Capoeirinha.

Em João Rodrigues o atendimento básico, como curativos, vacinas, inje-ções, verificação da pressão arterial, acompanhamentos de grupos de ges-tantes, diabéticos e hipertensos e outros procedimentos básicos serão rea-lizados todas as tardes, de segunda à sexta, das 13 às 17 horas. As consultas médicas e odontológicas nas segundas-feiras. O atendimento odontológico poderá ser ampliado para dois dias da semana, dependendo da demanda da comunidade.

Na comunidade de São José, na Capoeirinha, o atendimento será reali-zado todas as manhãs das 8 horas ao meio dia, com consultas médicas e odontológicas também nas segundas-feiras. O principal objetivo da admi-nistração municipal foi trazer o trabalho de saúde preventiva para o meio rural, como forma de melhorar a qualidade de vida e elevar os índices de saúde do município.

Foram mais de R$ 30 mil reais de investimento com a aquisição de gabi-netes odontológicos novos, assim como macas e equipamentos. A saúde em Rio Pardo está descentralizando os serviços e fortalecendo a atenção básica para todo o interior. Em breve este atendimento será ampliado para as co-munidades do Albardão, Barragem e Max Bhruns.

Engajada na qualidade da educação no município, aumento no número de vagas e atendimento às crianças e adolescente do meio rural, a Prefei-

tura de Rio Pardo trabalhou de forma permanente na melhoria das escolas. Em 2009 as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) possuíam 432 crianças matriculadas e hoje, o número é de 1.100 alunos. Até fevereiro de 2012 serão mais de 1.600 crianças de 0 a 6 anos em sala de aula, graças à reestruturação que a administração municipal vem realizando no ensino pú-blico de Rio Pardo.

Dentre tantas ações, foi reinaugurada a Escola Municipal de Educação Fundamental Eduardo Guilherme Petry, no Passo Novo e ampliada a Escola Casimiro de Abreu no Albardão. Neste primeiro semestre a comunidade do Passo D’Areia receberá um novo prédio para Emef Olavo Bilac e o antigo pré-dio será transformado em Escola Municipal de educação Infantil.

Para facilitar o acesso das crianças que moram em áreas distantes, em março foram entregues à comunidade cinco ônibus escolares, que passaram a transportar gratuitamente estes alunos da rede municipal. Um trabalho fei-to com comprometimento e carinho, pois é uma forma de investir no futuro dos rio-pardenses.

O Projeto Vitamina prevê a diversificação integrada da produção de leite e a fruticultura orgânica. O município já recebeu do Ministério da In-

tegração Nacional um trator agrícola, um resfriador, uma ordenhadeira, um computador, uma cerca elétrica e uma roçadeira.

Em Rio Pardo, o projeto piloto acontece no Distrito do Albardão, no inte-rior do município. As atividades contam com o apoio do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Projeto VitaminaMunicípio conta com SIM

Colaboração: giselle lima

As obras para melhorar a infraestrutura no interior visam a qualidade de vida, o lazer e a cidadania. Ao longo dos últimos anos foram construídos,

reformados e ampliados cerca de 20 pavilhões comunitários em diversas localidades. A exemplo disso estão as obras na comunidade da Igreja dos Panta, no Arroio das Pedras, a reestruturação do pavilhão do Cristo Redentor, na Cruz Alta e dois pavilhões no Rincão dos Paz, o salão comunitário no Ta-quarizinho, em Rincão Del Rey, no Daer e João Maura.

Salões comunitários

GinásiosAtravés da parceria entre as secretarias municipais, além do Ginásio

Municipal de Esportes da Boa Vista, localizado na Praça Piratini, na área urbana de Rio Pardo, a prefeitura municipal inaugurou o Ginásio de Esportes do Passo D’Areia e, em breve, a comunidade do Arroio das Pe-dras também será contemplada com um prédio de iguais proporções, no valor de R$ 300 mil.

Posto de Saúde RuralJoão Rodrigues 1

Posto de Saúde RuralJoão Rodrigues 2

Posto de Saúde RuralSão José

Escola Olavo Bilac

Escola Casimirode Abreu

Foto

s: G

isel

le C

orrê

a Li

ma

Foto

s: G

isel

le C

orrê

a Li

ma

Page 47: Revista dos Vales 2012

47Revista dos Vales

Page 48: Revista dos Vales 2012

48 Revista dos Vales

Habitação

Santa Cruz do Sul

População: 118.374 mil habitantes (IBGE 2010)Emancipação: 28/09/1878 Produto Interno Bruto: R$ 4,3 bilhões (FEE 2010)Rodovias de acesso: BR 471, RS 409 e RS 287Distância de Porto Alegre: 155 kmLimites geográficos: Venâncio Aires, Boqueirão do Leão, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Vera Cruz e Sinimbu

Administração MunicipalPrefeita: KElly MOrAESVice-Prefeito: Luiz Augusto Costa A Campis

ContatoEndereço: Rua Galvão Costa, 755, Parque da Oktoberfest,Santa Cruz do Sul - Fone: 51 3715 3331E-mail: [email protected]: www.santacruz.rs.gov.brTwitter: http://twitter.com/imprensa_pmscs

Dados Gerais:

Santa Cruz é o8º município maisdesenvolvido do EstadoQuem visita Santa Cruz do Sul destaca a organização das ruas, a beleza

das flores e a farta gastronomia. Mas, além disso tudo, o município também detém o título de 8ª cidade mais desenvolvida do Rio Grande do Sul, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) do ano de 2009. Em 2007, o Município estava no 105º lugar, ou seja, subiu 97 posições em dois anos. O IFDM considera três áreas de desenvolvi-mento - Emprego e Renda, Educação e Saúde. O melhor desempenho de Santa Cruz foi na Saúde, pois alcançou um índice de 0,92, considerado de alto desenvolvimento. A educação ficou com 0,78 e Emprego e Renda, 0,74, vistos com desenvolvimento moderado. É importante ressaltar que o grande crescimento foi no item Emprego e Renda impulsionando a es-calada do município no ranking, pois cresceu 45% em dois anos.

20070,90710,74950,5136

árEASSaúdeEducaçãoEmprego/Renda

Crescimento 2,0% 4,5%

45,0%

20110,92620,78540,7472

Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

Ao todo 36 ruas, em sete bairros da zona Sul de Santa Cruz, estão rece-bendo pavimentação asfáltica. Os recursos investidos alcançam R$ 8

milhões e fazem parte do pacote de r$ 71 milhões que, através da Progra-ma de Aceleração do Crescimento (PAC) Santa Cruz, estão transformando o município com diversos canteiros de obras espalhados pelos bairros. E muito mais está por vir. A seguir, confira as obras em andamento.

PAC Santa CruzBairros são beneficiados com mais de 30 ruas pavimentadas

Mais obras

Residencial Santo Antônio - 260 apartamentos.Em fase final. Investimento: R$ 11,7 milhões

Máquinas já estão trabalhando na canalização das ruasAt

aíde

s de

Souz

aFe

rnan

da F

inkl

er

Thia

go M

auriq

ue

Page 49: Revista dos Vales 2012

49Revista dos Vales

Educação

Assistência social

Lazer

Santa Cruz do Sul

Levantamento Planialtimétrico: o levantamento topográfico, das áre-as que necessitam medição, está concluído nos bairros Santa Vitória,

Menino Deus, Progresso, Pedreira e loteamento Beckenkamp. Já no Bom Jesus e no Rauber está em andamento. Investimento de R$ 67,5 mil.

Infraestrutura

Loteamento Santa Maria – 300 casas.

Construção em duas etapas. Primeira

fase em andamento. Investimento

R$ 12,2 milhões

Thia

go M

auriq

ueTh

iago

Mau

rique

Thia

go M

auriq

ue

Thia

go M

auriq

ue

Laris

sa M

oritz

en

Área de lazer Beckenkamp: está

pronta. InvestimentoR$ 75,9 mil, em uma

área de 1.297m²

Área de Lazer Santa Vitória:

em andamento. Investimento

R$ 900 mil, em uma área de 25.539,85m²

Centro de Referência em Assistência Social

(Cras), no bairro Bom Jesus, entregue

à comunidade em março. A obra conta

com uma área de mais de 450m².

Investimento R$ 500 mil

Ampliação da Escola Guilherme

Hildebrandt. Investimento de

R$ 391 mil

Ampliação da EMEI Vovô Arlindo.

Investimento deR$ 604 mil

Área de Lazer Bom Jesus: em andamento.

Investimento R$ 600 mil, em uma área de

11.245m²

Atai

des d

e So

uza

Atai

des d

e So

uza

Colaboração: Assessoria de Comunicação daPrefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul

Page 50: Revista dos Vales 2012
Page 51: Revista dos Vales 2012

51Revista dos Vales

Sinimbu

Desenvolvimentomovido pelaeconomia local

Sinimbu vem apresentando transformações ao longo dos anos galgados pelo crescimento de sua economia local. Os reflexos

podem ser notados diretamente nos números do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2011, que teve um aumento 5,9% maior em relação ao ano anterior.

Segundo o prefeito Mario Rabuske este acréscimo de Sinimbu está relacionado diretamente ao aumento de produção e comer-cialização das empresas e produtores. “O ano de 2010 foi de boa mo-vimentação financeira nas áreas de comércio e serviços em Sinimbu e isso reflete os dados que são apresentados nestes números”, salienta. Ele justifica que, apesar de em janeiro 2010 ter havido a enchente, alguns setores conseguiram superar os prejuízos com as enchentes que atingiram especialmente no interior.

O investimento de recursos oriundos do Governo Federal e do Es-tado está proporcionando uma série de obras e melhorias em todas as áreas, como na saúde, na construção e ampliação de postos, e a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Grande parte dos mais de 300 quilômetros de estradas está receben-do melhorias constantes. Foram recuperadas pontes pênseis e ponti-lhões danificados após a enchente de 2010.

As empresas buscam a instalação no município, gerando novos empregos e trazendo novas perspectivas aos moradores locais. A área da assistência social ganhou grande incremento a partir da im-plantação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), o que possibilitou ampliar os projetos de inclusão social no município. No setor agrícola, os incentivos à diversificação são uma tônica face à conjuntura da crise na produção fumageira local.

