@uol.com.br outubro - 2016 mês · pdf filenas minhas necessidades, vinde em meu...

4
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO R. Senador Pinheiro Machado, 51 - Fone: (42) 3224-2562 Cep. 84010-310 - Ponta Grossa - Paraná E-mail: [email protected] OUTUBRO - 2016 A Campanha Missionária em 2016 traz como tema ‘‘Cuidar da Casa Comum é nossa missão’’, em sintonia com as reflexões da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano. O lema é extraído da narrativa da criação no livro do Gênesis: ‘‘Deus viu que tudo era muito bom’’ (Gn 1,31). A Campanha missionária acontece todos os anos no mês de outubro, quando se realiza a Coleta do Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo (este ano dias 22 e 23). Outubro é o mês Missionário e o mês do Rosário. Uma ligação perfeita, pois a missão é inerente à vida do cristão e a oração sustenta-a. Também celebramos neste mês nossa Padroeira: Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. O Papa Francisco tem insistido muito na dimensão missionária da vida cristã e, em nossa diocese, estamos colocando em prática a prioridade da Renovação Paroquial, ou seja, precisamos sair de nossa "casa" e ir ao encontro daqueles que estão afastados do rebanho de Cristo, ou que perderam a esperança e deixaram de lado o "primeiro amor". Mês Missionário A participação nas pastorais e movimentos é uma forma de vivenciar a missionariedade, pois nos coloca em comunidade de vida. Nesta edição, destacaremos o tema do mês missionário e um pouco da história de nossa padroeira, além dos principais eventos de nossa comunidade. Todas as pastorais, para atender a essa exigência, devem ser missionárias. O pároco e a comunidade praticante não podem ficar aguardando para ver se o povo vem e, se não vier, apenas lamentar. Os fiéis praticantes devem ser preparados para serem enviados em missão, junto aos católicos que se afastaram, indo às ruas, às praças, às casas, aos meios de comunicação social para evangelizar, mas não fomos educados para isso, e chegamos a dizer que “é coisa de crente”! Temos que reaprender! Os primeiros cristãos declaravam aos juízes que “era impossível não falar daquilo que haviam ouvido e visto”. ‘‘Precisamos de uma Igreja missionária que vivifique a fé dos batizados afastados”. Missão e Paróquia A pastoral paroquial torna-se pastoral de conservação, preocupada com a construção de estruturas ou conservação dos templos e dos cristãos. Uma pastoral de defesa e até de autopromoção. Nota-se facilmente que a maioria dos batizados não está nem aí, não se sente responsável, não vibra e se não engaja nas atividades da comunidade. A comunidade perde, assim, força, entusiasmo. vitalidade missionária. Diminuem as vocações e ministérios, nascem brigas entre grupos, fofocas, cansaço, desânimo,... “Água parada apodrece” e ninguém gosta dela. Não é teoria, é experiência: “A Igreja não pode crescer, se não manifesta, para quem está longe, a mesma preocupação que tem para quem está perto”. “O que temos feito da força tremenda do Evangelho, capaz de transformar o mundo?”

Upload: duongkhuong

Post on 21-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: @uol.com.br OUTUBRO - 2016 Mês · PDF fileNas minhas necessidades, vinde em meu auxílio. ... desenvolver um amor pela Palavra de Deus e a compreendê-la melhor. Venha e traga sua

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIOR. Senador Pinheiro Machado, 51 - Fone: (42) 3224-2562

Cep. 84010-310 - Ponta Grossa - ParanáE-mail: [email protected]

OUTUBRO - 2016

A Campanha Missionária em 2016 traz como tema ‘‘Cuidar da Casa Comum é nossa missão’’, em sintonia com as reflexões da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano. O lema é extraído da narrativa da criação no livro do Gênesis: ‘‘Deus viu que tudo era muito bom’’ (Gn 1,31).

A Campanha missionária acontece todos os anos no mês de outubro, quando se realiza a Coleta do Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo (este ano dias 22 e 23).