Posto de Saúde de Linha Almeida é um dosinvestimentos realizados no município

Dados Gerais:

Colaboração: Jacson Miguel Stülp

População: 10.068 (Censo IBGE 2010)População Rural: 8.631 (Censo IBGE 2010)População Urbana: 1.437(Censo IBGE 2010)Área: 510 km²Data de Emancipação: 20/03/1992Município de Origem: Santa Cruz do SulDensidade Demográfica: 19,66 pessoas por km²Taxa de urbanização: 14%Expectativa de vida ao nascer: 72 anosPIB per capita: R$ 11.316 - 373º noEstado (2009)PIB pm: R$ 121.152 - 187º no Estado (2009)Número de alfabetizados: 7.792Total de Eleitores: 8.003 (fonte: TRE) Locais de Lazer: Pousada Engellmann, Balneário TipuanasEventos Turísticos do Município: Exposin, Festa do Colono e Motorista e rodeios de Pinhal Santo Antônio e do CTG Tropeiro VelhoDistância de Porto Alegre: 170 kmNúmero de imóveis rurais: 2.223 propriedades (fonte: Incra)Rodovias de Acesso: RST-471Altitude da sede: 200 mLimites: Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol, Herveiras, Passa Sete, Gramado Xavier, Boqueirão do Leão e Venâncio AiresFeriados Municipais: Sexta-feira Santa, Ascensão do Senhor, Corpus Christi e 25 de Julho (Dia de São Cristóvão)

AdminiStRAção municipAlPrefeito: MArIO rABuSKE Vice-prefeito: Vanderlei Fredrich

Agricultura, Indústria, Comércio eMeio Ambiente: Flávio Vogt Finanças e Planejamento: Tânia GreinerAdministração: Edenor StrueckerEducação, Cultura e Turismo: Jacinta RabuskeObras e Trânsito: Hader KanitzSaúde e Bem Estar Social: Plínio WeigelTelefone prefeitura: (51) 3708.1175Endereço eletrônico: www.sinimbu.rs.gov.brE-mail: [email protected]

Div

ulga

ção

Page 52: Revista dos Vales 2012

52 Revista dos Vales

A cidade de Vale do Sol - formada pelos ex-distritos de Trombudo, For-mosa e partes de Herveiras, Santa Cruz do Sul e Candelária - teve sua

colonização iniciada no ano de 1870, quando o agrimensor Ernesto zil-tow fez um levantamento da área existente e adquirida anteriormente por Eiserbarth e Rauber, de uma parte da Sesmaria dos Borges, a qual foi denominada Linha Eiserbarth. A abertura das primeiras picadas, desde Faxinal de Dentro até Alto Trombudo, foi feita por João Manuel Moitoso da Silveira e Antônio Marcelino, em 1878.

O nome Vale do Sol surgiu na década de 1960, a partir de observa-ções baseadas no clima feitas pelo médico Luiz Artur Jacobus, através de constantes neblinas na parte montanhosa e do sol, na região de Faxinal de Dentro, que faziam do lugar o Vale do Sol. A escolha da de-nominação do novo município aconteceu em uma eleição realizada à época da emancipação. Vale do Sol emancipou-se em 10 de novembro de 1991 conforme lei n.º 9599, de 20 de março de 1992, instalando-se como município em 1993.

Foi para alcançar êxito na campanha de emancipação, que ocorreu a troca do nome de Trombudo para Vale do Sol. Com o processo de troca do nome, surgiram rivalidades por questões esportivas, econômicas e políticas, entre as localidades. Vários nomes foram discutidos por toda a comunidade, como Trombudo, Formoso do Sul, Lindenau, Faxinal do Sul e Boa Esperança. A troca do nome possui uma conotação ecológica e alegre, em contrapartida ao antigo nome Trombudo que, segundo os dicionários, significa carrancudo, bravo, feioso, que tem tromba.

Vista aérea da bela cidade de Vale do Sol

Centro administrativo do município

População: 11.117População rural: 9.828População urbana: 1.249Área: 326,5 Km²Data de emancipação: 10.11.1991Municípios de origem: Santa Cruz do Sul (90%) e Candelária (10%)Taxa de urbanização: 0,11 (IBGE 2010)Total de eleitores: 8.021 eleitores(IBGE 2000)Locais de lazer: Prainha (Faxinal de Dentro), Balneário Drost (Boa Esperança),Sociedade Cultural Esportiva Trombudo (Centro)Pontos turísticos: Além de diversos pontos turísticos a serem explorados, Vale do Sol tem ainda a primeira Igreja Batista do Estado, na localidade de Formosa; casa construída em pedra grés, também na localidade de Formosa; diversas cascatas, além de excelente culinária típica, onde se destaca as cucas e o prato tradicional do município, a gostosa Boia Forte. Número de propriedades rurais: 1.896 (13,2ha/área média) Altitude: 500 metrosLimites: Vera Cruz, Candelária, Passa Sete, Herveiras e Sinimbu Feriados Municipais: Junho - Corpus Christi; 25 de julho - Colono e Motorista; 10 de Novembro - Aniversário do Município

Eventos com a participação da prefeitura: - Feirasol (evento de 2 em 2 anos)- Natal no Vale- Dia Internacional do Teatro (27 de março)- Encontro de Famílias Rurais de Vale do Sol (Prefeitura e Emater – abril)- Semana de Aniversário do Município (05 a 11 de novembro)- Rodeio Crioulo CTG Tropeiros do Vale (13 a 15 de abril)- Rodeio Crioulo CTG Nova Querência (16 a 18 de novembro)- Carnaval do Vale

Atividades Econômicas (principais): - Agricultura - Fumo, milho, arroz irrigado, mandioca, batata doce, soja e feijão- Indústria - Beneficiamento de fumo, serraria, ferramentas agrícolas, funilaria, marcenaria - Pecuária - Bovinos, suínos e gado leiteiro

Prefeito: ClÉCIO HAlMEnSCHlAgErVice-prefeito: Eroni Michel

Dados Gerais:

Vale do Sol

Colaboração: Caroline Moreira

Bem-vindos a Vale do Sol

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 53: Revista dos Vales 2012

53Revista dos Vales

As já conhecidas atrações turísticas de Vale Verde foram organizadas em um roteiro, dando origem ao Roteiro Verde Vale, com diversas

opções, desde o turismo histórico na Casa da Figueira, o Alambique Sei-bert e a Figueira Gigante, até a curiosidade geológica no Buraco Fundo e o lazer no Balneário Monte Alegre. Conforme a secretária de Turismo, Lorvane Dettenborn e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (CMTUR) de Vale Verde, Cláudio Froemming, interessados em conhecer as atrações podem entrar em contato pelo telefone (51) 9545-1626.

Muitas belezas no Roteiro Verde Vale de Turismo Rural

Figueira Gigante

Cláudio Froemming: sinalização indicativa das

atrações do roteiro

Prefeitura Municipal de Vale Verde

Telefone: (51) 3655-9085Endereço: Avenida Assis Brasil, 449

E-mail: [email protected] - Site: www.pmvaleverde.com.br

Vale Verde

População: 3.250 habitantesÁrea: 333,33 km²Data de emancipação: 22/10/1995 Município de origem: General CâmaraOrçamento Municipal para 2012:R$ 12.140.000,00Total de eleitores: 2.880Pontos turísticos e locais de lazer: Balneário Monte Alegre, Casa da Figueira, Buraco Fundo, Figueira Gigante e Alambique SeibertEventos turísticos do município: Motonáutica, Fest’Fumo; Escolha das soberanas do Balneário Monte Alegre e do Município, Festa de Maio, Semana do MunicípioNúmero de propriedades rurais: 725 Principais produtos: fumo, arroz, soja, gado e água ardentePrefeito: EMIr rOSA DA SIlVAVice-prefeito: Walter Kappel

Dados Gerais:

Árvore que chama a atenção pelo seu tamanho, pois para abraçar o seu tronco na parte mais grossa, são necessárias em torno de dez

pessoas. Ela mede 14 metros de diâmetro no seu tronco, tem aproxima-damente 30 metros de altura e as raízes alcançam até mais de 30 metros de comprimento. Moradores acreditam que ela tenha mais de 500 anos. Sua copada se sobressai na mata, podendo ser visualizada a distâncias superiores a cinco quilômetros. Localizada na propriedade de Arceleu da Silva. Fica a cinco quilômetros do centro da cidade. Para chegar até a figueira, é preciso fazer uma caminhada de 1,5 km a pé. Contatos para visitação pelo telefone (51) 9662-6121.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Linha férrea corta o município

Cavalgada da Integração

Figueira Gigante: mais de

500 anos

Page 54: Revista dos Vales 2012

54 Revista dos Vales

Colaboração: Cláudio Froemming

Construída no ano de 1873 no estilo Açoriano, esta casa muito bem preservada pelos proprietários, guarda a história dos antepassados

com sua cultura, tradição, culinária e costumes. No local, o visitante po-derá conhecer a verdadeira mussarela de búfala, conhecer um rebanho e ainda cavalgar em um búfalo extremamente manso. O visitante também poderá saborear um verdadeiro café rural com receitas portuguesas no cardápio. Localizada em Monte Alegre a dois quilômetros da RS 244 e a 21 km do centro da cidade. Conta-tos com Luis Fer-nando Aguirre ou Claudane, pelo te-lefone (51) 9989-9980.

Alambique Seibert

Casa da Figueira

Buraco Fundo

Balneário Monte Alegre

ArtesanatoCentral

Vale Verde

Fabricante de cachaça de forma artesanal desde o ano de 1909. Heran-ça deixada por imigrantes alemães que atravessa gerações e produz

uma água ardente de excelente qualidade. Fica na estrada dos alambi-ques a dois quilômetros do centro da cidade. Contatos para visitação com Germano ou Emílio, pelo telefone (51) 9826-4596.

Uma erosão ou vossoroca que chama a atenção pela profundidade e tamanho. Um processo natural que acabou virando atração. Locali-

zada em Buraco Fundo, fica nos fundos da escola Adélia Figueiredo de Menezes e do Ginásio poliesportivo, a 20 km do centro da cidade. Conta-tos com Cláudio Froemming e Lorvane Dettenborn pelos telefones (51) 3655-9085 e 9545-1626.

Considerada a melhor praia do Rio Jacuí, este local que mistura natureza, descanso, sol, areia e diversão é o orgulho dos vale-

-verdenses. Cada vez mais procurada por veranistas, esta praia recebe pessoas de todo o Estado. Localizada em Monte Alegre a 30 km do centro e a 10 km da RS 244. Contatos com Cláudio e Lorvane, pelos (51) 3655-9085 e 9545-1626.

Localizado na rua Frederico Trar-bach, centro da cidade, ao lado

do Posto de Saúde, o Artesanato Central foi criado e é mantido pelo Clube de Mães Sempre Unidas. Di-versos produtos coloniais e artesa-nais poderão ser vistos e adquiridos pelo visitante. Contatos com Carla Schuch fone: 9864-3373.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Casa da Figueira: história e

gastronomia

Alambique Seibert: fabrica cachaça desde 1909

Balneário Monte Alegre, local de

lazer, descanso e diversão

Concurso Rainha do Balneário

Monte Alegre

Rio Jacuí

Buraco Fundo: vossoroca peculiar

Page 55: Revista dos Vales 2012

55Revista dos Vales

Presidente: Jucimar de Fátima da Silva DutraVice-presidente: Sebastião Euzébio Ferreira França2º vice-presidente: Jorge Ribeiro1º secretário: Clécio Francisco Severo Hertz2º secretário: Paulo Ricardo Severo Pinheiro

Demais vereadores: Evandro Carlos Silva de MouraArnoldo Albano OhlweillerOtomar da Silva AraújoRicardo Froemming

Câmara Municipal de Vale Verde:Rua Assis Brasil, 937 - Centro - CEP 95833-000 - Vale Verde-RSE-mail: [email protected] - Telefone: (51) 3655-9085

Vale VerdeCâmara Municipal de Vereadores de Vale Verde

Ano 2011A Câmara Municipal de Vale Verde realizou, durante o ano de 2011, diversas atividades visando o cumprimento das funções legislati-

vas em favor dos cidadãos e pela real democracia. Sob a presidência de Jucimar de Fátima da Silva Dutra, o poder legislativo teve, entre as principais atividades, a reformulação da Lei Orgânica Municipal. Con-forme a presidente da casa no ano de 2011, o texto da antiga Lei Or-gânica era muito complexo e de difícil entendimento pela população geral. “Nós reelaboramos o texto, tornamos a lei mais direta e simples”, explicou Jucimar Dutra. Foram meses de discussões, envolvendo os poderes executivo e legislativo e segmentos representativos da socie-dade, com aprovação no final de setembro.