Outubro é o mês Missionário e o mês do Rosário. Uma ligação perfeita, pois a missão é inerente à vida do cristão e a oração sustenta-a. Também celebramos neste mês nossa Padroeira: Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

O Papa Francisco tem insistido muito na dimensão missionária da vida cristã e, em nossa diocese, estamos colocando em prática a prioridade da Renovação Paroquial, ou seja, precisamos sair de nossa "casa" e ir ao encontro daqueles que estão afastados do rebanho de Cristo, ou que perderam a esperança e deixaram de lado o "primeiro amor".

Mês Missionário

A participação nas pastorais e movimentos é uma forma de vivenciar a missionariedade, pois nos coloca em comunidade de vida. Nesta edição, destacaremos o tema do mês missionário e um pouco da história de nossa padroeira, além dos principais eventos de nossa comunidade.

Todas as pastorais, para atender a essa exigência, devem ser missionárias. O pároco e a comunidade praticante não podem ficar aguardando para ver se o povo vem e, se não vier, apenas lamentar. Os fiéis praticantes devem ser preparados para serem enviados em missão, junto aos católicos que se afastaram, indo às ruas, às praças, às casas, aos meios de comunicação social para evangelizar, mas não fomos educados para isso, e chegamos a dizer que “é coisa de crente”! Temos que reaprender!

Os primeiros cristãos declaravam aos juízes que “era impossível não falar daquilo que haviam ouvido e visto”.

‘‘Precisamos de uma Igreja missionária que vivifique a fé dos batizados afastados”.

Missão e Paróquia

A pastoral paroquial torna-se pastoral de conservação, preocupada com a construção de estruturas ou conservação dos templos e dos cristãos. Uma pastoral de defesa e até de autopromoção. Nota-se facilmente que a maioria dos batizados não está nem aí, não se sente responsável, não vibra e se não engaja nas atividades da comunidade.

A comunidade perde, assim, força, entusiasmo. vitalidade missionária. Diminuem as vocações e ministérios, nascem brigas entre grupos, fofocas, cansaço, desânimo,... “Água parada apodrece” e ninguém gosta dela. Não é teoria, é experiência: “A Igreja não pode crescer, se não manifesta, para quem está longe, a mesma preocupação que tem para quem está perto”.

“O que temos feito da força tremenda do Evangelho, capaz de transformar o mundo?”

Page 2: @uol.com.br OUTUBRO - 2016 Mês · PDF fileNas minhas necessidades, vinde em meu auxílio. ... desenvolver um amor pela Palavra de Deus e a compreendê-la melhor. Venha e traga sua

C o n v i t e

1. Os cristãos sentem-se parte efetiva e afetiva da Igreja. Discutem, criticam, exigem... mas assumem em primeira pessoa, sofrem quando as coisas não funcionam.

2. Há preocupação com aqueles que não praticam ou se afastaram, e realiza-se a pastoral do diálogo, do ecumenismo.

3. Existe otimismo: pessimismo é falta de fé no Ressuscitado e no Espírito que sempre age e guia a Igreja.

UMA PARÓQUIA É MISSIONÁRIA QUANDO:

4. Formam-se novos líderes - ministros e dá-se espaço aos carismas.5. Existe uma grande comunhão entre sacerdotes e leigos (Comunhão e Missão) e com as outras igrejas do

mundo.6. Faz-se promoção humana, privilegiando os pobres. “Um membro sofre? Sofrem com ele todos os

membros. Um membro se alegra? Todos tomam parte de sua alegria”. 7. É aberta ao mundo. Uma Igreja fechada em si mesma não respira. Olhando além de seus limites

territoriais e de seu interesse, deve assumir a evangelização do mundo. O “Ide pelo mundo inteiro...” é uma ordem que a preocupa constantemente... Envia missionários.

A Paróquia Missionária não distingue seus fiéis em praticantes e não-praticantes, mas em cristãos missionários e não missionários. De fato, a fé se conserva e aumenta comunicando-a aos outros. Uma paróquia sofre de asfixia espiritual quando passa por prolongada falta de espírito missionário ou assume certa posição narcisista (satisfeita de si mesma). A trombeta do Apocalipse já disse à Igreja de Éfeso:

“Tenho uma repreensão para lhe fazer: você perdeu o amor de antigamente”. Paulo VI disse: 'O Concílio quer despertar as imensas energias... quase latentes no seio da Igreja”.

O Quadro de Nossa Senhora do Rosário

ícone da Bem-Aventurada Virgem do Rosário de Pompéia apresenta a imagem de Maria num trono com Jesus nos Obraços. Aos seus pés, S. Domingos e Sta. Catarina de Sena. A

virgem possui na mão esquerda o rosário que entrega a Santa Catarina, enquanto Jesus, apoiado em sua perna direita, oferece-o a São Domingos.

Neste quadro, podem-se reconhecer três grandes espaços: na parte de cima, a humilde, mas solene figura de Maria, no trono, convida a Igreja a voltar-se para o mistério da Trindade. Abaixo, é o espaço da Igreja, o corpo místico, a família que tem em Jesus a cabeça, no Espírito o seu vínculo, em Maria, seu mais eminente membro, a sua mãe. O espaço lateral representado pelos arcos transporta-nos ao mundo, à realidade para a qual a Igreja deve ser “sacramento”, oferecendo o serviço do anúncio evangélico para a construção de uma digna cidade humana. O elemento que une estes espaços é o rosário, síntese orante da escritura, colocada quase como fundamento aos pés do trono, e sendo entregue pelo Filho e pela Mãe, como caminho de meditação e assimilação do mistério.

No dia 16 de outubro de 2002 foi levado à Praça de S. Pedro por um pedido expresso do Papa João Paulo II que, ao lado da belíssima imagem venerada em Pompéia, assinou a Carta Apostólica “Rosarium Virginis Mariae”, com a qual introduziu os cinco mistérios da luz e lançou o Ano do Rosário. Também durante sua segunda peregrinação a Pompéia, em 17 de outubro de 2003, o Papa Wojtyla foi acolhido em um palco em frente à Basílica do ícone da Virgem de Pompéia, tanto amada por ele.

Oh! Milagrosa Virgem do Rosário de Pompéia, entregando-me por completo à Vossa Vontade e ao Vosso dispor, em prova do meu afeto para convosco, eu ofereço esta prece.

Nas minhas necessidades, vinde em meu auxílio.Oh! Milagrosa Virgem, socorrei a minha família nas suas aflições.

Suplico-Vos que tenhas Misericórdia de nós, pela imensa felicidade que tivestes em receber em Vosso Ventre Virginal o Salvador do mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Peço-Vos que me concedais esta Graça se for para maior Glória de Deus e Salvação de minha alma.

Page 3: @uol.com.br OUTUBRO - 2016 Mês · PDF fileNas minhas necessidades, vinde em meu auxílio. ... desenvolver um amor pela Palavra de Deus e a compreendê-la melhor. Venha e traga sua

DIA DO PASTEL

rem aos pais e aos outros catequizandos. Toda a comunidade é convidada a participar e incentivar as crianças e adolescentes que começam a desenvolver um amor pela Palavra de Deus e a compreendê-la melhor. Venha e traga sua família!

Apresentação bíblica da catequese

Dia 29 de outubro,a partir das 9h,

em frenteà Igreja.

No dia 08 de outubro, às 9h, na Igreja, todos os nossos catequizandos estarão representando textos bíblicos em forma de teatro. Cada turma esco-lheu uma passagem e estão preparan-do com muito carinho para apresenta-

Projeto contra incêndioFinalmente foi concluído o projeto de prevenção de incêndio de toda a Igreja.

Também os funcionários e os padres fizeram o treinamento como brigadistas. Faltava adaptar os extintores, casinha do gás, placas indicativas de saída, corrimões e iluminação de emergência. Pouco a pouco, vamos realizando o que está previsto no projeto.

Teremos mais um curso para casais, que iniciará no dia 20 de outubro às 19h30. Este curso é coordenado pelo casal Abel e Sirlei.

Os casais interessados em parti-cipar deverão entrar em contato com eles pelo telefone: 3224-0014.

Grande parte deste trabalho está sendo realizado gratuitamente pelo Sr. Antônio (Ministro da Comunhão aqui na paróquia), da ARCA EXTINTORES, que, anualmente e em silêncio, troca todos os extintores, sem que necessitemos nos preocupar com este trabalho.