Outro projeto importante analisado e aprovado durante o ano le-gislativo foi o plano de carreira do magistério municipal, que passou a oferecer algumas vantagens aos professores como difícil acesso, eleva-ção dos níveis salariais e função gratificada. “O plano de carreira havia sido elaborado em 2003 e não era mais adequado à realidade”, explicou a presidente da Câmara em 2011. “O projeto de lei foi elaborado em con-junto pelo executivo e uma comissão de professores”.

A análise e aprovação de outros projetos importante para a comu-nidade também fizeram parte das seções da Câmara em 2011. Um dos destaques foi o projeto que autorizou o poder executivo a abrir um crédito na Caixa Econômica Federal para o asfaltamento da Rua Arnal-do Roberto Seibert até a ERS 244.

Entre os projetos apresentados pela Câmara esteve o da realiza-ção de um concurso público para o cargo de agente administrativo auxiliar, que foi rejeitado pela maioria. “Não temos nenhum profissional de carreira e queríamos a realização do concurso para que tivesse pelo menos um funcionário permanente, que não trocasse a cada legislatura, mas o projeto foi rejeitado”, explicou Jucimar Dutra. Outro projeto do le-gislativo foi a nomeação da praça do loteamento Arco Iris, que recebeu o nome de Ernesto Niemeyer.

PELO INTERIOR - Para que os moradores de localidades do interior pudessem acompanhar as seções, ter contato com os vereadores e fazer solicitações, em 2011 foram realizadas três seções fora da sede. Os locais que receberam o legislativo foram Monte Alegre, Alto Vila Mellos e Bu-raco Fundo. “Levamos a Câmara para as localidades também para as pes-soas conhecerem melhor o trabalho dos vereadores”, disse a presidente.

BOM RELACIONAMENTO - Na avaliação de Jucimar Dutra, o ano de 2011 foi de relacionamento harmonioso com o executivo. “Sempre que solicitamos esclarecimentos, explicações e documentos, os secretários municipais, prefeito e funcionários da prefeitura, sempre nos atenderam prontamente”, enfatizou. Também durante o ano, o prédio da Câmara recebeu melhoramentos e adaptações para melhorar os serviços legis-lativos e o atendimento à comunidade.

Câmara: sede do poder legislativo de Vale Verde

Nova Lei Orgânica: mais objetiva e de fácil entendimento

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Colaboração: José luis Oliveira Albanus

Page 56: Revista dos Vales 2012

56 Revista dos Vales

População: 65.946População urbana: 41.400 (63%)População rural: 24.546 (37%)Área: 773,2 km2Data de emancipação: 30/04/1891 – comemoração 11/05Município de origem: General CâmaraOrçamento Municipal consolidado para 2012: R$ 140.046.000,00 Total de domicílios: 21.863Total de eleitores: 51.460

Pontos turísticos e locais de lazer: Igreja Matriz São Sebastião Mártir, Museu, Parque Municipal do Chimarrão, Rota do Chimarrão.Eventos turísticos do município: Festa Nacional do Chimarrão, Expometal, Carnaval, Terno de Reis, Sarau Cultural, Feira do Livro, Festival da Mais Bela Voz, Festa de São Sebastião Mártir.

Principais produtos:Indústrias: fumo, erva-mate, embalagens plásticas, fogões, refrigeradores, aparelhos de refrigeração, calçados, vestuário esportivo, móveis para escritório e máquinas e equipamentos agrícolas.Agrícolas: fumo (12.500 ha), milho (15.500 ha), mandioca (2.300 ha), arroz (1.500 ha), erva-mate (4.000 ha), soja (780 ha), feijão (300 ha), laranja (386 ha), batata inglesa (150 ha), trigo (39 ha)Pecuária: bovinos (48.125 unidades), suínos (37.476 unidades), ovinos (1.400 unidades), aves de postura (10.200 unidades), aves de corte (351,5 mil unidades), bubalinos (321 unidades), eqüinos (1850 unidades).

Prefeito: AIrtOn ArtuSVice: Giovane WickertEndereço e contatos da prefeitura: Rua Osvaldo Aranha, 634Centro - CEP: 95800-000Site: www.pmva.com.br

Venâncio Aires

Fenachim enaltece osímbolo da cidadeEm 2012, a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) de Venâncio

Aires chega a sua 12ª edição, que ocorre de 3 a 13 de maio. Quan-do idealizado no início dos anos 80, o evento pretendia se projetar para muito além da pequena, porém não menos importante, Festa Municipal do Chimarrão, instituída por lei municipal em 1970. Porém, apenas duas edições ocorreram: em 1971 e 1976. Dez anos depois, surgiu a Festa Nacional do Chimarrão, quando foi sugerida a constru-ção de um Parque para abrigar o evento. A área de 13 hectares, no Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, foi adquirida em 1984. Logo em seguida, mais dois hectares foram anexados.

A 1ª Fenachim aconteceu em 1986. Jader Ribeiro Rosa foi o pre-sidente e contou com o assessoramento da Sebratur, empresa ca-tarinense especializada em grandes eventos. Os destaques foram a inauguração do pórtico de entrada do Parque e as apresentações nativistas. Na segunda festa, Venâncio Aires ganhou o seu pórtico. Várias festas tiveram desfile das soberanas e de carros alegóricos na Rua Osvaldo Aranha. A 3ª Fenachim marcou também a comemora-ção do centenário de Venâncio Aires, em 1991. Foi nesta edição que entrou em cena o mascote Venancito. Além disso, o Parque ganhou mais dois hectares, totalizando 17.

Na sexta edição, a Fenachim ganhou o slogan “Uma festa com o sabor do Rio Grande” No evento seguinte, o parque passou por mais uma remodelação. A Mostra Cultural, em sua terceira edição, ganhou a mesma projeção da 8º Fenachim. A organização aconteceu por meio da Associação das Entidades da Comunidade (Assecom), criada especialmente para a festa. A 9ª Fenachim foi realizada após um in-tervalo de três anos, com organização da Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA) e da Câmara do Comércio, Indústria e Ser-viços (Caciva). Na 10ª edição da festa, o Parque ganhou uma pista de kart, tornando o esporte uma das atrações com maior expectativa na programação.

A 11ª Fenachim contou com um Chimarródromo. No local, os visi-tantes encontravam a bebida símbolo da festa e tinham a oportunida-de de aprender a fazer os mais variados tipos da bebida típica do Rio Grande do Sul. Em sua história, a Fenachim se destaca em apresentar ao público uma variada programação que atende aos mais variados públicos. Neste ano o evento anuncia a realização de rodeios, diver-sos shows nacionais, festivais de banda, eventos esportivos e culturais, além de feiras que enaltecem a economia do município e da região.

Soberanas da Fenachim:

beleza evidenciada

Dados Gerais:

Parque da Fenachim: 13 hectares com diversas atrações

Div

ulga

ção

Raf

ael C

osta

Page 57: Revista dos Vales 2012

57Revista dos Vales

Vera Cruz

A cidade onde o Estado se cruza

Município bem posicionado no mapafacilita a vida dos investidores

Nos últimos dois anos Vera Cruz construiu cerca de 20 quilômetros de asfalto. O município, privilegiado pela logística, entende que inves-

tir em novos acessos espelha atrair novas empresas e, deste modo, abrir as portas para o desenvolvimento econômico. No traçado da RSC-153 (antiga 471), considerada o corredor de exportação do Estado, a cidade trabalha para implantar o Distrito Industrial (DI). Situado no coração da rodovia, a área será responsável por fomentar a geração de novos postos de trabalho e renda.

O município ainda possui dois acessos pela RSC-287, sendo pela Rua Ernesto Wild e pelo traçado da localidade de Rincão da Serra – trecho de seis quilômetros, recém pavimentado e em excelentes condições. Por-tanto, pode-se afirmar que os principais caminhos, por onde são trans-portadas as riquezas do solo gaúcho, passam pela cidade. Além disso, a Prefeitura buscou linhas de financiamento para construir mais dois quilômetros de pavimentação asfáltica. Essa rota faz a ligação entre o Centro e o futuro DI a fim de melhorar o acesso e instigar ainda mais os investidores.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Erich Schneider de Oliveira, Vera Cruz se projeta como um dos melhores lugares para se investir no Rio Grande do Sul ao considerar a posição estratégica, a proximidade dos pólos educacionais e a oferta dos altos índices de qua-lidade de vida. Embora a cidade registre baixos índices de desemprego, o Executivo municipal aposta nos atrativos oferecidos pela geografia e o reflexo dos investimentos feitos em infraestrutura para aumentar a arre-cadação tributária.

A prefeita Rosane Petry se impressiona com o ritmo acelerado deste processo. “Estamos sempre na busca por parcerias com o intuito de trazer grandes empresas. No entanto, as indústrias fixadas aqui já colhem os lou-ros de tanto investimento. Temos empreendimentos que aumentaram o efe-tivo em dez vezes mais e o faturamento impressiona”, comemora a líder do Executivo. Rosane reitera que quem galga a benesses disso tudo são os moradores, pois são eles os grandes beneficiados tanto na geração de empregos quanto na conversão de melhorias através dos impostos.

População: 23.991 habitantes (IBGE 2010)

Área: 310 km²

Data de emancipação: 07/06/1959

Município de Origem: Santa Cruz do Sul

Densidade demográfica: 72,70 hab/km²

Arrecadação total da Prefeitura:

R$ 47.984.580,33

PIB per capita: R$ 16.985.000

PIB do município: R$ 385.600,00

Total de eleitores: 16.633 (IBGE 2010)

Eventos culturais do município: Festa da

Produção, Festa do Colono e do Motorista e

Feiracruz

Distância de Porto Alegre: 160 km

Rodovias de acesso: RSC-153 , RSC-287 e

ERS-409

Altitude: 72 m

Limites: Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Sinimbu e Rio Pardo

Maiores empresas: Alliance One, Crysalis, CLP Tabaccos e Medilar

Feriados municipais: Dia do Colono e Motorista em 25 de Julho

Prefeita: rOSAnE PEtry (PP)

Vice-prefeito: Haroldo Genehr (PTB)

Secretários municipais:

Secretário de Administração, Antônio Rozenei Woyciekoski

Secretário de Cultura e Turismo, Liro Volbrecht

Secretário de Obras, Alcides Frantz

Secretário de Esportes e Lazer, Hildor Becker

Secretária de Educação, Clair Tornquist

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Erich de Oliveira

Secretário de Desenvolvimento Rural, Alcindo Iser

Secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Viana

Secretário de Saúde e Meio Ambiente, Waldir Justmann

Secretário de Finanças e Planejamento, Elton Souza

Telefone da Prefeitura: (51) 3718-1222

Endereço Eletrônico: [email protected]

Site: www.veracruz-rs.gov.br

Dados Gerais:

As principais rodovias do Estado facilitam o acesso

Foto

: Arq

uivo

Dae

r

Colaboração: lucas Dalfrancis

Page 58: Revista dos Vales 2012

58 Revista dos Vales

Amcserra

AMCSerra: Soluções conjuntaspara problemas dos municípios

Carências

A Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra), criada em fevereiro de 2001, cumpre seu papel na busca do desenvol-

vimento dos 11 municípios pertencentes a uma das regiões mais empobrecidas do Rio Grande do Sul. A entidade que congrega os prefeitos é o centro das discussões dos problemas em busca da con-solidação de um municipalismo forte e participativo. São tomadas decisões e definidas metas dentro do processo de auto-organização dos interesses dos municípios.

Como defensora de um municipalismo moderno e autossuficien-te, a entidade presta assistência e acompanha de perto cada proble-ma de seus associados em todos os setores que se fazem necessários ao bom andamento das questões essenciais do poder público. Com sede no prédio da prefeitura de Sobradinho, a AMCSerra mantem corpo técnico para atendimento ao público da região e auxilia as pessoas no encaminhamento de financiamentos do Programa Na-cional de Crédito Fundiário, para compra de terras na região.

Arroio do TigreCerro BrancoEstrela VelhaIbaramaJacuizinhoLagoa Bonita do SulLagoãoPassa SeteSegredoSobradinhoTunas

Municípios da AMCSerra:

Em 2011, os prefeitos entre-garam uma lista de priori-

dades da Região Centro Serra a serem trabalhadas pelo gover-no do Estado por intermédio da Secretaria do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federati-vas. As principais reivindicações apontadas foram debatidas com as comunidades, pois os municípios têm problemas comuns que atingem a todos. As prioridades apresentadas foram acessos asfálticos para todos os municípios, infraestru-tura e investimentos em saúde.

Page 59: Revista dos Vales 2012

59Revista dos Vales

Arroio do Tigre

População: 12.648 habitantes (IBGE de 2010)População urbana: 6.630População rural: 6.016Área: 319 Km²Data de emancipação: 6 de novembro de 1963Município de origem: SobradinhoOrçamento Municipal para 2012: R$ 21.200.000,00Total de eleitores: 10.135Pontos turísticos e locais de lazer: Ponte de ferro (histórica); Igreja Católica; Igreja Evangélica; Monumento do Trabalhador; Parque Municipal de Eventos; Balneário Hermes; Balneário Jaquirana; Sede Campestre Taquaral; Museu Municipal e Casa Colonial Hermes.Eventos turísticos do município: Feira do Peixe Festival da Carpa (Festicarp) e Expotigre; Olimpíadas Rurais; Festa do Colono e Motorista; festivais gastronômicos nas comunidades do interior; Carnaval; Rodeio Crioulo do CTG Pousada das Carretas.Número de propriedades rurais: 2.250 propriedadesPrincipais produtos: Fumo (carro chefe da economia), feijão, milho, soja, trigo, hortigranjeiros, piscicultura, suíno, leite e agroindústrias (embutidos).

Prefeito: MArCIAnO rAVAnEllOVice-prefeito: Vanderlei Hermes Endereço da Prefeitura: Rua Carlos Ensslin,165 - CentroCEP 96950-000Fone: (51) 3747-1122 - (51) 3747-11 70Email: [email protected]

Dados Gerais:

Programa Arise:Arroio do Tigre é referência no BrasilPrograma inédito no Brasil, Alcançando a Redução do Trabalho Infantil

(Arise) pelo Suporte à Educação, foi lançado em Arroio do Tigre no dia 8 de fevereiro de 2012. Parceria inédita entre a Japan Tobaco (JTI), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Winrock Internacional (WI) - agência especializada em desenvolvimento agrícola -, o programa contribui para a eliminação do trabalho infantil em Linha São Roque, dis-trito de Arroio do Tigre e se torna referência internacional para o setor.

O Programa tem duração de três anos. Foi criado para contribuir na prevenção e redução do trabalho infantil no Brasil e no Malawi (África Oriental), abordando os fatores sociais, culturais e econômicos que le-vam os produtores de tabaco a envolver crianças em atividades de tra-balho. O Arise promove melhoria do acesso à educação de qualidade para crianças e adolescentes, a sensibilização e conscientização sobre a legislação referente a trabalho infantil, fornecimento de recursos para as comunidades produtoras de tabaco sedes do programa. Busca também aprimorar os modelos regulatórios existentes e contribuir para a melho-

ria das práticas laborais, trabalhando junto com os governos em nível municipal, estadual e federal, sindicatos e movimentos sociais. Cerca de quatro mil alunos e 153 famílias serão beneficiadas com o programa.

Juni

o N

unes

Público prestigiou o lançamento

Page 60: Revista dos Vales 2012

60 Revista dos Vales

Arroio do Tigre

Britador foiinaugurado em novembro

Reconstrução da pontesobre o Rio Jacuizinhoestá em andamento

Creche com berçáriopara 130 crianças

Ampliação deinfraestrutura em escolas

Ginásios de esportes

O britador próprio do município de Arroio do Tigre, foi inaugurado no dia 11 de novembro de 2011. A administração adquiriu uma área

de 7,2 hectares, nas margens da RSC-481 e que pertencia a Ivaí. Parte da infraestrutura existente foi reaproveitada. O custo do empreendimento foi de R$ 534 mil, somado o valor da área, as despesas com equipamento, detonação e licenciamento ambiental. O britador, um dos maiores da re-gião, tem uma capacidade de produção de 100 a 150 metros cúbicos de brita por dia, onde poderão ser triturados pó e pedriscos.

As obras de reconstrução da ponte sobre o Rio Jacuizinho, em Vila Itaúba, na divisa entre Arroio do Tigre e Estrela Velha está em an-

damento. A dimensão total da ponte será de 61,60 metros. O in-vestimento será de R$ 285.715,02, custeado entre a prefeitura de Arroio do Tigre e Estre-la Velha. A ponte que existia no local foi des-truída pelas enxurra-das de janeiro de 2010.

Uma obra que está prestes a ser concluída é a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei), 1ª creche com berçário de Arroio do Tigre.

A Emei vai beneficiar 130 crianças de seis meses a cinco anos. A obra cus-tou R$ 620 mil.

A Prefeitura de Arroio do Tigre, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou melhorias e ampliações nas escolas visando quali-

ficar o ensino para os estudantes do interior. Foi concluída a ampliação e reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Rech Se-gundo, de Linha Rocinha, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, de Taboãozinho.

Duas localidades do interior, Coloninha e Linha Ocidental, e a Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre serão contempladas com

ginásio de esportes. Em Coloninha e Linha Ocidental foi finalizada a pri-meira etapa e em 2012 deverá iniciar a etapa final. Na Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre, 74% do ginásio está concluído.

Britador

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Ginásio Linha Ocidental Colaboração: Prefeitura Municipal

Escola Rocinha

Escola Santo Antônio

Page 61: Revista dos Vales 2012

61Revista dos Vales

Estrela Velha

População: 3.628 (censo 2010)População urbana: 1.167População rural: 2.461Área: 281,668 Km²Data de emancipação: outubro de 1996Município de origem: Arroio do TigreOrçamento Municipal para 2012: R$ 15.400 milhõesTotal de domicílios: 1136Total de eleitores: 3.286Pontos turísticos e locais de lazer: Cascata do Espinilho, Cascata Linha das Bicas, Lago da Usina ItaúbaEventos turísticos do município: Expo Estrela Velha, Café Colonial Italiano, Jantar Italiano, Festival do Frango Caipira, Festival das Massas, Festa da Laranja, Baile do Município, Olimpíadas Rurais, Rodeio CTG Fioravante Ceolin, Rodeio do CTG Estrela do Pago, Festa do Colono e Motorista, Semana Cultural, Café Colonial AlemãoNúmero de propriedades rurais: 775Principais produtos: soja, tabaco, trigo, milho e feijãoPrefeito: rEgES AntOnIO SCAPIn

Devido ao sucesso da 1ª Expo Estrela Velha - Festa da Produção, reali-zada de 4 a 6 de fevereiro de 2011 no Parque Municipal de Eventos

Oscar Leite de Moraes, o município já se prepara para a segunda edição, marcada para fevereiro de 2013. Segundo o prefeito Reges Antonio Sca-pin, a feira foi criada para divulgar as potencialidades e valorizar toda a cadeia produtiva do município. “Somos grandes produtores de leite, com 14 mil litros por dia e 4 milhões de litros por ano, além da grande produ-ção de milho, soja e feijão”, salienta. “Além disso, temos parque próprio, com nove hectares e toda a infraestrutura necessária”, diz. “A Expo Estrela Velha tende a se tornar um grande evento regional”.

A primeira edição teve programação diversificada e levou grande pú-blico ao parque, onde o rodeio crioulo do CTG Estrela do Pago foi uma das atrações principais. Também se destacaram os shows musicais e as exposições. Outra promoção realizada com pleno sucesso foi o Baile da Melhor Idade, que reuniu grupos de idosos de toda a região. Também houve inauguração do campo de futebol sete, vestiários e quiosque. Conforme o prefeito, o sucesso da festa foi resultado de muito planeja-mento e esforço conjunto de toda a sua equipe e entidades parceiras.

Expo Estrela VelhaDados Gerais:

Cultura

Projeto “Trabalhamos pela Vida, Cuide de sua Pele”

Na área da cultura, houve importantes iniciativas em Estrela Velha. Uma delas é a criação da Banda Marcial do Município, formada por

jovens estudantes. Outra novidade implantada é a formação do Coral Municipal, com 40 integrantes que realizam ensaios semanais sob res-ponsabilidade da regente musical Maria da Graça Lazzari Bernardy. Hou-ve ainda a criação do primeiro grupo de dança tradicionalistas gaúchas de Estrela Velha, que já está com 80 integrantes. Instituição do Hino Ofi-cial através da Lei Municipal nº 1010 de 08/02/2012.

A Secretaria da Assistência Social, Cultura e Turismo fomenta e pro-move diversos eventos, tanto na sede como no interior do município. Alguns dos realizados em 2011 são o Festival do Frango Caipira, Festa do Colono e Motorista, Jantar Italiano, Semana cultural, Festival da Laranja, Festival das Massas e Café Colonial Alemão, Festival de Bandas Marciais e Fanfarra, além das cele-brações de datas comemo-rativas como Semana da Pátria, Semana Farroupilha e Natal.

Iniciado em 2006, o Proje-

to “Trabalhamos pela Vida, Cui-de de sua Pele” vem ampliando o número de pessoas bene-ficiadas, a cada ano. Tendo como objetivo proporcionar à clientela o conhecimento sobre os efeitos colaterais cau-sados pela exposição ao sol e prevenir principalmente o câncer de pele, a iniciativa pioneira na região tem conseguido grandes avanços. Começa-do com um atendimento a 100 pessoas em 2006, no ano de 2006, no ano seguinte passou para 150, em 2009 já alcançou 200, em 2010 ampliou para 250 e neste ano 377 pessoas foram beneficiadas com o projeto de-senvolvido pela Secretaria de Saúde de Estrela Velha.

As equipes de saúde do município, desde agentes comunitários até os médicos, todos estão conscientes da importância de se conscientizar a população sobre cuidados preventivos. E dessa forma o assunto é abor-dado no cotidiano do atendimento nas unidades de saúde, culminando com a entrega dos filtros solares que é realizada sempre no início do pe-ríodo de sol mais intenso. E mesmo assim não se trata de uma simples entrega de filtro a quem voluntariamente procura. Tudo é feito de forma organizada e as pessoas sempre devem participar de uma palestra com profissionais da saúde sobre cuidados e o uso correto dos protetores.