Nossa comunidade deve agradecê-lhe pelo bem que nos faz e, necessitando deste tipo de trabalho, solicitar a esta empresa que trabalha com seriedade e competência. Ao Sr. Antônio e sua equipe nossa gratidão.

Ÿ Convidar os colegas de trabalho para um momento de oração antes de começar as atividades.Ÿ Encaminhar para falar conosco, na secretaria, as pessoas que ainda não são crismadas, não receberam a primeira

eucaristia ou ainda não celebraram seu matrimônio, a fim de que sejam ajudadas a se tornarem discípulos (as) de Jesus.Ÿ Estudar o Manual do Missionário e inserir-se nas pastorais e movimentos da Paróquia.

Jesus continua passando ao longo do Mar da Galiléia - hoje chamado Ponta Grossa - e quer precisar de vocês para serem "pescadores de homens". Qual é sua resposta?

Renovação ParoquialEstamos concluindo os oito encontros do "Partilhando a Fé" e chegou a hora de "ir a

campo", ou seja, é hora de começarmos os grupos de reflexão nas famílias, nas empresas e irmos ao encontro daqueles que estão longe do "rebanho de Cristo".

Neste projeto, contamos com a participação de vocês que frequentam nossa comunidade. O que podem fazer? Ÿ Reunir seus vizinhos e solicitar o apoio dos membros de nossas pastorais para que ajudem nas

primeiras reuniões.

Curso para casais

Page 4: @uol.com.br OUTUBRO - 2016 Mês · PDF fileNas minhas necessidades, vinde em meu auxílio. ... desenvolver um amor pela Palavra de Deus e a compreendê-la melhor. Venha e traga sua

Agenda de OutubroDia 03 - 14h: Reunião da Oficina de Santa Rita.Dia 04 - 19h30: Adoração ao Santíssimo (p/ toda comunidade).Dia 07 - 14h30: Adoração e Missa do Apostolado da Oração.Dia 07 - 19h30: Reunião para os pais dos catequizandos do 1º,

do 2º e do 4º tempo.Dia 08 - 9h: Apresentação bíblica da catequese na Igreja.Dia 12 - Feriado - Dia de Nossa Senhora Aparecida. Teremos missas às 10h. e às 17h.Dia 15 - 14h: Curso de Batismo.Dia 17 - 14h30: Reunião das zeladoras das capelinhas.Dia 20 - 19h30: Início do curso de casais.Dia 22 - 18h: Reunião dos ministros ext. da comunhão.Dia 23 - Após a missa das 10h: batizados. Dia 29 - Dia do Pastel, a partir das 9h, na frente da Igreja.

Nosso agradecimento especial aos nossos colaboradores deste boletim, também à Rede de Farmácias Fleming, que patrocina o Jornal Diocesano ‘‘A Boa Nova’’ e a Postal, que entrega nossas correspondências. Que Deus os abençoe pela generosidade!

Atenção: Zeladoras das Capelinhas

A palavra de São João Paulo II

Rezemos para fazer do mundo uma só família

‘‘Entre as várias formas de participação na atividade missionária, ocupao primeiro lugar a cooperação espiritual: oração, sacrifício, testemunho de vida cristã.

A oração deve acompanhar os passos dos missionários, para que o anúncio da Palavra torne-se eficaz, pela graça divina.

São Paulo, em suas cartas, pede muitas vezes aos fiéis que rezem por ele, para que a ele seja concedido anunciar o Evangelho com confiança e coragem’’.

Rezemos com Maria para que nos ajude a ‘‘tornar-nos próximos’’ de todos os povos, de todos os missionários e missionárias. Peçamos ao Senhor da messe, que desperte vocações missionárias, profetas, anunciadores de Jesus e promotores da vida, da justiça e da misericórdia.

Esta adoração será no dia 04 de outubro (terça-

feira) às 19h30 e é para toda a comunidade como

parte da prioridade da renovação paroquial.

Venha, traga sua família! Participe conosco!

Adoração ao Santíssimo

Reunião, dia 17 de outubro (segunda-feira) ás 14h30.Trazer um prato com doce ou salgado e um brinde.