Conforme o prefeito municipal,a feira é para divulgar as

potencialidades

Coral Municipal

Expo Estrela Velha: evento mostra potencialidades do município

Foto

s: Ar

quiv

o Pe

ssoa

l/Pre

feitu

ra

Page 62: Revista dos Vales 2012

62 Revista dos Vales

Estrela Velha

Legislativo teráprédio próprio

Câmara de Vereadores

ACâmara Municipal de Vereadores de Estrela Velha deverá ter seu pré-dio próprio para melhorar os serviços do poder legislativo e poder

atender à comunidade com mais comodidade. As obras estão sendo realizadas em ritmo acelerado, com expectativa de ocupação de parte do prédio ainda em 2012. O novo endereço da Câmara será na Avenida Lauro Billig de Castilhos, nº 410.

Durante o ano de 2011 foi licitado o primeiro bloco da construção, que compõe o projeto da Câmara de Vereadores, com 174,98 m² (dos 388 m² projetados pela Arquiteta e Urbanista Ivane Aparecida Billig de Giacometti), num montante total de R$ 143.772,98. A obra está sendo executada pela empresa A. S. Engenharia & Construções Ltda, conforme o contrato 003/2011, tendo 120 dias para executar esta primeira parte.

No ano de 2011 foi realizada a primeira etapa da construção, com 7,87% da edificação. Neste ano, como está havendo necessidade de re-cursos financeiros para dar andamento à obra, o legislativo não fez devo-lução de saldo financeiro ao executivo, como ocorria em anos anteriores. O saldo de R$ 61.278,49 foi todo aplicado na obra, com previsão de mais R$ 71.182,24 no orçamento de 2012 para conclusão do primeiro bloco.

Projeto da Câmara de Vereadores:prédio moderno vai melhorar os serviços legislativos

Construção do primeiro bloco está em andamento

Educação

O transporte escolar de Estrela Velha é modelo. Com frota própria, os 15 veículos atendem toda a rede municipal e os estudantes

das escolas estaduais, inclusive do ensino médio. No total, são feitos 2 mil quilômetros por dia, percorrendo todas as localidades do mu-nicípio para levar os estudante até os educandários e de volta para suas casas.

Algumas ações em favor da educação realizadas em 2011 foram a entrega de livros de literatura para escolas, encontros educacionais de Formação Continuada para professores, gincana, comemoração do Dia da Criança com brinquedos infláveis integrando as redes municipal e estadual, participação na Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, mostra de brinquedos e engenhocas confeccionados com material reciclado pelos alunos, construção do 4º Bloco da Es-cola Álvaro Rodrigues Leitão, atividades sobre a cultura afrodescen-dente são realizadas nas escolas e visitação à cultura indígena.

EDuCAçãO FISCAl – O município possui forte trabalho de edu-cação o fiscal. O objetivo é propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles sociais e fiscais O Programa de Educação Fiscal tem como objetivo conscientizar os alunos e a população sobre a importância de exigir nota fiscal e, assim, garantir que os impostos pagos sejam aplicados em benefício de todos. Para isso, foi lançado o concurso “Peça Nota Faça sua Estrela Brilhar”, com a entrega de diversos prêmios, inclusive uma moto 0km.

Mostra de brinquedos e engenhocas feitas pelos estudantes

Foto

s: Ar

quiv

o Pe

ssoa

l/Pre

feitu

ra

Natal Gaúcho, espetáculo natalino na pista de rodeios

Natal GaúchoO espetáculo natalino com a encenação do Natal Gaúcho pelos in-

tegrantes do Grupo Municipal de Danças Estrelas da Tradição foi o ponto alto da noite do dia 18 de dezembro de 2011. O palco foi a pista de rodeio que teve sua iluminação apagada para que o público pudesse presenciar a apresentação com iluminação especial.

Antes disso, o grupo também apresentou danças, incluindo uma ho-menagem especial às pessoas deficientes. O público formado por mais de 2 mil pessoas acompanhou todas as atrações, aplaudindo o grande evento que foi encerrado com um show de fogos de artifício.

Foto

s: Ar

quiv

o Pe

ssoa

l/Pre

feitu

ra

Colaboração: Maurício Beviláqua

Page 63: Revista dos Vales 2012

63Revista dos Vales

Confraternização dos participantes

do Projeto Beija Flor e Peti

Confraternização dos participantes do

ProjetoMelhor Idade

Ibarama, Município conhecido como Terra de Gente Hospitaleira, tam-bém possui belas paisagens e forte economia agrícola. Apresenta como

diferencial a preservação dos costumes e culturas locais, comemorando anualmente o Ricordare L’Italia Per Vivere/(Ricordi) - Festa de Cultura Ita-liana e a cada dois anos a Festa Estadual do Milho Crioulo de Ibarama – Femici, que tem como objetivo o incentivo ao resgate e ao cultivo da preservação das sementes crioulas.

As ações do poder público têm como objetivo o desenvolvimento para o crescimento do município junto à cultura do povo. Para isto, está sendo dada atenção especial à educação, obras, saúde, assistência social, agricultura e às diversas atividades culturais propostas pelo município, através de seus grupos sociais, culturais, projetos e oficinas.

Secretária Municipal de Assistência Social: Juscelia teresinha Da Cas PradeEndereço: Rua Vergílio Da Cas, 187 - Centro - CEP 96925-000 Telefone/Fax: (51) 3744-1224 - Email: [email protected]

Um forte exemplo de dedicação é a Secretaria Municipal de Assistên-cia Social que tem sua gestão focada para a proteção, socialização

e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Conta com um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com equipe básica de atendimento que trabalha com projetos, realiza visitas domiciliares e atendimentos individuais.

O CRAS atende aos beneficiários do Programa Bolsa Família e Cadas-tro Único, além de mais de 500 famílias através dos projetos: Integração, Despertar Mulher, Oficina de Madeira, Beija-Flor, Peti e Melhor Idade. Aos usuários destes projetos são ofereci-das: oficinas de artesanato e música, aulas de educação física, palestras com profissionais de diferentes áre-as, passeios, inclusão digital, reforço escolar e outras atividades que ve-nham de encontro com a necessida-de de cada grupo.

Dedicação x Comprometimento

Ibarama

Participantes do Projeto de Oficina de Madeira

Confraternização do Projeto Despertar

Mulher

Bem-vindos a IbaramaPopulação (2010): 4.371 habitantesÁrea: 193,11 Km² Data de Emancipação do Município: 15 de Dezembro de 1987 - lei nº. 8485Ano de Instalação do Município: 1989Microrregião: Santa Cruz do SulAltitude da Sede: 317 metrosDistância da Capital: 265 KmMunicípio de Origem: SobradinhoDensidade Demográfica: 22,63 hab/km²Taxa de Urbanização: 24,7%Arrecadação Total da Prefeitura em 2011:R$ 11.301.336,15Taxa de Alfabetização: 93,6%Total de Domicílios: 1.053Total de Eleitores: 3.440Orçamento Municipal para 2012: 12.000.000,00Pontos Turísticos e locais de lazer: Cascatinha da Gringa, Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Prédio da Prefeitura (antigo moinho), Prédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Vista do Alague da Barragem de Dona Francisca, Sociedade de Bochas Maximiliano Nardi, Sede da ACISAI, Balneário Lindos Lírios, Área de lazer Recanto do Riacho, Clube de Mães Doce Lar e Produtores de vinhos: Irmãos Fin, Família Lasta, Família Bolfe, Família Bernardi e Família DalbertoEventos do Município: Rodeio Intermunicipal, Olimpíadas Rurais, Encontro Municipal de Mulheres, Resgate Gastronômico da Cultura Alimentar de Ibarama, Ricordare L’Itália Per Vivere, Dia da Troca de Sementes Crioulas, Festa Estadual do Milho Crioulo, Festa de Nossa Senhora da Salete, Festa de São Pedro e São Paulo, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Festa de Nossa Senhora de Lourdes, Festa de São Roque, Semana do Município, Baile do Hawaii da Melhor Idade, Encontro das Pessoas Especiais, Natal de Luz e Canto na Igreja Matriz, Baile do Chopp no Salão Paroquial (Natal), Baile do Chopp na Comunidade de Linha Salete (Ano Novo).Estrutura: Sede, Linha Cascata, Linha São João Aparecida, Linha Franciscana, Linha São João Lagoas, Linha Salete, Linha Oito, Lajeado Seco, Linha Quatro, Boa Esperança, Linha Caramuru, Linha Seis, Oratório Santa Lúcia, Linha Carijinho, Linha Um A, Linha São Roque, Cerro Preto, Linha Reserva, Linha Dr. Possidônio, Linha Dois, Lomba Alta, Arroio Grande, Novo Porto Gramado, Lajeado da Gringa, Linha AzevedoPrincipais Produtos: Agropecuários: fumo, milho, feijão, videiras, soja e bovinosPrincipais Produtos Industriais: móveis, madeira, carnes, vinhos e implementos agrícolasEscolas: 12 Escolas, sendo 1 Escola Estadual de Ensino Médio Catarina Bridi e 11 Escolas Municipais atendendo 672 alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil: E.M.E.F. Anjo da Guarda, E.M.E.F. Caetano Cassol, E.M.E.F. Edwaldo Henrique Drews, E.M.E.F. Honorina zago, E.M.E.F. João Sebben, E.M.E.F. José de Anchieta, E.M.E.F. Luiz Augusto Colombelli, E.M.E.F. Menino Jesus, E.M.E.F. Ricardo Germano Drescher, E.M.E.F. Santa Marta e E.M.E.I. Pingo de GenteFeriados: Dia Mundial da Paz, Carnaval, Paixão, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, NatalFeriados Municipais: Dia de São Pedro e São Paulo (29/06), Dia do Colono e Motorista (25/07) e Aniversário do Município (15/12)

ADMInIStrAçãO MunICIPAl:Prefeito reeleito: pAulo cEzAR SEbbEn Vice-Prefeita reeleita: Lenise Lourdes Lazzarotto Mariani

Secretários MunicipaisSecretário de Administração: Valdelírio BernardiSecretário de Finanças: Leovan Albino LazzarottoSecretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto: Maria Josefina Da Cas SebbenSecretário da Agricultura e Fomento Econômico: Silvano Sérgio De GaspariSecretária da Assistência Social: Juscelia Teresinha Da Cas PradeSecretário de Obras, Serviços Públicos e Trânsito: Ari Carlos FestinalliSecretário da Saúde: André Carlos Da Cas

Vereadores Municipais:Valmor Benacchio, Ilse Raminelli Festinalli, Jocelito Vilmar Lazzarotto, Luiz Carlos Dos Santos, Romildo Belmiro Kluge, Lauro Oscar Pohlmann, Eliomar Luiz da Cas, Célio Odair Turcatto e Edio Erni Prade.

Telefone Prefeitura, Secretarias Municipais e Câmara Vereadores:Prefeitura Central (51) 3744-1112 – Sec. Educação (51) 3744-1035 – Sec. Agricultura (51) 3744-1075 – Sec. Saúde (51) 3744-1212 – Sec. Finanças (51) 3744-1022 – Sec. Administração (51) 3744-1140 – Sec. De Obras 3744- 1112 – Sec. Assistência Social (51) 3744-1224 – Câmara de Vereadores: (51) 3744-1082Endereço da Prefeitura: Rua Júlio Bridi, 523, Centro,CEP 96925-000 – Ibarama/RSEndereços Eletrônicos: [email protected], [email protected],[email protected], [email protected], [email protected],[email protected], [email protected], [email protected],[email protected], [email protected]

Dados Gerais:Fo

tos:

Asse

s. Im

pren

sa/P

refe

itura

Page 64: Revista dos Vales 2012

64 Revista dos Vales

Preocupados com a saúde preventiva, possui em campo 10 Agentes Comunitários de Saúde, que realizam visitas domiciliares mensais as

famílias, coordenados e supervisionados por um enfermeiro. Disponibi-liza também exame citopatológico, para prevenção de câncer de colo de útero, mamografia e ecografia mamaria nos municípios de referência, para prevenção do câncer de mama, assim como todos os exames labo-ratoriais preconizados no programa sisprenatal e ecografias obstétricas sempre que necessário as gestantes.

Secretário Municipal de Saúde: André Carlos Da CasEndereço: Rua João Sebben, 352 - Centro - CEP 96925-000 Telefone/Fax: (51) 3744-1212 - Email: [email protected]

ASecretaria Municipal de Saúde de Ibarama foca seu trabalho na pre-venção. Possui duas Equipes de Estratégia de Saúde da Família atu-

ando na Unidade Sanitária de Saúde do município; juntas atendem 100% da população, prestando atendimento médico e de enfermagem 40 ho-ras semanais, com profissionais competentes e qualificados.

PossuI leitos de observação e salas equipadas, inclusive para aten-dimento em caso de urgência e emergência. Realiza em média, 1000 atendimentos médicos e de enfermagem ao mês; incluindo consultas, curativos, pequenos procedimentos e soroterapia.

Saúde X VidaIbarama

Grupo de hipertensos e

diabéticos em confraternização

Sede da Unidade de Saúde (Postão) Interior da Unidade de Saúde

Equipamentos Disponíveis naUnidade de saúde

O Grupo de Gestantes é realizado todas as quartas feiras pela manhã, antes do atendimento médico, onde são abordados assuntos rela-

cionadas ao pré-natal, cuidados com o RN, puerpério, calendário de vaci-nação e educação dos filhos.

Este grupo, conta também com a colaboração dos médicos, psicólo-ga e nutricionista. Para incentivar a adesão das gestantes ao pré-natal a Secretaria da Saúde fornece um Kit bebê para as futuras mães; composto de banheira, material de higiene, dentre outros acessórios para o RN. A Unidade de saúde, às quartas feiras, pela manhã, atende somente urgên-cia e emergência.

Participante do Grupo de gestante, aprendendo os cuidados

com o Recém Nascido

Teatro Educativo realizado pelastécnicas de enfermagem para o Grupo

de Hipertensos e Diabéticos

Para auxiliar as condutas médicas e na prevenção, o município possui ainda, serviço de eletrocardiograma. O mesmo é realizado na unidade bá-sica de saúde, mediante prescrição médica e agendamento prévio.

Os Grupos Educativos são outra ferramenta muito importante para pre-venção de agravos a saúde e estímulo aos hábitos de vida saudável. Dessa forma, coordenados pelas enfermeiras e auxiliados pelos demais membros das equipes de saúde, o Grupo de Hipertensos e o Grupo de Diabéticos as-sistem a palestras e a peça de teatro educativo. Nestes grupos participam em torno de 150 pacientes, que realizam verificação da pressão arterial e da glicemia capilar de jejum e recebem suas respectivas medicações.

Educação x Cultura xDesporto x Lazer

Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto:Maria Josefina Da Cas SebbenEndereço: Rua Júlio Bridi, 523 - Centro - CEP 96925-000 Telefone/Fax: (51) 3744-1035 ou (51) 3744-1112 - ramal 31Email: [email protected]

ASecretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Ibarama, tem como prioridade em sua gestão o acesso de todos a

Educação, a Cultura e ao Lazer. Os investimentos são aplicados de forma que vise à melhoria na aprendizagem, a permanência dos alunos na Es-cola e o acesso ao lazer e entretenimento.

O Município possui 11 Escolas Municipais, que atendem a 672 alunos da Rede de Ensino Fundamental e de Educação Infantil. Um trabalho de-senvolvido visando sempre à qualidade na educação e no ensino.

Ibarama é um Município também conhecido por sua forte manifesta-ção na Cultura Italiana; possui diversos Grupos Culturais, dentre eles um que é independente, e merecedor de destaque; o Grupo Stella Alpina, formado por 13 mulheres, todas caracterizadas com roupas típicas Ita-lianas, que cantam Músicas do Folclore Italiano, encantando a todos e arrancando muitos aplausos de quem às assiste.

Nos últimos anos a manifestação da Cultura Alemã cresceu conside-ravelmente no Município, destacando-se com a tradicional Festa dos Ale-mães, realizada anualmente no mês de Agosto.

Um dos Grupos Municipais que se destaca é o Coral Municipal Lucia-no Pavarotti, regido pela senhora Maria da Graça Lazzari Bernardy, com a participação de 35 pessoas, que nas noites de segunda feira saem de suas casas para ensaiar novas apresentações, e assim emocionar a quem os prestigia.

Ainda, Ibarama conta com a apresentação musical do Grupo Muni-cipal “Cadência”, oficina de Violão, regida pelo Professor Ediberto “Patta”, destinada ao público jovem do Município.

Na área esportiva, Ibarama é conhecido por seus torneios de Futsal nas modalidades: masculino, feminino e veteranos e no Futebol de Cam-po, nas modalidades: masculino e veteranos.

Grupo Italiano Stella Alpina Grupo Municipal Cadência

Coral Municipal Luciano Pavarotti

Venha para Ibarama! Terra de bons vinhos e lindos lugares para co-nhecer: Balneário Lindos Lírios, Cascatinha da Gringa, Mirante da

Barragem, Recanto do Riacho, Igreja Matriz, Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Casarões Antigos.

Foto

s: As

ses.

Impr

ensa

/Pre

feitu

ra

Page 65: Revista dos Vales 2012

65Revista dos Vales

Obras x Ações x Realizações Agricultura x DesenvolvimentoSecretário Municipal de Obras, Serviços Públicos e Trânsito:Ari Carlos FestinalliEndereço: Rua Júlio Bridi, 523 - Centro - CEP 96925-000 Telefone: (51) 3744-1112 - ramal 29 - Email: [email protected]

ASecretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Trânsito, vêm trabalhando sistematicamente a fim de proporcionar melhorias

em todo o município. Atualmente, a sede e o interior do Município vêm sendo beneficiado com obras como a construção de pontes e bueiros, construção de paradas escolares, encascalhamento de estradas vicinais e gerais, britagem (conta com o Britador Municipal), conserto de galerias, plainados, obras de escavações, aterros, terraplenagem, drenos, abertu-ras de açudes, abertura de valas para poços artesianos, e auxílio na ma-nutenção das escolas municipais. A secretaria possui a sua disposição os maquinários: patrolas, retro escavadeiras, escavadeira hidráulica, cami-nhão prancha, caminhão basculante, trator de esteira e pá carregadeira.

Sofrendo com a forte estiagem, no início do ano, o município de Iba-rama Decretou Estado de Emergência; a Secretaria de Obras assumiu a responsabilidade de abastecer as famílias que já se encontravam sem água potável para manter suas necessidades básicas. Sendo assim, dis-ponibilizou os maquinários a todo interior do município para abertura de bebedouros, na tentativa de amenizar a estiagem de água aos animais e trabalhou na limpeza de poços, com intenção de encontrar vertentes de água.

Na sede do município, a secretaria também é responsável por zelar pela manutenção, limpeza, embelezamento, reformas e reparos de praças, áreas de lazer e trevos. Também são de responsabilidade desta pasta a sinalização, conservação, manu-tenção e limpeza das vias públicas, bem como, o auxílio na infra-estrutura dos eventos reali-zados no Município. O senhor Ari C. Festinalli Secretário Municipal, agradece o comprome-timento de seus funcionários e ressalta que todos colaboram e desempenham com o seu melhor trabalho, em prol do Município.

Secretário Municipal da Agricultura e Fomento Econômico:Silvano Sérgio De gaspariEndereço: Rua Júlio Bridi, 518 - Centro - CEP 96925-000 Telefone: (51) 3744-1075 ou (51) 3744-1112 - Ramal 32Email: [email protected]

Importante destacar que Ibarama é um município essencialmente agrí-cola, que conta com a Secretaria da Agricultura no incentivo da produ-

ção agrícola, de modo a aumentar a produtividade e qualidade de vida no meio rural.

A cultura do fumo é de grande relevância no município, mas a secre-taria procura também ajudar na diversificação de outras culturas, como o feijão, o milho através do programa Troca-Troca, o milho crioulo com cursos de aprimoramento as mulheres responsáveis pelo Moinho Colo-nial, a produção de hortigranjeiros e fruticultura e a comercialização de produtos coloniais que tem sido uma crescente alternativa de renda para várias famílias Ibaramenses.

A secretaria visando melhorias na vida rural, auxilia os agricultores no plantio e preparo de solo através de máquinas e equipamentos agríco-las; oferece ao agricultor o programa de serviço de trator de esteira, com incentivo de uma hora e meia sem custo; realiza através dos técnicos a inseminação artificial em bovinos; dispõe de um médico veterinário para atender diretamente nas propriedades; realiza encomenda de mudas frutíferas, de alevinos; possui programas de calcário; auxilia em poda de árvores frutíferas; realiza a manutenção da iluminação pública e manu-tenção nas redes elétricas.

É de preocupação desta pasta a prevenção de falta de água nas co-munidades, sendo assim, a secretaria trabalha na construção de fontes drenadas e vários projetos visando buscar recursos do governo para construção de redes de água potável para as comunidades que ainda não dispõem deste benefício. Importante ressaltar, que seis comunida-des já foram beneficiadas e recebem água potável em suas casas sem custo, totalizando 210 famílias beneficiadas nesta administração.

A secretaria trabalha nas campanhas estaduais de vacinação de bovi-nos, onde o município dispõe de inspetoria veterinária que realiza todas as funções de cadastros, guias de transporte, baixas, entre outras.

Ibarama

Implementos agrícolas

Tratores da patrulha agrícola Moinho colonialBritador Municipal Abertura de vala para

poço artesiano

Encascalhamento de estradas

Escavadeira hidráulica

Obras no interior do município

Família recebendoágua potável

Foto

s: As

ses.

Impr

ensa

/Pre

feitu

ra

Colaboração: Fernanda Olivier Bolfe

Page 66: Revista dos Vales 2012

66 Revista dos Vales

Lagoa Bonita do Sul

Educação só se fazcom amor - Escola de

Educação Infantil Lagoa Bonita do Sul está feliz. A administração municipal atingiu

mais uma de suas metas. Em 8 de outubro de 2011 a Escola Muni-cipal de Educação Infantil (Emei) Criança Feliz foi inaugurada com a presença de autoridades locais, do coordenador da 6ª Coordenado-ria Regional de Educação (CRE), Valdomiro da Rocha, e comunidade lagobonitense. A Emei Criança Feliz tem por objetivo ajudar as fa-mílias, em especial às mães que poderão trabalhar com mais tran-quilidade com a garantia de que seus filhos estarão num ambiente acolhedor e que serão bem cuidados por profissionais competentes e qualificados.

A Emei é a primeira a entrar em funcionamento no município e é motivo de comemoração para o pequeno município da região Cen-tro Serra. Lagoa Bonita do Sul tem apenas 11 anos de administração e possui menos de 3 mil habitantes segundo o último Censo. A Emei Criança Feliz está situada na Rua Amadeus Bordignon, próximo ao centro da cidade.

São 297 m² de área concreta, comportando quatro salas (mater-nal, pré A, pré B e multifuncional), dois banheiros infantis com três sa-nitários cada um, três banheiros para adultos, cozinha, refeitório, la-vanderia e secretaria. Externamente, possui uma área de 300 m² toda cercada, com pracinha e jardim. A estrutura da Emei Criança Feliz foi planejada para acolher crianças de 0 a 5 ano. Em 2012 já são 50 crian-ças, que serão atendidas por nove profissionais. O educandário tem como lema: “não se pode falar de educação, sem amor.” (Paulo Freire)

Emei Criança Feliz

Sala multifuncional, com jogos e brinquedos educativos

Pracinha e pátio para atividades ao ar livre

População: 2.662 habitantesPopulação urbana: 384População rural: 2.278Área: 109 km²Data de instalação do município: 16 de abril de 1996 Município de origem: SobradinhoOrçamento da prefeitura para 2012:R$ 8.150.000,00Total de domicílios: 993 Total de eleitores: 2.200 eleitoresPontos turísticos e locais de lazer: Parque de Eventos, cascatas naturais e casarões antigosPrincipais produtos: fumo, milho, soja e feijãoPrefeito: JOSÉ VAlDEMAr SAntAnA FIlHO

Dados Gerais:

Fotos: Divulgação

Colaboração: Alexandra Pozzebon

Page 67: Revista dos Vales 2012

67Revista dos Vales

A produção de peixes e de leite são atividades rurais que vêm ganhan-do força em Lagoão. Sempre em busca de técnicas avançadas para

melhorar a produção, os agricultores buscam aperfeiçoamento e aquisi-ção de mateiras e animais com genética produtiva. Por exemplo, o Grupo de Produtores de Leite do município vem se organizando e promovendo, junto com a administração pública, cursos de aperfeiçoamento e inser-ção de novas tecnologias. Um dos cursos realizados junto com a Secreta-ria da Agricultura, Emater e Senar, teve aulas teóricas e práticas, mostrou as novidades, com a ordenhadeira canalizada, que proporciona mais praticidade no trabalho e mais hi-giene do leite produzido.

Lagoão

População: 6.185População urbana: 1.665 – 27% População rural: 4.520 – 73%Área territorial: 383,658 KmData de emancipação: 20 de abril de 1988Município de origem: SoledadeOrçamento municipal para 2012: 12.860.000,00Total de domicílios: 1.200 propriedades rurais e 586 urbanaPontos turísticos e locais de lazer: Água SantaEventos turísticos do município: Semana FarroupilhaPrincipais produtos: Indústria: botas, selaria, tijolos, extração de pedras de massa, marcenaria. Agrícolas: fumo, soja, milho, feijão, pecuária: bovinos, bacia leiteira.

Prefeito: MArIO JESuS DE CAMArgOVice: Luiz Hilário GuarientiPresidente da Câmara: Nilson dos Santos Moura

Secretários:Secretária da Administração: Eva Vanessa VieiraSecretário da Fazenda: Roberto Alencar da CostaSecretaria Saúde: Guilhermina zeni Nunes de CamargoSecretário Educação: Alessandro Nunes da CostaSecretário da Assistência Social: Nelva Janir de Freitas NunesSecretário Agricultura: Lauro José LazzariSecretário de Obras: Firmo Elson dos SontosEndereço e contatos da prefeitura: Av. Manoel de Brito, nº 800 Centro - CEP 99340-000 Fone: 51-3765-1172 - Fone fax 51-3765-1162

Endereço eletrônico da prefeitura:[email protected] ou [email protected] da prefeitura: www.lagoao.rs.gov.brFontes: prefeitura, IBGE, FEE, Emater

Dados Gerais:

AsfaltoA população do município espera ter o mais breve possível a ligação

asfáltica até o município de Segredo. Em novembro de 2011, a pre-sença da equipe de topografia que fez o levantamento e a marcação poligonal da estrada que deve ser asfaltada renovou as esperanças. O asfaltamento do trecho da ERS 347 entre Lagoão e Segredo está orçado em R$ 21.447,852,00 e a empresa Ivaí Engenharia e Obras, de Curitiba, no Paraná, foi a vencedora da licitação.

Colaboração: Eva Vanessa Vieira e Dilamar garcia

Feira rural em Lagoão

Cavalarianos

Produção leiteira e piscicultura

O mês de maio de 2011 foi marcado pelo início das atividades Feira Rural de Lagoão. A parceria entre a Secretaria da Agricultura, Emater

e sete produtores rurais e se realiza no centro da cidade. Os moradores têm a oportunidade de adquirir diversos tipos de produtos coloniais, em especial hortaliças, frutas e iguarias, como rapaduras, melado, ovos, grãos, pães, bolachas e outros produtos caseiros. A feira realizada perio-dicamente proporciona uma ativi-dade extra aos produtores rurais e a oferta de produtos saudáveis e com sabor colonial aos lagoenses.

Município que cultiva as tradições gaúchas, Lagoão tem grande programação na Semana Farroupilha. Em 2011, o Desfile de Cava-

larianos proporcionou um grande espetáculo que emocionou morado-res e visitantes. Com saída da casa comercial Belisário Camargo Vieira, os cavalarianos percorreram as ruas centrais até chegar ao CTG Porteira da Amizade. Outro momento emocionante da Semana Farroupilha foi o encerramento, com a extinção da Chama Crioula, com homenagens a famílias tradicionais de Lagoão. Os descendentes dos Mai e dos Ca-lheiros foram os merecedores das homenagens.

Feira rural: produtos com sabor colonial produzidos em Lagoão

Produtores de leite em curso deaulas teóricas e práticas

Cavalarianos em desfilepela cidade de Lagoão

Page 68: Revista dos Vales 2012

68 Revista dos Vales

População: 14.285 habitantes (IBGE 2010)População Rural: 2.642População Urbana: 11.643 Área: 130,4 Km²Data de Emancipação: 03/12/1927Município de origem: SoledadeDensidade demográfica: 109,88 hab/Km²Taxa de urbanização: 79,4%Expectativa de vida ao nascer: 68,51 anosArrecadação: R$ 26.071.000,24Orçamento para 2012: R$ 28.570.000,00Total de eleitores: 10.978 (TSE 2011)Estimativa de domicílios: 6.700 economiasLocais de Lazer: Roteiros Turísticos; Rota dos Casarões e Caminhos da Serra Geral, Casa da Cultura, Parque da Fejão, Praças e Comune Di Cornedo Vicentino.Eventos turísticos do município: Festa Estadual do Feijão, Natal das Estrelas, Festa dos Navegantes e Festivais da Gastronomia: Festival do Porco; do Peixe; da Feijoada; do Vinho; do Cabrito; do Frango Caipira; de Cucas e Carnes; Galinhas e Cucas Recheadas; Típico Alemão; das Massas; Festa de São João com Passagem nas Brasas; Friulano; da Ovelha do Costelão na Brasa e Festival Sabores e Delícias.Distância de Porto Alegre: 236 Km Número de propriedades Rurais: 681Média de hectares por família: 12,1hectaresPrincipais produtos: Feijão, milho, soja, uva, leite, bovinos decorte e fumoRodovias de Acesso: ERS 400, ERS 481 e ERS 347 Altitude: 450mLimites: Arroio do Tigre, Segredo, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul e Ibarama.Feriados Municipais: Nossa Senhora dos Navegantes (02 de fevereiro); Sexta-Feira da Paixão; Corpus Christi, Aniversário do município(03 de Dezembro).

ADMInIStrAçãO MunICIPAlPrefeito: JulIO MIguEl nunES VIEIrA

Secretários:Administração: Tatiana LisbôaEducação, Cultura e Desportos: Anunciata Hermes ColombelliFinanças e Planejamento: Armando MayerhoferAssistência Social: Lizélia Becker VieiraIndústria, Comércio e Turismo: Idelfonso BarbosaObras e Serviços Urbanos: Flávio Luiz Ferraz da SilvaSaúde: Gilda Teresinha RathkeDiretor da Secretaria da Agricultura: João Itamar Batista da SilvaTelefones da Prefeitura: (51) 3742-1098, 3742-1065 e 3742-1545Endereço: Rua General Osório, 200 - CEP 96900-000 - Sobradinho/RSEndereço eletrônico: [email protected] Site: www.sobradinho-rs.com.br

Dados Gerais:

Sobradinho

Bem ancorado,comércio vive revitalizaçãosem precedentes

Mudança de perfilCom a drástica redução do território rural em consequência das

emancipações ocorridas que deixaram Sobradinho com apenas 130km² (10% da sua área original), gradativamente o município vem se transformando em centro urbano regional. Apesar de não descui-dar do incentivo ao setor agropecuário a Administração Municipal na-turalmente vive a transformação de cada vez mais conquistar a con-dição de cidade pólo-regional, devido à diversificação dos segmentos que geram emprego e renda enquanto atendem as necessidades do Centro Serra e até mesmo de outras regiões do estado e país.

Tudo isso, resultou na necessidade da instalação de uma Sub-Esta-ção da Distribuidora de Energia AES-Sul no município, trazendo junto uma empresa terceirizada, a Sirtec - Instalações Elétricas, que ao ven-cer licitação para o atendimento local e regional da Distribuidora, se instalou em Sobradinho, ainda ao final de 2011, gerando postos de trabalho e renda para 20 profissionais por um período de 10 anos, prorrogáveis por igual período.

No aspecto geração de emprego e renda, a administração municipal apoia a instalação de novas indústrias e a ampliação das já existen-

tes, desde o empreendedor individual até as empresas de médio e gran-de porte. Enquanto o comércio local, tendo como âncora duas entidades de classe bem estruturadas - Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sobradinho (Caciss), onde funciona o Balcão Regional do Sebrae, e tam-bém o Sindicato do Comércio Varejista de Sobradinho (Sindilojas), que abriga os Balcões Sesc, Senac e o CIEE. Portanto, Sobradinho, além da estrutura existente, a cada dia se moderniza, acompanhando a evolução dos grandes centros. Por isso a cidade é considerada um “shopping a céu aberto”.

Através do Ministério do Turismo ocorre à construção de 16 módulos para a instalação da Feira do Artesanato em frente à Estação Rodoviária, revitalizando e modernizando o local, em especial, possibilitando aos microempreendedores individuais o acompanhamento na evolução da transformação do município.

Div

ulga

ção

Page 69: Revista dos Vales 2012

69Revista dos Vales

Através de ações desenvolvidas pela administração municipal o setor calçadista a cada dia torna-se fundamental para economia local.

Sobradinho também conta, desde 2010, com uma unidade da SC - Ce-reais reconhecida empresa regional que atua no segmento de grãos nos municípios de Estrela Velha e Pinhal Grande, portanto com três unidades, a SC - Cereais vem suprindo o gradativo desaparecimentos das cooperativas agrícolas em nível regional.

Pela primeira vez desde 1997, a Incubadora Empresarial de Sobradinho é ocupada em 100% da sua capacidade, por três micro-empreendedores, todos de Sobradinho. O local é composto por dois módulos de 100m² e um de 50m², onde estão instaladas uma indústria de extintores, uma me-talúrgica, que atua no ramo de navalhas e ferramentas industriais, e uma embaladora de tabaco industrializado.

Instala-se também no município, a Metalúrgica Quoos, que chega da grande Porto Alegre para atuar no segmento, sem nenhum prejuízo as outras empresas do ramo metalúrgico, pois a mesma atua com equipa-mentos pesados, inclusive com caldeiraria, forjando e produzindo peças para grandes indústrias, tais como: montadoras de máquinas agrícolas e marítimas.

O município recebe ainda mais uma empresa do ramo calçadista, JFL e Jonathan Indústrias de Calçados Ltda. Empresa que além da simples gera-ção de emprego e renda chega comprometida a desenvolver e implantar, em conjunto com o poder público municipal, um programa de capacitação para formação de futuros profissionais para atuarem no setor de costura, específicos para calçados.

Já a Granol S/A, maior investimento regional de todos os tempos, é uma realidade, está transformando a Granja do Silêncio em um Distrito In-dustrial, inclusive valorizando as propriedades do entorno. É uma empre-sa gigante que atua especificamente no segmento de grãos, pioneira no desenvolvimento do biodiesel no país, proprietária da planta desta nova alternativa na linha de combustíveis, além de ser a maior esmagadora de grãos do Brasil.

Enquanto que a West Coast, indústria calçadista que está instalada onde funcionava a Schmidt Calçados Ltda, (transferiu suas unidades fabris para a Nicarágua), e que desde sua chegada ao município mantém sempre acima de 200 postos de trabalho. Empresa que naturalmente agrega ao seu redor, subsidiárias que também fazem com o que o índice de desemprego no mu-nicípio há muito se mantenha abaixo dos índices do estado e do país.

Sobradinho

Uma câmara cidadã,fiscalizadora e inovadora A Câmara de Vereadores de Sobradinho, comprometida com o for-

talecimento e a modernização do Poder Legislativo, acreditando ser a vereança, base para a democracia, e que para isso, sua estru-tura política precisa ser aperfeiçoada continuamente para que assim possa corresponder com eficácia as demandas populares, se utiliza de uma ampla estrutura física e organizacional para prestar não só um serviço de relevância aos munícipes, mas também para cumprir um dever constitucional de legislar em prol dos verdadeiros detentores do poder do estado – o cidadão.

Assim, antes de qualquer coisa, é importante dizer que o Legisla-tivo municipal reconhece que a sociedade está mais exigente, e que para acompanhar essa evolução os agentes políticos devem atuar com rigorosa seriedade e competência, no respeito às leis e na defesa intransigente do direito dos cidadãos. Essas são premissas na busca do aperfeiçoamento da democracia representativa e da participação popular.

Vital para a concretização do estado democrático de direito, a Câ-mara de Vereadores, por estar em contato direto com a população, merece atenção destacada na organização administrativa. Com isso, tanto o Poder Legislativo, quanto o agente político poderá atender melhor a população, contribuindo para levar à sua cidade serviços pú-blicos de qualidade, ao tempo que estimula e democratiza o exercício da cidadania, interando o dia a dia da comunidade.

Da mesma forma, a maior participação dos cidadãos na admi-nistração pública deve passar, necessariamente, por um maior co-nhecimento sobre o funcionamento dos órgãos e o papel de cada agente. Motivado assim pelo conhecimento, abalizado por diretrizes e filosofias de trabalho, todo cidadão poderá, com espírito crítico, efetivamente participar, direta ou indiretamente, e, dentro das regras pré-estabelecidas, da tomada de decisões importantes à municipali-dade como um todo.

Por: Anildo Moraes, presidente da Câmara Municipalde Sobradinho na legislatura 2012

Setor industrialnão pára de crescer

Câmara de Vereadores

Div

ulga

ção

Colaboração: gabriela Barbosa Moraes

Foto ilustrativa da Unidade Granol S/A - Sobradinho

Div

ulga

ção

Page 70: Revista dos Vales 2012
Page 71: Revista dos Vales 2012

71Revista dos Vales

População: 4.395 habitantesPopulação urbana: 1.135População rural: 3.241Área: 281.734 km2 Data de emancipação: 08 de Dezembro de 1989Município de origem: SoledadeOrçamento Municipal para 2012: R$ 13.000.000,00Aproximadamente total de eleitores: 3.66(fonte: Cartório Eleitoral de Arroio do Tigre)Pontos turísticos e locais de lazer: Praça da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, Praça da Igreja evangélica Luterana São Pedro, Praça Central do Município de Tunas, Cascata em Arroio dos Porcos.

Principais produtos: Fumo, Soja, milho, Feijão, Trigo e Bacia Leiteira

Prefeito: VAlDOIr FrAnCISCO DA SIlVAVice-Prefeito: Rubens Eduardo Batalha PortelaPrefeitura - Fone: (51) 3767-1070

Dados Gerais:

TunasTunas investe em estação de tratamento de esgoto

Patrulha agrícolaSaúde da população

A administração municipal importa-se muito com o bem estar da po-pulação que reside na cidade procurando sempre investir em melho-

rias para os munícipes, tanto que Tunas é o único município da Região Centro Serra que possui estação de tratamento de esgoto, este investi-mento foi feito pensando somente na melhoria de vida na cidade.

O município de Tunas investiu e está investindo fortemente na patru-lha agrícola, adquirindo equipamentos agrícolas e maquinários para

melhor atender as necessidade dos munícipes e poder realizar com êxito os trabalhos solicitados pelos agricultores, Tunas conta hoje com uma grande quantidade de maquinários e equipamentos agrícolas.

A prefeitura municipal de Tunas inaugurou no mês de dezembro de 2011 uma unidade básica de saúde, a qual beneficiará todos os munícipes,

pois a mesma conta com amplos espaços para o melhor atendimento. Esta unidade básica foi adquirida por meio de emenda parlamentar da deputa-da Emilia Fernandes no valor de R$ 200 mil e contrapartida da prefeitura no valor de R$ 96.633.68 e hoje está em pleno funcionamento.

Melhorias nas estradasA administração municipal de Tunas investe na melhoria das

estradas, sempre se preocupando em bem atender aos an-seios dos municípes, sem medir esforços a administração está investindo na melhoria das estradas para que a população pos-sa se deslocar aos seus destinos sem maiores transtornos.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Colaboração: luiz Fernando Hübner

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUNASRUA DAS MATRIZES, 192 - CENTRO

Page 72: Revista dos Vales 2012

72 Revista dos Vales

GeralLinhas de crédito rural

GETUma das mais importantes ações implementadas foi a insta-

lação do Grupo Especial de Trabalho Pró-Desenvolvimento (GET), para atuar diretamente com o alto escalão do governo estadual em questões ligadas ao desenvolvimento econômico e social dos municípios. O grupo foi criado durante o Seminário Pró-Desenvolvimento Regional, em setembro do ano passado. A iniciativa, pioneira no Rio Grande do Sul, apresentada pelo presi-dente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz (Apesc) e reitor da Unisc, Vilmar Thomé, foi prontamente acatada pelo governador Tarso Genro.

E, no início de março de 2012 ocorreu o primeiro encontro en-tre uma comitiva da região e equipe do governo estadual para dar início aos debates sobre os investimentos prioritários para a região. As principais demandas são ligações asfálticas a todos os municípios, a duplicação da RSC-287, a Ferrosul, investimentos em ciência e tecnologia, diversificação econômica e melhorias no atendimento à saúde. A busca de soluções que atendam estas e outras demandas será tema de encontros periódicos.

Fazem parte do GET a Unisc, Associação Santa Cruz novos Rumos, Amvarp, AmcSerra, Corede, Centrais Sindicais e diversos órgãos do governo do Rio Grande do Sul. As demandas são resul-tado de estudos e pesquisas lideradas por grupos que atuam pelo desenvolvimento da região. Por exemplo, a duplicação da RSC-287 vai desafogar o trânsito de ligação entre a região Central e a metropolitana e a linha ferroviária Ferrosul reduz a distância até Porto do Rio Grande em 100 quilômetros, barateia o transporte e desafoga as rodovias. Já os investimentos em ciência e tecnologia devem impulsionar a economia, atraindo investimentos e criando empregos.

Novos rumos para a regiãoÉ consenso entre aqueles que projetam o futuro da região, que o cres-

cimento só será construído com uma reestruturação que obrigato-riamente passa pela diversificação econômica. O Vale do Rio Pardo e o Centro-Serra têm sua identidade cultural e econômica ligada ao cultivo e beneficiamento do tabaco, produto que ainda se mostra como o mais rentável para as pequenas propriedades rurais, características da região. E o desafio, que ganhou ênfase na última década tem sido o de propor-cionar atividades com rendimentos semelhantes ao do fumo em peque-nas porções de terras.

Para a diversificação de rendas no agronegócio, várias pesquisas e tentativas estão sendo implementadas, algumas com sucesso e outras frustradas. Os principais são gado leiteiro, suínos, hortifruticultura, aves, florestas, flores e peixes. Mas a implantação de qualquer nova matriz produtiva exige investimentos e reformulação da infraestrutura da maio-ria dos municípios. Pensando nisso, as lideranças regionais e entidades como a Comissão de Desenvolvimento do Vale (Corede) defendem a ne-cessidade de alternativas de produção.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pro-naf ) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos

agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa pos-sui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das me-nores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País. Além das formas convencionais de financiamento do Pronaf, o programa dis-põe de linhas específicas. Cada uma atende especificidades do público ao que é dirigida. São:

CuStEIO - Destina-se ao financiamento das atividades agropecuárias e de beneficiamento ou industrialização e comercialização de produção própria ou de terceiros agricultores familiares enquadrados no Pronaf.

InVEStIMEntO - Financiamento da implantação, ampliação ou mo-dernização da infraestrutura de produção e serviços, agropecuários ou não agropecuários, no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas.

PrOnAF AgrOInDúStrIA - Linha para investimentos, inclusive em infraestrutura, que visam o beneficiamento, o processamento e a comer-cialização da produção agropecuária e não agropecuária, de produtos florestais e do extrativismo, ou de produtos artesanais e a exploração de turismo rural.

PrOnAF AgrOECOlOgIA - Financia sistemas de produção agroe-cológicos ou orgânicos, incluindo-se os custos relativos à implantação e manutenção do empreendimento.

PrOnAF ECO - Linha para investimentos em técnicas que minimizam o impacto da atividade rural ao meio ambiente, bem como permitam ao agricultor melhor convívio com o bioma em que sua propriedade está inserida.

PrOnAF FlOrEStA – Financia projetos para sistemas agroflorestais; exploração extrativista ecologicamente sustentável, plano de manejo florestal, recomposição e manutenção de áreas de preservação perma-nente e reserva legal e recuperação de áreas degradadas.

PrOnAF MulHEr - Linha para investimentos de propostas de crédi-to da mulher agricultora.

PrOnAF JOVEM - Financiamento de investimentos de propostas de crédito de jovens agricultores e agricultoras.

PrOnAF CuStEIO E COMErCIAlIzAçãO DE AgrOInDúStrIAS FAMIlIArES - Para agricultores e suas cooperativas ou associações para que financiem as necessidades de custeio do beneficiamento e industria-lização da produção própria ou de terceiros.

PrOnAF COtA-PArtE - Para a integralização de cotas-partes dos agricultores familiares filiados a cooperativas de produção ou para apli-cação em capital de giro, custeio ou investimento.

MICrOCrÉDItO rurAl - Destinado aos agricultores de mais baixa renda, permite o financiamento das atividades agropecuárias e não agro-pecuárias, podendo os créditos cobrirem qualquer demanda que possa gerar renda para a família atendida.

PrOnAF MAIS AlIMEntOS - Financiamento de projetos de inves-timento para produção associados à açafrão, arroz, café, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo, trigo, erva-mate, apicultura, aquicultura, avicul-tura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, fruti-cultura, olericultura, ovinocultura, pesca e suinocultura.

Page 73: Revista dos Vales 2012
Page 74: Revista dos Vales 2012